Ver Versão Completa : Dúvidas Sobre As Molas De Uma Sr5 Que Pula Demais...
TONY PORTUGAL
09/09/2008, 15:25
Boa tarde, amigos. Adquiri há cerca de um ano uma Pickup Hilux SR5 CD 4x4 2.8 D ano 93/93, e estou gostando muito dela. Gosto de umas trilhas light, eventualmente no fim de semana, mas esta é a minha primeira Pick-up, pois até então só havia tido CJ-5 e Niva, nem havia sequer dirigido nenhuma, por isso sou absolutamente leigo no assunto. Também não tive a oportunidade e a curiosidade de observar estes detalhes em outra SR5, para efeito de comparação. Esta pick-up veio com feixes de molas na dianteira e traseira e equipada com rodas 15" e pneus 235/75. Ocorre q o veículo está bastante alto (a borda mais alta do pára-lama está a exatamente 90 cm do chão), talvez até um pouco mais alto q o normal, e pula demais, a qualquer buraco, lombada ou depressão. Deste modo, as minhas dúvidas são:
1 - Este carro já saiu desta altura originalmente ou foi modificado e levantado? Pois sei q existem muitas deste ano q são bem baixinhas, o q as torna até feias e impraticáveis para o offroad. Me parece q somente a partir de 95 é q ficaram mais altas. Qual a real informação a respeito disto?
2 - Este carro já era feixe de molas mesmo, original, ou foi modificado? Me parece q as mais novas, a partir de 95, são de mola espiral, ao menos na frente. Qual a real informação a respeito disto? E qual a possibilidade e as possíveis desvantagens/vantagens de se colocar mola espiral na dianteira?
3 - Já ocorreu duas vezes a quebra da lâmina mestra do feixe de molas dianteiro, enquanto a traseira, apesar de já ter carregado peso absurdo em viagem longa, nunca quebrou. Será q isso é um indicativo de q realmente a suspensão foi modificada? A colocação de mais uma lâmina pra reforçar o feixe dianteiro pode ajudar ou vai prejudicar, deixando ela mais alta e pulando ainda mais?
4 - Esta lâmina mestra e mesmo o feixe de molas completo, é igual ao de outro carro, Bandeirantes, por exemplo? Eu poderia utilizar ou adaptar a lâmina mestra ou o feixe completo de outro carro?
5 - A etiqueta na porta indica pneus 225/75 15" com pressão D25/T29 somente para a SW4, sendo q para a SR5 4x4 indica pneus 205 16" com pressão D25/T44. Será q o fato dela estar com pneus 235/75 15" com pressão D35/T35 está influenciando no fato dela pular tanto? Existe alguma coisa q possa ser feita para amenizar esse efeito?
Desculpem a ignorância a respeito do modelo e do assunto, porém, se alguém puder responder a estas indagações, sou desde já grato pela atenção. No aguardo. Um abraço a todos. Tony Portugal.
Leonardo Dic
09/09/2008, 18:36
Tony, até 96 as pick up sairam com feixe de molas na dianteira. A partir de 97 quando passaram a vir da Argentina que a frente ganhou bandejas e barra de torsão. Mola espiral só nas novas a partir de 05.
O pneu original é o 205 no aro 16. A minha quando comprei tinha o 215, depois tive 245 e 265, nunca deu diferença.
Certa vez querendo levanta-la mandei arquear as molas, aí sim ficou dura e perdeu todo curso da suspensão.
Voltei ela ao normal, o feixe dela normalmente é reto. coloquei jumelos maiores, na frente amortecedor HDS e na traseira da Ranger cofap.
Ficou excelente, claro que não é macia como as argentinas, mas não me incomodava.
Nunca quebrei nenhuma mola mestre, apenas uma do meio traseira por excesso de carga.
Não vejo vantagem nehuma no sistema de bandeja.
A sua é muito mais robusta, e com 200 pila troca-se todas as buchas que eu rodei 80.000 km com cada jg. Enquento na outra, tem buchas da bandeja, pivos...
Me disseram q dava pra adaptar a mola traseira da S10, mas nunca vi.
A minha era alta mesmo, pois alem dos jumelos, tinha calços debaixo das molas. Original ela já é mais alta que as IFS.
É isso aí.
Qualquer coisa estamos aqui.
Abraço
joão k. chikui
09/09/2008, 20:00
Tony
Com este pneu 235 vc deveria utilizar apenas 23 a 24 libras na dianteira e algo perto de 28 a 29 libras na traseira(carro vazio) , até 40 a 42 libras na traseira (carregada).
Lógico que com 35 lb na dianteira e pneu mais largo , vai pular mesmo.
Nunca essa japonesa vai ser macia tanto qto as SR5 por bandeja, mas , aguenta muito o off road. Esse eixo, em adaptações , suporta até pneus 38".
TONY PORTUGAL
10/09/2008, 14:05
Obrigado, amigos João e Leonardo, pelas prontas respostas, que sem dúvida foram bastante esclarecedoras. Um forte abraço. Tony.
DieselPower
11/09/2008, 11:57
A Hilux baixinha que você citou é a 4x2.
Já verificou os amortecedores de sua picape? Pois com amortecedores "estourados" ela pula mesmo!
Sem dúvida a Hilux com feixe na frente só traz vantagens.
TONY PORTUGAL
15/09/2008, 09:55
A Hilux baixinha que você citou é a 4x2.
Já verificou os amortecedores de sua picape? Pois com amortecedores "estourados" ela pula mesmo!
Sem dúvida a Hilux com feixe na frente só traz vantagens.
Valeu, DieselPower. Os amortecedores estão bons, o q eu acho q está acontecendo é q os feixes estão um pouco arqueados. Talvez isso esteja fazendo ela pular um pouco a mais q o normal, mas diante dos esclarecimentos dos colegas mais experientes, creio q o incômodo vale a pena. Um abração.
Certa vez querendo levanta-la mandei arquear as molas, aí sim ficou dura e perdeu todo curso da suspensão.
Voltei ela ao normal, o feixe dela normalmente é reto. coloquei jumelos maiores, na frente amortecedor HDS e na traseira da Ranger cofap.
Ficou excelente, claro que não é macia como as argentinas, mas não me incomodava.
Nunca quebrei nenhuma mola mestre, apenas uma do meio traseira por excesso de carga.
Me disseram q dava pra adaptar a mola traseira da S10, mas nunca vi.
É isso aí.
Qualquer coisa estamos aqui.
Abraço
Leonardo, aproveitando o seu know how, o "voltar ao normal" foi rebater as mesmas molas arqueadas ou a substituiçao por novas.
No meu caso foi feita uma revisao, tinha uma mestra quebrada, pedi que levantassem um pouco, e a viatura ficou como um caminhao sem carga. Antes batia no fim de curso, agora parece um kart. As buchas sao de PU, duráveis e duras.
Observei na época q a mestra quebrada era mais fina (original), imagino que a qualidade (marca) da mola também deva influenciar.
Enfim, ja estou a algum tempo "estudando" as possíveis soluçoes como molas mais longas, da S10, da Fiorino, a ar etc, mas me parece que recuperar a originalidade resolveria, mas molas originais japas devem ser inviavei$.
A maioria das "soluçoes" que encontrei, inclusive nos foruns gringos, nao foca o conforto, e sim o desempenho no offroad.
Alguem teria dicas práticas....algo como espaçadores entre as molas, calços, graxa, cuicas a ar, benzedura etc
Esta é a minha 1a postagem, usualmente faço as cosultas pesquisando, pois num forum maduro como este praticamente tudo ja foi debatido.
Leonardo Dic
16/10/2008, 09:27
Amigo, Hart no meu caso quem voltou foi o moleiro mesmo. Sei que o melhor era ter trocado, mais acabei optando por economizar um pouco, mas elas nunca me incomodaram.
Eu acho que se vc mantiver elas retas, colocar um jumelo um pouco maior e um bom amortecedor, não vai se incomodar.
Abraço
praiasecacustom4x4
16/10/2008, 21:16
se vc nao quer fazer trilh pesda decha as mola reta originais coloca amortecedor bom,ma bom de verdade.
ela vai melhorar muito. roda com 25-28 libras
TONY PORTUGAL
20/10/2008, 10:02
Valeu, amigos, pelas dicas e informações. Na verdade, já estou me acostumando à minha SR5. Realmente não tenho do que reclamar. Abraço a todos. :concordo:
joão k. chikui
20/10/2008, 13:07
Tony , mas vc ainda está usando 35 lb na dianteira??
TONY PORTUGAL
27/10/2008, 10:16
Pois é, amigos, agora tô usando 26/28 mesmo, ao invés das 35 de antes. Apesar de não ter sentido uma melhora substancial, como disse, já tô me acostumando. Eu tava vacilando, pq o antigo dono, usava erradamente 35 e eu continuei usando tbm, pois na minha ignorância, uma carro tão grande e pesado e com pneus tão grandes, não poderia usar a mesma calibragem de um Uninho, entendem? E como já não tinha mais as rodas e pneus do tamanho original, simplesmente ignorei as informações da etiqueta e do manual. Mas agora tá tudo de acordo. Um abraço e obrigado.
Adrianno
22/03/2010, 08:43
Aproveitando o tópico...
Olá pessoal, estou interessado na compra de uma hilux sr5, porém o dono arqueou as molas traseiras para elevar a traseira e mexeu na barra de torção para melhorar a dianteira. Lendo muitos tópicos aqui, vi que tal medida não é uma bom procedimento. Inclusive, o dono do referido veiculo, reclama de instabilidade e desgaste do amortecedor traseiro. :putz::putz:
Bom, a minha questão é a seguinte:
È possível desarquear as molas traseiras?
Ou teria que trocar essas molas?
Em caso de troca, fica muito caro?
Poderia usar molas de outro veiculo?
O veiculo está com pneus 33. Poderia continuar com os mesmos pneus, na suspensão original?
laserman
23/03/2010, 11:31
Basta vc levar a pickup em qq posto de molas que eles arqueiam no raio que vc desejar ! Costumam cobrar R$ 80,00 por feixe ! No entanto de nada tem à ver amortecedores estourarem devido à molas arqueadas, à não ser que os mesmos estejam mal dimensionados para a nova altura de suspensão !
Aproveitando o tópico...
Olá pessoal, estou interessado na compra de uma hilux sr5, porém o dono arqueou as molas traseiras para elevar a traseira e mexeu na barra de torção para melhorar a dianteira. Lendo muitos tópicos aqui, vi que tal medida não é uma bom procedimento. Inclusive, o dono do referido veiculo, reclama de instabilidade e desgaste do amortecedor traseiro. :putz::putz:
Bom, a minha questão é a seguinte:
È possível desarquear as molas traseiras?
Ou teria que trocar essas molas?
Em caso de troca, fica muito caro?
Poderia usar molas de outro veiculo?
O veiculo está com pneus 33. Poderia continuar com os mesmos pneus, na suspensão original?
Muito escalarecedor esse tópico....tenho tbm uma 93 e a suspensão dianteira é muito dura....mas é um carro excelente;;;;;;
Qria saber se algum dos amigos teria assim por acaso o manual dela
Se puderem me disponibilizar agradeço muito
Abraço a todos
laserman
27/03/2010, 13:21
Ao amigo que possui Toyota Hilux Pickup dos anos entre 1993 e 1995 2.8 D não vendam por nada, este 4x4 só tende a valorizar, daqui a pouco valerá ouro !
Isto pois não fabricam mais utilitário algum robusto e confiável como este, eixos que suportam pneus 38" são poucos, façam manutenção preventiva e terão veículo para vida td, nos EUA eles arrancam a caçamba e criam um monstro sobre seus Chassis !!
Segue em anexo manual que tenho da Toyota !
Aproveitem e observem como esta Toyota Japonesa mesmo com 15 anos de idade não faz feio nem para uma Toyota Prado zero de R$ 180.000 na areia :
http://www.youtube.com/watch?v=HIrU3R-iWDI
Boa areia,
Rodolfo40c
02/07/2011, 02:02
Instalei mais uma lâmina em cada feixe de mola traseiro, pois elas ja estavam cansadas. E subistituí uma lamina dianteira-direita, pois havia uma quebrada, aproveitei e mandei arquear um pouco, pra levantar o carro, que estava com a caçamba meio caída, deixei altura de uma l200.. Porém, ficou muito dura, além de a parte traseira ficar levemente uma parte maior que outra.. Segundo o mecanico, ele falou que as molas irão sentar mais um pouco e nivelar, vou ficar no aguardo.. Mas no meu caso acho que nao tinha muito o que fazer...
Só estou estranhando um barulho , um rangido na direção, e quando saio de primeira, o carro sente alguma resistencia.. E o eixo do cardã nao está alinhado horizontalmente.. Será que isso irá me trazer problemas futuros.. Quantas lâminas tem um feixe de mola traseira de uma japa? Pois essas molas de reforço que foram instaladam, sao masi grossas que as originais, e ainda mais arqueadas, a bicha ta alta, mas ta que nem uma cabrita.. Por favor me ajudem com suas experiencias, que estou muito preocupado em danificar alguma peça. Grato