Ver Versão Completa : tcase samuca quebrada?
andre veiga
30/08/2008, 11:50
Pessoal,
Ontem deixei o samurai (94) na eletrica para verificar várias pequenas coisas... Setas luz de ré etc que não funcionavam.
Com certeza mexeram na alavanca da caixa 4x4, pois ela travou em 4x4 L ou H, não consigo colocar em 4x2 de forma alguma.
Alguém sabe o que pode ter acontecido? ou como resolver? Pode me dar uma luz?
Procurei no forum alguma coisa semelhante, mas o que achei relata que a tcase fica em neutro apenas, por causa de uma bucha, poderia ser a mesma bucha?
Supercharger
30/08/2008, 12:08
André, desmonta a coifa da alvanca e remova a alavanca, para ver qual o problema, se é estriado desalinhado devido à bucha ou o que for. Não é complicado.
Meu samurai uma vez os caras do lavajato conseguiram entortar a tampa que trava a mola da alavanca, acho que puxaram para cima até entortar. O resultado é que saí de lá só com 4x2 hi e 4x2 low. 4x4 não entrava...
[]'s
Gustavo.
Supercharger
30/08/2008, 12:19
Outra coisa para você visualizar melhor a situação. A tcase tem duas varetas que acionam os garfos para acoplar as engrenagens. Uma vareta comuta 4x2 e 4x4. A outra comuta H e L. No seu caso, a alavanca não está alcançando (pois possivelmente está fora do lugar) a vareta do 4x2 e 4x4, mas está alcançando a vareta do H e L. O que tinha acontecido com o meu samurai foi o contrário, a alavanca alcançava a vareta H e L, mas não alcançava a vareta do 4x2 e 4x4.
Se você desmontar a coifa e tirar a alavanca, vai enxergar lá dentro as duas varetas que estou falando, e vai conseguir entender as posições da alavanca e tal.
[]'s
Gustavo.
joão k. chikui
30/08/2008, 13:44
Realmente deve ser a buchinha de Nylon.
andre veiga
30/08/2008, 15:26
Gustavo,
Muito obrigado pelas dicas, amanhã com mais tempo, estou ainda no trabalho, vou desmontar e tentar entender...
João,
Se tiver que trocar mesmo, acho que sei quem tem para vender em BHz, (né Fabiano?), deve ser "fácil" trocar?
Obrigado pelas dicas
É bico!!
Para tirar a alavanca gire a tampa e ela irá destravar e subir, aí é só puxar a alavanca!!
[]s
JEFFCATUNDA
31/08/2008, 16:58
Mas ela realmente tá tracionada ou só está acendendo a luz do painel???
Digo isso porque no meu samuca a luz de 4x4 do painel não está apagando de imediato... as vezes fica um tempão aceso....chego a ficar em duvida...mas observando nos pneus tá 4x2......
andre veiga
31/08/2008, 18:17
Ô Gustavo, agora que caiu a ficha, vc é o do samurai tatu né/
E ai tem feito muita trilha? Estou querendo ter um carro confiável para ir a Bh rodar com vcs... 100km de ida + trilha + 100km de volta de samurai nas nossas estradas é para herói não?
Bão, não tive como mexer hoje, qdo acabei de desmontar a coifa me chamaram no trabalho e... vou tentar olhar amanhã...
Jeffcatunda,
Na verdade nem tenho luz de 4x4 funcionando, mas o estranho é que a alavanca fica na posição 4x4h e só se mexe para neutro ou 4x4L, qdo tirei a coifa e olhei as posições qdo em h ela esbarra um pouquinho no cardã, certamente não é normal certo?
ela não vai para o posição de 4x2 nem f... e não quero forçar, pois nunca precisou antes.
Mais 1 coisa tem uma latinha que acredito ser um acabamento que envolve a caixa na saida do cardã dianteiro qe esta "solta" e assim descobri a fonte de um barulhinho irritante.
Ultima questão, com a caixa de marchas e de transf. em neutro o cardã dianteiro roda o tempo todo, se piso na embreagem ele para, é normal ele girar mesmo em neutro?
Supercharger
31/08/2008, 21:17
Ô Gustavo, agora que caiu a ficha, vc é o do samurai tatu né?
Isso! :concordo:
E ai tem feito muita trilha? Estou querendo ter um carro confiável para ir a Bh rodar com vcs... 100km de ida + trilha + 100km de volta de samurai nas nossas estradas é para herói não?
Para te ser sincero tenho feito poucas, André. Tenho andado ocupado demais, aí no final de semana fico dividido entre fazer trilha e passar um tempo com a familia. Mas acho que para o que você quer, Samurai tá bom demais. Se não aguentar a dureza, prepara um Vitara que na hora do asfalto certamente vai ser melhor.
Na verdade nem tenho luz de 4x4 funcionando
Isso é moleza, tem uma cebolinha de caixa de caminhão VW que dá certinho. A única coisa é desbastar o sextavado para que ela se aprofunde mais na caixa, pois do tamanho original fica "rasa". Se procurar no fórum, na suzukinet, etc, vai ver o pessoal comentando várias vezes a respeito desta cebolinha.
mas o estranho é que a alavanca fica na posição 4x4h e só se mexe para neutro ou 4x4L, qdo tirei a coifa e olhei as posições qdo em h ela esbarra um pouquinho no cardã, certamente não é normal certo? ela não vai para o posição de 4x2 nem f... e não quero forçar, pois nunca precisou antes.
Não tem que forçar nada, esbarrar nada. Não tente resolver às cegas. Como eu comentei, é super simples e basta bater o olho e entender o mecanismo, de tão trivial. Desmonte e olhe com tempo para dedicar-se que você resolve.
Mais 1 coisa tem uma latinha que acredito ser um acabamento que envolve a caixa na saida do cardã dianteiro qe esta "solta" e assim descobri a fonte de um barulhinho irritante.
Se for o que estou pensando é um guarda pó da flange da tcase.
Ultima questão, com a caixa de marchas e de transf. em neutro o cardã dianteiro roda o tempo todo, se piso na embreagem ele para, é normal ele girar mesmo em neutro?
Você está se referindo certamente ao cardã central, entre caixa e tcase, e não ao cardã dianteiro. Com a caixa de marcha em N, e a embreagem solta, há transmissão de movimento do motor para o eixo piloto. Não há transmissão direta do eixo piloto para o eixo de saída da caixa, pois não tem nenhuma luva engatando marchas, mas o próprio óleo em movimento na caixa consegue impulsionar com pouca força o eixo de saída. O eixo de saída toca o cardã central que por sua vez não encontra resistência na tcase pois esta está em neutro... Este efeito é mais nítido com o carro frio, pois o óleo da caixa está frio e consequentemente mais grosso.
[]'s
Gustavo.
Fala André!!! Tá sumido cara!
E o parachoque??? Deu certo???
Seguinte, acho que o X tá fazendo uma bucha nova, de metal... Essa não desgasta nem FUD&¨%¨.
Não conheço ninguém que usa, mas é uma opção a ser estudada!
[s] e boa sorte!
andre veiga
01/09/2008, 12:07
Gustavo,
Acho que com tanta explicação se eu não fizer é pelo tamnho das orelhas... rs
Mas o que falta é tempo (e luz), pois não tenho quase nada de iluminação na garagem.
Fabiano,
Um cara daqui me convenceu a montar o kit X (0800) pois ele precisava das engrenagens e até me comprou as antigas por 550,00 já rodei uns 300km, mas estou mesmo querendo que vc dê uma revisada nela, pode essa semana?
ô Rafael,
A novela do meu vitara ap retornou, "bom filho a casa torna" é que depois de montar o parachoque ele ficou bunitin, vendi e acabei recomprando, se te falar o valor vc cai de costas... agora vou preparar ele para trilha de novo... mas tenho que acabar com o samurai, ainda vou fazer spoa e pelo que parece terei que trocar pelo menos os feixes dianteiros.
Estive trocando umas ideias com o X, ele não falou sobre a bucha, mas está me tentando com umas molas OME e amortecedores ? (um nome alemão...).
Supercharger
01/09/2008, 16:43
Gustavo,
Acho que com tanta explicação se eu não fizer é pelo tamnho das orelhas... rs
Mas o que falta é tempo (e luz), pois não tenho quase nada de iluminação na garagem.
Passa na padaria para comprar o lanche da tarde e com o troco leva uma daquelas lanternas Rayovac bem vagabundas, que ficam penduradas na padaria uns 10 anos sem vender, hehehehe.
[]'s
Gustavo.
andre veiga
01/09/2008, 20:33
huahuahua, da ultima vexz que usei uma destas estava em baixo do vitara colocando as proteções ela se desprendeu caiu e quebrou em 1000 pedaços.
E ainda tive que pagar uma nova para o dono...