Ver Versão Completa : CJ X Suspensão Engesa....
GuTo_Cerulli
16/08/2004, 19:34
Olá pessoal,
Sou novato por aqui, e já fiz uma pesquisa prévia sobre o assunto no fórum, mas a dúvida é: O que acham de uma suspensão tipo a do Engesa em um CJ, alguns por aqui utilizam molas helicoidais, algo semelhante ao que eu quero? Estou montando o CJ, com câmbio clarck, motor de silverado etc. quero usar pneus 33 ou 35...mandem as opinioês.
[]'s
Acho uma grande besteira...
Se souber acertar uma suspensão de feixes pode ficar até melhor que a do engensa.
Joselito
17/08/2004, 08:37
Guto
Tenhos um amigo aqui em Ctba. que é torneiro mecânico e tem um 51 e fez no jeep dele a suspensão baseada na do Engesa... ficou muito show de bola, macia e confortavel e não nega fogo nas trilhas não, inclusive ele a questão de 30 dias refez a suspensão de outro 51 (de uma conhecido meu) e tambem, ficou show de bola, o jeep ficou muito macio mesmo, inclusive o sistema feito por ele é bem reforçado, acho até (na minha santa ignorancia sobre o assunto) que é exagerado de resistente.
Eu estava estudando fazer no meu a mesma suspensão mas em função de R$ desisti, mas não descarto a possibilidade futura de tal mudança.
Joselito
17/08/2004, 08:40
Guto
Tinha esquecido o outro 51 feito esta rodando com pneus 33, caixa de F1000 (Não sei se é clark), motor AP forjado com turbina de 3 KG (acho que é assim) mas caso o motor fique fraco para empurrar tudo isto, ja esta reservado um V8 canadense para colocar neste jeep.
jose neto
17/08/2004, 08:41
Tenho no meu cj o sistema de molas da bandeirantes.....pra mim
é a melhor solução custo/beníficio, espero ter ajudado.
GuTo_Cerulli
17/08/2004, 19:37
Obrigado pelas respostas, mas vamos lá:
Joselito: A experiencia nos 51 é válida, mas o meu é um CJ-5 (quase a mesma coisa), tem foto ou algo parecido?
José neto e wallace: o feiche de molas não está descartado não...mas queria algo mais moderno, para paceios e trilhas razoáveis...O Wallace sabe que eu queria comprar um Wrangler, mas optei por comprar algo para utilizar todos os dias e montar um CJ, então queria fazer algo muito bom, já que não tô com muita pressa...
Joselito
18/08/2004, 07:29
Guto
Tô sem camera digital, mas vou tentar tirar algumas fotos neste final se semana e ai coloco elas aqui...
:D
GuTo_Cerulli
19/08/2004, 09:55
Tá certo Joselito, valeu.
Entao pessoal,
Blzz??
Eu estou querendo mexer na minha suspensão, meus feixes estao um pouco cansados e quase retos, aí ja que vou gastar, decidi pensar um pouco no que fazer.
Bom, sobre meu CJ5... ele foi feito o chassis com barras de 4/16 (mesma espessura do original) com tubos fechados.
Eu ja pensei em SPOA, mas vi que a coisa não é tão simples assim, só jogar o eixo pra baixo, ajeitar cardã e direção e blz. Agora estive olhando algo sobre copiar a suspnsão da engesa para o meu bichinho.
Quais seriam as vantagens e desvantagens??? desempenho em trilhas, macies, segurança. ALTURA principalmente, quero ele alto.
Motor: AP2.0 com cambio cheva 5m./Pneus Muddzilla 33
Abraços
Se é engesa é bom!!!!!! :mrgreen:
Entao pessoal,
Blzz??
Eu estou querendo mexer na minha suspensão, meus feixes estao um pouco cansados e quase retos, aí ja que vou gastar, decidi pensar um pouco no que fazer.
Bom, sobre meu CJ5... ele foi feito o chassis com barras de 4/16 (mesma espessura do original) com tubos fechados.
Eu ja pensei em SPOA, mas vi que a coisa não é tão simples assim, só jogar o eixo pra baixo, ajeitar cardã e direção e blz. Agora estive olhando algo sobre copiar a suspnsão da engesa para o meu bichinho.
Quais seriam as vantagens e desvantagens??? desempenho em trilhas, macies, segurança. ALTURA principalmente, quero ele alto.
Motor: AP2.0 com cambio cheva 5m./Pneus Muddzilla 33
Abraços
Quer o Jeep alto para que?? Em todo projeto que faço, procuro sempre ter o jipe mais baixo possível. Altura por si só não traz benefício algum..........
Todo projeto de suspensão 4x4 parte da escolha do pneu e o uso pretendido. O resto é consequência. Mas á sua pergunta.........
Embora os Engeseiros podem chiar desta afirmação, afirmo mesmo assim: O conceito de suspensão utilizada no Engesa, no Troller pós 2002 e no Samurai helicoidal (eu tive um desses) não é bom sob qualquer perspectiva, a não ser custo de fabricação. Não torce, tem comportamento horrível no asfalto e gasta buchas a doidada. Se é que vai abandonar feixes (que pode ou não ser indicado, dependendo do uso), aconselho que considere uma suspensão 4-link. Por ter mais componentes, custa um pouco mais que a do Engesa, mas a performance é muito melhor.
Abraços,
Bill
pois é acho que existe um porém ai nesse papo todo de suspensão...
nego muda ali, muda aqui muda tudo gasta rios de dinehiroe usa o jeep só pra passeio... longe de mim dizer oque cada um deve fazer ou não, mas como tem gente que curte gastar a toa isso tem!!
que nem aquele cara que não é colecionador e tme uma ferrari ams nÀos aid e casa com ela por medo de riscar
em tempo... se o uso é trilhas medias e até fortes, uso de fds e curtiçãoa apenas e nào o caso do bill que já é poweruser competition-man! ehheehhe na boa vai de feixe de toyota e coloca uns amortecedores bons e pronto.
Nego superdimensiona a suspensão e esquece que em chassis e carroceria, a suspensão até aguenta muito mas a carroceria nào aguenta ou o chassis fica em frangalhos...
Procure fazer o jeep como um projeto só... um todo, não modular e adapte todo o necessário para seu uso num conjunto só...
de nada adianta ter o motor ap 2.0 turbo com n kilos (que bobagem) na turbina se vc só vai usar mesmo mais para asfalto...
Aliás motor AP turbo é aquela coisa, muita gente fala mutia coisa mas poucos entendem mesmo eu tive 3 e sei muito bem oque é quebra de ap (indestrutivel para muitos) e oque é gastar com manutenção dele quem dirá uma suspensão 4 link...
se eu fosse vizinho do bill colocava pois a assistencia tecnica estaria logo ali, (eu ia encher muito o saco dele ahuauhauh) mas colocar um elefante branco no meu jeep pra dar uma merda e ninguém conseguir "desmpacar" tow fora
FernandoRisso
22/02/2008, 13:14
Caramba... alguém precisa de um curso de escrita e raciocínio lógico!!!
Até o Bill escreve melhor!!!
GustavoRisso
22/02/2008, 18:57
PoR MeNoS ElE NauM IsCrEvE AnSçIM.... :mrgreen:
pow pessoal foi mal foi a pressa
huahuahuahua
prometo melhor desculpem :oops:
(trampar com muito macintosh faz mal a saude hehehehe)
PoR MeNoS ElE NauM IsCrEvE AnSçIM.... :mrgreen:
Como o assunto é xuspensão, convem perguntar:
Onde vc fez mandou fazer o serviço de oxicorte nos suportes dos braços da suspensão ?
GustavoRisso
03/03/2008, 07:58
Num cara aqui em Jdi.
[]s
GuTo_Cerulli
03/03/2008, 17:01
Só para constar:
1- Tô usando feixes de molas no jeep...e tô feliz.
2- Suspensão de Engesa, sei lá...Hoje só saio dos feixes para um 3-link ou 4-link...
Hehehehe...as dúvidas do início do tópico acabaram!
[]'s
GustavoRisso
03/03/2008, 19:33
Só para constar:
1- Tô usando feixes de molas no jeep...e tô feliz.
2- Suspensão de Engesa, sei lá...Hoje só saio dos feixes para um 3-link ou 4-link...
Hehehehe...as dúvidas do início do tópico acabaram!
[]'s
Então eu to no 1,5..... feixe de mola com 4-link.... :mrgreen:
[]s
Num cara aqui em Jdi.
[]s
Fez em Jdi então ? :-x
Ia estranhar se tivesse feito em macapa, rio grande do norte, sei lá :rolleyes:
HAHAHAHAHAHAHHAHA :mrgreen: brincadeira
Onde especificamente vc mandou fazer ? o preço é bão ?
Aqui em itatiba ta meio sargado.
GustavoRisso
04/03/2008, 08:29
Fez em Jdi então ? :-x
Ia estranhar se tivesse feito em macapa, rio grande do norte, sei lá :rolleyes:
HAHAHAHAHAHAHHAHA :mrgreen: brincadeira
Onde especificamente vc mandou fazer ? o preço é bão ?
Aqui em itatiba ta meio sargado.
Eu poderia ter feito em Itatiba.... :mrgreen: ..... hehehe....
Ronairy, o preço naum é dos melhores mas o serviço do cara é de primeira....
Preciso pegar em casa o contato do cara. Te passo depois, ok?
[]s
Carlos Bernardo
04/03/2008, 09:54
Quer o Jeep alto para que?? Em todo projeto que faço, procuro sempre ter o jipe mais baixo possível. Altura por si só não traz benefício algum..........
Vejo infinitamente mais vantagens do que desvantagens em ter um Jeep alto. Mas é claro que isso exige moderação e bom senso. O que importa é que nossos Jeeps tenham a performance adequada dentro de cada tipo de exigência que nós queremos extraír dos nossos carros, e da finalidade para qual usaremos nossos Jeeps.
Uma coisa é montar um carro para competições de RC, outra coisa é montar um Jeep pra fazer trilha com os amigos, outra coisa é montar um Jeep pra passear no fim de semana com a patroa, etc...
Nunca vai existir uma "fórmula mágica" ou um "setup ideal" que sirva pra todo mundo, afinal todo jipeiro é uma criatura singular.
Vejo infinitamente mais vantagens do que desvantagens em ter um Jeep alto. Mas é claro que isso exige moderação e bom senso. O que importa é que nossos Jeeps tenham a performance adequada dentro de cada tipo de exigência que nós queremos extraír dos nossos carros, e da finalidade para qual usaremos nossos Jeeps.
Uma coisa é montar um carro para competições de RC, outra coisa é montar um Jeep pra fazer trilha com os amigos, outra coisa é montar um Jeep pra passear no fim de semana com a patroa, etc...
Nunca vai existir uma "fórmula mágica" ou um "setup ideal" que sirva pra todo mundo, afinal todo jipeiro é uma criatura singular.
Destas infintas vantagens, poderia listar uma meia-dúzia??
Abraços,
Bill
Carlos Bernardo
04/03/2008, 11:57
Destas infintas vantagens, poderia listar uma meia-dúzia??
Abraços,
Bill
Bill, posso basear-me no meu caso para dar os exemplos? Então vamos lá! =-)
1-Meus eixos/diferenciais difícilmente sofrem batidas em pedras. (pneus e rodas maiores)
2-Meu ângulo de entrada e saída ficam consideravelmente maiores. (pneus e rodas maiores)
3-Meu chassis raríssimas vezes raspa e/ou recebe impacos diretos no espaço entre eixos em obstáculos como trocos, pedras devido a altura em que este se encontra. (Spoa)
4-Meu distribuidor e motor em geral estão mais altos, logo, mais distantes da água ou barro, aumentando assim minha liberdade em ir "mais fundo" em uma travessia,por exemplo. (Spoa)
5-Posso usar pneus 33 ou 35 polegadas à vontade e mesmo torcendo o Jeep, os pneus não vão bater ou amassar minha lataria, como ocorria quando meu Jeep era mais baixo. (Spoa)
6-A entrada de sujeira, água ou barro no Jeep reduz drasticamente quando alataria trabalha em um nível elevado. (calços, pneus, rodas, Spoa)
Falei quantas bobagens?
Cada um escolhe o seu caminho para chegar onde quer, que acho válido. Você pelo jeito prefere aquela aparência de "show truck", enquanto eu prefiro cortar a lata para conseguir estas vantagens trazidas por pneus maiores, pois na minha opibião o mais importante de tudo é centro de gravidade mais baixo possível...........
Quanto molhar o distribuidor, não são aqueles 10 cm a mais que fará a diferença.........
Abraços,
Bill
Sergio Rocha
04/03/2008, 19:14
Cada um escolhe o seu caminho para chegar onde quer, que acho válido. Você pelo jeito prefere aquela aparência de "show truck", enquanto eu prefiro cortar a lata para conseguir estas vantagens trazidas por pneus maiores, pois na minha opibião o mais importante de tudo é centro de gravidade mais baixo possível...........
Quanto molhar o distribuidor, não são aqueles 10 cm a mais que fará a diferença.........
Abraços,
Bill
Bill
Aproveitando o seu bom humor,:mrgreen:, 7,5 cm a mais na altura podem ser compensados com 10 cm a mais na largura, para manter a mesma "estabilidade"? Estou falando em um cj normal pneus 33.
Se 10 não adiantam, quantos ?
Claro que sei que o certo seria cortar na lata e deixar o jeep o mais baixo possível.
Mas como o ótimo nem sempre é possível......
[]':confused:
leopoldo
04/03/2008, 19:51
Use a regra da semelhança de triângulos para calcular.
Sergio Rocha
04/03/2008, 20:48
Use a regra da semelhança de triângulos para calcular.
Infelizmente mestre, a minha formação é na area economica.:parede:
Não tenho a menor ideia do que é isso.Só sei o que é um triangulo, quanto ao resto :putz::putz::putz:
[]'
samukanvas
04/03/2008, 20:54
Só passando rapidamente...
Jipe alto é coisa de poser...
Sergião, como vc é burro... não sabe a regra de triângulos??? :rolleyes:
nem eu :mrgreen:
abs
Sergio Rocha
04/03/2008, 21:02
Só passando rapidamente...
Jipe alto é coisa de poser...
Sergião, como vc é burro... não sabe a regra de triângulos??? :rolleyes:
nem eu :mrgreen:
abs
Caraio Como somos burros. Acabei de pesquisar no google e achei a resposta.
Dois triângulos são semelhantes se, e somente se, possuem os três ângulos
ordenamente congruentes e os lados homólogos proporcionais.
Dois triângulos homólogos (homo = mesmo, logos = lugar) são tais que cada um
deles em um dos triângulos e ambos são opostos a ângulos congruentes.
Fonte: Bruno Leonardo Passaro
UNIMESP – Centro Universitário Metropolitano de São Paulo
Pronto agora basta entender isso aí.:mrgreen:
Leopoldo, hhhhhhheeeeeeeeeeeellllllllllllppppppppppppppppppp ppp
[]'
samukanvas
04/03/2008, 21:05
Caraio Como somos burros. Acabei de pesquisar no google e achei a resposta.
Dois triângulos são semelhantes se, e somente se, possuem os três ângulos
ordenamente congruentes e os lados homólogos proporcionais.
Dois triângulos homólogos (homo = mesmo, logos = lugar) são tais que cada um
deles em um dos triângulos e ambos são opostos a ângulos congruentes.
Fonte: Bruno Leonardo Passaro
UNIMESP – Centro Universitário Metropolitano de São Paulo
Pronto agora basta entender isso aí.:mrgreen:
Leopoldo, hhhhhhheeeeeeeeeeeellllllllllllppppppppppppppppppp ppp
[]'
wiehbiqbedi iwe ciwgfw fwifuwifdw fwiebw????
ew;wefhwih!! iuh89qiodqhsqjnq!!!!!
??qwcwnlkcw??Wmcwlivc wowo o2h efih2fo pfj2oueh dfu dfnwcbj oiv q
\vo qewf viqvi qvhqijv iqwe vqewv
woviwu vuhrvuhvr qev!!!
:shock:
Sergio Rocha
04/03/2008, 21:15
Em ingles:
Two triangles are similar if, and only if, of the three angles
Ordenamente congruent and proportional sides counterparts.
Two triangles counterparts (homo = same, logos = place) are such that each
Them in one of triangles and both are opposed to congruent angles.
Em chines tradicional:
兩個三角形相似,如果,只是如果,上述三個角度
ordenamente全等與比例兩岸對口單位。
兩個三角形的對應(同質=同時,標識=地點交代問題) ,是這樣的,每
他們在一個三角形的,都反對全等角度來看。
Para alemão:
Zwei Dreiecke sind ähnlich, wenn und nur wenn, der aus drei Blickwinkeln
Ordenamente kongruent und proportional Seiten Pendants.
Zwei Dreiecke Kollegen (homo = gleich, logos = Platz), so dass jeder
Sie in einem der Dreiecke, und beide sind gegen kongruenten Winkeln.
Pronto agora não tem mais desculpa de não entender.
[]':mrgreen:
leopoldo
05/03/2008, 00:02
semelhança entre 2 triângulos retangulos.
O angulo reto está passando pela linha central da carroceria, partindo do chão, desde o ponto A.
Um dos vertices está na extremidade do pneu, o ponto B.
O outro, (ponto C) está num ponto qualquer que vc determina por conveniência (é fixo), por exemplo: na linha superior da carroceria
Agora, assuma que o jeep foi erguido de A para C' ( o ponto na carroceria é o mesmo porém, subindo temos AC'>AC
Para haver semelhança, A para B deve ser incrementado numa certa proporção:
(AC/AB) = (AC'/AB')
Já que vc tem AC e AB, se vc tem um novo AB', determina o AC' (sua nova altura) ou se vc tem a sua nova altura AC', pode determinar qual o mínimo novo AB', a sua nova meia-bitola.
Quanto mais AB', melhor, tem mais mel, vc gruda mais nachon.
Sergio Rocha
05/03/2008, 12:46
Muito obrigado.
Vou lá pro jeep tentar entender ao vivo.
[]':putz:
Carlos Bernardo
05/03/2008, 13:38
semelhança entre 2 triângulos retangulos.
O angulo reto está passando pela linha central da carroceria, partindo do chão, desde o ponto A.
Um dos vertices está na extremidade do pneu, o ponto B.
O outro, (ponto C) está num ponto qualquer que vc determina por conveniência (é fixo), por exemplo: na linha superior da carroceria
Agora, assuma que o jeep foi erguido de A para C' ( o ponto na carroceria é o mesmo porém, subindo temos AC'>AC
Para haver semelhança, A para B deve ser incrementado numa certa proporção:
(AC/AB) = (AC'/AB')
Já que vc tem AC e AB, se vc tem um novo AB', determina o AC' (sua nova altura) ou se vc tem a sua nova altura AC', pode determinar qual o mínimo novo AB', a sua nova meia-bitola.
Quanto mais AB', melhor, tem mais mel, vc gruda mais nachon.
Ok, prefiro o meu sem mostarda, por favor.
Sergio Rocha
05/03/2008, 14:07
carácoles
Bom achei o seguinte:
Anterior:
ab= 1,18
ac = 0,82
bc= 0,95
Atual;
ab= 1,23
ac= 0,895
bc= 0,91
Detalhe, o pneu aumentou em 4 pol e um calço de carroceia de 1 polegada.No final correspondu a 7,5 cm.
Como usar esses números ?
[]':putz::putz::putz::putz::parede::parede::parede:: parede:
Carlos Bernardo
05/03/2008, 15:15
Sérgio, só por curiosidade, esses seus pneus aí são 37"?
Sergio Rocha
05/03/2008, 16:24
Sérgio, só por curiosidade, esses seus pneus aí são 37"?
São pneus BF 33 com recape cross(27mm), feito pela geninho, ficaram com 34'.
[]'
Carlos Bernardo
05/03/2008, 16:26
São pneus BF 33 com recape cross(27mm), feito pela geninho, ficaram com 34'.
[]'
A tá! Pelo CJ3-A ser menorzinho dá a impressão que o pneu é muito maior!
Show de bola.
carácoles
Bom achei o seguinte:
Anterior:
ab= 1,18
ac = 0,82
bc= 0,95
Atual;
ab= 1,23
ac= 0,895
bc= 0,91
Detalhe, o pneu aumentou em 4 pol e um calço de carroceia de 1 polegada.No final correspondu a 7,5 cm.
Como usar esses números ?
[]':putz::putz::putz::putz::parede::parede::parede:: parede:
Faça assim: Já que você mediu os lados do triângulo, devemos usar proporcionalidade de lados:
1,23/1,18 = 0,895/0,82 e o resultado é 1,04 e 1,09 respectivamente.
E oque significa?? Se não deu igual é sinal que vc pode ter ganhado ou perdido estabilidade... Analizando é possível perceber que vc perdeu estabilidade pois em ''ac'' a porcentegem de aumento foi maior que ''ab'', 9% contra 4%.
[]s
leopoldo
05/03/2008, 20:55
Sergio, Zelucas captou a ideia.
Deixe eu explicar de outra forma:
Vc pode ganhar, perder ou empatar. Os numeros que vc medir vão dizer. Esta é a base da regra de três
Se a altura (AC) de antes era 0,82 e passou pra (AC') 0,895, a 1/2 bitola nova (AB') saindo de 1,18 para 1,23 pode significar : ficar igual, perder ou ganhar.
Como eu falei, a regra de tres fica: 1,18 / 0,82 = X / 0,895
Neste caso, X= 1,29
O Que isso significa ???? se a nova 1/2 bitola ficar:
1- igual a 1,29, vc não ganha e não perde.
2- menor que 1,29 , vc perde.
3- maior que 1,29 , vc ganha.
Como vc obteve 1,23 ao verificar a 1/2 bitola , vc PERDEU.
O raciocínio é o seguinte .... a base do triângulo tem que ficar proporcionalmente maior para vc GANHAR, mas vc cresceu mais doque alargou. É o jogo ds proporções.
Obviamente não é tão simples pois não consideramos a posição do CG: se ele sobe, vc perde ... se ele desce, vc ganha .... se ele fica igual, nada ganha ou perde.
Vc pode combinar com as conclusões acima e no final, oque era antes desfavorável pode empatar ou melhorar.
Tem outros fatores, mas com isso acima exposto, já é possível vc fazer uma boa avaliação.
Sergio Rocha
05/03/2008, 21:08
Leopoldo
Entendi perfeitamente.:dance: Basta eu reposicionar meu triangulo no sentido da largura.
thanks
[]':concordo:
Concordo Leopoldo, se levar em conta que a suspenção foi levantada e o chassis, motor etc.. que correspondem a maior massa do veículo também foram, o centro de gravidade também foi elevado, pois o carro não cresceu proporcionalmente, então a estabilidade não será a mesma mesmo obedecendo a regra de semelhança de triângulos, e não para por aí...
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