Conectar

Ver Versão Completa : CJ X Suspensão Engesa....

GuTo_Cerulli
16/08/2004, 19:34
Olá pessoal,

Sou novato por aqui, e já fiz uma pesquisa prévia sobre o assunto no fórum, mas a dúvida é: O que acham de uma suspensão tipo a do Engesa em um CJ, alguns por aqui utilizam molas helicoidais, algo semelhante ao que eu quero? Estou montando o CJ, com câmbio clarck, motor de silverado etc. quero usar pneus 33 ou 35...mandem as opinioês.

[]'s

Wallace
16/08/2004, 21:21
Acho uma grande besteira...
Se souber acertar uma suspensão de feixes pode ficar até melhor que a do engensa.

Joselito
17/08/2004, 08:37
Guto

Tenhos um amigo aqui em Ctba. que é torneiro mecânico e tem um 51 e fez no jeep dele a suspensão baseada na do Engesa... ficou muito show de bola, macia e confortavel e não nega fogo nas trilhas não, inclusive ele a questão de 30 dias refez a suspensão de outro 51 (de uma conhecido meu) e tambem, ficou show de bola, o jeep ficou muito macio mesmo, inclusive o sistema feito por ele é bem reforçado, acho até (na minha santa ignorancia sobre o assunto) que é exagerado de resistente.

Eu estava estudando fazer no meu a mesma suspensão mas em função de R$ desisti, mas não descarto a possibilidade futura de tal mudança.

Joselito
17/08/2004, 08:40
Guto

Tinha esquecido o outro 51 feito esta rodando com pneus 33, caixa de F1000 (Não sei se é clark), motor AP forjado com turbina de 3 KG (acho que é assim) mas caso o motor fique fraco para empurrar tudo isto, ja esta reservado um V8 canadense para colocar neste jeep.

jose neto
17/08/2004, 08:41
Tenho no meu cj o sistema de molas da bandeirantes.....pra mim
é a melhor solução custo/beníficio, espero ter ajudado.

GuTo_Cerulli
17/08/2004, 19:37
Obrigado pelas respostas, mas vamos lá:

Joselito: A experiencia nos 51 é válida, mas o meu é um CJ-5 (quase a mesma coisa), tem foto ou algo parecido?

José neto e wallace: o feiche de molas não está descartado não...mas queria algo mais moderno, para paceios e trilhas razoáveis...O Wallace sabe que eu queria comprar um Wrangler, mas optei por comprar algo para utilizar todos os dias e montar um CJ, então queria fazer algo muito bom, já que não tô com muita pressa...

Joselito
18/08/2004, 07:29
Guto

Tô sem camera digital, mas vou tentar tirar algumas fotos neste final se semana e ai coloco elas aqui...

:D

GuTo_Cerulli
19/08/2004, 09:55
Tá certo Joselito, valeu.

BIRO188
19/02/2008, 17:47
Entao pessoal,

Blzz??

Eu estou querendo mexer na minha suspensão, meus feixes estao um pouco cansados e quase retos, aí ja que vou gastar, decidi pensar um pouco no que fazer.

Bom, sobre meu CJ5... ele foi feito o chassis com barras de 4/16 (mesma espessura do original) com tubos fechados.

Eu ja pensei em SPOA, mas vi que a coisa não é tão simples assim, só jogar o eixo pra baixo, ajeitar cardã e direção e blz. Agora estive olhando algo sobre copiar a suspnsão da engesa para o meu bichinho.

Quais seriam as vantagens e desvantagens??? desempenho em trilhas, macies, segurança. ALTURA principalmente, quero ele alto.

Motor: AP2.0 com cambio cheva 5m./Pneus Muddzilla 33

Abraços

CAVESO
19/02/2008, 17:59
Se é engesa é bom!!!!!! :mrgreen:

billj
19/02/2008, 19:36
Entao pessoal,

Blzz??

Eu estou querendo mexer na minha suspensão, meus feixes estao um pouco cansados e quase retos, aí ja que vou gastar, decidi pensar um pouco no que fazer.

Bom, sobre meu CJ5... ele foi feito o chassis com barras de 4/16 (mesma espessura do original) com tubos fechados.

Eu ja pensei em SPOA, mas vi que a coisa não é tão simples assim, só jogar o eixo pra baixo, ajeitar cardã e direção e blz. Agora estive olhando algo sobre copiar a suspnsão da engesa para o meu bichinho.

Quais seriam as vantagens e desvantagens??? desempenho em trilhas, macies, segurança. ALTURA principalmente, quero ele alto.

Motor: AP2.0 com cambio cheva 5m./Pneus Muddzilla 33

Abraços

Quer o Jeep alto para que?? Em todo projeto que faço, procuro sempre ter o jipe mais baixo possível. Altura por si só não traz benefício algum..........

Todo projeto de suspensão 4x4 parte da escolha do pneu e o uso pretendido. O resto é consequência. Mas á sua pergunta.........

Embora os Engeseiros podem chiar desta afirmação, afirmo mesmo assim: O conceito de suspensão utilizada no Engesa, no Troller pós 2002 e no Samurai helicoidal (eu tive um desses) não é bom sob qualquer perspectiva, a não ser custo de fabricação. Não torce, tem comportamento horrível no asfalto e gasta buchas a doidada. Se é que vai abandonar feixes (que pode ou não ser indicado, dependendo do uso), aconselho que considere uma suspensão 4-link. Por ter mais componentes, custa um pouco mais que a do Engesa, mas a performance é muito melhor.

Abraços,

Bill

rubensx
21/02/2008, 21:37
pois é acho que existe um porém ai nesse papo todo de suspensão...

nego muda ali, muda aqui muda tudo gasta rios de dinehiroe usa o jeep só pra passeio... longe de mim dizer oque cada um deve fazer ou não, mas como tem gente que curte gastar a toa isso tem!!

que nem aquele cara que não é colecionador e tme uma ferrari ams nÀos aid e casa com ela por medo de riscar

em tempo... se o uso é trilhas medias e até fortes, uso de fds e curtiçãoa apenas e nào o caso do bill que já é poweruser competition-man! ehheehhe na boa vai de feixe de toyota e coloca uns amortecedores bons e pronto.

Nego superdimensiona a suspensão e esquece que em chassis e carroceria, a suspensão até aguenta muito mas a carroceria nào aguenta ou o chassis fica em frangalhos...

Procure fazer o jeep como um projeto só... um todo, não modular e adapte todo o necessário para seu uso num conjunto só...

de nada adianta ter o motor ap 2.0 turbo com n kilos (que bobagem) na turbina se vc só vai usar mesmo mais para asfalto...

Aliás motor AP turbo é aquela coisa, muita gente fala mutia coisa mas poucos entendem mesmo eu tive 3 e sei muito bem oque é quebra de ap (indestrutivel para muitos) e oque é gastar com manutenção dele quem dirá uma suspensão 4 link...

se eu fosse vizinho do bill colocava pois a assistencia tecnica estaria logo ali, (eu ia encher muito o saco dele ahuauhauh) mas colocar um elefante branco no meu jeep pra dar uma merda e ninguém conseguir "desmpacar" tow fora

FernandoRisso
22/02/2008, 13:14
Caramba... alguém precisa de um curso de escrita e raciocínio lógico!!!

Até o Bill escreve melhor!!!

GustavoRisso
22/02/2008, 18:57
PoR MeNoS ElE NauM IsCrEvE AnSçIM.... :mrgreen:

rubensx
22/02/2008, 19:42
pow pessoal foi mal foi a pressa

huahuahuahua

prometo melhor desculpem :oops:

(trampar com muito macintosh faz mal a saude hehehehe)

ronairy
01/03/2008, 10:06
PoR MeNoS ElE NauM IsCrEvE AnSçIM.... :mrgreen:

Como o assunto é xuspensão, convem perguntar:
Onde vc fez mandou fazer o serviço de oxicorte nos suportes dos braços da suspensão ?

GustavoRisso
03/03/2008, 07:58
Num cara aqui em Jdi.
[]s

GuTo_Cerulli
03/03/2008, 17:01
Só para constar:

1- Tô usando feixes de molas no jeep...e tô feliz.
2- Suspensão de Engesa, sei lá...Hoje só saio dos feixes para um 3-link ou 4-link...

Hehehehe...as dúvidas do início do tópico acabaram!

[]'s

GustavoRisso
03/03/2008, 19:33
Só para constar:

1- Tô usando feixes de molas no jeep...e tô feliz.
2- Suspensão de Engesa, sei lá...Hoje só saio dos feixes para um 3-link ou 4-link...

Hehehehe...as dúvidas do início do tópico acabaram!

[]'s

Então eu to no 1,5..... feixe de mola com 4-link.... :mrgreen:
[]s

ronairy
03/03/2008, 20:06
Num cara aqui em Jdi.
[]s

Fez em Jdi então ? :-x

Ia estranhar se tivesse feito em macapa, rio grande do norte, sei lá :rolleyes:

HAHAHAHAHAHAHHAHA :mrgreen: brincadeira

Onde especificamente vc mandou fazer ? o preço é bão ?
Aqui em itatiba ta meio sargado.

GustavoRisso
04/03/2008, 08:29
Fez em Jdi então ? :-x

Ia estranhar se tivesse feito em macapa, rio grande do norte, sei lá :rolleyes:

HAHAHAHAHAHAHHAHA :mrgreen: brincadeira

Onde especificamente vc mandou fazer ? o preço é bão ?
Aqui em itatiba ta meio sargado.

Eu poderia ter feito em Itatiba.... :mrgreen: ..... hehehe....
Ronairy, o preço naum é dos melhores mas o serviço do cara é de primeira....
Preciso pegar em casa o contato do cara. Te passo depois, ok?
[]s

Carlos Bernardo
04/03/2008, 09:54
Quer o Jeep alto para que?? Em todo projeto que faço, procuro sempre ter o jipe mais baixo possível. Altura por si só não traz benefício algum..........

Vejo infinitamente mais vantagens do que desvantagens em ter um Jeep alto. Mas é claro que isso exige moderação e bom senso. O que importa é que nossos Jeeps tenham a performance adequada dentro de cada tipo de exigência que nós queremos extraír dos nossos carros, e da finalidade para qual usaremos nossos Jeeps.

Uma coisa é montar um carro para competições de RC, outra coisa é montar um Jeep pra fazer trilha com os amigos, outra coisa é montar um Jeep pra passear no fim de semana com a patroa, etc...

Nunca vai existir uma "fórmula mágica" ou um "setup ideal" que sirva pra todo mundo, afinal todo jipeiro é uma criatura singular.

billj
04/03/2008, 11:19
Vejo infinitamente mais vantagens do que desvantagens em ter um Jeep alto. Mas é claro que isso exige moderação e bom senso. O que importa é que nossos Jeeps tenham a performance adequada dentro de cada tipo de exigência que nós queremos extraír dos nossos carros, e da finalidade para qual usaremos nossos Jeeps.

Uma coisa é montar um carro para competições de RC, outra coisa é montar um Jeep pra fazer trilha com os amigos, outra coisa é montar um Jeep pra passear no fim de semana com a patroa, etc...

Nunca vai existir uma "fórmula mágica" ou um "setup ideal" que sirva pra todo mundo, afinal todo jipeiro é uma criatura singular.

Destas infintas vantagens, poderia listar uma meia-dúzia??

Abraços,

Bill

Carlos Bernardo
04/03/2008, 11:57
Destas infintas vantagens, poderia listar uma meia-dúzia??

Abraços,

Bill

Bill, posso basear-me no meu caso para dar os exemplos? Então vamos lá! =-)

1-Meus eixos/diferenciais difícilmente sofrem batidas em pedras. (pneus e rodas maiores)
2-Meu ângulo de entrada e saída ficam consideravelmente maiores. (pneus e rodas maiores)
3-Meu chassis raríssimas vezes raspa e/ou recebe impacos diretos no espaço entre eixos em obstáculos como trocos, pedras devido a altura em que este se encontra. (Spoa)
4-Meu distribuidor e motor em geral estão mais altos, logo, mais distantes da água ou barro, aumentando assim minha liberdade em ir "mais fundo" em uma travessia,por exemplo. (Spoa)
5-Posso usar pneus 33 ou 35 polegadas à vontade e mesmo torcendo o Jeep, os pneus não vão bater ou amassar minha lataria, como ocorria quando meu Jeep era mais baixo. (Spoa)
6-A entrada de sujeira, água ou barro no Jeep reduz drasticamente quando alataria trabalha em um nível elevado. (calços, pneus, rodas, Spoa)

Falei quantas bobagens?

billj
04/03/2008, 13:27
Cada um escolhe o seu caminho para chegar onde quer, que acho válido. Você pelo jeito prefere aquela aparência de "show truck", enquanto eu prefiro cortar a lata para conseguir estas vantagens trazidas por pneus maiores, pois na minha opibião o mais importante de tudo é centro de gravidade mais baixo possível...........

Quanto molhar o distribuidor, não são aqueles 10 cm a mais que fará a diferença.........

Abraços,

Bill

Sergio Rocha
04/03/2008, 19:14
Cada um escolhe o seu caminho para chegar onde quer, que acho válido. Você pelo jeito prefere aquela aparência de "show truck", enquanto eu prefiro cortar a lata para conseguir estas vantagens trazidas por pneus maiores, pois na minha opibião o mais importante de tudo é centro de gravidade mais baixo possível...........

Quanto molhar o distribuidor, não são aqueles 10 cm a mais que fará a diferença.........

Abraços,

Bill

Bill

Aproveitando o seu bom humor,:mrgreen:, 7,5 cm a mais na altura podem ser compensados com 10 cm a mais na largura, para manter a mesma "estabilidade"? Estou falando em um cj normal pneus 33.
Se 10 não adiantam, quantos ?
Claro que sei que o certo seria cortar na lata e deixar o jeep o mais baixo possível.
Mas como o ótimo nem sempre é possível......

[]':confused:

leopoldo
04/03/2008, 19:51
Use a regra da semelhança de triângulos para calcular.

Sergio Rocha
04/03/2008, 20:48
Use a regra da semelhança de triângulos para calcular.

Infelizmente mestre, a minha formação é na area economica.:parede:

Não tenho a menor ideia do que é isso.Só sei o que é um triangulo, quanto ao resto :putz::putz::putz:

[]'

samukanvas
04/03/2008, 20:54
Só passando rapidamente...

Jipe alto é coisa de poser...

Sergião, como vc é burro... não sabe a regra de triângulos??? :rolleyes:

nem eu :mrgreen:

abs

Sergio Rocha
04/03/2008, 21:02
Só passando rapidamente...

Jipe alto é coisa de poser...

Sergião, como vc é burro... não sabe a regra de triângulos??? :rolleyes:

nem eu :mrgreen:

abs

Caraio Como somos burros. Acabei de pesquisar no google e achei a resposta.

Dois triângulos são semelhantes se, e somente se, possuem os três ângulos
ordenamente congruentes e os lados homólogos proporcionais.
Dois triângulos homólogos (homo = mesmo, logos = lugar) são tais que cada um
deles em um dos triângulos e ambos são opostos a ângulos congruentes.

Fonte: Bruno Leonardo Passaro
UNIMESP – Centro Universitário Metropolitano de São Paulo

Pronto agora basta entender isso aí.:mrgreen:

Leopoldo, hhhhhhheeeeeeeeeeeellllllllllllppppppppppppppppppp ppp

[]'

samukanvas
04/03/2008, 21:05
Caraio Como somos burros. Acabei de pesquisar no google e achei a resposta.

Dois triângulos são semelhantes se, e somente se, possuem os três ângulos
ordenamente congruentes e os lados homólogos proporcionais.
Dois triângulos homólogos (homo = mesmo, logos = lugar) são tais que cada um
deles em um dos triângulos e ambos são opostos a ângulos congruentes.

Fonte: Bruno Leonardo Passaro
UNIMESP – Centro Universitário Metropolitano de São Paulo

Pronto agora basta entender isso aí.:mrgreen:

Leopoldo, hhhhhhheeeeeeeeeeeellllllllllllppppppppppppppppppp ppp

[]'

wiehbiqbedi iwe ciwgfw fwifuwifdw fwiebw????
ew;wefhwih!! iuh89qiodqhsqjnq!!!!!
??qwcwnlkcw??Wmcwlivc wowo o2h efih2fo pfj2oueh dfu dfnwcbj oiv q
\vo qewf viqvi qvhqijv iqwe vqewv
woviwu vuhrvuhvr qev!!!

:shock:

Sergio Rocha
04/03/2008, 21:15
Em ingles:

Two triangles are similar if, and only if, of the three angles
Ordenamente congruent and proportional sides counterparts.
Two triangles counterparts (homo = same, logos = place) are such that each
Them in one of triangles and both are opposed to congruent angles.

Em chines tradicional:

兩個三角形相似,如果,只是如果,上述三個角度
ordenamente全等與比例兩岸對口單位。
兩個三角形的對應(同質=同時,標識=地點交代問題) ,是這樣的,每
他們在一個三角形的,都反對全等角度來看。

Para alemão:

Zwei Dreiecke sind ähnlich, wenn und nur wenn, der aus drei Blickwinkeln
Ordenamente kongruent und proportional Seiten Pendants.
Zwei Dreiecke Kollegen (homo = gleich, logos = Platz), so dass jeder
Sie in einem der Dreiecke, und beide sind gegen kongruenten Winkeln.

Pronto agora não tem mais desculpa de não entender.
[]':mrgreen:

leopoldo
05/03/2008, 00:02
semelhança entre 2 triângulos retangulos.

O angulo reto está passando pela linha central da carroceria, partindo do chão, desde o ponto A.

Um dos vertices está na extremidade do pneu, o ponto B.

O outro, (ponto C) está num ponto qualquer que vc determina por conveniência (é fixo), por exemplo: na linha superior da carroceria

Agora, assuma que o jeep foi erguido de A para C' ( o ponto na carroceria é o mesmo porém, subindo temos AC'>AC

Para haver semelhança, A para B deve ser incrementado numa certa proporção:

(AC/AB) = (AC'/AB')

Já que vc tem AC e AB, se vc tem um novo AB', determina o AC' (sua nova altura) ou se vc tem a sua nova altura AC', pode determinar qual o mínimo novo AB', a sua nova meia-bitola.

Quanto mais AB', melhor, tem mais mel, vc gruda mais nachon.

Sergio Rocha
05/03/2008, 12:46
Muito obrigado.

Vou lá pro jeep tentar entender ao vivo.

[]':putz:

Carlos Bernardo
05/03/2008, 13:38
semelhança entre 2 triângulos retangulos.

O angulo reto está passando pela linha central da carroceria, partindo do chão, desde o ponto A.

Um dos vertices está na extremidade do pneu, o ponto B.

O outro, (ponto C) está num ponto qualquer que vc determina por conveniência (é fixo), por exemplo: na linha superior da carroceria

Agora, assuma que o jeep foi erguido de A para C' ( o ponto na carroceria é o mesmo porém, subindo temos AC'>AC

Para haver semelhança, A para B deve ser incrementado numa certa proporção:

(AC/AB) = (AC'/AB')

Já que vc tem AC e AB, se vc tem um novo AB', determina o AC' (sua nova altura) ou se vc tem a sua nova altura AC', pode determinar qual o mínimo novo AB', a sua nova meia-bitola.

Quanto mais AB', melhor, tem mais mel, vc gruda mais nachon.

Ok, prefiro o meu sem mostarda, por favor.

Sergio Rocha
05/03/2008, 14:07
carácoles

Bom achei o seguinte:

Anterior:

ab= 1,18
ac = 0,82
bc= 0,95

Atual;
ab= 1,23
ac= 0,895
bc= 0,91

Detalhe, o pneu aumentou em 4 pol e um calço de carroceia de 1 polegada.No final correspondu a 7,5 cm.

Como usar esses números ?

[]':putz::putz::putz::putz::parede::parede::parede:: parede:

Carlos Bernardo
05/03/2008, 15:15
Sérgio, só por curiosidade, esses seus pneus aí são 37"?

Sergio Rocha
05/03/2008, 16:24
Sérgio, só por curiosidade, esses seus pneus aí são 37"?

São pneus BF 33 com recape cross(27mm), feito pela geninho, ficaram com 34'.

[]'

Carlos Bernardo
05/03/2008, 16:26
São pneus BF 33 com recape cross(27mm), feito pela geninho, ficaram com 34'.

[]'

A tá! Pelo CJ3-A ser menorzinho dá a impressão que o pneu é muito maior!

Show de bola.

zelucas
05/03/2008, 20:22
carácoles

Bom achei o seguinte:

Anterior:

ab= 1,18
ac = 0,82
bc= 0,95

Atual;
ab= 1,23
ac= 0,895
bc= 0,91

Detalhe, o pneu aumentou em 4 pol e um calço de carroceia de 1 polegada.No final correspondu a 7,5 cm.

Como usar esses números ?

[]':putz::putz::putz::putz::parede::parede::parede:: parede:

Faça assim: Já que você mediu os lados do triângulo, devemos usar proporcionalidade de lados:

1,23/1,18 = 0,895/0,82 e o resultado é 1,04 e 1,09 respectivamente.

E oque significa?? Se não deu igual é sinal que vc pode ter ganhado ou perdido estabilidade... Analizando é possível perceber que vc perdeu estabilidade pois em ''ac'' a porcentegem de aumento foi maior que ''ab'', 9% contra 4%.

[]s

leopoldo
05/03/2008, 20:55
Sergio, Zelucas captou a ideia.

Deixe eu explicar de outra forma:

Vc pode ganhar, perder ou empatar. Os numeros que vc medir vão dizer. Esta é a base da regra de três

Se a altura (AC) de antes era 0,82 e passou pra (AC') 0,895, a 1/2 bitola nova (AB') saindo de 1,18 para 1,23 pode significar : ficar igual, perder ou ganhar.

Como eu falei, a regra de tres fica: 1,18 / 0,82 = X / 0,895

Neste caso, X= 1,29

O Que isso significa ???? se a nova 1/2 bitola ficar:

1- igual a 1,29, vc não ganha e não perde.
2- menor que 1,29 , vc perde.
3- maior que 1,29 , vc ganha.

Como vc obteve 1,23 ao verificar a 1/2 bitola , vc PERDEU.

O raciocínio é o seguinte .... a base do triângulo tem que ficar proporcionalmente maior para vc GANHAR, mas vc cresceu mais doque alargou. É o jogo ds proporções.

Obviamente não é tão simples pois não consideramos a posição do CG: se ele sobe, vc perde ... se ele desce, vc ganha .... se ele fica igual, nada ganha ou perde.

Vc pode combinar com as conclusões acima e no final, oque era antes desfavorável pode empatar ou melhorar.

Tem outros fatores, mas com isso acima exposto, já é possível vc fazer uma boa avaliação.

Sergio Rocha
05/03/2008, 21:08
Leopoldo

Entendi perfeitamente.:dance: Basta eu reposicionar meu triangulo no sentido da largura.

thanks

[]':concordo:

zelucas
05/03/2008, 22:26
Concordo Leopoldo, se levar em conta que a suspenção foi levantada e o chassis, motor etc.. que correspondem a maior massa do veículo também foram, o centro de gravidade também foi elevado, pois o carro não cresceu proporcionalmente, então a estabilidade não será a mesma mesmo obedecendo a regra de semelhança de triângulos, e não para por aí...