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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de GuTo_Cerulli
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    CJ X Suspensão Engesa....




    Olá pessoal,

    Sou novato por aqui, e já fiz uma pesquisa prévia sobre o assunto no fórum, mas a dúvida é: O que acham de uma suspensão tipo a do Engesa em um CJ, alguns por aqui utilizam molas helicoidais, algo semelhante ao que eu quero? Estou montando o CJ, com câmbio clarck, motor de silverado etc. quero usar pneus 33 ou 35...mandem as opinioês.

    []'s

  • #2
    Acho uma grande besteira...
    Se souber acertar uma suspensão de feixes pode ficar até melhor que a do engensa.

  • #3
    Guto

    Tenhos um amigo aqui em Ctba. que é torneiro mecânico e tem um 51 e fez no jeep dele a suspensão baseada na do Engesa... ficou muito show de bola, macia e confortavel e não nega fogo nas trilhas não, inclusive ele a questão de 30 dias refez a suspensão de outro 51 (de uma conhecido meu) e tambem, ficou show de bola, o jeep ficou muito macio mesmo, inclusive o sistema feito por ele é bem reforçado, acho até (na minha santa ignorancia sobre o assunto) que é exagerado de resistente.

    Eu estava estudando fazer no meu a mesma suspensão mas em função de R$ desisti, mas não descarto a possibilidade futura de tal mudança.

  • #4
    Guto

    Tinha esquecido o outro 51 feito esta rodando com pneus 33, caixa de F1000 (Não sei se é clark), motor AP forjado com turbina de 3 KG (acho que é assim) mas caso o motor fique fraco para empurrar tudo isto, ja esta reservado um V8 canadense para colocar neste jeep.

  • #5
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    cj com suspensão de engesa....

    Tenho no meu cj o sistema de molas da bandeirantes.....pra mim
    é a melhor solução custo/beníficio, espero ter ajudado.

  • #6
    Usuário Avatar de GuTo_Cerulli
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    14/08/2004
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    Obrigado pelas respostas, mas vamos lá:

    Joselito: A experiencia nos 51 é válida, mas o meu é um CJ-5 (quase a mesma coisa), tem foto ou algo parecido?

    José neto e wallace: o feiche de molas não está descartado não...mas queria algo mais moderno, para paceios e trilhas razoáveis...O Wallace sabe que eu queria comprar um Wrangler, mas optei por comprar algo para utilizar todos os dias e montar um CJ, então queria fazer algo muito bom, já que não tô com muita pressa...

  • #7
    Guto


    Tô sem camera digital, mas vou tentar tirar algumas fotos neste final se semana e ai coloco elas aqui...


  • #8
    Usuário Avatar de GuTo_Cerulli
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    Tá certo Joselito, valeu.

  • #9
    Usuário Avatar de BIRO188
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    suspensão

    Entao pessoal,

    Blzz??


    Eu estou querendo mexer na minha suspensão, meus feixes estao um pouco cansados e quase retos, aí ja que vou gastar, decidi pensar um pouco no que fazer.

    Bom, sobre meu CJ5... ele foi feito o chassis com barras de 4/16 (mesma espessura do original) com tubos fechados.

    Eu ja pensei em SPOA, mas vi que a coisa não é tão simples assim, só jogar o eixo pra baixo, ajeitar cardã e direção e blz. Agora estive olhando algo sobre copiar a suspnsão da engesa para o meu bichinho.

    Quais seriam as vantagens e desvantagens??? desempenho em trilhas, macies, segurança. ALTURA principalmente, quero ele alto.

    Motor: AP2.0 com cambio cheva 5m./Pneus Muddzilla 33

    Abraços

  • #10

  • #11
    Citação Postado originalmente por BIRO188 Ver Post
    Entao pessoal,

    Blzz??


    Eu estou querendo mexer na minha suspensão, meus feixes estao um pouco cansados e quase retos, aí ja que vou gastar, decidi pensar um pouco no que fazer.

    Bom, sobre meu CJ5... ele foi feito o chassis com barras de 4/16 (mesma espessura do original) com tubos fechados.

    Eu ja pensei em SPOA, mas vi que a coisa não é tão simples assim, só jogar o eixo pra baixo, ajeitar cardã e direção e blz. Agora estive olhando algo sobre copiar a suspnsão da engesa para o meu bichinho.

    Quais seriam as vantagens e desvantagens??? desempenho em trilhas, macies, segurança. ALTURA principalmente, quero ele alto.

    Motor: AP2.0 com cambio cheva 5m./Pneus Muddzilla 33

    Abraços


    Quer o Jeep alto para que?? Em todo projeto que faço, procuro sempre ter o jipe mais baixo possível. Altura por si só não traz benefício algum..........

    Todo projeto de suspensão 4x4 parte da escolha do pneu e o uso pretendido. O resto é consequência. Mas á sua pergunta.........

    Embora os Engeseiros podem chiar desta afirmação, afirmo mesmo assim: O conceito de suspensão utilizada no Engesa, no Troller pós 2002 e no Samurai helicoidal (eu tive um desses) não é bom sob qualquer perspectiva, a não ser custo de fabricação. Não torce, tem comportamento horrível no asfalto e gasta buchas a doidada. Se é que vai abandonar feixes (que pode ou não ser indicado, dependendo do uso), aconselho que considere uma suspensão 4-link. Por ter mais componentes, custa um pouco mais que a do Engesa, mas a performance é muito melhor.

    Abraços,

    Bill

  • #12
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    pois é acho que existe um porém ai nesse papo todo de suspensão...

    nego muda ali, muda aqui muda tudo gasta rios de dinehiroe usa o jeep só pra passeio... longe de mim dizer oque cada um deve fazer ou não, mas como tem gente que curte gastar a toa isso tem!!

    que nem aquele cara que não é colecionador e tme uma ferrari ams nÀos aid e casa com ela por medo de riscar

    em tempo... se o uso é trilhas medias e até fortes, uso de fds e curtiçãoa apenas e nào o caso do bill que já é poweruser competition-man! ehheehhe na boa vai de feixe de toyota e coloca uns amortecedores bons e pronto.

    Nego superdimensiona a suspensão e esquece que em chassis e carroceria, a suspensão até aguenta muito mas a carroceria nào aguenta ou o chassis fica em frangalhos...

    Procure fazer o jeep como um projeto só... um todo, não modular e adapte todo o necessário para seu uso num conjunto só...

    de nada adianta ter o motor ap 2.0 turbo com n kilos (que bobagem) na turbina se vc só vai usar mesmo mais para asfalto...

    Aliás motor AP turbo é aquela coisa, muita gente fala mutia coisa mas poucos entendem mesmo eu tive 3 e sei muito bem oque é quebra de ap (indestrutivel para muitos) e oque é gastar com manutenção dele quem dirá uma suspensão 4 link...

    se eu fosse vizinho do bill colocava pois a assistencia tecnica estaria logo ali, (eu ia encher muito o saco dele ahuauhauh) mas colocar um elefante branco no meu jeep pra dar uma merda e ninguém conseguir "desmpacar" tow fora
    Jeep Cherokee SPORT 2000

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