Sou novato por aqui, e já fiz uma pesquisa prévia sobre o assunto no fórum, mas a dúvida é: O que acham de uma suspensão tipo a do Engesa em um CJ, alguns por aqui utilizam molas helicoidais, algo semelhante ao que eu quero? Estou montando o CJ, com câmbio clarck, motor de silverado etc. quero usar pneus 33 ou 35...mandem as opinioês.
Tenhos um amigo aqui em Ctba. que é torneiro mecânico e tem um 51 e fez no jeep dele a suspensão baseada na do Engesa... ficou muito show de bola, macia e confortavel e não nega fogo nas trilhas não, inclusive ele a questão de 30 dias refez a suspensão de outro 51 (de uma conhecido meu) e tambem, ficou show de bola, o jeep ficou muito macio mesmo, inclusive o sistema feito por ele é bem reforçado, acho até (na minha santa ignorancia sobre o assunto) que é exagerado de resistente.
Eu estava estudando fazer no meu a mesma suspensão mas em função de R$ desisti, mas não descarto a possibilidade futura de tal mudança.
Tinha esquecido o outro 51 feito esta rodando com pneus 33, caixa de F1000 (Não sei se é clark), motor AP forjado com turbina de 3 KG (acho que é assim) mas caso o motor fique fraco para empurrar tudo isto, ja esta reservado um V8 canadense para colocar neste jeep.
Joselito: A experiencia nos 51 é válida, mas o meu é um CJ-5 (quase a mesma coisa), tem foto ou algo parecido?
José neto e wallace: o feiche de molas não está descartado não...mas queria algo mais moderno, para paceios e trilhas razoáveis...O Wallace sabe que eu queria comprar um Wrangler, mas optei por comprar algo para utilizar todos os dias e montar um CJ, então queria fazer algo muito bom, já que não tô com muita pressa...
Eu estou querendo mexer na minha suspensão, meus feixes estao um pouco cansados e quase retos, aí ja que vou gastar, decidi pensar um pouco no que fazer.
Bom, sobre meu CJ5... ele foi feito o chassis com barras de 4/16 (mesma espessura do original) com tubos fechados.
Eu ja pensei em SPOA, mas vi que a coisa não é tão simples assim, só jogar o eixo pra baixo, ajeitar cardã e direção e blz. Agora estive olhando algo sobre copiar a suspnsão da engesa para o meu bichinho.
Quais seriam as vantagens e desvantagens??? desempenho em trilhas, macies, segurança. ALTURA principalmente, quero ele alto.
Motor: AP2.0 com cambio cheva 5m./Pneus Muddzilla 33
Eu estou querendo mexer na minha suspensão, meus feixes estao um pouco cansados e quase retos, aí ja que vou gastar, decidi pensar um pouco no que fazer.
Bom, sobre meu CJ5... ele foi feito o chassis com barras de 4/16 (mesma espessura do original) com tubos fechados.
Eu ja pensei em SPOA, mas vi que a coisa não é tão simples assim, só jogar o eixo pra baixo, ajeitar cardã e direção e blz. Agora estive olhando algo sobre copiar a suspnsão da engesa para o meu bichinho.
Quais seriam as vantagens e desvantagens??? desempenho em trilhas, macies, segurança. ALTURA principalmente, quero ele alto.
Motor: AP2.0 com cambio cheva 5m./Pneus Muddzilla 33
Abraços
Quer o Jeep alto para que?? Em todo projeto que faço, procuro sempre ter o jipe mais baixo possível. Altura por si só não traz benefício algum..........
Todo projeto de suspensão 4x4 parte da escolha do pneu e o uso pretendido. O resto é consequência. Mas á sua pergunta.........
Embora os Engeseiros podem chiar desta afirmação, afirmo mesmo assim: O conceito de suspensão utilizada no Engesa, no Troller pós 2002 e no Samurai helicoidal (eu tive um desses) não é bom sob qualquer perspectiva, a não ser custo de fabricação. Não torce, tem comportamento horrível no asfalto e gasta buchas a doidada. Se é que vai abandonar feixes (que pode ou não ser indicado, dependendo do uso), aconselho que considere uma suspensão 4-link. Por ter mais componentes, custa um pouco mais que a do Engesa, mas a performance é muito melhor.
pois é acho que existe um porém ai nesse papo todo de suspensão...
nego muda ali, muda aqui muda tudo gasta rios de dinehiroe usa o jeep só pra passeio... longe de mim dizer oque cada um deve fazer ou não, mas como tem gente que curte gastar a toa isso tem!!
que nem aquele cara que não é colecionador e tme uma ferrari ams nÀos aid e casa com ela por medo de riscar
em tempo... se o uso é trilhas medias e até fortes, uso de fds e curtiçãoa apenas e nào o caso do bill que já é poweruser competition-man! ehheehhe na boa vai de feixe de toyota e coloca uns amortecedores bons e pronto.
Nego superdimensiona a suspensão e esquece que em chassis e carroceria, a suspensão até aguenta muito mas a carroceria nào aguenta ou o chassis fica em frangalhos...
Procure fazer o jeep como um projeto só... um todo, não modular e adapte todo o necessário para seu uso num conjunto só...
de nada adianta ter o motor ap 2.0 turbo com n kilos (que bobagem) na turbina se vc só vai usar mesmo mais para asfalto...
Aliás motor AP turbo é aquela coisa, muita gente fala mutia coisa mas poucos entendem mesmo eu tive 3 e sei muito bem oque é quebra de ap (indestrutivel para muitos) e oque é gastar com manutenção dele quem dirá uma suspensão 4 link...
se eu fosse vizinho do bill colocava pois a assistencia tecnica estaria logo ali, (eu ia encher muito o saco dele ahuauhauh) mas colocar um elefante branco no meu jeep pra dar uma merda e ninguém conseguir "desmpacar" tow fora