Ver Versão Completa : Reforma do interior do Niva
JuniorScartezini
22/08/2008, 12:15
Olá camaradas:concordo:, venho aqui para deixar uma dica, como eu estou reformando o interior do meu russo, estou procurando o melhor para ser feito, ontem tive a idéia de usar uma manta asfáltica, então fiz umas pesquisas à respeito e assim encontrei um tutorial passo-a-passo.
Assim, acredito que pode somar em alguma coisa para nós niveiros e também para quem estiver reformando seu veículo.
Eu ainda não apliquei, mas quando o fizer irei registrar tudo passo-a-passo, como no tutorial e em seguida posto a quem interessar ou disponibilizar no mesmo lugar do outro.
A união faz a força!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45019
Abraços
Junior Scartezini
Brasília - DF
Niva 91 - ainda sem apelido:parede:
Eduardo Correia (Niva GT)
22/08/2008, 12:43
Fico no aguardo dos custos acho que fica interessante.
JuniorScartezini
22/08/2008, 12:49
Vou pesquisar e posto aqui.
Mas acredito que não seja caro.
Abraços
Junior Scartezini
Brasília - DF
Olá camaradas:concordo:, venho aqui para deixar uma dica, como eu estou reformando o interior do meu russo, estou procurando o melhor para ser feito, ontem tive a idéia de usar uma manta asfáltica, então fiz umas pesquisas à respeito e assim encontrei um tutorial passo-a-passo.
Assim, acredito que pode somar em alguma coisa para nós niveiros e também para quem estiver reformando seu veículo.
Eu ainda não apliquei, mas quando o fizer irei registrar tudo passo-a-passo, como no tutorial e em seguida posto a quem interessar ou disponibilizar no mesmo lugar do outro.
A união faz a força!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45019
Abraços
Junior Scartezini
Brasília - DF
Niva 91 - ainda sem apelido:parede:
Júnior, seu nome não me é estranho... será que já nos falamos antes? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Prieto 4x4
22/08/2008, 15:09
Bacalhau
Este aqui é pra você que duvidou que se utilizava manta asfáltica ( as mesmas usadas para impermeabilização de lajes, lembra? ) como isolante térmo-acústico....:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Alías cadê o Bacalhau? Anda sumido......já fez aquela cirurgia?
Espero que esteja bem.
abs
Cesar
Gustavo Niva
22/08/2008, 16:43
Ótimo o pdf Junior, valeu mesmo! :concordo: :concordo:
Mas não pretendo grudar a manta na lata, será que isso não dá problema com ferrugem depois (quando molhar ali, óbvio)
.
JuniorScartezini
22/08/2008, 16:50
Olá Gustavo, eu acredito que não haverá problemas, logo que essa manta é própria para construção civil, para evitar a passagem de água em lajes, enfim, não entendo muito do assunto, mas segundo verifiquei, mas posso estar errado, serve tanto pra conservar quanto para o isolamento acústico.
Tomara que apareça alguem que saiba mais sobre o assunto para deixar uma opinião aqui.
Abraços
Junior Scartezini:concordo:
Marcio Rossetto
22/08/2008, 17:27
Camarada , isolamento térmico sim .
Minimizador de ruídos vibracionais na chapa sim .
Acustico não ( som do motor , etc ) .
Para se fazer um isolamento acústico vc precisa construir um sistema massa - mola .
Imagina que o som é uma pressão sonora . Para isolar , ou vc faz uma contenção de material super rígido ( exemplo uma parede de concreto de 30 cm ) ou usa o inteligente efeito massa- mola .
Faz de conta que o som é como um soco .Para atenuar , vc tem que amortecer o soco , então o Sistema tem que ter :
Parede Rígida - Massa Mole( mola ) - Parede Rígida ou semi rígida .
Na prática : Parede Rígida é chapa do assoalho .
Massa Mole : Feltro macio , lã de vidro , tecido de feltro .
Parede Rígida : Capa de Plástico , baquelite , ou seja essas coisas ....
Bem vc tem fazer um esquema sanduiche .
Entendeu . :concordo:
Olá Gustavo, eu acredito que não haverá problemas, logo que essa manta é própria para construção civil, para evitar a passagem de água em lajes, enfim, não entendo muito do assunto, mas segundo verifiquei, mas posso estar errado, serve tanto pra conservar quanto para o isolamento acústico.
Tomara que apareça alguem que saiba mais sobre o assunto para deixar uma opinião aqui.
Abraços
Junior Scartezini:concordo:
kemramone
22/08/2008, 17:49
Camarada Scartezini espero que vc obtenha êxito nessa sua empreitada e assim que tiver novidades quanto a essa sua Reforma não esquece de registrar tudo com fotos e todos os detalhes dos mais siples ao mais sordidos!!! hehehehehe
Abraços e boa sorte!!!
eniomurara
22/08/2008, 20:54
A receita desse bolo me interessa. :concordo:
Eu tenho programado para quem sabe em janeiro mexer nessa parte tbm.
Fico aguardando o passo a passo.
Vlw
Dantas Guedes
23/08/2008, 08:35
Ótimo o pdf Junior, valeu mesmo! :concordo: :concordo:
Mas não pretendo grudar a manta na lata, será que isso não dá problema com ferrugem depois (quando molhar ali, óbvio)
.
Seria interessante tratar os pontos de ferrugem antes de qualquer isolamento. Imaginem restaurar um dente sem tratar do foco de cárie? A parte externa estaria com um visual perfeito, porém internamente se deteriorando. Acho que antes de tudo um bom check-up dos pontos de ferrugem e tratar com ferrox, aí executar o isolamento.:concordo:
JuniorScartezini
23/08/2008, 08:55
Seria interessante tratar os pontos de ferrugem antes de qualquer isolamento. Imaginem restaurar um dente sem tratar do foco de cárie? A parte externa estaria com um visual perfeito, porém internamente se deteriorando. Acho que antes de tudo um bom check-up dos pontos de ferrugem e tratar com ferrox, aí executar o isolamento.:concordo:
Camarada Dantas, eu concordo com você, inclusive no exemplo, minha esposa é dentista, no caso da minha viatura eu tratei toda a ferrugem, extirpei toda, onde havia ferrugem hoje existe uma chapa galvanizada.
Quanto a aplicação da manta asfáltica eu não sei se aplicar com maçarico é a melhor opção, existe também o feltro com piche, eu estou fazendo toda a reforma interna, ainda não concluí, mas estou registrando tudo, assim, quando eu terminar irei por aqui tudo, passo-a-passo o que eu fiz.
Daí quem achar interessante faz.
É pra isso que estamos aqui não é mesmo? Pra um ajudar o outro.
Abraços
Junior Scartezini
Dantas Guedes
23/08/2008, 09:10
Camarada Dantas, eu concordo com você, inclusive no exemplo, minha esposa é dentista, no caso da minha viatura eu tratei toda a ferrugem, extirpei toda, onde havia ferrugem hoje existe uma chapa galvanizada.
Quanto a aplicação da manta asfáltica eu não sei se aplicar com maçarico é a melhor opção, existe também o feltro com piche, eu estou fazendo toda a reforma interna, ainda não concluí, mas estou registrando tudo, assim, quando eu terminar irei por aqui tudo, passo-a-passo o que eu fiz.
Daí quem achar interessante faz.
É pra isso que estamos aqui não é mesmo? Pra um ajudar o outro.
Abraços
Junior Scartezini
Com certeza meu camarada:concordo: Você tomando esses cuidados aí o uso do massarico funciona, pois colando a quente evita a corrosão, pois o fator "ar" sai da jogada, aí não enferruja.:concordo:
Dantas Guedes
23/08/2008, 09:19
Umas perguntas pertinente ao tema do fórum:
Alguém já substituiu o acabamento interno do niva (das portas, laterais e etc.)?
O material das peças é fibra ou plástico?
JuniorScartezini
23/08/2008, 10:01
Alguém já substituiu o acabamento interno do niva (das portas, laterais e etc.)?
:concordo: :idea: Bão Tamém Camarada Dantas, eu estou tentando tomar o máximo de cuidado pra evitar danos no futuro, sejam quais forem, então, quanto à forração interna eu estou fazendo tudo, primeiro eu troquei os bancos pelos da VW confortiline com regulagem, apoio de cabeça no banco traseiro, e como não foi possível o aproveitamento da estrutura do banco traseiro ficou um espaço entre o banco e a lateral, mais ou menos uns 7cm.
Por isso eu vou fazer tudo personalizado, usando diversos materiais, claro que será feito por profissionais, eu vou fazer isso em uma loja especializada em som automotivo, os caras são bons tanto com a execução quanto em idéias, mas tudo, como de praxe, vou registrar e postar em seguida tudo e como foi feito.:idea:
Falando em dividir idéias você já entrou no ponto de encontro dos niveiros?
Abraços.
Junior Scartezini:concordo::concordo:
As laterais das portas são de cartolina, forrada com plástico, como se usava aqui antigamente. As laterais traseiras são de plástico.
Se eu fosse mexer nas laterais (o que não é o caso, as de meu Niva estão boas), eu faria o seguinte:
dianteiras: levar a um bom tapeceiro, e pedir a ele que copie as laterais originais em cartolina, forrando-as com um materila de minha escolha (plástico ou tecido);
traseiras: reforçar a sua estrutura, colar e remendar onde for necessário (isto é fácil de se fazer em plástico), e depois mandar forrar com a mesma forração usada nas laterais dianteiras.
Sei que muitos iriam usar fibra de vidro para as laterais traseiras. Não tenho nada contra a fibra de vidro, mas creio que fica mais simples e barato executar a reforma do jeito que eu sugiro acima. Questão de escolha...
Dantas Guedes
23/08/2008, 15:49
:concordo: :idea: Bão Tamém Camarada Dantas, eu estou tentando tomar o máximo de cuidado pra evitar danos no futuro, sejam quais forem, então, quanto à forração interna eu estou fazendo tudo, primeiro eu troquei os bancos pelos da VW confortiline com regulagem, apoio de cabeça no banco traseiro, e como não foi possível o aproveitamento da estrutura do banco traseiro ficou um espaço entre o banco e a lateral, mais ou menos uns 7cm.
Por isso eu vou fazer tudo personalizado, usando diversos materiais, claro que será feito por profissionais, eu vou fazer isso em uma loja especializada em som automotivo, os caras são bons tanto com a execução quanto em idéias, mas tudo, como de praxe, vou registrar e postar em seguida tudo e como foi feito.:idea:
Falando em dividir idéias você já entrou no ponto de encontro dos niveiros?
Abraços.
Junior Scartezini:concordo::concordo:
Valeu Junior, vi as fotos da reforma do Bob Esponja, maneiro.... Isso chega a ser emocionante, imagino a paixão que você tem pelo carro. Fico aguardando os passos do interno.
Abraços..:concordo:
Dantas Guedes
23/08/2008, 15:53
As laterais das portas são de cartolina, forrada com plástico, como se usava aqui antigamente. As laterais traseiras são de plástico.
Se eu fosse mexer nas laterais (o que não é o caso, as de meu Niva estão boas), eu faria o seguinte:
dianteiras: levar a um bom tapeceiro, e pedir a ele que copie as laterais originais em cartolina, forrando-as com um materila de minha escolha (plástico ou tecido);
traseiras: reforçar a sua estrutura, colar e remendar onde for necessário (isto é fácil de se fazer em plástico), e depois mandar forrar com a mesma forração usada nas laterais dianteiras.
Sei que muitos iriam usar fibra de vidro para as laterais traseiras. Não tenho nada contra a fibra de vidro, mas creio que fica mais simples e barato executar a reforma do jeito que eu sugiro acima. Questão de escolha...
Legal Gil, Vou levar no meu tapeceiro e trocar umas idéias com ele. Porém tenho que aguardar o desfecho do isolamento com manta asfáltica do pessoal, aí faço a tapecaria. Pois a sujeira deve ser grande..
Abraços...
Dantas:concordo:
shuther4x4
24/08/2008, 23:30
O meu tinha na verdade um sanduíche de manta viapol, feltro (aquele tapete que vai por baixo do carpete automotivo), e tapete de borracha. Olha, simplesmente uma casa aconchegante para o cupim de ferro!!!
Sinceramente, se for usar o Niva com finalidades off, pense 3 vezes antes de fazer isso. Agora se tiver finalidade on, é uma boa pedida, reduz bem o barulho e calor interno.
No meu estou fazendo o seguinte: Eliminando a ferrugem, tratando a chapa com neutralizador e wash primer. E vou pintar (ainda não decidi, mas estou pensando em produtos da linha Hammerite (preciso estudar mais sobre o assunto) e por cima um tapete removível de borracha. Assim quando precisar, tiro o tapete e a lata já fica exposta, facilitando a limpeza e secagem do assoalho.
Veja na foto o revestimento que tirei somente da parte da frente (motorista e passageiro) (da traseira já tinha tirado antes). Repare que na foto ainda tinha sobre o túnel, sobre o antirruído original.
abraços.
Caros amigos,
Fiz isso no cacique mas usei uma manta autoadesiva um pouco mais fina mas bem mais facil de instalar principalmente porque ja vem com adesivo e quando esquenta derrete e ei pra retirar so raspando a chapa. aqui estao algumas fotos do trabalho no Cacique. Depois retirei todo o revestimento interno e tambem todaa fiaçao que foi substituida por um chicote especialmente desenvolvido para o Cacique e alem da manta asphaltica foi tambem colocado um isolante macio para ruidos a base de espuma plastica e aluminio muito maleavel e aplicado com cola spray 3M sobre a manta por baixo dos tapetes de borracha e das placas de aluminio fixadas no piso. Um trabalho artezanal. Para mais detalhes é so perguntar.
Abraços
glausians
25/08/2008, 10:49
Ola amigos, estou participando apenas agora desse forum, eu estou sempre lendo, e achei esse topico interessante, pois eu ja fiz isso no meu nivinha, a uni, quando comprei esta parado a 3 anos recebendo chuva, entao imagina como estava o assoalho, entao levei num latoeiro, que achei que era de confiança e pedi pra ele fazer tudo direito para mim. ele fez todas as soldas,e reformas necessarias, foi dificil, mas ficou relativamente bom, mas na hora do acabamento, ele colocou essa manta asfaltica e deu o maior rolo, pois antes de colocar a manta ele passou aquela massa antiruido (Underseal) e a manta asfaltica nao gruda direito em cima de emborrachamentos, o lugar que ela gruda bem mesmo é na lata, e se entrar agua em baixo, pode ter certeza que com o tempo ela descola, e enferruja.
eu retirei toda a manta e o emborrachamento, dai ficou tudo na lata, lixei, tratei a ferrugem e passei novamente o emborrachamento por cima...
por enquanto vou deixar assim...
quando me sobrar dinheiro pretendo fazer um jateamento...
mas...
por enquanto é o que posso fazer.
eu digo por experiencia propria que essa manta asfaltica se nao bem colocada vai dar muita dor de cabeça...
Salve salve amigos...
Por falar em jateamento... Gosto um tanto desse processo pq ele não perdoa... Se tiver ferrugem, vc vai buscar caco de lata podre lá longe...
Estou MUITO interessado em jatear o Kalashnikov todo...
Alguém já encarou uma dessa? Tem idéia de quanto vai de dindin pra um tratamento completo?
Achei uma pistola de jateamento de escória por 200 latas (usada) e trabalha com 150psi. Mas tenho uma sensação de que vou ser expluso de casa se resolver fazer isso sozinho.
Ah, sobre o isolamento: acho que emborrachar vai bem, uma mantinha de isolamento de carro de passeio (feita sob medida) e um bom tapete de borracha artesanal (feito com manta de borracha de uns 3 ou 5mm).
O bom dessa solução é que depois de encharcar, é só colocar no sol pra secar... Ou tirar tudo antes de entrar na água...
Saudações!
emtsuhako
26/08/2008, 18:55
Pessoal, se for para reduzir calor e ruído, o melhor é:
1. emborrachar o assoalho e colocar uma manta de borracha (tapete como mencionado pelo Izzi);
2. manta aluminizada na parede corta-fogo (lado do cofre);
3. parede corta-fogo, lado interno (cabine) pode ser feltro com face emborrachada (na verdade, piche);
4. tunel, lado interno, feltro com piche;
5. defletor de calor (chapa de alumínio) ao longo do escapamento e abafadores;
6. manta aluminizada no capô e;
7. feltro com piche no teto.
Qdo digo feltro com piche, na verdade é um feltro com uma face preta, acho que é piche ou afim.
Tem umas pessoas que colocam fita de amianto ao longo do escape... no escape parece ser uma ótima idéia, no escapemento não vejo muita vantagem (vai muita fita e acumula muito barro).
ANDRÉ CORRETOR
01/10/2008, 20:50
Também Estou Iniciando O Processo De Reforma No Russo E Após A Mão Do Lanterneiro Quero Revestir Todo O Piso E Painel. Pretendo Usar Ferrolack Aplicando Com Pistola(que Será Aplicado Embaixo Também) 1º, Depois Batida De Pedra Brascovedi, Feltro Betunado De 5 E Uma Manta De Burracha. No Painel E Parede Corta-fogo Este Revestimento AlumiNIzado.
Tópico interessante aqui mesmo do 4x4 sobre uma manta de feltro aluminizada. Uma boa opção de proteção térmica e sonora.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=708950#post708950
shuther4x4
07/10/2008, 21:28
Tópico interessante aqui mesmo do 4x4 sobre uma manta de feltro aluminizada. Uma boa opção de proteção térmica e sonora.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=708950#post708950
O meu tinha separado, a manta de feltro, o viapol e a borracha, mas tirei tudo e mandei pro lixo, pois no meu caso (no meu caso ok) estava virando uma excelente casa pra cupim (de ferro!!!).
Abraços.
Paulo EAR
10/10/2008, 23:08
Eu fiz o assoalho do meu niva, eu mesmo apliquei o tal emborrachador (dei duas mão) que custa lata R$ 6,80, usei 3 latas.
Comprei 4 metros da manta asfaltica viapol classic aluminio 3mm (18,00 o metro).
Fiz os moldes do assoalho na cartolina e passei pra manta, cortei com tesoura e estilete e apliquei no assoalho. No tutorial diz pra usar um maçarico pra fazer a manta selar....por enquanto nao usei o tal maçarico, por não achar necessário. A manta é bem pesada e não escorrega, e próprio emborrachador segura ela. Assim quando vou pro barro, ou entra agua no carro, tenho a opçao (ainda não usada) de retirar tudo e ver se o assoalho está umido.
Custo total 92,40.
Achei que ficou bem legal, e diminuiu muito o barulho interno. Estou pensando em quando fazer funilaria nas portas, colocar nelas tambem.
Espero ter ajudado.
shuther4x4
11/10/2008, 19:01
Eu fiz o assoalho do meu niva, eu mesmo apliquei o tal emborrachador (dei duas mão) que custa lata R$ 6,80, usei 3 latas.
Comprei 4 metros da manta asfaltica viapol classic aluminio 3mm (18,00 o metro).
Fiz os moldes do assoalho na cartolina e passei pra manta, cortei com tesoura e estilete e apliquei no assoalho. No tutorial diz pra usar um maçarico pra fazer a manta selar....por enquanto nao usei o tal maçarico, por não achar necessário. A manta é bem pesada e não escorrega, e próprio emborrachador segura ela. Assim quando vou pro barro, ou entra agua no carro, tenho a opçao (ainda não usada) de retirar tudo e ver se o assoalho está umido.
Custo total 92,40.
Achei que ficou bem legal, e diminuiu muito o barulho interno. Estou pensando em quando fazer funilaria nas portas, colocar nelas tambem.
Espero ter ajudado.
Nesse caso de poder tirar tudo, aí sim:concordo:. No meu não tinha essa opção, a não ser que desmontasse a viatura toda por dentro. E realmente, diminui mesmo o barulho (e o calor viu).
Nas portas já tem um antirruído original, mas que no meu estava com ferrugem nas bordas (acumulava umidade). Veja na sua se já não tem esse problema, pois aí já aproveita e coloca essa manta.
Abraços.