PDA

Ver Versão Completa : Nível oleo motor no Grand vitara 2.0

Adilson Araujo
21/08/2008, 14:30
Olá pessoal! Recentemente comprei um Grand Vitara automática 2.0 16v 1999 mod 2000. O carro é ótimo, só alegria... Porém hoje fui trocar o oleo do motor e o pessoal da oficina não conseguiu localizar a vareta para fazer a medição do nível do óleo. Existe uma vareta bem comprida mas eles dizem que aquela vareta é para medir o nível do óleo da caixa e não do motor?! A conclusão que os mecânicos chegaram é que não existe vareta para medição do óleo do motor e o nivel é medido através de um sensor e caso esteja baixo uma luz no painel acenderá. Isso procede? Peço ajuda ao pessoal que conhece a Grand Vitara para confirmar se existe ou não uma forma de medir o nivel do oleo do motor, e outra : Qual a quantidade de oleo que vai no motor a cada troca?? Conto com a ajuda dos amigos... abraços Adilson:concordo:

Newton Guerra
21/08/2008, 15:21
Olá pessoal! Recentemente comprei um Grand Vitara automática 2.0 16v 1999 mod 2000. O carro é ótimo, só alegria... Porém hoje fui trocar o oleo do motor e o pessoal da oficina não conseguiu localizar a vareta para fazer a medição do nível do óleo. Existe uma vareta bem comprida mas eles dizem que aquela vareta é para medir o nível do óleo da caixa e não do motor?! A conclusão que os mecânicos chegaram é que não existe vareta para medição do óleo do motor e o nivel é medido através de um sensor e caso esteja baixo uma luz no painel acenderá. Isso procede? Peço ajuda ao pessoal que conhece a Grand Vitara para confirmar se existe ou não uma forma de medir o nivel do oleo do motor, e outra : Qual a quantidade de oleo que vai no motor a cada troca?? Conto com a ajuda dos amigos... abraços Adilson:concordo:

Os "mexânicos" viajaram. Tem vareta sim. Olhando pela frente, fica na tampa de válvulas, logo atrás da barra de torção, do lado esquerdo. É amarela. O puxador dessa vareta quebra fácil, pode ser que o seu GV esteja sem. Mas o furo tem que estar lá, hehehe.

São 5,2 litros, troque sempre com o filtro também.

Abraços

P.S.: A vareta comprida que fica perto da parede de fogo é do óleo de câmbio mesmo.

Adilson Araujo
02/09/2008, 15:04
Os "mexânicos" viajaram. Tem vareta sim. Olhando pela frente, fica na tampa de válvulas, logo atrás da barra de torção, do lado esquerdo. É amarela. O puxador dessa vareta quebra fácil, pode ser que o seu GV esteja sem. Mas o furo tem que estar lá, hehehe.

São 5,2 litros, troque sempre com o filtro também.

Abraços

P.S.: A vareta comprida que fica perto da parede de fogo é do óleo de câmbio mesmo.
Grande Guerra!! Meu pc deu pau e só hoje vi sua mensagem, fui verificar e não é que o puxador da vareta está quebrado exatamente com vc falou!! Fiz um novo puxador com durepoxi, acho que vou pintar de vermelho para facilitar a visualização dos mexânicos,hehehe... Quando fui trocar o oleo juntou uns 4 em volta do motor e procuraram , procuraram... ergueram o carro e procuraram, procuraram... e foram unanimes no veredicto: Não existe medidor, o nivel do oleo é medido através de um sensor e qualquer problema uma luz se acenderá no painel.... Tudo corneta!!!!! Valeu demais pela dica, já deu pra perceber que esse fórum é porreta! :palmas::palmas::palmas: Grande Guerra, valeu mesmo!!!:concordo: abraço

Adilson Araujo
31/08/2009, 12:17
Salve rapaziada! Alguem pode me ajudar informando qual é a quantidade de oleo que vai no motor com a troca do filtro no GV 2.0 16v aut 99?

abraxxxx

Newton Guerra
31/08/2009, 15:40
Salve rapaziada! Alguem pode me ajudar informando qual é a quantidade de oleo que vai no motor com a troca do filtro no GV 2.0 16v aut 99?

abraxxxx

Tá escrito na primeira resposta acima: 5,2 litros. Por curiosidade no manual do Tracker (motor idêntico) indicam 5,5 litros. Normalmente eu coloco 5 litros e fica próximo do máximo.

Abraços

R1C4rdo
01/09/2009, 22:19
Tá escrito na primeira resposta acima: 5,2 litros. Por curiosidade no manual do Tracker (motor idêntico) indicam 5,5 litros. Normalmente eu coloco 5 litros e fica próximo do máximo.

Abraços

É isso ai! Recentemente eu troquei o óleo da minha viatura e coloquei 5 litros, ficando a marcação na vareta acima da metade, portanto um nível traquilo.

abraços!

Carloss
05/12/2012, 16:42
alguem sabe dizer qual é o oleo ? recomendado para o Gran vitara 2.0 16v aut 2010 ?
não encontrei esta recomendação no manual, ou não vi direito.

meu problema de colocar oleo para 10 mil km, é que levo um ano pra rodar tudo isso, tendo que trocar o oleo na metade de sua vida.
se tivesse para 5 mil, seria bem melhor.

grato

Chuva
05/12/2012, 18:22
Carlos,

Sobre o óleo do motor há muita informação e cada um tem uma opinião.

Se o motor estiver bem rodado é interessante colocar um óleo mais grosso mineral 20w50. Se o motor estiver joinha vc pode colocar um óleo mais fino tipo 10w40. Eu gosto muito da marca Mobil.

Eu coloquei um óleo 5w30 e foi só alegria. Motor não fuma como imaginei q talvez fizesse, não bate muito qdo liga (1seg), roda mais livre e ajuda a economizar combustível.

Sobre o prazo de troca, outro dia vi um comparativo simples na internet sobre o óleo mineral e o sintético (ou semi-sintetico, ou melhor q tenha base sintética). Os caras colocaram uns 200ml de cada tipo em uma frigideira e deixaram até o ponto em que o óleo mineral sumium virou fumaça e a frigideira ficou com uma borra nojenta enorme.. ja o óleo sintético ou semi nem mudaram de cor..

Sabemos q o motor não esquenta tanto como no fogo de um fogão, mas depois disso nunca mais coloco óleo mineral em carro original semi-sintético, daí acho q vc pode deixar para 10kkm sem problemas.

boa sorte

Carloss
05/12/2012, 19:02
eu nem sabia que era indicado oleo mineral neste carro, sempre usei nos meus semi ou sintetico puro, a ultima vez que vi oleo mineral foi com minha caravan de carburação, rs rs

então o que eu queria saber qual é a marca do oleo recomendado pelo fabricante.

obrigado

Carlos

Chuva
05/12/2012, 21:56
nossa Carlos, viajei, realmente.. eu escrevi mineral por ter pensado no 20w50 mineral, mas é semi msm!!
[ ]