Conectar

Ver Versão Completa : Kit gas no Samurai - Heresia?

Portella
15/08/2008, 17:50
Acabei de comprar meu suzuki samurai ano 95. Dei sorte, pois peguei carro de mulher, bem conservado e com a mecânica em perfeito estado (pelo menos me parece até o momento). Estou extremamente satisfeito com o carro e gostaria de agradecer ao pessoal dessa lista, já que foi graças as dicas que recebi aqui, que optei pelo samurai.
Entretanto, estou prestes a fazer uma pergunta que pode soar como heresia para alguns. Espero que considerem que, no quesito 'jipe', apesar de sempre ter gostado deles, sou passageiro de primeira viagem. Considerem também que economia é um fator importantíssimo para mim no momento e pode fazer a diferença entre usar o carro só pelas redondezas ou viajar para voar (pratico vôo livre). Espero que a heresia não chegue perto daquela citada por alguém no meu tópico anterior, quando disse que me matariam se falasse em comprar um Ecosport. E o pior é que concordo, visto que minha mãe possui um e acho que o carro não diz nada; não é nem uma coisa, nem outra.
Devo instalar um kit gás? Sei que o carro tem cilindrada pequena e custa a acelerar, logo a perda de potência pode se tornar proibitiva. Já me disseram também que pode prejudicar o motor. Tenho um amigo que possui uma Cherokee com kit gás e viaja pra lá e pra cá com ela, chaveando pra gasolina quando precisa de potência. No entanto, a cherokee tem mais motor.
O fato é que o fator 'economia' tem um peso grande para que eu possa viajar com meu carro.
Bom, é isso. Agradeço a todos, pois consegui uma ótima compra graças as dicas recebidas aqui.

Sergio Rocha
15/08/2008, 17:58
'Faça as contas. Um kg de gas corresponde, a grosso modo a 1,2 lts de gasiolina.Ou seja.Se seu carro faz 10 kml de gasolina ele deve fazer 12 kml com 1 kg de gas.

Veja quanto vc roda por mes e calcule a economia em R$, divida pelo preço de um Kit e veja quantos meses vai levar pra vc 'pagar "pelo Kit.

Valeu a pena ? Coloque.Senão deixa como está, porque motor pequeno com Kit gás sofre.

[]':concordo:

RHL
15/08/2008, 18:18
Cara... o Samuca é super econômico... não coloca gás nele não.. Cheroka faz 3, 4 km/l por isso o GNV.
Faça uma boa limpeza na injeção e troque velas, cabos e filtros e seja feliz!

não esqueça das fotos

Poc
15/08/2008, 18:38
Compensa não e no mais, vai por o cilindro aonde??? NO bagageiro??? rs rs rs
[]s.

leo cabral
15/08/2008, 18:49
o nome desse tópico deveria ser:

Kit gás no Samurai é uma Heresia , uma blasfemia , um ato de terrorismo...

Márcio Magalhães
15/08/2008, 21:08
Olá,

O Sérgio disse tudo! Pense na sua necessidade!

[]´s,

Alexandre X
15/08/2008, 21:14
Porque não troca por um uno mille? acho que é mais jogo.

Poc
15/08/2008, 22:09

Como diz o Chavez "isto, isto, isto." rs rs rs

leo cabral
15/08/2008, 23:10

porque muita gente quer tirar onda de jipe e não "pagar" o ônus de manter um 4x4.

Realmente um miile fire é carro ideal para esse caso.

Márcio Magalhães
15/08/2008, 23:19
Olá,

Eu não entendo a lógica de que não se pode economizar colocando GNV.

Fere os deuses do off-road?
Ter um 4x4 torna o uso dele restrito ao fora-da-estrada?
Se você anda muito com seu jipe não se pode tentar reduzir os gastos?
Ter um jipe é coisa para quem tem grana sobrando?

No meu falecido, que gastava feito um cão, eu andava no GNV. Quando ele via o chão de terra era só apertar um botãozinho no painel que a boa e velha gasolina jorrava no carburador.

Nunca percisei de Uno Mille.

[]´s,

leo cabral
15/08/2008, 23:24
marcio o problema no caso desse tópico é a relação custo beneficio.já que como foi citado, a economia é o fator principal para o uso do carro.

O alexandre acertou em cheio , com a dica do uno mille.

Portella
16/08/2008, 01:03
Eu continuo grato aos membros desse forum, pois graças aos seus comentários sensatos e equilibrados eu fiz uma excelente compra. Meu único mérito fica na minha capacidade de separar o joio do trigo... e é incrível como o joio se destaca facilmente.

Caro Leo, eu não quero tirar onda de jipe, até porque, para sua decepção eu não acho que seja onda ter um jipe. Talvez seja, aliás, para quem tem pouco mais a apresentar.

Eu pratico vôo livre e pego estradas de terra e rampas íngremes que costumam deixar um uno mille em frangalhos depois de um tempo e a verba anda curta ultimamente. Para complementar, acho que pedir uma informação nunca deve soar ofensivo para qualquer pessoa mais esclarecida, já que, mesmo que não precisasse do kit gás, poderia postar a pergunta por mera curiosidade.

Continue tirando onda com o seu 4x4 com pedigree. Com certeza sua mãe morre de orgulho daquela sua foto no volante do seu puro sangue.:palmas:

Obrigado para os que me responderam com a intenção de me trazer uma solução.

leo cabral
16/08/2008, 01:26
calma portella , você vestiu a carapuça muito rápido!!:roll:

o samurai ira dar conta muito bem das suas aventuras , basta andar na "manha" que ele faz 11km/L.

Esqueça esse negocio de GVN e bons vôos.

Alexandre X
16/08/2008, 01:27
Portella, não se ofenda. As vezes o bom senso tem que imperar, o motor do Samurai já é raquítico, mal tem espaço no interior e você quer colocar um cilindrão pesado dentro dele? E a suspensão traseira, tá certo que suspensão com feixes de molas são robustas e eram usadas em carruagens, mas fazer ela suportar esse peso o resto da vida? Vai colocar uma lamina a mais e depois vai reclamar que o bichinho ta duro feito um pau.
Tenho um amigo que teve um Samurai com GNV e foi muito feliz por muito tempo com sua esposa e seu cachorro. Mas você mesmo disse que era uma Heresia, se quer ser herege, seja! cada um com seu cada um...

diogo ludovico
16/08/2008, 13:17
Portella, eu já tive um mille 2003, fazia 13km/l em média, dai troquei no meu samurai 97 que fazia 10km/l em média.
Claro que com isso passei a gastar mais com gasolina, mas é o preço do 4x4.
Entendo seu motivo a querer mais economia, pois viso a mesma coisa, assim, já pensou em ao invés de usar gas, que tem o incoveniente de caregar um cilindro pesado (já que o samurai é pequeno) e ter relação de 1,2 (gasolina/gas) conforme informado pelo pessoal, trocar o motor por um a alcool (claro que isso tem suas implicações).
O motor original faz 10km/l na gasolina, um AP a alcool (não é o flex) faz 10 se for o 1.6 e 8 se for o 1.8.
Tá que não é facil mudar o motor, e etc e tal, mas desta forma pode-se ganhar um pouco mais de potencia (1.:pensativo:) e ficar com um motor economico.
Pelo menos aqui em Goiânia com o alcool a R$ 1,35 contra R$ 2,54 da gasosa está compensando....

é uma ideia, mas na minha opinião, ficaria com o motor original a gasosa mesmo.

Portella
17/08/2008, 01:18
Valeu Diogo! Acho que vou mantê-lo do jeito que está. Eu não QUERO colocar um kit gás, só queria saber se havia uma forma extra de economia, o que me daria maior liberdade para viajar. Mas não posso pensar só não economia, ou ficaria com minha xlx 350, que é barata e consome pouco, só que não sobe rampa carregando equipamento... até sobe (no caso do parapente), mas a que custo.
Alexandre, você acabou ajudando. Poderia ter respondido de forma sensata logo de início, não?

RHL
17/08/2008, 13:17
Com o AP 1.8 Mi o meu feroza faz 10,2 na estrada, andando a 100km/h.. sobra potência e o consumo é bom.
De repente você acha um samuca com AP adaptado...

JEFFCATUNDA
17/08/2008, 14:26
Portella.

Liga não que esse povo é assim mesmo....tudo grosseiro e mal educado....coisa de mecânico sujo de graxa.....

Mas são gente fina, dão uma de durão para combinar com as viaturas....no fundo no fundo são tudo florzinha(heheheheheheheheheheheheheheh).

A gente tá aqui para ajudar mesmo aos novatos.... eu mesmo aprendi tudo que sei de OFF-ROAD por aqui....

Fique a vontade colega.

MAS NÃO FAZ ESTA MERDA DE BOTAR GNV NO SAMUCA NÃO QUE TU SÓ VAI TER ABORRECIMENTO!

leo cabral
17/08/2008, 15:04
fundo no fundo são tudo florzinha(heheheheheheheheheheheheheheh).

Jeff florzinha é o c@&#*¨%!!!

Portella
18/08/2008, 00:27
calma leo, você vestiu a carapuça muito rápido!!:rolleyes:

Mas podem deixar, que eu não vou colocar GNV no meu samurai. Aborrecimento é a última coisa que preciso agora.

JEFFCATUNDA
18/08/2008, 00:47
Deixa de besteira leu....florzinha queimada vira incenso!...

Colegas, eu tô brincando... respeito muito todos por aqui e até por isso me permito brincar um pouco....

Portella.

Tenho um samuca 95 metal top e ainda na sua configuração original, e posso te dizer que é uma viatura muito boa...mas é verdadeiramente um JEEP...com feixe de molas e aquele barulhinho de CJ, que particularmente acho muito bonito por me lembra de minha infância( meu pai, meus tios e meu avô possuiam JEEPS)...portanto muito duro para o uso urbano.

O meu faz 10.5km/l em circuitos mixtos estrada/cidade e um pouco mais de 7km/l em uso de 4x4 HI e REDUZIDA...

Como só uso para os passeios, ainda não fiz medições só na cidade ou só estrada, mas acho que vai ficar em torno de uns 8km/l na cidade e uns 11 ou 13 na estrada.

Lembrando que exceto nas trilhas, o ar condicionado está sempre ligado.

É isso aí!

Alfredo Stavale
18/08/2008, 10:09
Camarada Portella, se você usa muito o carro coloque o gnv no seu carro.

eu comprei o meu jimny já com gnv, eu não colocaria pois ando muito pouco de carro, meu carro tem pneus 30" e ando numa boa de gnv, o carro fica bem mais lento e faz +/- 10km/m³ levando em conta que o pneu maior "anda mais" esse valor pode melhorar.

apesar dos motores parecidos, o jimny tem 80cv e o samurai tem 69cv talvez isso faça uma diferença com gnv pois é natural perder força comparado a gasolina.

boa sorte!