Conectar

Ver Versão Completa : [HSD2.5] Retirada da Hélice

Rogerinho
14/08/2008, 10:36
Amigos,

Mais uma vez recorro a vcs para a solução de um problema!!! Estava trocando a correia Poli-V e da hora de apertar o esticador o prisioneiro acabou por quebrar...e já imaginam, né?...Pois bem, precisor tirar toda a carçada da bomba d'agua, pois não estou conseguindo sacar o que quebrou do prisioneiro ali e para isso preciso tirar a hélice do motor...e não estou conseguindo e nem achando informações para esse procedimento!!!Se alguém pudesse me mostrar fotos e os procedimentos eu ficaria muito agradecido....

Mais uma coisa, até quando é normal a hélice não oferecer resistencia?...A minha se eu quiser girar, giro sem problemas com a mão...mas ela não "embala", se eu parar de forçar ela para na hora!!!É normal ou devo substituir também essa peça?

Um forte abraço

Edintruder
14/08/2008, 14:20
É assim mesmo. Só gira enquanto empurras.

Para tirar a hélice precisas de uma chave própria para isso. Eu peguei uma chapa de 1/4 e recortei uma chave. Não lembro se é 27 ou 28mm, porém o ideal é ir numa serralheria e mandar soldar umas pranchetas de forma que fique uma chave de boca de 28mm e bem estreita. Para soltar, basta gira a hélice para o mesmo sentido do motor.

O tensor sai pelo meio das pás da hélice, vai girando que sai por baixo do filtro de ar. Com um alicate de pressão tira o pedaço do prisioneiro. Coloca um parafuso em vez do prisioneiro que fica mais fácil.

Rogerinho
14/08/2008, 14:45
Edintruder,

Que bom que minha hélice esta normal !!! Menos um dinheiro que preciso gastar...

Agora, tirar do lugar está um parto...estou vendo que não vou conseguir sozinho, se não fosse pelo "pequeno" problema do tensionador eu a levaria pra sacar esse prisioneiro em um mecanico...mas como está sem a correia Poli-V ela está sem freio...e sacar isso aqui ta complicado!!!

Como já vou trocar a bomba d'agua mesmo, tentei comprar na MWM toda a carçada e assim evitar o problema se ter que sacar esse bendito prisioneiro do esticador!!!Só não entendi o fato de vc falar que ele saí por baixo do filtro de ar...a minha ainda tem o a caixa do filtro quadradinha, acho que na EuroII já é diferente...!!!o Esticador já está fora...

Bom, resta tentar sacar esse prisioneiro no local...ou converser algum mecanico a vir aqui...

Muito obrigado pela ajuda, um abração!

Anthoniusnikos
14/08/2008, 17:50
Rogerinho, vai com calma que dá para resolver. O sentido que o Edin falou, olhando o motor de frente, é o anti-horário (sentido inverso dos ponteiros de um relógio). Sai com pequenas porradinhas. A chave tem boca 27 mm, porém deve ter pouca espessura para entrar no vão. Uma chave normal não entra. Existe a venda chave especial para esse fim.
Abração

Edintruder
14/08/2008, 18:16
Então se tiveres uma haste longa e firme podes tirar com a ajuda de um martelo, e ir afrouxando aos poucos. Outra coisa que podes fazer é comprar uma chave de boca 27 e passar num esmeril até ficar fina o bastante para caber por trás da hélice entre a tampa da correia de distribuição.

Se já tirasses o esticador então fica mais simples. Tenta pegar o prisioneiro com um alicate. A hélice quando tirares, talves não consigas tirar do local sem tirar o radiador junto, então basta deixar dentro do difusor encostado no radiador que ganhas espaço de qualquer maneira.

Rogerinho
15/08/2008, 03:39
Edintruder e Antoniusnikos,

Eu, em momento de irritação máxima, resolvi retirar tudo...tirei admissão, radiador, interooler, etc etc etc!!!Amanha compro uma chave de 27mm e levo em uma oficina para esmerilhar...vamos ver se isso vai dar certo !!! Se não ser, a unica alternativa que tenho é chamar alguém aqui pra sacar toda essa carcaça e levar pra retirar o prisioneiro...

Um problema que tenho é que na casa de meu pai, onde moro, temos duas garagens...e em uma dessas temos uma pequena oficina...mas como desgraça não anda sozinha, o problema se deu na garagem menos favorável, por isso estou vendo tantos obstáculos assim!!!

De qualquer forma vou seguir o conselhos dos amigos...só peço que não reparem em possíveis erros de português, pois resolvi tomar uma cerveja com os amigos e logo depois ler o fórum ... :mrgreen:

Um forte abraço

Rogerinho
15/08/2008, 10:24
Opa,

Só mais uma coisa que esqueci ... não tem como tirar o prisioneiro com um alicate de pressão, ele quebrou somente a pontinha mesmo, vemos pedaços da rosca!!!Hehehe ... qual seria a graça se fosse simples? :mrgreen:

Um abraço

Edintruder
15/08/2008, 14:58
ahahah! Mas ainda assim é muito simples!
Tens transformador de solda? Basta soldar um parafuso de aço de 6mm nessa ponta que ficou e desenrosca com uma chave de boca 10mm. Se não tens solda tira com uma talhadeira fina ou chave de fenda fina e um martelinho, e vai batendo e desenroscando. Patra complicar, podes meter uma furadeira com uma broca fina e um "macho" esquerdo para sacar essa ponta do parafuso. Para retirar isso pode levar de 1 minuto a uma hora de serviço. O mais difícil tu fizesses, tirasses o coletor de admissão!!! Eu não consegui nem tocar em 3 parafusos que prendem o coletor! Quando instalares, coloca uma junta nova com graxa para vedar.

Anthoniusnikos
15/08/2008, 17:04
Rogerinho, depois que a poeira abaixar, aproveite e faça uma boa limpeza no radiador.
Abraços

Edintruder
15/08/2008, 17:18
Anthonius, o radiador é novo, porém é mais fino e de inox, o que ao meu ver, o inox compromete a troca térmica ao meu entender...

Rogerinho
15/08/2008, 19:44
Opa,

Sabe o mais legal dessa Ranger?...A bichinha é tinhosa (:mrgreen:)!!!Edintruder, não é sacanagem...já fiz de tudo, talhadeira + martelo...furadeira...etc!!! Amanha vou mandar "amolar" minhas brocas...ae consigo colocar o macho e tirar esse infeliz...

Anthinusnikos,

O radiador é como o edintruder falou mesmo!!!To com o pé atras com ele...

Inclusive estou enfrentando problemas com aquecimento nela...!

Um abração

Flavio Junges Pereira
15/08/2008, 21:28
Rogerinho postei uma mensagem, mas acho que mandei para outra pessoa,peço desculpas pelo erro.Mas vamos ao que segue:Para ser mais rápido e preciso, solda uma porca em cima do toco do parafuso que ficou no bloco,com a porca sobre o local exato introduz o eletrodo pelo orificio dela e tenta encher o buraco até soldar no que restou do prisioneiro.Se for aluminio a base não dá.Boa sorte. Um abraço.

Edintruder
16/08/2008, 17:25
Flavio, mandasses mara mim!

Rogerinho
17/08/2008, 10:26
Opa,

Flávio, acho que essa vai ser mesmo a solução...o problema que não tenho máquina de solda em casa e a pick-up não tem condições de ir rodando!!!Tem alguma oficinas aqui por perto...acho que vou tentar leva-la empurrando mesmo, será mais seguro...mas (Lá vem merda...!) a criança está em uma garagem que na porta tem uma pequena ladeira...hehehe...alguém vai ter que sair correndo pra avisar que vem um mini-truck sem freio pela rua...!!!!

Obrigado e um forte abraço

leobnaval
17/08/2008, 12:09
Rogerinho não entendi "mini-truck sem freio pela rua...!!!!" se for com relação a não ter freio porque o motor esta desligado isso não existe afinal o que não funcionará será o servo-freio deixando o sistema de freio operante porém muito mais duro pesado o pedal, ok.
Quanto ao macho se possível leve ela a um torneiro antes de tentar tirar, eu tambem ja tentei resolver muita coisa em casa e no fim tive que levar ao torneiro que cobrou mais ainda porque eu dificultei a retirada.

Abraços

Edintruder
17/08/2008, 20:09
Bota uma foto!
Tens como arranjar uma bateria meia-boca? podes tentar usar um eletrodo 6013 de 1,5mm² para tentar soldar uma porca nesse parafuso. dá uma boa carga na bateria, mete o negativo no motor e o positivo na vareta. Com uma luva de couro segura pela vareta que fica mais fácil. Se abrir arco é serviço garantido, de ficar colando e não abrir arco, estás lascado...

Rogerinho
18/08/2008, 10:51
leobnaval,

Eu entendo muito mal de motor, quando começam a falar de periféricos fico igual cego em tiroteio !!! Fui tira-la de uma garagem para por em outro...e tomei um mega susto quando pisei do freio e não tinha nada...hehehe...mas já que está falando, acho que já tenho condições de levar em um torneiro!!!

Edintruder,

Pode até ser falta de educação, mas tenho que te perguntar isso...tens algum parentesco com o "Professor Pardal" !? ... :mrgreen: ... não leve a mal, é só uma brincadeira,ok!?...Hoje não vou ter tempo de fazer, mas vou mandar amolar minha broca, pois esta muito cega, e tentar tirar as sobras do prisioneiro...se não conseguir a solução vai ser mesmo um torneiro!!!Mas eu tirando já a hélice consigo arrancar toda a carcaça e vai facilitar bastante o trabalho do caboclo!!!

Tenho até vergonha de falar algo do tipo...tenho a pick-up a 10 meses...e olhando o manual de serviços descobri que originalmente ela tem ventoinha!!!Nunca entendi o pq de meu condensador do A/C não ter suporte, mas achava que tinha quebrado e o ex-dono não colocou outro...mas, pqp...não colocar a ventoinha é sacanagem!!!Onde compro essa peça?!...e qual o preço justo?!

Um forte abraço

Edintruder
18/08/2008, 21:01
Que ventoinha te referes? só tem o ventilador normal do motor, mais nada. Só se for à gasolina...

Eu meto a mão pois sou muito pão duro para pagar MO e mais ainda para chegar ao ponto de aprender só para não pagar mesmo!!! Ahahahah!

Não consigo pagar por algo que eu sei fazer e tenho condições de fazer. Só pago quando me falta equipamento ou tempo.

Rogerinho
18/08/2008, 22:22
hehehehehehe...

Estava só brincando, eu também sou viciado em mecanica...e meu problema com mecanicos é a desonestidade deles!!!E ainda tem os trocadores de peças, que não sabem o que esta acontecendo e saem trocando tudo...acho que os proprietários que gostam do assunto tem muito mais condições, pois tem carinho e dedicação...pesquisamos, fazemos amizade e vamos no problema já com quase toda certeza do mundo!!!Só tem um mecanico que mete a mão na minha Ranger, ele trabalhou com meu pai por 20 anos, e mesmo assim eu faço questão de acompanhar e ajuda-lo...e assim aprendo!!!

Quanto a brincadeira, foi só brincadeira mesmo...hehehehe...não ligue!!!Eu também gosto de criar, mas ainda não tenho know how suficiente, mas um dia chego lá...meus parabens à vc!!!

Agora, não tem ventoinha atrás do condensador do A/C não?!...posso estar ficando maluco, mas vi no manual de serviços isso!!!

Um abração