Conectar

Ver Versão Completa : Direção Hidraulica No Samurai:::prós E Contras..

JEFFCATUNDA
30/07/2008, 21:35
Para desmistificar este assunto vamos, por favor, postar o ano do samuca, o tipo de adaptação( de que veiculo) e os seus prós e contras, e alguma observação a mais que acharem necesárias, assim estaremos ajudando a todos os colegas....:concordo:

Ano:
95

tipo de adaptação:
ainda não fiz

Prós:
Alem do conforto, existe a possibilidade de andar com a viatura com pneus mais vazios para que ela fique mais macia e pulando menos...

contras:
acho que são pertinentes a todo tipo de adaptação...

OBS:
Pelos relatos, adaptar Dh do opala é quase plug and play, parece que com o compressor do santana.....

Joao Baeta
30/07/2008, 21:40
:arrow:Tem um tópico falando exatamente sobre isso!
É só achar!

Se colocar DH do Jimny nele.... Sairia perfeito! :dance:
Tem como colocar a bomba de Santana( C/ mangueira+reservatório)
Caixa de Opala ( Pitman+ terminais)
E reposicionar o ar... Seja feliz!!!!!!
:dance:

JEFFCATUNDA
30/07/2008, 21:51
João, tem um topico de como adaptar a Dh do opala no samurai... não tem um que os colegas digam o que estou perguntando.....

JEFFCATUNDA
30/07/2008, 21:53
Outra coisa colega......
"Se colocar DH do Jimny nele.... Sairia perfeito! :dance:"

neste caso não precisa dos complementos que vc postaou abaixo, é isso ne?

JEFFCATUNDA
30/07/2008, 21:54
O seu tem?

Qual os prós e os contras??

Joao Baeta
30/07/2008, 22:00
O seu tem?

Qual os prós e os contras??
:arrow:Não.... Mas penso em botar
Estou ainda pesquisando!!!!
:concordo:

JEFFCATUNDA
30/07/2008, 22:17
fAÇA ENTÃO COM EU COLEGA. COLOQUE POR AQUI O PORQUE DE NÃO TER COLOCADO AINDA?

QUAIS OS CONTRAS?

leo cabral
30/07/2008, 23:08
Jeff

Não é só a do jimny que é plug and play , a do Vitara também é.
E ela é bem mais fácil de achar em desmanches (na av. José bastos têm vários).

Colocar a DH de Opala não acho uma boa devido ao re-posicionamento do compressor do ar e por ela ficar super dimensionada para o peso do Samurai. (Opala-peso, 1 308 kg / Samurai-peso, 950 kg) O que deixa a direção leve em demasia.

Um amigo meu colocou a DH do opala recentemente no Samurai dele (modelo:metal top,ano: 1998 ), ficou leve até demais, da medo dirigir a 80km/h , o custo total da adaptação (em Fortaleza-CE com peças e mão de obra) ficou em R$ 1.500,00.

Na areia e dunas que é a realidade das "trilhas" do Ceará, é só alegria , da para baixar o pneu e manobrar sem nenhuma dificuldade.

O consumo de combustível aumenta , mas muito pouco.

Se vai valer a pena ou não você colocar , vai depender de vários fatores,entre eles:

O tipo de trilha que você faz.
O tipo de pneu que vocÊ usa ( MUD /AT /Street).
A calibragem que você costuma usar.
O Quanto você roda em asfalto/trilhas.
Quanto esta disposto a gastar
Se possui ou não ar-condicionado.

[]'s

Fabil
31/07/2008, 08:59
- colocar direcao hidraulica p/ meu ver só tem prós..

- em primeiro lugar, quem falou que colocar D/H de opala é quase plug'n play??? tá BEEEEMMMMM longe disso... assim como adaptar a D/H de vitara... tá bem longe de ser plug'n play...

- a D/H de opala fica UMA DELICIA, nao tem nada de leve demais , com pneus 31 fica show!!! Leo Cabral.. seu amigo deve ter colocado o setor hidraulico de opala ANTIGO que nao eram PROGRESSIVOS, ou seja.. nao endurecem a medida que o o giro do motor sobe ( e consequentemente a vazao da bomba) por isso o referido samurai deve ter ficado levissimo em alta velocidade

- nao interessa o tipo de trilha que faz e tampouco calibragem de pneus... se o objetivo é ter conforto no volante, a D/H é boa p/ trilha, asfalto, balizas etc..

- em samurais com A/C a instalacao de D/H de opala tb é possivel, porem vai dar um pouco mais de trabalho p/ posicionar a bomba hidraulica por causa do compressor de A/C ( o Samucaco de Brasilia usando a flange adaptadora de setor de opala que eu fabrico instalou no samurai dele SEM precisar reposicionar o compressor do A/C)

- a D/H do jimny é em termos fisicos ( furacao do setor e tamanho) plug'n play no samurai, precisando apenas adaptar a bomba, porem a D/H do jimny nao é facil e tampouco barato de achar...

enfim.. a D/H de opala é barata, a adaptacao é relativamente facil, por acaso eu fabrico uma flange p/ compatibilzar a furacao do opala com o chassis do samurai, ou seja.. usando minha flange vc nao precisa fazer furos nem soldas no chassis, e fica show de bola.. aahhhh o setor de OMEGA tb é igual ao do opala, s;o muda a saida das mangueiras..

T+

leo cabral
31/07/2008, 12:33
-
- nao interessa o tipo de trilha que faz e tampouco calibragem de pneus... se o objetivo é ter conforto no volante, a D/H é boa p/ trilha, asfalto, balizas etc..

Não concordo mesmo.Quando você esta na duvida de colocar ou não DH (como é o caso do colega Jeff ) claro que interessa sim e muito fatores como o tipo de uso , pneu , calibragem etc. entenda que dependo do uso e dos fatores que eu citei a D/H pode ser útil ou não. Lembre que o Samurai já tem um giro bem leve mesmo sem o uso da D/H

- Leo Cabral.. seu amigo deve ter colocado o setor hidraulico de opala ANTIGO que nao eram PROGRESSIVOS, ou seja.. nao endurecem a medida que o o giro do motor sobe ( e consequentemente a vazao da bomba) por isso o referido samurai deve ter ficado levissimo em alta velocidade

Exatamente isso , ela não é progressiva.:concordo:

eu fabrico uma flange p/ compatibilzar a furacao do opala com o chassis do samurai, ou seja.. usando minha flange vc nao precisa fazer furos nem soldas no chassis, e fica show de bola....

T+

Que pena não ter falado com você antes Fabil , não sabia que você tinha o flange para opala , tenho certeza que ficaria muito melhor que o flange que foi feito para adaptação da D/H do meu colega.:parede:

Fabil queria se possível saber o preço dos seus flanges e qual D/H é mais fácil de adaptar : opala ou omega.:pensativo:

- em samurais com A/C a instalacao de D/H de opala tb é possivel, porem vai dar um pouco mais de trabalho p/ posicionar a bomba hidraulica por causa do compressor de A/C ( o Samucaco de Brasilia usando a flange adaptadora de setor de opala que eu fabrico instalou no samurai dele SEM precisar reposicionar o compressor do A/C)

Você tem maiores informações sobre a maneira de instalar o seu flange sem precisar reposicionar o compressor do A/C ?:D

[]'s

Natanael Junior
31/07/2008, 12:47
-
T+

Opa Fabil, Não foi bem assim. Teve que reposicionar o compressor do A/C sim.
POuca coisa, mas teve. E para tocar tudo junto correia do Renault Twingo.

Pensei que isso tivesse ficado claro. No tópico abaixo tem até foto.
Não vou desenhar porque não tenho paciência e acho que não precisa, heheheh.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19692

Quanto aos prós e contras, até agora o único contra foi a despesa com as peças e a adaptação, mas de resto é só alegria. Se soubesse que ficava tão bom, teria feito beeeeeeemmm antes.
Lembro que uso o samucaco em trilha braba, com pneu cravudo e bloqueio também no eixo dianteiro.

Acho que no tópico acima dava pra dirimir as dúvidas postadas no presente tópico, "enxugando" o fórum. Mas sou "orêia" e só acho. hehe

Abraço,

leo cabral
31/07/2008, 13:47
Opa Fabil, Não foi bem assim. Teve que reposicionar o compressor do A/C sim.
POuca coisa, mas teve. E para tocar tudo junto correia do Renault Twingo.

achei estranho quando li,sobre colocar a D/H do opala sem reposicionar o compressor:concordo:

Fabil
31/07/2008, 13:49
Opa.. realmente Natanael eu havia entendido que vc conseguiu colocar sem reposicionar o A/C.. mas ok.. agora tá entendido

Leo.. a Flange sai a 80,00 + frete

T+

Joao Baeta
31/07/2008, 13:54
Opa.. realmente Natanael eu havia entendido que vc conseguiu colocar sem reposicionar o A/C.. mas ok.. agora tá entendido

Leo.. a Flange sai a 80,00 + frete

T+
:arrow:Ô Fabil.......
Aumentou o custo???
:pensativo:

leo cabral
31/07/2008, 15:00
Acredito que aumentou foi a matéria prima , e aumentou faz sentido , pois a siderúrgica Gerdau subiu em 20% o preço do ferro ( chapas , ferro para construção

Alfredo Stavale
31/07/2008, 15:18
pessoal, de curiosidade. Quem adaptou a D/H no samurai tem ideia de quanto custa no total?

Fabil
31/07/2008, 16:08
Joao.. aumentou sim.. Aço todo dia sobe...heeh

Alfedo.. se vc mesmo por a mao na massa, vai gastar uns 700,00 de pecas.. e isso batendo perna e correndo atras dos melhores precos..

se pagar alguem p/ fazer a adaptacao p/ vc, vai uns 1200,00

T+

Alfredo Stavale
31/07/2008, 17:14
preço bacana, vale o investimento.

Joao Baeta
31/07/2008, 17:39
Joao.. aumentou sim.. Aço todo dia sobe...heeh

Alfedo.. se vc mesmo por a mao na massa, vai gastar uns 700,00 de pecas.. e isso batendo perna e correndo atras dos melhores precos..

se pagar alguem p/ fazer a adaptacao p/ vc, vai uns 1200,00

T+

:arrow:Que abuso hein?
:mrgreen:

Fabil
31/07/2008, 20:36
Joao.. a culpa nao é minha, é culpa do FDP do bush e dos chinas... até onde sei aço é commodity.. mesmo o brasil sendo um dos maiores produtores mundiais, a gente paga preco internacional na merda do aço e ainda sofremos com degradacao ambiental das mineradoras..

T+

JEFFCATUNDA
01/08/2008, 00:14
O unico problema que estou enfrentando é o medo de tirar a originalidade do meu samuca...hoje fui ver o escapamento dele que estava com um vazamento e era original...tinha , tem remendos, mas é originnal....tive que tirar o abafador que estava solto.....não coloquei nada, mas estou achando que ficou muito barulhento só com o silencioso....acho que vou colocar um outro abafador...

voltando ao assunto, quando passar o medo de mexer eu coloco DH.....

leo cabral
01/08/2008, 09:13
O unico problema que estou enfrentando é o medo de tirar a originalidade do meu samuca...hoje fui ver o escapamento dele que estava com um vazamento e era original...tinha , tem remendos, mas é originnal....tive que tirar o abafador que estava solto.....não coloquei nada, mas estou achando que ficou muito barulhento só com o silencioso....acho que vou colocar um outro abafador...

voltando ao assunto, quando passar o medo de mexer eu coloco DH.....

Jeff , tentar manter todo original um carro , com mais de 13 anos de uso ,importado, sem assistência técnica no Brasil, que é usado em off road é uma tarefa bem difícil.

Mais ainda tentar manter o escapamento dele ...

Coloque o abafador do opala que fica bom.

Quanto a direção não coloquei ainda porque estou na esperança do Fabil criar um suporte que não precise mudar a posição do ar-condicionado.

[]'s

Fabil
01/08/2008, 10:11
Jeff...

a D/H de opala usando minha flange é TOTALMENTE REVERSIVEL... já que nao é preciso nenhum furo/solda no chassis.. o dia que vc quiser resgatar a originalidade ( coisa que eu acho pouco provavel de vc querer) basta voltar com o setor original

no mais é como o Leo disse... manter um JIPE de mais de 15 anos , importado, todo original é tarefa complicada, até mesmo pq a maioria das modificacoes que os mesmos sofrem sao p/ melhorar o uso no offroad...

T+

Natanael Junior
01/08/2008, 14:02
Só pra ficar mais claro:
1- O AR condicionado NÃO foi eliminado. O compressor foi reposicionado, só isso.
2- Não tem que mudar posição de radiador.
3- Não tem que trocar para-choque ( acho que mesmo sem o BOdy lift, a caixa do Opala cabe)
4- Existem diferentes caixas de opala. Procurem a ZF, progressiva, que é a mesma do ômega.
5- A Flange do Fabil serve para quem não quer fazer outros furos no chassi. Se isso não for importante para você, pode instalar a caixa sem a flange, fazendo outros furos no chassi. Recomendo a flange.
Abraço

JEFFCATUNDA
01/08/2008, 14:11
NATANAEL.

eu até sei que vc já postou umas fotos...mas desculpe a minha ignorãncia..vc pode dizer mais detalhadamente o que significa esta reposicionação do compressor..com é feito?

OBRIGADO!

Supercharger
01/08/2008, 14:55
vc pode dizer mais detalhadamente o que significa esta reposicionação do compressor..com é feito?

Como hoje é sexta-feira, vou me permitir responder esta! :mrgreen:
De forma bem detalhada, significa tirar da posição que está hoje e colocar em outra posição. Pronto, reposisionado! :mrgreen:

Depois dessa tenho certeza que ficou mais fácil do Natanael explicar! :concordo:

Saudações,
Gustavo.

JEFFCATUNDA
01/08/2008, 15:18
Grande Gustavo, como hoje é sexta-feira, vou me permitir de não dizer onde vc deve enfiar este compressor...Alterações milimétricas do posicionamento de um objeto é uma reposição....coloca-lo no porta-malas tambem.....
Apelo ao colega pela seriedade do que se está discutindo por aqui.

Obrigado pela atenção.

Natanael Junior
01/08/2008, 15:22
NATANAEL.

eu até sei que vc já postou umas fotos...mas desculpe a minha ignorãncia..vc pode dizer mais detalhadamente o que significa esta reposicionação do compressor..com é feito?

OBRIGADO!

tranquilo...
O Supercharger já explicou, heheh, mas vamos lá:
um novo suporte é feito para o compressor do AC, deixando-o mais baixo e permitindo caber a bomba da DH acima. Os suportes foram feitos bem reforçados, sendo que para a bomba da DH foi feita uma "pista" no suporte para regular a tensão da correia.
Segue desenho tosco das polias vistas de frente, sem e com a DH.

Supercharger
01/08/2008, 16:59
Natanael, certamente o desenho é só para o colega que está levando muito a sério o reposionamento fazer uma idéia, mas assumindo que está próximo da instalação real, não ficou pouca área de contato da correia com a polia do AC? Quando se aciona o AC e a polia "pesa", não derrapa?

Supercharger
01/08/2008, 17:04
Jeff, um detalhe. Pelas fotos do Natanael o Samurai dele é <96 e usa aquela correia estreita (esqueci o nome). Nos Samurais >96 as correias são daquelas mais largas, com diversas canaletas (Poly-V 4pk).

Supercharger
01/08/2008, 17:10
Natanael, acho que a pergunta de 1M de dólares é a seguinte: o rebaixamento da posição do compressor do AC careceu de abrir o sistema/perder o gás? Porque se só deu nele "um grau" e pronto, é moleza.

Fabil
01/08/2008, 17:12
bao... enquanto vcs discutem quem vai enfiar o quê em quem...heheheh

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44077

tá com preco bao....

T+

leo cabral
01/08/2008, 23:19
bao... enquanto vcs discutem quem vai enfiar o quê em quem...heheheh

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44077

a bomba do opala da certo ? pensei que ela era maior que a do santana.:pensativo:

JEFFCATUNDA
03/08/2008, 00:10
x2..............

Natanael Junior
04/08/2008, 12:40
Natanael, acho que a pergunta de 1M de dólares é a seguinte: o rebaixamento da posição do compressor do AC careceu de abrir o sistema/perder o gás? Porque se só deu nele "um grau" e pronto, é moleza.

Ocapa Supercharger. QAP QRV.
No meu caso perdi o gás porque tivemos que desenvolver o suporte, então desmontamos tudo. Para o final do mês deve sair o kit com os suportes. Com os suportes prontos não vai ser preciso.
Com isso vai economizar pelo menos o QSJ do gás. Essa semana devo deixar a viatura no QTH do Makoto, para, tirarmos os modelos e iniciar os kits, QSL?
QRTango.
Reco-reco nas costela.
Papa Xingu Nona América Oito um Oito Cinco, QRA Pé-de-pano, sapecando as Pixiricas.

JEFFCATUNDA
06/08/2008, 15:21
PESSOAL!!!

Será que a direção hidraulica do suzuki swift cabe na samurai??? estou com uma emgatada e vou fazer negócio caso seja positiva e resposta.......

Fabil
06/08/2008, 16:06
nao, o setor do swift é pinhao e cremalheira

JEFFCATUNDA
06/08/2008, 23:19
que pena......custava só 250,00

Natanael Junior
13/08/2008, 12:25
Natanael, certamente o desenho é só para o colega que está levando muito a sério o reposionamento fazer uma idéia, mas assumindo que está próximo da instalação real, não ficou pouca área de contato da correia com a polia do AC? Quando se aciona o AC e a polia "pesa", não derrapa?

Até agora não.

MaGao
13/08/2008, 15:26
Até agora não.

tem previsão para o "kit" ?
=)

JEFFCATUNDA
13/08/2008, 23:04
É...parece que incruou.........

Natanael Junior
14/08/2008, 13:48
o kit não "incruou" nada.
É que ainda não arranjei um jeito de deixar o samucaco no Makoto para conferir tudo e tirar os moldes dos suportes.
Segunda feira devo fazer isso.
Abraço.

leo cabral
14/08/2008, 20:44
Natanael seu kit será plug and play , correto? nada de mover a posição do compressor ?

JEFFCATUNDA
14/08/2008, 23:37
Cara... eu tambem to na fila.... será que ela anda??????

GILMAR ARAUJO
16/08/2008, 15:54
Natanael , levei o samurai pro makoto para colocar a direção , vi o seu lá ficou ótimo,
Parabéns pela máquina

diogo ludovico
17/08/2008, 23:13
Pessoal, logo logo precisarei colocar a DH, e gostaria de pergurnat a voces de Brasilia quanto tempo o Makoto leva para instalar o sistema e quanto fica.
Como moro em goiânia mas tenho parentes ai, fica facil de levar o carro e fazer o serviço ai.
Dependendo, dá para esperar ficar pronto.
Será que com as peças já compradas previamente gasta-se mais de 3 dias?

JEFFCATUNDA
18/08/2008, 00:14
EU TÔ MUITO LONGE DO TAL MAKOTO:parede::parede::parede: