PDA

Ver Versão Completa : Usar ou não Usar vavula termostatica

MaGao
30/07/2008, 21:29
Fala galera,

seguinte.. estou usando vavula termostatica e ta blz o meu carro.. não esquenta nem na trilha.. fica +- um pouco acima do minimo.. e na trilha fica no meio..
ja meu irmão começo a fever o carro dele.. dai tiramos a vavula e vuala.. fico tudo normal..

agora a duvida.. usar vavula ou não ? pq o meu(1998) não esquenta e o dele(1994) esquenta.. ? pode ser a vavula ruim ? ou o que?

Abraços,

Joao Baeta
30/07/2008, 21:33
:arrow:Qnd eu comprei o meu Samurai..... O motor ficavam mt acima do normal.....
E fomos descobrindo longo 4 anos..... Trocamos a garrafinha da expansão.... chegamos num ponto que estava sem a válvula termostática......!!!!!!!
Aí colocamos a valvula e ficou sempre no meio e pouco acima do normal!
Qnd eu pegava estrada ele ficava frio....!!!! Qnd para ele ficava la emcima!!!!!!!!
Coloquei e acabei com o problema!!!!!

Abs

JEFFCATUNDA
30/07/2008, 21:45
Interessante que estou com a mesma dúvida. meu samirai com certeza está sem a valvula termostatica porque o marcador fica no zero quase que todo o tempo... em engarrafamentos muito longos vai para 1/4.....e ai?

não conheço a configuração deste motor, e do tipo de gerenciamento hidraulico do mesmo, desta forma não sei se ... sem a valvula, eu vá estar esquentando mais, ou diferentemente setores deste motor....

O certo é que o meu não baixa agua e nem esquenta de forma alguma...já fiz em um dia quase 300 km de areia e dunas, e reduzidas..... e ele ficou por lá, pelos 1/4 do marcador de temperatura ....

MaGao
30/07/2008, 22:18
:arrow:Qnd eu comprei o meu Samurai..... O motor ficavam mt acima do normal.....
E fomos descobrindo longo 4 anos..... Trocamos a garrafinha da expansão.... chegamos num ponto que estava sem a válvula termostática......!!!!!!!
Aí colocamos a valvula e ficou sempre no meio e pouco acima do normal!
Qnd eu pegava estrada ele ficava frio....!!!! Qnd para ele ficava la emcima!!!!!!!!
Coloquei e acabei com o problema!!!!!

Abs

o meu quando eu reduzo e ando de primeira vamos dizer a 4mil rpm ele fica frio frio frio.. so esquenta quando to parado.. mais ele fica certa de 1/4 no meio do transito pesado.. raridade chegar em 1/2.. so se o carro ficar parado..

dai vem a questão : então minha vavula ta errada e o do meu irmão mais errado ainda ? kekekek

Abraços,

Joao Baeta
30/07/2008, 22:22
o meu quando eu reduzo e ando de primeira vamos dizer a 4mil rpm ele fica frio frio frio.. so esquenta quando to parado.. mais ele fica certa de 1/4 no meio do transito pesado.. raridade chegar em 1/2.. so se o carro ficar parado..

dai vem a questão : então minha vavula ta errada e o do meu irmão mais errado ainda ? kekekek

Abraços,
:arrow:Magão,
Ué... Qnd vc anda a 4 mil rpm logo ao ligar ele? Ou com o tempo?
:pensativo:

MaGao
31/07/2008, 07:59
:arrow:Magão,
Ué... Qnd vc anda a 4 mil rpm logo ao ligar ele? Ou com o tempo?
:pensativo:

assim que liga.. ligou a redução e andou assim.. a temperatura cai quase que instantaneo..

qual vavula vc usar ? de que carro..

Abraços,

Natanael Junior
31/07/2008, 13:14
se existe, deve ser útil...
tá bom, a barra estabilizadora também existe, mas é de uma inutilidade absurda, hehehehe.
Lembro que quando tinha o Nivão Pé-de-pano, fiquei um tempo sem a vávlula termostática e deu encrenca. Sei lá. Tenho medo de encrencas com sistema de arrefecimento. Eu manteria, como de fato mantenho, a válvula termostática lá.
Abraço com certeza de que essa mensagem super científica e técnica será útil como a barra estabilizadora do samucaco...

Joao Baeta
31/07/2008, 13:22
assim que liga.. ligou a redução e andou assim.. a temperatura cai quase que instantaneo..

qual vavula vc usar ? de que carro..

Abraços,

:arrow:Ô magao,
Algo bem estranho...... :!:
Vc ligou carro e o motor tá frio né?
Com o tempo vai esquentando até normal!
Coloqueo a termostato qualquer...
Abs

mir000
31/07/2008, 14:52
MaGao...

Ela é importante sim, para regular a temperatura ideal do motor...

O meu tava esquentando tb...

Varetei o radiador e troquei a válvula termostática... Coloquei uma da D10, motor Perkins... (Tem as referências no tópico de adaptações, tanto pra Vitara quanto pra Samurai)... Tempreatura 82ºC.

Tem umas do Uno que também servem (82º)... Tem outras que abrem antes (77ºC, se não me engano)...

O ponteiro do meu fica um pouco acima de 1/4 e quando esquenta um pouco mais(trilhas/congestionamentos) fica perto do meio... Pra ficar despreocupado com a temperatura, vou instalar um botão pra ligar a ventoinha do ar manualmente... Assim começou a esquentar, é só ligá-la...

[s]

leo cabral
31/07/2008, 15:45
vou instalar um botão pra ligar a ventoinha do ar manualmente... Assim começou a esquentar, é só ligá-la...

[s]

olhem uma vantagem de morar numa cidade que tem mais de 32° de temperatura. Eu nunca , jamais , em hipotese alguma desligo o ar-condicionado do meu Samurai, ou seja a ventoinha do ar ta sempre ligada.:dance:

MaGao
31/07/2008, 21:21
:arrow:Ô magao,
Algo bem estranho...... :!:
Vc ligou carro e o motor tá frio né?
Com o tempo vai esquentando até normal!
Coloqueo a termostato qualquer...
Abs

sim.. ele frio.. vai esquentando e fica bala.. fica em 1/4.. dai quando pego engarrafamento ou trilha fica quase no meio.. dai quando meto reduzida na trilha e jogo o rpm para 4mil ele desce e volta a ficar 1/4.. ate menos =))

o problema é o do meu irmão.. que esta esquentando na trilha .. e ta com a vavula.. dai na trilha mesmo eu tirei e ele parou de esquentar.. ou seja tem merda ai =)

abraços,

MaGao
31/07/2008, 21:23
MaGao...

Ela é importante sim, para regular a temperatura ideal do motor...

O meu tava esquentando tb...

Varetei o radiador e troquei a válvula termostática... Coloquei uma da D10, motor Perkins... (Tem as referências no tópico de adaptações, tanto pra Vitara quanto pra Samurai)... Tempreatura 82ºC.

Tem umas do Uno que também servem (82º)... Tem outras que abrem antes (77ºC, se não me engano)...

O ponteiro do meu fica um pouco acima de 1/4 e quando esquenta um pouco mais(trilhas/congestionamentos) fica perto do meio... Pra ficar despreocupado com a temperatura, vou instalar um botão pra ligar a ventoinha do ar manualmente... Assim começou a esquentar, é só ligá-la...

[s]

certo.. vo pedir para varetar o radiador do meu irmão para ver se melhora.. e vo trocar a vavula termostatica.. e testar fim de semana na trilha..

abraços,

Daniel Engelbrecht
31/07/2008, 22:29
O motor do carro tem um desempenho melhor e corre menos riscos de dar problema quando trabalha na sua temperatura ideal, ou seja, nem frio demais, nem quente demais. A válvula termostática serve justamente para isso, para manter a temperatura o mais próximo possível do ideal.

Assim, se o carro está num engarrafamento ou subindo uma trilha íngreme, com o motor esquentando, ela abre, para permitir que a água do radiador circule e faça a refrigeração.

Se o carro está descendo uma longa ladeira, com o motor esfriando, ela fecha, para impedir que a água do radiar circule, de modo a manter a temperatura no motor.

Se o carro está esquentando demais ou ficando frio, provavelmente é porque a válvula termostática está com defeito (claro, se não for alguma outra coisa como radiador furado, ventoinha pifada etc.) Ou ela emperrou fechada, ou emperrou aberta. Eu colocaria uma nova, em vez de deixar sem.

JEFFCATUNDA
31/07/2008, 23:56
E qua a temperatura ideal de funcionamento dos samurais?

A valvula da D20 é só abrir e colocar, ou tem alguma outra coisa que se deve fazer?

MaGao
01/08/2008, 08:29
O motor do carro tem um desempenho melhor e corre menos riscos de dar problema quando trabalha na sua temperatura ideal, ou seja, nem frio demais, nem quente demais. A válvula termostática serve justamente para isso, para manter a temperatura o mais próximo possível do ideal.

Assim, se o carro está num engarrafamento ou subindo uma trilha íngreme, com o motor esquentando, ela abre, para permitir que a água do radiador circule e faça a refrigeração.

Se o carro está descendo uma longa ladeira, com o motor esfriando, ela fecha, para impedir que a água do radiar circule, de modo a manter a temperatura no motor.

Se o carro está esquentando demais ou ficando frio, provavelmente é porque a válvula termostática está com defeito (claro, se não for alguma outra coisa como radiador furado, ventoinha pifada etc.) Ou ela emperrou fechada, ou emperrou aberta. Eu colocaria uma nova, em vez de deixar sem.

certo.. então vo comprar outra para ver =)

obrigado!

Joao Baeta
01/08/2008, 11:35
sim.. ele frio.. vai esquentando e fica bala.. fica em 1/4.. dai quando pego engarrafamento ou trilha fica quase no meio.. dai quando meto reduzida na trilha e jogo o rpm para 4mil ele desce e volta a ficar 1/4.. ate menos =))

o problema é o do meu irmão.. que esta esquentando na trilha .. e ta com a vavula.. dai na trilha mesmo eu tirei e ele parou de esquentar.. ou seja tem merda ai =)

abraços,

:arrow:Pode ser o termostato esteja ruim.....
Me lembro... Qnd eu fazia trilha com o Azul... Ele esquentava acima do normal e ia no vemelho e desligava... e abria o motor para ver.... A gente botava a mao na mangueira e nem ficava quente..... E reparamos que a garrafinha de expansão ficava sem agua.... E reparamos que estava furada (Era um corte bem fino!)..... Melhorava um pouco.... Sobe-desce-sobe-desce.... E tinha 3 opções:
1-Agua poderia estar passando no cabeçote
2- radiador furado
3-Bomba da água

E acabei descobrindo que o radiador que estava furado..... Logo desligava o carro e via agua... e abri o capo e achei!
E mandei reformar o radiador..... E troquei a bomba da água e a válvula termostática.... Aí problemas acabaram!!!!!

mir000
05/08/2008, 13:07
E qua a temperatura ideal de funcionamento dos samurais?

A valvula da D20 é só abrir e colocar, ou tem alguma outra coisa que se deve fazer?

Não tem que fazer nada na válvula em si...

É só fazer as juntas com papelão hidráulico (velumóde) que se compra na autopeças mesmo...

Tem as referências lá no tópico de adaptações (Já usei no Samurai e no Vitara)... Abre a 82°C, se não me falha a mamória...

[s]

MaGao
05/08/2008, 18:33
Não tem que fazer nada na válvula em si...

É só fazer as juntas com papelão hidráulico (velumóde) que se compra na autopeças mesmo...

Tem as referências lá no tópico de adaptações (Já usei no Samurai e no Vitara)... Abre a 82°C, se não me falha a mamória...

[s]

simsim.. abre a 82º.. =)

JEFFCATUNDA
05/08/2008, 23:13
simsim.. abre a 82º.. =)

Vou dar uma geral nisso.... ver como andam os sensores de temparatura e se tem um não a tal valvula termostatica....

vou ver tambem uma das rodas dianteiras que esta prendendo levemente...

Poc
15/08/2008, 10:20
Fala galera,

seguinte.. estou usando vavula termostatica e ta blz o meu carro.. não esquenta nem na trilha.. fica +- um pouco acima do minimo.. e na trilha fica no meio..
ja meu irmão começo a fever o carro dele.. dai tiramos a vavula e vuala.. fico tudo normal..

agora a duvida.. usar vavula ou não ? pq o meu(1998) não esquenta e o dele(1994) esquenta.. ? pode ser a vavula ruim ? ou o que?

Abraços,

Troca a valvula do carro do seu irmão e deija o carro como o fabricante projetou.