Ver Versão Completa : Inspeção Veicular (controlar)
marmita22@uol.com.br
30/07/2008, 07:45
Caros toyoteiros levei ontem a minha toyota bandeirantes longa 1988 para fazer a inspeção veicular foi muito tranquilo.
O unico posto em são paulo de inspeção fica na zona oeste no começo da marginal pinheiros mais detalhes www.controlar.com.br (http://www.controlar.com.br)
1-verificam se há vazamento de oleo no motor
2-verificam se o escapamento está furado ou vazando
3- a bomba de oleo deve estar lacrada por empresa credenciada (bosh)
4-Se mede a emissão de gazes pelo escapamento
5-após os testes emitem um cupom que o veiculo foi aprovado
6- colocam um adesivo no parabrisa com validade de um ano .
TOYOTA BANDEIRANTES ATÉ 1994 SÃO TODAS APROVADAS POR ESTAR AMPARADA PELA LEI DA CONAMA BASTA NÃO TER VAZAMENTOS E ESTAR COM A BOMBA LACRADA .
PARA AS TOYOTAS DE 1995 ATÉ 2001 SE A EMISSÃO DE GAZES ULTRAPASSAR O LIMITE É REPROVADA
DICA COLOQUE O DIESEL PODIUM DA PERTOBRAS POIS ELE ABAIXA O NIVEL DE GAZES .
BOA SORTE A TODOS.
Guiga Tostes
30/07/2008, 08:51
Marmita,
obrigado pelas informações, existe uma discussão grande sobre o assunto aqui no forum GERAL.
Mas, ainda restam algumas dúvidas:
1- Foi dito que os carros abaixo de 94 teriam tolerância somente neste 1o. ano de inspeção e que no ano que vem os veículos teriam que estar de acordo. Vc sabe algo sobre isso?
2 - Como foi o teste de giro, dizem que aceleram até o talo...sem dó, é verdade?
Abrs
André-4WD
30/07/2008, 09:07
1-verificam se há vazamento de oleo no motor
Duas perguntas..
1) apenas vazamentos de óleo do motor? óleo de cambio, T-case não??
2) Nunca achei o tal diesel podium da petrobras nos postos daqui... encontro o tal do "Extra biodiesel" apenas..
abraços,
andre
Guiga Tostes
30/07/2008, 11:27
André,
são poucos postos que tem o diesel podium, eu tive que pesquisar no site da Petrobras para encontrar aqui em Sampa...e se não me engano, aqui somente uns 5 postos na cidade toda é que comercializam este combustivel.
Eu abasteci uma vez só e não pude notar diferença significativa de desempenho que justificasse o altíssimo custo deste combustível....agora qto a emissão de poluentes, é dito que ele reduz mas, acredito que uma aditivo bardhal ou stp para diesel cumpra o mesmo papel.
Abrs
Fe_jipeiro
30/07/2008, 14:25
Opa Marmita !!!!
Vlw pelas dicas.... somente uma dúvida, e o laudo?? vc tinha? teve que levar? ou basta estar com as caracteristicas q vc flw q o carro é aprovado?
Vc sabe algo sobre esse item q mencionei?
Abs,
marmita22@uol.com.br
30/07/2008, 22:15
realmente apartir do ano que vem cada veiculo abaixo de 1995 terão uma tabela com os dados de indice de gazes que pode soltar pelo escapamento .
sobre o laudo o próprio orgão faz uma vistoria por baixo do veiculo atras de vazamento de oleo se não haver eles aplica um adesivo no parabrisa do carro e emite um pequeno certificado que o veiculo foi aprovado
sobre o giro no meu caso um motor om 314 aceleraram até 2500 rpm.
o veiculo não pode ter vazamento no motor e no escapamento no resto não sei .
Guiga Tostes
31/07/2008, 00:28
Caro Marmita,
mto obrigado pelas infos, foram de grande valia pois eu enfrentava um dilema qto a esta inspeção.
...mas não vou correr o risco, apesar de minha Bad 85" e SW 93" estarem bem reguladas e com a manutenção em dia, os critérios apresentados tanto no site da Controlar como as experiencias relatadas pelos q passaram pela vistoria...aprovados e reprovados, demonstram uma total falta de critério e parâmetros pelos orgãos fiscalizadores.
Como sempre, o governo nunca sairá perdendo e muito além de querer contribuir para a preservação ambiental e qualidade do ar, esta iniciativa visa maior arrecadação... e sim "botar" mais uma vez a mão no bolso do contribuinte, ou seja, nós.
Como disse, meus dois veículos "véios" estão regulados e com sua manutenção em dia, mto mais que muito carro 10 anos mais jovens...mas não vou correr este risco pois a iniciativa não me parece séria...já tomei minha decisão e terei q transferir ambos para o interior e evitar q tal fiscalização me traga problemas futuros. Os critérios podem mudar no próximo ano e podemos nos tornar reféns do que o Controlar resolver ditar no próximo ano, hoje falam em tolerância para veiculos fabricados antes de 1995...que no próximo ano deverão estar em conformidade com o exigido por eles.
Pergunto: Como alterar a concepção de um veículo concebido há mais de 20 anos onde tal exigencia não existia?
Ps.: Vale lembrar q os veículos movidos a diesel representam 5% da frota da capital...nossos jipes então menos de 0%...enquanto milhares de motos poluem mais q 5 carros 1.0 somados, pois não tem catalisador...estranho não?
Desculpem pelo desabafo...
Abrs(a favor da preservação ambiental e das leis bem fundamentadas, preservar a natureza sim, explorar mais ainda o contribuinte não!)
Amadeus_band
31/07/2008, 11:08
essa vistoria é obrigatoria ou não??
meu tio que é despachante disse q não é obrigatorio:pensativo:, mas eu continuo na duvida...
André-4WD
31/07/2008, 12:45
Guiga:
Fui pesquisar no site da Petrobrás sobre o DIESEL PODIUM...
Bom, só tem em postos do PARANÁ, SÃO PAULO e RIO DE JANEIRO...
Nós aqui do RS estamos fora!!!
Eu tenho utilizado o Diesel Premium da Texaco... mas como não usei outro diesel não tenho opinião formada sobre o desempenho.
abraços
andre
Guiga Tostes
31/07/2008, 17:34
André,
realmente são pouquissimos postos que tem o tal diesel podium, eu já ouvi falar mto bem do Premium da Texaco. O importante é abastecer em postos em que vc confie, eu uso aditivo bardhal 1 vez a cada 2 tanques.
Amadeus, a inspeção veicular é obrigatória somente para os veículos movido a Diesel registrados na cidade de São Paulo, é uma lei municipal...por enquanto.
Abrs
marmita22@uol.com.br
01/08/2008, 06:59
ola realmente é obrigatória a inspeção para todos os veiculos a diesel e por enquanto é de graça mas apartir do ano que vem vai ter uma taxa para tal inspeção um abraço atodos .
Luiz Antonio C. Bodon
01/08/2008, 12:29
Esta lei, por enquanto, é municipal. Mas já estão estudando ampliar essa vistoria para todo o Estado de S.Paulo. Aí não adianta transferir o veículo para outra cidade pois mais cedo ou mais tarde, se aprovada e fiscalização estadual, o mesmo terá que ser vistoriado.
O que eu também acho estranho é como modificar alguns parametros de um veículo com mais de 15 anos de idade....
Com relação ao biodiesel, já abasteci em um posto BR próximo de casa, que vende este produto e, sinceramente, pelo menos no visual, não melhorou em nada a poluição (e olhe que já tinha feito a revisão a menos de 20 dias, com troca de filtros de ar/diesel/óleo + a troca deste último).
marcelo.conrado
12/08/2008, 15:43
Esta inspeção veicular é obrigatória? Recebemos algum comunicado do Detran para fazer a inspeção? Ela é anual? Obrigado, Marcelo
Fe_jipeiro
27/08/2008, 09:07
Bom dia pessoall !!
Ontem fui fazer a inspeção na minha Band.. Ela foi aprovada, porém os caras são um poucos rigorosos sim, olharam tudo nela... embaixo , em cima, vazamento cambio, motor, escape, nivel do oleo, marcha lenta, limite do giro de corte do motor, fumaca, enfim toda uma visao da parte mecanica..... Se alguem precisar de alguma dica to ai a disposição.....
Abs....
Guiga Tostes
06/12/2008, 17:36
Olá Amigos,
fiz hoje a tal da inspeção veicular para veiculos diesel... e fui aprovado...porém segue algumas infos importantes:
Tomei as devidas precauções:
1 - Levei a Band com oleo e filtros trocados
2 - Sem nenhum vazamento em baixo
3 - Abastecida co diesel podium e 1 garrafinha de aditivo(XP3)
4 - O carro e motor estavam limpos
A primeira veirficação foi visual e meia boca (motor/nivel de oleo/lacre na bomba/ escape/filtro de ar e escape).
Depois o tecnico FDP acelerou o carro 10X até o talo, sendo a média de corte impressa no recibo 3450rpm(q raiva!!!), sendo q o minimo de aceleradas é de 7...mas o cara não contente acelerou as 10X...
O nivel permitido no opacimetro(computador) era de 2,8...e a média da minha Band que não solta fumaça preta ficou em 4,8...ou seja acima do permitido.
Porem, há uma resolução de que não reprova e ampara os veiculos abaixo(mais velhos de 1995) conforme postado pelo amigo Marmita no primeiro post deste tópico...sendo assim:
Quem tem veiculo a diesel fabricado antes de 1995 pode levar q a aprovação é AUTOMATICA!!!! Todos estão sendo aprovados, quanto a fumaça desde que não esteja absurdamente preta e que não haja vazamentos, o escape e o nivel do oleo esteja em ordem.
Achei o metodo e explicações controversas do "técnico" uma merd*....e me foi informado que todos os carros fabricados antes de 1995 serão aprovados neste ano e q no ano q vem algo poderá mudar e não mais haverá tolerancia.
Perguntei o q fazer uma vez q meu carro esta regulado de acordo com a tabela da Mercedes Benz e ainda assim ficou 50% acima do permitido....e a besta me disse q não sabia e sugeriu fechar a bomba ao máximo...
Respondi q ficaria abaixo do recomendado pelo fabricante, perdendo desempenho e o cara(GÊNIO) teve a coragem de me sugreir a compra de um motor mais novo eletrônico...PODE??? Quase mandei ele a merd* mas fiquei com pena tamanho despreparo do rapaz...
Foi ridículo isso!!! Mta falta de informação...o cara nem sabia q as bands 95 em diante tinham motor Toyota...e por ai vai o numero de asneiras q tive de ouvir...
Mas enfim, passei e estou livre ate o ano q vem!!!
Ps.: Quem já fez a vistoria por favor poste o nivel atingido no opacimetro para compararmos o média da minha Band ficou em 4,8.
Abrs
Lvedovello
06/12/2008, 21:20
Boa noite Srs.
Também estive por lá hoje fazendo a tal inspeção em minha band, mas fui reprovado.
O técnico realmente acelera sem dó! E pra completar o FDP encontrou um vazamento mínimo no sistema de escapamento, mas tão mínimo que eu e um outro técnico que foi chamado tivemos que nos esforçar muito pra conseguir enxergar. Ainda tentei argumentar, mas não teve jeito (talvez até tive$$e).
Conclusão, vou ter que voltar lá e se eu conseguir agendar o retorno em até 30 dias continua sendo de graça, senão terei que pagar uma taxa. Bem suspeito....
Mas é assim que funcionam as coisas no nosso país.
Abraço a todos!
Leandro.
PS: Guiga, esteve por lá que horas? Eu tinha agendado para as 8h00min
Guiga Tostes
06/12/2008, 22:10
Ola Leandro,
não acredito que isso aconteceu....o vazamento no escape estava em qual parte?
Asssim que vc corrigir este problema pode reagendar já para a 1a. data e está fácil com mtos horários disponíveis!
Eu estive por lá as 11:30hs...
Realmente se existirem vazamentos de oleo(motor/diferenciais e caixas de cambio/transferencia), água e problemas de escape ou ausencia de lacre eles reprovam...mas qto a fumaça nada acontece aos veiculos fabricados antes de 1995.
Estranho não? Principalmente qdo o propósito é CONTROLAR a emissão de poluentes....
Realmente é uma vergonha.
Ps.: Enquanto estive por lá vi a inspeção de algumas vans(Besta/Topic/Sprinter)...os caras judiavam mto nas aceleradas....
Leandro, resolvendo o escape é só reagendar e passa tranquilo.
Abrs
Lvedovello
07/12/2008, 19:50
Fala Guiga!
Então o vazamento no escapamento está localizado embaixo do banco do motorista, como eu disse um vazamento mínimo.
Também pude constatar que o pessoal das peruas escolares devem ficar meio P com os técnicos, dá dó só de olhar o quanto eles aceleram....
Quanto à emissão dos poulentes acredito que não haverão problemas mesmo, além deste detalhe sobre os carros anteriores a 95, sempre utilizo o XP3 e abasteço em postos confiáveis.
Abraço!
Guiga Tostes
07/12/2008, 20:31
Espero que sim Leandro!
Depois de realizar o teste novamente, poste aqui o resultado das medições para compararmos.
Abrs
Fe_jipeiro
08/12/2008, 10:18
Falae Guiga,
blaz?! seguinte.... temos duas bands.. a primeira q esta turbinada, fechei a bomba e passou de primeira.... a segunda, levei na ultima semana de novembro para vistoria, soh que desta, soh lacrei a bomba sem regular. Resumindo, foi reprovada. Motivo: excesso de fumaça preta/azulada e limite de corte alterado. O restante tinha passado.
Pois bem, fechei a bomba e ai sim passou sem problemas. Ou seja, fui crente baseado na lei de 95 q nao ia reprovar, porem reprovou, ai tive q voltar..... entao aconselho a todos a regular a bomba e deixar as bands OK... Pq na reinspeção eles sao bem mais chatos .........
Obs: em relação ao preparo das pessoas, realmente é uma M... quando fiz da primeira band, o cara me disse q ia ser obrigatorio a colocação do LDA a partir do ano q vem para os carros que nao tivesse. Nessa segunda ida, fiz a mesma pergunta, soh q foi em outro posto, o cara negou e disse q nao eh obrigatorio nao, pq nao pode ter uma lei q mude as caracteristicas originais do veiculo..... e ai em qual confiar? ahauhauahuah
Espero ter ajudado aqui com a experiencia de duas bands na vistoria... rsrsrs
Abs...
Guiga Tostes
08/12/2008, 13:21
Fala Felippe!!
Que coisa hein!?! O acontecido com vc somente reafirma a falta de criterio, parametros e seriedade desta inspecao.
Essa do LDA foi boa!! Cada cara sem nocao...isso mostra o despreparo dos ditos "tecnicos"...
Mas bola pra frente!! Valeu pelas infos!!
Abrs
Lvedovello
20/12/2008, 17:20
Então, hoje eu voltei na controlar para a reinspeção e desta vez deu tudo certo.
Rotação de corte 3170 e opacidade de 0,98.
Abraço!
Guiga Tostes
21/12/2008, 17:22
Fala Leandro blz!!
0,98 é uma ótima marca parabéns!!
Conta o segredo, fechastes mto a bomba??
A minha não teve uma média constante mas ficou acima de 4,0...segue anexo o comprovante da vistoria.
Abrs e ainda bem que nesta segunda chance passou!!
Lvedovello
21/12/2008, 23:05
Blz Guiga!
Então, pra te falar a verdade se tem algum segredo não me contaram também. Do jeito que eu comprei a viatura está até hoje.
Durante a semana abasteci e coloquei 50 ml de xp3 quando completei o tanque e mais nada.
Me assustei quando o cara me entregou o certificado com os valores, mas melhor assim!
Abraço!
Guiga Tostes
23/12/2008, 23:09
Bela marca Leandro, isso mostra o qto sua Band esta em ordem!!!
...acho q terei q fechar a minha bomba para a próxima, ou regular melhor pois ela foi mexida após ter turbinado e acredito q dá para manter a performance e reduzir um pouco mais a emissão... mas isso é só no ano q vem...
Abrs
Blz Guiga!
Então, pra te falar a verdade se tem algum segredo não me contaram também. Do jeito que eu comprei a viatura está até hoje.
Durante a semana abasteci e coloquei 50 ml de xp3 quando completei o tanque e mais nada.
Me assustei quando o cara me entregou o certificado com os valores, mas melhor assim!
Abraço!
Vedovello,
Excelente marca na opacidade!
Aqui em SP onde você conseguiu o XP3?
Abraços,
Rubens
Lvedovello
24/12/2008, 12:11
Fala Rubens!
Compro em um posto de combustível em SBC, pois trabalho por lá. Mas aqui na capital já ví em vários postos de bandeiras diferentes. O frentista deve conhecer com certeza, é só pedir.
Abraço!
Vedovello,
Obrigado pela dica! Vou procurar nos posto daqui de SP.
Abraços,
Rubens
Guiga Tostes
30/12/2008, 02:04
Rubens,
eu costumo comprar o Xp3 nas lojas de troca de óleo, Rei do Oleo. Outras lojas do mesmo segmento tb tem!
É mais fácil de encontrar nestas lojas que em postos dentro da cidade, pois nestes locais a Bardhal e STP dominam...
Abrs
cRiPpLe_rOoStEr
30/12/2008, 04:52
como é que querem impor um limite de opacidade tão rigoroso com o diesel vagabundo que a petrobras, uma empresa ESTATAL, monopoliza a produção??? aproveito para sugerir a instalação de mais um filtro de combustível e um filtro de partículas caseiro que pode ser feito com lã de vidro daquelas usadas em geladeiras como elemento filtrante... além de reter uma boa porção dos particulados abafa os ruídos...
Rubens,
eu costumo comprar o Xp3 nas lojas de troca de óleo, Rei do Oleo. Outras lojas do mesmo segmento tb tem!
É mais fácil de encontrar nestas lojas que em postos dentro da cidade, pois nestes locais a Bardhal e STP dominam...
Abrs
G. Tostes,
Obrigado por esta dica. Vou procurar!
Abraços,
Rubens
G. Tostes,
Hoje eu encontrei no Rei do Óleo por R$ 15,00 cada frasco.
Já comprei e vou usar!
Abraços e novamente obrigado pela dica de onde encontrar.
Rubens
Guiga Tostes
02/01/2009, 21:21
Ola Rubens!
Depois poste suas impressoes qto ao produto.
Ps.: Qto ao valor, pagou bem...me cobram R$17,00 pelo mesmo frasco...damn..!!!
Abrs
G Tostes,
Assim que eu usa-lo irei postar as minhas impressões sobre o produto.
Mais uma vez obrigado pela dica!
Abraços,
Rubens
RABUGENTO
11/01/2009, 11:14
http://sptv.globo.com/Sptv/images/pixel.gif24.11.2008 http://sptv.globo.com/Sptv/images/pixel.gifInforme-se sobre a Inspeção Veicularhttp://sptv.globo.com/Sptv/images/pixel.gifÉ nele e em outros oito Civas, ainda em construção, que fiscais medirão a emissão de poluentes desse tipo de veículo a partir de fevereiro de 2009. Segundo calendário da prefeitura, os motoristas terão até 90 dias antes do prazo final do licenciamento de seu veículo para realizar a inspeção obrigatória. O Detran-SP divulgará as datas limites para licenciamento dos veículos em 2009, no fim de dezembro deste ano.
Para fazer a inspeção, os donos de veículos terão que pagar taxa, que hoje é de R$ 52,73, mas a prefeitura diz que fará o reembolso da tarifa. Para isso, está criando um site em que o motorista dirá o número da sua conta corrente e a prefeitura fará o depósito. Todo o procedimento será via internet.
Quem não tem conta em banco, receberá uma ordem de pagamento e poderá retirar o dinheiro na instituição financeira indicada.
Diferença entre as inspeções
Na inspeção dos carros movidos a gasolina, álcool e gás natural, serão medidos os gases Monóxido de Carbono (CO) e Hidrocarbonetos (HC). Nos veículos a diesel são mensurados os índices de material particulado (MP) liberado pelo escapamento.
Calendário:
- Em 2008 os proprietários de veículos têm até 90 dias após a data limite do licenciamento para efetuar a inspeção.
- Em 2009 isso muda: o proprietário do veículo tem até 90 dias antes da data limite do licenciamento para fazer a inspeção.
- As inspeções começam dia 1º de fevereiro de 2009 para os veículos equipados com motor ciclo otto (gás, gasolina, álcool e flex) e para as motocicletas e motonetas, de acordo com os prazos finais de pagamento do licenciamento do veículo que serão divulgados pelo Detran-SP até o fim de 2008.
- O procedimento continua o mesmo: a inspeção deve ser agendada junto à concessionária Controlar através do site www.controlar.com.br (http://www.controlar.com.br/) ou pelo telefone 3545-6868 e comparecer no dia, local e horários agendados para realizar a inspeção. Quem não fizer a inspeção no prazo não conseguirá licenciar o veículo em 2009.
- Quem não fizer a inspeção no prazo não conseguirá licenciar seu veículo já em 2009.
- Os parâmetros para inspeção das motos estão em definição e estarão concluídos até o final de 2008.
Reembolso da tarifa
- O reembolso da tarifa de R$ 52,73 de inspeção veicular será efetuado mediante crédito na conta corrente indicada pelo proprietário ou arrendatário do veículo.
- Caso o proprietário ou arrendatário não possua conta corrente, o reembolso será efetuado mediante ordem de pagamento de um banco a ser selecionado pela Prefeitura, que poderá ser sacada em qualquer agência, mediante a apresentação de um documento de identidade válido com foto.
- Os requisitos para a devolução da tarifa de inspeção veicular são:
1 - o veículo deve ser aprovado na inspeção veicular;
2 - o proprietário do veículo, ou o arrendatário mercantil, não poderá estar inscrito no Cadastro Informativo Municipal - CADIN MUNICIPAL
3 - o veículo deverá estar com o licenciamento regularizado;
4 - não haver débito vencido do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores - IPVA ou de multa por infração de trânsito lavrada por qualquer ente da Federação, em nome do proprietário, ou do arrendatário mercantil, do veículo inspecionado.
- A Prefeitura está desenvolvendo um site por onde o proprietário ou arrendatário mercantil solicitará o reembolso da tarifa de inspeção veicular. Não haverá necessidade de deslocamento até os postos de atendimento municipais ou Subprefeituras.
- Neste site o proprietário ou arrendatário deverá indicar seus dados pessoais, os dados do veículo e os números do banco, da agência e da conta corrente na qual o reembolso será creditado.
- O único meio de solicitação do reembolso será pela internet.
- Caso o proprietário ou arrendatário mercantil não tenha conta em banco, nesta oportunidade ele solicitará o reembolso por meio de ordem de pagamento.
- Feita a vistoria e aprovado o veículo, o reembolso já poderá ser solicitado.
- Todas as solicitações de reembolso efetuadas no mês serão pagas no início do mês seguinte.
Obs: Não há data definida para o sistema entrar em funcionamento.
Como é feita a inspeção de veículos a diesel:
Na primeira etapa são verificados os seguintes itens do veículo:
- Compatibilidade com o cadastro do Detran, com relação a cor, combustível e categoria.
- Itens que influenciam a emissão ou trazem algum dano ao meio ambiente:
Funcionamento irregular do Motor
Vazamento aparentes
Violação do lacre da bomba injetora
Vazamentos ou alterações no sistema de escapamento
Vazamentos ou alterações no sistema de admissão de ar
Retirada ou alteração de componentes originais que influenciam na emissão
Emissão de função azul ou quantidade demasiada de fumaça
Na segunda etapa:
- São registrados os valores da rotação de corte e de marcha lenta do motor, para a preservação da integridade física do motor durante os testes de aceleração livre. Depois o veículo é acelerado lentamente até atingir a rotação de máxima livre, certificando-se de sua estabilização na faixa recomendada pelo fabricante. Caso ocorra alguma anormalidade durante a aceleração do motor, o teste é interrompido e o veículo é REJEITADO. Caso o motor não estabilize dentro da faixa recomendada pelo fabricante, o veículo é REPROVADO.
- É medida a opacidade dos gases de escapamento através do OPACÍMETRO. Com o motor em marcha lenta, o acelerador é acionado de modo contínuo e rápido, sem golpes, até atingir o final de seu curso. Esta posição do acelerador é mantida até que o motor atinja, nitidamente, a rotação máxima estabelecida pelo regulador de rotações, permanecendo nesta condição por um tempo máximo de 5 segundos. Essa operação é repetida diversas vezes.
- São analisados os valores de opacidade obtidos a partir da quarta medição. Os valores só podem ser considerados quando, em quatro medições consecutivas, a diferença entre o valor máximo e o mínimo não for maior que 0,25 m-1 e estes não estiverem em ordem decrescente. Se o valor da opacidade medida for igual ou menor que os limites estabelecidos, o veículo é APROVADO e é emitido o Certificado de Aprovação do Veículo. Caso contrário, o veículo é REPROVADO e recebe o relatório de Inspeção do Veículo.
CIVAs em funcionamento
Jaguaré
Jaguaré
Av. Engenheiro Billings 2.050/2.300
Pq. S. Jorge
Penha de França
Av. Condessa Elisabeth de Robiano, 1822
Anchieta Sacomã - Jd. Santa Cruz
Av. Góis Raposo, 1540 X R. Francisco Bautista
Mais informações: www.controlar.com.br (http://www.controlar.com.br/) ou (11) 3545-6868.
http://sptv.globo.com/Sptv/images/pixel.gifwww.globo.com/sptv (http://www.globo.com/sptv)
Encontre esta reportagem em:
http://sptv.globo.com/Sptv/0,19125,LTF0-6160-331393,00.html http://sptv.globo.com/Sptv/images/pixel.gif
André CO
12/01/2009, 21:05
Fala pessoal!
Levei a Band no dia 23 de dez, pra falar a verdade não fiquei muito em cima dos caras porque eu tava com aperto no coração das aceleradas mas confesso que foi super tranquilo...Os caras pisaram mais na ranger do vizinho( que bombou ) do que na band.
Passei com 2,4... Na verdade o carinha disse que se eu tivesse dado uma limpada no escape tinha sido melhor... Não fiz nada além de dar uma boa lavada no motor e por baixo, manter o nível de óleo ok (em dia tbm) e rodar a 3 dias com diesel pódium (na frente do parque Vila Lobos tem um posto e acreditem, por 2,40 o litro!). Não sei se era vespera de natal e o pessoal tava benevolente ou o carro que merece os créditos, mas to orgulhoso da viatura!
Grande abs e boa sorte a todos que não fizeram o tem que refazer!
Luiz Antonio C. Bodon
16/01/2009, 11:58
Como a bomba injetora estava "mijando", tive que fazer a mesma. Aproveitei que já estava na hora de trocar filtros de ar e óleo + troca de óleo e realizei os mesmos. Como ainda havia diesel antigo no tanque, completei o mesmo com diesel podium e rodei um pouco com a mesma, antes da inspeção.
Na hora da inspeção, sem vazamentos (até ai, beleza), mas a mesma não passou...pois a fumaça ainda estava azulada :cry: (ou seja nem entrou na aferição da máquina). O mais engraçado foi que o "tecnico" teve duvida ao observar a coloração da mesma e pediu "ajuda" para outro.....
Resultado: terei que acabar de esvaziar o tanque e completar apenas c/ diesel podiu, rodar para limpar o sistema e aí retornar p/ a inspeção.
RABUGENTO
16/01/2009, 13:32
Luiz Antonio,
Qual o seu veículo e com que quilometragem está?
Luiz Antonio C. Bodon
17/01/2009, 09:46
Toyota Bandeirante BJ50-LV, ano 1990, motor OM-364, 4 marchas, com 235.000km rodados :-D
RABUGENTO
17/01/2009, 11:26
Aqui no interiorrrrrrrrrrr ainda não tem essa inspeção. :)
André CO
17/01/2009, 19:30
Até onde eu li é só para o município de SP, nem osasco pega!
cRiPpLe_rOoStEr
17/01/2009, 19:47
mas é ridículo não poder "travar" a bomba numa faixa de rotação mais baixa sob pena de ser reprovado... meu pai é advogado, e a alguns dias atrás nós estávamos especulando sobre as falhas do método de avaliação... se o jeito mais barato para emitir menos fumaça for "travar" a bomba, e modificações mecânicas são permitidas pela lei, o governo municipal de são paulo está impedindo um direito do cidadão...
Band Dna. Filó
26/03/2009, 13:12
Acabo de comprar uma Band...to paxonado por ela...hehehe
Mas la vai ser emplacada no interior..... sem duvidas...
assim como todos os carros da familia.,...
to fazendo movimento pra tirar as placas de sampa...muito menos dor de cabeça....
o prefeitura vai ganhar sabe o que??? menos carros cadastrados..e menos.$$$$:dance:
abraços!:mrgreen:
Luiz Antonio C. Bodon
30/03/2009, 14:43
Resolvi o problema da minha Bandeirante: transferi a mesma para MG...;)
Band Dna. Filó
30/03/2009, 15:29
ISSO AI!!!!
a minha ta sendo emplacada no interior....
Nosso amigo KASSAB vai ter que KASSAR essas placas que estao sumindo da capital!!!!
:p:concordo:
Amigos
Tenho as seguintes duvidas.
Meu escapamento vaza fumaça em uma junta dos canos na partida e só (quando o motor vibra diferente).
1 - Sabem se isso é suficiente para reprovar?
2 - Que lacre da bomba é esse?
Olá Lucas,
Se essa fumaça vaza somente na partida não acredito que eles percebam, como regra da inspeção, não pode haver vazamentos no cano de descarga mas se for só na partida nao acredito q eles percebam.
Quanto ao lacre lembra aquele lacre q vai na placa, ele é de arame e no final tem um lacre de plastico. Ele vai no parafuso q controla o debito da BI, isso para que vc não feche para a inpeção e abra novamente depois. Se bem q o seu bombista faz isso pra vc sem cobrar nada, os caras andam fechando a BI, lacram, passam na inspeçao, voltam e abrem a BI novamente.
Ah, devo lembrar que essa pratica tb vai cair por água abaixo pois em breve terão muitos radares de fumaça preta pelas grandes cidades.
André CO
15/12/2009, 18:55
Amigos
Tenho as seguintes duvidas.
Meu escapamento vaza fumaça em uma junta dos canos na partida e só (quando o motor vibra diferente).
1 - Sabem se isso é suficiente para reprovar?
2 - Que lacre da bomba é esse?
Por via das duvidas, conserte antes de ir...Os caras são chatos e qualquer coisa é motivo! Lacre é impressindível, se não tem eles nem fazem a inspeção!!
Uma boa é dar essa geral em pequenos detalhes e abastecer com diesel pódium uns 3 dias antes...E claro, torcer pra pegar um inspetor bacana!
Boa sorte
abs