PDA

Ver Versão Completa : Help! Que peça é essa da suspensão?

ifarias
18/07/2008, 22:13
Pergunta básica aos Mega-Master-Seniors deste forum (e aos iniciantes tb, como eu :mrgreen:):

Estou com os famosos barulhos na suspensão da IO e olhando com o olhar de quem não sabe nada de mecanica :putz:me deparei com esta peça marcada em vermelho (ver foto). Pelo catálogo de serviços da MIT me parece que a denominam de "Stabilizer link" (eu acho), mas a minha dúvida é em relação ao estado da peça.

Aquele espaço entre as duas partes é normal? Pergunto porque quando passo em piso irregular percebo a frente da IO meio "boba", "solta", daí, como tem haver com a barra de estabilização pensei que estas folgas (tem dos dois lados do carro) poderiam ser a razão.

Vou mandar rever as buchas, mas tb não quero ser enganado:discordo:

Se puderem ajudar, aceito sugestões, dicas, chutes!!! :lol:

n0gs
21/07/2008, 17:31
Cara, não tenho uma IO, nem sou expert em mecânica, mais isso é simples de verificar, só olhar como é essa peça de outra IO...

nelsonnrc
22/07/2008, 00:52
Parece ser a bieleta da barra estabilizadora, tá bem esquisito isso...

ROAD TECH
22/07/2008, 08:52
A peça mostrada é a bieleta mesmo. Ela liga a barra estabilizadora dianteira aos braços inferiores da suspensão, nos dois lados. A barra estabilizadora ajuda a controlar a rolagem do veículo em curvas ou quando vc está sobre piso muito ondulado. Se o carro está "bôbo" andando em linha reta sobre asfalto liso, por exemplo, é pouco provável que seja problema de ligação da barra ao braço.

Tem que verificar se o ruído é proveniente da bieleta (terminal esférico com folga) ou se vem de outro lugar (buchas de borracha da barra). Sugiro que vc solte a barra dos dois lados e mexa nas bieletas prá ver se há folga nos terminais.

Boa sorte,

Octávio

beetle
22/07/2008, 11:35
Bom... disse tudo, só a posição dela na IO q não é convencional como em outros carros.

Marcelo Carvalhal
22/07/2008, 18:13
Pergunta básica aos Mega-Master-Seniors deste forum (e aos iniciantes tb, como eu :mrgreen:):

Estou com os famosos barulhos na suspensão da IO e olhando com o olhar de quem não sabe nada de mecanica :putz:me deparei com esta peça marcada em vermelho (ver foto). Pelo catálogo de serviços da MIT me parece que a denominam de "Stabilizer link" (eu acho), mas a minha dúvida é em relação ao estado da peça.

Aquele espaço entre as duas partes é normal? Pergunto porque quando passo em piso irregular percebo a frente da IO meio "boba", "solta", daí, como tem haver com a barra de estabilização pensei que estas folgas (tem dos dois lados do carro) poderiam ser a razão.

Vou mandar rever as buchas, mas tb não quero ser enganado:discordo:

Se puderem ajudar, aceito sugestões, dicas, chutes!!! :lol:

Essas são as bieletas sim...são pequeninas..se desgastam com 60 mil km ou menos de acordo com o uso
Outro caso de barulho são as molas que correm, e fazem barulho.. encapá -las já resolve..mas se seu carro é 99/00...com certeza devem ser trocadas..outra coisa..o rolamento de roda..também deixa um barulho que parece ser de suspenssão...e não aquela zoeira.
Amanhã coloco fotos da duas bieletas..de IO e de TR4 0 KM...para vcs verem a diferença:concordo:

ifarias
22/07/2008, 20:01
A peça mostrada é a bieleta mesmo. Ela liga a barra estabilizadora dianteira aos braços inferiores da suspensão, nos dois lados. A barra estabilizadora ajuda a controlar a rolagem do veículo em curvas ou quando vc está sobre piso muito ondulado. Se o carro está "bôbo" andando em linha reta sobre asfalto liso, por exemplo, é pouco provável que seja problema de ligação da barra ao braço.

Tem que verificar se o ruído é proveniente da bieleta (terminal esférico com folga) ou se vem de outro lugar (buchas de borracha da barra). Sugiro que vc solte a barra dos dois lados e mexa nas bieletas prá ver se há folga nos terminais.

Boa sorte,

Octávio

Obrigado pelas dicas. Em relação a frente "boba", esta só acontece em piso irregular (tipo com pequenas ondulações em sequência, como se fossem "costelas" de uma pista de motocross 8-)).
Vou avançar neste assunto quando sobrar uma grana é coloco aqui o resultado! :concordo:

ifarias
22/07/2008, 20:09
Essas são as bieletas sim...são pequeninas..se desgastam com 60 mil km ou menos de acordo com o uso
Outro caso de barulho são as molas que correm, e fazem barulho.. encapá -las já resolve..mas se seu carro é 99/00...com certeza devem ser trocadas..outra coisa..o rolamento de roda..também deixa um barulho que parece ser de suspenssão...e não aquela zoeira.
Amanhã coloco fotos da duas bieletas..de IO e de TR4 0 KM...para vcs verem a diferença:concordo:

Este é o espírito de um forum de sucesso! Turma com experiência ajudando os "Mirins" como Eu. Show!! :palmas: (isto vale pra todos que se deram ao trabalho de ler e/ou responder).

As molas ainda são originais, mas tá na lista de "ajustes" até o final do ano :mrgreen: !

Se puder colocar fotos o tópico fecha com chave de ouro! :concordo:

Joao Baeta
22/07/2008, 22:24
:arrow:É bieleta sim!
Antes de trocar... Vc escuta um barulho mt chato que "Tac....Tac...Tac...Tac..."
E ví embaixo e estranhei e mandei trocar!

Foto!

http://img519.imageshack.us/img519/7104/dsc04019lh9.jpg (http://imageshack.us)
http://img519.imageshack.us/img519/7104/dsc04019lh9.7afb0b9cc9.jpg (http://g.imageshack.us/g.php?h=519&i=dsc04019lh9.jpg)

Troquei e acabou com o barulho!!!!!