PDA

Ver Versão Completa : Help! Que peça é essa da suspensão?

ifarias
18/07/2008, 22:13
Pergunta básica aos Mega-Master-Seniors deste forum (e aos iniciantes tb, como eu :mrgreen:):

Estou com os famosos barulhos na suspensão da IO e olhando com o olhar de quem não sabe nada de mecanica :putz:me deparei com esta peça marcada em vermelho (ver foto). Pelo catálogo de serviços da MIT me parece que a denominam de "Stabilizer link" (eu acho), mas a minha dúvida é em relação ao estado da peça.

Aquele espaço entre as duas partes é normal? Pergunto porque quando passo em piso irregular percebo a frente da IO meio "boba", "solta", daí, como tem haver com a barra de estabilização pensei que estas folgas (tem dos dois lados do carro) poderiam ser a razão.

Vou mandar rever as buchas, mas tb não quero ser enganado:discordo:

Se puderem ajudar, aceito sugestões, dicas, chutes!!! :lol:

n0gs
21/07/2008, 17:31
Cara, não tenho uma IO, nem sou expert em mecânica, mais isso é simples de verificar, só olhar como é essa peça de outra IO...

nelsonnrc
22/07/2008, 00:52
Parece ser a bieleta da barra estabilizadora, tá bem esquisito isso...

ROAD TECH
22/07/2008, 08:52
A peça mostrada é a bieleta mesmo. Ela liga a barra estabilizadora dianteira aos braços inferiores da suspensão, nos dois lados. A barra estabilizadora ajuda a controlar a rolagem do veículo em curvas ou quando vc está sobre piso muito ondulado. Se o carro está "bôbo" andando em linha reta sobre asfalto liso, por exemplo, é pouco provável que seja problema de ligação da barra ao braço.

Tem que verificar se o ruído é proveniente da bieleta (terminal esférico com folga) ou se vem de outro lugar (buchas de borracha da barra). Sugiro que vc solte a barra dos dois lados e mexa nas bieletas prá ver se há folga nos terminais.

Boa sorte,

Octávio

beetle
22/07/2008, 11:35
Bom... disse tudo, só a posição dela na IO q não é convencional como em outros carros.

Marcelo Carvalhal
22/07/2008, 18:13