PDA

Ver Versão Completa : Niva não pega no frio, nem no calor

pedrodoniva
18/07/2008, 18:34
Putz, o Niva fica girando, girando, girando mas não quer pegar...... Gira tanto que acaba com a bateria...Primeiro achei que fosse problema com a bateria, já que precisava fazer ligação com outra bateria de um carro ligado (vulgo chupeta) pra fazer o bendito ligar.
Depois achei que fosse o alternador que nao tava carregando a mesma...
Mas me veio à idéia o platinado...Se eu colocar uma ignição eletrônica, minha vida ficará mais fácil?
Aff, pode ser tanta coisa que eu nem sei como identificar...E se for o carburador? E se for o meu combustível mega adulterado? E se for zica?

Gostaria de mais informações sobre ignição eletrônica no Niva, já que eu nao acho nada que quero nesse link "Pesquisar".
Valeu!

ferchina
18/07/2008, 19:34
Blz Pedro, por falta de $$$ no meu Niva eu coloquei um modulo eletronico para trabalhar junto com o platinado, comprei no mercado livre, faz uns 4 meses, esse modulo passa fazer o trabalho do platinado, ou seja, liberar a faisca, e o platinado apenas "fala" para o modulo qual é a hora... com essa mudança, pelo menos por enquanto o platinado tah zerado a marcha lenta esta bem estavel (antes só ficava qdo o platinado era trocado), sobre o problema, sei bem como é, mas a solução e tentativa e erro....verificou c tem faisca na ponta do cabo de vela, verificou bobina (tive 3 bobinas com problemas, pois elas quebravam o polo positivo), etc :pensativo:
flw

Sukys
18/07/2008, 22:31
Gostaria de mais informações sobre ignição eletrônica no Niva, já que eu nao acho nada que quero nesse link "Pesquisar".

Não encontrou porque está subestimando o Niva :parede:, mas se procurar por Nivão :smile: dará de cara com este tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7636&highlight=igni%E7%E3o+eletronica+niva&page=14

.

Wagner Lavos
20/07/2008, 14:36
Pedro,

Tive (muitos) problemas parecidos.

Troquei a bateria que vivia descarregando. Aí a bobina começou a queimar. Coloquei uma nova. Um belo dia, o platinado foi pro saco. Troquei ele, o condensador, o rotor e a tampa do distribuidor (o pino central tava gaaaaasto).
Aí eu li n'algum lugar que a bobina "vermelha" era ótima pra queimar platinado. Lá vou eu comprar uma nova. Coloquei a cinza (do fusca) e não tive mais problemas!
Até domingo passado... Depois de uns 200km de viagem, tou chegando na rua aqui do lado de casa e o bicho morre em movimento (!?).
Estacionei o russo (eu já P da vida com ele) e deixei quieto. :parede:
Não é que na 2a de manhã ele funcionou sem eu ter feito nada!?
Na própria segunda, levei pro auto-elétrico pra fazer uma revisão. O cara tirou um bocado de metro de fio que não tava servindo pra nada.
Resultado: não deu mais problema pra ligar, não falhou mais, o rádio voltou à vida :dance:e a bobina não esquenta mais.

Detalhe: praticamente, a cada 'problema' desse eu voltava guinchado :putz:

Dá uma fuçada no distribuidor e faz uma revisão na elétrica. :concordo:

Eu já pensei em mudar pra ignição mas também não sei o quanto iria resolver.

Vou pesquisar sobre esse módulo que o Ferchinha falou.

Abraços e boa sorte!

Wagner

Gustavo Niva
20/07/2008, 15:43
Putz, o Niva fica girando, girando, girando mas não quer pegar...... Gira tanto que acaba com a bateria...Primeiro achei que fosse problema com a bateria, já que precisava fazer ligação com outra bateria de um carro ligado (vulgo chupeta) pra fazer o bendito ligar.
Depois achei que fosse o alternador que nao tava carregando a mesma...Já viu se tá rolando faísca nas velas? Tá chegando gasolina no bura? Já tentou tacar gasolina direto no bura?

Primeiro achou que era bateria, depois alternador... e agora acha o que? Já tem certeza que não é bateria nem alternador?

Mas me veio à idéia o platinado...Se eu colocar uma ignição eletrônica, minha vida ficará mais fácil?Não, ficará mais difícil pois tu vai estar instalando um item novo num carro que já não tá funcionando...

Aff, pode ser tanta coisa que eu nem sei como identificar...E se for o carburador? E se for o meu combustível mega adulterado? E se for zica?

Valeu!RCI parece ser bom mesmo, apesar de eu ainda não ter entendido porque o Sukys fala pra regular com o carro sob carga se o RCI não tem entrada para vácuo :pensativo:

Mas eu chuto que teu avanço inicial tá absurdamente errado....

pedrodoniva
20/07/2008, 20:51
Já viu se tá rolando faísca nas velas? Tá chegando gasolina no bura? Já tentou tacar gasolina direto no bura?

Primeiro achou que era bateria, depois alternador... e agora acha o que? Já tem certeza que não é bateria nem alternador?

Não, ficará mais difícil pois tu vai estar instalando um item novo num carro que já não tá funcionando...

RCI parece ser bom mesmo, apesar de eu ainda não ter entendido porque o Sukys fala pra regular com o carro sob carga se o RCI não tem entrada para vácuo :pensativo:

Descartei o fato do problema ser a bateria pois ela aguenta muito tempo girando o arranque... Gira muito mesmo...
Descartei também o alternador pois medi com um multímetro, e está carregando sim...

Mas esse tal de avanço inicial...o que seria? Desenvolva isso kkkkkkkkkk
Valeu!!!

Sukys
21/07/2008, 03:25
RCI parece ser bom mesmo

Como sou suspeito em falar, segue o link com breve relato de dono de Cherokee, e rodando na gasolina (combustível original) já que o computador de bordo não acusa resultado no GNV.
Se acontece isso com Cherokee, que tem motor com gerenciamento eletrônico, o que dizer de motores mais antigos...

http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/showpost.php?p=16719&postcount=388

apesar de eu ainda não ter entendido porque o Sukys fala pra regular com o carro sob carga se o RCI não tem entrada para vácuo :pensativo:

Digamos que seu carro esteja com restrição no filtro de ar. Se andar na casquinha talvez nem perceba, mas se afundar o pé no acelerador perceberá, com certeza, a queda de desempenho. O oposto também é válido, se fizer uso de filtro menos restritivo (ou qualquer outra coisa que ofereça ganho) perceberá a melhora, de forma mais acentuada, com o motor sob carga.

Na hora da partida, avanço estático absurdamente errado normalmente ocasiona estouro no escape ou no coletor de admissão, como se houvesse inversão de cabos de vela, o que dá a entender que existe combustível, ar e faísca, só que no momento errado ou na quantidade errada.
Com avanço nem tanto errado pode haver dificuldade na partida e o motor até não sustentar o funcionamento, mas isso indica, pelo menos, que em algum momento existe faísca, ar e combustível.

Agora, nhénhennhém de motor de arranque e mais nada, pode ser falta de combustível ou de faísca, já que falta de ar... só com uma batata bem entuchada na boca do carburador. :smile:

.

Tanque Russo
21/07/2008, 12:18
Camaradas, aproveitando esse topico gostaria de saber se podem me ajudar por favor, pois estou com um problema semelhante do nosso camarada, só que o meu é seguinte:
Não pega de manha ...de jeito nenhum, dai coloco gasolina no carburador, depois de muitas tentativas ela pega, bom meu motor e original, sem ignição eletronica, o que tenho que não é original e o alternador que é de tempra, se puderem me ajudar ficarei grato. abraço a todos.

ferchina
21/07/2008, 12:40
Camaradas, aproveitando esse topico gostaria de saber se podem me ajudar por favor, pois estou com um problema semelhante do nosso camarada, só que o meu é seguinte:
Não pega de manha ...de jeito nenhum, dai coloco gasolina no carburador, depois de muitas tentativas ela pega, bom meu motor e original, sem ignição eletronica, o que tenho que não é original e o alternador que é de tempra, se puderem me ajudar ficarei grato. abraço a todos.

Verificou platinado??

Tanque Russo
21/07/2008, 15:01
Então foi trocado tudo, Platiando, Condensador, cabos de vela, velas...obrigado

Sukys
21/07/2008, 16:46
Não pega de manha ...de jeito nenhum, dai coloco gasolina no carburador, depois de muitas tentativas ela pega

A princípio, isso não tem nada a ver com ignição.
O motor não pega porque o carburador está sem combustível, que evaporou após o desligamento do motor.
Geralmente isso é ocasionado pela falta de junta que atua como isolante térmico entre o coletor e o carburador E/OU deficiência de retenção nas válvulas da bomba de combustível.

.

Gustavo Niva
21/07/2008, 22:02
Como sou suspeito em falar, segue o link com breve relato de dono de Cherokee...Se não me engano tem mais relatos bons por aí, inclusive de niveiros...

Digamos que seu carro esteja com restrição no filtro de ar. Se andar na casquinha talvez nem perceba, mas se afundar o pé no acelerador perceberá, com certeza, a queda de desempenho. O oposto também é válido, se fizer uso de filtro menos restritivo (ou qualquer outra coisa que ofereça ganho) perceberá a melhora, de forma mais acentuada, com o motor sob carga.Finalmente Entendi!! Valeu Mesmo!!!! :D :concordo:

...Com avanço nem tanto errado pode haver dificuldade na partida e o motor até não sustentar o funcionamento...
... ... ...já que falta de ar... só com uma batata bem entuchada na boca do carburador. :smile:

Ok, corrigindo meu palpite: "Já viu se tem uma batata bem entuchada na boca do carburador? Já viu se tá rolando faísca nas velas? Tá chegando gasolina no bura? Já tentou tacar gasolina direto no bura?
...
Se não for alguma das anteriores, eu chuto que teu avanço inicial tá um pouco errado.... " :mrgreen:

Mas esse tal de avanço inicial...o que seria? Desenvolva isso kkkkkkkkkk Valeu!!!
Pedro,
não desenvolvo não... mal sei se entendo... :mrgreen:

Mas dá uma olhada nos posts e na página do Sukys que tu vai achar...

[]s
Gustavo.

lisboa
21/07/2008, 22:11
posso dar uma zoada de leve (afinal só zoo por que o meu mesmo tá nesse momento no mecânico. hahaha)?

Tem uma peça que resolve o problema. Chama manivela. :mrgreen:

Tá bom, tá bom.

Boa noite.

hehehe

Jonatars
21/07/2008, 23:23
O RCI, realmente é muito bom, vai para um ano que tenho usado interruptamente em meu Niva, e só tenho elogios e agradecimentos ao Sukys! Tanque Russo, quando for ligar o Niva de manhã, dá umas três bombadas no acelerador, puxa o afogador e tenta dar a partida.

Tanque Russo
22/07/2008, 08:00
Então, vou verificar outros itens, enquanto a dar umas bombadas no acelerador, nossa bombei pra caramba, nem afogar ela afoga...sei não pode ser a bomba de combustivel...galerinha muito obrigado pela atenção de vcs.