Ver Versão Completa : Radiador para Maxxion 2.5
Rogerinho
16/07/2008, 16:10
Amigos,
Faz algum tempo que não posto aqui no fórum, mas estou sempre acompanhando e tentando aprender pra cuidar melhor da minha Ranger...aqui tem um vasto acervo, acho tudo que preciso, mas dessa vez não encontrei o que preciso!!!
Vamos ao problema, a pick-up a um mês apresentou um problema no radiador, mais precisamente na caixa, mandei fazer um reparo e fui viajar com o carro!!!Como estamos em periodo bem frio, não tive problema nenhum (NOTA: Estava sem a válvula termostática e com o sistema sem pressurizar)...viajei de pé em baixo bastante tempo e a pick-up absolutamente normal...já no fds seguinte, onde a temperatura estava mais elevada, ela ameaçou esquentar e com isso fui obrigado a percorrer 130km a não mais que 80km/h!!!Aprendi aqui que o uso da válvula termostática é fundamental...então encomendei uma (R$80,00) e uma nova tampa para o resevatório de expansão (Por prevensão, já que provavelmente a tampa não estava aliviando a pressão)...logo após a troca dessas peças sai com a pick-up pra testa-la e ver como havia ficado...exigi mesmo do motor e a temperatura se manteve ideal por todo o tempo, coisa que não acontecia antes...porém ao chegar em casa notei um grande vazamento e constatei o PT nas caixas de meu radiador...
Após todo o ocorrido fui à Ford Besouro e me cobraram R$800,00 em um radiador 0km...e cotei com duas Fábricas de Radiadores, com caixas de alumínio e colméia nova (R$720,00 em uma e R$750,00 na outra)...
Pergunto aos amigos:
1) O que acham dos preços citados?!
2) Optariam pelo original ou pelo aftermarket?!
3) Provavelmente a junta do cabeçote foi-se embora e por isso esteja dando excesso de pressão...tens idéia do preço de uma nova e da MOD?!
4) Achei um radiador na minha cidade por R$390,00 e provavelmente aceitam o meu danificado na troca (NOTA: minha colméia está excelente)...acham uma boa idéia?!
5) Eu teria problemas em trocas somente as caixas do meu velho radiador e manter a colméia original?!
Um abraço à todos e agradecimentos antecipados...:grin:
P.S: Postei em alguns outro fóruns, mas em nenhum outro tem tantas pessoas expert's nesse motor como aqui no 4x4Brasil...então, me desculpe o incômodo.
OBS: A pick-up é uma Ranger 2.5 Turbo Diesel '98 com 110.000km...Bomba Injetora aberta e 1.2bar de pressão no turbo!
Anthoniusnikos
16/07/2008, 18:59
Rogerinho, antes de jogar R$ 800,00 fora, Eu tiraria o radiador, que é muito fácil, e verificaria melhor o ponto de vazamento. Já tive um radiador com trinca numa saída de mangueira e usei DUREPOX para o reparo; rodei com ele mais de 200.000 Km antes de vender e ainda estava perfeito.
Se fizer o serviço, limpe tudo muito bem com lixa e deixe secar por umas 24 horas.
Abraços
Anthoniusnikos
Se der para trocar só as caixas, e o profissional for bom, vai ficar igual a 0km. Ele vai vedar com araldite provavelmente. Se for fazer isso, aproveita e pede para ele varetar a colmeia do seu para ficar bala.
Se tiver pressa, eu veria esse radiador semi-novo. Se ele recebesse o seu por uns R$ 100,00 ou 150,00 sairia um bom preço. Radiador não é peça de gasto normal, geralmente eles duram muitos anos sem problemas com praticamente zero de manutenção.
Anthonius, reparar com durepoxi é gambiarra, hehe, mas dá para reparar com solda e onde precisa vedar bem se usa araldite 10mins ou 24hs - já reparei muito radiador (dos outros!) em trilha com araldite 10mins. Inclusive anda na sacola sempre um araldite 10mins junto com silver tape e cabo de aço (fazem milagres).
Depois de ter seu radiador arrumado, você veja se ele continua a esquentar. A Ranger 2.5 em nenhum momento deve passar do meio do medidor, se começar a esquentar, pode parar o carro e procurar outro problema (talvez junta, talvez bomba dágua, etc)
Rogerinho
16/07/2008, 20:22
Anthoniusnikos,
Eu sou muito curioso (:D) e antes de levar a algum mecânico sempre tento saber/entender o que está acontecendo!!!Hoje retirei o radiador e realmente as caixas estão esgarçadas...o que na minha opinião, mostra que está com excesso de pressão...e provavelmente é junta queimada...!!!
Muitíssimo obrigado pela resposta!!!
Um forte abraço
Rogerinho
16/07/2008, 20:30
Ojaneri,
Andei uns 15km dentro da cidade com pé embaixo, ou seja, saidas de curva e sinais sempre atingindo o máximo da faixa de torque em "green line" (3800rpm)...e "todo" esse trajeto a temperatura se manteve na faixa ideal...o que realmente não acontecia antes, oscilava de acordo com a posição do acelerador...
Bomba d'água e ventoinha estão normais...o que leva a crer que meu problema era realmente a válvula termostática, uma pena que não tive tempo pra pegar alguma serra ou uma bela reta em estrada!!!Se o problema de aquecimento ou excesso de pressão persistirem irei trocar a junta do cabeçote...e vamos ver o que dá...
Falei com o rapaz que fabrica os radiadores ainda à pouco e o mesmo me disse que me cobrará R$250,00 para trocar somente as caixas pelas de alumínio...estou tentado a fazer isso....
Agradecido pela colaboração amigo...
Um forte abraço
Anthoniusnikos
17/07/2008, 01:10
Rogério. Então primeiro verifique a válvula termostática. Retire e coloque-a em um caneco com água e aqueça no fogão, quando estiver por volta de 90oC, se estiver boa, ela deve abrir. Cuídado com o parafuso do suporte da válvula na carcaça, se a chave em milímetros estiver um pouco folgada é porque é em polegadas, daí se tentar tirar pode arredondar a cabeça do parafuso. Arranje uma chave em polegadas.
Nota: Junta do cabeçote queimada produz fumaça branca na saída do escapamento, com conseqüente perda de água de arrefecimento (o nível do reservatório de água vai abaixando).
Abraços
Cadü Smith
17/07/2008, 01:34
e aí pessoal, to estreando ae no fórum, a mama acabou comprando uma ranger dupla, 4x4 2.5 maxxion.. ela me lembrou muito a deserter que meu bom velhinho teve uns anos atrás, guardadas as proporções, é óbvio. não sei absolutamente nada do carro, a não ser alguma noção básica de motores diesel, e espero q o pessoal ae do turbo envenenado esteja ao menos usando bio-diesel, e inclusive, essa é uma das minhas primeiras dúvidas. Ouvi dizer que dependendo do motor, o bio-diesel não vai bem, estraga, engripa, sei lá o q mais, é verdade ? lenda ?
segundo: suspensão.. olhei por baixo do carro.. ela me parece bem parruda, mas d novo, não sei nada desse carro.. tem como levantar a suspensão dela em pelo menos 1 (uma) polegada ?, daí troco os peneus pelos 31, ou até o 32, né .. diz q fica bom.. hehe
Rogerinho
17/07/2008, 09:05
Anthoniu,
1° - Pode chamar de Rogerinho mesmo, quando me chamam de Rogério é pq deu alguma merda grave ou quando estou trabalhando...e realmente não gosto de nenhuma das duas coisas...hehehehehehehe
2° - A válvula me pareceu estar ok...mas por via das dúvidas vou retira-la para testar !!! Hoje eu resolvo o dilema desse radiador...
3° - O carro não baixa nem 1ml de água, ou melhor, até baixava mas era água do reservatório de expansão (Estava com a tampa, mas sem a carcaça...então não tinha vedação suficiente!) !!! O que está me deixando encucado com a junta é o fato da água borbulhar um pouco, bem pouco mesmo, no reservatório de expansão...e da pick-up estar com excesso de pressão do sistema de arrefecimento...
Novamente muitíssimo obrigado,
Um abraço.
Rogerinho
17/07/2008, 09:20
Cadü,
Sobre a questão do Biodiesel, eu tenho abastecido a uns três tanques com ele...mas não tenho gostado não, pode ser psicológico, mas acho que tenho tido uma perda de rendimento !!! Eu moro na Baixada Fluminense - RJ e por aqui não temos Diesel Podium, então estou sendo obrigado a abastecer com o Aditivado ou com o Bio-Diesel...quando eu ia muito de carro para a capital no meu estado só abastecia com o Podium...(NOTA: Esse diesel é tão bom, limpa tanto que não é aconselhavel vc só abatecer com ele em uma pick-up com certa idade...vai acabar soltando toda a sujeira acumulada no tanque e entupindo sua Bomba Injetora!).
Quanto a suspensão, a minha é toda nova...mas esta preparada para um maior desempenho em asfalto (Amortecedores com mais carga) e aliada a rodas 20" com pneus High Perfomace, é um verdadeiro absurdo em curvas...mas nem por isso ela tem deixado de visitar a lama e alguns atoleiros leves na fazenda hehehe!!!
Um forte abraço e parabéns pela aquisição!
Anthoniusnikos
18/07/2008, 13:48
Olá Rogerinho, esse borbulhar da água no reservatório de expansão pode ser problemas com a bomba d'água (a água não circula, ou circula pouco, e o ar da água aquecida vai borbulhar).
Seja Bem-Vindo Cadü ! (se tratar bem o 2.5 vai bater nos 400.000 se fazer o motor)
Quanto a mistura de biodiesel ao diesel, podemos comparar ao álcool na gasolina. Os motores foram projetados para usar um tipo de combustível e começam a usar uma mistura sem que se faça um reajuste no ar (oxigênio) e compressão do motor. Nos motores flex existe um dispositivo eletrônico que faz automaticamente essas correções (válvula lâmbida), nos comuns não têm. A mistura é suportável até certo um pondo. No caso do diesel, acredito até 20% de biodiesel, no caso do álcool também, a partir dessa porcentagem tem-se que ajustar a compressão do motor e da mistura comb. X ar (oxigênio).
Mas a mistura do diesel+biodiesel provoca menor desgaste no motor e BI que o diesel puro que é menos lubrificante. O biodiesel é mais gorduroso, mais lubrificante.
É uma lenda essa idéia de que sujeira particulada no tanque vai prejudicar o BI ou motor. Prejudicaria de passasse pelo filtro de comb. que retém essas impurezas. Troque mais freqüentemente o filtro (Eu troco a cada 5.000 Km). O que vai estragar ambos é diesel de péssima qualidade, com água em Posto porcalhões. Então abasteça sempre em (um) postos que tenham filtros de diesel com boa manutenção.
Abração :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
dinhorlf
18/07/2008, 14:08
Anthoniu,
1° - Pode chamar de Rogerinho mesmo, quando me chamam de Rogério é pq deu alguma merda grave ou quando estou trabalhando...e realmente não gosto de nenhuma das duas coisas...hehehehehehehe
2° - A válvula me pareceu estar ok...mas por via das dúvidas vou retira-la para testar !!! Hoje eu resolvo o dilema desse radiador...
3° - O carro não baixa nem 1ml de água, ou melhor, até baixava mas era água do reservatório de expansão (Estava com a tampa, mas sem a carcaça...então não tinha vedação suficiente!) !!! O que está me deixando encucado com a junta é o fato da água borbulhar um pouco, bem pouco mesmo, no reservatório de expansão...e da pick-up estar com excesso de pressão do sistema de arrefecimento...
Novamente muitíssimo obrigado,
Um abraço.
caro amigo, bomdia, espero que este naum seja oseu caso mas omotor da minha willys borbulhava no radiador, fui insistindo e quando tirei o cabeçote tinha um canal entre o cilindro e a camara de agua, resultado tive de encher ocabeçote.
sem querer complicar t+
Rogerinho
18/07/2008, 14:33
Opa,
Acho que não estou enfrentando problema com junta e nem cabeçote, a água não esta borbulhando no reservartório e a principio o carro não esta esquentando nem um pouco!!!Hoje está um calor dos infernos na minha cidade, dei umas esticadas e nada...à noite vou à fazenda com ela (130km) e vamos ver o que acontece...
A única coisa que está faltando é o aditivo do radiador, não vou colocar agora...pois se colocar vou ter novamente problema com os selos!!!Mês que vem mando trocar todos os selos e completo com àgua desmineralizada + aditivos...depois disso acredito que não tenha mais nenhum problema antes de partir pra otimização de performace...