Conectar

Ver Versão Completa : Troco as cruzetas dos cardans?

ricleite
10/07/2008, 22:15
Olá galera.

Como fazer para avaliar se está na hora de trocar as cruzetas dos cardãns??
As minhas já estavam no jeep quando o comprei há cerca de 5 anos. Sem folgas ou trancos.
Tem que tirar e avaliar o desgaste ou é melhor trocar preventivamente logo???
Valeu

Kim
10/07/2008, 22:34
Minha opinião!

Tive algumas camionetes que trabalhavam pesadas (sal para boi, tambores de óleo diesel, várias peças de tratores, boia fria...)

Também alguns jeeps e, o engesa.

Quando a cruzeta está indo a pique, o primeiro sintoma é um forte estralo metálico (repercurte no cardam).

Esse só acontece quando está parado e vai sair, quando acelera faz um "tack".

Outra forma, é desmontando a cruzeta mesmo, olhar a cruzeta mesmo, retirando a "tampa" onde fica os roletes.

Verificar minunciosamente se não há roletes quebrados ou fosco (perdeu a camada cimentada)
A cruzeta deve estar lisa na pista dos roletes, se estiver brinlada, sempre brinla em diagonal (não sei o por que), pode comprar outra, pois esta não é mais confiável.

Abraços.

Kim.

ricleite
10/07/2008, 22:45
Valeu Kim. Vou verificar se tem algum estalo na transmissão...

Treme Terra
10/07/2008, 22:46
Se for trocar compre Spicer (é mais cara, mas é de 1ª linha), nada de Cotrame....

Abraços,

Kim
10/07/2008, 23:01
Opa Treme Terra, falou pouco mais falou tudo!!!

Pedrão B.
10/07/2008, 23:13
Se for trocar compre Spicer (é mais cara, mas é de 1ª linha), nada de Cotrame....

Abraços,

Procure o código no catálogo Spicer(eu tenho um mais não está aqui:putz:) mas é a mesma da F100.
Muitas vezes você economiza algumas lata$$$ comprando uma peça sem dizer que é pra Jeep...é aquela velha história:???:
[]'s

Treme Terra
11/07/2008, 16:40
Procure o código no catálogo Spicer(eu tenho um mais não está aqui:putz:) mas é a mesma da F100.
Muitas vezes você economiza algumas lata$$$ comprando uma peça sem dizer que é pra Jeep...é aquela velha história:???:
[]'s

É a mesma da F-1000 e da Kombi.

Abraços.

Zepi
11/07/2008, 20:51
HUm...eu não sabia que kombi tinha cruzeta...pensei que usasse homocinéticas...
Vivendo e aprendendo...

Abraço

Kim
11/07/2008, 22:04
Contribuindo...

Também pode ser a mesma do munhão do engesa...

Rodolfo Ourique
14/07/2008, 21:59
Pois é, eu também me surpreendi qd ao futucar um catálogo da Spicer descobri que a cruzeta do Jeep é a mesma da Kombi, então ao indagar ao dono da auto-peças onde a Kombi levava cruzetas veio a resposta: "tb não sei"...rs!!!
Mas como tem um sócio aqui no Jeep Clube que possui uma empresa especializada em Cardans, indaguei a ele e descobri que até certo ano as Kombis usavam pequenos cardãs em vez de homocinéticas.
Vale então pedir a cruzeta da Kombi, pois deve ser mais barata, afinal todo mundo acha que jipeiro é abonado!!!
Ah! fiquem com a dica do Treme Terra...Spicer, sem dúvida.

Até.

danielgab
12/08/2009, 12:22
Preciso trocar uma cruzeta do jipe e estou pensando em fazer isso sozinho. Só gostaria de saber se tem alguma complicação que não vi, para não fazer isso e levar no mecânico.
Do lado do diferencial ela é presa por dois "garfos" e parafusos. Parece ser fácil de remover. Meu receio é do lado do cardan, onde o alojamento dela são dois furos, com travas. Ela entra muito justo ali? É muito difícil de tirar a velha e instalar a nova?

Valeu!

desculpem se não sei o nome certo de cada peça...

joão k. chikui
12/08/2009, 12:37
Daniel
Quando faço uso uma prensa hidráulica para expulsar o copo.
para montar , uma graxa muito boa para manter as agulhinhas no seu devido lugar e pode fazer até numa morsa. Muito cuidado, todas as agulhinhas e retentores devem ficar em seu devido lugar.

Zepi
12/08/2009, 12:39
Com um alicate de tirar anel-trava você tira em casa bem facinho!

Abraço

joão k. chikui
12/08/2009, 12:39
Daniel , só complementando :
Marque exatamente a posição do cardã ao desencaixar o estriado , pois as cruzetas tem que trabalhar em fase , ou seja , alinhadas .

Zepi
12/08/2009, 13:58
Daniel , só complementando :
Marque exatamente a posição do cardã ao desencaixar o estriado , pois as cruzetas tem que trabalhar em fase , ou seja , alinhadas .

bem colocado joão :concordo::concordo: