Ver Versão Completa : Motor de Chevette 1.4 no CJ5
Gente pelo amor de Deus!!!
Tem um cara aqui me falando que tem o CJ5 com motor de Chevette 1.4,
a gasolina, que foi o primeiro montado no Brasil a ter comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada
DIZ ele que a carroceria eh de fibra, por isso o carro anda “bem”, já que é mais leve
DIZ ele que não faz trilha pesada e poucas trilhas leves, mas como usa ele no dia a dia.. eh bem econômico..
Aí vai a pergunta.. isso é possível?
A caixa e de 4m, será que de Chevette mesmo?
E funciona reduzida e 4x4...
Espero muitas respostas!!!
ARRGHHHH
bom possivel é.. .teoricamente qualquer motor cabe no jeep já que ele usa chassis e vc põe oque vc bem entender se começa a enumerar todos os motores adaptáveis aqui no jeep a págia ia fica pequena...
Se isso for verdade (que relamente andar.. anda, eu diria se rasteja, mas)
Cambio do chevete tem adaptação pela empresa DeepTec para a reduzida e 4x4 willys, logo, o cambio cabe originalment eno motor do chevette tranquilamente e funciona sim o 4x4 e reduzida
EVIDENTEMENTE o motor 1.4 é muito fraco para poder realmente fazer trilha, mas usando a reduzida e o 4x4 ele consegue alguma coisa, ser de fibra nÀo necessariamente o torna mais leve, talvez 200kg a menos
Oque queor resaltar é que um motor desses nãoe ra bom nem mesmo no chevette e muitas vezes era trocado pelo motor de opala 4cc ou 6!!!
mas que é possivel, ah isso é sim, logo mais aparece algum maluco com motor de towner no jeep, eu num me assusto com mais nada
Caro dougMG!
Vamos em partes!
Motor, não importa o veículo, é um motor.
Quando vai a uma casa de ferragens, tem vários motores elétricos, poderá escolher um pela potência ou tipo de energia a ser usada, como monofásica ou trifásica.
Cambio, basicamente só difere quando longitudinal ou transversal, repito, basicamente, pois todos tem suas particularidades que não é a questão aqui.
A t-case, seria uma segunda caixa de marchas, onde se engata a tração e a reduzida.
De posse dessas informações, com um bom torneiro e um bom mecânico, pode fazer a configuração que quizer, respeitando a ordem motor > cambio > t-case.
Quanto ao motor de chevette, pode ate ser que vá bem, tendo uma relação de diferencial curta, pois esse motor é de alto giro (+ - 5.500 a 6.000 eu acho)
O cambio, o pessoal no fórum já consagrou, tendo até a Teep dec que confecciona a flange para colocar a t-case.
Então, se não apertar o bixim, vai bem!!!
Abraços.
Kim.
Se tratando de adaptabiarra, tudo é possivel.
Aqui na minha cidade tem(ou tinha) um com motor de brasilia. mas era baixinho, motor traseiro. Acho que jogaram a carroceria de jeep num chassi de brasoca. O carro era muito esquisito.
Olha se eu tivesse que colocar um motor pequeno, fosse OBRIGADO, AMEAÇADO,eu colocaria um Ap 2.0 então.
Agora um chevete 1.4...de repente põe o 1.0 então!Hehehe!
Caro dougMG!
Vamos em partes!
Motor, não importa o veículo, é um motor.
Quando vai a uma casa de ferragens, tem vários motores elétricos, poderá escolher um pela potência ou tipo de energia a ser usada, como monofásica ou trifásica.
Cambio, basicamente só difere quando longitudinal ou transversal, repito, basicamente, pois todos tem suas particularidades que não é a questão aqui.
A t-case, seria uma segunda caixa de marchas, onde se engata a tração e a reduzida.
De posse dessas informações, com um bom torneiro e um bom mecânico, pode fazer a configuração que quizer, respeitando a ordem motor > cambio > t-case.
Quanto ao motor de chevette, pode ate ser que vá bem, tendo uma relação de diferencial curta, pois esse motor é de alto giro (+ - 5.500 a 6.000 eu acho)
O cambio, o pessoal no fórum já consagrou, tendo até a Teep dec que confecciona a flange para colocar a t-case.
Então, se não apertar o bixim, vai bem!!!
Abraços.
Kim.
Fala Grande Kim,
Continuando o assunto...
A caixa eu sei que eh boa mesmo... não sabia que tinha a teep dec....
Mas mesmo o jeep sendo em fibra, o motor 1.4 empurra mesmo?
Abraços
Olha se eu tivesse que colocar um motor pequeno, fosse OBRIGADO, AMEAÇADO,eu colocaria um Ap 2.0 então.
Agora um chevete 1.4...de repente põe o 1.0 então!Hehehe!
kkkk Se fudeu tudo pode colocar o do Gurgel!! famoso 0.8!!!
imagina!
Se tratando de adaptabiarra, tudo é possivel.
Aqui na minha cidade tem(ou tinha) um com motor de brasilia. mas era baixinho, motor traseiro. Acho que jogaram a carroceria de jeep num chassi de brasoca. O carro era muito esquisito.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
tem cada coisa.. e eu achando q o jeep com motor de chevette era o mor..kk
Carlos Bernardo
10/07/2008, 09:50
Isso é falta de surra.
Lastimável.
felipemendes
10/07/2008, 10:34
Posso falar porque comprei meu jeep com motor de chevette 1.4...
Até anda razoável, não é nenhuma lesma. Porém, como o jeep é pesadão, fazia 2 km/litro. O carburador tava ruim e, como eu não encontrava peças, acabei trocandoo motor todo pelo preço de um carburador de chevette (~400 reais).
Agora, o motor Zetec 1.6 da Ford possui boa potência (meu Fiesta tinha 102 CV no álcool) e excelente torque em baixa. Minha faixa de menor consumo, pra se ter uma idéia, era entre 1500 e 2500 RPM. Dos motores "carro de brinquedo", eu recomendaria este pra se colocar num jeep.
Quando comprei meu jeep (um CJ3B), ele tinha um motor de Corcel 1.4 :shock:, com caixa original willys 3m. Até que andava normalzinho na cidade. Porém parecia que o jeep tava amarrado e o motorzinho já tava batendo um pouco. Pra trilha, nem pensar. Aproveitei e troquei-o de uma vez. Coloquei um AP 1.8, sem comparação.:concordo:
Sandro Abreu
10/07/2008, 13:00
Jeep normalmente tem diferencial bem reduzido,um motor pequeno(1.3 -1.4) até consegue empurrar o carro,mas ser economico,eu não acredito porque vc tem que andar o tempo todo esguelando o motor,mesmo na cidade,ou andar como uma tartaruga,uma das melhores opções ainda é o motor 4cil. do opala que é forte ,barato,de facil manutenção,facil de adaptar e o consumo não é tão alto.
Posso falar porque comprei meu jeep com motor de chevette 1.4...
Até anda razoável, não é nenhuma lesma. Porém, como o jeep é pesadão, fazia 2 km/litro. O carburador tava ruim e, como eu não encontrava peças, acabei trocandoo motor todo pelo preço de um carburador de chevette (~400 reais).
Agora, o motor Zetec 1.6 da Ford possui boa potência (meu Fiesta tinha 102 CV no álcool) e excelente torque em baixa. Minha faixa de menor consumo, pra se ter uma idéia, era entre 1500 e 2500 RPM. Dos motores "carro de brinquedo", eu recomendaria este pra se colocar num jeep.
kkk Então quer dizer que existe!!! kkk
.. mas no caso.. esse jeep que eu tô falando tem a carroceria de fibra..
diz o proprietário que é bem econômico.. será que é verdade? O que você acha?
Quando comprei meu jeep (um CJ3B), ele tinha um motor de Corcel 1.4 :shock:, com caixa original willys 3m. Até que andava normalzinho na cidade. Porém parecia que o jeep tava amarrado e o motorzinho já tava batendo um pouco. Pra trilha, nem pensar. Aproveitei e troquei-o de uma vez. Coloquei um AP 1.8, sem comparação.:concordo:
Mas era econômico?
Jeep normalmente tem diferencial bem reduzido,um motor pequeno(1.3 -1.4) até consegue empurrar o carro,mas ser economico,eu não acredito porque vc tem que andar o tempo todo esguelando o motor,mesmo na cidade,ou andar como uma tartaruga,uma das melhores opções ainda é o motor 4cil. do opala que é forte ,barato,de facil manutenção,facil de adaptar e o consumo não é tão alto.
Pois é conterrâneo... é no mínimo estranho..
felipemendes
10/07/2008, 17:47
kkk Então quer dizer que existe!!! kkk
.. mas no caso.. esse jeep que eu tô falando tem a carroceria de fibra..
diz o proprietário que é bem econômico.. será que é verdade? O que você acha?
Difícil dizer. Como eu falei, o meu andava razoável na rua, e olha que os pneus eram 7.50x16! Imagino que com um carburador redondo e dirigindo como um padre, vai ficar econômico, se o resto também estiver bem ajustado. O problema com motores fracos é que, para darem mais torque, bebem muito mais. Meu Fiesta citado anteriormente pra andar como 1.8 bebia como 3.0...
Gustavo de Olliveira
10/07/2008, 20:19
Imaginem colocar o motor do Uno fire 1.0 ???????
pelo menos teriamos um jipe com espaço para bagagem na dianteira.
abraços pensando em colocar um V8 que tenho na proxima viatura/criatura.
Fala Grande Kim,
Continuando o assunto...
A caixa eu sei que eh boa mesmo... não sabia que tinha a teep dec....
Mas mesmo o jeep sendo em fibra, o motor 1.4 empurra mesmo?
Abraços
Olha, parece que está com a idéia de colocar esse motor...
Num faz isso não!
Se comprou o jeep assim, com o tempo ira querer trocar.
O motor do cheva, como postei anteriormente, até que vai, mais se aumentar os pneus, já não aguentará.
Um conhecido colocou num niva, aparentemente havia ficado bom.
Ontem fui conversar com ele, e parece que não está muito satisfeito, pois na estrada, não rende muito...
Abraços.
Kim
Vinícius-RS
10/07/2008, 20:49
Putz!
Se o 1.4 NO chevette já é uma merd*, imagina numa viatura com mais do que o dobro do peso... Deve ficar ótimo!! heheheh
Um 6 bocas anda mais e provavelmente fique até mais econômico...
[]'s
Olha, parece que está com a idéia de colocar esse motor...
Num faz isso não!
Se comprou o jeep assim, com o tempo ira querer trocar.
O motor do cheva, como postei anteriormente, até que vai, mais se aumentar os pneus, já não aguentará.
Um conhecido colocou num niva, aparentemente havia ficado bom.
Ontem fui conversar com ele, e parece que não está muito satisfeito, pois na estrada, não rende muito...
Abraços.
Kim
Não estou não... é porque achei muitooo estranho... pelo fato de ser um motor pequeno..
No caso do nivas.. aí muda tudo.. aquele esticador da correia que eh foda mesmo.. já vi nivas bons.. mas o tanto q tem ruim eh fora do comum!!
Mesmo colocando um ap.. tem a caixa ainda.. nussa.. eh muita coisa para trocar
Mas mesmo assim eu gosto muito do niva.. e amo o willys..
Abraços!!
Putz!
Se o 1.4 NO chevette já é uma merd*, imagina numa viatura com mais do que o dobro do peso... Deve ficar ótimo!! heheheh
Um 6 bocas anda mais e provavelmente fique até mais econômico...
[]'s
kk tbém acho...
Mas era econômico?
Fazia uns 6-7km/l, pra uso na cidade. Mas vale lembrar que o meu jeep tinha pneus originais. Com pneus mais largos, acho que seria impossível usar aquele motor.
to pensando em botar toda a mecanica do chevete no meu jeep ate poder restaurar a mecanica 4x4 do mesmo só pra ficar andando pois ta muito dificil achar motor de opala aqui na minha regiao principalmente o de 4 cc pois a maioria aqui é 6cc e ta na mao dos contrabandistas de gasolina
Tive um CJ-5 1966 com motor GM151 que recentemente troquei em um "VITARA 1994" que pretendo trocar o motor por um AP. Se tivesse que trocar o motor do CJ e o problema fosse custo, seguramente seria por um AP1.8 ou 2.0 carburado. Creio que apesar das limitações do AP num Jeep, ainda assim seria muito feliz.
Tenho muita saudade daquele 4 cilindros com câmbio de C-10 , relação curta e pneus 750 X 16 argentinos.
Pablo.pinto2007
13/10/2012, 17:39
Tive um CJ-5 1966 com motor GM151 que recentemente troquei em um "VITARA 1994" que pretendo trocar o motor por um AP. Se tivesse que trocar o motor do CJ e o problema fosse custo, seguramente seria por um AP1.8 ou 2.0 carburado. Creio que apesar das limitações do AP num Jeep, ainda assim seria muito feliz.
Tenho muita saudade daquele 4 cilindros com câmbio de C-10 , relação curta e pneus 750 X 16 argentinos.
Bem realmente o AP é uma boa opção em se tratando de durabilidade (não dá manutenção) e anda bem sim... muita gente diz que é motorzinho... pode até ser... mas não abro mão... a relação peso/potência faz dele uma das melhores opções para CJ devido exatamente seu peso em relação à potência que gera...
Um motorzão... 6cil, V6, V8, ou diesel... são pesadões geram bastante CV's mas consomem boa parte só pra empurrar seu peso, sem falar que o chassis sofre com esse peso a mais...
Forte abraço!
Pablo
Robertux
15/10/2012, 13:41
O motor do Chevette tem pelo menos uma coisa em comum com o BF 161 do Jeep, já saia fumando de fábrica. Há, Há, Há!!!
Pelo amor de Deus, aquele motorzinho não levava nem o Chevette direito, quanto mais um Jeep!
Se tá dificil de achar motor de Opala 4cc, ponha um AP 2.0 com câmbio 5 marchas de Chevette (essa era a única coisa boa que ele tinha) e relação de diferencial 43:8. Com a 44:9 eu acho que falta um pouco de torque para sair em subidas mais pesadas em 1ª simples (com a reduzida engatada, na trilha, vai bem de qualquer jeito).
Eu não recomendo motores 6 cilindros grandes como Opala 4.1, F-1000 4.9, etc porque fica muito pesado, principalmente que não é só o motor, em função do torque mais elevado você terá que colocar câmbio mais pesado, de preferência trocar a caixa de tração pela da Toy Band e semi-eixos mais fortes, reforçar o chassi, a suspensão, o sistema de direção, etc. para aguentar o aumento de torque e do peso, então, a não ser que vc pretenda fazer um Frankenstein para trilhas pesadíssimas, não sei se o custo vale a pena.
O meu está todo original, motor OHC 4cc, caixa original de 4 marchas, reduzida e eixos originais com diferencial 44:9. As vezes sinto um pouco de falta de torque para sair em 1ª simples e para andar um pouco mais devagar em 4ª, mas isso acho que é em função dos pneus 7.50X16, que são bem maiores que o original, então estou pensando em trocar as relações de 44:9 para 43:8 para aproximar mais do desempenho original.
Nas trilhas, com a reduzida engatada, eu não tenho dificuldade nenhuma, a única coisa que segura o Lasanha é quando o diferencial encosta no chão ou quando dá um X. O problema do X pretendo resolver com bloqueios e do diferencial encostando no chão com um guincho.
Não pretendo instalar pneus maiores porque pneus maiores exigem motores maiores e tudo mais que já falei acima.
vavarusso
15/10/2012, 14:53
O motor do Chevette tem pelo menos uma coisa em comum com o BF 161 do Jeep, já saia fumando de fábrica. Há, Há, Há!!!
Pelo amor de Deus, aquele motorzinho não levava nem o Chevette direito, quanto mais um Jeep!
Se tá dificil de achar motor de Opala 4cc, ponha um AP 2.0 com câmbio 5 marchas de Chevette (essa era a única coisa boa que ele tinha) e relação de diferencial 43:8. Com a 44:9 eu acho que falta um pouco de torque para sair em subidas mais pesadas em 1ª simples (com a reduzida engatada, na trilha, vai bem de qualquer jeito).
Eu não recomendo motores 6 cilindros grandes como Opala 4.1, F-1000 4.9, etc porque fica muito pesado, principalmente que não é só o motor, em função do torque mais elevado você terá que colocar câmbio mais pesado, de preferência trocar a caixa de tração pela da Toy Band e semi-eixos mais fortes, reforçar o chassi, a suspensão, o sistema de direção, etc. para aguentar o aumento de torque e do peso, então, a não ser que vc pretenda fazer um Frankenstein para trilhas pesadíssimas, não sei se o custo vale a pena.
O meu está todo original, motor OHC 4cc, caixa original de 4 marchas, reduzida e eixos originais com diferencial 44:9. As vezes sinto um pouco de falta de torque para sair em 1ª simples e para andar um pouco mais devagar em 4ª, mas isso acho que é em função dos pneus 7.50X16, que são bem maiores que o original, então estou pensando em trocar as relações de 44:9 para 43:8 para aproximar mais do desempenho original.
Nas trilhas, com a reduzida engatada, eu não tenho dificuldade nenhuma, a única coisa que segura o Lasanha é quando o diferencial encosta no chão ou quando dá um X. O problema do X pretendo resolver com bloqueios e do diferencial encostando no chão com um guincho.
Não pretendo instalar pneus maiores porque pneus maiores exigem motores maiores e tudo mais que já falei acima.
Incrivel Robertão, ou outro companheiro, que pneus posso usar com as rodas originais do Cj5? Pois pretendo colocar futuramente as da F100, mas nao agora. Diz aí! É jeep de passeio e estrada de chao.
Robertux
15/10/2012, 16:14
As rodas originais do Jeep são muito finas, se não me engano são de 4.5 polegadas, o que limita bem a largura (e, consequentemente, a altura) dos pneus. Nessa roda o ideal seria o original 600X16, mas está quase impossível de se achar.
O que daria para colocar aí seria o 6.50X16, o 6.70X16 ou talvez, no máximo, o 7.00X16. Pneus radiais acho que fica impossível colocar porque a proporção deles é diferente, eles são mais largos que altos e, o que limita nessas rodas é exatamente a largura.
As rodas da F100/F1000 que uso no meu são na medida 6.00X16 que aceita até o 7,50X16 ou, se for radial, dá pra colocar os 235X85X16. Com as rodas 8.00X16 da pra colocar os 265X75X16 que equivalem a um 32".
As rodas que tem maior opção de pneus são as 8.00X15, aí da pra por os 31, 32, 33 (medidas de radiais para Off-Road) e diversas outras medidas de pneus radiais para passeio que podem ser recapados para off-road.
vavarusso
15/10/2012, 16:22
As rodas originais do Jeep são muito finas, se não me engano são de 4.5 polegadas, o que limita bem a largura (e, consequentemente, a altura) dos pneus. Nessa roda o ideal seria o original 600X16, mas está quase impossível de se achar.
O que daria para colocar aí seria o 6.50X16, o 6.70X16 ou talvez, no máximo, o 7.00X16. Pneus radiais acho que fica impossível colocar porque a proporção deles é diferente, eles são mais largos que altos e, o que limita nessas rodas é exatamente a largura.
As rodas da F100/F1000 que uso no meu são na medida 6.00X16 que aceita até o 7,50X16 ou, se for radial, dá pra colocar os 235X85X16. Com as rodas 8.00X16 da pra colocar os 265X75X16 que equivalem a um 32".
As rodas que tem maior opção de pneus são as 8.00X15, aí da pra por os 31, 32, 33 (medidas de radiais para Off-Road) e diversas outras medidas de pneus radiais para passeio que podem ser recapados para off-road.
Obrigado Incrível Betão. Parabéns pelos seus 1000 posts. 1000 contribuições. E que possa postar muito e muito mais.....
Valeu!!
Leonardo Raffi
12/05/2014, 21:46
Robertux continua usando o ford OHc georgia...????
Robertux
13/05/2014, 23:35
Sim estou com ele. Hoje ele está mais amaciado, por volta de 5000 km, e não tenho queixa, está cada vez mais forte. Aquela falta de força que eu sentia ao sair em subidas em 1ª simples não existe mais. Está bem esperto e o desempenho na cidade parece de um automóvel. Em rodovias anda a 90 km/h. em velocidade de cruzeiro.