Conectar

Ver Versão Completa : Turbo em motor de Samurai 1.3

junin
02/08/2004, 23:25
Pessoal,

Alguém pode me informar se é possível turbinar o motor de um samuca 97 sem judiar do bichinho? não é para velocidade e sim para ganhar maior força...

"[]s querendo mais potência sem trocar motor...."

ojaneri
03/08/2004, 08:02
Possivel é, agora acho que ia ficar caro pra xuxu...Além disso, tem que ser uma turbina pequena, para em pequenas rotações (2.500 pra cima) ela ja "entrar".

Qual a utilidade do seu jipe? E qual configuração do mesmo (pneus, etc)?

junin
03/08/2004, 08:16
Farei alguns comentários que "acho" ter uma certa lógica.......

Será que não fica mais barato que trocar o motor e fazer um monte de adaptações?

eu discordo em seu comentário em um ponto, acho que tem que ser para rotações médias ou altas, que no meu caso (Trilhas) é onde preciso de mais potência.
E em baixa rotação ele continua funcionando sem o turbo e preservando o motor.

Ainda não tenho definiçoes de trilhas médias/pesadas, pois sempre quando acho que meu carro não vai passar ele me surpreende... :lol: :lol: :lol:

Samurai 97 Canvas bem original (por enquanto) pneus 215/75/15 AT

Obrigado, e espero mais comentários....

NeRo
03/08/2004, 08:32
Fala Juniho!

Velho, numa trilha você precisará de torque, não de potência.
Penso que antes de mexer em motorização, seria interessante avaliar os pneus. A medida que a dificuldade das trilhas aumenta um acerto de pneu se faz necessário.
Temos um amigo aqui que tá encarando muita trilha com pneu AT e indo em frente, só agora ele começa a sentir falta de uns "gominhos" :D

[]s

billj
03/08/2004, 09:14
Ao risco de ser chamado de ignorante..........

.........mais um retardado prestes a jogar grana no lixo fuçando no motor do seu Samurai.......... :roll:

Ô Mané, deixe o motor queito, o seu problema não está alí. A sua Gralha Sagrada se localize mais para baixo, na caixa de transferência!!!

Tem três Samurais calçando pneus 35 e fazendo bonito nas provas Trial, os três com motores originais.........

O meu Samuca não está mais com o motor original simplesmente porque entrou água nele. Se não tivesse aconteceido isso, teria ele até hoje, mesmo com os pneus de 38,5"........

Abraços,

Pinhal
03/08/2004, 09:55
IGNORÂNTE :lol: :lol: :lol:

Tô zuando Bill........

Junin, acho que vc tá precisando de um kit de redução e não de um kit turbo, a menos que pretenda fazer arrancada em Interlagos com o Samurai!!!!
Com o kit de redução vc vai gastar menos do que adaptar o turbo, não vai fu#$% o motor e vai conseguir o desempenho que vc espera.

[]'s guardando grana pra comprar o meu kit de redução.

Guil
03/08/2004, 10:58
Falando em kit de reduçao para Samurai...

eu andei dando uma olhada pela net mas só achei um tal de X Crawler 4.16, só que vem dizendo que ele só serve para Samurais feixe de mola.

Existe alguem que venda bons kits de reduçao para os Samurais helicoidal?

Abçs.

billj
03/08/2004, 11:11
Falando em kit de reduçao para Samurai...

eu andei dando uma olhada pela net mas só achei um tal de X Crawler 4.16, só que vem dizendo que ele só serve para Samurais feixe de mola.

Existe alguem que venda bons kits de reduçao para os Samurais helicoidal?

Abçs.

Não existe nenhum kit para reduzir o Samurai helicoidal, a solução é de trocar a t-case para a do Samuca feixe.........

Abraços,

junin
03/08/2004, 11:32
Como você mesmo se intitulou o IGNORÂNTE :twisted: :twisted:
pessoalmente você parece ser mais gente boa do que escondido atrás do micro.... :lol: :lol: Sinceramente, comentários iguais a este lhe dou certeza que inibe várias pessoas de relatar alguma coisa ou até mesmo perguntar.......e este com certeza não é a intenção deste forum....

Cara um conselho, pessoalmente você parece ser gente fina, tive a oportunidade de lhe conhecer no trial em BH, más por aqui $#$&.
Use seu conhecimento que indiscutilvelmente você possui sem agredir!!!!

Em momento algum eu disse que faria algo até mesmo porque caso o fizesse não iria abrir um tópico no forum para perguntar algo que já iria fazer!!! Se tenho dúvidas, é porque gostaria de pegar opniões de pessoas com conhecimento antes de fud$#$! com qualquer que seja parte do meu carro....

Voltando ao assunto, você disse que não existe nenhum kit para o Samuca helicoidal. Como seria esta substituição da t-case? e quantas latinhas gastaria?

Sem ofensas..... :lol: :lol:

billj
03/08/2004, 11:50
Quanto os seus conselhos, vou arquivá-los junto com todos os outros deste tipo que já recebi.........

<dando descarga>

:roll:

Deixando do lado as falhas na tua lógica do que faria ou não faria, vamos ao que interesse........

A troca da t-case se resume em achar uma do Samuca velho, trocar as engrenagens e instalá-la debaixo do jipe. Há algumas adaptações pequenas a fazer nos cardans e suportes, mas nada assustador.

Vai gastar uns R$ 1.000 na caixa, mais o custo do kit e instalação....

NeRo
03/08/2004, 12:27
Samurai 97 Canvas bem original (por enquanto) pneus 215/75/15 AT

Penso que estamos indo longe demais :shock:
Nem Turbo nem T-case.

Só troque o pneu e poderá ir um pouco mais longe. Ponha um pneuzinho mais off-road para sentir a diferença. Sem mexer em nada.
Aí sim você poderá sentir do que "precisa"...

Quanto mais longe você for mais irá perceber que o Bill está certo :D

[]s

junin
03/08/2004, 13:17

Tirando os comentários em paralelo e deixando apenas a parte técnica! da pra ingerir algo....

ojaneri
03/08/2004, 13:27

Tirando os comentários em paralelo e deixando apenas a parte técnica! da pra ingerir algo....

Voce ainda nao viu nada! :-)

O Bill é fichinha, queria ver com o Wallace no teu pé! Ai sim! heh

Mas é que aqui a conversa rola como em mesa de bar, as pessoas respondem quando querem e do jeito que querem, e temos que saber levar pelo lado bom. Nao fique assim que com certeza não é nada pessoal :-P

[]s
Osvaldo

billj
03/08/2004, 13:41

Ele demonstra cada vez mais que está sem a mínima noção...........

http://snaps.tjp.hu/i/285/snaps_push-button_to-complain.jpg

:roll:

Wallace
06/12/2004, 10:59
Fala Juniho!

Velho, numa trilha você precisará de torque, não de potência.
Penso que antes de mexer em motorização, seria interessante avaliar os pneus. A medida que a dificuldade das trilhas aumenta um acerto de pneu se faz necessário.
Temos um amigo aqui que tá encarando muita trilha com pneu AT e indo em frente, só agora ele começa a sentir falta de uns "gominhos" :D

[]s
Nero, acho que pode ir mais longe com pneus originais e redução que com outros pneus...

NeRo
06/12/2004, 22:11
Nero, acho que pode ir mais longe com pneus originais e redução que com outros pneus.
Fala "velho" :lol:
Financeiramente compensa?
Claro que vi muita situação em que o pneu ST mandou bem.
No caso do junin (o tópico é de agosto, e não foi postada a decisão que ele tomou). É helicoidal não? Mexer nessa t-case é mais caro.
Estou partindo do princípio da simplicidade. :wink:
Agora num Samuka feixe... entendo o que quer dizer. :wink: Mas pessoalmente eu não veria graça em manter os pneus originais. :D

Jeanilson
12/12/2004, 18:34

Se você olhar somente o lado financeiro, o que compensa é você comprar um 4x2 e esquecer essa história de jipe... :lol:

Eu já fiz essa adaptação (trocar a t-case por uma com o X-Crawler) e posso dizer que compensa, pois no meu caso fiquei com um jipe "novo" e com nada a dever para os spoados da vida...

Juan
13/12/2004, 08:19

Eu já fiz essa adaptação (trocar a t-case por uma com o X-Crawler) e posso dizer que compensa, pois no meu caso fiquei com um jipe "novo" e com nada a dever para os spoados da vida...

Num entendi??!! Que tem a ver uma coisa com outra?? Nem todo Spoado tá reduzido (4.16)!! Comparou banana com tampa de panela!! :D :D (sem ofensas)

Jeanilson
13/12/2004, 18:11
Num entendi??!! Que tem a ver uma coisa com outra?? Nem todo Spoado tá reduzido (4.16)!! Comparou banana com tampa de panela!! :D :D (sem ofensas)

Acho que não me expressei direito... O meu Samurai é de 1997 (com suspenção por molas helicoidais) e o que quis dizer foi que com a caixa com kit X-Clawler instalada (e com uma "mexidinha" na suspenção) o desempenho dele nas trilhas ficou igual a dos Samurais mais antigos com a receita kit de redução + spoa + pneus 31".

Eu só falei isso para ajudar a desmentir a "lenda" que só os Samurais com feixe de molas é que podem ser "preparados" para as trilhas.

[]'s com banana na panela!

NeRo
13/12/2004, 20:49
Jeanilson
Fala irmão! Bem vindo! Tá bem seu legal site.
Taí a prova do que o Wallace falou, pois vi no seu site que usa pneu AT :D
É que eu sou a opinão de mexer menos e aprender mais... que foi seu caso, foi trilhando e modificando o carro.

billj
13/12/2004, 21:56
Eu só falei isso para ajudar a desmentir a "lenda" que só os Samurais com feixe de molas é que podem ser "preparados" para as trilhas.

!

É, eu enfrentava este preconceito o tempo todo.............. Tanto é que o jipe agora não tem mais mola nenhuma..........:wink: :lol:

Abraços pós-helicoidais,

serga
26/12/2006, 13:04
eu turbinei o meu jipe 6 cil e moi a transferencia no asfalto mesmo......

Daniel Engelbrecht
20/07/2009, 10:15
Fazendo renascer o tópico:

A vantagem de turbinar um samurai não seria fazê-lo ter um desempenho melhor na estrada, sem modificar o uso nas trilhas (já que o turbo entraria somente em rotações mais altas)? Afinal, para chegar na trilha muitas vezes é necessário pegar a estrada...

Não sei se meu Samurai está desregulado, mas com pneu 225 caroçudo, proteções, bagageiro, não passa de 100km/h na estrada.

zycki
20/07/2009, 17:23
Acho que não me expressei direito... O meu Samurai é de 1997 (com suspenção por molas helicoidais) e o que quis dizer foi que com a caixa com kit X-Clawler instalada (e com uma "mexidinha" na suspenção) o desempenho dele nas trilhas ficou igual a dos Samurais mais antigos com a receita kit de redução + spoa + pneus 31".

[]'s com banana na panela!

Jeanilson,

Pode dar uma idéia de quanto gastaria, hoje, para fazer uma brincadeira dessas no samuka?

Sds,
Marcos

Fabil
20/07/2009, 17:58
Fazendo renascer o tópico:

A vantagem de turbinar um samurai não seria fazê-lo ter um desempenho melhor na estrada, sem modificar o uso nas trilhas (já que o turbo entraria somente em rotações mais altas)? Afinal, para chegar na trilha muitas vezes é necessário pegar a estrada...

Não sei se meu Samurai está desregulado, mas com pneu 225 caroçudo, proteções, bagageiro, não passa de 100km/h na estrada.

se a ideia é somente mais potencia em deslocamento o turbo lhe atenderia bem...

agora o show mesmo seria vc usar um supercharger com polia magnetica.. dai vc liga e desliga o charger a hora que vc quizer, basta apertar um botao no painel

T+

Daniel Engelbrecht
21/07/2009, 11:28
Fabil, a vantagem de acionar somente em alguns momentos o supercharger seria preservar mais o motor?

alfreis
21/07/2009, 11:35
Fabil,

Eu tenho Supercharger no meu samurai e penso que usar a polia magnética sozinha não daria certo porque o ar que vai para a admissão passaria pelo supercharger e as pás acabariam impedindo a passagem do ar se ele estiver parado.

Para usar essa solução, você teria que ter um mecanismo parecido com o snorkel da L200 que pode ficar na posição ativa ou inativa, ou seja, o ar passaria pelo sc quando acionado ou por um desvio quando ele estivesse desligado.

Abs

Fabil
21/07/2009, 12:49
Daniel..
nao digo como principal beneficio da polia magnetica poupar motor, pq uma vez a pressao de trabalho do charger + alimentacao + ignicao do motor tudo bem acertadinho e dimensionado p/ o motor a vida util nao sofre tanto.. mas a polia magnetica seria um trunfo a mais para o consumo e sua comodidade.. ou seja.. tá na trilha e nao precisa de muita potencia? desliga... tá no transito urbando e nao precisa de potencia?? desliga assim o consumo fica identico ao que era o motor original.. e claro a longuissimo prazo vc pode ter uma poupada do motor...

Alexandre.. no ciclo diesel eu nao sei se daria p/ usar polia magnetica, mas em ciclo otto é tranquilo, tanto que as mercedez CLK usam o M45 com polia magnetica de fabrica

T+

alfreis
21/07/2009, 12:57
Fabil,

Mas deve ter algum desvio para o ar, pois pelo que lembro do meu supercharger aberto, as pás deixam muito pouco espaço para o ar passar entre elas.

Acho que ia estrangular um pouco...

No meu caso nem poderia abrir mão do supercharger, pois depois que coloquei os pneus novos o AP 1.9 não tinha fôlego para empurrar o carro...

Abs.

rogeriomasih
21/07/2009, 20:42
tenho muita vontade de colocar um supercharge de fiesta no samurai, mas tenho medo de estragar o motor (original).

Daniel Engelbrecht
22/07/2009, 10:34
A idéia do supercharger com polia magnética realmente é muito interessante e tentadora.

Mas, voltando a colocar os pés no chão, parece-me uma solução "sofisticada" demais para a finalidade pretendida, pelo menos no meu caso. Não sei se a relação custo-benefício compensaria.

Afinal, o que se pretende é garantir um desempenho melhor nos deslocamentos. Algo como conseguir manter uma velocidade de cruzeiro em torno de 110km/h e sem perder muita velocidade nas subidas, como acontece atualmente. Para isso, o turbo não seria a solução mais em conta?
Para as trilhas, sinceramente não vejo necessidade de maior potência do motor, pois o x-crawler resolve a situação.

Fabil
22/07/2009, 10:45
eu acho que é uma questao de oportunidade...

um supercharge de fiesta no ML tem aos montes por 700,00
uma polia magnetica do mercedez é que vai ser o chato de achar... mas se der sorte vc acha barato no ebay..

uma turbina nova custa por volta dos 700,00 tb..

o resto da adaptacao creio que fique basicamente o mesmo preco entre o turbo e o supercharger...

o lance é que o supercharger vc tem a opcao de poder acionar somente quando quiser. eo turbo nao.. carcou o pé no acelerador ele vai socar pressao p/ dentro do motor... tanto em trilha quando em estrada..

e na trilha mesmo com toda a reducao da xcraw tem hora que vc precisa pisar mais fundo...

essa ideia de botar um superchager no samurai eu tb venho "cultivando" a um bom tempo, só nao o fiz ainda pq eu coloquei na minha cabeca que só o faria se eu comprasse um supercharger BBEEEMMMMMMMM baratinho.. e como ele ainda nao apareceu, o projeto está em standby...:concordo:

Alfredo Stavale
22/07/2009, 12:26
eu acho que é uma questao de oportunidade...

um supercharge de fiesta no ML tem aos montes por 700,00
uma polia magnetica do mercedez é que vai ser o chato de achar... mas se der sorte vc acha barato no ebay..

uma turbina nova custa por volta dos 700,00 tb..

o resto da adaptacao creio que fique basicamente o mesmo preco entre o turbo e o supercharger...

o lance é que o supercharger vc tem a opcao de poder acionar somente quando quiser. eo turbo nao.. carcou o pé no acelerador ele vai socar pressao p/ dentro do motor... tanto em trilha quando em estrada..

e na trilha mesmo com toda a reducao da xcraw tem hora que vc precisa pisar mais fundo...

essa ideia de botar um superchager no samurai eu tb venho "cultivando" a um bom tempo, só nao o fiz ainda pq eu coloquei na minha cabeca que só o faria se eu comprasse um supercharger BBEEEMMMMMMMM baratinho.. e como ele ainda nao apareceu, o projeto está em standby...:concordo:

quantro seria barato ? se quiser eu posso procurar aqui pelo rj...

esse lance de ligar e desligar parece muito bonito. só acho dificil equalizar. como o alfresi disse, se o ar passar pelo supercharger mesmo desligado, vai ter restrição de ar. segundo que acertar o ponto de injeção, aumentar vazaõ dos bicos e etc pra nova potenciae , e quando desligar o sc? vai se comportar como original?

leo cabral
22/07/2009, 12:49
Isso é o tipo de gambiarra que jamais faria

- para acertar o motor vai ser uma novela.

- Não ficaria algo confiável

- No final das contas sai mais negocio colocar um motor AP.

Para mim supercharge e Turbo é economia de palitos de fósforo , quer potência? sapeca um AP 2.0 ou um GM 2.2 e seja feliz.

Alfredo Stavale
22/07/2009, 14:09

Para mim supercharge e Turbo é economia de palitos de fósforo , quer potência? sapeca um AP 2.0 ou um GM 2.2 e seja feliz.

bem, ai eu não sei. minha profissão é outra. se eu colocasse meu carro numa oficina pra fazer esse serviço não pagaria se ficasse como gambiarra.

ou faz direito ou não faz. e ai eu concordo com você. quando estava interessado em sc pro meu carro, liguei pra blower e me disseram que saria de 2.5 a 3k pra deixar perfeito. se vai trocar um monte de coisas..se vai dar trabalho eu não to nem ai.

ahhh existe kit turbo pra motor m13a olha ai que beleza...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/www.zageturbo.com/upload/pro/pros/20097312012.JPG
[/URL]www.zageturbo.com/upload/pro/pros/20097312012.JPG (http://www.zageturbo.com/upload/pro/pros/20097312012.JPG)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/www.zageturbo.com/upload/pro/pros/20097312012.JPG
[URL]http://www.zageturbo.com/upload/pro/pros/20097312031.JPG
http://www.zageturbo.com/upload/pro/pros/20097312031.JPG

www.zageturbo.com/upload/pro/pros/20097311175.jpg (http://www.zageturbo.com/upload/pro/pros/20097311175.jpg)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/www.zageturbo.com/upload/pro/pros/20097311175.jpg

Roberto Miglioli
22/07/2009, 15:08
O supercharger (na verdade, chama-se compressor "roots" ou "de lóbulos") é uma ótima idéia. Eu não acredito que dê para usar uma polia magnética, pois, como já foi citado, o próprio compressor estrangula a passagem do ar o que obriga colocar um "by pass" caso o compressor seja desligado... é complicar demais...

Com relação à durabilidade do motor, certamente será encurtada, pois biela, virabrequim, etc, foram dimensionados para 70 CV e com o compressor pula para 100 CV... Alguns podem dizer "mas depende do pé do motorista", o que é verdade, mas quem de nós iria "aliviar" o pé?

Daniel Engelbrecht
24/07/2009, 12:25

Acho muito mais trabalhoso colocar um motor diferente no carro do que instalar um supercharger ou um turbo. Para instalar um novo motor é necessária uma série de ajustes e alterações em suportes, cardã etc. As pessoas que conheço que trocar o motor de seus carros por outros motores levaram muito tempo para ajeitar tudo e algumas têm problemas até hoje.

Daniel Engelbrecht
24/07/2009, 12:31
E isso aqui, alguém já viu?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-95569033-turbo-supercharger-blower-vortec-cyclone-frete-gratis-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-95569033-turbo-supercharger-blower-vortec-cyclone-frete-gratis-_JM)

Fabil
24/07/2009, 18:03

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-95569033-turbo-supercharger-blower-vortec-cyclone-frete-gratis-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-95569033-turbo-supercharger-blower-vortec-cyclone-frete-gratis-_JM)

isso funciona tao bem quando MILITEC-1... :mrgreen: curmpre tudo que promete, pode comprar...

T+

Fabil
24/07/2009, 18:15
Acho muito mais trabalhoso colocar um motor diferente no carro do que instalar um supercharger ou um turbo. Para instalar um novo motor é necessária uma série de ajustes e alterações em suportes, cardã etc. As pessoas que conheço que trocar o motor de seus carros por outros motores levaram muito tempo para ajeitar tudo e algumas têm problemas até hoje.

acho que trabalhoso AMBOS sao.. tanto trocar de motor, o que na maioria das vezes envolve mudandancas mais drasticas e irreversiveis

colocar um supercharger ou turbo no samurai teria a vantagem de ser totalmente reversivel e nao alterar a oroginalidade da lata/chassis etc...

no MEU caso eu queria colocar um supercharger mais p/ arrumar uma "sarna" p/ se coçar mesmo e pelo custo, pois eu mesmo iria fazer tudo aos poucos... mais pelo desafio mesmo..

acho que se fosse apenas pela busca de mais torque e pontencia eu iria simplesmente socar um AP 1.6 MI total flex***** e pronto.. talvez saisse até mais barato que o superchargem pois eu poderia vender meu motor ainda perfeito e amortizar a grana na compra do AP

***** por coicidencia ante-ontem andei num samurai recem convertido p/ AP 1.6 Totalflex ( samurai com o mesmo setup do meu.. pneus 31 e kit xcraw 4.16) e ví a DELICIA que ficou... o morro da minha casa ( quem conhece sabe que é uma ladeira) no meu samurai entro de segunda marcha esguelando lá na esquina de baixo e quando chega no meio do morro o bicho pede primeira.... nesse samurai com AP 1.6 eu parei o carro no pé do morro, coloquei primeira e soquei o pé...no meio do morro ele pediu SEGUNDA!!!!!! meti a segunda e o bicho foi embora enchendo o motor... se tivesse mais rua ele pediria terceira

e isso pq era um AP 1.6!!!!! dei uns roles no bairro e onde eu subo de 2 marcha no meu, ele subia de terceira numa boa...

enfim... um samurai, levinho com um motor gerando 100cv e 14kg de torque já dá vira outro carro..

se socar um superchager nos seus 70cv originais, p/ chegar nos 100cv siginifca que vc terá de aumentar em 42% a potencia , creio que uma sobrealimentacao com 0,6kg de pressao seja o suficiente p/ chegar nesse patamar e sem prejudicar significativamente a vida ultil do motor.

T+

Roberto Miglioli
25/07/2009, 00:37

Daniel, eu não gosto de falar sem conhecer o produto, mas, como engenheiro, vou me arriscar: esse deve ser o maior 171 eu já apareceu desde sei-lá-quando... Na descrição o cara cita o princípio de Venturi, que é o mesmo usado nos carburadores para adicionar combustível ao ar... mas não tem nada a ver... Isso é uma ventoinha que gira com a passagem do ar, ou seja, simplesmente dissipa mais energia do ar admitido e não vejo como pode acrescentar potência e economia ao motor.

É como aquele troço colocado no bocal de admissão que "turbilhona" o ar facilitando a passagem pelos dutos... pura balela... a velocidade do ar na admissão já está no regime turbulento e qualquer restrição à sua passagem só vai piorar a admissão.

Não existe almoço grátis: quer mais potência? Só há duas maneiras: queimando mais combustível (turbo, supercharger, carburação dupla, comando "brabo", etc) ou diminuindo a dissipação (virabriquim balanceado, eixos roletados, etc).

rogeriomasih
25/07/2009, 13:30
Alguém aqui realmente tem samurai com motor original e turbo ou supercharge?

rogeriomasih
27/07/2009, 16:24
E aí, ninguém realmente tem um?

Tudas as opiniões apresentadas são suposições?

Fabil
27/07/2009, 16:31
bom... tudo que disse aqui foi pela minha experiencia com carros turbo adaptados.. tenho dois... um injetado e outro (ainda) carburado..

so nao tenho SAMURAI turbo..

T+

rogeriomasih
27/07/2009, 23:19
um injetado e outro (ainda) carburado..

Aproveitando o teu ´ainda´carburado, me diz o seguinte:

é possível substituir todo o sistema de injeção do samurai por um de outro carro?

Juliano Nitsch
28/07/2009, 00:41

é possível substituir todo o sistema de injeção do samurai por um de outro carro?

Acho difícil substituir por um de outro carro, pois cada fabricante trabalha com parâmetros diferentes gravados na central eletrônica e sistemas de leitura dos sensores, porém existe carros nacionais na cilindrada do Samuca, Ford Fiesta, Fiat Palio, talvez os 1.4 da GM, mas todos são MPFI contra o EFI do Samuca, ou seja, retrabalho no coletor de admissão para colocar os 4 bicos injetores, sistema de ignição diferente, sensores diferentes, etc...

Outra opção seria usar os modulos totalmente programáveis como FuelTech, Pandoo ou Hardwarecar, com custo de aproximadamente R$ 1500,00 só o modulo. Até que ponto compensa ??

Quanto ao turbo ou o charger, eu optaria pela troca do motor (1.6 flex) com certeza. Os problemas de adaptação metade da culpa é do dono que quer gastar pouco, economizar em tudo, aí fica aquela beleza, não tem milagre. Uma adaptação mal feita de um turbo ou do charger vai dar muito mais dor de cabeça que a troca do motor, ainda com a desvantagem de que se não der certo, tá tudo perdido, a não ser a experiência.

Outro ponto a observar, turbo ou charger não gostam nem um pouco de água, lama, terra, etc... !!! Ponto importante a se observar já que se trata de uma adaptação. Sistemas originais possuem uma vedação bem planejada, já na adaptação vai depender do espaço, uso, etc...

Bom, aí fica minha opinião.

Roberto Miglioli
28/07/2009, 00:43
Fabil, e o que você achou do seu turbinado? Qual o carro? Valeu a pena? Qual foi o ganho de potência? Você já teve algum problema mecânico que possa atribuir ao turbo? Você saberia comparar o seu turbinado com um semelhante "superchargeado"?

ddfreitas
28/07/2009, 08:14
Não entendo muito desses parâmetros de mecânica, mas tenho que concordar com o amigo acima. A troca do motor é a melhor opção.

Assim como a colocação do turbo, deve-se fazer adaptação e tudo mais. Nesse caso, sendo bem feito um ou outro, a principio não haverá dor de cabeça.

Mas a substituição do motor, a meu ver tem mais vantagens. Não objetivando somente aumentar a potência do carro, a substituição possibilita a utilização de mecânica 100% nacional, o que leva a redução no custo de manutenção e facilidade na obtenção de peças. Alem disso, a meu ver, que trás mais vantagem é a possibilidade de ter um motor mais moderno, eficiênte, econômico e flex.

O turbo (ou charger no caso), como diz o meu mecânico, quando foi fazer revisão na minha Frontier "é um trem a mais para dar pau". :-D. Alem disso, como discutido no forum "pode" reduzir a vida útil do motor e com certeza aumenta o consumo de combustível. Em baixar rotações não traz grandes ganhos de potência.

Agora, ter um outro motor no carro, por mais bem feito que seja, desvaloriza o veículo. Vai ter muita dificuldade em vender depois e nunca vai chagar perto de recuperar o dinheiro investido na hora da venda!

Em relação a custo. Tem pensar bem. O preço disso se eleva tanto que se vc não for apaixonado pela sua viatura, eu diria que vc poderia comprar carros mais novos com essa investida.

Fabil
28/07/2009, 08:29

é possivel sim.. mas usar uma IE original na minha opniao seria besteira.. já que vai gastar p/ injetar um motor carburado que coloque entao uma IE programavel , tem varias opcoes no mercado, inclusive a MEGASQUIRT que é totalmente opensource e vc mesmo monta ( pretendo fazer isso no meu turbo carburado )

T+

Fabil
28/07/2009, 08:35
Fabil, e o que você achou do seu turbinado? Qual o carro? Valeu a pena? Qual foi o ganho de potência? Você já teve algum problema mecânico que possa atribuir ao turbo? Você saberia comparar o seu turbinado com um semelhante "superchargeado"?

o meu carro de uso diario é uma saveiro 2002 ( comprei 0km) e só esperei a garantia de fabrica acabar p/ turbinar... estou com ela até hj e é só alegria..

turbo com injecao eletronica original + modulo auxiliar + 0,8kg + alcool.

nunca tive nenhum problema com ela..

carro turbo existe um "mito" de que dá problema, que quebra motor e isso e aquilo...
eu penso que desde que vc respeite os limites do motor e faça uma instalcao/dimensionamento do turbo bem feito nao quebra, nao diminui a vida util nem nada...

mas o que acontece em 90% dos caras que turbinam é que neguim soca 2kg de pressao num motor com miolo orginal, dai QUEBRA mesmo... neguim turbina e dai fica toda hora esquelando o motor até 6500 rpm, dai nao tem motor que dure muito tempo, seja turbo ou original..

Fabil
28/07/2009, 08:37
Não entendo muito desses parâmetros de mecânica, mas tenho que concordar com o amigo acima. A troca do motor é a melhor opção.

O turbo (ou charger no caso), como diz o meu mecânico, quando foi fazer revisão na minha Frontier "é um trem a mais para dar pau". :-D. Alem disso, como discutido no forum "pode" reduzir a vida útil do motor e com certeza aumenta o consumo de combustível. Em baixar rotações não traz grandes ganhos de potência.

sem querer ser chato DD... mas vc já teve algum carro ciclo OTTO turbinado????? :mrgreen:

pq p/ te falar a verdade carro turbo se vc souber tocar ele fica MAIS economico que quando era original aspirado

T+

ddfreitas
28/07/2009, 08:51
Será Fabil?

Como disse um amigo do forum aí. "Pra quê turbinar se não poderei pisar?"

E sobre ciclo Otto (motores que funcionam em quatro tempos: admissão, compressão, explosão e escape), ou seja, que equipam a grande maioria dos veículos de hoje em dia realmente já não sei dar detalhes. Afinal de contas não sou mecânico, sou médico, mas se vc quiser que eu te fale sobre o ciclo cardíaco, passa aqui no meu consultório que a gente faz uma avaliação. :mrgreen:

ddfreitas
28/07/2009, 08:57
Fabil,

Agora brincadeiras a parte, o que eu sei (teórico) é que com motor aspirado, durante o movimento dos pistões, após explosão, cria-se uma pressão negativa e o ar é "aspirado". Com o turbo, a pressão é positiva e há um enriquecimento da mistura O2/combustível. O que eu sei é que tornar a queima mais eficiente.

Sobre aumento de torque em baixa rotação, realmente não sei dizer o pq, mas utilizei a citação de um amigo do forum que detalhou esse inconveniente no seu veículo.

Aqui... e eu só estou dando minha opinião. Se fosse no meu caso, eu trocaria de motor, acreditando nas minhas crenças (podem estar erradas) e seria feliz por isso.

Fabil
28/07/2009, 09:07
mas só p vc turbinou signfica que vc tem que pisar 100% do tempo??? até p/ ir na padaria da esquina vc tem que fazer o manometro bater 1kg de pressao?? :mrgreen:

no meu carro, quando eu preciso/quero é só pisar que sinto minhas costas pregando no banco... mas quando quero andar na boa na cidade ela dá 6,5km/l e na cidade 9,5 km/l de ALCOOL, ou seja.. tenho um motor com 1.6L com aproximados 150cv cujo consumo é praticamente o mesmo de um carro 1.6l a alcool original aspirado e com menos de 100 pangarés..

e dai quando falo que carro turbo se vc souber tocar ele fica supreendentemente economico é na seguinte situacao:

na estrada, em velocidade constante de 80~100km/h vc anda só encostando o pé no acelerador, mas so uma casquinha mesmo...mas como nao tem carga, o motor esta funcionando apenas p/ manter o embalo do carro, e com isso o sistema de injecao injeta o minimo possivel de combustivel.. apenas p/ o motor funcionar..

ok.. isso acontece em qualquer carro com injecao, seja aspirado ou turbo..

a diferenca no carro aspirado é que de toda forma, nunca o enchimento dos pistaos é completo, pois o motor precisa "aspirar" o ar e dessa forma sempre há uma perda volumetrica..

quando o carro é turbo, sob essas condicoes que citei acima, vc só com o pé enconstado é o suficiente p/ abrir um pouco a borboleta e a turbina vai "empurrado" o ar p/ dentro do cilindro e enchendo completamente.. ou seja.. a capacidade volumetrica do motor esta 100%, e a injecao de combustivel no minimo... vc olha p/ o hallmeter e ele fica apagado ( mistura porbre) e o carro vai embora sem perder velocidade.. sob essas condicoes já cheguei a fazer incriveis 11,5km/l na minha saveiro 1.6 turbo no alcool..

e outra.. antes que falem... aahhh mas o motor tá "pobre" vai sobre aquecer.. negativo.. como a carga é baixa é apenas o minimo p/ manter o embalo do carro o motor nao aquece nadinha... o ponteiro de temperatura até cai uma mixaria...

T+

Fabil
28/07/2009, 09:11
Fabil,

Sobre aumento de torque em baixa rotação, realmente não sei dizer o pq, mas utilizei a citação de um amigo do forum que detalhou esse inconveniente no seu veículo.

.
eu gostaria se saber qual o incoveniente de se ter torque em baixa rotacao....
se eu conseguisse abaixar minha curva de torque maximo a partir dos 1500rpm estaria dando pulos de alegria...hehheehhe

T+

ddfreitas
28/07/2009, 09:43
Cara, é exatamente isso.

Ele NÂO tem torque em baixa rotação! Verifique mensagens anteriores.

Muito bonito a teoria!:discordo:... Mas vai falar isso lá no tópico dos caras que tem CJ. Os caras vão morrer lá! Já tive Willys motor 4cc Maverick, doido para aumentar a potência, principalmente torque para subir montanha, e o que todo mundo dizia.... Turbo não é a solução. Antes que gere outra polêmica, NÃO SOU MECÂNICO, então não sei dizer pq eles falam isso lá! Só sei dizer o que é comentado.

Turbo em sua Saveiro, blz. Carro de cidade e tudo mais. Agora em um jipe, que fica mais parado, acelerando no relevo, colocando reduzida, passando em rio, poeira pra tudo quanto é lado, não CREIO (posso estar errado) que seja a solução meu caro amigo.

Sem mais, um abraço,
Freitas

Fabil
28/07/2009, 10:05
Cara, é exatamente isso.

Ele NÂO tem torque em baixa rotação! Verifique mensagens anteriores.

desde que vc coloque uma turbina bem dimensionada e com o menor lag possivel vc pode conseguir abaixar a curva de torque sim... mas se o objetivo é puro e simples aumentar o torque do motor e baixa rotacao um supercharger é mais adequado

Turbo em sua Saveiro, blz. Carro de cidade e tudo mais. Agora em um jipe, que fica mais parado, acelerando no relevo, colocando reduzida, passando em rio, poeira pra tudo quanto é lado, não CREIO (posso estar errado) que seja a solução meu caro amigo.

Sem mais, um abraço,
Freitas

aahhh bom.. entao quando é JIPE a turbina é desaconselhavel??? avisa a Ford/Troller que eles estao errados... :concordo: afinal o trolha come poeira, passar em rios, tem reduzida e a turbina tá lá "sofrendo o pao que o diabo amassou".... :mrgreen:

PS: antes que vc suponha... NAO!!! turbina p/ motor diesel NAO tem diferenca de turbina p/ motor gasolina...

T+

T+

ddfreitas
28/07/2009, 10:17
Realmente, o Troller tem turbina, todas as pickups e a Defender tb...

Mas com uma pequena diferença, foram projetadas para tal fim, e não é uma adaptação como nós estamos propondo aqui! E como o Forista disse acima, pode não ficar bem adaptado. Imagina colocar o supercharge do Fiesta/Ecasport no rio? Eu não me arriscaria.

Fabil
28/07/2009, 10:45
qual o problema do supercharger no rio???

se nao me engano aquele jipao da mercedes( aquele quadradao mesmo, que lembra até um unimog, esqueci qual a classe dele) usa o mesmo supercharger dos SLK 230.. ou seja.. carrinho ON-ROAD..

entao se vc for pensar por esse lado de "nao foi projetado" p/ isso.. colocar OUTRO motor qualquer num samurai e passar num rio, comer poeira, etc.. vai dar pau.. pois um motor AP de gol NAO foi projetado p/ ser submerso em agua... concorda???

quantos samurais/gaiolas/willys tem rodando com motor AP socando o pau sem dó, chafurdando na lama e os motor lá funfando 100%??? injetado, carurado, turbinado e o diabo a quatro??

o fato de "poder" nao ficar bem adaptado é um falha na SUA execucao... faça a adptacao DIREITO que nao dá problema..

como já havia lhe dito em outro topico, nao podemos ficar muito bitolados apenas na teoria nao... na pratica as coisas sao muuiiitttooo diferentes...

falando em pratica, quando vc vai dar o ar da graça e aparecer p/ gente fazer umas trilhas? :mrgreen:

ddfreitas
28/07/2009, 10:48
Uai, vamos combinar sim. To doido para dar uma rodada com os mais experientes!

rogeriomasih
28/07/2009, 12:06
é possivel sim.. mas usar uma IE original na minha opniao seria besteira.. já que vai gastar p/ injetar um motor carburado que coloque entao uma IE programavel , tem varias opcoes no mercado, inclusive a MEGASQUIRT que é totalmente opensource e vc mesmo monta ( pretendo fazer isso no meu turbo carburado )T+

Minha pergunta foi pelo seguinte motivo: já vi colegas com problemas em componentes e sensores da injeção do samurai. Não seria o caso de trocar logo todo o sistema de injeção?

Quanto se gastaria para fazer uma substituição destas?

Fabil
28/07/2009, 12:20
com certesa BEEEMMMMM mais que trocar o sensor/componente original que deu pau..

um kit completo ( sensores/chicotes/centralina) de um carro nacional monponto (fiesta/uno/corsa) eu acho muito dificil vc pagar menos de 700,00 num desmanche.. dai some-se a mao de obra de um mecanico/eletricista que esteja DISPOSTO a pegar a empreitada ( pq a maioria só querem saber de mexer em tudo originalzinho, só trocar peças e pronto.. se tiver ue usar o cerebro fudeu...heheeh)

enfim.. a menos que vc mesmo esteja disposto a colocar a mao da massa , dificilmente é viavel $$$$.

rogeriomasih
28/07/2009, 13:50
Esta idéia me veio à mente pq conheci um dono de CJ que trocou o carburador pela injeção de um carro nacional; aí fiquei pensando na possibilidade de fazer o mesmo com o Samurai - isso em caso de algum problema maior.

Juliano Nitsch
28/07/2009, 15:09
Vcs realmente acham conveniente adaptar um turbo ou charger num motor 1.3 de 70cv original para ganhar torque ?!

Já que é pra modificar o conceito inicial do motor, então entrem no site da Calmini !!
Lá tem vários up grades, por exemplo somente modificando o escapamento e comando de válvulas já se ganha vários pocotós, muito mais inteligente que partir para uma adaptação. Agora se o lance é o desafio, retiro oque disse.
Porém para um maior aproveitamento, acho que seria necessário remapear a central eletrônica ou usar modulos auxiliares, custo que também teria em uma boa adaptação de turbo ou charger, ou iam andar com bicos furados para maior vazão.

Já vi muito, mas muito motor aspirado, logicamente que bem feito e com um custo maior, obter a mesma potencia (dentro de um limite) de motores sobrealimentados. Custo maior, comparando kit turbo x ganho de potência e aspirado x ganho de potência ambos para motor AP, agora se tratando de uma adaptação inovadora...

Adoro turbo em motores Gasolina, porém para carros de passeio. Já tive dois e sem problemas, gosto muito mas não num Samurai. Aqui em Bauru já teve Samurai usando turbo do Gol 1.0 16v, usou dois meses e arrancou fora porque estava de saco cheio de regular, e na hora que precisava uma hora era excesso outra oura dava falta e por aí vai...
Hj tem aqui um Troller 2.0 Turbo e um CJ5 com Opala 4 Turbo. Gosto é gosto, continuo com o meu Samuca 94 Original, só com coletor de escape dimensionado da Truck, X-crawler 4.16, Lock Right e BF 31". Onde eles vão eu vou e sem superaquecer o motor numa subida ou pipocar na alta...

Té mais...

rogeriomasih
28/07/2009, 18:42
Mudando um pouco o ´rumo da prosa´, mas dentro do contexto de ganho de potência, este sistemas de melhoria de ignição realmente funcionam?

já vi boas discussões sobre este tema aqui no fórum, mas a maioria - senão todas - em relação aos CJs.

Alguém sabe opinar sobre o tema?

favor conferir em:

http://www.cmracing.com.br/turbocomp.htm

Roberto Miglioli
29/07/2009, 00:43
O Juliano deu uma boa idéia: colocar um comando mais "brabo". A vantagem é que não aparece, ou seja, externamente, fica parecendo original. Eu já tive um Gol GTS com comando 288 que ficou animal.

Juliano, você faz idéia de quantos cavalos dá para acrescentar ao motor do Samurai trocando o comando e remapeando a injeção? Onde eu encontro um comando mais "brabo" para comprar?

Com relação à torque e potência, são duas unidades muito parecidas e causam muita confusão. Mesmo as unidades são semelhantes: torque é força x distância (Kgf.m) e potência é força x velocidade (Kgf.m/s ===> 1 cv = 75 Kgf.m/s).

Apesar da potência ser uma das características mais importantes de um veículo, para nós, jipeiros, o torque é mais importante, pois, geralmente, a rotação de torque máximo (que também é a rotação de maior rendimento do motor) é aquela que nós usamos em trilha (entre 3500 e 4500 rpm; vejam bem, não estou dizendo que não possamos ultrapassar esses limites para baixo ou para cima, mas, geralmente, em atoleiros e pirambeiras, o motor trabalha nessas rotações).

Motores muito preparados geralmente não tem torque suficiente para "empurrar" o veículo em baixas rotações. Carros pesados precisam de TORQUE. Carros leves precisam de POTÊNCIA. Um exemplo disso é o motor de motos: 1200 cilindradas com 160 cv... experimente colocar num Gol para ver se anda?

Juliano Nitsch
29/07/2009, 11:45
O Juliano deu uma boa idéia: colocar um comando mais "brabo". A vantagem é que não aparece, ou seja, externamente, fica parecendo original. Eu já tive um Gol GTS com comando 288 que ficou animal.

Juliano, você faz idéia de quantos cavalos dá para acrescentar ao motor do Samurai trocando o comando e remapeando a injeção? Onde eu encontro um comando mais "brabo" para comprar?

Com relação à torque e potência, são duas unidades muito parecidas e causam muita confusão. Mesmo as unidades são semelhantes: torque é força x distância (Kgf.m) e potência é força x velocidade (Kgf.m/s ===> 1 cv = 75 Kgf.m/s).

Apesar da potência ser uma das características mais importantes de um veículo, para nós, jipeiros, o torque é mais importante, pois, geralmente, a rotação de torque máximo (que também é a rotação de maior rendimento do motor) é aquela que nós usamos em trilha (entre 3500 e 4500 rpm; vejam bem, não estou dizendo que não possamos ultrapassar esses limites para baixo ou para cima, mas, geralmente, em atoleiros e pirambeiras, o motor trabalha nessas rotações).

Motores muito preparados geralmente não tem torque suficiente para "empurrar" o veículo em baixas rotações. Carros pesados precisam de TORQUE. Carros leves precisam de POTÊNCIA. Um exemplo disso é o motor de motos: 1200 cilindradas com 160 cv... experimente colocar num Gol para ver se anda?

Inicialmente dei a idéia da Calmini para encontrar o comando, porém acho que o pessoal da SOBE fazem este comando, aí vai ter que pesquisar !!

Quanto a reprogramação da central eu não sei quem faz, só levantei esta questão pois acho necessário para um melhor aproveitamento.

Como já disse estou contente com o dimensionado da Truck, X-crawler 4.16 e Lock Right no meu Samuca. Não mexi em nada no motor, por isso não sei te informar direito as fontes, apenas dei a idéia.

Concordo com a idéia de "carros leves precisam de potência", porém o dono da criança nunca esta contente... rsrsrs

Té mais...

Fabil
29/07/2009, 14:00
um comando p/ samurai se importar duvido que saia por menos de R$600,00 aqui ( isso sem ser taxado na alfandega).. dai mais um coletor dimensionado R$300,00( que vai deixar o carro um tiquim mais frouxo em baixa rotacao) + um servico de remapear a injecao original, chuto que SE for possivel nao fica menos que 500,00 + servico de montar tudo e acertar R$????

com tudo montado e funcionando bonitinho vc vai conseguir arracar no muito , sendo bem otimista mesmo uns 15% a mais de potencia do motor original ( de 69 cv vai p/ 79cv).. enfim... vai gastar quase 2mil reais p/ conseguir miseros 10 pangarés...

com um turbo/charger com um investimento igual ou um pouco maior vc arranca FACIL 50% de potencia do mesmo motor

T+

rogeriomasih
29/07/2009, 15:34
Em resumo: a melhor opção continua sendo manter original ou mudar para um motor AP.

É isso?

Fabil
29/07/2009, 15:38
sinceramente??? se vc nao é mexanico/fuçador e se o motor 1.3 original do samurai nao te atende, vende o samurai inteiro e pega um Vitarao V6 :mrgreen:

T+

Supercharger
29/07/2009, 15:53
Motor fuçado é para quem gosta, não é para quem quer.

Quem gosta de alardear, falar que o carro é turbinado e tudo mais, depois de 6 meses de oficina arranca tudo (que comprou novo) e vende (por mixaria). Fica só com o adesivo "Turbo" que mandou fazer duas vezes maior que os logotipos do carro.

Quem gosta da coisa não alardeia. Não cola adesivo. Tem porque gosta, não porque quer mostrar.

Alfredo Stavale
29/07/2009, 15:55
não deixei meu skate original, nao deixei minha bike de tirlha original e não deixei nem meu pc de casa original... com jipe não seria diferente, agora motor não é igual suspensão. tu pega bota um amotecedor nao dá certo bota outra troca mola mexe aqui m exe ali.

mas motor não é qualquer um que vai mexer. se não sabe, deixa com quem sabe.

mas só um detalhe, no japão tem swift tanto com o motor do samurai antigo com oo do jimy com turbo a quase 200hp e 15m.kgf de torque. quebra?

quebra nada, nego inteligente mexendo sai coisa boa. agora botar nego que vende cimento e brita pra mexer em motor não dá certo.

pra isso existem profissionais.

cacanakagi
29/07/2009, 15:57
É... um Vitarao V6 ia ficar da hora no Samuca... Lógico que também seria parcial pois não sei se o conjunto vai aguentar bem isso não...
Fabil... Olha a idéia de girico:
Eixos Band.
C&P importadas 5,29
Pneus 33 Ressolados ou 35....

rogeriomasih
29/07/2009, 16:15
Supercharge,

vc conhece algum samurai com motor original turbinado ou com supercharge?

Fabil
29/07/2009, 16:30
É... um Vitarao V6 ia ficar da hora no Samuca... Lógico que também seria parcial pois não sei se o conjunto vai aguentar bem isso não...
Fabil... Olha a idéia de girico:
Eixos Band.
C&P importadas 5,29
Pneus 33 Ressolados ou 35....

vc nao entendeu... eu disse VENDER o SAMURAI INTEIRO e pegar um vitarao V6..

adaptar o V6 (2.0) do vitarao no samurai, p/ nossa realizade brasileira eu consideiro besteira...( vamos desconsiderar que o resto da transmissao nao aguentaria), mas seria mais inteligente entao colocar um AP 2.0 ou um GM 2.2/2.4 motores nacionais e de manutecao barata do que meter as caras num V6 importado de manutencao carissima..

a complexidade de adaptar um V6 suzuki seria talvez até maior que adaptar um AP

T+

diogo ludovico
29/07/2009, 18:52
Meus dois cents....
Já viram o motor do suzuki swift (acho que é assim que escreve), tem a versão GTI e as especificações são as seguintes:

1298cm3, 4 cilindros, DOHC (Twincam) 16 válvulas
101cv às 6450 RPM
113Nm às 4950RPM

É o motor original, pesa a mesma coisa e voce pode usar o cambio do samurai e embreagem do swift (se servir).
Tá bom, vai trocar o motor de qualquer forma, mas um motor deste acho que atende a especificação de quem quer mais potencia para deslocamento em alta, e o torque não é muito diferente do samurai então acho que não deve gerar maiores problemas com o restante da transmissão.

Antes que me encham de pedradas, deixo claro que esta é uma opção para quem quer potencia e não torque, para o meu caso especifico preferi o motor GM 2.0 do astra,com:

Potencia maxima liquida (abnt NBR5484 - ISO1585)
Gasolina: 133 cv a 5600 RPM
Alcool: 140cv a 5600 RPM

Torque maximo liquido:
Gasolina: 18,9Kgfm (185 Nm) a 2600 RPM
Alcool: 19,7Kgfm (193 Nm) a 2600 RPM

Mas ae troquei tudo, cambio e CT agora são da hilux assim como so eixos de F-75, já que ia gastaar com troca fiz tudo logo, e acho que mecher só no motor é procurar encrenca, pois mesmo que se coloque um motor 1.6 que é só 25% mais forte já se tem dor de cabeça com quebra, imagina um turbo ou 1.8 com 50% a mais de potencia e principalmente torque, ai sim já é preparar o bolso para começar a mecher no resto da transmissão que logo pedirão arrego.
Quanto a dizer que é só manerar o pé, discordo, pois ai perde-se a razão para o investimento, pois para que gastar $$$ para deixar o carro mais potente se não se pode acelerar acima da faixa de torque e potencia originais para não ter problem de quebra??:pensativo:

Bem esta é minha opinião, já com o capacete esperando as pedradas:mrgreen:

Fabil
29/07/2009, 19:00
esse motorzinho do Swift GTi é o demônio!!! o swift gti 1.3 dava PAU em GOL GTi na epoca..

o foda é hj em dia vc achar um motorzinho desse completinho e em bom estado p/ comprar.. lembrado que tem comprar junto a centralina e chicote tb...

alias.. ver um Swift GTi rodando hj já é raro!!! dai volta aquela historia.. vai colocar um motorzinho meio que "alienigena" p/ nossa realidade....

se fosse na zoropa e gringolandia, dai sem problemas.. existem legiao de fãs de swift GTi e a negada soca turbo e NOS nesse motorico arrancando 200cv dele facil..

T+

Henanh
29/07/2009, 19:27
Tem um samurai aqui com o cabeçote do swift e um turbozinho... é uma bala meu amigo... agora penou muito para acertar...

cacanakagi
29/07/2009, 20:22
Tem um samurai aqui com o cabeçote do swift e um turbozinho... é uma bala meu amigo... agora penou muito para acertar...
É a discussão disso é longa... Tem isso, aquilo e aquele outro... O negócio é nacionalizar e reduzir a tcase.............

Roberto Miglioli
29/07/2009, 22:07
Fabil, acho que você chutou uns valores meio altos. O comando deve estar uns 600 mesmo. A MO deve ser mais barata (uns 400) e, se não trocar o coletor, tudo deve ficar por volta de um barão. Como você falou, o ganho deve ser de uns 10 cv (se tanto) e, realmente, se comparado com um turbo ou supercharger, a relação custo-benefício não é tão vantajosa.

Vou conversar com um pessoal de preparação aqui em SP e volto a postar, ok?

Usar o motor do Swift é uma boa idéia. Difícil deve ser encontrá-lo inteiro. Um verdadeiro trabalho de garimpagem nos desmanches.

Grande abraço a todos.

Alexandre X
29/07/2009, 22:47
So para colocar mais minhoca...

Meu setup atual:
Motor Chevrolet 2.2 mpfi + Cambio Auto TH180C + tcase Hilux 4.70

Hoje se eu fosse comecar do zero meu setup seria:

Motor Toyota 2.7 (3RZE) + Cambio Toyota 4 Auto (AW) + tcase Hilux 2.28 + tcase Hilux 4.70

Renato Fraga
29/07/2009, 23:10
Voltando na questão da sobrealimentação só queria tecer algumas considerações para nortear os que ainda preferem essas opções:

Como já foi dito por aqui, para trilhas o ideal é motor torcudo, mas não adianta ter 50 kgf/m a 5000rpm.
Na verdade o ideal é que o torque em baixas rotações já esteja disponível de forma satisfatória. Assim, motores multiválvulas por natureza já são contra indicados para essa necessidade.

Assim na sobrealimentação esse princípio também deve ser observado. Mesmo com uma turbina bem ajustada para o fluxo do motor, sua pegada será sempre em rotações mais altas e isso pode trazer prejuísos para o desempenho Off Road.
Já o compressor volumétrico funciona de forma bem diferente, deixando seu motor bem mais forte e dispondo de força significativa já em baixas rotações. Como dizem muitos, um motor comprimido com um compressor volumétrico traz o mesmo resultado de um motor de cilindrada maior, tendo então com o vantagem uma certa economia em relação ao desempenho.

Em questões de ajustes eu particularmente prefiro o sistema do compressor volumétrico ainda mais se você montar o corpo de borboletas antes do compressor. Entendo que o ajuste fica muito mais preciso e menos pacível de variações.

Já a turbina depende do funcionamento harmonioso de vários componentes tal como válvulas reguladoras de pressão do turbo e do combustível oscilando a todo instante e a injeção eletrônica o tempo todo tentando acompanhar essas variações em vista de que o motor oscila entre períodos de pressão negativa e positiva no coletor de admissão.

Resumindo, se quer realmente força, adote um compressor volumétrico, e o do Fiesta pode ser uma boa opção para o motor 1.3 do Samurai.
Em questão de ajustes, montando o tbi antes do compressor você pode ajustar a alimentação apenas com bicos auxiliares e respectivos controladores. Pode ainda ser uma forma de fazer o motor queimar álcool com eficiência.

Agora finalizando, só pra corrigir o que foi dito anteriormente, desconheço qualquer motor equipado com um compressor volumétrico que esse funcione de forma intermitente através do acionamento de uma polia magnética. Mercedes nenhum tem esse equipamento ao que eu saiba. Para que isso seja possível, é necessário que exista um sistema de ByPass pois o ar não passará com eficiência pelo compressor parado. E qualquer um que entenda um pouquinho sabe que um motor preparado para funcionar sobrealimentado não funciona adequadamente aspirando ar.
Assim, tirem os cavalos da chuva e coloquem dentro do capô, heheheh

Essa de acionar o compressor oo momento que se deseja é coisa de Mad Max, hehehe e lá era tudo de mentirinha, inclusive o compressor era oco, sem nada dentro, só pra aparência no filme.

Abraços a todos.

Leo Branco
26/03/2017, 11:36
Bom dia turma,

pegando um ganho aqui no tópico. Tenho um samurai 1994 100% original com 130 mil km rodados. Surgiu uma oportunidade de colocar um motor 2.0 turbo de 200 cv(motor do audi a3 2010) nele. Poderiam me relacionar quais as outras adaptações teria que fazer para que o carro ficasse 100% seguro e confiável(caixa de marcha, redução, eixos com diferenciais, suspensão, freio e qual seria a medida exata dos pneus). Penso em deixar do samurai mesmo, somente o chassi e a carroceria.

Grato.