Ver Versão Completa : Estalos na Suspensão da Pajero IO!
Pessoal
Adquiri uma Pajero IO 2001, o carro é sensacional, comprei na autorizada aqui de Porto Alegre, mas de umas semanas para cá o carro faz alguns barulhos ("estalos") na suspensão dianteira, principalmente quando manobro. Alguém já passou por algo parecido?
Acabei colocando algum texto sobre este assunto em outro tôpico (acho que sobre um TOK na suspensão da TR4).
É o seguinte, tb ouço estalos e alguns rangidos de mola, mas este último somente no início da manhã... parece que ao andar alguns km o tal rangido some. Em relação aos barulhos, pensei se tratar dos amortecedores mas tive a grata surpresa de saber que posso esperar mais algum tempo antes de qq troca, pois não há vazamento ou folgas.
Na verdade tive que trocar as pastilhas de freio e quando suspenderam o carro o "mecânico" de um desses centros automotivos foi logo falando que os amortecedores estavam estourados... como convivo a uns 20 dias com estes barulhos e nunca tive um carro deste tipo "comprei" a idéia dele e quase mandei trocar na hora, mas a grana estava curta e eu estava com um pequeno vazamento de óleo através da tampa da válvula que resolvi tratar com mais urgência em outro lugar (este sim uma oficina que tem como clientela carros de rally da MIT).
Papo-vai, papo-vem, acabei pedindo para ao dono desta oficina para passar um pente-fino e me informar o que realmente precisa fazer em relalçao ao barulho e como resultado fui informado que os amortecedores e molas estão :concordo:, mas valia a pena rever algumas buchas.
Farei isto na próxima semana !!! Espero ter ajudado :smile: e qualquer coisa pode me enviar um post.
ifarias
Seu nome de usuário é quase igual ao meu!!!
O negócio é o seguinte, na segunda-feira da semana passada levei o carro até a autorizada Mit aqui de Porto Alegre, para avaliar o tal estalo na suspensão dianteira, depois de 3 horas de espera me informaram que o problema eram os amortecedores que deveriam ser trocados. O orçamento ficou em R$ 1.900,00 o par dianteiro colocado, comentei que gostaria de substituí-los pelo da TR4 que além de ser mais barato (+ou- R$ 800,00 os 4 - diant. e tras.) ganharia alguns Cm na altura do carro, o que me informaram foi que não era possível devido ao encaixe ser diferente e a autorizada não faria nenhuma adaptação. Levei o carro até a outra autorizada aqui de POA, onde me sugeriram colocar os amortecedores da TR4, antes mesmo de eu falar minha preferência, alegando que era mais em conta, mas antes deveriam fazer uma análise para ver se era mesmo o amortecedor ou se teria algo mais a ser trocado. Em mais ou menos 20 minutos me informaram que os amortecedores estavam ok, bem como a suspensão e o problemna dos estalos eram o protetor de carter que estava pegando na suspensão devido a um pequeno amassado próximo ao parafuso. Retiraram o protetor e resolveram o problema. Preço? R$ 0,00. Se acreditase no consultor da primeira autorizada, pagaria R$ 1.900,00 e não teria resolvido o problema.
Cara se precisar de alguma coisa me avisa aí, estamos aí para se ajudar.
Abraço
Marcinha
15/07/2008, 17:43
geralmente na TR4 isso é problema de manga de eixo e rolamentos.....na Io eu já não sei...
Marcinha
O problema era o protetor de carter que estava amassado e por isso estava pegando na suspensão. Resolvi o problema tirando o protetor. Agora vou desamasá-lo e instalar novamente. O amassado era bem pequeno e ficava muito próximo da balança.
buchmann
16/07/2008, 12:03
i e J farias.. hehehehe
estou com o mesmo problema na suspensão.. Sei que esse topico é sobre TR4, a minha é uma Pajerinho 99 3p..
bom .. dai não sei se é o mesmo problema..
Mas é bem parecido com o de vcs, e vou tentar resumir o que aconteceu e esta acontecendo:
Quando viro o carro para o lado esquerdo estala algo perto da roda direita.. mas se viro para o lado contrario não faz esse barulho.. estava ontem no meu meca para verificar isso.. ele achou um parafuso da proteção inferior perto da bandeja direita totalmente espanado.. mas foi subistituido e continua o problema.. dai tiramos as proteções que tem em baijo do motor para ver se era alguma coisa com elas... mas não era
Já no final, depois de 2 horas mexendo, suspeita-se da almocinetica do lado direito..
Dai parecia que não era outra coisa.. mas subi encima do carro parado e com os pneos em linha reta e balancei a carroceria.. o barrulho voltou a aparecer..
Agora não tenho ideia do que pode ser.. o que pode ser, meu deus?? hehehe
Se tiver alguem ai que saiba e possa dar alguma ajuda, eu agradeço..
VLW
Buchmann
O meu problema era outro, na verdade os estalos davam quando freiava. O que acontecia é que ao freiar o carro baixava a suspensão e batia no protetor de carter, devido ao amassado no protetor. No seu caso pode ser homocinética mesmo, não entendo muito de pajero, já tive um problema parecido com uma s10, que acabei vendendo com o problema. Mas acho interessante resolver o problema o quanto antes, pois se estourar o gasto deve ser grande.
Quando descubrires o problema, posta aí no forum.
Abraço
i e J farias.. hehehehe
estou com o mesmo problema na suspensão.. Sei que esse topico é sobre TR4, a minha é uma Pajerinho 99 3p..
bom .. dai não sei se é o mesmo problema..
Mas é bem parecido com o de vcs, e vou tentar resumir o que aconteceu e esta acontecendo:
Quando viro o carro para o lado esquerdo estala algo perto da roda direita.. mas se viro para o lado contrario não faz esse barulho.. estava ontem no meu meca para verificar isso.. ele achou um parafuso da proteção inferior perto da bandeja direita totalmente espanado.. mas foi subistituido e continua o problema.. dai tiramos as proteções que tem em baijo do motor para ver se era alguma coisa com elas... mas não era
Já no final, depois de 2 horas mexendo, suspeita-se da almocinetica do lado direito..
Dai parecia que não era outra coisa.. mas subi encima do carro parado e com os pneos em linha reta e balancei a carroceria.. o barrulho voltou a aparecer..
Agora não tenho ideia do que pode ser.. o que pode ser, meu deus?? hehehe
Se tiver alguem ai que saiba e possa dar alguma ajuda, eu agradeço..
VLW
i e j farias... como sou meio lesado só agora percebi... :lol:
Em relação ao barulho em sua máquina não vou poder ajudar, mas para o amigo J que tb tem uma IO, posso dizer que tb estou com um barulho parecido (um toc) quando viro o volante para o lado esquerdo, mais perceptível em manobras. Não mandei analisar ainda (sem dindin no bolso), mas parece alguma folga, sei lá. Tomara que não seja nada na caixa de direção.
O mesmo cara que trocou a junta da tampa da válvula e ficou de analisar a suspensão disse que poderia ser alguma bucha com folga... tô rezando pra ser isso:mrgreen:.
Vamos nos falando, vai que este barulho tem haver com o meu. Assim que possível eu coloco outro post.
T+
Cara, tava orçando armotecedores para minha pajero io e me aplicaram esse atoche também, na fox. Já na ramada eles dizem que dá para colocar os da pajero TR4, avisam que é outra calibragem etc etc mas que cabe e eles recomendam porque é mais barato. To me enrolando para trocar porque queria achar mais barato, mas acho que vou cair na concessionária. Conheçe algume mecânico bom? to com problema na lenta da minha io.
tchezary
21/08/2008, 15:31
tive esses problemas com meu io, o problema do barulho qdo vira-se a roda fica mais sério, no início, como o carro não era de uso diário, ele começou com esse estalo por volta dos 50mil km, no último ano, começei a viajar com ele, em média 2mil km por mês, não demorou muito pra começar a fazer um barulho metálico de algo raspando seriamente qdo eu virava o volante, levei imediatamente a autorizada aqui em curitiba, e o rapaz me disse que seria preciso fazer a troca de um par de buchas dianteiras...dois dias depois peguei o carro e não ouço mais barulho algum, tudo resolvido. agora, na última semana, percebi que quando viro o volante. com o carro parado ou manobrando em pequenas velocidades, ele faz um barulho, uma espécie de chiado bem forte, e a rotação do motor cai qdo viro o volante com o carro parado, sinistro. alguém já passou por isso? será correia?
Gobbi
Não conheço mecânico que mexa com Mitisubishi aqui em Porto Alegre, porque acabo levando a minha na concessionária, pois é um carro um pouco mais complicado, se o mecânico não conhecer o carro, pode estragar outras coisas ao tentar arrumar. Um exemplo, ontem fui trocar a lampada do farolete, me cobraram R$ 45,00 por uma lâmpada (auto peças), liguei para a autorizada e me cobraram R$ 8,17 para a do farolete e R$ 16,83 a do farol e ainda colocada. As vezes o valor da concessionária é mais em conta e ainda tem garantia.
ronaldopinto
28/12/2008, 10:39
Ja faz algum tempo que leio comentarios neste forum, mas somente agora resolvi fazer meu primeiro post. Pois bem, minha TR 2004 vinha apresentando esse incomodo barulho (tok) nas mesmas condicoes apresentadas neste topico pelos demais participantes. Ontem consegui resolve-lo, e o barulho desapareceu mesmo da minha viatura. O que o mecanico fez? Uma "simples" lubrificação em toda a suspenção dianteira, seguida de um reaperto, bem como a troca de duas buchas (as unicas) que custaram nao mais que R$ 44,00). Pela mão de obra paguei R$ 120,00. Caro?! NÃO mesmo! Minha viatura ta uma maravilha, vamos ver agora o quanto dura isso. Postarei daqui um tempo depois das primeiras trilhas pós acerto. :)
Problema resolvido, fica so a lamentacao de que, apesar da competencia dos mecanicos das duas autorizadas daqui (foram escolhidas as melhores mit do brasil!), o preco cobrado para que fosse feito por la é ALOPRADO. Apesar de cobrarem preco igual nas buchas, essa mao de obra nao sairia por menos que R$ 500,00. Lamentavel... Principalmente sabendo que um mecanico de la não ganha 10% disso. :(
Até mais pessoal!
tive esses problemas com meu io, o problema do barulho qdo vira-se a roda fica mais sério, no início, como o carro não era de uso diário, ele começou com esse estalo por volta dos 50mil km, no último ano, começei a viajar com ele, em média 2mil km por mês, não demorou muito pra começar a fazer um barulho metálico de algo raspando seriamente qdo eu virava o volante, levei imediatamente a autorizada aqui em curitiba, e o rapaz me disse que seria preciso fazer a troca de um par de buchas dianteiras...dois dias depois peguei o carro e não ouço mais barulho algum, tudo resolvido. agora, na última semana, percebi que quando viro o volante. com o carro parado ou manobrando em pequenas velocidades, ele faz um barulho, uma espécie de chiado bem forte, e a rotação do motor cai qdo viro o volante com o carro parado, sinistro. alguém já passou por isso? será correia?
Estou com o mesmo problema. Além dos estalos quando freio (especialmente em manobras ou descendo a rampa da garagem), se torço completamente o volante à esquerda e dou ré, às vezes ocorre este barulho de ferro raspando com força.
Levarei o carro à concessionária (Brabus) nos próximos dias.
Garela,
Seguinte: esse barulho já apareceu no meu carro por duas vezes, ainda mais porque eu ando com pneus BF AT 235/70 R16 e Lift de suspensão de 2´´.
No meu caso, foi simples a solução do TOC. Tratava-se de uma pecinha chamada COXIM DO AMORTECEDOR. Dá pra comprar na Mit mesmo, por R$ 76,00 cada um, aqui no RJ.
Pra galera que tem IO, comprem também o coxim da TR4, não tem erro, é Plug & Play. Inclusive quando estiver cotando na Mit, fala que tens uma TR4 de qualquer ano para o consultor não ficar tentando empurrar a peça da IO mais cara....
Outro assunto são os amortecedores: Pessoal de IO, NÃO COMPREM AMORTECEDORES DA IO. Os da TR4, de qualquer ano, são idênticos no encaixe, são melhores calibrados (mais duros um pouco) e tem um curso um pouco maior. Plug & Play também e custam em média R$ 650,00 os 4 na MIT (foi o que paguei há 6 meses atrás). Quanto ao ganho de altura, não garanto não, mas é bom colocar as molas da TR4 também, aí sim ganha-se um pouco.
No mais, o bacana é fazer o LIFT mesmo. Simples, barato e confiável.
Mais uma pro pessoal de IO: A grande maioria das peças são exatamente iguais as da TR4. Fiquem atentos para não serem enganados pelos consultores da MIT que viajam na maionese.
Qualquer dúvida é só postar e na medida do meu parco conhecimento, tentarei ajudar.
Abraçoo.
Dede-GLZ
19/02/2009, 12:47
Aí Allan, onde vc fez o lift na sua?? To querendo fazer mas também não quero entregar a coisas pra lambões - apesar do lift ser relativamente fácil.
Aí Allan, onde vc fez o lift na sua?? To querendo fazer mas também não quero entregar a coisas pra lambões - apesar do lift ser relativamente fácil.
Fala ae DEDE bele?!!!!! Sou o Marcos Theodoro, pow estou com um profissional que está confeccionando os calços em aço carbono, ta demorando um pouco sair o primeiro, mas, garanto que vai ficar de otima qualidade, só aguardar um pouco mais.Tem um amigo em São João de Meriti, proximo ae de vc, que é Especialista em suspensões e está instalando esses kit lift's de Pajeros iO/TR4.Ele que instalou no meu TR4 e acabou ficando literalmente louko pelo mundo 4x4 e adquiriu um TR4 2006, e tá fazendo trilhas c a gente, então fica despreocupado que ele vai disponibilizar o kit já pronto e instalado, grande abração.
Obs: Dede qualquer duvida só me mandar email:
mauarj@gmail.com
Aí Allan, onde vc fez o lift na sua?? To querendo fazer mas também não quero entregar a coisas pra lambões - apesar do lift ser relativamente fácil.
Fala Dede,
Eu fiz o Lift aqui no Katsunori, RJ, Barra da Tijuca. O cara é dez!!!
Faça o seguinte: compre calços de 35mm para colocar na dianteira (o Marcos Theodoro vende esses calços) e os coloque na dianteira. Na traseira é mola DIANTEIRA de Ford Courrier 1.6 até 1999. Só isso!!!
Se quiser melhorar, amortecedores de TR4 novos na frente e de L200, modelo quadrado na traseira.
De resto é só alegria.
Qualquer dúvida é só perguntar. Tem um post meu falando sobre isso... dá uma lida lá.... tá aqui na parte de mit, pág 2 ou 3....
Abraçoo.
fsoaresi
21/02/2009, 22:39
Este tópico chegou um pouco tarde. Acabei de trocar tudo da minha IO, começando pelos 4 pneus, amortecedor, braços, pivôs, correia dentada.... fiz uma revisão de 60 e muitos mil, aproveitei e troquei quase todos os óleos (adiantei as trocas de 80mil),...
No meu caso, tinha um barulho relacionado com os pivôs.
A verdade é que a IO é bem mais frágil do que deveria (todos mecanicos e lugares que levei para avaliar alinhamento e balanceamento, confirmaram isto), só ando na cidade praticamente, e ela está dando mais despesa neste item (suspensão/pneus) do que um fiat que tive e rodei a mesma coisa.
Mas, deixei a Pajerinho zerada, e adoro ele, nunca me deixou na mão, ou deu revertéio, é só tratar bem.
O meu é japonês e não troco pela TR4, este negocio do Souza Ramos tunar a pajero não me convenceu, mas, lendo o tópico teria avaliado fazer numa Mit e colocar os amortecedores da TR4.
Abs
*Suspensão
No meu caso eram as pastilhas de freio que estavam estragadas. A parte de amianto estava "descolada" da parte de ferro, o que fazia barulho de estalo às vezes.
Detalhe: nenhum mecãnico conseguiu diagnosticar o problema, e alguns condenaram toda a suspensão do carro.
Reparo ficou em R$120,00, com mão de obra e peças.
Também vi comentários de barulhos resolvidos com:
- desamassar o protetor de cárter
- encapar as molas dianteiras
- buchas estragadas
Espero ter ajudado.
Raphael Araujo
14/10/2011, 12:08
Prezados,
Esse é o meu primeiro post nesse fórum, por isso, vou logo pedindo desculpas por "ressucitar" um tópico, e pelo texto longo, mas creio que o alerta é importante.
Bom, minha TR4 estava com um estalo bem alto também e, ao que parecia, vinha da roda dianteira.
Pois bem, levei a minha viatura a uma mecânica conhecida de Off-Road daqui de Fortaleza (localizada na Av. Aguanambi) para fazer a troca de todos os óleos (visto que comprei ela recentemente em revenda). Até aí tudo bem, foram feitas as trocas de todos os óleos. Gastei aproximadamente R$ 400,00 para todos os óleos e filtros (diferencial, motor, graxeiro, etc).
Aproveitei que estava lá para verificar os barulhos da suspensão. O carro passou 1 dia lá e primeiramente ele disse que tentaria dar um reaperto geral na suspensão. O que foi logo me cobrado a quantia de R$ 120,00. Ok, R$ 120,00 só para apertar uns parafusos? Caro? Caríssimo! Mas ele disse que iria dar uma geral na suspensão e que para encontrar o barulho ia dar trabalho ia mexer em tudo da suspensão. Enfim, paguei pois o cara eh um dos mais indicados quando se trata de 4x4 em Fortaleza. Assim, APÓS FEITO O REAPERTO, ele me disse que não teve jeito e foi constatado um problema na suspensão dianteira (mais no lado direito). Orçamento passado para corrigir o problema: Troca de praticamente toda a suspensão, ou seja, coxins, batentes, amortecedores (dianteiro e traseiro, pois ele disse que se tirasse o dianteiro teria que trocar o traseiro pq a traseira daria uma "abaixada" se trocasse apenas o dianteiro), molas e buchas. Resumo da brincadeira: R$ 2.300,00!!
Pooourran, se isto não é estar na pior... Mas enfim, logicamente não mandei ajeitar de primeira (aliás, um conselho para quem leva seu carro na oficina, procurar outros orçamentos).
Pois bem, resolvi então levar meu carro na Concessionária Mitsubishi de Fortaleza (Mito), esperando que a facada seria ainda maior. Levei um mecânico para dar uma volta comigo. Ele prontamente me atendeu e assim que começamos a escutar o barulho ele já disse. Esse barulho é na traseira. E o outro garantiu que era na dianteira... Levamos para uma pista de paralelepípedo (calçamento) e ele constatou que realmente era na traseira, aí disse: pode ser muita coisa, mas acho que ou eh bucha ou eh só folga.
Chegando no elevador ele pegou a chave e disse: vou apertar aqui a suspensão pra ver se acho alguma coisa. Aí eu logo disse, não precisa. Acabei de mandar apertar, essa semana. Aí ele começou a apertar e disse: rapaz, isso não foi apertado não. Ou seja, fui enrolado na outra oficina. Enfim, apertou a suspensão traseira e a dianteira e me chamou pra dar uma volta novamente. E magicamente o barulho tinha sumido! Aí ele começou a rir, dizendo que eu ia ser enrolado legal e talz... E deu uma lição de moral dizendo que esses "mecânicos" é que queimam o filme dos verdadeiros profissionais...
Poutz!!! Que raiva do outro mecânico!! Ia me fazer trocar toda a suspensão!! Quando na verdade poderia ter resolvido com um serviço (reaperto) que eu já havia pago (e caro!!) que ele não fez!! FDP!!
No final, não troquei nem bucha e dei R$ 40,00 pro mecânico. Poderia ter dado menos, mas só pela atenção que o cara deu, achei que não podia dar menos que aquilo. E ainda ganhei um mecânico de confiança.
Enfim, é isso. Levem sempre em outros mecânicos! Nem sempre os "especializados" são honestos e nem sempre as concessionárias são "roubalheiras". Cada caso, é um caso.
Boa sorte a todos os companheiros de Pajero. Abraços!
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.