Ver Versão Completa : Olá turma!é meu 1° acesso!segue um pouco da minha historia
cassianoca
02/07/2008, 11:01
Olá pessoal, muito bom dia.
Esta é a primeira vez que acesso este forum. (acho que sim, tentei postar uma msg antes, mas não consegui).
Na verdade, sou iniciante também no mundo 4x4, pois comprei um ranger cab dupla no inicio do ano. Posso dizer pra voces que realizei um grande sonho. Explico.
Até nov 2006 eu nem carro tinha, e sempre sonhei com uma 4x4....queria uma niva, bandeirante...o que fosse.
Então, em nov/06 comprei meu primeiro carro (fiestinha) e no fim de 2007, com uma promoçao na empresa, fiz o que muitos chamaram de loucura, comprei uma ranger 4x4, linda! 2001/2002!!! Claro, a caçamba uso pra levar o mega carnê.eheheh
Mas, sonho é sonho.
Enfim, realizei um sonho mas não entendo nada de motor, mecânica, diesel, 4x4, etc....
Como não tenho muita grana pra fazer aquelas trilhas que geram gastos de mecânica pós trilha, gostaria de infos sobre trilhas mais leves aqui pelo RGS (alô companheiros gaúchos, alguma dica?).
Bem, espero aprender bastante sobre o mundo 4x4, mecânica, marcar trilhas e conhecer a turma.
Ah, alguém sabe onde eu mudo meu login? Acabou ficando cassianoca (que significa cassiano cardoso), mas pode gerar uma leitura tipo "cassianóca", que parece codnome de viado...ehehehhe
Grande abraço!
Cassiano
Edintruder
02/07/2008, 11:38
Grande Cassiano!
Podes encarar trilhas leves e médias que não geram danos e nem pedem manutenção pós trilha na Ranger. Se fosse um CJ com ceteza teria isso, mas na Ranger fica tranquilo que é muito forte.
Bem vindo ao fórum!
Abração!
cassianoca
02/07/2008, 11:51
Bom dia Edintruder!
vi umas fotos legais da tua ranger...que parece que jah fizeste alguns passeios!
Por onde jah andou? E aqui no RS, tem algum passeio legal pra indicar?!
abraço
Cassiano
FleckRanger
02/07/2008, 12:00
Olá Cassiano!
Bem-vindo ao forum. Tu vais te assombrar com o conhecimento do pessoal por aqui.
É dificil ter um treco qualquer na Ranger que alguem aqui não tenha montado e desmontado algum dia.
Trilhas não faço muito, mas se tu gostas de pescaria, vamos seguido ao Bojuru, o lugar em que eu descobri pra que servia a tal de "reduzida".
Abraços!
shimomoto
02/07/2008, 12:54
Bem vindo Cassiano!!!
Sonho é sonho e fico feliz que esteja realizando o seu.
A primeira dica que eu acho que pode ser dada é: Você comprou uma Pkp usada. Portanto algumas manutenções são de extrema valia para que sua Ranger só te proporcione bons momentos. Sei que é algo extremamente desagradável falar em gastar logo que compramos um carro, mas são coisas necessárias para não termos aborrecimentos futuros.
1-) Troque a correia dentada de sua Ranger. É relativamente barato e você saberá exatamente quando trocou e que está com tudo zero km lá na frente.
2-) Troque o fluido de arrefecimento. Ponha a proporção 50/50 de agua e fluido, sempre com água desmineralizada. Agua potavel de torneira tem cloro e apodrece com os selos do motor.
3-) Uma troca de oleo de câmbio/CT e diferenciais são bem vindas também. O lubrificante custa pouco e vale a pena gastar um pouquinho com isso. Na CT e no câmbio, utilize o ATF Dextron III/Mercon e nos diferenciais, SAE 75W90 API-GL5.
Não precisa fazer tudo de uma vez, mas é bom fazer isso meio rapidamente (tipo assim, este mes troco correias, mes que vem...). E ai aproveite e usufrua de sua picape!
Abs!
PS: Só para ilustrar, tive um pequeno incidente meses atrás e troquei os lubrificantes do diferencial dianteiro, câmbio e CT. Paguei R$20,00/L do Lubrax Gold SAE75W90 e R$13,50/L do Lubrax OHX49 ATF Dextron III. Em tudo gastei R$100,00 de lubrificante. Só não troquei do diferencial traseiro.
soneca_zzz
02/07/2008, 13:05
Bem-vindo, Cassianóca! Brincadeira, é que li o primeiro tópico! hehehe
Entrei aqui há pouco tempo e já estou torrando a paciência do pessoal com tantas perguntas que tenho feito!
Também sou novo sobre 4x4 e realizaste um sonho que ainda estou correndo atrás, que é uma Ranger CD 4x4 a partir de 2001 e a gasolina... ainda estou fazendo as contas, mas só ouvi coisa boa sobre esse veículo!
O pessoal aqui é gente boa e manja muuuito, estou aprendendo várias coisas desde que entrei aqui e, diga-se de passagem, esse fórum está virando um vício, pois toda hora entro para fuçar, aprender e tentar contribuir com alguma coisa também! hehehe
Siga as recomendações valiosas do Shinomoto, evita surpresas no futuro! E seja feliz com a nova viatura! ;)
Alagoano
02/07/2008, 13:10
[quote=soneca_zzz;639996]Bem-vindo, Cassianóca! Brincadeira, é que li o primeiro tópico! hehehe
Entrei aqui há pouco tempo e já estou torrando a paciência do pessoal com tantas perguntas que tenho feito!
Também sou novo sobre 4x4 e realizaste um sonho que ainda estou correndo atrás, que é uma Ranger CD 4x4 a partir de 2001 e a gasolina... ainda estou fazendo as contas, mas só ouvi coisa boa sobre esse veículo!
O pessoal aqui é gente boa e manja muuuito, estou aprendendo várias coisas desde que entrei aqui e, diga-se de passagem, esse fórum está virando um vício, pois toda hora entro para fuçar, aprender e tentar contribuir com alguma coisa também! hehehe
Seja bem vindo Cassiano e parabéns, vc tem uma máquina nas mãos!!
E...Soneca, faz uma forcinha e pega uma a Diesel cara pq é outra viatura...
Abs!!
Vinicius4x4
02/07/2008, 13:26
Blz Cassiano......
bom, aqui no sul, tem inúmeros lugares onde vc pode ir com sua pkp, lugares que não seriam uma "trilha pesada" onde a mesma estaria sujeita a quebras e panes, mas que com certeza vc vai precisar usar o 4x4 e a reduzida.
no litoral, tem a "famosa"estrada do inferno...... seria um lugar um tanto radical, e eu não aconselharia a ir sozinho, pois facilmente se atola o veículo e vc precisa de outro para socorrê-lo.
aqui, pela serra, tem inúmeros passeios que valem muito a pena, como os campos de cima da serra( cambará, são franscisco,.....), de uma olhada no site http://www.rotasetrilhas.com/, alí, seguidamente o pessoal marca passeios com veículos 4x4 ( pkps, lands, e jeeps), cadastre-se no site, que quando tiver algum passeio marcadado eles comunicam e dão instruções de como inscrever-se.
qualquer dúvida pergunte.
abraço e seja bem vindo.
soneca_zzz
02/07/2008, 14:33
[quote=soneca_zzz;639996]Bem-vindo, Cassianóca! Brincadeira, é que li o primeiro tópico! hehehe
Seja bem vindo Cassiano e parabéns, vc tem uma máquina nas mãos!!
E...Soneca, faz uma forcinha e pega uma a Diesel cara pq é outra viatura...
Abs!!
Alagoano, pensei na Diesel, mas o que pega é o seguro! O valor é praticamente o dobro... isso desanima! :( Só o torque em baixa que o Diesel tem é matador e ainda ouvir a turbina... estou mais inclinado a pegar uma Repower, mas se achar uma Diesel que valha muito a pena, posso fazer uma loucura também... hehehe
Alagoano
02/07/2008, 16:03
[quote=Alagoano;639999]
Alagoano, pensei na Diesel, mas o que pega é o seguro! O valor é praticamente o dobro... isso desanima! :( Só o torque em baixa que o Diesel tem é matador e ainda ouvir a turbina... estou mais inclinado a pegar uma Repower, mas se achar uma Diesel que valha muito a pena, posso fazer uma loucura também... hehehe
Soneca, não se iluda!!! Vale a pena morrer no seguro mais caro, pelo menos vc só paga uma vez por ano.....já esses 210 pocotós sanguessugas lhe proporcionarão assíduas idas ao posto da maldita gasolina e os 6 canecos serão como 6 filhos pra sustentar hehehehehehhehe.....cuidado!!
Sem falar que a gasolina, mesmo com 4x4, não da a mesma cara de Off Road do Diesel, da a impressão da carro frágil....carro de asfalto....
Abs!!
soneca_zzz
02/07/2008, 16:09
Alagoano, nunca ouvi uma definição melhor que essa para um motor bebedor de gasolina! hahahahaa
Curto o Diesel, mas me sinto andando de trator, sei lá... deve ser o costume da gasola! hehehe Nunca andei de Ranger, nem de gasola, nem Diesel. Farei o test-drive em todas que eu vir nas lojas (2.5TD, 2.8TD, V6 e V6 Repower)! hehehe
Alagoano
02/07/2008, 16:24
Eu também....meu pai pegou uma Ranger Sotrm 2.8 4x4 2004, é o primeiro carro diesel que entra na família, e como vc disse...parece sim que vc ta andando num trator, só que num trator de luxo!!
Faça o teste, sei que a 6 canecos anda muito...mas quando chegar a feliz hora de testar o "tratorzinho", jogue uma 3ª e pise!! Quando vc escutar o assovio da turbina gerando muito torque...ai meu camarada, é batata!!! Vc vai vender até as cuecas pra pegar o 2.5 ou a 2.8TD!!! hehehehehe....
Mas ó...procura direitinho heim, não vai pegar o primeiro mulambo que ver pela frente...
Abs!
cassianoca
02/07/2008, 16:30
Boa tarde galera!
Poxa, entrei no forum agora e jah to viciado...ehehe. Bah, show as dicas de todos, e agradeço pelos boas vindas.
Bem Shimomoto, quando comprei ela, troquei a bomba da dir hidraulica (pq nao tava legal) e por precaução fiz: Limpeza do carburador, troquei fluido, oleo e filtro, fiz limpeza das válvulas (acho que é isso, não gravei muito) e troquei correia dentada....agora, estes outros óleos que comentaste, eu nunca ouvi falar...heehhe. Mas anotei e farei sim estas prevenções.
Obrigado!!!!
Ah, VINICIUS HILUX, já ouvi falar desta estrada do do inferno....mas por onde devo ir pra fazer esta trilha? Vou me cadastrar agora no site que indicou! Valeu
Ao Fleck, agradeço o convite de pescaria....mas eu vou mais pra praia...pegar umas ondas....Mas o tal do bujuru é famoso....hehehehe Meu sogro pesca lah e falou que é muito legal!!!
Valeu turma!!!
soneca_zzz
02/07/2008, 16:49
Eita povo que instiga! Um só tem elogios da Repower, outro fala do torque da TD... e o tonto aqui parece aquele garoto que chega na festinha, vê duas menininhas bonitas e num sabe qual das duas tira para dançar! hehehe
No meu caso, dançarei com as duas até descobrir qual é a mais formosa! hahaha
Duda Sousa
02/07/2008, 17:04
Tô na mesma, só que no meu caso, pensando entre Ranger e Hilux SR5 entre 99-01. Diesel, 4x4! maior durabilidade ou conforto? melhor desempenho ou menor gasto com manutenção? :pensativo:
Alagoano
02/07/2008, 18:38
Cara...a diferença de manutenção entre Ranger e Hillux pode ter certeza q não é um abismo. A Ranger e muito mais carro.
Abs!
Anthoniusnikos
02/07/2008, 20:02
Ô Cassianócu, primeiro muitas felicidades pro amigo. Seja Bem-Vindo.
Depois... Além da limpeza do carburador, também trocaste a vela de aquecimento do diesel ?
Zzzoneca, faz financiamento pela BV que não precisa fazer o seguro que os bancos obrigam. Depois instala um rastreador GPS e um bloqueador GSM que não vai perder a caminhonete. E, negócio de gasolina com motor grande, só se morar nas USA.
Anthoniusnikos
DieselPower
02/07/2008, 20:55
Alagoano,
Cara, o pior é que a diferença de manutenção é grande entre Ranger e SR5. Cara, essas Toyotas aguentam quarquer coisa sem chiar! Para ter uma ideia, meu sogro comprou uma 0 km em 1999, até Janeiro de 2008 ele só tinha trocado óleo abastecido e peças de desgaste (correia, engraxar cubos de roda ...).
Ela está com 200.000 e ele só anda em trilha pesada, todos os dias (devido ao trabalho).
Desculpe, mas a Sr5 não pode ser comparada a nenhuma outra picape no quesito robustez!
cassianoca,
Bem vinco ao fórum amigo! Apenas uma dica, seua picape não tem carburador...
Abraço.
shimomoto
02/07/2008, 21:42
Alagoano,
Cara, o pior é que a diferença de manutenção é grande entre Ranger e SR5. Cara, essas Toyotas aguentam quarquer coisa sem chiar! Para ter uma ideia, meu sogro comprou uma 0 km em 1999, até Janeiro de 2008 ele só tinha trocado óleo abastecido e peças de desgaste (correia, engraxar cubos de roda ...).
Ela está com 200.000 e ele só anda em trilha pesada, todos os dias (devido ao trabalho).
Desculpe, mas a Sr5 não pode ser comparada a nenhuma outra picape no quesito robustez!
cassianoca,
Abraço.
X2....................em tudo.....
1-)Essas SR5 são o cumulo da resistência...
2-)Carburador????Turbo diesel?????:shock::shock::shock:
Abs!
Edintruder
02/07/2008, 23:13
Blz Cassiano......
bom, aqui no sul, tem inúmeros lugares onde vc pode ir com sua pkp, lugares que não seriam uma "trilha pesada" onde a mesma estaria sujeita a quebras e panes, mas que com certeza vc vai precisar usar o 4x4 e a reduzida.
no litoral, tem a "famosa"estrada do inferno...... seria um lugar um tanto radical, e eu não aconselharia a ir sozinho, pois facilmente se atola o veículo e vc precisa de outro para socorrê-lo.
aqui, pela serra, tem inúmeros passeios que valem muito a pena, como os campos de cima da serra( cambará, são franscisco,.....), de uma olhada no site http://www.rotasetrilhas.com/, alí, seguidamente o pessoal marca passeios com veículos 4x4 ( pkps, lands, e jeeps), cadastre-se no site, que quando tiver algum passeio marcadado eles comunicam e dão instruções de como inscrever-se.
qualquer dúvida pergunte.
abraço e seja bem vindo.
A estrada do inferno realmente está um inferno! Asfaltaram tudo!!! O radical são 80km entre Mostardas e Palmares que está cheio de buracos.
Alagoano
03/07/2008, 09:11
Alagoano,
cassianoca,
Abraço.
Blz então! Se vc diz eu assino em baixo!!
Mas se a proposta dele não for fazer muitas estripulias...continuo achando a Ranger mais carro...
Abs!
Vinicius4x4
03/07/2008, 09:49
A estrada do inferno realmente está um inferno! Asfaltaram tudo!!! O radical são 80km entre Mostardas e Palmares que está cheio de buracos.
BLZ. Edi!
fiquei chateado agora, com esta informação de que a "maravilhosa estrada do inferno" foi asfaltada............ aquilo era um paraíso para qualquer pessoa que goste de off-road... :parede::parede::putz::putz:
uma dúvida que vc pode me responder.......... vc mora em Rio Grande (praia), que cuidados vc toma com sua pkp?( faz alguma limpeza com algum tipo de lubrificante por baixo?)
desde já agradeço
Vinicius4x4
03/07/2008, 09:57
Alagoano,
cassianoca,
Abraço.
BLZ Diesel!
:dance:concordo em grau, número e gênero, tenho amigos na minha cidade, que possuem ranger, S10, L200, e normalmente a minha Toyota e a l200 do guga são as que menos fazem visitas a oficinas, normalmente apenas manutenção preventiva.
não que a ranger ou a S10 estraguem ou sejam inferiores, apenas, me parece que as suas peças tem uma vída útil inferior e mais sujeitas a querbras( não quero confusão com ninguém:stop::stop:) minha simples e humilde opinião(constatação).
mas em contra partida, a toyota perde de feio para a ranger e s10 no quesito conforto e velocidade de viagens.
abraço a todos.
Alagoano
03/07/2008, 10:58
BLZ. Edi!
fiquei chateado agora, com esta informação de que a "maravilhosa estrada do inferno" foi asfaltada............ aquilo era um paraíso para qualquer pessoa que goste de off-road... :parede::parede::putz::putz:
uma dúvida que vc pode me responder.......... vc mora em Rio Grande (praia), que cuidados vc toma com sua pkp?( faz alguma limpeza com algum tipo de lubrificante por baixo?)
desde já agradeço
Olá Vinicius, blz cara??!!
Como vc cuida da parte de baixo da sua Hillux?? Sua suspensão range após dias de chuva ou depois de um trilha (ainda não fiz trilha)?? Como lubrificar a suspensão sem prejudicar as borrachas?? Pô, o rangido da suspensão da minha Ranger 2004 é um saco...e sempre fica assim depois dos dias de chuva...já dei aquela lavagem com água quente por baixo, só que sem lubrificação nenhuma o rangido continua...
Abs!
Vinicius4x4
03/07/2008, 11:13
Olá Vinicius, blz cara??!!
Como vc cuida da parte de baixo da sua Hillux?? Sua suspensão range após dias de chuva ou depois de um trilha (ainda não fiz trilha)?? Como lubrificar a suspensão sem prejudicar as borrachas?? Pô, o rangido da suspensão da minha Ranger 2004 é um saco...e sempre fica assim depois dos dias de chuva...já dei aquela lavagem com água quente por baixo, só que sem lubrificação nenhuma o rangido continua...
Abs!
Blz Alagoano!
e com vc, tudo tranquilo?
bom, alguns barulhos sempre tem, no caso da minha hilux, na dianteira, não tem problema, pois suspensão(pivôs e etc), tem bico para engraxa-los, mas depois de andar na lama, sempre mando lavar com agua quante e após, eu mesmo engraxo com Graxa a base de Lítio as partes necessárias.:concordo:
os rangidos e barulhos que me aborrecem são oriundos do feixe de molas traseiro, que até hj, não descobri como tira-los.:parede:
até, na mensagem anterior, pedi ao Edi, se ele pulverisa algum tipo de lubrificante, mas já houvi dizer que não é muito recomendável., vamos esperar e ver a opinião dos entendidos
abraços a todos
Alagoano
03/07/2008, 11:25
Tudo tranquilo sim !!
Blz então cara....nos resta esperar...
Abs!
DieselPower
03/07/2008, 12:07
Pessoal a "Verdona" só apresenta rangido nos feixes de mola traseiros quando vou ao litoral. E qaundo chego em casa, lavo com água e sabão, e para na hora.
Acho que é a "poeira da serra" que lubrifica!!!
FleckRanger
03/07/2008, 12:26
Realmente, a estrada do inferno deixou de ser "infernal". Tá que é um tapete!
Por isso é que recomendei entrar no Bojuru (povoado as margens da estrada) e "tentar" chegar até a praia. Diversão garantida, mas não recomendo com chuva.
Em um fim-de-semana de verão acho que é a maior concentração de jipes e picapes por m² aqui do sul!
Abraços.
Amigo,
Tem coisas que só um V6 e um V8 faz...
Na "lama" o diesel é bom, para todas as outras só um V6 ou V8 pode fazer por você...
Abraços.
Orleans
Ex-Hilux SW4 3.0:putz:
Ex-S10 2.8 :oops:
Ex-Ranger 2.8:concordo:
Explorer V6 :palmas:
Alagoano, nunca ouvi uma definição melhor que essa para um motor bebedor de gasolina! hahahahaa
Curto o Diesel, mas me sinto andando de trator, sei lá... deve ser o costume da gasola! hehehe Nunca andei de Ranger, nem de gasola, nem Diesel. Farei o test-drive em todas que eu vir nas lojas (2.5TD, 2.8TD, V6 e V6 Repower)! hehehe
soneca_zzz
07/07/2008, 09:35
Só o barulho do motor V6 ou V8 já música para mim... mas estou analisando todas as opções, mesmo pq nesse sábado olhei 5 Rangers e TODAS estavam DETONADAS!!! :(
Dava dó, tinha Ranger 2005 que parecia que tinha 10 anos, lata detonada, caçamba zuada, era CD, mas o banco da frente era aquele inteiriço (sem divisão no meio) e todo raspado...
Todas elas estavam mal cuidadas, judiadas. E não achei nenhuma Repower, pelo que vi deve ser mosca branca com pintinhas roxas e olhos verdes! hehehe
Sérjão Dark Panther
02/08/2008, 21:51
Olá amigo,seja bem vindo. Aí na sua região ,não conheço nada,mas se vier pra região de São José dos Campos,conte comigo.Abraços,Sérgio Silva.