Ver Versão Completa : Manômetro do Turbo
Imperador!
21/05/2011, 12:22
gostaria de saber se a pressaõ de 1.22 kg esta correta na s10 2.8 pois o manometro ta marcando isso de final valeuw!!
Não conheço profundamente, mas acho que deve ser isso mesmo, no máximo 1,3kg na turbina.
Walter L. L. Casitta
21/05/2011, 12:35
gostaria de saber se a pressaõ de 1.22 kg esta correta na s10 2.8 pois o manometro ta marcando isso de final valeuw!!
Deveria ter usado um manômetro de 2Kgf
AlbertoSato
22/05/2011, 02:30
Na Ranger 2.8 PS marca 1.2kg originalmente.Uso um Willtec de 2.0kg e marca bem,so tem um pouco de vibração na volta do ponteiro quando está bem proximo do 0kg.Já testei um da cronomac e da shutt e todos ficam do mesmo jeito.Abraços
Walter L. L. Casitta
22/05/2011, 09:40
Na Ranger 2.8 PS marca 1.2kg originalmente.Uso um Willtec de 2.0kg e marca bem,so tem um pouco de vibração na volta do ponteiro quando está bem proximo do 0kg.Já testei um da cronomac e da shutt e todos ficam do mesmo jeito.Abraços
O meu e Shutt que é fabricado pela cronomac. Não vibra nada nada.
A pressão máxima tanto do HSD quanto do PS2.8 e Sprint é 1,15Kgf
Thiago Pereira
22/05/2011, 18:52
Tem um pouco de vibração na volta do ponteiro quando está bem proximo do 0kg.Já testei um da cronomac e da shutt e todos ficam do mesmo jeito.Abraços
Quando instalei o manômetro de turbo na L200 tive o mesmo problema e então mandei um e-mail para a Cronomac.
Eles me explicaram que precisa de uma restrição na mangueira e recomendaram o Kit original da Cronomac, segui o conselho e problema resolvido.
AlbertoSato
25/05/2011, 15:20
O meu e Shutt que é fabricado pela cronomac. Não vibra nada nada.
A pressão máxima tanto do HSD quanto do PS2.8 e Sprint é 1,15Kgf
O meu se prestar atenção olhando bem de perto da pra perceber uma vibração mínima na volta.
No PS 2.8 é 1,2kgf. Pelo menos é o que marca no meu carro e o que diz no manual que tenho. Em todos que encontrei na net, é 1,2kgf.
AlbertoSato
25/05/2011, 15:26
Valeu Thiago,
Mas pela vibração acho que n tem necessidade,é muito pouca.
BRAVOECONOVEMBER
26/05/2011, 20:22
Não esqueçam que esses manômetros de painel não têm uma precisão lá dessas coisas. Dá pra considerar normal quando a pressão nominal é 1,15 e tá indicando 1,2. 1,2 para 1,22 também... Querer mais precisão que isso é bobagem, e não vai fazer diferença. Se quisesse medir MESMO MESMO, daí é melhor conseguir um manômetro de maior resolução (tipo, 0,01 pelo menos) com laudo de calibração válido e tal.
Quantitativamente não é válido. Qualitativamente, vamos dizer, que sempre marcou 1,22, e de uma hora pra outra começou a deslocar a marcação para mais ou para menos. Daí pode ser sinal de que está variando a pressão, pode-se checar com outro instrumento. Também pode ser que o manômetro do painel esteja variando.
FernandoCBS
08/06/2011, 19:13
FernandoCBS.
A agulha ficou justa na mangueira?
Colocou do lado do manômetro?
caso não tenha ficado justo, ou bem justo, pode colocar um pouco de fita isolante, como se fosse uma bucha.
Evite colocar do lado do motor, pois pode haver um efeito parecido com o Golpe de Ariate.
Demorei mas vim aqui dar um retorno.
Esse fim de semana consegui um tempinho e arrumei o manometro.
Troquei a agulha que estava usando de redutor por uma mais fina, e tambem a mangueira, coloquei 1,5 mt de mangueira igual ao do retorno da BI acho que é 1/4.
Ficou bom não vibra e não achei lento, mas como nunca vi um outro funcionando não posso afirmar.
Obrigado a todos.
Fernando
Lucas Nassif
06/09/2011, 16:48
Eu tinha o manometro da cronomac... troquei pelo da ODG pra acompanhar o design com o EGT que coloquei .. ficou oscilando... mandaram pra fabrica... e falaram q estava calibrado corretamente...comprei mais um redutor e coloquei.... agora funciona corretamente ...
Solução: redutor que já vem do kit + 1 adicional = 2 redutores ... um na ponta, ligado a admssão e outro uns 40 cm depois ...
Espero ter ajudado ...
Abs...
Também instalei um manômetro da ODG no Marruá. Adquiri junto o kit (copo + mangueira).
A mangueira já vem com um redutor em uma das pontas. De acordo com o vendedor, o redutor teria que ficar do lado do manômetro. Instalado tudo nos conformes, mas o ponteiro ainda vibra bem pouco. Pelo que o Felipe disse, acho que terei que colocar outro redutor.
No mais ficou beleza, numa subida com motor a 2.500RPM e pé no talo, deu pico de 1,65kg.
ps.: MWM TCE chipado by Reiko.
[]`s
Ilton007
08/11/2011, 18:31
Opa, boa tarde!
Quero instalar um manometro na minha L200 mas to com algumas duvidas.
Em qual mangueira eu instalo o "T" para ir pro manometro?
Na que sai do turbo e passa por cima do cabeçote indo para uma peça embaixo do Intercooler?
Essa peças é a lda?
Qual o pico de pressão que o turbo dá? É uma L200 GLS-HPE 2003
Abraço a todos
Ilton Filho
Anthoniusnikos
08/11/2011, 19:22
Amigão IIton, se você ler este tópico desde o post number-one, vai verificar que, sobre instalação de manômetros em motores diesel, está tudo bem mastigado.
Porém, depois de lidos sempre haverá dúvida, aí vamos aperfeiçoando.
Anthon
Ilton007
08/11/2011, 19:37
Sim, as duvidas já começaram...
Vi que tenho que ligar na mangueira que vai do turbo para a LDA, certo?
A LDA e a peça que fica embaixo do intercooler?
Abraço
Eu adaptei um manometro usado, antigo pra dana na Femil, ja foi um custo passar a mangueira que nao quis deixar sem nada, estou a procura de um site que vende um manometro bom e barato, e que entregue aqui no GO, algum?
Vlw
PauloLimited
08/11/2011, 23:03
Eu adaptei um manometro usado, antigo pra dana na Femil, ja foi um custo passar a mangueira que nao quis deixar sem nada, estou a procura de um site que vende um manometro bom e barato, e que entregue aqui no GO, algum?
Vlw
Eu comprei com eles e é muito bom, o atendimento da loja tb.
::.Donatti4x4.:: Peas, equipamentos e acessrios 4x4 para jeep e veculos off road (http://www.jet.com.br/donatti4x4/default.asp)
Anthoniusnikos
09/11/2011, 08:22
Sim, as duvidas já começaram...
Vi que tenho que ligar na mangueira que vai do turbo para a LDA, certo?
A LDA e a peça que fica embaixo do intercooler?
Abraço
A válvula LDA(válvula limitadora de fumaça) fica na BI(vide foto), tem a função de diminuir o debito da bomba em baixas rotações quando a turbina ainda não está carregando(na minha regulei para entrar qdo. acina de 2000 rpm), evitando assim a emissão de fumaça e na medida que vai subindo a pressão vai aumentando o debito proporcionalmente, fazendo a super alimentação de combustivel que à debito pleno, portanto a função desta válvula é diminuir fumaça em baixas rotações.
Verificar se a sua BI tem a LDA.
Melhor se puder instalar direto no coletor de escape.
Consultar ainda: KIT SUPER LDA (http://kitsuperlda.blogspot.com/)
IT SUPER LDA
PARA BOMBAS INJETORAS BOSCH VE (ROTATIVA) COM LDA
Dispositivo para Melhorar Desempenho de
Motor Turbo Diesel.
Diagnóstico de bombas com precisão (http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=97)
O teste de LDA pode indicar que o turbo precisa de ajustes. Para remover o LDA, solte os parafusos e desencaixe a peça.
O lacre de metal com as descrições de serviço autorizado é a garantia da bomba, além da marcação das tintas, que conferem a eficiência do trabalho. Se a bomba não contar com o lacre, o veículo pode ser multado, pois significa que não está respeitando as leis de emissões de poluentes.
Anthon
Ilton007
09/11/2011, 09:46
Anthon, muito obrigado pela explicação, to começando a entender melhor o funcionamento dos motores à diesel.
A bomba injetora do meu carro tem a LDA sim e agora ficou mais facil de colocar o manometro. Pelo que li no link que você falou, a maioria das LDAs originais trabalham entre 0,5 e 1,0 kg/cm², então a minha deve trabalhar nessa faixa. Vou colocar um manometro de 2 kg/cm², que ja comprei e mais pra frente vejo se tem necessidade de colocar essa super LDA.
IVAOZIM, eu comprei os manometros e os kits de instalação pelo site da "FORMULA RACE", me atenderam muito bem e foi muito rápido.
Bom dia e abraço a todos
Vlw galera! vou começar minhas pesquisas agora mesmo!!!
Anthoniusnikos
09/11/2011, 17:48
Anthon, muito obrigado pela explicação, to começando a entender melhor o funcionamento dos motores à diesel.
A bomba injetora do meu carro tem a LDA sim e agora ficou mais facil de colocar o manometro. Pelo que li no link que você falou, a maioria das LDAs originais trabalham entre 0,5 e 1,0 kg/cm², então a minha deve trabalhar nessa faixa. Vou colocar um manometro de 2 kg/cm², que ja comprei e mais pra frente vejo se tem necessidade de colocar essa super LDA.
IVAOZIM, eu comprei os manometros e os kits de instalação pelo site da "FORMULA RACE", me atenderam muito bem e foi muito rápido.
Bom dia e abraço a todos
Quanto você pagou ? Já vem com o kit para instal. ?
Verifiquei na Donatti4x4 e os preços são: de R$ 89,95 e R$ 94,69 já com o kit(vide foto), escala de 0 à 2 Kgf/cm2, marca Cronomac. Só o Kit fica em R$ 20,00.
Anthon
Ilton007
09/11/2011, 18:34
Paguei no manometro, linha street, R$ 70,90 + o Kit de instalação R$ 14,90 + o frete para entregar (comprei pelo site) R$ 12,90.
Só que o kit de instalação do turbo não é igual a esse da foto que postou, e o que tem a mangueira vermelha, igual do primeiro post
Anthoniusnikos
09/11/2011, 21:44
A sua não vem com o tê e rosca interna para rosquear no manômetro. A sua vem com rosca externa para rosquear em algum furo. Então vai ter que arrumar ambos.
Quanto aos preços, estão com pouca diferença, mas o kit de instalação da Donatti4x4 é melhor(plug-and-play).
Sobre a LDA veja o tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/21866-regulagens-de-bomba-injetora.html
Anthon
Ilton007
10/11/2011, 09:07
O meu já veio com o lado do manometro pronto pra instalar, No outro lado, que vai na mangueira eu mandei fazr]er uma mangueita nova com o tem já prensado, ai só vou rosquear a peça que vem para reduzir o volume de ar no T e conectar a mangueira vermelha do kit. Já chegou tudo hoje e pretendo fazer a ligação hoje mesmo. Depois post uma foto de como ficou.
Abraço
Ilton007
10/11/2011, 09:10
Só uma observação: esse T que já vem na mangueira que você postou não será muito grosso para conctar a mangueira original do carro? Pelo site ele é original para a mangueira de combustivel, não?
Anthoniusnikos
10/11/2011, 17:13
Melhor consultar o vendedor.
Vai teirando fotos e postando para a gente ver como esta ficando.
Anthon
cassiouru
03/12/2011, 15:12
Pessoal, li todo o tópico pois vou instalar um cronomac na minha ranja tb....
Mas antes de comprar to procurando muito bem qual o kit de instalação que acompanha o instrumento.
No site oficial da Cronomac, o kit é aquele vermelho com o parafuso já ajustado pra restringir a passagem do ar e evitar vibrações.
No donati4x4, o nosso amigo comprou e nas fotos das instalações dele na segunda página deste topico mesmo, o kit dele tinha 3 concetores em T pra facilitar a instalação.
Mas no donati nada indica que o kit seja este com os T's
Alguém ai sabe se é fácil encontrar esses T's ai pra vender? porque dai eu compro pela Cronomac mesmo que vem mais rápido e o copinho é mais bonito....
Vlw pessoal.
PauloLimited
04/12/2011, 02:52
Pessoal, li todo o tópico pois vou instalar um cronomac na minha ranja tb....
Mas antes de comprar to procurando muito bem qual o kit de instalação que acompanha o instrumento.
No site oficial da Cronomac, o kit é aquele vermelho com o parafuso já ajustado pra restringir a passagem do ar e evitar vibrações.
No donati4x4, o nosso amigo comprou e nas fotos das instalações dele na segunda página deste topico mesmo, o kit dele tinha 3 concetores em T pra facilitar a instalação.
Mas no donati nada indica que o kit seja este com os T's
Alguém ai sabe se é fácil encontrar esses T's ai pra vender? porque dai eu compro pela Cronomac mesmo que vem mais rápido e o copinho é mais bonito....
Vlw pessoal.
O "T" vc faz no torneiro, é simples e rápido.
DieselPower
04/12/2011, 17:28
Raposo,
Seguinte, pode arrancar esta ponta metálica com rosca, pois serve para fixar no coletor de admissão. Como tenho certeza que você não quer furar seu coletor, pode descarta-la.
Existem 2 maneiras fáceis de instalar o manômetro.
1- Cortar a mangueira da LDA e colocar um "T" para enviar a pressão também ao manômetro, ou
2- Comprar uma porca com duas saídas e trocar a porca original de uma saída apenas, na entrada da LDA na BI.
Esse assunto esta sendo discutido no tópico sobre Nissan Frontier 4x4 motor 2.8, da uma olhada lá...
Pessoal,
Já comentei algumas vezes sobre a porca com 2 saídas que utilizei para instalar o manômetro na Frontier que possuia. Como muitos colegas ficaram com dúvidas (meus desenhos não são muito bons), resolvi postar fotos da "dita cuja".
Na minha opinião é a maneira mais fácil, "limpa" e segura para instalar a mangueira do manômetro, pois não cortamos nenhuma mangueira original.
Na Xterra vou instalar da mesma maneira, inclusive já comprei outra porca!!! :dance::dance::dance:
Qualquer dúvida estou a disposição.
PS.: Ia comprar um manômetro Auto Meter, mas não estou com paciência (e sorte) de espera-lo chegar do exterior, e nem tenho $$$ para compra-lo no BR. Com isto, estou pensando em adquirir um Cronomac Sport II (60 mm), alguém já utilizou este produto? Na Frontier utilizei um Cronomac 52 mm, bem simples, daqueles para aplicação pesada (caminhões) e funcionava muito bem, não vibrava nada...
leobnaval
04/12/2011, 19:35
O "T" vc faz no torneiro, é simples e rápido.
Que isso fazer um T no torneiro?
Sendo que é vendido em plástico por volta de R$1 ou de latão por volta de R$3, essas coisas existem prontas com acabamento superior, não compensa mandar fazer...
[]s
cassiouru
04/12/2011, 22:46
Ok, ja que se encontra facil, acabei de comprar.
Cronomac 52mm Linha Street Branco com Iluminação Verde.
Kit de instalação original e copo.
Agora me bateu outra duvida, o parafuro que tem na ponta da mangueira vermelha do kit é o tal redutor de ar certo?
Então tanto utilizando um T como utilizando a porca dupla que o nosso amigo Diesel Power postou, eu terei que usar uma mangueira lonada preta (comprada por fora) pra poder conectar o T ou a porca dupla ao redutor certo?
Entao a ligação ficaria assim: Usando o T:
323731
E assim usando a porca dupla:
323732
Duvida bem inutil a minha, mas sou meio tanço pra essas coisas aeuaheaheu.
DieselPower
05/12/2011, 10:48
Agora me bateu outra duvida, o parafuro que tem na ponta da mangueira vermelha do kit é o tal redutor de ar certo?
Então tanto utilizando um T como utilizando a porca dupla que o nosso amigo Diesel Power postou, eu terei que usar uma mangueira lonada preta (comprada por fora) pra poder conectar o T ou a porca dupla ao redutor certo?
Bom dia amigo,
Quando instalei na Frontier, eu cortei a ponta da mangueira do kit, retirando assim a rosca (e o redutor). Mesmo assim não vibrava nada.
Mas sua idéia de utilizar uma emenda é muito boa, acredito que também funcione. Para falar a verdade, quando for instalar na Xterra vou tentar fazer assim.
Talvez seja preciso utilizar abraçadeiras para que não vaze pressão nas emendas.
Abraço.
cassiouru
05/12/2011, 11:37
Bom dia amigo,
Quando instalei na Frontier, eu cortei a ponta da mangueira do kit, retirando assim a rosca (e o redutor). Mesmo assim não vibrava nada.
Mas sua idéia de utilizar uma emenda é muito boa, acredito que também funcione. Para falar a verdade, quando for instalar na Xterra vou tentar fazer assim.
Talvez seja preciso utilizar abraçadeiras para que não vaze pressão nas emendas.
Abraço.
Exato, eu ja vou comprar as abraçadeiras junto com o T ou a Porca Dupla.
Manometro vai estar chegando pra mim até o final de semana no máximo.
Dai tiro umas fotos e mostro se deu certo. :concordo:
cassiouru
05/12/2011, 13:27
Aproveitei o almoço e fui olhar a bomba injetora, mangueira, o local pra ver se tem espaço.
E vi que na ranger 2.5, a mangueira que vai pra BI é bem mais fina que a porca dupla.
Provavelmente não vou achar uma porca dupla fina daquele jeito.
Acho que vou ter que usar o T mesmo, ou então comprar mais mangueiras de nylon pra poder emendar tudo, mas vai ficar meio ''gambiarra'' assim...
cassiouru
11/12/2011, 00:30
Usei o T na mangueira da Wastegate, ficou show de bola tudo certinho.
Porém não gostei do que eu vi.
Minha turbina ta enchendo no máximo 0,6 kg de pressão.
Não sei se está estragada ou é só desgaste natural que afrouxou o parafoso da waste e agora precisa de umas voltar pra voltar pros 1,15 originais...
Alguma dica?
Abraços.
BRAVOECONOVEMBER
11/12/2011, 13:22
cassiouru, comments da pressão no teu tópico da viatura.
Quanto aos comentários da espessura da mangueira, a minha eu usei um T de latão também. Pra resolver o problema do diâmetro Depois, só pra descargo de consciência, passei duas daquelas fitas plásticas finas por fora da mangueira, fazendo as vezes de braçadeira. Tranquilo, barato, rápido, e não vaza não. Quanto a cortar a mangueira da pressão... que é que tem? Na pior das hipóteses se compra um pedaço de mangueira nova e troca quando for tirar.
da mangueira, usei uma mangueira de vácuo da medida do T no T, e enfiei a mangueira da pressão por dentro da outra (entra justo). Isso porque o T dessa medida custa uns 3 pila. Mas um T de mangueira de pressão do tamanho da mangueira fininha um cara de uma casa especializada queria me vender, feito com uma conexão T fêmea com rosca cônica e três niples da medida certa, por 15 reais... desanimei... até podia pagar pela montagem, mas achei um desaforo...
Pessoal,
Minha ranger nao possui o manometro do turbo no painel.. modelo XLS. ]
Gostaria de saber se é possivel instalar um manometro externo nessa caminhonete ?
Abraço
Léo
leobnaval
15/12/2011, 13:32
É possivel instalar um manometro externo em qualquer veiculo (Turbo), o que muda de um veículo para outro é a forma de instalação.
Na sua ranger é bem fácil, é como o pessoal aí está instalando, dá uma lida neste tópico, que tem tudo explicado.
[]s
DieselPower
30/01/2012, 18:22
Boa tarde pessoal,
Conforme prometido, farei o relato da instalação “passo-a-passo” do manômetro de pressão do turbo em um motor MWM Sprint 4.07 TCA.
Estava pensando em comprar um Auto Meter, porém pela dificuldade de encontrar o modelo desejado (e pelo $$$) resolvi prestigiar o mercado brasileiro. O escolhido foi um Manômetro Cronomac Sport II, com 60mm e LED na cor branca (mesma cor da iluminação do painel). Aproveitei e pedi o kit de instalação original (mangueira) e o copinho de alumínio.
Tudo ficou em R$ 149,67 (com o frete), comprado diretamente do site da Cronomac.
Passos da instalação:
1º Passo: Passar a mangueira do manômetro pela “Parede Corta Fogo”. Já existe um local onde passam outros fios, basta passá-la por ali, saindo ao lado da coluna “A”.
2º Passo: Fazer a instalação elétrica. Eu cometi o erro de levar até um eletricista, e pedi que ligasse o manômetro depois do regulador do farol. Sendo assim, poderia regular a intensidade da luz emitida pelo LED. Resumo da ópera: O “figura” deve ter ligado alguma coisa errada, e queimou o regulador...:freaking: Orçamento da “pecinha” na concessionária, a bagatela de R$ 425,00. Tomei no C*, e o manômetro teve que ficar ligado direto, ou seja, quando acende o farol, o painel e o LED acendem com máxima intensidade. Devia ter tentado fazer esta parte sozinho... :parede:
3º Passo: Ligar a mangueira e o conector elétrico na parte traseira do manômetro, colocá-lo no copinho e fixar no painel. No meu caso, fixei com fita dupla-face 3M, pois não queria furar o painel.
4º Passo: Retirar o parafuso onde vai a porca com a entrada da LDA. CUIDADO: A porca possui 2 arruelas de vedação (alumínio), que quando retirei o parafuso acabou caindo e nunca mais encontrei... Tive que sair procurar duas novas..
5º Passo: Remontar o parafuso, porém substituindo a porca com 1 saída pela de 2, onde de um lado entra a mangueira da LDA e do outra a do manômetro.
A partir daí, pode curtir seu manômetro!!! :dance:
DieselPower
30/01/2012, 18:26
Como nem sempre tudo corre como queremos...
Quando instalei na minha ex-Frontier, utilizei um manômetro da Cronomac de 52mm, linha pesada com uma porca de 2 saídas com o diâmetro interno pequeno. Desta vez, a porca que comprei possuía o diâmetro interno um pouco maior.
Não sei se foi a porca diferente, ou o manômetro, mas o ponteiro ficou vibrando... :chorandoderir:
Inclusive, o ruído da vibração chegava a incomodar quando o ponteiro estava próximo do zero.
Então iniciei minha busca pelo “redutor ideal” (encontramos as peças nos locais mais inesperados).
Quando estava concertando o AC da Xterra, vi vários “caninhos” sobre uma bancada. Se tratavam de extensores das latas de higienizadores de AC (latas iguais aos desingripantes), que possuíam um adaptador (redutor) para que o caninho ficasse preso a saído do Spray.
Nada mais era que 3 canos de diâmetros diferentes, um dentro do outro.
Com isso, vamos ao 6º passo...
6º Passo: Retirar a mangueira da porca de 2 saídas, colocar o redutor dentro dele e remontar. Resultado?
Agora está funcionando 100%. Sem nenhuma vibração. :dance::cool::euforico:
jampanoll
29/05/2012, 16:58
Tenho uma sw4 e não sei se compro o kit instalação cronomac com mangueira de 1,8 metro ou kit instalação cronomac com mangueira de 4,75 metros... Qual o melhor????
Edintruder
29/05/2012, 18:17
4,75m só se colocares o manômetro no porta-malas...
1,8m é mais do que suficiente e ainda vais ter que cortar um pedaço.
Tenho uma S10 e coloquei um manometro turbo da WILLTEC 52mm, ja reduci o diametro da mangueira e ainda continua vibrando,o q outra coisa posso fazer??
Thiago Pereira
09/08/2012, 10:19
Tenho uma S10 e coloquei um manometro turbo da WILLTEC 52mm, ja reduci o diametro da mangueira e ainda continua vibrando,o q outra coisa posso fazer??
Reduziu quanto?
No original da Cronomac a espessura do redutor é inferior a 0,5 mm.
leobnaval
09/08/2012, 12:19
Dá uma lida no tópico que tem a informação de como reduzir a vibração...
Uma que mostradores da Willtec já não são grande coisa, mas você pode reduzir o diâmetro da mangueira com um gliclê de carburador, como citou o Thiago o furo deve ser bem pequeno, paar reduzir a vibração.
[]s
BRAVOECONOVEMBER
13/08/2012, 12:48
Dá uma lida no tópico que tem a informação de como reduzir a vibração...
Uma que mostradores da Willtec já não são grande coisa, mas você pode reduzir o diâmetro da mangueira com um gliclê de carburador, como citou o Thiago o furo deve ser bem pequeno, paar reduzir a vibração.
[]s
Além de colocar orifício restritor ou entupir a mangueirinha de alguma forma, podes também alterar o ponto de tomada de pressão para medir. Se estás pegando da saída da turbina ou do coletor, podes fazer como eu e colocar um T na entrada da LDA, que já é um ponto bem mais estável.
Ah, se fores colocar o restritor, faz o seguinte: podes usar uma mangueira um pouco maior, mas coloca o restritor em seguida da tua tomada de pressão. Daí o volume da mangueira até o instrumento serve de reservatório, ajudando na estabilização da indicação. O ruim disso é que pode atrasar a resposta do manômetro em transientes de pressão, mas se está tendo oscilação desse jeito, parece que esse não é teu caso.
Junior-L200Power
27/09/2012, 05:35
4,75m só se colocares o manômetro no porta-malas...
1,8m é mais do que suficiente e ainda vais ter que cortar um pedaço.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkk
Pessoal desculpa ressucitar o tópico...
Mas eu to querendo colocar um manometro da minha L200 e estava dando uma olhada no tópico qndo vi isso..
Caramba, eu ri demais da conta!! Não to me aguentando d rir...Rsrs
Ótimo tópico com todas as informações...mas alguém poderia me indicar onde consigo akele olhal de 2 vias que o Diesel Power postou alguns posts atrás?? Pra colocar na mangueira do LDA!!
Obrigado...
Thiago Pereira
27/09/2012, 09:17
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkPessoal desculpa ressucitar o tópico...Mas eu to querendo colocar um manometro da minha L200 e estava dando uma olhada no tópico qndo vi isso..Caramba, eu ri demais da conta!! Não to me aguentando d rir...RsrsÓtimo tópico com todas as informações...mas alguém poderia me indicar onde consigo akele olhal de 2 vias que o Diesel Power postou alguns posts atrás?? Pra colocar na mangueira do LDA!!Obrigado...Na L200 é mais fácil vc instalar um T direto na mangueira.O T que vem no kit da Cronomac é na medida exata e ainda vem com a restrição que impede que o ponteiro do manômetro oscile.
cassiouru
27/09/2012, 11:38
Na ranger eu coloquei um Cronomac, só que não veio nenhum T, tive que comprar um de metal numa loja de material de construção.
Comprei também uma mangueira de borracha.
Eu coloquei na mangueira que vai da turbina pra Waste-Gate, fiz um corte no meio, coloquei o T, e depois engatei a mangueira de borracha que comprei até o parafuso restritor que vem no cronomac, desse parafuro o ar vai para o caninho vermelho do manometro até a entrada dele.
Instalei a um bom tempo e nunca vibrou nem nada, sempre funciona perfeito.
Lembre-se de usar abraçadeiras pra apertar tudo bem firme.
O meu quando coloquei sem abraçadeiras marcava apenas 0,6 cheguei a mexer na turbina achando que ela tava estragada quando na verdade o ar estava vazando.
Depois de corrigido marcou 1,2 certinho.
Thiago Pereira
27/09/2012, 11:45
Na ranger eu coloquei um Cronomac, só que não veio nenhum T, tive que comprar um de metal numa loja de material de construção.
O kit de instalação não acompanha o manômetro, tem que ser comprado à parte.
leobnaval
27/09/2012, 13:26
Este "T" para ser usado na mangueira do LDA, também pode ser utilizado o que é montado no esguicho do limpador de parabrisa.
É um T plástico e o diâmetro das conexões dão certo na mangueira do LDA, além disso paguei apenas R$1,00 no T.
Encontra-se facilmente em qualquer auto peças.
[]s
Thiago Pereira
27/09/2012, 16:44
Este "T" para ser usado na mangueira do LDA, também pode ser utilizado o que é montado no esguicho do limpador de parabrisa.
É um T plástico e o diâmetro das conexões dão certo na mangueira do LDA, além disso paguei apenas R$1,00 no T.
Encontra-se facilmente em qualquer auto peças.
[]s
E o que fez para o ponteiro não vibrar?
cassiouru
27/09/2012, 17:00
Eu optei por usar o T de metal. O carro do meu pai (pajero) tem um T plástico original de fábrica, e ele não dura 2 meses. A caloria do motor acaba destruindo o plástico. E como o meu T fica num local importante da turbina fiz bem reforçado pra não ter vazamentos.
leobnaval
27/09/2012, 17:16
E o que fez para o ponteiro não vibrar?
O meu veio com o kit de instalação (acompanhava o manômetro), portanto ele já vêm com a redução na ponta da mangueira.
Sobre o T ser plástico, no local onde instalei ele acredito que não terei problema com temperatura, até porque só achei este T plástico, metálico as lojas industriais só tinham de 1/4" (6,35 mm) pra cima.
[]s
Junior-L200Power
27/09/2012, 17:54
Na L200 é mais fácil vc instalar um T direto na mangueira.O T que vem no kit da Cronomac é na medida exata e ainda vem com a restrição que impede que o ponteiro do manômetro oscile.
Pois é amigo, vou colocar esse T mesmo pois ele tá bem fácil de achar...!!!
O negócio é que eu to de olho num manômetro da ODG muito show...no Mercado Livre...vou pegar ele mesmo e + 19.90 o kit de instalação!! Se não vier esse T, que geralmente vem só nos kits de press de combustível, daí eu compro a parte!!!
Obrigado pela ajuda amigo!!
Junior-L200Power
27/09/2012, 17:59
O meu veio com o kit de instalação (acompanhava o manômetro), portanto ele já vêm com a redução na ponta da mangueira.
Sobre o T ser plástico, no local onde instalei ele acredito que não terei problema com temperatura, até porque só achei este T plástico, metálico as lojas industriais só tinham de 1/4" (6,35 mm) pra cima.
[]s
Quanto de pressão marca teu manômetro Léo??
A original das L200 quadradas é 0,6kg...mas qndo fui descarbonizar am inha acho que mexeram na regulagem pq ela ta bem mais forte doq qndo comprei ela....to imaginando entre 09, a 1,1kg!! Quero o manômetro até para corrigir isso !!
Já que vou mexer quero deixar ela redondinha no funcionamento!!
Obrigado pela ajuda de vocês...!!
leobnaval
27/09/2012, 18:04
Quanto de pressão marca teu manômetro Léo??
A original das L200 quadradas é 0,6kg...mas qndo fui descarbonizar am inha acho que mexeram na regulagem pq ela ta bem mais forte doq qndo comprei ela....to imaginando entre 09, a 1,1kg!! Quero o manômetro até para corrigir isso !!
Já que vou mexer quero deixar ela redondinha no funcionamento!!
Obrigado pela ajuda de vocês...!!
Eu comprei o Cronomac Racing, para até 2kg.
Ainda não instalei ele...
ODG também é show de bola, acabei comprando tudo Cronomac porque achei com um preço bom e tinha todos mostradores no mesmo modelo (pois comprei pra gaiola e pra camionete) e incluia os kits de instalação.
[]s
DieselPower
27/09/2012, 21:50
kalguém poderia me indicar onde consigo akele olhal de 2 vias que o Diesel Power postou alguns posts atrás??
Junior,
É facilmente encontrado em qualquer bombista.
Já os vi para vender em várias Bosch Truck Service... É baratinho.
Abraço.
Junior-L200Power
27/09/2012, 22:02
Junior,
É facilmente encontrado em qualquer bombista.
Já os vi para vender em várias Bosch Truck Service... É baratinho.
Abraço.
Tranquilo então amigo diesel....vou dar uma procurada!!
Abraço e muito obrigado!!
PauloLimited
29/09/2012, 18:30
Eu optei por usar o T de metal. O carro do meu pai (pajero) tem um T plástico original de fábrica, e ele não dura 2 meses. A caloria do motor acaba destruindo o plástico. E como o meu T fica num local importante da turbina fiz bem reforçado pra não ter vazamentos.
Na minha está instalado um Cronomac da linha carbono e está com um T de metal, melhor investimento que eu fiz na L200
GCCarneiro
11/01/2013, 19:26
Comprei um Cronomac na Xpeedshop paguei e nem sinal da loja. Então fiquem espertos com esta loja. Qualquer novidade posto aqui.
Carneiro!
Nada ainda??????
Caramba, nenhum dos fones???
leobnaval
11/01/2013, 23:09
Quando comprei na Donatti 4x4 o atendimento foi ótimo, porém o prazo para entrega não. Assim que comprei foi realizado pedido para fabrica e demorou até me entregarem todos os mostradores assim como os sensores (dos outros mostradores).
[]s
GCCarneiro
12/01/2013, 02:08
Nada Kim, coloquei na pagina deles no face tentei todos os tel e nada. Pedi para o reclame aqui cadastrar a empresa vamo ver q q da.
DieselPower
16/01/2013, 17:24
PessoALL,
Em relação a Cronomac: Porque comprar em lojas se podemos comprar diretamente do fabricante?
Fica a dica...
leobnaval
16/01/2013, 18:14
PessoALL,
Em relação a Cronomac: Porque comprar em lojas se podemos comprar diretamente do fabricante?
Fica a dica...
Porque várias revendas possuem preço muito melhor que da fabrica, só para exemplificar comprei a um tempo atrás um contagiro e o preço que paguei é metade do valor que está no site da cronomac hoje (mesmo modelo).
Fica a dica...
[]s
GCCarneiro
16/01/2013, 19:15
Pelo visto tomei um galope mesmo. Então comprei na fabrica vamos ver.
DieselPower
17/01/2013, 09:38
Porque várias revendas possuem preço muito melhor que da fabrica, só para exemplificar comprei a um tempo atrás um contagiro e o preço que paguei é metade do valor que está no site da cronomac hoje (mesmo modelo).
Fica a dica...
[]s
Pois é, então devemos pesquisar bastante antes da compra.
Quando comprei meu manômetro, o local com o melhor preço foi o site da Cronomac.
GCCarneiro
19/01/2013, 14:13
O comprado direto da fabrica chegou agora de pouco. Agora a duvida antes ou depois do intercooler?
http://sphotos-d.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-frc1/734624_324916344285385_1127906092_n.jpg
DieselPower
19/01/2013, 21:09
O comprado direto da fabrica chegou agora de pouco. Agora a duvida antes ou depois do intercooler?
Sempre depois!
De preferência o mais próximo possível das câmaras de combustão, para uma melhor precisão.
A maneira mais prática, é instalar na mangueira da LDA, que vem direto da tampa de válvulas.
Att.
leobnaval
19/01/2013, 21:30
De preferência o mais próximo possível das câmaras de combustão, para uma melhor precisão.
A maneira mais prática, é instalar na mangueira da LDA, que vem direto da tampa de válvulas.
Exato, depois do intercooler se conseguir medir a pressão no coletor de admissão seria o ideal, porém a forma mais usual de ligar é usar um divisor e puxar uma magueira do LDA (que no caso vai medir a pressão da turbina antes do intercooler).
[]s
GCCarneiro
19/01/2013, 22:10
A mangueira do meu LDA sai do coletor já (depois do intercooler). Vou instalar na saída do LDA então. Assim q estiver pronto coloco umas fotos.
leobnaval
19/01/2013, 22:14
A mangueira do meu LDA sai do coletor já (depois do intercooler). Vou instalar na saída do LDA então. Assim q estiver pronto coloco umas fotos.
Melhor ainda então, tá fácil....
[]s
GCCarneiro
19/01/2013, 22:29
Eu tenho medo de estar com a bba muito aberta, dar muita pressão e moer meu garretão novinho.
GCCarneiro
21/01/2013, 15:21
Foi muito rapido montar.
http://images.orkut.com/orkut/photos/RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82sNnVGMA_o1wDtvwTiMj6YNZJ lA4MgGa_GuJxTs5lupD63cKNYFiNjK2YojvIg7QAt9UNM38BQM 78fDs-N5bQD4AJtU9VDEqoA7I1BeZyDQS7PJqIWPgZXWLQ.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82vmJ4v--KxiVieIQVWErpYggwQhikW3Um1PXJGNI2IFGKuAL-nojdS2LC2PpbBe55Q2ivKmztQFJAZbQGXb-tRCAJtU9VAeFeXDA7HHPBqkV343Myfv51dbBw.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tNtjc-_0JddhOCGFz6rzRWFMYmeka0FOG_cgTEZIgu11XZ-F-BpEMNV3lkqwoUjueEVw2aOzv_Wi4YSHS0MW6vAJtU9VBPKM4do rYvWOTBeCygwKWCh3FSvA.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82vgiBMYNoipt3V0bfkgC916Zb ufViYNxXHtqS5QjvUehbgosbVmPPH8VNH7QsAjP4c5PCP_SXzt nD6Ad4LtN5USAJtU9VBfFj7T6CbG0gjAPogE7736Rl1jgQ.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82t-lQf0AGnGxFXom2r06XnWuhebRlhWe3EXRas6zbJu4k239pb9z9 q8G9fN4UjTZqLZJWWKpOuZvnZWsXwLQK_iAJtU9VDLW8y35NrU HRbrIbgFVncyEuNuaQ.jpg
Fe_jipeiro
21/01/2013, 15:41
Foi muito rapido montar.
http://images.orkut.com/orkut/photos/RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82sNnVGMA_o1wDtvwTiMj6YNZJ lA4MgGa_GuJxTs5lupD63cKNYFiNjK2YojvIg7QAt9UNM38BQM 78fDs-N5bQD4AJtU9VDEqoA7I1BeZyDQS7PJqIWPgZXWLQ.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82t-lQf0AGnGxFXom2r06XnWuhebRlhWe3EXRas6zbJu4k239pb9z9 q8G9fN4UjTZqLZJWWKpOuZvnZWsXwLQK_iAJtU9VDLW8y35NrU HRbrIbgFVncyEuNuaQ.jpg
E ai .. qual pressão tá a criança?! Turbina original!?
GCCarneiro
21/01/2013, 15:45
Ela ta com a a/r.50 Garrett do 1621. Deu 1.2 kg @ 3000 em 4a na pista, não estiquei msm pra ver até onde vai.
Pessoal como faço pra instalar o manometro na F250 eletrônica? Se algúem já viu e tiver fotos fico agradecido...
Buenas, instalei o manômetro na minha ranger, está dando 1.1 kgf como mostro na foto. coloquei atras do coletor de admissão, não fiz furo e não cortei nenhuma mangueira.
abs431919
Tenho instalado na F1000 um manômetro da WILLTEC, muito similar ao padrão do painel de instrumentos. porém, ele chega marcar 1,4 kgf de pico quando estica a 3ª ou 4ª até entrar no vermelho (lembrando que é o TD229 original de fábrica e a bomba tem todos os lacres...,). Será que está marcando certo? O ponto de coleta da pressão é diretamente no coletor.431947
Buenas, instalei o manômetro na minha ranger, está dando 1.1 kgf como mostro na foto. coloquei atras do coletor de admissão, não fiz furo e não cortei nenhuma mangueira.
abs431919
Faz sentido TarsoDL. Meu velho tem uma F1000 HSD é marca isso também quando a turbina permanece cheia por algum tempo....nas acelerações normais, ela enche até próximo de 1kgf.
jfwebber
05/10/2013, 18:43
Pessoal.
Manômetro de pressao do turbo - ok.
E manômetro de pressao do óleo aguém já instalou? Qua a escala? (até 4 kgmf?) Acho importante tbém pressao de oleo e estou querendo colocar os dois na coluna dianteira.
Se alguém puder ajudar..
Pessoal,
Já comentei algumas vezes sobre a porca com 2 saídas que utilizei para instalar o manômetro na Frontier que possuia. Como muitos colegas ficaram com dúvidas (meus desenhos não são muito bons), resolvi postar fotos da "dita cuja".
Na minha opinião é a maneira mais fácil, "limpa" e segura para instalar a mangueira do manômetro, pois não cortamos nenhuma mangueira original.
Na Xterra vou instalar da mesma maneira, inclusive já comprei outra porca!!! :dance::dance::dance:
Qualquer dúvida estou a disposição.
PS.: Ia comprar um manômetro Auto Meter, mas não estou com paciência (e sorte) de espera-lo chegar do exterior, e nem tenho $$$ para compra-lo no BR. Com isto, estou pensando em adquirir um Cronomac Sport II (60 mm), alguém já utilizou este produto? Na Frontier utilizei um Cronomac 52 mm, bem simples, daqueles para aplicação pesada (caminhões) e funcionava muito bem, não vibrava nada...
GCCarneiro
05/10/2013, 21:59
Tem que ver qual a pressão máxima do motor. Ex pressão do motor 6 bar, o manômetro deve ser de no minimo 7 bar.
Como pode ver na foto acima, na minha F a escala é até 6 bar, ou como está no manômetro, KPa X 100, que significa a mesma coisa que Bar.
Rubens Fronza
23/10/2013, 15:24
Gurizada, buenas?
Bom, é meu primeiro post aqui, mas já visito o fórum a algum tempo.
Fiquei com dúvida sobre a instalação do manômetro, tenho uma s10 eletrônica, e a mangueira que sai da WG tem só uns 4cm de borracha, e o restante é de metal, que vai direto pra parte de trás do motor, diferente dos outros mwm não eletrônicos. Eu e o Meca tentamos instalar o manômetro ali, mas não deu nem sinal =(
Tenho receio em furar o coletor, alguém já instalou o manômetro do turbo em um motor eletrônico igual o meu?
Guilherme Guaspari
24/10/2013, 17:28
Pessoal como faço pra instalar o manometro na F250 eletrônica? Se algúem já viu e tiver fotos fico agradecido...
estou na mesma do Kart44.
alguém tem fotos ou como é a instalação?
Fabio Y.
07/07/2014, 11:33
Bom dia Rubens, conseguiu instalar o manometro?
Tbm fiz do mesmo jeito, pelo Wg, mas nada.
A saída foi fazer um pequeno furo e fazer rosca na flange que vai o sensor de pressão na entrada do coletor, deu certo, a pressão máxima é de 1,5 bar.
Espero ter ajudado.
CAPT GOTTLIEB
17/12/2014, 10:50
Meu Jipe Band 1978 motor OM 314 tem uma turbina Biaggio .42.63 TUNA 10, mas não coloquei intercooler. A mangueira do manômetro turbo está plugada no tubo pressurizado. Os mostradores (turbo e conta-giros) estão no meio do painel. Não faço mais trilhas e precisava do turbo, pois era muito arriscado fazer ultrapassagens de veículos lentos, principalmente nas subidas. Foi fácil instalar o manômetro e o conta-giros.
487250 487251 487252 Agora quando baixo a bota para ultrapassar um caminhão na ladeira o manômetro marca no máximo 0,7 Kgf/cm2 e o conta-giros vai até 2500 a 2700 rpm. Para meu uso não preciso mais do que isso e o Jipe ficou um rojão.
Pessoal,
Já comentei algumas vezes sobre a porca com 2 saídas que utilizei para instalar o manômetro na Frontier que possuia.
Bom dia!
Parabéns pela forma que você instalou a conexão do manômetro do turbo, achei extremamente interessante e gostaria de fazer o mesmo tipo de instalação.
Estou procurando pela porca com as duas saídas e não estou encontrando.
Você poderia informar onde que eu posso encontrar esta porca? (Estou em São Paulo)
Você teve que colocar um parafuso maior na Bombo Injetora (LDA) para suportar a inclusão desta porca dupla adicional?
Você saberia informar o nome técnico desta porca e qual é o dimensional interno?
Desde já agradeço pela ajuda e fico no aguardo,
Rubens
sallespickup
28/04/2016, 21:15
todo carro que tem LDA, o lugar mais facil de ligar o manometro do turbo é colocando um T na mangueira do LDA, sem furos e sem problemas, em carros que não tem LDA se a conexão entre a turbina e o coletor de admissão for metalico, esse é o lugar mais facil, senão é no tubo de admissão mesmo...
Gustavo Moraes
27/06/2016, 12:56
Olá TARSODL,
Gostei da forma que você fixou o manômetro no painel da Ranger. Você usou copo? Comprei um manômetro para medir a temperatura da água, mas ainda não sei o local exato que vou instalar.
jaimebrasil
16/11/2016, 09:35
Colegas alguém tem experiência com a instalação de um manômetro na turbina do Perkins Q20B?
sallespickup
19/11/2016, 18:51
eu tenho, se o seu não tiver vela aquecedora tira a porca no tubo de admissão fura faz rosca pro nipe que veio no manometro e recoloca a porca ta pronto!!, caso a sua tenha a vela aquecedora, ai tem de ver que kit vc tem, se for a ida da turbina pra admissão de mangueira ai tem de furar o tubo de admissão, bem em cima, agora se for com cano ou aluminio, ai fura nele...
qualquer duvida coloca uma foto que eu mostro
meu email sallespickup@gmail.com
jaimebrasil
19/11/2016, 20:45
Obrigado! Outra pergunta, quanto à marcação nominal do relógio qual é a mais adequada: 1, 2 ou 3 kg?
sallespickup
20/11/2016, 10:36
ai depende do que tem de turbina, se for uma apl 240 ou uma tb 4125, que são as mais comuns nesse tipo de turbinamento, o de 1 k da conta, pois vai até, 09 no maximo, agora se tiver com turbinas mais modernas ai vai de 2k, ressaltando que no Q20B mais de 1.5k vai estourar o motor na certa, então não adianta manometro maior, na minha D10 uso de 2 k pois tenho turbina diferente, e vai facil no 1.3k
jaimebrasil
20/11/2016, 11:09
Então, estou de olho neste relógio da Willtec pois é a mesma marca dos intrumentos que já tenho no painel do meu carro:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-694827107-relogio-presso-turbo-manmetro-willtec-preto-1kg-52mm-_JM#D[S:HOME,L:HISTORY,V:3]
O vendedor disse que não recomenda para motores diesel, mas não me explicou porquê. Isso procede?
sallespickup
20/11/2016, 22:50
muda de vendedor, pois manometro de turbo trabalha com pressão e nada mais, funciona igual nos a gasolina tanto como nos diesel, agora tem de vir o cabo (mangueira com nipe), que pelo anuncio aparenta não vir, pois o nipe que vai no motor tem um micro furo que garante o funcionamento correto do manometro, ah eu prefiro os cronomac
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-776982261-manometro-turbo-1k-cougar-cronomac-relogio-painel-52mm-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-725412418-kit-instalaco-manometro-de-turbo-nacional-odg-cronomac-_JM
esse aqui ja esta completo
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-797834728-boost-pressure-manometro-turbo-1k-52mm-kit-instalaco-novo-_JM