PDA

Ver Versão Completa : Manômetro do Turbo

Páginas : [1] 2

Raposo
30/06/2008, 13:21
Boa tarde, colegas!
Estou tentando instalar um manômetro de pressão do turbo, marca Cronomac, na minha Ranger e não sei onde conectar o duto (foto em anexo) no motor, Maxion HSD, alguém pode me dar uma dica?
Desde já agradeço.

DieselPower
30/06/2008, 14:00
Raposo,
Seguinte, pode arrancar esta ponta metálica com rosca, pois serve para fixar no coletor de admissão. Como tenho certeza que você não quer furar seu coletor, pode descarta-la.
Existem 2 maneiras fáceis de instalar o manômetro.
1- Cortar a mangueira da LDA e colocar um "T" para enviar a pressão também ao manômetro, ou
2- Comprar uma porca com duas saídas e trocar a porca original de uma saída apenas, na entrada da LDA na BI.
Esse assunto esta sendo discutido no tópico sobre Nissan Frontier 4x4 motor 2.8, da uma olhada lá...

Raposo
30/06/2008, 14:09
Raposo,
Seguinte, pode arrancar esta ponta metálica com rosca, pois serve para fixar no coletor de admissão. Como tenho certeza que você não quer furar seu coletor, pode descarta-la.
1- Cortar a mangueira da LDA e colocar um "T" para enviar a pressão também ao manômetro, ou
2- Comprar uma porca com duas saídas e trocar a porca original de uma saída apenas, na entrada da LDA na BI.
Esse assunto esta sendo discutido no tópico sobre Nissan Frontier 4x4 motor 2.8, da uma olhada lá...
Valeu, DieselPower!
Desculpe a ignorância: não sei o que quer dizer LDA. BI é bomba injetora, certo?
De qualquer modo vou verificar o tópico que você recomendou.
Um abraço.

DieselPower
30/06/2008, 14:24
Sim, BI é Bomba Injetora. LDA é um mecânismo que tem como objetivo enviar mais diesel ao motor quando a turbina esta comprimindo.
É uma mangueirinha que entra na BI, geralmente na parte superior (não tenho certeza no Maxion). Quando a turbina esta comprimindo ela envia pressão para a BI que envia mais diesel.
Colocando um "T" no meio desta mangueira, além de mandar pressão para a BI ela envia pressão ao manômetro!
Abraço.

DieselPower
30/06/2008, 14:59
Olha, como é difícil explicar, fiz um desenho esquemático da tal porca com 2 saídas...
Só não reparem, pois fiz no Paint (e bem mal feito)....
Mas não estou conseguindo postar, pois ela é mais alta e larga do que o máximo permitido... Não sei como redusri... Alguém me explica, ou eu mando por e-mail e alguém posta...
Não me dou muito bem com computadores...

Raposo
30/06/2008, 15:06
Sim, BI é Bomba Injetora. LDA é um mecânismo que tem como objetivo enviar mais diesel ao motor quando a turbina esta comprimindo.
É uma mangueirinha que entra na BI, geralmente na parte superior (não tenho certeza no Maxion). Quando a turbina esta comprimindo ela envia pressão para a BI que envia mais diesel.
Colocando um "T" no meio desta mangueira, além de mandar pressão para a BI ela envia pressão ao manômetro!
Abraço.
Mais uma vez te agradeço.
Eu estava vendo lá no tópico da Nissan 2.8 e li que você recomendou que se colocasse a mangueira numa porca vazada. Não sei se vou conseguir encontrar esta porca. Estou pensando em colocar um "T" na mangueira da LDA como você ensinou e só comprar o manômetro com o copo, já que a mangueira pode ser lonada (tipo a de gasolina do fusca) mesmo. O único senão é que eu achei muita demora na entrega do manômetro (vinte dias). vou tentar encontrar em alguma loja aqui no Rio. Até agora só encontrei da marca Willtec, mas não sei se é bom.
Um grande abraço.

DieselPower
30/06/2008, 15:11
Não conheço esta marca, então prefiro não opinar...
Eu iria de Cronomac!
A porca é bem fácil de ser encontrada, eu fiz um desenho esquemático mas não estou conseguindo postar porque ficou maior e eu não sei reduzir...

Anthoniusnikos
30/06/2008, 15:13
X2... Diesel, marcas duvidosas são de materiais ruins que logo vão dar medidas imprecisas.
DieselPower, tenta dar uma clicada em cima da figura com o botão direito do mouse e, se der, salve no formato .JPG ou JEPJ, depois é só anexar através do modo avançado.
Abs

DieselPower
30/06/2008, 15:18
Galera, desisto... não consigo postar...
Me passem o e-mail de vocês que eu envio ainda hoje...
Abraço a todos.

Giba Diesel
30/06/2008, 15:54
Quanto à marca do manometro que alguem discutiu aí em cima, eu nao acho cronomac bom não. Ele fica com o ponteiro chacoalhando, fazendo um barulho terrível, parece que tem um zumbido no seu painel. Eu tive num carro turbo, nao aguentei 1 mes. Eu iria de autometer. É mais caro, mas é excelente !!!! E qualquer modelo funciona bem. Abraço

DieselPower
30/06/2008, 18:10
Discordo. O cronomac funciona muito bem sim, o que eu tive marcava certinho e não oscilava nada.
Giba, será que o seu não estava com problemas?
Mas no que diz respeito ao Auto Meter, sem dúvida é bem melhor (mais difícil de encontrar e mais caro). Se não estivesse apertado e encontrasse fácil, compraria o Auto Meter, mas continuo achando o Cronomac o melhor custo X benefício.

Gallo
30/06/2008, 18:18
Não precisa furar nada... pera pera pera (mistura de juvenal com não sei quem)... atras do coletor, da caixa de aluminio, tem um parafuso que não é usado para nada... tira ele fora e instala la... passa a mão por tras que você vai ver... o walter a uns 2 ou 3 anos atras postou como instalar e fotos... vai na ferramenta de busca que você vai ver...
A questão de barulhar ou vibrar... é porque o por_a do instalador não colocou o redutor... que nada mais é do que o proórpio parafuso de rosca.. você pode olhar que o furo é bem pequeno... se não colocar um redutor, fica uma vibraceira só....
é a cronomac quem fabrica para "shutt" e mais pras lojas que vendem turbo

Walter L. L. Casitta
30/06/2008, 18:26
Quanto à marca do manometro que alguem discutiu aí em cima, eu nao acho cronomac bom não. Ele fica com o ponteiro chacoalhando, fazendo um barulho terrível, parece que tem um zumbido no seu painel. Eu tive num carro turbo, nao aguentei 1 mes. Eu iria de autometer. É mais caro, mas é excelente !!!! E qualquer modelo funciona bem. Abraço

O Cronomac é vagabundo, mas funciona direitinho. No seu caso ele está vibrado porque você instalou errado. Não usou o Kit de instalação ou não seguiu corretamente as instruções...

dudas_308w
30/06/2008, 18:36
Não precisa furar nada... pera pera pera (mistura de juvenal com não sei quem)... atras do coletor, da caixa de aluminio, tem um parafuso que não é usado para nada... tira ele fora e instala la... passa a mão por tras que você vai ver... o walter a uns 2 ou 3 anos atras postou como instalar e fotos... vai na ferramenta de busca que você vai ver...

tambem obtive essa informaçao de tecnico confiavel da maxiom.. segundo ele, manometro correto de 0-2bar e usar parafuso que já esta no coletor de admissao p/ isso mesmo.
sds

budzinski
30/06/2008, 22:06
Ae Pessoal,

Segue a imagem do Diesel Power....

http://img47.imageshack.us/img47/5457/porca2sadashf2.jpg

Agora entendi melhor, trata-se da porca na bomba injetora, fiquei procurando na WG... por isso que eu não achava!!!

Valeu DP, quanto ao desenho no Paint, ficou bem legal!!!

Um Abraço
Vicente

Walter L. L. Casitta
30/06/2008, 22:20
No Ranger esse é parafuso correto...

http://img504.imageshack.us/img504/7982/sadaldabb8.jpg

FábioBananal
30/06/2008, 23:33
Opa!!! O nóis aí!!! Raposo acabei de instalar o meu manometro sexta passada, no forum da frontier tem tudo explicadinho, com fotos e tudo mais! Comprei na donatti 4x4 e o prazo de entrega foi de 23 dias.

FábioBananal
30/06/2008, 23:38
Postado originalmente por Giba Diesel http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=638757#post638757)

Realmente a qualidade da cronomac não é nenhuma maravilha, mas pelo que pesquisei dos nacionais é um dos melhores. O copo de sobrepor e bem ruinzinho. O meu ta marcando direito. Se vc nao por a mangueira do kit ou um redutor de pressão o ponteiro oscila mesmo. Se seu coletor tiver o tal parafuso que nao usa blz, senão te aconselho a usat uma conexão em T na mangueira da WG.

Qualquer duvida estamos aqui

vlw

FábioBananal
30/06/2008, 23:43
foto 1: conexão em T
foto 2: mangueira da WG
foto 3: no lugar funcionando

Anthoniusnikos
01/07/2008, 01:29
Beleza de trabalho e fotos Fábio. É só ter tempo que vou fazer igual na minha.
Abração
Anthoniusnikos

FábioBananal
01/07/2008, 11:23
Beleza de trabalho e fotos Fábio. É só ter tempo que vou fazer igual na minha.
Abração
Anthoniusnikos

As fotos estão um pouco ruins pq são de celular, mas da pra ter uma idéia! Qlquer duvida estamos as ordens!

Vlw.

Raposo
01/07/2008, 13:57
No Ranger esse é parafuso correto...

http://img504.imageshack.us/img504/7982/sadaldabb8.jpg
Aí, foristas!
Acho que o Walter matou a charada. Porque se tirar o redutor da ponta da mangueira, pode gerar a oscilação do ponteiro do manômetro, devido a grande pressão aplicada sobre este. Acho que vou colocar o duto no local indicado na foto.
Um grande abraço a todos.

Giba Diesel
01/07/2008, 20:58
O Cronomac é vagabundo, mas funciona direitinho. No seu caso ele está vibrado porque você instalou errado. Não usou o Kit de instalação ou não seguiu corretamente as instruções...

Walter, quanto à instalacao errada, pode até ser, já que foi o mecanico que colocou.....rs, até pq naquela epoca eu nao apertava um parafuso no carro....hahaha. Alguem falou da precisao. Nisso o cronomac é certinho e bem confiável.

LEONARDORAZO
01/07/2008, 23:04
Esse parafuso é o mesmo no motor ps 2.8 ??? estou pensando em instalar esse manômetro , que está a venda no ebay.

Walter L. L. Casitta
01/07/2008, 23:22
Esse parafuso é o mesmo no motor ps 2.8 ??? estou pensando em instalar esse manômetro , que está a venda no ebay.

O parafuso é o mesmo no 2.8 e 2.5. A diferença é que no 2.8 não é usado e no 2.5 é a saída para a LDA.

Esse manômetro tem a escala em PSI. Coloca um brasuca mesmo...

Ric Mac
02/07/2008, 10:34

Sem contar que este é um manovacuometro, a escala abaixo do zero indica o vácuo que nos motores a diesel turbinados nunca é gerado, ou seja, ficará com uma parte da escala sem utilizar e a escala de pressão com menor detalhe!

abs

FábioBananal
03/07/2008, 11:52
Rapaziada como sou um pouco cricri com certas coisas, resolvi mandar um email para a cronomac, segue aí o q escrevi, se alguem tiver alguma sugestão tb é bem vinda:

"Bom Dia a todos!!!

Acabei de adquirir um produto Cronomac, fiquei satisfeito com o produto, porem gostaria humildemente de dar algumas opiniõe. Adquiri um manometro de pressão do turbo para instalar numa Frontier. Vamos as sugestões:

1- Para minha surpresa não encontrei nenhum manual junto com o produto, nem certificado de garantia, nem local de assistencia técnica,nem qlquer saudação do fabricante, do tipo " Obrigado por ter adquirido um produto Cronomac", é um detalhe que faz enorme diferença e transmite confiança ao comprador.

2- Um grande incoveniente foi que o manometro nao se encaixava dentro do copo de alumino que comprei junto, tive que fazer uma adptação com borracha, sugiro modificação para um melhor acabamento.

3- A mangueira do kit de instalação poderia ser cerca de 30 cm maior, pois se o cliente optar por instala-la na mangueira da valvula de alivio, ela se trona curta.

4- Sugiro mudança no processo de instalação, do coletor de admissão para a mangueira da valvula de alivio,pois o processo se torna mais simples, e muitos proprietarios ficam relutantes em modificar uma peça importate e cara como o coletor.

4- sendo assim, sugiro mudar o parafuso de rosca soberba par uma conexão tipo "T", adaptada simplesmente cortanto a mangueira da valvula de alivio.

Espero ter podido ajudar, tenho todo o processo de instalação fotografado pois passei dicas para varios amigos, precisando posso envia-las para melhor ilustrar minhas sugestôes.

Se falei alguma bobagem que tecnicamente nao pode ser aplicada, favor desconsiderar pois sou Dentista e não tenho formação nenhuma em mecanica.

Obrigado pela atenção, se puder retornar o email avisando que as sugestões foram recebidas ficaria muito grato.

Fábio Orlete"

FábioBananal
07/07/2008, 10:42
Bom dia Fábio,

Desde de já muito obrigado pelas observações e segue a baixo as respostas as suas sugestões:

1- Para minha surpresa não encontrei nenhum manual junto com o produto, nem certificado de garantia, nem local de assistencia técnica,nem qlquer saudação do fabricante, do tipo " Obrigado por ter adquirido um produto Cronomac", é um detalhe que faz enorme diferença e transmite confiança ao comprador.
Resp. Vamos providênciar eobrigado pela dica.

2- Um grande incoveniente foi que o manometro nao se encaixava dentro do copo de alumino que comprei junto, tive que fazer uma adptação com borracha, sugiro modificação para um melhor acabamento.
Resp. Esse instrumento que foi adquirido é de qual diâmetro 52 ou 60mm? Caso seja de 52mm nós só temos copos de pla´stico para o mesmo é não de metal; esse copo é fabricado por nós ?

3- A mangueira do kit de instalação poderia ser cerca de 30 cm maior, pois se o cliente optar por instala-la na mangueira da valvula de alivio, ela se trona curta.
Resp. Nossos kits possuem duas medidas de comprimento - 1,80mts ou 4,50mts, mas será levado em conta vossa sugestão.

4- Sugiro mudança no processo de instalação, do coletor de admissão para a mangueira da valvula de alivio,pois o processo se torna mais simples, e muitos proprietarios ficam relutantes em modificar uma peça importate e cara como o coletor.
Resp. Nós temos um kit turbo com conexão em "t" para carros originais como exemplo: gol, Marea,etc. Mas por se tratar de um kit especial algumas revendas não os repassam a seus clientes em virtude da demanda.

4- sendo assim, sugiro mudar o parafuso de rosca soberba par uma conexão tipo "T", adaptada simplesmente cortanto a mangueira da valvula de alivio.
Resp. Já respondi no item anterior.
Espero ter podido ajudar, tenho todo o processo de instalação fotografado pois passei dicas para varios amigos, precisando posso envia-las para melhor ilustrar minhas sugestôes.

Mais uma vez agradecemos suas sugestões e sinta-se a vontade de fazer qualquer sugestão ou critica, pois estamos sempre trabalhando para melhor atende-ló.

ATS

Rafael Ferraz
E-mail- sac@cronomac.com.br (http://fmail-a.uol.com.br/cgi-bin/webmail?Act_V_Compo=1&mailto=sac@cronomac.com.br&ID=I2ZTIOrweKhe6vP_6XCGy3rT9GxLgSHuGV5zQCF&R_Folder=aW5ib3g=&msgID=9863&Body=0)
Tel. (19) 3881-2454
Site: www.cronomac.com.br (http://www.cronomac.com.br/)

</B></U>

francisco_leandro
08/07/2008, 16:38
Tenho uma Frontier Strike, e pretendo comprar um manometro deste, gostaria que me indicasse modelo e etc.

Francisco

DieselPower
08/07/2008, 17:27
Francisco, compra qualquer manômetro da Cronomac que marque 2 kgf/cm3.

FábioBananal
08/07/2008, 20:34
Francisco, entra na pagina da Donatti4x4, tem varios modelos, o prazo de entrega é de 20 dias aproximadamente, e como o Diesel disse pode ser qualquer modelo que marque 2kg.
vlw

rogeriomasih
08/07/2008, 21:47
Sério mesmo, desculpem a minha ´guinorança´ e a possibilidade de estar perguntando besteira, mas qual a necessidade de ficar monitorando a pressão da turbina?

rogeriomasih
08/07/2008, 21:48
Os desenhos ficaram show!!!

DieselPower
09/07/2008, 09:48
Os desenhos ficaram show!!!

Você ta falando dos meus desenhos ou das fotos?

A importância da monitoração da pressão, é detectar vazamentos, ou outros problemas que podem acarretar em perda de pressão e por consequencia desempenho, e emissão de fumaça preta.
Também, pode-se avaliar uma possivel sobre carga, que danifica os componentes internos do motor e a turbina.
Abraço.

rogeriomasih
09/07/2008, 12:34
OK, Diselpower, obrigado.

Mais uma dúvida: esse tipo de problema acontece com frequência? é mesmo necessário instalar o manômetro ou é só para melhorar o ´brinquedo´?

DieselPower
09/07/2008, 15:05
É difícil acontecer, mas depois que você instala o manômetro não consegue mais ficar sem! É um "brinquedinho" muito interessante!

rogeriomasih
09/07/2008, 16:16
É difícil acontecer, mas depois que você instala o manômetro não consegue mais ficar sem! É um "brinquedinho" muito interessante!

PUTZ...NÃO DEVIAM FALAR ESSAS COISAS:discordo::discordo::discordo:...LÁ VAI O ROGÉRIO GASTAR MAIS DINHEIRO...:D:D:D

Raposo
09/07/2008, 16:51
Alô, foristas! Eu particularmente estou instalando o manômetro porque não sei qual a medida da pressão da turbina porque peguei a Natasha com 140 k e não sei se mexeram ou não. E aqui no Forum aprendi que só com o manômetro instalado se sabe com está a pressão. Também é por vaidade. O problema é que eu comprei na xpeedshop o manômetro cronomac 60 mm, kit e copo; porém os Correios estão em greve e ainda não entregaram. Estou aguardando para poder instalar.
Abraços a todos.

leobnaval
09/07/2008, 23:18
A importância da monitoração da pressão, é detectar vazamentos, ou outros problemas que podem acarretar em perda de pressão e por consequencia desempenho, e emissão de fumaça preta.
Também, pode-se avaliar uma possivel sobre carga, que danifica os componentes internos do motor e a turbina.
Abraço.

e ainda ter conhecimento da pressão do turbo de acordo com a condução do veículo podendo apreveitar melhor o desempenho do motor visualizando a hora em que a turbina está "cheia".

Abraços

LEONARDORAZO
10/07/2008, 01:23
Alô, foristas! Eu particularmente estou instalando o manômetro porque não sei qual a medida da pressão da turbina porque peguei a Natasha com 140 k e não sei se mexeram ou não. E aqui no Forum aprendi que só com o manômetro instalado se sabe com está a pressão. Também é por vaidade. O problema é que eu comprei na xpeedshop o manômetro cronomac 60 mm, kit e copo; porém os Correios estão em greve e ainda não entregaram. Estou aguardando para poder instalar.
Abraços a todos.

Raposo, me diz uma coisa, estou querendo comprar um manometro co da cronomac (60 mm). Ví que ele vem sem o kit de instalação, que é vendido separado. O copo para colocar em cima do painel vem junto ????

Ric Mac
10/07/2008, 11:15
Raposo, me diz uma coisa, estou querendo comprar um manometro co da cronomac (60 mm). Ví que ele vem sem o kit de instalação, que é vendido separado. O copo para colocar em cima do painel vem junto ????

Não tudo é "a parte" o copo, a kit, etc....

Raposo
10/07/2008, 14:08
Oi, Leonardo!
Na xpeedshop vem tudo separado (manômetro, kit e copo). Dá uma olhada no site: www.xpeedshop.com.br (http://www.xpeedshop.com.br) . Eu achei o preço e o prazo de entrega melhores que os da Donatti.
Um abraço.

FábioBananal
07/08/2008, 19:47
Eu instalei o meu pq vi no filme velosos e furiosos e pq o ponteiro fica subindo e descendo!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Proxima etapa rebaixar e por neon debaixo do carro!!hehehehe!! e depois pintar de verde fluorescente com faixas de fogos!!!

Raposo
08/08/2008, 18:33
Eu instalei o meu pq vi no filme velosos e furiosos e pq o ponteiro fica subindo e descendo!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Proxima etapa rebaixar e por neon debaixo do carro!!hehehehe!! e depois pintar de verde fluorescente com faixas de fogos!!!

Legal, tua pick up vai ficar boa para fazer trilha à noite (hehehe).

Miranda
08/08/2008, 18:39
Legal, tua pick up vai ficar boa para fazer trilha à noite (hehehe).

vao achar que é algum sapo que engoliu ou está sendo rodeado por vagalumes
uaheuaheua

Sakai
08/08/2008, 19:19
Comprei o meu na XpeedShop, com o manômetro, copo e kit de instalação. com sedex para cá foi R$115 e deve chegar amanhã!
Agora queria saber direitinho como instalar, vi no tópico da Frontier certinho como instala a parte das mangueiras, agora tenho dúvidas na parte de iluminação, como faço para ligar junto com as luzes do painel? Será melhor ir em uma mecânica elétrica para isto?

FábioBananal
09/08/2008, 15:33
Sakai é tranquilo tb! vc puxa um fio do botão q regula a intensidade da luz do painel , e leva até o manometro! sem misterio, quando chegar vc vai ver q é tranquilo!!!
vlw

wdoc
17/08/2008, 12:12
Diesel
Poe as fotos da sua versao.....

DieselPower
17/08/2008, 13:48
Me passa seu e-mail que eu lhe mando...
Não sei postar aqui no fórum (não tenho muita intimidade com o PC)...
Abraço.

Miguels
04/11/2008, 21:29
Diesel,
Colocando o manômetro na mangueira da LDA não se obtém uma falsa leitura? A pressão proveniente do turbo será aliviada ao entrar na BI, e o manômetro aferirá uma pressão irreal, já que o ar comprimido em velocidade x terá duas derivações: a BI e o prórprio manômetro. O sistema funciona diferente a de um compressor comum com manômetro medindo a pressão interna estática do cilindro... Procede este conceito?? Abraço.

Raposo,

duardobruno
05/11/2008, 11:06
E ae caraass!!! Aproveitando que estão ressuscitando este tópico. Me diz aí. Aqui em Brasília onde instalo o manômetro do turbo? Ainda acho esses aí de 100 conto? Cronomac? To a fim de instalar na minha.

Valeu.

Rogerrm
05/11/2008, 15:10
Nem precisa levar pra instalar, e so colocar o caninho junto com o da LDA e pronto!

Vai no site do cronomac e ve o representante mais proximo de você, ai pede o preço,

R$ 70 o manometro e 35 o kit de instalação mais 12 do frete

Acho que pego esse mes um desses

abraços

Raposo
05/11/2008, 15:14
E ae caraass!!! Aproveitando que estão ressuscitando este tópico. Me diz aí. Aqui em Brasília onde instalo o manômetro do turbo? Ainda acho esses aí de 100 conto? Cronomac? To a fim de instalar na minha.

Valeu.
Na página anterior tem todas as dicas.
Sds.

antoniomcfilho
06/01/2009, 13:57
Olá pessoal sou novo de fórum e achei muito bom, com muita informação.

Seguinte instalei um manometro da cronomac de 2 K e usando as dicas aqui do fórum e a ajuda de um mecanico amigo meu, resolvemos instalar na saída da turbina fazendo uma "derivação" com um "T" e ficou beleza. Depois posto fotos. Alguém deu a idéia de usar o parafuso na admissão mas ele é menos do que o parafusor que vem ni kit daí optamos por instalar na saída da turbina mesmo naquele caninho que vai para a bomba.

Abs.

Antonio

LuizCarlos
24/10/2009, 16:27
Pessoal,

Estou com problemas na instalação do manometro! Foi colocado um 2 kgf/cm2 em um motor MWM 2.8 Eletronico.

Já vi relatos aqui que seria um modelo Cronomac 2 kgf/cm3?? existe? Será que por isso não funciona?

Valeu!

LuizCarlos
24/10/2009, 20:38
Desmontei tudo fiz um reaperto nas mangueiras! Verifiquei a tubulação sem o relogio!! existe uma leve puxada de ar!! Vou jogar fora esse relogio!!! ksks

Edintruder
24/10/2009, 20:49
É a mesma coisa. Apenas quem escreveu se equivocou com os potenciais. É 2 kg/cm².

Se não está funcionando é sinal que está mal instalado. Não pode puxar. Tem que soprar!

Se fores colocar fora me vende de barbada então, ao menos pelo frete! ahahahha.

LuizCarlos
24/10/2009, 21:19
Cara! Blz!

Imaginei que estava errado! Mas está instalado na magueira da waste gate que vem do modulador do turbo compressor!! Igualzinho dos amigos aqui! A unica diferença é meu motor que é o MWM 2.8 4.07 TCE.

Edintruder
24/10/2009, 23:17
Então verifica se a mangueira não está dobrada ou amassada em algum ponto.
De qualquer maneira, não creio que na WG seja o melhor lugar pra fazer essa tomada de pressão. EU fiz direto na sangria que parte para a LDA na BI direto do coletor de admissão. Tem que verificar se na WG tem algum orifício calibrado para a tomada de pressão da WG.

PauloLimited
26/10/2009, 16:00
Opa, coloquei uma onça dessa na l200, só q meu mamometro ta fazendo muito barulho quando a turbina enxe, isso é normal ow não ?
E tb o ponteiro fica vibrando, é normal ?

leobnaval
27/10/2009, 11:23
Opa, coloquei uma onça dessa na l200, só q meu mamometro ta fazendo muito barulho quando a turbina enxe, isso é normal ow não ?
E tb o ponteiro fica vibrando, é normal ?

Nada citado acima é normal, qual a marca do manometro e quem e como instalou?

Abraços, Leo

PauloLimited
27/10/2009, 13:02
Nada citado acima é normal, qual a marca do manometro e quem e como instalou?

Abraços, Leo
Opa, o meu é cronomac da linha carbono e eu instalei num lugar q mexe com carros preparados aq em Uberaba.

leobnaval
27/10/2009, 14:00
Paulo leve de volta lá e fale dos ocorridos, eles devem testar o manômetro (colocar outro) e a instalação...

Pelo relato parece que é na instalação porque deve tar vazando pressão de ar na linha (no conector da mangueira com o manometro) já que vc escuta o barulho e o ponteiro vibra, justamente pela falha na mangueira então ele oscila, isto é uma das hipóteses.

Qualquer coisa vc tem 90 dias para reclamar dos produtos.

Abraços, Leo

PauloLimited
27/10/2009, 14:38
Paulo leve de volta lá e fale dos ocorridos, eles devem testar o manômetro (colocar outro) e a instalação...

Pelo relato parece que é na instalação porque deve tar vazando pressão de ar na linha (no conector da mangueira com o manometro) já que vc escuta o barulho e o ponteiro vibra, justamente pela falha na mangueira então ele oscila, isto é uma das hipóteses.

Qualquer coisa vc tem 90 dias para reclamar dos produtos.

Abraços, Leo

Então tb to axando q foi erro na instalação, semana q vem vo levar a pick-up no meca denovo.
O mamometro faz um barulho de como se tivesse algo solto e tremendo.

Gallo
27/10/2009, 20:24
Na verdade é erro de instalação!! Esse barulho é a vibração do ponteiro e da mola dentro.. pois não foi instalado o redutor na linha de pressão... tipo... quando tu compra o relógio, na caixinha ele vem um ferro em forma de U, alguns parafusos e essa "redutora" que é um caninho de borracha e um parafuso reduzido por dentro... sem ele, esquece!!!

PauloLimited
27/10/2009, 21:53
Na verdade é erro de instalação!! Esse barulho é a vibração do ponteiro e da mola dentro.. pois não foi instalado o redutor na linha de pressão... tipo... quando tu compra o relógio, na caixinha ele vem um ferro em forma de U, alguns parafusos e essa "redutora" que é um caninho de borracha e um parafuso reduzido por dentro... sem ele, esquece!!!

Vo falar isso com o instalador, vlw a dica.

romuloprando
09/11/2009, 19:52
Indo na onda de vcs (ô inveja!), acabei de comprar um manômetro fundo preto 66mm + copo de sobrepor da marca ODG direto do site do fabricante, que segundo "especialistas" (moleques que turbinam carros por aí) é bem mais confiável que a Cronomac. Inclusive este modelo que comprei tem silicone dentro, que dá um aspecto legal na bagaça e evita que o ponteiro vibre!8-)
Logo logo chega, o prazo é de 7 dias, vou seguir as instruções Walter e instalar no parafuso do coletor. Postarei fotos!

Abraços e obrigado por influenciar mais um a comprar um manômetro!:dance:

Segue link caso mais alguém se interesse:
https://odginstruments1.websiteseguro.com/man_silicon.php?cod_2=0&cod_3=1 (https://odginstruments1.websiteseguro.com/man_silicon.php?cod_2=0&cod_3=1)
https://odginstruments1.websiteseguro.com/man_silicon.php?cod_2=1&cod_3=1 (https://odginstruments1.websiteseguro.com/man_silicon.php?cod_2=1&cod_3=1)

Mkaye
21/12/2009, 23:39
Boa Noite,

Tenho uma Troller T4 3.0 2010 e gostaria de instalar o manometro do turbo.
Comprei um modelo da Metrika MK 2 BTB DTM
2" Boost Turbo - 270 DTM Series

Alguem conhece o modelo ?

Alguma dica para instalação na Troller?

Obrigado !!
Abraço !

leobnaval
22/12/2009, 00:44
Quanto a instalação no Troller é só seguir as receitas para as camionetes é o mesmo esquema...

Abraço

TylerNTL
17/02/2010, 19:58
Alguém se atreve a comprar um manômetro desses?
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.16952

Chegar eu sei que chega!
A qualidade não pode ser nenhuma maravilha mas por R$ 50!!

leobnaval
17/02/2010, 20:28
Eu prefiro pagar um pouco mais e comprar algo tipo cronomac mesmo.

Tio Eddie
17/02/2010, 21:20

Tenho um cronomac na milona desde 2006 e funciona direitinho
Só o copinho de "prástico" que precisou ser trocado por um de metal, dai surgiu um wilitec que não segura o manômatro direito :parede::parede::parede: uma verdadeira osta...

Fora isso, tudo 100%

[]s

TylerNTL
17/02/2010, 22:15

Na verdade eu estava procurando alguma coisa digital que ficasse mais discreta no painel da Ranger.

Comprei nesse mesmo site um calibrador digital por uns R$ 8, na teoria a tecnologia do calibrador (ckt e sensor) serviria para fazer um manômetro digital bastando finalizar uma mangueira pressurizada com um pito de pneu e fazer uma gamba arranjo técnico para conectar o sensor.

fverna
17/02/2010, 23:17
Na verdade eu estava procurando alguma coisa digital que ficasse mais discreta no painel da Ranger.

Comprei nesse mesmo site um calibrador digital por uns R$ 8, na teoria a tecnologia do calibrador (ckt e sensor) serviria para fazer um manômetro digital bastando finalizar uma mangueira pressurizada com um pito de pneu e fazer uma gamba arranjo técnico para conectar o sensor.

NOSAAAAAA, dá pra traduzir isso???

TylerNTL
18/02/2010, 07:41
Dá...

Mas o ideal seria deixar o sensor pneumático no cofre do motor e trazer para a cabine apenas o display.

Lá vou eu para os datasheets...
Até agora só descobri o ST2000 mas ainda não encontrei o datasheet.

fverna
18/02/2010, 14:05
Dá...

Mas o ideal seria deixar o sensor pneumático no cofre do motor e trazer para a cabine apenas o display.

Lá vou eu para os datasheets...
Até agora só descobri o ST2000 mas ainda não encontrei o datasheet.

Certo, entendí. Qual o modelo que vc viu de R$ 8,00?

TylerNTL
18/02/2010, 22:03
Certo, entendí. Qual o modelo que vc viu de R$ 8,00?

Esse aí:
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.6485

Segue tópico que abri sobre ele:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=70063

TylerNTL
22/02/2010, 22:59
Decidi por começar o arranjo técnico para instalar o manômetro ou qq outra coisa para medir a pressão da turbina.

Até agora o plano é colocar uma porca de duas saídas no coletor de admissão. Na minha viatura está conectada tem uma porca de uma saída, aparentemente conectada a LDA da BI.
Como é o nome desse tipo de porca? Onde encontro com mais facilidade? Autopeças? Oficinas de BI? Oficinas de turbina (nem sei se existem em Natal)?

Qual o tipo e bitola das mangueiras normalmente utilizadas?

Hoje por pouco não comprei um manômetro industrial de 0-4bar por R$30,00 não fechei pq fiquei em dúvida sobre a bitola e tipo de mangueira a utilizar.

fverna
23/02/2010, 10:50
Thelmo,

Fiz aniversário a pouco e como sempre acabo definindo uma meta para o proximo ano, assim como todos fazem na virada de ano, e advinhe qual foi a minha meta? Consumir menos, comprar menos...

Ai vc me apresenta este site com varias peças interessantes, assim não vale né, é pra testar, deve ser :cry:

Se tiver mais informações tecnicas desta porca, me passe que compro por aqui e te mando por sedex.

Abraço,

Flávio

TylerNTL
23/02/2010, 19:46
Analisando melhor vi que não é uma "porca".
Acho que o bicho que preciso é um olhal de pressão com duas saídas.

Similar a esse do link/foto abaixo porém com dois bicos.
http://cat.hansa-flex.com/pt/product/901971

Alguém saberia especificar exatamente que tipo de olhal é esse que preciso?
O parafuso oco que vai no coletor de admissão da Ranger 2.5 é em que dimensão?
Que tipo de mangueira devo utilizar para conectar um manômetro ou uma célula de pressão?

DieselPower
23/02/2010, 19:58
Thelmo, não fure o coletor...
Utilize um parafuso de 2 saídas sa entrada da LDA (onde o original é com apenas 1).
Assim, se um dia resolver tirar o manômetro ninguém saberá que você já instalou anteriormente...

RoadRunner
23/02/2010, 20:20
Thelmo,

Instalei um manometro 2kg cronomac na minha vtr no fim do ano.
Usei um "cotovelo" 1/4, rosca de um lado, saída c/niper do outro, colocado no coletor de adm da vtr
Mangueira de nylon 1/4

Essas conexões e esse parafuso vc encontra com certa facilidade em auto peças para caminhões, de preferencia as que atendem a linha pesada (carretas Scania/Volvo/MBB) pois muita coisa nesse veículos trabalham com ar comprimido, e esse pessoal tem uma baita variedade de parafusos/olhais e conexões

RoadRunner
23/02/2010, 20:23
A dica do DieselPower é importante, dá um acabamento final bem mais caprichado.

Na dúvida sobre qual auto peças ir, procure por auto peças para VOLVO, ou SCANIA

TylerNTL
23/02/2010, 20:38
Thelmo, não fure o coletor...
Utilize um parafuso de 2 saídas sa entrada da LDA (onde o original é com apenas 1).
Assim, se um dia resolver tirar o manômetro ninguém saberá que você já instalou anteriormente...

O plano é exatamente esse. Só que ao invés de "pegar" pressão na LDA quero pegar no coletor, tem uma tomada de pressão (Parafuso oco+bocal de pressão com 01 saída+arruelas de alumínio) igualzinha a da LDA.

Tô gastando o mouse para encontrar figura, especificação, detalhes, cor, preço do tal bocal de pressão. Só encontrei uns poucos e mesmo assim de 01 saída...

A outra dúvida é sobre o tipo de mangueira:
Alguma especificação especial? Qual a bitola, material, etc

DieselPower
23/02/2010, 20:56
Quando instalei na Frontier, paguei R$ 2,00 no parafuso em uma Bosch Truck Center e utilizei a mangueira que veio junto com o manômetro da Cronomac.
Ficou perfeito, nunca vibrou, sempre marcou certinho.
Abraço.

TylerNTL
26/02/2010, 21:39
Olhal localizado.

Procurei em umas três oficinas de bomba injetora e mais três de conexões&mangueiras hidráulicas pela Av Cap. Mor Gouveia. Todas só tinham o mesmo modelo de olhal furo de 8mm e duas saídas em 180º para uma mangueira umas 3 vezes mais grossa que a da LDA.

Já quase sem esperanças fui no Soldado Bomba Injetora. Expliquei o que queria e ele despejou uma caixa com algumas centenas de olhais do jeito que eu quisesse: Duas saídas, três saídas; ângulos diversos; bico fino, médio e grosso; furo de 4, 5, 6, 7, 8, 9... O soldado já tem mais de 60 e devia colecionar esses olhas desde os 10anos de idade!

Voltei na loja de conexões para comprar pedaço de mangueira e descobri que não dá para simplesmente desencaixar a mangueira do olhal existente e colocar no novo!

O vendedor disse que esses olhais são encaixados com uma ferramenta/prensa especial. Como a mangueira era baratinha comprei 02 metros só para me divertir no FDS planejando como passar a mangueira para a cabine e onde instalar o manômetro.

DieselPower
27/02/2010, 08:46
É exatamente este o parafuso (olhal) que eu utilizaei, e que muitos aqui no fórum diziam nunca ter ouvido falar...

eduardo1968
27/02/2010, 16:05
Olhal localizado.

Procurei em umas três oficinas de bomba injetora e mais três de conexões&mangueiras hidráulicas pela Av Cap. Mor Gouveia. Todas só tinham o mesmo modelo de olhal furo de 8mm e duas saídas em 180º para uma mangueira umas 3 vezes mais grossa que a da LDA.

Já quase sem esperanças fui no Soldado Bomba Injetora. Expliquei o que queria e ele despejou uma caixa com algumas centenas de olhais do jeito que eu quisesse: Duas saídas, três saídas; ângulos diversos; bico fino, médio e grosso; furo de 4, 5, 6, 7, 8, 9... O soldado já tem mais de 60 e devia colecionar esses olhas desde os 10anos de idade!

Voltei na loja de conexões para comprar pedaço de mangueira e descobri que não dá para simplesmente desencaixar a mangueira do olhal existente e colocar no novo!

O vendedor disse que esses olhais são encaixados com uma ferramenta/prensa especial. Como a mangueira era baratinha comprei 02 metros só para me divertir no FDS planejando como passar a mangueira para a cabine e onde instalar o manômetro.

Thelmo

Depois de instalar o manômetro, posta as fotos aqui no forum.

Abs

Eduardo

TylerNTL
27/02/2010, 17:22
Thelmo

Depois de instalar o manômetro, posta as fotos aqui no forum.

Abs

Eduardo

Ok!

Alguém dá dica de onde passar a mangueira para a cabine?

LeoLeone
27/02/2010, 18:47
Ok!

Alguém dá dica de onde passar a mangueira para a cabine?

Ola Thelmo
Acho fácil passar por onde passa o cabo que abre o capoo.
Abç
Leo
Ranger xl 2000 CD 4x4:-D

Miranda
27/02/2010, 19:01
po thelmo.. vc nao tem amplificador?passou o cabo positivio por onde?asuhaushauh

TylerNTL
28/02/2010, 17:51
Tenho, passei em cabo 16mm² no buraco do cabo que abre o capô (e olhe que já ficou apertado) o outro buraco que conheço é o do cabo do acelerador mas ele tem umas frescurinhas a mais pelo lado do motor e fiquei cismado de estrompar alguma coisa.

TylerNTL
01/03/2010, 13:09
Analisando bem a conexão da LDA fiquei em dúvida quanto a espessura do tubo de pressão.

Na loja (que não tinha o olhal) o vendedor pegou um paquímetro e afirmou que o tubo de nylon original era de 5 (mm acho eu) comprei o olhal e um pedaço de tubo nessa especificação.

Estudando como passar o tubo para a cabine comparei com o tubo original e ele é mais fino(!?)

Alguém sabe dizer qual a bitola do tubo de nylon que liga o coletor à LDA?

No mínimo estou aprendendo um pouco sobre conexões para ar comprimido (QS, CK...), tem aos montes. Mas ainda não desvendei como é a ferramenta para "aplicar" as conexões no tubo de nylon. Alguém saberia dizer?

LeoLeone
01/03/2010, 14:50
Analisando bem a conexão da LDA fiquei em dúvida quanto a espessura do tubo de pressão.
Alguém sabe dizer qual a bitola do tubo de nylon que liga o coletor à LDA?

No mínimo estou aprendendo um pouco sobre conexões para ar comprimido (QS, CK...), tem aos montes. Mas ainda não desvendei como é a ferramenta para "aplicar" as conexões no tubo de nylon. Alguém saberia dizer?

Thelmo
Na minha, medido no paquimetro, a medida externa é de 4,2mm. A saida do olhal, na admissão, esse tubo é de metal de aproximadamente 30 cm, para logo após passar a ser essa mangueirinha preta de 4,2mmm. Essa conexão do olhal com o tubo de metal é feita em máquina, mas na entrada da LDA, acho eu, é só encaixar mesmo, pois é um espigão.
Para colocar esse olhal duplo, terias que despresar esse tubo de metal, e passar a ser tudo de mangueira mesmo. Estou estudando um meio de colocar um "T" nessa mangueira, ao invés de trocar o olhal.
Ps. Essa mangueira de 5mm é a do retorno de combustivel dos bicos.

Boa sorte
Abç

SERGIO AUGUSTO
01/03/2010, 15:11
Olá a todos;
Eu até ja devia ter postado aqui, mas confesso que esqueci. Vão no link abaixo, da ACEPIL, que encontrarão com certeza as conexões, adapatadores, mangueiras, valvulas,etc, que precisarem, para uso em sistemas de ar comprimido(que é o caso da instalação do manometro).
http://www.acepil.com.br/conexoes_latao.shtml. Deem uma pesquisada no site, que encontrarão um monte de bugigangas, para uso em ar comprimido e afins.
Eu vou usar uma valvula solenoide JEFERSON 3/2 vias que comprarei na ACEPIL, para comandar a abertura da WASTEGATE do turbo, depois que eu afinar o motor da DAK.
Abraço a todos.

TylerNTL
01/03/2010, 19:58
Thelmo
Na minha, medido no paquimetro, a medida externa é de 4,2mm. A saida do olhal, na admissão, esse tubo é de metal de aproximadamente 30 cm, para logo após passar a ser essa mangueirinha preta de 4,2mmm. Essa conexão do olhal com o tubo de metal é feita em máquina, mas na entrada da LDA, acho eu, é só encaixar mesmo, pois é um espigão.
Para colocar esse olhal duplo, terias que despresar esse tubo de metal, e passar a ser tudo de mangueira mesmo. Estou estudando um meio de colocar um "T" nessa mangueira, ao invés de trocar o olhal.
Ps. Essa mangueira de 5mm é a do retorno de combustivel dos bicos.

Boa sorte
Abç

Até onde me informaram mesmo a conexão da LDA com espigão tem que ser com uma ferramenta especial. E eu até que estou acreditando nessa informação pois tentei "encaixar" a manguerinha no espigão e nada...

LeoLeone
01/03/2010, 22:29
Até onde me informaram mesmo a conexão da LDA com espigão tem que ser com uma ferramenta especial. E eu até que estou acreditando nessa informação pois tentei "encaixar" a manguerinha no espigão e nada...

Perdão, desconheço essa ferramenta, achei q poderia a mangueira ser aquecida e apenas encaixada.

TylerNTL
02/03/2010, 07:15
Perdão, desconheço essa ferramenta, achei q poderia a mangueira ser aquecida e apenas encaixada.

Vou tentar dar uma esquentada no "tubo de nylon".

Você já fez conexões desse tipo assim?
Sabe se este é o procedimento padrão?

LeoLeone
02/03/2010, 07:50
Vou tentar dar uma esquentada no "tubo de nylon".

Você já fez conexões desse tipo assim?
Sabe se este é o procedimento padrão?

Em conexões de alta pressão, como sistemas hidraulicos, existem máquinas para isso em firmas especializadas, mas no caso, acho que pode ser aquecida com água fervendo. Melhor não usar fogo, pois destrói o nylon.
Boa Sorte.

TylerNTL
02/03/2010, 21:17
Em conexões de alta pressão, como sistemas hidraulicos, existem máquinas para isso em firmas especializadas, mas no caso, acho que pode ser aquecida com água fervendo. Melhor não usar fogo, pois destrói o nylon.
Boa Sorte.

Água fervendo...

Gastei meio metro de mangueira antes de vir até aqui e ler essa sua dica.

Água fervendo...

FernandoCBS
03/03/2010, 01:45
Eu passei dois cabos de 8mm² para os amplificadores, saindo da bateria passei por baixo do farol e entrou no paralama, se vc olhar com a porta aberta, vai ver um buraco tampado com uma borracha logoa atras daquela borracha sanfonada que passa a parte eletrica das portas...

PS: Passe um arame duro da porta até a frete do paralama, vai sair bem perto do pisca, ai é só amarrar o fio e puxar até a porta....Muito facil...

Abraços...
Fernando...

TylerNTL
07/03/2010, 16:42
Fiz a tomada de pressão para o manômetro.

Usei o olhal com duas saídas e simplesmente encaixei a mangueira original (fininha) na mangueira adequada para o novo olhal. Na foto abaixo dá para ter uma idéia da diferença.

Perdi praticamente a manhã do sábado procurando um olhal com duas saídas e espigão fino.
Concluí que simplesmente ele não é fabricado!

Revirei todas as oficinas de BI, freio a ar, lojas de equipamentos industriais, conexões hidráulicas&pneumáticas etc. Quem for de Natal e estiver procurando alguma coisa nesse ramo pode entrar em contato que estou expert.

Fábio.F
07/03/2010, 17:05
Olá pessoal!

Qual a pressão máxima original da Ranger PS 2.8?

Grato!

LeoLeone
07/03/2010, 17:46

Usei o olhal com duas saídas e simplesmente encaixei a mangueira original (fininha) na mangueira adequada para o novo olhal. Na foto abaixo dá para ter uma idéia da diferença.

Olá Thelmo
Vejo que conseguiu encaixar a mangueirinha, Usou o q, água fervendo mesmo?
Estou querendo colocar um manometro na minha tb. Vc não encontrou, em suas pesquisas um "T" que desse na mangueira original? Onde vais instalar o manometro?

Abs

TylerNTL
07/03/2010, 18:21
Olá Thelmo
Vejo que conseguiu encaixar a mangueirinha, Usou o q, água fervendo mesmo?
Estou querendo colocar um manometro na minha tb. Vc não encontrou, em suas pesquisas um "T" que desse na mangueira original? Onde vais instalar o manometro?

Abs

Usei uma morsa+cantoneiras de alumínio+pedaços de madeira para "segurar" a mangueira.

Aqui em Natal não encontrei nada que desse na mangueira original! Só encontrei para vender a própria mangueira.

Até agora não decidi onde colocar o manômetro.
Gostaria de encontrar um menor que esses de 52mm, com a conexão na parte de baixo e encaixar ele meio que cobrindo o marcador de combustível.

Fábio.F
07/03/2010, 18:28

Perdi praticamente a manhã do sábado procurando um olhal com duas saídas e espigão fino.

Revirei todas as oficinas de BI, freio a ar, lojas de equipamentos industriais, conexões hidráulicas&pneumáticas etc. Quem for de Natal e estiver procurando alguma coisa nesse ramo pode entrar em contato que estou expert.

Thelmo, ser cortar a mangueira da wastegater e colocar um um "T" na mangueira não funciona?

TylerNTL
07/03/2010, 18:41
Funciona.

Mas preferi fazer as conexões mais independentes. Além do que pelo que analisei a mangueira da WG é pequena e mais elaborada que esses tubinhos de nylon.

LeoLeone
07/03/2010, 19:35
Usei uma morsa+cantoneiras de alumínio+pedaços de madeira para "segurar" a mangueira.

Aqui em Natal não encontrei nada que desse na mangueira original! Só encontrei para vender a própria mangueira.

Gostaria de encontrar um menor que esses de 52mm, com a conexão na parte de baixo e encaixar ele meio que cobrindo o marcador de combustível.

Então Thelmo
Estive pensando e achei q poderia instalar o manometro na carenagem do cambio, acima do porta copos. Coloquei a mão por traz e acho que cabe, bastando apenas furar com uma serra copo na medida. Fica um pouco mais difícil a leitura mas é uma possibilidade. O painel da Ranger é muito cheio de curvas, e dificulta a instalação embutida. Acho melhor embutir, pois acho esses copos muito grande e feios.

Abs

eduardo1968
07/03/2010, 22:40

Thelmo
Aqui o pessoal coloca o copo (onde vai o manômetro de 52mm), fixado por velcro em qualquer lugar que seja visível ao motorista (ex: à direita da ignição).

É só uma idéia.

Eduardo

DieselPower
08/03/2010, 09:39
Thelmo
Aqui o pessoal coloca o copo (onde vai o manômetro de 52mm), fixado por velcro em qualquer lugar que seja visível ao motorista (ex: à direita da ignição).

É só uma idéia.

Eduardo

Velcro e estrada de chão não combinam... Solta fácil...
Vai de fita dupla face 3M.
Abraço.

leobnaval
08/03/2010, 18:49
Tem amigos meu que usam velcro no painel para fixar o PX e não solta fácil não, mas tem que ser um velcro de exelente qualidade e estar bem instalado.

Abraços, Leo

dudas_308w
08/03/2010, 18:54
Thelmo,
eu comprei o controle remoto dos Rancho, e fiquei com essa pulga de onde instalar os relogios.. nao fiz ainda, mas ja comprei a soluçao.
Uma coluna de fibra, que substitui a forraçao da coluna original. Comprei com 3 buracos, para os dois relogios do Rancho mais um manometro do turbo.
Fica meio "tunning de boy" mas dada a limitaçao do painel da Ranger, ateh que fica bem acabado.
Comprei a coluna no Mercado Livre, nem sem com quem... chegou em 3 dias e custou logo 25 reais...
Procure "coluna de instrumentos" que vc acha.
abs

dudas_308w
08/03/2010, 19:04
Thelmo,
procura um topico do Jean Carlo, vendendo amortecedores... vc mesmo comentou esse topico em 08. Olha a imagem...
abs

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=79865&d=1177630136

dertinati
28/03/2010, 23:57
Galera revivendo o topico vamos la
Comprei um manometro da cronomac mas me deu um monte de duvidas pra instalar na L200
Eu vi que la na turbina tem um parafuso que me parece nao ser usado pra nada, mas o kit de instalacao ficou meio esquisito ali, confeço q fikei meio com medo de deixar ali
Alguem ja instalou em uma L200 que possa mandar uma foto da ligação na turbina pra eu me entender aki

desde ja agradeço a todos

leobnaval
29/03/2010, 17:49
é o mesmo esquema das outras puxa um "T" na mangueira da turbina que vai na va´lvula WG e LDA e boa, não mecha no parafuso se você não souber qual a função dele.

É mais fácil você tirar uma foto da ligação que fez, e postar aqui.

Abraços

Fábio.F
29/03/2010, 18:44
Umas 3 semanas atrás eu tentei achar no ML alguém que fornecia uma coluna com um instrumento. Porém, só se acha com 3. Froidz!!!!!!!!

Martin Melcop
29/03/2010, 18:48
Eu instalei os meus marcadores, agua e turbo em cima do painel, vou tirar uma foto e vou postar

LeoLeone
09/05/2010, 10:21
Instalei um manometro na minha Ranger.
Gostei do resultado.
Estou enrrolado para anexar fotos.
Abs

LeoLeone
09/05/2010, 10:30
Instalei um manometro na minha Ranger.
Gostei do resultado.
Estou enrrolado para anexar fotos.
Abs

Segue fotos

Nava
10/05/2010, 13:48
Amigos,

A guster possui instrumentos digitais. Bom preço e ótima qualidade. Alem disso, nao precisa dessa mangueirinha que fica ae soprnado dentro da cabine. Usa pressostato que vem junto ja. www.guster.com.br

Valeu.

Walter L. L. Casitta
10/05/2010, 15:26
Amigos,

A guster possui instrumentos digitais. Bom preço e ótima qualidade. Alem disso, nao precisa dessa mangueirinha que fica ae soprnado dentro da cabine. Usa pressostato que vem junto ja. www.guster.com.br

Valeu.

Não é a mesma coisa que um ponteirinho. O manômetro do turbo e o conta giros são instrumentos muito dinâmicos então tem que ter o ponteirinho...

Marcelo-HPE
10/05/2010, 15:59
Salve Amigos ,
Alguem aí sabe, ou possui uma foto de onde possa ser feita a tomada de pressão para um manometro do turbo no motor de uma l200 outdoor???
Vi que pode ser na mangueira da LDA mas achei complicado mexer naquilo . queria um lugar mais facil .
grato .

PauloLimited
10/05/2010, 16:23
Salve Amigos ,
Alguem aí sabe, ou possui uma foto de onde possa ser feita a tomada de pressão para um manometro do turbo no motor de uma l200 outdoor???
Vi que pode ser na mangueira da LDA mas achei complicado mexer naquilo . queria um lugar mais facil .
grato .

Vo tirar uma foto de como o meu ta instalado e posto aq.

Nava
10/05/2010, 16:54
Tb acho q tem de ser dinamico, mas possuem função lógica e programvel o qual permite disparar um alarme visual/sonoro para pressão baixa/alta.

LeoLeone
11/05/2010, 08:46
Tb acho q tem de ser dinamico, mas possuem função lógica e programvel o qual permite disparar um alarme visual/sonoro para pressão baixa/alta.

Concordo que são realmente tentadores, mais ainda sou amante do velho e bom sistema mecanico. Sem contar que os preços são bem salgados.

Grande abraço...

RoadRunner
11/05/2010, 10:34
Nava,
Esses instrumentos são interessantes, gostei da opção de alarme neles . Mas na hora de colocar em um carro 'civil', os tradicionais relógios são mais bonitinhos/divertidos.

Um painel completo no carro tem o mesmo efeito sobre nós que uma caixa de chocolate tem sobre as mulheres.... :roll:

Marcelo-HPE
14/05/2010, 15:47
Salve Amigos !!
Hoje consultei um mecânico preparador de motores a gasolina aqui da cidade . ele já turbinou e turbina muitos carros aqui .
Ele disse que consegue instalar um manometro na minha l200 , pegando como tomada de pressão aquela mangueirinha que vai para a válvula de ar (pneumática) que movimenta a haste da TGV .
Será que ele está certo .??? ou teria um ponto melhor ???

Paulo; onde que é a tomada de pressão do manometro da sua l200 ??

Grato pela atenção .

leobnaval
16/05/2010, 01:31
Marcelo pode reparar que a maioria que usa o manômetro, instala tomando como referencia para a aferição esta mangueira mesmo a que aciona a WG e o LDA.

Marcelo-HPE
16/05/2010, 08:55
Beleza Léo , muito obrigado camarada , vou escolher um bom manômetro que não vibre o ponteiro .
abs

LeoLeone
16/05/2010, 11:50
Beleza Léo , muito obrigado camarada , vou escolher um bom manômetro que não vibre o ponteiro .
abs

Olá Marcelo
Eu comprei um da marca WILLTEC (www.willtec.com.br (http://www.willtec.com.br)), não sei lhe dizer da qualidade, mas não vibra e já vem com a entrada no relógio calibrada. Comprei em loja de autopeças mesmo (R$ 49,90). O tubo de nylon comprei em Casa da Borracha, juntamente com algumas braçadeiras e um "T" de plástico.

Muito boa sorte...

Walter L. L. Casitta
16/05/2010, 12:31
abs

Essa vibração no ponteiro normalmente é devido a falta de uma válvula amortecedora. Quando comprar o manômetro procure pelo kit de instalação e se essa válvula está incluida.

DieselPower
16/05/2010, 15:59
Na Frontier (ex) foi instalado um manômetro Cronomac, que não vibrava e parecia ser bastante preciso...
Mas hoje, se fosse para instalar, mandaria vir dos EUA um Auto Meter, que (lá) apresenta uma relação custo X benefício muto boa.
Há também os Orlan Rober, fabricados nos "Hermanos Argentinos", também muito bons.

Marcelo-HPE
16/05/2010, 18:56
Salve Amigos , obrigado pelas dicas !!
Fala Leo !! é esse Willtec que eu estou achando aqui pela cidade, agora resta saber se esse Willtec vem com a válvula amortecedora que o Walter mencionou .
Grato .

DieselPower
16/05/2010, 18:59
Larga mão de ser pão-duro Marcelo!
Por pouco mais você compra um top, e quando trocar de picape leva ele junto!
Manda uma MP pro AKPG que ele pode lhe dar algumas "idéias" a respeito!
Abraço!

Marcelo-HPE
16/05/2010, 19:15
hehehe. Valeu Diesel !! é por causa disso mesmo , vou trocar de carro em 2011 se Deus quizer e não quero inventar muito , mas se dá para retirar o manômetro !! beleza então .
Abração meu Amigo .

leobnaval
16/05/2010, 19:26
Willtec fabrica mostradores que até funcionam mas tem uma qualidade duvidosa (eu não compraria), invista em um produto melhor que vale a pena (pesquise: cronomac, ODG, auto meter, orlan rober), e quanto a vibração ela só acontece caso o manometro ou kit de instalação não possua um furo calibrado (ele evita que as variações bruscas sejam transmitidas para o ponteiro do mostrador), a maioria dos modelos já vêm com esta peça tendo em vista que ela é essencial para o bom funcionamento do equipamento.

Abraços

LeoLeone
16/05/2010, 20:14
Salve Amigos , obrigado pelas dicas !!
Fala Leo !! é esse Willtec que eu estou achando aqui pela cidade, agora resta saber se esse Willtec vem com a válvula amortecedora que o Walter mencionou .
Grato .

Ola Marcelo
Como já havia dito, não conheço o produto quanto a sua confiabilidade e qualidade, o meu está funcionando perfeitamente e já vem com a entrada de ar comprimido reduzida para evitar oscilações e vibrações no ponteiro. Também não comprei um kit, pois na minha instalação as peças do kit não resolveriam.
Abs

fverna
17/05/2010, 11:49
Pessoal, eu comprei um manometro da cronomac, já com o kit de instalação e não sopra, não oscila e nem fica vibrando. Fiz a instalação como indicado aqui, usando um T na mangueira. Fiz tb a instalação no porta copos, só tive duvidas quanto a ligação da eletrica, que a noite não consigo acompanhar o manometro. Pensei em ligar junto as luzes de painel, alguem indica como fazer?

Só para constar, meu turbo esta sempre entre 0,8 e 1,1.

Tks

flávio

LeoLeone
17/05/2010, 14:10
Pessoal, eu comprei um manometro da cronomac, já com o kit de instalação e não sopra, não oscila e nem fica vibrando. Fiz a instalação como indicado aqui, usando um T na mangueira. Fiz tb a instalação no porta copos, só tive duvidas quanto a ligação da eletrica, que a noite não consigo acompanhar o manometro. Pensei em ligar junto as luzes de painel, alguem indica como fazer?

Só para constar, meu turbo esta sempre entre 0,8 e 1,1.

Tks

flávio

Flávio
Eu desmontei o painel preto que sustenta o rádio (dois parafusos em baixo do rádio) e fiz a ligação no fio que ilumina o visor do acionamento 4x4 (fio verde que entra no botão) e o outro fio aterrado na massa. E bom vc colocar a lampada azul para não ficar muito diferente do painel.

Abs

dudas_308w
17/05/2010, 22:43
Flávio
Eu desmontei o painel preto que sustenta o rádio (dois parafusos em baixo do rádio) e fiz a ligação no fio que ilumina o visor do acionamento 4x4 (fio verde que entra no botão) e o outro fio aterrado na massa. E bom vc colocar a lampada azul para não ficar muito diferente do painel.

Abs
mexe nesse naum.... a chave seletora do 4x4 tem vontade propria, e se vc der mole perde a tração...:discordo:
Tira mais 4 parafusos, do mini-painel do ar condicionado/ar-quente. Nele tem alimentação de luzes tambem, com a vantagem de que essa alimentação vem do reostato do proprio painel. Ou seja, vc regula a intensidade da luz do painel todo, e do seu novo manometro tambem. Ae não fica destoando dos demais instrumentos.

leobnaval
17/05/2010, 23:41
flávio seu manometro não acende porque você não fez as instalações elétricas de iluminação, não veio manual especificndo como é feita a instalação (tipo que fio ou voltagem ligar em tal fio do manometro?

Segue a dica dos amigos aí que ele vai clarear hehehe

Abraços

fverna
18/05/2010, 11:37
flávio seu manometro não acende porque você não fez as instalações elétricas de iluminação, não veio manual especificndo como é feita a instalação (tipo que fio ou voltagem ligar em tal fio do manometro?

Segue a dica dos amigos aí que ele vai clarear hehehe

Abraços

É Leonaval, ainda não fiz a instalação elétrica. Estava aguardando estas dicas importantes para a ligação. Agora vou fazer! inclusive, ví que estava com 3 lampadas do painel de instrumentos queimada, já comprei novas e vou troca-las tb. Não tenho nenhuma luz (fora do radio original) no painel central acendendo :pensativo:, por exemplo a do botão do 4x4:???:, já vou aproveitar e checar tb.

Obrigado pelas dicas pessoal.

Abraço,

Flávio

fverna
18/05/2010, 11:40
Flávio

Abs

Só não entendí o lance da "Luz Azul", vou ligar e depois descubro, com ela funcionando. Deve ser de cor diferente do painel a lampada que vem no manometro da cronomac e vc esta sugerindo que eu troque por uma lampada que combine com a iluminação do painel, estou certo?

Vlw,

Flávio

LeoLeone
18/05/2010, 17:57
Só não entendí o lance da "Luz Azul", vou ligar e depois descubro, com ela funcionando. Deve ser de cor diferente do painel a lampada que vem no manometro da cronomac e vc esta sugerindo que eu troque por uma lampada que combine com a iluminação do painel, estou certo?

Vlw,

Flávio

Correto Flávio
O meu de luz branca ficou muito contrastante com o resto do painel, estou para trocar por uma lampadinha azul.

Abs

fverna
19/05/2010, 17:43
Correto Flávio
O meu de luz branca ficou muito contrastante com o resto do painel, estou para trocar por uma lampadinha azul.

Abs

Valeu amigo LeoLeone,

Realmente ficou show de bola com a lampada azul.

Obrigado pela dica!

Flávio

PS: Correndo para terminar de instalar o Snorkel... :dance:

Edintruder
21/05/2010, 12:35
O manômetro da minha Femil não está marcando a pressão. Inicialmente achava que fosse a tubulação, troquei e não marcou nada, meti 4kg com o compressor de ar direto e nada de marcar. Resumindo, o painel tem algum problema mesmo. Estou pensando em comprar um manômetro de 2kg (mesma faixa do painel da femil) e tentar adaptar o miolo no painel da Femil. Será que o peso do ponteiro original vai causar muito problema? :pensativo:

LeoLeone
21/05/2010, 17:53
O manômetro da minha Femil não está marcando a pressão. Inicialmente achava que fosse a tubulação, troquei e não marcou nada, meti 4kg com o compressor de ar direto e nada de marcar. Resumindo, o painel tem algum problema mesmo. Estou pensando em comprar um manômetro de 2kg (mesma faixa do painel da femil) e tentar adaptar o miolo no painel da Femil. Será que o peso do ponteiro original vai causar muito problema? :pensativo:

Olá Edin
Pela grande força necessária para mover o ponteiro, e pelo peso mínimo do ponteiro não acredito que haja variação nenhuma na leitura.

Abs

Edintruder
21/05/2010, 21:13
É que o ponteiro do painel da Femil é umas 10 vezes mais pesado que o ponteiro da cronomac... rsrsrsrs

DieselPower
23/05/2010, 21:50
É que o ponteiro do painel da Femil é umas 10 vezes mais pesado que o ponteiro da cronomac... rsrsrsrs

Já tentou levar em locais que consertam painel?
Vai que é apenas algum reparo, ou algo assim...

Edintruder
23/05/2010, 23:31
Diesel, tenho que levar para mexer no velocímetro, porém o ruim é que só tem esse serviço em Pelotas, então vou deixando pra depois...

PauloLimited
24/05/2010, 00:37
Salve Amigos !!
Hoje consultei um mecânico preparador de motores a gasolina aqui da cidade . ele já turbinou e turbina muitos carros aqui .
Ele disse que consegue instalar um manometro na minha l200 , pegando como tomada de pressão aquela mangueirinha que vai para a válvula de ar (pneumática) que movimenta a haste da TGV .
Será que ele está certo .??? ou teria um ponto melhor ???

Paulo; onde que é a tomada de pressão do manometro da sua l200 ??

Grato pela atenção .

Eai Marcelo, já instalo o manometro ?
Pegei uma infecção brava, num tava nem andando direito semana passada, amanha(segunda-feira) eu posto as fotos aki, de amanha num passa.

Marcelo-HPE
24/05/2010, 15:04
Fala Paulo , ainda estou na pesquiza, vou colocar um que já venha com kit completo.
Abração

TylerNTL
10/08/2010, 21:41

Depois de 05 meses achei alguma coisa para ligar na tomada de pressão...

...fui olhar uma Ranger 2.8. Não comprei a viatura mas vi nas fotos que o cara tinha um manômetro instalado. Ele retirou pois achou que os pretendentes ligariam o acessório a alguma coisa não original no motor coisa&tal. Perguntei pelo manômetro e comprei por um preço justo.

No momento ele está instalado do lado direito desses porta copos ao lado da alavanca de marchas.
Detalhe que ele está marcando no máximo 1kg.
Pelo que li por aqui (para a Ranger 2.5) deveria/poderia ir até 1,15.

Esse ajuste vai melhorar alguma coisa em RPMs mais baixas?
Ou vai melhorar apenas quando a turbina estiver com 1,15kg?

TylerNTL
21/08/2010, 18:10
Hoje mexi na WG para aumentar a pressão máxima da turbina. Dei duas voltas e a pressão foi para 1,1.

O desempenho melhorou muito, fazia um tempo que ela não chegava em 150km/h tão rápido.

Walter L. L. Casitta
21/08/2010, 20:05
Tópico errado........

TylerNTL
22/08/2010, 21:48
Pretendo substituir a gambi o arranjo técnico que está segurando a haste da minha WG no lugar por uma arruela dessas http://www.remmal.com.br/_PRODUTOS/pigozzi/images/7.jpg

Alguém saberia dizer se existe esse tipo de arruela no tamanho para segurar a haste da WG da Ranger?
Qual a técnica correta para retirar aquela arruela sem que ela saia voando?

TylerNTL
05/09/2010, 09:22
Só ratificando uma informação que o Walter já passou por aqui...
O melhor ajuste para a WG é a pressão original. Se ganha com o aumento da pressão e perde ao restringir o escape.

Com o manômetro verifiquei que a WG estava limitando em 1kg, ajustei para 1,1 e o desempenho melhorou muito. Para chegar em 160 ficou fácil fácil.

Se melhorou com 1,1 com 1,3 vai ficar melhora ainda...
...ERRADO! Com o aumento da pressão ela aparentemente perde potência em alta rotação para passar de 140 ficou bem mais difícil e não chegava a encostar nos 160.

Acredito que com o passar dos kms a mola da WG fica "cansada" e quem pega uma Ranger mais experiente encurta a WG e acha que ela ficou muito melhor pq aumentou a pressão na turbina. Na verdade apenas ajustou a WG retornando a sua abertura na pressão original.

klemba
05/09/2010, 13:05
instalei o manômetro na minha ha um tempo atráz quando estava fazendo uma revisão, pedi para o mecânico retirar a admissão, levei para casa, furei, fiz rosca e coloquei uma conexão para mangueira, uso uma mangueira pneumática 6mm ate o manômetro, ficou bacana e pude regular a pressão mais tranquilo

leobnaval
06/09/2010, 06:18
Pretendo substituir a gambi o arranjo técnico que está segurando a haste da minha WG no lugar por uma arruela dessas http://www.remmal.com.br/_PRODUTOS/pigozzi/images/7.jpg

Alguém saberia dizer se existe esse tipo de arruela no tamanho para segurar a haste da WG da Ranger?
Qual a técnica correta para retirar aquela arruela sem que ela saia voando?

Isso aí é na verdade uma trava, chama-se anel elástico e este modelo que você postou é para fixação em eixo, compra-se pelo diâmetro interno, o melhor é você tirar esta arruela que você quer e leva-la para comprar algo da mesma medida, se tiverem.

[]s

eduardo1968
06/09/2010, 19:50
Só ratificando uma informação que o Walter já passou por aqui...
O melhor ajuste para a WG é a pressão original. Se ganha com o aumento da pressão e perde ao restringir o escape.

Com o manômetro verifiquei que a WG estava limitando em 1kg, ajustei para 1,1 e o desempenho melhorou muito. Para chegar em 160 ficou fácil fácil.

Se melhorou com 1,1 com 1,3 vai ficar melhora ainda...
...ERRADO! Com o aumento da pressão ela aparentemente perde potência em alta rotação para passar de 140 ficou bem mais difícil e não chegava a encostar nos 160.

Acredito que com o passar dos kms a mola da WG fica "cansada" e quem pega uma Ranger mais experiente encurta a WG e acha que ela ficou muito melhor pq aumentou a pressão na turbina. Na verdade apenas ajustou a WG retornando a sua abertura na pressão original.

Thelmo
Vc chegou a conclusão que é melhor não mexer na WG?
A regulagem original vai dar velocidade final melhor que se apertá-la, pela não restrição do escape da turbina, é isso?
Pode explicar melhor os seus resultados com o manômetro?
Abs

Eduardo

TylerNTL
06/09/2010, 21:29
Thelmo
Vc chegou a conclusão que é melhor não mexer na WG?
A regulagem original vai dar velocidade final melhor que se apertá-la, pela não restrição do escape da turbina, é isso?

Exatamente

Thelmo
Pode explicar melhor os seus resultados com o manômetro?

Pelo que pesquisei a pressão original da WG na Ragner 2.5 é de 1,15kg, quando instalei o manômetro vi que a minha estava ajustada em 1kg ela também não conseguia passar de 3,5krpm em 5ª.

Encurtei a haste da WG em duas voltas e o manômetro ficou marcando 1,1kg.
O desempenho melhorou muito, passando a encostar em 4krpm em 5ª rápido.

Animado com o teste encurtei mais duas voltas e o manômetro passou a marcar 1,2kg. Aparentemente ela ficou acelerando melhor (neste "aparentemente" pode ter um toque de efeito placebo) mas a velocidade final piorou.
Em comparação com a WG ajustada em 1kg sem dúvida a aceleração melhorou. Em 5ª ela elevava o giro fácil até os 3,5krpm mas tinha dificuldade para ultrapassar esse valor e não chegava aos 4krpm.

Aumentei a haste em 1 volta e o manômetro ficou marcando um pouco mais que 1,1kg (considerando que o manômetro está marcando certo ela ficou com os 1,15kg).
Ela voltou a atingir 4krpm em 5ª com facilidade e deve estar acelerando melhor que com 1,1kg.

eduardo1968
06/09/2010, 22:01
Exatamente

Pelo que pesquisei a pressão original da WG na Ragner 2.5 é de 1,15kg, quando instalei o manômetro vi que a minha estava ajustada em 1kg ela também não conseguia passar de 3,5krpm em 5ª.

Encurtei a haste da WG em duas voltas e o manômetro ficou marcando 1,1kg.
O desempenho melhorou muito, passando a encostar em 4krpm em 5ª rápido.

Animado com o teste encurtei mais duas voltas e o manômetro passou a marcar 1,2kg. Aparentemente ela ficou acelerando melhor (neste "aparentemente" pode ter um toque de efeito placebo) mas a velocidade final piorou.
Em comparação com a WG ajustada em 1kg sem dúvida a aceleração melhorou. Em 5ª ela elevava o giro fácil até os 3,5krpm mas tinha dificuldade para ultrapassar esse valor e não chegava aos 4krpm.

Aumentei a haste em 1 volta e o manômetro ficou marcando um pouco mais que 1,1kg (considerando que o manômetro está marcando certo ela ficou com os 1,15kg).
Ela voltou a atingir 4krpm em 5ª com facilidade e deve estar acelerando melhor que com 1,1kg.

Thelmo

Muito bom seu estudo.:palmas:
Baseado nele, agora entendo porque a minha ranger está acertada, pois apertei a WG em 1,5 volta (3 giros no parafuso) e esse foi o ponto ideal. Só que fiz no olhômetro, apertado a WG e esticando a ranger no asfalto, até o ponto em que na final começou a não alcançar o giro da regulagem anterior, mas tudo sem um manômetro.
Abs

Eduardo

Deivid/silveira
06/09/2010, 23:18
X3

Tambem fiz a mesma coisa e deixei ela no ponto, a turbina responde um pouco mais rápido é bem mehor em subidas e retomadas.

8-)

FernandoCBS
22/09/2010, 00:16
Cronomac ou ODG, qual é melhor...???

Achei os dois com preços bem proximos, então por 15 reais melhor pegar o "melhor"...

PS: Qual a pressão da ranger 2.8 na lenta...???

Abraços...

Walter L. L. Casitta
22/09/2010, 06:34
Eu comprei esse no Dealextreme, mas ainda não recebi. Veremos...

TylerNTL
22/09/2010, 07:10
Se funcionar adequadamente o preço é muito bom.

Dê notícias quando receber...

LeoLeone
22/09/2010, 19:34
Cronomac ou ODG, qual é melhor...???

Achei os dois com preços bem proximos, então por 15 reais melhor pegar o "melhor"...

PS: Qual a pressão da ranger 2.8 na lenta...???

Abraços...

Olá FernandoCBS
Não existe pressão positiva no coletor em marcha lenta. A pressão só passa a ser positiva após 1.500 ~ 1.800 giros e acelerando.

Abs

TylerNTL
22/09/2010, 20:46
Olá FernandoCBS
Não existe pressão positiva no coletor em marcha lenta. A pressão só passa a ser positiva após 1.500 ~ 1.800 giros e acelerando.

Abs

Agora sim entendi pq mesmo com a turbina girando praticamente desde 1rpm o manômetro não marca nada!

Não tinha considerado a "pressão negativa" do motor "puxando ar".

Dá um zero prá ele!

FernandoCBS
22/09/2010, 22:16
Na verdade não sabia direito como perguntar e nem oq perguntar, e nem parei pra pensar um pocouco antes ai sai BOSNIA mesmo...kkkk

O que eu queria saber é qual a pressão original da ranger 2.8...???

Pelo que li em o Edintruder disse que na 2.5 a pressão máxima é sempre atingida em rpms em torno de 3500 e com carga no motor, por exemplo puxando uma 3 o 4a marcha...

É assim mesmo pra verificar a pressão ?

Abraços...

Walter L. L. Casitta
23/09/2010, 06:26
Na verdade não sabia direito como perguntar e nem oq perguntar, e nem parei pra pensar um pocouco antes ai sai BOSNIA mesmo...kkkk

O que eu queria saber é qual a pressão original da ranger 2.8...???

Pelo que li em o Edintruder disse que na 2.5 a pressão máxima é sempre atingida em rpms em torno de 3500 e com carga no motor, por exemplo puxando uma 3 o 4a marcha...

É assim mesmo pra verificar a pressão ?

Abraços...

A pressão máxima é de 1,15Kg...

JEFFCATUNDA
23/09/2010, 08:02
Colegas...

Quero colocar um manometro de pressão do turbo no meu troller 2009... NGD 3.0...

O motor é o mesmo da ranger 3.0 e gostaria de saber dos colegas qual o melhor manometro, marca, etc...

TylerNTL
23/09/2010, 12:49
Pesquisando a compra do meu escutei diversos comentários positivos dos manômetros da Autometer (americanos) aparentemente os cronomac (brasleiros) são copi.. inspirados neles. Um ponto que valida estes comentários é o preço do material da Autometer que é consideravelmente mais alto. Mas não tenho o que reclamar do que possuo (cronomac).

leobnaval
23/09/2010, 15:57
Marcas: Autometer (excelente), cronomac e ODG (bons), fora estes acha tambem muita coisa boa e muita coisa ruim, de baixa qualidade....

[]s

DieselPower
23/09/2010, 20:52
Auto Meter ou Orlan Rober.

TylerNTL
17/10/2010, 21:02
Eu comprei esse no Dealextreme, mas ainda não recebi. Veremos...

E aí Walter, o manômetro já deu as caras pelo Brasil?

Hoje finalmente "subi" o meu para o painel, coloquei sobre a coluna da direção meio deslocado para o lado do motorista.

Nos próximos FDS vou pensar na iluminação dele. Onde é o melhor lugar para interligar a iluminação do manômetro? Considerando que ele é um desses da cronomac alguém sabe dizer se ele é "dimmerizável"?

Edintruder
17/10/2010, 21:31
Puxa uma perna de fio e liga na saída do dimmer da iluminação do painel. Bem simples de encontrar com uma lâmpada teste.

Walter L. L. Casitta
17/10/2010, 22:40
E aí Walter, o manômetro já deu as caras pelo Brasil?

Hoje finalmente "subi" o meu para o painel, coloquei sobre a coluna da direção meio deslocado para o lado do motorista.

Nos próximos FDS vou pensar na iluminação dele. Onde é o melhor lugar para interligar a iluminação do manômetro? Considerando que ele é um desses da cronomac alguém sabe dizer se ele é "dimmerizável"?

O DX me deu um boa enrolada pra enviar esse manômetro. Eu pedi no dia 16/9 e ele só foi enviado na semana passa. Vamos aguardar...

No meu atual Cronomac esta iluminado com Led e tá ligado no dimmer do painel...

TylerNTL
18/10/2010, 08:08
Pois é, comparado com uns meses atrás, o DX está demorando muito para despachar os pedidos, também tenho algumas coisa pedidas lá por meados de setembro que até o momento ainda não saíram.

Walter/Edin,

Qual o melhor lugar para procurar esse fio? Logo na saída da chave?
Algum macete para tirar ela do lugar, ou o jeito é praticar contorcionismo?

Walter,

A iluminação com led no seu manômetro é original ou é um arranjo técnico? Ele é dimmerizável?

Walter L. L. Casitta
18/10/2010, 09:30
Pois é, comparado com uns meses atrás, o DX está demorando muito para despachar os pedidos, também tenho algumas coisa pedidas lá por meados de setembro que até o momento ainda não saíram.

Walter/Edin,

Qual o melhor lugar para procurar esse fio? Logo na saída da chave?
Algum macete para tirar ela do lugar, ou o jeito é praticar contorcionismo?

Walter,

A iluminação com led no seu manômetro é original ou é um arranjo técnico? Ele é dimmerizável?

Eu tirei a lâmpada, estava esquentando, deformando a carcaça do manômetro. Coloquei 3 Leds de 3mm no lugar. Fiz desse jeito porque eram os que tinha na mão no momento. A Cronomac já tem os leds prontos montado no soquete em várias cores.

Liguei num fio que sai do dimmer logo atrás dele mesmo. Você consegue acessa-lo retirando a caixa de fusíveis na lateral do painel.

TylerNTL
24/10/2010, 13:46
Iluminei meu manômetro, o cabo é o LB/RD (azul/vermelho) logo o primeiro de cima para baixo no dimmer.

Vou esperar a noite mas pelo que vi a iluminação é um branco meio amarelado (não gostei)

Como desmonto ele para trocar a lâmpada por uns leds verdes?

Walter L. L. Casitta
24/10/2010, 14:46
Iluminei meu manômetro, o cabo é o LB/RD (azul/vermelho) logo o primeiro de cima para baixo no dimmer.

Vou esperar a noite mas pelo que vi a iluminação é um branco meio amarelado (não gostei)

Como desmonto ele para trocar a lâmpada por uns leds verdes?

Não desmontei, soldei no soquete da lâmpada...

TylerNTL
24/10/2010, 18:07
Então aquela protuberância onde vão os conectores elétricos é um soquete?
É só desencaixar e tem uma lâmpada depois dos conectores?

Walter L. L. Casitta
24/10/2010, 19:15
Então aquela protuberância onde vão os conectores elétricos é um soquete?
É só desencaixar e tem uma lâmpada depois dos conectores?

Acho que sim, eu mexi nisso a uns três anos atrás...

Guilherme A. Araújo
24/10/2010, 23:10
Thelmo,
procura um topico do Jean Carlo, vendendo amortecedores... vc mesmo comentou esse topico em 08. Olha a imagem...
abs

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=79865&d=1177630136
Essa ranger é sua??
Onde conseguiu essa coluna? ou mandou fazer?
E exatamente o que eu preciso, 3 relogios...
Mas nao sei se aquelasa colunas universais servem na ranger...

FernandoCBS
24/10/2010, 23:21
No mercado livre tem um cara que vende, se não me engano é 25 reais, faz ela com 2 ou 3 relogios, eu queria uma com apenas 1, pro por o do turbo...

Guilherme A. Araújo
25/10/2010, 09:54
Nao consegui achar alguma que sirva na ranger...
Além do mais, muito barato no ML eu desconfio, as outras sao tudo de 100,00 pra cima...
Apesar de que perder 30reais tbm nao é muito pra se arriscar, mas nao achei nenuma pra ranger

RoadRunner
25/10/2010, 10:53
Guilherme,

Da uma olhada no site da cronomac, eles tem alguns modelos de copinhos para relógio, já vi algumas camionetas com estes copinhos instalados no lugar desta coluna.

http://www.cronomac.com.br

http://www.cronomac.com.br//imagem/cache/copo85nPlast-100x99.jpg

Guilherme A. Araújo
25/10/2010, 16:02
Guilherme,

Da uma olhada no site da cronomac, eles tem alguns modelos de copinhos para relógio, já vi algumas camionetas com estes copinhos instalados no lugar desta coluna.

http://www.cronomac.com.br

http://www.cronomac.com.br//imagem/cache/copo85nPlast-100x99.jpg
Os copinhos eu vi, mas como nao queria furar a coluna, e acho que os copinhos nao aguantariam com uma fita dupla face, po isso eu queria uma dessas colunas que se colocam no lugar da original, ou encaixa por cima dela, preservando a original.
Além de que a visibilidade acho que ficaria melhor assim...

Abraço

Guilherme A. Araújo
25/10/2010, 16:06
Esqueci de uma coisa..

No jipe eu tenho um relogio de pressao do oleo, motor é o S4T PLUS, já é o terceiro relogio que troco, os ultimos 2 da marca FEN, original, é mecanico e mesmo assim depois de alguns dias o ponteiro fica tremendo e oscilando muito inclusive até 10bar, que este motor nao dá nunca...
Esta instalado na posiçao original dakela mangueira que tem no motor, fiz um T no torno e coloquei o caninho prorelogio...

O que pode ser que está acontecendo isso?

leobnaval
25/10/2010, 16:16
Você não esta usando um redutor antes do manometro, é tipo uma restrição com um furinho pequeno, assim evita a trepidação e oscilação do ponteiro, pode ser isso.

[]s, Leo

Guilherme A. Araújo
25/10/2010, 16:17
Você não esta usando um redutor antes do manometro, é tipo uma restrição com um furinho pequeno, assim evita a trepidação e oscilação do ponteiro, pode ser isso.

[]s, Leo
Como faço isso Leo, dá pra explicar "maomeno"...

leobnaval
25/10/2010, 16:59
Você pode obter esta informaçõe em instaladores de velocimetros e painéis, ou comprar um kit de instalação para manometro, ou ainda o sistema de instalação original deste manometro.

[]s, Leo

FernandoCBS
25/10/2010, 23:47
Guilherme, achei esses aqui, o primeiro tinha pensado em colar com dupla fasse (de boa qualidade) paralelo a coluna de direção, mas acho que não cabe ali...
E esse segundo tem pra ranger, só que com 3 ou 2 instrumentos, ja perguntei um tempo atras pra ele. Fala com ele q tem sim...
Pensei até em pedir um e tentar fazer uma "ajuste de baixo custo", tem um cara la na firma que entende um pouco de fibra, mas não ao ponto de fabricar um, mas derrepente um remendo fica bom...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-153815521-copo-de-aluminio-para-instrumentos-52mm-suporte-turbo-nitro-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-156872334-colunas-de-instrumentos-pronta-entrega-r-2999-_JM

Abraços...

dalmolin
25/10/2010, 23:56
Os copinhos eu vi, mas como nao queria furar a coluna, e acho que os copinhos nao aguantariam com uma fita dupla face, po isso eu queria uma dessas colunas que se colocam no lugar da original, ou encaixa por cima dela, preservando a original.
Além de que a visibilidade acho que ficaria melhor assim...

Abraçoo meu manometro eh um cronomac , 3 kg , e ta num copinho , preso com dupla face , encostado na coluna, pra mangueira nao puxar e mecher ele.

ate agora so alegria. muito bom o cronomac

RoadRunner
26/10/2010, 00:10
X2

Ja vi e ja instalei cada coisa com fita dupla face que boto fé em montar o copinho com ela. O segredo é o de sempre, limpar bem o lugar, passar uma flanelinha com alcool, outra flanelinha seca e aquele tubinho 'catalizador' que a galera usa antes de colar os frisos de porta. Fica tão forte quanto arrebite ou parafuso soberbo

Sobre os Cronomac, gostei dos modelos que eles tem e a qualidade aparenta ser boa. Comprei deles um turbo 2kg, Rpm e P. oleo, mas instalei no painel aproveitando umas janelinhas que tinham sobrando :dance:

Processo de 'talharação deles' :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=77508&page=3

http://i876.photobucket.com/albums/ab322/ChevyD20/Painel/Painel3.jpg

http://i876.photobucket.com/albums/ab322/ChevyD20/Painel/P080910_081901.jpg

TylerNTL
26/10/2010, 07:41
X2
Ja vi e ja instalei cada coisa com fita dupla face que boto fé em montar o copinho com ela. O segredo é o de sempre, limpar bem o lugar, passar uma flanelinha com alcool, outra flanelinha seca e aquele tubinho 'catalizador' que a galera usa antes de colar os frisos de porta. Fica tão forte quanto arrebite ou parafuso soberbo

X3

Dá para fixar com dupla face, o único detalhe a ser solucionado é a fixação da mangueira de forma que não fique forçando demais o copinho, quanto mais fina a mangueira melhor.

Guilherme A. Araújo
26/10/2010, 13:50
Guilherme, achei esses aqui, o primeiro tinha pensado em colar com dupla fasse (de boa qualidade) paralelo a coluna de direção, mas acho que não cabe ali...
E esse segundo tem pra ranger, só que com 3 ou 2 instrumentos, ja perguntei um tempo atras pra ele. Fala com ele q tem sim...
Pensei até em pedir um e tentar fazer uma "ajuste de baixo custo", tem um cara la na firma que entende um pouco de fibra, mas não ao ponto de fabricar um, mas derrepente um remendo fica bom...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-153815521-copo-de-aluminio-para-instrumentos-52mm-suporte-turbo-nitro-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-156872334-colunas-de-instrumentos-pronta-entrega-r-2999-_JM

Abraços...
Ah sim, agora sim, hehe
O ruim é que a tonalidade da cor da coluna fica diferente...

dalmolin
26/10/2010, 20:16
eu colei com dupla face , mas sem muito cuidado , q q coisa colo de novo.... quando colei longe da coluna , a mangueira ficou forçando e arrancou 3x , durava 20 dias.... Agora como esta ja faz uns 5 meses.

a dupla face nao deixa residuo no painel .

Deivid/silveira
27/10/2010, 00:43
Tambem fixei com dupla face, é a melhor opção.

Deivid/silveira
27/10/2010, 01:01
X 2

Prendi com dupla face, realmente é a melhor opção.

abs

TylerNTL
27/10/2010, 06:41
E eu usei parafusos "bem pequeneninhos" para prender ele na coluna da direção:

http://img197.imageshack.us/img197/9663/image139m.jpg
brevemente com iluminação verde...

antes ele passou um mês fixado através de um arranjo técnico (com fita dupla face) do lado direito do console da alavanca de marchas.

Guilherme A. Araújo
27/10/2010, 12:38
X 2

Prendi com dupla face, realmente é a melhor opção.

abs
Entao, no caso de um só relogio, é facil.
Mas no meu caso, vou ter que colocar no minimo 2, que é da pressao de combustivel, e de temperatura de oleo, o qual vou usar no oleo hidraulico para controlar a temperatura qdo estiver usando o guincho, pq se esquentar muito, derrete minha bomba, hehe...
E a terceira opçao era a de temperatura mecanica da agua...

RoadRunner
27/10/2010, 12:54
Guilherme,

E a possibilidade de criar ou comprar um pequeno console de/no painel? No estido das adventures.

http://lh4.ggpht.com/_VayC2DxzZXg/SlZQGJIJd5I/AAAAAAAAIPY/T6C2zK5f13c/Painel_thumb.jpg?imgmax=800

http://img2.mlstatic.com/jm/img?s=MLB&f=153471691_6904.jpg&v=O

Guilherme A. Araújo
27/10/2010, 13:14
Guilherme,

E a possibilidade de criar ou comprar um pequeno console de/no painel? No estido das adventures.

http://lh4.ggpht.com/_VayC2DxzZXg/SlZQGJIJd5I/AAAAAAAAIPY/T6C2zK5f13c/Painel_thumb.jpg?imgmax=800

http://img2.mlstatic.com/jm/img?s=MLB&f=153471691_6904.jpg&v=O
O unico problema é que o painel da Ranger é muito curvado.
Na minha opiniao, nao ficaria legal.
Mas eu acho q vou acabar comprando a coluna da ranger mesmo que tem no ML, só nao queria que tonalidade da cor ficasse diferente...

Deivid/silveira
27/10/2010, 13:14
brevemente com iluminação verde...

antes ele passou um mês fixado através de um arranjo técnico (com fita dupla face) do lado direito do console da alavanca de marchas.[/QUOTE]

Aí Tyler bem colocado em? não tinha pensado nesse lugar.

Raposo
27/10/2010, 15:05
[Aí Tyler bem colocado em? não tinha pensado nesse lugar.[/QUOTE]

Na minha modesta opinião atrapalha para ligar o pisca alerta.
Abraços.

TylerNTL
27/10/2010, 23:27
1-Atrapalha para ligar o pisca alerta com a mão esquerda
2-Cobre a luzinha do freio de estacionamento e da luz alta e
3-Principalmente ficou exatamente no melhor lugar para descansar a mão esquerda (só depois que eu instalei que vi como eu gostava e ficava muito tempo com a mão esquerda exatamente naquele lugar)

Raposo
28/10/2010, 17:10
1-Atrapalha para ligar o pisca alerta com a mão esquerda

Então, sou canhoto...ou sinistro em italiano como queiram...Achei melhor fazer um furinho e fixar na moldura da coluna. Quando eu vender a Natasha:cry: o manômetro vai junto.
Abraços

eduamaral
01/11/2010, 18:38
Ola pessoal, ja tentaram fazer o "T" na mangueira da valvula de alivio.

Ja fiz isso em 2 L200 que tive, uma silverado e uma f250...

Todas elas funcionaram bacana...

Neste local a pressão do turbo é o limite para a valvula de alivio trabalhar...

Se vc apertar a fosca, deixando o curso da valvula de alivio menor, a pressão do turbo é maior...

Minha sport at, ta trabalhando com 2,2 bar

DieselPower
02/11/2010, 18:09
Minha sport at, ta trabalhando com 2,2 bar

:shock::shock::shock::shock:
Cuidado com isso aí...

Amigão, apenas uma dica: Da uma repassada nos tópicos sobre repotencialização de motores Diesel, e aprenda sobre o resultado de se elevar a pressão...

leobnaval
02/11/2010, 21:53
Daqui um tempo ele volta dizendo o resultado dos 2,2 bar...rsrsrsrs

[]s

Walter L. L. Casitta
10/11/2010, 16:01
Acabei de receber o Manômetro. Não instalei ainda mas até agora não vi nada que pudesse desabonar.

Achei até simpático. A foto abaixo pegou um monte de reflexos que faz parecer que o acabamento é ruim, mas não é não. A iluminação é muito boa veio com um mangueira para instalação.

Depois que instalar coloco mais impressões...

http://img827.imageshack.us/img827/676/10112010081a.jpg

TylerNTL
10/11/2010, 23:29
Belo manômetro. Quais são as dimensões aproximadas?

leobnaval
10/11/2010, 23:38
Isso porque você não viu o preço dele hehehehehe

TylerNTL
10/11/2010, 23:48
Isso porque você não viu o preço dele hehehehehe
Sei o preço sim!
Se brincar sou top 16 brasil no DX, recebo bugingangas chinesas das mais diversas toda semana.

Pequeno jr
10/11/2010, 23:48
Esse dai não é daquele site xing ling que o Walter e o Telmo tem comprado as coisas??

Walter L. L. Casitta
11/11/2010, 08:01
A idéia inicial é trocar o manômetro antigo antigo por esse no que é bem mais legal.

O novo além medir a pressão, mede também a depressão. O mostrador e do tipo blackout. Chinezinho bem moderninho. Mas quando coloquei no painel da Ranger virou uma marmota. A coisa ficou gigante perto do antigo.

Vou ser obrigado a abortar o projeto. Talvez numa picape full size com aquele painelzão gigante ele fique bem. Na Ranger acho que não vai dar...

http://img576.imageshack.us/img576/5220/11112010086a.jpg

Edintruder
11/11/2010, 11:53
Walter, por quanto ficou esse treco aqui no Brasil?
De repente podemos negociar... rsrsrsr!

Walter L. L. Casitta
11/11/2010, 12:04
Walter, por quanto ficou esse treco aqui no Brasil?
De repente podemos negociar... rsrsrsr!

Sei lá, uns R$40,00 eu acho. Manda o endereço em PVT que eu envio pra você avaliar sem compromisso...

TylerNTL
11/11/2010, 13:56
A idéia inicial é trocar o manômetro antigo antigo por esse no que é bem mais legal.

O novo além medir a pressão, mede também a depressão. O mostrador e do tipo blackout. Chinezinho bem moderninho. Mas quando coloquei no painel da Ranger virou uma marmota. A coisa ficou gigante perto do antigo.

Vou ser obrigado a abortar o projeto. Talvez numa picape full size com aquele painelzão gigante ele fique bem. Na Ranger acho que não vai dar...

http://img576.imageshack.us/img576/5220/11112010086a.jpg

Cuidado para o produtor de velozes e furiosos 8 não ver essa foto, ele vai querer sua Ranger no próximo filme!

SERGIO AUGUSTO
29/12/2010, 16:10
Boa tarde a todos:
Galera, no topico que postei sobre a retífica do motor da Dak, postei este final de semana fotos e alguns comentários sobre o manometro que instalei. Segue o link da pagina;http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=77922&page=5 , a partir do post 47. Não vou colocar tudo aui de novo, apesar deste tópico ser pertinente, mas fiquem a vontade pra olhar lá e quastionar, perguntar, enfim, o que quiserem.
Abraços
Sérgio

TylerNTL
29/12/2010, 20:10
Boa tarde a todos:
Galera, no topico que postei sobre a retífica do motor da Dak, postei este final de semana fotos e alguns comentários sobre o manometro que instalei. Segue o link da pagina;http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=77922&page=5 , a partir do post 47. Não vou colocar tudo aui de novo, apesar deste tópico ser pertinente, mas fiquem a vontade pra olhar lá e quastionar, perguntar, enfim, o que quiserem.
Abraços
Sérgio

Também recomendo cuidado com o produtor de FF8.

SERGIO AUGUSTO
30/12/2010, 06:45
Também recomendo cuidado com o produtor de FF8.
Fala TylerNTL:
Desculpe a minha ignorancia, mas o que é FF8??
Abraço
Sérgio

TylerNTL
30/12/2010, 07:56
FF8 = Fast and Furious 8 o 8 é uma licença poética pq eu não faço idéia de qual o número do próximo filme de série deve ser mais de 5...

http://www.profilethai.com/wallpaper/large/profilethai_the_fast_and_the_furious_tokyo_drift__ 8.jpg

Imperador!
30/12/2010, 09:43
Vai ser FF5 agora!

SERGIO AUGUSTO
31/12/2010, 11:53
Um video(muito ruim, tosco mesmo), do manometro em funcionamento. hehe.. Infelizmente não dá pra ver a escala, mas a turbina original chegou a 0,9 Bar( a pressão está sendo "tomada" no mangote entre o intercooler e o coletor de admissão, a uns 25/30 cm da entrada/bocal do coletor, portanto posso dizer que é a pressão "LIQUIDA", se eu tivesse tomando junto à turbina, ou antes do intercooler, o valor medido seria maior), no RPM máximo, esticando em segunda marcha. A minha idéia, será colocar a solenoide no circuito turbo/wastegate para "segurar" a wastegate fechada até alcançar 1,1 Bar, para com isso fazer a turbina "encher"mais cedo,e aumentar a pressão de trabalho, em função da maior vazão dos injetores FRATELLI(estou com o jog +20%), daqui a 1500 Kms rodados, aproximadamente, passarei a usar os +30%, para comparar com os +20%.
http://www.youtube.com/watch?v=PQ75oDRMXsw
Abraços
Sérgio

FernandoCBS
08/04/2011, 12:10
Li o topico inteiro, e fiz a instalação no coletor, no parafuso que não é usado. (Ranger 2.8)
Comprei um manometro da ODG e o cara tinha o kit de instalação da WILLTEC.

Mas o ponteiro ficou vibrando, alguem tem alguma ideia do porque ???
O kit de instalação veio veio com o tal redutor com um furo bem fininho e a mangueira é de nylon 4,77 mm (se não me engano)...

Alguem que ja teve esse mesmo proble como resolveu ???

Abraço...

Walter L. L. Casitta
08/04/2011, 12:17
Li o topico inteiro, e fiz a instalação no coletor, no parafuso que não é usado. (Ranger 2.8)
Comprei um manometro da ODG e o cara tinha o kit de instalação da WILLTEC.

Mas o ponteiro ficou vibrando, alguem tem alguma ideia do porque ???
O kit de instalação veio veio com o tal redutor com um furo bem fininho e a mangueira é de nylon 4,77 mm (se não me engano)...

Alguem que ja teve esse mesmo proble como resolveu ???

Abraço...

Você comprou o kit de instalação incompleto. Faltou compra um válvula amortecedora se é que ela pode ser chamada assim.

Walter L. L. Casitta
08/04/2011, 12:37
A válvula na no kit de instalação da Cronomac:

FernandoCBS
08/04/2011, 13:05
O kit veio com esse adaptaor de bronze que tem um furo bem fininho (+ fino que um paloto de dente) e na outra ponta que vai no manometro com essa mangueirinha preta como na foto...

O que vem a ser essa valvula mortecedora ???

Walter L. L. Casitta
08/04/2011, 13:43
O kit veio com esse adaptaor de bronze que tem um furo bem fininho (+ fino que um paloto de dente) e na outra ponta que vai no manometro com essa mangueirinha preta como na foto...

O que vem a ser essa valvula mortecedora ???

Não é adaptador é a válvula. Se você não instalou, tem que instalar junto...

FernandoCBS
08/04/2011, 17:25
Já abusando um pouco da boa vontade, Walter ou alguem poderia postar uma foto ou um link de onde encontro essa valvula, pois liguei onde comprei o manometro e kit e me informaram que o kit esta completo.

Obrigado por enquanto

Abraços...

Walter L. L. Casitta
08/04/2011, 18:04
Já abusando um pouco da boa vontade, Walter ou alguem poderia postar uma foto ou um link de onde encontro essa valvula, pois liguei onde comprei o manometro e kit e me informaram que o kit esta completo.

Obrigado por enquanto

Abraços...

Antes de você comprar uma, poderia tentar obstruindo ao máximo (não totalmente) a passagem de ar na mangueira que você usou. Vai fazer o mesmo efeito da válvula.

A intenção é diminuir a velocidade com que o ar chegue até o manômetro. Se conseguir isso a vibração do ponteiro para.

FernandoCBS
08/04/2011, 20:35
Valeu Walter vou tentar e depois posto aqui o resultado.
Apesar que o furo desse adaptador ja é bem fino, não passa um palito de dente por ele, vou tentar estrangular a mngueir de nylon...

Abraços...

BRAVOECONOVEMBER
08/04/2011, 22:38
Fernando, outro ponto de estrangulação da pressão pode ajudar a amortecer. Adicionalmente, um maior comprimento de mangueira (maior volume de ar) após o restritor da tomada de pressão também ajuda a amortecer a oscilação de pressão. Tem que se divertir um pouco pra achar o ponto ideal. Muito aberto e direto -> oscilação no manômetro. Muito fechado e comprimento/volume muito grande -> resposta lenta na indicação do manômetro.
Eu tentaria usar um arame fino para bloquear um pouco mais o orificio restritor e ver no que da, com a vantagem de poder adicionar mais pernas de arame para ir fechando o diâmetro (pensei agora em pernas de fio de cobre...). No passado já fiz um restritor de passagem de pressão pneumática usando arame fino embolado como um novelo dentro de uma seção de mangueira de nylon, com a vantagem que serviu de "filtro" para impurezas maiores. Funcionou, apesar das perspectivas mais pessimistas.
BTW, já encomendei o meu manômetro tb... :-)

leobnaval
09/04/2011, 08:39
Para fazer um restritor para o manometro você pode usar agulha (destas compradas em farmacias mesmo) tem de várias bitolas e comprimentos, além disso o furo é calibrado ou até mesmo giclês de carburador.

Agora é só usar a imaginação e seus dotes artisticos e ir testando, até ficar bom...já compra várias medidas para ir testando.

[]s

JEFFCATUNDA
09/04/2011, 09:54
Pessoal.

Alguém conhece algum jogo de manometros de pressão e temparatura de boa qualidade, quadrados, e não redondos??...

Grato.

DieselPower
09/04/2011, 19:41
Sei não...
quando instalamos um manômetro Cronomac no Sprint da Frontier, foi apenas mangueira da LDA até o manômetro sem nenhuma valvula ou redutor, e não vibrava nada. Marcava certinho, parecia original!

leobnaval
09/04/2011, 20:01
Então pode ser que esteja pulsando a leitura devido a ele estar aquistando a pressão no coletor.

Fernando tenta ligar o manômetro na linha do LDA usando um "T" e fechando o furo que fez no coletor, talvez isso resolva, aí o problema é aonde você está aquisitando mesmo.

[]s

Walter L. L. Casitta
09/04/2011, 20:26
Então pode ser que esteja pulsando a leitura devido a ele estar aquistando a pressão no coletor.

Fernando tenta ligar o manômetro na linha do LDA usando um "T" e fechando o furo que fez no coletor, talvez isso resolva, aí o problema é aonde você está aquisitando mesmo.

[]s

É justamente por isso que ele pulsa. Na Ranger eu peguei no tubo que vai para a LDA e tive que usar a válvula...

Kim
09/04/2011, 20:39
Minha contribuição.

Peguei uma agulha de injeção em uma farmácia, de bitola mediana.

Com um alicate e cuidado, retirei a parte de metal da plástica e, com todos os cuidados, joguei a parte metálica fora.

A parte plástica, tem duas abas, que é o que prende à seringa, retire-as, lixando para não ficar imperfeições.

Encaixe dentro da mangueira essa peça plástica, do lado do manômetro.

O manômetro ficara com um funcionamento suave!

Fiz assim.

dalmolin
09/04/2011, 21:18

O que vem a ser essa valvula mortecedora ???vc ligou errado. nao ta faltando nada de peças.

eu tenho um cronomac na F250 , ligado no coletor , funcionando muito bem. Mas tem uma manha pra montar isso ae , eu olhei o kit que comprei e tbm me pareceu muito simples de montar , mas o mecanico na hora de montar me falou , olha isso aqui eh assim senao nao funciona , agora eu me lembrar O QUE era assim :rolleyes: ja me pediu demais.

BRAVOECONOVEMBER
10/04/2011, 23:39
Outra idéia: ninguém tentou usar um filtro de combustível desses de gasolina comum que vão na linha de carros que tem bomba mecânica (tipo os velhos de fusca) após o restritor para estabilizar a leitura? Esse truque funciona muito bem quando se utiliza aerógrafos com compressores de nebulizador do tipo pulsativos.

Fe_jipeiro
11/04/2011, 00:04
Eu tinha o manometro da cronomac... troquei pelo da ODG pra acompanhar o design com o EGT que coloquei .. ficou oscilando... mandaram pra fabrica... e falaram q estava calibrado corretamente...comprei mais um redutor e coloquei.... agora funciona corretamente ...

Solução: redutor que já vem do kit + 1 adicional = 2 redutores ... um na ponta, ligado a admssão e outro uns 40 cm depois ...

Espero ter ajudado ...

Abs...

FernandoCBS
15/04/2011, 21:57
Valeu por todas as dicas pessoal...

Eu fui na ideia do Kim que pra mim é bem mais facil, pois tenho uma loja agropecuaria...

Peguei agora poco antes de fechar 3 agulhas que estavam jogadas la e a mais fininha de todas foi a que deu melhor resultado, ela é bem fina, mais fina que essas usadas para retirar sangue...
O ponteiro agora sobe mais devagar quase sem vibração, coisa minima mesmo só olhando bem de perto que se percebe, mas na quando o ponteiro desce, vibra que é uma beleza, bem antes de encostar no apoio.

Isso é normal ???
Amanha to pensando em comprar alguns metros de mangueira, essas no retorno dos bicos, pois vi que a mangueira que sai LDA é prensada, depois e um caninho e metal e no final essa mangueira preta igual a dos retorno...

Penso que uma mngueira mais macia ajude a amortecer a preção, pois a que esta intalada e de nylon.

Obrigado a todos...

Kim
15/04/2011, 22:34
FernandoCBS.

A agulha ficou justa na mangueira?

Colocou do lado do manômetro?

caso não tenha ficado justo, ou bem justo, pode colocar um pouco de fita isolante, como se fosse uma bucha.

Evite colocar do lado do motor, pois pode haver um efeito parecido com o Golpe de Ariate.

humbertodoria
19/05/2011, 08:14
bom dia gostaria de saber se alguem ja instalou o manometro na s10 2.8 pois estou com uma dificudade imensa em passar o tubo para dentro do carro sera que vcs tem alguma dica??? desde já grato

leobnaval
19/05/2011, 22:53
bom dia gostaria de saber se alguem ja instalou o manometro na s10 2.8 pois estou com uma dificudade imensa em passar o tubo para dentro do carro sera que vcs tem alguma dica??? desde já grato

Procura por onde entra os cabos e fiação original na cabine, que você acha...deve ser alguma borracha presa na lataria fazendo a vedação, geralmente fica na parede corta-fogo e/ou abaixo da cabine.

[]s

humbertodoria
20/05/2011, 08:15
Procura por onde entra os cabos e fiação original na cabine, que você acha...deve ser alguma borracha presa na lataria fazendo a vedação, geralmente fica na parede corta-fogo e/ou abaixo da cabine.

[]s
valeuw cara pela dica nao achei nada de borrachas por onde a fiaçao passa é uma curva muito fechada e a manguiera dobra entao tive que fazer um furo na parede corta fogo mesmo

humbertodoria
21/05/2011, 09:36
gostaria de saber se a pressaõ de 1.22 kg esta correta na s10 2.8 pois o manometro ta marcando isso de final valeuw!!