Conectar

Ver Versão Completa : Meu diferencial travou derrepente na rua!!

akio nishikawa
27/06/2008, 22:46
Boa noite galera!
:sad:

Depois de deixar por 2 semanas a minha viatura parada em casa, hoje resolvi tirar ela de la e trazer pra loja e fazer uma manutençao basica, verificar oleo, agua, freios, etc, pois amanha havera uma abertura de trilha e eu estava pensando em ir com ela. Porem....
...em plena avenida central da city dos ETs, sem mais e nem menos, a danada resolve dar uma travada feia, daquelas de arrastar os pneus...:evil: Foi so busina por todos os lados, que vergonha... que susto....corri na carroceria, peguei o triangulo e sinalizei, ainda bem que nao tinha ninguem colado na minha trazeira (oooa!!!vuei no gabirová!!). O cardan saiu com o tranco:pensativo:.Sem pensar 2 vezes, deitei em baixo da minha F, desparafusei a flange, parafusei e prendi novamente o cardan e tentei sair do lugar, liguei a traçao e consegui rodar uns metros para desobstruir a pista. Porem notei que pra traz ela anda (mesmo que um pouco presa) mas pra frente ta travada.tiramos as rodas na avenida mesmo pra ver se era algo com o freio,mas tava normal... Abrimos a tampa do diferencial trazeiro e pra surpresa, nenhuma gota de oleo!!:evil: Vasou tudo no gramado e eu nao notei esse vazamento... Agora pergunto:
- O que pode ter acontecido no diferencial, ja que nada quebrou (aparentemente) ??.Parece que o rolamento ta travado, mas seria isso mesmo?
Tambem eu poupei maiores esforços, chamei a plataforma e trouxe ela pra loja. Segunda vou desmontar...
Se alguem tiver alguma opiniao, ou se ja passou por isso, por favor deixe seu comentario, só nao vale sacanear!!:discordo:

Abraço a todos e bom fim de semana!!:p

BoaTrilha
27/06/2008, 23:08
eu iria chutar uma quebra de dentes.... e que os pedaços teriam entrado entre os outros...

isso até que é um pouco comum,

mas como vc disse que nada quebrou, não sei !!!

Alexandre Vaz Ferreira
28/06/2008, 12:39
Já passei por isso com lona de freio trazeira quebrada...

[]s sem ajudar muito

marno vescovi
29/06/2008, 12:16
metal trabalhando contra metal sem lubrificação = esquenta, resultado espande, espandiu já era... deu muita sorte de não ter virado um monte de farelo. he he he

uma lição pra ficar mais esperto .....:mrgreen::):shock:

akio nishikawa
29/06/2008, 16:21
{uma lição pra ficar mais esperto .....:mrgreen::):shock:[/quote]}
A questão :discordo: eh essa, ficar ou não esperto... fiz a manutenção mes retrazado, troquei oleo de motor, diferencial, cambio, :!:etc...praticamente não rodei com a viatura depois disso. Ela ficou parada num gramado no jardim de minha casa, e eu nunca iria imaginar um vazamento tão grande a ponto de zerar o oleo do diferencial.O problema eh que a junta da tampa do diferencial vazou.... e como estava na grama, passou despercebido... Não sei se tem alguem aqui que faz o checkup completo, inclusive verificando o nivel de oleo do diferencial antes de uma saidinha (de minha casa ate minha loja), eu pelo menos so verifico os itens mais basicos (agua,gasolina, oleo de motor e freios). Checagem de diferencial, pelo menos pra mim, faz parte de manutenção periodica (e isso eu faço sempre). De qualquer forma meu amigo, valeu pela dica!vou ficar mais esperto mesmo.... Abraços!

marno vescovi
29/06/2008, 17:46
não leve a mau meu amigo, mas é indiscutivel, não vi ate hoje um que não vaze oleo seja pelo diferencial, caixa de redução, cambio, luva de cardã, nas pontas dos eixos, é como se diz de praxe, he he he

é ficar de olho aberto, quando fazer revisão, ou for mexer nas juntas, tem que ficar examinando se não vaza, na minha f-75 do eixo dianteiro tive que fazer 3 juntas do trazeiro ja foram 2, só na ultima revisão, é normal, pq? até hoje eu não sei......

abraço:cool::cool:

Zepi
29/06/2008, 18:14
O bom é usar um cola de silicone em conjunto com a junta...bem passada num vaza mais....

Abs

marno vescovi
29/06/2008, 18:27
Bingo

foi o que eu fiz, sanduiche de junta...

akio nishikawa
29/06/2008, 19:10
Amanha cedo ja vou desmontar a danada pra ver realmente o que aconteceu, a junta eu ja providenciei sabado, fiz uma de curtiça emborrachada e tb. vou usar o silicone.:concordo:
Levantei as duas rodas trazeiras; depois de frias, parece que estao mais soltas (liberadas), mas não estão normais. Valeu pelas dicas, amanha vou postar o acontecido....Abraços...

rural willys 4x4
29/06/2008, 19:56
boa noite
use o silicone de cor vermelha(alta temperatura):palmas:,pois aquele transparente só serve para aquário.:discordo:
alguem saberia me dizer onde vai ao retentor interno das semi-arvores dianteiras?:parede:no catálogo de peças vai logo depois da cruzeta,dentro da bolota do munhão (onde vão os rolamentos pequenos do pino mestre).na minha rural não tem sinal de ter existido algum dia o tal retentor(falta espaço e não tem marca nas semi arvores).:!:

akio nishikawa
30/06/2008, 17:29
Olhem qual foi a causa real do travamento:
:putz::putz:A gaiola do rolamento interno que vai no eixo que liga o cardan desmanchou... por sorte (por Deus) os roletes não cairam no meio das engrenagens.... ai vão as fotos:
Ufa!!:roll:.... menos mal, :pensativo:so falta saber agora o preço dessa pecinha....
:(Ixi... 100 pilas o rolamento Koyo primeira linha...
Obrigado a todos!

Zepi
30/06/2008, 19:21
Koyo...100 reais?

Acho que vinha Tinkem de linha...
Já sei quel não comprar...se bem que pode ter havido erro na montagem...

Abraço

Zepi
30/06/2008, 19:24
boa noite
use o silicone de cor vermelha(alta temperatura):palmas:,pois aquele transparente só serve para aquário.:discordo:
alguem saberia me dizer onde vai ao retentor interno das semi-arvores dianteiras?:parede:no catálogo de peças vai logo depois da cruzeta,dentro da bolota do munhão (onde vão os rolamentos pequenos do pino mestre).na minha rural não tem sinal de ter existido algum dia o tal retentor(falta espaço e não tem marca nas semi arvores).:!:

Acho que ali não vai retentor...

Abraço

RogérioNunes
30/06/2008, 22:14
Não concordo não!!!Se vaza algum problema tem e isso não é normal em nenhum lugar, seja diferencial, câmbio ou qualquer outra parte.
Se ainda não viu, vou te apresentar minha F75 qua tá rodando todo dia o dia todo a 4 anos e atualmente sem vazamentos...mas todas as vezes que apareceram vazamentos tinha algo deteriorado.
O diferencial em particular tem um problema de vedação provocado pela frágil estrutura da tampa que se deforma com facilidade e não promove uma vedação estanque quando apertada.Ja´tive alguns problemas pra vedar algumas carcaças mas foram logo sanados usando juntas confeccionadas de papelão guarnital de 1/16" (1,5 mm) e junta líquida semi secativa, ótima por sinal, muito melhor que o silicone vermelho,recomendo.Em outros casos tive que trocar a tampa...

não leve a mau meu amigo, mas é indiscutivel, não vi ate hoje um que não vaze oleo seja pelo diferencial, caixa de redução, cambio, luva de cardã, nas pontas dos eixos, é como se diz de praxe, he he he

é ficar de olho aberto, quando fazer revisão, ou for mexer nas juntas, tem que ficar examinando se não vaza, na minha f-75 do eixo dianteiro tive que fazer 3 juntas do trazeiro ja foram 2, só na ultima revisão, é normal, pq? até hoje eu não sei......

abraço:cool::cool:

RogérioNunes
30/06/2008, 22:25
Os retentores dos semi-eixos dianteiros estão localizados na bola do eixo bem ao lado dos rolamentos da corôa.Para trocá-los é necessário remover os semi-eixos e depois a caixa satélite.
Melhor ainda que o silicone vermelho é a junta líquida semi secativa que geralmente é na cor branca fabricada, entre outros, pela 3M.RECOMENDO!

boa noite

RogérioNunes
30/06/2008, 22:30
Meu kmarada, vc teve muiiiiiiiiiiiita sorte mesmo!A algum tempo atrás um engesa andou sem óleo no diferencial e travou tb assim como o seu.Mas qdo abrí, alguns dentes da corôa tinham soldado no pinhão,fez maior estrago mas os rolamentos estavam inteiros ainda...
A primeira foto do pinhão me chamou atenção pela marca de contato deixada pela corôa...Se for essa a marca de contato, essa regulagem tá errada,cuidado na remontagem!!!

Olhem qual foi a causa real do travamento:
:putz::putz:A gaiola do rolamento interno que vai no eixo que liga o cardan desmanchou... por sorte (por Deus) os roletes não cairam no meio das engrenagens.... ai vão as fotos:
Ufa!!:roll:.... menos mal, :pensativo:so falta saber agora o preço dessa pecinha....
:(Ixi... 100 pilas o rolamento Koyo primeira linha...
Obrigado a todos!

akio nishikawa
01/07/2008, 09:47
Bom dia Zepi, blza?
O rolamento que estava ali era o SKF (made in England) K31520/4. Não sei se era o original de fabrica pois eu nunca abri o diferencial pra troca de componentes desde que comprei a viatura no ano passado. Vou cotar em alguns de meus fornecedores de rolamentos aqui da loja e ver se consigo preços melhores.O cara de uma loja aqui de Varginha me ofereceu esse Koyo primeira linha(R$100 conto) e um OUUUUTRO segunda linha (R$45,00), esse to fora!! Alem da junta de curtiça emborrachada eu vou usar o silicone pra alta temperatura (preto ou vermelho) ou o Vedador liquido semi-secativo(branco), ambos eu tenho aqui na loja.

snake
04/07/2008, 18:46
Cara, quando comprei minha Rural em março de 2006 iniciei uma revisão na mecânica toda dela. Algumas coisas fiz com um colega mecânico e outras fiz sozinho. Abri os diferenciais em abril de 2006 para verificar o estado das peças e eu não tinha juntas. Utilizei somente o silicone vermelho, para altas temperaturas.
Não há problemas até hoje (faz mais de dois anos).
Boa sorte!

Zepi
04/07/2008, 20:28
Bom dia Zepi, blza?
O rolamento que estava ali era o SKF (made in England) K31520/4. Não sei se era o original de fabrica pois eu nunca abri o diferencial pra troca de componentes desde que comprei a viatura no ano passado. Vou cotar em alguns de meus fornecedores de rolamentos aqui da loja e ver se consigo preços melhores.O cara de uma loja aqui de Varginha me ofereceu esse Koyo primeira linha(R$100 conto) e um OUUUUTRO segunda linha (R$45,00), esse to fora!! Alem da junta de curtiça emborrachada eu vou usar o silicone pra alta temperatura (preto ou vermelho) ou o Vedador liquido semi-secativo(branco), ambos eu tenho aqui na loja.

Beleza Amigo!
Cara esses TINKEM são muito bons, conversando com nosso colega Leopoldo, o mesmo me disse que seriam melhores que os SKF...
Na verdade na minha Rural até hoje nunca troquei rolamentos...(6 anos...)hehehehe!Só vi a marca na reduzida...duvido ser de uma reforma,já que tinha ferrugem(bem pouca...) na engrenagens...imagina quanto tempo não ficou parada...hehehe.Mas o do pinhão traseira tá na hora já tá na hora...mas daí trocarei todos...
Outra coisa o kit de rolamentos da Ensimec é TINKEM...deve ter algum fote motivo pra isso...rsrs

Abraço

akio nishikawa
04/07/2008, 22:26
Oi Zepi, ja troquei o rolamento e aproveitei pra trocar os retentores da ponta de eixo e dar uma revisao geral nos freios (burrinhos,lonas ). Agora so falta trocar os panelas dos freios, que estao gastas. Mais pra frente, assim que desafogar um pouco, vou colocar freios a disco.O motor 6 cilindros (GM)esta em faze final de montagem(retifica completa), acho que semana que vem ou na outra, começaremos a adaptaçao do cambio Clark 3 marchas da C-10. Vamos ver no que da!!
Abraços e bom fim de semana pra toda galera!!