Ver Versão Completa : Dúvidas sobre Bateria
leomichetti
26/06/2008, 07:33
Amigos,
Tenho algumas dúvidas qto à bateria do NIVA...a minha ficou 3 dias parada, sem eu utilizar o carro e foi pro saco, nem as luzes do painel ascendem, descarregou completamente.
Não me lembro a amperagem dela agora, só vendo lá denovo, mas ele não tem nem um ano de uso, não tenho som no carro e não ficou nada ligado. Ahhh...tenho vidros elétricos que devem estar ligados diretamente na bateria, pois funcionam mesmo com o carro desligado.
Bom, minhas dúvidas...
- Sem uso, totalmente parada, qto tempo uma bateria aguenta em média? Pois o antigo dono dizia só ligar o carro 1 vez por semana e com 3 dias me F#$%*.
- Qual a melhor amperagem para um jipe do porte do NIVA ?
- Marcas e modelos...? A minha é Krafta, acho que é isso.
- Levando em conta que eu tenha que ligar o carro ferquentemente pra não descarregar a bateria, qto tempo funcionando seria suficiente?
- No caso de não ficar ligando o carro e o mesmo ter que ficar parado por um tempo...seria bom desligar os cabos da bateria...desligo os dois ou somente um deles é o suficiente (essa é tosca eu sei, mas eletrecidade é meu ponto fraco, até chuveiro eu evito de mexer quando dá pau.)
Sei que assim que voltar a funcionar, seja com essa bateria dando carga nela ou uma nova (fela da pota, prestes a viajar pra STM e eu tendo mais gasto ainda), preciso levar num auto-elétrico e ver se tem algo roubando energia da bateria.
Alías, se eu der uma carga nessa bateria, ela volta a ficar 100% e com sua vida útil tb, ou só estou prorrogando meu problema...ela vai durar mais um tempinho e POFFF!!!
Falando sobre Carga...vou providenciar os cabos pra ter no carro em caso de ter que fazer uma "Chupeta", porém sempre vou precisar de outro carro, claro !!! Existe algum carregador que eu possa ter comigo nem que seja só pra ligar na bateria e conseguir dar a partida para que o alternador depois faça a parte dele e me tire do sufoco sem depender de outro carro ?
Achei esse aparelho em anexo da Black&Decker...alguém conhece, já usou e sabe dizer se é bom ?
[]´s
Léo.
leomichetti
26/06/2008, 09:07
Só para completar...caso esteja o problema no alternador,ou seja, ele não está carregando a bateria, qual o melhor modelo...original ou adaptar o do tempra de 90A ?
Essa adaptação pode ser feita por qualquer um...é fácil, precisa mudar muita coisa...Flugêncio meu filho se vc tiver um alternador aí, segura ele até eu descobrir qual é o problema !!!! hauhauuahah.
Só para completar...caso esteja o problema no alternador,ou seja, ele não está carregando a bateria, qual o melhor modelo...original ou adaptar o do tempra de 90A ?
Essa adaptação pode ser feita por qualquer um...é fácil, precisa mudar muita coisa...Flugêncio meu filho se vc tiver um alternador aí, segura ele até eu descobrir qual é o problema !!!! hauhauuahah.
Leo, tem algo estranho nesta estória... a bateria não descarrega dessa forma em três dias... muito provavelmente o problema não é a bateria, mas ela pode ter sido danificada e pode sim estar havendo fuga de corrente... o correto realmente é fazer uma revisão na parte elétrica em um lugar de confiança...
Devido aos sintomas, eu verificaria primeiro o regulador de voltagem antes de fazer qualquer outra coisa... se ele falha, acontece exatamente isso, a bateria fica sem carga, mesmo com o alternador funcionando perfeitamente.
Um cabo de chupeta realmente é uma boa ter... boa sorte!
[]s :concordo:
Otávio Luiz
26/06/2008, 11:39
Sobre o alternador: na minha opinião só vale a pena trocar o original (se não me engano é de 52A/h?!?) por outro mais potente (o mais usado é o do Tempra de 90A/h) se você tiver váááátios faróis auxiliares, guincho, um baita som, etc...
Veja bem, os alternadores carregam a bateria sempre que o carro está ligado, e também fornecem a energia necessária p/ os equipamentos elétricos. A bateria funciona quando o alternador está desligado, ou quando o mesmo não consegue fornecer toda energia consumida. Neste caso se faz necessário um alternador mais potente, para que não seja necessário utilizar a bateria quando da viatura (e o alternador é claro!) ligada.
O alternador de 52A/h carrega 52 amperes por hora e o de 90A/h adivinha?!?
Então se o seu consumo de energia é pequeno o alternador de 90A/h apenas vai carregar sua bateria mais rápido, enquanto se o consumo for grande o original não vai dar conta do recado e a bateria descarrega ao invés de carregar.
Amigos,
Tenho algumas dúvidas qto à bateria do NIVA...a minha ficou 3 dias parada, sem eu utilizar o carro e foi pro saco, nem as luzes do painel ascendem, descarregou completamente.
Não me lembro a amperagem dela agora, só vendo lá denovo, mas ele não tem nem um ano de uso, não tenho som no carro e não ficou nada ligado. Ahhh...tenho vidros elétricos que devem estar ligados diretamente na bateria, pois funcionam mesmo com o carro desligado.
Bom, minhas dúvidas...
- Sem uso, totalmente parada, qto tempo uma bateria aguenta em média? Pois o antigo dono dizia só ligar o carro 1 vez por semana e com 3 dias me F#$%*.
- Qual a melhor amperagem para um jipe do porte do NIVA ?
- Marcas e modelos...? A minha é Krafta, acho que é isso.
- Levando em conta que eu tenha que ligar o carro ferquentemente pra não descarregar a bateria, qto tempo funcionando seria suficiente?
- No caso de não ficar ligando o carro e o mesmo ter que ficar parado por um tempo...seria bom desligar os cabos da bateria...desligo os dois ou somente um deles é o suficiente (essa é tosca eu sei, mas eletrecidade é meu ponto fraco, até chuveiro eu evito de mexer quando dá pau.)
Sei que assim que voltar a funcionar, seja com essa bateria dando carga nela ou uma nova (fela da pota, prestes a viajar pra STM e eu tendo mais gasto ainda), preciso levar num auto-elétrico e ver se tem algo roubando energia da bateria.
Alías, se eu der uma carga nessa bateria, ela volta a ficar 100% e com sua vida útil tb, ou só estou prorrogando meu problema...ela vai durar mais um tempinho e POFFF!!!
Falando sobre Carga...vou providenciar os cabos pra ter no carro em caso de ter que fazer uma "Chupeta", porém sempre vou precisar de outro carro, claro !!! Existe algum carregador que eu possa ter comigo nem que seja só pra ligar na bateria e conseguir dar a partida para que o alternador depois faça a parte dele e me tire do sufoco sem depender de outro carro ?
Achei esse aparelho em anexo da Black&Decker...alguém conhece, já usou e sabe dizer se é bom ?
[]´s
Léo.
Leo, uma boa bateria agüenta muito mais do que 3 dias parada. Há poucos dias, dei aprtida no Niva 98 de um amigo, que ficou por cerca de 30 dias parado, e não houve problema (a bateria não havia sido desconectada). Provavelmente, a sua bateria foi para o saco (nunca ouvi falar desta marca, imagino que seja de terceira linha :mrgreen:).
Entretanto, pode ser que esteja havendo uma fuga de corrente no seu Niva. É bom você levar o carro a um bom eletricista, para que ele teste a bateria, o alternador, o regulador de voltagem e verifique se está havendo alguma fuga de corrente.
Caso seja necessário trocar a bateria (no mínimo 60 Ah, eu uso uma de 75 Ah), não economize, compre uma de boa procedência. Eu uso as baterias Moura há muito tempo, são bastante duráveis, nunca tive problemas com elas. Há outras boas marcas, tais como Heliar, Delco, Durex, etc...
Amigo como já foi dito algo se passa com o seu niva ou a sua bateria,uma bateria nova não descarrega assim...o meu niva estava parado á mais de 1 mês e pegou á primeira...
No entanto no Inverno fiquei a pé porque a minha antiga bateria já estava nas ultimas (bosh silver),agora tenho tenho uma tudor.
leomichetti
26/06/2008, 12:24
Essa minha bateria, já havia sido descarregada, pois como meu niva ficou na oficina por 3 semanas parado esperando peça e os mecânicos ligando lampada pra encher o motor no escuro...quando enfim ficou td pronto, precisamos dar uma carga lenta nela. Isso pode ter deixado ela ruim, não pode?
Aliás eu não vi ele dando a carga lenta como falou...ele tb pode ter só dado o suficiente pra ligar e carregar até eu poder sair, como antedi bastante depois acabei não percebendo, pois ligava no estalo...agora que dei a parada percebi.
Claro, não descartando os possíveis problemas de alternador, regulador de voltagem e tal.
Sobre meu gasto de energia, tenho dois milhas retangulares e dois grandes redondos e vidros elétricos.
Léo.
emtsuhako
26/06/2008, 13:39
Leo, tem que tomar cuidado com as indicações alternativas para o regulador de voltagem... comprei um na Sarancar e o auto-eletricista disse que não servia... até ligou conforme recomendação dada a mim pelo vendedor, porém, ao ligar o motor, os picos de voltagem chegavam quase aos 16V... Depois comprei um indicado neste Fórum, mesmo problema... picos de voltagem batendo nos 16V... enfim, cansei de gastar dinheiro à-toa e estou importanto um regulador de voltagem original. Em tempo, regulador de voltagem quebrado pode reduzir a vida útil da bateria, como foi o meu caso... foi pro saco em menos de 1,5 anos.
Buenas pessoal!
Aproveitando o tópico:
Estou querendo instalar um amperímetro no Charrua, mas não quero que toda a corrente passe pelo painal. Estou querendo usar um amperímetro analógico com shunt externo.
Alguém usa este tipo de amperímetro ou sabe de algum fornecedor?
Um abraço,
Jfranck:concordo:
emtsuhako
26/06/2008, 17:49
Colega, pra que serve esse "shunt externo"? Qual a vantagem disso? Eu tenho um amperímetro analógico do Laika e pretendo instalá-lo no meu Niva, mas, pergunto, é só ligar nos pólos das baterias? Ou tem macete?
Leo,
Passei um bom tempo dando partida no meu carro uma vez a cada 15 ou 20 dias, e sempre com a mesma bateria, uma Moura de 60A que durou uns 4 anos. Antes tive uma Heliar que sofreu na mão de um regulador externo adaptado, e mesmo assim durou uns dois anos e meio. São baterias que valem cada centavo. O dia que você estiver boiando em dinheiro pode comprar também Bosch, Magneti Marelli ou Delco.
Seu problema, como o pessoal já disse aqui, pode ser um consumidor qualquer com problemas (curto, por exemplo). Você mesmo já intuiu que o vidro elétrico pode ser o culpado. Você pode ter problemas na fiação, ou a turma da mecânica pode ter estragado sua bateria.
O certo seria dar uma geral na parte elétrica, mas isso vai te custar tempo e dinheiro. No sufoco, você pode levar para alguém verificar a instalação do vidro elétrico. Seeeee você estivesse com a mão na bufunfa (uêpa!), eu te recomendaria levar numa oficina Bosch Service. Essas oficinas são avaliadas constantemente pela Bosch e morrem de medo de uma reclamação. Veja aqui: http://www.bosch.com.br/br/boschservice/motorista_principal.asp
Respondendo suas perguntas:
1) Depende de quantos consumidores "permanentes" você tem (tipo, receptor/luzinha de controle remoto), do estado de sua instalação e da capacidade da bateria.
2) Se seu carro estivesse original a melhor amperagem seria a indicada no manual. Se não, o ideal é somar todas as amperagens dos seus consumidores. Comece com a amperagem indicada no manual e vá somando o vidro elétrico, os faróis extra e o som. Compre uma bateria desse tamanho ou maior. Logo que puder pegue um alternador melhor também.
3) Aquelas que citei acima. Das baratas, a Kral (apesar do nome) é bastante boa.
4) Depende de um monte de coisas: quanto gasta com o carro parado, quanto gasta para dar partida, estado da bateria, e principalmente a capacidade do alternador. Em geral, só esquentar o motor não vai funcionar por muito tempo.
5) É bom desligar a bateria sim. Comece pelo cabo do negativo (terra), aquele que vai para a lataria. Salvo opiniões mais respeitáveis (hello Sukys) isso é suficiente. Se quiser fazer o serviço completo desligue depois o positivo. Ao ligar faça o caminho contrário. Não se assuste se ao ligar o negativo sair uma faisquinha: desde que você não toque nos dois polos ao mesmo tempo, tudo bem. Fui tosco?
6) Se você der uma carga sua bateria vai durar algum tempo, mas não vai voltar a ficar 100%. Porém veja esse exemplo: Antes de mudar para São Paulo achei num canto da garagem a primeira bateria que pus no carro, uma Heliar, parada a 4 anos! Dei carga, instalei, viajei de noite para SP e estou rodando faz mais que um mês com ela. Mas o amperímetro está me avisando que ela vai morrer de novo . E a bateria boa está no porta-malas.
7) Cabo de bateria, escolha assim: Bom isolamento, garra grande e cabo grosso (ui!). É sério! Uma vez não consegui dar partida com outra bateria porque os cabos eram de baixa qualidade.
8) A utilidade desse tipo de aparelho é questionável. Acho que você gasta melhor essa grana revisando sua parte elétrica ou comprando uma outra bateria.
Abraços prolixos.
Valdomiro
BACALHAU
26/06/2008, 22:30
Colega, pra que serve esse "shunt externo"? Qual a vantagem disso? Eu tenho um amperímetro analógico do Laika e pretendo instalá-lo no meu Niva, mas, pergunto, é só ligar nos pólos das baterias? Ou tem macete?
Edson,
O "Shunt", a grosso modo, é uma resistência externa, colocada em paralelo com a bobina do galvanômetro, que divide a corrente (amperagem) que passa pelo circuito a ser medido. Se essa corrente passasse toda pelo bobina do aparelho, ele queimaria. O valor dessa resistência é calculado por ocasião da construção do amperímetro em função do valor de corrente que ele vai medir.
O amperímetro NÃO é ligado aos pólos da bateria. Ele é ligado em SÉRIE com o circuito a ser medido. Ou seja, entre o pólo positivo (+) e a carga.
O Voltímetro é que você liganos pólos da bateria, respeitando a polaridade.
GALVANÔMETRO: Instrumento com que se medem pequenas correntes, ou pequenas tensões, baseado na deformação que forças eletromagnéticas provocam num sistema mecânico elástico, e geralmente oscilante. Ou seja, os instrumentos analógicos de medição que costumamos a ver: Voltímetros, amperímetros, VU meter, marcadores de gasolina, etc.
BACALHAU
26/06/2008, 23:03
Léo,
Pegue a sua bateria e leve-a em um auto-elétrico. Lá eles têm condições de avaliar se ainda tem salvação ou não. Normalmente eles têm um testador. Se tiver condições, coloque-a numa carga lenta. Deixe-a lá por 24 horas. Quando for retirá-la, peça para testar de novo.
Sendo a sua bateria (já recarregada) ou uma nova, coloque-a no seu carro e só ligue o negativo, com TUDO desligado: ignição, rádio, faróis, portas fechadas (luz de cortesia), etc.
Coloque um multímetro (pode ser um desses de camelô "made in Paraguai" de R$ 10,00) na escala de Ampéres mais alta e uma ponta no positivo da bateria e a outra ponta no fio do positivo que você previamente desconectou. O aparelho deve marcar zero, caso contrário alguma coisa está ligada ou roubando carga. Aí, vá por eliminação. Desconecte o fio positivo do rádio, retire o fúsivel dos elevadores dos vidros, desligue o alarme se tiver. Enfim, uma coisa de cada vez. Se você não localizar o "ladrão" de corrente, a solução é desligar um dos cabos da bateria quando não estiver usando o carro, até levá-lo no eletricista.
ATENÇÃO: Se você não estiver seguro de conseguir seguir estas instruções de uso do multímetro, NÃO faça. Procure um eletricista. Embora as tensões envolvidas nesse teste com o carro desligado não coloquem em risco a sua integridade física, podem ocorrer danos ao instrumento ou equipamentos do veículo por imperícia.
Se nenhum "ladrão" for encontrado, parta para o circuito gerador/regulador de tensão.
Um teste que já fiz para ver se o alternador está carregando a bateria, na falta de equipamentos adequados é o seguinte:
Com o motor do carro ligado e levemente acelerado, desconecto o positivo da bateria. O carro não deve morrer. Ao aproximar de novo o cabo do pólo positivo, deve haver uma pequena centelha. Mas, repito, este é apenas um teste emergencial na falta de equipamentos adequados.
O ideal é uma revisão adequada por parte de um eletricista.
Em relação ao aparelho que você colocou foto, eu preferiria comprar uma boa bateria, dar uma revisada na elétrica e, quem sabe, um bom alternador.
Zabumbas e boa $orte
leomichetti
27/06/2008, 08:26
Amigos,
Essas dicas estão me ajudando bastante...ainda não consegui realizar nenhum teste por falta de tempo memo.
Ontem fiz "chupeta" com o carro e andei com ele um pouco para dar tempo de carregar um pouco a bateria. Hoje farei o mesmo assim que chegar em casa e como chego tarde, somente no sábado poderei levar o carro num auto-elétrico. Antes passarei na casa de Baterias e vou fazer alguns testes nela tb...e chegar se a água dela está ok....pois me ocorreu que pode ser isso, acho que a minha vai água e espero não ter colado as plaquetas por falta disso.
No auto-elétrico será rápido pois não tenho som e nem alarme...somente os milhas achar o "ladrão" será fácil...espero não encontrar os "Vilões" (alternador e outros mais caros)
Léo.
emtsuhako
27/06/2008, 18:19
Edson,
O amperímetro NÃO é ligado aos pólos da bateria. Ele é ligado em SÉRIE com o circuito a ser medido. Ou seja, entre o pólo positivo (+) e a carga.
Santo Bacalhau!!! Vc salvou meu amperímetro, que tanto custei a encontrar! Este final de semana eu estava pensando em ligá-lo, só que diretamente na bateria, como um voltímetro... afê!!! Santa ignorância a minha... :(
Valeu pela explicação!
Melhor eu pedir a um auto-elétrico instalar...
Luciano SHAKALL
27/06/2008, 20:24
" ... O amperímetro NÃO é ligado aos pólos da bateria. Ele é ligado em SÉRIE com o circuito a ser medido. Ou seja, entre o pólo positivo (+) e a carga..."
"... Santo Bacalhau!!! Vc salvou meu amperímetro ... estava pensando em ligá-lo, só que diretamente na bateria, como um voltímetro... afê!!! Santa ignorância a minha ... :( ... Melhor eu pedir a um auto-elétrico instalar..."CAmaRAdas, anexo uma reportagem antiga da Revista OFICINA MECÂNICA, que fala justamente em instalação de Amperímetro (e Voltímetro) .... :concordo:
[]'s
Bom, posso dar minha contribuição. Sofri muito com isto e gastei também.
Troquei tudo, testei cada fusível e seus acessório corespondente e no final vi que era o cabo que sai do alternador para a bateria que estava ruim e frouxo. Tudo isto num Monza de minha mulher.
Comprei um aparelho chamado Start Jumper. Ele dá um coice na bateria e faz ligar na marra. É muito útil. Pode ser encontrado na Planet Imports ou as vezes no Mercado Livre. Já me tirou de boas. Vale cada centavo.
http://www.ferramentasplaneta.com.br/ImageGallery/ImagePreview.aspx?id=c2928aed-ec2b-41e8-afc5-1bd0db039b5a&m=2&c=77664a92-9859-4d94-86be-016721786908&i=076b1873-d681-4763-9d98-715c06e37451
shuther4x4
27/06/2008, 20:50
Ano passado perdi uma bateria por curto. Cheguei a noite em casa depois de uma chuva e no dia seguinte nada de partida. Fiz chupeta (ops!!!!!) andei e no outro dia a mesma coisa. Levei num auto elétrico e o problema era bateria. Coloquei uma de 80 amperes. No outro dia adivinhem. Levei de volta, testou tudo, deu uma nova carga e não descobriu. No outro dia a mesma coisa. Aí adaptei uma chave geral. Depois, mechendo nos fios da bateria. Por sorte, sorte mesmo, encostei o braço no MOTOR DO LIMPADOR, Senti algo estranho e tchan: Ele não estava "fununciando". Descobri que ele estava em curto (torrado). Troquei o mesmo e depois disso tudo ok. Mas continuo usando a chave geral. Então, ás vezes pode ser uma coisa tão simples (ou não) que é até difícil de descobrir. Mas pode ter certeza que se sua bateria estiver razoável, tem curto aí. Melhor descobrir logo do que ficar FAZENDO CHUPETA toda hora!!!!
Abraços.
Fábio.
Pense na possibilidade de uma chave geral, em algumas situações ela pode ser bem útil, só não me pergunte quais!!!!!
emtsuhako
27/06/2008, 20:50
Boa Luciano! Excelente e didática essa matéria! Vou me guiar por ela. Obrigado!
Edson,
Tens certeza que é um amperímetro?
O Laika tinha um voltímetro, também tenho um.
Neste caso deves ligar em paralelo com a bateria.
Um abraço,
Jfranck:concordo:
O Laika tinha um voltímetro, também tenho um.
Isso mesmo, o instrumento do Laika é um voltímetro, não amperímetro!
[]s!
emtsuhako
28/06/2008, 17:45
Foi mal... o que tenho em mãos é um voltímetro do Laika... viajei... Mas vou ligá-lo mesmo assim... e depois procurar um amperímetro...
amperimetro para ver o consumo da carga não...
leomichetti
30/06/2008, 07:06
Amigos,
Agora cag%# de vez !!! Como se não bastasse esse meu problema de bateria e pelos testes que fiz no auto-elétrico é o alternador que tá no limite...sem falar na minha bateria tb precisa de uma carga descente, o comutador de partida que já parecia dar sinais de estar ruim...pifou!
O carro fica ligado direto e mesmo que eu desligue ele na marra, engatando uma 5ª marcha e deixando ele morrer, o painel fica acesso direto como se a chave permanecesse virada. Tô tendo que desligar os cabos da bateria pra deixar o carro parado por algum tempo.
Tá ficando difícil assim...
Digger, daqui um pouco se começar a me afundar, quando anunciar o seu...se resolver vender mesmo...anuncia o meu aí tb...hauhauhuaua. Já estou ficando sem paciência pra todo final de semana ter que resolver alguma coisa e não conseguir curtir com a família o carro em passeios.
Léo.
...estou ficando sem paciência pra todo final de semana ter que resolver alguma coisa e não conseguir curtir com a família o carro em passeios.
Léo, agüenta mais um pouco! Vai passar o carro adiante depois de ter acertado (quase) tudo? Carro usado é f*** mesmo.
Uma carga decente (leeenta) da bateria está entre 10 e 20 reais. O alternador, muitas vezes uma simples limpeza e ajuste põe ele para funcionar de novo. Verifique o estado da fiação, é barato também.
Mas o comutador... bem... se você achar um eletricista caprichoso pode ser que ele dê um jeito. O meu foi condenado uns três anos atrás, mas continua funcionando. O ideal seria trocar, mas aí....
Pelo menos parece que a o responsável pela descarga da sua bateria já está identificado.
[]s
Valdomiro
leomichetti
30/06/2008, 08:36
Léo, agüenta mais um pouco! Vai passar o carro adiante depois de ter acertado (quase) tudo? Carro usado é f*** mesmo.
Uma carga decente (leeenta) da bateria está entre 10 e 20 reais. O alternador, muitas vezes uma simples limpeza e ajuste põe ele para funcionar de novo. Verifique o estado da fiação, é barato também.
Mas o comutador... bem... se você achar um eletricista caprichoso pode ser que ele dê um jeito. O meu foi condenado uns três anos atrás, mas continua funcionando. O ideal seria trocar, mas aí....
Pelo menos parece que a o responsável pela descarga da sua bateria já está identificado.
[]s
Valdomiro
Pois é...eu vi no aparelho quando estávamos medindo e o ponteiro estava pouco depois da faixa "baixo"...ficando no "ok". Quando eu ligava só os faróis simples ele caia para o "baixo". Nessa hora encontramos o safado !
Até então td bem...aí fui desligar o carro e negociar o serviço...foi aí que o outro fela da pota resolveu aparecer e o carro não desligou mais !!!
Até agora, desde que peguei o carro e que não estava com nenhum problema e que começou td um atrás do outro, já foram 2 mil reias...td bem que a maior parte com com estética (lanternagem e pinutra), pois a mecânica está confiante (único problema foi de arranque, automático e bendix)e a parte elétrica parecia estar ok.
Como o NIVA é meu único carro e com criança pequena não dá pra ficar a pé...se continuar me sacaneando esse carro vai pra frente !
Ainda mais agora que estou em processo de mudança de residência e gastando tb com isso...Pretendo segurar mais essa piroc@ hehehe, depois disso começo a pensar em Vendas e Trocas.
Léo.
Flugêncio
30/06/2008, 09:49
Amigos,
Agora cag%# de vez !!! Como se não bastasse esse meu problema de bateria e pelos testes que fiz no auto-elétrico é o alternador que tá no limite...sem falar na minha bateria tb precisa de uma carga descente, o comutador de partida que já parecia dar sinais de estar ruim...pifou!
O carro fica ligado direto e mesmo que eu desligue ele na marra, engatando uma 5ª marcha e deixando ele morrer, o painel fica acesso direto como se a chave permanecesse virada. Tô tendo que desligar os cabos da bateria pra deixar o carro parado por algum tempo.
Tá ficando difícil assim...
Digger, daqui um pouco se começar a me afundar, quando anunciar o seu...se resolver vender mesmo...anuncia o meu aí tb...hauhauhuaua. Já estou ficando sem paciência pra todo final de semana ter que resolver alguma coisa e não conseguir curtir com a família o carro em passeios.
Léo.
Quem não se comunica, se trumbica...
Léo,
Pelo valor que vc pagou no motor de arranque, comigo vc teria levado um motor de arranque, um alternador, um miolo/comutador e ainda sobrava dindin.
Veja um dia aí, apareça na Vila da Penha e fazemos um DAG.
leomichetti
30/06/2008, 12:01
Quem não se comunica, se trumbica...
Léo,
Pelo valor que vc pagou no motor de arranque, comigo vc teria levado um motor de arranque, um alternador, um miolo/comutador e ainda sobrava dindin.
Veja um dia aí, apareça na Vila da Penha e fazemos um DAG.
Fala Flugêncio...
O problema é que na época vc já tinha vendido o arranque eu acho...só ficou o bendix, que aliás temos que marcar pra eu te devolver e o carro não tava ok pra levar até aí na vila da penha...
Que negócio é esse de DAG ? Seja o que for, se for barato to fazendo...rsrsrsr. Pelo que vi meu alternador precisa só de um reparo mesmo...não precisa trocar, mas o comutador já não sei não...embora não tenha visto o estado dele, pelo que estou sentindo...terá que ser trocado.
Vamos ver um dia sim e marcamos num final de semana, pois durante é praticamente impossível. Acho que o pior de td é tempo tb...é nessas horas que sinto falta de SP...pois até de domingo se encontra oficinas abertas até o meio dia. Aki no RJ eu tenho somente o sabado pra fazer toda a correria até meio dia tb, pois depois disso td fecha...incrível. Por exemplo...sábado agora, eu às 8hs em ponto estava na casa de baterias esperando abrir pra ser atendido...abriu por volta das 8:20...quando sai de lá com um possível diagnóstico indo pro auto-elétrico, cheguei por volta das 10:45hs...e o cara olhou rapidamente, disse qual o problema, mas já estava atribulado de carros e não poderia mais pegar serviços pois parava às 12hs. Fui em outros lugares, mas mesmo que ficassem mais tempo aberto, as auto peças fechavam e não poderíam fazer nada...
Só precisava de mais tempo e disponibilidade das oficinas e já tinha dado uma geral e deixado o NIVA ok para uso sem problemas.
Flugêncio
30/06/2008, 13:59
Fala Flugêncio...
O problema é que na época vc já tinha vendido o arranque eu acho...só ficou o bendix, que aliás temos que marcar pra eu te devolver e o carro não tava ok pra levar até aí na vila da penha...
Que negócio é esse de DAG ? Seja o que for, se for barato to fazendo...rsrsrsr. Pelo que vi meu alternador precisa só de um reparo mesmo...não precisa trocar, mas o comutador já não sei não...embora não tenha visto o estado dele, pelo que estou sentindo...terá que ser trocado.
Vamos ver um dia sim e marcamos num final de semana, pois durante é praticamente impossível. Acho que o pior de td é tempo tb...é nessas horas que sinto falta de SP...pois até de domingo se encontra oficinas abertas até o meio dia. Aki no RJ eu tenho somente o sabado pra fazer toda a correria até meio dia tb, pois depois disso td fecha...incrível. Por exemplo...sábado agora, eu às 8hs em ponto estava na casa de baterias esperando abrir pra ser atendido...abriu por volta das 8:20...quando sai de lá com um possível diagnóstico indo pro auto-elétrico, cheguei por volta das 10:45hs...e o cara olhou rapidamente, disse qual o problema, mas já estava atribulado de carros e não poderia mais pegar serviços pois parava às 12hs. Fui em outros lugares, mas mesmo que ficassem mais tempo aberto, as auto peças fechavam e não poderíam fazer nada...
Só precisava de mais tempo e disponibilidade das oficinas e já tinha dado uma geral e deixado o NIVA ok para uso sem problemas.
Léo,
DAG = Dia de Acão de Graxa
Geralmente utilizamos este dia pra resolver/revisar algumas coisas em nossas viaturas.
Leve seu Niva no Dino, no Recreio dos Bandeirantes, vizinho a Amoedo, com certeza ele lhe ajudará da melhor maneira e fica mais perto pra vc. Pois se tem que trocar algo no seu alternador, vai ser uma nova saga.
Aqui na Vila da Penha, as autopeças fecham por volta das 14hs no sábado, no domingo tem uma que abre até o meio dia.
E STL esfriou?
leomichetti
30/06/2008, 14:17
Léo,
DAG = Dia de Acão de Graxa
Geralmente utilizamos este dia pra resolver/revisar algumas coisas em nossas viaturas.
Leve seu Niva no Dino, no Recreio dos Bandeirantes, vizinho a Amoedo, com certeza ele lhe ajudará da melhor maneira e fica mais perto pra vc. Pois se tem que trocar algo no seu alternador, vai ser uma nova saga.
Aqui na Vila da Penha, as autopeças fecham por volta das 14hs no sábado, no domingo tem uma que abre até o meio dia.
E STL esfriou?
Hummm...estou precisando de um dia desses mesmo.
Eu tenho um contato antigo do Dino, nem sei se o tel é o mesmo...vc tem algum? ou o endereço dele mesmo...estou esperando uma resposta do Alexandre da Araucária...sei que vc não é muito fã de lá...hahaha, mas pra ter uma idéia de o que fazer e qto gastar e o provável tempo que isso vai levar, já é um começo.
STL tá por enquanto congelado...até eu ver isso td e sentir firmeza no carro, prefiro não arriscar e acabar atrapalhando o comboio e a viagem de todos.
Nova saga ?!? Acho que estou procurando essas oficinas conhecidas e do meio mesmo justamente por já saberem dos macetes e os buracos de onde encontrar as peças...pois essas oficinas normais e auto-elétricos, embora tenham boa vontade ou até sejam safos...por não conhecer o NIVA, ficam de braços amarrados.
Abraços,
Léo.
Flugêncio
30/06/2008, 15:48
Hummm...estou precisando de um dia desses mesmo.
Eu tenho um contato antigo do Dino, nem sei se o tel é o mesmo...vc tem algum? ou o endereço dele mesmo...estou esperando uma resposta do Alexandre da Araucária...sei que vc não é muito fã de lá...hahaha, mas pra ter uma idéia de o que fazer e qto gastar e o provável tempo que isso vai levar, já é um começo.
STL tá por enquanto congelado...até eu ver isso td e sentir firmeza no carro, prefiro não arriscar e acabar atrapalhando o comboio e a viagem de todos.
Nova saga ?!? Acho que estou procurando essas oficinas conhecidas e do meio mesmo justamente por já saberem dos macetes e os buracos de onde encontrar as peças...pois essas oficinas normais e auto-elétricos, embora tenham boa vontade ou até sejam safos...por não conhecer o NIVA, ficam de braços amarrados.
Abraços,
Léo.
Se precisar, posso lhe emprestar um alternador original em perfeito funcionamento.
Se problema for só este, tá fácil de resolver. Tenho tb o comutador com o miolo da ignição e chave.
No comboio, se quebrar, rebocamos ou esperamos o guincho, sozinho vc não ficará.
leomichetti
30/06/2008, 16:05
Se precisar, posso lhe emprestar um alternador original em perfeito funcionamento.
Se problema for só este, tá fácil de resolver. Tenho tb o comutador com o miolo da ignição e chave.
No comboio, se quebrar, rebocamos ou esperamos o guincho, sozinho vc não ficará.
No caso do comutador...precisa ser o comutador com o miolo ou pode ser somente o comutador. Em ambos os casos...qual o valor ? Pois emprestado resolve temporariamente o problema...preciso de algo que fique definitivo. E o alternador ? Qual o valor ?
Depois disso achar alguém que conheça e troque isso td deve ser mais fácil...quer incluir sua mão de obra nessa história tb...??? huahuauah
Abraços
Léo.
Flugêncio
30/06/2008, 18:43
No caso do comutador...precisa ser o comutador com o miolo ou pode ser somente o comutador. Em ambos os casos...qual o valor ? Pois emprestado resolve temporariamente o problema...preciso de algo que fique definitivo. E o alternador ? Qual o valor ?
Depois disso achar alguém que conheça e troque isso td deve ser mais fácil...quer incluir sua mão de obra nessa história tb...??? huahuauah
Abraços
Léo.
Lhe enviei uma MP.
leomichetti
01/07/2008, 07:11
Lhe enviei uma MP.
Respondido...
To começando a ver uma luz no fim do túnel, tomará não ser um trem vindo de frente, kkkk
pedrodoniva
30/09/2008, 19:01
Galera, o meu Niva resolveu ficar difícil de pegar... Tipo, no Domingo uso o bicho o dia inteiro...na Segunda já está com a bateria arriada... Não existe a possibilidade de estar ocorrendo fuga de energia pois eu sempre desligo a chave geral quando saio dele.
E aí? Alternador? Bateria? Onde eu devo fuçar?
A bateria não é velha, tem uns 2 anos, de 55 amperes... Tenho zilhões de coisas ligadas nela, som, 4 faróis de milha, buzina marítima e todos os acessórios 12 volts internos... Será que existe algo do tipo consumir mais energia do que carregar??
Se for alternador, alguém já colocou algum nervoso? Que carregue bem?
Abraços!
Galera, o meu Niva resolveu ficar difícil de pegar... Tipo, no Domingo uso o bicho o dia inteiro...na Segunda já está com a bateria arriada... Não existe a possibilidade de estar ocorrendo fuga de energia pois eu sempre desligo a chave geral quando saio dele.
A bateria não é velha, tem uns 2 anos, de 55 amperes... Tenho zilhões de coisas ligadas nela, som, 4 faróis de milha, buzina marítima e todos os acessórios 12 volts internos... Será que existe algo do tipo consumir mais energia do que carregar??
Abraços!
Pedro, a maioria das baterias de boa procedência tem hoje em dia 2 anos de garantia. Depois dos 2 anos, poderá pifar, embora isto não seja a regra. Minhas últimas baterias, todas da marca Moura, duraram cerca de 3 anos, ou um pouco menos.
Qual é a marca de sua bateria?
Qual é a extensão da garantia dela? 1 ano? 2 anos?
Você roda bastante com o Niva, ou ele fica parado por muito tempo?
Quando ele roda, é por percursos longos ou curtos?
De noite ou de dia?
De qualquer modo, já posso adiantar que 55 Ah servem para um Niva básico, no seu caro, é melhor instalar uma bateria de 65 Ah. Foi o que eu fiz, para garantir o uso de meus faróis baixo/alto (90/100W), de neblina (55 W) e de longo alcance (100W), todos com relés.
Olha, se vc desliga a geral, o consumo médio de energia está mais alto que o processo de recarga. Combine isto com algum fio em curto, alternador ineficiente e bateria vencida. Coloquei um alternador de Tempra e melhorou muito. Ele tem 90 amp. Não é difícil a adaptação. Também não é muito difícil achar um usado. A troca da bateria também acho necessária pra garantir.
Otávio Luiz
01/10/2008, 08:53
Vai numa auto-elétrica que os caras medem se o alternador está carregando e se a bateria está segurando carga.
Se você desliga a chave geral só pode ser um dos dois (não carrega/não segura carga).
Abraços!
:pensativo: Não seria o famigerado regulador de voltagem :?: Vc nota queda de energia mesmo com ele em uso :?:
pedrodoniva
01/10/2008, 12:52
:pensativo: Não seria o famigerado regulador de voltagem :?: Vc nota queda de energia mesmo com ele em uso :?:
Quando o carro tah ligado em marcha lenta, as luzes ficam bem fracas, quando eu acelero fica muito mais intenso...Parece que tá ligado num dínamo hehehehehehe
Regulador de voltagem tem o poder de nao deixar o veiculo ser ligado facilmente?
Abraço
Quando o carro tah ligado em marcha lenta, as luzes ficam bem fracas, quando eu acelero fica muito mais intenso...Parece que tá ligado num dínamo hehehehehehe
Regulador de voltagem tem o poder de nao deixar o veiculo ser ligado facilmente?
Abraço
Não sei explicar tecnicamente como funciona o regulador :rolleyes:, mas o que sei é que ele pode impedir que a bateria seja carregada pelo alternador... e com a bateria fraca, já sabemos... :-|
Maaaas :stop:, com esse novo "sintoma" de "dínamo"... sei não... :pensativo:
Abraço
Sintoma típico de bateria fraca! Leve a um eletricista e peça para testar a bateria!
Otávio Luiz
01/10/2008, 16:21
O regulador de voltagem faz parte do alternador, em alguns ele é interno (junto ao alternador), no Niva ele é externo.
Se ele não estiver funcionando direito não carrega a bateria...:pensativo:
Tem um tópico beeeeeem extenso sobre isso aqui no fórum.
Luciano SHAKALL
04/10/2008, 04:48
" ... O regulador de voltagem faz parte do alternador, em alguns ele é interno (junto ao alternador), no Niva ele é externo ...
Tem um tópico beeeeeem extenso sobre isso aqui no fórum ..."Esse? Regulador De Voltagem??? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26144) :pensativo: . . . Título sugestivo, não? :mrgreen:
Comenta-se um pouco a respeito também aqui: Alternador do Tempra no Niva (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=12040) , e aqui: 1ª Quebra : ( (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36633) .
VALEU :wink: !
[]'s