Ver Versão Completa : Recomendação para engraxar cruzetas/luvas?
danielgab
23/06/2008, 12:03
Alguma recomendação da melhor forma de fazer isso, usando engraxadeira manual?
Bombear somente até a graxa existente começar a sair, ou substituir tudo pela nova?
Há algum retentor na luva do cardan que pode ser danificado por excesso de pressão quando se bombeia graxa? (Já ouvi falar que é necessário um certo cuidado com pivôs de suspensão...).
Dentro das especificações do manual do carro (sabão de lítio NGIL2) quais são as melhores marcas/tipos e onde comprar no ABC? (nos postos da minha cidade não encontrei muitas opções).
Obrigado,
Daniel
T4
Eduardo Velo
23/06/2008, 12:41
Daniel ... tb já procurei algo a respeito e é dificil de achar ...
Na prática o melhor é bombear até aparecer a graxa velha e parar ... o que acontece muito é pino graxeiro emperrar e não deixar passar a graxa , as vzs só empurrando a esfera libera e as vzs tem que trocar o pino ...
Uso Graxazul ou Marfak ... Tem uma loja de oleo e graxa na Av. dos Estados perto da entrada pra estação de Utinga , tem outra na Av. Lions perto do cruzamento com a Vergueiro , no Copafer tb tem ...
abs ...
Elmer_Jeep
24/06/2008, 09:34
Meu pai me ensinou um macete, no fundo das luvas de cardan tem uma tampa com um furinho no centro(por onde sai a graxa velha) a dica é o seguinte, bombear a graxa até sair um pouco da graxa velha e após isso tampar o furo com o dedo e dar mais uma bombeada de graxa pra garantir o enchimento da luva por completo, quando isso é feito sai um pouco de graxa pelo lado das estrias.
A diferença é notória principalmente em cardans do eixo dianteiro que são pouco utilizados e acabam criando folga mais rapido.
[]'s
danielgab
24/06/2008, 11:40
Valeu Edu e Elmer! A engraxadeira já estava completa com Marfak. Vou seguir as recomendações...
Abraços,
Daniel
Segundo li certa vez, se não me engano num material da Dana, deve-se bombear graxa até que a nova comece a sair (falando de cruzetas). Dessa forma fica mais garantido a troca da graxa velha pela nova. Tenho feito dessa forma em minhas viaturas.