Ver Versão Completa : Motor do mercedes 914 - boa opção para band?
Daniel Z. J.
18/06/2008, 22:49
Olá pessoal!
Estou com uma band a quase 4 anos, e estou num momento crucial... vende-la e investir em uma picape 4x4 para viajar mais tranquilo ou equipar melhor a toy. É um jipe curto 64, motor om314 turbo, quatro marchas c/ reduzida. O desempenho não está lá aquelas coisas, e entre várias opções, como retifcar o motor (pelo menos 5k), trocar motor e, quem sabe, alongar os diferenciais, ou vender tudo e partir pra outra. Mas estou achando que vai sair mais barato e dar mais prazer se ficar com a band!
Conversando com o Afonso surgiu a opção de adaptar um MWM 2.8 sprint, mas a opção que mais agradou foi o motor do caminhão mercedes 914.
Principalmente pelo fato do motor mercedes ser quase "plug and play", vai ter que trocar algumas coisas do motor antigo com o novo, como filtro de óleo, carter, suportes, mas parece ser "tranquilo". Já o MWM precisaria de flange e uma série de outros detalhes.
Mas alguém sabe o modelo do motor mercedes e especificações? em alguns tópicos falam em OM366/4, em outros 914 LA, ainda em outros 904 LA... mas o 904 LA é eletrônico, e não é o caso... falam em 136cv e 56mkgf de torque, turbo e intercooler de fábrica. alguém já adaptou?
Sugestões são bem-vindas!
[]'s
Daniel
Daniel Z. J.
18/06/2008, 23:06
Me desculpem a duplicata, deu erro na página e achei que não tinha postado...
Admin, favor excluir um dos tópicos!
foi mal...
Ney_Niteroi II
19/06/2008, 09:35
Daniel,
Pessoalmente nao vejo nenhuma vantagem em trocar o motor da band... Vai ser caro, trabalhoso e vai gerar muitos aborrecimentos até vc conseguir deixar tudo 100% (se é que vai ficar...).
Se sua band está turbinada e com cx sincronizada, o mais caro está feito... Penso q a melhor solucao seja reformar o motor, ou entao trocar de carro...
Abracos
coloca o MWM 2.8.
Eu coloquei esse motor com o câmbio Toy Band 4 marchas no meu jipe. Foi desenvolvida uma flange pela oficina, e ficou 100%.
O motor é muito bom.
Francisco Bicalho
19/06/2008, 10:34
Daniel, o motor se chama OM 364-LA. Existem suas versões desse motor, o da MB-710 que tem 115 hp e o da MB-914 que tem 140 hp. Troquei o OM 314-S do meu Bandeirante '89 a dois anos por um OM 364-A (MB-912), e depois transformei ele num 364-LA (com a instalação do intercooler original Garrett), e estou muito satisfeito.
Só que trocar o motor assim nunca é "tranquilo"; prepare-se para um bocado de apurrinhação. Entre as substituições, você tem que trocar o fundo do carter para poder passar o cardan dianteiro, e algumas outras coisas. Além do mais, se você está comprando esse motor usado, é provável que precise de um trato, ou até uma reforma, porque esse motor provavelmente puxou 9 toneladas por esse Brasil à fora. Foi o que aconteceu comigo, tive que reformar o motor e gastei um bom dinheirinho.
Outra coisa, o Bandeirante com caixa de 4 marchas e relação 10-37 fica excessivamente curto para esse motor 364-LA, o meu que tem caixa de 5, assim mesmo ficou curto, e acabei alongando as relações para 12-35, aí ficou muito bom. Parece mais um carro normal na estrada.
Também não recomendo a bomba injetora eletrônica que é problemática em situações de trilha, com ladeiras íngremes, mudança de rotação súbitas, solavancos, nesse caso a bomba mecânica em linha é uma opção melhor. A bomba eletrônica é feita para rodar numa velocidade mais constante com giro uniforme em estradas. Já a mecânica aceita pauleira de trilha numa boa.
Se você está disposto a bancar essa empreitada, só posso dizer que o carro fica sensacional com o motor da 914.
Daniel Z. J.
19/06/2008, 12:24
Então, a idéia seria pegar o OM 364-LA e na sequência alongar os diferenciais para 12-35. Penso em colocar um motor mais moderno, o OM314 é muito barulhento, vibra bastante e anda pouco, mesmo turbinado...
Em outro tópico ouvi alguém falando que não gostava de motor com tanto torque em trilha, por que motivo?
Francisco, para reformar o motor você gastou quanto? Teve algum problema mais sério na adaptação? A embreagem ficou a original né? está aguentando bem?
Abraços,
Francisco Bicalho
19/06/2008, 13:20
oi Daniel
Não fiz nada na embreagem, que está normal.
Paguei R$ 4.500 no motor na troca, mais uns R$ 10 mil de reforma, que incluiu muita coisa como o suporte do AC passando para o lado direito, re instalar o AC, DH, reforma da turbina, da bomba injetora, troca de bomba de óleo do motor, compra e instalação do intercooler Garrett, dutos e braçadeiras em inox, mangueiras, coletor de admissão novo, enfim, não poupei despesas, na verdade quando falo para as pessoas quanto dinheiro investi no carro elas sempre perguntam - "Não era melhor comprar um carro novo?", e eu respondo, "Não teria a metade da graça". Com o valor total que investi no carro, entre essa troca do motor, caixa de marchas, relação, bancos, etc, (e com a venda do carro por uns R$ 20 a 25 mil) fácilmente poderia ter comprado um Defender 110 ano '98. Mas não troco esse meu Toyotinha por Defender nenhum, do ano que seja.
Segue a lista parcial da reforma do motor que foi feita no final de 2006:
Mercedes-Benz OM-364 A: R$ 4.500,00
Serviço Troca 2 Motores: R$ 1.800,00
Reparo Turbina: R$ 732,00
Torneiro Freio a Ar: R$ 245,00
Cano de Descarga Novo: R$ 250,00
+
Retífica do Motor: R$ 1.320,00
Encamisar: R$ 240,00
Embuchar Comando de Válvulas: R$ 90,00
Alinhar Mancais: R$ 140,00
Eixo Virabrequim: R$ 180,00
Ferro e Alinhamento das Bielas: R$ 100,00
Embuchar Bielas: R$ 90,00
Retífica do Cabeçote: R$ 320,00
Alinhamento dos Mancais: R$ 160,00
+
Comando de Válvulas: R$ 860,00
Jogo Buchas de Bielas: R$ 30,00
Jogo de Comando de Bielas: R$ 35,00
4 valvulas de Descarga: R$ 160,00
4 Válvulas de Admissão: R$ 180,00
4 Pistões: R$ 640,00
1 Jogo de Junta de Motor: R$ 180,00
1 Jogo de Anéis de Segmento Std: R$ 595,00
1 Jogo de Casquilho de Biela: R$ 155,00
1 Jogo de Casquilho de Mancal Fixo: R$ 285,00
+
Suporte Compressor do AC: R$ 550,00
Serviço Sr. Olívio Bomba: R$ 1.500,00
+
Sensor Pressão de Óleo: R$ 95,00
Bomba de Óleo do Motor: R$ 580,00
Mangueira Turbo: R$ 58,00
Solda Alumínio Cabeçote R$ 65,00
Cebolão do óleo R$ 72,00
+
Coletor de Admissão 364-LA ø85mm R$ 350,00
Daniel Z. J.
23/06/2008, 16:39
Legal Francisco!
E tem alguém que colocou o mwm sprinter 2.8 na band? como foi?
A vantagem de colocar o 2.8 é que não precisaria alongar os diferenciais, já que o motor é de alta rotação, mas a adaptação seria um pouco mais complexa...
[]'s ainda sem saber qual é a melhor opção
Daniel
Francisco Bicalho
23/06/2008, 17:14
Daniel, MWM é com o Folgado.
Com certeza, tanto o MWM quanto o 14B são "alta rotação", quando comparados com o OM 364-LA, que tem o giro máximo de 2.600 rpm.
Daniel Z. J.
23/06/2008, 18:15
coloca o MWM 2.8.
Eu coloquei esse motor com o câmbio Toy Band 4 marchas no meu jipe. Foi desenvolvida uma flange pela oficina, e ficou 100%.
O motor é muito bom.
Então, Folgado, pode dar mais informações? Como foi a adaptação? Fora a flange, o que mais precisou trocar? a embreagem ficou original ou ficou a que veio com o motor? E o diferencial, é original?
[]'s
Daniel
rcandiago
25/06/2008, 17:34
Daniel
Tenho uma band longa com o 314 e, pensando no seu caso, penso que poeriia tirar pelo menos 130, 140 cv do seu proprio 314. Não sei como ele foi turbinado, como está a pressão nos cilindros, como estão os bicos, etc. Mas sei que existem turbinamentos e turbinamentos. Existe um tópico chamado "turbinando o 314 por dentro" que foi criado a partir de um mail meu na lista dos toyoteiros onde citei uma série de preparações possíveis de se realizar no 314 de modo a deixa-lo proximo de um 364LA. O simples turbinamento do motor, sem troca de pistões, bicos, comando, etc, não rende muito se comparado a uma preparação do motor, e neste caso quase não há adaptações, pois as peças são todas originais mercedez, do 364. O que me lembro de cabeça(tenho a,lista completa em algum lugar) é que se fosse fazer o motor todo, devreia faze-lo de modo a:
1: instalar injetores de óleo porbaixo dos piestões como é de série no 364LA. Uma retificadora tem os gabaritos e faz de costume nos 352(314com 6 cilindros)
2: colocar pistoões ovalados de turbo(originais do 352 turbo)
3: colocar bicos especias de turbo
4: trocar o avanço, se for da bomba, para o cabeçote(em alguns 314 modernos já é no cabeçote) e colocar o comando do 364LA
5: refazer o assentamento de válvulas com 4 ou 6 graus de inclinação(como é no cabeçote do 364LA)
6: colocar uma peça na bomba injetora chamada LDA para aumentar a vazao do diesel em rotações maiores
7: colocar intercooler
8: rodar com 0,8 de pressão o turbo
9: parece que tem diferentes jogos de aneis, alguns preferem 3 aneis para girar mais, mas consome mais oleo, outros(é o meu caso) colocariam 5 aneis, original 352
Enfim, no final talves preparar o seu motor seja mais divertido, rápido e barato que troca-lo pelo 364LA, e se preferires podes colocar umpouco mais de pressão e tirar mais cv dele. Um amigo turbinou assim um curto cap lona e ficou algo realmente poderoso, nunca vi uma toyota girar tanto.
Enfim, não sou mecânico, sou médico, mas estudo este tópico pois pretendo fazer exatamente isto, quando der ($$). Na lista dos toyoteiros tem alguns que já fizeram, todos muitos satisfeitos. Desculpem se falei alguma besteira sobre mecanica, mas é mais ou menos isto.
Abraço, Rafael BAnd longa 1988 (ainda com 314 aspirado)
Abraços, Rafael
Daniel Z. J.
25/06/2008, 23:47
Então rcandiago, o tópico "Turbinando motor OM314 "por dentro"" foi um tópico cheio de informações, algumas tidas como controversas... Começando pelo turbinando por dentro, que é um jargão dos mecânicos que não é muito correto.
Algumas idéias como colocar o comando do 364LA não são fáceis de ser executadas... Mas vou levar a idéia ao pessoal da retífica de confiança para ver o que seria viável.
O meu medo é mexer no 314, gastar perto de 6k e não ficar com um motor legal...
Ainda estou aguardando mais informações a respeito do MWM 2.8 na band.
Valeu!
Daniel
Bruno cf
08/07/2008, 19:35
Daniel já fez a adaptação do 914?
Daniel Z. J.
10/07/2008, 13:51
Daniel já fez a adaptação do 914?
Fala Bruno!
Então, acabei optando pela retífica completa do 314. Estou com o motor aberto neste momento.
Antes da decisão coloquei um "relógio" para medir a pressão do turbo e tirei o silencioso deixando o escape direto, e vi que não tinha pressão nenhuma (o ronco ficou show! recomendo para todas as bands... hehehe). Com o motor berrando conseguia chegar a 0,4! e aí conversando com os meus botões imaginei que o 314 zerado, com bomba injetora 100%, e turbo FUNCIONANDO, deve ficar legal.
E ao invés de gastar uns 11k trocando o motor inteiro, incluindo MO (e sem saber exatamente como está o motor comprado, o q é pior), vou gastar algo entre 5 e 6k para fazer o motor e bomba por completo, e com o troco dá pra alongar os diferenciais, freio a disco, bancos novos, etc! muito mais negócio
tive alguns problemas com o avanço da bomba injetora, mas na sequência digo bem certo o q foi trocado, quanto custou e como ficou!
[]'s
Daniel
Guiga Tostes
10/07/2008, 15:09
Daniel,
acredito que tenhas feito a escolha certa! Na minha Band com OM 314 turbo intercooler, coletor de escape dimensionado e escapamento de 2,5" somente com "marmita" para turbo, tenho picos de pressão de até 1,3kg(apesar de não ser recomendado).
O motor fica show é outro carro e vale o investimento. Meu motor tb é novo, tem uns 8000km e foi feito standard há 3 anos.
Se tiver alguma dúvida quanto ao desempenho do 314 me avise ok!
Abrs
Daniel Z. J.
10/07/2008, 20:34
Grande Guiga, você trocou o avanço da bomba para o cabeçote?
Outra coisa em relação ao turbo, em quantas RPMs a turbina enche? qual a medida dela?
o intercooler é do VW ou o kit?
Porque o avanço da minha bomba ainda é na própria, e simplesmente NÃO EXISTE avanço novo para reposição. Parece que não é mais fabricado. Aí pensei: Beleza, vou aproveitar e trocar o avanço para o comando... Orçamento (comando, avanço e engrenagem da bomba): 1810,00. Fora o aumento na mão de obra no motor.
Aí depois de muita conversa com o bombista, acabei comprando um avanço usado por 350,00, que segundo ele aguenta uns 100.000km. O sistema de avanço no cabeçote, ainda segundo o bombista, é praticamente inquebrável, mas eu não perceberia diferença...
Amanhã vou ver se começou a montagem do motor, com sorte no sabadão estou de band com coração novo!
Até peguei um pistão para lembrança, só não decidi se vai ser porta-lápis ou cinzeiro! hehehe
[]'s já com saudade da fumaça, barulho, vibração....
Bruno cf
11/07/2008, 14:26
É Daniel deveria ter tomado a mesma decisão na época,mais acabei comprando o motor 914 do Afonso e so me lasquei..
Ele me mandou um motor para caminhão, não para toyota :S
E não é so colocar e tirar como ele fala, tem que mexer nos coxins e o carter fica raspando no diferencial..
Porem além de tudo isso é um PUT% motorzão.. animal mesmo..
Fiquei arrependido por partes e satisfeito por partes..
Bruno cf
11/07/2008, 14:28
É Daniel deveria ter tomado a mesma decisão na época,mais acabei comprando o motor 914 do Afonso e so me lasquei..
Ele me mandou um motor para caminhão, não para toyota :S
E não é so colocar e tirar como ele fala, tem que mexer nos coxins e o carter fica raspando no diferencial..
Porem além de tudo isso é um P$T@ motorzão.. animal mesmo..
Fiquei arrependido por partes e satisfeito por partes..
Guiga Tostes
11/07/2008, 16:12
Fala Daniel,
meu motor, bomba e avanço são originais ou seja foi somente "turbinado por fora".
Estou usando turbina masterpower .48 e intercooler do VW 8-150, o kit de instalação foi feito artesanalmente pelo meu meca e o coletor dimensionado ele desenvolveu com a turbo anhanguera. Me passa seu e-mail que eu te envio as fotos( estas fotos tb existem aqui no forum no tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17439&page=2)
O turbo começa a encher a 1100rpm. Enche bem rápido tanto no asfalto como na trilha, basta acelerar que o bicho responde.
Vamos nos falando, se precisar de algo é só chamar!
Abrs
Daniel Z. J.
14/07/2008, 13:06
Então,
Esse motor está parecendo final de filme, quando parece que vai acabar tudo bem mas o vilão não estava realmente morto, e ainda levanta e acerta um tiro de raspão no mocinho!
Hoje de manhã fui para buscar a band pronta, pois só iriam fazer mais uns ajustes e arrumar o suporte da bomba hidraulica... Surpresa quando estão desmontando tudo pra tirar o motor! Eles regulam as válvulas e é só ligar o motor q estraga tudo de novo... Veredito? comando de válvulas torto... não foi detectado na retífica, pois é só aquela parte que comanda a válvula de um ou dois pistões... aí eu tenho um comando de válvulas fora de ponto! Isso justifica os pistões velhos estarem marcados com batidas de válvulas... Pena o pessoal não ter visto antes, mas antes tarde...
Mais um ou dois dias de oficina...
Fico devendo ainda os valores e itens trocados.
[]'s
Daniel
mauricioacruz
13/09/2019, 11:35
Pessoal, tudo bem?
Estou estudando a possibilidade de adquirir um MB-914 para colocar em minha Band 89 Longa - OM-314S. 80% na estrada, 19% trilha muito leve. Li alguns tópicos falando que da trabalho/gasto para deixar ele redondo. Vocês acham que essa empreitada vale a pena?
Obrigado
Sergio c
13/09/2019, 12:36
Olha, que eu me lembro quando troquei da minha(praticamente igual), são várias peças que precisam serem trocadas ou usadas da band: filtro do óleo; calços do motor; cárter; volante do motor; motor de partida; capa seca; turbina-coletor(bate no setor da dh) e outros pequenos ajustes.
mauricioacruz
13/09/2019, 13:23
Olha, que eu me lembro quando troquei da minha(praticamente igual), são várias peças que precisam serem trocadas ou usadas da band: filtro do óleo; calços do motor; cárter; volante do motor; motor de partida; capa seca; turbina-coletor(bate no setor da dh) e outros pequenos ajustes.
Obrigado Sergio!
Sergio c
13/09/2019, 16:45
A troca do motor de partida é pq o automático do caminhão é em 45 graus para o lado(pega no setor da DH), sendo que o da band é exatamente na parte de cima do MP. Pode ser que não precise mexer com o MP se o mesmo for o pequeno(com redução) a band não tiver DH, setor menor.
mauricioacruz
13/09/2019, 19:47
A troca do motor de partida é pq o automático do caminhão é em 45 graus para o lado(pega no setor da DH), sendo que o da band é exatamente na parte de cima do MP. Pode ser que não precise mexer com o MP se o mesmo for o pequeno(com redução) a band não tiver DH, setor menor.
A minha Band tem DH.
Sergio c
14/09/2019, 09:16
Provavelmente vai ter que usar o motor de partida da band mesmo.
A minha Band tem DH.
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