PDA

Ver Versão Completa : Escolhendo uma Ranger

soneca_zzz
17/06/2008, 13:38
Galera, sou novo aqui no fórum, mas já conheço ele há tempos, pois para mim é uma grande referência quando procuro algo referente a 4x4, pickups e afins... sempre estou por aqui fuçando nos tópicos! hehehe

Acontece o seguinte, tive a oportunidade de dirigir por um tempo uma S10 4.3 V6 CD automática 4x2 e isso me atiçou a querer uma para mim. Como curto mais a Ford e, consequentemente, a Ranger. Acho uma pickup mais bonita, robusta, cara de pickup mesmo, principalmente esse último modelo. Como é muito caro, descartei essa ultima versão. A diesel também é muito cara, inclusive o seguro e também descartei. Já que quero uma cabine dupla e curto motorzão, sobrou a V6 4.0, levando em conta que queria uma 4x4.

Tenho visto as de ano 2000 ou 2001, mas sei que a partir de um determinado ano, mudaram o sistema de tração por um mais eficiente e resistente, até encontrei aqui no fórum essas informações, mas não me recordo agora que mês/ano começaram a fabricar com a nova tração... outra coisa é que achei diferenças grandes de valor de Ranger de modelos praticamente idênticos. No próprio site que tem a tabela FIPE (http://www.fipe.com.br/web/index.asp (http://www.fipe.com.br/web/index.asp)) vi essa diferença. Se olharem o site, verão que tem dois modelos de Ranger XLT 4.0 CD do mesmo ano, mas com diferença de preço.

Gostaria de saber se isso é real, se tem diferença mesmo ou até mesmo uma média de preços dessa Ranger. Estou em São Paulo/SP e os preços variam bastante. Também queria saber da opinião de vcs, se vale a pena investir num carro assim. Usarei a maior parte do tempo no asfalto e, de vez em quando, brincar um pouco na terra ou lama, nada muito radical.
Dá para colocar GNV nela sem problemas? Não gostaria de perder nenhum espaço da caçamba com botijões enormes, gostaria de colocar, se possível, um ou dois menores embaixo dela, nem sei se dá para fazer isso... por isso que peço a opinião de vcs...

alexborba
17/06/2008, 14:17
(...)Dá para colocar GNV nela sem problemas? Não gostaria de perder nenhum espaço da caçamba com botijões enormes, gostaria de colocar, se possível, um ou dois menores embaixo dela, nem sei se dá para fazer isso... por isso que peço a opinião de vcs...

olá soneca!
dá para colocar GNV sem problemas nas à gasolina. o cilindro de 25m3 ocupa 1/4 da caçamba da cabine dupla da minha ranger, mas nada que atrapalhe muito...
já vi várias com dois cilindros embaixo, no lugar do estepe. então sobra o estepe para pôr na caçamba... não sei se é jogo não, além do que os cilindros ficam muitos expostos embaixo.
outro dia levei uma batida na traseira, coisa simples, 30km/h. meu párachoque foi pro saco e o astra do cara que bateu deu pt. na minha carroceria, nada... mas imagino se estivesse com o GNV embaixo... sei lá, caguei de medo só de pensar. na caçamba é mais seguro, com certeza!
abs e boa compra!
b

soneca_zzz
17/06/2008, 14:39
Alexborba, isso é algo a se pensar... realmente ficaria muito exposto no lugar do estepe. Eu tinha imaginado mais perto da cabine, mas nem sei se tem algum buraco ali embaixo da caçamba. Ainda não entendo nada de Ranger (nem de pickups em geral), por isso vou perguntar um monte de coisa aqui ainda! hehehe

Tô muito a fim de pegar uma Ranger, mas tenho medo de dar um tiro no pé e me lascar com o consumo e manutenção dela...

alexborba
17/06/2008, 14:46
(...) Tô muito a fim de pegar uma Ranger, mas tenho medo de dar um tiro no pé e me lascar com o consumo e manutenção dela...

dá um tesão danado antes de comprar, enquanto estamos só lendo os anúncios e vendo nas concessionárias e nas ruas as carangas desfilando, lindas, imponentes...
mas depois que vc faz uma cotação de seguro (e olhe que a minha é a gasolina, imagine só a decepção nas diesel...), de uma outra pecinha ali, outra acolá, a coisa pega. e no bolso! (só meu parachoque ficou em R$1500. outra que tive, o módulo do airbag era R$3000).
ponha na ponta do lápis: o carro dura muito, desvaloriza menos que um sedan normal, mas têm que gastar um tanto... não é como ter um palio e só botar gasolina, risos!
boa sorte!
b

soneca_zzz
17/06/2008, 14:56
Vixi, nem fale... se o meu carro normal já me dá um certo prejú, imagine um bichão desse tamanho??? hehehe Mas esse será cuidado com mais carinho e dedicação. Além do quê pretendo olhar várias Rangers e tentar escolher a mais conservada, mas mesmo assim sempre aparecerá algo a se fazer, num tem jeito!

Valeu aí pelas dicas! Continuo no aguardo de mais comentários da galera...

simaoall
17/06/2008, 15:37
cara,antes de pôr o GNV,rode uma semana sem,sinta toda a pulsação,todo o ronco,toda potência do motor,ai compare os custos gasolina/GNV e lembre que a tendência é cada vez o GNV valer menos a pena,e pense bem se você vai mesmo cometer o crime de botar GNV nessa maquina.

soneca_zzz
17/06/2008, 16:11
Ah, essa é a melhor parte! A S10 que eu estava era do meu cunhado e estava vendendo... um amigo meu comprou e um dos grandes motivos da compra foi o ronco que aquele V6 fazia! hehehe
E eu não gosto neeeeeem um pouco de motor grande, vou pelo mesmo caminho! É muito bom vc saber que tem um motor que responde qdo precisa, dá mais segurança também.

O único problema é que nunca dirigi uma Ranger, não sei como é... só entrei nelas em concessionárias, mas como não comprarei ela 0KM, tenho q ver como é a parte interna direitinho. A S10 é a Executive, coisa linda por dentro, couro em tudo qto é canto, realmente bem acabada, o que num é o forte da GM. Normalmente os carros da Ford costumam ter um acabamento mais primoroso, mas a Ranger tenho achado muito simples... talvez até seja pelo fato do painel ser cinza, a impressão que tenho é que falta botão nele! hehehe

Por exemplo, o Focus, acho o painel dele bonito pra kct, desenho legal, tudo na medida. é Lógico que não poderia fazer uma comparação assim direta, foi mais para exemplificar...

Voltando ao motor, se eu já curtia os 180cv da S10, imagine os 210cv da Ranger!!! Aliás, a partir de quando a Ranger V6 começou a ser fabricada com essa cavalaria toda?

soneca_zzz
17/06/2008, 18:15
Mais uma coisa, acabei de ver um anúncio de uma Ranger 2001/2001 onde o dono dizia que era a segunda versão REPOWER de 2001, com 210cv... o que seria isso? Achava que todas as V6 4.0 já tinham 210cv a partir de 1998...

Fernandes Kappes
17/06/2008, 18:20
Mais uma coisa, acabei de ver um anúncio de uma Ranger 2001/2001 onde o dono dizia que era a segunda versão REPOWER de 2001, com 210cv... o que seria isso? Achava que todas as V6 4.0 já tinham 210cv a partir de 1998...

Sairam poucas Ranger com 210 cvs, na verdade elas tem um cabeçote diferente pra render essa potência a mais, por isso é bom você ficar atento.
Saudações

Vinicius Albuquerqque
17/06/2008, 18:21

Soneca,

As ranger´s de 210 cv só sairam a partir de 2001 (mais ou menos no meio do ano), até 2003 (que são rarissimas), para identificar todas vem c/ piloto automatico no volante.

Att,

Vinicius

soneca_zzz
17/06/2008, 18:29
Olha só, mais uma coisa que eu não sabia... e mais uma coisa para eu pesquisar aqui no fórum também! hehehe Será que rola pegar uma de 163cv e mexer no motor para chegar nos 210cv, seria só o cabeçote?

Isso deve ser um dos motivos dela ser quase R$ 10.000,00 mais cara que outras do mesmo ano...

soneca_zzz
20/06/2008, 11:57
Estou "googleando" e não achei praticamente nada interessante sobre a diferença entre a Ranger normal e a Repower... :(

Pelo jeito 50% do meu próximo sonho de consumo foi por água abaixo... agora vou pesquisar aqui e em outros sites sobre o rendimento da Ranger V6 de 163cv, pelo que vi é resistente, agora quero saber se o motor tem fôlego para me convencer que é a melhor opção.

Tem a Dakota CD também, difícil de encontrar! Outro dia vi uma branca, acho que era aquela R/T 5.2. É o preço da Ranger Repower, acho mais grandalhona, mas minha paixão ainda é Ford...

Só para saber, estou postando no lugar certo? Pesquisando pelo fórum, curti muito as dicas e o conhecimento técnico que o pessoal daqui tem e compartilha, mas ninguém me explicou qual seria exatamente a diferença entre a Repower e a normal... se alguém souber de algo, ajudaria na minha decisão... ;)

Daniel Albuquerque
20/06/2008, 12:13
Só para saber, estou postando no lugar certo? Pesquisando pelo fórum, curti muito as dicas e o conhecimento técnico que o pessoal daqui tem e compartilha, mas ninguém me explicou qual seria exatamente a diferença entre a Repower e a normal... se alguém souber de algo, ajudaria na minha decisão... ;)

a diferença principal tá no comando de válvulas, que em uma é no bloco (ohv 163cv) e em outra é no cabeçote (sohc 210cv)... isto é, o sohc é mais moderno e gosta mais de rotações...

abraço!

soneca_zzz
20/06/2008, 12:48
Daniel, será que internamente também tem diferença? Pistão, taxa de compressão...?
Algum reforço no câmbio para aguentar a maior potência? Sem contar a bomba, embreagem, etc...

Achei umas coisas aqui:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-20725.html
http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Reportagens_Conteudo.vxlpub?hnid=37946

Tô achando que ou é Repower ou não é... deve ser um trabalho daqueles transformar uma na outra. Deve ser mais fácil fazer uma preparação leve na OHV, mas preservando o torque em baixa. Bom, preciso andar nas duas para saber a diferença e qual estilo vou gostar mais, de repente a V6 normal já me atenda e tô especulando e torrando a paciência aqui do povo à tôa... mas curto muito mecânica e coisas do tipo, gosto de aprender...

Valeu, Daniel!

dudu83
20/06/2008, 13:30
Estou "googleando" e não achei praticamente nada interessante sobre a diferença entre a Ranger normal e a Repower... :(

Pelo jeito 50% do meu próximo sonho de consumo foi por água abaixo... agora vou pesquisar aqui e em outros sites sobre o rendimento da Ranger V6 de 163cv, pelo que vi é resistente, agora quero saber se o motor tem fôlego para me convencer que é a melhor opção.

Tem a Dakota CD também, difícil de encontrar! Outro dia vi uma branca, acho que era aquela R/T 5.2. É o preço da Ranger Repower, acho mais grandalhona, mas minha paixão ainda é Ford...

um conhecido meu tem uma dakota r/t ela faz +- 3 km/l ....

ojaneri
20/06/2008, 14:23
A Ranger V6 de 163 cv já é um canhão, eu pegaria uma dessas, e se quisesse mais potências tem 'n' formulas para deixar ela mais esperta ainda, beeem mais em conta que os 10 mil de diferença!

Daniel Albuquerque
20/06/2008, 14:41
eu preferiria a 210cv por ser mais moderna, e trabalhar mais livre em altas rotações devido ao comando no cabeçote...

quanto a caixa/reforços acho que não foram necessários não, visto que não mecheram tanto no torque...

abraço!

DieselPower
20/06/2008, 14:43
Antes o v6 possuia 160 cvs.

soneca_zzz
23/06/2008, 13:00
Cagamba, escrevi umas coisas aqui na sexta, mas acho que não postei... hehehe! Mas blz, aí vai de novo:

Dudu83, meu tio teve uma R/T, disse que o consumo era isso mesmo, bebia d+!

Ojaneri e Daniel, curti a Repower pelo fato dela ter 210cv originais, contra 163cv da normal. Sei que com qualquer receitinha básica esse V6 chega a render os 210cv ou mais... mas não queria me preocupar com o motor. Mesmo porque ainda tenho um milhão de perguntas para fazer para vcs! hehehe

DieselPower, todas as V6, com exceção da Repower, possuem 163cv, 162cv ou 160cv de fábrica? Pelo que andei lendo, achei que eram 163cv, mas em um link que coloquei em uma mensagem aqui falavam de 162cv e vc disse que era 160cv... agora cafundiu tudo aqui!

Por enquanto, a coisa mais importante que vi que tenho que prestar atenção na hora da compra é se a tração 4x4 está funcionando normalmente. Pelo que li tem uns problemas com a roda livre, não entendi muito bem, das Rangers fabricadas até 2000/2001. Não tenho que me preocupar com as Rangers acima de 2001? Existe algo mais que tenho que prestar anteção na hora da escolha (transmissão, embreagem, suspensão, etc), isso levando em conta que estou pesquisando Rangers desde 1998 (cabine dupla e 4x4)?

DieselPower
23/06/2008, 13:53
Soneca,
Quando eu disse 160, é porque eu sabia que tinha 160 e alguma coisa, (1, 2 ou 3 cvs não fazem diferença). Mas sim, esta era a potência dos v6 da Ranger antes da repotencialização.
Quanto ao que deve se preocupar na hora da compra, além da tração, itens comuns em todos os veículos: Revisões, batidas, suspensão, km, etc.
A Ranger não tem nada em especial que deve-se tomar cuidado (além do motorzinho da tração).
Abraço.

soneca_zzz
23/06/2008, 14:28
É, vi vários posts falando desse bendito motorzinho da tração. Se eu estiver em uma loja e quiser testar se a tração 4x4 está OK, existe algum barulho? Vi que esse motorzinho funciona sem a partida no motor, naquela posição que as luzes do painel acendem, isso procede? Assim deve ser mais fácil ouvir o barulho dele funcionando...

Consigo saber se a tração está funcionando com o veículo parado? Ouvindo algum barulho, alguma luz indicadora?

Voltando ao assunto da Repower, existe alguma diferença visivel no motor? Digo assim, abrindo o capô dela, existe algo que diferencia um do outro, como a tampa de válvulas? Alguma coisa escrita?

Opa, Edit: fuçando aqui no fórum e googleando por aí, vi que a cavalaria correta da Ranger V6 é 162! ;)

ojaneri
23/06/2008, 15:13
É, vi vários posts falando desse bendito motorzinho da tração. Se eu estiver em uma loja e quiser testar se a tração 4x4 está OK, existe algum barulho? Vi que esse motorzinho funciona sem a partida no motor, naquela posição que as luzes do painel acendem, isso procede? Assim deve ser mais fácil ouvir o barulho dele funcionando...

Consigo saber se a tração está funcionando com o veículo parado? Ouvindo algum barulho, alguma luz indicadora?

Voltando ao assunto da Repower, existe alguma diferença visivel no motor? Digo assim, abrindo o capô dela, existe algo que diferencia um do outro, como a tampa de válvulas? Alguma coisa escrita?

Opa, Edit: fuçando aqui no fórum e googleando por aí, vi que a cavalaria correta da Ranger V6 é 162! ;)

Sim, consegue testar o motor da tração. Basta abrir a chave, e passar para a posição 4x4 que deve sinalizar no painel. Depois, apertando embreagem e freio, passar para 4x4LO que também irá aparecer no painel.

soneca_zzz
24/06/2008, 10:56
Legal, mais uma coisa para eu prestar atenção!

Alguém tem alguma foto do painel da Ranger? Qual a posição ideal do ponteiro da pressão do óleo? Na S10 ele oscilava, olhava no manual, verificava o óleo, estava tudo certo, mas o ponteiro parecia meio louco...

Valeu pela ajuda, gente!

Edintruder
24/06/2008, 15:04
Em relação ao 4x4, se escuta o motor elétrico trabalhando quando vira a chave de seleção e o motor diesel desligado, apenas a luz da bateria acesa. Primeiro bate um relé de comando, o motor funciona e bate novamente o relé quando o motor atinge a posição desejada e a luz no painel se acende.

A pressã]o do óleo não oscila nopainel da Ranger. É um sistema on/off.

soneca_zzz
24/06/2008, 15:11
Edintruder, aproveitando, vi na sua assinatura "Bomba 1 1/2 volta"... o que é isso?

DieselPower
24/06/2008, 19:08
Soneca, o Edin abriu o débito da bomba em 1 volta e meia (do parafuso da bomba injetora), ou seja ele esta enviando mais diesel ao motor, e que por consequência aumenta a potência.

soneca_zzz
25/06/2008, 10:18
Interessante... pena que o seguro das Diesel são mais salgados, pois acho elas mais confiáveis, principalmente qdo se precisa de força bruta!

Sou de SP (Embu), mas trabalho em Campinas, sempre vejo uma galera com Troller, Engesa, Toyta, etc por aqui em lanchonetes e bares... será que é alguma galera aqui do fórum?

Vou pesquisar as Rangers nas lojas daqui, vai que acho alguma coisa boa! Acabei me restringindo só em SP...

soneca_zzz
26/06/2008, 13:46
As Rangers que tenho visto não possuem vidro elétrico nas portas de trás, é assim mesmo? Existem Rangers com esse item ou são facilmente adaptáveis?

soneca_zzz
03/07/2008, 09:53
UP, pra galera do help!

Alagoano
03/07/2008, 11:14
cara,antes de pôr o GNV,rode uma semana sem,sinta toda a pulsação,todo o ronco,toda potência do motor,ai compare os custos gasolina/GNV e lembre que a tendência é cada vez o GNV valer menos a pena,e pense bem se você vai mesmo cometer o crime de botar GNV nessa maquina.

Concordo plenamente....GNV hj em dia é só pra quem já pagou o seu custo, pra quem ja tem a tempos!!! Instalar um kit GNV hoje é prejuízo!! Ontém já se falou em alta de 40% em SP e 16% no rio...

Outra, não existe esse negócio de convertar...o correto é dizer que se está adicionando mais um opção de combustível, pois converter vc teria que abrir o motor e adaptá-lo para receber o GNV oq não acontece. Essas coisas se não forem de fábrica não queira, GNV adaptado diminui drasticamente a vida útil do seu motor, manutenção mais cara, perda de rendimento....Pelo menos aqui em Maceió a opinião geral dos taxistas é:

"Só uso GNV pq dependo dele como um meio de trabalho, num carro particular jamais cometeria essa loucura".

O sonho do GNV já era brother, o governo num ta nem aí mais pra ele...

Abs!

soneca_zzz
03/07/2008, 16:33
Não tenham dúvidas que gastarei vários tanques só ouvindo os 6 canecos... ou a turbina enchendo (esse Alagoano ficou buzinando no outro tópico sobre a TD que agora está me deixando na dúvida! hehehe).

Alguma informação sobre os vidros traseiros elétricos?

Duda Sousa
03/07/2008, 18:12
As Rangers que tenho visto não possuem vidro elétrico nas portas de trás, é assim mesmo? Existem Rangers com esse item ou são facilmente adaptáveis?

Sim, é assim mesmo. Vi alguns modelos a partir de 03 com vidros elétricos nas portas de trás. Creio que deva ser item opcional nos modelos XLT de anos mais recentes. Também acho que não deve ser tão complicado instalar.

:concordo:

soneca_zzz
04/07/2008, 15:25
Putz, Duda, que pena isso! Maaas nem tudo está perdido, se tem nas Rangers a partir de 2003, deve rolar uma adaptation,mas num deve ser muito em conta... mas deve existir! hehehe

Outra coisa, uma Ranger V6 4x4 CD, Repower ou 162cv, encara as mesmas trilhas e desafios que uma Diesel encararia? Isso levando em conta a 2.5 e 2.8, pois a ignorante 3.0 nem quero comparar! hehehe

Daniel Albuquerque
07/07/2008, 10:27
Putz, Duda, que pena isso! Maaas nem tudo está perdido, se tem nas Rangers a partir de 2003, deve rolar uma adaptation,mas num deve ser muito em conta... mas deve existir! hehehe

Outra coisa, uma Ranger V6 4x4 CD, Repower ou 162cv, encara as mesmas trilhas e desafios que uma Diesel encararia? Isso levando em conta a 2.5 e 2.8, pois a ignorante 3.0 nem quero comparar! hehehe

tecnicamente encara, o problema pode ser só autonomia ou agua no motor...

pois sabemos que motores a gasolina não gostam tanto de agua como motores à diesel... (nada que uma isolação geral nos sensores, atuadores e partes de ignição não resolva!) :D

abraço!

soneca_zzz
07/07/2008, 11:18
E seria muito difícil fazer esse isolamento? Vi em um site, acho que é o Todo Terreno, vários protetores para colocar embaixo! hehehe
Mas isolamento mesmo, não vi...