Ver Versão Completa : Caixa Direção
Roberto Fazollo
27/07/2004, 18:20
Boa noite;
O Carrasquinho está com um feriado prolongado na direção (folga).
A pergunta é!! O setor de direção do Jeep é do tipo a do Fusca que tem como regular esta folga???
sds
Fazollo
Beto Lacerda
27/07/2004, 18:29
Folga no sistema de direção original dos CJ's são muito comuns , os pivos podem estar gastos , e a cx. pode estar zuada mesmo , na boa é um problema constante , a melhor solução é adaptar outra caixa , com um sistema mais simples e eficiente dos barramentos , a do maverick é a mais barata e adaptada , e esta torna o sistema mais macio tb , da uma pesquisada aki no forum que tem bastante coisa sobre esse assunto
[]'s
Alexandre Vaz Ferreira
27/07/2004, 18:59
Fala aí Roberto
Eu tentei de todas formas tirar as "férias" da direção original, resultado: gastei um monte e não adiantou :evil: .
Até tem como regular apertando um parafuso no lado da cx, mas se não me engano, tem 9 junções onde pode gerar folga :shock: .
Hoje to feliz da vida com o sistema da direção hidráulica do santana, como disse um colega aqui do fórum, é indiscrítivel andar no asfalto segurando a direção na mesma posição.
Esquece a Horiginal, a não ser que para quebrar o galho até adaptar outra :wink: .
um abração
Yuster Leonardo
27/07/2004, 21:26
Boa Noite,
Eu tambem depois de muito $$$$$ e tempo :cry: abandonei a originalidade de freios e direção.
Tambem uso a hidraulica do santana,É O CÉU 8)
Precisa , confiavel e extremamente confortavel, tanto que estou até pensando em colocar um amortecedor de direção de tão molinha que ela é.
Minha opinião é que o sistema original é um caso perdido$$$ fora a segurança :shock:
Sds
Beto Lacerda
27/07/2004, 21:32
bom eu uso a hidro do opala , facinho de adaptar
[]'s
Rogério Barthy
28/07/2004, 08:47
Lendo agora o presente tópico, não sei se a decisão foi a correta:
Peguei minha viatura dia 13/07 na oficina após 1 ano e um mês em reformas e durante o percurso para casa, descobrí simplesmente que ele adquiriu uma grande folga e no percurso, ela se transformou em férias, obrigando-me a retirar a caixa de direção e retificá-la.
O mecânico que efetuou a retífica da caixa, afirma que ela ficou 100% e que a garantia é de 12 meses oficial e por palavra, 36 meses.
Quando na oficina para reforma, foi trocado os pivôs, buchas , pino e reparos do braço pitman e ajustado tudo, tendo por isso sobrecarregado a caixa (como não existe mais folga em qualquer outro ponto do sistema de direção, somente a caixa que não havia sido mexida ou testada, apresentou defeito, e demonstrou a fadiga de uso.
Devo testar a caixa hoje para ver como ficou.
Agora, após gastar $40,00 mão de obra e $160,00 retífica da caixa, será que foi um erro e teria sido melhor ajuntar mais $400,00 para adaptar e colocar uma caixa de santana ?
DANIEL WERNECK
28/07/2004, 09:29
Rogério,
ONDE CONSEGUIU ESSA PROEZA!!!!?????
Estou a 1 ano tentando achar uma solução barata , ou seja, reformar minha caixa, mas a minha unica esperança estava dentro do 1º BELOG (batalhão de logística do exercito), mas estão pedindo R$450 por uma caixa "nova".
Onde fica essa bendita oficina???
Me dê o telefone de lá!
Chacal do Pantanal
28/07/2004, 09:38
Existe em Bauru - SP uma empresa chamada PATRAL que possui para venda todo o reparo para a caixa de direção original do Jeep, não achei o telefone assim que tiver posto para vcs.
[]´s
DANIEL WERNECK
28/07/2004, 10:01
ESTOU NA ESPERA!!!!! (qualquer ajuda é bem vinda)
Rogério Barthy
29/07/2004, 08:51
Daniel,
Não sei o bairro em que mora mas, aí vai:
J. Moreira e Irmão Ltda. Estrada do Quitungo, nº 1807 - Brás de Pina (Perto do Largo do Bicão, do Restaurante Palanca Negra, Vila da Penha).
Você tem de levar a caixa de direção para que o serviço seja feito, o que demora aproximadamente 2 dias.
Dependendo de onde more ou trabalhe, eu poderia levar a caixa para vc, já que moro junto a oficina.
O telefone de lá 3391-4919.
O trabalho aparentemente fica perfeito, faltando agora testar a durabilidade.
DANIEL WERNECK
29/07/2004, 10:08
Rogério,
Detale importante!!!
Seu jeep é 4 ou 6 cilindros?
Sabe se ele concerta os dois modelos?
Ouvi dizer que o reparo da caixa do 4cc está em falta.
VALEU PELA DICA!!!!
Eu moro em jacarepaguá, mas trabalho em Nova Iguaçu. :shock:
Vou dar uma ligadinha para a oficina e me informar.
PS: só pra lembrar, hoje é dia de encontro!!!!
Abraços
Rogério Barthy
29/07/2004, 11:30
Eles fazem qualquer caixa. A minha é de 6 cc. Eles recuperam suspensão e caixas de importados e linha pesada (caminhões, empilhadeiras e etc..
Telefona para eles e confirma.
Rogério Barthy
08/09/2004, 11:54
Após a retífica da caixa de direção, foi reinstalada na viatura e após o teste, ficou comprovado a leveza e o perfeito ajuste das peças e da caixa.
Agora fica somente para o teste de durabilidade do serviço executado, mas a primeira vista, vale a pena a colocação da caixa retificada, ou melhor dizendo, da caixa nova (o interior é todo trocado, ficando somente a carcaça.
No caso de minha viatura, os pneus são 670x16, rodo-rural, assemelhados aos originais, e não oferecem grande arrasto e nem peso para a caixa de direção, mas em se tratando de pneus mais largos, isso pode ser um agravante, ou fato diminuidor do tempo de vida útil da caixa.
Ai Gente tb to com um feriado na caixa original.
Ja to com a caixa do maveco em mãos, só falta intalar, ja andei em algumas viaturas com caixa de maveco e achei demais, molinha, molinha.
Me falaram de colocar hidráulica, mas prefiro tudo mecanico, é mais simples, tem menos chances de dar problema.
[]'s confiantes
Rogério Barthy
08/09/2004, 14:46
Para quem não se importa em manter a caixa de direção original, ou não tem tempo ou mecânico para a adptação, o custo de retífica da mesma, é bem convidativo (R$ 140,00), entregando a caixa para remontagem da mesma. Ela fica bem macia e perfeita, aguardando agora o teste de durabilidade, fora a garantia de 12 meses.
quem fa este serviço de reparo e/ou retifica na caixa de direção do Maverick aqui em S.Paulo ???
obrigado e abraço aos amigos
leopoldo
21/06/2005, 08:10
:evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
CAIXA DE DIREÇÃO NÃO É RETIFICÁVEL !
vocês que pagaram por isso foram enganados.
veja a manutenção de caixa de direção no manual de manutenção do jeep, seção de downloads, provávelmente na página 2, abram e procurem o sistema de direção. Baixem o arquivo.
Verão que é possível regular a caixa de algumas maneiras , trocando rolamentos, colocando ou retirando alguns calços, mas normalmente as folgas estão nos terminais, braço de ligação e braço em L.
Raramente na bucha da caixa.
Eu tambem, depois de suar friu com a direçao original na cidade tirando fina de alguns obstaculos. o asfalto da minha cidade é uma porcaria, mtas irregularidades
e precisava ser quase um equilibrista em firmar a direçao pro carro andar em linha reta. Era uma emoçao... :lol:
Hoje tou com a direçao do Santana, ficou mto macio mesmo igual um carro novo.
so que notei 2 coisinhas.
:arrow: Esterça menos que a caixa original
:arrow: Na terra fica um pouco esquizito, nao sente mto. talvez seja falta de costume :roll:
Mas no final das contas ficou otimo, quem quiser e tiver como fazer uma adaptaçao dessas, resolve o problema nas folgas ou "ferias" ehehhe
[]´s em linha reta :mrgreen:
minha caixa de direção ( do maverick ) foi pro saco !!! Não tem mais ajuste de tanta folga ....Onde encontro as peças pra reparo em S.Paulo ??? Quanto vou gastar ? Obrigado
:arrow: Esterça menos que a caixa original
:o Isso não! Tem boi na linha... verifique essa adaptação...
:arrow: Na terra fica um pouco esquizito, nao sente mto. talvez seja falta de costume :roll:
:D É falta de costume sim... Agora vc pode dirigir sem malhar... :lol: :lol:
Para quem não se importa em manter a caixa de direção original, ou não tem tempo ou mecânico para a adptação, o custo de retífica da mesma, é bem convidativo (R$ 140,00), entregando a caixa para remontagem da mesma. Ela fica bem macia e perfeita, aguardando agora o teste de durabilidade, fora a garantia de 12 meses.
:D Fala Rogério!!! À quantas anda sua direção???????
:o Eu gastei 300,00 uma vez, na direção original... Troquei reparo, terminais, barras, embuchamento do braço L... Resultado??? Uma Bos.t@!!!! Pau que nasce torto morre torto!!!
:D A direção VW é só alegria!!!! Uma cx. mecânica, no desmanche, custa umas 100 pratas... tem a adaptação, mas compensa. Mesmo uma mecânica, vai ser + macia e muito + precisa que a original. :wink:
:o Sobre a do maverick... bom deixa pra lá... :P :lol:
[]'s
Rogério Barthy
01/07/2005, 14:49
Após 8 meses de uso, a caixa continua macia e precisa (sem folga), inclusive, até macia demais quando andando em estrada.
Tenho pego muiats trilhas e estradas esburacadas, exigindo muito da minha viatura, e ela não esmorece e a caixa por enquanto 100%.
Rogério
A caixa de direção do meu CJ5 - 1964 está com folga aceitável.
Vou manter até quando puder. Enquanto der para contornar e manter original, vou fazer.
Reativando
Na caixa de direção original ! Modelo com pescoço longo, com bucha só no lado do pitman.
Como se remove a capa do rolamento de baixo ?
Tem que retirar as tampinha do tubo do fio da buzina ?
Alguem ja colocou no lugar da bucha do setor rolamento de agulhas ?
Logico que seriam uns dois ou tres enfileirados.....fico na duvida se a vibração não causar um falso brinel no eixo !
Sugestões (sem trocar a caixa) ?