Conectar

Ver Versão Completa : Caixa Direção

Roberto Fazollo
27/07/2004, 18:20
Boa noite;

O Carrasquinho está com um feriado prolongado na direção (folga).

A pergunta é!! O setor de direção do Jeep é do tipo a do Fusca que tem como regular esta folga???

sds

Fazollo

Beto Lacerda
27/07/2004, 18:29
Folga no sistema de direção original dos CJ's são muito comuns , os pivos podem estar gastos , e a cx. pode estar zuada mesmo , na boa é um problema constante , a melhor solução é adaptar outra caixa , com um sistema mais simples e eficiente dos barramentos , a do maverick é a mais barata e adaptada , e esta torna o sistema mais macio tb , da uma pesquisada aki no forum que tem bastante coisa sobre esse assunto
[]'s

Alexandre Vaz Ferreira
27/07/2004, 18:59
Fala aí Roberto

Eu tentei de todas formas tirar as "férias" da direção original, resultado: gastei um monte e não adiantou :evil: .
Até tem como regular apertando um parafuso no lado da cx, mas se não me engano, tem 9 junções onde pode gerar folga :shock: .
Hoje to feliz da vida com o sistema da direção hidráulica do santana, como disse um colega aqui do fórum, é indiscrítivel andar no asfalto segurando a direção na mesma posição.

Esquece a Horiginal, a não ser que para quebrar o galho até adaptar outra :wink: .

um abração

Yuster Leonardo
27/07/2004, 21:26
Boa Noite,

Eu tambem depois de muito $$$$$ e tempo :cry: abandonei a originalidade de freios e direção.

Tambem uso a hidraulica do santana,É O CÉU 8)

Precisa , confiavel e extremamente confortavel, tanto que estou até pensando em colocar um amortecedor de direção de tão molinha que ela é.

Minha opinião é que o sistema original é um caso perdido$$$ fora a segurança :shock:

Sds

Beto Lacerda
27/07/2004, 21:32
bom eu uso a hidro do opala , facinho de adaptar
[]'s

Rogério Barthy
28/07/2004, 08:47
Lendo agora o presente tópico, não sei se a decisão foi a correta:
Peguei minha viatura dia 13/07 na oficina após 1 ano e um mês em reformas e durante o percurso para casa, descobrí simplesmente que ele adquiriu uma grande folga e no percurso, ela se transformou em férias, obrigando-me a retirar a caixa de direção e retificá-la.
O mecânico que efetuou a retífica da caixa, afirma que ela ficou 100% e que a garantia é de 12 meses oficial e por palavra, 36 meses.
Quando na oficina para reforma, foi trocado os pivôs, buchas , pino e reparos do braço pitman e ajustado tudo, tendo por isso sobrecarregado a caixa (como não existe mais folga em qualquer outro ponto do sistema de direção, somente a caixa que não havia sido mexida ou testada, apresentou defeito, e demonstrou a fadiga de uso.
Devo testar a caixa hoje para ver como ficou.
Agora, após gastar $40,00 mão de obra e $160,00 retífica da caixa, será que foi um erro e teria sido melhor ajuntar mais $400,00 para adaptar e colocar uma caixa de santana ?

DANIEL WERNECK
28/07/2004, 09:29
Rogério,
ONDE CONSEGUIU ESSA PROEZA!!!!?????
Estou a 1 ano tentando achar uma solução barata , ou seja, reformar minha caixa, mas a minha unica esperança estava dentro do 1º BELOG (batalhão de logística do exercito), mas estão pedindo R$450 por uma caixa "nova".
Onde fica essa bendita oficina???
Me dê o telefone de lá!

Chacal do Pantanal
28/07/2004, 09:38
Existe em Bauru - SP uma empresa chamada PATRAL que possui para venda todo o reparo para a caixa de direção original do Jeep, não achei o telefone assim que tiver posto para vcs.

[]´s

DANIEL WERNECK
28/07/2004, 10:01
ESTOU NA ESPERA!!!!! (qualquer ajuda é bem vinda)

Rogério Barthy
29/07/2004, 08:51
Daniel,
Não sei o bairro em que mora mas, aí vai:
J. Moreira e Irmão Ltda. Estrada do Quitungo, nº 1807 - Brás de Pina (Perto do Largo do Bicão, do Restaurante Palanca Negra, Vila da Penha).
Você tem de levar a caixa de direção para que o serviço seja feito, o que demora aproximadamente 2 dias.
Dependendo de onde more ou trabalhe, eu poderia levar a caixa para vc, já que moro junto a oficina.
O telefone de lá 3391-4919.
O trabalho aparentemente fica perfeito, faltando agora testar a durabilidade.

DANIEL WERNECK
29/07/2004, 10:08
Rogério,
Detale importante!!!
Seu jeep é 4 ou 6 cilindros?
Sabe se ele concerta os dois modelos?
Ouvi dizer que o reparo da caixa do 4cc está em falta.

VALEU PELA DICA!!!!

Eu moro em jacarepaguá, mas trabalho em Nova Iguaçu. :shock:
Vou dar uma ligadinha para a oficina e me informar.

PS: só pra lembrar, hoje é dia de encontro!!!!

Abraços

Rogério Barthy
29/07/2004, 11:30
Eles fazem qualquer caixa. A minha é de 6 cc. Eles recuperam suspensão e caixas de importados e linha pesada (caminhões, empilhadeiras e etc..
Telefona para eles e confirma.

Rogério Barthy
08/09/2004, 11:54
Após a retífica da caixa de direção, foi reinstalada na viatura e após o teste, ficou comprovado a leveza e o perfeito ajuste das peças e da caixa.
Agora fica somente para o teste de durabilidade do serviço executado, mas a primeira vista, vale a pena a colocação da caixa retificada, ou melhor dizendo, da caixa nova (o interior é todo trocado, ficando somente a carcaça.
No caso de minha viatura, os pneus são 670x16, rodo-rural, assemelhados aos originais, e não oferecem grande arrasto e nem peso para a caixa de direção, mas em se tratando de pneus mais largos, isso pode ser um agravante, ou fato diminuidor do tempo de vida útil da caixa.

Scacca
08/09/2004, 12:03
Ai Gente tb to com um feriado na caixa original.

Ja to com a caixa do maveco em mãos, só falta intalar, ja andei em algumas viaturas com caixa de maveco e achei demais, molinha, molinha.

Me falaram de colocar hidráulica, mas prefiro tudo mecanico, é mais simples, tem menos chances de dar problema.

[]'s confiantes

Rogério Barthy
08/09/2004, 14:46
Para quem não se importa em manter a caixa de direção original, ou não tem tempo ou mecânico para a adptação, o custo de retífica da mesma, é bem convidativo (R$ 140,00), entregando a caixa para remontagem da mesma. Ela fica bem macia e perfeita, aguardando agora o teste de durabilidade, fora a garantia de 12 meses.

valmor
20/06/2005, 23:15
quem fa este serviço de reparo e/ou retifica na caixa de direção do Maverick aqui em S.Paulo ???

obrigado e abraço aos amigos

leopoldo
21/06/2005, 08:10
:evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

CAIXA DE DIREÇÃO NÃO É RETIFICÁVEL !

vocês que pagaram por isso foram enganados.

veja a manutenção de caixa de direção no manual de manutenção do jeep, seção de downloads, provávelmente na página 2, abram e procurem o sistema de direção. Baixem o arquivo.

Verão que é possível regular a caixa de algumas maneiras , trocando rolamentos, colocando ou retirando alguns calços, mas normalmente as folgas estão nos terminais, braço de ligação e braço em L.

Raramente na bucha da caixa.

AnarkO
21/06/2005, 11:46
Eu tambem, depois de suar friu com a direçao original na cidade tirando fina de alguns obstaculos. o asfalto da minha cidade é uma porcaria, mtas irregularidades
e precisava ser quase um equilibrista em firmar a direçao pro carro andar em linha reta. Era uma emoçao... :lol:
Hoje tou com a direçao do Santana, ficou mto macio mesmo igual um carro novo.
so que notei 2 coisinhas.

:arrow: Esterça menos que a caixa original
:arrow: Na terra fica um pouco esquizito, nao sente mto. talvez seja falta de costume :roll:

Mas no final das contas ficou otimo, quem quiser e tiver como fazer uma adaptaçao dessas, resolve o problema nas folgas ou "ferias" ehehhe

[]´s em linha reta :mrgreen:

valmor
22/06/2005, 22:00
minha caixa de direção ( do maverick ) foi pro saco !!! Não tem mais ajuste de tanta folga ....Onde encontro as peças pra reparo em S.Paulo ??? Quanto vou gastar ? Obrigado

Giovani
22/06/2005, 23:38
:arrow: Esterça menos que a caixa original

:o Isso não! Tem boi na linha... verifique essa adaptação...

:arrow: Na terra fica um pouco esquizito, nao sente mto. talvez seja falta de costume :roll:

:D É falta de costume sim... Agora vc pode dirigir sem malhar... :lol: :lol:

Para quem não se importa em manter a caixa de direção original, ou não tem tempo ou mecânico para a adptação, o custo de retífica da mesma, é bem convidativo (R$ 140,00), entregando a caixa para remontagem da mesma. Ela fica bem macia e perfeita, aguardando agora o teste de durabilidade, fora a garantia de 12 meses.

:D Fala Rogério!!! À quantas anda sua direção???????

:o Eu gastei 300,00 uma vez, na direção original... Troquei reparo, terminais, barras, embuchamento do braço L... Resultado??? Uma Bos.t@!!!! Pau que nasce torto morre torto!!!
:D A direção VW é só alegria!!!! Uma cx. mecânica, no desmanche, custa umas 100 pratas... tem a adaptação, mas compensa. Mesmo uma mecânica, vai ser + macia e muito + precisa que a original. :wink:
:o Sobre a do maverick... bom deixa pra lá... :P :lol:

[]'s

Rogério Barthy
01/07/2005, 14:49
Após 8 meses de uso, a caixa continua macia e precisa (sem folga), inclusive, até macia demais quando andando em estrada.
Tenho pego muiats trilhas e estradas esburacadas, exigindo muito da minha viatura, e ela não esmorece e a caixa por enquanto 100%.
Rogério

Magrão
01/07/2005, 16:14
A caixa de direção do meu CJ5 - 1964 está com folga aceitável.

Vou manter até quando puder. Enquanto der para contornar e manter original, vou fazer.

edgar
20/04/2010, 09:29
Reativando

Na caixa de direção original ! Modelo com pescoço longo, com bucha só no lado do pitman.

Como se remove a capa do rolamento de baixo ?
Tem que retirar as tampinha do tubo do fio da buzina ?

Alguem ja colocou no lugar da bucha do setor rolamento de agulhas ?

Logico que seriam uns dois ou tres enfileirados.....fico na duvida se a vibração não causar um falso brinel no eixo !

Sugestões (sem trocar a caixa) ?