Ver Versão Completa : Mola Traseira Ranger..
Sempre quis ter uma caminhonete...pois sou apaixonado por trilha....mas por trilha de moto...quem sabe daki uns tempos não começo com trilhas de Pickup mesmo né??...Sempre andei puxando carreta em carro mais depois que comprei a Ranger fiquei muito mais animado com os preparativos...é muito melhor para ir para corridas, motocross e até mesmo levar as motos pra uma trilha....
Então a questão é o seguinte.....a Ranger, c eu não me engano, é projetada para levar 700 Kilos, porem no pior dos casos eu levo 400 kilos...incluindo 3 motos(aproximadamente 100 kg cada) e mais equipamentos e bagagens....E quando n estou com a moto só rodo sem peso mesmo....
Ai eu estava pensando que por ela ser projetada para carregar 700 kilos as molas são fortes e duras o suficiente para aguentar todo esse peso...Dei uma olhada na suspensão e observei que a ranger tem 3 molas presas umas as outras e presas na carroceria.....e tem 1 mola que fica solta das outras e só trabalha quando o peso é bem grande e o feixe com 3 molas encosta nela.....Tive pensando então em retirar 1 mola do feixe de 3 com o objetivo de fazer ela ficar mais confortável sem carga...pular menos....
Isso é possível??? alguem já fez isso??? Qual o resultado??
Muito obrigado e me desculpe c estou falando bobagens
Walter L. L. Casitta
08/06/2008, 10:56
Sempre quis ter uma caminhonete...pois sou apaixonado por trilha....mas por trilha de moto...quem sabe daki uns tempos não começo com trilhas de Pickup mesmo né??...Sempre andei puxando carreta em carro mais depois que comprei a Ranger fiquei muito mais animado com os preparativos...é muito melhor para ir para corridas, motocross e até mesmo levar as motos pra uma trilha....
Então a questão é o seguinte.....a Ranger, c eu não me engano, é projetada para levar 700 Kilos, porem no pior dos casos eu levo 400 kilos...incluindo 3 motos(aproximadamente 100 kg cada) e mais equipamentos e bagagens....E quando n estou com a moto só rodo sem peso mesmo....
Ai eu estava pensando que por ela ser projetada para carregar 700 kilos as molas são fortes e duras o suficiente para aguentar todo esse peso...Dei uma olhada na suspensão e observei que a ranger tem 3 molas presas umas as outras e presas na carroceria.....e tem 1 mola que fica solta das outras e só trabalha quando o peso é bem grande e o feixe com 3 molas encosta nela.....Tive pensando então em retirar 1 mola do feixe de 3 com o objetivo de fazer ela ficar mais confortável sem carga...pular menos....
Isso é possível??? alguem já fez isso??? Qual o resultado??
Muito obrigado e me desculpe c estou falando bobagens
Na verdade a Ranger diesel foi feita pra 1T. 700Kg é a Ranger a gasolina. Pra suspensão traseira ficar mais macia tem que trocar os amortecedores por outros mais macios. Tirar a mola só vai diminuir o limite da carga.
Experimenta tirar os amortecedores e dá uma voltinha que você vai entender o que estou falando, mas vai devagar...
Pequeno jr
08/06/2008, 11:33
Patoso, já escutei pessoas falando q se colocar o amortecedor das Ranger a gasolina nas Diesel melhora um pouco isso ... Soooo q ... os amortecedores acabam mais rápido e vou t falar sério ... boto fé q isso é balela ...
Vc ta falando em deixar mais macia a sua Ranger, com qtas libras vc esta usando nos teus pneus?? Qual a medida deles? SObre as motos, aqui aonde moro o povo tbm se amarra em trilhas, enduros e cross. Costumo ver pick-ups com no mínimo 2 motos na caçamba sem problem algum.
Um cara que fez um negócio interessante foi numa S-10 extendida q vi a um tempo atrás. Ele montou uma capota onde dá para ele colocar 2 motos em cima da caçamba e ainda sobre espaço pacas para ficar quase q em pé em cima da S-10. Nas laterais ele fez algumas coisas para guardar acessórios, peças e etc. ... Vou t falar bonito não é, mas pratico ficou d++.
Assim q eu achar essa S-10 novamente eu posto uma foto dela e de dentro da caçamba
fcapitanucci
08/06/2008, 11:44
se tirar 1 feixe, vaiaté abaixar um pouco a traseira, porem vai perder um pouco de estabilidade em curvas com undulacao....vai ficar mais boba...
amortecedores sao o segredo. na minha ranger que ja tinha erguido, ergui com calços embaixo da mola, entao a rigidez ficou igual. quando subi a carroceria e caçamba com body lift, ela ficou com o centro de gravidade mais alto, ficou um pouco instavel, e balançava mais. andei 2 dias pra testar, mas tinha ja um jogo de amortecedores pro comp p/ susp. erguida, dupla acao. foi colocar e ela ficou firme, bem firme. a traseira idem, nao balança mais,
entao o segredo ta ai, amort. um pouco mais macios, pneus com menos pressao, e bons pneus, mais altos ou maiores tlvz, com composto mais macio...porém, quando carregar moto, ela nao vai ser tao boa tlvz, vai ficar macia demais....mas só ir com cuidado
Quando se aperta a suspensão, por exemplo passando em um ressalto, tanto as molas quanto o amortecedor fazem força tentando segurar a carroceria para ela não afundar certo?? quando retorna, o amortecedor faz força no sentido contrario,tornando o retorno da suspensão pela ação das molas mais devagar...Quando passo em pequenos ressaltos, a mola e o amortecedor estão bem firmes e dependendo do ressalto ela nem afunda nada a suspensão...ela pula mesmo...como c estivesse rigida a carroceria à roda...Portanto com certeza trocando os amortecedores para um que tenha menos resistencia ao apertar a suspensão ficaria mais macia sim....Mas retirando 1 mola eu acreditava que ao apertar a suspensão iria ser transmitido mais força ao amortecedor, apertando-o assim mais rapido. Então a roda subiria mais em relação á caçamba....e o retorno ficaria tambem mais lento pois é uma mola a menos fazendo força pra voltar a pkp na altura normal. É só uma teoria minha...vou estudar o caso para falar com mais certeza....
Se fosse mais facil retirar uma mola (o problema q é cravado uma à outra) eu iria fazer o teste e postava aki....vou ver...quem sabe eu animo...
Patoso, já escutei pessoas falando q se colocar o amortecedor das Ranger a gasolina nas Diesel melhora um pouco isso ... Soooo q ... os amortecedores acabam mais rápido e vou t falar sério ... boto fé q isso é balela ...
Vc ta falando em deixar mais macia a sua Ranger, com qtas libras vc esta usando nos teus pneus?? Qual a medida deles? SObre as motos, aqui aonde moro o povo tbm se amarra em trilhas, enduros e cross. Costumo ver pick-ups com no mínimo 2 motos na caçamba sem problem algum.
Um cara que fez um negócio interessante foi numa S-10 extendida q vi a um tempo atrás. Ele montou uma capota onde dá para ele colocar 2 motos em cima da caçamba e ainda sobre espaço pacas para ficar quase q em pé em cima da S-10. Nas laterais ele fez algumas coisas para guardar acessórios, peças e etc. ... Vou t falar bonito não é, mas pratico ficou d++.
Assim q eu achar essa S-10 novamente eu posto uma foto dela e de dentro da caçamba
Meus Pneus são BF 33" e estou andando com 35lbs...tá muito ou pouco??
Sei que c eu andar com ele mais vazio fica mais macio....mais em compensação come o pneu bem mais rápido....
Obrigado pelas dicas
Pequeno jr
08/06/2008, 20:03
Meus Pneus são BF 33" e estou andando com 35lbs...tá muito ou pouco??
Sei que c eu andar com ele mais vazio fica mais macio....mais em compensação come o pneu bem mais rápido....
Obrigado pelas dicas
Cara eu uso 31'' e estou usando 28 libras qdo estou vazio e 30 qdo carrego algo.
O Walter, Edin e outros q usam 33 comentaram certa vez q usam 25 lbs.
O Segredo do pneu é fazer o rodizio a cada 5.000km, com isso o desgate é por igual.
So para vc ter ideia, meus ex-goodyear rodaram 100 e poucos Mil km/rodados sem chegar a 100% carecas so fazendo isso, rodizio a cada 5.000km.
Walter L. L. Casitta
08/06/2008, 20:04
Com 33" tem ser uns 28 na frente e 22 atrás....
Cara eu uso 31'' e estou usando 28 libras qdo estou vazio e 30 qdo carrego algo.
O Walter, Edin e outros q usam 33 comentaram certa vez q usam 25 lbs.
O Segredo do pneu é fazer o rodizio a cada 5.000km, com isso o desgate é por igual.
So para vc ter ideia, meus ex-goodyear rodaram 100 e poucos Mil km/rodados sem chegar a 100% carecas so fazendo isso, rodizio a cada 5.000km.
Esse rodízio que voces fazem é trocar os dois de traz pelos dois da frente ou vai rodando em circulo msm??? pq c for em circulo tem que tirar o pneus fora....se for só trocando os de traz pelo da frente dá pra trocar a roda completa....
Edintruder
08/06/2008, 20:34
O rodízio é em X.
Por ex., o pneu dianteiro dir vai para traseiro esq e vice versa. Troca pneu com roda completo, invertendo o sentido de rodagem. Em 4x4 tem que inverter o sentido de rodagem fazendop o rodizio em X! Só não faz cruzado que o teu uso não é 4x4 e os pneus tiverem sentido correto para rodagem, como exemplo aquatreds, ventura ou até um frontiera.
Eu faço o rodízio a cada 10.000km.
Eu tenho usado 25 Lbs parelho, porém quando pega o inverno e as ruas ficam muito esburacadas pela ação da chuva e o trânsito nas ruas de areia, eu chego a usar 22lbs parelho. 35lbs é só para uso com peso, porém eu seguidamente tenho carregado quase uma tonelada com as mesmas 25lbs.
O rodízio é em X.
Por ex., o pneu dianteiro dir vai para traseiro esq e vice versa. Troca pneu com roda completo, invertendo o sentido de rodagem. Em 4x4 tem que inverter o sentido de rodagem fazendop o rodizio em X! Só não faz cruzado que o teu uso não é 4x4 e os pneus tiverem sentido correto para rodagem, como exemplo aquatreds, ventura ou até um frontiera.
Eu faço o rodízio a cada 10.000km.
Eu tenho usado 25 Lbs parelho, porém quando pega o inverno e as ruas ficam muito esburacadas pela ação da chuva e o trânsito nas ruas de areia, eu chego a usar 22lbs parelho. 35lbs é só para uso com peso, porém eu seguidamente tenho carregado quase uma tonelada com as mesmas 25lbs.
Edin...pelo que eu entendi então já que meu uso não é 4x4 então eu não devo fazer o rodizio em x?? Porque como eu uso a Ranger mais como meio de locomoção e às vezes estrada de chão para ir para corridas levando as motos não achava certo inverter o sentido de rodagem, pois estraga a malha interna do pneu...Como devo fazer o rodízio....meus dois pneus traseiros estão praticamente Zero e os da Frente meia vida...
Valeuu!!!!
Walter L. L. Casitta
08/06/2008, 21:27
Edin...pelo que eu entendi então já que meu uso não é 4x4 então eu não devo fazer o rodizio em x?? Porque como eu uso a Ranger mais como meio de locomoção e às vezes estrada de chão para ir para corridas levando as motos não achava certo inverter o sentido de rodagem, pois estraga a malha interna do pneu...Como devo fazer o rodízio....meus dois pneus traseiros estão praticamente Zero e os da Frente meia vida...
O fato de não usa 4x4 não muda nada. O rodízio em X deve ser feito independentemente do tipo de uso.
Não poder inverter os sentido de rotação do pneu é só um mito! Sempre fiz isso e nunca tive problema nenhum.
O fato de não usa 4x4 não muda nada. O rodízio em X deve ser feito independentemente do tipo de uso.
Não poder inverter os sentido de rotação do pneu é só um mito! Sempre fiz isso e nunca tive problema nenhum.
Só não entendi o porque inverter a rotação...um rodizio entre os traseiros para os dianteiros e vice-versa não seria bom???
Pq no meu caso c eu fizesse o rosizio em X ia ficar um novo e um seminovo na frente e msm coisa na traseira....ficaria exquisito não??
Talvez vai valer a pena fazer isso quando comprar novos não??
Outra pergunta....quantos Mil km roda um pneus desses Bf 33" All Terrain andando 90 % em asfalto sendo 70 % em estrada...
Walter L. L. Casitta
08/06/2008, 22:06
Só não entendi o porque inverter a rotação...um rodizio entre os traseiros para os dianteiros e vice-versa não seria bom???
Pq no meu caso c eu fizesse o rosizio em X ia ficar um novo e um seminovo na frente e msm coisa na traseira....ficaria exquisito não??
Talvez vai valer a pena fazer isso quando comprar novos não??
Outra pergunta....quantos Mil km roda um pneus desses Bf 33" All Terrain andando 90 % em asfalto sendo 70 % em estrada...
Com o uso dos freios os pneus AT e MUD principalmente, vão escamando e ficam barulhentos. Por isso tem que inverter a rotação...
Com o uso dos freios os pneus AT e MUD principalmente, vão escamando e ficam barulhentos. Por isso tem que inverter a rotação...
Vou aproveitar que tenho q trocar as lonas de freio traseiras e vou efetuar o rodizio na minha....mais a duração do BF 33'....alguem sabe quantos Km dura???
Walter L. L. Casitta
09/06/2008, 08:04
Vou aproveitar que tenho q trocar as lonas de freio traseiras e vou efetuar o rodizio na minha....mais a duração do BF 33'....alguem sabe quantos Km dura???
Eu troco os meus antes dos 70.000Km e o meu irmão ainda anda com eles mais uns 10000Km ou 20000Km....
Edintruder
09/06/2008, 11:47
Não se altera o sentiodo de rotação somente se utiliza pneus com sentido de rotação determinado pelo fabricante, mesmo em picapes, o resto é só tirar a roda montada e trocar de lado e eixo.
Não se altera o sentiodo de rotação somente se utiliza pneus com sentido de rotação determinado pelo fabricante, mesmo em picapes, o resto é só tirar a roda montada e trocar de lado e eixo.
Quando se tira a roda montada inteira e troca de lado consequentemente se inverte o sentido de rotação do pneu.....não entendi o que quis dizer Edin....Valeuuu
o patoso eu li a maioria de seus post mas nao me lembro se a sua tem BL... se caso nao tenha... os pneus raspam em algum lugar?
Edintruder
10/06/2008, 08:47
Pneus frontieira tem sentido de rodagem. Quando faz rodízio tem que desmontar a roda e inverter o aro.
Pneus no estilo aquatred tem sentido de rodagem. Quando faz rodízio tem que desmontar a roda e inverter o aro.
Pneus de alto desempenho tem sentido de rodagem. Quando faz rodízio tem que desmontar a roda e inverter o aro.
Pneus MUD, A/T, S/T não tem sentido de rodagem. Quando faz rodízio é só trocar a roda montada de lugar.
O que me refiro é que tem muita gente que coloca aro 20 em picape e pneus de perfil baixo 100% asfalto e que muitas vezes tem sentido de rodagem, nesse caso mesmo sendo 4x4, ou faz o rodízio de tras para a frente ou desmonta os aros para trocar em X e manter o sentido de rodagem.
o patoso eu li a maioria de seus post mas nao me lembro se a sua tem BL... se caso nao tenha... os pneus raspam em algum lugar?
Já comprei ela com Pneus Bf 33' e não tem BL......Não sinto raspando em lugar nenhum...mais como vi vcs postando isso aki no forum fui dá uma olhada debaixo da roda e percebi que tem uns raspados no plástico protetor do paralama bem em cima....então a clonclusão é que pegam...bem de leve..quando a suspensão vai até o fundo...