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Ver Versão Completa : Pajero a Alcool - 100% CANAVIEIRA



Arrivabene
05/06/2008, 22:12
Ola a todos...estou abrindo este topico para tirar duvidas de muitas pessoas....alguem roda com sua Pajero V6 no alcool ? Qual o consumo cidade e estrada ? Quais modificacoes foram feitas ?

Defender 90tinha - Branca de Neve
Galloper 99 - Cuitona
Willys 62 - Gemada

davidss6
06/06/2008, 10:29
Otimo tópico! Ontem mesmo tinha pensado nisso. Não estou muito satisfeito com o desempenho da minha no gas e o alcool seria uma alternativa...

Será que o consumo fica bom? A conversão é simples? Compromete alguma peça do motor o uso desse combusta? muitas dúvidas :pensativo::pensativo:

n0gs
06/06/2008, 10:49
Otimo tópico! Ontem mesmo tinha pensado nisso. Não estou muito satisfeito com o desempenho da minha no gas e o alcool seria uma alternativa...

Será que o consumo fica bom? A conversão é simples? Compromete alguma peça do motor o uso desse combusta? muitas dúvidas :pensativo::pensativo:

cara, eu não faria isso... que eu saiba, vai compremeter sua bomba de combustível a médio prazo, a taxa de compressão do alcool é diferente da gasolina e pode compromenter o seu motor também, com certeza existem mais detalhes que tornam inviável a conversão para alcool.

Voce pode até comprar o tal do módulo de conversão, um tal de Jflex, vai rodar sem problemas durante um tempo e depois só dor de cabeça...

davidss6
06/06/2008, 14:23
Com relação a taxa creio que não tenha problema, pelo fato do alcool ter mais octanagem que a gasolina... Agora esse lance da bomba de combustível já tinha ouvido falar... :pensativo::pensativo:

O GNV eu uso com um pé atrás. Já levei meu carro no meca e ele condenou, falou que esse motor não foi projetado pra isso... e que se continuar usando fatalmente vai dar pau

buchmann
06/06/2008, 16:29
Concordo com vc David...
mas acho que o problema vai apresentar mais cedo e com mais intensidade com o álcool do que com a gasolina.. que eu saiba não basta mudar somente o modulo da injeção, pois o álcool é mais corrosivo que a gasolina, além do consumo que vai aumentar bastante. Já vi aqui no fórum sobre uma pajero com esse modulo.. só que deu pau nele e o cara teve maior dor de cabeça... no meu mecânico tinha um tempra turbo que o cara transformou para álcool.. estava fazendo 1 km/l, algo absurdo.
O mesmo meca falou que não basta trocar o modulo.. tem que trocar a bomba, os canos de passagem de combustivel, boias, e algumas coisa a mais.

tirando isso.. já é um foquete com gasolina.. imagina com álcool e o motor na temperatura certa.. dai soh iria faltar uma asa.. hehehehe

Joao Baeta
06/06/2008, 18:08
:arrow:Me lembro mt bem que o amigo meu tinha um Pajerinho 3p V6 que trasformou a álcool.... Era uma beleza!!!!
Falo com ele como trasformou e posto aqui!
:concordo:

Arrivabene
07/06/2008, 17:14
Ja ouvi falar de pessoas que fizeram e estao contentes...5km/l..embora eu nao acredito muito....
Quanto a condenacao do motor, nao ha problema algum. Meu mecanico tem 16 ano de Mitsubishi....diz que o V6zao aguenta sussa...troca a bomba de gasosa por uma do Santana e as velas tb do santana..já era...minha preoucupacao é o consumo...rodo muito.

Novais
08/06/2008, 11:06
Pessoal,

de vez em quando eu coloco alcool na viatura, na proporção 50% alcool e 50% gasolina. O carro fica um canhão...:twisted::twisted::twisted:.

Já usei uma vez 100% alcool numa etapa da Copa Mineira e o carro foi muito bem, o problema foi ligar cedo...:putz::putz::putz:.


[]'s

buchmann
09/06/2008, 09:06
Pessoal,

de vez em quando eu coloco alcool na viatura, na proporção 50% alcool e 50% gasolina. O carro fica um canhão...:twisted::twisted::twisted:.

Já usei uma vez 100% alcool numa etapa da Copa Mineira e o carro foi muito bem, o problema foi ligar cedo...:putz::putz::putz:.
[]'s

Ei Novais..
vc fez alguma alteração no motor??:pensativo:
seu carro é só para competição?? :pensativo:
sabes qual foi o consumo??:pensativo: se ficou bem mais alto em relação com gasolina, sei que a media deve ser baixa dependo do jeito que vc usa o carro(asfato, barro), mas mesmo assim daria para ver se ouve uma diferença??

buchmann
09/06/2008, 09:29
Arrivabene..
bomba de combustível e velas do SANTANA???
nunca tinha ouvido falar que serviam..

Mas sei que a bomba de combustível é de 4.2 bar.. a o máximo que o santana tem é de 3.0 bar.. sei que a blaser com motor 4.3 usa uma bomba de 4.2 bar.. e já me falaram que serve
e segundo o site tá ai para não me deixar mentir sozinho..hehehehe : http://www.forcecar.com.br/eng/products/pumpfuel.htm

agora, sobre as velas já li aqui no fórum as que aguentam mesmo somente as originais. as paralelas não duram nem a metade.

não desconfiando do seu meca.. mas acho que ele se enganou sobre a bomba.. das velas eu não achei nada.

[]'s

Paulo_CW
09/06/2008, 09:55
Olha.... não q eu seja um especialista, mas acho q o uso da bomba de santana não é apropriado devido a pressão, pois uma bomba q da certo na Pajero é a da Blazer ou do vectra antigo q tem pressão superior.

Quanto as velas, pode-se usar até as NGK R BCPR5ES da linha Parati, mas deve-se mudar a folga dos eletrodos de o,8 para 1,1 sendo q inclusive existem as mais fortes para a linha GNV (lembre-se q tão importante quanto as velas são os cabos q no caso do uso de GNV, os originais devem ser substituidos)

Lembre-se q não basta a troca da bomba e módulo, deve-se verificar muito bem todas as partes em contato com o alcool por ele ser mais corrosivo.

Novais
09/06/2008, 14:45
Ei Novais..
vc fez alguma alteração no motor??:pensativo:
seu carro é só para competição?? :pensativo:
sabes qual foi o consumo??:pensativo: se ficou bem mais alto em relação com gasolina, sei que a media deve ser baixa dependo do jeito que vc usa o carro(asfato, barro), mas mesmo assim daria para ver se ouve uma diferença??

Olá Buchmann,

não fiz nada no motor, abasteci com alcool e pronto, mandei bala!!!! meu carro uso para trilhas, raids e sítio nos fds!!!!

Para ser sincero, não medi o consumo, porque nas trilhas e provas a Pajero já bebe bem...mas acho que não fica muito longe da gasosa.

Pessoal, atenção, não uso direto....em algumas trilhas e nas provas!!!!


[]'s

djalmab
09/06/2008, 17:55
Pode usar tb a bomba do GTI que funciona....

nelsonnrc
10/06/2008, 01:38
Isso, bomba de Blazer 4.3 V6, Gol GTI, Ranger V6 e Monza a alcool

Abs

davidss6
10/06/2008, 15:08
A minha deve ta usando alguma dessas aí. Troquei ela no inicio do ano... uma coisa que notei é que ela faz uma barulheira infernal... vc liga o carro e na região do tanque tu escuta um zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz :?

Esse lance de misturar alcoo a gasolina meu irmao fazia direto no gol dele. Nunca deu pau... Aquilo lah tb vc pode mijar no tanque que nao da pau...

n0gs
10/06/2008, 15:53
A minha deve ta usando alguma dessas aí. Troquei ela no inicio do ano... uma coisa que notei é que ela faz uma barulheira infernal... vc liga o carro e na região do tanque tu escuta um zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz :?

Esse lance de misturar alcoo a gasolina meu irmao fazia direto no gol dele. Nunca deu pau... Aquilo lah tb vc pode mijar no tanque que nao da pau...

já ví um niva andando com alcool de cozinha tb... quem sabe fica bom na pajero... hehehe
acho que qualquer coisa que pega fogo deve funcionar por um tempo... o problema é depois...

davidss6
10/06/2008, 17:34
nesses carro de manutencao barata até rola de fazer essas experiencias... Agora na nossa viatura, que qualquer porquinha eh uma :parede::parede: A economia tem que ser mta pra uma aventura dessa :mrgreen::mrgreen:

lfernando
10/06/2008, 19:19
nesses carro de manutencao barata até rola de fazer essas experiencias... Agora na nossa viatura, que qualquer porquinha eh uma :parede::parede: A economia tem que ser mta pra uma aventura dessa :mrgreen::mrgreen:
X2 :concordo:

beetle
11/06/2008, 08:59
X2 :concordo:
X3
Bem isso mesmo.

buchmann
13/06/2008, 09:44
já ví um niva andando com alcool de cozinha tb... quem sabe fica bom na pajero... hehehe
acho que qualquer coisa que pega fogo deve funcionar por um tempo... o problema é depois...

De álcool de cozinha para de posto tem algumas diferenças.. mas a origem é a mesma.
Uma delas é que o de cozinha é tratado (retirado algumas impurezas), e o de posto não passa por este procedimento e ainda pode receber algumas aditivos comburentes (não sei o que é isso).

Então acho que tanto faz vc abastecer com álcool de cozinha ou de supermercado, isso baseando-se em uma leitura rápida no texto que baixei na internete, segue o link

http://sbrtv1.ibict.br/upload/sbrt3685.pdf?PHPSESSID=43bb5e2c6861657c352b84f3acc 12775

Arrivabene
13/06/2008, 22:27
Pessoal, até agora só especulacao em sites e mecanicos...algum professor Pardal já fez e rodou um bom tempo ou nao ???
Sei de uma pessoa que faz na cidade de Sta. Barbara D´Oeste-SP, segundo informacoes 6km/l do usuario...mas como tem cabeca de bagre que nao sabe medir o consumo...ai fica dificil !!!

buchmann
17/06/2008, 08:11
Pessoal, até agora só especulacao em sites e mecanicos...algum professor Pardal já fez e rodou um bom tempo ou nao ???
Sei de uma pessoa que faz na cidade de Sta. Barbara D´Oeste-SP, segundo informacoes 6km/l do usuario...mas como tem cabeca de bagre que nao sabe medir o consumo...ai fica dificil !!!

Ei Arrivabene, tente perguntar para o Otaviofilho, ele tinha a Pajero dele no álcool com um modulo flex... acho que ele seria o melhor para responder isso :cool:
no link o topico dele.. se ler a estorinha dele na pagina 4 vai ver que ele mensiona o tal modulo..

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35609

otaviofilho
09/08/2008, 11:07
Valeu Buchman pela indicação... Não dá pra "viver" aqui no forum, então de tempos em tempos eu dou uma sapeada para ver se tem algo interessante, e curiosamente o tópico me chamou a atenção, imagina ser citado nele...

Galera, não é cabeça de bacalhau não... Comprei minha Full 3.5 V6 automática em Março de 2007, e vi que era impossível continuar rodando na gasolina... Falei com alguns amigos do NCABC Off Road que estavam com Vitara já a quase 1 ano e nenhum deles recomendou passar o carro para o alcool, disseram que os mecânicos mencionavam que motor japonês não aceita alcool, que papai noel existe, que a cuca vem pegar, etc.... Não dei ouvidos e fui pra pesquisa, e encontrei vários "fabricantes" deste módulo, e escolhi um que é realmente o "fabricante" (integrador) do módulo: www.flextron.com.br. É uma empresa do grupo Aspen que é forte em alarme residencial e automatização de portões (nossa, tudo a ver...) mas minha escolha foi pelo fato de poder retirar o produto direto na fábrica e ter assistência técnica garantida. A instalação é simples, uma vez que você identifica os fios do chicote é claro, e tem que cortar os fios que vão para os bicos de injeção. Eu aproveitei e fiz tudo com terminal e plug (adquiridos na Sta Ifigênia em SP/capital), assim facilita caso eu queira (ou precise) eliminar o módulo rapidamente. Ela passou de 5.2km/l de gasolina na cidade para 4.0km/l de alcool. Uns mil km depois eu troquei (preventivamente) a bomba de combustível por uma recondicionada de uma empresa que só trabalha com preparação de motores turbinados no Ipiranga em SP/capital, já com mais de 4 bar de pressão e preparada para o alcool. A que estava na Pajero era BOSCH, esta também, externamente são iguais a maioria das bombas BOSCH que você pedir no balcão de auto-peças, por isto é importante saber (ou medir) a pressão da bomba, e nem todo balconista de auto-peças sabe... Troquei também o filtro de combustível, realizei limpeza de bicos, troquei (preventivamente pois as NGK originais estavam zeradas) as velas por umas alemã de 4 eletrodos marca BERU (R$20 cada) e foi testado todo o sistema de ignição (chicote, bobinas e cabos) estando tudo ok.
Só não coloquei partida a frio, então coloco 10% (em litros) de gasolina no tanque em cada abastecimento, e de manhã quando coloco a chave na posição de contato o led do módulo flex pisca informando que está injetando combustível (sistema de partida a frio automático). Faço isto 3 vezes daí viro a chave, ela não pega, repito o processo e ela pega. Se vou viajar, saio de casa e no primeiro posto já encho o tanque com 100% alcool, só não pode deixar o carro "dormir" assim, senão dá trabalho para pegar no outro dia...

No mais é isto, já faz mais de 1 ano, o funcionamento dela está perfeito, e 90% dos meus amigos instalaram módulo flex em seus "japoneses"...

Qualquer dúvida estou por aqui...

sayon
11/08/2008, 00:03
http://www.youtube.com/watch?v=FQ0DwF9dJSs

RicardoLuna
12/09/2008, 15:45
Não aconselho o uso de alcool puro, procure sempre utilizar 20 a 25% de gasolina. Sabemos que as gasolinas vendidas hoje tem uma mistura maior de alcool do que o governo diz. a troca para o alcool vai afetar diretamente o filtro de combustivel que deverá ser trocado depois de uns 3 tanques de combustivel com + alcool.

Ricardo
Pajero GLS-B V6 3.0 1999

Pajero GLS
27/05/2009, 13:36
E ai colega, voce fez a conversão ? Que bomdo de combustivel voce usou ?

Acabei de converter a minha, ate o momento não tenho do que reclamar, esta excelente, andando bem mais e o consumo esta na cidade entre 4 a 5 Km/L e na estrada 8 Km/L.... Nao acredita ? Nem eu..........mas esta fazendo isso..........agora so preciso trocar a bomba de combustivel que seguramente ira dar problemas.......

wdoc
27/05/2009, 14:51
Ninguem teve problemas nos motores? Desgastes prematuros, consumo de oleo mudou? etc?
Sempre fui contra mas agora com os pneus 100% ela faz 4 na gasolina.... a tentacao de ir para o alcool é grande gostaria de ouvir a parte ruim da estoria. Pelo que eu entendi por uma partida a frio seria opcional mas muito recomendado.

bb.bia
04/06/2009, 13:29
Olá, sou membro nova pois acabei de adquirir uma Pajero TR4 2.0 16v 2003, 60000km rodados e beberrona!!!

Vocês conhecem alguém que fez a conversão de uma TR4 para alcool e não deu problema? Pois estou pensando muito em fazer isso.

Se alguém tiver ainda a indicação de um bom mecânico que saiba fazer o trabalho com garantia em SP ou Região de Campinas....


Valeu!!

angelorende
26/06/2009, 17:32
Amigos, para conhecimento estou rodando a quase 3 anos com minha pajerinho somente no alcool, a única modificação foi colocar um reservatório de gasolina igual ao dos carros flex para as partidas a frio, não fiz nenhuma modificação como bomba ou módulos, quando a passei para alcool comprei por prevenção uma bomba da blazer achando que logo a minha estragaria e ainda estou esperando, faz 4,8 na cidade e 6,5 na estrada...

Marcio Medina
26/06/2009, 17:57
Olá, sou membro nova pois acabei de adquirir uma Pajero TR4 2.0 16v 2003, 60000km rodados e beberrona!!!

Vocês conhecem alguém que fez a conversão de uma TR4 para alcool e não deu problema? Pois estou pensando muito em fazer isso.

Se alguém tiver ainda a indicação de um bom mecânico que saiba fazer o trabalho com garantia em SP ou Região de Campinas....


Valeu!!

Olá, bb.bia!

Tem um mecânico em SP (no Tatuapé) que é muito bom em preparações de motores. Não levo em outro lugar há uns 7 anos, pois já rodei muitas preparadoras e achei que ele fez o melhor serviço nos meus carros (eu tinha carro de pista, motor de alta performance).

Ele é formado em robótica e mecânica...o cara manja muito do assunto. Já converti vários carros (nacionais e importados, inclusive um Audi A3 1.8T) pra álcool com ele e o único problema que tive, em apenas 1 dos carros, foi a bomba que não aguentou o novo combustível. De resto, só alegria!!!

Se ainda quiser converter, posso indicá-lo.

T+

cRiPpLe_rOoStEr
26/06/2009, 19:06
Otimo tópico! Ontem mesmo tinha pensado nisso. Não estou muito satisfeito com o desempenho da minha no gas e o alcool seria uma alternativa...

Será que o consumo fica bom? A conversão é simples? Compromete alguma peça do motor o uso desse combusta? muitas dúvidas :pensativo::pensativo:

para a sonda lambda: www.dualflex.com.br (http://www.dualflex.com.br)

depois rebaixar o cabeçote em 0,2mm e trocar o filtro e a bomba de combustível... velas mais frias e eletroerosão nos bicos injetores para aumentar a vazão tb são aconselháveis...

Fred Lage
30/06/2009, 15:23
Boa tarde Pajeirada,
Possuo uma Sport V6 3.0, 99/00, aut., já usei 50% alcool com 50% gasolina ( vide depoimento do Novais ) e tempos depois passei a usar 100% alcool ( vide depoimento do Angelorende ), sem nenhuma conversão e a aceitação foi perfeita. Como moro no RJ, não tive problemas pela manhã.
Voltei a gasolina e tudo tranq.
Sei que corro alguns riscos como já mencionado aqui no forum, tipo bomba e corrosão.
Abraços a todos.

jensen
30/06/2009, 16:36
Amigos, para conhecimento estou rodando a quase 3 anos com minha pajerinho somente no alcool, a única modificação foi colocar um reservatório de gasolina igual ao dos carros flex para as partidas a frio, não fiz nenhuma modificação como bomba ou módulos, quando a passei para alcool comprei por prevenção uma bomba da blazer achando que logo a minha estragaria e ainda estou esperando, faz 4,8 na cidade e 6,5 na estrada...

angelorende, deixa ver se eu entendi: certo dia você teve um estalo, foi no posto e abasteceu sua Pajero com alcool como se ela fosse flex de fábrica, e desde então só usa a danada com alcool, é isso ?

vasconcellos_sp
15/07/2009, 14:11
Olá, bb.bia!

Tem um mecânico em SP (no Tatuapé) que é muito bom em preparações de motores. Não levo em outro lugar há uns 7 anos, pois já rodei muitas preparadoras e achei que ele fez o melhor serviço nos meus carros (eu tinha carro de pista, motor de alta performance).

Ele é formado em robótica e mecânica...o cara manja muito do assunto. Já converti vários carros (nacionais e importados, inclusive um Audi A3 1.8T) pra álcool com ele e o único problema que tive, em apenas 1 dos carros, foi a bomba que não aguentou o novo combustível. De resto, só alegria!!!

Se ainda quiser converter, posso indicá-lo.

T+

Boa tarde Marcio!

Tem como me passar o contato desse teu mecânico? Tô do lado, na Penha, e quero ver o que ele me indica (ou faz!) pra melhorar o consumo da minha Full 02...
Andei pesquisando sobre chips de potência, outros que melhoram a queima de combustível, etc etc etc, porém, nenhuma indicação ou referência que me dê maior segurança. É foda mexer num carro que tá todo original, dar pau, e nunca conseguir "estabilizar" a mecânica do bixo.
Se der certo, boto na minha Hilux também.

Valeu, abs!

rodbalves
15/08/2009, 16:01
Eu vi esse kit da flextron pra vender no mercado livre num preço bem em conta, segundo o vendedor fica como se o motor fosse original à alcool, mas tenho muito medo de detonar o motor com o passar do tempo.

ARTMIT
27/08/2009, 08:31
Bom dia,

Tenho uma pajero sport v6, e ja roda no alcool a mais de um ano, e ate agora nao estragou nada, e nao fiz alteração nenhuma, o que fica ruim e para pegar de manha e esperar esquentar, ai comecei a colocar R$ 30,00 de gasolina e completa o resto com alcool, ficou melhor para pegar, uma vez por mes coloco aquele aditivo da STP para motores flex, limpo bico a cada 2 meses, e uma vez a cada 2 meses coloco um tanque de gasolina, o consumo no alccol ficfa em %,5,2 a 5,7 km\l....Tambem tenho um Galant VR 2.5 V6 e ja esta no alcool a 2 anos, consumo 6,7 km/L na cidade, coloco R$ 15 de gasolina, e completa o resto de alcool, o Galant fica uma maravilha, pega na primeira mesmo no frio, espera se em media 2 minutos e pode sair rodando....ate agora nenhum dos dois de pau na bomba....

ABS a todos

angelorende
09/09/2009, 18:13
Prezado, temos uma oficina de 4x4 em Uberlândia, há anos trabalhando com as mit dentre outros, inclusive colocando os 2.8 mwm nas pajeros desde 2000, pois todos sabem que estes motores originais a diesel anteriores a 2002 são uma bomba... na minha não quis por o mwm por ser automática e como o consumo a gasolina é alto resolvi andar a alcool, nos veiculos flex pouca coisa muda, mecanicamente falando, pode conferir nos depoimentos de quem realmente fez o teste ou a mudança e não fica somente na expeculação como tantos aqui.