Ver Versão Completa : Problema (pane) Elétrico - Samurai
Eduardo Teixeira
26/07/2004, 17:07
Pessoal,
Estou com um probleminha que não consigo chegar a uma conclusão do que possa ser. Eu acho que é bateria, devido ao Raid da Meia Noite que participai de sabado para domingo e aconteceu isso no meio do RAID.
Resumindo, quando ligo o farol baixo ou pisco o farol alto ou o A/C o carro morre e o pior vem agora com o carro parado, eu ligo o farol ou o A/C e nada acontece..... VAI ENTENDER.
Alguem tem ideia ou algum teste que eu possa fazer ???
Ajudas serão muito bem vindas !!!!
[]'s
pode ser algun fio desencapado encostando na lata, pois se fosse bateria aconteceria o mesmo problema com o carro parado...
T+
Eduardo Teixeira
26/07/2004, 19:30
mas que tipo de fio poderia estar desencapado ou ter desencapado sozinho ?
Eu chutei a bateria por não conseguir outra explicação e por ter comprado o jipe já com essa bateria.
[]s e vou dar uma checada geral nos fios e ver se acho algo.
Eduardo Teixeira
26/07/2004, 22:20
Hj fui até o carro checar o estado geral e fiz o teste não esta mais funcionando com o carro parado , quando liga os farois o carro demora uns 5 segundos e morre.
Procurei por fio desencapado ou coisa do genero e até agora nada.
[]'s
mboaventu
27/07/2004, 08:09
Eduardo, vc tentou medir a tensão da bateria com o carro desligado ? Nesta situação, com o farol acesso se vc liga algum outro componente elétrico, o farol fica mais fraco ? Pode ser que sua bateria está mal e o alternador não consegue gerar força suficiente para a parte elétrica (ar+farol+ignição, etc). Tenta pegar uma bateria boa e colocar para testar. O carro pega bem na partida ? Tentou dar partida com o farol acesso e ver como o farol fica ?
[]´s
Marcelo.
Eduardo Teixeira
27/07/2004, 08:32
Marcelo,
O carro pega bem sem problemas, o farol está forte mesmo com o carro desligado.
Quando chegar em casa hj depois do trabalho farei o teste de ligá-lo com os farois acesos.
Valeu tudo é valido uma hora teremos que achar o problema.
[]'s
Samurai_MOA
27/07/2004, 09:31
Jah checou os aterramentos, com o meu Samuca tava acontecendo um problema igualzinho! Tinha um fio muito fino q servia para fazer o aterramento (motor/lataria), com o tempo e aumento de temperatura seguido do resfriamento do motor combinado ainda com a oxidação o problema foi aumentando, ele ficava com cortes no acd e na luz alta, depois bastava ligar o som pra ele morrer de vez, foi soh trocar esse fio de aterramento q tava dando mau contato e limpar os outros pontos de contato, problema resolvido! :D
Eduardo Teixeira
27/07/2004, 10:42
Marcelo,
Vc poderia me orientar onde eu encontro esse fio ?
De que lado do motor, na parte de cima, pelo meio, por baixo.
Sei lá, dar alguma cordenada/orientação ???
[]'s
Samurai_MOA
27/07/2004, 13:04
Especificamente o que apresentou problema no meu Samuca eh um fio que sai (na lataria) abaixo da bobina e ao lado do hidrovacuo e faz contato (no motor) com o parafuso mais baixo do corpo do distribuidor!
Fique atento num tipo de terminal "olhal" que geralmete sao usados para os contatos em parafusos, eles tem uma especie de dentes que abraçam o fio no qual está conectado, alguns eletricistas tem o habito de usar fita isolante para garantir a segurança do terminal no fio, mas não tenha receio em encher o saco do eletricista :twisted: , exija que ele de um pingo de solda nos "dentes" do terminal, após abraça-lo ao fio!
Fora isso pessa para ele raspar as outras dezenas de aterramentos que existem no carro!
:wink:
Falow
Eduardo Teixeira
27/07/2004, 16:43
Valeu vou fazer um checkup e levarei um multimetro para testar alguns pontos e veremos o que acharei.
Em ultimo caso levarei o carro no sabado num eletricista.
[]'s e obrigado.
equipeminas4x4
28/07/2004, 13:11
Já tive o mesmo problema no Samuca 93 e era o aterramento do motor. Eu aposto minhas fichas neste problema. Fácil de resolver.
[]´s
Eduardo Teixeira
29/07/2004, 09:05
Pessoal,
Estou cada vez mais p$#% e o misterio da pane esta cada vez mais misterioso.
ontem foi o dia da geral no Jipe, tinha lama para tudo que é lado, após geral por fora, por dentro e até no motor, resolvi realizar as medições com meu multimetro.
NADA de errado, bateria normal, alternador normal.
O problema sumiu, liguei farol alto, farol baixo e A/C tudo junto e depois fui dar uma volta com o jipe, nada dele morrer !!!!!
Como dica dos amigos chequei os fios de aterramento até puxei um pouquinho eles para ver se estavam com folga e se saiam na minha mão, NADA.
Hoje, vou trocar o fio que liga o distribuidor à lataria do carro achei o fio muito fino.
[]'s e agradeço a todos as dicas.... ainda não desisti.
Eduardo Teixeira
29/07/2004, 09:10
Só mais uma coisa,
Como hoje vou trocar o fio de aterramento do distribuidor, pergunto:
Onde mais tem aterramento no samurai ??? Eu sei que tem o da bateria até o motor, do distribuidor à lataria e se não me falha a memória do alternador tb.
Estou certo ou esqueci algum ponto ???
[]'s correndo atras do problema.
Eduardo Teixeira
30/07/2004, 08:28
Ontem não tive tempo de fazer a troca e checkups do aterramento, mas andei com o carro e continua com pane.
[]'s andando só com a lanterna ligada.
Samurai_MOA
30/07/2004, 09:20
Cuidado pra nao cair no papo de mecanico e ele querer empurrar um alternador de maior capacidade! Mantenha firme na opção dos aterramentos como uma manutenção preventiva, se o problema percistir vc deixa ele trabalhar! :wink:
Eduardo Teixeira
30/07/2004, 14:08
Valeu pela dica, mas o mecanico na verdade é um mexanico e sou eu mesmo, já conferi o alternador, isso está legal agora vou correr atras do aterramento do Samuca e ver no ue vai dar. Comentaram comigo lá na reunião do JCRJ que o fusivel que sai da bateria pode estar dando perda, vou acha-lo e conferir.
Depois de tentar tudo levo num eletricista amigo meu. De confiança !!! CLARO.
OBS - Descobri ontem que existem mais 2 Samucas com o defeito bem parecido e eles tb não conseguem descobrir.
[]'s quando tiver um retorno eu mando noticias.
Eduardo Teixeira
02/08/2004, 16:12
Galera ,
Me rendo, fui vencido, terei que levar mesmo o carro num eletricista, já até liguei para o meu amigo eletricista e sábado eu irei lá e relato o que for assim que voltar....
[]'s derrotados...
mboaventu
03/08/2004, 08:21
Galera ,
Me rendo, fui vencido, terei que levar mesmo o carro num eletricista, já até liguei para o meu amigo eletricista e sábado eu irei lá e relato o que for assim que voltar....
[]'s derrotados...
Eduardo, pode ser repetição, mas tenta mais algumas coisas:
1-Entre a bateria e a parede corta fogo (parede entre o motor e o interior do carro) tem um conector que é usado para fazer o check engine. Ele não está ligado em nada, mas se estiver sem a capa de proteção pode estar encostando em algo.
2-Segue os fios da bobina e vê se não estão desencapados encostando em nada e se os conectores não estão com zinabre (oxidados). Desencaixa e reencaixa todos eles.
3-Da bateria até a lataria tb existe um fio de aterramento. Dá uma olhada se não está solto ou com oxidação
4-Dá uma reapertada nos fuzíveis embaixo do painel
Pergunta: O check engine fica piscando quando o carro para ?
[]´s
Eduardo Teixeira
03/08/2004, 09:13
Galera ,
[]'s derrotados...
Eduardo, pode ser repetição, mas tenta mais algumas coisas:
1-Entre a bateria e a parede corta fogo (parede entre o motor e o interior do carro) tem um conector que é usado para fazer o check engine. Ele não está ligado em nada, mas se estiver sem a capa de proteção pode estar encostando em algo.
2-Segue os fios da bobina e vê se não estão desencapados encostando em nada e se os conectores não estão com zinabre (oxidados). Desencaixa e reencaixa todos eles.
3-Da bateria até a lataria tb existe um fio de aterramento. Dá uma olhada se não está solto ou com oxidação
4-Dá uma reapertada nos fuzíveis embaixo do painel
Pergunta: O check engine fica piscando quando o carro para ?
[]´s
Vamos lá então,
1- O conector em questão está com a capa de borracha.
2 - Acho que já chequei, mas só para conferir, onde localiza a bobina ??? Checarei hj de novo.
3 - Esse está OK, perfeito, já chequei.
4 - Farei isso assim que chegar em casa.
OBS - Quando o carro "pifa" simplesmente acende a a luz do check engine
Obrigado pelas dicas.
[]'s reanimando... e voltando a luta.
mboaventu
06/08/2004, 08:21
Eduardo, para localizar a bobina, segue os fios da vela. Da bobina saem dois fios finos e logo depois tem um conector. Tenta desconectar e reconectar. Às vezes se forma um tipo de óxido entre os terminais e acaba cortando a corrente.
[]´s
e desculpe a demora para responder....
Eduardo Teixeira
06/08/2004, 08:49
Tranquilo, só queria checar se realmente era ali.
O problema é que não tive tempo para mexer no jipe, não fiz até hj o check depois que respondi sua mensagem...
[]'s
Eduardo Teixeira
09/08/2004, 09:14
PessoALL,
Acho que agora o problema definitivamente foi resolvido, gostaria de agradecer a todos que me deram dicas e ajudas.
Resolvi remover o fio que sai do motor perto da bobina e vai para a lataria, coloquei um fio mais parrudo (6mm) e o carro nada de morrer nem pipocar quando tudo ligado.
Antes só de piscar o farol alto o carro as vezes dava uma pipocada....!!!
GALERA, MUITO OBRIGADO MESMO !!! AINDA POUPEI UMA GRANINHA POIS RESOLVI EM CASA O PROBLEMA.
[]'s agora com tudo funcionando perfeitamente.