Ver Versão Completa : Rolamento Peão e outras manutenções na Ranger
Pequeno jr
03/06/2008, 21:08
Galera,
Bem, to com várias coisas para fazer na Ranger e gostaria de algumas sugestões se vale ou não a pena fazer da forma q estou pensando.
Protelei a troca de um calço do câmbio por quase 6 meses e eu acho q devido a isso, mandei o rolamento do Peão da Ranger para o Espaço.
O bixo não ta roncando... está falando e cantando pkas sempre que ando numa faixa de 1500 a 1800rpm, ou seja momento de entrada da turbina. Meu problema está em achar esse bixo. Aqui no DF, procurando por algumas casas q costumo comprar não tem. Só achei por encomenda em concessionária e são 8 dias para chegar. Hj cedo mandei um email para o Gattiboni para ver se ele tem por lá, mas to achando dificil pois não é uma peça muito usual. Outro problema q notei falando com o pessoal dos auto-peças é q o meu cambio é o visteon ... ou mazda como alguns dizem .... e q peças para esse bixo é Fodz de achar. Alguem poderia ver se encontra esses rolamentos nos seus estados caso alguem tenha tempo??
Aproveitando q vou parar a viatura vou trocar tbm:
- par de Bieleta e Borrachas da barra estabilizadora (ainda original e nunca trocada. Vejo mais algo deste conjunto??);
- Existe uma pequena folga na direção q não sei se vale a pena trocar os retentores (Walter, qto vc gasta para fazer essa manutenção??)
- Pastilhas de freio (Colocando Fras-lee);
- Lonas de Freio (vou furar as sapatas e aqui fica em R$ 50,00 instalados)
- Troca do Anti-chama (é por lá q ta vazando um pouco de óleo. Como é o original, acho q esta na hora da troca)
- Calço do cambio (O quadrado e por algumas conversas com mecanicos, foi o causador do problema do rolamento)
- Amortecedores (A viatura já está com mais de 300.000km/rodados e a ultima vez q fiz isso foi com uns 180.000. Se não achar algum outro q valá a pena ... Vou aproveitar a promoção da ford R$ 550,00 instalado)
- Calço da cabine (O q fica abaixo do pé do motorista está quebrado. Vou trocar os dois lados na mesma posição completo. O que vcs acham, troco ou não os dois??)
- Balança supeior (Vou comprar as Nakatas mesmo, pois a diferença pelas techusus é de apenas R$ 90,00)
- Pivor inferior (Do mesmo lado da Balança)
Além dessa primeira parte vem o seguinte:
- pintura do Teto, paralamas e capô pq estao queimados completamente;
- Troca das dobradiças das portas dianteiras ou refazer o embuxamento das mesmas.
Aproximadamente, a primeira parte fica em R$ 1500,00
A pintura aprox. R$ 1000,00
Dobradiças ficam em R$ 280,00 já pintadas na Ford e se for o embuxamento R$ 100,00.
E ai, o que vcs acham??
Walter L. L. Casitta
03/06/2008, 21:33
Galera,
Bem, to com várias coisas para fazer na Ranger e gostaria de algumas sugestões se vale ou não a pena fazer da forma q estou pensando.
Protelei a troca de um calço do câmbio por quase 6 meses e eu acho q devido a isso, mandei o rolamento do Peão da Ranger para o Espaço.
O bixo não ta roncando... está falando e cantando pkas sempre que ando numa faixa de 1500 a 1800rpm, ou seja momento de entrada da turbina. Meu problema está em achar esse bixo. Aqui no DF, procurando por algumas casas q costumo comprar não tem. Só achei por encomenda em concessionária e são 8 dias para chegar. Hj cedo mandei um email para o Gattiboni para ver se ele tem por lá, mas to achando dificil pois não é uma peça muito usual. Outro problema q notei falando com o pessoal dos auto-peças é q o meu cambio é o visteon ... ou mazda como alguns dizem .... e q peças para esse bixo é Fodz de achar. Alguem poderia ver se encontra esses rolamentos nos seus estados caso alguem tenha tempo??
Aproveitando q vou parar a viatura vou trocar tbm:
- par de Bieleta e Borrachas da barra estabilizadora (ainda original e nunca trocada. Vejo mais algo deste conjunto??);
- Existe uma pequena folga na direção q não sei se vale a pena trocar os retentores (Walter, qto vc gasta para fazer essa manutenção??)
- Pastilhas de freio (Colocando Fras-lee);
- Lonas de Freio (vou furar as sapatas e aqui fica em R$ 50,00 instalados)
- Troca do Anti-chama (é por lá q ta vazando um pouco de óleo. Como é o original, acho q esta na hora da troca)
- Calço do cambio (O quadrado e por algumas conversas com mecanicos, foi o causador do problema do rolamento)
- Amortecedores (A viatura já está com mais de 300.000km/rodados e a ultima vez q fiz isso foi com uns 180.000. Se não achar algum outro q valá a pena ... Vou aproveitar a promoção da ford R$ 550,00 instalado)
- Calço da cabine (O q fica abaixo do pé do motorista está quebrado. Vou trocar os dois lados na mesma posição completo. O que vcs acham, troco ou não os dois??)
- Balança supeior (Vou comprar as Nakatas mesmo, pois a diferença pelas techusus é de apenas R$ 90,00)
- Pivor inferior (Do mesmo lado da Balança)
Além dessa primeira parte vem o seguinte:
- pintura do Teto, paralamas e capô pq estao queimados completamente;
- Troca das dobradiças das portas dianteiras ou refazer o embuxamento das mesmas.
Aproximadamente, a primeira parte fica em R$ 1500,00
A pintura aprox. R$ 1000,00
Dobradiças ficam em R$ 280,00 já pintadas na Ford e se for o embuxamento R$ 100,00.
E ai, o que vcs acham??
Não entendi. Manutenção do que exatamente?
O Rolamento que você tem que trocar é da caixa de marchas ou da CT? O rolamento que deveria ter dado problema teria que ser o da saída da CT e não o da caixa. Se for o caixa, não deve ter sido culpa do suporte do câmbio não...
pequeno!!
num entendo nada do q vc falou de mecanica........mas de pintura, te recomendo a maza que fica no sof-sul. ja fiz um serviço lá e ficou perfeito! se quiser uma pintura completa boa....vai ser uns 2.300 pra cima.
Allan Nielsen
04/06/2008, 11:26
Que rolamento exatamente vc esta falando, se for o do cambio não tem a ver com o calço. A Ford não fabrica rolamentos, tem que descobrir o codigo dele ai fica mais facil de encontrar.
Com relação a suspensão sugiro que vc troque o conjunto pivo, balança superior, bieletas e amortecedores. Amortecedores sugiro Monroe serie ouro (dois anos ou 50k km de garantia), paguei R$240 no par, e é muito facil de trocar. Pastilhas de freio comprei Frasle a R$40 mes passado.
Aproveite e faça uma manutenção nas homocineticas, limpe e troque a graxa e confira a trizeta pois eu encontrei o "rolamento" da trizeta solto. Os roletes evaporaram, nos dois lados.
Com relação a calços e borrachas tente colocar original pois tem muita porcaria por ai.
Boa sorte
Pequeno jr
04/06/2008, 14:12
Que rolamento exatamente vc esta falando, se for o do cambio não tem a ver com o calço. A Ford não fabrica rolamentos, tem que descobrir o codigo dele ai fica mais facil de encontrar.
Com relação a suspensão sugiro que vc troque o conjunto pivo, balança superior, bieletas e amortecedores. Amortecedores sugiro Monroe serie ouro (dois anos ou 50k km de garantia), paguei R$240 no par, e é muito facil de trocar. Pastilhas de freio comprei Frasle a R$40 mes passado.
Aproveite e faça uma manutenção nas homocineticas, limpe e troque a graxa e confira a trizeta pois eu encontrei o "rolamento" da trizeta solto. Os roletes evaporaram, nos dois lados.
Com relação a calços e borrachas tente colocar original pois tem muita porcaria por ai.
Boa sorte
Allan e demais, Esses Monroe são melhores q os originais Motorcraft?? Os amortecedores na Ford estão R$ 318 dianteiros e os R$ 232 traseiros já instalados. Não to me importando com o preço, mas se o Monroe for melhor q eles, coloco os moroe.
Outra coisa, to nas buscas dos preços dos HSD ou Rancho mas quem disse que acho esses bixos? Sem contar q tudo q é lojista q mando vem com um código diferente do amortecedores ou seja, os caras nem sabem os modelos corretos para a minha RAnger.
Sobre as trizetas, boa dica ... nem me lembrei de revisar isso. Já está anotado.
Valew
Pequeno jr
04/06/2008, 14:18
Não entendi. Manutenção do que exatamente?
O Rolamento que você tem que trocar é da caixa de marchas ou da CT? O rolamento que deveria ter dado problema teria que ser o da saída da CT e não o da caixa. Se for o caixa, não deve ter sido culpa do suporte do câmbio não...
Walter, ou eu li d++ ou vi de ----, mas me recordo uma vez q vc havia comentado q havia feito a troca dos reparos da caixa de direção da sua Ranger, pois havia uma folga.
Procede ou não essa manutenção?
Sobre o Rolamento, é o da saída da CT.
Pequeno jr
04/06/2008, 14:20
pequeno!!
num entendo nada do q vc falou de mecanica........mas de pintura, te recomendo a maza que fica no sof-sul. ja fiz um serviço lá e ficou perfeito! se quiser uma pintura completa boa....vai ser uns 2.300 pra cima.
Fala Jera Mlk doido de cola Tenaz ... tdo Bacana?
Mano, vou fazer a pintura so de umas partes mesmo. Pintar tdo so se eu fosse ficar com a Ranger por muito tempo.
Walter L. L. Casitta
04/06/2008, 14:58
Allan e demais, Esses Monroe são melhores q os originais Motorcraft?? Os amortecedores na Ford estão R$ 318 dianteiros e os R$ 232 traseiros já instalados. Não to me importando com o preço, mas se o Monroe for melhor q eles, coloco os moroe.
Outra coisa, to nas buscas dos preços dos HSD ou Rancho mas quem disse que acho esses bixos? Sem contar q tudo q é lojista q mando vem com um código diferente do amortecedores ou seja, os caras nem sabem os modelos corretos para a minha RAnger.
Sobre as trizetas, boa dica ... nem me lembrei de revisar isso. Já está anotado.
Os Motocraft são Monroe...
Walter L. L. Casitta
04/06/2008, 15:04
Walter, ou eu li d++ ou vi de ----, mas me recordo uma vez q vc havia comentado q havia feito a troca dos reparos da caixa de direção da sua Ranger, pois havia uma folga.
Procede ou não essa manutenção?
Sobre o Rolamento, é o da saída da CT.
Da caixa de direção troquei as hastes com as ponteiras de direção. A minha tinha folga na articulação de uma das hastes. Não lembro o preço, tenho que procurar o post.
O rolamento da CT eu troque na minha semanas atrás. Na concessionária custou uns R$60,00, mas com ele na mão é só procurar um igual numa dessas casas especializadas em rolamentos que você na gasta nem R$20,00. Caro será o redentor que só é existe na autorizada mesmo...
Anthoniusnikos
04/06/2008, 16:24
Olá Pequeno. Pode economizar uns trocados nesse respiro se a peça estiver boa. Geralmente o vazamento se dá pelo anel de borracha (o-ring) que achatou e deixa passar os vapores para fora do motor.
Preço do anel = R$ 5,00 (Rev. Autoriz. Maxion-International)
A peça toda aquí está em R$ 90,00
Abraços
Anthoniusnikos
Walter L. L. Casitta
04/06/2008, 16:33
Olá Pequeno. Pode economizar uns trocados nesse respiro se a peça estiver boa. Geralmente o vazamento se dá pelo anel de borracha (o-ring) que achatou e deixa passar os vapores para fora do motos.
Preço do anel = R$ 5,00 (Rev. Autoriz. Maxio-International)
A peça toda aquí está em R$ 90,00
X2... E se comprar numa casa especializada esse R$5,00 cai pra menos de R$1,00....
Allan Nielsen
04/06/2008, 16:38
Os Motocraft são Monroe...
A Tenneco fabrica Rancho, Monroe e Cofap. Dependendo de seu uso e grana poe Rancho, se não tem necessidade ou grana poe Monroe; Cofap se não tiver alternativa. Normalmente Motorcraft (que é Monroe) é mais caro e não dá a mesma garantia da serie ouro.
abs
Pequeno jr
04/06/2008, 18:17
A Tenneco fabrica Rancho, Monroe e Cofap. Dependendo de seu uso e grana poe Rancho, se não tem necessidade ou grana poe Monroe; Cofap se não tiver alternativa. Normalmente Motorcraft (que é Monroe) é mais caro e não dá a mesma garantia da serie ouro.
abs
Blz, Ainda não achei os Ranchos e por isso não sei dizer qual o preço e se vale a pena. Assim q achar posto aqui no forum.
Mas pelo q vcs falaram, o Motorcraft vai sair da lista.
Pequeno jr
04/06/2008, 18:36
Da caixa de direção troquei as hastes com as ponteiras de direção. A minha tinha folga na articulação de uma das hastes. Não lembro o preço, tenho que procurar o post.
O rolamento da CT eu troque na minha semanas atrás. Na concessionária custou uns R$60,00, mas com ele na mão é só procurar um igual numa dessas casas especializadas em rolamentos que você na gasta nem R$20,00. Caro será o redentor que só é existe na autorizada mesmo...
Walter o problema é q so irei parar a Ranger para desmontar no final de semana do dia 14 e 15 de junho (Vou para o MMS Uberlândia) e não vou estar aqui no DF enquanto o servilço é executado.
So vou deixar um Script montado para o mecânico das coisas q devem ser feitas, por isso q neste caso do rolamento to vendo q vou morrer numa graninha. O restante das dicas vou segui com certeza pq não preciso tirar a peça para olhar numeração e etc.
X2... E se comprar numa casa especializada esse R$5,00 cai pra menos de R$1,00....
X3, paguei 80 centavos.
[]'s
Pequeno jr
07/06/2008, 12:38
Galera,
Monroe serie gold no DF ta foda de achar e estou quase encomendando em Goiânia num canal que o Loyer me passou.
O Anel de vedação do anti-chama é esse mesmo o nome?? O-ring??
O-ring é qquer anel de vedação.
Compra o anel (ui!) na autorizada MWM-International ou então desmonta e leva o anti-chama em alguma casa especializada em vedações que eles encontram um anel compatível.
[]'s
Pequeno jr
07/06/2008, 14:25
Blz
Vou achar o Anel do Anthon por lá. Deve estar baratim !!
Anthon .. não stressa
Anthoniusnikos
07/06/2008, 18:31
Pequeno. Meu anel tá caro demais (R$ 5,00). Mais em conta está o anel do Casitta (R$ 1,00). Agora o anel do Cbrid, tá parecendo as rosquinhas do Rabib's (R$ 0,80). Nessa altura do campeonato fico com a rosquinha, digo, anel do Cbrid mesmo.
Cbrid. Compra aí um anel pro Pequeno, coloca num envelope e manda pelo correio.
Nota: o-ring (inglês) = anel (português)
Abs
Edintruder
07/06/2008, 20:49
Xi... :shock:
...é melhor parar com essa viadagem pois vai ter gente entregando os pontos daqui a pouco... :parede:
ahahaha! O anel de quem está na promoção??? :mrgreen:
Pequeno jr
07/06/2008, 21:05
Por enquanto, o anel mais caro é do Walter e o mais em conta é do Cbrid.
kkkk !!!!!
Allan Nielsen
08/06/2008, 11:26
Xi... :shock:
...é melhor parar com essa viadagem pois vai ter gente entregando os pontos daqui a pouco... :parede:
ahahaha! O anel de quem está na promoção??? :mrgreen:
Não, não é promoção:discordo: este é o preços que esta turma esta praticando pelo anel:shock:.
Quando houver promoçao vai ter anel pra todo mundo praticamente de graça:dance:
Jean Carlo
08/06/2008, 17:29
Coloque os Ranchos na tua ranger , daí você pode andar com ele duro ou mole ...
( entendam como quizerem...)
Pequeno jr
08/06/2008, 18:00
Uiii ... ai até apareceu um certo interesse "pensando por este ou o outro lado. rs!!" Mas falando sério ... e qual seria o Modelo do Rancho para Ranger CD/TD 4x4 1999??? queria so ter uma idéia do preço dos 4 amortecedores Rancho para ela.
Uiii ... ai até apareceu um certo interesse "pensando por este ou o outro lado. rs!!" Mas falando sério ... e qual seria o Modelo do Rancho para Ranger CD/TD 4x4 1999??? queria so ter uma idéia do preço dos 4 amortecedores Rancho para ela.
Traseiro sei que é o RS99112XL modelo novo pois é igual ao do Troller que estou usando, se for pagar com importação direta, tudo direitinho vai sair cerca de R$ 320,00 cada amortecedor. Na dianteira não sei o modelo, mas deve ser esse preço também. Agora digo que os Rancho são muito superiores, isso são. HDS deve ser mais ou menos R$ 200,00 cada, e são excelentes também, só que não tem a vantagem da regulagem.
Na Ranger os Ranchos seriam bons pq pode deixar a dianteira mais firme, e a traseira mais mole quando tiver sem peso (99% do meu uso, por exemplo), é uma das primeiras modificações que irei fazer na minha proxima Ranger (alem do Unichip, DVD + GPS, 33", Bodylift, etc...:-))
Outra coisa, você tem certeza que é o rolamento do peão? Presta atenção que a sua Ranger tem rolamento-rei com cardan bi-partido, e esse rolamento pode roncar e da a impressão de estar vindo de alguma das caixas. É caro a peça (acho que uns R$ 400,00), mas dá para tirar o rolamento e refazer a parte de borracha que cobre ele (fiz isso a uns 2 anos atrás, botei rolamento de 1a linha e ta ok até hoje).
Jean Carlo
09/06/2008, 19:28
Olá Pequeno,
Eu tenho estes Ranchos para vender , eu importei direto dos USA e coloquei na minha ranger , mas cai na besteira de vender a minha poderosa, era uma XLT 2002 2.8 CD , um show de pick up , vendi ela e tirei os rancho , não tem 10 m km de uso estão novos e tem também os relógios para a regulagem interna e fiz também uma coluna para adaptar os mesmos.
veja o link:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27865
Eu te garanto que fica muito bom mesmo, eu estava reservando eles para colocar em outra ranger , mas vai demorar um pouco ainda e resolvi vender eles.
me mande uma MP se você se interessar.
Até
Jean.
Pequeno jr
11/06/2008, 23:02
Galera,
Amanhã compro as peças para na sexta-feira o serviço começar a ser executado. Por enquanto to comprando o seguinte:
- par de Bieleta R$ 50,00;
- Borrachas da barra estabilizadora R$ 12,00
- Pastilhas de freio Fras-lee R$ 40,00
- Lonas de Freio furando as sapatas R$ 50,00
- Anti-chama (O Local mais barato pediram R$ 12,00 no anel e R$ 21,00 na ford. Vou trocar a peça toda por R$ 27,00 - Esqueci a marca)
- Calço do cambio - R$ 65,00
Até aqui estou gastando: R$ 244,00
- Amortecedores: Pensei bem e vou ficar com os Monroe Gold, o foda está sendo acha-los no DF. So consegui até agora em Goiânia e demora 8 dias para chegar. Os 4 amortecedores saem por R$ 496,00. Ou seja, a manutenção será em duas partes.
- Calço da cabine - Estou esperando resposta dos Gattibone para ver se ele tem. Na ford cada um fica em R$ 126,00. OU seja, tbm fica para a segunda parte da revisão.
- Rolamento: Decidi comprar apenas após desmontar todo o conjunto para ter a certeza de qual deles está dando problema. A parte boa é que já orcei todos eles e o mais caro, Rolamento do cardã (ou tbm chamado de rolamento rei) INA achei por R$ 245,00.
- Balança supeior e pivo inferior: Tava meio encucado com isso pq levantei a frente da RAnger em casa e fiquei forçando para ver aonde estava a folga e não achei nada. Levei a Ranger em outro alinhador e ele não condenou nenhuma balança e nenhum pivo. O único problema são os terminais de direção (hastes) iniciando uma folga. OU seja, não irei gastar nisso, mas apenas as Hastes que ainda não vi o preço.
Jean .. obrigado pela dica do amortecedor .. mas não consigo encarar $$$ esses bixos agora. Quem sabe na próxima RAnger... vamos ver. Valeu
Por enquanto é isso. Pena q não vou poder acompanhar o serviço pois vou estar no Mitsubishi Motors Sport.
duardobruno
12/06/2008, 09:06
Por enquanto é isso. Pena q não vou poder acompanhar o serviço pois vou estar no Mitsubishi Motors Sport.
Aí bicho, que chatão véi!!!! RSRS:lol:
Pequeno jr
25/06/2008, 22:25
Galera,
A primeira parte do serviço da Ranger encontra-se 90% pronto. Foram feitos os seguintes serviços:
- Troca da Bieleta (A q estava nela ainda era original e completamente acabada)
- Troca das Buxas da barra estabilizadora. (estavam todas ressecadas e ainda eram as originais);
- Troca das pastilhas (Fras-lee)
- Troca apenas das lonas trazeiras (Não troquei as sapatas, apenas refurei nas sapatas antigas)
- Troca do Anti-chamas (meu motor esta limpinho novamente, sendo q essa semana rodei apenas 800km de domingo para cá)
- Verificação dos demais itens de suspensão como ex: buxas, terminais de direção, pivo inferios e bandeija superior. Tudo dentro dos conformes, apenas os terminais q lá para o fim do ano e dependendo como forem os rallys q eu participar é q adianto essa troca.
- O caso do rolamento/calço foi o q mais deu trabalho. O Ojaneri acertou ... foi o rolamento do cardan (ou como alguns chamam, rolamento mestre). Ele deu mais trabalho devido ao preço, aqui no DF os paralelos d primeira linha estavam na casa de R$ 400,00 e o original 680,00. Consegui em Goiânia por R$ 320,00 orignal e o calço do cambio original por R$ 80,00
- Como comentado, aproveitamos e revisamos toda a parte do sistema de transmissão e tração da RAnger e está tudo 100%. As folgas estão todas dentro do padrão, sendo que todas as coifas da Ranger ainda são originais. Revisamos tbm parte do diferencial trazeiro, feixe de molas e muitas outras coisas. Ou sjea ... procurei piolho em cabeça de careca para não ter surpresas por algum tempo e não foi achado nada.
O caso mais engraçado foi a parte da cabine. Não era nada de calço da cabine quebrado e sim haviam 5 deles folgados. Apos todo o serviço a Ranger está outra. Muito justinha, durinha e sem aquela barulhada dos calços de cabine batendo. Para vcs terem idéia ... se minha mae ao andar comigo comentou q a Ranger estava mais silenciosa é pq com certeza está pois ela não liga para coisa nenhuma relacionada a carros e etc.
Resultado de tudo foi: R$ 200,00 MO + R$ 560,00 peças até o momento.
O amortecedor até agora tem me dado dor de cabeça. Não há em canto algum no DF os Monroe Serie Gold. Liguei em todos os representantes q estão cadastrados no site da Monroe e ninguem tem. Pelo contrário, eles falam para colocar Cofap Turbo gas q é melhor e o mesmo preço dos Monroe. O local mais próximo q consegui os amortecedores é em Goiânia, mas me pediram 20 dias para entregar aqui no DF pois eles estão com o estoque zero.
Depois de eu resolver algumas coisas por aqui é q vem a parte de pintura, mas isso com certeza so daqui a aprox. 2 meses.