PDA

Ver Versão Completa : X-Crawler - Prós e Contras

Páginas : [1] 2

Daniel Engelbrecht
02/06/2008, 17:07
Aproveitando que está rolando uma promoção do kit X-Crawler, gostaria de ler, se possível, algumas opiniões sobre os prós e contras de seu uso.

Sei que o aproveitamento no offroad é muito bom, o que para muitos basta na hora de decidir pela compra. Porém, assim como eu, acredito que existam outras pessoas que também usem o Samurai freqüentemente em deslocamentos por estradas. Assim, pergunto se o desempenho do veículo equipado com esse kit numa estrada seria prejudicado.

Estou falando especificamente da velocidade final. Podemos dizer que haveria uma redução em torno de 12% da velocidade máxima, visto que o kit reduz em 12% em High?

E no caso de o veículo estar com um pneu maior, que acaba alongando a relação, haveria uma compensação pura e simples ao se instalar o X-Crawler? Ou seja: supondo que se utilizasse um pneu maior, alongando em 12% a relação, quando se colocar o X-Crawler e reduzir em 12% em High, o carro voltará a andar como se estivesse com pneus originais? E a velocidade máxima, continuará prejudicada?

Para efeito de exemplo: um Samurai com pneus 225/75 ou 235/75 e kit X-Crawler consegue trafegar a quanto numa estrada boa?

Desculpem-me se não consegui me expressar bem. Mas todas as opiniões serão bem-vindas.

Fabil
02/06/2008, 17:19
eu rodo com 31" + xcrawler.. a relacao final fica como se fosse tudo original.. rodo a 100km/h sem problema nenhum...

e fiquei 1 ano rodando com xcrawler e pneus 205/75-15 o que deixava o carro reduzido 12% em HIGH e era uma delicia... o samurai ficava espertissimo no transito e na estrada tb chegava a 100km/h num boa, só o giro um pouquinho mais alto...

eu sinto até saudades de quando ele era mais reduzido por conta dos 205-75, cheguei até em pensar na ideia de comprar um kit de reducao 4.9:1 ou 5.14:1 que vende na gringolandia p/ ficar perto dos 12% mais reduzido mesmo usando pneus 31" mas hj já me aconstumei de novo e o custo de importar outro kit de reducao era inviavel...

mas manda ficha, na minha opniao o uso da Xcrawler só tem um contra, se vc pretente correr raids com seu samurai a reducao extra vai te atrapalhar p/ manter as medias..

T+

Joao Baeta
02/06/2008, 17:26
:arrow:Estou 100% sastisfeito!!!!! :concordo:
Pois é... Raid eu ando no 4x4h.... Só uso a reduzida se for beeeem igreme!
uso o meu pneu 31" com o X... Fica uma beleza!
Absssssssssssss

joão k. chikui
02/06/2008, 20:22
Daniel
Acho que chega a ficar melhor que original, pois o motor enche mais e dificilmente pede marcha. Na verdade uso o Calmini , mas faz o mesmo efeito.
Se for usar pneu maior então , é imprescindível. Em trilhas é absurdo a diferença.

Marcion
02/06/2008, 20:48
Tinha um Samurai com Pneu 30" sem redução. Tava xoxo. Acabei de trocar por um outra Samuka com redução X e Pneus 255x75x15. (acredito que umas 31"s). O carro fica bem mais esperto na cidade e estrada (consigo usar a 5a.marcha) e experimentei numa trilha rápida (na verdade uma subida bem íngreme) e foi covardia. Antigamente tinha de entrar usinando. Agora é só na manha....

Na minha opinião vale a pena. Acho que você inclusive vai economizar equipamento (embreagem principalmente).

Daniel Engelbrecht
03/06/2008, 10:22
Bem, diante disso, acho que vou entrar em contato com o Alexandre X. :-)

Só por curiosidade, em relação ao consumo, notaram alguma diferença?

Joao Baeta
03/06/2008, 12:13
:arrow:Consumo no 4x2... Nem muda muito... Mas na reduzida... Bebe bem mais!!!!
Abs

zelucas
03/06/2008, 17:58
Peguei o meu kit há pouco tempo e achei que ficou muuuito melhor...

Na estrada, hoje mesmo pequei 140km/h numa boa (na reta), quando pega uma subidinha a 110-120km/h a velocidade cai porque o motor não está tão cheio, já a 140 ele mantém bem...

Acho que deveria ser até um pouco mais reduzido em hight.

O único incomodo foi que aumentou um zunido... :pensativo:

Joao Baeta
03/06/2008, 18:01
Peguei o meu kit há pouco tempo e achei que ficou muuuito melhor...

Na estrada, hoje mesmo pequei 140km/h numa boa (na reta), quando pega uma subidinha a 110-120km/h a velocidade cai porque o motor não está tão cheio, já a 140 ele mantém bem...

Acho que deveria ser até um pouco mais reduzido em hight.

O único incomodo foi que aumentou um zunido... :pensativo:
:arrow:Caracoles!!!!!!!
Samurai a 140 km/h?!
Doido cara!!!! :putz:

Fabil
03/06/2008, 18:15
140km/h num samurai com pneus 31" e suspa alta???
aaahhhhhh tá bom.......................
.
.
.
.
.
.
.
.
.
..
.
.
..
.
..
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
..
.
.
..
.

se vc tá usando seu velocimetro e ele deu 140km/h saiba que com pneus 31" ele mente para MENOS exatos 16.9% em relacao ao samurai com os 205-70/15 originais... entao vc estava a no maximo a 163,6km/h....?????

num samurai com motor e cambio original???? kakakakakkakakakkakkakkakakakkakakkakakakkkakaakaa k
sinto muito, mas agora conta p/ gente a historia do "chapeuzinho vermelho"....heheh

T+

Joao Baeta
03/06/2008, 18:24
.
.
.
.
.
.
.
.
.
..
.
.
..
.
..
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
..
.
.
..
.

se vc tá usando seu velocimetro e ele deu 140km/h saiba que com pneus 31" ele mente para MENOS exatos 16.9% em relacao ao samurai com os 205-70/15 originais... entao vc estava a no maximo a 163,6km/h....?????

num samurai com motor e cambio original???? kakakakakkakakakkakkakkakakakkakakkakakakkkakaakaa k
sinto muito, mas agora conta p/ gente a historia do "chapeuzinho vermelho"....heheh

T+
:arrow:Madou bem Fááááábil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
:mrgreen:

zelucas
03/06/2008, 18:38

T+

Nãããão.... 140km/h já convertidos... o velocímetro marcava 125km/h

Vou assumir que se tiver contra o vento não pega, mas hoje peguei até com facilidade...

Se não acreditar eu filmo...

[]s

Joao Baeta
03/06/2008, 18:46
Nãããão.... 140km/h já convertidos... o velocímetro marcava 125km/h

Vou assumir que se tiver contra o vento não pega, mas hoje peguei até com facilidade...

Se não acreditar eu filmo...

[]s
:arrow:Se for favor do vento... Anda pouco mais né? E ladeira a baixo!
Vruuuuuuuuuuuuuuuuuuuuummmmmmmmmmm!!!!!

joão k. chikui
03/06/2008, 19:30
Grande João
Não entendi pq na reduzida bebe bem mais??!!!! Não tem lógica.

:arrow:Consumo no 4x2... Nem muda muito... Mas na reduzida... Bebe bem mais!!!!
Abs

Fabil
03/06/2008, 19:38
vai ver o joao mete primeirinha reduzida e fica tempo todo com o motor lá nos 4mil rpm..hehehehh

T+

Rômulo Tanure Campos
04/06/2008, 09:46
Galera
Tenho um Samuka 98, com Motor AP 1.8Mi, cambio de Chevette Jr. (~12% mais reduzido que o original), diferencial trazeiro bloqueado (Right Lock) com relação original, diferencial dianteiro original, calçando pneus 31.
O conjunto ficou otimo. Tenho todo torque que preciso nesse motor e uma otima relação força x velocidade final. Estou muito satisfeito com o equilibrio obtido. Porem minha caixa de transmissão ainda e de corrente. Nas pegadas mais fortes ela passa sobre as engrenagens, perdendo na transmissão de energia e aumentando o risco de quebra nas trilhas. Estou trocando a TC por uma 95 (engrenagens). Quase comprei tb o Kit do Alexandre Xerxenevsky. Quando fui fazer as contas junto com o Manoel Alves (Vulgo Periquito) percebi que mantendo a configuração atual (AP + Caixa do JR + + diferenciais originais + Pneus 31) precisaria andar a 4200 giros para manter os 100 Km.
Muito giro = muito consumo e cansaço em deslocamentos maiores.
Estou optando por manter o conjunto de engrenagens originais da TC. Ficando com a opção de instalar o Kit X-Crawler depois.
Espero montar tudo na proxima semana e testar na Trilha da Laranja em Alagoinhas (BA).
Depois eu conto como ficou.
Aguardem noticias de Trem Mineiro.
Estou escrevendo uma resenha completa contando a Estoria do Samurai Mutante, com fotos do passo-a-passo.
Aguardem.

Gadu
04/06/2008, 13:50
Opa pessoal, blzinha??

Achei muito interessante o tópico até pq achava que esses kit de redução detonavam o carro para o on-road, tipo oq acontece com os diferenciais autoblocantes (se não me engano :pensativo:). Tô muito a fim de comprar um samuca e gostei muito da configuração dada pelo fabil ao samurai dele e, sabendo que o kit de redução resolve o problema de alongamento da relação do diferencial, tornando o carro, quanto a sensação de dirigir, mais próxima do original, gostaria de saber mesmo como ficou o consumo do jipe no on road e no off-road... agora, assim, queria deixar claro que acho que meu pé é meio pesadinho :twisted: (tenho um ford Ka e o bixim dá uma sofrida pra fazer 10 km/l!!!)

No mais, só tenho a agradecer!!!
forte abraço!!!

Alfredo Stavale
04/06/2008, 14:00
já andei a 140km/h no velocimetro.... levantei uma roda traseira no macaco e sentei o pé!:mrgreen:

Gigantin Samurai
04/06/2008, 18:43
Opa pessoal, blzinha??

Achei muito interessante o tópico até pq achava que esses kit de redução detonavam o carro para o on-road, tipo oq acontece com os diferenciais autoblocantes (se não me engano :pensativo:). Tô muito a fim de comprar um samuca e gostei muito da configuração dada pelo fabil ao samurai dele e, sabendo que o kit de redução resolve o problema de alongamento da relação do diferencial, tornando o carro, quanto a sensação de dirigir, mais próxima do original, gostaria de saber mesmo como ficou o consumo do jipe no on road e no off-road... agora, assim, queria deixar claro que acho que meu pé é meio pesadinho :twisted: (tenho um ford Ka e o bixim dá uma sofrida pra fazer 10 km/l!!!)

No mais, só tenho a agradecer!!!
forte abraço!!!

Gadu, eu tinha um ford KA também e migrei prum samurai.:grin:
O MELHOR INVESTIMENTO QUE FIZ NA VIDA! Só alegria!!:lol:

OBS: Uso dia e noite na cidade e não tenho reclamações, porém ainda não instalei o X-crawler.

:concordo:

Joao Baeta
04/06/2008, 20:09
já andei a 140km/h no velocimetro.... levantei uma roda traseira no macaco e sentei o pé!:mrgreen:

:arrow:Uma vez... metí o pé.... a 125km/h no Azul... Nunca passou além!

Joao Baeta
04/06/2008, 20:11
Grande João
Não entendi pq na reduzida bebe bem mais??!!!! Não tem lógica.

:arrow:Na trilha ele deve fazer uns 4 a 5 km/l!!!!!!!
Bão!!!!!!:mrgreen:

joão k. chikui
04/06/2008, 20:33
Grande João Baeta
Fazemos trilha onde deve dar 500 a 800 m por litro(no Buraco do Camel por exemplo), mas , em locais onde usaria 1ª reduzida e teria que acelerar muito e ainda queimar embreagem , com a reduzida Calmini ou "X",ando na boa em 2ª e 3ª e 4ª, totalmente sem forçar.
No mais , como uso 3K New-Frederico 265/75-16, que é muito alto(uns 830 mm de diam.), sem redução especial acho que nem sairia do lugar...kkkkkk

AlemãoRS
04/06/2008, 21:32
Grande João Baeta
Fazemos trilha onde deve dar 500 a 800 m por litro(no Buraco do Camel por exemplo), mas , em locais onde usaria 1ª reduzida e teria que acelerar muito e ainda queimar embreagem , com a reduzida Calmini ou "X",ando na boa em 2ª e 3ª e 4ª, totalmente sem forçar.
No mais , como uso 3K New-Frederico 265/75-16, que é muito alto(uns 830 mm de diam.), sem redução especial acho que nem sairia do lugar...kkkkkk

Só por curiosidade, vc usa esses pneus nos eixos originais?

joão k. chikui
04/06/2008, 22:01
Leonardo
Sim , nos eixos originais e ainda Blocados. pior que dois colegas usam com o 265/75-16 3K Guerra , com seus incríveis cravos de 30 mm , e ainda um deles com motor do Vitara.
Esse eixo , numa viatura tão leve , aguenta demais.
Esse amigo com Guerra e vitara , resgatou uma engesa diesel com a transferencia quebrada(só ligou o motor para ter freio/direção e bateria), da terrível praia-Brava.
Dá uma olhadinha em www.cabecudosoffroad.com.br (http://www.cabecudosoffroad.com.br).

Joao Baeta
05/06/2008, 00:07
Grande João Baeta

:arrow:Grande xará!
Eu tenho o Federico 265/70-15... Da 3K... E possuo o X... E motor original... Eixo original.....E bloqueado traseiro!
X foi melhor parte do investimento... Nunca te deixa p/ tras!!!!!!!

:palmas::palmas::palmas::palmas:

Daniel Engelbrecht
05/06/2008, 12:22
Bem, agora vamos ver como fica o meu com pneuzinho 225/75.

Daniel Engelbrecht
09/06/2008, 08:45
Alguém, além da RC4x4, fabrica suporte reforçado da T-Case??
Fabil?

Fabil
09/06/2008, 11:23
eu nao... só o Rodrigo mesmo...

Daniel Engelbrecht
09/06/2008, 13:34
Existe algum jeito de reforçar o original?

Fabil
09/06/2008, 13:58
nao vale a pena... a chapa do original é fina...
T+

Poc
19/06/2008, 09:47
E como fica o diferencial? Não força muito?
E nas trilhas, no subidão, sobe de 1º na manha ou tem que ser de 2º, como é?
è facil de trocar, eu mesmo dou conta, ou tem que ter torquimetro e mais um monte de ferramentas?
[]s.

Poc
27/06/2008, 14:32
Já que ninguem respondeu ainda, deixa eu perguntar mais:
Tem junta ou é só passar um silicone? Se tem junta é dificil achar outra?
Tem retentor?
Valeu.

Fabil
27/06/2008, 15:44
vc pode comprar a junta na concessionaria$$$$$$ ou passar silicone veda-juntas.. fica bem vedado tb..

T+

Poc
30/06/2008, 10:01
vc pode comprar a junta na concessionaria$$$$$$ ou passar silicone veda-juntas.. fica bem vedado tb..

T+

Valeu Fabil e vc sabe se é facil a instalação?

Alexandre X
30/06/2008, 10:13
Instalacao?
Seguir os passos de desmontagem e montagem do manual de servicos da suzuki: www.suzukioffroad.com.br/tecnica/tcase

Alexandre X
30/06/2008, 11:57
O que normalmente causa quebras e o uso de pneus grandes e agressivos. Mais reducao ajuda a poupar o equipamento.
A tua primeira reduzida vai ficar equivalente a uma 2 1/2 reduzida. Na pratica vc tem duas marchas mais reduzidas que aquela 1a original de costume. Isso da mais liberdade de escolha ao abordar o obstaculo. Quando vc realmente precisar de controle use a 1a reduzidissima.
Tem que ter um minimo de ferramental para fazer o selvico, senao vc ja para na remocao das 3 flanges.
Tenha um saca rolamento em maos e siga o manual de servico.

E como fica o diferencial? Não força muito?
E nas trilhas, no subidão, sobe de 1º na manha ou tem que ser de 2º, como é?
è facil de trocar, eu mesmo dou conta, ou tem que ter torquimetro e mais um monte de ferramentas?
[]s.

Poc
01/07/2008, 16:06
Alguém, além da RC4x4, fabrica suporte reforçado da T-Case??
Fabil?

Vê se eu entendi direito, preciso mudar o suporte original da T-case por um mais refoçado, ou tô viajando?

Alexandre X
01/07/2008, 23:38
Altamente recomendavel, devido ao aumento de torque o suporte original vai fatalmente quebrar e pode causar prejuizos.

Poc
02/07/2008, 16:09
Valeu X, vou te procurar em breve.
1. O preço para o Kit do Samurai 95 é aquele mesmo, 1200 latinhas, posto em BH? E quanto tempo demora a entrega? Compro atraves do site www.suzukioffroad.com.br?
2. E o suporte reforçado, vc tem? Quantas latinhas?

Daniel Engelbrecht
03/07/2008, 17:48
Finalmente instalei o X-Crawler e as primeiras impressões são bem positivas. O carro ficou mais ágil em high e absurdamente boçal em low.
No entanto estou reparando um pequeno barulho, um estalo, que ocorre ocasionalmente, quando passo em algum buraco. É difícil dizer se é na frente ou na parte de trás do carro (talvez seja no meio). Tanto o kit quanto o suporte da RC foram instalados conforme as especificações e o mecânico aproveitou para checar as cruzetas e outros componentes, estando tudo ok.
Alguém já ouviu algum relato de estalo? Estou pensando se não pode ser o suporte da t-case vibrando ou batendo em alguma coisa.

Monguilhott
05/07/2008, 14:19
Amigos,

estou pensando seriamente em inserir esse Kit no meu Samurai 94.
Além de fazer trilhas (não muito pesadas) eu costumo viajar muito com meu Samurai, viagens de 400-500km. Uso pneus 235/75 e não pretendo diminuir :)

Sinto realmente que com esses pneus o Samurai fica "xoxo" em grandes velocidades (115-120km/h é praticamente a velocidade máxima com o motor "se esguelando").

Dúvidas:
O desgaste das engrenagens continua o mesmo? Não corre o risco de aumentar com o tempo?

Vou aumentar o curso final nas 4 e 5 marchas? Forçando menos o motor na rodovia e assim economizando até mais gasosa?

Abraços,
Daniel Monguilhott

Daniel Engelbrecht
07/07/2008, 11:30
Finalmente instalei o X-Crawler e as primeiras impressões são bem positivas. O carro ficou mais ágil em high e absurdamente boçal em low.
No entanto estou reparando um pequeno barulho, um estalo, que ocorre ocasionalmente, quando passo em algum buraco. É difícil dizer se é na frente ou na parte de trás do carro (talvez seja no meio). Tanto o kit quanto o suporte da RC foram instalados conforme as especificações e o mecânico aproveitou para checar as cruzetas e outros componentes, estando tudo ok.
Alguém já ouviu algum relato de estalo? Estou pensando se não pode ser o suporte da t-case vibrando ou batendo em alguma coisa.

Vou retificar o que disse anteriormente sobre o estralo. Não tem a ver com buraco, como eu havia mencionado. O estralo acontece quando o carro faz força, como, por exemplo, para subir uma ladeira ingreme. Alguém sabe me dizer se pode ser o suporte da T-Case estralando?

Monguilhott
08/07/2008, 16:03
Alguém pode me tirar essas dúvdas aí em cima?

Alexandre?

Abraços

Fabil
08/07/2008, 17:35
Daniel..

o suporte nao estrala nao...

suponho que vc instalou o suporte juntamente com as buchas e parafusos que o acompanham certo??? e nesse caso sao 4 buchas p/ cada parafuso, certo??
como vc dividiu essas buchas?

no meu uso assim..

O=[]SUPORTE[][]chassis[]=porca

[] = bucha

se vc montar diferente desse arranjo pode acontecer de esbarrar ferro com ferro em algum lugar e dai o estralo quando sob torque

T+

Alexandre X
08/07/2008, 22:26
tcase não é para estralar, tem merda na montagem.

Samucathecat
09/07/2008, 09:11
E aê galera, é meu primeiro post aqui apesar de ja frequentar o forum ha um certo tempo p/ saber se largava as arrancadas e entrava no off-road, portanto, se estou postando eh pq me rendi a esse mundo...rsrsrs
Pelos comentarios do topico comecei com pé direito minha empreitada comprando um kit X-crawler, e como vou usar com pneus 215/75/r-15 acho q o bicho vai ficar louco!!

Duvida: vcs acham q com essa medida de pneu eu deveria comprar um reforço da T-case?? Eu estou usando o carro no meu dia a dia e raras serão as aventuras pesadas com a viatura.

Abraço a todos e ao Alexandre da X q me atendeu muito bem e é de confiança, podem comprar sem medo. Ah, vou montar hj a T-case c/ X qdo andar no carro volto e digo como ficou!!:dance:

mauricio gonçalves
09/07/2008, 10:23
Aproveitando esse tópico, quero saber sí tem jeito de montar uma x crawler no vitarinha 95 automático (th180) tá com pneu 31'' será como que ele vai si comportar.? fica bom?

Joao Baeta
09/07/2008, 12:46
Aproveitando esse tópico, quero saber sí tem jeito de montar uma x crawler no vitarinha 95 automático (th180) tá com pneu 31'' será como que ele vai si comportar.? fica bom?
:arrow:O Walter Brossel colocou Calmini 4.24 no Vitara dele que ficou show!!!!!
Abs

Leonardo Truccolo
09/07/2008, 16:03
Eu comprei a Xcrawler do X, fui muito bem atendido, ja instalei e ja fiz trilha.

O jipinho ficou show, responde bem mais rápido, bem melhor de andar.
Uso pneu 31 no dia-a-dia e pra trilha 225/75-15 recapado.
Na trilha uso 1ª só para arrancar, ou nem uso, arranco em 2ª, bem ao contrário de antes, que tinha q fazer a trilha toda em 1ª.
Qto a qualidade das engrenagens, são excelentes, são da Micro Gear, acho que as melhores engrenagens que tem no mercado de reposição. Ja usei elas nos meus Willys, e nunca deram problemas,

[]'s

Daniel Engelbrecht
09/07/2008, 19:15
Daniel..

o suporte nao estrala nao...

suponho que vc instalou o suporte juntamente com as buchas e parafusos que o acompanham certo??? e nesse caso sao 4 buchas p/ cada parafuso, certo??
como vc dividiu essas buchas?

no meu uso assim..

O=[]SUPORTE[][]chassis[]=porca

[] = bucha

se vc montar diferente desse arranjo pode acontecer de esbarrar ferro com ferro em algum lugar e dai o estralo quando sob torque

T+

Obrigado pela dica, Fabil.
Estava montado de outra forma. Levei ao mecânico e ele refez a montagem seguindo esse modelo.
No entanto, fiz um breve teste numa ladeira, saindo em primeira, e deu um estralo.
Estou ficando um pouco preocupado.
No plano não faz qualquer barulho, mesmo se eu der uma pisada mais forte.

:???:

Daniel Engelbrecht
09/07/2008, 19:18
tcase não é para estralar, tem merda na montagem.

Não sei se o estralo é na T-Case propriamente dita ou no suporte.
Quanto à montagem das engrenagens, o mecânico assegurou que fez tudo corretamente, sem maiores dificuldades. Chegou a comentar que as peças são muito bem feitas, plug and play. De fato, parece estar funcionando perfeitamente.
Somente ao movimentar o carro numa ladeira, ou seja, utilizando maior torque, é que ouço o estralo.

Daniel Engelbrecht
09/07/2008, 20:42
Mais uma pergunta (agora preciso investigar todas as possibilidades):

O ronco da T-Case com as novas engrenagens é ligeiramente mais alto do que com as originais? Alguém percebeu isso?

Alexandre X
09/07/2008, 23:08
É. Principalmente na reduzida, pq é mantida a engrenagem original que obviamente sofre desgaste e está em contato com a engrenagem mais nova.

Samu
10/07/2008, 07:55
Mais uma pergunta (agora preciso investigar todas as possibilidades):

O ronco da T-Case com as novas engrenagens é ligeiramente mais alto do que com as originais? Alguém percebeu isso?

Pessoal,

A minha eu troquei ontem, e ficou roncando bem mais... oq posso fazer para melhorar um pouco???

Abraços.

equipeminas4x4
10/07/2008, 08:05
Pessoal,

A minha eu troquei ontem, e ficou roncando bem mais... oq posso fazer para melhorar um pouco???

Abraços.
verificar a montagem.

[]'s

Fabil
10/07/2008, 09:09
aos novos usuarios...

o ronco um pouco maior ao colocar o xcraw é ate certo ponto normal, pois vcs estao colocando engrenagens NOVAS junto de engrenagens VELHAS e em alguns casos já bem gastas, dai ronca mesmo... mas geralmente só um ronquinho de leve que deverá diminuir com uns mil km rodados...

se o ronco for muito alto tem algo errado na montagem ou nas engrenagens velhas

p/ quem é chato e se sente incomodado pelo ronquinho, vc podem colocar uma bisnaga de molikote p/ cambio... ele "abafa" um bocado do ronco.

T+

Samu
10/07/2008, 11:30
aos novos usuarios...

o ronco um pouco maior ao colocar o xcraw é ate certo ponto normal, pois vcs estao colocando engrenagens NOVAS junto de engrenagens VELHAS e em alguns casos já bem gastas, dai ronca mesmo... mas geralmente só um ronquinho de leve que deverá diminuir com uns mil km rodados...

se o ronco for muito alto tem algo errado na montagem ou nas engrenagens velhas

p/ quem é chato e se sente incomodado pelo ronquinho, vc podem colocar uma bisnaga de molikote p/ cambio... ele "abafa" um bocado do ronco.

T+

Quanto a montagem, acredito não ter nada errado, mais oq poderia ter montado de errado???

Hj vou colocar uma bisnaga de molikote para ver se melhora...

Obrigado pela ajuda...

Abraço...

Fabil
10/07/2008, 13:28
realmente montar errado é dificil, pois as pecas só encaixam numa posicao, se montar diferente a caixa nem fecha... mas o errado digo, por exemplo, o meca nao percebe um rolamento já meio gasto ou alguma peca com desgaste acentuado e nao troca, monta assim mesmo... sacou?

T+

equipeminas4x4
10/07/2008, 13:38
ou esquece das arruelas de desgaste.

Samu
10/07/2008, 14:42
ou esquece das arruelas de desgaste.

A montagem acredito q naum foi o problema naum, pois fechou tudo certinho e naum sobrou nada....hehehehe..... só as peças q retirei mesmo, acho q é somente a pessa antiga q esta um pouco mais desgastada mesmo... agora no almoço ja coloquei uma bisnaga de molikote, acho q ja vai abafar um pouco...

Obrigado pela atenção de todos....

abraço,

Samu
10/07/2008, 14:45
A montagem acredito q naum foi o problema naum, pois fechou tudo certinho e naum sobrou nada....hehehehe..... só as peças q retirei mesmo, acho q é somente a pessa antiga q esta um pouco mais desgastada mesmo... agora no almoço ja coloquei uma bisnaga de molikote, acho q ja vai abafar um pouco...

abraço,

há.... e eu troquei quase todos os rolamentos.... quase... porque naum encontrei o rolamento agulha grande.... o maior q tem na caixa, masi estava em perfeitas condições....

abraço...

equipeminas4x4
10/07/2008, 14:53

abraço,
precisa ver os calços de desgaste se estão OK. Eles suportam o carretel na posição correta.

[]'s

Samu
10/07/2008, 15:05
precisa ver os calços de desgaste se estão OK. Eles suportam o carretel na posição correta.

[]'s

Marcel,

Primeiramente obrigado pela ajuda...

Foi verificado tudo isto... mais acho q é mesmo o desgaste das engrenagens antigas em relação as novas.... mais uma vez obrigado....

[]'s

Samucathecat
10/07/2008, 20:14
Para não ter q vir aqui dpois perguntar pq ta roncando tanto minha T dpois q botei o kit X, que eu gastei mais 1200 latinhas e comprei uma engrenagem nova (a q não vem no kit), pino, arruelas e rolamentos agulha do carretão e todos os rolamentos blindados da caixa, todos NSK como original!!

Ah, pergunta ao Alexandre: Seria recomendado usar reforço da T no meu caso que irei usar pneus 215/70-r15 e q farei poucas trilhas alem de andar um pouco pelas praias??

Valeu aí galera mas ser leigo no meio de tanto cara entendido(do assunto) é assim mesmo!!

Abração!!

Alexandre X
10/07/2008, 23:39
Sem dúvida, reforce o suporte pq a quebra é uma questao de tempo.

Samu
11/07/2008, 08:04
Para não ter q vir aqui dpois perguntar pq ta roncando tanto minha T dpois q botei o kit X, que eu gastei mais 1200 latinhas e comprei uma engrenagem nova (a q não vem no kit), pino, arruelas e rolamentos agulha do carretão e todos os rolamentos blindados da caixa, todos NSK como original!!

Ah, pergunta ao Alexandre: Seria recomendado usar reforço da T no meu caso que irei usar pneus 215/70-r15 e q farei poucas trilhas alem de andar um pouco pelas praias??

Valeu aí galera mas ser leigo no meio de tanto cara entendido(do assunto) é assim mesmo!!

Abração!!

Amigo,

Quanto vc pagou nesta engrenagem, e onde vc encontrou????

[]'s

equipeminas4x4
11/07/2008, 08:12
na Suzucar é capaz de vc achar esta engrenagem.

[]'s

Daniel Engelbrecht
11/07/2008, 10:30
Em vez de Molykote, daria para colocar também Militec, né? Para diminuir um pouco o ronco...

Samu
11/07/2008, 13:54
Em vez de Molykote, daria para colocar também Militec, né? Para diminuir um pouco o ronco...

Daniel,

Esse Militec é bom mesmo???? Li algumas coisas no tópico mais não td pq é muiiiiiita coisa....

[]'s

Fabil
11/07/2008, 14:04
iiihhhhhh Militec??? vai comecar com essa babozeira de novo??? heheheh

T+

Daniel Engelbrecht
11/07/2008, 14:15
Bem, da outra vez não fui eu quem começou, não... ehheeheh

Perguntei porque tenho dúvidas da eficiência, no que se refere à diminuição do ruído. Em teoria, deve ajudar a diminuir...

Fabil
11/07/2008, 14:31
realmente capacidade de diminuir ruidos eu até acredito que o militec tenha, mas entre pagar 60,00 numa bisnaga de militec, prefiro pagar 18,00 na mesma bisnaga de molikote que eu já comprevei que p/ diminuir ruido funciona..hehehe

o que vc acha melhor?? pagar 60,00 ou 18,00?

T+

Samu
11/07/2008, 14:36
Eu tbm naum quero criar polemica alguma, pois ja até vi q existe um tópico proprio para este produto....hehehehehe

Mais vou ficar no mais básico e já conhecido Molykote.... se naum adiantar... naum da nada naum... A viatura ja ganhou até um novo apelido... "Valmet"...kkkkkkkkk

O importante é o resultado.... q por sinal ficou ótimo... domingo provavelmente já estarei indo testar aq na trilha da serra do japi...

[]'s

zelucas
12/07/2008, 23:21
E aí samu melhorou agora??

O meu também ta roncando, principalmente em velocidades mais altas, suficiente pra encher o saco...

Mas agora ou tá diminuindo, ou eu me acostumando... Acho que é a opção 2 porque quem anda no carro pergunta se é assim mesmo o barulho...

[]s, partindo para o molykote...

Samucathecat
14/07/2008, 01:38
Samu, comprei a engrenagem na Carrera (loja chevrolet em SP) ela custa 672,00 mas saiu por 538,00 já com o sedex p/ Natal/RN se vc mora em sp sai por 478,00 se nao me engano.

Ah, galera acabei de colocar minha T no lugar já com o kit X e vou te falar o carro ficou numa força q nao tem igual, mas vamos sabr quando fizer os testes off-road.
Só não gostei de uma coisa> O carro não ronca mais nada!!! To sentindo uma falta danada...hehehehehe
Gastei um $$ mas o carro ficou show, o lance é não deixar rodar engrenagem velha com nova e observar os rolamentos.

Abraços a todos!!

Samu
14/07/2008, 09:09
E aí samu melhorou agora??

O meu também ta roncando, principalmente em velocidades mais altas, suficiente pra encher o saco...

Mas agora ou tá diminuindo, ou eu me acostumando... Acho que é a opção 2 porque quem anda no carro pergunta se é assim mesmo o barulho...

[]s, partindo para o molykote...

E aí Zé Lucas,

Como anda as trilhas por aí???? O pessoal aq de Itupeva anda meio parado, só teve a expedição Joanópolis no findo mes passado q foi uma bagunça só....hehehehehe

Cara o barulho é chato mais acho q ja deu uma melhoradinha, fui pra SP com ele este fds e na volta ja tinha dado uma melhoradinha, tbm naum sei se me acostumei ou se melhorou mesmo, o Portugues loko andou comigo e fez esta mesma pregunta....hehehehe
Mais to vendo q é normal mesmo, e vou partir para o Molykote tbm.

[]'s

Samu
14/07/2008, 09:12
Samu, comprei a engrenagem na Carrera (loja chevrolet em SP) ela custa 672,00 mas saiu por 538,00 já com o sedex p/ Natal/RN se vc mora em sp sai por 478,00 se nao me engano.

Ah, galera acabei de colocar minha T no lugar já com o kit X e vou te falar o carro ficou numa força q nao tem igual, mas vamos sabr quando fizer os testes off-road.
Só não gostei de uma coisa> O carro não ronca mais nada!!! To sentindo uma falta danada...hehehehehe
Gastei um $$ mas o carro ficou show, o lance é não deixar rodar engrenagem velha com nova e observar os rolamentos.

Abraços a todos!!

Valeu Samucathecat, mais acho q vou me acostumar com o ronco mesmo.... hehehehe.... o engrenagem cara.... quase o preço q paguei do kit X....

[]'s

Daniel Engelbrecht
14/07/2008, 10:46
Peguei a dutra nesse fim de semana e verifiquei o seguinte: até 90km/h fica uma beleza, sem fazer muito barulho e o carro mais forte. Dá para pegar as subidas sem ter que reduzir a marcha. É claro que não virou um carro de passeio, mas melhorou.
Acima de 90km/h o barulho começa a ficar alto, até tornar-se irritante. Vou apelar para o molykote para ver como fica.

algum usuário mais antigo do kit sabe dizer se o barulho, com o passar do tempo, diminui, independente do uso de aditivos?

Samucathecat
14/07/2008, 21:24
Daniel, tenho o kit ha 2 dias, porem pelo que conheço de mecanica o barulho vai ocorrer com o passar do tempo devido aos desgastes das peças. Mas como falei antes o meu carro fazia um barulho q nao dava nem p/ ouvir outra pessoa dentro dele, entao comprei kit X mais a engrenagem q nao vem e os rolamentos e agora o carro ta mais calado do q carro zero, vc só ouve o motor!! Sinto ate falta do barulho. É bom vc abrir a sua T e verificar se nao tem nada quebrado(meu caso) e se os rolamentos estao ok.

Ah, se prefirir usar algum produto para acabar com o barulho esqueça militec e molyKot, ponha uma banana verde dentro e quero ver não calar...rsrsrs o pior q é sério!!

Joao Baeta
14/07/2008, 21:35
:arrow:Até hoje nunca tive barulhinho com a X.... Que está há 4 anos no Azul.......
só me dado alegria!
Abs

Samu
15/07/2008, 08:41
:arrow:Até hoje nunca tive barulhinho com a X.... Que está há 4 anos no Azul.......
só me dado alegria!
Abs

João,

Quanto a melhora, não tenho dúvida, o carro ficou sem comparações com oq era antes, só teve um aumento no ronco das engrenagens.... fora isto é so buraco e barro....hehehehe

[]'s

Daniel Engelbrecht
15/07/2008, 14:47
Uma pergunta: o molykote para caixa é um que vem numa bisnaga?

rlaranjo
19/07/2008, 00:55
Por favor, pergunta de iniciante, mas onde eu compro um kit X-Crawler????

MaGao
19/07/2008, 08:13
Por favor, pergunta de iniciante, mas onde eu compro um kit X-Crawler????

www.suzukioffroad.com.br

rlaranjo
19/07/2008, 09:15
www.suzukioffroad.com.br
O amigo MaGao, valeu a resposta, porém lá nesse site o anúncio da X-Crawler tem um aviso em destaque dizendo claramente "O Kit X Crawler 4.16 é compatível somente com Samurai feixe de molas (1989-1995)"

Como meu monstrinho é helicoidal, qual é a mágica???

zelucas
19/07/2008, 10:27
A "mágica" é instalar no seu samurai a caixa de transferência do samurai feixe, e depois o kit x-crawler...

Como viu, não tem nada de mágica...

[]s

rlaranjo
19/07/2008, 10:33
hum, entendi... resumindo, jipe e feiura tem solução, o duro é o preço...

Faço-lhes essas perguntas porque eu coloque pneus medida de Blazer (235 75 R15) e o carro ficou xoxo demais. Vi aqui pessoas com as mesmas medidas de pneus elogiando essa redução de 12%, o que eu também acredito que vá resolver meu problema.

Em compensação, acabo de receber resposta do email que enviei ao suzukioffroad.com.br e me responderam que logo estará pronto o kit para helicoidal.

Porém venho com outra pergunta proveniente da minha ignorância: O que tem de tão diferente do conjunto câmbio/reduzida dos feixes para os helicoidais???

MaGao
19/07/2008, 11:05
hum, entendi... resumindo, jipe e feiura tem solução, o duro é o preço...

Faço-lhes essas perguntas porque eu coloque pneus medida de Blazer (235 75 R15) e o carro ficou xoxo demais. Vi aqui pessoas com as mesmas medidas de pneus elogiando essa redução de 12%, o que eu também acredito que vá resolver meu problema.

Em compensação, acabo de receber resposta do email que enviei ao suzukioffroad.com.br e me responderam que logo estará pronto o kit para helicoidal.

Porém venho com outra pergunta proveniente da minha ignorância: O que tem de tão diferente do conjunto câmbio/reduzida dos feixes para os helicoidais???

nossa caixa é com corrente dentro..
o kit do samurai de feixe é com engrenagens..
logo mais facil alterar algumas engrenagens do que alterar a de corrente

porem o X ta resolvendo esse problema para agente.. logo sai o kit..
lhe dara 25% mais reduzido =)

eu to na fila para compra ja ehehhe :P

rlaranjo
19/07/2008, 11:12
25% ????

Não é muito não pra andar na rua?

MaGao
19/07/2008, 14:09
25% ????

Não é muito pra andar na rua????

para mim.. vo por pneus 31" vai ficar um pouco mais reduzido.. mais vai ficar legal.. pq o carro fica esperto =)

diogo ludovico
19/07/2008, 14:54
O alexandre poe confirmar, mas 12% casa com os 31", já 25% ficaria ideal com 33"

Alexandre X
20/07/2008, 11:28
Se considerar que o pneu original é 205/70/R15 fazendo a conversão temos 26.29"
Então 12% casa com 29.44" e 25% casa com 32.86"

Minha opinião é que a X Crawler 4.16 casa bem com um pneu 235/75/15 e a X Crawler 2.65 (helicoidal) com um 31" (eu prefiro o carro com resposta mais rapida, mais esperto)

Henanh
29/08/2008, 20:56
Pessoal, me ajudem na conta... eu pretendo usar o Kit com pneus 3k 195/65 15, quanto vai ser a redução com o carro reduzido? Utilizarei para indoor... será que vai ficar muito curto?

abraço

Cesio137
30/09/2008, 20:19
pessoal, desculpem eu cair de paraquedas aqui, mas no começo do topico eu estava lendo de samurai a 140, 120km/h. o meu nunca passou de 100km/h aos peidos com o pe enterrado la no fundo, ando no maiximo a 80km/h. isso é normal? tem como melhorar este rendimento?!?!

abraço,

joão k. chikui
01/10/2008, 07:01
Michel , até 110 -120 é normal , mas , normalmente um ventinho de popa para ajudar..kk

Agora , acima disso , só bem original(baixinho) , descida e vento a favor.

Fabil
01/10/2008, 08:23
tem... mete um turbo no motor que vc anda facil a mais de 100km/h ( apesar de eu nao saber o pq vc quer isso num samurai...hehehe)

Cesio137
01/10/2008, 13:01
nao quero que ande muito nao!!!
mas se desse pra manter uma velocidade de cruseiro de pelo menos uns 90km/h tava otimo.... mas a essa velocidade ele ja ta se esguelando!!! mas eu adoro o samuca mesmo ele lerdo no asfalto! so é ruim pois queria conhecer trilhas tipo bocaina so que fica a uns 200km da onde eu moro, ai ir de samuca fica complicado!!!

abraço,

Poc
01/10/2008, 13:09
Num é não sô, é só questão de sair mais cedo e se posivel, dormir lá.
Obs. gostei de - e mais umas porcarias kkkkkk
[]s.

zelucas
01/10/2008, 13:10
nao quero que ande muito nao!!!
mas se desse pra manter uma velocidade de cruseiro de pelo menos uns 90km/h tava otimo.... mas a essa velocidade ele ja ta se esguelando!!! mas eu adoro o samuca mesmo ele lerdo no asfalto! so é ruim pois queria conhecer trilhas tipo bocaina so que fica a uns 200km da onde eu moro, ai ir de samuca fica complicado!!!

abraço,

Morra de inveja!! :mrgreen:

Ó esse vídeo aqui, 115km/h + 25% = 140 km/h, detalhe que eu tenho x-crawler e estava em quarta! Quinta só em queda livre!! :mrgreen:.

A qualidade do vídeo caiu muito no youtube, e como estava meio a tardezinha não da pra ver nitidamente, mas fico devendo outro!

http://www.youtube.com/watch?v=x3nYE5uvFwY

Fabil
01/10/2008, 15:28
engracado no consigo manter 90~100km/h sem esguelar.. apesar de nao ter conta-giros, mas pelo barulho do motor chuto que fique nuns 3800~4000 rpm de 5 marcha a 100km/h
T+

Joao Baeta
01/10/2008, 15:57
engracado no consigo manter 90~100km/h sem esguelar.. apesar de nao ter conta-giros, mas pelo barulho do motor chuto que fique nuns 3800~4000 rpm de 5 marcha a 100km/h
T+
:arrow:Fabil..... A esse giro na 5° marcha.. deve estar uns 100/110....

:arrow:Ze Lucas... Tá usando qual pneu e a medida?

Poc
01/10/2008, 16:56
No final do filme, o caminhão deve estar à 90 Km/h pois ele tem tacografo e não pode andar acima disto e o tempo que foi usado para ultrapassa-lo não é de quem estava a 140 Km/h.
[]s.

Cesio137
01/10/2008, 18:34
santa ignorancia!!!:parede:
esqueci de compensar o diametro maior do pneu!!!
a 80km/h eu na verdade estou a 89,6km/h!!! os 90km/h que eu queria!!! hehehe :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

abraço,

zelucas
01/10/2008, 18:55
Estou usando pneus com 33'' de diâmetro.

Mesmo em velocidades mais altas, a quarta puxa melhor que a quinta, então eu quase não uso quinta marcha...

Quanto ao caminhão, como ele está mais distante acredito que de uma impressão de estar mais devagar. Só do carro ser alto já dá essa impressão, com o c3 da minha irma eu acho que estou andando chutado e quando vejo estou só a 100km/h já com o samurai sobra coragem!! :putz:

O x-crawler não altera nada no velocímetro né?

[]s

Luiz Felipe Guerra Jr
01/10/2008, 23:14
Fabil

Não tenho muita experiencia, (nem de perto a sua, principalmete em samuka) vc tem xcrawler??
Se não tem vc está na mesma situação que eu pneu 31 e relação original, navegando achei uma tabela ( no yahoo no clube do troller) no excel que pelo diametro do pneu original e do novo, calcula a diferênça de velocimetro no meu caso do original para os 31 calculou o erro em 17,9% a menos no velocimetro em relão a velocidade real. Passando em uma lombada eletrônica a 40km/h a lombada acusava 47km/h, calculando 40km/h + 17,9% = 46,8 km/h.
Me pareçe fazer sentido. Então se vc não tem xcrawler a 90km/h vc está a na verdade a 106km/h.
Na tabela tem o calculo da relação final tambem.
Espero estar certo.

Luiz Felipe Guerra Jr
01/10/2008, 23:15
Esqueci de anexar......

Fabil
02/10/2008, 08:36
Luiz...

tenho Xcrawler sim..

mas a instalcao da Xcral nao afeta a afericao do velocimetro, uma vez que a engrenagem do velocimentro esta no eixo da saida da mesma, ou seja, a unica coisa que altera essa relacao é o diametro do pneu ou a relacao de coroa e pinhao...

o uso da xcraw vai apenas alterar a rotacao do motor se comparado na mesma velocidade a outro carro com trasmissao original...

JEFFCATUNDA
02/10/2008, 16:32
No asfalto ando tramquilamente a 100 no meu samuca...puoxando mais ele facilmente dá os 110........esgoelando ele vai quase a 130....

Agora ele anda bem de quinta...quando comprei só pegava quinta acima de 80km/h e morria muito facil....descobri que era um rolamento da trazeira estourado..que alterava o angulo do semi-eixo bem como atritava...tinha também a pinça do freio dianteiro pegando... resolvidos estes problemas passo quinta até de 40 e ele desenvolve bem...hoje ando bastante de quinta no asfalto...o consumo que era de 7,0 a 7,5 passou para 10.0 a 10.4...
Apesar do meu ter rpm..não atentei para ele...acho que a 100 em 4x2 na estrada fica em torno de 3.500 giros... isso tudo com ar ligado.

Luiz Felipe Guerra Jr
02/10/2008, 23:14
Luiz...

tenho Xcrawler sim..

mas a instalcao da Xcral nao afeta a afericao do velocimetro, uma vez que a engrenagem do velocimentro esta no eixo da saida da mesma, ou seja, a unica coisa que altera essa relacao é o diametro do pneu ou a relacao de coroa e pinhao...

o uso da xcraw vai apenas alterar a rotacao do motor se comparado na mesma velocidade a outro carro com trasmissao original...

Fabil

Valeu a explicação, quando comprei o samuka o erro do velocimetro me incomodava, agora não ligo mais, e queria acertar isso mas acho que dever ser caro.
Vc viu a planilha?? Está correta?
Mesmo com os pneus 31 se instalsse o xcrawler no meu samuka ele ficaria mais reduzido que o original correto???

Alexandre X
02/10/2008, 23:36
Non, non.
O pneu original tem 26.29". Colocando um pneu 31" fica 17,91% mais longo, instalando a X Crawler vai ficar 5,91 mais longo.

Para ficar no 0 x 0, tem que ter 29,44". Um 235/75/15 tem 28.87". Um 255/75/15 tem 30,05"

Poc
03/10/2008, 14:06
O X, se eu colocar um pneu com 28.87" ou 30,05" como vc disse acima e ficar 0 x 0, então eu vou perder a super 1º marcha já que eu tenho o super kit de redução X-Crawler???
Porque hoje, eu tenho 2 marchas mais reduzidas do que eu tinha sem o kit, é isto?

Luiz Felipe Guerra Jr
03/10/2008, 21:22
Non, non.
O pneu original tem 26.29". Colocando um pneu 31" fica 17,91% mais longo, instalando a X Crawler vai ficar 5,91 mais longo.

Para ficar no 0 x 0, tem que ter 29,44". Um 235/75/15 tem 28.87". Um
255/75/15 tem 30,05"

X não sei se vc respondeu para mim, mas esse cálculo é para o xcrawler pra tcase de corrente???

Alexandre X
04/10/2008, 11:31
O X, se eu colocar um pneu com 28.87" ou 30,05" como vc disse acima e ficar 0 x 0, então eu vou perder a super 1º marcha já que eu tenho o super kit de redução X-Crawler???
Porque hoje, eu tenho 2 marchas mais reduzidas do que eu tinha sem o kit, é isto?

Nada disso, esse calculo é válido para a relação HIGH.

Na LOW vai continuar estúpido.

Alexandre X
04/10/2008, 11:33
X não sei se vc respondeu para mim, mas esse cálculo é para o xcrawler pra tcase de corrente???

Não esse calculo é valido para a X Crawler 4.16 em caixa de transferencia por engrenagens.
Atualmente a X Crawler 2.65 só funciona na caixa de transferência por corrente do JIMNY.

Luiz Felipe Guerra Jr
04/10/2008, 20:54
Não esse calculo é valido para a X Crawler 4.16 em caixa de transferencia por engrenagens.
Atualmente a X Crawler 2.65 só funciona na caixa de transferência por corrente do JIMNY.

Então pro meu 96/97 so trocando a tcase por uma de engrenagens??

Alexandre X
04/10/2008, 21:24
Sim, só assim

leo cabral
04/10/2008, 21:35
Sim, só assim

alexandre , ja descobriu o misterio das caixas dos 97/98?

Alexandre X
04/10/2008, 22:07
Sim, nenhum mistério. São diferentes.

Luiz Felipe Guerra Jr
04/10/2008, 23:32
Sim, só assim

É muito complicado trocar a tcase ou basta eu comprar uma de engrenagens e trocar??

Alexandre X
05/10/2008, 00:12
Tem que encurtar o cardan que liga o cambio ate a caixa de transferencia.

Aqui tem uma boa referencia do trampo: http://suzukioffroad.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=71&Itemid=26

Poc
06/10/2008, 10:15
Nada disso, esse calculo é válido para a relação HIGH.

Na LOW vai continuar estúpido.

X, a palavra chave é "estúpido" mesmo, parabéns pelo kit, ele é estúpido/animal mesmo. Sábado, fiz uma trilha perto de BH, chamada computronic, tinham 2 lands 110, 1 land 90, 1 troller 3.0, 1 quatriciclo yamaha 660 cc e meu samukinha que o pessoal ficou de boca aberta, o pessoal tava acostumado a passar no sufoco e descer do carro para me ver sofrer para passar e agora perdeu a graça "deles", onde eles passam eu passo no mínimo com a mesma dificuldade, geralmente mais facíl.
[]s VALEU!!!!

Alexandre X
06/10/2008, 10:32
X, a palavra chave é "estúpido" mesmo, parabéns pelo kit, ele é estúpido/animal mesmo. Sábado, fiz uma trilha perto de BH, chamada computronic, tinham 2 lands 110, 1 land 90, 1 troller 3.0, 1 quatriciclo yamaha 660 cc e meu samukinha que o pessoal ficou de boca aberta, o pessoal tava acostumado a passar no sufoco e descer do carro para me ver sofrer para passar e agora perdeu a graça "deles", onde eles passam eu passo no mínimo com a mesma dificuldade, geralmente mais facíl.
[]s VALEU!!!!

Quanto eu falo em transpor obstáculos mais técnicos, acho que o pessoal não me entende.
Uma coisa é eu ter uma Jaca de 200cv com pneus lameiros colocar no trilho entrar no boisteiro e sair acelerando desembestado até o outro lado, outra coisa é pegar uma subida de pedras, onde a combinação de equipamentos fazem toda a diferença: veículo leve, bloqueio traseiro, redução e piloto escolhendo o melhor caminho sempre com controle.

equipeminas4x4
06/10/2008, 10:47
Quanto eu falo em transpor obstáculos mais técnicos, acho que o pessoal não me entende.
Uma coisa é eu ter uma Jaca de 200cv com pneus lameiros colocar no trilho entrar no boisteiro e sair acelerando desembestado até o outro lado, outra coisa é pegar uma subida de pedras, onde a combinação de equipamentos fazem toda a diferença: veículo leve, bloqueio traseiro, redução e piloto escolhendo o melhor caminho sempre com controle.
redução nunca é demais.

[]'s

Poc
06/10/2008, 17:21

É isto ai, parabéns.

Fabil
06/10/2008, 17:35
se bem que por aqui em BH temos uns caras que mesmo em "predas" entram como se tivessem num bosteiro... acelera até o motor cortar giro e soltam a embreagem.... e ainda depois de soltar a embreagem leva o pé esquerdo p/ ajudar o direito a acelerar..kakakakak

T+

JEFFCATUNDA
07/10/2008, 00:00
isso deve fazer a felicidade dos mecas da região....

cacanakagi
10/10/2008, 21:15
isso deve fazer a felicidade dos mecas da região....

E ae pessoal... td bem??? Acabei de adquirir um Samuka com eixos da Rural e Redução Calmini 6.1 Tô aguado procurando uma caminhão pra trazer ele pra minha cidade pois ele está a 750km daqui. O ex proprietário dele me informou que realmente está muito reduzido... Está dando 70km reais na estrada no máximo. E eu como queria algo que andasse a pelo menos 90 ou 100km/h na estrada estive pensando em colocar um x-crawler. Vamos explicar os motivos:
- O bicho tá reduzido demais, às vezes nem usa reduzida na trilha...
- Não tenho a intenção de escalar pedras com ele, mesmo porque, sua suspensão não está tão preparada quanto sua relação.
- Pelo que ele me informou, só o eixo(diferencial) de Rural já dá 30% de queda na relação, mais uma relação de 6.1, acho que é muito não é???

Como estou começando queria algo digamos que "meio termo"... Será que seria mais adequado uma x-crawler ou a relação original mesmo???

vlw

Alexandre X
10/10/2008, 21:19
Original vai ser de doer, mas uma 4.16 vai ficar na medida, acredito que tu consiga fazer um bom dinheiro nessa 6.1 com os malucos metidos a escalar pedra...

diogo ludovico
10/10/2008, 22:20
cacanakagi, qual é a relacao do diferencial que voce está usando?
o meu samurai tambem está com eixos de rural, relacao 5,38, pneus 33" porem com caixa de tracao original.
Em comparacao com a relacao original 3,909, a 5,38 é 37,6% mais reduzida, compensando os quase 25% de alongamento dado pelos 33".
Com esta configuracao consigo viajar a 100km/h de real (GPS) e 110 km/h no velocimetro (sem corrigir p a nova relacao) a 3900 RPM marcados no contagiros.
A reducao atual está em 11% (diferenca do marcado no GPS e do odometro em umaviagem de quilometragem já conhecida)
Dependendo, voce pode aletrar a relacao do diferencial alongando-a de forma que o conjunto final fique mais equilibrado.
Desculpem o portugues mas escrever em notebook é horrivel, nao acho nenhum acento!:parede:
X, me corrija caso tenha falado alguma besteira:mrgreen:

Alexandre X
10/10/2008, 23:36
Impecável :mrgreen:,

Alexandre X
10/10/2008, 23:41
Em High essa 6.1 fica 8,2% mais reduzida que a X Crawler 4.16, então se a velocidade máxima com fosse 100km/h, com a 6.1 cairia para 92/km.

Será que esse diferencial não é aquele 5.8 e poucos?

cacanakagi
11/10/2008, 09:12
Em High essa 6.1 fica 8,2% mais reduzida que a X Crawler 4.16, então se a velocidade máxima com fosse 100km/h, com a 6.1 cairia para 92/km.

Será que esse diferencial não é aquele 5.8 e poucos?

Então Alexandre, além de não estar com o Jipe em mãos ainda, um amigo que foi ver o veículo e já o conhecia disse que está em ótimo estado (relação, mecânica etc). Não sei qual diferencial ele está usando os eixos de Rural porém, para cair 30% no geral, esse diferencial deve ser bem reduzido.

cacanakagi
11/10/2008, 09:22
cacanakagi, qual é a relacao do diferencial que voce está usando?
o meu samurai tambem está com eixos de rural, relacao 5,38, pneus 33" porem com caixa de tracao original.
Em comparacao com a relacao original 3,909, a 5,38 é 37,6% mais reduzida, compensando os quase 25% de alongamento dado pelos 33".
Com esta configuracao consigo viajar a 100km/h de real (GPS) e 110 km/h no velocimetro (sem corrigir p a nova relacao) a 3900 RPM marcados no contagiros.
Dependendo, voce pode aletrar a relacao do diferencial alongando-a de forma que o conjunto final fique mais equilibrado.
Desculpem o portugues mas escrever em notebook é horrivel, nao acho nenhum acento!:parede:
X, me corrija caso tenha falado alguma besteira:mrgreen:

Fala Ludovico... Olha cara, não sei a relação correta do diferencial, porém como fui informado, só ela dá 30% de redução e mais uma relação 6.1.... Pode imaginar no que resulta né... 70km/h Reais (GPS) na estrada... Então já que vc possui um semehante, me dá a dica ae... É melhor trocar a relação do diferencial ou a relação do câmbio???

cacanakagi
11/10/2008, 09:27
Ahhh desculpe... os pneus são 31 bf MUD

Alexandre X
11/10/2008, 12:20
Tai a meleca, coloque um pneu 35 que alongara 12% sua relacao. (Acho um barato modificacao sem criterio :mrgreen:)

cacanakagi
12/10/2008, 09:35
Tai a meleca, coloque um pneu 35 que alongara 12% sua relacao. (Acho um barato modificacao sem criterio :mrgreen:)

Pois é Alexandre, tem esse detalhe também... Mas vamos fazer uma conta meio que "grosseira" só pra chegarmos num "consenso"... Se um Samurai comum original já faz uma baguncinha legal em trilhas e na estrada anda a +/- 110 ou 120km/h podemos dizer que seja um veículo mais adequado ao dia a dia. Já esse que adquiri, está dando no máximo 70Km/h... Se for mandar um Towbar e arrastar ele, beleza, mas acho meio cansativo o Towbar... Bom acho melhor esperar o veículo chegar, testar e ver o que vai me servir melhor mesmo...

Se alguém tiver alguma dica...

diogo ludovico
12/10/2008, 15:02
Realmente, com pneus 31" fica muito reduzido!
Se a intenção for ficar com 2 carros, eu iria de towbar, e deixaria do jeito que tá, pois na trilha deve tar um trator.
As relações disponiveis para o eixo dana 44 são: (da mais para o menos reduzido) 5,89:1(53/ 9 ); 5,38:1(43/ 8 ) ; 4,89:1(44/ 9 ); 4,55:1(50/11 ); 4,27:1(47/11 ); 4,09:1(45/11 ); 3,92:1(47/12 ); 3,73:1(41/11 ); 3,54:1(46/13 );3,31:1(43/13 ); 3,07:1(43/14 ); 2,87:1(43/15 ); e 2,27:1(49/18 )
Dê uma olhada nesta planilha, ela estima com base no conjunto utilizado qual será o desempenho do carro, ai não fica tão sem critério.
O arquivo está com os dados que estou usando no meu carro, e como mostrado pelo calculo, no GPS deu 100km/h a 4000 RPM :mrgreen: pena que para andar a 128km/h e sonhar em fazer uma ultrapassagem o giro vai lá para 5000 RPM, com maxima estimada de 154 a 6000 giros:pensativo:

cacanakagi
12/10/2008, 18:26
Realmente, com pneus 31" fica muito reduzido!
Se a intenção for ficar com 2 carros, eu iria de towbar, e deixaria do jeito que tá, pois na trilha deve tar um trator.
As relações disponiveis para o eixo dana 44 são: (da mais para o menos reduzido) 5,89:1(53/ 9 ); 5,38:1(43/ 8 ) ; 4,89:1(44/ 9 ); 4,55:1(50/11 ); 4,27:1(47/11 ); 4,09:1(45/11 ); 3,92:1(47/12 ); 3,73:1(41/11 ); 3,54:1(46/13 );3,31:1(43/13 ); 3,07:1(43/14 ); 2,87:1(43/15 ); e 2,27:1(49/18 )
Dê uma olhada nesta planilha, ela estima com base no conjunto utilizado qual será o desempenho do carro, ai não fica tão sem critério.
O arquivo está com os dados que estou usando no meu carro, e como mostrado pelo calculo, no GPS deu 100km/h a 4000 RPM :mrgreen: pena que para andar a 128km/h e sonhar em fazer uma ultrapassagem o giro vai lá para 5000 RPM, com maxima estimada de 154 a 6000 giros:pensativo:

Certo... valeu a dica Diogo porém ainda sobrou a dúvida...
- Posso optar pelo towbar e arrastar o carro;
- Posso trocar a relaçào por uma original ou x-crawler (O que não temos certeza que resolverá);
- Ou posso fazer o que você indicou(trocar relação do diferencial) porém rola outra questão. Qual a mais indicada?, A minha relação Calmini 6.1 tem o mesmo funcionamento da X-Crawler tipo (-80% na reduzida e menos 12% na normal)???
- Ou então o mais caro porém, possivelmente melhor: Meter um X-Crawler com uma relação de diferencial que se adeque às necessidades.

Hehehehehhehehe... são opções e opções.......rsrsrsrs

joão k. chikui
12/10/2008, 21:58
Nakagi
Se realmente seu carro estiver muito reduzido em High , possivelmente esteja com a relação 8:43. Com esta mesma caixa de satélites, a relação 11:47 é P&P e muito facil de achar. Só aí já alongará em quase 26%.
As relações mais longas do D44 exigem outra caixa de satélites.

cacanakagi
12/10/2008, 22:28
Nakagi
Se realmente seu carro estiver muito reduzido em High , possivelmente esteja com a relação 8:43. Com esta mesma caixa de satélites, a relação 11:47 é P&P e muito facil de achar. Só aí já alongará em quase 26%.
As relações mais longas do D44 exigem outra caixa de satélites.

Certo João, pelo que eu entendi, devo trocar a relação do diferencial?
O que significa P&P???
Caixa Satélite é a Caixa do diferencial??? a conhecida "bola do diferencial"???

equipeminas4x4
12/10/2008, 23:07
barato nada, no final das contas sai caro bagarai.

equipeminas4x4
12/10/2008, 23:09
Certo João, pelo que eu entendi, devo trocar a relação do diferencial?
O que significa P&P???
Caixa Satélite é a Caixa do diferencial??? a conhecida "bola do diferencial"???
Eu faria isso.
R&P = coroa/pinhão.
Exatamente.

[]´s

diogo ludovico
13/10/2008, 00:59
P&P = Plug & play ou seja é só tirar uma e colocar a outra, sem precisar alterar nada.
Agora, dependendo da relação será necessário a troca da caixa satelites, ou famosa batata do difrencial
A foto é a do conjunto, neste caso com um bloqueio LSD 75%

cacanakagi
13/10/2008, 07:52
P&P = Plug & play ou seja é só tirar uma e colocar a outra, sem precisar alterar nada.
Agora, dependendo da relação será necessário a troca da caixa satelites, ou famosa batata do difrencial
A foto é a do conjunto, neste caso com um bloqueio LSD 75%
Certo... entendi... Talvez eu faça isso... Mas qual o preço médio de um conjunto Coroa e Pinhão com relação 11:47 indicada pelo nosso amigo João????

O cara tá mandando junto com o carro um bloqueio 100% ensimec fase 4.

Fabil
13/10/2008, 09:02
coroa e pinhao 4.27 se vc procurar e pechinchar compra barato, pois em geral o povo troca por relacao mais reduzida... já vi venderem na casa dops 200,00 cada par

http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/relacao.htm

olhe a tabela p/ facilitar a sua procura

T+

cacanakagi
13/10/2008, 21:58
coroa e pinhao 4.27 se vc procurar e pechinchar compra barato, pois em geral o povo troca por relacao mais reduzida... já vi venderem na casa dops 200,00 cada par

http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/relacao.htm

olhe a tabela p/ facilitar a sua procura

T+

Entendi Fabil... Vou ver o que fazer... Estou negociando uma relação original e uma X-Crawler... 200 e 350 respectivamente... usadas é claro... Será q é bom negócio???

cicereb
22/12/2008, 21:30
Pessoal, pergunta aos mais experientes....
Este kit x-crawler existe para vitara ou somente para samurai e jimny?
Ando com 235x75x15 no vitara com lift de 2", perdeu um pouquinho mas aceitável. Agora pretendo um 31".

Obrigado Galera.

MaGao
22/12/2008, 22:27
Pessoal, pergunta aos mais experientes....
Este kit x-crawler existe para vitara ou somente para samurai e jimny?
Ando com 235x75x15 no vitara com lift de 2", perdeu um pouquinho mas aceitável. Agora pretendo um 31".

Obrigado Galera.

Samurai < 1995 e jimny..
ta saindo o de vitara . la pra fevereiro acho que ja ta pronto

Abraços,

cicereb
23/12/2008, 09:23
Legal, ótima informação.
Achei esse gringo:

http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=285132

alguém sabe me dizer se vale a pena custoxbeneficio trazer este ou melhor esperar?

abraço.

Fabil
23/12/2008, 09:30
espera que a do X tá saindo do forno...
ontem conversei com ele e acho que antes do carnaval já sai

T+

cicereb
23/12/2008, 09:48
Ok, melhor esperar mesmo com o dolar maluco como está.

Obrigado senhores...

Mineiro do Cerrado
23/12/2008, 13:16
Olá moçada,

Depois de um longo e tenebroso inverno estou de volta ao mundo 4x4!
Cheguei a Minas Gerais com o intuito de dar uma geral no Samuka e levar ele para o Amazonas!:dance::dance::dance:

Entre as "reformas" pretendidas (para a namorada eu digo que são necessárias!) esta a instalação de um kit de redução. Coisa desejada a tempos! Como no passado tive problemas com um mechânico burro! Estou com uma caixa de engrenagens parada aqui em casa e a idéia e instalar o kit nela!

Mas ai surgem milhões de dúvidas!
Vou usar o carro no dia-a-dia em Manaus e nos finais de semana TRILHA!!!
Pensando que ele vai rodar em asfalto durante o dia o kit deve ajudar! Mas será que ele vai ficar mais lento? O consumo já me disseram que diminui!
Os eixos são originais. Tenho que fazer outras alterações para colocar o kit-X???
Quanto tá saindo um kit com essa loucura de crise... dólar & etc?

Seguem dúvidas sobre qual o kit mais apropriado... digo relação 6.1 5.14 X.yz.... :pensativo:

Abraços do Mineiro :mrgreen:

Mineiro do Cerrado
29/12/2008, 12:49
Alexandre,

Vai umas perguntinhas só para ir esquentando e me preparando psicologicamente para o tranco! O kit que vc tem é o 4.16. tem outro? Qual a vantagem dele para os outros? (Pergunta idiota!:parede:)

A pergunta mesmo é a seguinte:
Quais as adaptações que vou ter que fazer no Samuka para instalar o kit? :pensativo::pensativo::pensativo:
ah! Você monta ele se eu te mandar a T-case? :pensativo:

Abraços do queijo :mrgreen:

ai... ai... final de janeiro que não chega! hehehe

joão k. chikui
29/12/2008, 13:11
Mineiro
Vou te responder algumas , afinal sou isento por nem conhecer pessoalmente o Ale, apenas sei que é muito correto(só demora um pouco....kkkk)
Quem coloca o kit 4.16 normalmente coloca o suporte de t-case reforçado (acho que do Rodrigo RC)
Quem monta o kit aí em BH é o Fabiano(entre outros)
O kit 4.16 é fantástico , tenho muitos amigos que o utilizam (eu uso um 4.16 importado), e não dá pau.

Teu Samurai vai ficar um show. A primeira vez que vc for sair com ele em reduzida , coloca o cinto , senão vai cair do banco....kkkk

Mineiro do Cerrado
29/12/2008, 13:23
João,

Valeu pela resposta! Você tem idéia quanto sai o suporte reforçado da RC? Fora ele alguma outra adapatação? (além do reforno no banco hehehe!!!:mrgreen:)

Você usa o seu samuka na cidade? Se sim como sentiu ele? Mais esperto, mais econômico?:pensativo:

Eu tô querendo colocar esse kit a um tempão! Agora que vou levar o carro para Manaus tenho a desculpa que queria para mexer nele e falar para a rádio-patroa que são gastos com o motor! Se não ela vai querer gastar isso comprando uma geladeira maior :putz: hehehe

joão k. chikui
29/12/2008, 14:55
Uso pouco na cidade , pois o dia que deveria usá-lo , quinta feira no encontro do Pacaembu , a placa dele está na restrição do rodízio (final 7 ou 8) , aliás , minha Band e meu 51 também . Acabo indo prá São Paulo com o JPX da minha esposa ou de 4x2 .
Mas , vez ou outra ando com ele , e , mesmo com o pneu altíssimo (3k new Frederico 265/75-16, que deve ter de diametro entre 82 a 83 cm) , com o 4.16 anda bem , aceita 5ª no plano . Acho que sem os 12% de redução em high , mesmo no plano só aceitaria 4ª.
Tenho um pneu 235/75-15 mixto, quando resolvo dar um passeio mais longo , o carro fica excelente, sobe quase tudo em 5ª.
No fim , em trilhas é um animal, muito reduzido , e , com suas bolas de diferencial pequenas e alinhadinhas , não enrosca nem ferrando em facões.
Pessoal anda junto com pneu 35 , porém com diferencial dianteiro deslocado para direirta e traseiro cental, ou dianteiro do lado esquerdo e traseiro central e não entende como o amarelinho não enrosca.

Preço do reforço,estou por fora.

[]s

João,

Valeu pela resposta! Você tem idéia quanto sai o suporte reforçado da RC? Fora ele alguma outra adapatação? (além do reforno no banco hehehe!!!:mrgreen:)

Você usa o seu samuka na cidade? Se sim como sentiu ele? Mais esperto, mais econômico?:pensativo:

Eu tô querendo colocar esse kit a um tempão! Agora que vou levar o carro para Manaus tenho a desculpa que queria para mexer nele e falar para a rádio-patroa que são gastos com o motor! Se não ela vai querer gastar isso comprando uma geladeira maior :putz: hehehe

Mineiro do Cerrado
29/12/2008, 15:42
João,

Aproveitando o tópico deixa eu te perguntar...
O meu não tá tão mexido ainda. Só coloquei as proteções inferiores e uns pneus tipo fronteira 225/75-16. Mas tô querendo comprar uns pneus de uso misto pra rodar na cidade, pois os meus dão um zuadão danado!!! Vc tá usando qual? :pensativo:
O jipe era só de trilha e agora vai ter que servir de carro do dia-a-dia (inclusive com AC!:mrgreen:) e trilha! :parede:

Abraços do Queijo :mrgreen:

p.s.: Acho que o Alexandre tá de férias!

joão k. chikui
29/12/2008, 18:48
AleXandre
O eixo rígido da Hilux até 94 não vai bem no Vitara, ou é melhor o de Rural?

joão k. chikui
29/12/2008, 18:49
Mineiro , vou te responder por MP
[]s

João,

Aproveitando o tópico deixa eu te perguntar...
O meu não tá tão mexido ainda. Só coloquei as proteções inferiores e uns pneus tipo fronteira 225/75-16. Mas tô querendo comprar uns pneus de uso misto pra rodar na cidade, pois os meus dão um zuadão danado!!! Vc tá usando qual? :pensativo:
O jipe era só de trilha e agora vai ter que servir de carro do dia-a-dia (inclusive com AC!:mrgreen:) e trilha! :parede:

Abraços do Queijo :mrgreen:

p.s.: Acho que o Alexandre tá de férias!

Pablo Toledo
29/12/2008, 18:56
Se entendi bem alguma coisa das discussões que já tive com o Daniel sobre este assunto, a única coisa a ser feita seria usinar um novo semi-eixo com as estrias corretas para ligar a homocinética interna com o diferencial, certo???

Sei que não deve ser tão simples assim, mas se este pensamento estiver correto ao menos é algo mais simples do que fabricar todo um conjunto inteiro de homocinéticas.

[]s

Pablo Toledo
29/12/2008, 19:03
AleXandre

Oi João, o problema é achar um par que seja destes eixo que equipavam a Hilux até 94. São moscas branca de olhos verdes...ehehehe :concordo:

leo cabral
29/12/2008, 19:37
Oi João, o problema é achar um par que seja destes eixo que equipavam a Hilux até 94. São moscas branca de olhos verdes...ehehehe :concordo:

com certeza!!

mas se achar comprem sem medo pois são muito resistentes

Alexandre X
29/12/2008, 21:55
AleXandre
Para a nossa realidade, Rural é melhor, pq a disponibilidade é maior e o preço consequentemente menor.

Outra coisa que deve ser levada em conta são as opções de relações de coroa e pinhão.

Na Hilux a relação mais curta original é 4.56, mas teria que importar uma 37/7 (5.29) para ficar minimamente decente num Vitara. Bloqueio, só importando.

Rural tem pelo menos relação 4.88 e 5.38, bloqueio tem vários nacionais.

O dianteiro da rural 5.38 ficaria 4,97% e o da hilux 5.29 ficaria 3,2% mais reduzido que o eixo traseiro do Vitara, o que seria tolerável.

Alexandre X
29/12/2008, 22:00
X;

Se entendi bem alguma coisa das discussões que já tive com o Daniel sobre este assunto, a única coisa a ser feita seria usinar um novo semi-eixo com as estrias corretas para ligar a homocinética interna com o diferencial, certo???

Sei que não deve ser tão simples assim, mas se este pensamento estiver correto ao menos é algo mais simples do que fabricar todo um conjunto inteiro de homocinéticas.

[]s

Concordo mas entraria outras questões no meio. Se usariam homos usadas da Hilux IFS ou Eixo Rígida? Alguem tem ideia de quanto custa uma homo nova de Hilux?

Pablo Toledo
29/12/2008, 22:12
X;

Entendo que seriam homocinéticas da Hilux/SW4 IFS, mas não sei dizer quanto custam sejam novas ou usadas.

Alexandre X
29/12/2008, 22:26
X;

Entendo que seriam homocinéticas da Hilux/SW4 IFS, mas não sei dizer quanto custam sejam novas ou usadas.

Tem diferença mesmo olha só:

Alexandre X
29/12/2008, 22:37
Evoluindo na brincadeira, sabe dizer se algum trabalho deve ser feito na Homo? a quantidade de estrias do lato da roda livre parace que 26 estrias para o Vitara e Hilux IFS, mas e o tamanho dela? o diametro da tulipa ja foi checado? Parece que fazer o semi que liga a homo ao diferencial é o menor dos problemas...

ANDRÉHUFF
29/12/2008, 23:59
Me espliquem pra que o burro aqui :shock::shock: entenda de uma vez por todas essa coisa de X crawler.

_ Pra Samuca 95 pra baixo, caixa de engrenagem usa o 4.16, como fica com pneu 30,5??

_ Pra Vitara vai sair uma fornada, com pneu 31 a relação vai ficar como??

_ e finalmente nos Samucas 96 em diante com aquela P**rr@ daquela caixa de corrente, vai ter:?: tem:?: ou nunca tera:?: se tiver, a p**rr@ dessa caixa vai dar trabalho do mesmo jeito com aquela corrente ou não:?:

To vendendo o Barão pra pegar um Suzuki :parede:, seja ele Vitara ou Samuca, o que ta mais próximo de acontecer é um Samuca 97/98 que sera usado mais no dia a dia que em trilha, que sera esporadica e de vez em quando um ralizinho de regularidade, mas juro to com medo da tal famigerada corrente, embora esse carro que ta quase certo ta com corrente e engrenagens novinhas, eu mesmo fui buscar pro cara la na Carrera em Sampa, e então vai ter "X" pra esta caixa ou sera isso só uma lenda.
Lembrando esse Samuca ta calçado com 30,5 x15.

Alexandre X
30/12/2008, 00:14
Me espliquem pra que o burro aqui :shock::shock: entenda de uma vez por todas essa coisa de X crawler.

_ Pra Samuca 95 pra baixo, caixa de engrenagem usa o 4.16, como fica com pneu 30,5??

Perfeito (zerado) em High e um ANIMAL na trilha

_ Pra Vitara vai sair uma fornada, com pneu 31 a relação vai ficar como??

Desempenho semelhante a um Samurai 4.16 na trilha (ou seja ANIMAL) e a mesma merda em High

_ e finalmente nos Samucas 96 em diante com aquela P**rr@ daquela caixa de corrente, vai ter:?: tem:?: ou nunca tera:?:

A 2.65 funciona em Jimny, o dia que tiver uma caixa de Samurai Helicoidal na mão, poderei verificar o que exatamente há de diferente (eu continuo achando que é igual) e dizer algo.

se tiver, a p**rr@ dessa caixa vai dar trabalho do mesmo jeito com aquela corrente ou não:?:
Vai ficar a mesma bosta. Gastou corrente, começa pular, insiste em usar, fode as engrenagens.

To vendendo o Barão pra pegar um Suzuki :parede:, seja ele Vitara ou Samuca, o que ta mais próximo de acontecer é um Samuca 97/98 que sera usado mais no dia a dia que em trilha, que sera esporadica e de vez em quando um ralizinho de regularidade, mas juro to com medo da tal famigerada corrente, embora esse carro que ta quase certo ta com corrente e engrenagens novinhas, eu mesmo fui buscar pro cara la na Carrera em Sampa, e então vai ter "X" pra esta caixa ou sera isso só uma lenda.
Lembrando esse Samuca ta calçado com 30,5 x15.

Lenda? Lenda só o meu Samurai :mrgreen:

Pablo Toledo
30/12/2008, 01:45
Evoluindo na brincadeira, sabe dizer se algum trabalho deve ser feito na Homo? a quantidade de estrias do lato da roda livre parace que 26 estrias para o Vitara e Hilux IFS, mas e o tamanho dela? o diametro da tulipa ja foi checado? Parece que fazer o semi que liga a homo ao diferencial é o menor dos problemas...

X;

Do lado roda realmente não há problemas, pois são iguais. Tanto é que Vitara e Hilux possuem a mesma roda-livre da AVM. O tamanho da homocinética em si não deveria ser problema também, já que a idéia seria trocar o conjunto todo.

Olha, um jeito não muito complicado deve ter. Afinal de contas, como é que essa putada do link abaixo consegue 35" ou com IFS?!?!? :shock:

http://www.rpm4x4.com/rpm-members-rides.shtml (http://www.rpm4x4.com/rpm-members-rides.shtml)

ANDRÉHUFF
30/12/2008, 08:16
A 2.65 funciona em Jimny, o dia que tiver uma caixa de Samurai Helicoidal na mão, poderei verificar o que exatamente há de diferente (eu continuo achando que é igual) e dizer algo.

Perai nunca ninguem te emprestou uma caixa dessa para uma analize :shock::shock:, num cridito, num tem um santo ai que possa ajudar :roll:, o Fabil num tem a caixa antiga dele pra te emprestar!!

Alexandre X
30/12/2008, 09:29
Pior que nem preciso da caixa toda. So o conjunto de coroa e planetarias da caixa

Fabil
30/12/2008, 09:48
eu tenho uma tcase de samurai de corrente aberta aqui, e quando montei a Xcraw 2.65 num jimmny de um amigo aqui em BH, aproveitei p/ comparar se tinha diferenca.. peguei as engrenagens originais que tirei da tcase do jimny e montei sem problema algum na tcase de samurai, portanto, conforme ví aqui o as caixas SAO IGUAIS, exceto o acionamento da alavanca, que nada influencia nas engrenagen...

a unica diferenca que percebi foi na altura dos dentes da luva de acoplamento, mas foi coisa de 1mm de diferenca e o acoplamento da luva engatava do mesmo jeito, sem a menor dificuldade, creio essa diferença ser uma tolerancia de usinagem mesmo..

já expliquei isso p/ o X e coloquei a disposicao minha tcase ( que está com a corrente fudida) p/ ele pegar e verificar.. mas eu tô em BH e ele em SP...

eu tenho conviccao aqui que o Xcraw 2.65 dele funciona perfeitamente em Tcase de samurai 97.

se alguem quiser "testar" por conta e risco pode montar que é bem provavel de dar certo

T+

Fabil
30/12/2008, 09:53
Perai nunca ninguem te emprestou uma caixa dessa para uma analize :shock::shock:, num cridito, num tem um santo ai que possa ajudar :roll:, o Fabil num tem a caixa antiga dele pra te emprestar!!

minha caixa antiga ( de corrente) tva guardada aqui a uns 3 anos e por coicidencia vendi semana passada..hehehe mas eu tenho outra desmontada aqui p/ testes...

sobre seu receio da durabilidade da corrente.. se nao me engano o manual de servico recomenda a troca a cada 120mil km... se o samurai que vc pretende comprar nao tiver kilometragem avancada e nao era carro surrado em trilha dificilmente terá problemas com ela..

a minha por exemplo tirei do meu carro quando ele tinha 60mil km, ela nunca foi aberta, oleos sempre em dia etc.. roda muuuiiitttooo ainda...

T+

Alexandre X
30/12/2008, 10:12
Paulo, dei uma pensada sobre o assunto.
O part number da roda livre e diferente, porem as da toyota servem no vitara, mas nao o contrario.
As homocineticas da toy sao maiores, sera necessario usinar novos semis, e sera necessario igualar o lado do passageiro com o do motorista. Vou deixar como uma resolucao de ano-novo e no segundo semestre a gente conversa. Merdas sim, overdose nao :mrgreen:

X;

Do lado roda realmente não há problemas, pois são iguais. Tanto é que Vitara e Hilux possuem a mesma roda-livre da AVM. O tamanho da homocinética em si não deveria ser problema também, já que a idéia seria trocar o conjunto todo.

Olha, um jeito não muito complicado deve ter. Afinal de contas, como é que essa putada do link abaixo consegue 35" ou com IFS?!?!? :shock:

http://www.rpm4x4.com/rpm-members-rides.shtml (http://www.rpm4x4.com/rpm-members-rides.shtml)

Walter Carlos Brossel
30/12/2008, 10:15
O part number da roda livre e diferente, porem as da toyota servem no vitara, mas nao o contrario.
As homocineticas da toy sao maiores, sera necessario usinar novos semis, e sera necessario igualar o lado do passageiro com o do motorista. Vou deixar como uma resolucao de ano-novo e no segundo semestre a gente conversa. Merdas sim, overdose nao :mrgreen:

Ôpa...tô na fila tbém.

ANDRÉHUFF
30/12/2008, 11:06
sobre seu receio da durabilidade da corrente.. se nao me engano o manual de servico recomenda a troca a cada 120mil km... se o samurai que vc pretende comprar nao tiver kilometragem avancada e nao era carro surrado em trilha dificilmente terá problemas com ela..

T+

O Fabil esse Samurai o qual citei ta hoje com uns 90000 km + ou -, e ano passado, ou seja, uns 8000 km a menos a corrente e as engrenagens foram pra casa do c@##@**o, como o Samuca é de um grande amigo mas que não faz trilha, o jipinho é somente usado como apoio em provas de biker, o danado nunca foi forçado, nem o antigo dono usava em trilhas, o carro usa pneus BF AT 30,5x15, mas mesmo com esse bom histórico a tal corrente aguentou uns 80 e poucos mil km, como eu comprei as peças novas pra ele em sampa la na Carreira ( R$1780,00 tudo) sei que ta novo não chegando nem a 10000 km só de rua e estrada, me animei agora em por o 2.65 se realmente pegar ele.

Pergunta, como vai ficar no dia a dia :?: influenciara no consumo :?: Quanto gasto com o equipamento + MO :?:

Ó o bichinho ai embaixo ainda com os pneus 225x15 antigo ainda.

Fabil
30/12/2008, 11:34
o consumo na cidade tente a diminuir pois será preciso MENOS forca do motor p/ girar os pneus...

na estrada se vc andar acima de 80km/h constante o consumo vai aumentar pois o motor ficara em giro mais alto...

mas fica SHOW!!!!! reducao em trilhas é o que há!!! e na cidade fica espertissimo!! arranca facil e ganha velocidade rapidinho

T+

Alexandre X
30/12/2008, 11:59
A equacao e simples.
Como a 2.65 reduz 24% em high e low, com pneus originais vai ficar bom em low e muito reduzido em high (isso se traduz em mais consumo e menor velocidade final), para acertar a relacao e necessario usar pneus maiores (que chato nao? 10 entre 10 jipeiros sofrem de paumolecencia e quanto maior o pneu melhor, eu por exemplo, uso 38").
Com a 2.65, para "zerar" a relacao High seria necessario um pneu 33.5". Mas ai teriamos 2 problemas fazer o pneu caber e o eixinho do samurai nao ia durar 1 mes.
Entao minha opiniao e que com a 2.65 a melhor opcao seria um pneu 31" ou que prefir o samurai mais arisco um 235 ou 30".

MaGao
30/12/2008, 12:51
eu tenho uma tcase de samurai de corrente aberta aqui, e quando montei a Xcraw 2.65 num jimmny de um amigo aqui em BH, aproveitei p/ comparar se tinha diferenca.. peguei as engrenagens originais que tirei da tcase do jimny e montei sem problema algum na tcase de samurai, portanto, conforme ví aqui o as caixas SAO IGUAIS, exceto o acionamento da alavanca, que nada influencia nas engrenagen...

a unica diferenca que percebi foi na altura dos dentes da luva de acoplamento, mas foi coisa de 1mm de diferenca e o acoplamento da luva engatava do mesmo jeito, sem a menor dificuldade, creio essa diferença ser uma tolerancia de usinagem mesmo..

já expliquei isso p/ o X e coloquei a disposicao minha tcase ( que está com a corrente fudida) p/ ele pegar e verificar.. mas eu tô em BH e ele em SP...

eu tenho conviccao aqui que o Xcraw 2.65 dele funciona perfeitamente em Tcase de samurai 97.

se alguem quiser "testar" por conta e risco pode montar que é bem provavel de dar certo

T+

Tipo,

eu montei as engrenagens na caixa do samurai.. so não tinha corrente para usar.. como eu estava sem meu samurai não deu para testar...
mais dia 05 ou 06.. estarei com o kit montado no meu samurai.. mais de ante mão esse kit deve caber sim.. eu montei ele numa caixa velha sem corrente porem tudo perfeitim.. hehe

dia 05 eu posto novidades por aki

Abraços,

ANDRÉHUFF
30/12/2008, 14:50
Pergunta, como vai ficar no dia a dia :?: influenciara no consumo :?: Quanto gasto com o equipamento + MO :?:

.

Faltou alguem me dar a luz da ultima pergunta $$$$$$$$$$$$$$$$$

ANDRÉHUFF
30/12/2008, 15:13
Dei uma olhada la no site http://suzukioffroad.com.br/ (http://suzukioffroad.com.br/) e o valor do "X" 2,65 e de R$ 1050,00, mais barato que o do Samuca mais antigo por que sera:?:

Levando em conta que a MO vai girar em torno de R$ 250,00 terei um Samuca da hora investindo apenas R$ 1300,00.

Sera que serve mesmo :?::?::?:

Fabil
30/12/2008, 15:27
pq a Xcraw 2.65 sao apenas DUAS engrenagens...

a Xcraw 4.16 sao TRES engrenagens....

aposto minhas fichas que serve... alguem quer "casar" umas notas ae....heheheh

heheheehh

Alexandre X
30/12/2008, 15:35
Realmente um pechincha!
As unicas similares que conheco sao cobradas em euros e yens. A mais barata com o euro na casa dos 3.4 custa sem transporte e impostos R$2300,00

Mas ha necessidade de testar nos helicoidais, nos jimnys por enquanto, so alegria. Algumas rodando por aqui outras rodando na Argentina, Equador, Chile e Espanha.

Pablo Toledo
30/12/2008, 16:42

X;

Eu acho que o diferencial dianteiro das Hilux IFS são deslocados à direita tal como nos Vitaras, não???

Alexandre X
30/12/2008, 17:09
Normalmente sao deslocadas para o lado do passageiro mas ha algumas deslocadas para o lado do motorista.

Mineiro do Cerrado
31/12/2008, 12:11
Perguntas:pipoca:

Mesmo quando vc esta com a tração desligada, andando em 4x2 ocorre isso? :pensativo:

o consumo na cidade tente a diminuir pois será preciso MENOS forca do motor p/ girar os pneus...
na estrada se vc andar acima de 80km/h constante o consumo vai aumentar pois o motor ficara em giro mais alto...

As engrenagens do kit-X que são trocadas são quais? :pensativo:

Se as engrenagens originais já estiverem meio gastas vai fazer mais barulho ok! (isso pode ser dimunuido com um oléo um pouco mais denso)... Mais ai fico me perguntando se não é viável alguém produzir também as outras engrenagens do samuka? Tanto para reposição quanto para quem quiser trocar tudo! Será que tem mercado para isso?:pensativo:

Abraços
Do Queijo :mrgreen:

Fabil
31/12/2008, 12:29
em samurai sim...
mesmo e 4x2 fica 12% mais reduzido com a Xcrawler 4.16, porem se vc usar pneus 31" essa diferenca praticamente desaparece

em Vitaras nao... em 4x2 ele fica 1:1

T+

Mineiro do Cerrado
31/12/2008, 12:40
Fabil,

Minha idéia é usar pneus menores por enquanto!
Agressivos... mas mais estreitos que um 31!!!
Acho que antes de colocar um 31 tenho que fazer Spoa... reforçar a susenção... etc... etc... etc... hehehe :mrgreen:

Valeu...

Fabil
31/12/2008, 13:10
na verdade 31" se refere ao diametro... nao a largura..
a maioria dos 31" que se acha no mercado sao 9.5" de largura..
mas é possivel achar outras medidas como por exemplo um 215/100-15 que é estreitinho porem com diamentro perto das 31 polegadas..

mas de todo modo p/ vc colocar 31" no seu samurai de maneira decente um SPOA é orbrigatorio.. heheheh

T+

Mineiro do Cerrado
31/12/2008, 13:17
Eu tô usando um 215/70-16! Mas vou ter que trocar em breve, pois não acho mais pneus no desenho e medidas do meu, e um deles esta ruim! arff...:-|

Alberto.Oliveira
31/12/2008, 18:20
To esperando o Magao instalar o xcraw no samurai dele pra eu "ver" a diferença, :P. Dependendo, vou colocar um BF A/T 235 e a xcraw, :).

Toda vez que vou andar na areia, sinto que minha vida podia ser "mais fácil" com um pneu mais largo. Uso o 215/75 15' Firestone.

[]'s
Alberto

Bruno Maia
04/01/2009, 21:59

Fala X,
Pensa com carinho, os vitareiros vão ficar loucos. Encara logo uma merda grande e nos faça feliz!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Forte abraço,

MaGao
05/01/2009, 17:00
Bom galera,

como havia falado.. hj dia 05 chegando aki em recife.. fui logo no mecanico tirar realmente a duvida se funciona ou não a redução do jimny para samurai helicoidal..

abrimos a caixa.. trocamos as 2 engrenagens... montamos tudo e advinha.. VUALA ^^ tudo perfeito..
engate da 4x4H e 4x4L tudo perfeito... passai 01 hora testando o carro... pois meu irmão precisou viajar de volta para maceio com o meu carro...

redução do X funciona PERFEITO no samurai helicoidal!!!!!!

o carro fico bem mais esperto.. o giro sobe mais rapido.. estou usando pneus 215/75/15 com recapagem.. ta mais alto.. e ainda consiguo no asfalto rasgar pneu de segunda marcha ^^

o carro antes suava para dar 120km/h ... agora ele da sorrindo.. facim facim... ta disposto pacas... claro que com giro mais alto =)

não andei muito com ele.. mais alguns teste que fiz:
A ladeira da garagem do apartamento aki.. tenho que parar na metade dela e descolar depois.. para poder abrir o portão.. antes somente comigo dentro do carro.. eu metia o pe e ele descolava morrendo...
hj eu e meu irmão dentro.. (107kg + 100kg) o carro cantou pneu e subiu que nem um foguete bom d++ hehe

ou teste foi a retomada.. eu de 5. marcha a 40km/h.. acelerando ate 100km/h o giro sobe rapidinho e ele desenvolve bemmmmm melhor.. =) ou seja para mim que viajo sempre.. fica show a retomada =)

no mais.. so poderei testar na areia acho que proximo fim de semana.. e lama so quando são pedro mandar agua pro nordeste.. hehe

ah detalhe.. a 120km/h o carro tava a 5300rpm... =)

bom .. duvidas so perguntar.. =)

tirei poucas fotos.. pois estava no trabalho e indo la ver.. não deu para tirar muitas fotos.. =)

Abraços,

ANDRÉHUFF
05/01/2009, 18:08
Me diga as engrenagens que trocam são essas que aparecem na foto, ou seja as da corrente:pipoca::pipoca:.

MaGao
05/01/2009, 20:01
Me diga as engrenagens que trocam são essas que aparecem na foto, ou seja as da corrente:pipoca::pipoca:.

Sim sim..
são as que pegam na corrente =)

ANDRÉHUFF
05/01/2009, 22:40
Sim sim..
são as que pegam na corrente =)

Perguntas:

_ Colocando duas engrenagens novas em uma corrente ja desgastada não tem perigo de f*#&r as engrenagens novas:?:

_ Da mesma forma teremos aquele peculiar ronquinho como nas caixas dos samucas de engrenagem quando instalado o X:?:

_ E por ultimo como analizar a corrente para verificar em que estado ela se encontra:?:

Alberto.Oliveira
05/01/2009, 23:20
Eu tive o prazer de dirigir o samurai do magao, depois de instalar a x-crawler. Apesar de ele ter levado um "pau" do meu Samuca depois, :P, eu achei muito bom o resultado. O samurai fica muito mais esperto e disposto. Eu não faço tantas viagens quanto o Magao, mas tambem gosto de pegar a estrada e com o samuca original as vezes complica (ultrapassagens, principalmente).
Tô até com medo de sair com ele num passeio pela praia e ele sumir, :P, de tão forte que o samuca dele ficou.

Mal posso esperar pra colocar os pneus 235, :twisted::dance:.

[]'s
Alberto

MaGao
05/01/2009, 23:24
Perguntas:

_ Colocando duas engrenagens novas em uma corrente ja desgastada não tem perigo de f*#&r as engrenagens novas:?:

_ Da mesma forma teremos aquele peculiar ronquinho como nas caixas dos samucas de engrenagem quando instalado o X:?:

_ E por ultimo como analizar a corrente para verificar em que estado ela se encontra:?:

1. rapaz.. a tendencia da corrente ficar pulando.. acho pouco provavel esculhambar a engrenagem.. mais como não é o correto..

2. ficou com um roncado principalemente em segunda marcha.. mais bem pouco nada d+

3. eu so sei que ela nao pode ter folgas nas juntas.. deum dente com outro.. fora isso os mais esperientes resumem ai..

Abraços,

Alexandre X
05/01/2009, 23:40
Perguntas:

Sim, vai foder as engrenagens novas

2 caixas de concepções diferentes, caixas com corrente tendem a ser mais silenciosas, mas tipicamente as caixas de Jimny roncam um pouco acima de 120km/h

A olho nú é impossível pq a diferença é de decimos. Você sabe que corrente está em vias de ser trocada quando começar a pular. Você vai notar uns barulhos tipo clack clack vindo da transferencia, tipicamente a corrente dura 80.000km.

Se a caixa já for bem rodada vale a pena trocar os 4 rolamentos ref. 62/28C3 pq eles tambem causam roncos quando desgastados.

MaGao
06/01/2009, 01:24
Bom meu irmão viajou com o carro 300km depois que instalei a redução.. antes precisava ir para 4 quase toda hora.. por conta de subidas.. e tinha subida com curva que descia para 3. marcha.. ele foi ate la de 5 marcha sem problema algum..
na reta ta dando 130km/h com giro la em cima ehhe descendo ele sobe pros 140km/h ai começa a cortar heuheahuehauea

e para ultrapassar não precisa mais por 4.. 3. marcha.. so acelerar de 5. marcha a 60km/h que ele sobe pra 100 rapidim...

Abraços,

cacanakagi
06/01/2009, 08:49
Bom meu irmão viajou com o carro 300km depois que instalei a redução.. antes precisava ir para 4 quase toda hora.. por conta de subidas.. e tinha subida com curva que descia para 3. marcha.. ele foi ate la de 5 marcha sem problema algum..
na reta ta dando 130km/h com giro la em cima ehhe descendo ele sobe pros 140km/h ai começa a cortar heuheahuehauea

e para ultrapassar não precisa mais por 4.. 3. marcha.. so acelerar de 5. marcha a 60km/h que ele sobe pra 100 rapidim...

Abraços,
Bom... então uma pergunta interessante que vai servir à todos:
- Qual o preço do XCrawler pra Helicoidal?
- Qual o preço da corrente nova???

Será que vai compensar?

cacanakagi
06/01/2009, 08:56
Bom galera,

como havia falado.. hj dia 05 chegando aki em recife.. fui logo no mecanico tirar realmente a duvida se funciona ou não a redução do jimny para samurai helicoidal..

abrimos a caixa.. trocamos as 2 engrenagens... montamos tudo e advinha.. VUALA ^^ tudo perfeito..
engate da 4x4H e 4x4L tudo perfeito... passai 01 hora testando o carro... pois meu irmão precisou viajar de volta para maceio com o meu carro...

redução do X funciona PERFEITO no samurai helicoidal!!!!!!

o carro fico bem mais esperto.. o giro sobe mais rapido.. estou usando pneus 215/75/15 com recapagem.. ta mais alto.. e ainda consiguo no asfalto rasgar pneu de segunda marcha ^^

o carro antes suava para dar 120km/h ... agora ele da sorrindo.. facim facim... ta disposto pacas... claro que com giro mais alto =)

não andei muito com ele.. mais alguns teste que fiz:
A ladeira da garagem do apartamento aki.. tenho que parar na metade dela e descolar depois.. para poder abrir o portão.. antes somente comigo dentro do carro.. eu metia o pe e ele descolava morrendo...
hj eu e meu irmão dentro.. (107kg + 100kg) o carro cantou pneu e subiu que nem um foguete bom d++ hehe

ou teste foi a retomada.. eu de 5. marcha a 40km/h.. acelerando ate 100km/h o giro sobe rapidinho e ele desenvolve bemmmmm melhor.. =) ou seja para mim que viajo sempre.. fica show a retomada =)

no mais.. so poderei testar na areia acho que proximo fim de semana.. e lama so quando são pedro mandar agua pro nordeste.. hehe

ah detalhe.. a 120km/h o carro tava a 5300rpm... =)

bom .. duvidas so perguntar.. =)

tirei poucas fotos.. pois estava no trabalho e indo la ver.. não deu para tirar muitas fotos.. =)

Abraços,
Legal saber disso... A propósito... Vc e seu irmão são duas criancinhas pequenas né.... 100 e 107kg...

cacanakagi
06/01/2009, 09:00

Abraços,
Magao... O meu é idêntico ao que vc descreveu... tem subida que chego a por Terceira.... RSRSRSRSRSRSRSRSR..................... Outro ponto a favor, é que não vou passar dos 100km/h pois ando com pneus ressolado e isso não é bom... Então a redução provavelmente vai deixá-lo 100%

MaGao
06/01/2009, 11:12
Legal saber disso... A propósito... Vc e seu irmão são duas criancinhas pequenas né.... 100 e 107kg...

Eu tenho 1,93cm com 107kg =)
ele tem 1,85 com 100 kg

uaeheauha da para as meninas sentirem a pressão heaheahueahuea

Abraços,

MaGao
06/01/2009, 11:15
Magao... O meu é idêntico ao que vc descreveu... tem subida que chego a por Terceira.... RSRSRSRSRSRSRSRSR..................... Outro ponto a favor, é que não vou passar dos 100km/h pois ando com pneus ressolado e isso não é bom... Então a redução provavelmente vai deixá-lo 100%

Rapaz.. depois que coloquei.. ficou show o carro..
eu andei pouco.. mais meu irmão ja ligouumas 2x falando.. heheh

ele falo que o proximo é no samurai dele.. ta so esperando sair do forno a 4.16 para ele por no samurai dele =)

Abraços,

ANDRÉHUFF
06/01/2009, 11:42
Alexandre X, Fabil e demais camaradas muito obrigado pelas orientações e respostas, agora ja sei tudo que preciso sobre o equipamento aqui em questão, só me falta agora vender o CJ pra poder pagar o Samquinha que estou comprando aqui do meu Parceiro e encomendar um 2.65, mas puta que P@£#*u como ta foda vender jipe, só me aparece troca ninguem com dim dim na mão pra comprar o Barão:parede::parede:.

MaGao
06/01/2009, 12:45
Novos dados:

Consumo na estrada: 9,6km/l
Velocidade de cruzeiro para essa medição: 100 - 130km/h
RPM nas alturas.. heauhuaee

então ta bem economico =))

Abraços,

Alexandre X
06/01/2009, 12:45
Qualquer coisa ta foda de vender. Meu ape ta 1 ano a venda, minha mae tambem ninguem ta querendo...

MaGao
06/01/2009, 13:32
Achoque so eu que to comprando huaeheauuea comprei ap, carro
to fodido se não melhorar haueheauhea

=)

SergioTinoco
06/01/2009, 15:22
Qualquer coisa ta foda de vender. Meu ape ta 1 ano a venda, minha mae tambem ninguem ta querendo...

Meu Deus!!! O mundo tá perdido!

Alexandre X
06/01/2009, 15:38
Na proxima eu coloco um [begin_piada] e um [end_piada] para vc nao ficar chocado. :mrgreen:

joão k. chikui
06/01/2009, 20:46
Magao

Fala pro teu mano ter cuidado ao testar o X-crawler 4.16 , pois se em high reduz apenas 12% , em Low, reduz incríveis 85% .
De repente, se ele tentar arrancar reduzido meio quente , e como é bem grandinho, pode cair do banco..kkkk

Rapaz.. depois que coloquei.. ficou show o carro..
eu andei pouco.. mais meu irmão ja ligouumas 2x falando.. heheh

ele falo que o proximo é no samurai dele.. ta so esperando sair do forno a 4.16 para ele por no samurai dele =)

Abraços,

Alexandre X
06/01/2009, 20:58
Tem o curso de introdução progressiva a X Crawler 4.16:

A primeira vez ligue a 3a reduzida até se acostumar, depois vai usando a 2a, e quando for master pode usar a 1a :mrgreen:

SergioTinoco
06/01/2009, 21:33
Tem o curso de introdução progressiva a X Crawler 4.16:
[begin_piada] Aonde faço minha inscrição? [end_piada]:dance:
Estou querendo ganhar meu adesivo, mas parece que só em fevereiro :cry:

Alberto.Oliveira
06/01/2009, 22:05
Mal posso esperar para colocar meu "adesivo",:dance:.

Boa dica, X. Quando a minha chegar e eu instalar (e eu espero que seja logo, :D), vou combinar com o Magao de passearmos por umas praias daqui, pra ver a diferença de desempenho das crianças, :).

Quando eu for instalar a minha, tiro mais fotos pra postar.

[]'s
Alberto

MaGao
06/01/2009, 22:45
Magao

Fala pro teu mano ter cuidado ao testar o X-crawler 4.16 , pois se em high reduz apenas 12% , em Low, reduz incríveis 85% .
De repente, se ele tentar arrancar reduzido meio quente , e como é bem grandinho, pode cair do banco..kkkk

meu irmão posso dizer que ele é meio louco no volante.. outros dizem que ele é louco geral..
mais a 4.16 vai casar com as loucuras dele..
ele quer ser o homem aranha apulso.. heauhaeheuea
eu dei a ideia a ele de encomendar um projeto ao sr bill de RC heauheahea ele ta penssando hahaha

Abraços =)

Luiz Felipe Guerra Jr
06/01/2009, 23:33
Estive trabalhando neste final de ano e não estava acessando o forum.

E estou contente que o kit 2.65 dá no samurai helicoidal e vou por um no meu 96/97 e preciso saber de algumas coisas.

1 leva junta na tcase ou só cola mesmo?
2 algue trocou a corrente recentemente sabe o preço? costumo comprar na suzucar pois acho eles rápidos e geralmente tem tudo que preciso mas se souberem de outra loja me digam.
3 moro no interior do RS e quero saber se um mecanico comum que não tenha expreriencia em 4x4 consegue instalar.
4 vou precisar de mais alguma coisa alem da corrente e do kit??

Obrigado

MaGao
06/01/2009, 23:45
1. não leva junta.. so cola.
2. ta na casa de uns 1000 reais
3. rapaz.. acho que nego tem q ter deslocado para instalar.. eu não colocaria em qualquer um..
4. Sua corrente está ruim ? so precisa trocar a corrente se tiver pulando ja..

Abraços,

E estou contente que o kit 2.65 dá no samurai helicoidal e vou por um no meu 96/97 e preciso saber de algumas coisas.

2 algue trocou a corrente recentemente sabe o preço? costumo comprar na suzucar pois acho eles rápidos e geralmente tem tudo que preciso mas se souberem de outra loja me digam.
3 moro no interior do RS e quero saber se um mecanico comum que não tenha expreriencia em 4x4 consegue instalar.

Obrigado

Alexandre X
06/01/2009, 23:58

Obrigado

Da uma lida no manual antes http://suzukioffroad.com.br/tecnica/tcasejimny/tcasejimny.pdf e acompanha o mexanico só para ele não fazer muita lambança.

JEFFCATUNDA
07/01/2009, 02:58
Da uma lida no manual antes http://suzukioffroad.com.br/tecnica/tcasejimny/tcasejimny.pdf e acompanha o mexanico só para ele não fazer muita lambança.
Então se o samurai ficar com os pneus originais...ele vai andar mais ainda..???

vai cair um pouco a rotação???

Pergunto porque o meu 95 já bota 120 na estrada..com algo proximo de 3000 giros....enão necessita de tanta redução para segundo/ terceira/ quarta marcha como o colega cita.......

Alexandre X
07/01/2009, 08:20
Sao casos diferentes, o seu e um 95 com pneus originais. A reducao seria a 4.16 e nao 2.65.
Em High ficaria 12% mais reduzida, sua velocidade final cairia nessa proporcao e nao o contrario.
Em seu caso mantendo os pneus originais nao vejo necessidade de reducao (exceto por ter uma reducao tremenda em Low), pois o carro perdera velocidade e gastara mais. Colocando um pneu 235 ou 30" dai a historia e outra.

MaGao
07/01/2009, 10:17
Então se o samurai ficar com os pneus originais...ele vai andar mais ainda..???

vai cair um pouco a rotação???

Pergunto porque o meu 95 já bota 120 na estrada..com algo proximo de 3000 giros....enão necessita de tanta redução para segundo/ terceira/ quarta marcha como o colega cita.......

Jeff,

meu carro ta com 215/75/15 recapado.. ta da altura do 235/75/15..
então o carro mal conseguia dar 120km/h... e subindo em trechos de curva... que vc tira o pe do acelerador e depois tem q acelear.. ele ia para 3. marcha..
com a redução to a 50km/h de 5 marcha subindo so enfiar o pé q ele sobe a velocidade =)

o carro a 120km/h ta a 5mil rpm.. =)

Abraços,

cacanakagi
07/01/2009, 10:58
Da uma lida no manual antes http://suzukioffroad.com.br/tecnica/tcasejimny/tcasejimny.pdf (http://suzukioffroad.com.br/tecnica/tcasejimny/tcasejimny.pdf) e acompanha o mexanico só para ele não fazer muita lambança.
Ou X, só pra constar... Minha corrente tá boa, lógico que tenho q abrir pra conferir, mas nunca pulou, tá tudo rodando numa boa... Aliás meu Samuca teve apenas o último dono que fazia trilha e pelo que me informaram, ele não judiava do carro não...
Será que é importante trocar a corrente???

MaGao
07/01/2009, 11:11
Ou X, só pra constar... Minha corrente tá boa, lógico que tenho q abrir pra conferir, mas nunca pulou, tá tudo rodando numa boa... Aliás meu Samuca teve apenas o último dono que fazia trilha e pelo que me informaram, ele não judiava do carro não...

Não é preciso trocar a corrente a menos que a mesma esteja RUIM!

Att.

Fabil
07/01/2009, 11:14
existe uma tolerancia da folga da corrente.. se bem me lembro, seugundo o manual de servico que tenho aqui, é algo em torno de no maximo 10mm de deslocamento ( da mesma maneira que se confere a folga de corrente de moto por exemplo).. depois olho qual o limite com certesa no manual aqui..

T+

Alexandre X
07/01/2009, 11:16
Tenha em mente que ela e um item consumivel assim como a embreagem e pastilhas de freio sao..
Se ela nao pula hoje nao ha porque troca-la.
Nao adianta abrir a tcase so para isso pq vc nao vai conseguir identificar desgaste a olho nu. O sintoma e mesmo quando as engrenagens pulam.

cacanakagi
08/01/2009, 08:54
Da uma lida no manual antes http://suzukioffroad.com.br/tecnica/tcasejimny/tcasejimny.pdf (http://suzukioffroad.com.br/tecnica/tcasejimny/tcasejimny.pdf) e acompanha o mexanico só para ele não fazer muita lambança.
É... Ou vc pega com muita calma, analisando, estudando, faça suas ferramentas e troque... Ou então leva num mecânico que manja de Suzuki...

Higor Renck
09/01/2009, 13:10
Saindo do Armário...

Que bela noticia pessoal...

Bom saber que já temos kit de redução para os Samurais 96>

Grande abraço a todos

ANDRÉHUFF
09/01/2009, 13:59
Tenha em mente que ela e um item consumivel assim como a embreagem e pastilhas de freio sao..
Se ela nao pula hoje nao ha porque troca-la.
Nao adianta abrir a tcase so para isso pq vc nao vai conseguir identificar desgaste a olho nu. O sintoma e mesmo quando as engrenagens pulam.

E ai Alexandre dei uma olhada la no site e ainda não tem nenhuma novidade sobre o "X" pra Samuca helicoidal, vc ainda vai fazer algum teste?? o Fabil enviou a coroa e pinhão pra vc analizar?? podemos ter esse equipamento mencionado no site como para Jimny oficialmente pra Samurai Helicoidal??:concordo::concordo::concordo:

Fabil
09/01/2009, 14:06
ô Andre... seu busao passou atrasado no ponto..hehehhe

já tem nego ae de samurai 97 rodando com kit de reducao na tcase de corrente..hehhe

T+

ANDRÉHUFF
09/01/2009, 14:20
to sabendo, to acompanhando o tópico diariamente, só queria saber se vai por no site, tornar oficial, depois desse tópico tomei a desisão de comprar aquele Samurai que te falei um tempinho atras, é só entregar o Cj e pegar o Samuca que nem vai andar mais com a relação original assim que eu pegar.:mrgreen::mrgreen:

Alberto.Oliveira
09/01/2009, 18:31
Vou instalar meu Kit amanhã! Posto fotos pra vocês, :).

[]'s
Alberto

Luiz Felipe Guerra Jr
09/01/2009, 22:58
Depois que o MaGao instalou o dele e postou aqui não tive duvidas e comprei. O meu está a caminho. Agora procuro mecanico aqui no RS para instalar. Quem souber de algum que tenha experiencia nisso me ajude e poste o contato aqui.

Alexandre X
09/01/2009, 23:09
Depois que o MaGao instalou o dele e postou aqui não tive duvidas e comprei. O meu está a caminho. Agora procuro mecanico aqui no RS para instalar. Quem souber de algum que tenha experiencia nisso me ajude e poste o contato aqui.
O Adam4x4 de Porto Alegre instalou pelo menos uns 5 kits 4.16, pra quem ja mexe com Zukis instalar o 2.65 não é um bicho de sete cabeças.

Higor Renck
09/01/2009, 23:18
O Adam4x4 de Porto Alegre instalou pelo menos uns 5 kits 4.16, pra quem ja mexe com Zukis instalar o 2.65 não é um bicho de sete cabeças.

6 hehehe instalou o meu também:dance::dance::dance::dance::dance:

Grande abraço

Higor Renck
09/01/2009, 23:22

E ai Luiz Felipe... blz

Cara, não consegui ir a POA nesta semana, vou segunda e falo com o Adam para te dar um retorno.

Qualquer coisa é só falar...

Está confirmado minha ida para RG apartir do dia 20... vamos ver se conseguimos uns passeios...

Só que não vou descer de Samuca... a empresa vai alugar uma Hilux... hehehe

Só quero ver o que vai dar...

Grande abraço

Luiz Felipe Guerra Jr
10/01/2009, 00:06

Conheco o Adam pessoalmente, inclusive já devia ter ligado para ele mas to sem tempo. Falo com ele na segunda feira. Obrigado.

Luiz Felipe Guerra Jr
10/01/2009, 00:08
Pena que o teu samurai não vem. Ma vamos fazer pelomenos UM passeio, tenho apenas o domingo livre.

Te aguardo.

E ai Luiz Felipe... blz

Cara, não consegui ir a POA nesta semana, vou segunda e falo com o Adam para te dar um retorno.

Qualquer coisa é só falar...

Está confirmado minha ida para RG apartir do dia 20... vamos ver se conseguimos uns passeios...

Só que não vou descer de Samuca... a empresa vai alugar uma Hilux... hehehe

Só quero ver o que vai dar...

Grande abraço

Mineiro do Cerrado
10/01/2009, 18:45
Alexandre,

Vc podia me postar umas fotos das engrenagens e me explicar as diferenças/vantagens de uma para outra. Levando em conta o tipo de uso que vou fazer Cidade(semana) trilha (final de semana).

Quem sabe não coloco este 2.65?

Abraços

MaGao
10/01/2009, 22:54
Alexandre,

Vc podia me postar umas fotos das engrenagens e me explicar as diferenças/vantagens de uma para outra. Levando em conta o tipo de uso que vou fazer Cidade(semana) trilha (final de semana).

Quem sabe não coloco este 2.65?

Abraços

2.65 = funciona em samurai ano maior que 1996
4.16 = funciona em samurai ano menor que 1995
3.20 = para vitara..

qual o pneu que vc usa ?

Abraços,

Alexandre X
10/01/2009, 23:35
Isso. A questão não é de escolha mas de aplicação.

X Crawler 2.65 reduz 24% em HIGH e LOW para Jimny e Samurai >1996
X Crawler 3.20 reduz 77% em LOW para Vitara/Sidekick/Tracker/GV
X Crawler 4.16 reduz 12% em HIGH e 84% em LOW para Samurai <1996

Dentro do teu universo de escolha que seria a X Crawler 4.16 existem outras opções no Exterior variando o percentual de redução como 4.88:1, 5.14:1, 6:1, 6.5:1, 8:1

Bruno Maia
11/01/2009, 11:57
Fala X,

Ótima notícia: "X Crawler 3.20 (Final de Janeiro 2009 podendo atrasar algumas semanas)" cada vez mais entusiasmado com esse up grade.

Aproveitando que o assunto homocinética do vitara apareceu aqui neste post, se for possível a substituição da homocinética externa do vitara pela da Hilux, o ponto fraco não iria se deslocar para a homocinética interna? Sabe se seria possível a substituição também da homocinética interna?
Sei que vc falou que pensaria no assunto mais pra frente, mas estou apenas tentando contribuir um pouco com esse tema.

Forte abraço,

X Crawler 2.65 (Pronta Entrega)
X Crawler 4.16 (Final de Janeiro 2009)
X Crawler 3.20 (Final de Janeiro 2009 podendo atrasar algumas semanas)

Alexandre X
11/01/2009, 12:15
é algo a se pensar, mas tenho visto os figura usando a homo da Toyota IFS com pneus 35 sem quebras.

Mineiro do Cerrado
11/01/2009, 20:22
Alexandre,

Valeu por responder a pergunta!
Estou na dúvida em lhe mandar a T-case para que você possa pedir para o mecânico ai montar ela ou se eu mesmo monto... Estou com medo de não ter tempo habil de montar isso aqui em MG... pois no finalzinho de janeiro devo ir ao Paraná e de lá passar para arruamr as malas e seguir para o Amazonas! ô vidinha de come chão essa minha!!! hehehe
Esse final de janeiro é final quando? última semana?

Abraços

MaGao
11/01/2009, 22:41
Alexandre,

Valeu por responder a pergunta!
Estou na dúvida em lhe mandar a T-case para que você possa pedir para o mecânico ai montar ela ou se eu mesmo monto... Estou com medo de não ter tempo habil de montar isso aqui em MG... pois no finalzinho de janeiro devo ir ao Paraná e de lá passar para arruamr as malas e seguir para o Amazonas! ô vidinha de come chão essa minha!!! hehehe
Esse final de janeiro é final quando? última semana?

Abraços

em MG tem em BH o Fabil que monta..

Mineiro do Cerrado
12/01/2009, 14:34
Sei que o Fabil monta e confio nele por tudo o que já ouvi dele aqui no fórum!
Mas moro em Uberaba a 580km de BH... e frete vai... frete vem... tempo vai... tempo vem... Só por isso perguntei!
Mas qualquer cpi sa mando para ele em BH mesmo!

Sobre a pergunta anterior Eu tô usando pneus 225/75-15!!! Recapados com o estilo Fromteira (fate argentino) que é bem borrachudo ( um pouco agressivo).

Abraços

Fabil
12/01/2009, 14:44
Uberaba??

embala a Tcase, vá na rodoviaria de uberaba e despacha pela Gontijo.. fica mixaria... e em 1 dia chega aqui.. mais rapido que correios..heheh

T+

Alberto.Oliveira
12/01/2009, 15:00
Seguem as fotos da montagem da minha x-crawler. O bichinho ficou "nervoso", :).

Notem a cara de felicidade do "representante local", Sr. Joao Gomes (Magao), :P.

[]'s
Alberto

Bruno Maia
12/01/2009, 15:29
é algo a se pensar, mas tenho visto os figura usando a homo da Toyota IFS com pneus 35 sem quebras.

Fala X,

Vi neste endereço que o pablo mandou http://www.rpm4x4.com/rpm-members-rides.shtml (http://www.rpm4x4.com/rpm-members-rides.shtml) que vários vitaras com pneus maiores usavam no eixo dianteiro uma modificação "Toyota CV conversion" e procurando na net achei este artigo que parece um Kit que faz uma conversão desse tipo para um outro modelo http://www.modern-motorsports.com/xtrainfo/z31-cv-conversion.pdf (http://www.modern-motorsports.com/xtrainfo/z31-cv-conversion.pdf). Talvez seja um começo para melhorar o sistema de homocinéticas do vitara. O que vc acha?

Forte abraço,