Ver Versão Completa : X-Crawler - Prós e Contras
Pablo Toledo
12/01/2009, 19:05
Fala X,
Vi neste endereço que o pablo mandou http://www.rpm4x4.com/rpm-members-rides.shtml (http://www.rpm4x4.com/rpm-members-rides.shtml) que vários vitaras com pneus maiores usavam no eixo dianteiro uma modificação "Toyota CV conversion" e procurando na net achei este artigo que parece um Kit que faz uma conversão desse tipo para um outro modelo http://www.modern-motorsports.com/xtrainfo/z31-cv-conversion.pdf (http://www.modern-motorsports.com/xtrainfo/z31-cv-conversion.pdf). Talvez seja um começo para melhorar o sistema de homocinéticas do vitara. O que vc acha?
Forte abraço,
Bruno;
Voltando a este assunto, eu venho tentanto há algum tempo ter maiores detalhes sobre essa adaptação nos fóruns norte-americanos (links abaixo), mas infelizmente esse bunch of rednecks não estão muito afim de papo comigo. O assunto também é pouco explorado, já que lá eles logo partem pro SAS e jogam o IFS no lixo.
Já mandei mensagem privada, postei no tópico etc etc etc, mas até agora nada.
Eu não entendo quase nada de mecânica e meu vocabulário em inglês de termos técnicos nesta área é péssimo, mas até onde eu entendi eles lá criaram um espécie de flange que permite acoplar o semi-eixo interno do Vitara à homocinética interna da Hilux/SW4.
http://www.zukiworld.com/forum/index.php?topic=275.0 (http://www.zukiworld.com/forum/index.php?topic=275.0)
http://bbs.zuwharrie.com/content/topic,52575.0.html (http://bbs.zuwharrie.com/content/topic,52575.0.html)
Alexandre X
12/01/2009, 20:15
Tem outra encrenca ainda para usar o Kit feito pelo Stan, o prereq e fazer a gambi do Mr Hagen chamada Widener Kit: http://www.zukiworld.com/month_120102/feature_hagan_frontendmod.htm
A ideia é bacana, trata de deixar o lado direito identico ao esquerdo, com isso vc pode ter uma única peça de reserva na caixa de ferramentas caso quebre qualquer um dos lados. E porque o lado esquerdo? Pq o lado esquerdo permite a troca do semi-eixo sem a retirada da roda (chique no urtimo).
A única parte que não gostei muito é que vc tem que pegar a manga do eixo direito cortar o tubo na base e soldar.
Se eu usasse o Vitara como carro no dia a dia, eu avaliava melhor. Se fosse uma Vitara para trilhas, faria sem pensar. Voluntarios? :mrgreen:
Bruno Maia
12/01/2009, 21:32
Tem outra encrenca ainda para usar o Kit feito pelo Stan, o prereq e fazer a gambi do Mr Hagen chamada Widener Kit: http://www.zukiworld.com/month_120102/feature_hagan_frontendmod.htm (http://www.zukiworld.com/month_120102/feature_hagan_frontendmod.htm)
A ideia é bacana, trata de deixar o lado direito identico ao esquerdo, com isso vc pode ter uma única peça de reserva na caixa de ferramentas caso quebre qualquer um dos lados. E porque o lado esquerdo? Pq o lado esquerdo permite a troca do semi-eixo sem a retirada da roda (chique no urtimo).
A única parte que não gostei muito é que vc tem que pegar a manga do eixo direito cortar o tubo na base e soldar.
Se eu usasse o Vitara como carro no dia a dia, eu avaliava melhor. Se fosse uma Vitara para trilhas, faria sem pensar. Voluntarios? :mrgreen:
Fala X,
Desculpe a leiguise tanto nos termos técnicos quanto no inglês mas parece que no pirate o pessoal trocou todo o diferencial dianteiro do vitara pelo da toyata e não precisou adaptar os semieixos. Já nos outros parece que apenas foi feita uma adptação para os semi eixos da toyota o que seria mais interessante para nós do Brasil, pois não alteraria tanto e talvez seria mais barato.
Se não for pedir muito poderia tentar explicar para mim que não entendo muito? Ou melhor poderia explicar qual seria sua idéia com detalhes do que pretende fazer?
A última perguntinha, porque você falou que pensaria se o vitara fosse usado no dia a dia?
Ficando cada vez mais entusiasmado com essa idéia.
Forte abraço,
Alexandre X
12/01/2009, 22:13
Isso vc entendeu direitinho, acredito que a troca do diferencial inteiro acaba ficando inviável. Mesmo em ferro velho peças toyota sao caras por aqui. Outra: a relação dianteira é 3.90, 4.10 ou 4.56, vai ter que importar coroa e pinhao 5.29 para ficar proxima a 5.125 do Vitara. A outra opção parece mais interessante afinal um par de homocinéticas novas de toyota ifs custam por volta de R$300.
E pensaria duas vezes pq não gostei daquela solda na manga do eixo.
Mas independente da solução acho que isso nunca viraria um produto comercial, apenas uma solução para um grupo de retardados :mrgreen:
cacanakagi
13/01/2009, 08:58
ô Andre... seu busao passou atrasado no ponto..hehehhe
já tem nego ae de samurai 97 rodando com kit de reducao na tcase de corrente..hehhe
T+
Fabil, tava pensando o seguinte... Será que essa 2.65 vai fazer um bom serviço??? Pq o meu tá todo original e ele sofre um pouco nas pedreiras que tento subir e fico cutucando a embreagem... Até q deu no q deu, a embreagem já tá ficando ruim..........
a turma do vitara, ainda acho que ficar adaptando homos e IFS de hilux ( nesse caso pior ainda) vai ser quase tao caro quando partir p/ eixo rigido e no final das contas vai ganhar apenas resistencia e mais nada... o curso vai continuar a mesma bosta..
eu se tivesse vitara com certesa hj já estaria de eixo rigido e p/ nós aqui nao tem outra solucao de melhor custo x beneficio que eixo de rural.
Cacá...
reducao de 25% já faz uma bela diferenca , pode acreditar...
T+
Fabil, tava pensando o seguinte... Será que essa 2.65 vai fazer um bom serviço??? Pq o meu tá todo original e ele sofre um pouco nas pedreiras que tento subir e fico cutucando a embreagem... Até q deu no q deu, a embreagem já tá ficando ruim..........
Cacá,
compra logo isso =)))
meu samurai com pneus 215/75/15 recapados.. ele queima pneu passando de primeira par segunda marcha..
coisa que nem de primeira ele queimava heauhaeae
da uma diferença grande...
=)
cacanakagi
13/01/2009, 11:19
Cacá,
compra logo isso =)))
meu samurai com pneus 215/75/15 recapados.. ele queima pneu passando de primeira par segunda marcha..
coisa que nem de primeira ele queimava heauhaeae
da uma diferença grande...
=)
Magao... só pra tirar uma dúvida... Vc costuma andar mais em dunas né??? A minha dúvida é se não vou ter cutucar mais a embreagem do meu Samuca...rsrsrsrs Sei q dá uma diferença considerável... Bom, vou dar uma pensada e mais uma pesquisada... se não rolar negócio na tcase de um 94 q estou vendo, parto pro 2.65
vc tá esquecendo de que mesmo pegando a tcase do 94 se vc quiser parar de queimar embregaem vai ter que comprar o xcraw 4.16 néh??
Bruno Maia
13/01/2009, 13:09
Isso vc entendeu direitinho, acredito que a troca do diferencial inteiro acaba ficando inviável. Mesmo em ferro velho peças toyota sao caras por aqui. Outra: a relação dianteira é 3.90, 4.10 ou 4.56, vai ter que importar coroa e pinhao 5.29 para ficar proxima a 5.125 do Vitara. A outra opção parece mais interessante afinal um par de homocinéticas novas de toyota ifs custam por volta de R$300.
E pensaria duas vezes pq não gostei daquela solda na manga do eixo.
Mas independente da solução acho que isso nunca viraria um produto comercial, apenas uma solução para um grupo de retardados :mrgreen:
Fala X,
Acho que se o valor final da brincadeira for consideravelmente menor que o de adaptar eixos rígidos essa pode ser uma solução interessante para um grupo de retardados :mrgreen::mrgreen::mrgreen:.
No meu caso quero apenas usar pneus um pouco maiores (31 no máximo 33) sem correr risco de quebrar nada. Além disso manteria o carro mais perto do original o que pode ser uma vantagem.
Pablo,
vi seu post lá no site dos zukis, vamos esperar e ver se eles respondem alguma coisa. Ainda acreditando na idéia.
Abraços,
Alexandre X
13/01/2009, 13:37
Seguro minha equipe de R&D nesse assunto ate vcs terem uma resposta dos gringos?
Nao seria melhor criarmos um topico so pra esse assunto?
Paulo, se eu seguir adiante vc sera a cobaia? :mrgreen:
Magao... só pra tirar uma dúvida... Vc costuma andar mais em dunas né??? A minha dúvida é se não vou ter cutucar mais a embreagem do meu Samuca...rsrsrsrs Sei q dá uma diferença considerável... Bom, vou dar uma pensada e mais uma pesquisada... se não rolar negócio na tcase de um 94 q estou vendo, parto pro 2.65
trilha aki é duna e lama..
e duna come uma embreagem tenssa.. ehhehe tem q ter força pra não comer =)
com certeza vc com a 2.65 vai redender bem melhor.. ou poem a caixa logo do 94 e mete a 4.16 .. que ficara feliz.. hehe
abraços,
reducao 4.16 é p/ pedra...
em lama e principalmente duna vc fica com um buraco enorme entre a high e low ( ou seja.. lugar onde seu carro nao sobe de 1 high, vc vai precisar usar 2 ou 3 low, dai subiu a duna e precisa descer, mesmo se vc usar 5 low nao conseguira passar dos 40 km/h... dai fica aquela bosta de ficar barando jipe toda hora p/ mudar de high e low...)
enfim.. se vc fazer trilha com muita pedra e erosao, quanto mais reducao melhor... senao, acaba sendo uma faca de dois legumes...
T+
leo cabral
13/01/2009, 14:54
em lama e principalmente duna vc fica com um buraco enorme entre a high e low ( ou seja.. lugar onde seu carro nao sobe de 1 high, vc vai precisar usar 2 ou 3 low, dai subiu a duna e precisa descer, mesmo se vc usar 5 low nao conseguira passar dos 40 km/h... dai fica aquela bosta de ficar barando jipe toda hora p/ mudar de high e low...)
enfim.. se vc fazer trilha com muita pedra e erosao, quanto mais reducao melhor... senao, acaba sendo uma faca de dois legumes...
T+
concordo !:concordo:
E já estou juntando as moedas para uma 2.65 , pois em duna /praia considero a ideal.
Meu amigo magao deve estar fazendo miséria nas dunas:palmas:
No caso aki.. a redução de 24% ja da para andar em quase tudo.. QUASE.. na parte das dunas.. um jimny do alvaro com xcraw rodo em tudo que passamos.. acompanhou gran vitara 3p e 2 samurai.. detalhe.. ele ta com pneu 235/75/15 mud, e ta sem reduzida...
so teve uma parte la que era um U que ele so subiu de ré.. por conta da reduzida.. eu subi de 1. low pq a segunda era fraca para pegar velocidade.. e a primeira quase mais quase que não sobe.. sempre cavava.. tinha que sair na malicia de acelear e tirar o pe toda hora para não cavar..
se eu tivesse de 4.16 ia subir de 3. marcha.. tendo ainda 2 marcha a mais de força.. agora o chato é ta parando para por reduzida.. e tirar.. hehe
mais.. ey so testando mais acho que seria melhor.. pela opção de força a mais..
Abraços,
concordo !:concordo:
E já estou juntando as moedas para uma 2.65 , pois em duna /praia considero a ideal.
Meu amigo magao deve estar fazendo miséria nas dunas:palmas:
ainda não.. to sem tempo.. hehaue so no trabalho..
mais acho que esse fim de semana.. da pra postar aki como se comportou nas dunas =)
leo cabral
13/01/2009, 15:00
No caso aki.. a redução de 24% ja da para andar em quase tudo.. QUASE.. na parte das dunas.. um jimny do alvaro com xcraw rodo em tudo que passamos.. acompanhou gran vitara 3p e 2 samurai.. detalhe.. ele ta com pneu 235/75/15 mud, e ta sem reduzida...
so teve uma parte la que era um U que ele so subiu de ré.. por conta da reduzida.. eu subi de 1. low pq a segunda era fraca para pegar velocidade.. e a primeira quase mais quase que não sobe.. sempre cavava.. tinha que sair na malicia de acelear e tirar o pe toda hora para não cavar..
se eu tivesse de 4.16 ia subir de 3. marcha.. tendo ainda 2 marcha a mais de força.. agora o chato é ta parando para por reduzida.. e tirar.. hehe
mais.. ey so testando mais acho que seria melhor.. pela opção de força a mais..
Abraços,
magao ,
acredito que duna é mais manha , lembre que buggy tem 45cv de potência e nada de reduzida ou bloqueio .
Pablo Toledo
13/01/2009, 16:40
Fala X,
Acho que se o valor final da brincadeira for consideravelmente menor que o de adaptar eixos rígidos essa pode ser uma solução interessante para um grupo de retardados :mrgreen::mrgreen::mrgreen:.
No meu caso quero apenas usar pneus um pouco maiores (31 no máximo 33) sem correr risco de quebrar nada. Além disso manteria o carro mais perto do original o que pode ser uma vantagem.
Pablo,
vi seu post lá no site dos zukis, vamos esperar e ver se eles respondem alguma coisa. Ainda acreditando na idéia.
Abraços,
É Bruno, acho que eles não irão responder. Como te falei, já tentei contatar alguns deles via MP, mas ninguém retornou...e não foi por problemas com a língua shakespeariana...rs
O única cara com quem falei bastante foi justamente com o sujeito que colocou todo o setup da Hilux, inclusive o eixo traseiro. O cara é da Islândia e está rodando com pneus 38”. A página pessoal do sujeito com várias fotos da adaptação segue abaixo:
http://www.foo.is/gallery/toydrivetrain (http://www.foo.is/gallery/toydrivetrain)
Eu sou bem fã dessa opção, que é beeem mais caro porém final. Um conjunto completo de Hilux no Brasil sai na casa dos R$ 5,000.00 e além de resolver a questão das homocinéticas de uma vez por todas, você ainda está resolvendo também a questão do diferencial dianteiro, terá fartas opções de C&P e preços muito mais baixos, terá um belo sistema de freios à disco nas quatro rodas e maior curso da suspensão dianteira, já que será preciso novas bandejas para acomodar a maior bitola do eixo da Hilux.
O Fabil argumenta que é melhor ir direito pro SAS utilizando eixos da Rural. Embora eu seja uma porta nestes assuntos, eu discordo um pouco desta opinião. Estes eixos são antigos, não tão fáceis de ser achar e quando achá-los você terá que reformá-los por completo. Sem falar que não temos kits consagrados de SAS no Brasil, não fazemos rock-crawling e esta adaptação consome uma mão-de-obra intensa e demorada. Ou seja, vai sair bem caro para depois de muitos meses talvez ficar bom.
X;
Quanto a ser cobaia, por mim tudo por ora. Vou te mandar uma MP para maiores detalhes e se for o caso a gente abre o tópico. De qualquer forma, não segura tua equipe de R&D não...eheheh....esses gringos não vão nos dizer muito.
Abraços,
magao ,
acredito que duna é mais manha , lembre que buggy tem 45cv de potência e nada de reduzida ou bloqueio .
Pois é..
la nas dunas.. nego de troller com pneu 33 atolado haahha galera toda de samurai passando =)
agora não me pergunte como aquele cara atolou com um troller e pneu 33 na AREIA hehehe
vc viu la nas fotos a duna em que subi.. e subi de primeira reduzida.. ou melhor.. vinha de segunda pe em baixo ai no meio pega primeira e vai naquela manha que te falei de acelerar e tirar .. ai foi ate la em cima heuaheuahea
=)
Bruno Maia
14/01/2009, 10:59
É Bruno, acho que eles não irão responder. Como te falei, já tentei contatar alguns deles via MP, mas ninguém retornou...e não foi por problemas com a língua shakespeariana...rs
O única cara com quem falei bastante foi justamente com o sujeito que colocou todo o setup da Hilux, inclusive o eixo traseiro. O cara é da Islândia e está rodando com pneus 38”. A página pessoal do sujeito com várias fotos da adaptação segue abaixo:
http://www.foo.is/gallery/toydrivetrain (http://www.foo.is/gallery/toydrivetrain)
Eu sou bem fã dessa opção, que é beeem mais caro porém final. Um conjunto completo de Hilux no Brasil sai na casa dos R$ 5,000.00 e além de resolver a questão das homocinéticas de uma vez por todas, você ainda está resolvendo também a questão do diferencial dianteiro, terá fartas opções de C&P e preços muito mais baixos, terá um belo sistema de freios à disco nas quatro rodas e maior curso da suspensão dianteira, já que será preciso novas bandejas para acomodar a maior bitola do eixo da Hilux.
O Fabil argumenta que é melhor ir direito pro SAS utilizando eixos da Rural. Embora eu seja uma porta nestes assuntos, eu discordo um pouco desta opinião. Estes eixos são antigos, não tão fáceis de ser achar e quando achá-los você terá que reformá-los por completo. Sem falar que não temos kits consagrados de SAS no Brasil, não fazemos rock-crawling e esta adaptação consome uma mão-de-obra intensa e demorada. Ou seja, vai sair bem caro para depois de muitos meses talvez ficar bom.
X;
Quanto a ser cobaia, por mim tudo por ora. Vou te mandar uma MP para maiores detalhes e se for o caso a gente abre o tópico. De qualquer forma, não segura tua equipe de R&D não...eheheh....esses gringos não vão nos dizer muito.
Abraços,
Fala Pablo,
É uma pena os gringos não respoderem pois poderiam dar algumas dicas e facilitar para podermos fazer essa adaptação.
No meu caso não quero trocar tudo pelo conjunto da toyota, quero apenas substituir as homos do vitarinha por umas mais fortes e assim poder usar pneus 31 recapados que ficam com medidas perto dos 33, e com homos mais fortes talvez subir a suspensão da frente com calço pra 3". Com 3" em ambas as suspensões + 2" de carroceria + pneus quase 33 acho que resolveria um dos problemas do vitarinah que é a altura do carro, pelo menos pros lados aqui de BH. O outro problema o X já vai resolver que é uma maior redução.
No caso das transformações mais radicais acho que as duas soluções são muito complicadas e ambas tem pontos positivos e negativos. No caso de passar para conjunto toyota tem a vantagem da modernidade e facilidade de achar algumas peças já outras (como bloqueio e relações mais curtas é provável que teríamos que importar). No caso do conjunto da rural teríamos que pesquisar muito e adaptar muita coisa ficando muito caro e com gasto de tempo elevado, mas teria a facilidade de colocar os kits da ensimec pros eixos e também opções de bloqueios nacionais. O mais importante é que essas transformações mudariam muito a estrutura do vitara e acho que isso seria muito prejudicial, pois acho o conjunto do carro um dos melhores, seus diferenciais tem boa redução, o entre eixos é bom, o peso é adequado e acho que isso não deveria ser mudado. Pra mim só ta faltando mais altura (conseguida se trocarmos as homocinéticas) e um pouquinho mais de redução (essa o X vai resolver).
Espero que vc e X consigam desenvolver alguma coisa, fazendo o grupo de alguns poucos retardados :mrgreen::mrgreen::mrgreen: ficarem felizes!!!!
Bruno Maia
14/01/2009, 11:08
Fala X,
Vou expressar o que acho sobre seus questionamentos:
Seguro minha equipe de R&D nesse assunto ate vcs terem uma resposta dos gringos? Como o Pablo falou parece que os gringos não vão nos ajudar, então não sei se compensa ficar esperando, talvez o melhor fosse ir dando continuidade e vendo o que é possível desenvolver.
Nao seria melhor criarmos um topico so pra esse assunto? Isso seria interessante assim mais foristas que endendem mais de mecanica poderiam opinar e ajudar a resolver as pendências. Só que teriamos que arrumar uma maneira de levar o conteúdo deste tópico para o outro.
Paulo, se eu seguir adiante vc sera a cobaia? Espero que vc e o Pablo consigam proceguir e desenvolver alguma solução para trocarmos logo essas homocinéticas.
Fote abraço,
vcs estao esquecendo do eixo traseiro do vitara que tb nao é lá grandes coisa em resistencia néh??? Mogolo, pergunta o bomfim ou o leo bacalhau quantas vezes eles já quebraram semi-eixo traseiro depois que passaram a usar pneus 30" e bloqueio?? hehe
quando eu disse que eixo de rural é o melhor custo x beneficio mesmo ele sendo antigo é pq alem de termos poucas opcoes, as outras ficariam carissimas:
Eixo de hilux = raridade total, cubo de 6 furos ( entao vai precisar de um novo jogo de rodas), e vai precisar importar um dois jogos de coroa e pinhao 5.38 da gringolandia, pois as hilux daqui eram 4.x:1.. isso só p/ comecar a pensar em como adaptar os eixos no vitara...
eixo de trolha = por menos de 6mil o par é dificil vc comprar, tb tem cubo de 6 furos, tb vai precisar trocar relacao C&P ( ao menos essa acha facil, mas some-se uns 3mil os dois jogos, ou uns 800,00 usados de D44 de rural), vai precisar inverter o lado da bola dianteira ( vai uns 600,00 esse servico), a bitola é ainda mais larga que o da rural ( que por sua vez é praticamente a mesma do vitara) enfim.. eixo de trolha, só p/ vc comecar a pensar em colocar ele no vitara, pode desembolsar entre 7 a 10 mil...
quais outras opcoes??
land rover???
JPX?
Crosslander?
Engesa?
por isso chego a conclusao que o melhor é de rural.. até 33" dá p/ rodar numa boa com ele originalzinho.. e se comecar a quebrar, vc pode aos poucos fazer varios upgradres p/ deixa-lo tao fortes p/ rodar até pneu 38".. com um simples kit de homocinetica de band na frente usando 33" pode acelerar com os dois pés que nao quebra nem fudendo...
T+
Bruno Maia
14/01/2009, 12:36
Fala Fabiano,
Sei que o eixo traseiro do vitara não é nada resistente para colocar pneus grandes, mas acho que 31 recapados ele aguenta. O pessoal quebrou muito semi-eixo pois primeiro acho que ainda não estavam acostumados com o bloqeuio e segundo em alguns lugares tinham que "encher o pé" :D:D:D pra passar e aí não aguentava e quebrava mesmo. Mas o Waltinho por exemplo não quebra tanto pois tem a redução de caixa da Calmini e nunca enche o pé, ele agora já ta de 31 recapado confiando na homocinética :mrgreen::mrgreen::mrgreen:.
Pra configuração que quero se consegui colocar homocinética mais forte dá (ui) e sobra.
A principal desvantagem que vejo em mudar radicalmente o conjunto de vitarinha é a que mencionei nos posts acima ele vai perder suas relações e talvez ficar pior. Em trilhas tem lugares que os carros mais pesados penam pra passar e os vitarinhas passam como se não houvesse obstáculo é isso que não quero peder. O vitarinha tem estilo e não força bruta :mrgreen::mrgreen::mrgreen:.
Forte abraço,
Luiz Felipe Guerra Jr
14/01/2009, 22:18
O Adam4x4 de Porto Alegre instalou pelo menos uns 5 kits 4.16, pra quem ja mexe com Zukis instalar o 2.65 não é um bicho de sete cabeças.
O X anota mais um kit instalado pro Adam, instalou o meu hoje vou buscar o samurai amanhã e já vou percorrer 330km de volta para Rio Grande.
Segundo ele não ficou nenhum barulho na caixa.
Não consigo segurar a ansiedade, to louco pra andar no samurai.
Alexandre X
15/01/2009, 11:06
Muito legal!
Na realidade a primeira 2.65 dele.
Luiz Felipe Guerra Jr
15/01/2009, 21:23
O X
O meu samurai ficou com uma vibração insuportável. Como se o cardam estivesse desbalanceado. O Adam trocou os coxins da tcase e a vibração passou para o eixo traseiro. O que pode ser?? Antes do kit ele não tinha vibração nenhuma mas nunca passei de 115km/h com ele.
Alexandre X
16/01/2009, 00:16
Pode ser rolamentos
Felipe Nogueira Torrano
16/01/2009, 01:56
Fala Galera!
Então quer dizer que a X-Crawler 3.2 para o Vitara não reduz nada em HIGH!!:pensativo:
Pena... com pneus 31' o Vitara fica bem xoxo! Como dar um ânimo pro bixinho andar na cidade?:pensativo:
De qualquer forma... posso entrar na fila para o kit Alexandre?:concordo:
[]'s
PS: foi um sufoco ler todas as msg desse tópico. São quase 2 da manhã!! Amanhã vai ser foda!!:parede:
cacanakagi
16/01/2009, 09:47
O X
O meu samurai ficou com uma vibração insuportável. Como se o cardam estivesse desbalanceado. O Adam trocou os coxins da tcase e a vibração passou para o eixo traseiro. O que pode ser?? Antes do kit ele não tinha vibração nenhuma mas nunca passei de 115km/h com ele.
Uma vez li sobre o balanceamento do cardã... Como já fez a troca dos coxins e recentemente desmontou para instalar a xcrawler... Tenta desparafusar o cardã da tcase, virar do outro lado e parafusar de novo... Pelo menos qdo instalei meu bloqueio, tomei o cuidado de deixar td exatamente como estava e continuou normal, sem vibrações... Posso estar falando besteira, mas não custa tentar...
Alexandre X
16/01/2009, 10:01
Isso tambem faz bastante sentido. No fim tudo e igual a informatica, tem que isolar o ponto de falha por eliminacao.
bao.. o simples fato de tirar o carda e coloca-lo d novo, mesmo que nao exataemnte na mesma posicao de furos que estava antes nao vai desbalancear nada..
se tá virabrando logo apos a montagem da Xcrwal deve ser pq ficou algo mal apertado ( talvez as flanges de saida) ou rolamento já estava pela hora da morte ou coxins qiue ficaram frouxos ou algum erro na montagem...
T+
Luiz Felipe Guerra Jr
16/01/2009, 21:28
Tenho o samurai desde junho de 08.
Segunda troquei o escapamento, coloquei um abafador de opala 6cc. Fiquei com medo que roncasse caixa diferencial etc... Minha surpresa rodei 330km para Porto Alegre e o samurai não tinha nenhum ruido nem vibração apenas um leve tremor nas rodas dianteiras por falta de balanceamento.
Minhas suposições:
Cardam desbalanceado.
Falha na montagem.
Rolamentos.
Defeito nas engrenagens do kit.
Depois de instalado o kit ficou com uma vibração desde a arrancada, andou em 1ª marcha a palanca da tcase já começa a vibrar apartir de 40 km/h tem uma vibração que chega a dar pressão nos ouvidos.
Hoje resolvi que vou tirar a tcase na cidade onde moro e levar para porto alegre para tirar o kit, não vou fazer o sofrer mais ainda tenho medo de estragar algo mais. Quando fui ao mecanico de minha cidade levantamos o carro e deu pra ver que a maior vibração vem do flange da tcase que liga o cardam que vai para a caixa de marchas. É visivel que este flange não está centralizado.
Minhas novas suposições:
Rolamentos.
Falha na montagem.
Defeito nas peças.
Descartei os cardans porque com todomundo que falo diz que cardam não pode ser.
Então o que devo avaliar quando o mecanico tiver com a tcase aberta?? (pretento assistir a desmontagem da tcase.)
A engrenagem do flange é aparafusada?? é encaixada??
joão k. chikui
16/01/2009, 21:54
Devem ter montado a flange do cardã traseiro fora de centro(não sei como). Ou , empenaram o cardã.
Tire o cardã e funcione a T-case sem o cardã traseiro , em 4x4 High e em 4x4low (só com a tração dianteira). Veja se alisou.
Outro jeito é levantar a traseira, colocar no cavalete e funcionar em 4x2 e ver se o cardã está dormindo e de onde vem a vibração.
Luiz Felipe Guerra Jr
16/01/2009, 22:13
Devem ter montado a flange do cardã traseiro fora de centro(não sei como). Ou , empenaram o cardã.
Tire o cardã e funcione a T-case sem o cardã traseiro , em 4x4 High e em 4x4low (só com a tração dianteira). Veja se alisou.
Outro jeito é levantar a traseira, colocar no cavalete e funcionar em 4x2 e ver se o cardã está dormindo e de onde vem a vibração.
Me parece realmente que é do cardam que liga a tcase na caixa, antes de trocarmos os calços da tacase por uns mais rigidos quem vibrava mais era a tcase depois passou para o diferencial traseiro vibração, nem chegueia ligar o 4x4 nele. Mas vou tentar isso pelomenos vou excluir o cardam traseiro.
Luiz Felipe Guerra Jr
16/01/2009, 22:42
Isso tambem faz bastante sentido. No fim tudo e igual a informatica, tem que isolar o ponto de falha por eliminacao.
Concordo, mas até onde eu sei o cardã do samurai não desmonta quanto jé desaparafusado dos flanges, não sai a estria da luva correto?
Se não desmonta não pode ser inserido em outra posição correto?? De onde viria do desbalnceamento??
Alexandre X
16/01/2009, 23:46
A posição que o pessoal deve estar comentado é a fixação flange com flange que é feita com 4 parafusos. O João deu uma boa dica de como isolar, vc tem que identificar se a vibração é da saida do cambio, no cardan entre o cambio e a tcase, dentro da tcase, ou no cardan traseiro.
Além disso de uma olhada neste tópico a respeito de vibrações: http://www.suzukiclub4x4.com.ar/viewtopic.php?t=19740
joão k. chikui
17/01/2009, 07:19
Realmente , Felipe
Esqueci que pode ser erro na montagem do cardã entre Cx marcha e T-case.
Mas , deve ser relacionado a cardã.
Me parece realmente que é do cardam que liga a tcase na caixa, antes de trocarmos os calços da tacase por uns mais rigidos quem vibrava mais era a tcase depois passou para o diferencial traseiro vibração, nem chegueia ligar o 4x4 nele. Mas vou tentar isso pelomenos vou excluir o cardam traseiro.
Luiz Felipe Guerra Jr
18/01/2009, 23:44
Realmente , Felipe
Hoje levei o samurai ao mecanico para que ele possa retirar a tcase para eu levar a Porto Alegre na terça.
Estava no samurai quando tive a idéia de colocar a tcase em neutro e engatar 1ª, como com a tcase em neutro o cardã traseiro para e continuou vibrando parado acredito que não seja o cardã traseiro.
Luiz Felipe Guerra Jr
19/01/2009, 17:35
Realmente , Felipe
Desfeito o mistério, quando o mecanico foi tirar a caixa de tração verificou que o flange da tcase na saida para a caixa de marchas e mais dois parafusos do cardã estavam frouxos. A porca do flange não caiu porque o flange do cardã segurou. Agora o samurai está com muito pouca vibração acima de 115km/h.
Duvidas..
´
É comum acontecer de afrouxar esta porca??
A engrenagem pode ter cedido??
é comum o mecanico ou os ajudantes de mecanico esquecerem de apertar direito.. heheh por isso as porcas afrouxam..
T+
Higor Renck
19/01/2009, 19:47
Desfeito o mistério, quando o mecanico foi tirar a caixa de tração verificou que o flange da tcase na saida para a caixa de marchas e mais dois parafusos do cardã estavam frouxos. A porca do flange não caiu porque o flange do cardã segurou. Agora o samurai está com muito pouca vibração acima de 115km/h.
Duvidas..
´
É comum acontecer de afrouxar esta porca??
A engrenagem pode ter cedido??
Boa Noite Pessoal...
Felipe... cara estava com o mesmo problema,
Coloquei a t-case do X com x-crawler já a algum tempo...
Ficou tudo perfeito, porém sábado agora resolvemos ver algumas rotas que estavam no GPS, assim que entramos na rota, liguei as rodas livres, andei 200 metros ainda em 4x2 e um monte de estalos, que sei lá de onde vinham, me fizeram voltar para casa.
Hoje fui no mecânico imaginando que tinha ido pro saco o diferencial ou a t-case, para a minha surpresa o tal flange estava totalmente solto.
Reapertamos e tudo normal novamente.
Pergaunta:
Quantos kgf tem que ser neste aperto?
Amanhã vou colocar o Samuca em uma boa Rampa e pegar uma alavanca de uns 150cm e mandar ver deste aperto!!!!:evil::twisted:
[ ]'s agora mais feliz
cuidado que se vc apertar demais espana a rosca e dai vai ser uma merda...
p/ apertar parafuso de flange nao carece de torquimetro ( se quiser usar melhor) mas basta um aperto firem com mao de "macho" que nao solta..heheh
T+
Alexandre X
19/01/2009, 19:57
Fabil, nao rola um loctite? To afim de colocar nos meus espacadores de 3" pq o medo de ver os 38" indo embora e grande.
loctite nao presta.. usa uma gotinha de "super bode" que fica bom
T+
Mineiro do Cerrado
19/01/2009, 22:16
Fabil,
Valeu pela dica!
Eu já improvisei um anel de plástico que tá indo bem por enquanto.
Mas vou comprar o original!
Abraços do Mineiro :mrgreen:
o "anel" do X aguenta o pau sem dó... hehehehe é feito de latao... mas até onde sei é so o da Tcase..
a bucha da alavanca do cambio só original mesmo... é mixaria, uns tempos atras comprei na concessionaria era coisa de R$20,00
T+
Leonardo Truccolo
19/01/2009, 22:52
loctite nao presta.. usa uma gotinha de "super bode" que fica bom
T+
Amassa a porca, se não me engano tem um lugar q dá pra dar uma amassada na porca pra ela não afrouxar.
[]´s
cacanakagi
20/01/2009, 09:37
bao.. o simples fato de tirar o carda e coloca-lo d novo, mesmo que nao exataemnte na mesma posicao de furos que estava antes nao vai desbalancear nada..
se tá virabrando logo apos a montagem da Xcrwal deve ser pq ficou algo mal apertado ( talvez as flanges de saida) ou rolamento já estava pela hora da morte ou coxins qiue ficaram frouxos ou algum erro na montagem...
T+
Fabil... será que pode ser a corrente... To encucado com essa corrente... Vamos supor que estes 10 anos de uso tenham moldado ela de uma forma que se encaixe perfeitamente na engrenagem antiga... Aí trocamos a engrenagem... Pronto... Os dentes não estão perfeitamente encaixados...
cacanakagi
20/01/2009, 10:15
Boa Noite Pessoal...
Felipe... cara estava com o mesmo problema,
Coloquei a t-case do X com x-crawler já a algum tempo...
Ficou tudo perfeito, porém sábado agora resolvemos ver algumas rotas que estavam no GPS, assim que entramos na rota, liguei as rodas livres, andei 200 metros ainda em 4x2 e um monte de estalos, que sei lá de onde vinham, me fizeram voltar para casa.
Hoje fui no mecânico imaginando que tinha ido pro saco o diferencial ou a t-case, para a minha surpresa o tal flange estava totalmente solto.
Reapertamos e tudo normal novamente.
Pergaunta:
Quantos kgf tem que ser neste aperto?
Amanhã vou colocar o Samuca em uma boa Rampa e pegar uma alavanca de uns 150cm e mandar ver deste aperto!!!!:evil::twisted:
[ ]'s agora mais feliz
Gente... Vou dar uma dica... Não entortem rosca e não mandem o braço de mamute pra apertar parafuso que isso não é roda raiada de Caminhão não. Existem "tecnologias" das mais Simples do mundo pra isso... Existe Super Bonder, Existe "Trava Rosca", existe arroela de pressão entre outras... Quer fazer gambiarra, pode até fazer, mas pense antes... Existem vários tipos de arruelas que podem te ajudar e muito. Lá vai as dicas:
1 - Gambiarra que funciona (testei em implemento agrícola): Vedarosca(água) na base do parafuso com 3 a 4 gotas de Superbonder na ponta do mesmo.
2 - O mais ideal porém, vai ter que sair de casa e dar uma procurada: Arruelas de pressão ou arruelas trava.
Seguem abaixo as fotos e dicas
cacanakagi
20/01/2009, 10:22
A Arruela da 1ª foto é a mais indicada pois como seu próprio nome sugere, é uma trava porca...
A 2ª, já vi muito em carros, algumas de ferro(mais mole) e outras feitas de um aço duro que chega até a gastar um pouco a base do parafuso (travando muito bem)...
Depois, outros tipos de arruelas de pressão e a "gambi" que testei e funcionou...
a corrente quando tá ruim ela pula.. vc ouve um TLAC-TLAC quando forca a transmissao ( subindo uma rua bem ingreme por exemplo) que parece que vai quebrar tudo no carro..
nunca ouvi dizer de corrente causar vibracao
T+
Alfredo Stavale
22/01/2009, 12:47
no meu jimny a redução também está fazendo um ruido estranho. Me parece uma ressonância... eu não consigo achar uma rotação que sempre acontece... normalmente quando bate pino...
é normal o carro "roncar" mais com essa relação?
cacanakagi
23/01/2009, 09:10
no meu jimny a redução também está fazendo um ruido estranho. Me parece uma ressonância... eu não consigo achar uma rotação que sempre acontece... normalmente quando bate pino...
Já fez uma revisão embaixo olhando se está td muito bem preso??? Já houveram 2 casos de parafusos mal apertados...
cacanakagi
23/01/2009, 10:12
a corrente quando tá ruim ela pula.. vc ouve um TLAC-TLAC quando forca a transmissao ( subindo uma rua bem ingreme por exemplo) que parece que vai quebrar tudo no carro..
nunca ouvi dizer de corrente causar vibracao
T+
É verdade... Não faz sentido mesmo... Sei que minha tcase está em ótimas condições, porém fica uma dúvida... essa relação irá forçar ainda mais a corrente né? Já estou pesquisando uma nova "timing chain"... mas mesmo fora, tá difícil de achar...
Alfredo Stavale
23/01/2009, 10:18
Já fez uma revisão embaixo olhando se está td muito bem preso??? Já houveram 2 casos de parafusos mal apertados...
não, mas farei isso em breve. mais fácil escrever aquii sentado numa cadeira confortável e no ar condicionado do que ficar debaixo do carro nesse "ameno" verão do hell de janeiro...
...:mrgreen:
É verdade... Não faz sentido mesmo... Sei que minha tcase está em ótimas condições, porém fica uma dúvida... essa relação irá forçar ainda mais a corrente né? Já estou pesquisando uma nova "timing chain"... mas mesmo fora, tá difícil de achar...
o esforço sobre os elos da corrente será o mesmo, independente da relacao...
T+
cacanakagi
23/01/2009, 12:11
Alfredo... estive lendo sobre o assunto nuns sites em inglês e pelo que entendi, essa relação provoca mais vibração pq ela causa desbalanceamento do conjunto como um todo. Então lendo aqui e ali vi que um cara conseguiu resolver esse problema alterando a fixação dos coxins e colocando mais um ponto de apoio (coxin) à tcase... Agora, se me perguntar como ele fez isso, eu não faço idéia pois não tinha fotos...
A minha dica é a seguinte...
Se vc gosta de mecher, fuçar, etc.. experimenta fazer a troca dos coxins, alterando os apoios, colocando coxins mais reforçados, até mesmo fazendo coxin de PU, pode ser uma boa idéia...
cacanakagi
23/01/2009, 12:13
o esforço sobre os elos da corrente será o mesmo, independente da relacao...
T+
É né... o que vai mudar é o esforço gerado pelo cardã no diferencial que será maior né....???
colocar coxim de PU vai é AUMENTAR a ressonancia... PU é mais duro que borracha
o lance é aumentar os numeros de apoio p/ dividir ainda mais a vibracao..
sobre a força.. sim.. o eixo de saida da tcase até os semi-eixos é que vao receber maior carga..
T+
Luiz Felipe Guerra Jr
23/01/2009, 22:16
colocar coxim de PU vai é AUMENTAR a ressonancia... PU é mais duro que borracha
o lance é aumentar os numeros de apoio p/ dividir ainda mais a vibracao..
sobre a força.. sim.. o eixo de saida da tcase até os semi-eixos é que vao receber maior carga..
T+
Experiência própria, troquei meus coxins por ums mais duros pois achávamos que era este o problema e simplesmente piorou a vibração e no final das contas ainda não recoloquei os originais.
A minha ainda vibra um pouquinho mas acredito ser normal, dado sua kilometragem.
Com 24% de redução a tcase está girando 24% mais do que antes correto?? pode vir dai a vibração certo??
Rapaz.. não entendo.. o meu não tem vibração NENHUMA.. o outro colega aki que instalou tambem não tem NENHUMA.. ta como original..
o meu so defere um pouco do dele.. pq em segunda marcha ele ronca no em uns 1mil giros.. depois se cala.. coisa de 0.5s .. ehee a dele nem isso faz..
meu samurai tem 98mil km.. ja rodei 1800km com a Xcraw
=)
cacanakagi
24/01/2009, 09:35
Experiência própria, troquei meus coxins por ums mais duros pois achávamos que era este o problema e simplesmente piorou a vibração e no final das contas ainda não recoloquei os originais.
A minha ainda vibra um pouquinho mas acredito ser normal, dado sua kilometragem.
Com 24% de redução a tcase está girando 24% mais do que antes correto?? pode vir dai a vibração certo??
Pode sim, mas como tinha falado isso pode ter dado uma desbalanceada no conjunto... Na minha opinião deveria filmar ele por baixo rodando na rua (dá um jeito de por a câmera embaixo) ou então ver se aparece essa vibração fazendo o carro rodar em cima de um elevador... Daí vc consegue ver em qual lugar ela parece vibrar mais e desenvolver novos apoios...
Conforme o Site Suzuki OffRoad, uma opção que não suportou o XCrawler 4.16, mas pode aguentar o 2.65 é colocar o Coxim de motor do Opala onde só se deve serrar as bordas de metal... É uma idéia, mas o negócio é bem mais complexo e caso eu coloque no meu, vou tentar desenvolver um suporte com ao menos um apoio a mais preso a um coxim para tentar evitar isso...
a unica peça que vai "girar" mais rapido depois da instalacao do Xcraw 2.65 é a engrenagen de entrada da Tcase...
mas esse mais "rapido" é relativo e limitado ao giro do motor... ou seja... mesmo com o kit de reducao ela nao girará mais rapido para o que fora projetas, apenas a faixa de giro x velocidade das rodas passa a ser mais alto..
T+
Luiz Felipe Guerra Jr
25/01/2009, 22:04
Rapaz.. não entendo.. o meu não tem vibração NENHUMA.. o outro colega aki que instalou tambem não tem NENHUMA.. ta como original..
o meu so defere um pouco do dele.. pq em segunda marcha ele ronca no em uns 1mil giros.. depois se cala.. coisa de 0.5s .. ehee a dele nem isso faz..
meu samurai tem 98mil km.. ja rodei 1800km com a Xcraw
=)
MaGao
Te juro que se vc falar isso novamente eu empacoto minha tcase aqui no sul e te mando pra vc levar no seu mecanico hehehehehehehehe.
Fui engraxar os cardãs e verifiquei que o flange tem uma folga bem pequena, então pergunto: Esta folga pode ser de rolamentos????
Luiz Felipe Guerra Jr
25/01/2009, 22:07
a unica peça que vai "girar" mais rapido depois da instalacao do Xcraw 2.65 é a engrenagen de entrada da Tcase...
mas esse mais "rapido" é relativo e limitado ao giro do motor... ou seja... mesmo com o kit de reducao ela nao girará mais rapido para o que fora projetas, apenas a faixa de giro x velocidade das rodas passa a ser mais alto..
T+
Pois é justamente o flange desta engrenagem que estáva solto e agora tem uma pequena folga. O fato é que nem antes de apertar nem agora a vibração está relacionada com o giro do motor e sim com a velociade, por isso achei que fosse esse girar mais rápido.
Eai galera.. sou novo no forum, mas to ai ora ajudar e pra ser ajudado..
Gostaria de saber como que funciona a instalaçao das engrenagens...se ha alguma solda que tem que fazer, ou se eh so chegar e trocar as engrenagens que ta pronto?
tenho pneus Boomerang da Pneus Ost 235/75-15,sao bem pesados os pneus, e na faixa raramente uso a quinta marcha.. acho que ficaria legal com o kit, mas ai veio a duvida de como eh a adaptaçao!
Obrigado jipeiros. abraços
Aguardo o retorno
Juliano Nitsch
24/11/2009, 00:06
Se os retentores e rolamentos da caixa de transferência estiverem em ordem, é tirar as engrenagens originais e colocar as novas !
Não tem solda nenhuma, é apenas as trocas das engrenagens, porém para fazer isto tem que ter um certo conhecimento em mecânica.
Até mais.
geandre2004
24/11/2009, 08:45
Se sua caixa estiver em ordem, sem nada pra fazer, é so tirar as engrenagens e colocar a do kit, fechar e rodar.
Bom, se a adaptação não precisa de solda, certamente colocarei a redução!
Tenho um mecânico fera em adaptações aqui.. Valeeu!
Brigadão pela ajuda..
iglupolarartico
24/11/2009, 15:45
velho coloquei no meu samuca a pouco mais de um mes! serviço simples a instalação, o meu mecanico cobrou 130 reais! como diz ele tem que tirar a caixa de redução que é um saco!
uso pneus 225/75/15 argentinos, agora o carro anda facil, tanto em arrancada como na final! foi a minha melhor aquisição depois do bloqueio!
e de uma olhada no reforço de t-case da rc4x4, não é caro e com a x-crawler instalada faz falta!
grande abraço!
Marcio Martin
24/11/2009, 17:18
Iglu...
Estou com o Samurai instalando o x-crawler e bloqueio ( que comprei do Juliano- aí de cima) abraços Juliano.
Em que esse reforço de T-case ajuda? E é facil instalar em casa mesmo?
[]´s
Marcio
iglupolarartico
24/11/2009, 18:30
Bem Marcio,
pelo que me explicaram, quando voce coloca a x-crawler o tranco que a caixa proporciona aos cardãns são bem mais fortes, com isso a reduzida que sofre mais! o reforço é instalado nos mesmos furos de um antigo "freio de mão" do samurai, a caixa ja possui os furos é só chegar e parafusar! eu comprei o meu reforço ontem, ainda não chegou! mas o pessoal daqui de bh diz que é bom!
eu comprei o meu na rc4x4, sem querer fazer marketing, mas os caras são bons! custou 130 reais! e caso voce não tenha o protetor de caixa é bom providenciar, porque o meu suporte de caixa foi pro saco no penultimo fim de semana por causa do protetor!!! no mais....... gerais!
grande abraço amigo!
Marcio..
Voce disse que esta instalando a reduçao no seu samurai e tambem o bloqueio..
Quanto voce pagou na reduçao? e no bloqueio?
na suzuki off road esta por R$ 1.350,00 a reduçao.. eh caro ou se consegue por mais barato? E o bloqueio, onde encontro?
valeu. brigadao!:wink:
iglupolarartico
25/11/2009, 08:19
bem minha x-crawler custou 1350,00 e o bloqueio lock right custou 600 reais!
a instalação disso tudo deu 230,00 reais!
pessoal...
já existe um tópico que fala tudo que vcs devem saber!!!
Façam uma pesquisa que vão achar facim!
A propósito, o uso da travessa reforçada é obrigatório com o uso da x-crawler.
E a instalação dela não é nenhuma adaptação, mas sim troca de engrangens...
[s]
Marcio..
o bloqueio é 100% ou como ele funciona?
grande abraço!
Marcio Martin
25/11/2009, 10:03
Maicon
bem minha x-crawler custou 1350,00 e o bloqueio lock right custou 600 reais!
a instalação disso tudo deu 230,00 reais!
Paguei os mesmos valores que o iglupolarartico exceto pela mão de obra q ainda nao sei.
O x-crawler vc encontra na suzuki off road mesmo com o alexandre, e o bloqueio na RC 4x4, o meu bloqueio comprei do Juliano Nitsch que tinha um sobrando mas é zero, qto a ser 100% acho q é sim, a marca é o lock right.
Agora vou as compras dos protetores
[]´s
Marcio
Beleza Marcio..
Comprarei primeiro a x crawler, depois vou correr atraz de um bloqueio.
Também quero dar uma modificada na suspensão do meu samuca..tenho os feixes de molas originais, porém passei por cima do eixo..mas continuo com o mesmo problema de pouco curso na suspensão. Será que só aumentando o curso dos amortecedores resolve? ou teria que colocar o jumelo revolver e ainda aumetar os cardãs...
Tenho bastante duvidas ainda pois sou novo aqui :D hehehe
abração!
Marcio Martin
25/11/2009, 11:09
Maicon
SPOA só em caso de necessidade mesmo, senão acaba tendo que mexer em bastante coisa e em mecanicos q saibam do assunto, os amortecedores com certeza vc vai ter q acertar o curso deles, qdo vc for comprar o xcrawler pergunte ao Alexandre X sobre os amortecedores, se não me engano é ele que importa uns com ótimo curso.
[]´s
Marcio
Beleza Marcio..
Também quero dar uma modificada na suspensão do meu samuca..tenho os feixes de molas originais, porém passei por cima do eixo..mas continuo com o mesmo problema de pouco curso na suspensão. Será que só aumentando o curso dos amortecedores resolve? ou teria que colocar o jumelo revolver e ainda aumetar os cardãs...
abração!
já existe um tópico que fala tudo que vcs devem saber!!!
Façam uma pesquisa que vão achar facim!
Maicon,
Siga o conselho do mir000, pois este assunto ja foi bastante discutido.
[]´s
Pros "bicho preguiça"... rsss
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41649&highlight=x-crawler (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41649&highlight=x-crawler)
Boa leitura!!!
[s] reduzidos e bloqueados!
mauricioalan32
13/12/2009, 16:28
E aí pessoal... alguém já testou no Vitara? Existe algum macete a mais? Comprei minha X e estou só esperando chegar p instalar junto com o bloqueio e testar p ver como fica, ai depois eu posto aqui meus coments.
Abrass
joão k. chikui
13/12/2009, 19:59
Mauricio
Com 31" dentudo , vc já colocou focinho de aço no Vitara ? Se ainda não , não espere quebrar , pois isto provoca quebra de outras coisas , aí , algo que é simples e barato , vai lá prá cima. Acho que o fabiano tem e já te manda com a orelha com 2 furos.
Aliás , eu nem testaria o 3.2 sem antes trocar o focinho. Pergunte pro X.
Alexandre X
13/12/2009, 20:18
Nao e a X Crawler que quebra focinho, ele quebra com o carro original mesmo, e o historico e bem antigo.
Basta a roda girar em falso e recuperar a tracao e pléc.
Outra situacao bem frequente e em re reduzida, com o pezinho mais fundo.
Mas uma das consequencias de se ter uma X Crawler e que as trilhas comecam a ficar faceis e entao voce passa a querer mais, ai as situacoes extremas comecam e ficar mais frequentes, entao, pléc.
Resumindo... Vitaras serios tem focinho de ferro com ou sem X Crawler instalada.
Mauricio
Com 31" dentudo , vc já colocou focinho de aço no Vitara ? Se ainda não , não espere quebrar , pois isto provoca quebra de outras coisas , aí , algo que é simples e barato , vai lá prá cima. Acho que o fabiano tem e já te manda com a orelha com 2 furos.
Aliás , eu nem testaria o 3.2 sem antes trocar o focinho. Pergunte pro X.
joão k. chikui
13/12/2009, 23:00
X , jamais quis dizer que era a reduzida especial que quebra . Só que o carro fica muito estúpido , seu nível de obstáculo sobe muito , e tá feito a mer..
Só estava alertando que é muito mais barato trocar só o focinho antes do que focinho , carcaça , semi-eixos , C&P , etc...
PS: E nem tenho focinho de ferro prá vender.
Nao e a X Crawler que quebra focinho, ele quebra com o carro original mesmo, e o historico e bem antigo.
Basta a roda girar em falso e recuperar a tracao e pléc.
Outra situacao bem frequente e em re reduzida, com o pezinho mais fundo.
Mas uma das consequencias de se ter uma X Crawler e que as trilhas comecam a ficar faceis e entao voce passa a querer mais, ai as situacoes extremas comecam e ficar mais frequentes, entao, pléc.
Resumindo... Vitaras serios tem focinho de ferro com ou sem X Crawler instalada.
Alexandre X
13/12/2009, 23:43
Eu entendi o que tu quiz dizer e nos 2 sabemos... :concordo:
Joao Baeta
13/12/2009, 23:53
Beleza Marcio..
abração!
:arrow:Maicon....
Só colocar os amortecedores:
Traseiro- Traseiro de Kombi Clipper
Dianteiro- Traseiro do Chevy 500
E tire a barra de estabilizadora para ter + curso na frente!!!!
O Azul tem td isso...... Nem reclamar nada!!!
Só uso ele para trilha
http://img39.imageshack.us/img39/1524/dsc07287d.jpg (http://img39.imageshack.us/i/dsc07287d.jpg/)
Tinha acabado de colocar novos pneus (Já o antigo.... Morreu):concordo:
Puutz cara.. teu samuca é muito igual ao meu.. só o meu é vermelho..
Mas em altura é a mesma, rodas são as mesmas..
Eu ja não tenho mais o estabilizador dianteiro pois modifiquei a barra de direção, fiz ela ficar por cima das molas e ficar na horizontal como deve ser..
Eu tenho o amortecedor da Chevy 500 na frente e os originais atraz..
Tua suspensão é a original com feixe? só por cima do eixo, isso?
Como é o curso da suspa?
Pneu bagacero esse aí ein.. heuheue Ta grandão teu samuca!
31' garrudão, tu tem x'crawler né? haha
Abração
To juntanto a grana pra X-Crawler.. ja enchi o saco do Alexandre pois só faço perguntas.. uehuehue
Mas to quase lá.. espero que fique bom..
Abraçããoo!
To juntanto a grana pra X-Crawler.. ja enchi o saco do Alexandre pois só faço perguntas.. uehuehue
Mas to quase lá.. espero que fique bom..
Abraçããoo!
teu carro ta igual o do joao mais sem Xcraw ?
como tu ta conseguindo fazer trilha ?hehehe
meu irmão tem um igualzim ao azul.. so que azul escuro =x
Abraços,
Joao Baeta
15/12/2009, 20:39
Puutz cara.. teu samuca é muito igual ao meu.. só o meu é vermelho..
Mas em altura é a mesma, rodas são as mesmas..
Eu ja não tenho mais o estabilizador dianteiro pois modifiquei a barra de direção, fiz ela ficar por cima das molas e ficar na horizontal como deve ser..
Eu tenho o amortecedor da Chevy 500 na frente e os originais atraz..
Tua suspensão é a original com feixe? só por cima do eixo, isso?
Como é o curso da suspa?
Pneu bagacero esse aí ein.. heuheue Ta grandão teu samuca!
31' garrudão, tu tem x'crawler né? haha
Abração
:arrow:Maicon,
Está com o SPOA (Feixe em cima do eixo)
Tem Xcrawlier!
Abs
MagAo..
Faço trilhas com ele assim, com pneus 235/75 Boomerang a mais de dois anos e vai tranquilo.. Em subidas lisas e molhadas vai beleza, mas em subidas de pedras e erosões que precisa de torque em baixo giro ele apanha um pouco, por ser muito longo..
Como agora pretendo recapar 4 Bf Goodrich 31' que uso apenas em asfalto, e estão na capa da gaita, ele ficará muito longo.. por isso a x-crawler..
Duas perguntas.. o Samuca não ficará muito vulnerável a quebras com pneu 31' e x-crawler?
E qual é o significado de SPOA? sei que é uma mudança na suspensão, mas não sei o significado.. ehuehue
abração ae galera!
Joao Baeta
16/12/2009, 00:11
MagAo..
Faço trilhas com ele assim, com pneus 235/75 Boomerang a mais de dois anos e vai tranquilo.. Em subidas lisas e molhadas vai beleza, mas em subidas de pedras e erosões que precisa de torque em baixo giro ele apanha um pouco, por ser muito longo..
Como agora pretendo recapar 4 Bf Goodrich 31' que uso apenas em asfalto, e estão na capa da gaita, ele ficará muito longo.. por isso a x-crawler..
Duas perguntas.. o Samuca não ficará muito vulnerável a quebras com pneu 31' e x-crawler?
E qual é o significado de SPOA? sei que é uma mudança na suspensão, mas não sei o significado.. ehuehue
abração ae galera!
:arrow:Maicon...
Na X... Encurta 12% na 4x2 e 4x4H... Fica pouco + esperto!
SPOA= + curso de suspensao!!!
Até pode quebrar... Mas é mt dificil...!!!!!!
cacanakagi
16/12/2009, 09:55
MagAo..
abração ae galera!
Pros eixos originais do Samurai o máximo q o pessoal q faz trilhas mais pesadas (principalmente em pedras) costuma usar é o 31" original sem ressolagem e ainda tem q tomar um certo cuidado na tocada pois os eixos são um pouco frágeis... Respondendo, sim fica vulnerável à quebras...
O significado da sigla ou sei lá o q do SPOA eu não sei, só sei que SPOA é colocar os eixos por baixo das molas...
leo cabral
16/12/2009, 10:42
Pros eixos originais do Samurai o máximo q o pessoal q faz trilhas mais pesadas (principalmente em pedras) costuma usar é o 31" original sem ressolagem e ainda tem q tomar um certo cuidado na tocada pois os eixos são um pouco frágeis... Respondendo, sim fica vulnerável à quebras...
O significado da sigla ou sei lá o q do SPOA eu não sei, só sei que SPOA é colocar os eixos por baixo das molas...
E infelizmente não existe ainda uma maneira de tornar o eixo original do Samurai mais resistente
caka
SPOA é a sigla em inglês para Spring Over Axle ou em bom Português BR ,molas acima do eixo
Em um Samurai original o termo é SPUA , Spring Under Axle , ou ,molas abaixo do eixo
:concordo::concordo::concordo:
andre veiga
16/12/2009, 11:14
Pessoal
O meu samurai é um 94 canvas.
Tem kit X 4.16, SPOA e bloqueio nos 2 eixos, uso pneus 225/75/15 recapados para um desenho semelhante aos Geninho 1001.
Ainda não vi necessidade de penus maiores, mas que ele depois do SPOA ficou meio esquisito ficou, mas por pneus maiores, com risco de quebra apenas pela aparência... sei não
Mas o melhor de tudo é o kit X 4.16, ele é simplesmente uma ferinha em trilhas pois ficou com uma força estúpida.:-D:-D:-D
andre veiga
16/12/2009, 11:19
Para um samurai cujo uso é apenas trilha, e o maior deslocamento em asfalto não deve passar de 20km, não há nada contra é tudo 100% a favor.:concordo::dance::-D
Tanto que foi a 1a coisa que fiz no jipinho...
Fiz uma trilha com a cx normal e já com as rodas pneus que estão hoje (já os tinha de outro caro), e na mesma hora entrei em contato com o Alexandre X para essa compra.
Falar nisso ô X responde minha mp...
Alexandre X
16/12/2009, 12:10
Como nao? Com um investimento entre 1500-2000 vc deixa ele resistente o suficiente para suportar um pneu 33"
Alexandre X
16/12/2009, 12:13
Para um samurai cujo uso é apenas trilha, e o maior deslocamento em asfalto não deve passar de 20km, não há nada contra é tudo 100% a favor.:concordo::dance::-D
Tanto que foi a 1a coisa que fiz no jipinho...
Fiz uma trilha com a cx normal e já com as rodas pneus que estão hoje (já os tinha de outro caro), e na mesma hora entrei em contato com o Alexandre X para essa compra.
Falar nisso ô X responde minha mp...
Verdade, eu sabia que tinha alguma pendencia mas nao sabia qual. Era responder a tua MP...
leo cabral
16/12/2009, 12:15
Como nao? Com um investimento entre 1500-2000 vc deixa ele resistente o suficiente para suportar um pneu 33"
Alterando o que Alexandre?
Alexandre X
16/12/2009, 12:30
Novas homocineticas, semi-eixos e planetarias.
leo cabral
16/12/2009, 13:02
Alexandre , alterando tudo isso, ainda sim fica a capa de eixo original , que é frágil e empena fácil ( eu mesmo ja gastei uma boa grana no desempeno dos meus eixos).
Então será que vale a pena investir nos eixos originais??
MagAo..
abração ae galera!
Meu carro tem X 2.65 ando dia a dia com pneu 215/75/15 fica um tezão.. mais tezão mesmo é andar de samurai SPOA + x 4.16 + jumelos revolvers.. hehe
andando a uns 10 dias atraz com meu irmão.. areia/barro.. fui rebocado umas 4x por ele.. principalmente pra passar em buracos na areia.. hehe ele passa que é uma blz.. ja o meu :P
e detalhe teve duna pra subir que quase não consegui.. foi nas ultimas hehe ele subiu de 3. reduzida numa facilidade incrivel ehehhe
Abraços,
Alexandre X
16/12/2009, 14:17
Essa e uma boa questao. Tem caras que preferem colocar um eixo de rural tem outros que preferem o original. Poderia falar sobre os predicados de cada escolha. Mas sua questao era sobre nao ser possivel usar os eixos do samurai para pneus maiores por falta de opcao para reforco.
Eu reafirmo que gastando entre 1500-
2000, da.
A questao do empeno e facilmente resolvida com reforco. Mas ele deve ser feito antes.
Alexandre , alterando tudo isso, ainda sim fica a capa de eixo original , que é frágil e empena fácil ( eu mesmo ja gastei uma boa grana no desempeno dos meus eixos).
Então será que vale a pena investir nos eixos originais??
sobre torcar eixo.. eu sempre que penso em trocar os meus ( que seriam apenas por eixos de hilux) o que me desanima é que nem de longe é apenas uma "simples troca de eixo".. mesmo que vc compre um par de eixos BARATO (vamos jogar 3 mil o par) pode preparar o bolso p/ uns 10mil nessa troca... pois vai freios, pneus, rodas, cardãs, sistema de direcao, links, suportes, e mais uma infinidade de detalhes que vc só percebe que vai precisar na hora que está fazendo o servico.. e esses "detalhes" juntos comem uma bela grana... nao tem papo furado.. uma alteracao vai puxando a outra... e se vc nao fizer compromete todo o trabalho
enfim.. pelo que eu já pesquisei, orçei, fiz conta, pechinchei ( e olha que eu mesmo faria a mao de obra), um troca de eixo e coisa p/ quem tá a fim de desembolsar 10mil no jipe.. e se for nego que recorrer a alguma oficina p/ fazer , gasta mais....
eixo original com algum reforço atende a 90% dos jipes p/ trilha...
T+
Galeera..
Achei um kit x crawler no site da alternativa 4x4 por R$ 920,00, apenas as engrenagens... E o kit completo, que vem desde rolamentos(todos) a porcas por R$ 1.800,00..
O qq voces me dizem? alguém ja comprou algo deles? tenho um amigo daqui que comprou o kit completo de R$ 1.800,00 e ficou muito bom..
Obrigado pela ajuda... To tentando acha o mais barato pois ta dificil de juntar a grana.. hehe
Grande abraço!
Joao Baeta
16/12/2009, 21:27
Galeera..
Achei um kit x crawler no site da alternativa 4x4 por R$ 920,00, apenas as engrenagens... E o kit completo, que vem desde rolamentos(todos) a porcas por R$ 1.800,00..
O qq voces me dizem? alguém ja comprou algo deles? tenho um amigo daqui que comprou o kit completo de R$ 1.800,00 e ficou muito bom..
Obrigado pela ajuda... To tentando acha o mais barato pois ta dificil de juntar a grana.. hehe
Grande abraço!
:arrow:Maicon....
Caro....
Tem um por 1350 pratas... Nao lembro onde!! :putz:
Entre no MSN que a gnt conversa sobre isso! :concordo:
VOVÔ DO TROLLER
16/12/2009, 22:18
Boa noite. Não seria melhor comprar diretamente com o X, sem intermediários.
Abs. Válter
Galeera..
Grande abraço!
Seguinte..
Tem um kit por R$ 920,00 que vem as tres engrenagens apenas
E tem outro kit por R$ 1.800,00, que vem todos os rolamentos, porcas e etc..
NÃO ESTOU desmerecendo o kit do Alexandre.. apenas estou perguntando porque essa diferença, pois o do X é 1350 as tres engrenagens..
Grande abraço..
Entrei no msn e tu não tava Baeta.. ¬¬ ehuehuhe
abraaasss
Link do Kit de R$ 920,00
http://www.alternativa4x4.com.br/detalhe.asp?id=2224558-8
Link do Kit de R$ 1.800,00
http://www.alternativa4x4.com.br/detalhe.asp?id=2225435-8
Deem uma olhada no site.. tem varias peças com ótimos preços..
Abraaaass
Alexandre X
17/12/2009, 00:31
Primeiro erro grave, aquilo que o Cesar vende nao pode ser chamado de X Crawler nem aqui nem na China (bem na China pode porque e o pais da pirataria, pratica que alias a alternativa adora, basta ver as copias descaradas que fazem dos produtos da RC4x4), pq X Crawler e marca registrada no Instituto Nacional na Propriedade Industrial.
Entao que fique bem claro que a alternativa nao vende X Crawler, pelo contrario, ja fui procurado pelo Cesar para que deixasse de fabricar a X Crawler e passasse a vender esse trosso dele, e logico que nao aceitei.
Se o seu grande motivador e preco, go ahead, "peças legais não são baratas, peças baratas não legais". E visivel a diferença de qualidade entre a X Crawler e aquele lixo chines.
Ainda falando sobre qualidade, eu tenho como apresentar certificado de origem do aco que e produzida a X Crawler. Tente conseguir o mesmo da alternativa.
mauricioalan32
17/12/2009, 07:24
Mandou bem X... vc esta repleto de razão nisso... qualidade e confiança se conquista... e qtno a produtos chineses, eu não confio nem poquim nisso...
mauricioalan32
17/12/2009, 07:26
Hj o carro fica pronto no mecas... estou louco p ver o bixim.... "rufos de tambores"... kkkk
iglupolarartico
17/12/2009, 08:16
tambem tinha visto essa "promoção" da alternativa!!
acabei parando e pensando um pouco!!!
bem 430 reais é bastante grana!!! mas colocar uma peça de qualidade de metal desconhecida dentro de um t-case e acelerar o carro em uma subida pode dar muita merda!!! se esse troço quebrar lá dentro meu caro!!! FU!!!!
o prejuizo vai ser muito maior que 430 reais!!
eu optei pelo alexandre por conversa com o pessoal aqui do forum!!!
e isso é apenas algo para se pensar!!
grande abraço!
cacanakagi
17/12/2009, 08:55
Da Spider né...?
Mas eles só fazem pros <95
No meu caso, é bem mais complicado....
Aliás X, só pra constar... To com uma caixa 95 com um kit 4.16.... só não sei se é do seu.....
Seguinte..
Tem um kit por R$ 920,00 que vem as tres engrenagens apenas
E tem outro kit por R$ 1.800,00, que vem todos os rolamentos, porcas e etc..
NÃO ESTOU desmerecendo o kit do Alexandre.. apenas estou perguntando porque essa diferença, pois o do X é 1350 as tres engrenagens..
Grande abraço..
Entrei no msn e tu não tava Baeta.. ¬¬ ehuehuhe
abraaasss
Como eu ja disse.. Apenas gostaria de saber o motivo do valor BEM mais baixo.. até questionei com a galera aqui da oficina sobre a qualidade daquele produto e o que eu precisava saber era isso.. EM NENHUM momento falei mau do teu trabalho.. até porque é inquestionavel, pois TODO mundo me recomendou 'compra do X'.
Certamente comprarei de voce, por tudo que voce me disse, pelas indicações, qualidade e etc.. Mas falta pouco, to aquse chegando lá.. hehe
Não ia comprar um produto sem saber a qualidade dele antes..
Desculpe se me expressei mau, mas são apenas duvidas de quem quer comprar logo o KIT :concordo::lol:
Abração Alexandre..
Luiz Felipe Guerra Jr
28/12/2009, 23:32
Maicon
Fora a diferença de qualidade, não acredito que nenhuma loja me desse um suporte pos venda melhor que o X, no meu caso em que o mecanico estragou um flange instalando kit de redução pois não se prestou a contar o numero de estrias de cada peça, coisa que o cacanaKagi fez em casa mesmo. O X, cacanaKagi e magao foram incansaveis na busca para uma solução para o meu problema. O mecanico conseguiu colocar um flange de 26 estrias em uma engrenagem de 27 estrias e o resultado.... estragou o flange hehehehe.
E o X te abriu a porta, tá igual as casas bahia quer pagar quanto??? de parcela é claro.
Abraço
Como eu ja disse.. Apenas gostaria de saber o motivo do valor BEM mais baixo.. até questionei com a galera aqui da oficina sobre a qualidade daquele produto e o que eu precisava saber era isso.. EM NENHUM momento falei mau do teu trabalho.. até porque é inquestionavel, pois TODO mundo me recomendou 'compra do X'.
Certamente comprarei de voce, por tudo que voce me disse, pelas indicações, qualidade e etc.. Mas falta pouco, to aquse chegando lá.. hehe
Não ia comprar um produto sem saber a qualidade dele antes..
Desculpe se me expressei mau, mas são apenas duvidas de quem quer comprar logo o KIT :concordo::lol:
Abração Alexandre..
Joao Baeta
28/12/2009, 23:55
problemas com a carçaca do eixo de samurai ??? eu tenho a solucao..
axle truss e suporte dos links heavy duty
e muito provavel ( quase certo) inicio do ano que vem, semi-eixo traseiro em aço 4140.. :mrgreen:
:arrow:No Azul tem esse ferro... Na parte debaixo!
Foto:
http://img690.imageshack.us/img690/3036/azulq.png (http://img690.imageshack.us/i/azulq.png/)
:arrow:Maicon... Será que vc me add direito????? :pensativo:
Eaaí João..
Sei lá cara, parece que deu algo errado, pois sempre que eu entro e ti procuro nos meus contatos e aparece lá, mas sempre offline..
Joao Baeta
29/12/2009, 00:33
Eaaí João..
Sei lá cara, parece que deu algo errado, pois sempre que eu entro e ti procuro nos meus contatos e aparece lá, mas sempre offline..
:arrow:La vai de novo:
MSN: suzukisamurai_4@hotmail.com
:concordo:
Alfredo Stavale
29/12/2009, 15:54
Eaaí João..
joão jamais fica OffLine, o msn dele liga junto com o despertador. :mrgreen::mrgreen:
Agora só falta ele me aceita lá.. add ele de novo e nada por enquanto. eueuehu
falooo. abração ae gurizada..
Be Trindade
30/12/2009, 15:02
joão jamais fica OffLine, o msn dele liga junto com o despertador. :mrgreen::mrgreen:
X, foi mal pelo OFF TOPIC, mas não posso deixar essa passar!
Alfredo, despertador pra que?!?! Ele só acorda meio dia, liga o computador e volta a dormir ou entra no fórum!
Abs!
Joao Baeta
30/12/2009, 23:15
X, foi mal pelo OFF TOPIC, mas não posso deixar essa passar!
Alfredo, despertador pra que?!?! Ele só acorda meio dia, liga o computador e volta a dormir ou entra no fórum!
Abs!
:arrow:Ih.... Tão falando de mim é?:pensativo:
Nao sabia que vcs adoram uma fuxicar né?:mrgreen:
Nem é isso... Eu faço outras coisas.....
Mas como aquela famosa frase:
"Acordo...Como....Durmo... No 4x4Brasil!"
Maicon.... Nao liga para Alfredo e Bê... Eles são puxa saco!:mrgreen:
Bê e Alfried... Ó Than....:odedo:
JEFFCATUNDA
26/10/2010, 19:23
Eu tenho um samurai 95, e tenho dois colegas que possuem samurais 97/98, um deles inclusive tem o teu kit de redução, e noto que em relação a redução eles são bem mais fracos que os fabricados até 95...
Enquanto o meu consegue subir em algumas dunas sem a necessidade de pegar velocidade, estes mais novos necessitam de mais distância e as vezes nem mesmo assim conseguem subir...
Eu mesmo tentei subir com as viaturas dos colegas e observei que realmente elas não sobem a rotação tão rapidamente quanto o 95, o que faz com que necessitem de bem mais espaço e velocidade para vencer alguns obstáculos...
Peguei um 94 de outro colega e observei que se comporta igual ao meu, com subidas de rotação muito rápidas e corte só em 7 mil giros...
Alexandre X
26/10/2010, 23:49
Sim isso é fato a X Crawler 2.65 para samurai 97/98 reduz em proporção identica em High e Low (25%), a X Crawler 4.16 reduz 12% em High e 84% em Low. Para efeito comparativo a diferença é de 57% a mais de redução. Isso explica o comportamento diferente.
JEFFCATUNDA
27/10/2010, 13:42
Sim isso é fato a X Crawler 2.65 para samurai 97/98 reduz em proporção identica em High e Low (25%), a X Crawler 4.16 reduz 12% em High e 84% em Low. Para efeito comparativo a diferença é de 57% a mais de redução. Isso explica o comportamento diferente.
A X 2.65 é a utilizada nos 97/98 e a X 4.16 nos 95 para baixo.... É isso?
E quanto as reduções originais dos 2 modelos Alexandre, qual a relação?
cacanakagi
28/10/2010, 09:07
Eu tenho um samurai 95, e tenho dois colegas que possuem samurais 97/98, um deles inclusive tem o teu kit de redução, e noto que em relação a redução eles são bem mais fracos que os fabricados até 95...
Enquanto o meu consegue subir em algumas dunas sem a necessidade de pegar velocidade, estes mais novos necessitam de mais distância e as vezes nem mesmo assim conseguem subir...
Eu mesmo tentei subir com as viaturas dos colegas e observei que realmente elas não sobem a rotação tão rapidamente quanto o 95, o que faz com que necessitem de bem mais espaço e velocidade para vencer alguns obstáculos...
Peguei um 94 de outro colega e observei que se comporta igual ao meu, com subidas de rotação muito rápidas e corte só em 7 mil giros...
Eu já tive o 2.65 no meu e não deixava nada a desejar em relação à força... Lógico que a 4.16 é melhor porém tá punk de achar uma cx de 95...
Marcio Martin
28/10/2010, 09:17
Tem uma rapaz vendendo uma cx do 94 aqui no fórum.
cacanakagi
29/10/2010, 09:37
Tem uma rapaz vendendo uma cx do 94 aqui no fórum.
Até tem mesmo, mas o pessoal pede 2,5 ou até 3 mil..... é uma cacetada...
Eu já tenho no meu e tá 10...
Marcio Martin
29/10/2010, 10:31
Até tem mesmo, mas o pessoal pede 2,5 ou até 3 mil..... é uma cacetada...
Eu já tenho no meu e tá 10...
Ele ofereceu a t-case por 1700,00 no estado ou 2500,00 revisada, o email de contato dele é marquinhosmhs@yahoo.com.br.
Jorge Eloi
25/05/2011, 16:49
:arrow:Se for favor do vento... Anda pouco mais né? E ladeira a baixo!
Vruuuuuuuuuuuuuuuuuuuuummmmmmmmmmm!!!!!
:mrgreen:
To com pneus 31', X 4.16, spoado e meu samurai não chega a 140 nem em queda livre!!!!
kkkkkk
Meu recorde em rodovia... bem embalado... morro abaixo... esguelando....
119km/h no gps
E foi um teste para ver até onde chegaria... nunca mais faço isso. Parece que o carro nem encosta no chão!
Joao Baeta
19/07/2011, 17:42
To com pneus 31', X 4.16, spoado e meu samurai não chega a 140 nem em queda livre!!!!
kkkkkk
Meu recorde em rodovia... bem embalado... morro abaixo... esguelando....
119km/h no gps
E foi um teste para ver até onde chegaria... nunca mais faço isso. Parece que o carro nem encosta no chão!
:arrow:Pois é..... PArece que o carro vai "flutuar"....
AlemãoRS
21/07/2011, 10:33
E o projeto da X-Box não é viável X?
X-box já existe... tem a rodo em qualquer lojinha de muambas... e vc pode escolher se que desbloqueado, bloqueado, com controle sem fio ou com, com jogos ou sem.,.. :mrgreen:
AlemãoRS
21/07/2011, 11:49
X-box já existe... tem a rodo em qualquer lojinha de muambas... e vc pode escolher se que desbloqueado, bloqueado, com controle sem fio ou com, com jogos ou sem.,.. :mrgreen:
Boa...:mrgreen:
Mas eu estava me referindo ao X-Box "paraguaio" do X...hehehe
T+
Fabil,
E no caso do XC na Tracker?? Tem disponível a 3.2 mas acho que fica muito reduzido em caso de dunas e areia... gostaria de uma opiniao dos experts a respeito ou quem já usa.
Att
Morais,
Tracker com XC, em 5 marcha anda a 25-30km/h a 3.000 giros.:twisted:
Faça suas contas...:karate:
[]`s
Fabil,
E no caso do XC na Tracker?? Tem disponível a 3.2 mas acho que fica muito reduzido em caso de dunas e areia... gostaria de uma opiniao dos experts a respeito ou quem já usa.
Att
opa!
25km/h a 3000rpm...
Em 4500rpm seria 37,5km/h??
A reduzida do Tracker original deve ser usada no máximo a 40km/h ?
Acho que com a reduzida normal do Tracker da pra chegar a uns 50-60km/h em 5 marcha. Faz tanto tempo que uso o XC que nem lembro de como era o carro sem, e nem quero lembrar!
opa!
25km/h a 3000rpm...
Em 4500rpm seria 37,5km/h??
A reduzida do Tracker original deve ser usada no máximo a 40km/h ?
Lucas Kta
22/07/2011, 13:34
alexandre, pra eu entender melhor aqui...acho que no início do ano que vem vou pegar uma redução dessa (2.65): vai reduzir em 25% o carro no geral? e com isso quais os benefícios indiretos que eu tenho no samurai 97 - no caso de pneus, por exemplo?
outra dúvida: porque as reduções para os mais novos são menos potentes? e porque vcs não fazem uma mais potente?
NEWTON SPONHOLZ
04/10/2011, 18:17
Dae Galera,
Só uma dúvida, instalei xcrawler 5 no meu samurai 97/98, estava original com pneus 235/75/15 tava meio fraquinho, agora ta ótimo com os mesmos pneus 235/75/15, porem gostaria de usar um 265 ou 255, e estou com a impressão que vou voltar a lerdeza de antes, em HI que fique bem claro pois na reduzida ta um monstro muito forte mesmo, excelente, como faço viajens de 300 a 500 km com ele gostaria de ficar um pouco mais reduzida em HI, E AGORA OQ FAZER? estou pensando em trocar a cora e o pinhão do diferencial e por esta Trail Creep 6.5, será que ele vai ficar reduzido demais da conta dai, ou seja xcrawler 5 + trail creep 6.5, se alguem puder me ajudar.
Obs: descartada a possibilidade de utilizar eixos de willys.
Muito Obrigado!!!
Alexandre X
04/10/2011, 23:46
Newton os pneus 265 e 255 tem respectivamente 30,65 e 30,05 polegadas e são 18% e 15,6% maiores que os originais. A X Crawler 5 proporciona 16% de redução em HIGH, então com o 255 vc teria um desempenho muito similar a um Samurai original e o 265 levemente (2%) mais longo.
Eu não alteraria a coroa e pinhão por causa disso.
NEWTON SPONHOLZ
06/10/2011, 19:38
Blz, Alexandre pode ser impressão minha, vou esperar chegar os "truss" reforços dai vou emprestar uns pneus de um camarada, dai conversamos, na real depois q eu coloquei a xcrawler 5 ficou muito bom, inclusive a velocidade final ficou em 120 e 130 assobiando tá ótimo, e tbm nas subidas consigo manter 80 -90 ficou perfeito com os 235, e o barulho da tcase é mínimo o contrário q muitos aqui postaram, só não quero correr o risco de investir nos eixos e pneus e ficar na mesma mas com pneus maiores entende, mas de qualquer forma conforme já tinha lhe dito, penso em breve pneus 33', (guardando a grana pra trocar as pontas de eixo) portanto se possível "desculpe a ignorância" oq aconteceria instalando mais uma trail creep 6.5 no diferencial? tipo nem anda com os 31, só com os 33', ou seja tem como calcular a bendida redução com este conjunto xcrawler 5 + trail creep 6.5 coroa e pinhão
Valeu....
Pessoal, desculpem interromper alguma coisa, mas gostaria de saber qual kit de redução serve nos Jimny 2009> ? Estou pensando em lift de 4" e pneus A/T 235/75/15. Alguém pode me dar uma luz? Obrigado.
mauricioalan32
09/11/2011, 09:20
Dae Thix!
Pro Jimny usa a XCrawler 2.65, ela reduz 25% tanto em Hi qnto em Low a viatura...
Abss
Opa, obrigado pela reposta Mauricio!
Fiz as contas e o 235/75/15 vai ficar só 9% maior, então a viatura vai ficar bem reduzid mesmo (acho que o ideal seria só uns 5% de folga para melhorar a agilidade).
Abração,
Thiago
Dae Thix!
Pro Jimny usa a XCrawler 2.65, ela reduz 25% tanto em Hi qnto em Low a viatura...
Abss
Atualizando aqui, fui tentar comprar o x-crawler 2.65 pelo site da Suzucar e eles me mandaram e-mail dizendo que só serve nos Jimny até 2003... Agora fiquei em dúvida...
Dae Thix!
Abss
Ricardo_Boiadeiro
09/12/2013, 17:38
Surgiu uma dúvida...
Não sei se meu samurai tem ou não x-crawler, pois comprei ele de um aventureiro que nem sabia o que o carro tinha.
E ele é meio amarrado na estrada, 100 Km/h o giro ja esta a quase 4.000 rpm.
PERGUNTO: SE ELE TIVER REDUÇÃO (X-CRAWLER), MESMO EU ANDANDO NO 4X2 VAI FAZER COM QUE HAJA UMA REDUÇÃO NA VELOCIDADE??? OU SEJA, O X-CRAWLER FUNCIONA SÓ QUANDO LIGO O 4X4???
Ricardo, seu Samurai é Helicoidal ou Feixe de Molas?
Se for ano maior que 95 deve ser helicoidal, daí usa a X Crawler 2.65 para, reduz 24% em High e Low
Se for menor ou igual que 95 é feixe de molas, daí usa a X Crawler 4.16, reduz 12% em High e 84% em Low
Surgiu uma dúvida...
Não sei se meu samurai tem ou não x-crawler, pois comprei ele de um aventureiro que nem sabia o que o carro tinha.
E ele é meio amarrado na estrada, 100 Km/h o giro ja esta a quase 4.000 rpm.
PERGUNTO: SE ELE TIVER REDUÇÃO (X-CRAWLER), MESMO EU ANDANDO NO 4X2 VAI FAZER COM QUE HAJA UMA REDUÇÃO NA VELOCIDADE??? OU SEJA, O X-CRAWLER FUNCIONA SÓ QUANDO LIGO O 4X4???
Ricardo_Boiadeiro
10/12/2013, 09:25
Meu samurai é 91, feixe de molas.
Mesmo original ele vem com x-crawler???
Cesio137
10/12/2013, 17:58
Meu samurai é 91, feixe de molas.
Mesmo original ele vem com x-crawler???
Não Ricardo, X-Crawler é um ugrade!
Abraço,
edcmanhaes
11/12/2013, 23:27
Aloô!! Alguém tem um contato do AlexandreX? Será q ele ainda fabrica a X-crawler 3.2 pro vitara?
dirceuximenes
22/05/2014, 15:38
Amigos vou botar X-crawler da SOB (http://www.sobperformance.com.br/kits-de-reducao/x-crawler-3-2-vitara-sidekick-grand-vitara-tracker.html), gostaria de saber o que os amigos acham, vale a pena?
abçs...
Dirceu
Amigos vou botar X-crawler da SOB (http://www.sobperformance.com.br/kits-de-reducao/x-crawler-3-2-vitara-sidekick-grand-vitara-tracker.html), gostaria de saber o que os amigos acham, vale a pena?
abçs...
Dirceu
Vai ficar animal, mas eu acho a redução muito grande. Já li que o carro não passa de 50km/h em quinta. Se vc faz trilhas com erosões vai ser muito útil. Na areia eu acho que não vai ter serventia. Vc chegou a pensar em usar ou pesquisar sobre o uso dos diferenciais do GV 1.6? Como os pneus do seu carro não são tão grandes talvez o efeito fosse melhor.
[]s
LFC
TK Angolano
pequijeep
13/05/2020, 14:32
Como que eu aprendo a fazer essa conta de velocidade de velocímetro X velocidade real?
se vc tá usando seu velocimetro e ele deu 140km/h saiba que com pneus 31" ele mente para MENOS exatos 16.9% em relacao ao samurai com os 205-70/15 originais... entao vc estava a no maximo a 163,6km/h....?????
T+
Esse site aqui faz pra você:
Tire Size Comparison (https://tiresize.com/comparison/)