Ver Versão Completa : Preparaçao - Mwm 2.8
MARCONDES
28/05/2008, 13:36
Caros experts , alguem poderia me sanar uma duvida???
A que relaçao podemos ter se:
Bomba injetora avançada + bicos originais
ou
Bomba originaL + bicos especias.
Qual a melhor preparaçao sob todos os aspectos????
:concordo:
obrigado!
srgrande
28/05/2008, 15:56
Já usei as duas configurações:
Bomba injetora avançada + bicos originais: rodei 120mil km assim, depois vendi o carro, fica bom, mas amarra acima de 3600 rpms.
Bomba originaL + bicos especias: estou usando faz 21 mil km, fica muito mais forte, o giro sobe mais rápido, precisa ter cuidado p não passar do limite. Os bicos especiais foram colocados p teste e nunca mais tirei. Já escrevi isso aqui, fica muito bom mas bomba e bicos precisam ser ajustados por pessoa competente com equipamento adequado, não basta ir apertando parafusos.
Caros experts , alguem poderia me sanar uma duvida???
A que relaçao podemos ter se:
Bomba injetora avançada + bicos originais
ou
Bomba originaL + bicos especias.
Qual a melhor preparaçao sob todos os aspectos????
:concordo:
obrigado!
MARCONDES
28/05/2008, 16:06
SRGRANDE
Obrigado pela sua informacao.
O meu se encontra com 1.2 pressao, bomba avancada e bicos originais...
sinto realmente o que vc falou,acima de 3600rpm, talvez , eu faca o que vc fez...
Valeu .
alguem mais tem alguma opiniao????
Obrigado.
SRGrande,
E como ficou a fumaça???
Tenho receio de mexer no meu e me complicar nessa porcaria de vistoria que logo logo teremos que fazer!!!
[]'s
SRGrande,
E como ficou a fumaça???
Tenho receio de mexer no meu e me complicar nessa porcaria de vistoria que logo logo teremos que fazer!!!
[]'s
É só fechar a bomba no dia da vistoria...
É bem simples e rápido.
Abraços.
Mas o lacre iria para o espaço ou eu estou errado???
[]'s
Sim...
Mas putz, para a vistoria a bomba precida estar lacrada é?
Aff, pensei que era só vendo os gases do escape msm!
Abraços.
Se com esses bicos especiais o motor soltar muita fumaça, pra nós de São Paulo fica complicado devido à vistoria de emissão de poluentes.
telmopinheiro
29/05/2008, 17:55
Bomba lacrada ???? Lacrada por quem ???
Bomba lacrada ???? Lacrada por quem ???
Pela MWM...
A bomba vem com lacre de fábrica.
Para mexer, é preciso quebrar o lacre...
Abraços.
All,
A bomba vem lacrada de fábrica e cada vez que mandamos em uma oficina autorizada eles recolocam o lacre para garantir que ficará mantida a regulagem que eles fizeram...
[]'s
Eu tinha uma s10 2000, com motor mwm 2.8, que pegava (até q com certa facilidade) 180 no velocimetro, depois troquei por uma 2005,q nunca passou dos 160 km/h
att
Paulo Zardo
Pessoal, errei o topico na resposta anterior.
Mas colocando no assunto, se interessar, tenho 4 bicos da Rash, com 300 km de uso, se alguem quiser...
att
Paulo
Tenho interesse
morceli@uol.com.br
Abraços.
Marcelo.
Mas colocando no assunto, se interessar, tenho 4 bicos da Rash, com 300 km de uso, se alguem quiser...
att
Paulo
caso não fechem tambem tenho interesse
[]
Bom dia
Paguei 1300 pelos bicos, faço por 1000, quem quiser, mande mp.
abracos
Paulo Zardo
srgrande
04/06/2008, 16:23
SRGrande,
E como ficou a fumaça???
[]'s
Sai menos fumaça do que com a bomba aberta, é uma fumaça menos densa e somente abaixo de 1800 forçando marcha (ex: 4ª a 30km/h e pé no fundo) e acima de 3400rpms com o carro em movimento.
Com os bicos especiais e o T4 parado é difícil fazer fumaça.
andreluna
03/07/2008, 16:43
Ouví dizer que tem um sistema que regula a abertura da bomba injetora de dentro do carro...
Alguém sabe dizer se isso tem fundamento???
andreluna
08/08/2008, 15:13
Estou trocando a turbina e os bicos do meu T4...
Me ofereceram uma Garret .50
O vendedor me disse q com ela o motor não perde potência em alta rotação (diferentemente da turbina original)...
Alguém sabe dizer se é uma boa???
Estou trocando a turbina e os bicos do meu T4...
Me ofereceram uma Garret .50
O vendedor me disse q com ela o motor não perde potência em alta rotação (diferentemente da turbina original)...
Alguém sabe dizer se é uma boa???
Nao mexe nisso nao...
Com turbina, nao existe ganho sem perda!
Voce vai melhorar a performance em alta, mas vai sacrificar o torque em baixa...
Eu ja andei em 2.8 com turbina maior, preparado para competicao.
Para competicao, eh mesmo uma maravilha, o carro fica muito bravo em alta rotacao.
Mas para o dia-a-dia e passeios fica horrivel, o carro eh morto em baixa e fumaca mais que uma carvoaria...
Abracos.
Sai menos fumaça do que com a bomba aberta, é uma fumaça menos densa e somente abaixo de 1800 forçando marcha (ex: 4ª a 30km/h e pé no fundo) e acima de 3400rpms com o carro em movimento.
Com os bicos especiais e o T4 parado é difícil fazer fumaça.
Pessoal de S.P
Cuidado com a fumaça , pois além da vistoria(controlar) tem também a multa de emissão de fumaçã preta , fiscalizada,emitida e controlada pela Cetesb.Já tomei e foi um pé no saco para pedir a redução de 90% no valor de R$800,00 e alguma coisa.O pior é que vc nem percebe que foi multado , só quando chega a mardita em casa.
[]s Alexandre
srgrande
08/08/2008, 20:41
Faz 25 dias que dei mais um passo:
1 - Substitui o filtro de diesel original pelo usado no motor 2.8 MWM ELETRONIC, mais largo e mais comprido, precisei de um novo suporte.
2 - Modifiquei a pressão de alívio da turbina para 25 PSI.
Está mais forte.
ola grande
pegou o suporte original do 2.8 eletronico e colocou no troller, é isso?
como fizeste para aumentar a pressão? transformando sua turbina ta trabalhando com 1,75 kg?
srgrande
31/08/2008, 20:15
Mandei fazer um novo suporte num torneiro.
Mandei num bombista que prepara camionetes de arrancada.
Calculando: 14PSI = aprox 1kg/cm2, portanto, como a pressão máxima da turbina agora passa um pouco de 25PSI, o resultado é +- 1,79kg/cm2.
Mas, ela só trabalha com esta pressão por alguns segundos, quando preciso de força, em ultrapassagens, saídas rápidas e etc.
Na cidade quase não dá pressão.
Em viagens, na maior parte do tempo, não passa de 10PSI, ou seja +- 0,71kg/cm2.
Mandei fazer um novo suporte num torneiro.
Mandei num bombista que prepara camionetes de arrancada.
Calculando: 14PSI = aprox 1kg/cm2, portanto, como a pressão máxima da turbina agora passa um pouco de 25PSI, o resultado é +- 1,79kg/cm2.
Mas, ela só trabalha com esta pressão por alguns segundos, quando preciso de força, em ultrapassagens, saídas rápidas e etc.
Na cidade quase não dá pressão.
Em viagens, na maior parte do tempo, não passa de 10PSI, ou seja +- 0,71kg/cm2.
Mas Sr. Grande, esse Troller eh seu desde zero Km?
Pergunto isso pois a WG original da turbina do Troller nao permite atingir esta pressao.
A pressao maxima permitida por ela eh de 1,60 de pressao de pico.
Voce trocou a WG ou a Turbina?
Abracos.
srgrande
03/09/2008, 21:24
Mas Sr. Grande, esse Troller eh seu desde zero Km?
Pergunto isso pois a WG original da turbina do Troller nao permite atingir esta pressao.
A pressao maxima permitida por ela eh de 1,60 de pressao de pico.
Voce trocou a WG ou a Turbina?
Abracos.
Um amigo meu comprou ele zero no mesmo mês em que comprei o meu T4 2001 usado.
Antes de comprar dele, eu que levava o carro p revisões, manutenção, inclusive troca de óleos, porque meu amigo nunca teve tempo.
Quando comprei ainda tinha lacre na bomba.
Meu T4 usa uma turbina GARRET original, acho que GT20, sei que alguns motores MWM vieram com turbinas Mitsubishi.
Quanto a pressão, que declarei, é medida por um manometro AUTOMETER PROCOMP que a capta na entrada do coletor de admissão, pois acho que na mangueirinha da WG fica uma gambiarra que pode prejudicar a leitura e não demonstrar com exatidão que pretendo, por isso investi num instrumento de qualidade.
Antes do ultima passo, realmente a pressão chegava em 20 PSI, mas eu isolei a válvula WG, portanto ela não atua mais, eu mesmo libero a pressão, que passa de 25 PSI sim, apenas aliviando o pedal do acelerador.
Suas dúvidas foram esclarecidas? Pode perguntar mais.
Poderiam juntar este tópico ao tópico APIMENTADA...
Antes de comprar dele, eu que levava o carro p revisões, manutenção, inclusive troca de óleos, porque meu amigo nunca teve tempo.
Meu T4 usa uma turbina GARRET original, acho que GT20, sei que alguns motores MWM vieram com turbinas Mitsubishi.
Quanto a pressão, que declarei, é medida por um manometro AUTOMETER PROCOMP que a capta na entrada do coletor de admissão, pois acho que na mangueirinha da WG fica uma gambiarra que pode prejudicar a leitura e não demonstrar com exatidão que pretendo, por isso investi num instrumento de qualidade.
Antes do ultima passo, realmente a pressão chegava em 20 PSI, mas eu isolei a válvula WG, portanto ela não atua mais, eu mesmo libero a pressão, que passa de 25 PSI sim, apenas aliviando o pedal do acelerador.
Srgrande,
O ponto da bomba foi alterado, ou somente o débito de combustivel?
Hum... Tendi entao fiu...
Eh que no meu 2004 eu tinha a WG topada e a pressao maxima constante era de 1.5bar...
Nunca tinha pensado nisso, deixar a WG fechada... Parece ser uma boa para quem quer desempenho!
Abracos!
srgrande
05/09/2008, 13:00
Pretes atençáo, pois 1,5 bar e diferente de 1,5kgf/cm2.
TABELA DE CONVERSÃO DE UNIDADES
PRESSÃO
1 atm = 14,6959 PSI(lbf/in²) = 1,033 Kgf/cm² = 1,01325 Bar
Pretes atençáo, pois 1,5 bar e diferente de 1,5kgf/cm2.
TABELA DE CONVERSÃO DE UNIDADES
PRESSÃO
1 atm = 14,6959 PSI(lbf/in²) = 1,033 Kgf/cm² = 1,01325 Bar
Nossa, queeeeeeeeeeeeeeee diferennnnnnnnnnnnnnnnnnca! Kkkkkkkkkk...
Ow nego, meu medidor so media ate o .5... depois disso nada... =P
srgrande
06/09/2008, 19:52
Srgrande,
O ponto da bomba foi alterado, ou somente o débito de combustivel?
Desculpa, esqueci de vc.
O ponto da bomba foi aumentado em "10 graus", mas não sei o que isso significa, sei que é aumentada com base numa marcação em cima do motor.
Atenção, o débito não foi alerado!
Fiquei surpreso, mas a explicação do meu preparador é a mesma do Raschmotoren:
"Trabalhamos com a propriedade de elasticadade dos fluidos".
Tambem não sei o que é isso.
srgrande
06/09/2008, 20:14
Nossa, queeeeeeeeeeeeeeee diferennnnnnnnnnnnnnnnnnca! Kkkkkkkkkk...
Ow nego, meu medidor so media ate o .5... depois disso nada... =P
Há diferença de 2% se compararmos marcações em Kgf/cm² e Bar.
Não é desprezível.
Assinale a(s) alternativa(s) abaixo:
Se o seu "medidor media" até .5, isso significa que:
a) ou ele é uma porcaria;
b) ou a instalação foi feita em lugar incorreto, por quem não se preocupa com performance, apenas com perfumaria;
c) ou a instalação está vazando, mal-feita, tipo gambiarra;
d) ou tem vazamento de pressão em outro ponto, por isso que cada caminhão da FORMULA TRUCK usa dois manometros bons de turbo, apesar de ter apenas uma turbina;
e) ou a sua turbina tava bichada;
f) ou todas as alternativas anteriores estão corretas ou incorretas;
g) ou sei lá, pra mim tanto faz, nunca li um livro e virei presidente, falo o que eu quiser.
Há diferença de 2% se compararmos marcações em Kgf/cm² e Bar.
Não é desprezível.
Assinale a(s) alternativa(s) abaixo:
Se o seu "medidor media" até .5, isso significa que:
a) ou ele é uma porcaria;
b) ou a instalação foi feita em lugar incorreto, por quem não se preocupa com performance, apenas com perfumaria;
c) ou a instalação está vazando, mal-feita, tipo gambiarra;
d) ou tem vazamento de pressão em outro ponto, por isso que cada caminhão da FORMULA TRUCK usa dois manometros bons de turbo, apesar de ter apenas uma turbina;
e) ou a sua turbina tava bichada;
f) ou todas as alternativas anteriores estão corretas ou incorretas;
g) ou sei lá, pra mim tanto faz, nunca li um livro e virei presidente, falo o que eu quiser.
Nenhuma das alternativas anteriores.
Nao expliquei bem e voce entendeu errado.
Meu manometro so marcava ate a primeira casa apos o ponto.
Ou seja, 1.1, 1.2, 1.3, 1.4, 1.5... ele nao marcava 1.11, nem 1.12, nem 1.13...
A instalacao estava feita corretamente e a pressao aferida com WG no limite (mas ainda conectada) era de 1.6bar de pico e estabilizada em 1.5bar...
Eu nao sei de quanto eh a margem de erro admitida por esses manometros vendidos no mercado. Mas 2% de erro de leitura, em pressoes por volta de 1.5bar, eh bem despresivel. (pelo menos para nos amadores, que nao estamos buscando desepenho ao extremo)
Em uma pressao de 1.5bar temos 0.03bar de erro... O que sao 0.03bar?
Em carros a gasolina ate eh alguma coisa, nos nossos diesel, provavelmente significa que o carro com mais pressao vai fumacar 0.03% menos =P
Existem 2 possibilidades de instalacao, MAS NENHUMA DAS 2 EH ERRADA, apenas tem finalidades diferentes:
Na magueira da WG: Esta te permite saber a pressao real que sua turbina esta fornecendo. Eh indicado para monitorar o esforco da turbina.
No coletor de admissao: Esta te permite saber a pressao real que seu motor esta recebendo, ja dispresando as perdas da elasticidades dos mangotes e etc.
Peco desculpa pela falta de acentos, mas estou no Canada, aqui nao tenho acentos.
Abracos.
srgrande
07/09/2008, 11:56
Desculpo a falta de acentos, mas seu tivesse no Canadá, iria atrás das Canadenses, pois deve ser mais divertido que discutir em Forum de macho.
Desculpo a falta de acentos, mas seu tivesse no Canadá, iria atrás das Canadenses, pois deve ser mais divertido que discutir em Forum de macho.
Auhauahaa, nao curto as Canadenses =P
As mulhereses so fazem se esfregar em vc, nao beijam nem porra nenhuma! Kkkkkkk...
Gosto mesmo das latinas =D
Brasileiras, Espanholas, Mexicanas, nurrrr.... Sem igual =)
Ah, nunca me faltou nada nao!
Tem tempo de sobre para o forum, mulheres, estudos.. auhauahaaa...
=***
DieselPower
07/09/2008, 19:47
Auhauahaa, nao curto as Canadenses =P
As mulhereses so fazem se esfregar em vc, nao beijam nem porra nenhuma! Kkkkkkk...
Gosto mesmo das latinas =D
Brasileiras, Espanholas, Mexicanas, nurrrr.... Sem igual =)
Ah, nunca me faltou nada nao!
Tem tempo de sobre para o forum, mulheres, estudos.. auhauahaaa...
=***
Abreu, traz uns manômetros da autometer quando vier...
Aí são bem baratos e fáceis de serem encontrados.
Garanto que a maioria do pessoal aqui do fórum compraria!
Abraço.
Abreu, traz uns manômetros da autometer quando vier...
Aí são bem baratos e fáceis de serem encontrados.
Garanto que a maioria do pessoal aqui do fórum compraria!
Abraço.
Eu bem queria filhu...
Mas ainda tenho 3 meses de Canada pela frente e minhas 2 malas ja passaram dos 32Kg...
=/
Abracos!
Joao Tavares
08/09/2008, 14:08
Bom pessoal estou mudando a configuração do meu troller , antes ele tinha coletor dimensionado , turbo original ,pressão de 1,3kg e uns bicos de maior vazão fornecido pela chevrolet tean, a fumaça e a mesma do bico original (este bico era usado nas s-10 do rally dos sertoes) , bom com esta configuração andou na frente de um troller 3.0 chipado ,agora a nova configuarção e um coletor novo duas turbinas uma original e outra maior, escap até o final de 3",2kg de pressão e novos bicos fornecido pelo mauricio da rask , falei com ele ele me disse que vai render uns 200cv , sem muita fumaça.
Ja usei estes bicos do maurico uma vez , só que sai muita fumaça com turbo original , ainda se vc colocar uma quarta marcha meio devagar vai tampar tudo atras.
Não sei se ajudei mas aqui vai minha experiencia , o bi-turbo ainda não ficou pronto ta montando.
Vou vender os bicos estão em perfeito funcionamento , ele tem numero só que não existe no catalogo da bosch.
Agora passar motor 3.0 de 163cv para 257cv só no chip , 94 cv meio impossivel.
srgrande
09/09/2008, 07:19
Só com "chip" não dá.
Mas, sem muita mudança, apenas com "chip" + aumento de pressão da turbina + filtros com mais vazão (ar e diesel) + escape maior, talvez chegue aproximadamente aos 250cv no motor.
Rodrigo Rigo
09/09/2008, 22:13
aki em campo grande ms nao tem vistoria de gases! um amigo meu tem um trller modificado com bomba bicos e turbina de alto rendimento solta muita fumaça mas ele diz que nunca encomodaram ele!!
Alguem conhece alguem que tarbalhou os dutos do cabeçote, segundo preparadores esta tarbalho gera um fluxo de até 40 % de ar pa a camara do motor, gerando na queima maior rendimento termico e diminuiria atempeatura na camara de combustão, assim não diminuiria a fumaça.
Será realmente viável este trabalho e o seu ganho de performance , ou é mais uma lenda.
E quanto a a utilização da turbina original, com rotores especiais, não seria recomentavel para "encher" mais rapido o motor acarretando resposta mais rapidas , porém o regime de rotação do motor se manteria quase original, seria assim necessária a utilização de bicos injetores especiais?
E quantoa vistoria de veiculos diesel em São Paulo a bomba injetora deverá esta lecrada ou não?
DieselPower
09/11/2008, 04:51
Retrabalho nos dutos do cabeçote trazem grandes ganhos em desempenho em motores ciclo Otto, porém nos Diesel não é a mesma coisa.
Da uma olhada no site da Rasch que fala sobre isso.
http://raschmotoren.com.br/default.htm
Abraço.
DieselPower
09/11/2008, 04:57
Bom pessoal estou mudando a configuração do meu troller , antes ele tinha coletor dimensionado , turbo original ,pressão de 1,3kg e uns bicos de maior vazão fornecido pela chevrolet tean, a fumaça e a mesma do bico original (este bico era usado nas s-10 do rally dos sertoes) , bom com esta configuração andou na frente de um troller 3.0 chipado ,agora a nova configuarção e um coletor novo duas turbinas uma original e outra maior, escap até o final de 3",2kg de pressão e novos bicos fornecido pelo mauricio da rask , falei com ele ele me disse que vai render uns 200cv , sem muita fumaça.
Ja usei estes bicos do maurico uma vez , só que sai muita fumaça com turbo original , ainda se vc colocar uma quarta marcha meio devagar vai tampar tudo atras.
Não sei se ajudei mas aqui vai minha experiencia , o bi-turbo ainda não ficou pronto ta montando.
Vou vender os bicos estão em perfeito funcionamento , ele tem numero só que não existe no catalogo da bosch.
E aí, já fez o serviço?
Como ficou?
srgrande
26/01/2009, 20:26
Instalei um BOOSTER no meu T4!!!
Detalhes do Booster que instalei num motor MWM 2.8 SPRINT:
Usei um solenoide, de ar condicionado do Santana, com tres "bicos", marca Valeo, comprado na concessionária VW por R$ 65,00.
Ele foi instalado na "mangueirinha" que liga a turbina na valvula wastegate.
Foi feita uma ligação eletrica, num botão tipo "avião caça", (R$ 45,00, achei mais baratos mas de qualidade inferior), instalado ao lado dos botões que acionam os vidros eletricos.
Esse botão, ao ser acionado, fecha o solenoide, fazendo com que a valvula não abra e a pressão da turbina chega a 26 PSI (quase 1,9kgf/cm2).
Desligado, a turbina chega a 20 PSI (1,4kgf/cm2), pressão normal p motor 2.8 com bicos maiores.
Fiz com um especialista em ar condicionado, pois foi o unico que apostou comigo nessa idéia.
2 horas de trabalho e mão-de-obra de R$ 100,00, que inclui mangueirinha maior, fios, presilhas, etc..
Ficou forte, com a vantagem de poder reduzir a pressão quando não preciso de desempenho.
Fotos e maiores detalhes em
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32981&page=3
srgrande
04/05/2009, 23:34
Alguem ja instalou um escape de 3 polegadas num veiculo com motor 2.8 MWM?
Só deixando o tópico entre meus favoritos...
Alguém sabe o que muda no mwm 3.0?
pistões? virabrequim?bielas?camisas?
Tipo como seria passar o 2.8 para 3.0?
Abraço
Alguém sabe o que muda no mwm 3.0?
pistões? virabrequim?bielas?camisas?
Tipo como seria passar o 2.8 para 3.0?
Abraço
Não existe MWM 3.0, mas sim International 3.0. São motores diferentes, o 2.8 continua saindo na S-10 como eletrônico, mas ainda 2.8.
No 2.8 mecanico para 2.8 eletrônico, existem essas diferenças de acordo com o Mauricio da Rasch Motorem (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=845413 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=845413))
"
Você vai encontrar modificações nos seguintes itens :
Tampa de válvulas (alojamento para o sensor)
Válvula WG do turbo (acionamento a vácuo)
Coletor de admissão (dutos mais longos)
Jogo de engrenagens
Carcaça de engrenagens (alojamento para o sensor / alojamento para bomba (combustivel)
Cabeçote (alojamento para injetores / furo para grampos de fixação de injetores).
Os itens citados são os substituidos ou adequados em uma eventual "mecanização".
"
Mauricio
Falando nele, o Maurício já preparou algum 2.8?
Existe sim Ojaneri...
É o 4.08TCE de 3.0 litros.
É da série Sprint assim como o 2.8 litros, tambem com 12 valvulas.
É muito provavel que dê para passar o 2.8 para o 3.0...
Entra em contato com a MWM...
Abraços.
Não existe MWM 3.0, mas sim International 3.0. São motores diferentes, o 2.8 continua saindo na S-10 como eletrônico, mas ainda 2.8.
No 2.8 mecanico para 2.8 eletrônico, existem essas diferenças de acordo com o Mauricio da Rasch Motorem (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=845413 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=845413))
"
Jogo de engrenagens
Carcaça de engrenagens (alojamento para o sensor / alojamento para bomba (combustivel)
Cabeçote (alojamento para injetores / furo para grampos de fixação de injetores).
Os itens citados são os substituidos ou adequados em uma eventual "mecanização".
"
Mauricio
João, eu não andaria na contra mão.
Quantos motores a diesel de 4 cilindros você conhece bi-turbo?
Hoje em dia temos motores a diesel moderníssimos e eles não precisam de 2 turbinas para funcionar bem...
Acho muito trabalho para render 200Cv, uma vez que o motor original, apenas com bomba e turbina abertas já rende mais de 160Cv...
Quanto ao motor 3.0, o que não faltam é exemplos deles preparados aqui.
Apenas com o chip, filtro, escape e mais pressão na turbina tem gente tirando 267 cavalos dele. São 107cv a mais que o original.
Abraços.
"
Jogo de engrenagens
"
Mauricio
Não sei se intendeu minha pergunta:
Gostaria de saber como se passa um mwm 2.8 para 3.0!
Não estou falando do motor que sai no troller e ranger.
É mwm eletrônico, que sai em pequenos caminhões VW.
Queria saber o que muda para se chegar nessa cilindrada partindo do bloco do mwm 2.8.
Pelo que dalmo me falou seriam os pistões, bicos, camisas, e algo na BI.
Abraço
Pensei nisso, pois, se ganhariam alguns cavalos com peças originais mwm!
Claro que isso compensaria quando tivesse de ser feita a retífica do motor.
Nesse tópico um colega está vendendo o mwm 3.0 dele:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39813
Abraço
picapesgm-Kiko
20/06/2009, 06:34
Olá
Tds os bombistas poem lacre depois de ajustes dentro de parametros legais (fiscalização tb quer ver lacre)
Abraços
Liguei para o Mauricio da Raschen que relatou não ser possível (até é, mas economicamente inviável e sem parâmetros de durabilidade e etc) passar o 2.8 para 3.0, pois há diferença nos alojamentos de camisas, entre outros detalhes...
srgrande
21/06/2009, 19:43
Liguei para o Mauricio da Raschen que relatou não ser possível (até é, mas economicamente inviável e sem parâmetros de durabilidade e etc) passar o 2.8 para 3.0, pois há diferença nos alojamentos de camisas, entre outros detalhes...
O Caveso,
Lembrei de voce porque semana passada vi o intercooler de uma picape Marrua e pareceu ser maior que do Troller 2.8 MWM. Não medi, mas achei grande!
Bom saber SR....
estou com um da S10 aqui, mas para o futuro, copiar o do marruá pode ser uam boa...
Valeu!
Caveso, tudo bem?
Pena não ser possível passar o mwm 2.8 para 3.0...
Você tem fotos do intercooler da S10?
Tem como me mandar, com outro objeto para comparar, ou me mande as medidas...quero saber se o meu é maior o menor.
Abraço
Zepi,
Embora seja inviável a principio, segundo o Maurício, o Elmer disse que fará no 6 bocas dele no momento oportuno. Pelo que entendi, a diferença nos colarinhos das camisas seriam o maior impedimento, mas, segundo o próprio Elmer, é possível preencher a canaleta com algum o'ring ou coisa do tipo....
Até teria coragem depois de ver um pronto..rsss
Sobre o intercooler: estou sem tempo de ir à oficina por esses dias, mas assim que for tiro as medidas pra você...
estevao.frc
23/06/2009, 12:27
att
Paulo
quanto vc quer nos 4?
cRiPpLe_rOoStEr
12/07/2009, 19:32
o 4.08TCE de 3.0 litros.
É da série Sprint assim como o 2.8 litros, tambem com 12 valvulas.
quais as diferenças principais desse motor para o power stroke que equipa a ranger e o troller? a propósito: será que é esse motor que virá na tão comentada sucessora da s10???
Elmer_Jeep
13/07/2009, 09:34
quais as diferenças principais desse motor para o power stroke que equipa a ranger e o troller? a propósito: será que é esse motor que virá na tão comentada sucessora da s10???
Pesquise por NGD x SPRINT, tem um tópico com esse assunto.
Lucas Nassif
15/05/2011, 13:22
Alguém sabe se o coletor de admissão do MWM 2.8 Eletrônico é Plug&Play no MWM 2.8 mecânico?
É que adquiri um Sprint 2.8 completo que era de um Volare A6 2001, e me ofereceram um coletor de admissão do Sprint Eletronico.
[]`s
Lucas,
O motor do volare eu acho que só saiu mecânico e o coletor eu acho (de novo) que é diferente do motor mecânico da S10.
Mas pra que coletor eletrônico no motor mecânico?
O Léo babiski colocou motor do volare no J dele e saca bem das diferenças entre os motores sprint.
abs
Lucas Nassif
15/05/2011, 14:50
Lucas,
O motor do volare eu acho que só saiu mecânico e o coletor eu acho (de novo) que é diferente do motor mecânico da S10.
Caveso, o desenho dos dois coletores são diferentes, mas quero saber se a "furação" do coletor do eletronico bate com a furação do mecanico.
Mas pra que coletor eletrônico no motor mecânico?
Lembro que li em algum lugar onde se falava de preparação do MWM 2.8, que a troca dos coletores melhorava o desempenho. Só não sei se é verdade. Na oficina tem um coletor do eletronico sobrando, e o Franz me falou que se eu quiser posso pegar ele pra colocar no meu Sprint. Mas só vou fazer isso se na prática melhorar em alguma coisa.
O Léo babiski colocou motor do volare no J dele e saca bem das diferenças entre os motores sprint.
abs
Tô ligado, já estamos conversando sobre isso.
Aliás, ele me disse que você estava procurando os suportes do motor que saiu no Sprint do Volare. Já achou?
O meu veio com esses suportes, mas vou ter que colocar o do Marruá.
[]`s
Elmer_Jeep
15/05/2011, 16:31
Compra o jogo de juntas que tu vai precisar usar no teu motor, ai pega a junta do coletor e encaixa nesse coletor do eletronico, se casar é pq a furação bate.
[]'s
Elmer_Jeep
15/05/2011, 16:51
lembrando que se for usar o coletor do motor TCE vai ter que fechar o furo onde vai instalado o Sensor de Pressão e Temperatura do Ar de Admissão (http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1076)
(peça nº5 do anexo)
[]'s
Lucas Nassif
15/05/2011, 18:12
Beleza, Elmer. Valeu! :concordo:
Você tem algum arquivo/catálogo do Sprint 4.07 TCA?
Se sim, tem como me enviar? :lol:
[]`s
Elmer_Jeep
15/05/2011, 19:42
Da uma olhada na seção de downloads, tem um tópico com catálogos e varias outras informações sobre sprint reunidas.
[]'s
Lucas, o suporte do Volare acho que não servirá para minha adaptação aqui.
Tem mais dois suportes do marruá sobrando aí?
Como o chassis é o mesmo do engesa, deve dar uma adaptação bacana.
Tem fotos dele?
Mas esse papo de conversor do eletronico melhorar desempenho deve ser conversa fiada.
Eu vou usar o coletor de descarga do volare que tem saída centralizada e não descolacada como o da S10.
Esse sim melhora (um pouco) a saída de gases....
Não é um dimensionado, mas melhor que o outro.
Além de melhorar o posicionamento da turbina.
Abs
Lucas Nassif
15/05/2011, 22:25
Lucas, o suporte do Volare acho que não servirá para minha adaptação aqui.
Tem mais dois suportes do marruá sobrando aí?
Como o chassis é o mesmo do engesa, deve dar uma adaptação bacana.
Tem fotos dele?
Mas esse papo de conversor do eletronico melhorar desempenho deve ser conversa fiada.
Eu vou usar o coletor de descarga do volare que tem saída centralizada e não descolacada como o da S10.
Esse sim melhora (um pouco) a saída de gases....
Não é um dimensionado, mas melhor que o outro.
Além de melhorar o posicionamento da turbina.
Abs
Vou ver na oficina se tem mais suportes do Marruá. Deve ter!
Sobre o coletor de admissao TCA x TCE, irei bater um papo direito com o Franz sobre isso e depois informo aqui a opinião dele.
O Léo me falou que você conseguiu bicos especiais a um preço bacana. Tem mais não? :mrgreen:
[]`s
Veja se te um par de suportes lá e mande foto pra eu ver....
Bicos por mp....
Luccas!!!!Vai largar a gasola de mão???Hehe!!!
Se achar um coletor de volare com a saída centralizada, avisa!
Preciso de um desses, pois no da S10 não cabe a turbina TGV!Ela fica pegando na saída do regulador de gases.
Abraços
Lucas Nassif
26/05/2011, 11:31
Luccas!!!!Vai largar a gasola de mão???Hehe!!!
Preciso de um desses, pois no da S10 não cabe a turbina TGV!Ela fica pegando na saída do regulador de gases.
Abraços
Vou sim, não demora e o 4.4L tá voando..
Na oficina tem mais 2 MWM do volare, o cara quer vender completo mas posso ver se ele não tem um coletor de bobeira lá..vou conversar com ele no sábado e te falo depois.
Por falar nisso, poe mais detalhes sobre o TGV no MWM, please. Estou interessado no assunto e direto vejo você e o Cavesgo comentando sobre isso. Se puder detalhar e colocar algumas fotos, agradeço!
Thanks! :concordo:
[]`s
Lucas, Soube algo do coletor???Se preciso for, envio o meu coletor de S10!
Quanto a turbina TGV, acho que ou abrir um tópico específico.
Mas em resumo essas turbina tem a intenção de diminuir drastiacamente o Lag dos motores diesel, fazendo num só equipamento uma turbina pequena em baixas rotações e grande em altas rotações!!!!
Na interenet tem muita explicação sobre isso!
Abraços
Lucas Nassif
30/05/2011, 11:52
Lucas, Soube algo do coletor???Se preciso for, envio o meu coletor de S10!
Quanto a turbina TGV, acho que ou abrir um tópico específico.
Mas em resumo essas turbina tem a intenção de diminuir drastiacamente o Lag dos motores diesel, fazendo num só equipamento uma turbina pequena em baixas rotações e grande em altas rotações!!!!
Na interenet tem muita explicação sobre isso!
Abraços
Zepi, acabou que conversei com o meca na sexta e como nada foi feito no Cascaozao durante a semana :freaking:, não fui lá no sábado. Sempre ligo antes, pois é muito chão (180km ida e volta) pra andar e chegar lá e não ver novidade né.. :putz:
Vou nesse sábado agora dia 4, e vejo se tem o coletor pra você. :concordo:
Conheço o funcionamento do TGV, e como o patrão tem uma hilux AT, é perceptível as vantagens desse sistema comparado a uma turbina comum. Deve ficar show de bola no MWM, estou estudando a possibilidade de colocar uma turbina dessas no meu motor ...
[]`s
Bernardo Hoelz
30/05/2011, 12:57
Conheço o funcionamento do TGV, e como o patrão tem uma hilux AT, é perceptível as vantagens desse sistema comparado a uma turbina comum. Deve ficar show de bola no MWM, estou estudando a possibilidade de colocar uma turbina dessas no meu motor ...
[]`s
Nassif, cai pra dentro da TGV logo rapaz!
Com aqueles bicos especiais que te falei vai ficar muito forte.
Abrs,
Abrs,
Nossa!!!!Fica duka!!!
Segundo relatos do Rasch pode chegar a 170cv com bicos e tgv!!!!
Acho que não vou ir de bicos especiais pois quero viajar bastante e poluir pouco...hehe!!!
E acho que com a TGV já estarei bem de pocotós!!!
Abraços
Nossa!!!!Fica duka!!!
Acho que não vou ir de bicos especiais pois quero viajar bastante e poluir pouco...hehe!!!
E acho que com a TGV já estarei bem de pocotós!!!
Abraços
Se a TGV for bem dimensionada ao bico com maior vazão, o motor não poluirá mais.....
Trotta.79
30/05/2011, 17:39
Meu MWM tem 132,8 cv a 1800 rpm. Ficaria plenamente satisfeito se colocasse bicos maiores e um turbininha TGV e o motor rendesse 120cv a 1200 rpm. Não quero potência, quero torque em baixa rotações para rodar meus sapatos 33". Alguns preparadores estão muito voltados para rally e sempre buscam alta potência com consequente alto giro.
Valeu
Lucas Nassif
30/05/2011, 23:26
Abrs,
Então, mas é o que tava falando pro Caveso via MP...
Tá, beleza que a TGV sopra numa RPM mais baixa, mas não estrangula em alta? (Turbina de motor 2.5 em um 2.8... :pensativo: )
Sei lá, mas eu ainda estou mais na ideia da turbina do MWM 3.0, a mesma dos VW Dellivery 8.150. Essa turbina com a WG mexida sopra a incríveis 1.9kg, e duvido que a mais de 1800 RPM. É só observar esses caminhoezinhos no trânsito, um pouco acima da lenta já dá pra escutar a turbina assoviando... Se no meu 2.8 começar a soprar a 1500/1600 RPM já tá ótimo!
No mais, estou aqui na arquibancada esperando o Zepi e/ou Caveso testarem essas TGV`s na prática!
Quem sabe num pulo pra TGV também... :pipoca:
[]`s
Lucas Nassif
30/05/2011, 23:32
Nossa!!!!Fica duka!!!
Eu acredito em mais potência. Só com os bicos (Fratelli/Rasch) já passa de 132cv pra ~155/160cv. Com a TGV passa de 170 com certeza. :pensativo:
Que isso mousss, instala esses bicos e faz um pente fino na regulagem! :concordo:
[]`s
Lucas,
Essa TGV da nissan é a "mesma" do caminhão MB Acello, que se não me engano tem motor de 3 litros de cilindrada...
Lucas Nassif
30/05/2011, 23:42
Lucas,
Essa TGV da nissan é a "mesma" do caminhão MB Acello, que se não me engano tem motor de 3 litros de cilindrada...
Huuuuuum, já ficou interessante!! :concordo:
Sabe o código dessa sua ae?
Turbina GARRET GT2056V VNT (TGV) da Nissan frontier 2010....
Vinícius Mourão
31/05/2011, 00:12
Cara, aproveitando... porque a diferença de 28cv nas versões da frontier? Será reprogramação? Ou tem haver com turbina? Olha o texto que encontrei....
Nissan Frontier 2012 chega agora em maio!
Versão de entrada
A versão de entrada, Frontier XE, equipada com motor 2.5l a diesel de 144 cavalos (36.3 kgfm de torque a 4000 rpm) e câmbio manual de seis marchas ganhou vidros dianteiros e traseiros elétricos de série. A versão continua com direção hidráulica, retrovisores e travas elétricos, regulagem de altura do banco do motorista, limpador de parabrisa com sensor de velocidade, imobilizador de motor e rodas de liga leve 16 polegadas.
Versão intermediária
A versão intermediária SE oferece tudo da XE, acrescido das novidades: grade frontal cromada, estribos laterais e novo rádio AM/FM com CD e MP3. O modelo também oferece chave com controle keyless, freios ABS com EBD, airbag duplo e cinto de segurança dianteiro com pré tensionadores.
Versão topo de linha
A Frontier LE tem motor mais potente, o 2.5l 16V turbodiesel de 172 cavalos e 41,1 kgfm de torque a 2000 rpm. Existe a opção do câmbio manual de seis velocidades ou automático de cinco. A novidade foi o acabamento interior escuro que todas as outras versões ganharam. Além do motor, o diferencial da versão fica por conta do piloto automático com controle no volante, farois de neblina, espelho retrovisor interno eletrocrômico, bússola digital, revestimento em couro dos bancos, volante e manopla de câmbio, sistema de fixação de carga Cargo Channel, rádio com capacidade para até seis CD’s e rack de teto.
ALIAZ NO PROPRIO SITE DA NISSAN CONSTA ESSA DIFERENÇA, LEMBRANDO QUE E O MESMO MOTOR 2.5 L 16V, turbo diesel eletrônico.
Lucas Nassif
31/05/2011, 08:08
Turbina GARRET GT2056V VNT (TGV) da Nissan frontier 2010....
Thanks! :concordo:
Lucas Nassif
04/06/2011, 12:53
Zepi, na oficina não tem esse coletor, mas o Franz sabe onde tem e ficou de olhar o preço e me falar na 2a feira, ok?
Assim que souber te informo.
[]`s
Lucas Nassif
15/06/2011, 20:53
Galera,
há uns tempos atrás li por aqui alguém falando que a Wast Gate da turbina TGV da frontier tem acionamento a vácuo, inclusive discussão sobre onde pegar esse vácuo no motor.
Aqui na oficina estão passando os Marruá`s eletrônicos (MWM 4.07TCE) para mecânico (4.07TCA). A turbina original do TCE também tem a WG a vácuo, mas aqui estão modificando esse sistema da WG e fazendo com que o acionamento seja através da pressão da turbina igual do TCA.
Hoje vi ao vivo um MWM eletrônico "convertido" pra mecânico com essa preparação na WG, e a coisa funfa mesmo!!
Fica a dica aí caso alguém queira tentar fazer o mesmo nas TGV`s e acabar com esse negócio de acionamento a vácuo.
[]`s
Tem fotos da adaptção, Lucas?
Se não tiver, providencie! kkkkkkkkkkkk
Valeu
Lucas Nassif
16/06/2011, 08:11
Tem fotos da adaptção, Lucas?
Se não tiver, providencie! kkkkkkkkkkkk
Valeu
No momento eu só tenho fotos que tirei ontem do MWM que estava acabando de ser convertido pra mecânico (funfou ontem mesmo).
Tem um outro Marruá lá, que foi convertido a mais tempo e está rodando normal (esse é 2010 e tem pouco mais de 8 mil kms rodados, mas mesmo com essa pouca km rodada já tinha gasto 4 jogos de bicos eletronicos, estava dando prejuízo com essas trocas e a única saída foi passar pra mecânico).
Vou providenciar as fotos da WG depois e posto aqui!
Lucas Nassif
17/09/2011, 18:16
Dentro de 2 semanas o Tôrim vai pro estaleiro, terá seu motor convertido pra mecânico. Nada de eletrônica mais!
Assim que o motor roncar novamente, irá ganhar um fôlego extra. Inicialmente mexendo na bomba e bicos e quem sabe um Booster. (http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/32981-booster-em-motor-diesel-3.html)
Em tempo: Entre os diversos sensores e atuadores que vão sobrar, vou colocar a venda o módulo de injeção reprogramada pela REIKO, 194cv e 47kg de torque. O MWM TCE vira outro com essa reprogramação.
Para mais detalhes entrar em contato via MP.
[]`s
Lucas , não entendi o que vc falou sobre a WG....vc disse que modificaram para ser acionada pela pressao da turbina, mas que eu saiba a WG é acionada exatamnte dessa forma....
Abraços
pessoal, alguem ja trocou a turbina do troller por outra com efetiva melhora?
a minha ta com uma folga daquelas e estou estudando o que fazer...
valeu
alanjipe
20/06/2012, 15:40
Galera o que foi que deu sobre as mudanças de turbinas nos motores 2.8, também estou interessado nessas TGV
Por curiosidade entrei em contato com o Mauricio da Raschmotoren para saber como aumentar a potência do MWM 2.8 para o Troller, ele passou os seguintes valores porém sem muita informação:
..:: Rasch Motoren - Diesel Performance ::.. (http://raschmotoren.com.br/default.htm)
Injetores maior vazão = 160 cv - $ 1.500.00 + coletor e turbo = 190 cv - $ 3.660.00
Alguém já modificou o motor do Troller 2.8 para aumentar a potência? Compromete muito a vida útil do motor?
Abrs
spike
esses valores é pra fazer biturbo?
uma vez falei com esse pessoal e me disseram que so tinham bicos bem maiores para colocar duas turbinas (original + outra maior).
ai pra tras nesse topico tem bastante informação.
hoje tenho bomba com mais oleo, turbina com a regulagem lacrada pra mais pressão e bomba eletrica.
fico bom, agora se chega nos 160 nao sei.
190 com certeza nao heheheh. gostaria!!
abraço
DieselPower
12/04/2013, 23:57
spike
esses valores é pra fazer biturbo?
uma vez falei com esse pessoal e me disseram que so tinham bicos bem maiores para colocar duas turbinas (original + outra maior).
ai pra tras nesse topico tem bastante informação.
hoje tenho bomba com mais oleo, turbina com a regulagem lacrada pra mais pressão e bomba eletrica.
fico bom, agora se chega nos 160 nao sei.
190 com certeza nao heheheh. gostaria!!
abraço
Vermeio,
Tá aí uma coisa que já ouvimos falar muito, porém nunca encontramos alguém que tenha feito.
Você tem a bomba elétrica instalada?
Que bomba esta utilizando?
Utilizou dosador HP ou HPI? Que pressão está regulada na entrada da bomba injetora?
Percebeu muita diferença no desempenho depois da bomba elétrica?
Tem fotos da adaptação?
Sobre sua preparação, apenas com ajustes na bomba pode-se chegar a 170 cv, porém a EGT sobe muito e a fumaça também!
Os 160 cv seriam o máximo com turbina e bicos originais, mantendo um EGT " aceitável e com razoável fumaça...
A grande diferença dos bicos com maior vazão, é que eles injetam maior quantidade de diesel no momento correto da ignição, ou seja aumentam quantidade e não tempo de injeção, ocasionando uma queima mais uniforme e menos fumaça...
Já o aumento do débito da BI, aumenta o tempo de injeção, fazendo com que um pouco de diesel seja injetado antes/depois do momento da ignição, e por consequência gerando fumaça.
Sobre a turbina original, não vale a pena alterar a haste da WG, pois acaba gerando Back Pressure e reduzindo drasticamente a potência em altas RPM´s. O melhor custo/benefício é manter a regulagem original, que associado ao aumento de débito da WG acaba gerando uma pressão final de aproximadamente 1,4 kgf/cm2.
Faça o teste, reduza a pressão de sua turbina para 1,4 e veja como o motor vai render melhor acima de 2.500 - 3.000 RPM.
Grande Abraço!
Leandro-SC
13/04/2013, 17:04
O meu esta com 1,4 e diesel original, porem passou dos 3500 giros a pressao vai caindo em 4000 ta em 1,0. to pensando em dar uma meia volta no diesel, pq ele nao fumaceia nada, comparado a outros que vejo por ai.
Vermeio,
Tá aí uma coisa que já ouvimos falar muito, porém nunca encontramos alguém que tenha feito.
Você tem a bomba elétrica instalada?
Que bomba esta utilizando?
Utilizou dosador HP ou HPI? Que pressão está regulada na entrada da bomba injetora?
Percebeu muita diferença no desempenho depois da bomba elétrica?
Tem fotos da adaptação?
Sobre sua preparação, apenas com ajustes na bomba pode-se chegar a 170 cv, porém a EGT sobe muito e a fumaça também!
Os 160 cv seriam o máximo com turbina e bicos originais, mantendo um EGT " aceitável e com razoável fumaça...
A grande diferença dos bicos com maior vazão, é que eles injetam maior quantidade de diesel no momento correto da ignição, ou seja aumentam quantidade e não tempo de injeção, ocasionando uma queima mais uniforme e menos fumaça...
Já o aumento do débito da BI, aumenta o tempo de injeção, fazendo com que um pouco de diesel seja injetado antes/depois do momento da ignição, e por consequência gerando fumaça.
Sobre a turbina original, não vale a pena alterar a haste da WG, pois acaba gerando Back Pressure e reduzindo drasticamente a potência em altas RPM´s. O melhor custo/benefício é manter a regulagem original, que associado ao aumento de débito da WG acaba gerando uma pressão final de aproximadamente 1,4 kgf/cm2.
Faça o teste, reduza a pressão de sua turbina para 1,4 e veja como o motor vai render melhor acima de 2.500 - 3.000 RPM.
Grande Abraço!
Oi diesel ppoderei tenho ela instalada, nao sei ao certo de que carro é. Me falaram que seria de monza, mas nao tenho certeza.
Qual a diferença entre HP e hpi?
nao vou conseguir te dar muitas informações porque a empresa que fez a geral na bomba ano passado sugeriu colocar e dei ok.
Com isso nao pude acompanhar comp gostaria. Se nao estou enganado a pressão e 0,5, mais que isso iria estragar o reparo da bomba.
Dificl dizer sobre a melhoria pois minha bomba foi toda alterada juntamente com a colocação da bomba eletrica, nao tenho o comparativo certo mas no geral esta bem melhor. Já tinha bomba alterada antes.
Ela foi instalada junto do motor como pode ver pela foto, ligação eletrica na mesma da solenóide da bi.
vou fazer o teste que vc diz da regularem da wg, infelizmente vou viajar por 20 dias então so na volta.
Qual bicos você recomendaria?
egt seria a temperatura dos gases depois da saída do bloco?
Eu tinha instalada o superlda mas a pessoa que fez a bomba preferiu retirar, conhece? Vc usaria?
eu sempre achei que o debito da bi aumentava a pressão do combustível fazendo com que injetasse mais... Obviamente tenho muito o que aprender. Teus comentários já clarearam algumas coisas..vou acompanhr o tópico...
abraço
DieselPower
13/04/2013, 23:43
O meu esta com 1,4 e diesel original, porem passou dos 3500 giros a pressao vai caindo em 4000 ta em 1,0. to pensando em dar uma meia volta no diesel, pq ele nao fumaceia nada, comparado a outros que vejo por ai.
Leandro,
Se você nunca alterou o débito de sua BI, experimente girar apenas 1/4 de volta (sentido horário) no parafuso do débito. A diferença é bem perceptível.
Agora, se ela é toda original a pressão da turbina deveria esta em 1,2 a 1,3 kgf/cm2. Se você abrir BI (aumentar o débito), provavelmente a pressão irá aumentar.
Outra opção é retirar a tampa da LDA, em seguida (com cuidado) retirar a membrana e abaixar a engrenagem interna até embaixo. Depois monta tudo novamente. Desta maneira, a BI vai enviar mais diesel apenas quando existir pressão positiva no coletor, reduzindo a fumaceira nas saídas de lombada, por exemplo.
Agora, pelo que relata, parece que sua BI está com dificuldade de alimentar o motor em altas RPM´s, pode ser sinal de desgaste na bomba de palhetas... De qualquer maneira, se ela esta pegando facilmente pela manhã, pode esperar mais um pouco antes de uma revisão.
Grande abraço.
DieselPower
13/04/2013, 23:53
Com isso nao pude acompanhar comp gostaria. Se nao estou enganado a pressão e 0,5, mais que isso iria estragar o reparo da bomba.
Vermeio, está informação é muito importante para meu projeto. Teria como perguntar para seu mecânico qual pressão inicial e final está regulada?
Quanto tempo faz que esta com a bomba elétrica instalada? Já percorreu muitos km? Algum problema até agora?
Qual bicos você recomendaria?
Existem 2 opções confiáveis no mercado: Bicos da Rasch Motoren (que são Bosch, com referência guardada a 7 chaves) ou os Fratelli Bosio, italianos e com fabricação própria que são vendidos no Brasil pela Naut Part Diesel. Ambos possuem 30% a mais de vazão, resultando em 160cv com todo o resto original.
egt seria a temperatura dos gases depois da saída do bloco?
Exatamente. Talvez este seja o equipamento de monitoramento mais importante para o motor.
Eu tinha instalada o superlda mas a pessoa que fez a bomba preferiu retirar, conhece? Vc usaria?
Já escutei vários relatos positivos, o principio de funcionamento é simples e correto. Eu usaria com certeza, porém antes ele era vendido por um valor, digamos, mais justo. Agora está um pouco caro. A função dele é injetar mais diesel quando temos pressão positiva. O segredo dele é o talento na regulagem da BI depois da instalação do Kit.
Abraço!
Vermeio, está informação é muito importante para meu projeto. Teria como perguntar para seu mecânico qual pressão inicial e final está regulada?
Quanto tempo faz que esta com a bomba elétrica instalada? Já percorreu muitos km? Algum problema até agora?
Existem 2 opções confiáveis no mercado: Bicos da Rasch Motoren (que são Bosch, com referência guardada a 7 chaves) ou os Fratelli Bosio, italianos e com fabricação própria que são vendidos no Brasil pela Naut Part Diesel. Ambos possuem 30% a mais de vazão, resultando em 160cv com todo o resto original.
Exatamente. Talvez este seja o equipamento de monitoramento mais importante para o motor.
Já escutei vários relatos positivos, o principio de funcionamento é simples e correto. Eu usaria com certeza, porém antes ele era vendido por um valor, digamos, mais justo. Agora está um pouco caro. A função dele é injetar mais diesel quando temos pressão positiva. O segredo dele é o talento na regulagem da BI depois da instalação do Kit.
Abraço!
Diesel
99% de certeza que a pressão e essa, estou saindo em viagem internacional hj a noite então nao consigo ligar pra eles.
MÁ idéia e bem pouca pressão so para deixar a bi 100% alimentada em qualquer situação.
Liga lá na oficina, o numero e 55 33141100. Fala com o Jorge, e um uruguaio que fez a instalação da minha bomba eletrica, ele e gente boa. Fala que eu te passei o fone, matias do troller de passo fundo.
Ja instalei a uns 6 meses mais ou menos, mas nao rodei muitos pois nao uso eles no dia a dia, uns 600 km no máximo.
Até agora sem problema, pra pegar então parece q o motor acorda antes de terminar de girar a chave kkk.
Sabe se o preços dos bicos são semelhantes?
voce tem relógio para acompanhar a egt? Acho isso importante? Qual a temperatura original?
Faltou uma parte...
Eu gostava do super lda, logo que instalei já tinha a bi alterada e diminui significativamente a famuca, na minha visão ela deixa a atuação do lda mais proporcional a pressão do coletor, quando a turbina começa a encher ela nao manda tanto a ponto da fumaceira, talvez com bicos especiais isso nao seja tão perceptível quanto com o debito avançado.
O produto e bem simples de fazer, e so um espaçador de nylon qual vai antes da tampa do lda e uma mola maior. Facilmente da pra ser produzido, a questão e achar uma mola maior que a original com elasticidade parecida mais macia. Infelizmente essa peca ficou na oficina e se perdeu.
Diesel, o que você achar de colocar tubuna maior nesse motor? Tenho um amigo que esta colocando uma k16 no troller dele...
Diz o mecanico esse que pega do a borgwarner com rigor de titânico nao teria perda em baixa... Ele nao me convenceu muito e como meu uso e pra trilha, prefiro ter uma baixa forte a ganhar cavalaria em alta...
abraco!!!
DieselPower
14/04/2013, 12:04
Vermeio,
Obrigado pelas informações, entrarei em contato com o Jorge na segunda-feira.
Sobre o EGT, sem dúvidas é o instrumento mais importante para monitorar a saúde do motor, pois qualquer alteração no funcionamento (mais/menos diesel, mais/menos ar e etc) gera uma mudança instantânea na EGT, onde você pode tirar o pé e etc...
A recomendação é instala-la no centro do coletor de admissão, antes da turbina, porém eu tenho dó de furar o coletor e quando for instalar o meu será na curva de saída da turbina, bem próxima a ela. Isto faz com que a resposta fique um pouco mais lenta, mas nada que impeça o correto funcionamento do instrumento.
Sobre a turbina, a K16 saiu original no Sprint 3.0 e no Cummins 3.9, e é capaz de gerar maior potência, porém com certeza irá elevar o LAG e a potência ficará disponível em RPM´s mais elevadas.
Neste tópicos tem muita informação sobre turbina e bicos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/40049-parecer-do-tecnico-sobre-bicos-retrabalhados-print.html
Preparação MWM Sprint (http://4x4test.4x4brasil.com.br/forum3/showthread.php?t=54623)
Conversando com o Sérgio Augusto (entende muito de turbina) ele me passou uma configuração de turbina para meu objetivo (200 cv), segue comentário dele:
"Diesel:
TEORICAMENTE, para uns 200Cv no SPRINT 2.8 @3600rpm, com um BOM INTERCOOLER, seriam necessários 1,62Kg(razão de pressão no 2,91)coletor, para mandar umas 27,87 lib/min, de fluxo. Um turbina que te dá essa condição por exemplo, é a MASTER POWER R494, com CARCAÇA FRIA .50 OU .60, o rotor do compressor tem 49mm.x70mm. ,e o rotor do eixo tem 49,5mm.x64mm., e pode-se usar uma CARCAÇA QUENTE .36(fica ANIMAL!). Pode ver que esta trubina tem o rortor do compressor MAIOR que a GT 22(2259), e o rotor da turbina(eixo), menor.
Abraço.
Sérgio."
Vermeio,
Obrigado pelas informações, entrarei em contato com o Jorge na segunda-feira.
Sobre o EGT, sem dúvidas é o instrumento mais importante para monitorar a saúde do motor, pois qualquer alteração no funcionamento (mais/menos diesel, mais/menos ar e etc) gera uma mudança instantânea na EGT, onde você pode tirar o pé e etc...
A recomendação é instala-la no centro do coletor de admissão, antes da turbina, porém eu tenho dó de furar o coletor e quando for instalar o meu será na curva de saída da turbina, bem próxima a ela. Isto faz com que a resposta fique um pouco mais lenta, mas nada que impeça o correto funcionamento do instrumento.
voce quis. Dizer exaustão certo? Pelo que entendi egt seria a temperatura dos gases de saída...
Um aumento de potência nao faz com que obrigatoriamente a queima seja maior e consequentemente mais temperatura?
Sobre a turbina, a K16 saiu original no Sprint 3.0 e no Cummins 3.9, e é capaz de gerar maior potência, porém com certeza irá elevar o LAG e a potência ficará disponível em RPM´s mais elevadas.
Neste tópicos tem muita informação sobre turbina e bicos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/40049-parecer-do-tecnico-sobre-bicos-retrabalhados-print.html
Preparação MWM Sprint (http://4x4test.4x4brasil.com.br/forum3/showthread.php?t=54623)
Conversando com o Sérgio Augusto (entende muito de turbina) ele me passou uma configuração de turbina para meu objetivo (200 cv), segue comentário dele:
"Diesel:
TEORICAMENTE, para uns 200Cv no SPRINT 2.8 @3600rpm, com um BOM INTERCOOLER, seriam necessários 1,62Kg(razão de pressão no 2,91)coletor, para mandar umas 27,87 lib/min, de fluxo. Um turbina que te dá essa condição por exemplo, é a MASTER POWER R494, com CARCAÇA FRIA .50 OU .60, o rotor do compressor tem 49mm.x70mm. ,e o rotor do eixo tem 49,5mm.x64mm., e pode-se usar uma CARCAÇA QUENTE .36(fica ANIMAL!). Pode ver que esta trubina tem o rortor do compressor MAIOR que a GT 22(2259), e o rotor da turbina(eixo), menor.
Abraço.
Sérgio."
Só meio grosso nisso aqui então vo pergunta, essa turbina r494 que falas aqui nao e maior que a k16?
a original do troller e gt20 certo?
Vou olhar novamente estes tópicos aí..
abraço
Gostaria de aumentar a potência, porém sem investir muito, somente trocando os bicos de maior vazão da raschmotoren
não seria o suficiente?
Tem a indicação do instrumento ideal para monitorar a EGT?
Abs
DieselPower
15/04/2013, 13:11
voce quis. Dizer exaustão certo? Pelo que entendi egt seria a temperatura dos gases de saída...
Um aumento de potência nao faz com que obrigatoriamente a queima seja maior e consequentemente mais temperatura?
Exatamente, coletor de exaustão! EStava pensando em uma coisa e escrevendo outra... :parede:
Se você manter uma boa relação combustível X comburente, e utilizar um intercooler eficiente a elevação da EGT não será tão grande...
Só meio grosso nisso aqui então vo pergunta, essa turbina r494 que falas aqui nao e maior que a k16?
a original do troller e gt20 certo?
Mas esta turbina é para alimentar 200cv, inclusive é por isso que o Sérgio recomendou trocar a carcaça quente por uma .36, para reduzir o LAG.
Sim, o Sprint original é equipado com GT20.
DieselPower
15/04/2013, 13:13
Gostaria de aumentar a potência, porém sem investir muito, somente trocando os bicos de maior vazão da raschmotoren
não seria o suficiente?
Tem a indicação do instrumento ideal para monitorar a EGT?
Abs
Só a troca de bicos já deixa o motor com aproximadamente 160cv, ou seja, dificilmente alguém precisará mais potência em utilizações normais.
Sobre um manômetro para monitorar a EGT, os melhores são os "gringos" da Autometer ou Banks, mas existem boas opções nacionais como ODG e Guster.
As turbinas TGV da nissan frontier 2.5 e do MB accelo, são boas pedidas também...
Só a troca de bicos já deixa o motor com aproximadamente 160cv, ou seja, dificilmente alguém precisará mais potência em utilizações normais.
Sobre um manômetro para monitorar a EGT, os melhores são os "gringos" da Autometer ou Banks, mas existem boas opções nacionais como ODG e Guster.
Diesel
Show de bola!!! Como não entendo...
Em relação a troca dos bicos presumo que será necessário um especialista!
Para o manômetro acredito que seja esse?
Auto Meter (http://www.autometer.com/cat_gaugedetail.aspx?gid=2489&sid=2)
Você saberia nos dizer qual é a temperatura de trabalho e qual é a máxima admissível?
Abs
Frederico Mendes
15/04/2013, 17:36
Ei!
estou "assistindo por fora", mas tambem tenho interesse, em aumentar a potencia/torque do meu 2.8.
Uma dúvida, qual a preparação para ele "freiar melhor"?, afinal, ele ja é ruim para parar com os 110cv (130cv), imagino com a cavalaria que querem colocar....
Leandro-SC
15/04/2013, 17:39
Olá Diesel
E o consumo com este 160cv? e qual o valor desses bicos novos?
E esse papo de alguns micro onibus da volare usa o mesmo motor com bicos e tubinas mais fortes é vedade?
DieselPower
15/04/2013, 21:28
Diesel
Show de bola!!! Como não entendo...
Em relação a troca dos bicos presumo que será necessário um especialista!
Para o manômetro acredito que seja esse?
Auto Meter (http://www.autometer.com/cat_gaugedetail.aspx?gid=2489&sid=2)
Você saberia nos dizer qual é a temperatura de trabalho e qual é a máxima admissível?
Abs
É este manômetro mesmo, mas tem que comprar o Termopar também.
Sobre a troca de bicos, qualquer Bosch Truck Service faz pra você... É rapidinho.
Sobre EGT, tem algumas informações interessantes aqui:
Motores Diesel - Fumaça Preta, EGT, Temperatura Alta e Chip de Potência (http://www.sfichips.com.br/website/index.php?option=com_content&view=article&id=66&Itemid=66)
Abraço!
DieselPower
15/04/2013, 21:31
Olá Diesel
E o consumo com este 160cv? e qual o valor desses bicos novos?
E esse papo de alguns micro onibus da volare usa o mesmo motor com bicos e tubinas mais fortes é vedade?
O consumo com os bicos novos não costuma se alterar, pois você acaba andando com o pé mais leve nas mesmas velocidades.
Mas se "tochar o pé" é claro que vai consumir mais.
Os bicos Rasch, se não me engano, estão R$ 1.500,00, já os Fratelli R$ 1.000,00.
Sobre o Volare, certa vez vi em um catálogo de peças de reposição que eles utilizam a K16, mas não sei se a informação realmente procede.
Abraço.
Ei!
estou "assistindo por fora", mas tambem tenho interesse, em aumentar a potencia/torque do meu 2.8.
Uma dúvida, qual a preparação para ele "freiar melhor"?, afinal, ele ja é ruim para parar com os 110cv (130cv), imagino com a cavalaria que querem colocar....
É uma preocupação minha também....
No meu caso vou usar hidrobooster da F-250...
É uma preocupação minha também....
No meu caso vou usar hidrobooster da F-250...
Em relação a dar um UP nos freios o sergio fez uma adaptaçao no Tarja. dá uma olhada lá
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/107827-troller-tarja-preta.html
Abs
Em relação a dar um UP nos freios o sergio fez uma adaptaçao no Tarja. dá uma olhada lá
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/107827-troller-tarja-preta.html
Abs
Veleu Spike!
Murillus
21/04/2013, 18:45
acompanhando o topico
DieselPower
27/04/2013, 22:14
Galera,
Continuei com as pesquisas e cheguei a seguinte conclusão:
Podemos utilizar qualquer bomba elétrica de combustível, pois não precisará uma grande pressão/vazão. O dosador deve ser um HP pequeno (e barato), o qual deverá ser regulado com 0,5 bar de pressão. Segundo informações, a pressão máxima na entrada da BI deve ser de 0,8 bar, como não pretendo arriscar, vou trabalhar com 0,5 bar mesmo.
Vou instalar um manômetro de pressão de combustível para monitoramento, mas estou pensando em deixálo no cofre do motor, próximo a bomba elétrica.
Seguem mais informações a respeito:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/48083-mwm-sprint-bomba-alimentadora.html
e
Melhorando a alimentação do motor MWM 2.8 Sprint 4.07 [Tutorial] - Clube da Graxa (http://www.clubedagraxa.com.br/blog/melhorando-a-alimentacao-do-motor-mwm-2-8-sprint-4-07-tutorial/)
Abraço!
Galera,
Continuei com as pesquisas e cheguei a seguinte conclusão:
Podemos utilizar qualquer bomba elétrica de combustível, pois não precisará uma grande pressão/vazão. O dosador deve ser um HP pequeno (e barato), o qual deverá ser regulado com 0,5 bar de pressão. Segundo informações, a pressão máxima na entrada da BI deve ser de 0,8 bar, como não pretendo arriscar, vou trabalhar com 0,5 bar mesmo.
Vou instalar um manômetro de pressão de combustível para monitoramento, mas estou pensando em deixálo no cofre do motor, próximo a bomba elétrica.
Seguem mais informações a respeito:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/48083-mwm-sprint-bomba-alimentadora.html
e
Melhorando a alimentação do motor MWM 2.8 Sprint 4.07 [Tutorial] - Clube da Graxa (http://www.clubedagraxa.com.br/blog/melhorando-a-alimentacao-do-motor-mwm-2-8-sprint-4-07-tutorial/)
Abraço!
Ai diesel, botou a bomba? Quais as impressões?
abraco
DieselPower
04/05/2013, 18:12
Ai diesel, botou a bomba? Quais as impressões?
abraco
Vermeio,
Ainda não coloquei...
Ainda não consegui encostar a viatura para isso.
Agora estou com outra dúvida, vi que todos aqui instalaram a bomba antes do filtro de diesel, fazendo com que o combustível esteja devidamente pressurizado ao passar por este filtro... Será que esta pressão não pode danificar o filtro?
E se instalássemos entre o filtro e a BI, será que a bomba consegue sugar o diesel após o filtro? Será que irá força-la em demasia?
Aproveitando o papo sobre filtro de diesel, será que utilizando o filtro do MWM Sprint 6.07 não teríamos uma maior vazão de combustível?
Seria mais fácil para a BI sugar o diesel através de um filtro com menor restrição?
pois olhe.... nao saberia responder tua pergunta do filtro...
nao sei como ele é por dentro mas acredito que com essa pressão baixa nao deve te problema.
pela logica o filtro do 6 boca tem que ter maior vazão né...
falando em filtro comprei um K&N pra botar no meu...vamos ver
essa semana ja vou fazer a alteração na haste da WG, sabe dizer qual o comprimento da haste original?
abraço
DieselPower
04/05/2013, 19:02
falando em filtro comprei um K&N pra botar no meu...vamos ver
essa semana ja vou fazer a alteração na haste da WG, sabe dizer qual o comprimento da haste original?
Vermeio,
Eu tomaria muito cuidado com estas duas questões...
O filtro K&N tem menor restrição, mas será que realmente filtra todo o pó? Para quem anda em estrada de chão, pode ser um problema... Isto já gerou muita discussão por aqui... Eu não arrisco.
Já o aumento da pressão da turbina através da alteração da regulagem da Waste Gate, gera Back Pressure, elevadno a resposta em baixas rotações mas reduz bastante a potência em alta.
Abraço.
Vermeio,
Eu tomaria muito cuidado com estas duas questões...
O filtro K&N tem menor restrição, mas será que realmente filtra todo o pó? Para quem anda em estrada de chão, pode ser um problema... Isto já gerou muita discussão por aqui... Eu não arrisco.
Já o aumento da pressão da turbina através da alteração da regulagem da Waste Gate, gera Back Pressure, elevadno a resposta em baixas rotações mas reduz bastante a potência em alta.
Abraço.
minha WG esta "esguelada", vou reduzir para ver se melhora em alta...
quanto a restrição do K&N, ja vi as discuções aqui mas nao consegui provas de sim ou nao sobre essa questão
vou arriscar usar um pouco e ver como fica a parte interna ... veremos!!
mas de qualquer jeito acho que a troca do filtro por algo com mais vazão de suma importancia para a melhoria do desempenho
abraço!
DieselPower
04/05/2013, 21:52
minha WG esta "esguelada", vou reduzir para ver se melhora em alta...
quanto a restrição do K&N, ja vi as discuções aqui mas nao consegui provas de sim ou nao sobre essa questão
vou arriscar usar um pouco e ver como fica a parte interna ... veremos!!
mas de qualquer jeito acho que a troca do filtro por algo com mais vazão de suma importancia para a melhoria do desempenho
abraço!
Sobre a regulagem da pressão da turbina, você possui manômetro? Caso possua, basta ir soltando até que atinja algo próximo a 1,3 kgf/cm2.
Sobre o filtro, eu pensaria em algum original de um motor mais potente (maior potência = maior necessidade de ar) com a caixa original do mesmo... Vou avaliar os filtros da Nova Frontier e ver se parece ser muito distinto do meu original... Afinal, 190 cv devem consumir uma boa quantidade de ar...
Abraço!
mauricioalan32
05/05/2013, 13:40
Ai pessoal!
Comprei um Troller 2005 e quero melhorar a performance dele, vou usar pneus 35" e como ele esta original ainda, esta com bomba e turbina lacrada, pretendo fazer essa instalação da bomba elétrica, não pretendo mexer na bomba injetora, a opinião que preciso é quanto aos bicos e a turbina, existe a possibilidade de aumentar a vazão dos bicos originais ou melhor seria substituir eles pelos importados de maior vazão? E a turbina, abrindo mais a regulagem da WG não perco muito rendimento em alta?
[]'s aberto a sugestões de quem ja testou as configurações descritas neste tópico!
DieselPower
05/05/2013, 16:47
Ai pessoal!
Comprei um Troller 2005 e quero melhorar a performance dele, vou usar pneus 35" e como ele esta original ainda, esta com bomba e turbina lacrada, pretendo fazer essa instalação da bomba elétrica, não pretendo mexer na bomba injetora, a opinião que preciso é quanto aos bicos e a turbina, existe a possibilidade de aumentar a vazão dos bicos originais ou melhor seria substituir eles pelos importados de maior vazão? E a turbina, abrindo mais a regulagem da WG não perco muito rendimento em alta?
[]'s aberto a sugestões de quem ja testou as configurações descritas neste tópico!
Maurício,
reserve algumas horas de seu tempo e leia este tópico desde o início, tenho certeza que suas dúvidas serão sanadas.
De qualquer maneira, vou responder estas primeiras questões:
1- Não se aumenta a vazão dos originais, tem que comprar novos bicos com maior vazão.
2- Se aumentar a pressão via WG, vai perder em alta. Tem que definir qual a potência desejada, pois se quer algo em torno de 160 cv e uns 38 Kgf de torque, apenas os bicos serão suficientes... Caso queira mais, some aos bicos um novo coletor de escape, turbina e intercooler maior. Com esta receita é possível passar dos 200 cv.
mauricioalan32
05/05/2013, 18:38
muito obrigado, Diesel... vou providenciar novos bicos, vo levar no Bosch Car Service pra eles prepararem direitinho de acordo com as dicas aqui do topico!
AbraS
DieselPower
05/05/2013, 21:08
muito obrigado, Diesel... vou providenciar novos bicos, vo levar no Bosch Car Service pra eles prepararem direitinho de acordo com as dicas aqui do topico!
AbraS
Maurício,
Se você vai instalar os novos bicos, não precisa mexer na bomba. Pode deixar original.
Basta procurar a Rasch Motoren ou a Naut Part Diesel que eles fornecem os especiais, basta trocar pelos originais e curtir o novo desempenho!
Abraço.
mauricioalan32
05/05/2013, 21:18
ta blz entao, Diesel, vou procurar a Rash pra ver.
Abrass
AndréAngra
11/05/2013, 09:12
Colocar esses bicos de alta vazão, sem alterar regulagem da BI, não vai forçar a BI não???
Reduz a vida útil do motor?
Italo Morais
14/05/2013, 16:58
Pessoal, alguem sabe como eu entro em contato pra comprar esses bicos RASH, ouvi dizer que é um tal de Marcelo Rash?
Bernardo Hoelz
14/05/2013, 17:50
Pessoal, alguem sabe como eu entro em contato pra comprar esses bicos RASH, ouvi dizer que é um tal de Marcelo Rash?
Segue o site da Rasch Motoren. O nome do proprietário é Mauricio.
..:: Rasch Motoren - Diesel Performance ::.. (http://www.raschmotoren.com.br/index.htm)
Abrs.
Italo Morais
15/05/2013, 16:02
Obrigado aew Bernardo.
DieselPower
15/05/2013, 22:17
Colocar esses bicos de alta vazão, sem alterar regulagem da BI, não vai forçar a BI não???
Reduz a vida útil do motor?
Pelo contrário, aumentar o débito é que eleva o desgaste.
AndréAngra
16/05/2013, 11:08
Então se eu usar essa receitinha de bolo: Bicos de alta vazão da Rachs Motorem e mais a Turbina TGV da Ranger, pulam 160cv de dentro desse motor????
DieselPower
16/05/2013, 13:13
Então se eu usar essa receitinha de bolo: Bicos de alta vazão da Rachs Motorem e mais a Turbina TGV da Ranger, pulam 160cv de dentro desse motor????
Não. Apenas com os bicos você já chega nesta potência...
Com uma nova turbina e intercooler, pode-se chegar a 200cvs.
Mas a TGV da Ranger não será muito útil no quesito aumento de potência, apenas irá trazer o pico de torque para rotações mais baixas...
Italo Morais
17/05/2013, 08:25
Galera, mandei um email lá pra RASH pedindo mais informações.
olhem o que me responderam:
Italo
O primeiro estágio 160 cv ( injetores maior vazão ) $ 1.500.00
Na sequência, coletor e turbo ( 190 cv ) $ 4.100.00 a mais
tks
AVISO
A PARTIR DE JUNHO DE 2013 ESTAREMOS ATENDENDO EM NOVO ENDEREÇO :
RUA CELSO CELIDONIO MEIRELLES ,Nº 111 / 121
NOVA ERA
JUNDIAI - SP
CEP.: 13212-253
Rasch Motoren
..:: Rasch Motoren - Diesel Performance ::.. (http://www.raschmotoren.com.br)
011 - 2684.6646
011 - 7881.1084
Italo Morais
17/05/2013, 08:30
Acho que vale a pena para quem ama de paixão seu 2.8 , e não pensa em trocá-lo por um 3.0 de jeito nenhum.
Mas que a diferença é muiiiiito maior, no caso 5.600 pra deixar o carro com 190 cv (que é o maximo que o cabeçote aguenta).
em relação ao maximo (com segurança) para os 3.0 que seria 250cv (segundo Reiko), custa 1500.
Pedro Rocha
17/05/2013, 09:29
Acho que vale a pena para quem ama de paixão seu 2.8 , e não pensa em trocá-lo por um 3.0 de jeito nenhum.
Mas que a diferença é muiiiiito maior, no caso 5.600 pra deixar o carro com 190 cv (que é o maximo que o cabeçote aguenta).
em relação ao maximo (com segurança) para os 3.0 que seria 250cv (segundo Reiko), custa 1500.
Italo,
O cabeçote que não aguenta ou será a junta? Vi na 4x4c&a uma s10 com 2.8 que tinha 230cv. Salvo engano a receita era bico, turbina, coletor, intercooler, e junta do cabeçote de aço.
Penso o mesmo, na minha opinião, o bixão já vai um canhão para quem sente falta de potência com o 2.8 original.
Porém para mim não está claro a receita da troca dos bicos...
Será necessário alterar a regulagem da BI também?
Esse UP compromete a vida útil do motor?
Aumentará o nível de emissão da fumaça?
Abrs
Italo Morais
17/05/2013, 14:10
Cara agora fiquei na duvida se é o cabeçote mesmo q ele falou, se alguem entender mais q eu ai me corrija. MAs quem falou que ele nao suportaria mais de 200 cv foi marcelo reiko
É a junta de papel que não aguenta...
O ideal é trocar as camisas pelas sem colarinho e usar junta de aço.
AndréAngra
17/05/2013, 16:05
Para quem está saindo de 114cv para 160, ja está show....meu Omega tinha 165 e já era o suficiente....
E detalhe, esses 160cv só com 1500 mangos......
Claro que 250cv com o 3.0 a 1500 chinelos é bom também....mas pensem......nossos 2.8 valem por volta de 50mil...trocar em um 3.0 2011 ou 2012 mais R$ 30.000,00.....e mais os R$ 1.500,00 do chip.....e contando também o IPVA que é o dobro!!!
Só o seguro que compensa............
Prefiro, por enquanto, ficar com o 2.8 e trocar esses bicos para ver o que dá!!!
a questão é, após os upgrades tao discutidos aqui e em outros tópicos como: troca de bicos, debito da bomba, LDA, super LDA, haste da WG, bomba eletrica, intercooler (com, sem e maior), ...
Qual a turbina que traria um bom aumento de potencia sem grandes perdas de torque em baixo rpm?
ranger tgv?
K16 ?
international 3.0?
frontier 2.5 TGV?
adáts (quente de uma e fria de outra) ?
?????????
Murillus
17/05/2013, 18:18
Pessoal,
Eu sei que é bom ver toda essa cavalaria... mas... PRA QUE ??? Pra sair correndo por ai ???
No meu caso, não comprei um esportivo de corrida mas sim comprei um JIPE da marca e modelo TROLLER...
Nossos 2.8 são "pau de dar em doido"... Ele é o melhor pra fazer trilha (geralmente devagar)...
Portanto acho bem legal entender de preparação, mas não com o objetivo de sair voando a mais de 150 km/h... Acho que o objetivo do TROLLER não é esse...
Concordo com o André...
Italo Morais
17/05/2013, 18:57
Cara agora fiquei na duvida se é o cabeçote mesmo q ele falou, se alguem entender mais q eu ai me corrija. MAs quem falou que ele nao suportaria mais de 200 cv foi marcelo reiko
Mauricio Reiko (corrigindo)
Leandro-SC
17/05/2013, 20:49
Pessoal,
Eu sei que é bom ver toda essa cavalaria... mas... PRA QUE ??? Pra sair correndo por ai ???
No meu caso, não comprei um esportivo de corrida mas sim comprei um JIPE da marca e modelo TROLLER...
Nossos 2.8 são "pau de dar em doido"... Ele é o melhor pra fazer trilha (geralmente devagar)...
Portanto acho bem legal entender de preparação, mas não com o objetivo de sair voando a mais de 150 km/h... Acho que o objetivo do TROLLER não é esse...
Concordo com o André...
Concordo com vc Murillus, agora uma receita para ter mais torque era legal...
Pessoal,
Concordo com o André...
Penso o mesmo, Murilão!
No meu caso optei pela TGV da frontier para melhorar o torque em baixa...
A velocidade mais alta do meu pé é 120.....
Trotta.79
18/05/2013, 06:56
Receita tara ter mais torque em baixa: Bico 30% maiores (tanto nas eletrônicas como mecânicas), turbina TGV da Frontier 2.5 e atrasar o ponto da bomba para 1.45.
Não precisa de mais nada. Vira um trator!
Abs
AndréAngra
18/05/2013, 08:14
Pessoal,
Concordo com o André...
160cv para durar mais 10 anos sem abrir o motor tá ótimo, né Murillus????
AndréAngra
18/05/2013, 09:38
Pergunta básica...
Trocando o bico, chegamos à 160cv..e o torque...sobe para quanto?
Pessoal,
Concordo com o André...
desde quando ter 30 ou 50 cv a mais no motor quer dizer que vou "sair voando a mais de 150km/h" ?
se nao tens nada a acrescentar nao és obrigado a postar, especialmente com pré conceitos a pessoas que você não conhece.
se tivesse um troller 3.0 iria atras da melhor preparação disponivel que seria os 250 ou sei la quantos cv, porque nao ir atras disso no 2.8? se voce nao quer isso tudo bem, eu quero.
mesmo usando pneus recapados aonde nao passo de 110 km/h na estrada.
minha turbina esta com folga e quando trocar vou buscar e melhor opção entre torque em baixa e potencia, por isso larguei esta pergunta para quem ter informações de troca de turbina postar, quem nao tem estas informações ou nao tem interesse nisso sem problemas. estamos todos trocando informações mas certamente cada um com seus objetivos nos seus carros.
eu quero ter potencia sobrando, sempre! seja na trilha ou seja no asfalto, mas isso nao quer dizer vou andar em alta velocidade.
gosto de motor forte, e quando for trocar minha turbina vou buscar isso.
isso seja no troller, s10, frontier, xterra, engesa, blazer ou adaptações em geral.
nao estou respondendo para criar caso nem discussões ate porque acho que isso só estraga topicos que são do interesse de todos mas acho que a compreensão entre os demais colegas do forum que pensam de maneiras diferentes deve existir.
o que busco são informações de troca de turbina e suas vantagens e desvantagens, quem tiver informações postem.
um amigo tem um troller T5 e colocou um master power de tamanho semelhante a K16, esta demorando um pouco mais pra encher mas a "pegada" é muito forte porem as faixas de potencia e toque estão em rpm mais elevados, talvez a borgwagner com eixo de titânio (ou algo do tipo) tenha menos perda em baixa, pelo menos foi o que um mecanico que faz preparação me comentou...
abraços
DieselPower
18/05/2013, 14:58
desde quando ter 30 ou 50 cv a mais no motor quer dizer que vou "sair voando a mais de 150km/h" ?
X2!!!
Sempre busco mais potência (e torque), não para correr e sim para ultrapassar com maior segurança, reduzir as trocas de marchas em serras e etc.
Se minha pretensão fosse atingir altas velocidades, minha escolha de veículo teria sido outra, e com certeza faria isto em locais apropriados (autódromos), não em estradas públicas.
Sobre as turbinas, citei uma receita de turbina "híbrida" a alguns posts atrás... Esta receita alimentaria bem mais de 200cv, e não teria um LAG tão grande devido as dimensões da caixa quente.
Sobre a utilização da K16, se considerou a entrada muito tardia, pode-se optar por montar uma caixa quente menor (.36) associada a uma boa Waste Gate externa.
Outra hipótese, que nuca vi na prática, seria a manutenção da caixa quente original e substituição da fria por outra maior.
Abraço.
mauricioalan32
18/05/2013, 21:47
Hj resolvi "mexer" no sistema de combustão do meu T4. Primeiramente fui regulando a injeção da bomba até duas voltas em sentido horário, ficou animal mas fazendo muuuuuiiiita fumaça, algo q até me assustou, pois meu Troller nao fazia absolutamente nada de fumaça... depois disso girei a regulagem da haste da wastgate até o máximo (sentido horário) ou seja, abri toda a porca e o desempenho melhorou consideravelmente, mas ainda fazendo muita fumaça... resolvi então voltar a regulagem da BI para uma volta e meia, dessa maneira consegui um desempenho muito bom em comparação com o o que era original com relação a torque/fumaça, assim ele fuma pouca coisa apenas quando se deixa o motor "morrer" e em saída de lombadas. Vou andar uns Km pra testar e ainda assim estou atras dos bicos de maior vazão, em conjunto com o retrabalho da BI e quem sabe, um Kit Super LDA!
[]'s
Leandro-SC
18/05/2013, 22:20
Hj resolvi "mexer" no sistema de combustão do meu T4. Primeiramente fui regulando a injeção da bomba até duas voltas em sentido horário, ficou animal mas fazendo muuuuuiiiita fumaça, algo q até me assustou, pois meu Troller nao fazia absolutamente nada de fumaça... depois disso girei a regulagem da haste da wastgate até o máximo (sentido horário) ou seja, abri toda a porca e o desempenho melhorou consideravelmente, mas ainda fazendo muita fumaça... resolvi então voltar a regulagem da BI para uma volta e meia, dessa maneira consegui um desempenho muito bom em comparação com o o que era original com relação a torque/fumaça, assim ele fuma pouca coisa apenas quando se deixa o motor "morrer" e em saída de lombadas. Vou andar uns Km pra testar e ainda assim estou atras dos bicos de maior vazão, em conjunto com o retrabalho da BI e quem sabe, um Kit Super LDA!
[]'s
E a pressão da turbina ficou como?
andei lendo alguns topicos até em outros foruns, e estou com a pulga atraz da orelha com o meu 1,4 de pressao na turbina.
ele nao fumaceia nada bom de media, mas chega facil facil no 1,4, nao passa disso.
Isso seria um problema a longo prazo? pq tem gente que diz que faz 250mil km com 1,5 e nao da nada, outros dizem que acima de 1,3 reduz a vida util do motor. Nao sou pé pesado direto mais a gente sempre gosta de dar umas pisadas as vezes...
mauricioalan32
19/05/2013, 09:14
assim ó, Leandro... não tenho relógio na turbina, mas senti que depois de uns 3.500 RPM parece que a turbina não atua mais... troquei uma ideia ontem com o Chuvinho4x4 aqui do fórum lá no almoço do nosso grupo, e ele disse que o dele ele tinha preparado a bomba, trocado os bicos por 4 originais novos e travado a wastgate na regulagem e ainda desligou a manguerinha da valvula para que ela não despressurize o sistema, com isso o T4 dele dava 1,8kg no relógio... o dele era muito violento mesmo mas fazia fumaça tbm!
[]'s
Murillus
19/05/2013, 14:17
se nao tens nada a acrescentar nao és obrigado a postar
Primeiramente, não me referi a VOSSA SENHORIA, mas sim ao post do andre...
Para quem está saindo de 114cv para 160, ja está show....
E não disse que era contra a preparação dos 2.8...
especialmente com pré conceitos a pessoas que você não conhece.
Coloquei minha opinião pessoal... Mas cada um faz o que quer com o seu... No meu, não procuro velocidade... Procuro maior torque... Acredito que JIPE não é feito pra correr pois aerodinamicamente é uma catastrofe... Ja estudei a troca de bicos, aumentar o debito da bomba, trocar a turbina e etc etc etc...
Me desculpe se atingi seus brios, mas acho que sua agressividade foi gratuitamente descabida... Prezo muito pelos amigos que cultivei neste forum e na vida fora dele, e aprendi a ouvir e respeitar todas as colocações (mesmo que contrarias as minhas)...
Pois então, passar bem e que tenha muito sucesso em todos os seus projetos...
DieselPower
19/05/2013, 15:43
E a pressão da turbina ficou como?
andei lendo alguns topicos até em outros foruns, e estou com a pulga atraz da orelha com o meu 1,4 de pressao na turbina.
ele nao fumaceia nada bom de media, mas chega facil facil no 1,4, nao passa disso.
Isso seria um problema a longo prazo? pq tem gente que diz que faz 250mil km com 1,5 e nao da nada, outros dizem que acima de 1,3 reduz a vida util do motor. Nao sou pé pesado direto mais a gente sempre gosta de dar umas pisadas as vezes...
Fica tranquilo que esta pressão não irá gerar desgaste prematuro.
Meu motor, com 1/4 de volta no parafuso do débito da BI e WG original está apontando 1,4 kgf/cm2 também, sem nenhum problema.
Este acréscimo de pressão se dá devido ao aumento dos gases de escape quando elevamos o débito do BI.
Abraço.
DieselPower
19/05/2013, 15:46
assim ó, Leandro... não tenho relógio na turbina, mas senti que depois de uns 3.500 RPM parece que a turbina não atua mais... troquei uma ideia ontem com o Chuvinho4x4 aqui do fórum lá no almoço do nosso grupo, e ele disse que o dele ele tinha preparado a bomba, trocado os bicos por 4 originais novos e travado a wastgate na regulagem e ainda desligou a manguerinha da valvula para que ela não despressurize o sistema, com isso o T4 dele dava 1,8kg no relógio... o dele era muito violento mesmo mas fazia fumaça tbm!
[]'s
Alterar a haste da Waste Gate causa uma FALSA sensação de potência.
Na verdade, ela gera um torque maior em baixas rotações e "estrangula" o motor em altas, reduzindo drasticamente a potência.
Este estrangulamento (Back Pressure) eleva muito a EGT, e com isso SIM reduz a vida útil do motor e da turbina.
Várias pessoas já fizeram testes em dinamômetro e a maior potência SEMPRE vem com a haste da WG na posição original.
Fica a dica.
Abraço.
mauricioalan32
19/05/2013, 16:31
Na verdade, ela gera um torque maior em baixas rotações e "estrangula" o motor em altas, reduzindo drasticamente a potência.
Este estrangulamento (Back Pressure) eleva muito a EGT, e com isso SIM reduz a vida útil do motor e da turbina.
Várias pessoas já fizeram testes em dinamômetro e a maior potência SEMPRE vem com a haste da WG na posição original.
Fica a dica.
Abraço.
Foi bem esta sensação que tive... mas, como não passa de teste vou voltar ela pra posição original mesmo e ainda assim vou voltar mais uma volta no parafuso da bomba, pois estou com extas uma volta e meia... pelo que li, vc usa um quarto de volta neste parafuso? existe tbm uma regulagem em cima da LDA, pode se mexer ali tbm?
Abrass
DieselPower
19/05/2013, 20:04
Foi bem esta sensação que tive... mas, como não passa de teste vou voltar ela pra posição original mesmo e ainda assim vou voltar mais uma volta no parafuso da bomba, pois estou com extas uma volta e meia... pelo que li, vc usa um quarto de volta neste parafuso? existe tbm uma regulagem em cima da LDA, pode se mexer ali tbm?
Abrass
Maurício,
Eu utilizo 1/4 de volta, mas isso não é uma regulagem padrão. Escolhi esta configuração pois me oferece um acréscimo de potência, praticamente sem fumaça nenhuma.
Mas nada impede que você trabalhe com maiores quantidades de diesel, porém sempre estará gerando mais fumaça, pois você não está aumentando a oferta de O2 na mesma proporção...
Além disto, parte do diesel não é aproveitado, pois quando elevamos o débito da BI, aumentamos o tempo de injeção o que acaba fazendo com que certa quantidade de diesel seja injetada fora do ponto de ignição, resultando em fumaça. É por este motivo que o CORRETO é a utilização de bicos injetores de maior vazão, pois injetam maior quantidade no mesmo tempo de injeção.
Na minha opinião, até 1 volta é plenamente aceitável e seguro, mas temos colegas aqui do fórum que utilizam a capacidade máxima da BI a um bom tempo sem nenhum problema...
Se quer ter certeza do que está fazendo, instale um pirômetro EGT e acompanhe a temperatura dos gases de escape nas diferentes regulagens da BI, assim você pode decidir qual a melhor relação "custo X benefício" (potência X durabilidade).
Abraço.
mauricioalan32
19/05/2013, 21:07
Entendi... mas e essa tal valvula LDA que existe em cima da bomba, vi que muitos usaram um Kit Super LDA que faz com que aumente a pressão do sistema sem alterar o tempo de injeção... vc ja ouviu falar nisso ou se é possível ajustar esta valvula a fim de melhorar sem ter que colocar o kit?
Abs
DieselPower
19/05/2013, 21:58
Entendi... mas e essa tal valvula LDA que existe em cima da bomba, vi que muitos usaram um Kit Super LDA que faz com que aumente a pressão do sistema sem alterar o tempo de injeção... vc ja ouviu falar nisso ou se é possível ajustar esta valvula a fim de melhorar sem ter que colocar o kit?
Abs
A grande vantagem do Kit é elevar o bastante o débito sem aquela cortina de fumaça preta.
Pode-se regular o LDA, retirando a tampa, a membrana e baixando a catraca interna... Quando mais baixar, mais diesel quando estiver com pressão positiva no coletor.
Abraço.
mauricioalan32
19/05/2013, 22:07
legal, bem como imaginei... vou tentar regular essa valvula pra ver como que fica, entao o parafuso que tem no meio nao é uma regulagem como pensei... brigadao pela atençao, Diesel!
abração!!
Fica a dica.
Abraço.
Diesel
sabe dizer qual o tamanho da haste da wg em posição original?
valeu
Primeiramente, não me referi a VOSSA SENHORIA, mas sim ao post do andre...
E não disse que era contra a preparação dos 2.8...
Coloquei minha opinião pessoal... Mas cada um faz o que quer com o seu... No meu, não procuro velocidade... Procuro maior torque... Acredito que JIPE não é feito pra correr pois aerodinamicamente é uma catastrofe... Ja estudei a troca de bicos, aumentar o debito da bomba, trocar a turbina e etc etc etc...
Me desculpe se atingi seus brios, mas acho que sua agressividade foi gratuitamente descabida... Prezo muito pelos amigos que cultivei neste forum e na vida fora dele, e aprendi a ouvir e respeitar todas as colocações (mesmo que contrarias as minhas)...
Pois então, passar bem e que tenha muito sucesso em todos os seus projetos...
Discussao pela internet não me faz bem então não faço questão alguma de continuar isso
se quiser chingar pode chingar mas vossa senhoria vc não usa mais ok?
falsidade não é necessária e eu não sou político então vsf
DieselPower
20/05/2013, 00:13
Diesel
sabe dizer qual o tamanho da haste da wg em posição original?
valeu
Pior é que não sei...
Posso medir na minha Garret, porém o ideal é que você regule com a utilização de um manômetro, deixando entre 1,2 e 1,3 kgf/cm2 com a BI original.
Já com a BI "aberta", eu deixaria algo próximo de 1,4 kgf/cm2.
Mas para ter certeza mesmo, poderia passar em algum autorizado de turbinas, onde podem regular em bancada.
Abraço.
Pior é que não sei...
Posso medir na minha Garret, porém o ideal é que você regule com a utilização de um manômetro, deixando entre 1,2 e 1,3 kgf/cm2 com a BI original.
Já com a BI "aberta", eu deixaria algo próximo de 1,4 kgf/cm2.
Mas para ter certeza mesmo, poderia passar em algum autorizado de turbinas, onde podem regular em bancada.
Abraço.
beleza, vou por essa medida no meu manômetro.
abraço
AndréAngra
20/05/2013, 11:16
Murillus e Vermeio, não precisam discutir por diferença de opiniões...
O intuito aqui de todos, é aprender um pouco sobre preparação para atender as expectativas e necessidade de cada um.....seja ela qual for, 160, 200 ou 230cv.....não vamos brigar por alguns PóCóTós a mais.....kkkkkkkkk
Voltando a minha pergunta anterior.....para quanto vai o torque do Troller com esses 160cv só dos bicos? Alguém tem essa informação?
Murillus e Vermeio, não precisam discutir por diferença de opiniões...
O intuito aqui de todos, é aprender um pouco sobre preparação para atender as expectativas e necessidade de cada um.....seja ela qual for, 160, 200 ou 230cv.....não vamos brigar por alguns PóCóTós a mais.....kkkkkkkkk
Voltando a minha pergunta anterior.....para quanto vai o torque do Troller com esses 160cv só dos bicos? Alguém tem essa informação?
André
concordo, tentei ate apagar meu post para nao botar lenha mas nao consegui....
não saberia responder tua pergunta, meus bicos ainda são originais...
na verdade acho que para saber a verdade disso teria que colocar no dinamometro
abs
AndréAngra
20/05/2013, 14:49
Vermeio, tb to achando que só dinamometro mesmo.....
Esses 160cv no Troller (iniciais) com limitação de caixa e diferencial, se transforma em torque....se fosse num esportivo, se refletiria em velocidade final....
Murillus
27/05/2013, 17:10
Olha o que postou o colega Agostinho F Elias no FACETROLLERCLUB em 11 de abril de 2013 13:12 (http://www.facebook.com/n/?agostinho.felias&mid=7d0e1a8G5af331ac2e00G711eedaG85&bcode=1.1365697658.Abk2dIzwJDfZZIK2&n_m=murillus%40yahoo.com)
"Todos os DINOS medem a potência líquida nas rodas certos ?
PORÉM, pode-se digitar um fator de correção que é tabulado livremente assim, conforme a experiencia de quem mede...
Exemplo... para um carro mil, motor dianteiro, cambio compacto transerval coisa e tal, soma-se digamos 15 cv, e acrescenta-se 10 %. Se o cambio for automático, acrescenta-se 30 %, e por aí vai... a lista de equações é enorme....
O que não se tem e se alguém tem nunca vi divulgar, É QUANTO UM VEICULO do tipo troller, consome de potência até a potência sair do motor e chegar limpinha na roda....
Essa perda É algo próximo dos 60 %, mas ninguém, nem fábrica, nem nada divulgam estes dados...
Pra citar um exemplo que eu vi, UM CAMARO v8 que passou no DINO, só deu cerca de 290 CVs, e ele tem muito mais de 400 cvs, e por dados americanos e canadenses que é um país tido como sério.
TEM um trabalho, que li há alguns anos (pena que não achei mais disponibilizado na internet ) pra mostrar pra vocês, foi publicado, por uma revista especializada em testes de veiculos. ELES PEGARAM 8 VEICULOS DIFERENTES TODOS DE 1000 CILINDRADAS NOVOS, NO MERCADO, E LEVARAM PARA O DINAMOMETRO, PRA VER SE A POTENCIA BATIA COM O DIVULGADO PELAS MONTADORAS...
O título da reportagem era : A FUGA DA CAVALARIA. Ficava demonstrada quanto de potência chegavam às rodas,( sem o tal fator de conversão/correção ) e quanto era divulgado pelos fabricantes, AS DIFERENÇÂS ERAM ESTARRECEDORAS, o que demonstraram para mim que os próprios números divulgados pelos fabricantes, PODEM NÃO ESTAREM CORRETOS, por que nestes oito carros 1000 testados, o índice de perdas até chegar as rodas, DEVERIAM SER MUITO PARECIDOS, pois os pesos, os motores os acessorios o tamanho do motor os cambios todos tração dianteiras tamanho e tipo de pneus, tudo muito parecido, não poderia a meu ver, TER MUITA DIFERENÇA, nas perdas de potência até chegar as rodas. SE EU NÃO FUI SUFICIENTEMENTE CLARO nas minhas explicações, por favor, coloquem sua posição...
ASSIM concluo = Se você pega um Troller original e ajusta a potencia no dino ( depois de passar por ele), para que ele dê a mesma potência que a fábrica divulga = Você estará usando um fator de correção que nem sabe qual é por que nada pode lhe garatir que os números da fábrica estão corretos, por que no mínimo ele foi medido em dinamômetro de BANCADA, e nunca no veículo montado medido no pneu. Assim você teria apenas um valor comparativo E NUNCA REAL. Por isso quando eu meço, e já fiz isso várias vezes com vários carros, EU PEÇO, que meçam sempre com os valores e Gráficos medido sem fator de correção para que eu possa fazer as minhas próprias comparações mais livremente."
Murillus
27/05/2013, 17:25
Para melhorar o desempenho dos motores 2.8 do troller saia mais cara do que chipar um 3.0... Segue a "formula magica" que o colega Jorge Delmanto fez... As modificacoes foram feitas com o pessoal da raschen motoren (mauricio)... e ficou com 185 cv na roda do troller 2.8... disse que fez a troca de bicos por uns de maior vazao, mudou o pleite da bomba... gastando uns 1800,00.... e obtendo estes 185 cv...
Mas que se for fazer coisa decente, nos 2.8, vc chega a 4.000,00 facilmente...
AndréAngra
28/05/2013, 09:33
Para melhorar o desempenho dos motores 2.8 do troller saia mais cara do que chipar um 3.0... Segue a "formula magica" que o colega Jorge Delmanto fez... As modificacoes foram feitas com o pessoal da raschen motoren (mauricio)... e ficou com 185 cv na roda do troller 2.8... disse que fez a troca de bicos por uns de maior vazao, mudou o pleite da bomba... gastando uns 1800,00.... e obtendo estes 185 cv...
Mas que se for fazer coisa decente, nos 2.8, vc chega a 4.000,00 facilmente...
Murillus, o que é esse "pleite da bomba"?
Para mim, gastando esses R$ 1.500,00 trocando esses bicos, e quem sabe no futuro trocar a turbina pela TGV, já está de bom tamanho.....não quero carro para competir...só para ficar um pouco mais esperto mesmo.....(como disse anteriormente).....até mesmo porque, se o 3.2 TGV vingar.....derepente em 2015, eu compro um......e até lá, já inventaram uma forma de matar aquele catalizador e chipar ele também!!!....srsrsrsrsr....e aí voltamos a discução anterior sobre potencia......kkkkkkkkkkkkkkkk
No momento....esses 160 cv dos bicos já são satisfatórios para mim!
Olá, amigos!!
Alguém sabe dizer que bombinha é aquela que aparece logo acima da BI nesse vídeo??
Parece ser um bomba mecânica auxiliar...de que carro é???
Abraços
https://www.youtube.com/watch?v=ff6tnVnBIj0
Por favor, alguem pode confirmar se o bloco do motor 2.8 é o mesmo do sprint 3.0?
Thanks!
Tem o mesmo tamanho e a mesma furação de capa seca, bombas e tal..ou seja as mesmas "dimensões", entretanto o material é diferente pois ela não usa camisas removíveis...pelo menos é o que sei...
Abraços
AndréAngra
16/10/2013, 16:49
Pessoal, dando uma revigorada no tópico, eu ando lendo muito a respeito dessas preparações do MWM sprint 2.8....mas cada vez que leio, pintam mais duvidas....
Esse final de semana conversando com um mecânico antigo da Scania, ele me alertou para 2 pontos importantes na troca de bicos...primeiro sobre o angulo de injeção do bico no cilindro...
E o segundo alerta foi sobre o aumento da temperatura no motor com esses bicos.....pensem assim, se tu coloca um bico com 30% a mais de vazão, tem que aumentar essa injeção na BI também....e consequentemente vai queimar mais combustivel, provocando aumento da temperatura na saída dos gases....aumentando a temperatura consequentemente na turbina (parte quente) e se eu der sorte...perco só a turbina!!!
Mas daí me vieram outras duvida à mente...
E essa trago para vocês....
O nosso motor 4.07 TCA é parecido com os motores MWM usados nos caminhões VW?
Pois a linha VW usa esses motor MWM e com potencias que variam de 120 a 180cv...correto?
Se assim for, o bico injetor desses caminhões de 150 cv da VW não serviriam para nossos motores??
luiz albano
16/10/2013, 19:35
Eis a questão....interesadismo no tópico,no meu mexi um pouco na bomba,coloquei filtro de ar K&N e vou colocar bomba elétrica auxiliar( externa do monza e kadet),substituir linha de saída do diesel para bomba e instalar filtro de óleo extra,vou ver como fica e digo.
robson010203
16/10/2013, 21:34
nos vw eles vão de 134cv no 5-140 a 145cv no 8-150 mas as diferencas deles são minimas, na parte de mecânica muda o diametro dos pistões que passam de 93 para 96 mm e o sistema de admissão e escape que são dimensionados para uma maior vazão, no mais muda apenas configurações eletrônicas. Nos vw de 180cv vem um motor mwm 4.12 (chamado de x12) que seria próximo do mwm x10
AndréAngra
17/10/2013, 07:50
E a vazão desses bicos injetores? É maior que dos MWM Sprint 2.8?
E nos onibus Volare, pelo que "ouvi falar", usam esse mesmo MWM sprint 2.8....a potencia é a mesma?
Leandro-SC
17/10/2013, 08:53
E nos onibus Volare, pelo que "ouvi falar", usam esse mesmo MWM sprint 2.8....a potencia é a mesma?
Tbm já ouvi falar no motor dos volare, onde basicamente o motor é o mesmo porém muda a turbina os coletores e os bicos, agora se é verdade eu nao sei....
AndréAngra
17/10/2013, 11:11
Derepente se colocar o mesmo bico dos Volares, e com o mesmo acerto de bomba, o carro vai aumentar a potencia, sem prejudicar muito, e com uma regulagem que sabemos que roda muitos kilometros (afinal de contas, um onibus Volare, não foi feito para rodas menos de 400mil km).....Nem precisaria trocar turbina e coletor!!!
Rbpaixao
02/12/2013, 09:31
Eu estou com bicos de maior vazão e bi original. O carro ficou muito esperto, mas está fumaçando muito. Falei com o Maurício Rasch e ele disse pra regular a turbina pra pressão original (1,2kg). Instalei o manômetro e regulei. Melhorou, mas ainda assim está fumaçando. Eu não posso dar uma pisada maior que fica tudo preto. O carro parece amarrado, pra ver o resultado tenho q sentar o pé. Alguém tem uma dica pra melhorar a fumaça? Estou quase voltando para os bicos originais...
abs
robson010203
02/12/2013, 18:58
eu não tenho as referencias desses motores com BI, mas nos eletrônicos (4.07 GM e AGRALE e 4.08 VW) todos eles sem excessão usam os mesmos bicos, tanto os elementos quanto as ponteiras são os mesmos códigos
Rbpaixão, se tem fumaça é pq está faltando oxigênio p/ queimar esse diesel (fumaça preta). Se a fumaça é em baixa até ~1800RPM. Ou vc coloca uma turbina TGV, ou diminui o débito de diesel. Se é em toda a faixa, alem do q tem q fazer p/ diminuir a fumaça em baixa a turbina precisa fornecer mais fluxo tbm em alta.
Trotta.79
03/12/2013, 14:14
Eu estou com bicos de maior vazão e bi original. O carro ficou muito esperto, mas está fumaçando muito. Falei com o Maurício Rasch e ele disse pra regular a turbina pra pressão original (1,2kg). Instalei o manômetro e regulei. Melhorou, mas ainda assim está fumaçando. Eu não posso dar uma pisada maior que fica tudo preto. O carro parece amarrado, pra ver o resultado tenho q sentar o pé. Alguém tem uma dica pra melhorar a fumaça? Estou quase voltando para os bicos originais...
abs
Passe a usar o diesel S10, de preferência o EVOLUX da SHELL. Depois de três tanques a fumaça vai praticamente parar. Eu e outra dezenas de colegas do Xterra Clube do Brasil já usamos o S10 a mais de 2 anos e não queremos trocar por nada anterior a isso!
Abs.
Murillus
08/12/2013, 10:54
Passe a usar o diesel S10, de preferência o EVOLUX da SHELL. Depois de três tanques a fumaça vai praticamente parar. Eu e outra dezenas de colegas do Xterra Clube do Brasil já usamos o S10 a mais de 2 anos e não queremos trocar por nada anterior a isso!
Abs.
No carro com a regulagem original acredito que o diesel s10 melhore o fumaceiro em 100%, mas numa viatura com a bomba aberta isso tb vai melhorar ??? Não acredito, mas vou testar, afinal de contas, se der certo, muito melhor assim...
DieselPower
09/12/2013, 22:28
No carro com a regulagem original acredito que o diesel s10 melhore o fumaceiro em 100%, mas numa viatura com a bomba aberta isso tb vai melhorar ??? Não acredito, mas vou testar, afinal de contas, se der certo, muito melhor assim...
O Trotta tem os bicos +30% da Fratelli Bosio...
Eu tenho a bomba aberta, e com o S10 a fumaça praticamente desaparece... Mas não faço parte dessa dezena que utiliza citada pelo Trotta... Eu sigo no podrão S500 e com a fumaceira pegando!
O Trotta tem os bicos +30% da Fratelli Bosio...
Eu tenho a bomba aberta, e com o S10 a fumaça praticamente desaparece... Mas não faço parte dessa dezena que utiliza citada pelo Trotta... Eu sigo no podrão S500 e com a fumaceira pegando!
Diesel, vc colocou a bomba eletrica? quais as impressões?
fez mais alguma alteração no motor?
abs
DieselPower
28/12/2013, 23:08
Diesel, vc colocou a bomba eletrica? quais as impressões?
fez mais alguma alteração no motor?
abs
Vermeio,
Ainda não instalei, mas vou utilizar esta xing-ling que envia apenas 0,5 BAR, ou seja, não necessitando um dosado:
High Qulity 12V electric fuel pump for car carburetor, motorcycle , ATV-in Fuel Supply & Treatment from Automobiles & Motorcycles on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/item/High-Qulity-12V-electric-fuel-pump-for-car-carburetor-motorcycle-ATV/794125782.html)
Assim que instalar posto as primeiras impressões...
Da última postagem pra cá, apenas abri mais 1/4 de volta no débito da BI.
abraço.
Estive pesquisando no ML pirômetro e só encontrei 2, ambos c/ valores acima de 800 :shock:. É isso msm?
Ta saindo + barato uma Sonda Wideband completa!
mauricioalan32
05/01/2014, 23:47
Pessoal, eu fiz a bomba do meu e instalei uma bomba auxuliar dessas pulsativas na saída do tanque, o que mudou é que na hora de ligar o motor de partida não da meia volta e o motor ja liga. Deixei a bomba com a regulagem original, apenas foi dado um mínimo de ponto nela, pois uso o kit Super LDA, o meu nào faz nada de fumaça, mas esta bem manco, deixei a bomba original pois vou colocar os bicos da Rashen em fevereiro.
Abrass
DieselPower
06/01/2014, 01:00
Estive pesquisando no ML pirômetro e só encontrei 2, ambos c/ valores acima de 800 :shock:. É isso msm?
Ta saindo + barato uma Sonda Wideband completa!
Eu vou arriscar em um do alliexpress..... US$ 22,00
DieselPower
06/01/2014, 01:01
Pessoal, eu fiz a bomba do meu e instalei uma bomba auxuliar dessas pulsativas na saída do tanque, o que mudou é que na hora de ligar o motor de partida não da meia volta e o motor ja liga. Deixei a bomba com a regulagem original, apenas foi dado um mínimo de ponto nela, pois uso o kit Super LDA, o meu nào faz nada de fumaça, mas esta bem manco, deixei a bomba original pois vou colocar os bicos da Rashen em fevereiro.
Abrass
Boa noite amigo,
Como é esta bomba pulsativa? Tem fotos ou referência?
Abrass
A bomba foi atrasada ou adiantada?
Parece q se atrasar melhora em baixa + piora em alta e vice-versa...
Eu vou arriscar em um do alliexpress..... US$ 22,00
De R$850,00~R$900,00 por US$22,00??? Explica isso ai...rs
DieselPower
07/01/2014, 17:07
De R$850,00~R$900,00 por US$22,00??? Explica isso ai...rs
Não consigo explicar não...
Mas vou arriscar.
DieselPower
07/01/2014, 19:04
Inclusive, baixou o preço:
Tansky DF BF 60mm Exhaust Gas Temperature EGT GAUGE TK DF60009 (Light color: white and red)-in Instruments from Automobiles & Motorcycles on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/item/Tansky-DF-BF-60mm-Exhaust-Gas-Temperature-EGT-GAUGE-TK-DF60009-Light-color-white-and-red/477642962.html)
gosmalll
08/01/2014, 15:38
Para colocar a TGV da frontier é nescessário fazer alguma adaptação?
A turbina que voce colocou foi nova ou usada? qual o preço?
Acha que valeu a pena?
DieselPower
09/01/2014, 15:44
Para colocar a TGV da frontier é nescessário fazer alguma adaptação?
A turbina que voce colocou foi nova ou usada? qual o preço?
Acha que valeu a pena?
Precisa trocar o coletor de escape.
Sandrãobh
09/01/2014, 17:15
Precisa trocar o coletor de escape.
Diesel,
E existe uma TGV que case neste coletor original?
abç.
DieselPower
10/01/2014, 14:25
Diesel,
E existe uma TGV que case neste coletor original?
abç.
Até onde sei, não.
Mas poderia ser confeccionada uma flange para adaptar, saída que considero desaconselhável, visto que o coletor original possui uma vazão de gases muito ruim.
Fala galera!
ressuscitando o tópico, que passei o dia todo lendo, estou interessado de mais em ganhar alguns cavalinhos!
mas meu perfil é um pouco mais conservador, e estou atras apenas de uma melhor retomada, um pouco mais de torque em baixa rotacao e diminuir um pouco o turbo lag (sem instalar uma turbina de geometria variável!). O que fazer? Trocar os bicos? aumentar o debito da BI? Instalar uma bomba elétrica auxiliar?
Quem já instalou alguma dessas solucoes, qual a impressao depois de instalado???
A todos um abraco!
luiz albano
06/09/2014, 17:22
No meu 2004 coloquei uma bomba auxiliar,melhorou.
Não consigo explicar não...
Mas vou arriscar.
E ai deu certo?
AndréAngra
16/09/2014, 22:59
Aí...trocando uma idéia lá no Facebook com o amigo Felipe Brandão, ele me informou que o coletor do onibus volare
Coleto Escape Para Volare A5 e A6 - 940709300014 - GL Autopeças (http://www.glautopecas.com.br/produto/coletor-escape-volare-a5-e-a6-mwm-940709300014.html)
e a turbina TGV da nissan frontier 2010 (que tem acionamento por vácuo) servem direitinho no Troller....e que fica bom.....
O coletor fica por R$ 500 pilas.....ele é diferente do nosso por ser centralizado a posição da turbina...melhorando o fluxo dos gases.......e a turbina sendo TGV melhora muito torque em baixa e diminui consideravelmente o turbo lag....
se for pra comprar um coletor manda fazer um de inox ou aluminio, imagino que deva ter um fluxo bem melhor que qualquer original.
alguem sabe informar aonde consigo achar para vender estes bicos preparados?
agradeço
alguem sabe informar aonde consigo achar para vender estes bicos preparados?
agradeço
Também queria saber. Liguei para o Maurício da Rasch, e ele me disse que não tinha mais os de +30% e tinha uns de +50%. Eu achei 50% muito, ainda mais com a BI original. Fiz contato com a Tecmar e eles também não tinham esses bicos mas me mandaram essa alternativa.
"Eduardo, bom dia.
Para o motor MWM 4.07 TCA com sistema de injeção mecânica, para repotênciamento, a troca dos bicos é uma opção, mas é uma opção um pouco perigosa, pois, os bicos de maior vazão fazem a temperatura de escape subir muito, o que pode levar ao engripamento do motor ou no mínimo um maior desgaste (diminui a vida útil).
Para tirar deste motor por volta de 180 / 200 CV, é possível mantendo os bicos originais, e trabalhando na bomba injetora e no ponto.
Para isto precisa retirar a bomba injetora e enviar para que seja “feita” (será desmontada, analisada, trocados os itens que sejam necessários, fechamento e regulagem especial em bancada), este serviço tem custo de R$ 1.800,00 + o que se faça necessário de peças na bomba injetora (peças originais Bosh) a serem orçadas se necessárias. A bomba tem que estar 100%
Prazo para execução do serviço, 04 dias úteis (fornecimento de peças dependem da disponibilidade no distribuidor)
Na instalação, peça para o bombista ou mecânico para entrar em contato que explicamos o procedimento para repotênciar (ponto de instalação). "
Segue gráfico do motor após retífica da BI. Vermeio, será que isso procede?
Walter da Camper
24/02/2015, 09:36
Os dados deste anexo são muito úteis, principalmente para se ter um parâmetro sobre temperaturas e pressões de trabalho com o motor preparado.
Seria de grande valia a informação sobre o ajuste do ponto de instalação citado pelo preparador.
Essa informação está valendo ouro. Principalmente nessa era da eletrônica. Vejo esses caminhões volare com esse mesmo motor com 200cv e rodando mais 500.000km. Alguem já tentou consultar um mecânico da Volare?
Walter da Camper
24/02/2015, 10:27
Na questão da durabilidade, o segredo está em controlar a temperatura dos gases do escape (EGT). O ideal é que todo motor diesel preparado tivesse um EGT instalado no coletor de escape, o que possibilita ir aumentando a quantidade de diesel injetada (débito) e adiantando o ponto sem ultrapassar os valores de risco, algo em torno de 700ºC. No anexo postado acima pelo Dodles, a EGT chegou a 631ºC na rotação de potência máxima 3.600 RPM com os 195HP.
Esse motor não teria nenhum problema de quebra ou redução significativa da vida-util com essa preparação.
Essa informação está valendo ouro. Principalmente nessa era da eletrônica. Vejo esses caminhões volare com esse mesmo motor com 200cv e rodando mais 500.000km. Alguem já tentou consultar um mecânico da Volare?
Felipebrandao
24/02/2015, 10:44
Eduardo, só acho estranho essa potência toda sem mecher na turbina original, não sei se ela daria conta de abaster oxigênio necessário para esse retrabalho na bomba injetora.
Walter da Camper
24/02/2015, 10:54
Os 1158 mmHg do teste dinamométrico correspondem a 1,57 Kg de pressão na turbina. Alguém sabe qual a pressão original desse motor?
Eduardo, só acho estranho essa potência toda sem mecher na turbina original, não sei se ela daria conta de abaster oxigênio necessário para esse retrabalho na bomba injetora.
Também achei estranho, mas vindo de uma loja marítima, imaginei que eles fizeram testes em bancada com coletor e escapamentos diretos, aumentando o rendimento da turbina. Mas mesmo assim uma alteração dessas ainda seria bem vinda, não espero tirar os 200cv do motor, mas se conseguir uns 160cv (o suficiente para deixá-lo mais esperto principalmente em baixas rotações) já ficaria bem satisfeito. Mas não quis arriscar pois mandar apenas a BI para eles é estranho. Para mudar o ponto e trabalhar a bomba, acho que deveria ser feito com todo o conjunto pois muita coisa varia de motor para motor, principalmente a turbina.
A pressão do turbo original do Trolller 2.8 é mais ou menos 1,2kg.
Walter da Camper
24/02/2015, 11:33
Os especialistas na área gostam muito de esconder o jogo, mas no final das contas, não existe outro parâmetro que possa ser alterado na BI a não ser a quantidade de diesel injetada e o ponto de injeção.
Diferente do motor otto, em que a potencia é controlada variando a quantidade de mistura ar/combustível, no motor diesel o ar entra diretamente no motor, sempre na quantidade máxima, já que não há borboleta no coletor. A aceleração ocorre pura e simplesmente aumentando a quantidade de diesel injetada.
A rigor não existe mistura rica ou mistura pobre no motor diesel, porque simplesmente não há mistura entre ar e combustível a não ser no momento da queima. Na medida em que o diesel é injetado ele se combina com o ar comprimido e inflama-se gradativamente. A única limitação é não injetar mais diesel do que aquele que pode ser queimado pelo ar existente na câmara no momento da injeção (única hipótese de mistura "rica" e destrutiva para o motor).
Na marcha lenta e nas baixas rotações o motor admite ar livremente em grande quantidade e o diesel é injetado em quantidade mínima. Na medida em que se aumenta a quantidade de diesel (para a mesma qtde de ar) o motor acelera gradativamente. Quando a quantidade atinge um valor tão alto que o ar fica insuficiente para queimá-lo, aparece a fumaça preta. Ao chegar nessa situação, a única forma de continuar aumentando a potência é fornecer mais ar (pressão na turbina).
Por esse princípio de funcionamento dá para concluir que para fazer o motor andar mais, basta injetar maior quantidade de diesel e aumentar a capacidade de fornecimento de ar (pressão da turbina, escape mais livre...)
O grande segredo a ser desvendado é o PONTO DE INJEÇÃO. Como encontrar o ponto de melhor rendimento sem prejudicar o motor em razão do excesso de avanço??? Quem tiver uma resposta prática ganha uma caixa de Heineken.
Abçs.
Também achei estranho, mas vindo de uma loja marítima, imaginei que eles fizeram testes em bancada com coletor e escapamentos diretos, aumentando o rendimento da turbina. Mas mesmo assim uma alteração dessas ainda seria bem vinda, não espero tirar os 200cv do motor, mas se conseguir uns 160cv (o suficiente para deixá-lo mais esperto principalmente em baixas rotações) já ficaria bem satisfeito. Mas não quis arriscar pois mandar apenas a BI para eles é estranho. Para mudar o ponto e trabalhar a bomba, acho que deveria ser feito com todo o conjunto pois muita coisa varia de motor para motor, principalmente a turbina.
A pressão do turbo original do Trolller 2.8 é mais ou menos 1,2kg.
Felipebrandao
24/02/2015, 11:35
É isso que eu acho estranho Eduardo, mecher só na bomba sem verificar nada no resto, eu não arriscaria prefiro tentar achar esses bicos, se essa bomba der problema é custo dobrado, alguem mais gostaria dos bicos 30% ? Poderíamos tentar contato com o Maurício e ver se arruma uma quantidade maior desses bicos, também achei que o 50% iria acabar deixando o motor muito beberrão
Também tenho interesse nos bicos +30, mesmo que seja só pra ver se fica bom mesmo (não achei relatos ou dados precisos de quem colocou esses bicos no Troller).
Felipebrandao
24/02/2015, 13:24
Tem uns tópicos no forum pickupsgm e o pessoal relatava uma surpresa na potência gerada só pelos bicos.
Seria bom a gente formar um grupo e procurar esses bicos +30 eim!
Fabio_Roberto
24/02/2015, 15:35
Ja ouvi um relato, acho que foi aqui no forum....
O camarada colocou os bicos, regulou a bomba, trubina e etc...
O jipe ficou um canhão, mas o motor durou 8 meses...
Como diz o ditado... “As palavras são anões; os exemplos são gigantes"
Se só abrir um pouco a bomba injetora não te satisfaz eu pensaria em comprar um jipe com outro motor mais potente.
Felipebrandao
24/02/2015, 16:17
Fabio ai que está, os bicos retrabalhados são para manter a bomba com vazão original, palavras do próprio Maurício, agora o cara compra os bicos e ainda abre a bomba é pedir para cuspir diesel e furar até o Carter do carro, preparação do motor diesel é algo que se tem que fazer com profissional serio e que saiba o que esta fazendo.
Fabio_Roberto
24/02/2015, 16:29
Fabio ai que está, os bicos retrabalhados são para manter a bomba com vazão original, palavras do próprio Maurício, agora o cara compra os bicos e ainda abre a bomba é pedir para cuspir diesel e furar até o Carter do carro, preparação do motor diesel é algo que se tem que fazer com profissional serio e que saiba o que esta fazendo.
Felipe, agora não entendi. Os bicos originais restringem a vazão da bomba?
Sandrãobh
24/02/2015, 16:44
Os especialistas na área gostam muito de esconder o jogo, mas no final das contas, não existe outro parâmetro que possa ser alterado na BI a não ser a quantidade de diesel injetada e o ponto de injeção.
Diferente do motor otto, em que a potencia é controlada variando a quantidade de mistura ar/combustível, no motor diesel o ar entra diretamente no motor, sempre na quantidade máxima, já que não há borboleta no coletor. A aceleração ocorre pura e simplesmente aumentando a quantidade de diesel injetada.
A rigor não existe mistura rica ou mistura pobre no motor diesel, porque simplesmente não há mistura entre ar e combustível a não ser no momento da queima. Na medida em que o diesel é injetado ele se combina com o ar comprimido e inflama-se gradativamente. A única limitação é não injetar mais diesel do que aquele que pode ser queimado pelo ar existente na câmara no momento da injeção (única hipótese de mistura "rica" e destrutiva para o motor).
Na marcha lenta e nas baixas rotações o motor admite ar livremente em grande quantidade e o diesel é injetado em quantidade mínima. Na medida em que se aumenta a quantidade de diesel (para a mesma qtde de ar) o motor acelera gradativamente. Quando a quantidade atinge um valor tão alto que o ar fica insuficiente para queimá-lo, aparece a fumaça preta. Ao chegar nessa situação, a única forma de continuar aumentando a potência é fornecer mais ar (pressão na turbina).
Por esse princípio de funcionamento dá para concluir que para fazer o motor andar mais, basta injetar maior quantidade de diesel e aumentar a capacidade de fornecimento de ar (pressão da turbina, escape mais livre...)
O grande segredo a ser desvendado é o PONTO DE INJEÇÃO. Como encontrar o ponto de melhor rendimento sem prejudicar o motor em razão do excesso de avanço??? Quem tiver uma resposta prática ganha uma caixa de Heineken.
Abçs.
Caro Walter...
Tô indo nesse caminho!!!
Coloquei o filtro K&N,
Super LDA,
Regulagem da bomba,como manda o manual da super lda...
Regulagem da turbina com manômetro instalado e pressão com cerca de 1,5 kg no pico...
Escapamento sem abafador com cano de 3''...
O ponto eu ainda não mexi e acho que não vou, vou apenas instalar um pirômetro para conferir a temperatura depois das alterações ...
Penso em uma bomba elétrica auxiliar com filtro racor, mas estou avaliando os prós e contras...
O jipe tá andando muito mais, não faz mais fumaça e ainda não posso falar do consumo, pois só tem uns dias que coloquei...
As soluções, a meu ver, ficaram baratas, o resultado me agradou muito e até agora eu recomendo...
P.s. Não acredito que somente mexendo na bomba fique bom como o pessoal relatou ao Eduardo.
abç.
Felipebrandao
24/02/2015, 17:28
Felipe, agora não entendi. Os bicos originais restringem a vazão da bomba?
Então fabio, os bicos restringem tanto pressão quanto fluxo que vem direto da bomba dentro do pistão, cada bico vem com uma especificação de fabrica onde determina a pressão feita pela bomba, quando mechemos na egr e aumentamos a pressão da bomba os bicos passam a trabalhar fora das especificações normais pois começa a passar diesel com uma pressão e fluxo maior pois ele não suporta a pressão fora do padrão, esses bicos retrabalhados voce se exime de trabalhar a egr, assim voce tem mais fluxo porem numa pressão menor o que faz a vida útil do motor durar mais.
Walter da Camper
24/02/2015, 20:10
EGR, Felipe? Não seria LDA?
Então fabio, os bicos restringem tanto pressão quanto fluxo que vem direto da bomba dentro do pistão, cada bico vem com uma especificação de fabrica onde determina a pressão feita pela bomba, quando mechemos na egr e aumentamos a pressão da bomba os bicos passam a trabalhar fora das especificações normais pois começa a passar diesel com uma pressão e fluxo maior pois ele não suporta a pressão fora do padrão, esses bicos retrabalhados voce se exime de trabalhar a egr, assim voce tem mais fluxo porem numa pressão menor o que faz a vida útil do motor durar mais.
Felipebrandao
24/02/2015, 20:48
EGR, Felipe? Não seria LDA?
Opa Walter valeu pela correção, mas a egr ali é o parafuso de debito da bomba, desculpa o erro, a lda é a válvula que regula o excesso de diesel e diminui a fumaça preta.
Fala galera, além de mim e do felipe, tem mais alguém interessado nos bicos da rasch +30? Será que alguém que conhece o Maurício pessoalmente poderia ver a possibilidade de ele fabricar esses bicos pra um grupo maior de pessoas?
Fabio_Roberto
25/02/2015, 10:10
Agradeço a explanação...rs
Abraço
Bom dia galera,
entrei em contato com o Alexander da Motorhead e ele me respondeu hoje que faria os bicos de maior vazão. Quem mais está interessado? Pois quanto mais ele produzir, menor é o preço.
Murillus
06/03/2015, 17:06
Bom dia galera,
entrei em contato com o Alexander da Motorhead e ele me respondeu hoje que faria os bicos de maior vazão. Quem mais está interessado? Pois quanto mais ele produzir, menor é o preço.
Tenho interesse dependendo do preço
AndréAngra
13/03/2015, 06:50
Tenho interesse, dependendo de preço....
O bico vai ter apenas 30% a mais de injeção?
Mantém o grau de abertura de combustível?
como apanhei muito para conseguir informações e/ou receita de preparação, segue algumas alterações que fiz recentemente no meu 2.8. primeira trilha sabado a noite. ficou muito bom. sem perda em baixa apesar da turbina maior. turbina enchendo rapido e linear. temperatura la embaixo como sempre.
meu relogio de pressão não ta marcando exato mas acredito que esteja trabalhando com 1,6-1,8 kg. foi feito:
coletor tubular.
turbina borgwagner k16
escape novo de 2,5´ com saida embaixo da porta do motorista
ja tinha bomba eletrica com dosador
filtro K&N
bomba revisada a uns 2 anos
bicos originais
proximo up são bicos preparados e colocar no dino para o acerto final.
497472 497473 497474 497475
Sensacional! alguma alteração na B.I. também?
Quando passar no dinamômetro não esquece de postar os resultados. Se não for pedir muito, você tem os dados de gases de exaustão?
ajustei a bomba sim, tem alterações.
depois dos bicos vai mudar tudo de novo.
o que seriam dados de gases de exaustão??
ajustei a bomba sim, tem alterações.
depois dos bicos vai mudar tudo de novo.
o que seriam dados de gases de exaustão??
só pra saber as temperaturas mínimas e máximas mesmo. pra saber se varia muito da original! Outra consideração, achei que ficou muito perto do motor, talvez o calor possa causar problemas. O coletor é original ou mandou fazer?
E ai Vermeio passou no dinamômetro?
Interessante é o pessoal dos eletrônicos "chipar" (nada contra) por um valor que particularmente acho meio salgado visto q não muda nada fisicamente..... e a grande maioria (acredito q + d 90%) ñ pagarem 1hr d dinamômetro q em São José dos Campos inicio de Janeiro era R$150,00 p/ ver o resultado real..... ñ q eu duvide d números, + chipar p/ 220, 240, 260cv e aferir resultado ñ custa nada...
E ai deu certo?
DieselPower comprou e instalou o pirômetro?
To querendo comprar um no aliexpress...
http://pt.aliexpress.com/item/AUTOFAB-EPMAN-Compact-37mm-Micro-Digital-Smoked-Lens-Exhaust-Gas-Temperature-EGT-Gauge-Black-EP-DGT8110BK/32257082493.html
Comprei o pirômetro, a bomba elétrica e o manômetro 1kg p/ pressão comb.... esperar chegar...
Povo aki parece q ta escondendo o jogo viu....
Comprei o pirômetro, a bomba elétrica e o manômetro 1kg p/ pressão comb.... esperar chegar...
Povo aki parece q ta escondendo o jogo viu....
depois de muitas viagens acessei aqui...
porque escondendo o jogo Orione?
nao coloquei os bicos ainda portanto nao coloquei no dino. quando colocar posto aqui.
depois de muitas viagens acessei aqui...
porque escondendo o jogo Orione?
nao coloquei os bicos ainda portanto nao coloquei no dino. quando colocar posto aqui.
kkk, forma de expressão Vermeio... Vc com certeza está compartilhando c/ todos!
Disse isso pois nos Motores Diesel c/ injeção mecânica parece um "mundo obscuro"...
Os Bombista não dão detalhes sobre o funcionamento das bombas e nem dos bicos... também nunca perguntei detalhes...
Exemplos:
Não temos códigos (P/N=part number) ou aplicação dos bicos "+30%~+50%" vazão...
Não sabemos a correlação da injeção entre Bomba e bicos...
O q acontece na prática se der "1 volta no paraf. débito da B.I"? Aumenta Pressão ou vazão de injeção ou os 2...?
O q acontece na prática se colocar "bicos + 30,50%"? Aumenta somente vazão pois quem determina pressão é a B.I.? Como se os bicos +30,50% oferecessem menos restrição a passagem do óleo e p/ manter a pressão d inj. a B.I. aumenta a vazão?...
Enfim... não temos a facilidade dos eletrônicos...
Walter da Camper
07/05/2015, 22:51
Quanto se aumenta a regulagem do débito, aumenta-se a quantidade injetada, pelo prolongamento do tempo em que o pistão da bomba permanece injetando (duração da injeção). A pressão e a vazão instantânea não se alteram.
kkk, forma de expressão Vermeio... Vc com certeza está compartilhando c/ todos!
Disse isso pois nos Motores Diesel c/ injeção mecânica parece um "mundo obscuro"...
Os Bombista não dão detalhes sobre o funcionamento das bombas e nem dos bicos... também nunca perguntei detalhes...
Exemplos:
Não temos códigos (P/N=part number) ou aplicação dos bicos "+30%~+50%" vazão...
Não sabemos a correlação da injeção entre Bomba e bicos...
O q acontece na prática se der "1 volta no paraf. débito da B.I"? Aumenta Pressão ou vazão de injeção ou os 2...?
O q acontece na prática se colocar "bicos + 30,50%"? Aumenta somente vazão pois quem determina pressão é a B.I.? Como se os bicos +30,50% oferecessem menos restrição a passagem do óleo e p/ manter a pressão d inj. a B.I. aumenta a vazão?...
Enfim... não temos a facilidade dos eletrônicos...
Obrigado pela informação Walter!!!!
Realmente ja tinha lido vc dizer isso em algum lugar + tinha esquecido...
Abraço!
Instalei a bomba elétrica própria para Diesel conforme postei.... porem ela chega a apenas 0,2 qdo vira a chave e ao ligar o carro cai para 0,1. Ao andar ñ lembro exatamente + a uns 1500~2000rpm dependendo da carga a pressão já zera.
A instalação esta correta e testei c/ as duas q comprei.
Se estancar a bomba (tampar a saida dela) ela chega a 0,25~0,3.
Ou seja, pra conseguir 0,5 de pressão de combustivel até em alta RPM só usando uma bomba convencional externa dessas pequenas c/ um regulador de pressão pra ñ romper o selo da B.I.
O Pirômetro ainda ñ tive tempo de instalar...
atualizando, Instalei os bicos da injediesel. mudou a pegada, ficou muito bom.
ainda tenho que acertar a bomba que ficou com muita fumaça, quando enche turbina limpa mas até lá tem que dosar o pé e mesmo assim esta complicado.
infelizmente um amigo que tinha o dino vendeu o aparelho. uma hora dessas acho um para tirar a duvida.
troquei meu manometro que nao estava muito confiavel, esta com pico de 1,9 kg.
instalei um pirometro no coletor tambem, chinesão do aliexpress. duvidas sobre a acuracidade mas enfim. esta com picos de 550°. andando na "boa" fica em torno de 200 ° C.
alguem sabe informar se estaria dentro de niveis aceitaveis? pelo que vi em reportagens dos EUA parece que sim.
Fala Vermeio e Orione, estou acompanhando vocês para, quem sabe, fazer no futuro. Vermeio, acho que tenho o manual do sprint aqui em algum lugar. Se não me engano tem isso lá. Vou achar aqui e posto no forum...
Atualizando: Vemeio, não achei nada de limites de EGT. Mas em um gráfico que postei aqui de um Sprint maritimizado de 200CV, passava dos 640°C...