Conectar

Ver Versão Completa : SamuKong Vortec 4.3 V6

Páginas : [1] 2

Natanael Junior
28/05/2008, 12:39
Tinha um samurai 97 branco, o MENTEX, que era um capricho só. Quando comprei tinha cheiro de novo, revisões em autorizada, segundo dono, etc. Fiz Body lift, aumentei as molas, pneus 3k (Koscak, na época e foram os primeiros aqui em Brasília) e guincho. O Mentex ficou limitado porque na época nem se falava em trocar a t-case pela do feixudo e instalar as x-crawler da vida.
A Inês, uma amiga da jipenet-bsb, tinha comprado de Sampa um samurai 91/92, canvas, vermelho, de roda cromada(eca!) e capota bestop branca. Bióloga que era, e vendo o samurai vermelho e capota branca, tentou batizá-lo de UACARI, um macaco da cara vermelha e pelagem branca (foto abaixo). Ninguém gostou do nome e foi lançada na jipenet-bsb uma campanha para rebatizá-lo e eu só o chamava de SAMUCACO. Pois bem. Inês não é morta. Mas vendeu o SAMUCACO para a Jussara, esposa do campeiro ex-niveiro Marcelo Viana que, depois de certo tempo colocou a venda o "jipinho".

Surgiu a idéia da expedição Brushua (http://brushua.objectis.net) e eu estava precisando de $$. Vendi o MENTEX e no dia seguinte, comprei o SAMUCACO e, com o troco, me mandei pra Patagônia na expedição Brushua.

Na volta da expedição começou a transformação do SAMUCACO.

Primeiro foram os Body Lifts para colocar uns pneus maiores com rodas não cromadas ( MTR 31", depois 3k 31").
Depois foi a gaiola interna, a redução X-Crawler, o bloqueio traseiro e o SOA.
Aí veio o parachoque tubular com guincho warn 5000lbs.
Desse jeito fomos ao calango trophy 2004 e papamos o 2º lugar. Nascia a equipe Pé-De-Pano.

Em 2005, a grana apertou e vendi o Samucaco para o Márcio.

Paguei as dívidas e o Márcio nem usava o SAMUCACO.

Como diz o ditado, "quem não deve não tem" então fui atrás do Márcio que aceitou um monte de cheque pré-datado e eu trouxe o SAMUCACO de VOLTA!!!

De novo na garagem foi trilha direto e, no calango trophy 2005 a equipe Pé-de-Pano buscou o PRIMEIRO LUGAR !!!, ficando em primeiro lugar em 6 das 7 provas e em segundo em uma delas.
Fiz a cerimônia "great balls of fire" e queimei o DUT do SAMUCACO!

Troquei a capota por uma preta, e tome trilha.

No calango trophy 2007 o Léo Boca-Fofa da equipe What´s Porreéssa comprou 15 galinhas pretas, 14 garrafas de sangue de boi, uma caixa de cigarro derby e plantou macumba em todas as encruzilhadas do DF. Resultado: torci o semi-eixo traseiro na primeira prova do evento. Fomos até o final, mas já sem chance de prêmio.

Pois bem, os últimos up grades foram o bloqueio dianteiro, a direção hidráulica, e o guincho T-max 9500.

Pelo visto, vai seguir sendo só alegria.

Seguem algumas fotos do SAMUCACO, e, no link da assinatura tem mais.

Abraço fã do Samurai.

Natanael Junior
28/05/2008, 14:29
fotos da cara nova do samucaco, com parachoque novo, t-max 9500, e estepe na gaiola.

Natanael Junior
28/05/2008, 14:35
Bomba de santana, caixa ZF de opala.
Suportes Ponto4x4.
Correia para tocar a engenhoca, inclusive o Ar Condicionado: Renault Twingo.

fernandão
29/05/2008, 12:50
Natanael
Belo Jipe !!!! vc conseguiu colocar 31 no samucaco antes de fazer Spoa ???
qual era o lifth usado para isso ?

[]´s

Natanael Junior
29/05/2008, 12:57
Obrigado!
Usava 31 antes do spoa sim. Mas já usava Body Lift da RC (2") e os pneus eram 31 mesmo... quer dizer, 31 de fábrica e não recapados. Usava os Wrangler MTR 31. Só depois passei a usar os 3k, que devem dar, de fato, o tamanho de um pneu 32.
[]

Natanael Junior
29/05/2008, 16:21
Algumas fotos ainda com capota branca bestop e pneus MTR.
A Equipe Pé-de-Pano quando o Gustavo ainda não tinha transferido a banha pro Dé Carli, hehehe.
Calango trophy 2004.

Arthur Makoto
29/05/2008, 17:26
Natan,
Acho que seu chefe te deu foi pouco trabalho seu tempo tá sobrando e vc inventando kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Abraço,

Makoto.

decarlifilho
29/05/2008, 17:56
UAI Makoto...Vc que diminuir o seu trabalho???

Natanael Junior
29/05/2008, 18:04
Natan,
Acho que seu chefe te deu foi pouco trabalho seu tempo tá sobrando e vc inventando kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Abraço,

Makoto.

Aqui tá parecendo oficina de jipe... os abacaxis só aparecem na última hora, e sempre "pra ontem", hehe
por falar nisso, vê se sai da frente do computador e vê se termina o jipe do Wagner e instala os Rocksliders do samucaco!

Joao Baeta
29/05/2008, 18:14
:arrow:Até criou o tópico para Samucaco... :palmas:
Me diga uma coisa: O ar é do Twingo?
:pensativo:
Abs

Natanael Junior
30/05/2008, 12:19
:arrow:Até criou o tópico para Samucaco... :palmas:
Me diga uma coisa: O ar é do Twingo?
Abs

Não. O ar condicionado é o original. A correia usada para tocar o compressor e a bomba da DH que é do Renault Twingo.
abç

Joao Baeta
30/05/2008, 13:31
Não. O ar condicionado é o original. A correia usada para tocar o compressor e a bomba da DH que é do Renault Twingo.
abç
:arrow:Entendi... Entao o DH montado e o motor se altera bem ou pouco qnd vira (Abaixa um pouco a rotração do motor)?
Abs

Fabil
30/05/2008, 17:25
ô Joao...

para de viadagem e taca logo um DH no seu samurai , kcta!!! heheheh

T+

Joao Baeta
30/05/2008, 17:41
ô Joao...

para de viadagem e taca logo um DH no seu samurai , kcta!!! heheheh

T+
:arrow:Ô Fabil....!
Ainda falta money para colocar né?
Eu aceito a sua doação! :mrgreen:

Fabil
30/05/2008, 17:46
doacao??? desde quando sou "entidade filantropica"?? kakakak

para de pao duragem e compra "picado" .. compra a flange hj, mes que vem o sertor, e depois a bomba...

alias.. para de muquiranice e siga o belo exemplo do samucaco...
compra a minha flange de D/H de opala e o rock slider p/ seu samurai....

tenho ambos pronta entrega... heheheh

T+

Natanael Junior
01/06/2008, 19:04
As duas moças podiam discutir a DH do Baeta em outro lugar, né não??? heheheh
Olha o vídeo da estréia da DH, do Rockslider e do parachoque novo em

http://www.youtube.com/watch?v=Z8tCWZelY08

Abraço

Fabil
02/06/2008, 17:14
ae Natal.... gostou do rockslider?

Joao Baeta
02/06/2008, 17:22
doacao??? desde quando sou "entidade filantropica"?? kakakak

para de pao duragem e compra "picado" .. compra a flange hj, mes que vem o sertor, e depois a bomba...

alias.. para de muquiranice e siga o belo exemplo do samucaco...
compra a minha flange de D/H de opala e o rock slider p/ seu samurai....

tenho ambos pronta entrega... heheheh

T+

:arrow:Ô Fabil...
Só qnd entrar dindin!!!!!!!
Mas me diga: O Natanael deu jeito no parachoque p/ caber a bomba... Preciso mexer no meu ou não?
Off.... Onde eu compro a bucha que quebrou? Foto abaixo:

http://img442.imageshack.us/img442/3268/buchapd1.jpg (http://imageshack.us)
http://img442.imageshack.us/img442/3268/buchapd1.4ba7b92774.jpg (http://g.imageshack.us/g.php?h=442&i=buchapd1.jpg)

Preciso comprar urgentemente!!!!!!

Fabil
02/06/2008, 17:24
parachoque??? o que o parachpque tem a ver com D/H???

sobre a bucha, qualquer autopeca vc acha, leva a estragada e peca uma igual

T+

Joao Baeta
02/06/2008, 17:29
parachoque??? o que o parachpque tem a ver com D/H???

sobre a bucha, qualquer autopeca vc acha, leva a estragada e peca uma igual

T+
:arrow:Ô Mineiro temoso!
Eu PERDI a bucha.... Eu vou tirar foto do outro lado e mostro a auto peças!!!!!!
Sobre parachoque... Pela posição do DH... Foi o Natanael me falou ué!
Abs

Fabil
02/06/2008, 17:31
no samurai que eu adaptei DH aqui usa parachoque RC4x4 e nao precisei mexer em nada nele

T+

Joao Baeta
02/06/2008, 17:44
no samurai que eu adaptei DH aqui usa parachoque RC4x4 e nao precisei mexer em nada nele

T+
:arrow:Entendi... Não é preciso mexer... Só reposiconar o ar... E só!

Natanael Junior
02/06/2008, 20:14
:arrow:Ô Mineiro temoso!

Sobre parachoque... Pela posição do DH... Foi o Natanael me falou ué!
Abs

Troquei o parachoque porque no antigo não cabia o guincho novo.... Não tem nada a ver com a DH. E sobre a DH no samurai tem um tópico próprio:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19692

Quanto ao rockslider, gostei bastante. Valeu!

Abraço,

Natanael Junior
28/08/2008, 17:48
Fotos tiradas pelo guru das lentes Edson no Calango 2007.
tá custando a chegar o calango 2008!!

Natanael Junior
29/01/2009, 16:03
Aqui posso falar!
Fomos garfados brutalmente no calango 2008.
Primeiro pelo azar* violento que fez o samucaco quebrar o semi-eixo dianteiro esquerdo.
Depois pelo azar* de quebrar o high steer.
Depois pelo nervosismo e despreparo dos árbitros que desclassificaram nossa equipe em uma das etapas, em franca demonstração de injustiça. O decidido não se discute mais, mas que foi um chute no saco foi.
No mais, valeu pela diversão! No final das contas, é o que importa.
O calango trophy é único. Pena não existir gente suficiente para ajudar na organização e, por causa disso, tenho medo da prova perder sua identidade...
*azar = bloqueios 100%, direção hidráulica, barrancos, pedras e um bração no volante.
Abraço e que venha o calango 2009.
foto1: o samucaco e o samucaco
foto2: equipes a postos e a rampa de lançamento do C.em J.uízo, hehehe (motor de partida gravitacional)
foto3: a biba do junim
foto4: uma pose com o vitara do campeão Omar
foto 5: foto com os anfitriões: VALEU GALERA DE CRISTALINA!!

Natanael Junior
09/02/2009, 13:43
agora lascou...
os eixos devem chegar hoje.
O QUE FAZER?
pensei em colocar o esquema em 4-link, mas aí tem encrenca com o sistema de direção (não quero usar full hidro).
Acho que esse esquema aí sobra e muito para as provas daqui:
http://www.rocky-road.com/coil.html
Acho que isso é um misto de engesa e jpx, com 2-link na frente (à moda engesa) e 3-links atrás (JPX).
Nos defenders é assim também.
Pitacos, dicas, broncas, etc serão todos bem vindos.
SOCORRO!!!!!!!!!
Abraço ainda roco ( 6 a 1 no vilinha foi demais! VALEU ESMERALDINO!)

Natanael Junior
09/02/2009, 13:47
fotos dos eixos, ainda na origem.
O 75% do traseiro vai pra frente e o traseiro vai ganhar bloqueio "Smashweld MIG Block System".

Natanael Junior
09/02/2009, 13:48
esse é o esquema do link que postei acima, da rocky-road.

Natanael Junior
09/02/2009, 13:55
outras imagens

Natanael Junior
09/02/2009, 15:54
achei meio forçado o esquema aí do high steer.
Tô ponderando a hydro assist, já que a caixa do opala está instalada lá, prontinha...
Tópico sobre hydro assist:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48888
[ ]encafifado.

Supercharger
09/02/2009, 16:32
Repare que a peça tem fixação também no parafuso da pinça de freio. Não são só os 4 pafafusinhos do munhão...

Fabil
09/02/2009, 16:38
Fala ae Natal...
já pensou em deixar feixes de mola mola mesmo? porem maiores e jumelo revolver?

T+

Natanael Junior
09/02/2009, 17:29
Fala ae Natal...
já pensou em deixar feixes de mola mola mesmo? porem maiores e jumelo revolver?

T+

pensei, mas penso mais nas helicoidais...

Além do conforto, acho que as helicoidas "empurram" melhoram a tração porque empurram mais as rodas para onde, ao menos em tese, devem ficar: "na chon".

Vou ter que aumentar o entre-eixos, porque pretendo usar pneus 35. Assim, para manter o esquema de feixes teria que alongar o chassi ( pelo menos mais do que talvez precise se fizer os links para usar helicoidais).

Mas não descartei a possibilidade ainda. Estou colhendo os pitacos e as opiniões.

Em tempo: não quer comprar eixos spoados originais com roda livre, freio, feixes, jumelos revolver, lockright e quick lock, hi steer, rodas orion e pneus 3k 31??

Abraço e valeu!

Fabil
09/02/2009, 18:03
bao... se quer gastar pouco é feixe de mola..

sobre seus eixos, se tiver precinha de brima...heheh rodas e pneus nao me interessam

T+

Fabil
09/02/2009, 18:10
bao... se quer gastar pouco é feixe de mola..

sobre seus eixos, se tiver precinha de brima...heheh rodas e pneus nao me interessam

T+

Natanael Junior
13/02/2009, 20:51
Bão, as rodas e pneus orginais já se foram.
Vão calçar um willys do felipe.

O Samucaco agora vai calçar eixos de troller ( já chegaram!!!!)
Rodas 16X8 e pneus 285X75X16 e cravos 3k. COm os cravos ficam quase do tamanho dos 35!

Semana que vem os eixos originais serão retirados e revisados. Assim que estiverem revisados vou mandar pvts para os amigos que já se mostraram interessados em ficar com eles.

Lembro, ainda, que vou usar molas helicoidais, então o spoa completo também vai ser vendido.
Suportes, hi-steer, barras de tração dianteira e traseira (rc4x4), jumelos revolver e feixes.

Tô doidim pra ver como é que vai ficar essa encrenca, hehe.

Ramiro Preto Véio e turma da igreja, peçam desculpas ao Bill por qualquer coisa...
perguntei a ele se o esquema do site gringo que postei acima funciona e acho que ele não gostou, hehehe. Nem respondeu...

Adondé mesmo que estão comercializando as tais juntas cv???

Abraço empolgado com os rumos do projeto.

diogo ludovico
16/02/2009, 10:11
Eu uso juntas CV de hilux em ambos os cardãs, é só procurar em desmanches mas custam en torno de R$300,00 cada.....
Já que optou por molas helicoidais, sujiro aproveitar para colocar as molas o mais para fora possivel em relação ao chassi, pois isso melhora demais a estabilidade lateral, diminuindo a tendencia de rolar a carroceria e tombar.
Quanto ao aumento do entre eixo, para pneus 35 bastam de 4 a 5cm a mais no link dianteiro para que não se tenha problemas com a caixa de roda (o meu está com 4cm a mais), mas isso deixo para o Ramiro, Bill e demais Experts em suspenção baterem o martelo.

Natanael Junior
16/02/2009, 16:14
vi no tópico do Preto Véio que a SPICER está vendendo separados os componentes do cardã do troller, inclusive a tal CV.

"junta dupla cardan troller T4 01/05 - Código Affinia 917969"

Pode ser uma alternativa também, eu acho...

abraço

billj
16/02/2009, 19:51
Já que optou por molas helicoidais, sujiro aproveitar para colocar as molas o mais para fora possivel em relação ao chassi, pois isso melhora demais a estabilidade lateral, diminuindo a tendencia de rolar a carroceria e tombar.

Só tome cuidade que o pneu não pegue na mola quando a suspensão estiver articulado.

Abraços,

Bill

Natanael Junior
17/02/2009, 11:25
Valeu Diogo e Bill.
vou esperar chegar os pneus e rodas para, a partir deles, começarmos os cálculos...
vou postando por aqui as dúvidas que com certeza vão aparecer.
abraço

wagnercj2
17/02/2009, 17:52
Por favor clique em um dos ícones de Resposta Rápida em uma das mensagens para ativar a janela de Resposta Rápida.

wagnercj2
17/02/2009, 17:54
Legal vc colocar tudo no forum...

Quanto ao high steer com base nos sufocos do ultimo ano e a possibilidade de vir a usar hydro assist, é melhor fazê-lo com um belo reforço tipo os que Elmer fez olha essas fotos do topico dele sobre o assunto..

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=153159&d=1232476540 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=153159&d=1232476540)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=153158&d=1232476504 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=153158&d=1232476504)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=153157&d=1232476468 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=153157&d=1232476468)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=153156&d=1232476415 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=153156&d=1232476415)

[ ]´s palpiteiros
Wagner
CJ5-83

Natanael Junior
17/02/2009, 17:59
Aí é Hi steer!!!
valeu!

equipeminas4x4
17/02/2009, 18:26
Aí é Hi steer!!!
valeu!
kd as fotos do BW instalado???????:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgree n:

[]´s

Natanael Junior
18/02/2009, 12:42
Marcel, os Bushwacks serão instalados assim que acabar a montagem dos eixos de bugão.
daqui uns dias.... ô otimismo...
Hoje fui lá e o samucaco já está nos cavaletes!!!
As rodas e os espaçadores antigos já estão calçando o jipe do Felipe.
O próximo passo é desmontar os eixos e o SPOA e começar o feirão.
Abraço e vou postar fotos amanhã.

norberto
18/02/2009, 13:18
Natanael,
Quanto você quer nos jumelos revolver?
Mandei MP pra você outro dia, mas acho que você não viu.
[]s
Norberto

Natanael Junior
18/02/2009, 14:01
Norberto, vi sua MP sim, mas preferi esperar o desmonte das peças para iniciar as vendas.
Vou listar todas as peças a serem vendidas com os respectivos preços.
Sabe quanto custam os jumelos novos, para eu fazer breça de brima nos meus usados??
Abraço,

Bruno Machado
18/02/2009, 15:00
Norberto, vi sua MP sim, mas preferi esperar o desmonte das peças para iniciar as vendas.
Vou listar todas as peças a serem vendidas com os respectivos preços.
Sabe quanto custam os jumelos novos, para eu fazer breça de brima nos meus usados??
Abraço,

Natanael,

Quanto vai pedir nas roda-livres?
Tô precisando de duas...:-(

Faz um breça de brima, põe num pacote com os jumelos pro Norberto, economizamos frete...

[ ]'s econômicos :shock:

equipeminas4x4
18/02/2009, 15:06
Bruno,

Vc precisa de 1 Explorer isso sim.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

[]´s

Natanael Junior
18/02/2009, 15:45
tá anunciado em:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=52502

Os jumelos nem sei quanto custam. Mas a preferência é do Norberto.

As rodas livres tinha apalavrado com o Léo, então a preferência é dele.

Mas vamo vê...

Amanhã posto fotos das tráia, hehe

Bruno Machado
18/02/2009, 16:08
tá anunciado em:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=52502 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=52502)

Os jumelos nem sei quanto custam. Mas a preferência é do Norberto.

As rodas livres tinha apalavrado com o Léo, então a preferência é dele.

Mas vamo vê...

Amanhã posto fotos das tráia, hehe

Natanael,

Aguardemos então o Leo se manifestar se quer ou não as RL. Se ele não quiser, me avise o preço e forma de pagamento.

[ ]'s

[ ]'s

Bruno Machado
18/02/2009, 16:46
Bruno,

Vc precisa de 1 Explorer isso sim.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

[]´s

Marcel,

Explorer? :discordo:

Mas sei que vai ficar complicado puxar as jacas com o samuraizim. O molinete, então, nem se fala. Vai precisar de pelo menos 2 patescas em série prá puxar as jacas arroiadas...

Sem [ ]'s

Natanael, desculpe o off...

Natanael Junior
20/02/2009, 13:36
Bruno, o Léo ficou com as Rodas livres...

Os jumelos revólver também foram vendidos.

Eu condenando o semi-eixo dianteiro e o que foi para o espaço, na verdade, foi a bichocinética.

O anúncio das peças já foi atualizado.

Abaixo fotos da bichocinética e do eixo de bugão já embaixo da viatura, com a roda ( só pra ver o tanto que ficaria "pra fora". Parece que com a opção de usar rodas 16 e pneus altos, não vai ficar tanto.

abraço

equipeminas4x4
20/02/2009, 13:51
Bushwaker Mkrawler Rulez!!!!!!!!!!!!

[]´s

norberto
20/02/2009, 14:18
Bruno, o Léo ficou com as Rodas livres...

Os jumelos revólver também foram vendidos.

Eu condenando o semi-eixo dianteiro e o que foi para o espaço, na verdade, foi a bichocinética.

O anúncio das peças já foi atualizado.

Abaixo fotos da bichocinética e do eixo de bugão já embaixo da viatura, com a roda ( só pra ver o tanto que ficaria "pra fora". Parece que com a opção de usar rodas 16 e pneus altos, não vai ficar tanto.

abraço

Uai, a preferência não era minha?:roll:
Já tava contando com eles...

Natanael Junior
20/02/2009, 15:01
Uai, a preferência não era minha?:roll:
Já tava contando com eles...

Ih rapaz, é mesmo...
vou ligar para o Marconi agora.
Desculpa o mal entendido. A preferência, de fato, é sua.
Tenho certeza que ele vai entender. Para conhecimento de todos e para transparência na negociação, segue a mesagem que havia mandado para o Norberto, em pvt.

"Norberto, tá lá no anúncio.
Não sei quanto custam os jumelos revolver, mas faz uma proposta aí que estou separando eles para você, que manifestou interesse primeiro. Os eixos já tinha recebido pvt antes do andré e do gustavo supercharger, e por isso terão as primeiras fichas. Abraço,
Natanael"

Noberto, vamos negociar em pvt ou por e-mail, natanaeljunior76@gmail.com
Abraço e desculpem ( MArconi e Norberto) pela confusão...

equipeminas4x4
20/02/2009, 15:12
escorreu 1 lágrima no canto do olho esquerdo.

[]´s

norberto
20/02/2009, 15:31
Ih rapaz, é mesmo...
vou ligar para o Marconi agora.
Desculpa o mal entendido. A preferência, de fato, é sua.
Tenho certeza que ele vai entender. Para conhecimento de todos e para transparência na negociação, segue a mesagem que havia mandado para o Norberto, em pvt.

"Norberto, tá lá no anúncio.
Não sei quanto custam os jumelos revolver, mas faz uma proposta aí que estou separando eles para você, que manifestou interesse primeiro. Os eixos já tinha recebido pvt antes do andré e do gustavo supercharger, e por isso terão as primeiras fichas. Abraço,
Natanael"

Noberto, vamos negociar em pvt ou por e-mail, natanaeljunior76@gmail.com
Abraço e desculpem ( MArconi e Norberto) pela confusão...

Fala pro Marconi que eu vou tirar os meus jumelos articulados pra colocar os revolver. Se ele quiser ficar com eles, a gente negocia.

[]s
Norberto

Natanael Junior
20/02/2009, 15:34
Norberto,
falo sim.
podemos seguir as negociações também no tópico do anúncio dos eixos,

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=816586&posted=1#post816586

Abraço sem o menor tino comercial...

Natanael Junior
26/02/2009, 18:03
Bão, os pneus do samucaco vão ser esses aí:
3k Crossara, em carcaças 285X75X16.
chegarão semana que vem...

Natanael Junior
28/02/2009, 10:38
Uma coisa já está certa. Vai ser helicoidal.

Ainda não sei se uso o esquema que nem do preto véio (4-link Y-arm com panhard) ou à moda engesa na dianteira e à moda jpx na traseira...

Por isso aproveito da boa vontade dos amigos foristas para tirar essa "encafifante" dúvida.

Estou em vias de encomendar os links da spider 4x4, mas preciso ruminar mais esse assunto.

Ramiro, tem umas fotos detalhadas da suspensão do preto véio aí?

Socorro!!

Natanael Junior
02/03/2009, 16:24
Bushwaker Mkrawler Rulez!!!!!!!!!!!!

[]´s

em breve os bussuvacas estarão lá...

Supercharger
02/03/2009, 16:38
Já que usará eixos de Troller e tens o chassis do samurai feixe (como no PV), seria bem providencial encomendar do Bill links, suportes e subframe. Praticamente um kit.

equipeminas4x4
02/03/2009, 17:44
Já que usará eixos de Troller e tens o chassis do samurai feixe (como no PV), seria bem providencial encomendar do Bill links, suportes e subframe. Praticamente um kit.
X10000000000000000000

[]´s

Natanael Junior
03/03/2009, 12:50
"Tamo" vendo isso...
O Bill não faz o sub-frame sem o samuca lá, pois não tem o gabarito.
Estou vendo a possibilidade de encomendar os links dele "quenemque" os do preto-véio e fazer o sub-frame por aqui.
Aqueles tubos são de parede beeeem resistente? Tenho medo dos links sairem "se amoldando" nos obstáculos das trilhas... Parece que aquele esquema do spider2, ou mesmo os braços brutos do engesa güentam mais...
vamo que vamo!
Ps.:Marcel, com o que corta os excessos dos Bussuvacas para ficarem com acabamento dos bão?

equipeminas4x4
03/03/2009, 13:17
"Tamo" vendo isso...
O Bill não faz o sub-frame sem o samuca lá, pois não tem o gabarito.
Estou vendo a possibilidade de encomendar os links dele "quenemque" os do preto-véio e fazer o sub-frame por aqui.
Aqueles tubos são de parede beeeem resistente? Tenho medo dos links sairem "se amoldando" nos obstáculos das trilhas... Parece que aquele esquema do spider2, ou mesmo os braços brutos do engesa güentam mais...
vamo que vamo!
Ps.:Marcel, com o que corta os excessos dos Bussuvacas para ficarem com acabamento dos bão?
fala pra ele que existe uma coisa que se chama PROJETO, mas já q ele num sabe usar o CAD, pede pro Ramiro levar o carro lá pra ele copiar. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Corta com disco de corte numa esmerilhadeira q fica bom.

[]´s

billj
03/03/2009, 16:16
Caraio Natanael, não foi isso que falei..... Posso até fabricar o sub-frame e todos os suportes. Porém, como a montagem exige uma porrada de corte e solda no chassi, inclusive a remoção da travessa da t-case original, não posso enviar o sub-frame pronto para simplesmente soldar no lugar.

Abraços,

Bill

Natanael Junior
03/03/2009, 16:39
Caraio Natanael, não foi isso que falei..... Posso até fabricar o sub-frame e todos os suportes. Porém, como a montagem exige uma porrada de corte e solda no chassi, inclusive a remoção da travessa da t-case original, não posso enviar o sub-frame pronto para simplesmente soldar no lugar.

Abraços,

Bill

Não foi assim que explicou. Agora entendi.
Viria manual explicando a "porrada de corte e solda no chassi"?
Ainda não tive tempo de ir lá para estimar o entre-eixos esperado, conforme vc perguntou no e-mail. Conforme dito posts atrás, a medida do pneu será 285 75 R16 + gomos 3k, que, segundo afirmou o fabricante, chega nas 35 pol.

billj
03/03/2009, 16:44
Não foi assim que explicou. Agora entendi.
Viria manual explicando a "porrada de corte e solda no chassi"?
Ainda não tive tempo de ir lá para estimar o entre-eixo esperado, conforme vc perguntou no e-mail. Conforme dito posts atrás, a medida do pneu será 285 75 R16 + gomos 3k.

Manual de Instalação Spider4x4

1) Tirar as peças da caixa.
2) Montar as peças no carro.
3) Caso encontrar interferências, cortar fora o que está atrapalhando....

FIM

:mrgreen:

Abraços,

Bill

equipeminas4x4
03/03/2009, 17:01
Manual de Instalação Spider4x4

1) Tirar as peças da caixa.
2) Montar as peças no carro.
3) Caso encontrar interferências, cortar fora o que está atrapalhando....

FIM

Abraços,

Bill
E precisa de manual melhor do que esse?????

Falou e disse o louco da esmerilhadeira.

[]´s

Natanael Junior
03/03/2009, 17:01
Mr. William,
Bom o manual...
Manda em pvt então o menor valor que dá pra fazer e tempo para entrega dos links completos (com buchas e parafusos afins), dos suportes e do sub-frame.
Tem como fazer pelo menos os links inferiores com barras mais parrudas? pode ser impressão minha, mas aqueles canos parecem delicadinhos demais...

equipeminas4x4
03/03/2009, 17:04
Esse Bill é muito delicado mesmo.... :mrgreen::mrgreen::odedo::odedo:

Sem []´s por motivos óbvios.

billj
03/03/2009, 18:49
Mr. William,
Bom o manual...
Manda em pvt então o menor valor que dá pra fazer e tempo para entrega dos links completos (com buchas e parafusos afins), dos suportes e do sub-frame.
Tem como fazer pelo menos os links inferiores com barras mais parrudas? pode ser impressão minha, mas aqueles canos parecem delicadinhos demais...

2" diâmetro por 10 mm de parede é delicadinho???..........:roll:

OK, faço uma proposta e te mando.....

Abraços,

Bill

Varela
04/03/2009, 11:57
Esse Bill é muito delicado mesmo.... :mrgreen::mrgreen::odedo::odedo:

Sem []´s por motivos óbvios.

Esse samurai tá seguindo o mesmo caminho do ex spider...
Natan, larga isso de mão, deixa o samucaco do jeito que está e começa logo uma gaiola...

[]s

Natanael Junior
04/03/2009, 14:05
"deixa o samucaco do jeito que está"
Varela, se eu deixar do jeito que está a ferrugem vai tomar conta e ele vai virar petróleo daqui uns bilhões de anos, hehehe.
Já está tudo desmontado, sobre os cavaletes!
Abraço!

Natanael Junior
05/03/2009, 16:26
Semis + homocinéticas original e do D44.

Natanael Junior
09/03/2009, 12:33
O eixo dianteiro está no torno para inverter a posição da bola...
As coroas e pinhões novas já estão instaladas...
O bloqueio traseiro (Makotork Smashweld Mig Block System) será feito hoje a tarde...
Os pneus 3k crossara 285 75 16 embarcam amanhã, segundo o Eduardo...

Vamo que vamo...

wagnercj2
09/03/2009, 19:04
Passei lá agora no começo da tarde vi a caixa satélite tão novinha que dá até dó........ vou fazer 15 segundos de silêncio em homenagem a ela :mrgreen:.

Qual a relação de que vc colocou ?

[ ]´s acompanhando a obra
Wagner
CJ5-83

Natanael Junior
10/03/2009, 14:13
Fala Wagner!
A relação é 8:43.
Tá com pena, olha aí a foto.
Bloqueio Makotork Smashweld Block System Pro - Fase II

P S .: O Eduardo da 3k disse que solicitou hoje a coleta dos pneus. Deve chegar até o final da semana.

Natanael Junior
13/03/2009, 17:30
As chuteiras novas.
Conforme eu já esperava, é lógico que não chegam nas 35pol, mas estão de bom tamanho!
De acordo com a calculadora virtual de pneus do seguinte link
http://www.powerdog.com/tiresize.cgi
as medidas são (sem considerar os cravos 3k):
285/75R16
lateral: 8.4"
Diâmetro: 16.4"
Raio: 32.8"
Circunferência 103.1"

Natanael Junior
16/03/2009, 12:50
vai ficar marromeno assim

equipeminas4x4
16/03/2009, 13:16
kd os BW????????:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

[]´s

Natanael Junior
16/03/2009, 13:21
kd os BW????????:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

[]´s

Calma!!
O entre-eixos vai ser alterado, então os BW ficarão por último...
Marcel, que "frange" ocê faiz aí pra ajudar a colocar um 2.2 ou 2.4 gm no samuca? Tô pensando em no futuro cutucar um motorzim desse aí com CA. maluquice ou é viável????

equipeminas4x4
16/03/2009, 13:30
Calma!!
Marcel, que "frange" ocê faiz aí pra ajudar a colocar um 2.2 ou 2.4 gm no samuca? Tô pensando em no futuro cutucar um motorzim desse aí com CA. maluquice ou é viável????

Maluquice???? Sou bom em ajudar os malucos com suas idéias retardadas... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Eu não colocaria o 2.2, iria para o 2.4 direto. A dúvida é se o ZF4HP22 serve no 2.4 com facilidade, eu penso que sim. Ae é colocar tcase Hilux com kit 4.7 e ser mais um retardado feliz.:dance::dance::dance:

[]´s

Natanael Junior
16/03/2009, 16:13
está em idioma gringo, mas tem boas informações...
http://www.therangerstation.com/Magazine/winter2007/4_link_tech.htm
Abraço

Jeanilson
16/03/2009, 21:06
Calma!!
Vixe!, nem terminou de mexer na suspensão e já está pensando em trocar o motor!!! :shock:

Esse virus da monstrificação quando pega é fogo... :mrgreen:

Já pensou na carretinha para levar o Samurilla ao Calango??

[]'s acompanhando o tópico :pipoca:

Loiro
16/03/2009, 22:28
Vai sair mais um monstro em!
Parabens pelo projeto!
Ta ficando lindo.
[]´s

Natanael Junior
17/03/2009, 12:58
Vixe!, nem terminou de mexer na suspensão e já está pensando em trocar o motor!!! :shock:

Esse virus da monstrificação quando pega é fogo... :mrgreen:

Já pensou na carretinha para levar o Samurilla ao Calango??

[]'s acompanhando o tópico :pipoca:

Fala Jean!!
o motor seria coisa para o futuro, como bem mencionei na pergunta para o marcel... mas o negócio é que se já tivesse com tudo no lugar (motor+CA+Tcase) seria um adianto para calcular a suspensão...
Carretinha nada.... vai ficar quase originélis!
Abraço e passa lá pra dar pitacos de engenheiro...

Supercharger
17/03/2009, 16:10
Já pensou na carretinha para levar o Samurilla ao Calango?

Upgrade de Samucaco para Samurila foi bem de acordo com o que está sendo feito! :concordo:

Saudações,
Gustavo.

Natanael Junior
18/03/2009, 07:02
Gastei boas horas de uma madrugada de insônia traduzindo parte do artigo que mencionei sobre 4-link.
O resultado saiu até marromeno. São 16 páginas ilustradas com informações sobre conceitos que até então eu só tinha ouvido falar, tais como anti-squat, roll axis, etc.
Segue arquivo.
Espero que conribua em algo para aqueles que, assim como eu, estão começando a querer entender mais sobre esse tipo de suspensão. Ler o artigo e traduzi-lo me ajudou um bocado.

raphaelmacae
18/03/2009, 07:51
Natanael, seu samurila vai ficar show! parabens!

estou na mesma empreitada que voce e estou modificando o meu todo tambem, só que com pneus 37"

:)

se quiser me add no msn pra gente conversar,falar umas besteiras e trocar ideias....

raphaelsalles86@hotmail.com

abraço a todos!

Natanael Junior
18/03/2009, 18:34
Seguindo os passos do artigo que postei aqui, fui para o papel...
Desde o 2º grau não usava compasso e transferidor, e muito menos papel milimetrado.
A diversão foi boa.
Rabisca, apaga, rabisca, apaga, rabisca (x100)
Até que cheguei num mais ou menos, usando o conceito do artigo (links superiores menores que os inferiores, mesmo sabendo da possibilidade de alteração do Pinion angle e do caster)
Vou ter que refazer porque o tal do roll axis ficou muito inclinado para trás. Vou tentar redesenhar, alterando a altura dos suportes dos links no chassi.
Depois vou fazer outro desenho usando os links superiores e inferiores do mesmo tamanho.
Vamo vê!
Segue foto dos rabiscos iniciais

Natanael Junior
23/03/2009, 13:42
Natanael, seu samurila vai ficar show! parabens!

estou na mesma empreitada que voce e estou modificando o meu todo tambem, só que com pneus 37"

:)

se quiser me add no msn pra gente conversar,falar umas besteiras e trocar ideias....

raphaelsalles86@hotmail.com

abraço a todos!

Beleza Raphael. O projeto vai seguindo...

Depois de muito calcular, desenhar, encafifar sobre o 4-link, resolvi não fazê-lo.

1- Para aproveitar o curso de um 4-link, teria que cortar muita coisa no samurai e partir para amortecedores gigantes e não pretendo fazer isso.

2- Com o tamanho dos meus pneus, pouca coisa mais altos que os 33, para chegar em valores aceitáveis de IC, anti-squat e roll axis, teria que fazer links de dimensões exageradas.

3- Com 4-link, teria que cortar muita lata e canibalizar o carro. ótimo para quem tem aspirações de rock crawling, mas excessivo para o meu uso.

4- Montar um esquema com panhard, tipo o do engesa, embora não dê ao samurai um curso extremo de suspensão, se levar em conta a largura dos eixos novos e o aumento moderado do entre-eixos, vai proporcionar curso de suspensão melhor do que eu tinha antes (eixos originais, feixes spoados) e que já me era suficiente.

5- é mais fácil, rápido e barato calcular e construir o esquema com panhard.

Acho o 4-link fantástico, mas o tanto de alteração que ele demanda no samuca, não se mostrou viável, PARA O MEU USO, MEU BOLSO E MEU SAMUCA.

Se meu projeto fosse uma gaiola, ou algo assim, não teria dúvidas em atacar de 4-link.

Seguem fotos da viatura, já com os eixos embaixo... O entre-eixos ficará pouca coisa menor que esse da foto (o suficiente para caber os pneus, lógico) e, uma vez nivelado o samuca, deve ficar umas 2 ou 3 polegadas mais baixo do que aparece na foto, sobre os cavaletes.
Vai também uma foto da bagunça com a mola de pampa4x4 (50cm) e outra brincando de fazer patrola, hehehe

Vamo que vamo.

Fabil
23/03/2009, 14:02
ô Natal...

sobre o 4link com parametros "ideais" de IC, roll axis, squat, onde vc diz que no seu caso teria que fazer links muito compridos obrigando a aumentar muito o entreeixos e como isso picotar a lata ( coisa que concordo com vc... se for p/ picotar o carro todo é melhor vender enquanto ainda tem cara de "samurai" e com a grana montar uma gaiola), mas vejam as fotos dos nossos amigos chilenos onde conseguem um curso fenomenal sem aumentar entreeixos, sem picotar lata, e sem links enormes...

sei que os parametros devem fugir dos ideias e certamente geram efeitos colaterais, um deles como axle steer e outros... mas a questao é... o quao esses efeitos colaterais vao atrapalhar no desempenho do carro?

olhe só..

na foto 1 e 2 é nitido que o eixo traseiro sofre de axle steer, já que pelo fato dos links serem muito curtos, quando a suspensao abre o eixo é puxado p/ debaixo do carro devido ao curto raio descrito pelo link curto.. os links inferiores por exemplo o cara usou os mesmos suportes originais do chassis p/ ancorar..

no samurai azul os links sao mais compridos o link inferior o cara soldou o suporte praticamente no meio do chassis bem debaixo da porta. com isso ficou beemm mais longo porem esse azul nos links superiores ele precisou faze-los em curva p/ desviar do cardã.. mas a suspa trabalha melhor

Natanael Junior
23/03/2009, 14:28
Muito legais os samucas das fotos, Fabil.

Quanto à sua pergunta: "sei que os parametros devem fugir dos ideias e certamente geram efeitos colaterais, um deles como axle steer e outros... mas a questao é... o quao esses efeitos colaterais vao atrapalhar no desempenho do carro?"

Se há efeitos colaterais, eles certamente atrapalharão o desempenho do carro, certo? Se existem os parâmetros, há uma razão para isso: deixar o veículo o mais equilibrado possível. Na base do "mais ou menos", ou, noutras palavras, fugindo dos ideais, melhor partir para uma suspensão mais simples, sacou? Foi isso que quis dizer.

Só um curso de suspensão violento como esse do samuca azul não diz tudo, em termos de desempenho geral na trilha...

exemplificando: um curso daquele do samuca azul, com entre-eixo curto e pouca largura, dá impressão que se o cara pegar um vento tipo os "roaries" do chile, a encrenca tomba, hehehe...

É usar bala de prata em revólver ruim, entendeu? Não dá pra tirar o proveito todo que uma 4-link oferece, se o conceito do carro, como um todo, traz outras limitações de desempenho...

Além disso, links grandes, entre-eixo original e pneus não-gigantes, obriga a baixar muito o suporte dos links no chassi ( ou sub-chassi, ou subframe, como queira), diminuindo, consideravelmente o vão livre e aumentando o risco de os links saírem arando os obstáculos.

Valeu pelas fotos e pelos comentários! O tópico agradece.

Fabil
23/03/2009, 14:40
bao... já que vc quer curso FODASTICO com feixe de mola... e pouco entreeixos tem esse caboclo aqui tb..heheh

é impressionante o quanto esse feixe abre...

só que os caras sao amarrados.. nao contam nem fudendo o que usaram...

concordo que o certo é chegar nos parametros ideias... mas nem sempre isso é possivel, seja pelo carro ( vc mesmo desistiu do 4link pq senao iria ter que picotar a lata) ou por fator N, mas dependendo do caso deve-se avaliar se esse efeito colateral é brando.. o comprimento dos links por exemplo, se vc nao alterar o entre eixo , poupa-se a lata, porem os links partido lá do meio do chassis ficam vulneraveis a pedras??? sim.. mas nesse caso use um tubo mais forte e conviva com esse efeito negativo.. é o preco de nao se cortar a lata...

sacou a ideia? é buscar o maximo do ideal, o que nao der p/ ser, vc vai administrando... acho que projeto de suspensao ideial mesmo, só ligando-o o foda-se p/ o jipe ou construindo um do zero.. e mesmo assim tem que fazer "sacrificios"...

T+

equipeminas4x4
23/03/2009, 14:56
Se vai usar feixe de molas, eu usaria feixes de toyota, aumentando as pontas do chassi, pra facilitar e colocaria jumelos revólver. Com isso vc vai conseguir um puta curso com custo relativamente baixo.
Se não me falham as idéias, acho q é isso que o X tá fazendo no dele, não é não??

[]´s

Natanael Junior
23/03/2009, 15:25
Se vai usar feixe de molas, eu usaria feixes de toyota, aumentando as pontas do chassi, pra facilitar e colocaria jumelos revólver. Com isso vc vai conseguir um puta curso com custo relativamente baixo.
Se não me falham as idéias, acho q é isso que o X tá fazendo no dele, não é não??

[]´s

"bao... já que vc quer curso FODASTICO com feixe de mola..."

ADONDÉ COCÊIS LÊRO FEIXE DE MOLA??
eu disse "esquema do engesa"! É dois link com panhard! Disse que essa configuração com eixos de trosoba e entre-eixos aumentado vai proporcionar melhor curso que a suspensão feixes originais spoados, que sempre me atendeu bem em termos de curso...

Mesmo com as limitações próprias do 2-link com panhard (buchas e a própria panhard) acho que essa configuração traz benefícios de dirigibilidade e tração quando comparada com os feixes.

E se virem as fotos do esquema da rocky-road, que postei nas páginas anteriores, verão que a encrenca não é tãão limitada assim.

Aliás, que não me venham porradas, mas o que já vi chamarem de "4-link do tipo Y-arm com panhard" parece mais próximo do 2-link que do 4-link. E olhem o curso violento da dianteira do preto-véio com esse tipo de solução...

Bão, vamo chafurdando que vai sair coisa boa.

Valeu!

equipeminas4x4
23/03/2009, 15:59
"bao... já que vc quer curso FODASTICO com feixe de mola..."

ADONDÉ COCÊIS LÊRO FEIXE DE MOLA??
eu disse "esquema do engesa"! É dois link com panhard! Disse que essa configuração com eixos de trosoba e entre-eixos aumentado vai proporcionar melhor curso que a suspensão feixes originais spoados, que sempre me atendeu bem em termos de curso...

Mesmo com as limitações próprias do 2-link com panhard (buchas e a própria panhard) acho que essa configuração traz benefícios de dirigibilidade e tração quando comparada com os feixes.

E se virem as fotos do esquema da rocky-road, que postei nas páginas anteriores, verão que a encrenca não é tãão limitada assim.

Aliás, que não me venham porradas, mas o que já vi chamarem de "4-link do tipo Y-arm com panhard" parece mais próximo do 2-link que do 4-link. E olhem o curso violento da dianteira do preto-véio com esse tipo de solução...

Bão, vamo chafurdando que vai sair coisa boa.

Valeu!

2-link com panhard estilo Troller e Engesa é melhor colocar 4 pedaço de toco entre o chassi e os diferenciais. :odedo::odedo::odedo:
Feixe de molas vc consegue muito mais curso com custo muito menor.

Fabil
23/03/2009, 16:10
X2...

já que vai gastar grana no jipe, nao gaste em 2link com panhard.. por pouco mais vc parte logo p/ 4link.. ou 3link ( o tal do 4link triangulated, onde deram uma "enrabada" braba no pirate4x4 numa figura conhecida nossa aqui...... :mrgreen: corto o pescoço mas nao falo quem é...heheheh)

o meu ainda continua 2link c/ panhard ( igual engesa e trolha) o maximo que abre é isso.. limitado pelas buchas, pois o amortecedor abre mais ainda

eu tentaria pesquisar o quais as consequencias negativas eu terei em cada parametro que nao esteja ideal... IC, roll axis, squat, etc.. e ir decidindo qual deles vc pode sacrificar e tolerar no seu projeto..

Natanael Junior
23/03/2009, 16:56
Marcel, uma suspensão de engesa trabalha bem mais que "4 pedaço de toco entre o chassi e os diferenciais", hehehe. É possivel um curso razoável - melhor até que spoa em feixes originais com revólveres - com uma configuração 2-link, desde que os braços, molas e amortecedores estejam bem dimensionados. Claro que não chega nunca numa 3-link ou 4-link, mas também fica muuuuuiiiiito longe dos "4 pedaço de toco".

Deixando a questão do curso de lado:ao que parece, uma suspensão com molas helicoidais, independente do tipo, "empurra" as rodas para o chão com mais eficiência que os feixes. Além de melhorar muito a dirigibilidade.

Fabil, não tô falando do 3-link triangulated. O tal do 4-link com y-arm e panhard é, de fato, uma 2-link em y com panhard, quinemzim a do troller só que com a perna curta do y apontando mais para o meio do eixo. A perna curta do Y, no caso, não diz nada em termo de curso e só serve, quando muito, para evitar o movimento lateral do eixo, dividindo a função com a panhard.

A combinação 3 links na traseira e 2-links na dianteira também é boa.

Se as fotos do esquema rocky-road não serviram, vejam também esses defenders aí com uma melhorada da scorpion-racing suspension.

Tô anotando as dicas todas.

Valeu traveis.

Fabil
23/03/2009, 17:29
a dianteira da defender nao abriu nada.. tá que nem a frente do meu samurai.. ehheh qualquer Xzinho levanta a roda..heheh
a traseira abriu barbaridade, mas olha como o link perto do chassis tá tortinho... eu duido que as buchas dessas defender estejam inteiras...

a dianteira que vc diz 4link com Y-arm, eu entendo que a perna do Y apontada mais p/ o centro do eixo tem a funcao de evitar que o eixo gire sobre sí proprio ( tipo o Axle wrap que acontece em feixe de mola), porem como a perna do Y fica bem comprida e afastada uma da outra gera uma menor torcao e com isso dá mais liberdade p/ o eixo inclinar sem esmagar as buchas..
o grande problema é arrumar espaco debaixo do carter..

já deu p/ perceber que vc nao quer de maneira alguma sacrificar demais seu carro no quesito on-road néh??

T+

Natanael Junior
23/03/2009, 17:46
Fabil, o braço da suspensão traseira não está torto. Ele É torto para baixo. E na traseira é 3 link. Eu falei da combinação 3-link atrás e 2-link na frente. veja no site da scorpionracing.co.uk.

Pra fazer a função de evitar o axle wrap, tanto faz o braço curto do y estar alinhado com o braço grande ou apontado para o meio do eixo. Apontado para o meio, como ele não pode articular, ele não ajuda em nada no curso da suspensão, eu acho...

quando eu falo em melhorar a dirigibilidade, não digo só no on-road. Se fosse isso, eu ficava só com a disco3... ou ia atrás de um subaru 4x4, hehehehe

Fabil
23/03/2009, 18:02
Pra fazer a função de evitar o axle wrap, tanto faz o braço curto do y estar alinhado com o braço grande ou apontado para o meio do eixo. Apontado para o meio, como ele não pode articular, ele não ajuda em nada no curso da suspensão, eu acho...

acho que nao hein??? quanto a funcao de evitar o eixo girar realmente tanto faz o afastamento do Y ( vide os links de engesa e samurai, as duas buchas do eixo ficam proximas uma da outra e no mesmo alinhamento), mas sobre o o curso da suspensao creio que o afastamento de uma das pernas do Y p/ o centro do eixo seja o pulo do gato p/ determinar o quanto esse eixo é capaz de torcer... uma vez que quando o eixo torce ( uma lado da suspa abre e o outro fecha) a parte central do eixo fica praticamente no mesmo lugar, dai acontece o que lhe falei, o grau de torcao na bucha é muito menor.. permitindo que as extremidades do eixo tenham mais curso.. se a perna menor do Y tiver uma rosca entao, dai é que haverá pouquissima restricao a torcao..

kde o Bill p/ dar pitaco aqui?? :mrgreen:

billj
23/03/2009, 19:50
X2...

já que vai gastar grana no jipe, nao gaste em 2link com panhard.. por pouco mais vc parte logo p/ 4link.. ou 3link ( o tal do 4link triangulated, onde deram uma "enrabada" braba no pirate4x4 numa figura conhecida nossa aqui...... :mrgreen: corto o pescoço mas nao falo quem é...heheheh)

E de você achar que aquilo era uma rabada braba só demonstra o quanto você não entende o "espírito Pirate".........:roll:

Abraços,

Bill

billj
23/03/2009, 19:54
acho que nao hein??? quanto a funcao de evitar o eixo girar realmente tanto faz o afastamento do Y ( vide os links de engesa e samurai, as duas buchas do eixo ficam proximas uma da outra e no mesmo alinhamento), mas sobre o o curso da suspensao creio que o afastamento de uma das pernas do Y p/ o centro do eixo seja o pulo do gato p/ determinar o quanto esse eixo é capaz de torcer... uma vez que quando o eixo torce ( uma lado da suspa abre e o outro fecha) a parte central do eixo fica praticamente no mesmo lugar, dai acontece o que lhe falei, o grau de torcao na bucha é muito menor.. permitindo que as extremidades do eixo tenham mais curso.. se a perna menor do Y tiver uma rosca entao, dai é que haverá pouquissima restricao a torcao..

kde o Bill p/ dar pitaco aqui?? :mrgreen:

Se é que vai ficar com a panhard, faz uma y-arm, igual que fizemos no Preto Veio do Ramiro Bin Loco. Muito mais curso que aquela merda de suspensão Troller / Engesa / Samurai helicoidal a troca de apenas um pouco de nada a mais de corte e solda....

Abraços,

Bill

Fabil
24/03/2009, 08:31
ô Tio Bill... to zoando com vc, ô oreia...

mas de uma vez por todas 3link com A-arm é considerador 3 ou 4 link? :mrgreen:

outro coisa, no caso dos links em Y na dianteira, o uso de rosca na perna que vai ao centro dá um ganho tao significativo no curso ou vc usou rosqueavel somente p/ facilitar o ajuste de caster ?

T+

wagnercj2
24/03/2009, 09:23

[]´s
X2
Sei que sou voto vencido, mas essa receita dos feixe SPOAdos + os revolver, tb foi a minha sugestão . Até pq essa configuração já estava no samucaco a vários anos e sempre funcionou muito bem sem problemas, como ja tinha que trocas os feixes mesmo so colocava uns maiores da Toyota. Simples e facil de se fazer.

A suspensão tipo engesa (2-link + panhard) com os braços do tamanho que vc esta pensando tb vai ficar com um curso muito bom, mas acho que vai trabalhar menos pq vc vai perder aquela ajudinha dos jumelos revolver, no final das contas acho que vai ficar bom mas vai trabalhar menos que a suspensão que vc tinha. Talvez tenha um ganho de dirigibilidade, mas eu ainda prefiro ou feixes.

A 4 link era o ideal mas o custo da brincadeira é que complica, por ai tinha que partir para pneus 38 e aqueles air flux ...

[ ]´s Pedipanicus
Preocupado como fazer pro CJ acompanhar o Samucaco
Wagner:pipoca:

Supercharger
24/03/2009, 09:30
A-arm é considerador 3 ou 4 link?

Um link liga dois pontos. No esquema em "A" é bem visível que tem mais de dois pontos em questão. Junto com os dois links inferiores o conjunto é um 4link.

rosca na perna que vai ao centro dá um ganho tao significativo no curso ou vc usou rosqueavel somente p/ facilitar o ajuste de caster ?

Não há grau de liberdade no movimento daquela peça em relação ao link, depois de montado. É recurso para cáster.

Fabil
24/03/2009, 09:36
A 4 link era o ideal mas o custo da brincadeira é que complica, por ai tinha que partir para pneus 38 e aqueles air flux ...

Wagner:pipoca:

só nao entendi onde que um 4link tem a obrigatoriedade de usar pneus 38" e air fux....

T+

Ramiro - Bin Lôco
24/03/2009, 09:55
Se é que vai ficar com a panhard, faz uma y-arm, igual que fizemos no Preto Veio do Ramiro Bin Loco. Muito mais curso que aquela merda de suspensão Troller / Engesa / Samurai helicoidal a troca de apenas um pouco de nada a mais de corte e solda....

Abraços,

Bill

Realmente a suspensão do PV ficou duka...:palmas:
Pro PV tirar os "pés" do chão só tombando.:mrgreen:

Natanael, pense um pouco lá na frente, isso é um vício insaciável... a gente sempre quer um pouco mais e de um pouco em um pouco a monstrificação vai longe.

Se sua intenção é não parar de evoluir sua viatura, e vi que voce já está pensando em GM 2.4 + CA + Tcase hilux + redução + + + + + +... pense já numa suspensão definitiva que se equipare a todos so futuros up-grades.

Na época, com a intenção de "baratear" o sistema de suspensão do PV, optei por molas helicoidais + amortecedores TKS da Iron Parts quando deveria ter partido logo pros Air Fux que deixaria o sistema mais eficiênte e limpo.

Não que eu esteja insatisfeito com as molas e amortec, muito pelo contrário, mas agora com os Creepy 38 tala 13 com certeza terei problemas dos pneus pegar nos suportes superiores das molas e não tem espaço para evitar isso... a não ser arrancando tudo e colocando os Fux.
Ah! A lataria também vai pro espaço...:mrgreen:

[]'s e boa sorte com o Samucaco.

equipeminas4x4
24/03/2009, 10:29
só nao entendi onde que um 4link tem a obrigatoriedade de usar pneus 38" e air fux....

T+

Fazer 4-link pra usar pneu 31 é melhor SE MATAR.:odedo::odedo:

[]´s

Fabil
24/03/2009, 10:39
Fazer 4-link pra usar pneu 31 é melhor SE MATAR.:odedo::odedo:

[]´s

o anta... mas quem falou aqui em 31"??? e mesmo que fosse... se o objetivo do cara for melhorar o curso e nao quer picotar lata e dai de fazer um 4link com pneus 31"?? o objetivo de manter as rodas no chao ele vai alcancar.. songa monga!!

equipeminas4x4
24/03/2009, 10:47
o anta... mas quem falou aqui em 31"??? e mesmo que fosse... se o objetivo do cara for melhorar o curso e nao quer picotar lata e dai de fazer um 4link com pneus 31"?? o objetivo de manter as rodas no chao ele vai alcancar.. songa monga!!

Pra gastar uma puta grana pra fazer 4-link e usar pneus 31 não há nenhuma dúvida q é melhor se matar, pois existem meios mais simples e baratos de conseguir excelente curso de suspensão. Quem quer continuar com pneu 31 não precisa de tanto curso. E VSF.

Fabil
24/03/2009, 10:53
exprica isso p/ os chilenos que postei fotos dos samurais alguns posts atras..hehehe tudo com pneu 31"... seu songa-monga...

T+

equipeminas4x4
24/03/2009, 11:17
exprica isso p/ os chilenos que postei fotos dos samurais alguns posts atras..hehehe tudo com pneu 31"... seu songa-monga...

T+

joga uma bomba no Chile, passa algum site pra eles comprarem pneus maiores e VSF junto com eles.

billj
24/03/2009, 11:27
ô Tio Bill... to zoando com vc, ô oreia...

mas de uma vez por todas 3link com A-arm é considerador 3 ou 4 link? :mrgreen:

Na minha opinião, uma suspensão A-arm (ou wishbone) é um 4-link. O cara quer achar que é 3-link, beleza, não vou perder tempo discutindo isso....

outro coisa, no caso dos links em Y na dianteira, o uso de rosca na perna que vai ao centro dá um ganho tao significativo no curso ou vc usou rosqueavel somente p/ facilitar o ajuste de caster ?

T+

É pro caster.........

Abraços,

Bill

Natanael Junior
24/03/2009, 12:29
uót a fáit!!
tá ficano bão!

Natanael Junior
24/03/2009, 12:36
Voltando pras técnicas e largando o ranca-rabo de lado, estou me divertindo um bocado fazendo desenhos do 4-link em papel milimetrado e surgiram umas dúvidas:

1- Afinal, há ou não problema do IC ficar localizado atrás do eixo dianteiro, mas em altura ideal?

2- No artigo que traduzi, fala que se o anti-squat ficar entre as alturas de 50% do CG e 80% do CG, seria uma altura aceitável. Mais perto da altura de 80% do CG seria mais próximo do 100% de anti-squat?

3- O tal do roll axis tem que ficar bem horizontal? até quando de inclinação do roll axis seria aceitável?

Valeu!

Natanael Junior
24/03/2009, 15:09

T+

Não é obrigatoriedade... É o "vale a pena". Se for para usar pneu pequeno, ou amortecedor que limite o curso, não vale a pena o 4-link, porque, como já foi dito pelo Marcel (em palavras mais incisivas, hehe) pra ficar com pneu pequeno e amortecedor que limite, melhor partir para outra configuração, mais simples e mais barata....

como eu disse antes, acho que fazer 4-link e não tirar o proveito que ela pode dar é gastar bala de prata em revólver ruim.

Mas vamos planejando... Estou fazendo outros desenhos da 4-link, mas tenho as dúvidas mencionadas no post anterior.

Abraço.;

Fabil
24/03/2009, 15:38
vou repetir com um pegunta semelhante:

o que o tamnho dos pneus tem a ver com o tamanho dos amortecedores???

serio mesmo. até agora nao consegui enxergar o que impede a viabilidade do cara ter um curso absurdo com pneus pequenos..

os samurais chilenos sao um exemplo disso.. pneus 31", entre-eixos originais, lata originais, 4link, amortecedore de grande curso, suspensao com um curso absusrdo de fazer inveja a muitos rockcrwalings daqui...

alias... pelas fotos que sempre acompanho dos caras fazendo trilhas por lá, os carinhas pneuzinho 31" e eixos originais deve fazer trilhas com muito mais tecnica e facilidade de passar os obstaculos do que a maioria dos jipes de pneus grandes aqui...

é isso que eu ainda nao entendi o pq o Marcel disse ser jogar grana no lixo, fazer 4link em jipe com 31" e penso justamente o contrario.. acho que p/ a proposta da maioria de nós aqui ( que nao quer e nem pode se dar ao luxo de ter um puta jipe de trilha, mas completamente proibido de andar no asfalto) quer um jipe com uma excelente capacidade offroad mas tb sem perder o lado "street legal"... fazer um 4link p/ pneus 31" o cara vai é economizar e MUITO a grana,, pois nao vai torrar 5mil num jogo de pneus 35", nao vai torrar mais 5mil num par de eixos de trolha/hilux, nao vai torrar 2mil num jogo de rodas com beadlock e nao vai picotar o jipe todo o que na hora de vender todos já sabem da historia..

é isso que eu to enxergando.. os caras lá só fizeram um 4link, com certesa gastaram mmmuuuiiiitttooooo menos, o jipe todo "originalzinho" , fazendo barbaridades e se divertindo tanto quanto ....

outro detalhe que eu vejo ao menos aqui na galera de BH é que se vc tiver um jipao fudidasso de pneus 38" vc vai ter que fazer trilha sozinho, pq sao pouquissimos que tem um jipe semelhante p/ rodar com vc...
que o diga o Marcel que tá com o kalango criando aranhas no cockpit e teve que comprar um samurai e agora uma explorer p/ poder fazer trilhas com a turma... :odedo:

eu penso em fazer um 4link no meu e pretendo a exemplo dos chilenos deixar os eixos originais e pneus 31" mesmo.. só quero ter mais curso, mesmo assim por "luxo" pois meu jipe do jeito que está eu faço 99% das trilhas daqui de BH numa boa..

entenderam meu ponto de vista?

equipeminas4x4
24/03/2009, 15:54
vou repetir novamente pra ver se entra alguma coisa nessa sua cabeça dura. De que adinta o cara ter um kart com um puta curso de suspensão??
Pneu é o primeiro ítem em ordem de importância na preparação de carro. Se o cara tá trocando eixos e o escambau, gastando uma puta grana, pelo menos começa por 1 jogo de pneus decentes. Só isso vale mais a pena q inventar e gastar uma puta grana numa suspensão.

Simples assim.

[]´s

Fabil
24/03/2009, 16:00
entendi jácú...

mas no caso dele que já trocou os eixos e já tem os pneus 35", nao vejo o pq nao aproveitar o que já tem e fazer um 4link, haja visto que ele mesmo comentou atras que nao quer picotar o carro p/ colocar pneus grandes, mas nao quer fazer um 4link pq tem pneus 35" e considerado por ele "pequenos"...

na minha opniao, já que esta tudo desmontado e qualquer que seja a suspensao que ele quer ( até entao uma 2link c/ panhard) vai gastar quase ou tanto quanto uma 4link..

leia tudo de novo ,ô jacú, vc já se perdeu no foco e nem sabe mais do que se trata.... heheheh

T+

equipeminas4x4
24/03/2009, 16:00
Voltando pras técnicas e largando o ranca-rabo de lado, estou me divertindo um bocado fazendo desenhos do 4-link em papel milimetrado e surgiram umas dúvidas:

1- Afinal, há ou não problema do IC ficar localizado atrás do eixo dianteiro, mas em altura ideal?

2- No artigo que traduzi, fala que se o anti-squat ficar entre as alturas de 50% do CG e 80% do CG, seria uma altura aceitável. Mais perto da altura de 80% do CG seria mais próximo do 100% de anti-squat?

3- O tal do roll axis tem que ficar bem horizontal? até quando de inclinação do roll axis seria aceitável?

Valeu!

Fazer projeto de 4-link em papel milimetrado vc só pode estar de sacanagem.... :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
instala autocad 2000 ae q é fácil de usar e manda bala.:odedo::odedo:

[]´s

equipeminas4x4
24/03/2009, 16:02
entendi jácú...

mas no caso dele que já trocou os eixos e já tem os pneus 35", nao vejo o pq nao aproveitar o que já tem e fazer um 4link, haja visto que ele mesmo comentou atras que nao quer picotar o carro p/ colocar pneus grandes, mas nao quer fazer um 4link pq tem pneus 35" e considerado por ele "pequenos"...

na minha opniao, já que esta tudo desmontado e qualquer que seja a suspensao que ele quer ( até entao uma 2link c/ panhard) vai gastar quase ou tanto quanto uma 4link..

leia tudo de novo ,ô jacú, vc já se perdeu no foco e nem sabe mais do que se trata.... heheheh

T+

Prezado FaBill,

não estou perdido, vc q está atrapalhando o tópico. Por favor mantenha o foco.

Sem mais.:odedo::odedo::odedo:

[]´s

MaGao
24/03/2009, 16:04
Tipo
que adianta ter pneus 38" se não entra na garagem ?? =x

com pneus 31" e PUTA curso de suspenção encaro erosão tão quanto um cara com pneu 38" so precisa penssar mais ekekek

=x

equipeminas4x4
24/03/2009, 16:11
Tipo
que adianta ter pneus 38" se não entra na garagem ?? =x

com pneus 31" e PUTA curso de suspenção encaro erosão tão quanto um cara com pneu 38" so precisa penssar mais ekekek

=x

Não fala isso comigo, q passo até mal.:mrgreen::mrgreen:

[]´s

Natanael Junior
24/03/2009, 16:18
Fazer projeto de 4-link em papel milimetrado vc só pode estar de sacanagem.... :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
instala autocad 2000 ae q é fácil de usar e manda bala.:odedo::odedo:

[]´s

Quem disse fazer projeto?? nem sei fazer isso, heheh.
No papel é bem facim... e a anta aqui não sabe fazer no cad.
Se o amigo acha tão fácil, faz aí no cad e manda pra anta aqui.. " :odedo::odedo: "

dados:
entre-eixos 87 pol
diâmetro dos pneus 33 pol
tire rolling radius 16 pol
altura do CG 34
largura do eixo (disco a disco) 50pol

Ou então responde as perguntas que fiz po**@!

E, Fabil, entendi seu ponto de vista desde o início. Você fala pra cacete heim?

Supercharger
24/03/2009, 16:18
Fazer projeto de 4-link em papel milimetrado vc só pode estar de sacanagem....

http://img201.imageshack.us/img201/278/samuraitatu4linktraseir.jpg

Manda ver no CAD, que você simula tudo que tiver idéia.

[]´s
Gustavo.

equipeminas4x4
24/03/2009, 16:21
Manda ver no CAD, que você simula tudo que tiver idéia.

[]´s
Gustavo.

Natanael,

Olha ae o projeto pronto, agora pede pra ele te mandar os detalhes para fabricação.

Simples assim.

[]´s

Supercharger
24/03/2009, 16:25
Simples assim.

Fui na empresa que vende tubos, liguei no celular do Marcel e perguntei: "Marcel, que cano que eu compro?". :mrgreen:

Natanael Junior
24/03/2009, 16:37
Fui na empresa que vende tubos, liguei no celular do Marcel e perguntei: "Marcel, que cano que eu compro?". :mrgreen:

e pode me mandar o projeto?
valeu

Fabil
24/03/2009, 16:45
Quem disse fazer projeto?? nem sei fazer isso, heheh.
No papel é bem facim... e a anta aqui não sabe fazer no cad.
Se o amigo acha tão fácil, faz aí no cad e manda pra anta aqui.. " :odedo::odedo: "

dados:
entre-eixos 87 pol
diâmetro dos pneus 33 pol
tire rolling radius 16 pol
altura do CG 34
largura do eixo (disco a disco) 50pol

Ou então responde as perguntas que fiz po**@!

E, Fabil, entendi seu ponto de vista desde o início. Você fala pra cacete heim?

largura do eixo nao é de "disco a disco" é da base dos parafusos de roda até a do outro lado.. geralmente os discos sao recuados..

T+

Natanael Junior
24/03/2009, 17:01
largura do eixo nao é de "disco a disco" é da base dos parafusos de roda até a do outro lado.. geralmente os discos sao recuados..

T+

p0**@ Fabil.... Que raio de comentário foi esse?
É que para alguns manuais, tal como o artigo que postei, melhor usar a distância entre os discos, ou vc pretende colocar algum link entre o disco e a roda? hehehe

Fabil
24/03/2009, 17:05
entao especifica néh?? pq largura de eixo eu conheco como WMS ou superficie de montagem da roda...

T+

Ramiro - Bin Lôco
24/03/2009, 18:12
...( que nao quer e nem pode se dar ao luxo de ter um puta jipe de trilha, mas completamente proibido de andar no asfalto) quer um jipe com uma excelente capacidade offroad mas tb sem perder o lado "street legal"...

...eu penso em fazer um 4link no meu...

Se mexer na suspensão original JÁ está completamente proibido de andar no asfalto... portanto o que é um peido pra quem já está cagado?!?!:mrgreen:

not original = street illegal:concordo:

[]'s

Fabil
24/03/2009, 18:21
nem sempre...

basta o proprietario regularizar a documentacao..

só p/ exemplificar, aquele samurai 97 verde daqui de BH que eu montei, está com a suspensao modificada, usando pneus 33", bushvacas do Marcel e esta com documentacao legalizada constando as modificacoes na suspensao.. :mrgreen:

agora pegar um samurai , aumetar o entre-eixos , picotar toda a lata do carro, colocar pneus que parecem maior que o proporio carro e estao a quase 1/2 metro p/ fora dos limites da carroceria, eu acho que fica complicado de tentar legalizar... talvez seja possivel, mas nunca ví..

T+

billj
24/03/2009, 20:05

Valeu!

1) Por si só, não há problema. Porém a localização no horizontal do IC influi na % de anti-squat.

2) Não entendi. Anti-squat é um número sem unidade, uma porcentagem. Logo, não possui altura.....

3) O roll axis deveria ficar o mais horizontal possível. Mas se é para ter ângulo, melhor ser positivo, para manter estabilidade em curvas...

Abraços,

Bill

FernandoRisso
25/03/2009, 00:53
Experiência de quem fez 4link: Aumente o entre eixos logo, não faça a mesma cagada. Mantenha o AS próximo de 100 e com regulagem para 80 a 120, isso fácil com alguns furos a mais nas peças. Quanto mais triangulados os links, melhor, para evitar axle steer!

O resto o Bill já disse!

[]'s

Natanael Junior
25/03/2009, 10:16
Valeu!

Na calculadora 4-link do triaged ficou marromeno assim, para entre-eixos de 87 pol, pneus 33, tire rolling radius de 16 e cg de 34, anti-squat de 98% e roll axis positivo em 1grau

Upper Links x y z
Frame End 35,00 13,00 25,00
Axle End 0,00 2,00 23,00

Lower Links x y z
Frame End 38,00 3,00 22,00
Axle End 3,00 22,00 14,00
Fazendo o suporte dos links superiores no chassi com alguns furos, dá pra regular o anti-squat entre 80 e 120.

Tá bão??

Qual eram mesmo as buchas que o Bill comprou "no lojinha a breça de brima"?

abç.

Fabil
25/03/2009, 10:23
eu nao manjo nada de excel, algum expert em excel ae já tentou converte o 4link calculator p/ os sistema metrico?

pq hj saco fica covertendo medidas, e toda hora vc acaba errado e se perdendo em meio a tanto numero..heheheh

T+

Supercharger
25/03/2009, 11:19
Qual eram mesmo as buchas que o Bill comprou

Buchas barra estabilizadora caminhão VW T21411045.

:concordo:

Natanael Junior
25/03/2009, 16:42
Buchas barra estabilizadora caminhão VW T21411045.

:concordo:

TKS!

Olha aí o cad da roça!
Abraço

thiagocpp
26/03/2009, 00:11
Esse CAD ficou digno de moldura e lugar de destaque na parede! O SamuKong também vai ficar ANIMAL!!!!! Vamos puxar a barra do calango pra cima.
Abração

Supercharger
26/03/2009, 09:53
Olha aí o cad da roça!

Bah, tem até cravos laterais os pneus! :mrgreen:

Natanael Junior
26/03/2009, 12:23
Bah, tem até cravos laterais os pneus! :mrgreen:

Gustavo Supercharger, você poderia mandar os detalhes do seu projeto? Se preferir, pode ser em pvt.
gostaria de saber as seguintes medidas:
-entre-eixo
-o tamanho de cada link na vista da viatura "de lado" (os Xs do 4-link calculator)
- o 1/2 das distâncias entre as extremidades dos links superiores no eixo e no chassi (os Ys do 4-link calculator)
-altura das extremidades dos links em relação ao chão (os Zs do 4-link calculator)

E valeu pelo código das buchas!! Já comprei as 6 que achei aqui em Bsb. Cada uma custou 7 reais.

Abraço e avante!!

Natanael Junior
26/03/2009, 12:26
Esse CAD ficou digno de moldura e lugar de destaque na parede! O SamuKong também vai ficar ANIMAL!!!!! Vamos puxar a barra do calango pra cima.
Abração

Valeu Tiago!
a pizza e a consulta na biblioteca particular ontem valeram a pena! Agradeça sua chefe também pela simpatia na recepção.

Abraço.

Varela
27/03/2009, 15:35
Abração

Estão invadindo isso aqui mesmo...

[]s

Fabil
27/03/2009, 16:22
TKS!

Olha aí o cad da roça!
Abraço

ficou show!!! heheeh eu faria como o colega disse, um quadro p/ pindurar no escritorio..hehe

agora um detalhe que a gente acaba esquecendo sao as interferencias.. uns rabiscos que fiz aqui com o 4link calculator outro dia, no "papel" é tudo bonitinho, os links tem espaco de sobra.. mas na hora que vc deita debaixo do carro vê que tem uma porrada de impecilhos p/ atrapalhar, dai tem que recalcular quase tudo de novo e claro sacrificar alguns parametros

vc já considerou isso no seu desenho?

T+

Natanael Junior
28/03/2009, 22:20
Depois do super cad da roça, agora a maquete!!
Em escala funcionou legal, hehehe
Não ficou melhor porque tive que angular os links e não os suportes e buchas (isso, tem até bucha!!)
Vejam as fotos.
Abraço.

Natanael Junior
30/03/2009, 13:59
Eixos limpos e revisados.
Sub-frame medido e desenhado.

Supercharger
30/03/2009, 14:31
Natanael, depois tira uma foto de frente, para fazer idéia como ficam os eixos de troller com roda com offset original. Os Samurai que vi com eixo de Rural ou Troller usam rodas com offset virado para fora (que é necessário em eixos Willys ou Suzuki originais) e ficaram exagerados demais. Penso que estes eixos com rodas com offset original deve ficar bem razoável...

Saudações,
Gustavo.

Supercharger
30/03/2009, 14:32
Ah, e que mola é aquela, é a dianteira da Pampa com A/C?

Saudações,
Gustavo.

Fabil
30/03/2009, 14:44
Natanael, depois tira uma foto de frente, para fazer idéia como ficam os eixos de troller com roda com offset original. Os Samurai que vi com eixo de Rural ou Troller usam rodas com offset virado para fora (que é necessário em eixos Willys ou Suzuki originais) e ficaram exagerados demais. Penso que estes eixos com rodas com offset original deve ficar bem razoável...

Saudações,
Gustavo.

poisé... bem observado.. tb tenho reparado nas fotos dele que usando as rodas originais "parece" que nao ficam tanto p/ fora...

lembre-se que nos eixos de rural/willys o uso de roda aro 15" com offset virado é obrigatorio p/ caber as pinças..

se eixo de trolha usando as rodas com offset original nao ficar tanto p/ fora vai ficar show!!

T+

Supercharger
30/03/2009, 14:46
As rodas da foto são 16" então pinças não interferem.

Natanael Junior
30/03/2009, 17:16
Isso. A idéia de usar rodas 16 foi justamente para essa finalidade. Altura razoável sem ficar largo demais.
Na trena, o pneu ficou com 33 polegadas de altura, mas ficou uns 3cm maior que um graber 35 que estava montado em um engesa e esteve lá na oficina. Na verdade nunca entendi essa diferença... Os 38,5 do Tiago tem, na trena, 37 pol de diâmetro... A trena moiô e incoiêu ou tem perna nessa cobra...

Segue foto dele de frente, centralizado "no olho". Os bussuvacas do Marcel devem deixar só os gomos laterais descobertos.

E a mola é a dianteira de pampa 4x4 com ar.

Abraço.

Natanael Junior
01/04/2009, 13:03
Pessoal, para fazer os links e usar buchas ao invés de "rótulas" é necessário usar parafusos para rotacionar os links ou só as buchas dão conta?
Usando os parafusos não há risco deles espanarem e a encrenca cair?
Estamos na fase de comprar os tubos e já comprei algumas buchas (as que encontrei aqui no DF).
Abraço.

Supercharger
01/04/2009, 14:39
Sim, é necessário um parafusos soldado no olhal com a porca soldada no link, por link. Só a bucha vai travar o curso da suspensão. Compare o tamanho desta bucha da estabilizadora do caminhão VW com a bucha de um link de Engesa por exemplo... Para a bucha permitir algum movimento tem que se muito grande... Eu comprei parafusos allen M24 com porca de aço, mas de forma alguma considere isto uma recomendação. Veja o que lhe parece mais apropriado para a sua aplicação.

[]´s
Gustavo.

Natanael Junior
01/04/2009, 16:19
Sim, é necessário um parafusos soldado no olhal com a porca soldada no link, por link. Só a bucha vai travar o curso da suspensão. Compare o tamanho desta bucha da estabilizadora do caminhão VW com a bucha de um link de Engesa por exemplo... Para a bucha permitir algum movimento tem que se muito grande... Eu comprei parafusos allen M24 com porca de aço, mas de forma alguma considere isto uma recomendação. Veja o que lhe parece mais apropriado para a sua aplicação.

[]´s
Gustavo.

Valeu Gustavo!
Voltamos então a ponderar sobre o "peso e contrapeso" das coisas... Talvez fosse melhor, para MEU USO, usar buchas um pouco maiores, mesmo sabendo da limitação de curso, do que conviver com a pulga atrás da orêia...
Os parafusos ficariam constantemente sob tensão ou pressão, daí a preocupação deles espanarem...
Se espana um parafuso desse em deslocamento para a trilha (pode ser só a 50km/h) e um lado de um dos links desaba, é tchau e benção!
Antes que venham os mimimimimis, para um jipe de rock crawling ou que vá de carretinha para as trilhas, não vejo problema nos parafusos e porcas para rotacionar os links.
É puro exercício de ponderação dos prós e contras de cada parâmetro, e é por isso que está interessante esse negócio de montar a suspensão... O Japa é que vai perdendo mais cabelo a cada vez que resolvemos mudar uma coisa aqui outra ali, mas é mió assim que chorar depois, hehehe.
E esse fórum faz mal, hehehheeh
quando tiver pronto aviso aqui como ficou.
Abraço.

Fabil
01/04/2009, 16:40
ô Natal..

se nao me engano o furo da bucha ( aquela tubinho de ferro no centro) é de 17mm, ou seja.. quebrar um parafuso de 17mm tem que ser uma porrada muito violenta ( sem contar que o esforco é dividido em 4 parafusos né? sao 4 links)..

se quer mais seguranca ainda coloca parafuso Allen que sao em aço temperado..

nao sei qual a carga de ruptura dele nao, mas acho que tá mais facil quebrar a carçaca do eixo do que partir um parafusos desse :concordo:

Supercharger
01/04/2009, 17:16
Se espana um parafuso desse em deslocamento para a trilha (pode ser só a 50km/h) e um lado de um dos links desaba, é tchau e benção!

Cara, acho que é mais fácil quebrar uma solda de um link desses (o que por si só é pouco provável se for uma boa solda) do que espanar um parafuso destes. Lembre que o parafuso não vai girar por completo. Uma vez instalado e ajustado para o comprimento do link desejado, o trabalho do parafuso vai ser inferior a 1/4 de volta (pois o seu eixo nunca vai ficar na vertical, perpendicular ao chassis :mrgreen:. Com isto em mente, todos os fios da porca vão estar calçando fios do parafuso.

Fiquei até empolgado e fui ali na garagem tirar umas fotos para você. Estes são os M24 dos links inferiores, que são os que podem tomar alguma porrada. Os superiores não tocam em nada na trilha, então os fiz com M20 (não aparecem na foto).

A lata de WD40 é para servir de referência visual. :concordo:
http://img55.imageshack.us/img55/165/dsc00308.jpg

Se cair no pé quebra um dedo. :mrgreen:
http://img253.imageshack.us/img253/8837/dsc00309.jpg

O link que será soldado neste "caiau" de parafuso aí é mais grosso que o cardã. :parede:

Saudações,
Gustavo.

Natanael Junior
01/04/2009, 17:20
ô Natal..

se nao me engano o furo da bucha ( aquela tubinho de ferro no centro) é de 17mm, ou seja.. quebrar um parafuso de 17mm tem que ser uma porrada muito violenta ( sem contar que o esforco é dividido em 4 parafusos né? sao 4 links)..

se quer mais seguranca ainda coloca parafuso Allen que sao em aço temperado..

nao sei qual a carga de ruptura dele nao, mas acho que tá mais facil quebrar a carçaca do eixo do que partir um parafusos desse :concordo:

C@R@io Fabil!
algo me dizia que vc seria o primeiro a lançar um comentário desse...
pra variar, não leu direito... Não mencionei quebrar um parafuso. Eu falei espanar (espanar=perder a rosca que nem a maricota do riacho que, de tanto ralar o furo, ficou foló!).
Alguém tem um sonrisal aí!

Fabil
01/04/2009, 17:21
putz!!:parede: viajei na maionese... estava achando que se tratava dos parafusos que atravessam as buchas..

esses que vao no link sao parrudos com força!!
T+

thiagocpp
02/04/2009, 01:03
Fala Natan,
aprende e sofre bastante para eu não precisar sofrer muito tá? hihihihihih. Brincadeira!!!

Já comprou os terminais? Lembra de mim quando for comprar os itens.... Vou ter que comprar muita coisa igual e em dobro mesmo!

Abração,
Thiago

billj
02/04/2009, 16:16
Caraio, como os caras falam merda por aqui..........:parede:

1) Não vai espanar um parafuso destes nem com bomba nuclear. Você vai rasgar o link no meio antes de puxar a rosca da porca.

2) Non exciste parafuso M17, mula mineira.....:rolleyes::parede::mrgreen:

3) O motivo do Engesa ter bucha grande não tem nada a ver com torção axial dos links. É para minimizar o efeito "barra estabilizadora" gerado por esta merda de suspensão 2-link com panhard.

4) Caso não precise ou não queira curso absurdo de suspensão, não há necessidade alguma em utilizar este arranjo de parafusos nos links. Solda os alojamentos diretamente no tubo e boa, as buchas vão deformar bastante....

BURROS

Abraços,

Bill

Natanael Junior
02/04/2009, 16:29
Caraio, como os caras falam merda por aqui..........:parede:

1) Não vai espanar um parafuso destes nem com bomba nuclear. Você vai rasgar o link no meio antes de puxar a rosca da porca.

3) O motivo do Engesa ter bucha grande não tem nada a ver com torção axial dos links. É para minimizar o efeito "barra estabilizadora" gerado por esta merda de suspensão 2-link com panhard.

4) Caso não precise ou não queira curso absurdo de suspensão, não há necessidade alguma em utilizar este arranjo de parafusos nos links. Solda os alojamentos diretamente no tubo e boa, as buchas vão deformar bastante....

BURROS

Abraços,

Bill

Bastava a resposta 4, sem as ofensas.
Obrigado Sr. William, o inteligente.
:odedo: :mrgreen:

Fabil
02/04/2009, 16:42

Abraços,

Bill[/QUOTE]

tem toda rasao oreia seca gringa :mrgreen: o mais proximo de M17 seria o 5/8

T+

Supercharger
02/04/2009, 17:46

Ainda bem que quem falou em espanar a rosca foi o candango, hehehe. :mrgreen:

[]´s mineiros com a rosca intacta, :mrgreen:
Gustavo.

Natanael Junior
02/04/2009, 18:23
Mas quem falou em puxar a rosca da porca até rasgar o link no meio foi aquele gringo que foi "passãopauladentro"! :mrgreen:

Arthur Makoto
02/04/2009, 23:54
Fala com a Paula Tejano que ela sim entende de rosca espanada kkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Entre burros e inteligentes, eu vou é ficar só espiano mermo hehehehe.

:odedo::odedo::odedo::odedo:

Natanael Junior
23/04/2009, 14:01
Fotos da encrencaiada no chão.
Falta montar o quebra-cabeça.
Makoto, boa sorte no mitsubishi cup em Ribeirão e volta com disposição pra soldar essas encrencas aí!

equipeminas4x4
23/04/2009, 14:14
Onde é que vc mandou fazer estes links??? Sem querer criticar, mas antes de estar montado já sei que não vai funcionar legal, começando pelos olhais fixos dos links. To vendo 2 links dianteiros e a barra panhard, mas só isso não vai segurar o diferencial no lugar.

[]´s

equipeminas4x4
23/04/2009, 14:16
outro pequeno detalhe. To vendo os suportes q vc vai soldar ao diferencial, são 2 suportes iguais de cada lado, ou seja o parafuso vai ficar paralelo ao diferencial, mas repare q seus link´s estão inclinados.

[]´s

Natanael Junior
23/04/2009, 14:26
Onde é que vc mandou fazer estes links??? Sem querer criticar, mas antes de estar montado já sei que não vai funcionar legal, começando pelos olhais fixos dos links. To vendo 2 links dianteiros e a barra panhard, mas só isso não vai segurar o diferencial no lugar.

[]´s

Tranquilo Marcel. Na dianteira falta fazer coisa, ainda... não vai ser um olhal só por link no eixo. Preferi deixar os olhais fixos e deixar o trabalho por conta das buchas, mesmo sabendo da limitação que isso pode gerar. As buchas serão maiores que aquelas dos VW. Por falar nisso, tenho 6 daquelas de estabilizadora de caminhão pra vender.
E outra coisa:
Em vez de ficar dando pitaco igual o Fabil, vai fazer as duas alavancas pra t-case de samurai!!!!!! hehehe.
pra facilitar sua vida:
http://www.zukeviltwin.com/content2.html

Natanael Junior
23/04/2009, 14:29
outro pequeno detalhe. To vendo os suportes q vc vai soldar ao diferencial, são 2 suportes iguais de cada lado, ou seja o parafuso vai ficar paralelo ao diferencial, mas repare q seus link´s estão inclinados.

[]´s

Os suportes são de tamanhos diferentes. É que na hora de colocar eles no chão ficaram os menores de um lado e os maiores de outro.
Vc é o Fabil?hehe

Fabil
23/04/2009, 14:36
me chamou???? :mrgreen: ???
já que sou requisitado, me diga , que buchas sao essas que vc arrumou? quais das dimensoes delas?

T+

Natanael Junior
23/04/2009, 14:43
me chamou???? :mrgreen: ???
já que sou requisitado, me diga , que buchas sao essas que vc arrumou? quais das dimensoes delas?

T+

Não foi requisitado. Não arrumei. Vamos torneá-las. Se der certo, passo o how to. Aguarde.

equipeminas4x4
23/04/2009, 15:31
Tranquilo Marcel. Na dianteira falta fazer coisa, ainda... não vai ser um olhal só por link no eixo. Preferi deixar os olhais fixos e deixar o trabalho por conta das buchas, mesmo sabendo da limitação que isso pode gerar. As buchas serão maiores que aquelas dos VW. Por falar nisso, tenho 6 daquelas de estabilizadora de caminhão pra vender.
E outra coisa:
Em vez de ficar dando pitaco igual o Fabil, vai fazer as duas alavancas pra t-case de samurai!!!!!! hehehe.
pra facilitar sua vida:
http://www.zukeviltwin.com/content2.html
Mulinha,

não é somente a questão da bucha limitar, mas ela não vai durar 2 meses se tiver articulando muito.

[]´s

Natanael Junior
23/04/2009, 17:19
Tá ofendendo por que? Só porque eu te confundi com o Fabil???
Em dois meses vc já fez as duas alavancas?
Vai gorá as bucha de outro!
:odedo: :mrgreen:

equipeminas4x4
23/04/2009, 18:04
não to gorando, só profetizando o q vai acontecer. Pode ser q nem chegue a 2 meses, qd estiver realmente fazendo trilha.:concordo::concordo::concordo:

[]´s

FernandoRisso
23/04/2009, 23:11
Mais um curioso: As molas são de que carro? Feitas sob medida? Contato?

E as buchas não são do caminhão VW? São maiores?

[]'s cheio de perguntas :D

Supercharger
24/04/2009, 09:02
Pampa! :concordo:

Natanael Junior
24/04/2009, 13:13
Mais um curioso: As molas são de que carro? Feitas sob medida? Contato?

E as buchas não são do caminhão VW? São maiores?

[]'s cheio de perguntas :D

boa tarde!
molas de pampa 4x4 com ar.
As buchas serão torneadas e são maiores que as do caminhão vw. O material é PU, lembrando que existem diferenças entre "PUs" no que pertine às várias propriedades físico-mecânicas do material. Antes que digam que PU é rígido demais, lembro que existe desde PU líquido, passando por aquelas iscas-artificiais melequentas (não as de silicone) e buchas de máquina agrícola até os super rígidos. As buchas de PU que costumam esfarinhar e que a gente vê muito a venda por aí são rígidas demais para a finalidade. A título de exemplo, minha ex 90tinha rodou severos 120mil km com buchas de PU nos amortecedores e nos braços da suspensão. Se brincar estão com elas até hoje.

Sobre a necessidade dos parafusos para rotacionar o braço, o comentário de n. 4 da mensagem do Sr. William SaBILLdo matou a charada e, conforme troca de pvts abaixo replicada, foi devidamente traduzida, hehe.

"Bill,
Você escreveu no tópico do samucaco:
“4) Caso não precise ou não queira curso absurdo de suspensão, não há necessidade alguma em utilizar este arranjo de parafusos nos links. Solda os alojamentos diretamente no tubo e boa, as buchas vão deformar bastante....”
É o que pretendemos fazer no samucaco. Sabendo da sua deficiência em língua portuguesa, hehehe, quando vc diz que as buchas vão deformar bastante, vc quer dizer que elas não vão durar nada ou que permitem algum curso razoável da suspensão?
Abraço,
Natanael Junior
--------------------------------------------------------------------------------
De: Bill Johnson [mailto:billinbrasil@gmail.com]
Enviada em: quinta-feira, 2 de abril de 2009 21:50
Para: Natanael Junior
Assunto: Re: explica pro burro aqui
hehehehe
As buchas vão "deformar bastante" quer dizer que vai funcionar muito bem. Sim, com a rosca, as buchas não sofreriam nada desta deformação, portanto o grau de movimento é maior. Porém, lembre-se que essas buchas são de uma barra estabilizadora, onde deformação é justamente a sua característica principal.....
Vai fundo que funfa perfeitamente...."

Abraço

equipeminas4x4
24/04/2009, 13:37
eu não disse q não funfa, só falei q vai durar 2 meses cada bucha.

[]´s

Natanael Junior
24/04/2009, 13:51
Dura mais que um litro de campari!
E o kit das alavancas, sai ou não sai?

equipeminas4x4
24/04/2009, 13:54
um dia sai, só não sei qd volta.... hehehehe

[]´s

felipeantoniazzi
20/05/2009, 16:21
E aí Natan! kd as novidades?!!

[]s

Felipe

diogo ludovico
22/05/2009, 09:24
Nathan, poe fotos novasae da criança!!!

Natanael Junior
25/05/2009, 22:28
essa semana devem ser instalados os amortecedores e a panhard na dianteira.
Depois é cortar a lata, instalar os bussuvacas, tanque de gasolina e escapamento. Ah, e tem também que mudar a posição da caixa de direção... COm o aumento do entre-eixos, o eixo dianteiro vai bem no rumo dela...
Seguem fotos.
A roda dianteira esquerda está a 80 cm do chão e outras 3 na chon.
na foto do meio, o subframe com os 4 links da traseira e os 2 da dianteira.

Fabil
26/05/2009, 08:24
esse subframe esta aparafusado na longarina? a foto tá escura e nao deu p/ enxergar direito...

Jeanilson
26/05/2009, 09:09
Bacana, Natanael! :concordo:

Como imaginava a suspensão dianteira não mexe muito, mas parece que a trazeira compensa bastante, deixando o conjunto bem equilibrado tanto para as trilhas quanto para o asfalto. :palmas:

Já tem idéia dos amortecedores que vai colocar atrás?

Quando é que está previsto o começo do "massacre da esmerilhadeira"? :mrgreen:

Já tô achando que o Calango de 2009 vai virar passeio...

[]'s

diogo ludovico
26/05/2009, 11:23
Tá ficando show:palmas:

Natanael Junior
26/05/2009, 14:43
esse subframe esta aparafusado na longarina? a foto tá escura e nao deu p/ enxergar direito...

sim e não.
Na verdade ele está parafusado em uma chapa parruda e a chapa parruda soldada na longarina.

Natanael Junior
26/05/2009, 14:48
por partes, Jean...

Bacana, Natanael! :concordo:

Como imaginava a suspensão dianteira não mexe muito, mas parece que a trazeira compensa bastante, deixando o conjunto bem equilibrado tanto para as trilhas quanto para o asfalto. :palmas:

Essa é a idéia! mas a dianteira ainda não está pronta. falta a panhard. Do jeito que está lá, na medida em que levantávamos a dianteira esquerda, a carroceria ia "escorrendo" para o lado direito, hehe.
Acho que para ver o curso mais real da dianteira, só depois de instalada a panhard e a gente levantando uma das rodas trazeiras...
O falta que uma rampa de rti faz nessas horas...

Já tem idéia dos amortecedores que vai colocar atrás?

Os que usava na dianteira quando tinha a configuração spoa mais revolveres: ford ranger.

Quando é que está previsto o começo do "massacre da esmerilhadeira"? :mrgreen:

assim que a panhard e os amortecedores estiverem no local... sei lá quando vai ser isso, mas espero que em breve.

Já tô achando que o Calango de 2009 vai virar passeio...
Vai não... Nunca é, e eu sou bração, hehehe.

[]'s

Jeanilson
26/05/2009, 20:17
Essa é a idéia! mas a dianteira ainda não está pronta. falta a panhard. Do jeito que está lá, na medida em que levantávamos a dianteira esquerda, a carroceria ia "escorrendo" para o lado direito, hehe.
Acho que para ver o curso mais real da dianteira, só depois de instalada a panhard e a gente levantando uma das rodas trazeiras...
O falta que uma rampa de rti faz nessas horas...

A barra Panhard é para somente evitar esse "escorregamento" da suspensão, não afetando o curso da suspensão. Então acredito que a sua instalação não deve alterar o resultado que vimos.

Mas é como dizem: "Na teoria a prática é outra" :mrgreen:.

O que deve segurar mesmo o curso vão ser os amortecedores.

[]'s

Natanael Junior
27/05/2009, 14:48
A barra Panhard é para somente evitar esse "escorregamento" da suspensão, não afetando o curso da suspensão. Então acredito que a sua instalação não deve alterar o resultado que vimos.

Mas é como dizem: "Na teoria a prática é outra" :mrgreen:.

O que deve segurar mesmo o curso vão ser os amortecedores.

[]'s

só falei da panhard e do "escorregamento" porque o Fabil podia dizer: "Mas a carroceria tá mais pra direita!", hehehe.
Estamos medindo os amortecedores e seus respectivos suportes. Estou querendo colocar umas cintas 1cm menores que os amortecedores totalmente abertos. Isso para que não aconteça como no meu ex patagón que teve os olhais dos dois amortecedores traseiros arrancados por que eram eles que suportavam o baque quando a supensão traseira abria toda...
vamo que vamo...

Supercharger
27/05/2009, 15:19
JPX tem este esquema, as cintas são de "cinto de segurança" costuradas em uma chapinha furada que é parafusada no chassis e no eixo. Facinho de você fazer uma. :concordo:

equipeminas4x4
27/05/2009, 18:37
só falei da panhard e do "escorregamento" porque o Fabil podia dizer: "Mas a carroceria tá mais pra direita!", hehehe.
Estamos medindo os amortecedores e seus respectivos suportes. Estou querendo colocar umas cintas 1cm menores que os amortecedores totalmente abertos. Isso para que não aconteça como no meu ex patagón que teve os olhais dos dois amortecedores traseiros arrancados por que eram eles que suportavam o baque quando a supensão traseira abria toda...
vamo que vamo...
não se esqueça q na trilha abre muito mais do que levantando na cinta.

[]'s

Jeanilson
27/05/2009, 21:05
Ah, tá (para achar defeito todo mundo aparece :mrgreen:).

Estamos medindo os amortecedores e seus respectivos suportes. Estou querendo colocar umas cintas 1cm menores que os amortecedores totalmente abertos...
Bacana a idéia da cinta, mais em trilhas com muita água essas cintas não correm o risco de "apodrecerem" :pensativo:? Em fotos que vi de viaturas que usavam esse recurso eram para Rock Crawling e outras competições "secas", por assim dizer.

Isso para que não aconteça como no meu ex patagón que teve os olhais dos dois amortecedores traseiros arrancados por que eram eles que suportavam o baque quando a supensão traseira abria toda...
vamo que vamo...
O rompimento dos olhais dos amortecedores do Patagón não foi causado pelo fato da suspensão ter forçado o amortecedor na direção perpendicular do olhal? Ou seja, a suspensão ao abrir "puxava" o amortecedor para dentro da viatura, obrigando a bucha do olhal a se deformar ao invés de "girar" ao redor do parafuso de fixação (não sei se expliquei ou se compliquei mais ainda... :pensativo:).

Acredito que se você colocar os parafusos de fixação dos amortecedores traseiros paralelos ao chassis (apontados para a frente ou para a traseira da viatura) você não deve ter problemas de rompimento dos mesmos. Porém deixo a opinião final aos especialistas. :concordo:

[]'s dando o pitaco em projeto alheio...

Natanael Junior
28/05/2009, 13:54
O rompimento dos olhais dos amortecedores do Patagón não foi causado pelo fato da suspensão ter forçado o amortecedor na direção perpendicular do olhal? Ou seja, a suspensão ao abrir "puxava" o amortecedor para dentro da viatura, obrigando a bucha do olhal a se deformar ao invés de "girar" ao redor do parafuso de fixação (não sei se expliquei ou se compliquei mais ainda... :pensativo:).

Tem quase razão... lembrando agora do fatídico evento, os olhais quebraram porque na hora de montar os amortecedores, o parafuso ficou apertado demais, impedindo que o olhal girasse em torno do parafuso... E não foi nem perpendicularmente, foi no sentido pendular natural da coisa mesmo. TAVA APERTADO COM GOSTO!!!.

Quanto à cinta de limitação, é só lavar depois da trilha, assim como deve ser feito com os demais componentes e mangueiras embaixo da viatura. Deve, mas a gente quse nunca faz...
Como bem lembrado pelo supercharger, os jotas tem esse esquema. Só não sei se, de fato, elas apodrecem. Com o tempo e sem limpeza, certamente vão para o vinagre.

Valeu pelos pitacos, engenheiro!

Abraço,

Supercharger
28/05/2009, 13:58
E convenhamos, se apodrecer e daí? Bota outra e vai pro abraço. :concordo:

cacanakagi
20/07/2009, 13:19
Dura mais que um litro de campari!
E o kit das alavancas, sai ou não sai?
Só se for na sua mão pq litro de Campari em casa num dia animado vai mais de um litro... (sozinho é claro)
Mas vamos ao que interessa...
Natanael, vou iniciar o que vc já está terminando PORÉM, pretendo colocar terminais rotulares nos LINKS...
Sei que ninguém gosta de fazer isso mas me ajudaria muito se me passasse a receita do negócio(links) Pretendo montar o mesmo esquema, 4link atrás e 2 links na dianteira com panhard... Porém temos uma diferença, vou usar eixos de Band um pouco mais estreitos que os seus...
Se puder ajudar em algo, agradeço...

Natanael Junior
20/07/2009, 18:35
Só se for na sua mão pq litro de Campari em casa num dia animado vai mais de um litro... (sozinho é claro)
Mas vamos ao que interessa...
Natanael, vou iniciar o que vc já está terminando PORÉM, pretendo colocar terminais rotulares nos LINKS...
Sei que ninguém gosta de fazer isso mas me ajudaria muito se me passasse a receita do negócio(links) Pretendo montar o mesmo esquema, 4link atrás e 2 links na dianteira com panhard... Porém temos uma diferença, vou usar eixos de Band um pouco mais estreitos que os seus...
Se puder ajudar em algo, agradeço...

Na verdade acho que o lance de passar a receita é porque todo mundo vai fazendo e não anota a receita.
Usei o 4-link calculator do triaged e o manual que traduzi (leia nos tópicos anteriores) para achar o tamanho dos links e os locais de fixação. Isso vai variar de acordo com o gosto e uso de cada um. Como sou zé-orêia e não sei nem como instalar o tal auto-cad, fiz todos os cálculos e desenhos na base do esquadro, transferidor, lapiseira, borracha, calculadora de açougue e papel milimetrado. Procure nos tópicos anteriores por cad da roça.
Para os links, principalmente os inferiores, procure tubos sem costura de parede grossa (10mm). Nas lojas de metalurgia esses tubos parrudos chamam bucha.
O Makoto chegou do Sertões ( 3º lugar na categoria das L 200 RS!) e essa semana estamos retomando os serviços no samucaco.
A fase atual é de reposicionar a caixa da DH porque com o aumento do entre-eixos a fixação anterior estava bem no rumo do eixo dianteiro. Feito isso, passaremos para a panhard, fixação dos amortecedores, manufatura dos cardãs, tanque e escapamento. E pronto.
Abraço já doido pra fazer uma trilha!

Depois vou tirar fotos detalhadas

equipeminas4x4
21/07/2009, 10:20
pensa num cara bão de desenho.:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgre en::mrgreen::mrgreen:

[]'s

Natanael Junior
21/07/2009, 14:44
O amigo supercharger escreveu, linhas atrás:

Um link liga dois pontos. No esquema em "A" é bem visível que tem mais de dois pontos em questão. Junto com os dois links inferiores o conjunto é um 4link.
.
Mas fiquei encafifado com isso.

Para mim, que sou burro e orêia, parece que o esquema de Y-arm com panhard é um 2-link com outro nome.

porque? porque para chamar de 4-link penso que cada link deve ligar dois pontos diferentes no eixo e no chassi. Seja a configuração X X, |\ /|, /||\, ou |/ \|.

No 3-link há quatro pontos distintos de um lado ( eixo ou chassi) e 3 de outro (chassi ou eixo), assim |\/| ou |/\|.

No esquema y-arm a "perna" maior do y liga dois pontos (chassi ou sub-chassi e eixo), e a "perna" menor não é fixa no chassi, mas na "perna" maior. São dois pontos de fixação no eixo e um só no chassi ou sub-chassi, certo?

Nos 2-links "clássicos" (samuca helicoidal, engesa, lands) é exatamente assim. cada link lica dois pontos de fixação no eixo e um só no chassi. Os dois pontos no eixo são um abaixo do eixo e outro acima, só para evitar que o eixo rotacione. Olhando de cima fica assim ||.

Não consigo entender como a "perna" menor do y pode significar mais curso se não há articulação no ponto de interseção dela com a "perna" maior.

Se ela não articula, parece que pouco importa se as fixações no eixo estejam verticalmente (engesa, samuca helicoidal, lands) ou diagonalmente ( y-arm do preto-véio) localizadas.

Só estou querendo entender as diferenças e acho que não ofendi ninguém...

Fabil
21/07/2009, 14:53
eu creio que no caso do link em Y quando a perda menor fica o mais proxima p/ o centro do eixo em relacao a perna maior permite que o eixo rotacione favorecendo assim o curso. coisa que quanto mais proximo sao as duas pernas ( engesa/trolha/samurai) mais limitado fica essa torcao .

será que falei bobiça? :mrgreen:

equipeminas4x4
21/07/2009, 17:06
O amigo supercharger escreveu, linhas atrás:

Mas fiquei encafifado com isso.

Para mim, que sou burro e orêia, parece que o esquema de Y-arm com panhard é um 2-link com outro nome.

porque? porque para chamar de 4-link penso que cada link deve ligar dois pontos diferentes no eixo e no chassi. Seja a configuração X X, |\ /|, /||\, ou |/ \|.

No 3-link há quatro pontos distintos de um lado ( eixo ou chassi) e 3 de outro (chassi ou eixo), assim |\/| ou |/\|.

No esquema y-arm a "perna" maior do y liga dois pontos (chassi ou sub-chassi e eixo), e a "perna" menor não é fixa no chassi, mas na "perna" maior. São dois pontos de fixação no eixo e um só no chassi ou sub-chassi, certo?

Nos 2-links "clássicos" (samuca helicoidal, engesa, lands) é exatamente assim. cada link lica dois pontos de fixação no eixo e um só no chassi. Os dois pontos no eixo são um abaixo do eixo e outro acima, só para evitar que o eixo rotacione. Olhando de cima fica assim ||.

Não consigo entender como a "perna" menor do y pode significar mais curso se não há articulação no ponto de interseção dela com a "perna" maior.

Se ela não articula, parece que pouco importa se as fixações no eixo estejam verticalmente (engesa, samuca helicoidal, lands) ou diagonalmente ( y-arm do preto-véio) localizadas.

Só estou querendo entender as diferenças e acho que não ofendi ninguém...
vc só está errando qd diz q não existe articulação entre o braço do Y e o braço longitudinal, se é q estamos falando da mesma suspensão (Wrangler do sandro Tannuri).

[]'s

Ramiro - Bin Lôco
21/07/2009, 19:19
eu creio que no caso do link em Y quando a perda menor fica o mais proxima p/ o centro do eixo em relacao a perna maior permite que o eixo rotacione favorecendo assim o curso. coisa que quanto mais proximo sao as duas pernas ( engesa/trolha/samurai) mais limitado fica essa torcao .

será que falei bobiça? :mrgreen:

Acho que é bem por aí.
No PV a pernas curtas do "Y" só não foram fixadas mais para o centro do eixo por causa do carter do Vortec.
Os terminais (olhais) das pernas curtas do "Y" são rosqueadas o que ajuda a articulação sem forçar as buchas

[]'s

cacanakagi
22/07/2009, 10:17
Acho que é bem por aí.
No PV a pernas curtas do "Y" só não foram fixadas mais para o centro do eixo por causa do carter do Vortec.
Os terminais (olhais) das pernas curtas do "Y" são rosqueadas o que ajuda a articulação sem forçar as buchas

[]'s
Não to entendo aonde que 2 link = 3 link com Y......... A partir do raciocínio que vc tem 1 eixo com 2 buchas trabalhando contra 1 bucha no chassi, a articulação do veículo depende do quanto a bucha do chassi vai ceder...
Salvo o caso do Ramiro com 2 links dianteiros onde a articulação não depende exclusivamente de buchas e sim da rosca onde é presa a bucha do chassi... (Me corrija se estiver errado)
2 Link é bom? - é, mas o problema é que é limitado (principalmente pelas buchas)... Então, se tiver um 2 link com boa articulação no chassi e com braços + longos que os normais, acho que vai funcionar legal... Não como um 4 link ou 3 link com Y....

Ramiro - Bin Lôco
22/07/2009, 10:27
Corrigindo:

- Salvo o caso do Ramiro com 2 links dianteiros onde a articulação não depende exclusivamente de buchas e sim da rosca onde é presa a bucha superior do eixo...:concordo:

[]'s

Natanael Junior
19/08/2009, 11:35
Ontem, depois de 8 meses de gestação, o samuca rodou!
falta ainda:
- terminar o tanque (as chapas de alumínio já estão cortadas na medida, faltando soldar);
- fazer escapamento;
- Dar um jeito nos freios (acho que o cilindro original não está dando conta dos 4 discos do troller)
- colocar os malditos espaçadores de roda. Não queria usá-los de jeito nenhum, mantendo a idéia de deixar o jipe menos largo possível com a configuração de eixos de troller e rodas 16, mas mesmo colocando as molas traseiras quase coladas no chassi, o pneu pega na parte de cima da mola quando articulando a suspensão. Devem chegar hoje ou amanhã os espaçadores AVM de alumínio de 1,5 pol.
- conferir se os cortes da lata estão suficientes e depois colocar os Bussuvacas MKrawler (CADÊ OS MAIS LARGOS, MARCEL? Vou engrossar a lista dos interessados...)
- Fazer o novo parachoque dianteiro com o suporte de guincho.
- TRILHA e mais TRILHA.

Não tempos rampa de rti aqui, e a rampa para o calabouço da oficina, somada à falta do mardito espaçador e de uns nacos de lata, impediram o teste legal da suspenção, que ainda abriria um bocado não fossem esses limitadores aí.

Seguem algumas fotos.
Abraço

equipeminas4x4
19/08/2009, 11:40
cilindro mestre da S10 é plug and play no hidrovácuo samurai.

[]'s

Natanael Junior
19/08/2009, 11:43
na rampa de calabouço...

Ramiro - Bin Lôco
19/08/2009, 12:06
Show de bola!!!:concordo:

Parabéns Natanael!:palmas:

E pode renovar o estoque de disco de corte. Hehehe...

[]'s:pipoca:

Fabil
19/08/2009, 12:24
no caso das molas, nao em como colcar por dentro da longarina nao? a traseira tenho quase certesa de que sobra espaco... na dianteira talvez a solucao seria usar mola um pouco menos comprida e fixa-la na parte de baixo da longarina

T+

Fabil
19/08/2009, 12:30
no caso das molas, nao em como colcar por dentro da longarina nao? a traseira tenho quase certesa de que sobra espaco... na dianteira talvez a solucao seria usar mola um pouco menos comprida e fixa-la na parte de baixo da longarina

T+

Natanael Junior
19/08/2009, 12:40
no caso das molas, nao em como colcar por dentro da longarina nao?
T+
não.
prejudicaria a dirigibilidade.
o espaçador vai ser suficiente.

Molas menores? tá doido?
as grandes já abrem tudo e até se deslocam no cone! mesmo a dianteira sendo 2-link, o curso ficou pra lá de grande!

Fabil
19/08/2009, 12:56
esse caboclo ae usou molas de niva...
bom foi apenas uma ideia... se vc acha melhor usar espacador, tudo bem , resolve

T+

Natanael Junior
19/08/2009, 19:43
bom foi apenas uma ideia... se vc acha melhor usar espacador, tudo bem , resolve

T+

Valeu Fabil!
Mas para a escolha das molas bem como da posição delas a estabilidade foi levada em conta. Usar molas mais pra dentro (embaixo das longarinas ou entre elas) livraria espaço sim, mas mesmo usando amortecedores parrudos deixaria o carro muito "cabeçudo", ou seja, muito vulnerável às inclinações laterais.
Tempos atrás havia no mercado um kit de suspensão por molas helicoidais a venda para CJs e outros veículos em que as molas eram fixadas anguladas para dentro das longarinas. Acho que andaram tombando uns jipes e o tal kit sumiu da praça.
Abraço,

Fabil
20/08/2009, 08:33
nao sei se vc já comprou amortecedores, mas já que tá na chuva mesmo... heheheh uns coil-overs nao seriam viaveis nao?

equipeminas4x4
20/08/2009, 09:11
nao sei se vc já comprou amortecedores, mas já que tá na chuva mesmo... heheheh uns coil-overs nao seriam viaveis nao?
opa, AIRFUX COIL OVER quase saindo do forno.

[]'s

ALEXANDRE CERQUEIRA
20/08/2009, 10:39
Fala Natan, passei por lá ontem e vi o SAMUCACO de pé, bom demais, parabéns! Quando será a inauguração oficial? Tô dentro!!!
Abraços aguardando as trilhas.
Alexandre Cerqueira

cacanakagi
20/08/2009, 12:16

T+
E os eixos Fabil?

Fabil
20/08/2009, 12:21
esses eixos sao daqueles caminhoezinhos 4x4 da KIA/ASIA motors... a BESTA pick-up...
T+

Natanael Junior
20/08/2009, 14:01
Dianteiros:
Ford Ranger traseiros.
Traseiros:
F-4000 traseiros.
E tá bom bagarái!

Natanael Junior
20/08/2009, 14:04
Fala Natan, passei por lá ontem e vi o SAMUCACO de pé, bom demais, parabéns! Quando será a inauguração oficial? Tô dentro!!!
Abraços aguardando as trilhas.
Alexandre Cerqueira

Valeu Alexandre!
Se o tanque ficar pronto até amanhã, vamos sábado a tarde para a trilha do lenhador e depois faremos os obstáculos do último lagartixa trophy.
Bora lá!

decarlifilho
20/08/2009, 20:11
Valeu Alexandre!
Se o tanque ficar pronto até amanhã, vamos sábado a tarde para a trilha do lenhador e depois faremos os obstáculos do último lagartixa trophy.
Bora lá!

Precisando de ZECA???

Dé Carli

Natanael Junior
20/08/2009, 21:06
Precisando de ZECA???

Dé Carli

Tudo indica que o teste "de campo" será sábado a tarde. Bora?
abraço.
Hoje o tanque ficou quase pronto. Já está soldado e falta praticamente só montar.
Cortamos mais uns nacos de lata, instalamos os alargadores avm de alumínio e ajustamos os bussuvacas.
Amanhã de manhã serão concluídas as instalações do tanque e dos bussuvacas.
Amanhã a tarde será feito o escapamento e instalado o guincho.
Sábado de manhã ajustes de algo que tenha sobrado e, a tarde, trilha!!
Seguem mais umas fotos.
1) alargador AVM 1,5 pol;
2) tanque em alumínio ( o artista da solda é da Cordova, no setor de oficinas norte);
3) cortando o berço do guincho, no oxicorte que enxerga, hehehe;
4) Os bussuvacas e o berço do guincho quase no lugar.
Abraço

ALEXANDRE CERQUEIRA
21/08/2009, 10:59
Ôpa! Sabadão no lenhador, quintal de casa, o Caveirão está baixado e o Vitarinha..., sei não, ainda na esperança de vendê-lo, não quero castigar muito, mas a tentação é grande. Já na estréia vai logo pegar umas erosões monstras pra ver o trabalho da suspensão né... quebrei o eixo traseiro do Caveirão naquela subida do lagartixa, mas foi pura braçada, ou melhor, pezada!

Outra coisa, vi nas fotos o trava rosca, é para os prisioneiros dos alargadores? Cuidado, pois se travar mesmo, os prisioneiros podem se soltar e complicar a retirada das porcas. Quase fiz isso nos meus, mas fui alertado pelo torneiro dessa possibilidade.

Abraços e ótima estréia! Vou ficar QAP no sábado.

Alexandre Cerqueira

equipeminas4x4
21/08/2009, 13:18
alargadores ficaram ducaraio.

[]'s

cristiano
21/08/2009, 13:46
Tudo indica que o teste "de campo" será sábado a tarde. Bora?
abraço.
Hoje o tanque ficou quase pronto. Já está soldado e falta praticamente só montar.
Cortamos mais uns nacos de lata, instalamos os alargadores avm de alumínio e ajustamos os bussuvacas.
Amanhã de manhã serão concluídas as instalações do tanque e dos bussuvacas.
Amanhã a tarde será feito o escapamento e instalado o guincho.
Sábado de manhã ajustes de algo que tenha sobrado e, a tarde, trilha!!
Seguem mais umas fotos.
1) alargador AVM 1,5 pol;
2) tanque em alumínio ( o artista da solda é da Cordova, no setor de oficinas norte);
3) cortando o berço do guincho, no oxicorte que enxerga, hehehe;
4) Os bussuvacas e o berço do guincho quase no lugar.
Abraço

Fala Nata!!

Estou acompanhando os upgrades e o pessoal do Jeep Clube de Brasília agora vai sair no tapa para ser seu zequinha....

Deixa eu te falar, já que a mão de obra de Brasília é digamos "escassa" teria como você me passa os contatos (nome e telefones), pode ser em PVT, de onde você fez o tanque e da metalúrgica que fez os cortes das chapas para você.

Obrigado!!

Natanael Junior
21/08/2009, 14:44
Fala Cristiano, beleza?
As chapas cortei lá na CERPAL, em taguatinga, com a vendedora Deyze.
A solda foi feita na oficina CORDOVA, no SOF norte. Se não me engano é Fernando o nome do artista.
Vou arranjar os telefones dos locais e te aviso.
Abraço,

Natanael Junior
21/08/2009, 14:50
Ôpa! Sabadão no lenhador, quintal de casa, o Caveirão está baixado e o Vitarinha..., sei não, ainda na esperança de vendê-lo, não quero castigar muito, mas a tentação é grande. Já na estréia vai logo pegar umas erosões monstras pra ver o trabalho da suspensão né... quebrei o eixo traseiro do Caveirão naquela subida do lagartixa, mas foi pura braçada, ou melhor, pezada!

Outra coisa, vi nas fotos o trava rosca, é para os prisioneiros dos alargadores? Cuidado, pois se travar mesmo, os prisioneiros podem se soltar e complicar a retirada das porcas. Quase fiz isso nos meus, mas fui alertado pelo torneiro dessa possibilidade.

Abraços e ótima estréia! Vou ficar QAP no sábado.

Alexandre Cerqueira

O trava rosca é para os prisioneiros "do eixo" onde são aparafusados os alargadores... Fiz seguindo o manual de instalação da própria AVM, fabricante dos alargadores de alumínio.
Nos prisioneiros dos alargadores, onde são parafusadas as rodas, nada de trava rosca.

Não sabia que o Caveirão tá baixado. Bora no vitarinha então, ué. Te ligo.
Abraço,

felipeantoniazzi
21/08/2009, 16:24
Fala Natan! O samukong ta ficando show demais hein!!

E por increça que parível você viu a previsão de tempo para sábado?!

Depois quero ver as fotos da estréia! Sabado começo a remontar meu jipe! hehehe

Abraço!

Felipe

Arthur Makoto
21/08/2009, 21:52
Fala Nata!!

Estou acompanhando os upgrades e o pessoal do Jeep Clube de Brasília agora vai sair no tapa para ser seu zequinha....

Deixa eu te falar, já que a mão de obra de Brasília é digamos "escassa" teria como você me passa os contatos (nome e telefones), pode ser em PVT, de onde você fez o tanque e da metalúrgica que fez os cortes das chapas para você.

Obrigado!!

Cerpal - Deyse 3355-4445

Fernando Cordova 8177-2099

Natanael Junior
21/08/2009, 23:57
"JPX Tikin -hsd 2.5, zf4hp22, dual t-case hilux com Mkrawler, eixos de Mog, Maxxis 38.5, Beadlock, Warn 9.5 ti - montando"

EEEEIIIITA!!!!!

equipeminas4x4
22/08/2009, 00:15
"JPX Tikin -hsd 2.5, zf4hp22, dual t-case hilux com Mkrawler, eixos de Mog, Maxxis 38.5, Beadlock, Warn 9.5 ti - montando"

EEEEIIIITA!!!!!
num tenho nada haver com isso, só fabrico o que os malucos me pedem.:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen ::mrgreen:

[]'s

wagnercj2
22/08/2009, 05:03
SABADO !!!!!!!!!!!!!!!! Daqui a pouco ...

Caramba vou pra garagem agora reativar o CJ......me aguardem q vou la pro Makoto..se eu não chegar a tempo pode passar aqui e me resgatar que é pq não consegui funcionar o CJ...

HE HE HE é bom voltar a ativa ..

ALEXANDRE CERQUEIRA
22/08/2009, 09:20

EEEEIIIITA!!!!!
Carái Véi! Cada ano que passa o Calango Trophy vai ficando mais concorrido. Eixos do Mog no JPX, o Samucaco nessa configuração, vão ter que criar a categoria SUPER MONSTROS XBACONCHUTENOSEGS.
Tem churrasco hoje? Ops!!! Pergunta besta, o Natan já deve estar longe do computador uma hora dessas, lá na oficina.
Abraços,
Alexandre

decarlifilho
23/08/2009, 15:48
Fotos do Nenen Gorila...
Fora o trabalhão que deu para consertar a F75 que foi junto...

http://picasaweb.google.com/decarlifilho/TrilhaDoLenhador220809#

Dé Carli

equipeminas4x4
23/08/2009, 19:38
caraio Natanael,

Vc colocou os fender encostando no pneu, ae num tem material q resista né???

[]'s

Natanael Junior
23/08/2009, 19:55
caraio Natanael,

Vc colocou os fender encostando no pneu, ae num tem material q resista né???

[]'s

Tá encostando quase nada, Marcel. Encosta quando a encrenca torce toda e é só uma triscadinha.
É que medimos bem no limite mesmo. Se colocássemos muito acima ia ficar mais feio do que já são esse bussuvaca (hehehehe, brincadeira...) e do jeito que está, se a coisa ficar pegando muito, "nóis taca ismeril na lata e suspende os bussuvaca".

Vc já começou a fazer os bussuvacas mais largos???

o esquema das duas alavancas já desisti porque percebi que vc não vai fazer mesmo e então arranjei uma t-case de hilux já com o Mkrawler.

Ramiro, fala baixinho que ainda tá em negociação, mas não sobrou um flexplate para vortec aí não???

O desempenho na trilha foi muito bom, porque a relação dos diferenciais 8:43 somada à Xcrawler tá beleza, mas o deslocamento foi pra lá de ruim.

O motorzinho original não ultrapassou nem um caminhão pipa ford véio carregado na subida do colorado. Tive que chamar a 2 e acabar de chegar no topo da subida a 25km/h!

Vou ver se converto o vídeo do deslocamento e posto aqui. O barulho é "quiném" um aeromodelo em stall.

Abraço feliz da vida de ter dado certo o tanto de conta, desenho e papel milimetrado e também por ter uns cabras bão de serviço feito Makoto, Edel, e todo o pessoal da Ponto 4x4 por perto na hora de tirar do papel e passar pros ferros.

Natanael Junior
23/08/2009, 23:16
Não deu para chegar no local das erosões maiores porque o David fez o favor de quebrar a manga de eixo da F-75. Até desmontar, ir buscar a peça, montar de novo, anoiteceu e ficamos a tarde quase toda aliimentando os carrapatos e mosquitos do local.
Dentro em breve, mais vídeos.

YouTube - SamuKong

Abraço.

equipeminas4x4
24/08/2009, 09:22
Natan,

Não tenho previsão pra fazer eles mais largos. Eu gostei do jeito que ficou com esse de 15cm.
tenho alavanca dupla, kit MKrawler, tcase Hilux, TUDO PRONTA ENTREGA.

[]'s

Jeanilson
24/08/2009, 10:20
Parabéns pela "nova" viatura, Natanael!

É agora que o Galango vira passeio... :mrgreen:

Agora vai ficar só nos ajustes finais, ou está pensando em alguma "coisinha" a mais, tipo um motor V8 para espurrar os eixos? :roll:

[]'s

equipeminas4x4
24/08/2009, 10:33
aaaaaahhhhhhhhh já ia me esquecendo. FIcou ducaraio o brinquedão.

[]'s

alvaro.jrc
24/08/2009, 11:18
Show de bola o Samurai hein!!! :palmas:

Só fiquei com 2 dúvidas, no caso o bloqueio traseiro na estrada, especificamente em curvas como se comportou.

A outra é quanto às soldas, foi solda MIG ou solda elétrica?? Pergunto isso pq tb estou mudando os eixos do meu samurai e vai precisar de um bocado de solda... :mrgreen:

Abração!! :concordo:

equipeminas4x4
24/08/2009, 11:29

Só fiquei com 2 dúvidas, no caso o bloqueio traseiro na estrada, especificamente em curvas como se comportou.

A outra é quanto às soldas, foi solda MIG ou solda elétrica?? Pergunto isso pq tb estou mudando os eixos do meu samurai e vai precisar de um bocado de solda... :mrgreen:

se soldar eixo de samurai com solda elétrica, vai empenar ele todo. Aliás se fizer muita solda com MIG, tb vai. tem que soldar aos poucos e deixar esfriar antes de fazer mais soldas.

[]'s

norberto
24/08/2009, 13:20
Show de bola, Natanael!
Patabéns!:palmas:

Não deu para chegar no local das erosões maiores porque o David fez o favor de quebrar a manga de eixo da F-75. Até desmontar, ir buscar a peça, montar de novo, anoiteceu e ficamos a tarde quase toda aliimentando os carrapatos e mosquitos do local.
Dentro em breve, mais vídeos.

YouTube - SamuKong (http://www.youtube.com/watch?v=4sMjzanZBGE)

Abraço.

Natanael Junior
24/08/2009, 13:41

o bloqueio traseiro é do tipo tosco, soldado mesmo. Em curvas fica estranho no começo mas acostumei em 5km. Na trilha então, acostumei em 15 metros, heheh.

Solda elétrica??? Só se o soldador for muito, mas muito bão. Com a MIG a coisa fica mais segura e melhor acabada. E a dica do Marcel é importantíssima: Não frita tudo de uma vez senão empena o eixo do samuca!

Abraço