Conectar

Ver Versão Completa : Tela De Proteção Para Radiador

Anthoniusnikos
22/05/2008, 20:16
Caros colegas. Pode parecer coisa sem importância, pelo fato de nunca ter ouvido falar que um veículo tenha parado por entupimento da colméia de um radiador.
Pego muito estradas pelas cidades do interior e sempre pensei que todos aqueles insetos, no final de tardes, que estouram no para-brisas também pudessem estourar no radiador. Também rodo muito em estradas de areia aquí pelo litoral e sempre suspeitei que grande parte dos grãos de areia iriam parar na colméia do radiador. - Não deu outra. Fiz uma limpeza nos dois radiadores e o da frente (ar condicionado) estava muito entupido de grãos de areia e muitos insetos. Tive que tirar na ponta de faca. Fora os vários pontos amassados por pedras e pela falta de cuidado dos porcânicos.
Seguem algumas fotos da tela em aço inox, malha muito pequena (não lembro a malha mas posso verificar).
Dimensões do radiador: 60 X 60 cm
Usei um pedaço de tela de 1,0 m X 60 cm
Abração
Antoniusnikos

Allan Nielsen
22/05/2008, 23:15
Anthonius,
ficou interessante a solucão, vamos ver se aprova na pratica.

abs

A.Tavora
22/05/2008, 23:29
Caros colegas. Pode parecer coisa sem importância, pelo fato de nunca ter ouvido falar que um veículo tenha parado por entupimento da colméia de um radiador.
Pego muito estradas pelas cidades do interior e sempre pensei que todos aqueles insetos, no final de tardes, que estouram no para-brisas também pudessem estourar no radiador. Também rodo muito em estradas de areia aquí pelo litoral e sempre suspeitei que grande parte dos grãos de areia iriam parar na colméia do radiador. - Não deu outra. Fiz uma limpeza nos dois radiadores e o da frente (ar condicionado) estava muito entupido de grãos de areia e muitos insetos. Tive que tirar na ponta de faca. Fora os vários pontos amassados por pedras e pela falta de cuidado dos porcânicos.
Seguem algumas fotos da tela em aço inox, malha muito pequena (não lembro a malha mas posso verificar).
Dimensões do radiador: 60 X 60 cm
Usei um pedaço de tela de 1,0 m X 60 cm
Abração
Antoniusnikos

Antonius, a idéia é interessante. Me preocupa uma coisa: Será que esta tela não restringe a passagem de ar?

Quando estava com a minha FRONTIER, andando em estrada de chão, uma pedra jogada pelo carro da frente furou o condensador do ar condicionado. Fiquei 2 dias andando sem ar e com muita poeira.

Abçs

Anthoniusnikos
23/05/2008, 09:24
Vou pegar estrada e observar se a temperatura sobe. Depois posto o resultado.
Abs

Patoso
23/05/2008, 09:51
Antonius, a idéia é interessante. Me preocupa uma coisa: Será que esta tela não restringe a passagem de ar?

Abçs

Pelo que deu pra ver na primeira foto, acredito que essa tela não atrapalhará o fluxo de ar...

Estou querendo colocar uma tela na parte de baixo (em baixo da grade) para evitar que estrague o condensador do Ar....a minha estava muito amassado....descobri que o que amasssou a minha foi a bomba de água pressurizada que o ex-dono usava para lavar....Esse condensador pode nem pensar em ver água pressurizada em cima dele...dobra as aletas na hora e ai não permite passagem do ar....
Obs: Estando o condensador com pouca passagem, parece afetar somente o ar condicionado, o que não é verdade pq o radiador fica logo atrás....sendo que estando o condensador entupido, o radiador tbm está..

Allan Nielsen
23/05/2008, 10:45
.descobri que o que amasssou a minha foi a bomba de água pressurizada que o ex-dono usava para lavar....Esse condensador pode nem pensar em ver água pressurizada em cima dele...dobra as aletas na hora e ai não permite passagem do ar....

Jatos dagua em alta pressão sem criterio é um dos maiores problemas nos 4x4, pois a agua penetra nas blindagens de rolamentos, cruzetas, homocineticas, parte eletrica etc.

4X4 gosta de barro :mrgreen:

Anthoniusnikos
23/05/2008, 10:56
Patoso, a quinta foto (ultima) protege a parte de baixo.
Para cobrir todo o radiador 60 x 60 cm dividi a tela em duas partes:
1 - na parte de cima é preciso tirar um suporte, colocar a tela e encaixá-lo de novo.
2 - na parte de baixo, sai da metade que está juntada com a parte de cima e entra por baixo do radiador entre a proteção de plástico de baixo uns 10 cm.
3 - A cobertura na foto 1 foi da tela que sobrou.
Tudo se encaixa muito bem.
As bordas de fixação da tela podem ser feitas com cantoneira de alumínio, daquelas usadas no assentamento de ajulejos.
Nota: Apesar de ser tela de inox, pode ser cortada fácilmente com uma tesoura comum, desde que se pegue somente os fios transversais.
Abração

dudas_308w
23/05/2008, 15:35
quando estava procurando a minha diesel achei uma que tinha essa tela feita de aluminio. Achei engraçado, e nao entendi bem qual era a do figura.
Mas a ideia é boa. Nao acho que trará qualquer tipo de problema ao fluxo.
sds

alexpioli
24/05/2008, 11:06
Quando comprei minha Ranger, ela veio com esse brinde, as paletas do radiador todas amassadas. Nem reparei isso na hora de comprar, e depois com calma fui desamassando tudo na base da faquinha.

Sempre penso nessa telinha de proteção e acho uma boa realmente.

Edintruder
24/05/2008, 12:56
A minha amassou ao cruzar por água correndo...
Anthonius, o teste pra ver se esquent5a na Ranger nunca vai dar certo pois não vai esquentar nem com banda de música!
Na minha eu coloquei uma tela de antena parabólica presa na grade e os insetos ficam nela, não chegam mais no radiador, e pelo vão debaixo da placa não entra pois o ponto de ancoragem que fiz praticamente tapa todo o vão. Então a única entrada de ar é pela grade com tela na minha e não altera em nada a temaperatura.

Anthoniusnikos
24/05/2008, 17:35
Se encontrar a tela de antena parabólica em algum lugar, vou colocar logo atrás da grade, que ficou sem. Pode ser um exagero, mas acho que vai dar um charme a mais na frente, e nemum bicho vai ficar preso no buraco.
Abração
Anthoniusnikos

rogeriomasih
25/05/2008, 13:29
Uma vez vi uma F-250 com uma tela de nylon logo após a grade. Estava chegando de viagem e com o radiador cheio de insetos. Gostei da alternativa, mas nunca fui atrás de colocar em prática.

Me digam uma coisa, pq vcs acham que não vai restringir a passagem de ar?

Patoso
25/05/2008, 20:32
Uma vez vi uma F-250 com uma tela de nylon logo após a grade. Estava chegando de viagem e com o radiador cheio de insetos. Gostei da alternativa, mas nunca fui atrás de colocar em prática.

Me digam uma coisa, pq vcs acham que não vai restringir a passagem de ar?

Simplismente pq é muito pouco a área que a grade tampa....pra c fazer uma comparação pense num filtro de carro....o treco tem a tela, um camada grande de Espuma densa e outra tela...e ainda obstrui pouco...isso não precisa preocupar cara...Ar não falta...

Gallo
25/05/2008, 22:24
Existe a grade da ranger xls/storm, a qual possui uma tela em formato de colméia plastica atras da grade original....
a minha como é um imã para borboletas e insetos, coloquei uma gradezinha de parabólica (aluminio) por tras... amassei conforme as curvas e colei.... todo dia, posso olhar nessa tela que tem algo grudado nela... e fora que foi pintada de preto, e esta toda lascada, sinal que bateu pedrinhas nela e absorveu o impacto que seria direto no radiador/condesador do ar condicionado...o antigo dono lavou com jato e entortou um pouco o aluminio do condesador... um dia tiro para cristo e arrumo em casa!!

rogeriomasih
25/05/2008, 22:35
a grade de parabólica tem para vender fácil?
Qual o tipo de cola utilizado para fixá-la à tela frontal?

Anthoniusnikos
26/05/2008, 11:19
A grade, que é de plástico, também pode ser furada e usar parafusos pequenos com porca, e algumas arruelas de borracha, para fixar nos pontos das dobras. Uns 6 furos serão suficientes.
Também fiz uma grade para o radiador do óleo.
Abração

Edintruder
26/05/2008, 12:22
Eu usei massa plástica para fixar uns pontos metálicos para amarrar a tela por trás da grade entre os vãos que tem por trás da grade.
Hoje eu usaria durepóxi para colar a tela direto na grade.

Anthoniusnikos
26/05/2008, 23:19
É isso aí Edin, uso durepórquis desde a muito tempo. Salvei muitos radiadores e tubulações de processo industrial até substituição definitiva.
OBS.: Parece que os moderadores não gostaram muito do negócio da tela, ou quem sabe são protetores dos insetos. FUI REBAIXADO PARA SENIOR...! P^0rrrr@@@@@@. Dê novo !
Ô Amithai ! Me ajuda com umas idéias aí, car@iiiii.
Abs
Anthoniusnikos

Anthoniusnikos
30/05/2008, 18:31
Resultado:
Depois que limpei os dois radiadores, desentortei a colméia e coloquei a tela, o marcador de temperatura só quer ficar lá em baixo. Saí de Floripa para Paranaguá e depois de rodar uns 160 Km (Joinville) o ponteiro ainda estava a 1/4 (veloc. máx. 110 Km/h "A Tratoretta". O ponteiro só foi ficar na metade, e não passou disso, quando iniciei a subida da Serra ou puxava 120 Km/h.
Abração
Anthoniusnikos

Marcelo-HPE
06/04/2014, 14:21
Recussintando o tópico !!!

Este é o grande problema quando se entra num lamaçal ; a lama não só cola nos radiadores e intercooller como tb danifica as a aletas , estou pensando em colocar uma tela anti- mosquito presa com abraçadeiras plásticas nas grades dos parachoques .
Pois a lama gruda e na retirada é certo que vai amassar as aletas do radiador .
abs

Guima-MS
30/03/2015, 00:59
Pessoal , quero colocar essa tela na minha picape , alguma semelhante a usada nessa ram 497456497455 .

as duvidas : aonde acho essas telas e como faço a fixaçao da mesma .

Obrigado .