Ver Versão Completa : Polia do Gira ou do Vira
matrakaum
21/05/2008, 15:43
Polia do Girabrequim, ou será Virabrequim???????????????:pensativo:
A minha polia do Sistema acima descrito, rs, está parecendo uma bailarina...aonde encontro uma para comprar? Existe de algum outro carro que seja exatamente igual?
Um abraço,
Matraka
Quando eu instalei a bomba hidraulica da direção, o mecanico comprou uma "bolacha" bruta e levou num torneiro para fazer a polia do tamanho exato. Ficou muito bom.
matrakaum
21/05/2008, 17:18
Custou caro?
Aonde compro esta "Bolacha Bruta"....aliás o que é isto?
Elmer_Jeep
21/05/2008, 17:47
Qual o motor da viatura ?
[]'s
matrakaum
21/05/2008, 18:06
BF 161
Obrigado
Elmer_Jeep
21/05/2008, 18:45
blz, de outro carro não dá, só vai servir a dele mesmo. A PATRAL vende essa peça, procure nas lojas, o código é 1890.
Acho q ja vi pra vender no Donatti tambem.
[]'s
leopoldo
21/05/2008, 22:02
também pode usar a do motor maverick 3.0
Atenção .... toda polia tem uma borracha entre a parte externa e a interna.
A polia funciona como um amortecedor harmonico da ressonancia chamada vibração torcional do girabrequim ou virabrequim ou arvore de manivelas.
O uso de uma polia sem isso pode acarretar em trinca/fratura do mesmo. E não adianta inventar porque a leitura da vibração é feito em laboratório e o dimensionamento do peso (massa e diametro) do anel externo da polia é calculado a partir destesd dados.
matrakaum
22/05/2008, 00:16
Leopoldo vc. disse borracha? Esta borracha já vem junto com a polia?
Eu vi no Donatti que tem um retentor "Lado Polia"...não entendi bem isto "Lado Polia"...
No Português tb. tem a mesma denominação...mas só tem uma, ou seja, teoricamente, não existe o outro lado, dedução minha.
Obrigado,
matrakaum
22/05/2008, 00:18
Ah! sim, esqueci. É fácil de trocar isto? Tem alguma coisa de ponto e coisa e tal????
Obrigado de novo...:concordo:
leopoldo
22/05/2008, 01:02
A polia + amortecedor de vibração do maverick é uma peça só. No BF, polia é desmontável .. e tem uma borracha no meio.
Para remover, vc necessita chave com o soquete certo, e saca polia, se estiver grudado.
Para instalar, vc necessita olho vivo para alinhar a polia na chaveta (sim, tem uma posição certa) e um torquímetro para torquear o parafuso no girabrequim.
O grafico abaixo mostra o perfil de vibração com(3) , sem (1) e com um amortecedor insatisfatório (2)
fonte : http://www.popularhotrodding.com
http://images.popularhotrodding.com/tech/0605phr_22_crankshaft_torsional_vibration_z.jpg
amortecedor na polia:
entre a parte interna (onde está o rasgo de chaveta) e o anel externo, há uma fina camada de borracha que permite o anel externo "dançar" conforme a música dos pistões.
http://img.tradekey.com/images/uploadedimages/products/3/6/1264704-20071126095636.jpg
GIOVANNI LUIS
22/05/2008, 06:52
Vc tem como me passar o desenho tecnico dessa polia, tipo, as dimensoes em escala metrica, pois trabalho em uma empresa aqui na Austria que fabrica telefericos pra estacoes de eqi, elevadores, etc , e posso sem problema comprar o material e faze-la.
Alem das dimensoes, qual o tipo de aco ideal para confecionar a mesma? Sera que de aluminioera uma boa?
Com isso em dezembro nas minhas ferias eu levaria a mesma e ja testava.
GIOVANNI LUIS
22/05/2008, 07:28
Observando melhor a funcao, observei que uma peca de alumunio nao iria fse obetr o mesmo efeito desejado (amortecimento ), Uma peca de aco fundido ou de liga media ja sao suficientes.
Tendo o desenho eu consigo fazer uma.
Se o MATRAKAUM quizer e pagar as custas de material e postagem eu faco uma pra ele!
Elmer_Jeep
22/05/2008, 09:44
A do BF 161 é essa aqui:
http://www.jet.com.br/Design/donatti4x4/Produto/1077-1G.jpg
[]'s
Elmer_Jeep
22/05/2008, 09:53
Eu vi no Donatti que tem um retentor "Lado Polia"...não entendi bem isto "Lado Polia"...
No Português tb. tem a mesma denominação...mas só tem uma, ou seja, teoricamente, não existe o outro lado, dedução minha.
O retentor que vc fala é outra peça que geralmente faz parte do jogo de juntas, ele serve pra impedir o vazamento de óleo na frente do motor.
Pra identificar a localização na parte frontal as autopeças chamam de retentor-da-polia ou retentor Lado Polia. O "outro lado" seria o retentor do volante que fica na trazeira do motor(mas no BF se usa gaxeta que tem a mesma função do retentor).
[]'s
leopoldo
22/05/2008, 13:55
Observando melhor a funcao, observei que uma peca de alumunio nao iria fse obetr o mesmo efeito desejado
Até poderia ser em alumínio, porém o diametro deve acabar sendo do chassis do jeep ... ia ficar meio que desproporcional.
matrakaum
22/05/2008, 16:45
A polia está em média 80 reais. Não sei se seria viável vc. fazer uma...agora se for eu pago na boa.... e antes de mais nada quero lhe agradecer pela boa vontade em servir...
Realmente vcs. aqui do fórum formam uma grande família...e isto contagia...
Um abraço, verdadeiro, à todos.
GIOVANNI LUIS
22/05/2008, 18:16
è realmente nao é viavel! Com certeza so em material ja te custara quase isso, sem contar a postagem! Posso ficar de olho se consigo separar algum material de refugo, mas é meio raro tal acontecimento!
Mas uma coisa nao entendi, vc prescisa essa polia amortcedora ou a polia da frente mesmo?
GIOVANNI LUIS
22/05/2008, 18:21
Quanto a essa "Familia" aqui do forum, so posso assinar em baixo do q vc falou! Eu adoro esse pessoal aqui, todo mundo pronto pra informar melhor, é fantastico, pois bem sabemos q nossas viaturas sao verdadeiros Frankenstein, e nada como a experiencia da pratica pra exclarecer melhor!
Aprendo cada dia um pouco mais com essa galera, e isso pra mim é maravilhoso, pois nao basta ter Jeep, tem q conhecer a sua propria viatura!!! Essa é a minha filosofia!
matrakaum
23/05/2008, 20:49
Giovanni agora vc. me travou!!! Eu quero a polia que tem uma correa que vai no Alternador...
A respeito da Família Jeep, não é só no fórum que se v toda a disposição de ajudar. Encontrei há duas semanas o Nivaleta no MercadoCar da Barra Funda, nunca o tinha visto, nem ouvido falar dele. Kra, é impressionante como vcs. tem esta disposição em fazer amizades, verdadeiras.
No mundo de hj. saber que existem pessoas, assim como vcs., é um grde. alívio.
Reitero Minhas Saudações e Agradecimentos.
Um abraço,
Prezados,
Preciso de algumas informações sobre a polia do virabrequim do motor BF-161:
1 - a medida do perímetro, raio ou diâmetro;
2 - Existe mais de um tipo de polia para este motor?
3 - a polia é ou existe polia dupla, isto é, duas polias que se movem solidariamente por meio de uma junção de borracha?
Obrigado!
Elmer_Jeep
07/10/2008, 09:22
Aqui tem uma pergunta semelhante à sua, não sei se as respostas o ajudam, dê uma olhada:
Melhor forma de adaptar polia no Bf ? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=46471)
[]'s
Elmer, obrigado pela dica.
Hoje pela manhã consegui falar com o Chapéu e ele mediu a polia para mim: 175mm é o diâmetro externo da polia externa. Segundo ele, existem 3 tamanhos de polia interna, mas a medida da externa é sempre igual.
Um abraço!
O retentor que vc fala é outra peça que geralmente faz parte do jogo de juntas, ele serve pra impedir o vazamento de óleo na frente do motor.
Pra identificar a localização na parte frontal as autopeças chamam de retentor-da-polia ou retentor Lado Polia. O "outro lado" seria o retentor do volante que fica na trazeira do motor(mas no BF se usa gaxeta que tem a mesma função do retentor).
[]'s
Elmer me ajuda
nao sei mais o que fazer a minha caixa de marcha é um navio furado troquei tudo de retentores mas ainda continua o pinga pinga.Eu te pergunto se o motor BF tem algum retentor ????ou sera um negocio chamado gaxeta do virabrequim?precisa retirar o motor para fazer esse servico?
andrea coloma
leopoldo
01/11/2008, 22:49
Coloma, o Elmer demorou para responder:
ou é óleo de motor ou é óleo de cambio
se vaza no furinho dreno da caixa seca, lá em baixo e é oleo preto, é de motor.
se for óleo de motor, pode ser a gaxeta, ou carter solto.
se for a gaxeta, vc pode acabar com o vazamento trocando a gaxeta. Isso normalmente é feito com o motor removido, mas é possível fazer uma ginástica olímpica e trocar no lugar;
se for carter solto, é necessário remover o mesmo, trocar a junta ou simplesmente substituir com silicone vermelho. Em ambos os casos, é bom usar trava rosca nos parafusos, para eles não perderem o torque.
de qualquer forma, ao torcar a gaxeta, a junta do carter vai embora mesmo.
se vc tem dúvida qual óleo é, faça a esxperiência:
molha a ponta do dedo na gota no chão.esfrega com o polegar e cheira o óleo.
compara com uma gota de óleo que vc retira na ponta da vareta de óleo do motor.
Elmer_Jeep
03/11/2008, 10:35
Coloma, estive ausente no fim de semana, mas o Mestre Leopoldo já respondeu com precisão e conhecimento de causa. Siga as dicas pra solucionar esse mistério.
[]'s
Srs.
Alguém sabe onde eu encontro para comprar a polia com amortecedor torsional (damper) do motor Ford 6 cilindros 3,6l (Falcon)?
A borracha da minha está péssima, inclusive o anel externo já girou um pouco.
Grato desde já.
[]'s.
Boa tarde amigos, percebi que a polia do virabrequim do meu Jeep tem uma folguinha (fica aquele barulho)gostaria de ajuda para resolver. devo trocar a polia? ela tem regulagem(aperto)?ou trocando apenas a chaveta resolve?
Obrigadooo