Ver Versão Completa : dana 30
Rodrigo Ielpo Bastos
18/05/2008, 23:24
galera resolvi abrir um novo topico para discutir este assunto:
comprei um eixo do engesa dianteiro e a relação trazeira de minha camper é 4,09, por recomendações do mestre kim na primeira chuva com sol corri ate o arco irirs mas não tinha pote de ouro nem tão menos relação 4,10.
Ai o jeito foi recorrer aos EUA mas la achei varios modelos e fiquei em duvida de qual adquirir
por favor quem tiver mais experiencia me ajude nessa empreitada
Rodrigo Bastos
camper 4x21/2 :parede:
Opa Rodrigo!
Legal a página que postou na outro tópico!
Olharei com mais atenção em outro momento!
Abraços.
Kim
Olá Rodrigo,
Eu acabei de por está relação na minha engesa, trouxe dos EUA na semana passada, se você for comprar entre no site abaixo e verifica, para os nossos carros NÃO PODE SER A REVERSA.
Part Number: G/GD30-410
http://www.4wheelparts.com/Drivetrain-Differential/Ring-And-Pinion-Set.aspx?t_c=12&t_s=237&t_pt=5092&t_pl=2225&t_pn=G%2fGD30-410
Abraço
guilhermeabreu
19/05/2008, 20:13
RODRIGO IELPO BASTOS E KIM
Estava trocando umas idéias com KIM e tinha resolvido trocar a bola do diferencial para DANA 44 , até já adquiri a mesma . A relação do meu eixo traseiro é 11x47 = 4,27 , e não existe para o DANA 30 .
Tb liguei para a CONIFLEX , que fabrica engrenagens sob medida/encomenda , mas eles próprios me desaconselharam de fazer , pois para fazer só um coroa/pinhão que não vende muito , ficaria muito caro , inviável $$$$$$$$$$$$$$ .
Mas pensando na troca da bola do DANA 30 para o DANA 44 , o KIM já fez ísto com o dele , mas eu aqui em CAMPOS-RJ. com o meu amigo/meca/professor , ele topou a parada , mas eu estou achando mais simples , mesmo sendo muito caro , verificar o preço que a CONIFLEX irá me cobrar , seria mais simples , embora bem mais caro .
O que vc acha amigo KIM ?
Eduardo Velo
19/05/2008, 21:34
Fala grande Guilherme , td bem que vc perguntou pro Kim , mas como ja sei o que ele vai responder ... rsrs ..
Se vc ta gamado nessa relação e não quer trocar por uma que tenha Dana 30 , a melhor coisa é mudar a bola mesmo pra Dana 44 ... assim vc fica tendo opções e manutenção mais simples tb ... trocar a bola só exige paciência , isso é com o Mestre Rogerio ... acho a melhor opção ...
Qdo vamos marcar outro churras ... ???
abs ...
Rodrigo Ielpo Bastos
19/05/2008, 22:17
Guilherme, boa noite
Quando o Kim falou sobre a bola do dana 44 o Igor (rota) ja tinha oferecido e eu ja estava matutando como fazer. Ai fui pesquisar e descobri um camarada por aqui que ja fez, ele soltou a solda dos cravos com um plasma depois colocou numa prensa horizontal soltou as canelas e montou na bola 44, levou umas 3 horas de serviço, inclusive como o eixo vai ser personalizado vc pode dar um grau na bola caso seu engesa tenha suspensão alterada.
mas importante é vc fazer tipo um gabarito antes de soltar ascanelas originais, tipo um risco pegando as 3 peças ou um suporte que pode futuramente servir pros amigos rsrsrsrs
abraços
Rodrigo Bastos
Camper 4x2 1/2
Dr. Guilherme, Rodrigo, Szovaro e Eduardo!!!!
Bem, a confecção de uma relação específica não vai ficar muito em conta, pois será única.
Penso num problema futuro, se acontecer de quebrar, terá que esperar confeccionar outra para a substituição.
Penso, que colocando a D44, tudo é um pouco mais simples de se resolver.
Sobre os cravos, a idéia é válida, pois quando foi feito, o torneiro cogitou tal solução, mais como teria que fazer o colo do retentor, preferi soldar a tubeira mesmo.
Lembro a todos que forem efetuar tal serviço, o tubo maior tem que diminuir aproximadamente 2cm, devido ao tamanho da bola maior.
Abraços.
Kim.
guilhermeabreu
20/05/2008, 00:11
KIM e EDU VELO
Realmente tem razão olhando por este prisma , só para lembrar , já moí um bocado de coroa/pinhão , já pensou moer esta da encomenda ?
Eu imagino KIM a dificuldade um pouco maior é no lado mais curto como nós já haviamos conversado por telefone , de ter que cortar um pouco o ombro da bola para respeitar as medidas daquela distancia da barra longitudinal com o centro do pinhão , naquele esquema que vc me explicou por telefone , o meu medo é este , mas como não vou fazer agora , tenho que dar um tempo$$$$$$$$$$$$$$ para respirar .
Mas vou conversando com o ROGÉRIO para pensarmos em fazer o gabarito em primeiro lugar .
RODRIGO BASTOS
Caso vc resolva em trocar a bola , converse bastante como KIM ,pois ele já fez no dele , tem que ter muita atenção no lado mais curto , pq se vc fizer como esta falando , o suporte da barra longitudinal ficará deslocada mais para o lado esquerdo saindo da posição original pq a bola do DANA 44 é maior , logo : tem que cortar um pouco a carcaça da bola neste lado . ATENÇÃO AÍ .
GRANDE EDU
Não sou gamado nesta relação , é que qdo comprei era 9x44 = 4,88 era muito curto , troquei para 13x46 = 3,54 ficou muito longo , troquei para 12x47 = 3,92 ficou boa , troquei de novo para 11x47 = 4,27 FICOU ÓTIMA .
Demorei um tempo , gastei bastante , mas cheguei a uma relação que ficou justa para o ENGESA com o motor MWM 2.8 . Fui procurando até achar o ideal para o meu uso , ou seja boas retomadas veloc. final razoável e veloc. cruzeiro boa tb de +-110 km/h a 3.000 rpm . E esta relação é das S-10/BLASER 2.5 que tem no comércio com facilidade .
Qto ao churras vamos repetir sim o mais breve possível .
ABRAÇÃO A TODOS .
Rodrigo Ielpo Bastos
15/06/2008, 20:36
Galera consegui achar a relação 4:10 para dana 30 em breve vai estar chegando em vitoria, comprei em uma loja nos EUA e mandei entregar em SP chegou em 11 dias o cara da loja é peça fina caso tenham interesse passo o contato para vs
logo vou estar 4x4
Rodrigo Bastos