Conectar

Ver Versão Completa : Suspensão Ranger 99 4x4

João Fellipe
18/05/2008, 09:59
Pessoal, estava andando na fernanda a começou a fazer "nheco nheco" e estalos quando passa em quebra-molas , dai desci e fui fazer uma inspeção, achei a bieleta do lado esquerdo fudido e a ponteira, os amortecedores não estão passando oleo porém está com 105 000 km.

A pergunta que não quer calar os valores são!

Ponteiras = R$ 130,00 cada
Bieletas = R$ 150,00 cada

Os valores são esses mesmos? eu só vi o lado esquerdo ruim, o lado direto tá perfeito, agora a pergunta tenho que trocar os dois lados tudo? levei num mexanico e ele disse as mesmas coisas que eu, porém como todo mecanico heheheheh, meu Sr.(tenho 23 anos) seus amortecedores nunca foram trocados acho melhor trocar pra dar uma garantida e ele recomendou a troca dos dois lados das ponteiras e bieletas eu não to nem um pouco afim de trocar os dois lados ... fico puto quando trocam peças sem precisar ! e agora tem a Josilene pra me preocupar a Fernanda deixou de ser exclusividade coitada heheheheheh

Analisei algumas coisas e não vi problemas no alinhamento ... agora se vai dar m*#@*$da minha simples experiencia não permite dizer!!! to desenhando a Fernanda no solidworks alguém tem alguma coisa já desenhada? desmontei ontem a roda e desenhei a suspenção agora já da pra fazer análise de esforços ...

Ps: ela ta parada na garagem esperando decisão pra montar a suspenção! Os amortecedores eu testei na bancada e não estão com problemas, e nem com carregamento pois a ranger nao fica pulando e com a roda numa frequencia de vibração alta demais!!

E ai pessoal troco ou não o lado direito e os amortecedores?

shimomoto
18/05/2008, 12:21
João...

Se você puder ($$$) faz completo. É a melhor coisa. Ai pelo menos você esquece da suspensão dianteira

Quanto aos valores...Qualquer mexidinha na suspensão não sai por menos que isso. Até em Gol (que eu acho que é um dos carros mais baratos de suspensão que tem)

Abraços

miguelcps
18/05/2008, 12:40
Oi Joao Felipe, sobre as ponteiras eu nao sei, mas as bieletas eu troquei as duas da minha Explorer 98 nesta sexta-feira passada, paguei $40,00 cada uma, ficou excelente, da uma pesquisada de preço. voce deve achar mais barato.

João Fellipe
18/05/2008, 12:53
Pessoal vim editar mas não da mais tempo !!! escrevi suspenção com ç hehehehe inteligente o menino só corrigindo é SUSPENSÃO heheheheh

Pequeno jr
18/05/2008, 12:59
Felippe da uma olhada no site da superpeças (Gattiboni) pq ele está com preços bons para pelas originais.

Edintruder
18/05/2008, 14:29
As bieletas são mais baratas que isso, mas fiz um par em aço Inox com uma haste rosqueada de 1/2" e porcas 19mm. Afastador em ferro galvanizado e buchas de encosto em borracha! Depois posto umas fotos, o caso é que nunca mais quebrei nenhuma bieleta da barra estabilizadora!

RENATO FREITAS
18/05/2008, 20:26
Caro Amigo Troque Essas Bieletas O Mais Rapido Possivel Pois Vc Esta Correndo Um Serio Perigo Pois Se Arrebentar Ja Viu
Falou Galera

TylerNTL
18/05/2008, 23:01
Pecinha sem futuro é a tal da bieleta!

Aqui em Natal tenho comprado a +-R$ 40,00. Teve uma vez que troquei apenas 01 e com mais 5000km as duas estavam com as buchas de plástico (que diga-se de passagem são uma boa m***) estragadas.

Tive que trocar as duas e me ensinaram que sempre terei que trocá-las aos pares, pois com uma bieleta estragada a outra (mesmo nova) se desgastará mais rápido. Por equanto estou acreditando nesta história...

marcomurro
20/07/2009, 18:08
Eu vou pra 3 bieleta só do lado esquerdo....pior q coloquei um prisioneiro de aço e mesmo assim percebi a frente da picape entortando e quando fui ver, tava sem de novo...será q pode ser um lado mais alto q o outro e força demais as bieletas ou meu pneu, que é perfil 35 aro 20? Alguem sabe algo a respeito?
Abraços

felippetti
20/07/2009, 18:51
As bieletas são mais baratas que isso, mas fiz um par em aço Inox com uma haste rosqueada de 1/2" e porcas 19mm. Afastador em ferro galvanizado e buchas de encosto em borracha! Depois posto umas fotos, o caso é que nunca mais quebrei nenhuma bieleta da barra estabilizadora!

Esse é o Edi, heheheheh...
Tá aceitando encomendas?

Abraço!!

Rafael

Edintruder
20/07/2009, 19:14
Ahahah! Pra vender coloquei as normais de volta pra não ficar feio...
Pena que foram pro lixo. As buchas de borracha duravam pouco, mas no tempo que usei nunca mais encomodou.

marcomurro
24/07/2009, 07:50
Alguem sabe dizer qual seria o maior prejuízo em se rodar sem as bieletas da suspensão? Pois minha picape, quando está com as duas, puxa um pouco o volante para a direita, porem quando falta uma, fica alinhado, sem puxar para lugar nenhum...será diferença de altura das bieletas ou a barra estabilizadora empenada? O alinhamento foi conferido e está dentro das especificações...
Agradeço a atenção de quem tiver algo a partilhar.

linuxhellmaster
24/07/2009, 09:06
Ahahah! Pra vender coloquei as normais de volta pra não ficar feio...
Pena que foram pro lixo. As buchas de borracha duravam pouco, mas no tempo que usei nunca mais encomodou.

uso de poligrafite, nunca quebrei uma... seja nos carros antigos ou nas rangers... (tem garantia de 20 anos, todas as pecas deles).

cheers

felippetti
24/07/2009, 19:11
uso de poligrafite, nunca quebrei uma... seja nos carros antigos ou nas rangers... (tem garantia de 20 anos, todas as pecas deles).

cheers

deles quem? onde vende?

Edintruder
24/07/2009, 19:41
Se andar se as bieletas o risco de capotagem é bem maior pois perde-se muita estabilidade. Eu já viajei sem uma bieleta e não tive problemas, mas não abusava nas curvas.

linuxhellmaster
24/07/2009, 21:07
deles quem? onde vende?

P-S-T

cheers

lucasam
25/07/2009, 09:24
Nao conheco poligrafite
Mais sobre bieletas ja troquei VÁRIAS.

1- Compre na FORD. Custa 40 a 55 reais. Não compre paralelo, dura 2 semanas.
2 - Troque somente a estragada, a troca é muito simples e não tem porque "aproveitar" o servico.
3 - Na FORD são vendidas 3 peças: 1- o Corpo de plastico/borracha . 2 - Um parafuso longo, 3 - As porcas do parafuso.
Em geral voce so precisa do corpo de plastico/borracha (peca 1), aproveita o parafuso e principalmente a porca emborrachada (Nao troca a porca por paralela porque a qualidade das borrachas originais é superior).

Meus 2 cents

lucasam
25/07/2009, 09:26
Linux
tenho interesse d+ nessas buchas.
Nao consegui encontrar contato para comprar na internet.
Pode me passar o contato

linuxhellmaster
25/07/2009, 09:59
Linux
tenho interesse d+ nessas buchas.
Nao consegui encontrar contato para comprar na internet.
Pode me passar o contato

Nao compro via internet, antigamente eles vendiam mas tive muitos problemas com pecas vindo erradas, se quiser posso te passar o fone... eh assim q faco meus pedidos ligo la.

Vou explicar melhor sobre essas buchas.... hj em dia o pessoal "que se diz enendido" usa buchas de poliuretano.... isso eh coisa do passado e do tempo da vovo'... pois elas causam "squeaks" e tmb se esfarelam com o tempo.... esse material poligrafite eh uma especie de poli... porem impregnado com grafite.... oq causa uma lubrificacao natural, sem pontos de atrito.. sem squeaks, e deixa a suspensao mais "solta"... e nao desmancha.

Na ranger eu uso nos bracos twin I, sway bar, radius arms e em todas as buchas da suspensao traseira (shackles do feixe de mola, sway bar traseira).... nos mustangs eu compro o kit de suspensao completo deles.... com os bracos inferiores e superiores, terminais, pivos..etc..etc..etc...

como eu falei, a garantia deles p/ defeitos de fabricacao e problemas tipo.... "desmanchar a bucha", eh de 20 anos.... ou seja.. caso voce nao faca uso diferente do q eles citam.. (usar pecas estilo OEM p/ corrida, por ex.) enquanto o carro estiver no seu nome, voce tem garantia de 20 anos nos produtos deles.

Eles possuem tudo oq voce imagina pra suspensao (pra maioria das marcas/carros/modelos)... eu revendo os produtos deles p/ carros classicos ford (nao, eu nao tenho em estoque p/ a ranger nem outros) aqui aonde eu moro. Apenas a titulo de informacao, um kit completo de suspensao p/ um mustang 66 por exemplo, (super performance) eu vendo aqui no brasil por cerca de 2.200 R$, vem uma suspensao frontal completa (incluso idler arms, pitman, bracos superiores e inferiores, pivos..terminais...etc..etc..etc..etc..etc...) somente sem amortecedor, molas e o centerlink (barra de direcao).. com todas as borrachas em poligrafite e todas as pecas em metal novas. (nao eh remanufaturado nem recondicionado)...

Para a ranger nao tem kits prontos, voce vai ter de identificar as pecas q voce precisa e pedir separadamente... tmb note que as minhas rangers sao americanas... nao sei se eles fazem pecas pras rangers argentinas.

cheers

linuxhellmaster
25/07/2009, 10:07
Nao conheco poligrafite
Mais sobre bieletas ja troquei VÁRIAS.

1- Compre na FORD. Custa 40 a 55 reais. Não compre paralelo, dura 2 semanas.
2 - Troque somente a estragada, a troca é muito simples e não tem porque "aproveitar" o servico.
3 - Na FORD são vendidas 3 peças: 1- o Corpo de plastico/borracha . 2 - Um parafuso longo, 3 - As porcas do parafuso.
Em geral voce so precisa do corpo de plastico/borracha (peca 1), aproveita o parafuso e principalmente a porca emborrachada (Nao troca a porca por paralela porque a qualidade das borrachas originais é superior).

Meus 2 cents

custa menos de 10 U$ cada, em poligraphite.. jah com os parafusos e acessorios (vem um kitzinho, depende o carro frente e tras.)... com entrega e tudo, sai cerca de 70 R$ p/ fazer frente e tras. de um carro comum.

Nao recomento trocar somente as bieletas, o parafuso pode empenar e se deformar facilmente.. inclusive os q vem nos kits importados sao de melhor qualidade... e mesmo esses se recomendam trocar sempre q se troca as bieletas por causa de "danos".

cheers

lucasam
25/07/2009, 17:55
Na minha rangers eu troco as bieletas a cada 6 meses. Acho uma peça horrível.
Como troco muito troco so o miolo em casa.
Sempre que sai da original me dei mal.
Vou experimentar o tal do poligrafite na proxima

linuxhellmaster
25/07/2009, 18:25
Na minha rangers eu troco as bieletas a cada 6 meses. Acho uma peça horrível.
Como troco muito troco so o miolo em casa.
Sempre que sai da original me dei mal.
Vou experimentar o tal do poligrafite na proxima

sim... mas atencao.... NAO ACEITE POLIURETANO.... mesmo que digam q eh igual.. e blah blah blah blah, aceite somente poligraphite com o certificado que vem com os mesmos (a tal garantia de 20 anos), eu represento um outro material parecido com poligraphite, mas nao tem p/ caminhonete... somente p/ carros classicos... uma pena.

voce nao vai se arrepender, o material tem quase deflexao 0 e dura muito bem, aguenta abusos e talz.

cheers

leobnaval
26/07/2009, 00:27
sim... mas atencao.... NAO ACEITE POLIURETANO.... mesmo que digam q eh igual.. e blah blah blah blah, aceite somente poligraphite com o certificado que vem com os mesmos (a tal garantia de 20 anos), eu represento um outro material parecido com poligraphite, mas nao tem p/ caminhonete... somente p/ carros classicos... uma pena.

voce nao vai se arrepender, o material tem quase deflexao 0 e dura muito bem, aguenta abusos e talz.

cheers

Concordo que pela explicação este poligraphite deve ser realmente muito bom para buchas de bandejas e braços, ainda mais pelo fato de a grafite fazer a lubrificação, mas tem pessoal (e eu) que utiliza poliuretano e/ou nylon e tem uma durabilidade muito boa fora o custo mais acessível.

E outra no caso das bieletas as buchas não sofrem atrito e forças radiais como nas bandejas e braços, portanto a utilização da poligraphite não seria tão interessante devido ao custo do produto. Como não possuo as características da poligraphite não posso dizer com certeza.

Mas no caso das bieletas as buchas de poliuretano são exelentes pois ela tem uma boa absorção a impactos porém são mais rigídas que a borrachas (e mais rigídas que as de poliuretano são as de nylon porém para o uso nas bieletas não é tão interessante pois absorvem bem menos impacto).

Abraços, Leo (com buchas de poliuretano nas bieletas, bandeja e jumelos)

TylerNTL
06/12/2010, 22:14
Depois de 17 meses de instalada a terceira bucha (contando de baixo para cima) da bieleta do lado do motorista estragou.

A peça não era original, consistia apenas de um parafusão com um pedaço de cano de ferro galvanizado 04 buchas, 04 arruelas e uma porca. Troquei por uma igual com a ajuda de duas chaves 17 e um meio fio estrategicamente escolhido.

Durante a troca fiquei na dúvida sobre como avaliar se a bieleta está bem instalada? É só apertar até as borrachas começarem a engordar?

E na bieleta original que tem buchas mais duras e o "cano" de nylon como saber que ela está devidamente apertada?

Existe algum macete? Tipo instalar com a frente da viatura suspensa, sem as rodas tocarem o chão.

leobnaval
07/12/2010, 00:40
A dica para instalação é diexar frente da camionete alta para você poder ter fácil acesso aos parafusos (não precisa erguer a suspensão ou algo do tipo, porém pode ser feito tambem com ela erguida) a unica coisa que atrapalha é se um lado estiver desnivelado do outro, aí vai dificultar a instalação ou mesmo não irá conseguir montar.

No mais é afrouxar as porcas meio que por igual entre os lados e substituir as bieletas e/ou suas buchas, o aperto final deve ser o suficiente para tirar qualquer folga nestes componentes e pode ser que seja necessário um reaperto após as buchas assentarem.

Uma dica é utilizar a porca da bieleta (se esta possuir fixação deste tipo) do tipo parlock ela possui um anel em nylon que evita sua soltura devido a vibração ou utilizar 2 porcas uma prenssando a outra, isto evita a perda de presão nas buchas e até mesmo a perda da bieleta que pode ocorrer em alguns casos.

[]s

TylerNTL
07/12/2010, 07:12
Ok então o macete que não utilizei foi folgar as duas bieletas e e ir apertando por igual.

Como retirei apenas uma o espaço que ficou entre a Barra e a Bandeja inferior não era suficiente para caberem duas buchas e o cano.

Moisés S.M
08/12/2010, 23:36
Pessoal reativei o topico,pela 2 vez a bieleta da ranger foi pro saco,q peça chinela...do nada escutei um barulho e vi q era a tal da bieleta lado passgeiro,putz fiquei de cara hehe,liguei pra montreal aki de porto alegre,valor??99 cada lado rsrsrsrs tá loco mto caro,achei numa tal de rjimports no valor de 19 reais original,comprei 3 bieletas,minha duvida é se tem problema andar com uma ou duas bieletas estouradas,elas estão no lugar,mas com folga,tem problema??isso afeta a barra de torção??a camiona pode ficar torta???pelo q eu vi é facil a troca,eu mesmo vou trocar,tem algum mistério???abraços

leobnaval
08/12/2010, 23:52
A troca não tem mistério algum, quanto a rodar com a camionete sem as bieletas ou com elas frouxas ou estouradas, você deve redobrar o cuidado em curvas e não arriscar a fazer curvas em alta velocidade, principalmente curva de alta, pois a bieleta serve para segurar a barra estabilizadora, e a função da barra estabilizadora é impedir que a carroceria incline demais em curvas, aumentando a segurança e a velocidade máxima nas curvas, sem que a camionete (ou veiculo) perca o controle e o atrito com o solo. Se andar assim você pode reparar que a impressão é que fica mais confortável e a frente da camionete fica mais mole. (teve estar tipo uma S-10 hehehehehe)

[]s

Edintruder
09/12/2010, 09:03
A Femil etou andando sem a barra estabilizadora há meses e digo que pouco muda o comportamento dinâmico em curvas, porém no caso da Ranger tem que andar com ela sempre ok, pois o risco de capotamento pela falta da barra aumenta muito. A Ranger sem a barra deita muito nas curvas.
As bieletas que menos me incomodaram foram as que eu fiz em casa com uma barra rosqueada de cerca de 1/2", um pedaço de cano de espaçador, porcas para ajustes, arruelas para encosto das buchas e buchas de amortecedor do opala cortadas ao meio. As buchas duravam cerca de 30000km de buracos, trocava as buchas e pronto.
Voltei pro modelo original antes de vender a Ranger.

lucasam
09/12/2010, 10:37
moises missio

Se não me engano tem que deixar a bandeja livre para pode torcar a bieleta.
Então o segredo é onde apoiar o macaco

Pequeno jr
09/12/2010, 12:37
Moises, a original você só troca uma vez no ano para aqueles como eu que rodam 50.000 km/ano e olhe lá.

Mais nunca eu compro bieleta paralela. Por isso que custa mais caro.

que você comprou por R$ 19,00 se durarem 10.000km/rodados pode por a mão para o céu.

Walter L. L. Casitta
09/12/2010, 13:50
Não sei o que você fazem com a picape pra ter que trocar essas bieletas. As da minha Ranger são as originais até hoje....

dudu83
09/12/2010, 14:49
Não sei o que você fazem com a picape pra ter que trocar essas bieletas. As da minha Ranger são as originais até hoje....

troquei as minhas agora com 140.000 km coloquei tudo original...

Moisés S.M
09/12/2010, 18:40
Pois é,as que eu comprei por 19,90 são originais ford,acredite se quiser,não compraria tabajara.Hj o meca disse q era só ter trocados as buchas q vão em baixo dela,nem precisaria ter comprado as bieletas novas,agora ja foi...rsrsrsrs,quando chegar instalo eu mesmo.Quanto a durar 1 ano ou nunca ter dado defeito,como muitos do forum uso a ranger todo dia,saio pela manha e volto a noite,quem mora em Porto sabe q as ruas daqui são um lixo,ainda por cima pego estrada de chão direto,areia,barro,agua etc...vou pra minhas pescarias,trilhas etc...e quando estraga uma peça dessas,não fico irritado,essa ranger me atende mto bem,é um carro forte,quando dá um problema no mesmo dia tá no meca,e já volta pra rua rsrsrsrs,não é a toa q eu estou na minha 4 ranger.E hj pela primeira vez tive um vazamento de agua no motor,com quase 150 mil km,já tá na garagem arrumada e pronta pra outra.

leobnaval
09/12/2010, 19:09
As da L200 demoramos a trocar e so foi trocada as buchas da bieleta porque estava fazendo uma revisão completa na suspensão e como tava tudo desmontado e as buchas um pouco ressecadas, resolvemos efetuar a troca, mero engano porque a loja colocou buchas de amortecedor de algum carro no lugar das originais a partir da aí vieram umas 2 trocas, até que eu resolvi usinar em poliuretano, nunca mais deu uma manutenção se quer, mas a camionete ficou mais firme e dura, devido a elasticidade do poliuretano ser muito menor que o da borracha, melhora a performance e estabilidade mas perde-se em conforto, eu não ligo se quiser conforto compra um sedã...hehehehe

Abraços