Ver Versão Completa : Câmbio 240V com T-Case Toyota
Robinson
15/05/2008, 13:59
Pessoal,
Lí alguns tópicos sobre a adaptação da T-Case Toyota com o câmbio 240V, mas ainda fiquei com algumas dúvidas.
Eu decidi colocar a T-Case Toyota com reduzida (a do cambio 5 marchas) e manter o meu câmbio 240V, pois gosto muito dele. Vou usar a flange da Enfer vendida pela Rota.
Pelo que entendí, este kit fornece o "miolo" para conectar no entalhado do 240V e vou precisar usinar a engrenagem e soldar este miolo nela.
Além disto vem o suporte da alavanca, suportes de fixação do cambio/t-case no chassi e a flange de adaptação da T-case no câmbio.
Eu lí o tópico do Guilherme que usou um kit parecido da Piradiesel e ele teve um bom trabalho pra chegar no resultado final.
Alguém já fez esta adaptação usando este kit Enfer/Rota?
Tem alguma dica específica para este kit?
Este retrabalho da engrenagem para colocar o miolo não deixa a engrenagem "fraca"? Ela não perde a têmpera com a solda do novo miolo?
Um abraço,
Robinson
Engesa F1 - GeGe (na UTI)
guilhermeabreu
17/05/2008, 02:22
ROBINSON
O KIT que comprei da PIRADÍESEL , é a ENFER que fabricou , neste KIT que comprei , VEIO UMA ENGRENAGEM com a extria do eixo piloto da caixa 240V para ser trocada com a ENGRENAGEM ORIGINAL DA T-CASE BAND que tem a extria que não dá no eixo piloto da 240 V , ou seja , vc tem que trocar a engrenagem da T-case BAND que tem a extria que pega no eixo piloto da 240 V pela engrenagem que vem no KIT que é para colocar no lugar desta que tem tirar , ou seja de novo , TEM QUE TROCAR UMA ENGRENAGEM DA T-CASE BAND POR OUTRA QUE VEM NO KIT , daí não tem que soldar nada .
Só teve que fazer uma bucha para alinhar as engrenagens ,pois vem com uma diferença de medidas , aí quem vai fazer a adaptação tem que ficar atento a este detalhe na hora que montar o acoplamento , VERIFICAR SE AS ENGRENAGENS DENTRO DA T-CASE FICARAM ALINHADAS .
VALE A PENA O INVESTIMENTO , ESTOU MUITO SATISFEITO .
Sem falar tb que a tampa traseira que é fixado o calço na travessa do chassi , tb não encaixou a furação dos parafusos e o encaixe da tampa com a carcaça da T-CASE , tive que retirar o encaixe para os parafuros acertarem nas furações , mesmo assim tive que refurar 2 furos que não bateram .
Mas como vc esta aí perto de SAMPA , pode reclamar com mais facilidade .
FernandoPedro
17/05/2008, 12:38
Robson:
É isso o que o Guilherme relatou, estou fazendo essa mesma adaptação no meu Engesa, comprei a t-case nova da band na Trilha & Tração, e a flange o meu mecânico pegou da Piradísel, na próxima semana ele vai começar a montagem.
Segui as dicas do Guilherme, pelo que ele disse vale muito.
Abraços.
guilhermeabreu
17/05/2008, 12:53
AÊ FERNANDOPEDRO
Já esta montando o bichão eim ? Parabens e boa sorte , qq dúvida estou aqui a sua disposição .
ABRAÇÃO e sucesso na sua montagem .
FernandoPedro
17/05/2008, 21:20
Guilherme, tudo bem?
É mesmo, encostei o Falcão essa semana, a montagem só vai começar na próxima semana, tô ansioso para vê-lo com a nova t-case.
Se pintar alguma dúvida, com certeza vou te perguntar.
Abraços.
Robinson
19/05/2008, 12:49
Valeu Guilherme e Fernando,
Eu peguei a TCase no Sábado e vou pegar o kit esta semana e vou iniciar a montagem.
Como vou pegar o kit da Rota, esta engrenagem que você falou não vem pronta. Eles fornecem só o miolo que casa com o entalhado do 240V. Eu tenho que pegar a engrenagem da Toyota, cortar e soldar este miolo.
No kit da Piradiesel esta engrenagem já vem pronta. No kit da rota só vem o miolo. O resto parece que é muito parecido.
Quando começar a montagem eu coloco mais informações.
Um abraço,
Robinson
Rafael Junior
29/05/2008, 13:59
Pessoal;
Como eu faço para adaptar o cambio + t case toyota no motor maxion hsd 2,5 da S10 no engesa?
Eu já tenho o kit de embragem toyota, a capa seca, cambio de 5 marchas com t case, é complicado, tem adaptações?
Aguardo respostas com sugestões.......
guilhermeabreu
30/05/2008, 09:27
RAFAEL JUNIOR
Vc terá que comprar a flange que adapta o motor maxion na caixa TOYOTA , QUE NA REALIDADE ESTA FLANGE , PODE SER A PRÓPRIA CAPA SECA ADAPTADA , que de um lado pega no motor MAXION , e do outro pega A CAIXA DA TOYOTA .
Acredito que já existe pronta para comprar , alguem daqui do fórum , já deve ter feito este trampo e te informar onde comprou . Não é complicado , o problema é só descobrir quem faz esta peça . Depois de comprada , é tirar uma e colocar a outra e mudar as posições dos calços do motor e da caixa de marcha e pronto .
Rafael Junior
30/05/2008, 13:02
Guilherme;
Pelo que li aqui no forum, é só fazer um recorte ou furação diferente na capa seca para fixar o cambio......mas na embreagem, plator e disco, tem alguma adaptação?
O entalhado do cambio que é diferente já vai casar com a embreagem que é toyota........pelo que me parece não vai ter adaptação nenhuma?????
Preciso só pensar como vai ser o suporte para fixar o conjunto cambio transferência....... e esse problema do tamanho da transferência que pega no chassis.......
Valeu
na fenajeep descobri que a adap www.adapbrasil.com.br (http://www.adapbrasil.com.br) faz.tambem to na fila pra fazer.
dalmo cruz torres
01/06/2008, 21:50
Guilherme, eu estou na dúvida se mantenho o projeto da redução do Toyota ou se passo para um transferência do engesa. MAs tenho conversado com alguns conhecidos e me parece que essas transferências do Engesas são meio fracas, além do ronco. Ainda estou na dúvida.
dalmo cruz torres
02/06/2008, 12:06
Eles tem o kit para rolamentar o carretel da T-case Toy!
guilhermeabreu
02/06/2008, 18:38
DALMO CRUZ TORRES
A T-CASE do ENGESA F-1 , pelo que sei ela só ronca e é bem resistente , mas comparando com a T-CASE da BAND , não tem nem comparação .
Fique a vontade .
ABRAÇÃO .
Ralado/SP
03/06/2008, 15:30
All,
como já disse outras vezes, sou leigo no assunto mecânica, no máximo ajudo o mecânico à fazer força e dou uns palpites... Quanto custa esse kit (flange 240v com reduzida TOY)??? Só pode utilizar a redução dos TOY 5 marchas???? Pq não utilizar o câmbio todo TOY???? e por ultimo o câmbio e a reduzida TOY 4 são de resistência inferior ou tem algum outro ponto que o deixe pior que o TOY 5 ou 240v????
São muitas dúvidas, mais creio que uma boa explicação além de me ajudar, possibilitaria que outras pessoas venham participar disso.
Abraçones à todos
Ralado
Robinson
04/06/2008, 14:02
Ralado,
Eu ainda não terminei a adaptação. Devo terminar em duas semanas.
Vou responder as minhas conclusões. Algumas coisas eu não tenho certeza.
Quanto custa esse kit (flange 240v com reduzida TOY)???
Vai de R$ 900,00 a 1.200,00. Depende de onde comprar. Tem diferenças entre os kits também.
Só pode utilizar a redução dos TOY 5 marchas????
Eu usei a t-case do 5 marchas pois ela tem Tração e reduzida. Eu não tenho certeza, mas alguns modelos mais antigos não tinham reduzida, só tração. O kit que comprei foi feito para a t-case do de 5 marchas. Este foi o motivo definitivo.
Pq não utilizar o câmbio todo TOY????
No meu caso porque gosto muito do câmbio 240V.
Se fosse usar o câmbio todo toy também teria adaptações e seria mais provável ter que mexer na posição do motor.
e por ultimo o câmbio e a reduzida TOY 4 são de resistência inferior ou tem algum outro ponto que o deixe pior que o TOY 5 ou 240v????
Não sei. Já me falaram que o câmbio TOY 4 não é sincronizado. Eu não tenho certeza. Mas alguns amigos que tem Toyota me recomendaram o TOY 5.
Eu acho o 240V um câmbio muito forte e quase impossível de quebrar. Acho que quebram outras coisas e ele não.
A minha decisão de deixar o 240V foi pela resistência dele e possibilidade de não precisar mexer no posicionamento do motor. Além disto, a primeira reduzida acho que vai ficar muito boa pras decidas.
Quanto terminar a adaptação eu posto o resultado.
Um abraço,
Robinson
Ralado/SP
04/06/2008, 17:25
Robinson,
Realmente a sua primeira marcha ficará algou muuuuuito ignorante, pois já é forte por natureza imagine ela reduzida - Sobe até parede de mármore em dia de chuva (rsrsrsrsrs)
Que motor vc utiliza???
Só pra constar, conversei com algumas pessoas, inclusive com quem vende e faz manutenção em TOY, existe câmbio 4 marchas sincronizado e com reduzida ( se não me engano todas acima de 83 ).
Sempre que der, passa as impressões das adaptações e mudanças na caranga...
Abraçones
Ralado
zguilherme
04/06/2008, 20:32
Entao pessoal, o meu F1 ta rodando com o cambio toy 4 marchas e reducao toy.
impressoes? nao tenho do q reclamar no quesito durabilidade, muito robusto o conjunto... se vcs verem a reducao desmontada, acho q no frota tem ENZEZA la as fotos da caixa e do cambio desmontadas na reforma q fiz, é bemmmmmm legal. bem monstra.
o meu é sincronizado sim...
o que nao gosto? O engate da reducao 4x4 tem de adaptar a tampa ali do torpedo do cambio... coisa facil, outra, tem de adaptar ocolar da embreagem, da um trabalho, pq o conjunto cambio tcase toy é bemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm pesado. foi uma funcao.
nao precisou de flange para o q20b entretanto, o ajuste tem de serfino, como o Xará Guilherme abreu ja falou, o cara tem de gostar de mexer senao é dor de cabeca eservico malfeito.
nas trilhas, nao tem oque falar nao... velocidade final, na teoria meu jipe deveria andar a 120 km /h facil... com pneus 33, mas nao sei pq nao anda, a relacao do diferencial e compativel. mas é outra historia
vejo so vantagens no conjunto toy.... agora eu prefiro a caixa de 5 marchas, e mais moderna.... bem robusta e tem uma relacao demarchas maior. mais variedade.
se for comprar cambio 4 acho q tem de ser 83 para cima.
abracos
Rafael Junior
05/06/2008, 12:28
ZGuilherme;
Como que é essa adaptação que tem que ser feita no colar? Foi feita também uma adaptação na caixa seca?
Meu caso tenho um motor 2.5 Maxion........vc sabe o que tem que ser feito?
Abraço
zguilherme
05/06/2008, 17:50
Opa
rafa... seguinte... no frota tem o link Enzeza EZ-01 la que tem as fotos da adaptacao.
Mas vou tentar explicar. Eu poderia ter adaptado o cambio toy de duas maneiras no motor q20B. uma delas (a primeira q fiz), usinar o diamentro das paredes da moringa do cambio... nao ficou bom, ela fica muito fina pra entrar no colar do q20B e quebra.
Ou, fazer o q fiz, pegar o colar original da toyota... utilizar o mesmo, e usinar o tamanho dele para que caiba no Q20B. tirei no comprimento, o tamanho de umas aletas q tem na lateral para poder utilizar com o garfo original do q20b pq o do toyota é muito grande e teria de adaptar muito na capa seca, nao ia ficar legal.
Os detalhes do q foi adaptado nocolar, o legal é olhar as fotos para entender. O colar tem um rebaixo no interior, eu preenchi com solda e usinei para fica um pouco mais resistente. tirei um pouco das aletas para encaixar no garfo, e tem um calço no colar para o rolamento do q20B, ele tem de ser usinado um pouco , tirar uns 2mm para servir melhor. Dai o rolamento da embreagem serve perfeitamente no colar do cambio toyota e o garfo tambem. a adaptacao é bem pequena.
Quanto a capa seca, eu nao fiz adaptacao alguma, o cambio encaixa muito bem, desde q vc perca algum tempo tentando alinhas o cambio com a capa.... senao fica alguma folguinha aqui ou ali, e isso nao é bom pro eixo piloto (que diga-se de passagem é bem caro).
Pro MWM, eu ja nao sei muito bem, sei q existem alguns foristas aqui que possuem esta configuracao, mas nao écoisa muito complicada,te adianto, no maximo uma flange. ou refazer a furacao da capa seca. Esotu tentando lembrar que usa esta configuracao. nao sei se meu chara o Guilherme Abreu faz uso do mesmo .
Tem o Dalmo Cruz, q ta mexendo com cambio toy e MWM ele ja tem uma ideia boa do q precisa ser feito, ele ta ai pra cima no topico, fala com ele, cara gente finissima (olha a rasgacao de seda hahahahhahaha), pode ser q tenha alguma luz!
Cabelo F1
06/06/2008, 13:30
Boa tarde Galera!!!, Aproveitando a carona gostaria de saber se alguem sabe me informar qual é quantidade certa de óleo vai na caixa de reduzida do cabio de toyota sicronizado de 4m, pois coloquei a uma tomada de força e achei muito pouco que que escoei, tbm estava com vazamento e agora que montei precisava desta informação, se alguém poder me ajudar eu agradeço.
Obs.é so o oleo da reduzida e não do cambio.
Cabelo f1
zguilherme
06/06/2008, 15:03
opa... parceiro, quando coloquei oleo no cambio e na reduzida, digo quando reformei, eu percebi que, o oleo de um acaba passando pra outra... de uma maneira ou de outra, devido ao espaco da engrenagem da reducao. confere?
Entao, eu comprei, na epoca, deixa me lembrar acho q uns 5 litros, 6 litros, pro cambio e a caixa. isso pq ainda tenho guincho mecanico, q tambem levou um pouco do oleo.
vou conferir nas notas fiscais e te falo.
mas creio q seja isto mesmo.
abracos
Cabelo F1
06/06/2008, 15:42
opa... parceiro, quando coloquei oleo no cambio e na reduzida, digo quando reformei, eu percebi que, o oleo de um acaba passando pra outra... de uma maneira ou de outra, devido ao espaco da engrenagem da reducao. confere?
Entao, eu comprei, na epoca, deixa me lembrar acho q uns 5 litros, 6 litros, pro cambio e a caixa. isso pq ainda tenho guincho mecanico, q tambem levou um pouco do oleo.
vou conferir nas notas fiscais e te falo.
mas creio q seja isto mesmo.
abracos
Ok. colega, fico no aguardo
sds
Cabelo F1
zguilherme
06/06/2008, 23:09
opa parceiro, como tinha te falado mesmo, gastei 4 l no cambio e 1,5l na caixa de transferência, usando óleo SAE 90. dai o tipo de oleo fica ao gosto do cliente... ah gastei um pouco no guincho tambem 1 litro acho.
ok???
guilhermeabreu
08/06/2008, 01:28
PESSOAL
O cambio TOY BAND de 4 ou 5 marchas é tão robusto qto o 240V , a T-CASE TOY BAND , de 83 para cá tem tração e redução , e de 93 em diante tem uns componentes interno um pouco diferente das anteriores , mas TODAS que tem redução , são ótimas tanto no cambio TOY BAND de 4 ou 5 marchas ou no 240 V dos ENGESAS , que é o meu caso , tenho o motor MWM 2.8 , cambio ENGESA 240 V e T-CASE TOY BAND .
Comprei o flange de adaptação na PIRADÍESEL , mas é fabricado pela ENFER e veio no KIT que comprei por R$ 1.200,00 uma engrenagem para ser trocada da T-CASE TOY BAND para que a extria batesse igual a do cambio com a da T-CASE , acredito que o KIT de R$900,00 não vem esta engrenagem e sim uma luva extriada por dentro e por fora de adaptação .
RESUMINDO : a T-CASE da TOY BAND tem tração e redução , e a caixa de marcha da TOY BAND tanto a de 4 ou de 5 marchas são sincronizadas e QUEM FAZ A REDUÇÃO É A T-CASE E NÃO A CAIXA DE MARCHA DE 4 OU 5 MARCHAS .
Eu tive a oportunidade de colocar a caixa de marcha de 4 marchas da BAND com a T-CASE BAND , só não coloquei pq acho o cambio 240 V com a 1ª bem reduzida teria um aproveitamento melhor do que se colocasse o da BAND , NÃO FOI PQ EU ACHO O 240 V MAIS ROBUSTO NÃO , PQ O CAMBIO DA BAND É BEM ROBUSTO TB . E tb de qquer forma , se colocasse o cambio da BAND de 4 marchas , TERIA QUE FAZER ADAPTAÇÃO DO MESMO JEITO ENTRE A CAIXA DA BAND COM O MOTOR MWM , LOGO : PREFERÍ ADAPTAR A T-CASE DA BAND NO 240 V QUE FICOU ÓTIMA A ADAPTAÇÃO .
E ATENÇÃO , SE DESCIDIR COLOCAR O CAMBIO BAND DE 5 MARCHAS QUE É MAIS MODERNO E A 5ª É OVER-DRIVE , VC TERÁ QUE MEXER ( DIGO : RECORTAR ) NO CHASSI , AÍ EU ACHO UMA FRIA .
Espero ter ajudado a exclarecer alguma dúvida , mas de qquer forma se ainda tiverem dúvida , é só perguntar , e respondo se tiver no meu alcance .
Rafael Junior
08/06/2008, 10:34
guilherme;
como é ese negócio de recortar o chassis para adaptar o 5m da toyota ????? ouvi falar que tem quer dar uma marretada pra não pegar no chassis........ e entortar um pouco a posição do motor pra encaixar a caixa.....tem alguma foto desse serviço?
abraço
zguilherme
08/06/2008, 16:16
opa pessoal, eu sei q bem, no meu caso... pra adaptar a tcase toy... eu precisei sim cortar o chassis... foi uma do... entretanto tem de fazer alguns reforcos para nao enfraquecer o conjunto. eu tampei os furos (o chassis é tubular) para q nao fosse contaminado com agua etc... e fiz alguns reforcos na barra , mas mesmo assim... foi uma do... vendo a ideia de um amigo em fazer uma flange para girar um pouco a parte aonde se encontra a cebolinha da 4x4... e aumentar um pouco o pino de acionamento da 4x4, percebo q deveria ter pensado um pouco mais, a adaptacao seria mais "melhor de boa"... entnede?
Mas todo caso o servico ficou bom, vou postar fotos do corte.... ai... foi dureza ter de corta ali viu.
E sobre durabilidade e resistencia, se vcs abrirem um cambio toy 4 marchas ou 5 principalmente a reducao vao ver do q se trata, as palavras do Xara acima foram bemmmmmmmm esclarecedoras. o conjunto é muiiiiiiiiiiito pesado, pois os materiais sao bem grandinhos... as engrenagem robustas etc...
vale a pena
abracos...
dalmo cruz torres
08/06/2008, 20:49
Pessoal, recebí ontem o cambio Clarck 240V que eu estava esperando meu irmão traser ara mim de São Paulo. Realmente, é um belo cambio, as engrenagens são enormes. Deve dar muito trabalho quebrar um cambio desses. Falei com o Júnior da Adapcar, ele telefonou para mim retornando um mail que eu tinha mandado para ele. Ele faz a flange, mas é diferente a questão do eixo. Ele solda ao eixo do 240V um pedaço do cambio do Toyota, ao invés de adaptar a engrenagem. Se por um lado eu acho que deve ficar bom, por outro eu não sei o que é melhor, soldar a engrenagem ou o eixo do cambio.
Que vc acham?
dalmo cruz torres
08/06/2008, 22:09
Olha a foto do cambio 240V (original do Engesa) com a capa seca da camionete chevrolet C-20. Como dá para ver não tem adaptação entre o cambio e a capa seca. A capa seca é montada no motor MWM Sprint sem nenhuma adaptação(que eu saiba).
A embreagem eu ainda não sei precisamente como vai montada, mas levando-se em conta que são peças do mesmo fabricante, sem adaptações(usinagem) creio que dê para fazer usando peças da linha Chevrolet.
zguilherme
08/06/2008, 23:52
opa Dalmo, bemmmmmmmmmmm legal em este detalhe de nao precisar adaptar na capa seca com o motor mwm, nao sabia....
Mas entao, esta de cortar o eixo e colocar outro pedaco, eu nao sei nao.... eu tive um willys com motor de opala 4 cilindros e o cambio do maverick (nao tem comparacao logico com o 240V, mas...) entao, o eixo piloto precisou ser cortado e soldado para q a adaptacao fosse possivel.... do mesmo jeito, pedaco de um e de outro, o q aconteceu, um belo dia, andando pela cidade, voltando do buteco... POF!!! aquele barulho parecendo q soltou alguma coisa q nao podia ter soltado ehhehehe advinha??? a solda nao aguentou.
Ta certo q envolve se a solda foi bem feita ou nao... mas o eixo piloto transfere a forca do motor para o cambio... etc... na realidade nao faz tanta forca assim mas... principalmente no quesito da reduzida, q vao dar muiiiiitas voltas... o servico tem de ficar bem legal.
Entao acredito q a indicacao do Xara Dr. Guilherme Abreu é mais plausivel... acho q tem um "mínimo" de adaptacao estrutural... q acham???
Penso q é um ponto de falha a menos.... sera?
Tambem fico um pouco na duvida se a solda ai nao vai ficar bom tambem.
abracos esperando os mais entendidos opinarem.
dalmo cruz torres
09/06/2008, 11:47
Pois é Zé, eu também não gostei muito da idéia. Estou mais propenso a soldar a engrenagem.
Robinson
09/06/2008, 13:39
Ralado,
Meu motor é Opala 6 cilindros.
Neste sábado eu fui até a Oficina e a coisa tá meio complicada. Eu achava que não precisaria mexer na posição do motor, mas vou ter que mexer. A T-case bate no chassi. Faltam uns 2 ou 3cm. Eu ainda to pensando o que fazer. Eu não gostaria de cortar o chassi. Vou ver se consigo mexer no motor, mas tá muito apertado.
Agora vamos tirar todo o conjunto, montar a t-case no câmbio 240v e decidir o que fazer pra encaixar tudo de novo.
O que eu achava que seriam 2 semanas, acho que será bem mais.
Quanto a soldar a engrenagem ou o eixo, eu acho melhor soldar a engrenagem. A solda na engrenagem fica em uma posição onde não é necessário muita rigidez. A têmpera tem que ser presevada nos dentes e dentro do miolo, onde será encaixada no entalhado.
No caso de soldar o eixo eu acho que o esforço é maior.
É claro que isto tudo é "achômetro".
Um abraço,
Robinson
zguilherme
09/06/2008, 16:04
opa! Parceiro, falando de achometro, eu vou ligar o meu ahahahha
Tambem concordo plenamente com sua explicacao... soldar a engrenagem acho mais viavel, mas pela dica do Dr. Guilherme Abreu, olha.... o xara me parece q fez um servico fino la viu. convem checar com ele tooooooooda ladainha do servico e seguir os passos, pq me parece q o servico ficou legal.
e olha q ele usa o carro pro dia a dia e tem um pé de pluma pelo q me consta ahhahahahahahah.
Entao, eu vou ate ler a explicacao dele pra entender melhor o q foi feito.
Mas voto pra engrenagem.
RogérioNunes
09/06/2008, 22:18
Pessoal, recebí ontem o cambio Clarck 240V que eu estava esperando meu irmão traser ara mim de São Paulo. Realmente, é um belo cambio, as engrenagens são enormes. Deve dar muito trabalho quebrar um cambio desses. Falei com o Júnior da Adapcar, ele telefonou para mim retornando um mail que eu tinha mandado para ele. Ele faz a flange, mas é diferente a questão do eixo. Ele solda ao eixo do 240V um pedaço do cambio do Toyota, ao invés de adaptar a engrenagem. Se por um lado eu acho que deve ficar bom, por outro eu não sei o que é melhor, soldar a engrenagem ou o eixo do cambio.
Que vc acham?
Sem a menor sombra de dúvidas soldar o miolo da engrenagem é mais viável e se por uma infelicidade vier a acontecer quebrar, é difícíl se o serviço for bem feito, é só tirar a quebrada e colocar outra....já se o pedaço de eixo quebar...
Abraços
guilhermeabreu
10/06/2008, 01:23
AMIGO XARA
Obrigado pelas referencias , mas quem fez este trampo foi o AMIGO MECA/PROFESSOR ROGER NUNES , serviço nota mil .
Mas recapitulando , no meu caso , o KIT de adaptação da T-CASE BAND no 240 V , veio a engrenagem para ser substituída , não teve nenhuma solda , esta que vem no KIT mais barato vem a luva para ser soldada , e como o ROGER citou se fizer bem soldada , tudo bem , mas no meu caso foi diferente , foi trocado a engrenagem da T-CASE , mas o ROGER observou que a engrenagem ficou desalinhada e daí ele fez uma arruela para alinhar as engrenagens e ficou perfeito .
Com relação ao caso do ROBINSON , não tem que recortar o chassi não , pois cabe certinho bem apertadinho , mas cabe , o ROGER só teve que rebater um pouco da lata da carroceria no lugar onde a T-CASE fica mais próxima da lata .
A não ser que o conjunto dele esteve numa posição desfavorável , daí teria que reposicionar o motor e caixa na altura para poder caber .
Com relação a adaptação do motor MWM 2.8 na capa seca do ENGESA , não tem adaptação nenhuma , é tirar um motor e colocar o outro , APENAS TEM QUE REPOSICIONAR OS SUPORTES DOS CALÇOS DO MOTOR E REPOSICIONAR O RADIADOR MAIS PARA A FRENTE , SÓ ÍSTO . Qto ao disco de embreagem eu utilizei o da C/10 , tendo apenas que diminuir no diametro +- uns 3 mm para ficar com o mesmo diametro do disco de embreagem do motor MWM , e pronto .
dalmo cruz torres
10/06/2008, 10:02
GuilhermeAbreu, e o colar de embreagem, do cambio 240V? O seu jipe está com embreagem hidráulica? Como vc montou?
Eu tenho pensado em não colocar o intercooler. Como o meu motor já tem cilindrada um pouco maior que o 2.8, se eu conseguisse a mesma potência do 2.8 sem lançar mão do intercooler para mim estáva ótimo.
zguilherme
10/06/2008, 11:32
AHHHHHHHHHH! O Xará ja falou antes... fui ler o esquema que ele fez... e realmente era isso, nao tem solda, a engrenagem é trocada, bom, quer servico melhor q este????
Poxa, mas o fato de nao precisar cortar o chassis é uma MARAVILHA... poxa... Xara, nao deu problema ali na cebolinha da 4x4 nao???? coube direito ali? ou pq a t case ficou mais alta? mais baixa???? vou até fazer uma visita ali no Coração Valente!
Olha, nao ter de adaptar o motor na capa seca.... SHOW DE BOLA EM!
Acredito mesmo q a melhor configuração anda sendo esta, MWM 2.8, 240V, T-case toy.
O Xará esqueci de perguntar, ou nao li em outro lugar.... mas e a primeira reduzida com reducao em?????????????
Robinson
10/06/2008, 13:06
Pois é, já li e escutei de várias pessoas que é possível colocar o conjunto sem cortar o chassi e vou tentar fazer desta maneira. O meu conjunto motor/câmbio já está posicionado bem para a esquerda (lado do motorista). Agora vamos tirar tudo e tentar estudar o que pode ser feito. Vou montar o conjunto todo (motor/câmbio e T-case) fora e vamos ver a melhor maneira de posicionar.
Guilherme Abreu,
Você comentou que teve que rebater um pouco a lata perto da T-Case. O seu câmbio está posicionado acima do chassi?
No meu caso o que está muito perto da lata é o suporte do garfo da embreagem. A T-Case (se entrasse na posição atual) ficaria longe da lata.
Um abraço,
Robinson
FernandoPedro
10/06/2008, 13:32
Robinson:
Amanhã estarei indo buscar minha viatura com a nova t-case da band, e no meu caso não foi necessário cortar o chassi e nem alterar o posicionamento do motor, cou be tudo certinho.
Veja direito isso, pq mexer no chassi não é legal, com isso vc cobre a cabeça mas descobre os pés.
Abraços.
Ralado/SP
10/06/2008, 18:09
All,
obrigado pelas explicações, ficarei de olho nos comentários para maiores detalhes...
FERNANDO,
vc colocou só a tração band ou o câmbio todo???? Se foi o câmbio, quantas marchas??? Também gostaria de preservar o chassi
Abraçones à todos
Ralado
FernandoPedro
11/06/2008, 08:04
Fala aí Ralabo, blz?
Eu instalei somente a reduzida da band com o câmbio original, o clark 240V. Peguei a viatura ontem, ficou show de bola. O chassi ficou intacto, não teve nenhuma modificação na estrutura. A única coisa que eu achei diferente foi a embreagem, ela ficou mis dura.
Nesse final de semana vou tentar tirar umas fotos e posto aqui para vocês verem.
[]'s e feliz pelo silêncio dentro da viatura.
FernandoPedro
11/06/2008, 08:08
Olá Dr. Guilherme, tudo bem?
Gostaria de um relato seu com relação à embreagem após a adaptação da t-case da band, ficou como estava antes, ficou mais dura, qual sua impressão?
Abraços.
zguilherme
12/06/2008, 11:41
É parceiro, a minha tambem ficou meio pesadinha viu... alias, tava pensando... como cansa... hehehehhhe. isso pq é hidraulica. magina se nao fosse...
Mas ficou um pouco sim... mas o meu cambio tambem´é toyota e tal, entao teve muitos detalhes alterados no colar etc.
FernandoPedro
12/06/2008, 13:40
zguilherme, blz?
Que coisa... mesmo sendo hidráulica ficou pesada tb!!! Mas como vc disse, no seu caso as mudanças foram maiores, no meu caso, o câmbio continua o mesmo, acho q não deveria ficar tão pesada, mesmo assim vou levá-lo no meca pra ele dar uma olhada.
[]'s
zguilherme
12/06/2008, 14:37
entao paraceiro, Fernando, o seguinte, acho tambem q minha embreagem hidraulica ja nao ta la estas coisas, ela nem sei de q carro é... me parece ser da d20 ou da linha chevrolet, nao sei... ninguem sabe alias.
Entao nao descarto o problema ser do proprio mecanismo de acionamento q ja nao é tao novo.
Creio q se mudar o conjunto pode melhorar. entretanto, face as adaptacoes, acredito ter influenciado um pouco mais.
No seu caso, acho dificil ter algum detalhe assim, pode ser mais uma questao de ajuste?
vamos esperar os mais entendidos
abracos
RogérioNunes
12/06/2008, 14:46
Robinson, no caso do Dr. Guilherme a lataria teve que ser rebatida no lugar onde se desloca o garfo da embreagem.A Tcase ficou longe do chassi e da lataria mas para isso tive que folgar os calços do motor e procurar a melhor posição para dividir o espaço disponível mas coube sem maiores problemas.Na verdade o que me deu mais problema foram algumas peças do kit que vieram com defeitos grosseiros na usinagem.
abraços!!
FernandoPedro
12/06/2008, 17:09
Roger:
Acompanhei o seu trabalho no tópico do Dr. Guilherme, não sou entendido de mecânica, mas percebí que ficou de primeira linha. Gostaria de uma opinião sua, se possível... No meu caso, o meu mecânico fez a mesma coisa que você relatou, teve que ajustar ligeiramente a posição do motor par alinhar todo o conjunto, isso pode ter deixado a embreagem mais dura? Ou pode ter algum outro motivo para a rigidez da embreagem?
Abraços e parabéns pelo ótimo serviço.
Robinson
13/06/2008, 13:40
Roger,
Eu li o relato do Guilherme e seu trabalho foi muito legal.
Realmente o garfo da embreagem já está bem perto da lataria. Eu acho que vou precisar rebater um pouco ali também. Amanhã vou pensar no que fazer e tentar deslocar o conjunto, pois não quero mexer no chassi.
A montagem da T-case no Cambio foi tudo bem. Como nós mesmos que soldamos a emgrenagem com o novo miolo, medimos e testamos na prática antes de soldar para ficar posicionada corretamente.
Fernando,
Concordo contigo. Não pretendo mexer no chassi. Vamos tentar posiconar o conjunto sem mexer no chassi. Quanto a sua embeagem é estranho ter mudado a força. Se você manteve o mesmo câmbio não deveria ter mudado.
Um abraço,
Robinson
guilhermeabreu
13/06/2008, 20:26
CARO AMIGO DALMO
Não me lembro direito , pq já faz muito tempo mas acho ( já vem o achometro ) que foi utilizado o colar original do ENGESA , E QDO FIXEI O VOLANTE MOTRIZ , ísto é , soldei ele fazendo dele uma peça única como em todos os carros , eu tenho certeza que utilizei o disco de embreagem da C-10 que tive que diminuir no diametro , pq era maior +- uns 3 mm do que o da S-10 do motor MWM , tive que fazer ísto pq qdo o volante motriz era elástico , utilizava o disco de embreagem original do motor MWM que NÃO TINHA MOLAS , e qdo fixei o volante , o mecanico velho que fez este serviço , sugeriu de eu colocar um disco com molas , daí saí procurando um o mais parecido como o do motor MWM da S-10 e encontrei este da C-10 , nesta época não conhecia ainda o ROGER NUNES .
Mas não me recordo com certeza em relação ao colar de embreagem , se eu coloquei o disco de embreagem da S-10 , pode ser tb que tenha colocado o colar de embreagem da S-10 tb , mas não me recordo mais .
Com relação a DUREZA DA EMBREAGEM , eu coloquei a EMBREAGEM HIDRÁULICA ZERO DA BAND , e as pessoas que andam com meu ENGESA , reclamam que acham a embreagem pesada , mas como eu ando 700 km por semana com ele , acho que me acostumei com o peso dela , mas qdo peço a um amigo para experimentar o bichão , DE SAÍDA ELES DÃO UM TRANCO PQ SOLTA A EMBREAGEM DE VEZ PQ ELA É DURA PQ TEM UMA MOLA DURA DÁ ESTA IMPRESSÃO , ELES NÃO SOLTAM ELA DEVAGAR .
Mas acredito que ela seja dura mesmo sendo de acionamento hidráulico .
Ilustrando melhor ainda , qdo pego minha BONEQUINHA ( HILUX SW4 93 ) parece que não tem embreagem , de tão macia que é .
CONCLUSÃO : ACREDITO QUE A EMBREAGEM DE TODOS ENGESAS SÃO DURAS PELA CONCEPÇÃO DO JIPE QUE É BRUTO DEMAIS , INDEPENDENTE TER ACIONAMENTO HIDRÁULICO OU POR CABO .
Qto ao intercooler , nas propagandas e especificações , dizem que ele aumenta em torno de 13% da potencia , a meu ver , se vc colocasse o intercooler para cima puxando o ar de cima do capo , não atrapalharia em nada no espaço de refrigeração , que é o maior problema , como eu tenho ainda .
GRANDE XARÁ
A 1ª do ENGESA que já é reduzida com a redução da T-CASE BAND ficou animal .
ROBINSON
O meu cambio ficou entre o chassi .
E como o ROGER respondeu , o que ficou perto da lata foi o suporte do garfo da embreagem como no seu .
FERNANDOPEDRO
Me lembro perfeitamente de como era a embreagem qdo COMPREI o ENGESA , ele era a alcool e a embreagem acionada por cabo tudo original , ME LEMBRO PERFEITAMENTE que a embreagem era DURA , como fiz a 1ª reforma e coloquei o MWM , aproveitei e falei com o meca que se colocasse a EMBREAGEM DE ACIONAMENTO HIDRÁULICO DA TOY BAND DEVERIA FICAR MAIS MACIA , E ELE CONCORDOU , mas para surpresa nossa : ELA FICOU PESADA DO MESMO JEITO , concluindo o que havia falado anteriormente , que ela deve ser dura pela concepção da mesma .
XARÁ
Não acho que vai valer a pena vc gastar para colocar uma embreagem hidráulica nova , pq a minha foi colocada zerada e não mudou muito , economize seu dimdim , e faça musculação na academia ou ANDANDO 700 KM POR SEMANA NO ENGESA rsrsrsrsrsrsrsrsrs .
ABRAÇÃO A TODOS .
zguilherme
13/06/2008, 20:50
Grande Xará!
Era isso mesmo que eu queria saber, eu so fico a imaginar como q deve ser a coisa viu.... mas deve ser um espetaculo esta reducao... meu deus!
É a hora q penso no clarck....
zguilherme
13/06/2008, 20:51
opa esqueci...
e otima analise sobre a mola em???? a minha é taoooooo pesada q chega a estalar dentro da viatura... aquela debaixo do voltante... acho q é bem por ai tambem o peso, nao tinha pensado nisso antes, tao obvio nao?
pessoal, ja cogitei t-case de toy-band, jpx, mas hoje o mecanico falou da t-case de willys, o que vocês acham?quais os pros e contras?
FernandoPedro
20/06/2008, 16:52
Olá FPC3, tudo bem:
Quando eu estava pesquisando para trocar a minha t-case, ví também essa possibilidade, mas meu mecânico deu a dica que a t-case da bandeirante "casava" melhor com o câmbio 240V. A adaptação na minha viatura já terminou e fiquei muito satisfeito com o serviço e com o conjunto montado.
Tô mandando algumas fotos que consegui tirar, embaixo da viatura.
Abs.
zguilherme
20/06/2008, 17:04
Opa ... rapaz... fico bom o servico em? aparentemente ta bem colocado, gostei do guarda pó no carda.
Olha so quanto as t-case, eu nao sairia da engesa pra entra na willys nao, ja tive willys e vo te fala... sei nao, acho q a motorizacao nao aguenta nao. depende do motor... o meu nao aguentava o motor de opala 4 cilindros mais pneus 33...
a caixa nao aguentava muito tmepo nao... nao sei pq...
ainda fico com a t-case toy que tem historico. olhe as fotos no algum do meu Enzéza para ver como é uma t-case toy por dentro e entendera. é muito robusto.
abracos
Corroboro com o zguilherme!
Acompanhei alguns amigos, que precisaram trocar a t-case de willys para band, pois a mesma não estava aguentando.
Sem contar, que queremos nos livrar do ronco....
Abraços.
Kim.
beleza.aceitei as argumentações.vai band mesmo.
e a flange?enfer?adapbrasil?
abraço,
Fernando
dalmo cruz torres
22/06/2008, 12:05
Fernando, eu falei com o Junior da adpbrasil, o cara é muito gente fina, e muito atencioso, mas eu não gostei muito da idéia de soldar o eixo do cambio. Acho muito melhor soldar a engrenagem, que se quebrar não é uma peça muito cara, já o eixo do cambio quebrado...Mas eu sou capaz de apostar que a flange que o Junior faz é mais bem executada do que a que a Enfer vende...
dalmo cruz torres
22/06/2008, 12:06
E se pedíssemos que o Junior fize-se a flange e comprássemos a bucha da engrenagem da enfer? será que conseguimos?
RogérioNunes
23/06/2008, 19:58
Fernando, se não tem nada impedindo o livre movimento de todo o acionamento,leia-se cabo,mecanismo de acionamento que é fixado na capa seca e o garfo que aciona a embreagem,livre deslocamento do rolamento da embreagem(colar), não vejo nenhum motivo para que a embreagem fique dura depois do serviço e com certeza esse reposicionamento do conjunto não causaria isso.Essa embreagem é nova?Quando todos os ítens que relatei acima são descartados faltaria verificar o Platô da embreagem que também faz,qdo deteriorado, a embreagem ficar dura.
Obrigado!
Abraços!
Roger:
Acompanhei o seu trabalho no tópico do Dr. Guilherme, não sou entendido de mecânica, mas percebí que ficou de primeira linha. Gostaria de uma opinião sua, se possível... No meu caso, o meu mecânico fez a mesma coisa que você relatou, teve que ajustar ligeiramente a posição do motor par alinhar todo o conjunto, isso pode ter deixado a embreagem mais dura? Ou pode ter algum outro motivo para a rigidez da embreagem?
Abraços e parabéns pelo ótimo serviço.
Robinson
21/07/2008, 13:40
Pessoal,
Finalmente consegui concluir a montagem da T-Case Band com o 240V.
No meu caso, usei o kit da Rota.
Foi necessário deslocar o conjunto motor, câmbio e t-case para a esquerda (lado do motorista), pois a t-case batia no chassi. Para deslocar o conjunto para a esquerda, foi necessário primeiro posicionar o conjunto mais para trás. Depois de refazer os calços tudo funcionou. Foi necessário também recortar a lataria, ao lado do acelerador, pois o garfo da embregem batia na lata.
Por enquanto só andei no asfalto, mas as primeiras impressões são excelentes!
Acabou o ronco e a reduzida vai ajudar muito, principalmente nas decidas...
Um abraço,
Robinson
Engesa F1 - na ativa de novo
rodrigo camper
23/07/2008, 17:44
Caro Guilherme Abreu Ou Meca Professor
Como foi feita a junção da cruzeta Engesa na T-case Toyota?
Foi feito algum enxerto ou usou outro flange?
RogérioNunes
23/07/2008, 19:36
Grande Rodrigo!!
Respondendo a sua dúvida, a cruzeta engesa ,a luva e a ponteira estriada foram trocados pela da Band como aparecem nas fotos.No lado do diferencial permaneceu engesa.
Rodrigo, cuidado quando comprar essas peças pois tem muita porcaria no mercado.
Abraços.
Caro Guilherme Abreu Ou Meca Professor
Como foi feita a junção da cruzeta Engesa na T-case Toyota?
Foi feito algum enxerto ou usou outro flange?
RogérioNunes
23/07/2008, 19:44
Parabéns pela empreitada bem sucedida Robinson!
Viu como dá trabalho? Mas verá que vale e muito a pena todo o investimento de uma forma geral, pois não é só o financeiro tem também o lado psicológico da "coisa".
Pessoal,
Finalmente consegui concluir a montagem da T-Case Band com o 240V.
No meu caso, usei o kit da Rota.
Foi necessário deslocar o conjunto motor, câmbio e t-case para a esquerda (lado do motorista), pois a t-case batia no chassi. Para deslocar o conjunto para a esquerda, foi necessário primeiro posicionar o conjunto mais para trás. Depois de refazer os calços tudo funcionou. Foi necessário também recortar a lataria, ao lado do acelerador, pois o garfo da embregem batia na lata.
Por enquanto só andei no asfalto, mas as primeiras impressões são excelentes!
Acabou o ronco e a reduzida vai ajudar muito, principalmente nas decidas...
Um abraço,
Robinson
Engesa F1 - na ativa de novo
rodrigo camper
24/07/2008, 10:11
Grande Rodrigo!!
Respondendo a sua dúvida, a cruzeta engesa ,a luva e a ponteira estriada foram trocados pela da Band como aparecem nas fotos.No lado do diferencial permaneceu engesa.
Rodrigo, cuidado quando comprar essas peças pois tem muita porcaria no mercado.
Abraços.
Beless Roger,
achei que vc tinha usado a luva do Jeep Williys 51 que tb usa freio e mão na t-case, vou garinpar em um ferro velho, pois usei está luva em uma Rural com caixa e t-case Toyota que tive e funcionou muito bem..
Aquele abraço.
Robinson
24/07/2008, 13:08
É Roger, realmente deu trabalho. Mais do eu imaginava, pois muita gente falou que não precisava mexer na posição do motor, mas acho que depende do tipo do motor e como foi posicionado. No meu caso dei "azar" e foi necessário mudar toda a adaptação do motor.
Mas como você disse, valeu a pena. O resultado final foi muito.
Rodrigo, no meu caso também foi feita a mesma coisa para a cruzeta que vai na T-Case. Foi colocada a da band e mantida a da Engesa no lado do diferencial.
Um abraço,
Robinson
RogérioNunes
24/07/2008, 20:31
Funcionar funciona.Mas vc tera luva,cruzeta e flange pra pouco tempo.Na minha opinião não vale a pena usar esses componentes ainda mais com o motor que vc tem...
Beless Roger,
achei que vc tinha usado a luva do Jeep Williys 51 que tb usa freio e mão na t-case, vou garinpar em um ferro velho, pois usei está luva em uma Rural com caixa e t-case Toyota que tive e funcionou muito bem..
Aquele abraço.
zguilherme
27/07/2008, 22:23
Pessoal, ja que estao tratando de eixos cardã, gostaria de fazer uma pergunta para um amigo aqui do forum, o R-Mendes, esta com uma folga no cardã da viatura dele e me parece q terá de trocar...
Robinson quanto ficou mais ou menos estes cardãs? se nao for muito indiscreta a pergunta.
abracos
Ze Guilherme
guilhermeabreu
28/07/2008, 01:02
Os meu cardã aqui ficou por R$400,00
rodrigo camper
28/07/2008, 11:45
Grande Vovo,
cotei aqui em Bh e só as peças ficarão em R$ 360,00 perguntei para o vendedor se era marca boa e ele respondeu que sim que era feito em São Paulo, porra bicho só por que e feito em Sampa não quer dizer que e Boa, fiquei sem saber.
guilhermeabreu
28/07/2008, 19:08
CARO GRANDE AMIGO NETINHO RODRIGO CAMPER
Vc esta BEM sumido EIM ?????????????????
Pois é RODRIGO , no meu , os caras da CARDANTEC , empresa que só faz ísto , eles recuzaram as peças que eu havia comprado fora deles , eles disseram que as que eu comprei não valia nada , logo , devolvi as peças e fiz tudo com eles , mas decorridos 3 meses o ROGER NUNES meu amigo meca/professor , observou uma folga da cruzeta de tras , foi lá reclamou com eles e obrigou eles trocarem, a peça por outra nova , e assim eles fizeram .
CONCLUSÃO : Este CASO CARDÃ é um caso sério , pois nós não sabemos de que marca é o bom , e eles dizem que os dele são bons e a gente fica a mercê deles .
E como esta vc e sua família ? E a bela CAMPER com a caixa da BAND ficou beleza ?
Não some não eim ?
ABRAÇÃO
rodrigo camper
29/07/2008, 06:38
Firmeza VOVOZÃO,
A Familia vai bem, a Camper cada vez melhor, agora com tapeçaria nova foro do teto, laterais de porta e tudo mais novinho, zero bala, a caixa Toyota ainda não instalei por falta de tempo, mas troquei os cincronizados e um rolamento, puxa a bichinha e parruda...
Vou eliminar a lavanca de tração e redução, elas vão ser acionadas por cabo, quando terminar posto as fotos no forum.
Aquele abraço.
dalmo cruz torres
29/07/2008, 10:13
Rodrigo camper, tudo bem? Onde vc comprou os rolamentos e os anéis sincronizadores? É que aqui em Poços essas peças custam uma fortuna.
rodrigo camper
29/07/2008, 15:39
Ok, Dalmo
Toybel 031-2128-64-00 3491-64-00
Vc fala com o Sidão Cabeção.rsrs
guilhermeabreu
29/07/2008, 19:41
CARO DALMO
Dê uma olhada no MARQUINHO daqui de CAMPOS-RJ , ele tem peças com preço muito bom aqui , lá no início do nosso tópico tem o fone dele , ele manda para qquer lugar , a loja dele chama TOYOMAR .
Todas as peças qdo tinha BAND e agora com minhas adaptações , só comprei e só compro nele , é especializada em TOYOTA . Não custa nada ver o preço .
AMIGO RODRIGO CAMPER
O ROGER NUNES , que fez a adaptação no meu , comentou que a diferença desta T-CASE para a dos WILLYS é algo de ASTRONOMICO , citou que é muito parruda como vc comentou .
Este esquema de acionamento por cabo vc já viu com alguem funcionado ? Eu "ACHO" que vc irá arriscar muito em mudar o MODO DE ACIONAR , por alavanca como é original , tem 200 anos funcionado com muita eficiencia , é um dos pontos fortes desta T-CASE .
Sugiro repensar nesta sua alternativa . Vc viu como ficou a minha ? O ROGER NUNES fez uma modificações na alavanca que ela ficou no mesmo lugar da original do ENGESA , só teve que aumentar o furo da chapa do fundo , mas ficou no mesmo lugar e fácil de acionar .
rodrigo camper
30/07/2008, 06:30
Grande Vovo
Se o Super, Mega, grande,meca professor Roger Nunes (rsrs) fez a alavanca sai no lugar original, acho que ficara melhor, vc não teria fotos do esquema TABAJARAS...
paulobarbosa
30/07/2008, 09:58
Como o Mega Meca Roger Nunes, já está com experiencia nessa troca. To quase pensando em levar a Camper passear em Campos por um tempinho, e voltar com redução toyota.
PB
guilhermeabreu
30/07/2008, 13:10
MEU GRANDE NETO RODRIGO E PAULOBARBOSA
Tem as fotos desta alavanca aqui neste tópico , é só ver .
O Mega/Meca ROGER NUNES , é realmente muito competente além de ser amigo , SABE O QUE ESTA FAZENDO , e fica muito bem feito e garantido .
Reafirmo a vcs que o convite permanece de pé , pra vc PAULOBARBOSA , que esta pertinho , srá o maior prazer em recebe-lo aqui , fique a vontade , e meu neto RODRIGO CAMPER , a mesma coisa .
PAULOBARBOSA , te garanto que o ROGER NUNES caso vc combine com ele , vc não terá problema com ENROLO , pois ele é muito sério neste aspecto tb , só pega um carro de cada vez e só para de trabalhar qdo o serviço termina , ele é muito rápido comparando com outros que fazem o mesmo serviço , e a despesa a mais que vc terá com viagem de ida e volta é muito pequena comparando com a magnitude do serviço .
MAIS UMA VEZ ESTOU A DISPOSIÇÃO DE VCS
ABRAÇOS
OBS: As fotos estão no tópico : FLANGE DE ADAPTAÇÃO aqui mesmo , e no FROTA 4X4 com o título : ENGESA E4 87 F-1 : Enfim o quase " CORAÇÃO VALENTE " .
Robinson
30/07/2008, 13:49
ZGuilherme,
Somando as peças (Cruzetas, luvas, etc, etc) e a mão de obra ficou em R$ 650,00.
Uma coisa ainda está me incomodando. Tá vazando óleo pelo eixo de acionamento do 4x4 e também pelo acionamento da reduzida. Já trocamos o retentor de um e o feltro + anel de borracha do outro e continua vazando. Alguém tem alguma dica?
Um abraço,
Robinson
zguilherme
30/07/2008, 19:04
opa Robinson... legal , vou passar pro R-Mendes o valor.
Olha so.. a minha teve o mesmo problema, entao partimos para troca do feltro, o retentor, e o guarda-po.... entretanto ainda vazava, ai a solucao, o eixo estava meio gasto, entao precisei pegar e dar uma encorpada nele denovo, na realidade pelo servico q estava fazendo, era mais facil ter comprado o eixo junto com todas as pecas q iria somar meros 14 reais no montante...
mas de qualquer maneira ficou muito bom, tendo em vista q nao houve mais nenhum vazamento.
pode ser q seja o mesmo caso seu amigo.
abracos
rodrigo camper
31/07/2008, 06:00
Amigo Vovozão,
Fico muito satisfeito pelo convite, e garanto que não será difícil uma visitinha de medico rsrs.
As fotos do sistema novo de alavanca TABAJARAS ficou insatisfatoria, não consegui identificar o sistema.
guilhermeabreu
31/07/2008, 09:00
GRANDE AMIGO NETINHO RODRIGO CAPMER
Infelizmente como já esta no lugar , não da para tirar fotos mais esclarecedoras , o jeito realmente é vc vir aqui mesmo me fazer uma visinha e verificar em loco .
ABRAÇÃO
RogérioNunes
04/08/2008, 21:14
Rodrigão, vê se essas fotos ajudam.Se não "clarear", só fazendo a visitinha mesmo...
Amigo Vovozão,
Fico muito satisfeito pelo convite, e garanto que não será difícil uma visitinha de medico rsrs.
As fotos do sistema novo de alavanca TABAJARAS ficou insatisfatoria, não consegui identificar o sistema.
rodrigo camper
05/08/2008, 06:10
Grande Roger Nunes e Vovozão
Agora eu entendi acontece que a alavanca da camper sai atraz da alvanca do Cambio e não ao lado como no Engesa, vou ver o que da para fazer.
Mas ficou ótimo a TABAJARAS em Roger meus parabéns.
guilhermeabreu
06/08/2008, 00:57
NETINHO RODRIGO CAMPER
Não consigo entender o pq que na CAMPER esta alavanca sairia atras se vc tem o cambio CLARK 240V e vai adaptar a T-CASE da BAND como eu fiz . A alavanca teria que sair no mesmo lugar que a do meu não ?
rodrigo camper
06/08/2008, 06:39
Não Vovozão,
Eu disse que a alavanca original da Camper sai atraz da alavanca de Cambio, e não ao lado como no Engesa.
Por isso acho mais facíl aciona-la por cabos.
Carma ai !! que logo terei fotos para mostrar melhor.
Caro e grande Dr. Guilherme!
No FII e FIII, bem como a Camper, que usa a t-case diferente do FI, a alavanca sai atraz da alavanca de cambio, e não na lateral.
O acionamento funciona de forma diferente, tendo em vista que o cardam sai no centro e, não na lateral.
Mais, nada é impossível, eu, particularmente colocaria como no FI, ao lado, pois assim sobraria mais espaço para os pés de quem vai no banco trazeiro.
Abraços.
Kim.
guilhermeabreu
06/08/2008, 13:42
GRANDE NETO RODRIGO CAMPER
Para vc ver estou ficando caduco , pois estou velho , como li com muita rapidez , entendi mal , mas mesmo assim a T-CASE da CAMPER não é a mesma do ENGESA ?
Em caso positivo , acredito que poderia sair no mesmo lugar do ENGESA , a não ser por causa da estrutura da carroceria da CAMPER , teve que sair , ou seja : ser deslocada para tras .
Continuo achando que se ela foi deslocada de fábrica por nescessidade para tras na CAMPER , na NOVA ADAPTAÇÃO DA T-CASE DA BAND , PODERÁ TB A ALAVANCA MANTER DESLOCADA PARA TRAS SAINDO NO MESMO LUGAR ORIGINAL DA CAMPER .
A razão é simples : nunca vi uma alavanca de marcha seja a da caixa propriamente dita ou da T-CASE acionada por cabo .
A alavanca da T-CASE acionada por alavanca a gente tem que dar uns trancos nela para engatar e desengatar , como seria a precisão de engatar e desengatar por cabo ? Não seria pior ? Tenho medo que vc faça e depois ter que retirar tudo e refazer por alavanca mesmo .
A NÃO SER QUE VC JÁ TENHA VISTO ALGUM 4X4 ACIONADO POR CABO E A REFERENCIA SEJA BOA , aí sim faria com mais tranquilidade .
Mas de qquer forma o que vc fizer manda notícia pra gente .
ABRAÇÃO AMIGO .
zguilherme
06/08/2008, 14:24
façam minhas as palavras do Xara...
A minha t-case pra desengatar da um trabalhim as vezes... vale uns trancos...
fico pensando como ficaria neste sistema de cabos, fico curioso e aguardando fotos...
mas vale a resalva feita pelo Xara acima viu...
rodrigo camper
06/08/2008, 15:50
Caro Vovozão
como disse nosso amigo Kim a T-case do FII e FIII São diferentes porque uma tem a saida do cardam no centro e a outra tem a saida na lateral.
Quanto a t-case ser acionada por cabos, já vi funcionar nas D-20 com T-case Engesa e na maioria das vezes era só manter puxando o cabo e dar ums tranquinhos para voltar em modo 4x2.
E você não está ficando velinho´está precisando de um Oculos ,,,hehehe
FernandoPedro
06/08/2008, 16:50
Guilherme(s)... tudo blz?
Instalei a t-case da toy a pouco tempo e só utilizei uma vez, numa trilha leve, naquela ocasião eu tive dificuldades em desengatar a tração algumas vezes, ainda não consegui levar a viatura no mecânico para fazer a revisão pós-trilha, será que isso é normal? Pelo que eu entendí, acontece a mesma coisa com vcs?
Abs.
zguilherme
06/08/2008, 17:35
entao Fernando, a minha reducao antes da revisao, era assim, depois da reforma completa, q ta tudo novo la dentro continuou... entretanto o problema digo, o detalhe se agravou quando joguei os dois pneus mais desgastados para a frente, digo, pois estao com o diametro menor do q os traseiros, dai o problema se agravou um pouco, ficou mais dificil, quando estava com um gasto na frente e um melhor, e um gasto e outro melhor atras, tava bemmmmmmmm mais tranquilo.
acredito que devido a diferenca de diamentro entre os pneus deve estar influenciando, pois pode ser q os de tras estao empurrando os da frente , algo assim, eh claro que estou chutando alto no caso do meu engesa.
agora, q de qualquer maneira ela eh um pouco dura para engatar eh sim. e olha q uso cambio toyota.
abracos
guilhermeabreu
06/08/2008, 17:56
MEU GRANDE NETO RODRIGO CAMPER
Realmente eu não lembrava da diferença das duas T-CASE , morreu o que falei .
Boa sorte na sua empreitada , dê notícias .
ABRAÇÃO
Elmer_Jeep
06/08/2008, 18:01
Sempre tive band em casa e no trabalho, e em varias viaturas que tive usei cambio e tcase da band, e é costume ter que dar uma aliviada no acelerador pra poder desengatar o 4x4.
[]'s
guilhermeabreu
06/08/2008, 18:52
MAIS UM A CINFIRMAR
A T-CASE da BAND é bruta mesmo por natureza , não gosta muito de carinho não .
Veio certinha para encaixar em nossos MARAVILHOSOS ENGESAS/CAMPERS .
rodrigo camper
07/08/2008, 06:20
Uma opção e desengatar primeiro as rodas livre e depois de andar um pouco puxar a alavanca da T-case, na minha Rural com T-case Toy esse macete funcionava.
Vou ver que consigo intalar a Caixa Toy este final de semana. ai eu posto as fotos.
Um Abração a todos.
guilhermeabreu
08/08/2008, 15:37
AMIGO FERNANDOPEDRO
Enriquecendo os relatos anteriores :
Tive uma BAND 90 , fui o segundo dono , ela só andou em asfalto , muito conservada , e comigo fazia trilhas leves e médias , participei até de um INDOOR com ela .
Qdo acionava a tração e/ou redução , engatava até que facilmente , mas na hora de desengatar as vezes tinha certa dificuldade , ou seja , ela não queria desengatar , daí cada um inventa um jeitinho para desengatar , no meu caso eu acelerava rápido e soltava e neste momento ainda andando bem devagar nestes pequenos trancos no acelerador , PUXAVA A ALAVANCA FORÇANDO PARA DESENGATAR , qdo não conseguia assim , repetia este procedimento por umas 2 a 3 vezes , caso não desengatasse , eu fazia este procedimento mas engrenando a marcha ré , tb por 2 a 3 vezes tb , NORMALMENTE DESENGATAVA DESTA FORMA , mas mesmo assim caso não desngatasse , voltava a fazer a mesma coisa com 1ª engatava .
NUNCA FIQUEI COM ELA ENGATADA , " SEMPRE DESENGATVA " COM ESTES PROCEDIMENTOS .
Fui a um mecanico especialista em BAND que tb tem uma , ele relatou que ísto não é defeito , É CARACTERÍSTICA DA T-CASE DA BAND .
LOGO : Não se preocupe , no caso do meu ENGESA agora que tb esta com a T-CASE da BAND , não deu ainda para ter uma experiencia pq estou com a relação dianteira diferente da traseira , por ísto ainda não posso engatar a tração nele .
Olha só , mesmo tendo esta característa nesta ROBUSTA T-CASE DA BAND , coloquei ela no meu ENGESA , por TER A CERTEZA QUE TEREI UM ÓTIMO CUSTO/BENEFÍCIO .
ESTA T-CASE DA BAND É A MELHOR OPÇÃO PARA NÓS COLOCARMOS EM NOSSOS MARAVILHOSOS ENGESAS/CAMPERS , NA MINHA OPINIÃO . FARIA TUDO DE NOVO SE FOSSE NECESSÁRIO .
ABRAÇOS A TODOS .
FernandoPedro
08/08/2008, 16:58
Guilherme Abreu
Valeu pelo relato, fico mais tranquilo. Realmente a t-case da band é show de bola, utilizei a tração numa baita subida, achei que a viatura não iria subir, e depois usei a reduzida para descer, foi tanquilo. Eu tb recomendo a todos que tem fase 1 e querem se livrar do barulho, a colocarem a t-case da band, pq sem dúvida é um ótimo custo benefício.
Abs.
R-Mendes
18/08/2008, 18:27
Guilherme, tava lendo esse tópico e em um post fez uma pergunta que não pude responder porque não estava acompanhando. Bem... Hoje fui fazer um orçamento pro cardã. O cara foi indicado pelo mecânico que está mexendo no câmbio. Me cobrou R$ 160,00 pra fazer um novo, balanceado, porém não incluso a luva. Tá no preço?
guilhermeabreu
19/08/2008, 17:28
AMIGO R-MENDES
Manda fazer , esta no preço , ou melhor , o preço esta ótimo .
ABRAÇÃO , estou a sua disposição .
franzlana
01/09/2008, 16:33
Alguem já pensou em usar cardãn para ligar a caixa na T-case?
E espaço? Como vc vai fazer se não tem espaço para afastar a T-case da caixa, uma vez que o cardã traseiro já curtíssimo?
Elmer_Jeep
02/09/2008, 09:38
E espaço? Como vc vai fazer se não tem espaço para afastar a T-case da caixa, uma vez que o cardã traseiro já curtíssimo?
Foi a mesma coisa que pensei...
guilhermeabreu
18/10/2008, 10:56
AMIGO FERNANDOPEDRO
Olha aí a foto que te falei na página 9 a 1ª foto , a alavanca que adaptei a tal união do caminhão , é esta extremidade com a cabeça redonda da pequena alavanca .
FernandoPedro
31/10/2008, 10:03
Pessoal:
Tenho mais algumas dúvidas sobre a t-case da Band. No meu caso eu comprei uma nova, na qual ela foi montada pouco tempo antes de eu instalar no meu Engesa, e o que está acontecendo é o seguinte:
1. Está vazando óleo:
2. A alavanca não desengata quando a roda-livre está acionada.
Levei a viatura na loja que montou a t-case e mecânico deles disse o seguinte:
1. Sobre o vazamento, é necessário fazer um respiro na parte de cima da t-case, pois segundo a alegação dele o câmbio 240v é muiito forte e faz muita pressão na t-case, e os retentores não suportam a pressão.
2. A alegação do mecânico sobre não desengatar a tração com a roda livre acionada, é que estou usando uma relação diferente entre os dois diferenciais, 3,90 (10x39) na dianteira e 3,91 (12x47) na trazeira. Acho isso meio estranho, mas como não entendo, acreditei, e como já se passaram os 3 meses da garantia, resolvi não fazer, vou levar no mecânico que fez a adaptação pra mim para ele dar uma olhada.
Eu já gastei mais, comprando uma nova, para não ter problemas, mas pelo jeito tá enrolado.
Gostaria da opinião de vocês sobre esses dois itens.
Abs.
dalmo cruz torres
31/10/2008, 10:14
Fernando Pedro, se os diferenciais estiverem com relação diferentes um do outro pode ser isso a endurecer o desligamento do eixo dianteiro sim. Sobre o vazamento de óleo, não sei se resolve, mas acho que o respiro ajudaria.
zguilherme
31/10/2008, 11:12
Opa, entao esta diferenca de relacao, eh do proprio engesa, bem se for o caso de ter mantido as relacoes originais, q nao me recordo quais sao.
Sobre o vazamento aminha deu muito.... so resolvi trocando todos retentores, guarda pos etc.... e tendo um respiro na minha t-case... sim, a pressao la dentro sobe muito pois ela fica fervendo.... impressionante o quanto. Pode ser q seja o mesmo caso do seu.
Outro detalhe que pode atrapalhar o desengate da alavanca , a minha eh terrivel, pois meus pneus da frente estao bem mais gastos q os de tras. entao tenho este problema pra engatar e desengatar. chato nao?
ou seja, se o pneu ta menor, tem diferenca na relacao, e olha q as minha relacoes sao iguais, a da frente e a de tras....
E AE DALMO! BAO CARA???? SUMIDAO EM?????
Ralado/SP
31/10/2008, 11:57
ALL,
Realmente essa diferença de relação atrapalha - um pouco no engate e mais no desengate - se tiver diferença entre o tamanho dos pneus, mesmo que por desgaste, isso potencializa o problema. Na terra isso não tem problema algum, pois sempre que essa relativa diferença se fizer, uma das rodas do eixo que está prestes a "encavalar" patinará e sussa. É por essas e outras que é recomendado que utilize o 4x4 apenas em terrenos de baixo atrito.
Dica: tente desengatar o 4x4 com o câmbio em neutro, se mesmo assim estiver duro, engate ré e dê uma andada na manha - assim como fazem as pessoas que não tem muita noção do tamnho do carro e dão uma encostadinha no parachoque do carro de trás, e ainda com carro em movimento suave, tente desengatar o 4x4.
Abraçones
Ralado
guilhermeabreu
31/10/2008, 12:50
FERNADOPEDRO
Realmente a relação 10x39 = 3,90 na frente e 12x47 = 3,92 na traseira faz esta dificuldade de destravar , esta diferença de 0,2 vai se somando a medida que vc vai andando em piso duro sem escorregar até apertar as engrenagens e ter dificuldade no desengate , no meu não tive problema ainda pq não usei ainda pois estou com a estria do semi-eixo gasta , daí não posso usar a tração . Esta relação é a original das CAMPERS , que tb passam por este problema .
É por este motivo que as pessoas que tem relações um pouco diferente nos dois diferenciais dos seus jipes , NUNCA PODER ANDAR COM A TRAÇÃO LIGADA NO ASFALTO .
A relação original do ENGESA , é 8x39 = 4,875 na frente e 9x44 = 4,88888 na traseira , tb é um pouco diferente , e tb é por ísto que a maioria dos ENGESAS que tem por aí do governo de onde nós compramos de leilão , tem o diferencial dianteiro vazio ou quebrado , pq os motoristas públicos , não sabem disto e andam com ele traçado no asfalto , daí quebra as engrenagens mais fracas que são do diferencial dianteiro . O meu comprei assim , o diferencial dianteiro vazio .
MAS PARA DESENGATAR , DEVE SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DOS COLEGAS ANTERIORES , ou seja tentar com a alvanca em neutro , se não conseguir , dar uns pequenos tancos com a ré engatada .
Como já relatei anteriormente , qdo tive uma BAND , as relações eram iguais e tinha as vezes dificuldade em desengatar e fazia estas manobras e desengatava SEMPRE .
Qto ao vazamento de óleo tb concordo com os amigos anteriores , não sei se a minha T-CASE tem suspiro , mas ha de convir que todos os diferenciais tem suspiro para a expansão dos gases e do óleo qdo é aquecido pelo trabalho do mesmo , acredito eu que a T-CASE DEVA TER TB , vc poderia dar uma inspecionada para ver se tem , caso tenha , este suspiro pode estar entupido , caso não tenha poderia adaptar um , PQ TEM LÓGICA ESTA TEORIA DE NÃO TER SUSPIRO E AUMENTAR A PRESSÃO DO ÓLEO DENTRO DA T-CASE QDO ESTA EM TRABALHO , FAZENDO OS RETENTORES NÃO AGUENTAREM .
Só que tem um detalhe , a minha BAND não vazava óleo na T-CASE . O que seu mecanico disse que a caixa 240V é muito forte para esta T-CASE ? Ele simplesmente viajou na maionese , não tem nada a ver uma coisa com outra .
Se na BAND não vazava é pq deve ter um supiro de fábrica como tem nos diferenciais . Tem que conferir ísto .
A força que a T-CASE sofre , É A FORÇA IMPULSIONADA PELA PONTENCIA/TORQUE DO MOTOR , E NÃO DA CAIXA DE MARCHA .
Outro detalhe que não me lembro direito , é o caso das BANDS , com a CAIXA DE MARCHA e T-CASE BAND , acho eu que estas duas caixas se comunicam entre si , e se na caixa de marcha da BAND tem suspiro , a T-CASE na BAND não terá pressão por causa do suspiro da caixa de marcha , E NESTA NOSSA ADAPTAÇÃO , NÃO LEMBRO SE FICOU COM INTERCOMUNICAÇÃO ENTRE ELAS , daí poderá estar tendo este problema , caso não tenha ficado se comunicando , entenderam ?
ABRAÇÃO A TODOS
FernandoPedro
31/10/2008, 23:10
Pessoal:
Mais uma vez as repostas foram esclarecedoras e objetivas.
O ideal então seria trocar o diferencial dianteiro para D44, aí, teoricamente não teria mais problemas com o desengate da t-case.
Obrigado a todos pelas respostas.
Abs.
Oi Pessoal,
Pelo que entendi, é necessario reposicionar o conjunto mecanico para a T-Case Toy nao bater nas laterais do chassi ? Esse problema tb acontece nos FII ?
guilhermeabreu
01/11/2008, 17:26
TECNICA
Qdo coloca a T-CASE da BAND no ENGESA , TANTO F-I , II OU III , com a caixa de marcha original 240V , tem que rebater um pouco a lateral da lata , digo carroceria para que a T-CASE da BAND não roçe na lata e NÃO NO CHASSI como vc falou .
Qdo faz esta adaptação , tem que reposicionar o calço da T-CASE , aí , é lógico que a ´pessoa que irá fazer ísto , tem que dividir o espaço nas laterais da T-CASE DEIXANDO ESPAÇOS/FOLGAS IGUAIS NAS DUAS LATERAIS DA LATA , aí ao rebater a lata onde ela passa mais próximo , não terá problema , foi assim que o meu foi feito , NÃO ROÇA EM NADA , e não mexi no chassi .
Só tem que mexer no chassi qdo vc coloca a caixa de marcha de 5 marchas da BAND com a respectiva T-CASE . Se vc colocar a caixa de marcha da BAND de 4 marchas com a T-CASE BAND não tem que mexer em chassi não .
ABRAÇÃO
dalmo cruz torres
01/11/2008, 18:22
E ai Zé Guilherme, tudo certo por aí? Tá em Berlândia ? E o engesão, como está?
Pois é, estou andando completamente sem tempo, trabalho e facul não é fácil...mas nas férias de dezembro eu vou colocar a camionete para funcionar, mas com motor de opala 4 cilindros, o restante vai continuar como planejado. Por enquanto eu só estou juntando as peças, mas assim que começar a montagem eu volto a postar fotos.
alex javali
14/01/2010, 11:19
Pessoal;
Como eu faço para adaptar o cambio + t case toyota no motor maxion hsd 2,5 da S10 no engesa?
Eu já tenho o kit de embragem toyota, a capa seca, cambio de 5 marchas com t case, é complicado, tem adaptações?
Aguardo respostas com sugestões.......
olá, eu tamb to adaptando um cambio da toyota 4 marchas, só que é em um mwm da f 1000. eu preferi usar a mesma caixa seca do wmw , (assim não mexo em embreagem, garfo etc, pois o mwm tem um volante largo e o garfo é do lado esquerdo e a do tyota é do lado direito) vou fazer uma flange entre o cambio e a caixa seca com uma chapa de 1# , no meu caso terei que alongar o eixo piloto, ainda não ta pronto, mas espero que de certo. um abraço
Casa da transmissão4x4
20/03/2010, 22:14
Como e fixado o calço do cambio clark 240V com t-case toyota band ?
Ele e fixado por cima do cambio ? Alguem tem uma foto para mostrar ?
guilhermeabreu
21/03/2010, 00:56
AMIGO DANILOROSCTA
O calço da T-CASE BAND é fixado na travessa original do ENGESA , tem apenas que reposicionar esta travessa . Melhor dizendo , a T-CASE da BAND é apoiada por tras na travessa original do ENGESA , só tem que reposisionar a travessa origianl do ENGESA .
No KIT de adaptação que comprei , vem uma tampa para ser colocada na T-CASE da BAND , esta tampa do KIT entra no lugar da tampa original da T-CASE da BAND , ou seja na T-CASE da BAND temuma tampa atras que é feita de uma chapa fina ( lata ) abaulada , tem que retirar esta tampa de chapa fina e colocar a chapa grossa que vem no KIT , ela tem um ressalto que encaixa na T-CASE , no meu caso tive que retirar este ressalto pq a tampa foi feita fora de medida e tive tb que refazr dois furo que não batia , na realidade foi o ROGER NUNES que fez é lógico .
ABRAÇÃO , qualquer dúvida é só falar
Casa da transmissão4x4
21/03/2010, 08:59
Então o coxim fica embaixo da divisão do cambio com a t-case ?
'Não tenho facillidade de mecânico 4x4, pois estou em uma cidade com pouca tradição e também não sei fazer em casa. Qual seria a melhor opção para o troller RF Sport, motor AP na opinião do pessoal qualificado?
guilhermeabreu
21/03/2010, 13:45
Então o coxim fica embaixo da divisão do cambio com a t-case ?
AMIGO DANILOROCSTA
Não , o coxim fica na parte de tras da T-CASE , ou seja na extremidade de tras da T-CASE .
Na realidade no CONJUNTO CAIXA DE MARCHA + T-CASE : Tem 2 coxins que seguram o motor e APENAS 1 coxim que segura a T-CASE que fica na extremidade de tras do conjunto CAIXA DE MARCHA + T-CASE .
ABRAÇÃO
RogérioNunes
25/03/2010, 22:41
Danilo, eis a foto que "fala" por mil palavras.Se precisar de alguma ajuda é só falar.
abraço!
Casa da transmissão4x4
26/03/2010, 13:30
Valeu Roger, aproveitando sua boa vontade esse coxim do cambio e o mesmo da D-20 ? Ele fica bom com motor MWM 2.8 ?
RogérioNunes
26/03/2010, 17:37
É o mesmo da D20 sim, pode usar sem receio.
Valeu Roger, aproveitando sua boa vontade esse coxim do cambio e o mesmo da D-20 ? Ele fica bom com motor MWM 2.8 ?
Casa da transmissão4x4
26/03/2010, 19:01
Roger vc está usando esse conjunto em um engesa ?
guilhermeabreu
26/03/2010, 23:36
Roger vc está usando esse conjunto em um engesa ?
AMIGO DANILOROCSTA
Este conjunto que o ROGER instalou é no meu ENGESA e ficou show , o ROGER " é o cara " , ele que faz tudo no meu ENGESA .
ABRAÇÃO
Casa da transmissão4x4
27/03/2010, 07:16
AMIGO DANILOROCSTA
Este conjunto que o ROGER instalou é no meu ENGESA e ficou show , o ROGER " é o cara " , ele que faz tudo no meu ENGESA .
ABRAÇÃO
Guilherme vc ja chegou a rodar com este conjunto ? A minha intenção e colocar o MWM 2.8 cambio D-20 e t-case toyota band, e depois trocar coroa e pinhão. Para falar nisto qual coroa e pinhão que vc vai usar ?
guilhermeabreu
27/03/2010, 08:49
Guilherme vc ja chegou a rodar com este conjunto ? A minha intenção e colocar o MWM 2.8 cambio D-20 e t-case toyota band, e depois trocar coroa e pinhão. Para falar nisto qual coroa e pinhão que vc vai usar ?
DANILO ROCSTA
Uso este conjunto ha 2 anos sem nenhum problema o motor é o MWM 2.8 sprint , a relação que esta é a 12x47 , mas devo mudar para 13x46 , com esta ele anda mais solta , a 120 km/h ficará com 2850 rpm .
Casa da transmissão4x4
27/03/2010, 13:30
DANILO ROCSTA
Uso este conjunto ha 2 anos sem nenhum problema o motor é o MWM 2.8 sprint , a relação que esta é a 12x47 , mas devo mudar para 13x46 , com esta ele anda mais solta , a 120 km/h ficará com 2850 rpm .
Guilherme quais pneus vc usa ???
guilhermeabreu
27/03/2010, 15:13
Guilherme quais pneus vc usa ???
DANILO ROCSTA
Usava o BF 33"x"12,5"x15" ,mas estourei 4 pneus destes com 20.000 km rodados , daí troquei pelos 265x75x16 que equivalem ao 32" . Mas assim que estes acabarem devo mudar para os 285x75x16
Casa da transmissão4x4
27/03/2010, 16:12
DANILO ROCSTA
Usava o BF 33"x"12,5"x15" ,mas estourei 4 pneus destes com 20.000 km rodados , daí troquei pelos 265x75x16 que equivalem ao 32" . Mas assim que estes acabarem devo mudar para os 285x75x16
Então eu acho que os 35 vai ficar melhor com a relação 12x47.
Guilherme obrigado pela ajuda.
guilhermeabreu
28/03/2010, 00:21
CARO DANILO ROCSTA
Vejo que esta pegando a manha da coisa , com certeza com pneus 35" , e relação 12x47 , vc terá uma velocidade cruzeiro de 100/110 km/h ( boa velocidade cruzeiro diga-se de passagem ) NUM GIRO MAIS BAIXO .
É por ísto que estarei mudando para 13x46 ao invez de aumentar o pneu .
ABRAÇO
Casa da transmissão4x4
30/03/2010, 19:57
CARO DANILO ROCSTA
Vejo que esta pegando a manha da coisa , com certeza com pneus 35" , e relação 12x47 , vc terá uma velocidade cruzeiro de 100/110 km/h ( boa velocidade cruzeiro diga-se de passagem ) NUM GIRO MAIS BAIXO .
É por ísto que estarei mudando para 13x46 ao invez de aumentar o pneu .
ABRAÇO
Guilherme vc que esta mais por dentro do assunto acho que vc pode me ajudar: com este cambio clark 240 V e t-case toyota band dá para arrumar o guincho mecanico ? Ou tem que ter o cambio da toyota band tambem ?
RogérioNunes
30/03/2010, 20:24
Danilo, é possível usar o guincho mecânico com o 240V e tcase band, é só usar a tomada de força acoplada a Tcase que possui saída específica pra essa finalidade.
[]´s
Guilherme vc que esta mais por dentro do assunto acho que vc pode me ajudar: com este cambio clark 240 V e t-case toyota band dá para arrumar o guincho mecanico ? Ou tem que ter o cambio da toyota band tambem ?
tcase de toy tem tomada de força ? pelo que conheço tem que interligar a tcase..
Abraços,
Casa da transmissão4x4
30/03/2010, 22:10
Me parece que tem diferenças entre a tomada de força para o cambio 4 e 5 machas, quel será esta diferença ?
Me parece que tem diferenças entre a tomada de força para o cambio 4 e 5 machas, quel será esta diferença ?
pelo que eu saiba.. o guincho é ligado na tcase ( transfer case, onde aciona o 4x4 e a reduzida) então.. a caixa de marcha acho que não incluencia..
Abraços,
Srs.
Tenho guincho mecanico no meu Engesa com transferência de Toy e caixa de 5 marchas. A tomada de força é Ekron e só tive que adicionar uma engrenagem na t-case no lugar de uma bucha(onde engrena a tomada de força). Ficou bem apertado no chassi, mas tem espaço suficiente. Não sei se muda alguma coisa no 4 marchas, então prefiro não opinar.
Segue foto da tomada montada no chassi durante a reforma.
[]'s
Elmer_Jeep
31/03/2010, 16:31
As diferenças são apenas do fabricante, bisseli, ensimec, ekron.
A posição de montagem é uma só como na foto postada acima.
[]'s
RogérioNunes
31/03/2010, 16:52
Influência qdo é o câmbio antigo até 81 sem reduzida, nesse caso a tomada de força é ligada na lateral do câmbio e não na Tcase.
pelo que eu saiba.. o guincho é ligado na tcase ( transfer case, onde aciona o 4x4 e a reduzida) então.. a caixa de marcha acho que não incluencia..
Abraços,
Influência qdo é o câmbio antigo até 81 sem reduzida, nesse caso a tomada de força é ligada na lateral do câmbio e não na Tcase.
Ahhhh..
vivendo e aprendendo!
obrigadão!
Abraços,
Casa da transmissão4x4
31/03/2010, 20:14
:pensativo: Entendido, obrigado pela ajuda de todos.
CARLOS SIQUEIRA
01/04/2010, 13:18
Complementando as informações do ROGER (Rogério), com fotos obtidas aqui no fórum. A seta mostra a tampa da tomada lateral dos BISELLE. Também fiquei interessado em colocar mas, o suporte que fixa a t-case fica justamente na tampa traseira, onde sairia a tomada de força da EKRON, inviabilizando a instalação. Solução: após sonhar também com um guincho hidráulico, que "perdeu" a segunda via da polia para o ar condicionado, parti para um elétrico.
Casa da transmissão4x4
01/04/2010, 18:03
Complementando as informações do ROGER (Rogério), com fotos obtidas aqui no fórum. A seta mostra a tampa da tomada lateral dos BISELLE. Também fiquei interessado em colocar mas, o suporte que fixa a t-case fica justamente na tampa traseira, onde sairia a tomada de força da EKRON, inviabilizando a instalação. Solução: após sonhar também com um guincho hidráulico, que "perdeu" a segunda via da polia para o ar condicionado, parti para um elétrico.
Por que a sua fica atras da t-case e a do leoni fica na lateral, e por conta da marca ??
CARLOS SIQUEIRA
04/04/2010, 02:26
Danilo, estas fotos não são do meu carro. A minha caixa é original (240V), e a t-case, troquei a original pela da TOY, para isto, o suporte do "kit" de adaptação foi instalado na tampa trazeira da mesma, não possibilitando a colocação da tomada de força da EKRON. A tomada de força dos guinchos BISELLE é lateral, com um conjunto de engrenagens mostrado na outra foto. Estou instalando um guincho elétrico por este motivo.
[]'s Carlos Siqueira
Casa da transmissão4x4
04/04/2010, 17:12
Danilo, estas fotos não são do meu carro. A minha caixa é original (240V), e a t-case, troquei a original pela da TOY, para isto, o suporte do "kit" de adaptação foi instalado na tampa trazeira da mesma, não possibilitando a colocação da tomada de força da EKRON. A tomada de força dos guinchos BISELLE é lateral, com um conjunto de engrenagens mostrado na outra foto. Estou instalando um guincho elétrico por este motivo.
[]'s Carlos Siqueira
Somente a biselle que tem esta tomada de forca na lateral ? Nenhuma outra marca não tem ?
SERGIO AUGUSTO
04/04/2010, 17:55
Somente a biselle que tem esta tomada de forca na lateral ? Nenhuma outra marca não tem ?
Olá Danilo:
Da uma olhada na pagina do catalogo ferrol em anexo. Tenho o catalogo inteiro(é meio grande, por isso não posto todo o catálogo, quem precisar, me envia MP com email, que mando via email, tem PTO e bomba hidráulica pra todo tipo de Caixa de cambio), depois tiro uma cópia e deixo lá na REPEL pra voce.
Abraço
Casa da transmissão4x4
04/04/2010, 18:03
Olá Danilo:
Da uma olhada na pagina do catalogo ferrol em anexo. Tenho o catalogo inteiro(é meio grande, por isso não posto todo o catálogo, quem precisar, me envia MP com email, que mando via email, tem TPO e bomba hidráulica pra todo tipo de Caixa de cambio), depois tiro uma cópia e deixo lá na REPEL pra voce.
Abraço
Valeu Sergio.....
Daniel Lima
04/04/2010, 18:24
Carlos, qual o tamanho do guincho que vc está instalando? abraços
guilhermeabreu
04/04/2010, 20:05
ANTES DELE RESPONDER
Acho que deve ser um de 12.000libras , se não for , aconselho este tamanho pelo tamanho e peso do ENGESA .
CARLOS SIQUEIRA
05/04/2010, 01:13
Caros Daniel e Guilherme, estou instalando um 10.000 lbs, vindo lá das "terras dos gringos", comprado no grupo formado pelos amigos "SAMUKANVAS" e Bruno. Pelo que eles e alguns compradores disseram, ele é mais forte e potente que os outros, chegando próximo aos 12.000 lbs normais. Correndo tudo bem, a instalação ficará pronta nesta semana, assim que puder posto fotos.
[]'s Carlos Siqueira
guilhermeabreu
05/04/2010, 12:44
Caros Daniel e Guilherme, estou instalando um 10.000 lbs, vindo lá das "terras dos gringos", comprado no grupo formado pelos amigos "SAMUKANVAS" e Bruno. Pelo que eles e alguns compradores disseram, ele é mais forte e potente que os outros, chegando próximo aos 12.000 lbs normais. Correndo tudo bem, a instalação ficará pronta nesta semana, assim que puder posto fotos.
[]'s Carlos Siqueira
GRANDE AMIGO CARLOS SIQUEIRA
Estaremos em LAVRAS NOVAS de guincho novo em ? Parabens pela compra . Qual a marca do guincho ?
ABRAÇÃO
Casa da transmissão4x4
06/04/2010, 21:49
A capa seca para usar no MWM 2.8 com cambio 240 V e a da C-20 ?
Será que e a mesma do opala 6 CC ?
Danilo,
Como falei no meu post anterior a minha tomada de força é Ekron e é lateral. Como o Elmer já postou também, nas transferências com reduzida aquele é o local para montagem das tomadas, independente da marca.
[]'s
Casa da transmissão4x4
08/04/2010, 18:03
Danilo,
Como falei no meu post anterior a minha tomada de força é Ekron e é lateral. Como o Elmer já postou também, nas transferências com reduzida aquele é o local para montagem das tomadas, independente da marca.
[]'s
Leoni entendi. Valeu pela ajuda.
Casa da transmissão4x4
08/04/2010, 18:04
a capa seca do opala serve tambem no MWM 2.8 ?
RogérioNunes
08/04/2010, 21:52
A capa seca do opala não serve, deve ser a da C20.
[]´s
QUOTE=danilorocsta;1135197]a capa seca do opala serve tambem no MWM 2.8 ?[/QUOTE]
CARLOS SIQUEIRA
10/04/2010, 22:04
E aí "Guilhermão"!!!! Devido ao dilúvio desta semana, nem por aqui passei. O guincho é da marca "smitthibilt"(ou quase isso). Esta semana deve rolar a instalação, aí posto fotos.
[]'s Carlos Siqueira
P.S. Pega leve com o Rogério, pois o serviço para ir a L.N. é tranquilo e garantido. Deixe para apertar o pescoço do eletricista, pois estes, geralmente, são mais enrolados por natureza do ofício:mrgreen:.
guilhermeabreu
11/04/2010, 00:01
E aí "Guilhermão"!!!! Devido ao dilúvio desta semana, nem por aqui passei. O guincho é da marca "smitthibilt"(ou quase isso). Esta semana deve rolar a instalação, aí posto fotos.
[]'s Carlos Siqueira
P.S. Pega leve com o Rogério, pois o serviço para ir a L.N. é tranquilo e garantido. Deixe para apertar o pescoço do eletricista, pois estes, geralmente, são mais enrolados por natureza do ofício:mrgreen:.
CARO AMIGO CARLOS SIQUEIRA
Vc acertou em cheio , o eletricista falou que leva uns 15 dias pra fazer a parte elétrica toda .
Vamos ver , mas já andei mostrando meu punho pro ROGÉRIO .
ABRAÇÃO
Casa da transmissão4x4
11/04/2010, 22:14
A relação 11x47 servem sem adaptções do DANA44 ? Ela aplica para S-10 2.8 mas e o mesmo DANA44 das F-75 ?
guilhermeabreu
11/04/2010, 23:33
A relação 11x47 servem sem adaptções do DANA44 ? Ela aplica para S-10 2.8 mas e o mesmo DANA44 das F-75 ?
CARO AMIGO DANILOROCSTA
Como já falei aqui , já usei todas as relações coroa/pinhão que possa imaginar no meu ENGESA .
A relação 11x47 que vc esta falando é para diferencial DANA44 do ENGESA , JEEP , F-75 correto ? Caso seja afirmativo , esta relação 11x47 das S-10 2.8 que tem diferencial DANA 44-3 SERVEM NO DANA 44 do ENGESA , JEEP , F-75 , qdo moí uma relação desta 11x47 comprada num demanche saiu de uma F-75 , aí fui lá para comprar outro conjunto deste e ele não tinha , acabei comprando uma zerada da S-10 , SÓ QUE ANTES DE COMPRAR LEVEI A MINHA DE AMOSTRA E COMPAREI NO BALCÃO DA LOJA , ERAM IGUAIS , DAÍ COMPREI E COLOQUEI E FUNCIONOU SEM PROBLEMA , agora o pq que o difrencial da S-10 é DANA 44-3 e o da F-75 , ENGESA E JEEP É DANA 44 apenas , não sei , deve ter alguma diferença , MAS NA RELAÇÃO COROA/PINHÃO NÃO É COM CERTEZA .
paje_tapuya
28/05/2010, 01:57
Uma opção e desengatar primeiro as rodas livre e depois de andar um pouco puxar a alavanca da T-case, na minha Rural com T-case Toy esse macete funcionava.
Vou ver que consigo intalar a Caixa Toy este final de semana. ai eu posto as fotos.
Um Abração a todos.
Quando eu tinha band era assim que eu fazia sempre p desengatar...
Casa da transmissão4x4
07/07/2010, 14:56
Guilherme blz ? Você ja testou a nova relação (13x46) ? Eu fiz um teste com o meu mas a 110 km/h o motor já está quase a 3000 rpm, acho que vou mudar para 13x46 mas fiquei sabendo que tenho que trocar a caixa satelites, vc sabe desta informação ?
paje_tapuya
07/07/2010, 16:49
Guilherme blz ? Você ja testou a nova relação (13x46) ? Eu fiz um teste com o meu mas a 110 km/h o motor já está quase a 3000 rpm, acho que vou mudar para 13x46 mas fiquei sabendo que tenho que trocar a caixa satelites, vc sabe desta informação ?
Danilo, uso essa relação no Hulk com pneus 33" e minha velocidade de cruzeiro é de 85km/h e máxima 110km/h aferido por gps. Como ele ainda está com a t-case de f-1 pode ser que ele fique mais amarrado. Meu motor é um Q-20-B turbo. Qual o seu?
guilhermeabreu
07/07/2010, 19:41
CARO AMIGO DAMILOROCSTA
Eu já tenho esta relação 13x46 , já usei , ficou muito bom como já flei , só achei que fica com a retomada um pouco lerda , MAS VOU RECOLOCÁ-LA pq em 110 km/h realmente o motor esta na casa dos 2800 rpm , miuito bom para uma velocidade cruzeiro e polpa bastante o motor , só terei que ficar mudando de marcha mais vezes em caso de ultrapassagem mais rápida que quizer fazer , e no mais vai beleza , ainda mais que tenho a T-CASE da BAND , em trilhas uso a reduzida e acabou-se os problemas de estar longa demais .
Acho uma boa pedida esta relação 13x46 com o motor MWM 2.8 com cambio que não tem overdriving e com T-CASE com reduzida .
Vc tem que trocar a satélite/plantetária sim , para pinhão de ATÉ 12 DENTES é uma satélite/planetária , para pinhão com 13 dentes ou mais TEM QUE USAR OUTRA SATÉLITE/PLANETÁRIA .
Mas ainda não estou andando com o ENGESA , ainda esta no estaleiro .
Casa da transmissão4x4
07/07/2010, 20:44
Danilo, uso essa relação no Hulk com pneus 33" e minha velocidade de cruzeiro é de 85km/h e máxima 110km/h aferido por gps. Como ele ainda está com a t-case de f-1 pode ser que ele fique mais amarrado. Meu motor é um Q-20-B turbo. Qual o seu?
Page estou usando MWM 2.8, pneus 35, cambio clarck 240 V e a relação 12x47, vou colocar a t-case da band mais ainda vai demorar.
Mesmo assim minha velocidade de cruzeiro e na faixa de 100 a 110km/h e eu acho que um motor a 3000 rpm (mwm 2. 8) o jipe teria que estar a 120 km/h.
Casa da transmissão4x4
07/07/2010, 20:47
CARO AMIGO DAMILOROCSTA
Eu já tenho esta relação 13x46 , já usei , ficou muito bom como já flei , só achei que fica com a retomada um pouco lerda , MAS VOU RECOLOCÁ-LA pq em 110 km/h realmente o motor esta na casa dos 2800 rpm , miuito bom para uma velocidade cruzeiro e polpa bastante o motor , só terei que ficar mudando de marcha mais vezes em caso de ultrapassagem mais rápida que quizer fazer , e no mais vai beleza , ainda mais que tenho a T-CASE da BAND , em trilhas uso a reduzida e acabou-se os problemas de estar longa demais .
Acho uma boa pedida esta relação 13x46 com o motor MWM 2.8 com cambio que não tem overdriving e com T-CASE com reduzida .
Vc tem que trocar a satélite/plantetária sim , para pinhão de ATÉ 12 DENTES é uma satélite/planetária , para pinhão com 13 dentes ou mais TEM QUE USAR OUTRA SATÉLITE/PLANETÁRIA .
Mas ainda não estou andando com o ENGESA , ainda esta no estaleiro .
Vou estudar bastante guilherme talvez eu colocarei um cambio 5 machas da band com 5ª over.
Valeu.
guilhermeabreu
07/07/2010, 21:48
Page estou usando MWM 2.8, pneus 35, cambio clarck 240 V e a relação 12x47, vou colocar a t-case da band mais ainda vai demorar.
Mesmo assim minha velocidade de cruzeiro e na faixa de 100 a 110km/h e eu acho que um motor a 3000 rpm (mwm 2. 8) o jipe teria que estar a 120 km/h.
DANILOROCSTA
Aí é que vc bateu na minha agonia , ESTE MOTOR MWM , ou melhor QUALQUER MOTOR A DÍESEL não deve passar dos 3.000 rpm PARA VC TER UMA BOA LONGEVIDADE DELE .
E com cambio com a 5ª 1:1 é uma merda , vc tem 3.000 rpm a 98 km/h a 105 km/h dependendo do tamanho do pneu , e como ando muito pois trabalho a cada dia numa cidade vizinha , meu rítmo de andar é 100 a 115 km/h as vezes 120 km/h qdo estou compressa , aí o motor vai trabalhar a 3250 rpm , TENHO CERTEZA QUE ELE NÃO GOSTA DE ANDAR NESTE GIRO .
É por ísto que vou trocar a relação do meu para a 13x46 de novo .
Faço uma pergunta : o cambio de 5º marcha da BAND com a T-CASE vai caber no seu carro ? Pq no ENGESA não cabe pq o chassi é estreito demais , TEM QUE FAZER UM RECORTE NO CHASSI ou colocar tudo acima do chassi .
guilhermeabreu
07/07/2010, 21:53
PAJE_TAPUIA
O CARLOS SIQUEIRA tb tem um ENGESA com Q20B turbinado estava com relação 13x46 e mudou agora para uma mais longa e gostou demais com a nova relação , não me lembro direito qual ele colocou , mas ACHO que foi a 14x43 = 3,07 .
paje_tapuya
08/07/2010, 00:22
PAJE_TAPUIA
O CARLOS SIQUEIRA tb tem um ENGESA com Q20B turbinado estava com relação 13x46 e mudou agora para uma mais longa e gostou demais com a nova relação , não me lembro direito qual ele colocou , mas ACHO que foi a 14x43 = 3,07 .
Blz Guilherme, pelo que vejo o meu problema é mesmo minha t-case que amarra muito a viatura. Mas já estou pronto para troca-la. Comprei uma de d-20 engesa separada do câmbio. Só estou dando um tempo p me capitalizar e descobrir quem vai fazer. Aliás ele (Carlos) me indicou alguém aí da sua área... se não me engano.
Abração
Casa da transmissão4x4
08/07/2010, 21:17
DANILOROCSTA
Aí é que vc bateu na minha agonia , ESTE MOTOR MWM , ou melhor QUALQUER MOTOR A DÍESEL não deve passar dos 3.000 rpm PARA VC TER UMA BOA LONGEVIDADE DELE .
E com cambio com a 5ª 1:1 é uma merda , vc tem 3.000 rpm a 98 km/h a 105 km/h dependendo do tamanho do pneu , e como ando muito pois trabalho a cada dia numa cidade vizinha , meu rítmo de andar é 100 a 115 km/h as vezes 120 km/h qdo estou compressa , aí o motor vai trabalhar a 3250 rpm , TENHO CERTEZA QUE ELE NÃO GOSTA DE ANDAR NESTE GIRO .
É por ísto que vou trocar a relação do meu para a 13x46 de novo .
Faço uma pergunta : o cambio de 5º marcha da BAND com a T-CASE vai caber no seu carro ? Pq no ENGESA não cabe pq o chassi é estreito demais , TEM QUE FAZER UM RECORTE NO CHASSI ou colocar tudo acima do chassi .
Guilherme eu acho que cabe sim o cambio da band, pois já vi um cambio destes em cj aki no forum ( se eu não estiver enganado) , então meu chassis e da mesma largura dos cjs.
Agora e minha vez de perguntar : Como eu gosto do cambio 240 V estava pensando melhor em colocar a coroa e pinhão 13x46, se no meu caso com pneus 35 ficará melhor com essa relação (13x46) então no seu caso que os pneus são menores eu acho que vc deve colocar 14x43, que atingirá o giro nescessario para ter economia e reduzir o desgaste. Concordo que temos que pensar nos jipes na trilha tambem, mas no caso nosso que anda muito por asfalto devemos pensar mais em ter uma relação mais longa do que uma curta, já que temos caixa de redução, então por que vc já não coloca logo a 14x43 ?
Casa da transmissão4x4
08/07/2010, 21:47
Guilherme mais uma pergunta, quando se troca a caixa satelite tem que trocar tambem as pontas de eixos ? Ou troca somente a caixa satelite e mantem as satelites e planetarias (para trocar a coroa e pinhão 12x47 para 13x46)?
guilhermeabreu
10/07/2010, 01:45
Blz Guilherme, pelo que vejo o meu problema é mesmo minha t-case que amarra muito a viatura. Mas já estou pronto para troca-la. Comprei uma de d-20 engesa separada do câmbio. Só estou dando um tempo p me capitalizar e descobrir quem vai fazer. Aliás ele (Carlos) me indicou alguém aí da sua área... se não me engano.
Abração
PAJE
O seu problema não é a T-CASE que amarra muito .
O que AMARRA não é a T-CASE , é a caixa de marcha com 5ª 1:1 e a relação do diferencial ser curta demais , a T-CASE apenas transfere a força e a rotação que a caixa de marcha manda para os diferenciais . Para resolver ísto , TERIA QUE COMPRAR UMA CAIXA DE MARCHA COM 5ª OVERDRIVINGO E/OU TROACAR A RELAÇÃO DO DIFERENCIAL POR OUTRA MAIS LONGA .
guilhermeabreu
10/07/2010, 01:54
Guilherme eu acho que cabe sim o cambio da band, pois já vi um cambio destes em cj aki no forum ( se eu não estiver enganado) , então meu chassis e da mesma largura dos cjs.
Agora e minha vez de perguntar : Como eu gosto do cambio 240 V estava pensando melhor em colocar a coroa e pinhão 13x46, se no meu caso com pneus 35 ficará melhor com essa relação (13x46) então no seu caso que os pneus são menores eu acho que vc deve colocar 14x43, que atingirá o giro nescessario para ter economia e reduzir o desgaste. Concordo que temos que pensar nos jipes na trilha tambem, mas no caso nosso que anda muito por asfalto devemos pensar mais em ter uma relação mais longa do que uma curta, já que temos caixa de redução, então por que vc já não coloca logo a 14x43 ?
CARO AMIGO DANILOROCSTA
Realmente nosso uso é bem parecido , TEMOS QUE ALONGAR BEM PARA FICAR CONFOTÁVEL NO ASFALTO , mas como disse , já usei a 13x46 com pneus 33" e achei até um pouco longa demais , AS RETOMADAS FICAM BEM LENTAS , LERDAS , por ísto que voltei para a 12x47 , MAS NÃO ESTOU SATISFEITO , é por ísto que vou voltar para a 13x46 MESMO ACHANDO QUE NAS RETOMADAS FICA UM POUCO LERDA , MAS NA VELOCIDADE CRUZEIRO FICA EXCELENTE .
Na minha opinião vc com pneus 35" vai ficar mais lerdo ainda e para mim NÃO GOSTARIA DESTA FORMA , ou seja mesmo eu com pneus menores do que o seu a relação 13x46 , ESTARIA NO LIMITE PARA SER ALONGADA , mais do que ísto , eu teria que tomar DIAZEPAN para conter a raiva nas ultrapasagens superlentas .
No seu caso vc poderá até achar bom a relação 13x46 compneus 35" , mas para mim ficaria longo demais .
Logo a relação 14x43 como vc sugeriu para mim , EU NÃO AGUENTARIA ANDAR COM ELA alem de ter a possibilidade do motor não conseguir empurrar o ENGESA numa subida de serra ou pequenos aclives .
guilhermeabreu
10/07/2010, 02:00
Guilherme mais uma pergunta, quando se troca a caixa satelite tem que trocar tambem as pontas de eixos ? Ou troca somente a caixa satelite e mantem as satelites e planetarias (para trocar a coroa e pinhão 12x47 para 13x46)?
DANILOROCSTA
Para vc trocar a relação de coroa/pinhão de 12x47 para a 13x46 VC TEM QUE TROCAR TODO O MIOLO DO DIFERENCIAL , OU SEJA ; vc tem que trocar a relação de coroa/pinhão + a caixa satélite com sua respectiva planetária da 12x47 para a relação de coroa/pinhão + a caixa satélite com sua respectiva planetária da 13x46 .
Não precisa de troca as pontas de eixo .
Casa da transmissão4x4
10/07/2010, 17:48
DANILOROCSTA
Para vc trocar a relação de coroa/pinhão de 12x47 para a 13x46 VC TEM QUE TROCAR TODO O MIOLO DO DIFERENCIAL , OU SEJA ; vc tem que trocar a relação de coroa/pinhão + a caixa satélite com sua respectiva planetária da 12x47 para a relação de coroa/pinhão + a caixa satélite com sua respectiva planetária da 13x46 .
Não precisa de troca as pontas de eixo .
Guilherme minhas pontas de eixos são de 19 estrias, e a caixa satelite que eu pretendo colocar são as da D-20 com DANA44 mas são de 30 estrias, então com 30 estrias ja não serve nas minhas pontas de eixos, e então a minha pergunta existe caixa satelite para a relação 13x46 com 19 estrias ?
paje_tapuya
10/07/2010, 17:54
PAJE
O seu problema não é a T-CASE que amarra muito .
O que AMARRA não é a T-CASE , é a caixa de marcha com 5ª 1:1 e a relação do diferencial ser curta demais , a T-CASE apenas transfere a força e a rotação que a caixa de marcha manda para os diferenciais . Para resolver ísto , TERIA QUE COMPRAR UMA CAIXA DE MARCHA COM 5ª OVERDRIVINGO E/OU TROACAR A RELAÇÃO DO DIFERENCIAL POR OUTRA MAIS LONGA .
Mas não é o caso de minha cx te marcha sendo uma 240V? Ela não é overdrive? Eu achava que a t-case, sendo mais um par engrenado, fosse a causa. Mesmo minha relação sendo 13x46??
Mas vai ficar aqui, onde está, minha solução vai ser mesmo pneu 35. Aliás, acho que um carro desse tamanho e dessa altura não precisa correr tanto. Prefiro curtir mais devagar mesmo. Se eu tivesse pressa não teria um 4x4 e sim um dodjão. Meu objetivo não é chegar antes e sim chegar lá...
Abraço e valeu pelo clareamento das coisas.
Casa da transmissão4x4
10/07/2010, 19:29
Mas não é o caso de minha cx te marcha sendo uma 240V? Ela não é overdrive? Eu achava que a t-case, sendo mais um par engrenado, fosse a causa. Mesmo minha relação sendo 13x46??
Mas vai ficar aqui, onde está, minha solução vai ser mesmo pneu 35. Aliás, acho que um carro desse tamanho e dessa altura não precisa correr tanto. Prefiro curtir mais devagar mesmo. Se eu tivesse pressa não teria um 4x4 e sim um dodjão. Meu objetivo não é chegar antes e sim chegar lá...
Page se vc trocar a relação seu jipe o motor deve abaixar em torno de 450 RPM, e se vc colocar os pneus( 35) o motor deve baixar em torno de 300 RPM.
Isto e medidas proximas.
guilhermeabreu
10/07/2010, 23:25
Guilherme minhas pontas de eixos são de 19 estrias, e a caixa satelite que eu pretendo colocar são as da D-20 com DANA44 mas são de 30 estrias, então com 30 estrias ja não serve nas minhas pontas de eixos, e então a minha pergunta existe caixa satelite para a relação 13x46 com 19 estrias ?
CARO DANILO ROCSTA
Agora clareou a dúvida , MAS EXISTE SIM PQ QDO COMPREI A RELAÇÃO 13X46 , eu não troquei os semieixos , ou seja : os semieixos meus são os originais ainda e a relação 13x46 para a frente DANA 30 comprei de um opala num desmanche de opalas paguei R$50,00 no diferencial do opala completo , mas só queria a CAIXA SATÉLITE + PLANETÁRIAS E A RELAÇÃO COROA/PINHÃO , já o traseiro DANA 44 não lembro onde comprei a satélite/plantária , MAS EXISTE SIM .
guilhermeabreu
10/07/2010, 23:39
GRANDE PAJE_TAPUIA
Vamos lá então : Acho que vc ainda não entendeu direito , mas vamos lá :
A caixa CLARK 240V tem 5 marchas e a 5ª não é OVERDRIVING , é 1:1 , mas é uma puta de uma caixa , NÃO QUEBRA , para mim só tem este defeito . Por ísto optei tb em ficar com ela . Se eu tivessse grana sobrando , colocaria a caixa EATON 2305 B da SILVERADO ela é tão parruda qto a 240V e tem a 5ª OVERDRIVING mas uma caixa desta deve estar na faixa de uns R$3.500,00 fora a adaptação .
Vc colocando a relação 13x46 vc estará alongando a relação do diferencial , logo fará com que ele fique mais solto em velocidade cruzeiro , SÓ QUE VAI PERDER FORÇA EM BAIXA ROTAÇÃO NUMA TRILHA , É POR ÍSTO QUE DEVE TROCAR A T-CASE POR UMA QUE TENHA REDUZIDA assim resolveria este problema .
RESUMINDO :
Já foi falado aqui várias vezes , mas vai lá de novo , qdo vc tem uma caixa de marcha que não tem a 5ª OVERDRIVING como a CLARK 240V , NÃO EXISTE RELAÇÃO QUE FIQUE BOA PARA ASFALTO E BOA PARA TRILHA , qdo fica boa para asfalto fica longa demais para trilha , qdo fica boa para trilha fica AMARRADO DEMAIS NO ASFALTO .
Com a 13x46 que vc pretende colocar e com a CLARK 240V e T-CASE ORIGINAL o seu carro ficará bom ( solto ) para asfalto e fraco ( sem força ) para trilha , ainda mais com pneus 35" . o meu com pneu 33" que estava qdo usei a 13x46 ficou bom de asfalto e fraco para trilha MAS AGORA EU TENHO A T-CASE DA BAND QUE TEM REDUZIDA , AÍ NO MEU CASO EU RESOLVÍ ESTE PROBLEMA DE TRILHA .
guilhermeabreu
10/07/2010, 23:50
Page se vc trocar a relação seu jipe o motor deve abaixar em torno de 450 RPM, e se vc colocar os pneus( 35) o motor deve baixar em torno de 300 RPM.
Isto e medidas proximas.
RESUMINDO A MINHA OPINIÃO
Um 4x4 com motor MWM 2.8 com relação 13x46 e pneus 35" , esta relação ficará longa demais , o motor fará um esforço muito grande para empurrar ísto tudo e se andar a 110km/h mesmo em 2750 rpm vai superaquecer de tanta força que fará .
ACONTECEU ÍSTO COMIGO COM PNEUS 33" QDO CHEGAVA AOS 3000RPM A TEMPERATURA SUBIA DEMAIS .
Vou voltar a relação 13x46 , MAS FIZ UM TRABALHO DE MELHORAR A REFRIGERAÇÃO , TROCANDO O RADIADOR E COLOCANDO UMA COIFA ENTRE A HÉLICE E O RADIADOR MUITO BOA .
Hoje tive a oportunidade de testar mesmo parado , pq o ENGESA ainda esta no estaleiro , mas com a coifa pronta , qdo acelerei a pressão de succção da hélice foi tão grande que puxou uma estopa para o radiador , acredito que eu conseguí acertar a refrigeração deste motor MWM 2.8 , só falta o teste real com ele andando e fazendo esforço e a 3.000 rpm para concluír se o meu trabalho desta melhora na refrigeração resoveu em definitivo esta DURA PARADA DE SUPERAQUECIMENTO .
Casa da transmissão4x4
11/07/2010, 08:33
RESUMINDO A MINHA OPINIÃO
Um 4x4 com motor MWM 2.8 com relação 13x46 e pneus 35" , esta relação ficará longa demais , o motor fará um esforço muito grande para empurrar ísto tudo e se andar a 110km/h mesmo em 2750 rpm vai superaquecer de tanta força que fará .
ACONTECEU ÍSTO COMIGO COM PNEUS 33" QDO CHEGAVA AOS 3000RPM A TEMPERATURA SUBIA DEMAIS .
Vou voltar a relação 13x46 , MAS FIZ UM TRABALHO DE MELHORAR A REFRIGERAÇÃO , TROCANDO O RADIADOR E COLOCANDO UMA COIFA ENTRE A HÉLICE E O RADIADOR MUITO BOA .
Hoje tive a oportunidade de testar mesmo parado , pq o ENGESA ainda esta no estaleiro , mas com a coifa pronta , qdo acelerei a pressão de succção da hélice foi tão grande que puxou uma estopa para o radiador , acredito que eu conseguí acertar a refrigeração deste motor MWM 2.8 , só falta o teste real com ele andando e fazendo esforço e a 3.000 rpm para concluír se o meu trabalho desta melhora na refrigeração resoveu em definitivo esta DURA PARADA DE SUPERAQUECIMENTO .
Guilherme vc acabou de tocar em outro assunto que eu queria, apesar que tem um topico aki sobre radiadores de agua /ac no MWM 2.8 eu ja vou relatar meu começo de experiencia. Ontem mesmo eu coloquei a valvula termostato em meu motor (não tinha colocado antes porque estava aguardando um relogio de temperatura mecanico) e aproveitei e coloquei aditivo, então ontem mesmo andei bastante em circuito dentro da cidade e o marcador não passou dos 75º e tinha hora que ficava entre 70º a 75º, mas não fiz teste na rodovia com valvula termostato mas devo fazer hoje e vou andar uns 40 km e na semana que vem já vou fazer uma viagem e posto como foi o comportamento. Só acho que o motor está trabalhando muito frio sendo a valvula abre somente aos 79º, estranho !!!!!!!
guilhermeabreu
11/07/2010, 12:09
Guilherme vc acabou de tocar em outro assunto que eu queria, apesar que tem um topico aki sobre radiadores de agua /ac no MWM 2.8 eu ja vou relatar meu começo de experiencia. Ontem mesmo eu coloquei a valvula termostato em meu motor (não tinha colocado antes porque estava aguardando um relogio de temperatura mecanico) e aproveitei e coloquei aditivo, então ontem mesmo andei bastante em circuito dentro da cidade e o marcador não passou dos 75º e tinha hora que ficava entre 70º a 75º, mas não fiz teste na rodovia com valvula termostato mas devo fazer hoje e vou andar uns 40 km e na semana que vem já vou fazer uma viagem e posto como foi o comportamento. Só acho que o motor está trabalhando muito frio sendo a valvula abre somente aos 79º, estranho !!!!!!!
CARO AMIGO DANILO ROCSTA
Não é estranho não , VC APENAS ANDOU DENTRO DA CIDADE POR POUCO TEMPO E A TEMPERATURA AMBIENTE ESTA BEM BAIXA , ESTAMOS NO INVERNO , ÍSTO É NORMAL , aqui que a temperatura ambiente é maior acontece tb , as vezes o ponteiro da temperatura nem mexe .
Para vc ter uma idéia real da coisa vc nesta viagem terá que pisar e andar a 3200 rpm por uns 10 minutos , mesmo assim acho que não dará para comprovar em definitivo pq o clima esta frio , este teste se vc fizer no verão dará para chegar a conclusão final .
Mas tenho certeza que se vc fizer este teste no verão a temperatura vai subir , agora não sei as medidas do seu radiador , se o seu radiador tiver 2450 cm² ou menor e andar a 3200 rpm no verão COM CERTEZA VAI ESQUENTAR .
Casa da transmissão4x4
11/07/2010, 12:32
CARO AMIGO DANILO ROCSTA
Não é estranho não , VC APENAS ANDOU DENTRO DA CIDADE POR POUCO TEMPO E A TEMPERATURA AMBIENTE ESTA BEM BAIXA , ESTAMOS NO INVERNO , ÍSTO É NORMAL , aqui que a temperatura ambiente é maior acontece tb , as vezes o ponteiro da temperatura nem mexe .
Para vc ter uma idéia real da coisa vc nesta viagem terá que pisar e andar a 3200 rpm por uns 10 minutos , mesmo assim acho que não dará para comprovar em definitivo pq o clima esta frio , este teste se vc fizer no verão dará para chegar a conclusão final .
Mas tenho certeza que se vc fizer este teste no verão a temperatura vai subir , agora não sei as medidas do seu radiador , se o seu radiador tiver 2450 cm² ou menor e andar a 3200 rpm no verão COM CERTEZA VAI ESQUENTAR .
Guilherme acabei de chegar da rodovia, a temperatura está variando bastante mesmo com dois marcadores de temperatua, então vamos-lá :
andando sem foçar entre 90 a 100 km/h o motor fica na faixa de 2500 rpm e a temperatura na casa dos 75º a 80º quando eu resolvi pisar fundo subindo a 125 km/h e o motor a 3000 rpm a temperatura não passou dos 85º ate o momento tudo ok. Meu radiador e um pouco menor que o da frontier com mwm 2.8 e tem tambem 2 fileiras.
Agora sobre a relação coroa e pinhão ficou bom sim 12x47 e pneus 35, talvez uma 41x11 (3,72)ficaria ligeiramente melhor, mas não compensa o investimento, e a 13x46 fica longa sim.
O contador de giro ficou assim :
2500 RPM velocidade de 104 km/h
2850 RPM velocidade de 120 km/h
3000 RPM velocidade de 128 km/h
Por tratar de um jipe está tudo otimo as velocidades x rpm citadas .
As medidas do radiador são 4,212cm2, qualquer duvida com fotos :http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=50944&page=7
mensagem 63 e 64.
Valeu por toda ajuda, abraço.
guilhermeabreu
11/07/2010, 14:22
Guilherme acabei de chegar da rodovia, a temperatura está variando bastante mesmo com dois marcadores de temperatua, então vamos-lá :
andando sem foçar entre 90 a 100 km/h o motor fica na faixa de 2500 rpm e a temperatura na casa dos 75º a 80º quando eu resolvi pisar fundo subindo a 125 km/h e o motor a 3000 rpm a temperatura não passou dos 85º ate o momento tudo ok. Meu radiador e um pouco menor que o da frontier com mwm 2.8 e tem tambem 2 fileiras.
Agora sobre a relação coroa e pinhão ficou bom sim 12x47 e pneus 35, talvez uma 41x11 (3,72)ficaria ligeiramente melhor, mas não compensa o investimento, e a 13x46 fica longa sim.
O contador de giro ficou assim :
2500 RPM velocidade de 104 km/h
2850 RPM velocidade de 120 km/h
3000 RPM velocidade de 128 km/h
Por tratar de um jipe está tudo otimo as velocidades x rpm citadas .
As medidas do radiador são 4,212cm2, qualquer duvida com fotos :http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=50944&page=7
mensagem 63 e 64.
Valeu por toda ajuda, abraço.
DANILO ROCSTA
Realmente melhora um pouco sim , ou até melhora bem , mas como vc mesmo disse , NÃO COMPENSA O INVESTIMENTO , corretíssimo .
Agora seu radiador é um monstro , eu medí um radiador de uma X-TERRA com MWM 2.8 , o radiador é menor do esta medida que tem no seu , será que vc não se enganou nas medidas ? Dá uma conferida na largura e na altura do seu radiador fazendo um favor .
Qto a temperatura esta beleza , outra coisa que não me lembro , qual é o seu cambio ? Tem 5ª OVERDRIVING ?
paje_tapuya
11/07/2010, 16:25
GRANDE PAJE_TAPUIA
Vamos lá então : Acho que vc ainda não entendeu direito , mas vamos lá :
A caixa CLARK 240V tem 5 marchas e a 5ª não é OVERDRIVING , é 1:1 , mas é uma puta de uma caixa , NÃO QUEBRA , para mim só tem este defeito . Por ísto optei tb em ficar com ela . Se eu tivessse grana sobrando , colocaria a caixa EATON 2305 B da SILVERADO ela é tão parruda qto a 240V e tem a 5ª OVERDRIVING mas uma caixa desta deve estar na faixa de uns R$3.500,00 fora a adaptação .
Vc colocando a relação 13x46 vc estará alongando a relação do diferencial , logo fará com que ele fique mais solto em velocidade cruzeiro , SÓ QUE VAI PERDER FORÇA EM BAIXA ROTAÇÃO NUMA TRILHA , É POR ÍSTO QUE DEVE TROCAR A T-CASE POR UMA QUE TENHA REDUZIDA assim resolveria este problema .
RESUMINDO :
Já foi falado aqui várias vezes , mas vai lá de novo , qdo vc tem uma caixa de marcha que não tem a 5ª OVERDRIVING como a CLARK 240V , NÃO EXISTE RELAÇÃO QUE FIQUE BOA PARA ASFALTO E BOA PARA TRILHA , qdo fica boa para asfalto fica longa demais para trilha , qdo fica boa para trilha fica AMARRADO DEMAIS NO ASFALTO .
Com a 13x46 que vc pretende colocar e com a CLARK 240V e T-CASE ORIGINAL o seu carro ficará bom ( solto ) para asfalto e fraco ( sem força ) para trilha , ainda mais com pneus 35" . o meu com pneu 33" que estava qdo usei a 13x46 ficou bom de asfalto e fraco para trilha MAS AGORA EU TENHO A T-CASE DA BAND QUE TEM REDUZIDA , AÍ NO MEU CASO EU RESOLVÍ ESTE PROBLEMA DE TRILHA .
Mais uma vez agradeço as respostas Guilherme. Mas o meu engesão já está com 13x46 mas t-case de f-1. E as médias são aquelas que passei (85Km/h de cruzeiro) aferidas no gps. Não sei se sou eu que cando da barulheira (gemido) da f-1 e tb pelo fato de ja ter moido duas dela, que tenho um certo receio de abusar do pé. Onde eu costumava rodar, areias, dunas e sertão com muita erosão e lama de vez em quando, nunca senti falta da reduzida. E muita trilha eu fiz tudo de 4x2, somente acionando a tração poucas vezes. Eu estou satisfeito com a relação 13x43. Meu medo mesmo e a t-case sofrendo com o torque do meu motor. Mas já providenciei uma de d-20 e vou colocar bloqueio no dois eixos.Qualquer coisa, se faaltar tração, mando ver no guincho (que até hj só usei p os outros).
Abração
Casa da transmissão4x4
11/07/2010, 16:35
DANILO ROCSTA
Realmente melhora um pouco sim , ou até melhora bem , mas como vc mesmo disse , NÃO COMPENSA O INVESTIMENTO , corretíssimo .
Agora seu radiador é um monstro , eu medí um radiador de uma X-TERRA com MWM 2.8 , o radiador é menor do esta medida que tem no seu , será que vc não se enganou nas medidas ? Dá uma conferida na largura e na altura do seu radiador fazendo um favor .
Qto a temperatura esta beleza , outra coisa que não me lembro , qual é o seu cambio ? Tem 5ª OVERDRIVING ?
Guilherme meu radiador e menor que o da nissam frontier, acontece que essa medição foi feita por que devido a ser duas canaletas o valor da troca de calor e multiplicado por 2, o meu radiador e cerca de 15% menor que da x-terra, a colmeia tem 39x54, mas o radiador e de aluminio o que fez baixar cerca de 5º no motor antigo veja bem na pagina que eu te passei no endereço mais acima.
O meu cambio e o clarck 240 V .
guilhermeabreu
11/07/2010, 18:31
Guilherme meu radiador e menor que o da nissam frontier, acontece que essa medição foi feita por que devido a ser duas canaletas o valor da troca de calor e multiplicado por 2, o meu radiador e cerca de 15% menor que da x-terra, a colmeia tem 39x54, mas o radiador e de aluminio o que fez baixar cerca de 5º no motor antigo veja bem na pagina que eu te passei no endereço mais acima.
O meu cambio e o clarck 240 V .
DANILO ROCSTA
Na realidade seu radiador tem 2106 cm² de área de troca e não 4212 cm² como vc citou , embora ele tenha 2 carreiras de canaletas , o valor ada área de troca não dobra , apenas aumenta a cubagem , ou seja aumenta a quantidade de água e tb melhora a troca de calor , MAS NÃO DOBRA , como já falei o meu era o original com 3 canaletas e troquei por um de 5 canaletas e não resolveu o problema , agora sinceramente não sei como o seu carro não esquenta com um radiador tão pequeno como este que vc esta , será pq o clima aí é sempre frio ??? Fico aqui matutando para tentar entender ísto , ou será pelo tipo de construção deste radiador , o meu agora é tb com colméia de alumínio , vamos ver se eu tb resolví o meu ´problema de aquecer o bichão
guilhermeabreu
11/07/2010, 18:35
Mais uma vez agradeço as respostas Guilherme. Mas o meu engesão já está com 13x46 mas t-case de f-1. E as médias são aquelas que passei (85Km/h de cruzeiro) aferidas no gps. Não sei se sou eu que cando da barulheira (gemido) da f-1 e tb pelo fato de ja ter moido duas dela, que tenho um certo receio de abusar do pé. Onde eu costumava rodar, areias, dunas e sertão com muita erosão e lama de vez em quando, nunca senti falta da reduzida. E muita trilha eu fiz tudo de 4x2, somente acionando a tração poucas vezes. Eu estou satisfeito com a relação 13x43. Meu medo mesmo e a t-case sofrendo com o torque do meu motor. Mas já providenciei uma de d-20 e vou colocar bloqueio no dois eixos.Qualquer coisa, se faaltar tração, mando ver no guincho (que até hj só usei p os outros).
Abração
PAJE
Aí vai virar o bicho .
Casa da transmissão4x4
11/07/2010, 18:43
DANILO ROCSTA
Na realidade seu radiador tem 2106 cm² de área de troca e não 4212 cm² como vc citou , embora ele tenha 2 carreiras de canaletas , o valor ada área de troca não dobra , apenas aumenta a cubagem , ou seja aumenta a quantidade de água e tb melhora a troca de calor , MAS NÃO DOBRA , como já falei o meu era o original com 3 canaletas e troquei por um de 5 canaletas e não resolveu o problema , agora sinceramente não sei como o seu carro não esquenta com um radiador tão pequeno como este que vc esta , será pq o clima aí é sempre frio ??? Fico aqui matutando para tentar entender ísto , ou será pelo tipo de construção deste radiador , o meu agora é tb com colméia de alumínio , vamos ver se eu tb resolví o meu ´problema de aquecer o bichão
Guilherme sobre a cidade aki e um forno, quem conhece aki sebe bem o que é um ar parado(não venta) e muito calor, o que esse radiador tem de bom e justamente o material, o outro antigo eram de 3 canaletas grandes(grossas) mas o radiador e de ferro e foi como eu disse o motor abaixou na media de 5º na temperatura .
Eu devo fazer uma viagem no proximo domingo de 200 km e tem retas que vou tentar andar pelo menos na faixa de 3.000 rpm e ver como ficará a temperatura.
Você qual a capacidade cubica do radiador da s10 2.8 ?
guilhermeabreu
11/07/2010, 18:55
Guilherme sobre a cidade aki e um forno, quem conhece aki sebe bem o que é um ar parado(não venta) e muito calor, o que esse radiador tem de bom e justamente o material, o outro antigo eram de 3 canaletas grandes(grossas) mas o radiador e de ferro e foi como eu disse o motor abaixou na media de 5º na temperatura .
Eu devo fazer uma viagem no proximo domingo de 200 km e tem retas que vou tentar andar pelo menos na faixa de 3.000 rpm e ver como ficará a temperatura.
Você qual a capacidade cubica do radiador da s10 2.8 ?
DANILOROCSTA
Não sei te informar a cubagem do radiador da S-10 qdo fui fazer a modificação do radiador ví na mão o radiador original da S-10 2.8 e tirei as medidas , ele tem 74 cm de largura x 36 cm de altura , não me lembro direito , aí eu quiz colocar um maior ainda que foi o do ômega 4.1 que tem 74 cm de largura x 49 cm de altura que tem o mesmo material e modo de construção do radiador da S-10 , não me preocupei com a cubagem , pois eu estava procurando um radiador com maior área de troca possível , daí coloquei um maior do que o original deste motor , por ísto acho que estarei com folga na segurança de que vai ficar bom .
Mas se aí é quente , A ÚNICA RESPOSTA QUE TEM PARA O SEU CARRO NÃO ESQUENTAR É O TIPO DE MATERIAL E TIPO DE CONSTRUÇÃO DO SEU RADIADOR .
Casa da transmissão4x4
11/07/2010, 20:53
DANILOROCSTA
Não sei te informar a cubagem do radiador da S-10 qdo fui fazer a modificação do radiador ví na mão o radiador original da S-10 2.8 e tirei as medidas , ele tem 74 cm de largura x 36 cm de altura , não me lembro direito , aí eu quiz colocar um maior ainda que foi o do ômega 4.1 que tem 74 cm de largura x 49 cm de altura que tem o mesmo material e modo de construção do radiador da S-10 , não me preocupei com a cubagem , pois eu estava procurando um radiador com maior área de troca possível , daí coloquei um maior do que o original deste motor , por ísto acho que estarei com folga na segurança de que vai ficar bom .
Mas se aí é quente , A ÚNICA RESPOSTA QUE TEM PARA O SEU CARRO NÃO ESQUENTAR É O TIPO DE MATERIAL E TIPO DE CONSTRUÇÃO DO SEU RADIADOR .
Esse radiador que vc vai colocar provalvelmente vai ficar muuuuito bom. Agora mesmo resolvi dar mais uma voltinha, e realmente andando bem devagar na cidade o motor fica na faixa de 70º a 75º, como por aki a cidade e bem apertada o tempo inteiro fica no para e anda, e nessa temperatura o motor fica na faixa de 1200 rpm, mas e como eu disse tenho que fazer muito testes para ter certeza que não irá aquecer, há ainda não cortei meu capô para refrigerar o intercooler.
guilhermeabreu
11/07/2010, 22:56
Esse radiador que vc vai colocar provalvelmente vai ficar muuuuito bom. Agora mesmo resolvi dar mais uma voltinha, e realmente andando bem devagar na cidade o motor fica na faixa de 70º a 75º, como por aki a cidade e bem apertada o tempo inteiro fica no para e anda, e nessa temperatura o motor fica na faixa de 1200 rpm, mas e como eu disse tenho que fazer muito testes para ter certeza que não irá aquecer, há ainda não cortei meu capô para refrigerar o intercooler.
DANILOROCSTA
Cortar o capô é o de menos , a bosta é fixar o intercooler alinhado com o capô para facilitar a colocação da borracha de vedação , UUUUFA conseguí , o fibreiro que reposicionou o intercooler .
Casa da transmissão4x4
12/07/2010, 13:28
DANILOROCSTA
Cortar o capô é o de menos , a bosta é fixar o intercooler alinhado com o capô para facilitar a colocação da borracha de vedação , UUUUFA conseguí , o fibreiro que reposicionou o intercooler .
:pensativo::pensativo::pensativo::pensativo:...... ...eu ainda não sofri isso.kkkkkkk
paje_tapuya
13/07/2010, 22:25
PAJE
Aí vai virar o bicho .
Espero que sim, tô tão animado que já tô negociando uma capota fechada...
LauroZAP
21/07/2010, 03:15
Li muito aqui no forum antes de optar por transferencia de Toyota com 240V.
Comprei a transfer Toyota, kit Enfer e alavanca Toyota.
Ocorreram acertos nas furacoes do kit, principalmente na tampa traseira, esta engatando bem o 4x4 e a reduzida, pelo menos com a caixa ainda fora do carro.
Agora falta espaço para aquela panela de freio atras e para o sensor de engate pela mesma razao.
Reli todo o topico hoje e nao encontrei referencia a ligacao do sensor. Tenho certeza de ter lido que realmente havia uma dificuldade aí. Usei fotos da montagem do kit que estavam em outro topico que nao localizei hoje.
Nao pude passar na oficina ainda, acho que rebater um terminal para cima e outro para baixo deve ser suficiente para passar os fios. A solucao seria essa ? Quem ja instalou, usou aquela panela ?
Agradeço ajuda.
F1 88 4cc gas
Então LauroZAP!
A solução que já li aqui no fórum, foi rebater o chassi.
Alguns mais radicais, recortam o chassi.
Eu tinha fotos desse sistema, mais entre uma formatação e outra, se foram.
Eram fotos boas, feitas debaixo do engesa, em uma vala de trocar óleo, entenderia perfeitamente o que digo.
Logo o pessoal acha.
Abraços,
Kim.
paje_tapuya
21/07/2010, 13:18
Então LauroZAP!
A solução que já li aqui no fórum, foi rebater o chassi.
Alguns mais radicais, recortam o chassi.
Eu tinha fotos desse sistema, mais entre uma formatação e outra, se foram.
Eram fotos boas, feitas debaixo do engesa, em uma vala de trocar óleo, entenderia perfeitamente o que digo.
Logo o pessoal acha.
Abraços,
Kim.
Putz! Tive esse problema essa semana. Formatei e perdi muita coisa. Aliás, Tô em dívida com vc, Kim. Essa semana eu resolvo aquilo com vc e te passo um email. Tô em final de semestre na pós e imagina o que um pc não faz falta...
paje_tapuya
21/07/2010, 13:53
Guilheme Abreu, ainda está com a transferência original do Engesa? Vende?
Vc quer uma de fase 1? vendo a minha novinha depois de instalado só rodei menos de 1000 km com ela.
RogérioNunes
21/07/2010, 17:22
Lauro, instalei tcase de band no 240V no engesa, um com motor MWM 2.8 e outra com Q20B.Não é preciso rebater nem cortar chassi para instalar o interruptor do 4x4 e para panela de freio o espaço é mais que suficiente. No caso do interruptor, é só folgar os calços do motor e deslocar todo conjunto ligeiramente o suficiente para que possa conectar os fios.Talves tenha que rebater um pouco a lata no local onde trabalha o garfo de acionamento da embreagem.
Noi primeiro kit(ENFER) também tive essa mesma dificuldade, erro grosseiro de usinagem na furação da tampa traseira e pelo visto continua até hj...
Li muito aqui no forum antes de optar por transferencia de Toyota com 240V.
Comprei a transfer Toyota, kit Enfer e alavanca Toyota.
Ocorreram acertos nas furacoes do kit, principalmente na tampa traseira, esta engatando bem o 4x4 e a reduzida, pelo menos com a caixa ainda fora do carro.
Agora falta espaço para aquela panela de freio atras e para o sensor de engate pela mesma razao.
Reli todo o topico hoje e nao encontrei referencia a ligacao do sensor. Tenho certeza de ter lido que realmente havia uma dificuldade aí. Usei fotos da montagem do kit que estavam em outro topico que nao localizei hoje.
Nao pude passar na oficina ainda, acho que rebater um terminal para cima e outro para baixo deve ser suficiente para passar os fios. A solucao seria essa ? Quem ja instalou, usou aquela panela ?
Agradeço ajuda.
F1 88 4cc gas
RogérioNunes
21/07/2010, 18:36
Essa tcase Bad foi instalada no 240V com motor Q20B.
Paje!
Tranquilo!!:concordo:
Roger, semprfe prestativo!
Bem, vou transmitir no que passei na colocação do conjunto Toy no Fuzila.
Começando a colocação, foram tomadas todas as providências, pois os relatos que havia lido aqui eram que a t-case não serviria no chassi.
Colocou-se o motor, e partiram para a colocação no chassi.
Serviu!!!
O conjunto ficou levemente em transversal (não é perceptível), e a t-case serviu no chassi.
A lata, foi outra história.
O tunel foi refeito, devido ao cilindro de embreagem.
Mais ficou bom.
Abraços.
Kim.
guilhermeabreu
21/07/2010, 19:37
KIM
O que se tem falado aqui é que a CAIXA DE MARCHA DE 5 MARCHAS DA BAND é que não cabe no chassi do ENGESA e tem que recortar o chassi caso queira colocar assim mesmo , e não a T-CASE da BAND .
RicardoSW
21/07/2010, 19:51
E a cx de tranf da band que nao cabe no espaco do chassi.Coloquei na minha o cj de 5m e transf toyota e tive que "cavar"o chassi da engesa...
KIM
O que se tem falado aqui é que a CAIXA DE MARCHA DE 5 MARCHAS DA BAND é que não cabe no chassi do ENGESA e tem que recortar o chassi caso queira colocar assim mesmo , e não a T-CASE da BAND .
Casa da transmissão4x4
21/07/2010, 20:58
KIM
o chassis do engesa e estreito ???? Qual a distancia entre as partes internas do chassis do engesa ??
guilhermeabreu
21/07/2010, 21:53
E a cx de tranf da band que nao cabe no espaco do chassi.Coloquei na minha o cj de 5m e transf toyota e tive que "cavar"o chassi da engesa...
CARO RICARDOSW
Não entendí o que vc falou , ou seja : não sei o que vc colocou aonde .
Qual é o seu jipe ?
Qual a sua caixa de marcha ?
Qual a sua T-CASE ?
Assim devo entender o que vc quiz dizer .
guilhermeabreu
21/07/2010, 21:59
o chassis do engesa e estreito ???? Qual a distancia entre as partes internas do chassis do engesa ??
DANILOROCSTA
O chassi do ENGESA não é estreito para que foi proposto , ele foi feito para ser um ENGESA , mas nós modificamos todo o seu trem de força , AÍ SIM O CHASSI DO ENGESA PASSA A FICAR ESTREITO PARA NOSSAS ADAPTAÇÕES .
Ou melhor para o tamanho do ENGESA , mesmo original , DEVERIA TER UM CHASSI UM POUCO MAIS LARGO , não medí a largura dele para comparar com a largura do chassi do CJ . Mas acho que deva ser mais largo .
LauroZAP
21/07/2010, 22:03
Paje!
Tranquilo!!:concordo:
Roger, semprfe prestativo!
Bem, vou transmitir no que passei na colocação do conjunto Toy no Fuzila.
...
Obrigado a todos pelo retorno.
Falei com o mecanico hoje. Ficou folga minima no garfo da embreagem e no sensor, " menos de um dedo ", a panela parece que nao deu mesmo.
Começará com os cardans amanha, vou a oficina na 6a f a tarde.
Grato,
KIM
Drzão!
Então, coloquei o conjunto todo da Toy, sendo o motor e capa seca da F250, e cambio com over + reduzida toy, coube sem problemas no chassi, a lata precisou de cirurgia para aconchegar o cilindro da embreagem.
O conjunto ficou relativamente na transversal, mais nada que se possa observar.
Vocês saberão, pois leram aqui, quem não tem a informação, não perceberá!
Mais, isso são as minhas "readequações técnicas!":mrgreen: :mrgreen:
Abraços.
Kim.
guilhermeabreu
21/07/2010, 22:22
Obrigado a todos pelo retorno.
Falei com o mecanico hoje. Ficou folga minima no garfo da embreagem e no sensor, " menos de um dedo ", a panela parece que nao deu mesmo.
Começará com os cardans amanha, vou a oficina na 6a f a tarde.
Grato,
LAUROZAP
O seu mecanico deve estar tendo alguma dificuldade de posicionar o motor , a caixa e a T-CASE , pois no meu como o ROGERIO citou deu certo sem ter que mexer em chassi , TEVE APENAS QUE CORTAR UM POUCO DA LATA ( AGORA FIBRA ) por causa do braço da embreagem , apenas ísto e o lugar do plug do 4X4 ficou apertado no meu sim .
Até então ninguem conseguiu colocar o cambio da BAND DE 5 MARCHAS SEM RECORTAR O CHASSI , E O KIM AGORA RELATA QUE COLOCOU SEM RECORTAR O CHASSI .
LOGO : No seu caso com certeza cabe a T-CASE DA BAND SIM , e com relação a panela de freio , o ROGERIO colocou as fotos do que ele fez na adaptação do ENGESA do CARLOS SIQUEIRA com motor Q20B e no meu tb cabe a panela e o meu motor é o MWM .
No meu caso , NÃO FOI MEXIDO NA POSIÇÃO DA CAIXA DE MARCHA EM RELAÇÃO A MOVER PARA FRENTE OU PARA TRAS só foi modificado o angulo dela para fazer o alinhamento do motor+ caixa de marcha + T-CASE para caber entre o chassi e realmente ficou um dedo de cada lado de folga , e depois que levantei a carroceria ficou um rio de largura de folga dos dois lados .
paje_tapuya
22/07/2010, 02:17
Se não me engano são 49 cm! Estreito não! Arrochado! Mas como se fala lá na minha terra: buraco bom é buraco arrochado.
LauroZAP
02/08/2010, 21:43
O carro ta quase pronto !
Nao houve corte, nem amasso, no chassi. Ficou uma folga minima, talvez 0,5 cm, no garfo da embreagem e no plug.
A panela foi cortada mesmo, a razao nao foi o chassi mas a travessa do suporte da transferencia. Ficou justo, mas nao houve mudança de posição.
A tampa do piso tambem foi cortada e a alavanca da redução teve que ser alongada em 15 cm (carroceria tem calço de 10 cm).
Devo testar no proximo sabado.
LauroZAP
29/08/2010, 18:16
A reducao ficou muito boa mesmo.
Um problema novo eh a altura da caixa de transferencia em relacao ao solo. Hoje agarrou pela 3a vez em pedras. Pelo que lembro a transferencia do Engesa ficava pouco ou nada abaixo do chassi. A da Toyota fica umas 2 pol abaixo.
Pensei em colocar um calço de 1 pol adicional ao calço traseiro da transferencia.
Quais seriam os possiveis problemas ? Sugestoes ?
RogérioNunes
30/08/2010, 20:09
Lauro, pela dimensão da Tcase band ela ficará abaixo do chassi mesmo. Adicionar um calço de 1 polegada na tcase não vai melhorar muita coisa porém, vai aumentar a inclinação dos cardãs o que pode provocar vibração e desgaste prematuro das cruzetas.
A reducao ficou muito boa mesmo.
Um problema novo eh a altura da caixa de transferencia em relacao ao solo. Hoje agarrou pela 3a vez em pedras. Pelo que lembro a transferencia do Engesa ficava pouco ou nada abaixo do chassi. A da Toyota fica umas 2 pol abaixo.
Pensei em colocar um calço de 1 pol adicional ao calço traseiro da transferencia.
Quais seriam os possiveis problemas ? Sugestoes ?
LauroZAP
30/08/2010, 21:38
Lauro, pela dimensão da Tcase band ela ficará abaixo do chassi mesmo. Adicionar um calço de 1 polegada na tcase não vai melhorar muita coisa porém, vai aumentar a inclinação dos cardãs o que pode provocar vibração e desgaste prematuro das cruzetas.
Obrigado, Roger.
Não queria aumentar a altura do jeep, ainda não uso calço de suspensão.
A alternativa seria colocar calço de 2 pol nas molas e talvez ganhar mais 1 pol trocando os pneus 33 por 35.
O calço parece sem problemas, quanto aos pneus vou procurar informação sobre resistencia do eixo dianteiro original.
guilhermeabreu
23/05/2011, 00:25
MAGAO E GEANDRE
Estou atualizando o tópico para que vcs vejam a posição do calço da T-CASE da BAND no meu ENGESA e no ENGESA do CARLOS SIQUEIRA . Acho que as fotos estão da página 11 para frente .
Casa da transmissão4x4
23/05/2011, 06:15
Pessoal alguem teria o manual de peças da t-case da toyot band ?
geandre2004
23/05/2011, 09:46
Obrigado guilherme
Guilherme,
a tcase não tinha o calço que vai por baixo.. so tinha o da tampa em cima.. com a travessa.. deve ter sido por isso que quebrou..
agora o foda que no kit da ENFER não veio esse calço não.. se for isso.. achei mo furada..
ABraços,
Casa da transmissão4x4
12/03/2012, 22:20
Pessoal, atualizando o topico, finalmente eu instalei a t-case da band no meu jipe, ainda falta as alavancas, mas já estou providenciando, segue fotos este link :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/50944-rocsta-zangao-mwm-2-8-clarck-maxxis-35-a-23.html
As primeiras impressoes e o silencio, e robustez, e o peso..rsrs...
uma curiosidade : meu câmbio e o clarkk2615, serviu perfeitamente !!
guilhermeabreu
13/03/2012, 00:59
Pessoal, atualizando o topico, finalmente eu instalei a t-case da band no meu jipe, ainda falta as alavancas, mas já estou providenciando, segue fotos este link :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/50944-rocsta-zangao-mwm-2-8-clarck-maxxis-35-a-23.html
As primeiras impressoes e o silencio, e robustez, e o peso..rsrs...
uma curiosidade : meu câmbio e o clarkk2615, serviu perfeitamente !!
Ficou muito bom , parabens , novo é novo o resto é conversa fiada .
Casa da transmissão4x4
13/03/2012, 06:33
Pois é Guilherme, pelo valor que o pessoal pede numa usada e mais compensativo comprar uma nova.
Guilherme, seu freio de mão ficou bom ?
Abraço a todos.
Casa da transmissão4x4
13/03/2012, 21:43
Guilherme, você tem foto a da alavanca da tração no seu engesa ?
Att.
Danilo.
guilhermeabreu
13/03/2012, 22:53
Att.
Danilo.
CARO DANILO
O freio de mão ainda não coloquei ,mas tenho um relato de qdo tive uma BAND com freio de mão horroroso , fui a um mecanico em Nova Friburgo que fazia uma mexida no freio de mão e ficava bom , e realmente ficou , com ele puxado a BAND não saía , enforcava o motor , acho que ele trocou alguns componentes lá dentro pelos da HILUX como sapata , braço da sapata , não sei ao certo , o certo é que ficou ótimo .
Nas HILUX que tem o mesmo sistema freia muito bem e pq que na BAND não funciona ???? Acho que ele usou os componentes internos do tambor do freio da HILUX mas não sei ao certo como foi feito .
Qto as fotos da alavanca da T-CASE , tem no frota 4x4 do CORAÇÃO VALENTE , ficou muito bom a colocação do ROGERIO NUNES , ele fez umas curvas na alavanca e ficou numa posição espetacular , parece posição original de fábrica . Eu tive que comprar umas rótulas de caminhão( mais parrudas ) para que o bracinho não ficasse saindo da posição, é questão de adaptação mesmo , sria bom olhar ao vivo pq em fotos não da para ver legal , mas da para se ter uma noção .
Casa da transmissão4x4
14/03/2012, 06:11
CARO DANILO
O freio de mão ainda não coloquei ,mas tenho um relato de qdo tive uma BAND com freio de mão horroroso , fui a um mecanico em Nova Friburgo que fazia uma mexida no freio de mão e ficava bom , e realmente ficou , com ele puxado a BAND não saía , enforcava o motor , acho que ele trocou alguns componentes lá dentro pelos da HILUX como sapata , braço da sapata , não sei ao certo , o certo é que ficou ótimo .
Nas HILUX que tem o mesmo sistema freia muito bem e pq que na BAND não funciona ???? Acho que ele usou os componentes internos do tambor do freio da HILUX mas não sei ao certo como foi feito .
Qto as fotos da alavanca da T-CASE , tem no frota 4x4 do CORAÇÃO VALENTE , ficou muito bom a colocação do ROGERIO NUNES , ele fez umas curvas na alavanca e ficou numa posição espetacular , parece posição original de fábrica . Eu tive que comprar umas rótulas de caminhão( mais parrudas ) para que o bracinho não ficasse saindo da posição, é questão de adaptação mesmo , sria bom olhar ao vivo pq em fotos não da para ver legal , mas da para se ter uma noção .
Se alavanca fosse atras da alavanca do câmbio ficaria bom no engesa ?
Att.
Danilo.
RogérioNunes
14/03/2012, 10:38
Kmarada Danilo, blz!
Aí vão algumas fotos da alavanca de tração da bandeirantes no engesa do Dr.
Por ser somente uma alavanca pra acionar tração e reduzida, o mecanismo requer alguns ajustes pra funcionar corretamente.
[]´s
Att.
Danilo.
Casa da transmissão4x4
14/03/2012, 11:13
Kmarada Danilo, blz!
Aí vão algumas fotos da alavanca de tração da bandeirantes no engesa do Dr.
Por ser somente uma alavanca pra acionar tração e reduzida, o mecanismo requer alguns ajustes pra funcionar corretamente.
[]´s
Grande Roger Nunes !
Valeu mesmo pela foto, só que no meu câmbio eu teria que furar a carcaça na lateral e no meu jipe não tem espaço para alavanca da tração no assoalho direito, acho que vou fazer mesmo atras da alavanca do câmbio.
Abraço a todos.
RogérioNunes
14/03/2012, 13:15
Curioso, no 240V já existe a furação na carcaça para alavanca. Mas se não tem onde colocar, tem que inventar mesmo...
Agora tu vai var como vai dar trabalho pra vc chegar na posição ideal e principalmente pra fazer o acionamento da tração/reduzida.Mas como vc é um cabra talentoso, vai tirar de letra!
Depois posta as fotos!
abraço
Casa da transmissão4x4
14/03/2012, 20:19
Opa, Roger vou tentar e depois posto fotos aqui, vou ter muito trabalho mesmo, de qualquer forma mesmo o clark2615 não tendo furos não é o problema maior, e meu jipe que não tem espaço para colocar a alavanca do lado do motorista.
Abraço.
wilsonvaccaro
14/03/2012, 23:33
Curioso, no 240V já existe a furação na carcaça para alavanca. Mas se não tem onde colocar, tem que inventar mesmo...
Agora tu vai var como vai dar trabalho pra vc chegar na posição ideal e principalmente pra fazer o acionamento da tração/reduzida.Mas como vc é um cabra talentoso, vai tirar de letra!
Depois posta as fotos!
abraço
Olá Roger,
Vc utilizou a Flange da Enfer para adaptar o T-case do Drº ?????
Abraço, Wilson.
guilhermeabreu
15/03/2012, 01:21
Olá Roger,
Vc utilizou a Flange da Enfer para adaptar o T-case do Drº ?????
Abraço, Wilson.
WILSON VACCARO
Sim , comprei a flange da ENFER , a minha é de aço , existe outra de alumínio , sugiro a vc comprar a de aço . A ENFER errou apenas numa tampa que é fixada o calço da T-CASE que o ROGERIO teve que fazer uma usinada para colocar no lugar , a tampa tem um ressalto que entra na T-CASE e os furos da tampa não batem com os furos da T-CASE , não sei se a ENFER já corrigiu esta falha , mas o ROGERIO conseguiu colocar a tampa retirando o ressalto e alargando 2 furos , é coisa simples de fazer , mas o correto seria a ENFER corrigir esta falha .
Casa da transmissão4x4
15/03/2012, 06:19
WILSON VACCARO
Sim , comprei a flange da ENFER , a minha é de aço , existe outra de alumínio , sugiro a vc comprar a de aço . A ENFER errou apenas numa tampa que é fixada o calço da T-CASE que o ROGERIO teve que fazer uma usinada para colocar no lugar , a tampa tem um ressalto que entra na T-CASE e os furos da tampa não batem com os furos da T-CASE , não sei se a ENFER já corrigiu esta falha , mas o ROGERIO conseguiu colocar a tampa retirando o ressalto e alargando 2 furos , é coisa simples de fazer , mas o correto seria a ENFER corrigir esta falha .
Guilherme, essa questão dos furos você quiz dizer na tampa traseira que segura o coxim ? se for o erro e que a reduzida da toyota de 82...a 92(cambio 4 machas) e diferente da furação da 92...(com cambio 5 machas), e justamente em 2 furos.
Abc.
Att.
Danilo.
guilhermeabreu
15/03/2012, 22:35
Guilherme, essa questão dos furos você quiz dizer na tampa traseira que segura o coxim ? se for o erro e que a reduzida da toyota de 82...a 92(cambio 4 machas) e diferente da furação da 92...(com cambio 5 machas), e justamente em 2 furos.
Abc.
Att.
Danilo.
CARO DANILO
Sim é nesta tampa mesmo , só que qdo comprei minha T-CASE não sabia se ela saiu de um cambio 4 marchas ou de 5 marchas .
Talvez seja por este motivo que a furação da minha não bateu , teve que retirar o ressalto da tampa que daria maior segurança na fixação da mesma pois ela é que segura o coxim , mas na minha não tive problema até agora neste ponto .
Casa da transmissão4x4
15/03/2012, 22:45
CARO DANILO
Sim é nesta tampa mesmo , só que qdo comprei minha T-CASE não sabia se ela saiu de um cambio 4 marchas ou de 5 marchas .
Talvez seja por este motivo que a furação da minha não bateu , teve que retirar o ressalto da tampa que daria maior segurança na fixação da mesma pois ela é que segura o coxim , mas na minha não tive problema até agora neste ponto .
Ok, essa que está na foto no meu jipe e da toyota mais nova, com eixo mais grosso, eu só coloquei porque estava quase o mesmo preço, mais tanto uma como a outra e diferença e pouca na resistencia.
Só uma complementação : hoje no mercado eu acho a reduzida da toyota bandeirantes a melhor, devido a custos x beneficio.
Att.
Danilo
guilhermeabreu
16/03/2012, 14:37
Ok, essa que está na foto no meu jipe e da toyota mais nova, com eixo mais grosso, eu só coloquei porque estava quase o mesmo preço, mais tanto uma como a outra e diferença e pouca na resistencia.
Só uma complementação : hoje no mercado eu acho a reduzida da toyota bandeirantes a melhor, devido a custos x beneficio.
Att.
Danilo
DANILO
Ísto eu já sabia ha tempos , foi por ísto que coloquei uma no meu e na época caiu no meu colo por R$900,00 .
Casa da transmissão4x4
16/03/2012, 14:53
DANILO Ísto eu já sabia ha tempos , foi por ísto que coloquei uma no meu e na época caiu no meu colo por R$900,00 .Kct...nunca mais vc consegue neste preco...rsrsrs...
guilhermeabreu
17/03/2012, 00:31
Kct...nunca mais vc consegue neste preco...rsrsrs...
Tive muita sorte mesmo , cheguei no cara e ele iria vender a peso como ferro velho , ele queria desocupar lugar .
cara, alguem tem nossao o preço de t-case da toy 5 marchas e onde posso encontrar usada e em bom estado?
abraço!
Cara ainda estou me coçando para por a caixa e tcase da toy.. e remover o 240v somente por conta da 1:1..
guilhermeabreu
02/06/2012, 20:27
So falta o danilo vender um cambio + caixa zero e ainda aceitar meu 240v por um precim! kkkkkkk
Abraços,
MAGAO
Como o DANILO falou , que o cambio é difícil , VAI DE T-CASE BAND com KIT ENFER e 240V como eu e muitos aqui , tem uns probleminhas de ajuste ( VIDE ROGERIO NUNES ) mas fica muito bom , para asfalto , faz falta a 5ª OVER mas pra o que vc faz , é melhor do que a caixa da BAND pq a 1ª reduzida vc consegeu até arrancar poste da rua , de tão forte que fica , em trilhas brabas , com decidas muitíssimo íngreme vc desce tranquilo e até precisa de acelerar um pouco assim qdo vc vai descer um morro de barro escorregadio , ajuda muito vc não precisa de usar freio , AS VEZES PRECISA DE ATÉ ACELERAR UM POUCO PARA CORRRIGIR AS ESCORREGADAS .
FICA MUITO BOM NESTA HORA .
Eu é que sinto muita falta da 5ª OVER pq tenho usado meu ENGESA mais em asfalto no meu trabalho do dia a dia em viagens curtas de 50 km .
O KIT de adaptação da T-CASE BAND com o cambio 240V é muito forte , parrudo , MAS PECA NOS FINALMENTES , ELES NÃO TEM GABARITO E CADA KIT SAI DE UM JEITO , com falhas GROTESCAS como o pino para colocar a alavanca da mudança de 4x4 pra 4x2 e reduzida , A LUVA NÃO ENTRA NO PINO , é um absurdo , no meu veio quase todo bom , SÓ TEVE QUE AJUSTAR A TAMPA TRASEIRA ONDE PEGA O COXIN DA T-CASE , o reto veio todo certo , mas agora o que o VICENTE GUIMARÃES comprou , NÃO VEIO QUASE NADA ENCAIXANDO , O ROGERIO que o diga , ele é que vai ter que dar conta dísto .e não pagamos barato por este KIT NÃO EM ?????
MESMO ASSIM COM TODOS ESTES TRANSTORNOS NA ADPTAÇÃO , VALE A PENA VC COLOCAR .
Dr. Guilherme!
Lembra-se de quando mudou de opinião sobre os amortecedores?
Se andar num engesa com o motor que tem e um cambio com overdrive, verá a brutal diferença, principalmente na estrada.
Lembra-se dos problemas para resolver a equação relação x temperatura?
Então, hoje eu posso arriscar numa over, que resolveria os problemas que teve de motor urrar e esquentar.
Casa da transmissão4x4
02/06/2012, 21:10
Pessoal, mas se falta 5 drive isso pode ser completado com coroa e pinhão, ou a coroa e pinhão que vocês precisam não existe para o engesa ?
Pessoal, mas se falta 5 drive isso pode ser completado com coroa e pinhão, ou a coroa e pinhão que vocês precisam não existe para o engesa ?
Danilo.. meu carro ja usa 13/43.. 3.30 de relação.. longaaaaa e mesmo assim ainda falta uma over.. o engesa as marchas do 240v dele são muito reduzidas.. porém se alongar um pouco mais.. terei que ficar usando primeira pra sair do canto.. visto que o buraco da relação para segunda é gigante...
Abraços,
Casa da transmissão4x4
03/06/2012, 14:45
Talvez pela diferença do teu motor com o meu haja uma dificuldade maior, no rocsta eu usava o 2205 com 5 drive, pessei para o 240V e hoje o 2615, tô muito satisfeito, não tem um buraco tão grande da 1 para a 2 quanto há no 240V. O 2615 tem engates perfeitos, melhor que os cambios 2205 ou 2215. Os engates da toyota são bons, mas ainda prefiro do 2615. Agora eu não sinto falta hora nenhuma de uma 5 drive.
Att.
Danilo
Mais vc viaja com seuc arro? eu ando dia a dia.. pego BR praticamento todo dia.. é um saco ir a 80km/h em uma reta de 25km hehe sem contar.. que quando ponho 120km/h o motor sobe a temperatura pq ja fica trabalhando a 3mil giros..
Estava vendo a relação do 2615... acho que se fosse pra mim mudar.. iria logo de cambio e tcase de toy 5m..
Abraços,
Talvez pela diferença do teu motor com o meu haja uma dificuldade maior, no rocsta eu usava o 2205 com 5 drive, pessei para o 240V e hoje o 2615, tô muito satisfeito, não tem um buraco tão grande da 1 para a 2 quanto há no 240V. O 2615 tem engates perfeitos, melhor que os cambios 2205 ou 2215. Os engates da toyota são bons, mas ainda prefiro do 2615. Agora eu não sinto falta hora nenhuma de uma 5 drive.
Att.
Danilo
Casa da transmissão4x4
03/06/2012, 15:47
Sempre viajo tambem, eu ando com ele para todos os lado...rs..na rodovia anda há 120km/h sem forçar, mas meu motor e de alta rotação, mesmo estando com a relação boa ele só arranca de 2. A relação mais longa para seu diferencial seria 14x40, se esta não ficar boa ai só a 5 drive para resolver mesmo.
guilhermeabreu
03/06/2012, 16:00
Dr. Guilherme!
Lembra-se de quando mudou de opinião sobre os amortecedores?
Se andar num engesa com o motor que tem e um cambio com overdrive, verá a brutal diferença, principalmente na estrada.
Lembra-se dos problemas para resolver a equação relação x temperatura?
Então, hoje eu posso arriscar numa over, que resolveria os problemas que teve de motor urrar e esquentar.
AMIGO KIM
Qto aos amortecedores nem lembro mais do que foi , já estou veinho com memória antiga fraca , só me lembro de coisas mais recentes , típico da idade rsrsrsrsrsrs .
Mas com os problemas de equação de relação/temperatura , acho que vc esta ainda meio atordoado com o seu problema .
No meu caso , qdo tinha relação mais curta o motor URRAVA E NÃO ESQUENTAVA , A NÃO SER QUE SE PASSASSE DOS 3200 RPM e qdo coloquei relação mais longa ele ESQUENTAVA COM 2800 RPM pq o motor não tinha força suficiente para empurrar aquela relação meis longa , daí esquentava num giro menor .
Neste meu caso NÃO FOI A FALTA DA 5ª OVER E NEM PROBLEMA DE RELAÇÃO DE COROA/PINHÃO , no meu caso FOI PROBLEMA DE RADIADOR COM PEQUENA ÁREA DE TROCA .
O que citei para o MAGAO , em relação ao CAMBIO 240V E UM COM 5ª OVER , é que no 240V a gente fica limitado na RELAÇÃO DE DIFERENCIAL , OU SEJA ; OU VC FICA COM UMA RELAÇÃO BOA PARA TRILHA OU FICA COM OUTRA QUE É BOA PRA ASFALTO , e com um cambio com 5ª OVER vc consegue ter uma RELAÇÃO DE DIFERENCIAL QUE TE ATENDE NA TRILHA E NO ASFALTO AO MESMO TEMPO .
E COM O CAMBIO SEM OVER , OU VC TEM UMA RELAÇÃO BOA PRA TRILHA , OU UMA RELAÇÃO BOA PRA ASFALTO E COMO O MAGAO USA O ENGESA DELE MAIS PRA TRILHA , FOI AÍ QUE ESTIMULEI ELE EM COLOCAR A T-CASE DA BAND + CAMBIO 240V QUE ELE JÁ TEM NO ENGESA E UMA RELAÇÃO DE DIFERENCIAL MAIS CURTA PARA ATENDÊ-LO BEM NA TRILHA , QUE É O QUE ELE MAIS FAZ NO ENGESA .
Acho que conseguí explicar melhor o meu problema que tive com o ESQUENTE e a SOLUÇÃO , não foi problema de EQUAÇÃO DE RELAÇÃO DE DIFERENCIAL/ ESQUENTE/FALTA DE 5ª OVER e SIM RADIADOR PEQUENO , OU MELHOR : RADIADOR COM ÁREA DE TROCA PEQUENA .
Dr Guilherme,
Então.. no meu caso ele esquenta pq fica a 3mil rpm direto.. isso ja é faixa vermelha nos S4T... so aleviar um pouco para 2800 que ele não esquenta..
Quantoa mecher nos diferenciais.. acho que não rola.. reduzido eu passo em atoleiro longo de 3 marcha.. segunda pra algo mais técnico e primeira pra rebocar.. so que tem atoleiro que tem que ir de 4. reduzido.. então dependendo do terreno ja falta um pouco de força hehe e olhe que o pé do acelerador fica com 150kg kkkkkkkk o lance é overdrive mesmo para adequar ao asfalto..
Abraços,
guilhermeabreu
03/06/2012, 19:01
Dr Guilherme,
Então.. no meu caso ele esquenta pq fica a 3mil rpm direto.. isso ja é faixa vermelha nos S4T... so aleviar um pouco para 2800 que ele não esquenta..
Quantoa mecher nos diferenciais.. acho que não rola.. reduzido eu passo em atoleiro longo de 3 marcha.. segunda pra algo mais técnico e primeira pra rebocar.. so que tem atoleiro que tem que ir de 4. reduzido.. então dependendo do terreno ja falta um pouco de força hehe e olhe que o pé do acelerador fica com 150kg kkkkkkkk o lance é overdrive mesmo para adequar ao asfalto..
Abraços,
ENTÃO MAGAO
Foi o que falei , SE VC PRECISA DE RELAÇÃO LONGA PRA ASFALTO ? VAI DE CONJUNTO COM 5ª OVER , é que pensei que vc usava praticamente só em trilhas , se vc faz uso como eu faço , ou seja uso no dia a dia , viagens e em finais de semana em trilhas , NÃO TEM SAÍDA A NÃO SER 5ª COM OVER . Pq como estou , nunca terei uma relação de diferencial que vá resolver este problema , mas optei por deixar assim mesmo com a 13x46=3,54 e qdo vou pra trilha e se tiver mais enroscada já coloco a reduzida e todos meus problemas são solucionados , pois com a 1ª do 240V + REDUZIDA DA BAND não tem nada que eu não possa transpor ou arrancar do lugar .
Agora como falei acima se vc hoje esquenta qdo chega aos 3.000 rpm E TEM QUE ALIVIAR O PÉ e seu motor não é igual ao meu , É DE BAIXO GIRO , vc tem que trocar o radiador como fiz no meu , TASCA UM RADIADOR DE ÔMEGA 4.1 AÍ QUE SEU PROBLEMA DE ESQUENTAR VAI ACABAR NA HORA . e para ísto vc tem que trocar a CAIXA DA DIREÇÃO HIDRÁULICA PARA A DA S-10 , JAQUE , JAQUE , JAQUE , este tal de JAQUE é uma merda , lá vai DUENDES voando pelso ares , ou GNOMOS enterrados no chão .
Guilherme,
Eu ja troquei o radiador por um de caminhão mercedez.. e coloquei ventoinha eletrica disparando a 88graus.. eu faço trilha em dunas as 12:00 com temperatura de 40graus ambiente e Nem disparar a ventoinha dispara.. agora pegar estrada com giro altissimo bye bye.. esquenta hehe
Eu trabalho em fazenda.. então uso o carro para ir pra fazenda.. e agora começando inverno.. ai que vai ter q ta de jeep.. uso também no dia a dia.. patroa fica com o carro de passeio e eu de engesa.. recentemente comprei outro carro mais ta na reforma (vai gostar de sofrer assim em outro lugar..) acho que so sai la pro fim do ano..
Abraços,
ENTÃO MAGAO
Foi o que falei , SE VC PRECISA DE RELAÇÃO LONGA PRA ASFALTO ? VAI DE CONJUNTO COM 5ª OVER , é que pensei que vc usava praticamente só em trilhas , se vc faz uso como eu faço , ou seja uso no dia a dia , viagens e em finais de semana em trilhas , NÃO TEM SAÍDA A NÃO SER 5ª COM OVER . Pq como estou , nunca terei uma relação de diferencial que vá resolver este problema , mas optei por deixar assim mesmo com a 13x46=3,54 e qdo vou pra trilha e se tiver mais enroscada já coloco a reduzida e todos meus problemas são solucionados , pois com a 1ª do 240V + REDUZIDA DA BAND não tem nada que eu não possa transpor ou arrancar do lugar .
Agora como falei acima se vc hoje esquenta qdo chega aos 3.000 rpm E TEM QUE ALIVIAR O PÉ e seu motor não é igual ao meu , É DE BAIXO GIRO , vc tem que trocar o radiador como fiz no meu , TASCA UM RADIADOR DE ÔMEGA 4.1 AÍ QUE SEU PROBLEMA DE ESQUENTAR VAI ACABAR NA HORA . e para ísto vc tem que trocar a CAIXA DA DIREÇÃO HIDRÁULICA PARA A DA S-10 , JAQUE , JAQUE , JAQUE , este tal de JAQUE é uma merda , lá vai DUENDES voando pelso ares , ou GNOMOS enterrados no chão .
guilhermeabreu
03/06/2012, 21:00
Guilherme,
Eu ja troquei o radiador por um de caminhão mercedez.. e coloquei ventoinha eletrica disparando a 88graus.. eu faço trilha em dunas as 12:00 com temperatura de 40graus ambiente e Nem disparar a ventoinha dispara.. agora pegar estrada com giro altissimo bye bye.. esquenta hehe
Eu trabalho em fazenda.. então uso o carro para ir pra fazenda.. e agora começando inverno.. ai que vai ter q ta de jeep.. uso também no dia a dia.. patroa fica com o carro de passeio e eu de engesa.. recentemente comprei outro carro mais ta na reforma (vai gostar de sofrer assim em outro lugar..) acho que so sai la pro fim do ano..
Abraços,
MAGAO
Tenha paciencia comigo , como já falei , estou meio veinho e não lembrava mais do seu radiador grandão .
Eu tb estou na situação parecida com a sua , eu tenho o ENGESA a SW4 e o CORSA da esposa , ha +- 1 mes atras o CORSA passou a falhar um cilindro , levei no mecanico e tuve que trocar o comando de válvula .
Daí estava a SW4 esperando o KIT TURBO chegar , o CORSA trocando a comando , e o ENGESA deu curto , e esta andando assim mesmo com faróis ligados qdo ligo o carro , DAÍ TENHO QUE PARAR ELE TB , mas não posso pois ficaria literalmente a pé e como farei para coletar o leite das crianças ???
Daí um vizinho meu falou que iria vender o GOL 2002 4 portas completo de tudo com 44.000km comprado 0K por ele , TIVE QUE COMPRAR , agora estou com 4 veículos , e qdo consertar a SW4 , o CORSA e o ENGESA vendo o CORSA , mas como já esta pago , estou pensando em ficar com todos , ou seja : com 02 na reserva , pois do jeito que as coisas andam por aqui de dar defeito em todos de uma só vez , só ficando com 02 na reserva mesmo , como são carros todos baratos , o IPVA é tudo baratinho , a SW4 e o ENGESA á são isentos de IPVA .
MAS NO SEU CASO O CONJUNTO DE CAMBIO COM 5ª OVER É A SUA SOLUÇÃO MESMO , NÃO TEM OUTRA SAÍDA .
Marcus Brandão
21/06/2012, 09:40
MAGAO,
minha "umilde" opinião:
Não sei que motor você usa e não vou ter tempo de olhar agora mas olha o que aconteceu comigo quando fui buscar o carro 900 km distante. Sei que vão me tacar pedra mas resolvi definitivamente o problema de super aquecimento em viagens com duas mediddas: coloquei a hélice original - a porcaria do duende tá me cutucando pra colocar elétrica novamente - e tirei a Válvula Termostática.
Tire a válvula, ande um mês e avalie. Não vai gastar nenhum centavo e vai fazer uma boa experiência. Já botei capacete pras pedradas pois conheço as ponderações. Experimente.
Quanto ao câmbio que o Danilo falou tem o mesmo problema que o seu. 1x1 de quinta. A única porém grande diferença é a mudânça suave. existem 3 câmbios 2615 como você deve saber. Se você conseguir um 2615A eu acho que vai gostar muuuuuuito pois a primeira dele é bem curta como no 240v. Os outros vão te aborrecer na trilha.
Estou negociando uma CT da Hilux com o Danilo pra resolver a falta de força com motor q20 b e pneus 35". e relações 3,07. viajo a 120 sem urrar e com o carro grudado no chão.
Um câmbio Zf de Silverado é um super câmbio, Não sei se existe alguma restrição técnica pra instala-lo no Engesa. O preço é de matar.
Marcus,
Vou eu por o capacete agora!
Meu carro ta sem Válvula termostática.. teve um melhoramento insignificante.. inclusive ja comprei outra para por de volta.. o meu problema é o giro do motor.. quando esta a 120km/h ele ta na faixa vermelha.. então esquenta sempre..
uso motor Maxion S4T Plus + relação 13/43 (3.30) e pneus 37".. na trilha é fantastico.. quase não dispara a ventuinha eletrica..
Ah.. ia esquecendo.. com a ventuinha original ele quecia muitooo mais.. por isso coloquei uma eletrica bem forte..
Para eu fazer qualquer alteração de cambio.. Toyota 5m + tcase de toy 5m.. não tem pra onde.. vou ver o que faço.. daqui pra janeiro eu me resolvo..
Abraços,
MAGAO,
minha "umilde" opinião:
Não sei que motor você usa e não vou ter tempo de olhar agora mas olha o que aconteceu comigo quando fui buscar o carro 900 km distante. Sei que vão me tacar pedra mas resolvi definitivamente o problema de super aquecimento em viagens com duas mediddas: coloquei a hélice original - a porcaria do duende tá me cutucando pra colocar elétrica novamente - e tirei a Válvula Termostática.
Tire a válvula, ande um mês e avalie. Não vai gastar nenhum centavo e vai fazer uma boa experiência. Já botei capacete pras pedradas pois conheço as ponderações. Experimente.
Quanto ao câmbio que o Danilo falou tem o mesmo problema que o seu. 1x1 de quinta. A única porém grande diferença é a mudânça suave. existem 3 câmbios 2615 como você deve saber. Se você conseguir um 2615A eu acho que vai gostar muuuuuuito pois a primeira dele é bem curta como no 240v. Os outros vão te aborrecer na trilha.
Estou negociando uma CT da Hilux com o Danilo pra resolver a falta de força com motor q20 b e pneus 35". e relações 3,07. viajo a 120 sem urrar e com o carro grudado no chão.
Um câmbio Zf de Silverado é um super câmbio, Não sei se existe alguma restrição técnica pra instala-lo no Engesa. O preço é de matar.
Marcus Brandão
22/06/2012, 08:35
cara, não faz sentido.
Imagine o motor mandando um giro para o câmbio e o mesmo giro chegando no diferencial.
Pra facilitar imagine seu carro mandando 3.3 giros/p/m pro diferencial e este mandando 1 giro pra roda. Sua roda tem aprox. 3 m de diâmetro. Ou seja, a cada minuto seu carro percorre 3000 m. Isso x 60 são 180 por hora.
baixando tudo pra 120 que vc citou:
180 - 120
3,3 - 2,2.
seu carro tá urrando a 120 tem algo muuuuito fora do normal.
perde água?
aumenta a pressão?
marcador tá funcionando - dificil estar errado significativamente
depois que tirei minha VT só mexe o ponteiro viajando a 120 e mesmo assim quase nada. 120 é o limite do motor mas por falta de força e não giro.