Conectar

Ver Versão Completa : Câmbio 240V com T-Case Toyota

Páginas : 1 [2]

Walter da Camper
22/06/2012, 12:04
Essa conta está certa, exceto por um pequeno detalhe: O diferencial não é 1:1.

Eduardo Velo
22/06/2012, 12:16
Marcus , tb tinha pensado o mesmo que vc ... o dif. do meu é 3,07 , qdo queima giro ele aquece um pouco , mas nunca passa do 3o risco , evito queimar giro ao maximo ...
Com pneus 37" é quase 3 m o perímetro e com giro de 3000 rpm num dif. de 3.3 deveria chegar prox. de 160 km/h , pra chegar a 120 km/h usaria 2200 rpm , é a faixa que uso pra andar a 110 km/h ... lembrando que os pneus da Jabiraca são de 31" ... ou o marcador de rpm está errado , ou o velocímetro ...
De qqer maneira o problema é o aquecimento , só consegui resolver o problema trocando a colméia do radiador do meu , coloquei colméia com uma carreira a mais de dutos , na mesma medida , as pertes de cima e de baixo são as mesmas , só troquei a colméia ...

Eduardo Velo
22/06/2012, 12:48
Walter , ele usa Clarck 240V ... o 1:1 é em 5a marcha ... por isso ele usou 3,3 rpm como exemplo ...

MaGao
22/06/2012, 12:57
Senhores,

ele somente esquenta quando passa dos 100.. 110.. Na trilha com giro alto porem sem entrar na faixa vemelha ele nao esquenta.. Se entrar na faixa vermelha ele esuqenta...

Aferição é sempre com gps.. E nos cálculos vc elimina força de arrantos que isso faz muita diferença..

Quando ano a 90.. Pode viajar o mundo todo que não esquenta.

Ja troquei tudo. Radiador, bomba de agua, mangotes. Ventilador.. Tudo... So esquenta quando entra na faixa de giro vermelha do motor.

Abraços,

Eduardo Velo
22/06/2012, 13:38
Então Magao , pra queimar giro vc estaria andando a mais de 160 km/h e não 120 km/h ... é isso que ta pegando ...
Com o dif. 3,3 e pneus 37" em 5a a 120 km/h estaria com 2200 rpm e não queimaria giro a 3000 rpm , e tb não iria aquecer ..
Pelos calculos se vc está usando gps e está realmente queimando giro , a relação que cabe na conta é 4.1 ( 41 / 10 ) e não 3,3 ( 43 /13 ) , é isso que o Marcus questionou e estamos achando estranho ...

MaGao
22/06/2012, 16:56
Edu,

Eu entendi o que ele quis dizer.. mais não bate com os valores reais na pista..
Tanto esse marcador RPM quanto o antigo.. e tanto o marcador novo de temperatura quanto o antigo mostram os mesmos dados..

E no modo mecânico.. o pé está no TALO quando estou a 120km/h.. não vai mais.. mesmo barulho e mesma marcação quando estou fora de marchas e soco o pé.. a BI está no MÁXIMO..

Eu contei pessoalmente os dentes C&P e comprei outra C&P pq quando o carro veio ela estava gasta.. ai antes de quebrar eu troquei logo.. isso foi antes de por os 37"...

Com os 33" a 100km/h +- ja estava esguelando tudo.. de acordo com os cálculos.. era pra esta a 147km/h..

Uso 240V + tcase de JPX + 13/43 + pneus 37x12,5x15.

AH.. quando estava com os 33" acontecia o mesmo.. e ja fiz a BI 2x na autorizada por motivo de sucção de água no tanque.. então já foi aberta e refeita 2x.. e acontece o mesmo que antes de ser feita.. original sem nunca ter sido alterada.

Abraços,

guilhermeabreu
22/06/2012, 16:56
Então Magao , pra queimar giro vc estaria andando a mais de 160 km/h e não 120 km/h ... é isso que ta pegando ...
Com o dif. 3,3 e pneus 37" em 5a a 120 km/h estaria com 2200 rpm e não queimaria giro a 3000 rpm , e tb não iria aquecer ..
Pelos calculos se vc está usando gps e está realmente queimando giro , a relação que cabe na conta é 4.1 ( 41 / 10 ) e não 3,3 ( 43 /13 ) , é isso que o Marcus questionou e estamos achando estranho ...

CHEGUEI AGORA DO PLANTÃO DE 36HS

E a cabeça ainda esta meia atordoada , mas EDU VELO com todo o respeito , MAS :

1- O MAGAO esta tendo os mesmos problemas que eu estava tendo , ou seja : AUMENTAVA O GIRO ACIMA DE 3.000 RPM = ESQUENTAVA O MOTOR .

2- A minha solução foi o RAIDADOR DO ÔMEGA , ou seja AUMENTEI A ÁREA DE TROCA .

3- O MAGAO citou que trocou o radiador por um do caminhão MERCEDES , mas digo : SE O RADIADOR DO CAMINHÃO CABE 20 LITROS DE ÁGUA ( como ex. ) E TEM A " ÁREA DE TROCA " DO TAMANHO DA ÁREA DE TROCA DO RADIADOR ORIGINAL ? NÃO VAI DAR CONTA , PQ O PROBLEMA NÃO É O VOLUME DE ÁGUA DO RADIADOR E SIM " O TAMANHO DA ÁREA DE TROCA " , aconteceu comigo , troquei a colméia por outra com o TRIPLO da capacidade de água e CONTINUAVA A ESQUENTAR , SÓ RESOLVEU QDO TROQUEI O RADIADOR POR OUTRO DE COLMÉIA FINA DE SÓ UMA CARREIRA DE CANALETA ( ÔMEGA 4.1 ) com o " TRIPLO DO TAMANHO DA AREA DE TROCA ".

4- Caso o RADIADOR do caminhão que ele colocou tem ÁREA DE TROCA maior do que a original , ENTÃO , o problema esta na relação CURTA DEMAIS , daí TERIA QUE COLOCAR UMA RELAÇÃO MAIS LONGA .

DISCORDANDO AÍ DO EDU VELO , pois se o ENGESA dele esta QUEIMANDO GIRO , ou seja : ANDANDO ACIMA DOS 3.000 RPM PARA ESTAR A 120KM/H ???? Terá então que alongar a RELAÇÃO DE C&P , mudando a 3,54 para 3,07 E NÃO PARA 4.1 como o EDU SUGERIU , pois se na 3,3 esta queimando giro ? Na 4,1 vai ter um giro maior ainda estando nos mesmos 120km/h que ele usa no asfalto .

MAS SE ELE RELATAR QUE COM A 3,07 ELE VAI PERDER FORÇA , AÍ A SOLUÇÃO EM DEFINITIVO SERÁ A TROCA DA T-CASE POR OUTRA DA BAND QUE TERÁ ENTÃO A FAMOSA " REDUZIDA " , DAÍ VAI RESOLVER " TODOS OS PROBLEMAS DO MAGAO " , se tivesse grana sobrando , BANCARIA ÍSTO PRO MAGAO SÓ PARA PROVAR QUE TENHO RAZÃO NO QUE FALO .

ATENÇÃO :

ESTA É MINHA OPINIÃO E RESULTADO DE MINHA EXPERIENCIA , APESAR DE SER EM SITUAÇÃO DIFERENTE , POIS MEU MOTOR É O MWM 2.8 , MAS O PROBLEMA DE ESQUENTAR QDO QUEIMA GIRO É O MESMO , O FENÔMENO É O MESMO DE ESQUENTAR QDO O GIRO PASSA DOS 3.000 RPM .

MaGao
22/06/2012, 17:01
Guilherme,

O que Edu falou foi que para o valor bater do cálculo com o que está acontecendo teria que está com uma relação 4.1.. e não 3.30.. sacou?

Eu ja troquei o radiador e a área de troca tem quase o dobro do outro radiador.. em altura.. o que me vem de problema seja a frente do meu engesa.. parachoque da works + grade muito fechada ( estou resolvendo isso já.. frente de marruá jaja ta por aqui) .. na trilha pode da o pau que for.. ele não esquenta.. claro limitando a faixa de giro.. se na estrada limitar tbm a faixa de giro ele não esquenta de forma alguma..
Então ainda acredito que seja o giro alto d+

Abraços,

guilhermeabreu
22/06/2012, 17:09
Guilherme,

O que Edu falou foi que para o valor bater do cálculo com o que está acontecendo teria que está com uma relação 4.1.. e não 3.30.. sacou?

Eu ja troquei o radiador e a área de troca tem quase o dobro do outro radiador.. em altura.. o que me vem de problema seja a frente do meu engesa.. parachoque da works + grade muito fechada ( estou resolvendo isso já.. frente de marruá jaja ta por aqui) .. na trilha pode da o pau que for.. ele não esquenta.. claro limitando a faixa de giro.. se na estrada limitar tbm a faixa de giro ele não esquenta de forma alguma..
Então ainda acredito que seja o giro alto d+

Abraços,

GRANDE MAGAO

Como falei acima , agora vc dizendo , confirmando que quase dobrou a área de troca , ENTÃO RECAI NA RELAÇÃO DO DIFERENCIAL ESTAR CURTA DEMAIS , BOA PRA TRILHA E RUIM PRA ASFALTO , A SOLUÇÃO FOI COMO FALEI : ALONGAR O DIFERENCIAL E TASCAR UMA T-CASE DE BAND E SEJA FELIZ COM TODOS OS PROBLEMAS RESOLVIDOS .

NÃO VEJO OUTRA SOLUÇÃO , O QUE VC VAI FAZER EM TROCAR A FRENTE ABRINDO A VENTILAÇÃO , " VAI MELHORAR MAS NÃO VAI RESOLVER " .

MaGao
22/06/2012, 17:17
Guilherme,

Minha tcase ja é boa =) se for pra trocar.. ja ponho cambio e tcase completos.. fora isso não vale a pena.. vou testar mais algumas coisinhas nele pra ver.. se não der realmente ai eu troco..

Eu tenho um omega tbm.. vou rancar o radiador dele e fazer o teste =)

Abraços,

Eduardo Velo
22/06/2012, 19:36
Magao , valeu a explicação pro Doc ... é isso mesmo , pelo cálculo pra chegar a 120 km/h a 3000 rpm com pneus 37" teria que estar com relação 4.1 , mas a relação é 3,3 superconfirmada ... qto mais longa a relação menos rpm vc precisa pra atigir velocidade , a relação 3,07 em troca da 3,3 não iria causar tanta diferença , atingiria 120 km/h com 2100 rpm e com relação 3,3 , PELOS CÁLCULOS , deveria atingir 120 km/h a 2250 rpm ... pode fazer as contas .

A questão fica complicada pq não adianta a gente querer mudar a relação pra não queimar giro pq a relação que está na vtr já não era pra estar queimando giro ... e a solução seria não queimar giro , pq já foi constatado que não queimando giro não esquenta ... mas andar a 90 km/h não seria a solução pq o Magao quer andar a 120 km/h ...
Acredito que por mais que seja superdimensionado o radiador não vai resolver o problema , pq o Maxion a 3000 rpm vai aquecer de qqer jeito ... tem que andar em rpm compatível ...
Fazendo cálculo usando 4a ( 1,48 ) no lugar da 5a( 1,00 ) com a configuração da vtr do Magao , anda prox. a 110 km/h com 3000 rpm ... são só subjetividades viu Magao ... rsrs , só tentando achar onde ta o gato ... tem que ter uma explicação pra não estar batendo a conta ...

guilhermeabreu
22/06/2012, 20:19
Magao , valeu a explicação pro Doc ... é isso mesmo , pelo cálculo pra chegar a 120 km/h a 3000 rpm com pneus 37" teria que estar com relação 4.1 , mas a relação é 3,3 superconfirmada ... qto mais longa a relação menos rpm vc precisa pra atigir velocidade , a relação 3,07 em troca da 3,3 não iria causar tanta diferença , atingiria 120 km/h com 2100 rpm e com relação 3,3 , PELOS CÁLCULOS , deveria atingir 120 km/h a 2250 rpm ... pode fazer as contas .

A questão fica complicada pq não adianta a gente querer mudar a relação pra não queimar giro pq a relação que está na vtr já não era pra estar queimando giro ... e a solução seria não queimar giro , pq já foi constatado que não queimando giro não esquenta ... mas andar a 90 km/h não seria a solução pq o Magao quer andar a 120 km/h ...
Acredito que por mais que seja superdimensionado o radiador não vai resolver o problema , pq o Maxion a 3000 rpm vai aquecer de qqer jeito ... tem que andar em rpm compatível ...
Fazendo cálculo usando 4a ( 1,48 ) no lugar da 5a( 1,00 ) com a configuração da vtr do Magao , anda prox. a 110 km/h com 3000 rpm ... são só subjetividades viu Magao ... rsrs , só tentando achar onde ta o gato ... tem que ter uma explicação pra não estar batendo a conta ...

EDU VELO

O que tenho sempre falado aqui em relação das contas de engenharia , é que estas contas : NÃO BATEM NA PRÁTICA , o exemplo de MAGAO esta aí pra provar o que estou falando , SIMPLESMENTE PQ O TAMANHO DO PNEU QUE ESTA ESCRITO NO PNEU , " NÃO É O TMANHO REAL " , logo ; MATEMÁTICA E FÍSICA são ciências exatas , MAS OS FABRICANTES DE PNEUS NÃO FABRICAM PNEUS DO TAMANHO REAL DO QUE ESTA ESCRITO , é aí que esta o GATO .

Por ísto que digo que em relação a RELAÇÃO DE DIFERENCIAIS , TAMANHO DE PNEUS E RPM IDEAL , EU CHEGUEI A MEU RESULTADO FINAL IDEAL POR : " ACERTO E ERRO " , gastei um trocado arrumado , usei a relação original 9x44 , depois a 12x47 , depois a 11x47 , depois a 13x46 , depois a 12x47 , PARA FINALMENTE FICAR EM DEFINITIVO COM A 13X46 , que é muito boa para estrada e longa demais para trilha , MAS COMO TENHO A T-CASE da BAND , todos os problemas foram resolvido , tenho uma boa relação longa para asfalto ( SEM QUEIMAR GIRO ) e uma REDUZIDA da BAND porreta pra trilha e estou assim sossegado já a algum tempo .

Eduardo Velo
22/06/2012, 21:45
A conta tem que bater de qqer jeito Doc ... no seu caso com relação 13x46 e pneus 31" pra andar a 100 km/h vc tem que deixar prox. de 2400 rpm ... pra mim da certo , relação 13x40 e pneus 31" pra andar a 100 km/h é prox. de 2000 rpm ... e é isso que acontece .
Se mexer no diam. do pneu pra rodar a 3000 rpm a 120 km/h com relação 3,3 , teria que estar com pneus de 28" , está muito fora esse rpm ... o gato não é o diam. do pneu ...
O calc. é ( rpm / rel. dif.) = rpm na roda ; rpm na roda x o perímetro da roda ( D x 3,1416 ) x 60 = velocidade . pode ser que o resultado de alguma alteração ´por conta de desgaste de pneu , marcador de rpm um pouco fora ou velocímetro , mas teria que aproximar ...

De qqer maneira é só não queimar giro que não aquece ... é nessa linha de raciocínio que iria tentar resolver o problema de aquecimento ...

abs ... Edu

MaGao
22/06/2012, 22:03
Edu,

O grande lance.. eu viajei 1500km ano passado.. desses 1500.. foram apenas 500km em estrada não duplicada.. a 80km/h.. quase que não chego! considero 100.. 120km/h ideal pra cuzeiro.. e não 80km/h sacou?

Tanto que ja rodei mais de 10mil km com ele.. sem problemas.. porém com muita paciência hehe

Abraços,

CARLOS SIQUEIRA
22/06/2012, 22:15
Bom, vou colocar aqui a situação do "Mulo". Estava com a relação 13x46 (3,47) e pneus 33", e o q20b, chegava aos 110km/h no máximo na estrada, com o mesmo urrando. Conversando com o Edu, este disse-me ser o dele originalmente montado com relação 3,07, corri atras e comprei dois pares usados de 14x43, que instalei junto com o bloqueio Macrotorque. A viatura ficou mais solta, sem perder em arrancada, com final acima dos 120 km/h, que para mim está idea nas viagens. Nunca tive problemas de aquecimento, uso o radiador da Besta/H100.

[]'s

MaGao
22/06/2012, 22:35
Carlos,

Qual cambio e qual caixa de transferencia ?

Abraços,

guilhermeabreu
23/06/2012, 17:13
Carlos,

Qual cambio e qual caixa de transferencia ?

Abraços,

MAGAO

Havia me esquecido do CARLOS SIQUEIRA , que é mais um exemplo do que estou falando , o dele estava urrando com a relação 13x46 mas não esquentava pq ele não faz o uso que vc faz , MAS TROCOU PELA 3,07 E O MOTOR NÃO URRA MAIS ( Não queima giro mais ) .

O CAMBIO dele é o 240V e T-CASE da BAND mesma sugestão que dei pra vc . Desculpe CARLINHOS por ter respondido por vc .

Marcus Brandão
24/06/2012, 04:53
Kkkkk
Isso é que é causar polêmica. Tô nutrido.
Vamos pra próxima:
Magao, pergunta boba mas valida a 2000 km de distância. Como fica a água? Derrama? As mangueiras ficam duras ( pressão alta)? Descartou definitivamente junta queimada?
Doc, as contas não batem mesmo.
Galera, estou negociando uma Ct da hilux de corrente. Sabem de algo contra?

MaGao
24/06/2012, 10:36
Kkkkk
Isso é que é causar polêmica. Tô nutrido.
Vamos pra próxima:
Magao, pergunta boba mas valida a 2000 km de distância. Como fica a água? Derrama? As mangueiras ficam duras ( pressão alta)? Descartou definitivamente junta queimada?
Doc, as contas não batem mesmo.
Galera, estou negociando uma Ct da hilux de corrente. Sabem de algo contra?

Se andar em 80km.. Nao acontece nada.. Acima disso ferve.. Ja troquei junta de cabeçote também. Ja tentei acho que quase tudo hehhee

Abraços

CARLOS SIQUEIRA
24/06/2012, 11:50
Valeu doutorzão!!!! Fique tranquilo!!!!

[]'s

guilhermeabreu
24/06/2012, 13:16
Se andar em 80km.. Nao acontece nada.. Acima disso ferve.. Ja troquei junta de cabeçote também. Ja tentei acho que quase tudo hehhee

Abraços

MAGAO

HAHAHAHAHAHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHA , COM TODO O RESPEITO A SUA GRANDE EXPERIENCIA NOS SEUS TRAJETOS MALUCOS DAÍ , vc falou que já trocou quase tudo , CONCORDO PLENAMENTE , kkkkkkkkkkk SÓ NÃO TROCOU A RELAÇÃO PRA 3,07 E T-CASE DA BAND , é o que esta faltando , COM TODO RESPEITO EM ????????????????

O seu problema vc já falou várias vezes que é : NÃO PODE SUBIR O GIRO , sei que não tem nada de errado no seu carro , A NÃO SER A RELAÇÃO C&P CURTA DEMAIS , O SEU CARRO ESTA EXATAMENTE COMO O MEU ESTAVA , só resta mudar a relação por outra mais longa , VC ESTA VENDO QUE TENHO INSISTIDO PRAKARAI neste assunto , vc já deve estar de saco cheio de tanto eu falar a mesma coisa , MAS INSISTO QUE VC SÓ RESOLVERÁ ESTE ASSUNTO DESTA FORMA .

Desculpe amigo por tanta insistencia .

ABRAÇÃO

MaGao
24/06/2012, 14:00
MAGAO

HAHAHAHAHAHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHA , COM TODO O RESPEITO A SUA GRANDE EXPERIENCIA NOS SEUS TRAJETOS MALUCOS DAÍ , vc falou que já trocou quase tudo , CONCORDO PLENAMENTE , kkkkkkkkkkk SÓ NÃO TROCOU A RELAÇÃO PRA 3,07 E T-CASE DA BAND , é o que esta faltando , COM TODO RESPEITO EM ????????????????

O seu problema vc já falou várias vezes que é : NÃO PODE SUBIR O GIRO , sei que não tem nada de errado no seu carro , A NÃO SER A RELAÇÃO C&P CURTA DEMAIS , O SEU CARRO ESTA EXATAMENTE COMO O MEU ESTAVA , só resta mudar a relação por outra mais longa , VC ESTA VENDO QUE TENHO INSISTIDO PRAKARAI neste assunto , vc já deve estar de saco cheio de tanto eu falar a mesma coisa , MAS INSISTO QUE VC SÓ RESOLVERÁ ESTE ASSUNTO DESTA FORMA .

Desculpe amigo por tanta insistencia .

ABRAÇÃO

Guilherme,

Tenho toda certeza que vc está correto.. pelo que ja vivi e fiz.. porém.. não quero mecher na relação do diferencial pois com os 37.. se alterar a relação do diferencial não consiguirei sair de segunda marcha em certos pontos da cidade.. então a melhor solução é a troca da caixa de marchas para caixa de toyota.. pois tem OVERDRIVER.. assim eu alongo mais.. não queimando giro..

Será a próxima troca.. deixa eu receber fim do ano que ja estaciono novamente hehe

Abraços,

guilhermeabreu
24/06/2012, 17:32
Guilherme,

Tenho toda certeza que vc está correto.. pelo que ja vivi e fiz.. porém.. não quero mecher na relação do diferencial pois com os 37.. se alterar a relação do diferencial não consiguirei sair de segunda marcha em certos pontos da cidade.. então a melhor solução é a troca da caixa de marchas para caixa de toyota.. pois tem OVERDRIVER.. assim eu alongo mais.. não queimando giro..

Será a próxima troca.. deixa eu receber fim do ano que ja estaciono novamente hehe

Abraços,

GRANDE MAGAO

Beleza , então é só esperar e tomar um DIAZEPAN qdo for viajar por TER QUE ANDAR A 80TINHA O TEMPO TODO .

HAJA SACO NÃO ? Sou como vc e tantos outros por aí a fora , velocidade cruzeiro de 100/110km/h e as vezes 120km/h qdo nescessário como exemplo um transito congestionado e pessoal andando a 90 na frete e comboio atras , daí coloca 120 e sai do enrosco e volta aos 100/110 , para ísto vc tem que ter o carro em condições de fazer ísto sem queimar giro .

ABRAÇÃO .

Marcus Brandão
24/06/2012, 20:40
Magao, e a pressão nas mangueiras?
Desculpe, Doc. Concordo contigo quanto a relação, tenho certeza que melhora mas não vai resolver. Vamos desmanchar o carro do Magao daqui de longe e descobrir que porquera é essa. Pra começar deixe a chave da vtr em baixo do carro amarrada a uma ratoeira. De manhã prenda o duende numa gaiola e peça resgate. Exija que todos se retirem do Engesão e depois ligue o carro, abra o radiador, tampe a saída do suspiro ou vaso de expansão e verifique se o nível da água sobe lentamente. Caso positivo tá pressurizando o sistema. Idéia boba? Desconsidere.
Minha principal desconfiança é que esteja vazando compressão ou com algum entupimento. Motorzão bruto - já usei em uma bonanza- não ferve a 3000 rpm. Sua Ct não tá reduzindo em off?
Não se esqueça, tem que capturar os duendes e nunca matar, ok?
Doc, pescaria em agosto? Vou receber aqui um amigo de Sumpaulo e vamos pra Serra da mesa. Íamos dia 13/6 mas minha esposa vai precisar viajar e tenho que cuidar do barraco.
Troque a caixinha branca pela cinza, esfingno// por carretilhas, esteto por molinetes, catgut por multifilamento, a principalmente água por marafa. Rumbora. Comprei um barco desse cara de Sumpaulo tem uns dez anos. Ficamos colegas. Há alguns meses ele me convidou pra ir pescar com ele no Tietê, peguei um avião e passei 4 dias com o cara. Ficamos amigos. Magao, arruma um tempo entre as mamadeiras e vem também. Onde dois três ficam tontos, quatro ficam também. Ainda levamos um motorista sóbrio pro carro. A imersão (etílica) se inicia na porta de casa. É nos sustentando a Ambev e a Pirassununga.

guilhermeabreu
24/06/2012, 21:13
Magao, e a pressão nas mangueiras?
Desculpe, Doc. Concordo contigo quanto a relação, tenho certeza que melhora mas não vai resolver. Vamos desmanchar o carro do Magao daqui de longe e descobrir que porquera é essa. Pra começar deixe a chave da vtr em baixo do carro amarrada a uma ratoeira. De manhã prenda o duende numa gaiola e peça resgate. Exija que todos se retirem do Engesão e depois ligue o carro, abra o radiador, tampe a saída do suspiro ou vaso de expansão e verifique se o nível da água sobe lentamente. Caso positivo tá pressurizando o sistema. Idéia boba? Desconsidere.
Minha principal desconfiança é que esteja vazando compressão ou com algum entupimento. Motorzão bruto - já usei em uma bonanza- não ferve a 3000 rpm. Sua Ct não tá reduzindo em off?
Não se esqueça, tem que capturar os duendes e nunca matar, ok?
Doc, pescaria em agosto? Vou receber aqui um amigo de Sumpaulo e vamos pra Serra da mesa. Íamos dia 13/6 mas minha esposa vai precisar viajar e tenho que cuidar do barraco.
Troque a caixinha branca pela cinza, esfingno// por carretilhas, esteto por molinetes, catgut por multifilamento, a principalmente água por marafa. Rumbora. Comprei um barco desse cara de Sumpaulo tem uns dez anos. Ficamos colegas. Há alguns meses ele me convidou pra ir pescar com ele no Tietê, peguei um avião e passei 4 dias com o cara. Ficamos amigos. Magao, arruma um tempo entre as mamadeiras e vem também. Onde dois três ficam tontos, quatro ficam também. Ainda levamos um motorista sóbrio pro carro. A imersão (etílica) se inicia na porta de casa. É nos sustentando a Ambev e a Pirassununga.

GRANDE MARCÃO

Vc é " O CARA " .

HAHAHAHAHAHAHAHAHA Beleza , mais doido do que eu , estas suas referencias , troque ísto por aquilo foi o máximo , morrí de rir .

Mas assim que tiver pronto pra ír a SERRA DA MESA te dou um toque .

E não vem mais com esta história de que o carro de MAGAO tem coisa errada , o carro dele esta 100% , só falta trocar a caixa completa pela da BAND com 5ª over , ou trocar a relação e colocar a T-CASE da BAND , mas ele prefere trocar o conjunto de CAIXA DE MARCHA + T-CASE da BAND que vai resolver tb . E PRONTO . Não me invente mais nada com o MAGAO .

Bom início de semana .

FORTE ABRAÇO

Marcus Brandão
24/06/2012, 21:55
Kkkkkkk
Falou!!!

Marcus Brandão
24/06/2012, 21:59
KkkkkkkFalou!!!Sabe me falar sobre a Ct da hilux por corrente?Me disseram que a Ct da band vaza muito óleo. Procede?

MaGao
25/06/2012, 09:46
Marcos,

Agora vc me deixou de orelha em pÉ! Tua bonanza não esquentava a 3000rpm direto ? por exemplo.. 15 minutos andando em linha reta.. ela não esquentava?

Se a resposta for não.. vou desmontar o carro todo pra saber o que é isso!
Quanto aos mangotes.. nunca notei ficar duro não.. agua ja baixou um pouco coisa de 1 dedo.. mais nunca mais notei baixar..

Abraços,

Marcus Brandão
25/06/2012, 12:09
Caraca, Magao, tomara que sirva pra algo mas a questão é a seguinte.
Já fui até maceió com ela. de posse a correntina sãos 200 kms de reta. Botava a tranqueira de final e via lááááá longe um carrinho e cronometrava quanto tempo pra ultrapassagem. Daí alguns minutos tava ultrapassando um bmw, um maréa. carros reconhecidamente velozes mas que têm que respeitar as irregularidades da pista. Não dá pra meter o pé num carro baixo que quando a estrada começa a sacudir... vc sabe.
Cara, a resposta é não, não esquentava nada. Ar condicionado direto. Rock na caixa e pé no fundo. 150, 160 km/h trem de doido.

MaGao
25/06/2012, 13:16
Caraca, Magao, tomara que sirva pra algo mas a questão é a seguinte.
Já fui até maceió com ela. de posse a correntina sãos 200 kms de reta. Botava a tranqueira de final e via lááááá longe um carrinho e cronometrava quanto tempo pra ultrapassagem. Daí alguns minutos tava ultrapassando um bmw, um maréa. carros reconhecidamente velozes mas que têm que respeitar as irregularidades da pista. Não dá pra meter o pé num carro baixo que quando a estrada começa a sacudir... vc sabe.
Cara, a resposta é não, não esquentava nada. Ar condicionado direto. Rock na caixa e pé no fundo. 150, 160 km/h trem de doido.

Ê laia! começo por onde então ? hehehe

Lembrando..
Radiador novo, bomba d`agua, junta, filtro de ar..
De acordo com meu RPM que é ligado ao alternador... 3mil giros vuala! temp. sobe..

Abraços,

MaGao
25/06/2012, 13:17
Ah Marcos,

Quanto a caixa de transferência da hilux por corrente.. Fala com Equipeminas4x4 acho que isso.. o MKrawler.. que vende peças de hilux.. acho que ele é o mais indicado pra lhe dar pitacos..

Abraços,

guilhermeabreu
25/06/2012, 13:53
Ê laia! começo por onde então ? hehehe

Lembrando..
Radiador novo, bomba d`agua, junta, filtro de ar..
De acordo com meu RPM que é ligado ao alternador... 3mil giros vuala! temp. sobe..

Abraços,

MAGAO

Então queres investigar mais alguma coisa ? Sugiro a vc arranjar emprestado um CONTA GIRO MECANICO , retira as coisas da frente do hélice do motor para vc colocar o CONTA GIRO MECANICO no centro do eixo do motor e conferir e se a rotação do CONTA GIRO MECANICO esta batendo com o CONTA GIRO DO CARRO .

Acho que é primeira coisa que deve fazer , e a partir daí ver outras coisas .

Eduardo Velo
25/06/2012, 14:03
Isso ta ficando bem interessante ... rs ...
Uns anos atras tinha uma Passat que deu problema de aquecimento , na estrada andando a mais de 120 km/h ele não aquecia , só dava problema qdo abaixava a velocidade ... se o Marcos conseguia andar a 150 km/h e 3000 rpm talvez isso fazia não aquecer , minha Tracker na trilha aquece um pouco a 2500 rpm , mas na estrada nem a 3000 rpm esquenta ...
A solução seria dif. longo , 3,07 pra 3,3 na minha opinião é pouca diferença , com essa relação não era pra ter problema ... pelas contas vc deveria estar a mais de 160 km/h a 3000 rpm e não teria problema de aquecimento ...

MaGao
25/06/2012, 14:35
Ah.. deixa eu contar um detalhe..

Meu irmão tem um engesa igual.. e não AQUECE! =D o que ele não tem é um parachoque da Works na frente.. somente isso.. Será?

=)

guilhermeabreu
25/06/2012, 19:23
Isso ta ficando bem interessante ... rs ...
Uns anos atras tinha uma Passat que deu problema de aquecimento , na estrada andando a mais de 120 km/h ele não aquecia , só dava problema qdo abaixava a velocidade ... se o Marcos conseguia andar a 150 km/h e 3000 rpm talvez isso fazia não aquecer , minha Tracker na trilha aquece um pouco a 2500 rpm , mas na estrada nem a 3000 rpm esquenta ...
A solução seria dif. longo , 3,07 pra 3,3 na minha opinião é pouca diferença , com essa relação não era pra ter problema ... pelas contas vc deveria estar a mais de 160 km/h a 3000 rpm e não teria problema de aquecimento ...

EDU VELO

Vejo vc teimando nas contas que ele a 3000 rpm esta a 160km/h e eu teimando do outro lado pra ele colocar 3,07 + T-CASE de BAND e ele esperando pra colocar o conjunto da BAND .

No detlhe , SE ELE COM 3000 RPM ESTIVESSE A 160KM/H , ele perceberia que estava numa velocidade bem alta , E ELE EM MOMENTO ALGUM RELATOU ÍSTO .

Logo :

Estou achando que o CONTA GIRO DELE ESTA MARCANDO ERRADO .

Mas de qualquer forma tem dente de coelho aí , pois se ele esta a 3000 rpm e não percebe que esta a 160km/h ( SUAS CONTAS ) E O MOTOR ESQUENTA .

Ou ele esta REALMENTE A 3000 RPM , E NÃO ESTA A 160KM/H , MAS O MOTOR ESQUENTA .

Ou ele não esta a 3000 rpm , não esta a 160km/h e mesmo assim O MOTOR ESQUENTA qdo o CONTA GIRO DO CARRO CHEGA A 3000 RPM .

Como o do irmão dele não esquenta , o CARLOS SIQUEIRA não esquenta , a D-20 do MARCUS BRANDÃO não esquentava .

NÓS PROCURANDO UM DENTE DE COELHO E ELE PODE ESTAR NA CARA DA GENTE COMO O MAGAO MESMO RELATOU JÁ EM OUTRAS VEZES QUE : " A FRENTE DO CARRO ESTA OBSTRUINDO A PASSAGEM DO PARA O RADIADOR .

MAGAO ,

Antes da minha sugestão anterior de CONFERIR seu CONTA GIROS , mudo para em primeiro lugar : RETIAR TUDO DA FRENTE e usar como de costume , CUSTO QUASE ZERO . e vamos ver no que vai dar , uma coisa de cada vez .

ABRAÇO

MaGao
25/06/2012, 19:55
Guilherme,

Concordo.. porém.. penso eu que a ventoinha e o radiador deveria ser suficiente mesmo com o parachoque.. logo não está sendo.. entãooo... trocar radiador denovo? =/

Abraços,

guilhermeabreu
25/06/2012, 20:46
Guilherme,

Concordo.. porém.. penso eu que a ventoinha e o radiador deveria ser suficiente mesmo com o parachoque.. logo não está sendo.. entãooo... trocar radiador denovo? =/

Abraços,

MAGAO

Acho que vc não deve ír gastando de novo , passei por ísto , É UMA VERDADEIRA MERDA , pois não sabemos ao certo o motivo ou motivos que esta acarretando ísto , gastei prakarai até chegar a solução .

Peço , procure primeiro não gastar , olha que tinha feito de tudo ou quase tudo como :

1- Troquei a colméia original de 3 carreiras de 15 canaletas , por outra de 5 carreiras de 25 canaletas , olha só a diferença e o carinha apostou que resolveria e NÃO RESOLVEU .

2- Troquei a hélice original de acoplamento viscoso por outra do 1313 , maior , mais pás , pás maiores e mais largas e fixa ao eixo e NÃO RESOLVEU .

3- Acrescentei a ventoinha elétrica na frente e NÃO RESOLVEU .

4- Coloquei uma coifa na frente do radiador para que todo o ar de frente fosse OBRIGADO a passar pelo radiador e NÃO RESOLVEU .

E OLHA QUE ESTAS MEDIDAS FORAM CUMULATIVAS E NÃO RESOLVEU .

5- E por fim , troquei o radiador grossão de 5 carreiras de 25 canaletas por outro de alumínio e plástico do ÔMEGA 4.1 ( R$350,00 ) de área maior de uma carreira só carreira de canaletas E ACABOU-SE O PROBLEMA DE SUPERAQUECIMENTO .

Talvez se desde o início eu tivesse feito ísto teria resolvido de vez , mas olha só a PEREGRINAÇÃO DE EU PASSEI , ísto levou TEMPO , GASTO$$$$$$$$ , CABEÇA QUENTE APORRINHADO PQ NADA RESOLVIA , o pior não foi o gasto , pq a gente sabe que gasta mesmo com nossos 4x4 , O CASO É GASTAR E NÃO RESOLVER E O PIOR NÃO SABER QUAL É A SOLUÇÃO , " ÍSTO É O QUE MAIS DOI EM MIM " , vc tem o dinheiro pra gastar mas não tem a SOLUÇÃO DO PROBLEMA .

Então amigo , vê se não vai gastando a doidado , tb acho que as obstruções que tem na frente não é motivo pra ísto , mas vai lá que é esta merda aí , vai vc gastando e no SIMPLES RETIRAR DESTAS COISAS AÍ E RESOLVER , por ísto falei experimenta tirar tudo da frente pra ver se dar certo , se não resolver , VC NÃO GASTOU NADA SÓ M.O.

Estou na sua torcida .

ABRAÇÃO

Eduardo Velo
25/06/2012, 20:48
Doc , não estou insistindo que 3000 rpm ele está a 160 km/h , e sim que deveria estar ...
Se ele mudar a relação pra 3,07 , vai andar a 144 km/h a 2500 rpm e com relação 3,3 ( Que é a que ele tem ) com os mesmos 2500 rpm iria andar a 134 km/h ... ganho de 10 km/h a 2500 rpm . Com 3000 rpm e relação 3,07 é pra chegar a 172 km/h e com os mesmos 3000 rpm e relação 3,3 chega a 160 km/h ... isso é matemática , é ciência exata ... vai ter ganho de 12 km/h a 3000 rpm ... por isso que tem um gato em algum dos dados ... sempre usando pneus 37" = 2952 mm de perímetro ...
Se a vtr dele andasse a 160 km/h com 3000 rpm não iria aquecer , como não aquecia a vtr do Marcus ... com 3000 rpm andando prox. de 120 km/h vai aquecer ... a vtr do Siqueira não vai esquentar pq ele não anda a 3000 rpm e se chegar a andar vai chegar a 154 km/h , suficiente pra não deixar aquecer ... ele deve andar a 2500 rpm fica prox. dos 120 km/h e tb não tem problema de aquecer ...

Magao , se possível , ergue a vtr e gira o cardam , conta qtas voltas da no cardam pra dar uma volta na roda ... só pra tirar a dúvida ...

abs ...

guilhermeabreu
25/06/2012, 20:59
Doc , não estou insistindo que 3000 rpm ele está a 160 km/h , e sim que deveria estar ...
Se ele mudar a relação pra 3,07 , vai andar a 144 km/h a 2500 rpm e com relação 3,3 ( Que é a que ele tem ) com os mesmos 2500 rpm iria andar a 134 km/h ... ganho de 10 km/h a 2500 rpm . Com 3000 rpm e relação 3,07 é pra chegar a 172 km/h e com os mesmos 3000 rpm e relação 3,3 chega a 160 km/h ... isso é matemática , é ciência exata ... vai ter ganho de 12 km/h a 3000 rpm ... por isso que tem um gato em algum dos dados ... sempre usando pneus 37" = 2952 mm de perímetro ...
Se a vtr dele andasse a 160 km/h com 3000 rpm não iria aquecer , como não aquecia a vtr do Marcus ... com 3000 rpm andando prox. de 120 km/h vai aquecer ... a vtr do Siqueira não vai esquentar pq ele não anda a 3000 rpm e se chegar a andar vai chegar a 154 km/h , suficiente pra não deixar aquecer ... ele deve andar a 2500 rpm fica prox. dos 120 km/h e tb não tem problema de aquecer ...

Magao , se possível , ergue a vtr e gira o cardam , conta qtas voltas da no cardam pra dar uma volta na roda ... só pra tirar a dúvida ...

abs ...

GRANDE EDU VELO

Eu sei o que esta falando como tb sei que matemática sempre 2+2 será 4 , eu me referí em nossas falas e que tb não sabemos o que esta acontecendo com o MAGAO , quisera eu saber a solução do caso dele , é que como falei muitas outras vezes eu adoro física e matemática MAS NO MEU ENGESA E ADAPTAÇÕES TENHO OPTADO PELO ACERTO/ERRO , pq nas contas que inicei fazendo não batia no que eu queria , como em relação a qual relação C&P seria a melhor para mim .

Fiz muitas contas e cheguei a conclusão final no experimento , POIS A VARIÁVEIS SÃO MUITAS como subida , descidas , curvas , retomadas , arrancadas .

Vc esta correto com suas contas , é que estamos todos agoniados com o problema do MAGAO .

ABRAÇÃO

Eduardo Velo
25/06/2012, 21:15
Isso mesmo Doc , os orientais pensam e estudam muito antes de fazer e nós fazemos muito antes de pensar ... rs , são nossos costumes a gente quer a coisa pronta ... rs
O problema da vtr do Magao é aquecimento , qdo aquece ?? qdo sobe o giro e não tem velocidade suficiente pra fazer a troca de calor , se ele conseguir andar com giro alto e velocidade alta ( como o Marcus andava ) não vai aquecer ... e pq ele não está conseguindo ter velocidade com giro alto ??? era pra ter com a relação 3,3 , mas não tem ... é aí que está um dos problemas ... o radiador pode até ter algum problema , mas não é crítico , pq não aquece com giro normal até 80 km/h ...

Marcus Brandão
25/06/2012, 21:25
Ê lelê, todo mundo falando mesma coisa e trocando supapos. Adoro. Kkkkk
Edu, o gafanhoto tbém só esquentava na estrada. Sarou.
Magao, tira a mangueira de cima e liga o carro pra olhar a pressão da bomba. Tem uns desvios dentro do radiador nas caixas pra forçar a água a subir e descer no radiador. Tirei as minhas e baixou muito a temp. Mas siga o conselho do Guilherme. Vai testando mas sem gastar $$$$$$

Eduardo Velo
25/06/2012, 22:18
Já tive problema crônico de aquecimento , o radiador vivia furando , com certeza andou muito tempo sem aditivo , até que o cara do reparo de radiador condenou por estar com menos de 25 % de dutos funcionando ... troquei a colméia e nunca mais tive problema , desde que peguei ele sempre uso aditivo ... , mas esse não parece ser o caso do Magao pq já trocou o radiador ...
Esses dias o limpador de parabrisa enroscou , o braço estava até gasto de pegar no parafuso do capô , coloquei calços e ficou ótimo , a cx de dir. hidr. foi reparada o meca deixou o eixo fora da guia , quase o volante sai na minha mão com eixo e tudo ... são essas coisas que deixam a gente sempre xeretando o forum ... se tudo estiver funcionando bem não tem graça nenhuma ... rsrs , sempre tem que ter um questionamento pra gente tentar resolver , geralmente é coisa boba , mas enqto não resolve a gente faz uma masturbação mental ... rsrs ... e brigar com o Doc é mais divertido ainda ... rsrs ... ainda bem que não to perto dele , costuma pegar pelo colarinho pra explicar ... rsrs

CAVESO
25/06/2012, 23:50
MAgão,

Seu motor tá no ponto certinho?

Motor fora do ponto também aquece....

guilhermeabreu
26/06/2012, 00:03
Já tive problema crônico de aquecimento , o radiador vivia furando , com certeza andou muito tempo sem aditivo , até que o cara do reparo de radiador condenou por estar com menos de 25 % de dutos funcionando ... troquei a colméia e nunca mais tive problema , desde que peguei ele sempre uso aditivo ... , mas esse não parece ser o caso do Magao pq já trocou o radiador ...
Esses dias o limpador de parabrisa enroscou , o braço estava até gasto de pegar no parafuso do capô , coloquei calços e ficou ótimo , a cx de dir. hidr. foi reparada o meca deixou o eixo fora da guia , quase o volante sai na minha mão com eixo e tudo ... são essas coisas que deixam a gente sempre xeretando o forum ... se tudo estiver funcionando bem não tem graça nenhuma ... rsrs , sempre tem que ter um questionamento pra gente tentar resolver , geralmente é coisa boba , mas enqto não resolve a gente faz uma masturbação mental ... rsrs ... e brigar com o Doc é mais divertido ainda ... rsrs ... ainda bem que não to perto dele , costuma pegar pelo colarinho pra explicar ... rsrs

EDU VELO

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHHAA , VC NÃO TEM JEITO MESMO , VC LEMBRA DE TUDO ÍSTO , se vc em BANANAL ficar teimando comigo , vou te pegar elos cularinhos e explicar dentro do seu ouvido e GRITANDO , pra ver se não teima mais comigo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk .

ABRAÇÃO AMIGO .

guilhermeabreu
26/06/2012, 00:05
MAgão,

Seu motor tá no ponto certinho?

Motor fora do ponto também aquece....

CAVESO

Vc esta atrasado demais do problma do MAGAO , o cara já fez de quase tudo E NADA , este lance do ponto , nem perguntei , pois ele já deve ter checado tudo e NÃO ACHA NADA DE ERRADO , aí é que aporrinha o sujeito .

JOÃO R.
26/06/2012, 00:10
Olá galera, tô sumidão por que eu tô trabalhando igual um peão por aqui, literalmente... tava lendo o tópico para me atualizar, e veja, me vi neste dilema... como já sabem, o meu Engesa tem conjunto Q20b turbinado, 240v, tcase toy band, 13x46, pneus 35", eu não consigo mais do que 100km/h, com motor urrando, tb fiz uma viagem até Aracajú de 1600 Km (aonde conheci esta grande fera que é o Magão) e a velocidade de cruzeiro é de 80 a 90 no máximo, e o meu só esquenta nas subidas, em dia muito quente, se pisar demais, mais não vai ao vermelho.... troquei meu radiador pelo da ranger diesel, baseado no tamanho do da H-100 depois de muito conversar aqui no fórum... estou com 1 conjunto de 13x41 na agulha aguardando outro pra dianteira, mas pelo jeito não vai dar certo né.... queria deixar todo o conjunto como nas D-20, para viajar a 100km/h com motor aliviado... hoje faço 8km/L sem choro na estrada... e aquela tabela de cálculo não dá certo mesmo...

CAVESO
26/06/2012, 00:14
CAVESO

Vc esta atrasado demais do problma do MAGAO , o cara já fez de quase tudo E NADA , este lance do ponto , nem perguntei , pois ele já deve ter checado tudo e NÃO ACHA NADA DE ERRADO , aí é que aporrinha o sujeito .

O problema é que essas coisas costumam passar batido e os mecas nem olham...

Já vi vários motores com ponto marcado errado e o cara coloca os pontos batendo, mas o motor não fica no ponto...

Nesses casos é bom medir o PMS e ver se a bomba está injetando na posição certa...

Marcus Brandão
26/06/2012, 06:45
Essa foi boa, Caveso.
Vai ser assim mesmo. Algo que passou batido.
Tem um camarada no fórum, o Edintruder se não me engano que tampava o retorno da bomba d'água do corcel com uma camiseta velha pra melhorar a refrigeração. Tem mil situações. Verifique entupimento, verifique aumento de pressão, avalie se o para choque atrapalha, tudo que for de graça. Depois verifique o ponto da bomba... Tudo que for barato.
João, a conta não é exata por particularidades mas bate sim. O motor do seu carro como o meu têm menos de 100 jericos com o turbo, o do Magao 150 mais ele. Rsss. Minha relação é3,07 e meus pneus 35. Velocidade de cruzeiro de 120, portanto sua conta tbem tá batendo. Pula logo pra 3.07 e seja feliz como o Guilherme, o Edu, o C Siqueira. Seu carro não corre mais pq o motor não funciona em giro alto. Meu consumo é de 10/L.

Eduardo Velo
26/06/2012, 09:31
Essa relação 3,07 no fase 3 foi a pedido da Jordânia pra ter mais velocidade no deserto e por isso saiu com essa relação de fábrica , nos protótipos não tem essa relação , o meu é o num. 00001 fab. em 91 ... relação longa não combina com trilha pro Engesa pq só vai ter a 1a com redução , já acostumei com isso , mas a 3,07 com pneus 35" pra cima exige cx de red. pra fazer trilha ... na estrada é ótimo ...

Doc ... vou levar uma camisa de colarinho falso pra Bananal ... rsrsr ...

Marcus Brandão
26/06/2012, 17:17
Edu, o cabra tem 120 kg. dá tempo de pedir desculpa pra não perder a reserva da pousada. kkkkk
Estou negociando uma ct da hilux com o Danilo da casa da trasmissão. Se soltar meu carro numa descida ele desce meeeesmo.

MaGao
26/06/2012, 20:08
Caveso,

Quanto ao ponto do motor e o ponto da bomba.. acredito que não.. nunca foi alterado o ponto do motor.. meu motor nunca foi desmontado.. apenas troquei junta e aneis que não alteram o ponto do motor..

Esse motor foi comprado no final de 2005 zero KM... então até os selos de lado do motor ainda existem.. o antigo dono somente usava o carro pra trilha.. então baixissima KM.. comprovado quando troquei o anel dele... (resultado de não usar Válvula termostática). Quando comprei ele.. ele esquentou.. ai o esperto aqui tirou a Válvula Termostática.. e fiquei rodando com ele sem.. e o problema não era ela.. e sim o radiador.. foi dai que troquei o radiador.. e como estava vazando um pouco.. abri ele e troquei as molas e aneis que a olho nú não aparentavam desgaste.. maisssss troquei assim mesmo..

Quanto a bomba.. pode sim está errada.. afinal fiz 02 vezes ela completa.. cabeçote, paletas, pinos, roletes.. umas 30 peças foram trocadas.. motivo: água no tanque..

Foi feita na autorizada com carro presente.. então creio que colocaram no ponto certo.. carro super forte.. pega de primeira..
Única coisa que tem é quando inclina ele.. acima de 40 graus.. ele fica meio que falhando.. se ficar muito tempo assim.. (5minutos) da entrada de ar.. creio que seja algo no pescador.. vou verificar ainda..

Abraços,

CAVESO
26/06/2012, 23:02
Magão,

Complicado esse troço....

O motor sempre esquentou desde novo ou é de uns tempos pra cá?

Já vi motores novos, que sairam da fábrica fora do ponto (eles marcaram os pontos nas engrenagens com o motor fora do ponto), vários mecas pegaram pra olhar e não deram conta disso....

É algo a se investigar...

MaGao
26/06/2012, 23:28
Caveso,

Só começou a esquentar em ALTA depois do parachoque..

Agora ele só esquenta em ALTA>. acima de 100km/h..

Abraços,

Magão,

Complicado esse troço....

O motor sempre esquentou desde novo ou é de uns tempos pra cá?

Já vi motores novos, que sairam da fábrica fora do ponto (eles marcaram os pontos nas engrenagens com o motor fora do ponto), vários mecas pegaram pra olhar e não deram conta disso....

É algo a se investigar...

guilhermeabreu
26/06/2012, 23:37
ÔHHHH NHACA SÔ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

PQP , um dia vamos ter a solução desta bosta .

Estou tendo até pesadelo de novo , parece que a NHACA vai até voltar pra mim de novo , SAI BACURAU LAZARENTO FILHO DE UMA BOA ÉGUA .

Sai daqui , MAS NÃO DEIXA MUITO TEMPO NO MAGAO NÃO , ele não merece isto por este tempo todo não , da uma folga pra ele , MAS DESDE QUE NÃO VOLTE PRA MIM É CLARO .

CAVESO
26/06/2012, 23:40
Caveso,

Só começou a esquentar em ALTA depois do parachoque..

Agora ele só esquenta em ALTA>. acima de 100km/h..

Abraços,

Tire o parachoque e rode no feriado sem ele acima de 100 km.....

MaGao
27/06/2012, 00:24
Tire o parachoque e rode no feriado sem ele acima de 100 km.....

Creio que essa não é a solução.. o sistema deve segurar o carro mesmo sem vento direto..

Abraços,

guilhermeabreu
27/06/2012, 00:30
Creio que essa não é a solução.. o sistema deve segurar o carro mesmo sem vento direto..

Abraços,

Tb concordo , se colocasse um plástico na frente do radiador sim , mas estruturas que são fixadas ali não impede do ar passar , pode dificultar , mas não impedir .

ESTOU AGONIADO .

Marcus Brandão
27/06/2012, 09:16
Tá doido, doido?
Você falou que passou a esquentar depois que botou o para choque e agora diz que não acredita que seja ele?
bota meia dose dessa droga aí pra mim também. kkkkk
eu acho muito difícil só o parachoque barrar a passagem de ar mas vamulá:
parachoque feioso que o Magao feioso não quer tirar foto pra mandar pro tio Marquinho mais hélice do radiador parada na frente do radiador quando em alta.
Olha só, tive elétrica no gafanhoto e esquentava. coloquei direto na bomba e melhorou, porém, como o do João, trabalhava perto do meio e em viagens aquecia, aproximando-se do vermelho.
Tirei a VT e a prassão baixou pra carvalho. Sobe muito pouco no dia a dia e viajando nuuuunca chega à metade da temp.
quando estava resolvendo um problema com o cambio andei umas duas semanas sem as "coifas" das alavancas. O calor que o radiador assopra pra dentro do carro é muito alto. A hélice parada pode diminuir a eficiência do sistema. O único inconveniente da direta é a travessia de alagados.

regisbellini
27/06/2012, 19:41
Magal,

Quando comprei a viatura o parachoque era original e andava na estrada a 100/110km/h e o ponteiro ficava +/-95ºC, em subidonas longas chegava perto dos 100ºC, mas voltava depois para os 95ºC. Coloquei o parachoque Work e guincho e a temperatura ficou igual(Tenho relogio temp cronomac Mecânico).

Começei a ter problemas para ligar o motor e também para desligar. Mandei no bombista e o diagnostico foi que a bomba ferrou por diesel com agua. No diagnosticos os bicos também estavam bichados. O bombista trocou tudo e não é que após o serviço a temperatura do motor baixou para algo em torno de +/-87ºC e acelerando forte na estrada chega no maximo a +/-95ºC.

Acredito que isso ocorreu pois os bicos não deviam estar puverizando e sim jorando diesel para os pistôes.

Obs.: Tenho o mesmo motor que vc.

abs,
Regis

MaGao
27/06/2012, 19:59
Marcos,

Viu pq nao eh simples tirar o parachoque?

regis,

Esta usando qual radiador?
Tbm estou com o relogio cronomac mecanico...
Abraços,

Marcus Brandão
28/06/2012, 11:17
MaGao,
Também acho que tirar o parachoque é muito trabalhoso, tem que ver outras coisa primeiro mas comece vendo se não está mandando pressão pra água. se estiver ele perde água de qualquer forma. Se não está perdendo água, esqueça.
Pense em outra coisa. A bomba tem força? o radiador deixa passar água à vontade? ele tem aquelas guias pra fazer a água circular em zig-zag ou deixa passar direto? penso que passar direto pra uma bomba valente como a sua é o mais adequado, O meu eu desmanchei todas as guias. Caiu na caixa superior pode correr pelo radiador todo. Um só volume. na troca de juntas verificou se o cabeçote tava empenado ou foi no olho?
Cara, tem muita coisa pra ver mas cuidado pra não ficar gastando latinhas à toa. guarde pra quando formos a Maceió.

Guilherme, não é cachaça mas funciona.

Bebum mas com estilo. é nós biíto!!!!!

DeliBeer Brasília 2012 – Festival de Cervejas Especiais | DeBoa Brasília (http://brasilia.deboa.com/cultural/delibeer-brasilia)

Marcos,

Viu pq nao eh simples tirar o parachoque?

regis,

Esta usando qual radiador?
Tbm estou com o relogio cronomac mecanico...
Abraços,

MaGao
28/06/2012, 11:31
Marcos,

Se encho o radiador até a boca.. ele vaza um pouco e depois estabiliza.. coisa de 5cm.. minha bomba é zero km.. quando troquei a junta foi pra retifica medir .. e não tinha empeno algum..
Agora essa do radiador pode ser uma verdade.. meu irmão tem um radiador do mesmo tamanho.. mais foi usado colmeias diferentes da minha.. pode ser uma razão pra isso..

Qual a data que vcs vão está por aqui?

Abraços,

MaGao,
Também acho que tirar o parachoque é muito trabalhoso, tem que ver outras coisa primeiro mas comece vendo se não está mandando pressão pra água. se estiver ele perde água de qualquer forma. Se não está perdendo água, esqueça.
Pense em outra coisa. A bomba tem força? o radiador deixa passar água à vontade? ele tem aquelas guias pra fazer a água circular em zig-zag ou deixa passar direto? penso que passar direto pra uma bomba valente como a sua é o mais adequado, O meu eu desmanchei todas as guias. Caiu na caixa superior pode correr pelo radiador todo. Um só volume. na troca de juntas verificou se o cabeçote tava empenado ou foi no olho?
Cara, tem muita coisa pra ver mas cuidado pra não ficar gastando latinhas à toa. guarde pra quando formos a Maceió.

Guilherme, não é cachaça mas funciona.

Bebum mas com estilo. é nós biíto!!!!!

DeliBeer Brasília 2012 – Festival de Cervejas Especiais | DeBoa Brasília (http://brasilia.deboa.com/cultural/delibeer-brasilia)

regisbellini
28/06/2012, 21:35
Magal,

O radiador é o modelo original, porem somente a carcaça. Foi refeito todo novo em uma empresa especializada em radiadores.

Vai uma foto.
356099
abs,
Regis

MaGao
28/06/2012, 22:36
Regis,

Tem mais foto do cofre do motor? para eu comprar com o meu? Meu radiador tem o dobro desse dai.. e a ventuinha fica atras..

Me mostra ele por completo.. derrepente é um filtro de ar ruim.. pouco ar e tal.

Abraços,

Magal,

O radiador é o modelo original, porem somente a carcaça. Foi refeito todo novo em uma empresa especializada em radiadores.

Vai uma foto.
356099
abs,
Regis

Marcus Brandão
29/06/2012, 11:14
MaGao,
essa carcaça de radiador costuma ter divisões por dentro pra forçar a água a Descer, subir, descer novamente e sair por baixo. Arranquei tudo e melhorou BEM.
essa questão do filtro de ar é importante. Seu carro usa filtro simples, né? duplo só pra aspirado. Como seu carro esquenta de alta, pense na possibilidade de retirar o filtro e acelerar o carro (tem que ser num local livre de poeira e areia principalmente) ou colocar um filtro muito maior e testar mesmo com ele amarrado dentro do cofre. Motor sem ar, temperatura alta.

MaGao
29/06/2012, 11:46
MaGao,
essa carcaça de radiador costuma ter divisões por dentro pra forçar a água a Descer, subir, descer novamente e sair por baixo. Arranquei tudo e melhorou BEM.
essa questão do filtro de ar é importante. Seu carro usa filtro simples, né? duplo só pra aspirado. Como seu carro esquenta de alta, pense na possibilidade de retirar o filtro e acelerar o carro (tem que ser num local livre de poeira e areia principalmente) ou colocar um filtro muito maior e testar mesmo com ele amarrado dentro do cofre. Motor sem ar, temperatura alta.

Vou fazer esse teste.. mais o curioso que uso o filtro da propria d20.. então não era pra acontecer.. =)
Agora quanto ao lance do radiador.. vou verificar também.. pode ser que o rapaz la tenha colocado esse "atrapalha" fluxo..
Se bem que algum duende me diz que é esse filtro de ar/snorkel.. vou arranchar e por um filtro Cônico esportivo que tenho do meu Omega para testar.. ele tem abertura e vazão de carro turbo..

Abraços,

regisbellini
29/06/2012, 18:30
Magal,

Vai a foto do cofre do motor que voce pediu.
356244 356249 356250
Tem um detalhe que talvez influencie ou não, o capô fica 1 dedo aberto na frente, como pode ver na foto 3.

Acredito que o meu filtro tambem seja da D20. A entrada/saida é de 3". Tava medindo para montar um snorkel esses dias.

abs,
Regis

MaGao
29/06/2012, 19:15
Regis,

Então o meu é igual ao seu filtro.. porém meu snorkel é de 2,5"... isso pode ser um fator..
Eu vou arrancar a entrada de ar e vou testar sem o snorkel para ver o que dá..

Gostei da posição do teu filtro.. porém para instalar o snorkel ficou meio difícil.. acho que vou modificar o meu.. vamos testar..
Deixa o carro sair para ver..

Abraços,

Magal,

Vai a foto do cofre do motor que voce pediu.
356244 356249 356250
Tem um detalhe que talvez influencie ou não, o capô fica 1 dedo aberto na frente, como pode ver na foto 3.

Acredito que o meu filtro tambem seja da D20. A entrada/saida é de 3". Tava medindo para montar um snorkel esses dias.

abs,
Regis

Marcus Brandão
30/06/2012, 08:51
Magao, filtro pra carro turbo de motor de 4 litros?
Cuidado pra não fazer um teste que vai te atrapalhar a conclusão.
Sei que é idéia porca mas eu arrancaria a mangueira de admissão e testaria livre. Tira só o elemento que vai ficar livre e diminuir os riscos.
Os desvios do radiador são originais da carcaça.
Verifique o aumento de pressão nas mangueiras e o "tesão" da bomba d'água. Tudo de grátis.
Bfs.
Ct de hilux por corrente salta dente qdo muito solicitada e tem manutenção difícil e cara. Melhor evitar. (esse era um questionamento meu).

MaGao
30/06/2012, 10:47
Sim marcos.
Meu omega é 4.1 e tem a uma vazão pouco maior que o do engesa..
Então é suficiente.. melhor que deixar sem nada.. aqui tem muita sujeira no ar.. principalmente areia..

Abraços,

Magao, filtro pra carro turbo de motor de 4 litros?
Cuidado pra não fazer um teste que vai te atrapalhar a conclusão.
Sei que é idéia porca mas eu arrancaria a mangueira de admissão e testaria livre. Tira só o elemento que vai ficar livre e diminuir os riscos.
Os desvios do radiador são originais da carcaça.
Verifique o aumento de pressão nas mangueiras e o "tesão" da bomba d'água. Tudo de grátis.
Bfs.
Ct de hilux por corrente salta dente qdo muito solicitada e tem manutenção difícil e cara. Melhor evitar. (esse era um questionamento meu).