PDA

Ver Versão Completa : Lubrax Top Turbo pra 45 mil km

dalmolin
14/05/2008, 20:15
Comprei um top turbo pra F250 , nas entrelinhas da embalagem vi que eh aprovado pra motores mercedes, a partir de 1996 pra uso rodoviario com intervalo de troca de 45 mil km... Pro Hsd , uso rodoviario tbm vo deixar uns 20 25 mil km...

Troca a cada 5 mil km acho um desperdicio, se for com filtro pior ainda...

Acabo de rodar 13 mil km com o Extra turbo em bom estado ainda , 1/2 rodoviario 1/2 cidade...

Bianor
14/05/2008, 20:49
Respeito a opinião dos colegas mas como sou abonado continuo trocando o óleo do meu MWM 2.8 com 5000km e o filtro com 20.000km.
Acredito firmemente nas propriedades miraculosas do óleo em manter em suspensão as impurezas e fico satisfeito em mandar elas para reciclagem junto com o óleo usado, mas estou pensando em juntar tudo e vender para usn colegas que pretendem rodar 45000km.
Abaixo algumas colocações de pesquisadores para sua meditação após a cesta:
"....Van Gerpen et al. (1996) colocaram sob suspeição a eficiência dos filtros separadores
de água convencionais do sistema de combustível diante da maior afinidade do biodiesel
com água (1500ppm contra 50ppm do óleo diesel). Isso causaria a oxidação dos
componentes ferrosos do sistema de injeção e, possivelmente, redução na eficiência da
combustão e uma maior contaminação do óleo no cárter.
Torna-se evidente a importância de se analisar o óleo lubrificante na avaliação do
biodiesel como combustível. O óleo lubrificante atende a uma quantidade de horas de
funcionamento do motor, durante as quais recebe continuamente contaminantes formados
da própria deterioração pela ação do calor do motor e de produtos da atmosfera, gases da
combustão e frações de combustível não queimado (BOUMAN, 1950). Uma possível
diluição por combustível causaria a diminuição da viscosidade do óleo do cárter. Em
contrapartida, a contaminação por água torná-lo-ia mais viscoso (CAINES e HAYCOCK,
1996). Adicionalmente, a quantidade de elementos metálicos indicariam o desgaste dos
componentes do motor...."

Dieselboy
14/05/2008, 21:09
Acho arriscado demais confiar num intervalo de troca tão elevado :pensativo: como esse estabelecido pelo fabricante do óleo.

Acho melhor e mais seguro seguir o procedimento padrão que está descrito no manual, afinal de contas, o que é mais caro? Trocar óleo a cada 5 mil ou ter de fazer retífica muito antes? :pensativo:

Além do que, a forma de utilização de um caminhão é totalmente distinta de uma pick-up, o motor de caminhão geralmente gira bem mais baixo e de forma constante por horas e horas a fio. Quem nunca presenciou um caminhão abastecendo com o motor ligado?

Ao passo que, numa pick-up, não é raro encontrar proprietários que utilizam suas pick-ups de forma severa, pois na maior parte do dia se deslocam por intervalos curtos, muitas vezes nem tendo tempo de esquentar o motor.

Some isso a intervalos longos de troca de óleo + à qualidade de nosso diesel de 1º mundo :rolleyes: e terás a "receita" perfeita para retificar um motor bem antes do esperado.

dalmolin
14/05/2008, 21:27
45 mil eu acho bastante tbm , mas com menos de 10 mil nao concordo em trocar .... tenho a F250 com a bomba aberta e o bixo pega pro lado dela , trocando o oleo e o filtro , preteia o oleo lah nos 5 pra 6 mil km ....

Trocaria com 6 pra 7 mil km de uma camionete qe roda quase soh em cidade ..., maaas cadum cadum neh...

Renatopami
14/05/2008, 21:54
Bom............O Dalmolin não me perguntou nada,mas eu troco o óleo e filtro(original) rigorosamente de 5 em 5 mil km.....
Conversando com o mecânico sobre estas trocas de óleo,chegamos à conclusão que é melhor usar um óleo mediano de marca conhecida e trocar de 5 em 5 mil km,do que colocar um óleo super caro(sintético por ex),com estas trocas muito prolongadas......é por causa do nosso combustível de péssima qualidade(diesel,gasolina),como foi bem lembrado pelo Dieselboy....:concordo:
No caso do óleo mediano que uso,é o turbomax da castrol,rsrsr:dance:
ABRAÇOS!!!!

shimomoto
14/05/2008, 22:07
Como bem disse o Bianor, velho assunto...

Quem decide troca de óleo não é o fabricante de lubrificante e sim o fabricante do carro e do motor.

É claro que trocar óleo de 3 em 3 mil km é atraso de vida (era a recomendação da VW nos Fuscas da década de 60), mas dai a partir para valores superiores a 10 mil km, é economia porca...

Dizer que o óleo está ou não em bom estado ninguém com o olho e os dedos pode dizer. Só exames detalhados podem definir se o lubrificante mantém ou não as caracteristicas originais. E quantop ele ficar preto, é um excelente sional: Ele está mantendo o motor limpo, impedindo de se formar uma goma compacta de carvão nas valvulas, cabeçote, etc. etc. etc.

Outra coisa: Lubrificante quando em uso envelhece, oxida, fica ácido. Precisa de troca. Por isso que os fabricantes recomendam a troca de óleo em X km ou em X meses, o que ocorrer primeiro.

Economia em óleo me lembra algumas pessoas que gastam pequenas fortunas para comprar rodas de liga leve aro 17'' e, pra economizar, coloca pneu recauchutado...

Abraços

Leonel Lousa
14/05/2008, 22:08
Bom............O Dalmolin não me perguntou nada,mas eu troco o óleo e filtro(original) rigorosamente de 5 em 5 mil km.....
Conversando com o mecânico sobre estas trocas de óleo,chegamos à conclusão que é melhor usar um óleo mediano de marca conhecida e trocar de 5 em 5 mil km,do que colocar um óleo super caro(sintético por ex),com estas trocas muito prolongadas......é por causa do nosso combustível de péssima qualidade(diesel,gasolina),como foi bem lembrado pelo Dieselboy....:concordo:
ABRAÇOS!!!!

Também sou dessa opinião, uso o Top Turbo e troco religiosamente óleo e filtro com 5 mil km, as vezes qdo falta pouco pra chegar nessa kilometragem, tipo 4500 km vai me dando gastura pra trocar o óleo logo. Dessa maneira poupo meu motor e a minha cabeça também.

BIGZAN
11/09/2008, 10:45
Comprei um top turbo pra F250 , nas entrelinhas da embalagem vi que eh aprovado pra motores mercedes, a partir de 1996 pra uso rodoviario com intervalo de troca de 45 mil km... Pro Hsd , uso rodoviario tbm vo deixar uns 20 25 mil km...

Troca a cada 5 mil km acho um desperdicio, se for com filtro pior ainda...

Acabo de rodar 13 mil km com o Extra turbo em bom estado ainda , 1/2 rodoviario 1/2 cidade...

Ola a todos, sou bastante novo aqui no fórum, infelizmente nem tanto em idade rssss
Com relação a troca de óleo, bem disse Shimo...... "no dedo e no olhar" ninguém consegue dizer se o óleo esta ou não com suas características originais ou não. A exemplo dos motores diesel, tão logo voce troque, antes de sair da rampa de troca o óleo já esta preto...... mas independente de qualquer analise e respeitando as opiniões daqueles que acham "loucura" trocar antes dos 10 mil Km porém eu seguiria a recomendação do fabricante de seu veiculo. No meu caso ( veículo à diesel ), o fabricante recomenda 10 mil Km e eu troco aos 7.500 Km para ficar mais fácil o controle.
ótimo dia a todos.
Bigzan

dudu83
11/09/2008, 13:24
ABRAÇOS!!!!

como tenho uma frota de caminhoes velhos vivo em oficinas e to sempre trocando ideias... so essa semana ja escutei de dois mecanicos essa historia de usar oleos medianos e trocas com menas kilometragens, concordo plenamente...

mas como estou rodando 5000 km/mes na ranger estou trocando a cada 10k mesmo... uso texaco tdx (mesmo motorcraft), rodar mais que 10.000 sem trocar oleo e economia porca...

sergiomfff
11/09/2008, 13:36
Só para dismistificar um pouco, no site da BR diz o que nós já sabemos, devemos seguir o manual do veículo, o fabricante do óleo testa seu produto ao extremo, por exemplo o sintético rodaram 100000 Km e após análises químicas concluiram que que estava perfeito, mas na hora de acoselhar o usuário é aquilo: Seguir o fabricante do veículo/motor.

Respostas aos mitos sobre lubrificação (site da BR)

. Quando devo trocar o óleo do carro?

R: Quando atingir o período de troca recomendado pelo fabricante do veículo e que consta do "Manual do Proprietário". Os atuais fabricantes dos motores vêm recomendando períodos de troca cada vez maiores, dependendo do tipo de serviço e da manutenção do carro.

11. Posso aumentar o período de troca quando uso óleos sintéticos?

R: Embora os lubrificantes sintéticos possuam características de qualidade superiores, a maioria dos fabricantes de veículos ainda não diferencia os períodos de troca, caso se utilize óleos sintéticos ou minerais. Recomendamos seguir a indicação do Manual do Proprietário para intervalo de troca.
Abraço a todos.

Edintruder
12/09/2008, 10:13
Os valores apresentados pelos fabricantes de óleo são indicado para caminhões, aonde rodam muitoas horas mantendo a temperatura constante e baixo rpm (por volta de 1700rpm). com 10000km num motor que sofre mais variações de temperatura e trabalham em regimes mais elevados, o óleo já sai fino demais.

rogeriomasih
27/03/2011, 12:01
LUBRAX TOP TURBO é qualificado na especificação Mercedes Benz 228.3 (equivalente à MBB-F-6610), permitindo maiores intervalos de troca, de 45.000 km (serviço rodoviário), nos referidos motores produzidos a partir de 1996, utilizando óleo diesel com teor de enxofre de até 0,5%p (DIESEL METROPOLITANO).

(http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/0188ef804c4aa7ef8497c60869efed74/ft-lub-auto-topturbo.pdf?MOD=AJPERES&CACHEID=0188ef804c4aa7ef8497c60869efed74)

Retomando, já que estava falando sobre lubrificantes em outro tópico:

é plenamente possível extender o tempo de um lubrificante, desde que o mesmo seja periodicamente avaliado em um laboratório especializado quanto a alguns parâmentros, como por exemplo viscosidade, diluição por combustível, presença de partículas sólidas, contaminações diversas, entre outros.

Este tipo de análise só compensa em equipamentos que utilizam uma quantidade muito grande de óleo lubrificante (o que implica em alto custo de troca) ou que tenham dificuldade de ficar indisponíveis para realizar uma parada para troca do lubrificante em pequenos intervalos entre as trocas.

Para os nosso veículos, o melhor é seguir as recomendações do fabricante.

Aqui tem algumas informações sobre análise de óleo lubrificante:

http://www.supremelub.com.br/downloa...se_de_oleo.pdf

SAPO-BOMBA
27/03/2011, 13:03
Acho desperdício trocar óleo com menos de 10.000km, a menos que vc rode com o carro 70% do tempo em regime de uso severo.

Fora isso, troca-se óleo a cada 10.000km, com ou sem filtro. O filtro eu só troco quando viajo muito com carro, senão continuo trocando com 10.000km juntamente com o óleo.

Tão ou mais importante que o filtro de óleo, é a troca do filtro de ar a cada 15.000km ou 10.000km em uso severo como estradas de terra, ambientes com muita areia ou muita umidade.

Fernando César Ximenes
27/03/2011, 16:52
Há bastante tempo uso o top turbo da petrobras, com intervalo de trocas de 5.000 km ou seis meses de uso. Considero um bom óleo e com um preço bem em conta. Um bom custo benefício. Outra coisa de que ñ abro mão é da qualidade dos filtros, trocados também no intervalo de trocas do óleo do motor. Tenho treis viaturas nesse esquema e seus motores funcionam dentro do esperado. Duas delas com mais de 250k km rodados e a outra só com 47k km rodados.

Carlos A. C. Azevedo
27/03/2011, 19:10
Uma coisa que eu sempre penso, é que se trocar o óleo, o filtro é obrigatorio ir junto, até por que como nada é perfeito, se colocar o óleo zero e o filtro marromeno não é uma situação muito boa, mas enfim cada qual com seu cada qual..
Mas trocar óleo com 45milkm, por que trocar com menos que isso é desperdicio eu acho besteira, até por que o gasto que se tem com trocas entre 10 em 10 mil, é muito menor comparado a ter que deixar o motor se fuder... fora que não é só isso, o tempo que vai ficar parado, se o serviço ão ficar bom e entre várias outras...
Por isso aqui é lei, óleo e filtro a cada 10000km e vamos nós...:dance:

:concordo:

TylerNTL
27/03/2011, 23:19
Não resisti, vou tirar mais uma pazinha de terra da cova...

... permitindo maiores intervalos de troca, de 45.000 km (serviço rodoviário), nos referidos ...

Só um comentário sobre esse negócio de trocar o óleo com intervalos gigantes. Acredito que a principal dificuldade é deixar claro o que é "serviço rodoviário".

Uma coisa são condições de uso normais de veículos particulares +-25k km/ano viagens de não muito mais de 500km/dia coisa&tal.

Em serviço rodoviário 45k km não deve levar nem dois meses.

SAPO-BOMBA
27/03/2011, 23:32
Em serviço rodoviário 45k km não deve levar nem dois meses.

Dois meses? Hehehehe

Nem isso... Já ouvi dos motoristas que tem ônibus da Guanaraba Express aqui que chegam rodar 14 mil km em UMA SEMANA... Com 6 meses já estarão com kilometragem centenária...

vieira912
28/03/2011, 00:15
Sempre quando Falo algum Antigo proprietário de Camionetes
"LOW SPEED DIESEL" como D20-F1000-D10-F4000:D todos Me dizem o Mesmo que trocam com maximo de 15.000Km:concordo:, ou Seja em Um Motor "HSD" vamos Diminuir para Metade que dá 7500Km:pensativo:, Troco o Oleo do Meu MWM Sprint a Cada 7500 - 8000 no Maximo e mesmo Assim tenho Medo de estar longo demais este intervalo.:parede:
Agora 25.000km para uso normal Acho Muito Arriscado:stop: se fosse apenas rodoviario tudo bem pois no Serviço rodoviário 25.000Km não leva duas semanas e Imagina se um caminhoneiro tivesse que trocar oleo do Motor a Cada "5000Km".
agora para uso Misto Cidade-Campo-Estrada é bem Diferente.

Mais Já Vi uma L-200 Rodar 110.000Km sem trocar oleo e Fundir apenas Cabeçote:parede: esta presepada aconteceu aqui em Cuiabá MT com uma L-200 2004 do Governo do Estado, que estava no patio da tauro motors foi trocado Cabeçote na epoca e Rodou por mais uns 4 anos até ir para Leilão.

rogeriomasih
28/03/2011, 01:25
Só um comentário sobre esse negócio de trocar o óleo com intervalos gigantes. Acredito que a principal dificuldade é deixar claro o que é "serviço rodoviário".Uma coisa são condições de uso normais de veículos particulares +-25k km/ano viagens de não muito mais de 500km/dia coisa&tal. Em serviço rodoviário 45k km não deve levar nem dois meses.
:concordo::concordo::concordo:

Cachoeira
28/03/2011, 09:01
...
Adicionalmente, a quantidade de elementos metálicos indicariam o desgaste dos
componentes do motor...."

Oi foristas...
Aproveitando a citação feita por Bianor e também relacionado ao assunto "troca de óleo", pergunto: Alguém já reparou limalha de ferro na "cabeça" do parafuso imantado que fecha o orificio onde se esgota a oleo? Pergundo isso porque quando da minha segunda troca com 20.000kms (Ranger 2009/2010 – 3.0) notei um amontoado de limalha aderido a este parafuso. Como não tinha acompanhado a primeira troca, fiquei sem saber o período extato no qual se deu a formação de tais limalhas. Posto isto, aguardo de vocês observações sobre essa situação e aconselho a todos a darem uma olhada nesse detalhe, pois não faz sentido você voltar com um parafuso cheio de limalha para o carter do seu veiculo (o que pode ter acontecido comigo na primeira troca!)
Agradeço

FARAUJO70
28/03/2011, 11:57
E muito interessante, estas informações sobre a troca do oleo da viatura, eu estou trocando em media 04 meses neste periodo rodo em torno de 5.000km, e vou no posto SHELL troco o filtro de oleo 15,00 reais, e o oleo para motor diesel fica pór 13,00 fica um preço bom, queria saber como e faço com o oleo do DIFERENCIAL ? na Ranger 4x4 a rodadas da frente tem diferencial?tem que trocar o oleo?

Imperador!
28/03/2011, 12:06
E muito interessante, estas informações sobre a troca do oleo da viatura, eu estou trocando em media 04 meses neste periodo rodo em torno de 5.000km, e vou no posto SHELL troco o filtro de oleo 15,00 reais, e o oleo para motor diesel fica pór 13,00 fica um preço bom, queria saber como e faço com o oleo do DIFERENCIAL ? na Ranger 4x4 a rodadas da frente tem diferencial?tem que trocar o oleo?
Salvo engano, tem de trocar a cada 50.000km.
Agora, provavelmente não trocarão no posto, somente na oficina, pois os diferenciais da Ranger são blindados (não tem bujão).

plnx
28/03/2011, 13:29
Oi foristas...
Aproveitando a citação feita por Bianor e também relacionado ao assunto "troca de óleo", pergunto: Alguém já reparou limalha de ferro na "cabeça" do parafuso imantado que fecha o orificio onde se esgota a oleo? Pergundo isso porque quando da minha segunda troca com 20.000kms (Ranger 2009/2010 – 3.0) notei um amontoado de limalha aderido a este parafuso. Como não tinha acompanhado a primeira troca, fiquei sem saber o período extato no qual se deu a formação de tais limalhas. Posto isto, aguardo de vocês observações sobre essa situação e aconselho a todos a darem uma olhada nesse detalhe, pois não faz sentido você voltar com um parafuso cheio de limalha para o carter do seu veiculo (o que pode ter acontecido comigo na primeira troca!)
Agradeço

Quando do período de amaciamento do motor está dentro do esperado alguma limalha no óleo, tanto é que alguns motores recomendam a primeira troca aos 1.000km juntamente com o filtro. Só não sei dizer se aos 20 mil km isso ainda é normal

NGDaniel
28/03/2011, 15:11
Quando do período de amaciamento do motor está dentro do esperado alguma limalha no óleo, tanto é que alguns motores recomendam a primeira troca aos 1.000km juntamente com o filtro. Só não sei dizer se aos 20 mil km isso ainda é normal

O filtro está lá justamente para impedir que isso volte pro sistema..

Daí sua importância..

Lewis Sw4
28/03/2011, 15:32
Quando do período de amaciamento do motor está dentro do esperado alguma limalha no óleo, tanto é que alguns motores recomendam a primeira troca aos 1.000km juntamente com o filtro .

alguns usuarios do forum , turma que acha que entende tudo de mecanica de tanto desmontar e fusar no motor 2.5 da mit , achou um absurdo eu ter feito a primeira troca de oleo da minha l200 com 1000km e as outras seguintes a cada 5000km , pois aqui tem mais alguem que pensou com eu .

Nava
28/03/2011, 21:23
Só para apimentar a coisa: na embalagem do top turbo diz que, para veiculos "rodovidários" o oleo poderia ser trocado até 45Mkm. Isso é para onivus, caminhoes leves e pesados...se talvez vc fizer uso somente rodoviario, onde a severidade de uso é menor, com certeza seu oleo tem de durar mais, pq ja viu vc ter de ir 2x por semana no posto trocar oleo a cada 5 Mkm?

Eu troco somente com 7Mkm. Uso severo em trilhas e cidade. Em conversa com eng especialsita sobre o uso de oleos sinteticos ele me disse que o maio rproblema do oleo não é as particulas metalicas e sim o craqueamento. O qu efor solido fica no filtro. Agora o oleo craqueado por calor vai perdendo suas propriedades e o sintetico foi justamente desenvolvido para isso. La no fimda vida dele no motor ele aidna tem 100% das suas propriedades e isso claro tem um custo maior. para quem faz uso em trilha eta com o motor fervendfo e depois mergulha na poça, o ideal seri a100% sentetico segundo ele.

Paulo Sergio Rocha
03/04/2013, 22:41
COCORDO PLENAMENTE COM OS AMIGOS QUE FAZEM AS TROCAS PERIÓDICAS A CADA 10.000 KM SEJA LÁ QUAIS FOREM AS INFORMAÇÕES DOS FABRICANTES DE ÓLEOS LUBRIFICANTES.AQUI VAI UMA RESUMO DA FÁBRICA DO MOTOR MWM SPRINTER ...
16
9.407.0.006.0160
Tabela de Manutenção
DRENAR FILTRO DE COMBUSTÍVEL
VERIFICAR NÍVEL DE ÓLEO LUBRIFICANTE
VERIFICAR NÍVEL DA ÁGUA DE ARREFECIMENTO
VERIFICAR POSSÍVEIS VAZAMENTOS NO MOTOR
VERIFICAR FILTRO DE AR
TROCAR ÓLEO LUBRIFICANTE
TROCAR FILTRO DE ÓLEO LUBRIFICANTE
TROCAR FILTRO DE COMBUSTÍVEL
TROCAR FILTRO DE AR
INSPECIONAR VÁLVULA PCV
REGULAR FOLGA DE VÁLVULAS
VERIFICAR ESTADO DO AMORTECEDOR DE VIBRAÇÕES (DAMPER)
VERIFICAR E LIMPAR OS BICOS INJETORES
TROCAR CORREIA
TROCAR A ÁGUA DE ARREFECIMENTO (ADICIONAR ADITIVO)
TESTAR BOMBA INJETORA
DRENAR E LIMPAR TANQUE DE COMBUSTÍVEL
Diariamente
10.000 Km
15.000 Km
45.000 Km
PLANO DE MANUTENÇÃO