PDA

Ver Versão Completa : Motor de Arranque

ferchina
08/05/2008, 12:46
Camaradas, até então nunca tive problema com o motor de arranque, as partidas estavam boas, parei o Niva e 2 hrs depois fui dar a partida e nem sinal do motor de arranque, só o "tic", "tic" do rele.
A bateria esta Ok, voltagem medida com o multimetro em 12V, qdo giro a chave faz o "tic" no rele, medi com o multimetro qdo giro a chave tem uma tensão de 10V no fio amarelo (mais fino) q vai ao motor de arranque, o aterramento do motor esta Ok.
Alguma dica do que verificar? li em outros topico sobre o automatico, o q seria isso? Tem q tirar o coletor para remover o motor de partida?:pensativo:
vlw

Soldier
08/05/2008, 13:48
Camaradas, até então nunca tive problema com o motor de arranque, as partidas estavam boas, parei o Niva e 2 hrs depois fui dar a partida e nem sinal do motor de arranque, só o "tic", "tic" do rele.
A bateria esta Ok, voltagem medida com o multimetro em 12V, qdo giro a chave faz o "tic" no rele, medi com o multimetro qdo giro a chave tem uma tensão de 10V no fio amarelo (mais fino) q vai ao motor de arranque, o aterramento do motor esta Ok.
Alguma dica do que verificar? li em outros topico sobre o automatico, o q seria isso? Tem q tirar o coletor para remover o motor de partida?:pensativo:
vlw

No meu caso... que foram as escovinhas do motor de arranque, ele avisou antes, começou a ficar difícil de pegar... até só pegar no tranco :putz:... levei no "seu Wilson" e ele confirmou... trocou as escovas por R$80 (+ escovas R$40, total R$120) e nunca mais tive problema... no seu caso, se não estava difícil de pegar e a bateria tem carga, pode ser o tal automático (que se não me engano tem outro nome), que nem sei se precisa tirar o motor de arranque pra trocar... agora se o problema for o próprio motor de arranque, segundo o "Mago" vale mais a pena trocar do que recondicionar.

Boa sorte :concordo:

Otávio Luiz
08/05/2008, 16:43
... agora se o problema for o próprio motor de arranque, segundo o "Mago" vale mais a pena trocar do que recondicionar.

Mas vai trocar por qual? Só sei de usados por aí, e usado por usado...:pensativo:... mandar vir da Rússia deve ficar caro por causa do peso, mas pode-se cotar com o Jossano.
Ferchina, o automático tambem é conhecido por bendix, é aquela parte de cima do arranque, mas o sintoma de bendix ruim é aquele barulho "tuimmmmmmm"...:parede::parede:... sei, sacanagem querer imitar o barulho por aqui. Parece que escapa a cremalheira e o arranque fica girando...
Eu comprei um arranque usado e vou trocar o meu, que está gasto. Ele está funcionando perfeitamente, mas não sei até quando. Se te interessar posso fazer um precinho camarada. Mas já aviso, estou trocando porque o mecânico avisou que está pela boa, mas funciona direitinho, até quando não sei...

Soldier
08/05/2008, 16:52
Mas vai trocar por qual? Só sei de usados por aí, e usado por usado...:pensativo:... mandar vir da Rússia deve ficar caro por causa do peso, mas pode-se cotar com o Jossano.

Acredito que o que seu Wilson quis dizer é que pra consertar e colocar de novo o mesmo, dá muito trabalho e é caro, por isso vale mais a pena, pegar outro a base de troca, já "consertado" :roll: ou recondicionado.

Ferchina, o automático tambem é conhecido por bendix ...

Bendix... isso, isso, isso... era o nome que eu estava procurando :mrgreen:

[]s :concordo:

ferchina
08/05/2008, 18:03
camaradas, então pelo menos acho q não e o bendix...o q me deixa com a pulga atraz da orelha e q não houve nenhum sintoma antes:pensativo:, o motor fica num lugar mto dificil, não consigo ver onde os fios entram no motor, para retira ele e só soltar uns parafusos philips?
vlw

Soldier
08/05/2008, 18:20
camaradas, então pelo menos acho q não e o bendix...o q me deixa com a pulga atraz da orelha e q não houve nenhum sintoma antes:pensativo:, o motor fica num lugar mto dificil, não consigo ver onde os fios entram no motor, para retira ele e só soltar uns parafusos philips?
vlw

:pensativo: Bão... eu acompanhei o trabalho do "seu" Wilson pra retirar o motor de arranque e na minha opinião, não foi fácil não... ele levantou o carro e por baixo tirou o protetor do carter, tirou a sujeira que devia ter vindo da Rússia pelo jeito que estava grudada... depois com aquelas chaves com "cotovelo" ele conseguiu tirar o motor de arranque... desmontou, lavou, trocou as escovas e remontou tudo demorando quase 4 horas... mesmo que eu tivesse todas as ferramentas necessárias eu acharia difícil e provavelmente levaria dias :oops:... não sei qual a sua prática, mas vale tentar... desde que vc saiba o que fazer com ele depois de retirar... :mrgreen:

Flugêncio
08/05/2008, 22:32
:pensativo: Bão... eu acompanhei o trabalho do "seu" Wilson pra retirar o motor de arranque e na minha opinião, não foi fácil não... ele levantou o carro e por baixo tirou o protetor do carter, tirou a sujeira que devia ter vindo da Rússia pelo jeito que estava grudada... depois com aquelas chaves com "cotovelo" ele conseguiu tirar o motor de arranque... desmontou, lavou, trocou as escovas e remontou tudo demorando quase 4 horas... mesmo que eu tivesse todas as ferramentas necessárias eu acharia difícil e provavelmente levaria dias :oops:... não sei qual a sua prática, mas vale tentar... desde que vc saiba o que fazer com ele depois de retirar... :mrgreen:

Acredito que o problema seja menor que o esperado. Acho que é simplesmente falta de conecção do fio mais fino no bendix, com boa vontade e tato dá pra sentir onde é conectado. Pois pode ter soltado ou estar frouxo.
Já para retirar o motor de arranque, gasto uns 20 minutos e retiro por cima mesmo, mas tem que usar extensores e cotovelo pra tirar um parafuso mais embaixo ( são 3 de 8mm).

ferchina
08/05/2008, 23:52
Soldier, retirei o motor, 2 hrs de trabalho...tive q tirar o alternador tb, pois não consegui tirar por cima....agora a questão "o q fazer" :lol::lol: :pensativo:? acho que vou levar num autoeletrico ou mecanico.

Flugencio, o fio mais fino parece estar funcionando, pois qdo desconecto ele, do a partida o rele não funciona e conectado funciona, vi em outro topico para dar um curto nos dois contatos do motor, qdo faço isso aciona o rele da partida, mas nada no motor:pensativo:

vlw

Peter
09/05/2008, 08:12
Ferchina

Numa boa,voce deve ter tirado o bendix e o motor de partida e não :discordo:o alternador,pois este fica perto do radiador.Certo?:concordo::concordo:
Veja figura.

ferchina
09/05/2008, 09:50
Ferchina

Numa boa,voce deve ter tirado o bendix e o motor de partida e não :discordo:o alternador,pois este fica perto do radiador.Certo?:concordo::concordo:
Veja figura.

Oi Peter, qdo soltei o motor de arranque (esse bichinho da foto) eu não conseguia tirar ele, dai removi o alternador e passei o motor pelo buraco do alternador, q trabalho:shock:

:concordo:

Otávio Luiz
09/05/2008, 10:12
Ferchina, quando meu arranque deu problema também foi do nada, sem avisos, simplesmente parou de funcionar. Eram as escovas...

Peter
09/05/2008, 12:12
Oi Peter, qdo soltei o motor de arranque (esse bichinho da foto) eu não conseguia tirar ele, dai removi o alternador e passei o motor pelo buraco do alternador, q trabalho:shock:

:concordo:

Ferchina

Volto a insistir,pois não acredito que voce tenha tirado o alternador,cuja posição esta indicada pela flexa vermelha,para tirar o motor de partida + bedix,cuja posição esta indicado pela flexa amarela.
Acho que esta havendo algum curto circuito de nomenclatura.Sera que não foi a bobina que voce tirou?

Não quero causar polemica,mas so tirar a minha duvida.:concordo:

ferchina
09/05/2008, 14:01
Ferchina

Volto a insistir,pois não acredito que voce tenha tirado o alternador,cuja posição esta indicada pela flexa vermelha,para tirar o motor de partida + bedix,cuja posição esta indicado pela flexa amarela.
Acho que esta havendo algum curto circuito de nomenclatura.Sera que não foi a bobina que voce tirou?

Não quero causar polemica,mas so tirar a minha duvida.:concordo:

Oi Peter, isso msm, removi o alternador para tirar o motor de partida:parede:, pois não consegui tirar o motor de partida por outro lugar.

Pelo que pesquisei automatico e uma coisa e bendix outra..na primeira foto o automatico e segunda o bendix.

Sera q existe qlguma maneira de testar o automatico e o motor separados?

Peter
09/05/2008, 15:33
Ferchina

Desculpe a minha falha.Deveria ter falado motor de partida + automatico,sendo que o bendix esta incluido no motor de partida.~

Então quando a gente fala em tirar o motor de partida(soltam-se os 3 parafusos) normalmente sai tudo(motor de partida,automatico e bendix) e nas vezes que eu tirei, não houve necessidade de retirar o alternador ,por isto estranhei.

Mas leva num auto-eletrico que ele testa para voce.(tambem já fiz isto).

ferchina
09/05/2008, 16:43
Ferchina

Desculpe a minha falha.Deveria ter falado motor de partida + automatico,sendo que o bendix esta incluido no motor de partida.~

Então quando a gente fala em tirar o motor de partida(soltam-se os 3 parafusos) normalmente sai tudo(motor de partida,automatico e bendix) e nas vezes que eu tirei, não houve necessidade de retirar o alternador ,por isto estranhei.

Mas leva num auto-eletrico que ele testa para voce.(tambem já fiz isto).

Que isso Peter, eu só tenho q agradecer a vc e os demais camaradas aqui do forum, pelas mtas ajudas :palmas:

Vivendo e aprendendo, olhando bem vi q daria para retirar o motor sem remover o alternador:parede:

Puxa desmontei até o automatico, removi as soldas mas não identifiquei nenhum problema visual..... acabei de levar o motor num auto eletrico, não sei pq eles frazem a testa ao ver o "artefato" :pensativo:, hehehe, ainda mais com as inscrições em Russo8)
vlw

Peter
09/05/2008, 17:35
Ferchina

Quando tiver o resultado da analise ,da um retorno pra gente. A 1 ano atras comprei um a base de troca por aqui,não lembro o preço.

ferchina
09/05/2008, 19:37
O eletricista disse q o motor esta bom, o q foi pro "saco" foi o automatico, que custa misseros $ 170,00 :shock: :cry:....puxa, será que existe algum que da para adaptar???

Soldier
09/05/2008, 20:44
O eletricista disse q o motor esta bom, o q foi pro "saco" foi o automatico, que custa misseros $ 170,00 :shock: :cry:....puxa, será que existe algum que da para adaptar???

Vendo o lado bom... penso que se fosse o motor seria pior... :roll:

[]s :concordo:

Flugêncio
09/05/2008, 22:25

Ferchina,

Se precisar fala aí, tenho um motor de arranque desmontado, logo posso lhe ajudar.

ferchina
10/05/2008, 09:29
Camaradas, não satisfeito desmontei novamente o automatico, ligando ele direto na bateria e mexendo o pistão, ele começou a funcionar :dance:, limpei os contatos internos, montei no motor e testei ele na bancada, funciona certinho, bonito de ver :D, hj a noite vou coloca-lo no logar.

Flugêncio, obrigado pela disposição...vamos ver como ele se comporta durante a semana, caso de "pau" de novo, falo com vc.

abraços :dance::dance::dance::dance:

Peter
10/05/2008, 09:45
Camaradas, não satisfeito desmontei novamente o automatico, ligando ele direto na bateria e mexendo o pistão, ele começou a funcionar :dance:, limpei os contatos internos, montei no motor e testei ele na bancada, funciona certinho, bonito de ver :D, hj a noite vou coloca-lo no logar.

abraços :dance::dance::dance::dance:

É isso ai .Infelizmente hoje em dia a maioria dos mecanicos/eletricistas são trocadores de peças.Para eles tudo é descartavel.
Boa.:concordo::concordo:

leomichetti
12/05/2008, 07:28
Amigos,

Aproveitando o assunto, na sexta-feira de noite fique na mão com meu NIVA e adivinhem...foi o "fela da pota" do automático.
Meu carro estava numa subida relativamente ingríme...e eu tava parado com o carro no sinal bem no meio da subida. Na hora de sair, como o carro estava no GNV e não tenho o variador de avanço...a força que ele faz pra sair da inércia é tremenda, então ele engasgou e morreu. Tentei dar a partida rapidamente em GNV ainda e nada. depois de algumas tentativas o motor de arranque parou de dar sinal e o motor do carro nem girava. A chave virava e nada! Como se quando não há bateria no carro, apenas um barulhinho de algo passando energia elétrica.
Desci com o carro de ré, ouvindo aquele buzinaço e estacionei o carro lá em baixo.
Corri até uma oficina mais perto e que já estavam fechando...expliquei o ocorrido, mas não disse que era num NIVA, senão nem iriam!!!
Ao chegar lá o cara deu umas batidinhas no motor de arranque com minha chave de roda e como num passe de mágica o desgraçado pegou de primeira, mas agora já estava tentando na gasola mesmo.
Perguntei o que foi e ele disse que foi o automático que tinha travado e era só bater que ele soltava e voltava a funcionar. De qualquer forma ele disse que precisaria trocar o automático, mas meu motor de arranque é novo, será que o automático não???
Se for novo tb, pode ocorrer dele dar essa travadinha mesmo ? Foi por causa de várias tentativas minha de fazer ele pegar ? Agora o carro tá normal e pegando que é uma beleza, mas nunca mais entei dar partida no danado quando ele tiver em GNV pra não forçar...alguém pode me explicar o pode ter sido e se isso é sinal de desgaste e terei que trocar o automático mesmo ? Como o carro agora tá normal fico na dúvida.

Abraços,

VKASP
13/05/2008, 01:07
Ao chegar lá o cara deu umas batidinhas no motor de arranque com minha chave de roda e como num passe de mágica o desgraçado pegou de primeira,(...)

Leo, essa da "batidinha" é clássica. Tenho um Renault 19 que passou muito tempo nessa situação. Não pegava, eu cutucava (ui!) o arranque, funcionava um bom tempo, um dia não pegava, eu cutucava.... li outro dia numa página uma menina escrevendo como o Passat dela passou ANOS funcionando assim. Só não precisou de batidinha o dia que o ladrão levou (ou precisou e o ladrão era macaco velho).

O automático novo não deveria dar esse problema. Verifique a situação do bicho.

Abraço!

Valdomiro

leomichetti
13/05/2008, 05:54
Ontem aconteceu denovo...e largou minha esposa na mão!
Não esperei dar denovo e já encostei ontem mesmo na oficina e mandei tirar fora o danado pra ver o estado, mas é bem provável que tenha que trocar...o arranque é novo, o automático não sei. É bom que eu já aproveito que o carro tá na oficina e troco a correia dentada e esticador, já que peguei o carro recente e não sei qual o estado da mesma.
Vamos ver a cassetada ($$$) que vai sair essa brincadeira.
Assim que tiver ok eu posto td sobre o bicho, o que foi feito e valores para os interessados.
Aproveitando, Valdomiro...dá uma olhadinha lá no tópico onde estamos organizando um passeio em STL pra final de julho...vamos lá ?

leomichetti
13/05/2008, 05:55
Ontem aconteceu denovo...e largou minha esposa na mão!
Não esperei dar denovo e já encostei ontem mesmo na oficina e mandei tirar fora o danado pra ver o estado, mas é bem provável que tenha que trocar...o arranque é novo, o automático não sei. É bom que eu já aproveito que o carro tá na oficina e troco a correia dentada e esticador, já que peguei o carro recente e não sei qual o estado da mesma.
Vamos ver a cassetada ($$$) que vai sair essa brincadeira.
Assim que tiver ok eu posto td sobre o bicho, o que foi feito e valores para os interessados.
Aproveitando, Valdomiro...dá uma olhadinha lá no tópico onde estamos organizando um passeio em STL pra final de julho...vamos lá ?

Alexsou
13/05/2008, 09:12
Leo, o motor do seu Niva é original?? O meu é original e não tem correia dentada!

leomichetti
13/05/2008, 11:06
pois é...não é correia dentada, me expressei mal...quiz dizer a quela correia que fica ali fora, igual dos motores VW. Quero ver melhor o estado dela e do tensor. Minha dor de cabeça será quando vier o valor do automático....rsrsr

ferchina
13/05/2008, 18:29
Leomichetti, essa correia passa pelo alternador, a ultima q comprei paguei 6 ou 7 reais, o automatico aqui na minha cidade achei sob encomenda por 170,00 no site "sarancar" tem por 150,00.
boa sorte!
flw

leomichetti
14/05/2008, 06:04
Leomichetti, essa correia passa pelo alternador, a ultima q comprei paguei 6 ou 7 reais, o automatico aqui na minha cidade achei sob encomenda por 170,00 no site "sarancar" tem por 150,00.
boa sorte!
flw

Pois é...a faixa de preço é essa mesmo.
Ontem o mecânico desmontou e levou no auto-elétrico...ele disse que o modelo que está é razoável porém de baixa durabilidade e que teria um modelo de maior durabilidade e e que aguenta o tranco melhor...claro ele quer vender o mais caro! Ainda não peguei a diferença de preços, vou esperar pra ele falar e se tentar me assaltar mando montar td, encomendo um pela internet nessas casas especializadas e quando chegar eu mando alguém trocar!

leomichetti
19/05/2008, 14:21
Pessoal...

Alguém sabe dizer quais modelos de motor de arranque podem ser colocados no NIVA ?
Eu falei pro mecânico que poderia ser o do Santana 2000 ou do Monza, conforme uma lista disponível no site dos "Camaradas do NIVA", mas ele falou que o do Santana é maior e não dá e o do monza ele não achou...
São só esses mesmo ? É plug and play qualquer um desses ou precisa fazer algo? Tô ficando put# com esse negócio já... e o meu bendix tb ficou bixado, já está entrando pra listinha negra de peças fela da pota que me dão dor de cabeça.

VKASP
20/05/2008, 02:29
Pessoal...

Alguém sabe dizer quais modelos de motor de arranque podem ser colocados no NIVA ?... e o meu bendix tb ficou bixado, já está entrando pra listinha negra de peças fela da pota que me dão dor de cabeça.

Leo, nesse tópico aqui você vai achar um camarada que botou arranque de Fiat 147 sem adaptação e confirmou o funcionamento. Também tem gente que botou de Santana (qual?) com e sem adaptação.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1968

Quanto ao Bendix, veja essa dica (também do tópico):

"1) Bendix: Não precisa fazer adaptação, procure o bendix da marca ZEN código: 1.01.0213.0 - Agora pasme... Esta peça é a original para o Niva e é a mesma da Ferrari vários modelo (vc verá isso na caixa - aplicações), mas quando for comprar não fale para o vendedor que vc quer o bendix da Ferrari, pois ai vc terá que deixar o Niva e ainda pagar o resto da peça em prestações... kkkk... Desta forma, para vc pagar o preço normal que é bem barato, vc deve falar que quer o bendix Zen código 1.01.0213.0 para o Lada Niva... Pronto!"

Abraços,

Valdomiro

leomichetti
20/05/2008, 06:43
Valew...
Já esclareceu algumas coisas.
Vou trocar o meu bendix, assim que conseguir pegar com o Flugêncio e aí verei se o arranque vai continuar nessa novela.
Acho que passarei o feriado sem NIVA...

Abraços,

Léo.

Flugêncio
21/05/2008, 12:02
Valew...
Já esclareceu algumas coisas.
Vou trocar o meu bendix, assim que conseguir pegar com o Flugêncio e aí verei se o arranque vai continuar nessa novela.
Acho que passarei o feriado sem NIVA...

Abraços,

Léo.

Pra resolver o dilema, peça entregue hoje às 5:50hs, da matina.
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

emtsuhako
16/06/2008, 09:05
Pessoal, perdoem-me a ignorância, mas tirem uma dúvida minha... motor de arranque e motor de partida é a mesma coisa???

Faz mês e meio meu Niva simplesmente não quis dar a partida... eu girava a chave, as luzes acendiam, mas nada do motor pegar... um colega nosso disse que era o motor de partida, mais provavelmento problemas com o Bendix... só pegou empurrando. Como tinha que viajar na semana seguinte, deixei ele parado quase um mês... Assim que voltei, chamei o auto elétrico e ele deu umas pancadas no motor de arranque e o o Niva voltou a funcionar... antes teve que jogar um pouco de gasolina no bura por conta de ter ficado um mês parado (tudo seco)... engraçado que antes de apresentar esse problema, ele (o motor de partida ou arranque... sei lá se é a mesma coisa) já havia dado sinais de que ia pro saco... eu dava a partida e ou ele demorava para pegar ou fazia um barulho de algo travando... besta como sou, deixei passar e deu no que deu.

Também tive que trocar a bateria... a outra foi pro saco de vez... interessante que com a bateria velha o voltímetro do Totem marcava mais de 15V qdo eu acelerava forte... inicialmente eu achei que fosse o regulador de voltagem, porém, com a bateria nova, voltou a marcar no máximo 14,2V... o auto eletricista já havia dito que era a bateria e não o regulador.

Desde o começo do ano meu Niva vem apresentando problemas exclusivamente elétricos... por isso pedi ao auto elétrico fazer uma revisão geral no Niva... então, pergunto, quais partes ele irá revisar?

Quem puder ajudar, desde já agradeço!

Marcio Rossetto
16/06/2008, 10:03
Tudo bem camarada .

Motor partida é o motor de arranque , porém existe o automático de partida , que é uma bobina que vai em cima do motor de arranque .

Essa costuma quebrar e isso que citou pode ser um sintoma .

Mas é melhor comprar um motor de arranque a base de troca e por tudo novo .

Uma opção que eu acho que talvez de certo são os motores do gol geração 3 , são motores modernos , ultra rápidos e consomem pouca bateria . Com esses motores novos não há necessidade de um apoio na caixa seca , pois o pinhão deles é flutuante . Dessa forma não há problema de adaptar a parte mais crítica , que é apóio do eixo na caixa seca .
Verifica com o auto elétrico se furação de fixação bate . Se servir , amigo , vc vai ter um motor arranque muitas vezes superior .
No mercado Livre vc acha um bom por R$ 200,000

leomichetti
16/06/2008, 10:46
Tudo bem camarada .

Motor partida é o motor de arranque , porém existe o automático de partida , que é uma bobina que vai em cima do motor de arranque .

Essa costuma quebrar e isso que citou pode ser um sintoma .

Mas é melhor comprar um motor de arranque a base de troca e por tudo novo .

Uma opção que eu acho que talvez de certo são os motores do gol geração 3 , são motores modernos , ultra rápidos e consomem pouca bateria . Com esses motores novos não há necessidade de um apoio na caixa seca , pois o pinhão deles é flutuante . Dessa forma não há problema de adaptar a parte mais crítica , que é apóio do eixo na caixa seca .
Verifica com o auto elétrico se furação de fixação bate . Se servir , amigo , vc vai ter um motor arranque muitas vezes superior .
No mercado Livre vc acha um bom por R$ 200,000

Pelo que andei vendo e testando as furações não batem e esse é o maior impecilho na hora de colocar outro modelo, mas...andei vendo principalmente os que equipam os motores da VW.

Abraços,

emtsuhako
18/06/2008, 17:45
Valeu Marcio! Por enqto vou ficando com o velho motor de arranque, quem sabe mais para frente eu adapte um mais moderno... falando nisso, será que o motor de arranque dos atuais Niva e do Chevy Niva não cabem como uma luva no lugar do antigo? Pergunto isso pq pode ser que seja de algum outro carro que tenha no Brasil, por exemplo, da GM...

Em tempo automático de partida e Bendix é mesma coisa??? :)

BACALHAU
18/06/2008, 18:13
Motor de arranque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/83/Automobile_starter.JPG/200px-Automobile_starter.JPG (http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Automobile_starter.JPG) http://pt.wikipedia.org/skins-1.5/common/images/magnify-clip.png (http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Automobile_starter.JPG)
Motor de arranque de um automóvel

O motor de arranque ou motor de partida é um motor elétrico (http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_el%C3%A9trico) com escovas que tem a função de acionar o motor (http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_a_explos%C3%A3o) do automóvel (http://pt.wikipedia.org/wiki/Autom%C3%B3vel) até que ele tenha condições de funcionar sozinho (ou seja dar a partida no carro). Sendo assim ele fica inoperante após esse periodo, permanecendo parado mesmo enquanto o motor do automóvel estiver em funcionamento.

Características

Transforma energia elétrica (http://pt.wikipedia.org/wiki/El%C3%A9trica) em mecânica (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mec%C3%A2nica).
Produz movimento de rotação.
Produz o torque (http://pt.wikipedia.org/wiki/Torque) inicial para quebrar a inércia (http://pt.wikipedia.org/wiki/In%C3%A9rcia) do motor a combustão.
Funciona com corrente contínua (http://pt.wikipedia.org/wiki/Corrente_cont%C3%ADnua).
Possui sistema de segurança Impulsor com roda livre.

Funcionamento

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/7c/Automobile_starter_2.JPG/300px-Automobile_starter_2.JPG (http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Automobile_starter_2.JPG) http://pt.wikipedia.org/skins-1.5/common/images/magnify-clip.png (http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Automobile_starter_2.JPG)
Vista explodida de um motor de arranque. Peças: 1= mancais, 2= roda livre, 3= induzido, 4= bobina, 5= escovas, 6= solenóide.

O motor de arranque é alimentado com um cabo positivo diretamente da bateria e é acionado quando o condutor do automóvel gira a chave totalmente, ele é mantido em funcionamento até que se solte a chave. Durante o funcionamento o solenóide (http://pt.wikipedia.org/wiki/Solen%C3%B3ide)(6) (automático) é alimentado com positivo, proveniente da chave, puxando o conjunto pistão e garfo, que por sua vez desliza o bendix(2) (roda livre) até acoplar com a cremalheira (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cremalheira)circuito principal (http://pt.wikipedia.org/wiki/Circuito_el%C3%A9trico)bobina (http://pt.wikipedia.org/wiki/Bobina)(4) e o induzido(3) através das escovas(5), criando um campo magnético (http://pt.wikipedia.org/wiki/Campo_magn%C3%A9tico) e assim o movimento de rotação. Os mancais(1) são peças importantes e de precisão, eles conservam o induzido centralizado e muito próximo da bobina sem que encostem para garantir o torque necessário para impulsionar o motor do automóvel.
Cuidados com o motor de arranque: Ele consome muita energia e foi desenvolvido para funcionar por um curto período de tempo, portanto acione ele apenas dez segundos durante cada tentativa de partida e espere mais de trinta segundos entre uma tentativa e outra. Se após três tentativas o motor não entrar em funcionamento procure uma oficina. Estas medidas permitem aumentar a vida útil de qualquer tipo de motor de arranque, se for exigido demais ele estraga facilmente.
__________________________________________________ _
Quanto ao número de fios, nos motores de partida mais antigos utilizavam-se três: o cabo de alimentação que vem direto do positivo da bateria, a linha 50 que aciona o motor de partida e a linha 15 que é um auxiliar. Já nos motores mais novos, elimina-se a linha 15.
Já as cores, também variam de acordo com a montadora. Normalmente temos vermelho para a linha 30, preto para a linha 15 e preto com uma faixa colorida para a linha 50. Não existe uma norma que obriga todas as montadoras utilizarem o mesmo tipo de diagrama e cores de fios. Cada um monta do seu jeito.
Ao lado, mostramos o esquema elétrico de forma desenhada. É mais simples fazer a leitura, porém, levaria muito tempo para se desenvolver todo o circuito elétrico para montar os manuais.O esquema ao lado mostra o sistema de forma simplificada, sem a linha 15 ou qualquer relé que possa a existir no sistema.
Atualmente existem dois tipos de motores de partida, de acordo com a sua construção. O mais antigo era por bobina de campo. Os motores mais modernos utilizam imãs permanentes ao invés da bobina.

http://www.webmecauto.com.br/correio/imagens/motorpartida.gif

fonte: http://www.webmecauto.com.br/

Motor de partida gira lento ao ser acionado

Quando o mesmo gira lento, verifique buchas, induzido, escovas e bobinas de campo do motor de partida.

Obs: Isto é válido quando se tem certeza que o problema esteja no motor de partida. Se o problema não estiver no motor de partida, verifique o ponto inicial de ignição, a bateria e os cabos da bateria.

ferchina
18/06/2008, 19:35
Valeu Marcio! Por enqto vou ficando com o velho motor de arranque, quem sabe mais para frente eu adapte um mais moderno... falando nisso, será que o motor de arranque dos atuais Niva e do Chevy Niva não cabem como uma luva no lugar do antigo? Pergunto isso pq pode ser que seja de algum outro carro que tenha no Brasil, por exemplo, da GM...

Em tempo automático de partida e Bendix é mesma coisa??? :)

Blz Edson, não, são peças diferentes....o automatico (1 foto) e responsavel por ligar o motor de partida e empurrar o bendix (2 foto) para frente assim girando o motor do Niva.
flw

emtsuhako
23/06/2008, 21:38
Camaradas, valeu pelas explicações! Sábado peguei meu Niva de volta e, graças a São Gennaro, eram apenas as escovas que estavam enroscadas. Nem precisou trocar nada. Apenas colocaram as ditas cujas no lugar e agora tá uma beleza. O mais importante é que o auto-elétrico em que levo, sempre se mostrou honesto e competente. A primeira vez em que levei meu Niva foi por causa do miolo de ignição... na verdade nem era o miolo, como constataram... a partir daí tiveram a paciência de encontrarem o problema e, como expliquei em posts anteriores, era apenas um fio que se rompeu... esse fio era ligado diretamente ao miolo... coisa boba. Depois, tempo depois, tive esse problema com o motor de arranque, mas constataram que era apenas problema nas escovas do motor de arranque.

BACALHAU
23/06/2008, 21:41
Olá, Edson:
Se os caras são honestos e competentes, divulga o nome e o endereço aí.
Sou a favor de elogiar a quem merece e baixar o cacete em quem faz por merecer.

emtsuhako
23/06/2008, 21:54
Blz, Bacalhau! Segue o Auto-Elétrico para quem se interessar:

Auto Elétrico Katec Ltda
Avenida Armando Pannunzio, 304 - Jardim Europa
São Paulo - SP
Tel: (15) 3221-1685/3202-7078

É a segunda vez que levo meu Niva lá... na primeira, para quem não se lembra, meu Niva teve pane elétrica justo na Raposo Tavares, quase chegando em Sorocaba... a princípio acharam que era o miolo de ignição... testaram e viram que não era ele... fuçaram mais um pouco e descobriram um fio solto, que ia ao miolo... Nesta segunda vez, acharam que teriam que recondicionar o motor de arranque... mexe lá, fuça ali e viram que eram apenas as escovas... Fosse apenas esses trocadores de peças, meu bolso tava ferrado... rsrsrs... Sorte que aqui na minha terrinha tenho bons mecânicos e auto-eletricistas!!!

Flugêncio
07/09/2008, 16:23
Este final de semana o motor de arranque do Cangaceiro apresentou um barulho estranho, então resolví logo revisá-lo.
Ao desmontar, ví que as escovas estavam gastas e o induzido tinha soltado um fio do coletor, como o motor de arranque é um Bosch, ficou fácil encontrar as peças, foram elas:
Porta escovas, ZEN, Santana/Escort R$7,00;
Induzido, Bosch (remanafaturado) Santana/Escort R$60,00; e
Buchas do induzido,( duas) R$1,50 cada.

A saber: Motor de arranque Bosch, com bendix ZEN 1.01.0213.0, cabeça de fixação no motor código 1005.922.338, corpo do motor código 0.001.208.218, Made in Germany.

BACALHAU
04/07/2009, 21:59
Não lembro de ter visto esta dica... :pensativo:
Descobri hoje. :dance:

Escovas para o motor de partida: BOSCH código 9 004 082 116

Aplicações: OPALA 4cc - 74 a 78 / BELINA I e CORCEL I - 74 a 78 / MAVERICK 6CIL / VOLKS - 72 em diante / ...E agora, NIVA :mrgreen:

Preço: R$ 10,00 (Nova Russas - CE)
Obs.: Embalagem com 4 unidades

Na Sarancar (http://www.sarancar.com.br/detalhes.asp?cod=2182): (http://www.sarancar.com.br/detalhes.asp?cod=2182%29:) R$ 20,00. :parede:

Miniaturas Anexadas http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=179513&stc=1&thumb=1&d=1246740756 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=179513&d=1246740756) http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=179514&stc=1&thumb=1&d=1246740774 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=179514&d=1246740774)

shuther4x4
05/07/2009, 22:55
Não lembro de ter visto esta dica... :pensativo:
Descobri hoje. :dance:

Escovas para o motor de partida: BOSCH código 9 004 082 116

Aplicações: OPALA 4cc - 74 a 78 / BELINA I e CORCEL I - 74 a 78 / MAVERICK 6CIL / VOLKS - 72 em diante / ...E agora, NIVA :mrgreen:

Preço: R$ 10,00 (Nova Russas - CE)
Obs.: Embalagem com 4 unidades

Na Sarancar (http://www.sarancar.com.br/detalhes.asp?cod=2182): (http://www.sarancar.com.br/detalhes.asp?cod=2182%29:) R$ 20,00. :parede:

Miniaturas Anexadas http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=179513&stc=1&thumb=1&d=1246740756 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=179513&d=1246740756) http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=179514&stc=1&thumb=1&d=1246740774 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=179514&d=1246740774)

Bela dica, pelo menos pra mim que tirei o arranque fora da viatura ontem e vou desmontá-lo essa semana.:concordo::concordo:

BACALHAU
05/07/2009, 22:59
Vou colocar as fotos dos passo-a-passo que eu fiz. Recuperei meus DOIS :mrgreen: motores de partida. Tem alguns detalhes que podem lhe ajudar.

shuther4x4
05/07/2009, 23:50
Vou colocar as fotos dos passo-a-passo que eu fiz. Recuperei meus DOIS :mrgreen: motores de partida. Tem alguns detalhes que podem lhe ajudar.

Manda bala que estou no aguardo. Essa semana farei hora extra noturna para abrir ele. Esle funciona, mas só depois de uma pancadinha com tarugo (ops) de madeira. Isso ocorreu depois da submersão. Acho que deve estar oxidado somente. Mas acho.
abraços.

BACALHAU
12/07/2009, 21:58
Conforme prometido...
Espero que seja útil para alguém.

Jfranck
13/07/2009, 09:09
Buenas!

Bacalhau, parabéns pelo trabalho. Excelente! Vai ser de muita valia.

Um abraço,

Jfranck:concordo:

GENIVA
13/07/2009, 10:04
Grande,bacalhau!

Parabéns !!! Vou pegar pelas orelhas dois "eletrecistas":odedo:que só
tiraram o dim-dim do leite das crianças :discordo::discordo:,e fizeram um serviço porco!
E fazê-los decorar esse teu manual!:palmas::palmas::palmas:

abraço,amigo.

cesar_am
13/07/2009, 10:59
Não gostei !! :evil:

As letras são muito pequenas, as fotos fora de foco, aquelas letrinhas dentro das fotos não se entende nada, a didática não é boa.....:mrgreen:

Ainda bem que no final, alguma coisa se aproveita :

"Autorizo a cópia e a livre distribuição dela por qualquer meio "

Valeu Bacalhau !! Parabéns !!:palmas::palmas::palmas:

Não da pra elogiar demais senão o home vai se acha..

Marcio Rossetto
13/07/2009, 16:48
Sem palavras para tamanho ato de Colaboração aos Camaradas :concordo:
Esse é o Peixe que faz !!!!!

É disso que o Brasil precisa .

Valeu Bacalhau :palmas:

Marcio

Conforme prometido...
Espero que seja útil para alguém.

BACALHAU
13/07/2009, 18:36
Não gostei !! :evil:

As letras são muito pequenas, as fotos fora de foco, aquelas letrinhas dentro das fotos não se entende nada.....:mrgreen:
...

Talvez isto ajude:

Oftalmologistas em Santa Rosa - RS

http://oftalmologistas.catalogo.med.br/_imgs/male_small.gif (http://bernardo-volino-libman.catalogo.med.br/c/rio-grande-do-sul/santa-rosa/oftalmologistas/?C=A&V=665370656369616C69747949443D34352666446F63746F72 49443D32373434343026664369747949443D34333635) Bernardo Volino Libman (http://bernardo-volino-libman.catalogo.med.br/c/rio-grande-do-sul/santa-rosa/oftalmologistas/?C=A&V=665370656369616C69747949443D34352666446F63746F72 49443D32373434343026664369747949443D34333635)
Oftalmologia
Santa Rosa/RS
(55) 3512-8874

http://oftalmologistas.catalogo.med.br/_imgs/male_small.gif (http://decio-lovato.catalogo.med.br/c/rio-grande-do-sul/santa-rosa/oftalmologistas/?C=A&V=665370656369616C69747949443D34352666446F63746F72 49443D31363834343026664369747949443D34333635) Decio Lovato (http://decio-lovato.catalogo.med.br/c/rio-grande-do-sul/santa-rosa/oftalmologistas/?C=A&V=665370656369616C69747949443D34352666446F63746F72 49443D31363834343026664369747949443D34333635)
Oftalmologia, Clínica Médica
Santa Rosa/RS
(55) 3512-6688

Após a consulta, mando a relação de óticas em sua cidade. :odedo:

BACALHAU
13/07/2009, 18:49
Aos poucos outras surgirão.
Pretendo fazer da mesma forma para cada item que eu vá restaurando.
Já existem algumas parcialmente prontas:
- Pinças de freio (aguardando os reparos)
- Injeção monoponto
- Motor
- Caixas (marchas, bloqueio, reduzida)
- Diferenciais
- Freio a disco traseiro
.
.
.

Claro que devido à enorme aceitação, as próximas terão um pequeno custo. :dance: Somente que me permita importar um NIVA 0km. :twisted:

Brincadeirinha gente... :mrgreen:
O conhecimento (ainda que no meu caso seja pequeno) é para ser compartilhado. :concordo:
Eu sou grato por poder compartilhar e por ter muito a aprender com pessoas como vocês.
Um forte abraço.

Não posso deixar de pensar, neste momento, no "Googleman". Por onde andará Luciano SHAKALL? :pensativo:

shuther4x4
13/07/2009, 23:41
Porra Baca, até que enfim escreveu algo que não desviasse o assunto do tópico!!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrg reen:!!!

Brincadeiras a parte. Ficou ducaraio!
Parabéns, sem comentários!
Vou até comer uma bacalhoada em sua homenagem!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Se aceita um complemento:
Como te falei antes, e por cagada (folga) minha, já que vi que você tinha fotografado todo seu motor de arranque, acabei não fotografando o meu detalhadamente :parede::parede::parede::parede::parede:, apesar de ter tido a coragem de abrir o meu após suas dicas, só reparei que o meu era diferente do seu no final quando vi melhor suas fotos (sem oculista!).
O meu é basicamente igual, inclusive as escovas são as mesmas, mas o coletor é lateral, como nos mais conhecidos de carros nacionais.
"O coletor do motor de arranque do NIVA tem sua superfície
de contato com as escovas na parte superior e não lateralmente como a maioria dos
motores universais (motores que usam escovas)"
Ou seja, nos Nivas também existe essa variação (sei que vc citou sobre variações, mas quis especificar essa!).

Abraços e no aguardo da próxima publicação da bacalhau books on the table!!

cesar_am
14/07/2009, 15:11
[QUOTE=BACALHAU;929753]Talvez isto ajude:

Oftalmologistas em Santa Rosa - RS

http://oftalmologistas.catalogo.med.br/_imgs/male_small.gif (http://bernardo-volino-libman.catalogo.med.br/c/rio-grande-do-sul/santa-rosa/oftalmologistas/?C=A&V=665370656369616C69747949443D34352666446F63746F72 49443D32373434343026664369747949443D34333635) Bernardo Volino Libman (http://bernardo-volino-libman.catalogo.med.br/c/rio-grande-do-sul/santa-rosa/oftalmologistas/?C=A&V=665370656369616C69747949443D34352666446F63746F72 49443D32373434343026664369747949443D34333635)
Oftalmologia
Santa Rosa/RS
(55) 3512-8874

http://oftalmologistas.catalogo.med.br/_imgs/male_small.gif (http://decio-lovato.catalogo.med.br/c/rio-grande-do-sul/santa-rosa/oftalmologistas/?C=A&V=665370656369616C69747949443D34352666446F63746F72 49443D31363834343026664369747949443D34333635) Decio Lovato (http://decio-lovato.catalogo.med.br/c/rio-grande-do-sul/santa-rosa/oftalmologistas/?C=A&V=665370656369616C69747949443D34352666446F63746F72 49443D31363834343026664369747949443D34333635)
Oftalmologia, Clínica Médica
Santa Rosa/RS
(55) 3512-6688

Putz Bacalhau !!!

Achei que só tinha o Decio, vou ter que consultar com o outro...

Mas sabe como é plano de saúde, conseguir consulta é uma briga.. :cry:
Enquanto isso me disseram que...

Comer peixe com regularidade é bom para a visão. :mrgreen:
(os espinhos eu corto a facão)

Aproveitando, Bacalhau, vai sair uma apostila sobre o carburador ?

Um abraço 4x4 !!

BACALHAU
14/07/2009, 18:58
Carburador? "Kidiabéisso"? :shock:

O seu NIVA tem carburador? :twisted:
O Pangaré tem (terá) isso aí em baixo (ver anexos).

Mas já que você se interessa pelo assunto, eu achei nos guardados do meu avô :twisted:, um curso sobre carburadores.
Só que não consigo enviar aqui pelo Fórum. :parede:
Mande um e-mail para bacalhaucsb@hotmail.com que eu responderei enviando o curso por um precinho bem bacana. :concordo: E ainda parcelo em 36 vezes sem juros no cartão telefônico. :mrgreen:

shuther4x4
14/07/2009, 23:13

:mrgreen:

Pô, pra que humilhar!
Não sabe brincar num brinca!:discordo:

MRaizer
15/07/2009, 00:46
É nisso que dá vocês abandonarem suas manivelas de partida...
hua hua hua
Brincadeiras à parte, isso me lembra de revisar o motor de arranque que está sobrando aqui. O problema agora é onde! Me mudei e to sem oficina.

cesar_am
15/07/2009, 10:42

Mas já que você se interessa pelo assunto, eu achei nos guardados do meu avô :twisted:, um curso sobre carburadores.
Só que não consigo enviar aqui pelo Fórum. :parede:
Mande um e-mail para bacalhaucsb@hotmail.com que eu responderei enviando o curso por um precinho bem bacana. :concordo: E ainda parcelo em 36 vezes sem juros no cartão telefônico. :mrgreen:

Barbaridade......tchê.....

Agora que tu pisou, esculhambou, avacalhou com os NIVAS carburados.......pelo menos explica pros mais burro.....esse teu esquema ai das fotos....

Mas fala todos os detalhes...pra nóis pode copia...:mrgreen:

BACALHAU
15/07/2009, 13:30
Explicando por alto...
É uma injeção eletrônica monoponto EFI (Eletronic Fuel Injection). Como se pode ver nas fotos, o sistema, também conhecido por TBI (Throttle Body Injection) é bastante semelhante a um carburador e para adaptá-lo ao coletor de admissão do NIVA, bastou fazer dois furos na base.
Esse sistema surgiu no Brasil, se não me falha a memória, nos Monza SL/E. Logo o Kadett, Gol, Uno, Corsa e outros seguiram ...
Este das fotos, estava adaptado em um Tempra 2.0. Desmontei, limpei, coloquei juntas novas, bico injetor novo. Tudo isso será comandado por uma central digital também da GM.
Maiores detalhes, em futura (mas beeeeem futura) "arpostilha" com a receita do bolo que será lançada.
Quem quiser ir se aventurando, é só fazer contato para trocarmos idéias.
E para quem acha que mexer em uma injeção deste tipo é mais complicado que um carburador, é porque nunca mexeu em uma.
Abraços e deixa eu ir antes que o Fábio "Mocotó" diga que saí do assunto do tópico. :twisted:

Peter
30/07/2010, 17:10
Bacalhau

Não estou conseguindo abrir o teu manual,sera que vc poderia mandar pra mim?ou verificar o que ta acontecendo aqui?

BACALHAU
30/07/2010, 17:27
Olá, Peter.
Algum problema no Fórum, também não consigo abrir.
Aí vai ela de novo. Depois me diga se agora está OK.

Abraço.

Peter
30/07/2010, 17:34
Obrigado Bacalhau desta vez consegui fazer o download :concordo::concordo::concordo:

wltreis
09/08/2010, 22:38
:concordo:galera se alguem precisar tenho motor de arranque , alternador , radiador , e outras peças do motor , estavam todas funcionando quando retirei , mas antes de fechar negócio posso revisar. como não sou vendedor de peças faço bom preço . vou vender pois em fim adaptei o motor xud do jpx em breve posto as fotos, ajudem ai comprando as peças pois vou ter que mandar fazer um radiador sob medida .

Paraibaniveiro
27/05/2016, 23:28
o motor de arranque do uno e idêntico