Ver Versão Completa : Discutindo suspenção SUA
Oi pessoal, gostaria de discutir um pouco suspenção SUA, do tipo que funciona, articula bem, oferece algum conforto e os porquês. Partindo desse modelo de kit americano http://www.superlift.com/suspension/jeep/BD-46-CJ.asp
que em vários forum é elogiado, poderiamos começar a trocar idéias, o que acham?
No site do fabricante vc. encontra as seguintes caracteristicas, algumas eu entendo outras não:
1. Replacement leaf springs feature soft spring rates (laminas macias?)
2. Spring eyes have military wraps for increased safety and durability (duas maiores laminas, uma impede que se a outra partir o feixe desmonte do jumelo?)
3. Flat spring-to-axle seat area reduces spring stress (lamina que esta em contato com eixo mais reta?)
4. Anti-friction pads between leaf plates (pastilhinhas em cada lamina para escorregar melhorcomo nas da s-10?)
5. Tapered leaf ends further reduce interleaf friction(não sei)
6. Leaf shot-peening helps spring maintain height for life (não sei)
7. Polyurethane spring eye bushings (buchas de poliuretano?)
Quem quiser pode comentar sobre apenas 1 das caracteristicas, se funciona e por que.
Tai uma bela suspenção SUA articulando, e essa Black Diamond.
Preço
http://www.rockymountainsusp.com/index.htm?stocknumber=B709+BD
Pneus de até 34 polegadas
Neste endereço tem produtos de diversos fabricantes:
Black Diamond, Pro Comp, Skyjacker, Rancho, etc
http://www.4wheelonline.com/jeep/Categories.aspx?Categoryid=20741
leopoldo
03/05/2008, 16:35
3. Flat spring-to-axle seat area reduces spring stress (lamina que esta em contato com eixo mais reta?)
4. Anti-friction pads between leaf plates (pastilhinhas em cada lamina para escorregar melhorcomo nas da s-10?)
5. Tapered leaf ends further reduce interleaf friction(não sei)
6. Leaf shot-peening helps spring maintain height for life (não sei)
7. Polyurethane spring eye bushings (buchas de poliuretano?)
3. menor área de contato, causando menor tensão na junção mola-eixo
4. camada anti-fricção entre as laminas
5. mola com perfil conica na extremidade, reduzindo a fricção
6. laminas tratadas com shot-peening - aumenta a vida em fadiga
7. buchas de poliuretano.
3. menor área de contato, causando menor tensão na junção mola-eixo
4. camada anti-fricção entre as laminas
5. mola com perfil conica na extremidade, reduzindo a fricção
6. laminas tratadas com shot-peening - aumenta a vida em fadiga
7. buchas de poliuretano.
Valeu Leopoldo, agora vamos destrinchar...
4. Essa camada são aquelas pastilhinhas ou outra coisa?
5. De que maneira esse perfil conico tem esse efeito?
6. shot-peening???
Sei que diminuir o atrito entre as lâminas aumenta muito o conforto e até a flexão já que as lâminas conseguem "escorregar". Laminas mais grossas, em menor número e maiores também ajudam. Só que não vejo os kits toyota vendidos por ai ter esse resultado. Mais opiniões?
leopoldo
03/05/2008, 21:59
4. Só vendo o kit ... pode ser uma pastilha, pode ser uma camada de teflon ou assemelhados.
5. A mola é progressivamente mais fina do centro para a ponta. Sendo mais fina, reduz o atrito nas ponta. Na verdade oque eu sei deste perfil é que "amacia" a mola. É uma mola mais cara e mais Leve.
6. Micro esferas de aço são lancadas a uma pressão de +/-120 lbs/in2 (PSI) de ar contra a superfície plana da mola a uma distância calibrada(isso é obtido de um bloco padrão em um Test Set). A chuva de esferas de aço ao impactar a superfície do metal trabalha o mesmo a frio e impõe um aumento de resistência superficial pela compressão dos cristais do metal. A superfície fica mais dura. Como a fadiga sempre vem de fora para dentro, com a superfície tensionada em compressão por este efeito, é muuuuito mais difícil surgir uma trinca de fadiga e a mola quebrar.
Parece que é plug'n play não? Sem necessidade de trocas de peças e soldas como o kit Toyota
leopoldo
04/05/2008, 10:27
Na verdade, não é totalmente Plug&Play para o Jeep Br porque exitem pequenas diferenças entre os projetos.
Porém, eu digo que:
se existentes, as modificações necessárias seriam classificadas como MINOR.
leopoldo
04/05/2008, 10:49
... Laminas mais grossas, em menor número e maiores também ajudam. Só que não vejo os kits toyota vendidos por ai ter esse resultado. Mais opiniões?
Bom, :pensativo: para termos opiniões a respeito, seria mais correto termos a concepção do projetista e acesso aos relatório de engenharia de desenvolvimento do feixe do jeep e do Toy para analisar e tirar conclusões certeiras.
Peso do veículo, variações de carga, curso projetado da supensão, casamento desta com os batentes e amortecedores, largura e comprimento da mola fazem dos 2 modelos familias bem diferentes :concordo:.
Podemos desconfiar desta ou aquela qualidade de comportamento, mas não sabemos como os kits são calculados (e nem se os mesmos são) e assim, ficamos amarrados no lado empírico da coisa :twisted: .
Vc pode ver que mesmo nos EUA a jeep possui um feixe bem diferente em nº de laminas e não deve ter altos problemas de axle warp como o nosso teria se forem removidas as laminas necessárias para ficar "equivalente" :???: .
Sobre os kits "por aí" fabricados aqui no Br, entendo o seguinte:
Ao contrário dos kits fabricados nos EUA que possuem normas rígidas que um candidato deva proceder, verificar e demonstar, aqui no BR o consumidor final paga por um "projeto" de suspensão não certificado por fabricante algum mas sim, uma adaptação que pode variar do ser supremo :dance: à mera porcaria :putz:.
E esse ser supremo pode variar do dia, do fabricante, do instalador, etc... pois acredito não haver repetibilidade no processo de fabricação de alguns.
Isso quer dizer que pode dar certo e pode não dar, à sua revelia. E em termos de segurança ... bom ... esta responsabilidade está na mão de cada um que compra. Se alguma coisa der Muuuito errado, há o CCB, mas vc vai acioná-lo só depois da M ter ocorrido :mrgreen: .
Ou seja ... em adaptações (KITS) vendidos aqui, vc está por conta e risco.... e acaba baseando a sua decisão de compra noque aconteceu ou na felicidade do seu vizinho de fora de estrada.
felipemendes
04/05/2008, 11:30
4. Essa camada são aquelas pastilhinhas ou outra coisa?
Usa-se muito pelo pessoal do fórum lâminas de radiografia lambuzadas de graxa. Já analisei como isso pode ser nocivo, caso acumule poeira/areia entre as lâminas. No dia em que eu resolver experimentar tal coisa, vou tentar enrolar os feixes em alguma capa impermeável. Ainda assim, tem que abrir e limpar de tempos em tempos.
Laminas mais grossas, em menor número e maiores também ajudam. Só que não vejo os kits toyota vendidos por ai ter esse resultado. Mais opiniões?
Ainda não consegui botar meu jeep pra andar, mas assim que eu conseguir, te falo. Botei na frente molas mestras originais com mais duas lâminas mais grossas. A altura total do feixe é de cerca de 40 mm, e sustenta bem o jeep parado. Não me parece que ficou muito duro. Na traseira, todas as molas são mais grossas. Por enquanto são 6 molas, dando uma altura total do feixe de cerca de 90 mm (cada mola tem quase 15mm de espessura!). Com certeza está muito duro, mas quando eu começar a andar eu reavalio a situação. O grande problema é que, pra ambos os feixes (comprei em lugares diferentes), quem vendeu não tinha a menor idéia do projeto das molas. Está sendo tudo empírico, como o Leopoldo citou.
Valeu mesmo Leopoldo pelas explicações (particularmente sobre shot-peening). Realmente a idéia do tópico era destrinchar os elementos e tecnologias que funcionam em uma suspenção SPUA. No caso dos Kits Toyota fica aquela história, o meu é melhor sem explicar porquê. A idéia básica é a de que funcionaria para aumentar o conforto e a flexão. Nos EUA tbém tem kits para se utilizar as molas do jeep YJ que na frente usa feixes mais compridos e com laminas mais largas, mais retas e em menor número. Mas também envolve adaptações, e no caso toyota, muitas vezes no chassis, para um resultado duvidoso. SPOA tem muitas vantagens, mas para se fazer DIREITO custa uma grana, e eu incluiria hi-steer, além das modificações necessárias aos eixos, já que eu não consideraria para pneus menores que 35. Me parece que para pneus 31 ou 32 (e até 33) uma suspenção respeitando o conceito original mas com tecnologia moderna tem muito a oferecer.
Felipe, o "macete" das laminas de radiografia com graxa só funciona na hora, na minha opinião não é prático e não resolve. Eu vi em outro tópico que se conseguiu maciez em um feixe original, tirando a ultima lamina menor e colocando ente as laminas um espaçador da suspenção do UNO. Em tese tem o efeito de tirar o atrito e melhorar o conforto, mas certamente vai se perder em altura do feixe em relação ao chão e não creio que va articular bem. Poste qualquer ideia ou conceito que tiver para a gente discutir aqui, ok. Valeu.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.