Ver Versão Completa : Tabela de adaptações em CJ`s
Colegas,
eu não encontrei em nosso fórum sobre CJ's algo parecido com o que o pessoal do fórum de Rural e F-75 está tentando fazer. E como achei a idéia deles muito boa, estou sugerindo que colaboremos todos na montagem de uma tabela de adaptações para CJ's também. Visitem o link abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40330
e me digam se não concordam comigo.
Abraços a todos...
Maurício Fernandes
04/05/2008, 22:05
acho que vai faltar espaço, pois os cj´s são todos adaptados, pelo menos quando a finalidade é trilha (nem que seja o pneu).
mas vou começar pelo motor:
Motor
14b – 3,7 – band 94/01
Om364 - band 91/93
OM314 fase 2 – band 86/90
XUD
Maxion HS 2.5 turbo (veio na S10)
Maxion HS 2.5 Tcc
Maxion HS 2.5 eletronic
S4 4.0
S4t 4.0 gm 91>
S4t plus 4.0
Q20b, 3,8 litros – GM até 1991
HS 2.8 L (wastegate) EURO II
HS 2.8 L (TGV) EURO II
NGD 3.0E – EURO III
NGD 3.0E – EURO 4
Power Stroke 3.0– EURO III
SPRINT 4.07 TCE – 2.8L – EURO III
Série Sprint 4.08 > Euro IV – 3.0
Série Sprint 4.08 > Euro III – 3.0
AP diesel 1.9
AP1.9 Diesel= 65cv e 21Km/l
AP1.9 Diesel Turbinado= 90cv e 19Km/l
AP1.9 Diesel Turbo e intercooler= 110cv e 18Km/l
2600
BF 161
GM 3.6 V6
Gas. GM 4.1 silverado MPFI (mais força em baixa que o omega)
Gas. AP
faltou os mwm turbo diesel e os motores do omega 4.1 e 3.0... enfim dá pra ter quase qualquer motor num cj ahuhuauha basta ter dinheiroe saco rpa adaptar
Jack Jipeiro
05/05/2008, 00:20
Eu discordo que os motores OM da mercedez que equipam as Toys sirvam no CJ...
Com o tempo, pouco tempo, o chassi vai trincar todinho, eles vibram muito...
Abraços...
Maurício Fernandes
05/05/2008, 08:31
faltou os mwm turbo diesel e os motores do omega 4.1 e 3.0... enfim dá pra ter quase qualquer motor num cj ahuhuauha basta ter dinheiroe saco rpa adaptar
tá na lista ruben, olhe de novo. exceto o 3.0.
Maurício Fernandes
05/05/2008, 08:32
Eu discordo que os motores OM da mercedez que equipam as Toys sirvam no CJ...
Com o tempo, pouco tempo, o chassi vai trincar todinho, eles vibram muito...
Abraços...
ta aí a primeira deliberação?
Prezados, a minha proposta é séria...
Talvez seja uma boa idéia - se a comunidade achar que vale a pena mesmo fazer isto, identificar todos os itens relevantes, como motor, direção, ignição eletrônica, suspensão, etc... e elaborar então um formulário o qual poderia ser preenchido pelos colegas do fórum de CJ's que quiserem colaborar, com a "configuração" de seus CJ's, baseados no que existe, e não no que pode ser. Teríamos então uma base de dados muito interessante. Não ? Essa base poderia ficar disponível no fórum, e seria muito útil aos que precisam mexer em seus Cj's. Dessa forma, todos poderiam colaborar, independente de serem doutores em mecânica ou não, apenas relatando o que construiram.
Abraços a todos...
Não desisti da idéia da tabela.
Apenas não dá para fazer sozinho no presente momento.
Mas assim que aliviar, faço sozinho mesmo.
Abraços a todos...
leopoldo
30/05/2008, 23:19
A ideia é boa mas temos de resolver os seguintes parâmetros:
1- modificações de motor
2- modificações de cambio
3- modificações de cx transferencia
4- modificações de eixo
5- modificações de freio
6- Diametro do pneu
São tantas as informações e possibilidades que é impraticável listar tudo que é possível. Além de impraticável, é inócuo.
Por exemplo: o motor V10 Viper cabe ? sim, mas o cambio vira pó.
O certo seria uma tabela de configuração possível, talvez até graficamente:
Por exemplo:
COMEÇEMOS COM MOTORES:
com cambio original do jeep 3 ou 4 marchas do 6 e 4 marchas do 4C, vc pode usar motor até ... 4100cc.
já o 250S poderia ser cambio auto ou o 4 marchas do 4C.
Já o V8 302 ou 318 ou com cambio auto ou o 3 ou 4 marchas original DO motor, pois o cambio original JEEP vira pó.
e assim vai.
Essa tabela necessita ser cruzada com resistênca dos eixos.
Assim, por exemplo:
Se vc usa o 4100, 250S, V8 302 ou 318, o eixo dianteiro vira pó, vc necessita modificar com homocineticas da toy, ou usar um DANA 60.
e assim vai.
Mas ao fazer isso, vem a questão dos freios,
e assim vai.
Mas ao fazer isso, vc tem que considerar qual o pneu que vai usar .... e voltar avaliando as cargas nos componentes.
e assim vai
Uma coisa puxa a outra num indescritivel assombramento.
Vc pode determinar o motor e puxar o ajuste de todos os demais componentes .... ou .... verificar se aquele motor que vc vai por não quebra os componentes que ficam.
Por exemplo: o 302 tem 200 cv e 32 kgf.m, o cambio C4/C5/E2 aguenta até 500 cv. A redução original do jeep aguenta até 300 cv (mas depende do torque do cambio), os eixos (coroa-pinhão) dizem que aguenta até 300 cv (mas depende do torque que vem do cambio), mas eu já sei que mesmo com o melhor aço, o semi-eixo não aguenta se estiver reduzido. Então se eu vou colocar um V10, tem que ser com o cambio auto ou mec dele e usar outra reduzida, outros cardans e outro eixo, senão eu sei que vai moer. Se eu usar pneu original até que vai mas se eu usar 36", vai retorcer muita coisa, começando pelo cardan se não estiver equilibrado o sistema.
A ideia da tabela é boa mas se vc não em uma visão geral do sistema em funcionamento vai ficar louco tentando saber se dá ou não dá instalar isso ou aquilo.
O problema maior é que os manuais não trazem os limites de projeto, ai fica muito difícil (para não dizer impossível) quem não tem noção de dimensionamento mecanico fazer uma estimativa.
Concordo com o Leopoldo, pois assim teremos informações confiáveis e cabíveis para aplicação.
sandrotwister
31/05/2008, 11:59
muito boa a ideia!
e é exatamente oq eu precisava...hehe
tipo, eu tenho um CJ encostado, e quero por um XUD nele...
mas ja precisava saber, tipo, que caixa por, como ficaria se deixasse a de C10 que ta nele...
sem falar no resto...
tipo, se os eixos originais e etc tal aguentam, e o que seria ideal...
e também, em que veículos a gente encontra isso, ou, de que veículo ele é original...
porque é mais fácil de achar aqui as peças dizendo: "ah eu quero o servo freio do opala ano tal" ou então, "o eixo do toyota bandeirante ano tal"
o pessoal aí que é mais entendido, podia dar uma mãozinha né? hehe
abraços
Leopoldo e demais...
Eu pensei em algo mais simples para começar. Essa tal tabela seria em verdade um grande banco de dados com as mais diversas "configurações" existentes de Jeeps - um grande retrato de como os nossos Jeeps estão montados/equipedos. Em linguagem técnica mais refinada de informática - eu, que trabalho com desenvolvimento de sistemas de informação (e deve haver muitos mais nesse fórum), diria resumidamente -, um warehouse, ou data warehouse (DW), de Jeeps. Para tanto, precisaríamos, com forte participação dos mais experientes e tecnicamente gabaritados, eleger os "atributos" que devemos registrar. Nesse tópico já temos algumas sugestões, mas eu vou exemplificar, chutando uma estrutura de dados para esse nosso warehouse de Jeeps:
Tabela Configuração_Jeep
atributos (colunas/dimensões) de informação, e possíveis valores:
modelo: CJ3, CJ5, CJ6, etc
motor: BF-161, BF-184, etc
fabricante do diferencial:
relação do diferencial:
reduzida: Willys, etc
cx. marchas:
número de marchas"
diâmetro pneus:
tala:
amort. traseiro:
amort. dianteiro:
molas tras:
molas diant:
direção:
ignição:
etc:etc,etc, etc
Apenas um chutaço, mas com o jeitão da coisa.
A partir daí elaboraríamos um formulário (excel) para preenchimento pelos colegas do fórum proprietários de Jeeps. Alguém, que poderia ser eu (talvez com a ajuda de mais outra pessoa) se encarregaria de organizar os dados/respostas numa grande e única planilha Excel, e teríamos com um custo relativamente baixo a primeira versão do nosso banco de dados de Jeeps, com um retrato das configurações dos nossos Jeeps. Isto obviamente poderia servir bastante aos que desejarem promover alterações/melhorias em seus Jeeps. Obviamente estaríamso sempre fazendo a manutenção desse banco de dados e... quem sabe futuramente não conseguimos disponibilizar dentro do próprio fórum um aplicativo mais funcional ? Não sei se me fiz entender bem, mas o primeiro passo seria discutir a estrtura de dados, e para isso, vocês especialistas são fundamentais.
Abraços a todos...
felipemendes
31/05/2008, 15:57
Também gostei da idéia, mas como é melhor gastar tempo planejando antes, tenho algumas sugestões/observações:
1. Não pode valer um cara colocar no banco de dados que viu o tio de um amigo do irmão da namorada com um jeep com motor de 1113. Tem que ser modificação bem documentada, com fotos e, se possível, desenhos.
2. A adaptação ficou boa? Muito boa? Ruim? Talvez uma nota de 1 a 5 na adaptação, pra ajudar o indeciso. O classificador tem que ser honesto: se ficou ruim, é pra admitir.
3. Além de mudanças mais profundas, dá pra incluir também coisas mais prosaicas como, por exemplo, filtro de ar? Meu jeep tem motor de Opala como filtro de ar do Uno. Este tipo de modificação pode ser útil quando o cara tem pouco espaço dentro do cofre. Várias pequenas modificações são um quebra-galho pra quem tem relíquias como as nossas.
4. Já tive problemas com relatórios Excel no passado: o cara escreve com uma letra diferente e o excel já diz que não é a mesma coisa. Sugiro usar menus drop-down pro usuário escolher.
hpnardino
31/05/2008, 19:43
Também gostei da idéia, mas como é melhor gastar tempo planejando antes, tenho algumas sugestões/observações:
1. Não pode valer um cara colocar no banco de dados que viu o tio de um amigo do irmão da namorada com um jeep com motor de 1113. Tem que ser modificação bem documentada, com fotos e, se possível, desenhos.
2. A adaptação ficou boa? Muito boa? Ruim? Talvez uma nota de 1 a 5 na adaptação, pra ajudar o indeciso. O classificador tem que ser honesto: se ficou ruim, é pra admitir.
3. Além de mudanças mais profundas, dá pra incluir também coisas mais prosaicas como, por exemplo, filtro de ar? Meu jeep tem motor de Opala como filtro de ar do Uno. Este tipo de modificação pode ser útil quando o cara tem pouco espaço dentro do cofre. Várias pequenas modificações são um quebra-galho pra quem tem relíquias como as nossas.
4. Já tive problemas com relatórios Excel no passado: o cara escreve com uma letra diferente e o excel já diz que não é a mesma coisa. Sugiro usar menus drop-down pro usuário escolher.
Opá, filtro de ar do uno? manda uma fotinha ai, estou com um probleminha com esse item.
Sds,
Nardino
HP... manda uma MP para o felipemendes.
Vamos manter aqui nesse tópico somente discussões sobre o banco de dados de jeeps. OK ?!
Abraços a todos...
Estou refletindo sobr eo que felipemendes sugeriu...
Talvez seja viável obter as informações para o banco de dados a partir do tópico Frota4x4. Não ?!
Abraços a todos...
hpnardino
01/06/2008, 19:27
Op's!! Julinot vou seguir sua sugestão, e me desculpa por tumultuar o tópico.
Sds,
Cláudio Brasília
01/06/2008, 20:05
PessoALL,
Câmbio bom, para motor com muito torque (de 276 a 374 libras por pé de capacidade nominal, para ser mais preciso), é o FS 2305C, da Eaton_Fuller. Abraço a todos.
Obrigado.
Não me leve a mal... na boa.
Abraços a todos...
Op's!! Julinot vou seguir sua sugestão, e me desculpa por tumultuar o tópico.
Sds,
Obrigado, Cláudio.
Mas por favor tentemos usar esse tópico apenas para a discussão da tabela de adaptações - ou banco de dados de Jeeps. Ok ?
Abraços a todos...
PessoALL,
Câmbio bom, para motor com muito torque (de 276 a 374 libras por pé de capacidade nominal, para ser mais preciso), é o FS 2305C, da Eaton_Fuller. Abraço a todos.
AndreiMDL
05/06/2008, 02:24
Opa!
acompanho o fórum de fora, faz alguns meses mas entrei agora pro forum!
e realmente acontece de ter inúmeras possibilidades de adptações
concordo que a melhor maneira seria itens pré-definidos(padrões), onde cada um poderia preencher sua modif, e talvez um espaço ao fim com "outras modif"
ja vi algo do tipo mas não para essa finalidade...!
vou dar uma olhada em algo, qlqr coisa, posto!
[]'s
Obrigado... AndreiMDL.
Abraços a todos...
Mandruva
05/06/2008, 07:28
A ideia é boa mas temos de resolver os seguintes parâmetros:
1- modificações de motor
2- modificações de cambio
3- modificações de cx transferencia
4- modificações de eixo
5- modificações de freio
6- Diametro do pneu
São tantas as informações e possibilidades que é impraticável listar tudo que é possível. Além de impraticável, é inócuo.
Por exemplo: o motor V10 Viper cabe ? sim, mas o cambio vira pó.
O certo seria uma tabela de configuração possível, talvez até graficamente:
Por exemplo:
COMEÇEMOS COM MOTORES:
com cambio original do jeep 3 ou 4 marchas do 6 e 4 marchas do 4C, vc pode usar motor até ... 4100cc.
já o 250S poderia ser cambio auto ou o 4 marchas do 4C.
Já o V8 302 ou 318 ou com cambio auto ou o 3 ou 4 marchas original DO motor, pois o cambio original JEEP vira pó.
e assim vai.
Essa tabela necessita ser cruzada com resistênca dos eixos.
Assim, por exemplo:
Se vc usa o 4100, 250S, V8 302 ou 318, o eixo dianteiro vira pó, vc necessita modificar com homocineticas da toy, ou usar um DANA 60.
e assim vai.
Mas ao fazer isso, vem a questão dos freios,
e assim vai.
Mas ao fazer isso, vc tem que considerar qual o pneu que vai usar .... e voltar avaliando as cargas nos componentes.
e assim vai
Uma coisa puxa a outra num indescritivel assombramento.
Vc pode determinar o motor e puxar o ajuste de todos os demais componentes .... ou .... verificar se aquele motor que vc vai por não quebra os componentes que ficam.
Por exemplo: o 302 tem 200 cv e 32 kgf.m, o cambio C4/C5/E2 aguenta até 500 cv. A redução original do jeep aguenta até 300 cv (mas depende do torque do cambio), os eixos (coroa-pinhão) dizem que aguenta até 300 cv (mas depende do torque que vem do cambio), mas eu já sei que mesmo com o melhor aço, o semi-eixo não aguenta se estiver reduzido. Então se eu vou colocar um V10, tem que ser com o cambio auto ou mec dele e usar outra reduzida, outros cardans e outro eixo, senão eu sei que vai moer. Se eu usar pneu original até que vai mas se eu usar 36", vai retorcer muita coisa, começando pelo cardan se não estiver equilibrado o sistema.
A ideia da tabela é boa mas se vc não em uma visão geral do sistema em funcionamento vai ficar louco tentando saber se dá ou não dá instalar isso ou aquilo.
O problema maior é que os manuais não trazem os limites de projeto, ai fica muito difícil (para não dizer impossível) quem não tem noção de dimensionamento mecanico fazer uma estimativa.
Leopoldo Sabemos que vc é engenheiro e gosta demais de jeep, e é um dos grandes mestres do
forum! Por que, que vc mão aproveita toda essa gama de informações e não monta uma planilha
de aplicações pra jeep, ou qualquer outro 4x4, como exites no site de fusca4ever, nao sei se vc
ja viu ela mas ela demonstra, as aplicações do motor a ar do fusca.
Nela, poderia, vir informações começando pela escolha do modelo de veiculo, motor, eixos, cambio,
t-case, freios, direção, suspenção e assim por diante.
De ama olhada na planilha anexa!!!
Acho que se vc fizer isso com toda a sua experiencia iria ajudar muita gente!!!!!!
Pense no assunto com carinho mestre Leopoldo!!!!!!!!!!!!!!
Um grande abraço Mandruva
Cláudio Brasília
05/06/2008, 07:49
Ao amigo que quer moderar o tópico, com muito louvor, atente que esta caixa ora proposta serve em Jeep!!! Servirá naquelas adaptações em que, conforme já foi aventado aqui, utilizam motores com muito torque, tipo V8 e etc, adaptações e soluções de motorização que as demais caixas de câmbio não iriam aguentar, conforme já foi levantado pelos demais participantes. Procuremos acrescentar mais, sem restringir nenhuma contribuição, para que todos possam aproveitar alguma coisa que seja. Muito obrigado, um grande abraço a todos e saudações, tracionadas.
P.S.: Ao amigo do arquivo da preparação Fusca; meus parabéns, muito bem, pois é por este caminho que penso que deveríamos seguir.
Rodrigo Baratti
05/06/2008, 08:30
Não poderia deixar de dar palpites nesse tópico, pois sem duvida é de interesse de todos os que possuem CJ.
Vendo a planilha do fusca, que achei muito legal, e juntando com a idéia inicial da planilha do excel.
Poderiamos ter o seguinte:
1º passo:
- planilha do excel com todas as informções relevantes (motor, flange, cambio, diferencial, relação, tipo de suspensão, direção, amortecedor, pneus,....)
Que prencheriamos aleatóriamente no primeiro momento e a partir disso nós teriamos uma base estatistica com as relações mais utilizadas pelos colegas, com graficos de qual o motor, cambio, T-Case é preferencia.
2º passo:
- com a planilha, já "madura" poderiamos com a auxilio dos oráculos mais entendidos do fórum trazer as informações mais analiticas e técnicas sobre as combinações desses itens
Com isso quem está iniciando as adaptações ou mesmo pensando em melhorar o que já tem tenha como "montar" um Jeep (planilha do fusca)
Exemplo 1 (um absurdo): um motor V8 + cambio do chevete = quebra imediata do cambio
Exemplo 2: motor X + cambio Y + T-Case Z + pneus H = quais as opções de relação e o comportamento com cada uma delas e melhor, quem no fórum já usa esse tipo de combinação.
Espero não ter viajado muito.
[]
Pois é... os colegas que conhecem mais (e bem) como o Leopoldo e outros... podiam palpitar uma estrutura de dados para a nossa planilha/banco de dados - conforme eu sugeri/sonhei em nota anterior. Gostaria muito de ver esse trabalho, mas não tenho competência em mecânica/Jeeps. Através desse grande registros/banco de dados de Jeeps, teremos uma boa idéia, baseados no que existe na prática em nossos Jeeps, do que pode e deve ser feito por quem deseja restaurar/equipar/incrementar um Jeep. Desse banco de dados será possível portanto extrair muito conhecimento sobre o tema.
Abraços a todos...
Leopoldo Sabemos que vc é engenheiro e gosta demais de jeep, e é um dos grandes mestres do
forum! Por que, que vc mão aproveita toda essa gama de informações e não monta uma planilha
de aplicações pra jeep, ou qualquer outro 4x4, como exites no site de fusca4ever, nao sei se vc
ja viu ela mas ela demonstra, as aplicações do motor a ar do fusca.
Nela, poderia, vir informações começando pela escolha do modelo de veiculo, motor, eixos, cambio,
t-case, freios, direção, suspenção e assim por diante.
De ama olhada na planilha anexa!!!
Acho que se vc fizer isso com toda a sua experiencia iria ajudar muita gente!!!!!!
Pense no assunto com carinho mestre Leopoldo!!!!!!!!!!!!!!
Um grande abraço Mandruva
Mandruva
05/06/2008, 16:41
E não só para jeeps, mas uma planilha num todo, engesa, camper, toy, niva,
suzukis etc.
Uma planilha que atendesse a toda a maioria!! Muitos podem criticar pelas
dificuldades de adaptações e coisa e tal, mas de inicio poderi ser feita uma
planilha das adaptações ja testadas, tipo cambio 3m orig, x V8 nao precisa nem
falar no que da mas sabemos que o 4cc do opala aguenta e esse tipo de coisa
podemos montar uma mas padra e depois irmos aperfeioando
Acho que se cada um ajudar com alguma coisa a CRUZ não pese tanto
Um Abraço e esperando engrandecidamente a cooperação dos mestres do site
Mandruva
Mandruva
12/08/2008, 11:11
E ai pessoal da grande sabedoria!!!!!!!!!!!, vamos reativar o
topico, vamos ver se conseguimos desta vez dar andamento
em nossa planilha
Um Abraço
Mandruva
Alô, mandruva.
Principalmente eu que abri o tópico, queria muito ver esse negócio ir para a frente. Não foram muitas as contribuições... o pessoal não tem tempo.
Eu mesmo estou sempre atrapalhado com um monte de coisas, projetos, etc... Mas vale o apelo pois, seria realmente muito bom podermos contar com uma planilha/sistema de informação para ajudar na montagem de um CJ... e outyros tipos de 4x4.
Abraços a todos.
ps. Será que uma coisa assim não poderia ser patrocinada pelo site ?
E ai pessoal da grande sabedoria!!!!!!!!!!!, vamos reativar o
topico, vamos ver se conseguimos desta vez dar andamento
em nossa planilha
Um Abraço
Mandruva
PredadorRJ
12/08/2008, 22:37
Salve.
Depois de muito ler e reler os tópicos do Fórum, cheguei à seguinte conclusão, no meu caso específico, que irei usar o Mastigado quase que diariamente, pra ir à fórum, pra passear e viajar (vou fazer a Estrada Real ano que vem) e encarar umas trilhas, no máximo médias:
1 - Eixos da Rural (qu eu não sei onde achar);
2 -Traseiro (ops) flutuante ensimec;
3 - Bloqueio com acionamento à cabo;
4 - Freios à disco UBD (em setembro!!);
5 - SPOA;
6 - Raio x nos feixes de mola (ou folha de borracha, vou decidir);
7 - Amortecedores da Ranger, código GL12343;
8 - Hidrovácuo do Opala (já tá);
9 - Ignição eletrônica da Paulista 4X4 (já tá);
10 - Velocímetro de caminhão (já tá);
11 - GNV no BF161;
12 - Melhorar as colméias (é isso?) do radiador;
13 - Limpadores traseiros do Uno com braço e palheta de fusca;
14 - Filtro de ar da Kombi à diesel (já tá);
15 - Pedaleira suspensa do Opala (já tá).
Não me lembro onde li, mas tem uma empresa que usam nas empilhadeiras, há MUITO TEMPO, BF161. O detalhe é que são TODOS adaptados pra trabalhar com GLP, e não dão problema.
Em princípio é isso, mas acredito que outras poucas acontecerão. Um coisa que eu quero é ver com o Doglair se ele faz porta alta em fibra pro Mastigado.
Espero não ter atrapalhado e contribuído com meus 0,001%
Abraços!
Pô... Predador... Mastigado ?
Porque mastigado ? Coitado do teu CJ !
Quanto a tua contribuição... bem maior do que 0,000001 %.
Valeu.
Eu preciso compilar tudo o que já informaram aqui nesse tópico e propor uma estrutura para a nossa base de dados.
Mas quando será ?
Abraços a todos...
PredadorRJ
13/08/2008, 15:44
Bola um formato aí que eu te ajudo, afinal, além da organização, o resto é quase que ctrl C e ctrl V.
Abraços, no aguardo
Leonardo Raffi
13/08/2008, 19:11
Motor
meu jeep tinha um chevrolet brasil 4300... motor antigo força em baixa e beberrão
troquei por um opala 6 3800
tenho outro jeep com opala 4 151s
uso pedaleiras suspensas do opala acelerador do fiat 147 servo freio do gol bola cilindro do kadete
um dia vou colocar caixa de c10 3 marchas muito forte e boa
EduMendes
14/08/2008, 00:56
Tambem achei uma boa ideia, precisamos tambem organizar o formato em que colcoaremos estas informações, senão ficarão listas enormes devido às inumeras possibilidades de adaptação.
profcarlos
14/08/2008, 07:15
Não sei como funciona a estrutura do fórum (parei no html 2.0), mas creio que não seria difícil se os responsáveis fizessem um banco de dados com opções para a escolha e cada membro pudesse ir lá e simplesmente, em menus drop-down, escolher a configuração que usa (um drop-down para motor, outro para câmbio, outro para diferencial, etc.), com um espaço para comentários, em um formato que ficasse fácil para que uma só pessoa exportasse e coligisse as informações na planilha final. Isto poderia fazer parte do formulário de ingresso no fórum, permanecendo no painel de controle para que se pudesse fazeras alteraçòes necessárias (jipe que não muda eu nunca vi).
Idealmente, um link para a configuração de cada jipe e para fotos dele apareceria no menuzinho que surge quando se clica no nome do membro. Seria uma maneira de cometer duplo coelhicídio com uma cajadada só: a gente saberia como é o jipe de quem está falando algo (Fulano fala de SPOA, e o jipe dele é SPOAdo = bom sinal) sem ter que procurar muito pela informação, e o banco de dados seria mais facilmente alimentado. ;)
A partir daí, depois que já se tiver um bom banco, alguns figurões que todos sabemos entenderem do riscado poderiam ir checando as combinações possíveis para fazerem observações ou dar notas, com a possibilidade de um link para que se criasse uma discussão acerca do tópico (Beltrano disse que o câmbio X não funciona bem com o motor Y, mas Sicrano discorda: inicia-se um tópico).
Resumindo:
Em minha opinião, o ideal é que se tenha, nessa ordem:
- uma maneira fácil de entrada de dados para todos poderem contribuir na criação do banco, preferencialmente liberando acesso a estes dados sobre o jipe de cada um no perfil pessoal, com direito a fotos;
- uma alma santa e abnegada que entenda de bancos de dados para gerenciar sozinho ou com assessores por ele escolhidos a importação dos dados pra planilha, evitando que alguém que entende de jipe mas não de planilhas cause danos a ela;
- pessoas que entendam profunda e reconhecidamente de mecânica (engenheiros, de preferência) para uma opinião e gradação técnica das combinações, com a possibilidade de abrir uma discussão para que os que entendem menos a teoria possam contribuir com a experiência prática. Isto deveria ser feito sob o controle do responsável pelo banco de dados, em formulário especialmente desenvolvido para evitar danos inadvertidos ao banco de dados.:pensativo:
Muito boa idéia... o fórum implementar um meio para cadastrarmos os nossos 4x4 de forma que uma base seja alimentada para que possamos consultá-la de forma organizada e estruturada. É isso aí mesmo... democratizar a informação.
Abraços a todos...
PredadorRJ
26/06/2009, 20:26
Salve Julinot
Acordando o tópico, deu pau na adaptação da ignição eletrônica. O distribuidor não gira/centelha. Existe algum tipo de "incompatibilidade" do sensor hal com o motor?
Alguma idéia que não me faça querer morder esse treco?
Valeu!
Salve Julinot
Acordando o tópico, deu pau na adaptação da ignição eletrônica. O distribuidor não gira/centelha. Existe algum tipo de "incompatibilidade" do sensor hal com o motor?
Alguma idéia que não me faça querer morder esse treco?
Valeu!
Primeiro passo, para receber um Help...
Não repetir sua dúvida em vários tópicos.
Pesquisar que em em 2005 eu tive o mesmo problema.
T+
PredadorRJ
26/06/2009, 22:19
Salve Pagani.
Realmente errei, mas é que eu to tão emputecido que não resisti.
E o pior, não localizei o local que comprei o "kit", para ver se consigo alguma dica.
O que vem a ser aranha? Seria a estrutura interna onde ficam os contatos?
E o cara me disse que o distribuidor girou na mão e deu centelha (exatamente isso que ele disse, juro que não entendi)
Eu dei uma pesquisada, mas não achei nada especifico.
Aproveitei e li os tópicos e posts sobre o "emulador" de ignição eletrônica. Será que valem à pena? Principalmente depois de um "investimento" de mais de L$300.
E na sua opinião, que já teve problema parecido, isso é problema do distribuidor ou tem chance de ser alguma regulagem ou outra coisa solucionável?
Grato pela força e desculpe a repetição, sério.
DEntro do distribuidor existe um tipo de copo com pontas eles dão um tipo de pulso (grotesca essa descrição).
No meu cas elas estavam tortas dando uma enorme dor de cabeça...
Ele ate dava faisca, mas no momento errado..
Verifique se elas estao todas alinhadas, parece ser um defeito comum, matamos doiscasos parecidos...
[]´s boa sorte...
PredadorRJ
26/06/2009, 23:14
Valeu Pagani. Vou averiguar amanhã mesmo. Diga, existe algum tipo de gabarito pra esse alinhamento?
Predador... obrigado por me lembrar da existência desse tópico.
A gente começa com empolgação... mas depois...
Vamos ver se ele acorda, mesmo.
Abraços a todos...
Salve Julinot
Acordando o tópico, deu pau na adaptação da ignição eletrônica. O distribuidor não gira/centelha. Existe algum tipo de "incompatibilidade" do sensor hal com o motor?
Alguma idéia que não me faça querer morder esse treco?
Valeu!
Valeu Pagani. Vou averiguar amanhã mesmo. Diga, existe algum tipo de gabarito pra esse alinhamento?
Gabarito, não tem, mas um bom meca resolve rapidinho...
Perdi meu tempo e o eletricista (2) nem fazia ideia, ai chamamos um mecanico que matou de prima....
Aparentemente o defeito e visual...
[]´s
Edison - Mp3
27/06/2009, 10:47
Otima idéia
Li pela primeira vez este tópico, e como sou novato nesta vida 4x4 achei de vital importancia. A troca de experiencias bem ou mal aceitas por nossas viaturas é muito boa para evitar cgds.
Para simplificar, acho que inicialmente já seria ótimo apenas um formulário simples com a descrição de cada viatura, suas adaptações e etc.
Claro que deveria se abrir um tópico para isso ou alterar a apresentação da área das viaturas no forum..
Otima idéia
Tomara que se concretize.
Abr
Edison
PredadorRJ
27/06/2009, 14:51
Salve!
Edison, a idéia do Julinot é essa mesma. Assim, fica um tipo de índice com as modificações, adaptações, etc, pra facilitar a vida de quem tá afim de mexer na viatura.
Pagani, a aranha tá legal. O eletricista, que eu considerava muito bom, já vi que é só regular. Não achei ainda um sensor hall pra trocar pelo que tá no distribuidor, mas também hoje as lojas aqui fecham ao meio dia.
Segunda eu procuro.
Mas o interessante é que, segundo o meca e o eletricista, se girar o distribuidor, ele centelha numa boa. Parece que falta força pra ele girar.
E agora também na procura de alguém por aqui que possa fazer a adaptação dos pedais.
Valeu, abraço.
Eduardo Campos
28/06/2009, 09:54
Como sugestão,
Por que vocês não fazem algo como Suzukeiros: coloquem o tópico em destaque, assim ele vai estar sempre em evidencia, cria uma lista de adaptações, inicial, daí os debates sobre esse assunto ficam sempre no mesmo tópico e vão atualizando lista.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=9992 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=9992)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16639 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16639)
[]’s
PredadorRJ
02/07/2009, 09:21
Salve.
Interessante como tem umas situações que a gente só aprende levando na cabeça.
Tentando economizar umas latinhas e acertar o distribuidor do "kit" que comprei pro mastigado, descobri algumas coisas.
Apesar de não me lembrar onde comprei o tal kit de ignição eletrônica, posso afirmar que o mesmo foi meio que feito nas coxas.
O corpo do distribuidor é, na verdade de motor volkswagen, AP 1.8 ou 2.0, que o fabricante do kit arrancou o sensor hall, colocou uma bobina de impulsão vagabunda e uma aranha de 6 cilindros, além da tampa. Já a haste ainda não foi identificada, mas eu acho que nem precisa.
Troquei a bobina e deram uma geral no distribuidor, que tinha umas partes internas oxidadas.
Vamos ver se funciona, senão, CRAU no meu bolso.
Então, cuidado com os "kits" de ignição à venda por aí.
Abraços à todos, ainda aguardo mais informações dos foreiros sobre isso.
PredadorRJ
03/07/2009, 10:48
Salve!
Bão, o distribuidor ainda não foi testado, mas pelo menos já foi "reparado".
Tava fuçando por aqui, e acabei no site do Sukys, que foi (ou ainda é, não sei ao certo) foreiro.
Ele tem uns equipamentos para auxiliar/regular/melhorar algumas funções em diversos tipos de veículos, inclusive em Jeep.
Eu já vi inúmeros produtos que emulam a ignição eletrônica, inclusive dei (ui) um de presente pra um amigo que tem uma F100, fabricado pelo Dedobroca. O cara gostou muito.
Mas até onde vai a eficácia destes produtos e será que compensa mesmo um emulador ao invés da adaptação completa?
Vi opiniões conflitantes aqui no fórum, mas ainda estou em dúvida.
Alguém por aí tem algum exemplo real do uso dos dois?
Valeu tropa!
Edison - Mp3
03/07/2009, 15:43
Predador
Uso o módulo do Debroca desde outubro do ano passado no skoll. Gostei muito, mudou radicalmente. Tinha problemas de ponto cada vez que saia com a viatura para uma volta mais longa, fora os platinados que era 1 por mes.
Coloquei platinado Bosch, isolei o distribuidor com fita auto-fusão 3M, e regulei o ponto adiantado em 15º. Resultado, já rodei mais de 1500 km e ele tá zero bala. Fora a famosa chavinha que corta a corrente do skoll e ele nao pega nem empurrando. Importante, ta com BF161 original, 3m, red, e a única alteração é o filtro de ar do corcel 1 e mais uma ventuinha eletrica, pois pr trilha tiro a mecanica, fora as outras blindagem pra deixar ele a prova dagua, claro.
Pra ter uma idéia, to muito afim de colocar um DIS ou DE mas to com pena de trocar.
Tá funçando bem pra burro, e olha que já passei por muita água acima dos pneus 31 e nada de parar.
Pra mim funciona bem.
Abrs
Edison - MP3
Rogério Barthy
04/07/2009, 20:59
Coloquei o DIS fase 3 ontem, e hoje, fiz um teste e rodei 200 Km de Niterói (oficina) para Resende (casa). A viatura melhorou cerca de 20% na primeira aferição (ficou mais forte, mais rápido na arrancada e retomada, econômico, motor mais redondo) e olha que ainda não foi regulado no GNV e carburação.
Quem comprar não irá se arrepender.
Rogério
Mazaropi-RJ
04/07/2009, 21:49
Coloquei o DIS fase 3 ontem, e hoje, fiz um teste e rodei 200 Km de Niterói (oficina) para Resende (casa). A viatura melhorou cerca de 20% na primeira aferição (ficou mais forte, mais rápido na arrancada e retomada, econômico, motor mais redondo) e olha que ainda não foi regulado no GNV e carburação.
Quem comprar não irá se arrepender.
Rogério
Rogério, onde em Nikiti vc instalou o sistema ? Comprou lá mesmo ?
Vlw, Abç.
Rogério Barthy
04/07/2009, 23:03
Instalei na oficina do Chapeu (Itaipú) e comprei com o Sergio da Motor Spice tel (021)2611-4209 , 2610-5070 ambos em Niterói.
Comprei, fiz o depósito bancário e entregou no Chapeu que ficou aguardando a minha ida com a viatura para a instalação (meio trabalhosa) (cheia de truques e detalhes na adaptação para o perfeito funcionamento). O "Chapeu" e o "Vizinho" já instalaram em diversos veículos (já pararam de contar) e possuem a qualificação e reconhecimento do fabricante (um ano de garantia se instalado lá) ou então 3 meses em outro que certamente irá se enrrolar. (muitos detalhes).
Rogério
erivonaldo
26/07/2009, 19:16
seguintes parâmetros:
1- modificações de motor
2- modificações de cambio
3- modificações de cx transferencia
4- modificações de eixo
5- modificações de freio
6- Diametro do pneu
São tantas as informações e possibilidades que é impraticável listar tudo que é possível. Além de impraticável, é inócuo.
Por exemplo: o motor V10 Viper cabe ? sim, mas o cambio vira pó.
O certo seria uma tabela de configuração possível, talvez até graficamente:
Por exemplo:
COMEÇEMOS COM MOTORES:
com cambio original do jeep 3 ou 4 marchas do 6 e 4 marchas do 4C, vc pode usar motor até ... 4100cc.
já o 250S poderia ser cambio auto ou o 4 marchas do 4C.
Já o V8 302 ou 318 ou com cambio auto ou o 3 ou 4 marchas original DO motor, pois o cambio original JEEP vira pó.
e assim vai.
Essa tabela necessita ser cruzada com resistênca dos eixos.
Assim, por exemplo:
Se vc usa o 4100, 250S, V8 302 ou 318, o eixo dianteiro vira pó, vc necessita modificar com homocineticas da toy, ou usar um DANA 60.
e assim vai.
Mas ao fazer isso, vem a questão dos freios,
e assim vai.
Mas ao fazer isso, vc tem que considerar qual o pneu que vai usar .... e voltar avaliando as cargas nos componentes.
e assim vai
Uma coisa puxa a outra num indescritivel assombramento.
Vc pode determinar o motor e puxar o ajuste de todos os demais componentes .... ou .... verificar se aquele motor que vc vai por não quebra os componentes que ficam.
Por exemplo: o 302 tem 200 cv e 32 kgf.m, o cambio C4/C5/E2 aguenta até 500 cv. A redução original do jeep aguenta até 300 cv (mas depende do torque do cambio), os eixos (coroa-pinhão) dizem que aguenta até 300 cv (mas depende do torque que vem do cambio), mas eu já sei que mesmo com o melhor aço, o semi-eixo não aguenta se estiver reduzido. Então se eu vou colocar um V10, tem que ser com o cambio auto ou mec dele e usar outra reduzida, outros cardans e outro eixo, senão eu sei que vai moer. Se eu usar pneu original até que vai mas se eu usar 36", vai retorcer muita coisa, começando pelo cardan se não estiver equilibrado o sistema.
A ideia da tabela é boa mas se vc não em uma visão geral do sistema em funcionamento vai ficar louco tentando saber se dá ou não dá instalar isso ou aquilo.
amigo , espero contar com sua sapiencia , meu cj ta com omtor ap de santana e cx origen de 3 marchas, qual a melhor relaçao q posso usar pra ter ele pra uso mixto?estava pensando numa de maverick oq vc acha??
Marcelo Cunha
27/07/2009, 10:42
Erivonaldo. :concordo::concordo::concordo:
Esta lista deveria orientar as modificações com base do conjunto mecânico escolhido e também orientar a escolha do conjunto mecânico com base do que já tem na viatura e quem sabe, as necessidades decada um, para otimizar o trabalho e as despezas.
Émuita informação, será que funcionaria? :pensativo:
Brennosiqueira
12/11/2010, 13:52
A ideia é boa mas temos de resolver os seguintes parâmetros:
1- modificações de motor
2- modificações de cambio
3- modificações de cx transferencia
4- modificações de eixo
5- modificações de freio
6- Diametro do pneu
São tantas as informações e possibilidades que é impraticável listar tudo que é possível. Além de impraticável, é inócuo.
Por exemplo: o motor V10 Viper cabe ? sim, mas o cambio vira pó.
O certo seria uma tabela de configuração possível, talvez até graficamente:
Por exemplo:
COMEÇEMOS COM MOTORES:
com cambio original do jeep 3 ou 4 marchas do 6 e 4 marchas do 4C, vc pode usar motor até ... 4100cc.
já o 250S poderia ser cambio auto ou o 4 marchas do 4C.
Já o V8 302 ou 318 ou com cambio auto ou o 3 ou 4 marchas original DO motor, pois o cambio original JEEP vira pó.
e assim vai.
Essa tabela necessita ser cruzada com resistênca dos eixos.
Assim, por exemplo:
Se vc usa o 4100, 250S, V8 302 ou 318, o eixo dianteiro vira pó, vc necessita modificar com homocineticas da toy, ou usar um DANA 60.
e assim vai.
Mas ao fazer isso, vem a questão dos freios,
e assim vai.
Mas ao fazer isso, vc tem que considerar qual o pneu que vai usar .... e voltar avaliando as cargas nos componentes.
e assim vai
Uma coisa puxa a outra num indescritivel assombramento.
Vc pode determinar o motor e puxar o ajuste de todos os demais componentes .... ou .... verificar se aquele motor que vc vai por não quebra os componentes que ficam.
Por exemplo: o 302 tem 200 cv e 32 kgf.m, o cambio C4/C5/E2 aguenta até 500 cv. A redução original do jeep aguenta até 300 cv (mas depende do torque do cambio), os eixos (coroa-pinhão) dizem que aguenta até 300 cv (mas depende do torque que vem do cambio), mas eu já sei que mesmo com o melhor aço, o semi-eixo não aguenta se estiver reduzido. Então se eu vou colocar um V10, tem que ser com o cambio auto ou mec dele e usar outra reduzida, outros cardans e outro eixo, senão eu sei que vai moer. Se eu usar pneu original até que vai mas se eu usar 36", vai retorcer muita coisa, começando pelo cardan se não estiver equilibrado o sistema.
A ideia da tabela é boa mas se vc não em uma visão geral do sistema em funcionamento vai ficar louco tentando saber se dá ou não dá instalar isso ou aquilo.
O problema maior é que os manuais não trazem os limites de projeto, ai fica muito difícil (para não dizer impossível) quem não tem noção de dimensionamento mecanico fazer uma estimativa.
Bom dia Leopoldo...
Fiquei surpreso com sua vontade de ajudar todos aqui do forum,
Tenho a seguinte duvida:Sou novo aqui no forum....
Estou montando um jeep willys 63(nao aguento mais a mecanica original), porem estou com problemas.
Tenho um motor 4.0 V6 ranger. Qual a melhor cambio(para trilhas pesadas)com reduçao4x4?Tive a ideia de arrumar o cambio da toyota band(4 ou 5 marchas?) com a t case band , acho que ficaria pesado e desequilibrado o jeep. oq acha?Sobre os eixos eu estava pensando em comprar o kit de flutuante e homocinetica da ensimec,porem $5200 o kit para os dois eixos. Pensei no eixos da toy band, alem de ser um eixo mais resistente que a do jeep mesmo com os kit da ensimec; e o melhor, com um preço bem mais em conta.Tem o problema tambem da relaçao desse eixo; qual seria melhor relaçao para força e desempenho??(pneus originais da s-10 porem recapados) Outra coisa, como o eixo da band eh maior do que a do jeep, o pneus ficarao pra fora mais ou menos 8cm?
me ajudaaa
obrigado brenno
Essa TABELA DE ADAPTAÇÕES EM CJ'S foi um sonho que ainda pretendo realizar.
Abraços a todos..
Essa TABELA DE ADAPTAÇÕES EM CJ'S foi um sonho que ainda pretendo realizar.
Abraços a todos..
acho q o pessoal nao entendeu a sua tabela simples amigo.. mas isso é bom, pois é muito conhecimento por aqui!!
maas.. o jeito é se basear na tabela da F75 e rural q é quase o mesmo sistema.
abraço!
PredadorRJ
21/01/2011, 00:34
Salve.
Na verdade, o pessoal que quer jeeps mais fortes, mais extremos, agora têm área própria.
Aqui (na outra área), ainda que as variáveis seja muitas, todos os que já fizeram algo e deu certo (ou não) poderiam contribuir.
O trouxa que vos fala/tecla, cismou em fazer o jeep com pouca ajuda. Resultado: 3 voltas ano passado. Shimmy que não acaba, freio que agarra, banco que não sossega, entre outras pequenezas. Mas vamos aprendendo, dando cabeçada. Se tiver então ajuda dos mais experientes, aí é que fica bão!
Na minha opinião, um dos prazeres do jeep é esse, mexer e aprender. Claro que eu adoraria andar mais no Mastigado, mas ainda chego lá...
Abraços à todos.
4X4GARAGE
21/01/2011, 10:51
ei predador,poem o link do mastigado na sua assinatura,dai quem ver pode dar palpites e soluções
[]s
A idéia é muito interessante e ajudará muito, evitando, inclusive, horas e horas de pesquisa no site.
Uma sugestão para se pensar: primeiro seleciona-se uma comissão de experts. Esses receberiam todas as informações de quem já fez adaptações e melhoramentos em seus jipes. Em seguida, após a filtragem e avaliação das informações. Seriam colocadas como alternativas viáveis e recomendáveis.
Abraço.
Leco1974
12/02/2011, 13:11
Bom dia Leopoldo...
Fiquei surpreso com sua vontade de ajudar todos aqui do forum,
Tenho a seguinte duvida:Sou novo aqui no forum....
Estou montando um jeep willys 63(nao aguento mais a mecanica original), porem estou com problemas.
Tenho um motor 4.0 V6 ranger. Qual a melhor cambio(para trilhas pesadas)com reduçao4x4?Tive a ideia de arrumar o cambio da toyota band(4 ou 5 marchas?) com a t case band , acho que ficaria pesado e desequilibrado o jeep. oq acha?Sobre os eixos eu estava pensando em comprar o kit de flutuante e homocinetica da ensimec,porem $5200 o kit para os dois eixos. Pensei no eixos da toy band, alem de ser um eixo mais resistente que a do jeep mesmo com os kit da ensimec; e o melhor, com um preço bem mais em conta.Tem o problema tambem da relaçao desse eixo; qual seria melhor relaçao para força e desempenho??(pneus originais da s-10 porem recapados) Outra coisa, como o eixo da band eh maior do que a do jeep, o pneus ficarao pra fora mais ou menos 8cm?
me ajudaaa
obrigado brenno
Aqui no RS tem vários com motor da Ranger, alguns usam o câmbio completo (tração) inclusive da Toyota Hilux 2.8 e fica 10. A Rural encurtada, disfarçada de gaiola do meu meca, é assim e mata a pau na trilha. Tem um câmbio destes pra vender aqui no forum por R$2000, barbadíssima, só não compro pq já tenho um..
lucciano amaral
13/02/2011, 21:48
O que os amigos acham dessa configuraçoa? Motor de opala 6cc cambio da s10 diesel 2.8 (fso 2405) com a reduzida da cherokee np 242 com diferenciasi da cheroke sport 1998, caixa de direçao hidraulica tambem da cherokee. Por favor deem suas opinoes, valeuwwww
PredadorRJ
14/02/2011, 08:26
Bom dia.
Não seria melhor manter a reduzida original?
lucciano amaral
14/02/2011, 09:14
A reduzida original tem saida para a direita e os eixos dianteiro da cheroke tem a bola para a esquerda, dai nao da a reduzida original,
PredadorRJ
14/02/2011, 17:03
Saquei...
Perrguntei porque um amigo aqui tem uma "cheraki" '98 e não elogiou muito ela não...
Mas vai uma senhora viatura de qualquer maneira.
Foi falado aqui de colocar o câmbio da hilux 2.8 ?
Aí veio a curiosidade: e se colocar o motor, câmbio e tcase da hilux 2.8 ?
Motor leve, mecãnica boa e ficara compatível com o jipe, sem muito risco de quebra, ou não ?
E aí, Magnum...
você não obteve resposta ?
A idéia era bem interessante.
Foi falado aqui de colocar o câmbio da hilux 2.8 ?
Aí veio a curiosidade: e se colocar o motor, câmbio e tcase da hilux 2.8 ?
Motor leve, mecãnica boa e ficara compatível com o jipe, sem muito risco de quebra, ou não ?
chinelao4x4
21/05/2012, 17:42
alguem sabe me dizer sobre o v6 da ranger no cambio 4 marchas do cj ? não sei onde li, estou procurando mais não acho, que é mesma furação da caixaseca ou a caixaseca da ranger que é a mesma furação do cambio ?
calhiandro
21/05/2012, 17:53
alguem sabe me dizer sobre o v6 da ranger no cambio 4 marchas do cj ? não sei onde li, estou procurando mais não acho, que é mesma furação da caixaseca ou a caixaseca da ranger que é a mesma furação do cambio ?
Já vai ai. Já esta partindo para um V6.
chinelao4x4
21/05/2012, 18:39
kkkkk, ser jeepeiro é isso, nada ta bom, sempre inventa copia e cola dos outros, kkkkk
se realmente for plug/play , por uns 5k da pra por, cambio pode ser que abra o bico, mais vou devagarinho no asfalto... só na lama que vou pisar...
no aguardo de minha resposta,... v6 ranger é plug/play no 4 marchas ?
M-Beltrame
21/05/2012, 20:06
Chinelão tem uma historia dessa sim...
Pergunta para o Rubens, ele colocou um cambio de ranger no ohc e ficou sabendo de todas as possibilidades...
Mas pode esquecer de colocar um v6 de 160 cv no cambio original... vai quebrar em ponto morto :mrgreen:
Se eu fosse mexer ( ate pensei, mas num "deu pé" hehe) eu iria colocar o v6 da blazer/s10 ( vortec )são 200cv e 30 e poucos kg de torque de pura "inguinurancia". É aquela historia se for mexer oque é um peidinho pra quem já esta todo cagado...:mrgreen::mrgreen:
T+
rodrigo.hoffman
22/05/2012, 00:51
O motor das Ranger que são compativeis com a capa seca/caixa de marchas do OHC são os 4cc gasolina 2.3 e 2.5 TWIN SPARK.. Diga-se de pasagem são uns baita motor..
[ ]´s
maxdelta
22/05/2012, 19:07
O motor das Ranger que são compativeis com a capa seca/caixa de marchas do OHC são os 4cc gasolina 2.3 e 2.5 TWIN SPARK.. Diga-se de pasagem são uns baita motor..
[ ]´s
O motor 2.5 é só colocar, sem nenhuma modificação ou flange?
chinelao4x4
22/05/2012, 20:07
O motor 2.5 é só colocar, sem nenhuma modificação ou flange?
pesquisei bastante, pra sua pergunta é, modificação simples em eixo piloto, suporte de coxim alguns centimetros ,suporte pro cabo de embreagem , tubulação de escape, e não vai flange pro 4 machas !
alguns quebraram o cambio , outros não , o que muda de um pro outro ? nada ! , é apenas um ohc injetado.
abrçs
SD GUERREIRO
27/05/2012, 13:23
pessoal achei interessante a ideia do banco de dados para adaptaçoes. minha idéia é de um livro de receitas. cada um posta sua receita de adaptaçoes como motor, cambio, eixos, suspensão etc. por exemplo:
meu jeep tem:
motor ford ranger 4.0 v6 162 cv
cambio mazda 5 marchas (ranger)
T-case willys
eixos f75 traseiro com ensimec e bloqueio a pino
eixo dianteiro rural combloqueio a pino(75%) e roda livre warn
radiador toyota bandeirante
pneus good lokos sauro 265/75/16
caixa de direção do opala com bomba hidráulica da ranger
barras de direção da f1000.
obs: proximo passo é a suspensão que apesar de SPOA as molas são wiillys
por esse fato senti a necessidade de ter um banco de dados para seguir. se alguem tem uma receita parecida qual a melhor suspensão?
Eu devia ter compilar às informações, mas não pude. aí a idéia que era boa deu em nada.
Mais uma... Rsrs.
Eu devia ter compilar às informações, mas não pude. aí a idéia que era boa deu em nada.
Mais uma... Rsrs.
Fala chefia ? Vamos montar esse banco de informações ? Achei sua ideia excelente, e estou disposto a ajudar.
Comprei um jeep recentemente e nao tenho conhecimento tecnico do asunto, mas acho que poderiamos pensar numa forma dos conhecedores responderem se ja viram determinada adaptação e se sabem da eficacia/durabilidade das mesmas.
Assim nosso "banco de dados" traria informações do desempenho das adaptações.
Estou a disposição pra ajudar.
Abs
Julio
Tem que dividir o Jeep por sistemas... como qq carro, e colocar num planilha todas as opções conhecidas.
Voce está animado ainda para tocar a idéia adiante ?
juliocb... o SD GUERREIRO parece bem interessado.
outros também publicaram posts nesse tópico e também pareciam interessados... mas dá trabalho.
qual é o problema ? o problema é que a maioria dos jeeps possui adaptações, ou por motivo de segurança (freios, direção, suspenção), ou por que existe muita dificuldade para encontrar originais. então seria necessário - isto para estruturar de fato uma base de dados -, no meu modo de ver, descrever o Jeep em seus sistemas e subsistemas, detalhando até o necessário para inserir no BD uma peça, ou sistema. na prática, talvez fique mais claro, estou falando listar todas as partes e sub-partes do Jeep.
o que eu posso fazer para ajudar é pesquisar a existência de algo assim... depois, alguém vai ter que centralizar a informação num abase única.
pessoal achei interessante a ideia do banco de dados para adaptaçoes. minha idéia é de um livro de receitas. cada um posta sua receita de adaptaçoes como motor, cambio, eixos, suspensão etc. por exemplo:
meu jeep tem:
motor ford ranger 4.0 v6 162 cv
cambio mazda 5 marchas (ranger)
T-case willys
eixos f75 traseiro com ensimec e bloqueio a pino
eixo dianteiro rural combloqueio a pino(75%) e roda livre warn
radiador toyota bandeirante
pneus good lokos sauro 265/75/16
caixa de direção do opala com bomba hidráulica da ranger
barras de direção da f1000.
obs: proximo passo é a suspensão que apesar de SPOA as molas são wiillys
por esse fato senti a necessidade de ter um banco de dados para seguir. se alguem tem uma receita parecida qual a melhor suspensão?
maxdelta
25/06/2012, 14:07
A outra complicação dessa compilação é q muitas vezes a adaptação não é plug and play, vc tem q cortar o jipe aqui, cortar a ali, soldar lá!
Por exemplo meu jipe tem a pedaleira suspensa do fiat palio 08 com cilindro mestre de fiorino! Foi cortado um pedaço da pedaleira, soldado um pedaço no jipe, os pedais foram esticados e redobrados, o do acelerador foi resoldado em solda TIG, cabo de acelerador de chevette.
Comprei um suporte de banco para adaptar outros bancos, e a conclusão final, foi q manterei os bancos originais, até eu encolher com a velhice, e adaptarei o cinto de 4 pontos com aquele banco original interiço! Ou alguém me der uma receita, de bancos finos e pequenos, pois o q eu adquiri(zafira) tem muita espuma, e não me caberia de jeito nenhum dentro do jipe, além dele ser mais longo na parte do assento! Para mim o banco tem q ser exatamente o mesmo tamanho do original! Ou cortar a caixa de roda(farei em breve), ou alongar o jipe(nasce outro problema, q capota comprar?)
É problemático adaptar coisas no jipe!
! Ou alguém me der uma receita, de bancos finos e pequenos,
Banco de Chevette 76 :concordo: deve custar uns 50tão na concessionária de jeep (ferro véio)!
pensei numa coisa mais simples. Por exemplo, eu tive uma shadow, o cabo de velocimetro da shadow custava 200 reais, o da cb 400 era o mesmo cabo e custava 50 reais.
Quando se parte para adaptações a coisa muda de figura.
nao tenho experiencia com jeeps, por isso achei que dava :-)
Nada é plug and play. mas não precisa exagerar na descrição da adaptação. se você colocar um dh de opala, basta dizer isso. detalhes sobre a montagem podem ficar para por num campo livre de comentários, ou serem emitidos. senão a primeira versão do BD na fica pronta nunca.
Carlos Alberto da Silva
25/06/2012, 21:00
Ola Max ve o banco da Fiat Tipo fica muito bom.
juleymar73
26/06/2012, 00:13
AFF to na maior peleja com esse negocio de bancos tambem , meu ta com os bancos do Astra, são bem comfortaveis mais altos demais, e largos, vou ver o que faço.
legal, podiamos pensar num campo qualificando o nivel de adaptação necessária para instalar a peça. Vi comentarios nos quais o forista dizia que era só montar, e outros que continham até corte em chassi. De alguma maneira precisamos capturar a dificuldade, nao como um comnetário mas sim com um parametro. Assim acho que as buscas ficam melhores.
maxdelta
26/06/2012, 17:21
Bem começar uma tabela é fácil dificil vai ser compilar tudo, afinal são centenas de possíbilidades quando se pensa em jipe willys!
Dificuldade da adaptraição 0 a 5: tipo: 0 colocar água no radiador com o carro parado e frio, 1 colocar água no radiador com o carro parado e quente, 2 colocar água no radiador com o carro andando a 20 km/h sem capô, 3 colocar água no radiador com o carro andando com capô fechado, 4 colocar água no radiador com o carro fazendo trilha dentro de uma erosão e o carro quente, 5 colocar água no radiador com o descendo uma trilha ingreme, sem freio e com capô fechado!
Sem pilha: 0 qualquer um faz, sem dificuldade; 1 qualquer um faz com um manual detalhado; 2 qualquer um faz com ferramentas apropriadas; 3 qualquer mecânico faz; 4 qualquer mecânico que mexa com adaptações e conheça o funcionamento do jipe; 5 um especialista.
Adaptação
Objeto / Dificuldade
Objeto / Dificuldade
Objeto / Dificuldade
Objeto / Dificuldade
Objeto / Dificuldade
Motor
Opala 4cc / 3
Opala 6cc / 4
AP 2.0 carburado/ 4
AP 2.0 injetado/5
Radiador
Alternador
tempra/ 2
Carburador
OHC - 3e/5
Injeção
Arranque
Corsa / 3
CX de Marcha
CX de direção
Santana simples / 3
Santana hidraulica/4
Opala simples/4
Opala hid./4
Bomba DH
T-case
Molas
Toyota/3
Eixos
Tipo de suspensão
Pedaleira suspensa
Opala
Gol
Palio /5
Bancos
Capota
SD GUERREIRO
26/06/2012, 20:36
modelo veiculo
jeep cj5 1968
eixos
f75 / ensimec
direção
opala/ bomba ranger/escamoteavel
motor
ranger v6 4.0 efi
câmbio
ranger 5marchas
t-case
willys
radiador
toyota bandeirante 90
alternador
ranger 120 amp
bancos
concha fixo san marino race
banco traseiro
concha reclinavel san marino race
sto antonio
keko com gaiola
capota
gaucha gama 4x4 (lixo barulhento)
retrovisores
fiat fiorino
farois auxiliares
6 em cima do quadro 2 com xenom em baixo
tanque comb
artesanal em baixo do chassi 55lt
pneuspneu passeio
freios
275/75/16 godlokos sauro 33" tipo bfdiant disc f1000 pinça s10 / tras disc solido pinça de palio
maxdelta
26/06/2012, 23:45
Compilando
Adaptação
Objeto / Dificuldade
Objeto / Dificuldade
Objeto / Dificuldade
Objeto / Dificuldade
Objeto / Dificuldade
Objeto / Dificuldade
Objeto / Dificuldade
Motor
Opala 4cc / 3
Opala 6cc / 4
AP 2.0 carburado/ 4
AP 2.0 injetado/5
ranger v6 4.0 efi/5
Radiador
toyota bandeirante 90/2
Alternador
tempra/ 2
ranger/3
Carburador
OHC - 3e/5
Injeção
Arranque
Corsa / 3
CX de Marcha
ranger 5marchas/5
CX de direção
Santana simples / 3
Santana hidraulica/4
Opala simples/4
Opala hid./4
Bomba DH
Coluna de direção
Escamoteável do opala/?
T-case
Molas
Toyota/3
Eixos
f75-Ensimec/?
Tipo de suspensão
Pedaleira suspensa
Opala
Gol
Palio /5
Bancos
concha fixo san marino race/?
Bancos traseiros
concha reclinavel san marino race/?
Santo antonio
keko com gaiola/?
Capota
gaucha/0
Retrovisor
fiat fiorino/0
farois auxiliares
6 em cima do quadro 2 com xenom em baixo/?
tanque comb
artesanal em baixo do chassi 55lt
pneus
275/75/16 godlokos sauro
freio dianteiro
disc f1000 pinça s10/?
freio traseiro
disc solido pinça de palio/?
Quebra-mato
Legenda:
0 - qualquer um faz, sem dificuldade;
1 - qualquer um faz com um manual detalhado;
2 - qualquer um faz com ferramentas apropriadas;
3 - qualquer mecânico faz;
4 - qualquer mecânico que mexa com adaptações e conheça o funcionamento do jipe;
5 - um especialista.
? - Faltou o dono do veículo especificar.
Sugestões são bem vindas
agora tô lascado.... mandaram essas sugestões de planilha/bancodedados/etc.
vou ter que dar uma analisada boa e fazer uma proposta. nem sei se consigo... mas vai ter que ser no fim de semana.
ps. sobre bancos... no começo, há cinco anos, eu emplogado coloquei SAN MARINO.
encontrei um jogado lá na JAP em São Cristóvão e peguei por um preço muito bom.
foi dar uma lavada e ficou 10. já o segundo eu encomendei à não me lembro quem.... mas aí o preço já foi de gente grande.
são preto e azul escuro, combinam com a pintura do Jeep - azul tropical (não sei porque).
com o cinto de três pontos seguram muito bem. mas são meio duros...
maxdelta
28/06/2012, 15:58
Estou pensando em colocar 4 espaçadores, cortar a caixa de roda, uns 20 cm, aí qualquer banco cabe!
Bem começar uma tabela é fácil dificil vai ser compilar tudo, afinal são centenas de possíbilidades quando se pensa em jipe willys!
Dificuldade da adaptraição 0 a 5: tipo: 0 colocar água no radiador com o carro parado e frio, 1 colocar água no radiador com o carro parado e quente, 2 colocar água no radiador com o carro andando a 20 km/h sem capô, 3 colocar água no radiador com o carro andando com capô fechado, 4 colocar água no radiador com o carro fazendo trilha dentro de uma erosão e o carro quente, 5 colocar água no radiador com o descendo uma trilha ingreme, sem freio e com capô fechado!
Sem pilha: 0 qualquer um faz, sem dificuldade; 1 qualquer um faz com um manual detalhado; 2 qualquer um faz com ferramentas apropriadas; 3 qualquer mecânico faz; 4 qualquer mecânico que mexa com adaptações e conheça o funcionamento do jipe; 5 um especialista.
Adaptação
Objeto / Dificuldade
Objeto / Dificuldade
Objeto / Dificuldade
Objeto / Dificuldade
Objeto / Dificuldade
Motor
Opala 4cc / 3
Opala 6cc / 4
AP 2.0 carburado/ 4
AP 2.0 injetado/5
Radiador
Alternador
tempra/ 2
Carburador
OHC - 3e/5
Injeção
Arranque
Corsa / 3
CX de Marcha
CX de direção
Santana simples / 3
Santana hidraulica/4
Opala simples/4
Opala hid./4
Bomba DH
T-case
Molas
Toyota/3
Eixos
Tipo de suspensão
Pedaleira suspensa
Opala
Gol
Palio /5
Bancos
Capota
muito legal. Achei que ideia ficou simples e eficaz. Podiamos criar um indice para cada linha dessa que remeteria numa descrição de como foi feito. assim quem quiser dar mais detalhes preenche um segundo documento. O que acham ?
Compilando
Adaptação
Objeto / Dificuldade
Objeto / Dificuldade
Objeto / Dificuldade
Objeto / Dificuldade
Objeto / Dificuldade
Objeto / Dificuldade
Objeto / Dificuldade
Motor
Opala 4cc / 3
Opala 6cc / 4
AP 2.0 carburado/ 4
AP 2.0 injetado/5
ranger v6 4.0 efi/5
Radiador
toyota bandeirante 90/2
Alternador
tempra/ 2
ranger/3
Carburador
OHC - 3e/5
Injeção
Arranque
Corsa / 3
CX de Marcha
ranger 5marchas/5
CX de direção
Santana simples / 3
Santana hidraulica/4
Opala simples/4
Opala hid./4
Bomba DH
Coluna de direção
Escamoteável do opala/?
T-case
Molas
Toyota/3
Eixos
f75-Ensimec/?
Tipo de suspensão
Pedaleira suspensa
Opala
Gol
Palio /5
Bancos
concha fixo san marino race/?
Bancos traseiros
concha reclinavel san marino race/?
Santo antonio
keko com gaiola/?
Capota
gaucha/0
Retrovisor
fiat fiorino/0
farois auxiliares
6 em cima do quadro 2 com xenom em baixo/?
tanque comb
artesanal em baixo do chassi 55lt
pneus
275/75/16 godlokos sauro
freio dianteiro
disc f1000 pinça s10/?
freio traseiro
disc solido pinça de palio/?
Quebra-mato
Legenda:
0 - qualquer um faz, sem dificuldade;
1 - qualquer um faz com um manual detalhado;
2 - qualquer um faz com ferramentas apropriadas;
3 - qualquer mecânico faz;
4 - qualquer mecânico que mexa com adaptações e conheça o funcionamento do jipe;
5 - um especialista.
? - Faltou o dono do veículo especificar.
Sugestões são bem vindas
muito legal. Achei que ideia ficou simples e eficaz. Podiamos criar um indice para cada linha dessa que remeteria numa descrição de como foi feito. assim quem quiser dar mais detalhes preenche um segundo documento. O que acham ?
vavarusso
28/06/2012, 18:47
Legal! Que todos participem desta construção.
vamos ver o resultado da analise de julinot http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/13502-julinot.html , pra ver como ficará o modelo de dados a fim de facilitar a postagem da informação e evitar uma limitação de informações. Exemplo, motor, teremos muitas possibilidades, ver essas informaçoes juntas é o segredo.
Esse foi o primeiro "post" deste tópico.
Recomendo aos interessadados visitarem o link a seguir : http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=40330 (Tabela de peças adaptáveis para F-75) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85/40330-tabela-de-pecas-adaptaveis-para-f-75-a.html). Estou colocando a estrutura simples que eles criaram lá na RURAIS... a nossa estrutura de dados pode seguir essa linha e ser parecida... para visualização, uma simples planilha Excel para começar, e por meio do "auto filtro", seria possível navegar de forma fácil por todas as configurações "fotografadas". O mais difícil é a "compilação". Obviamente há "campos" que não precisamos, como coisas relativas às portas, etc. Eu sugeriria a inclusão dos campos "modelo" : CJ3 ; CJ5 ; etc... e uma campo de comentários, de livre digitação.
Peça, modelo, código, etc ou seja o mais completo possível de detalhes
Amortecedor diant. da Tayota band. na susp. traseira da F-75_cod:L.12915
Banco de 3 lugares: O inteiro da S10,
Ar condicionado: Alfa Romeu antigo
Barras e terminais: MB 608,
Bobina de ignição: Opala, Gol MI,
Caixa de fusíveis: Kombi nova,
Calços da carroceria:
Coluna de direção: Omega, Vectra, Corcel, uno, monza
Comando do vidro elétrico: Escort
Coxins da cabine: MB608,
Direção hidráulica: Santana, Opala, C10,
Fechaduras das portas: Fusca, Brasilia,
Feixe de molas dianteiro: Bandeirantes
Filtro de ar: Kombi, D20, Fusca 1600, Pampa, S10, Rangerfiltro do Fusca com o Prato do Opala
Freio a disco: Opala, F1000, Berga c/2 pinçasDisco F1000 com pinças da S10
Hidrovácuo: Opala, D20,
Motor do limpador de parabrisa: Fiat 147,
Palhetas do limpador de parabrisa: Trazeira do Uno,
Pára-choque dianteiro:PARA CHOQUES DIANTEIRO DE KOMBI FICA COLADO NA FRETE SEM AQUELA CHAPA
Para-choque traseiro: S10,
Pedal do acelerador: Pálio,
Pedaleiras suspensas: Opala, uno
Rodas 15"
Rodas 16"
Servo e cilindro de freio: Opala, D20, F1000,[/QUOTE]
Colegas,
eu não encontrei em nosso fórum sobre CJ's algo parecido com o que o pessoal do fórum de Rural e F-75 está tentando fazer. E como achei a idéia deles muito boa, estou sugerindo que colaboremos todos na montagem de uma tabela de adaptações para CJ's também. Visitem o link abaixo:
Tabela de peças adaptáveis para F-75 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40330)
e me digam se não concordam comigo.
Abraços a todos...
SD GUERREIRO
07/07/2012, 11:16
vamos postar as ideias pessoal...
Caiogaucho
15/07/2012, 14:46
Buenas...o meu está mais ou menos assim:
Motor de C-20
Caixa e T-case da Toyota Bandeirantes - 4 marchas
Feixe molas trazeira da Silverado (Tenho um GNV de 25m³
Dianteira com molas helicoidais.
Amortecedores da Ranger 1997 (Argentina) - os 04
Bancos Chakal
Volante direção SCHUTT
Pneus 33 Yokohama MUd
Freios Disco Galaxy
Relação Galaxy358959358960358961358962
Não anda esse tópico.
Pra mim já deu...
Bruno Barreto
15/08/2012, 16:30
Estava com dificuldade de achar o tópico específico, mas como esse refere-se a adaptações gostaria de algumas informações, pois recentemente, comprei um CJ5 e sou leigo no assunto. Mas, li a respeito, que é praticamente o mesmo motor com mudança no sistema de injeção. Isso confere? Seria "só" comprar o módulo, tbi, sonda lâmbida, bico e por aí vai? Obrigado!
Desculpe, Bruno... mas nesse tópico você não vai arrumar nada. Só tem conversa fiada. Pesquisar mais...
maxdelta
16/08/2012, 19:07
Estava com dificuldade de achar o tópico específico, mas como esse refere-se a adaptações gostaria de algumas informações, pois recentemente, comprei um CJ5 e sou leigo no assunto. Mas, li a respeito, que é praticamente o mesmo motor com mudança no sistema de injeção. Isso confere? Seria "só" comprar o módulo, tbi, sonda lâmbida, bico e por aí vai? Obrigado!
Revista 4x4ecia vem falando de injeção eletronica! Vou te dar de bandeja uma pesquisa:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/25893-sistema-de-injecao-monoponto-no-ohc-5.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/40201-sobre-ohc-georgia-e-suas-possibilidades-21.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/81794-jeep-em-fim-de-reforma-1973-ohc-injetado-o-legendario.html apesar de ser de venda este tópico tem muita coisa!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/71130-cj5-1973-o-legendario-mpfi-sc.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/59226-substituir-motor-ohc-cj5.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/55162-instalando-injacao-eletronica-pandoo-no-jeep-ford-2-3-ohc.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/62117-injecao-no-ohc-quem-tem-quem-sabe.html
Pra pesquisar na internet, no google vc escreve: site:4x4brasil.com.br "tópico desejado"
Mole, acabei de fazer isto pra conseguir estes tópicos! E sim é basicamente o mesmo motor! Faça melhor compre tudo da ranger, só compre um módulo por fora(chicote, e outros muitos sensores q acompanham), e lembre-se vai precisar ou colocar roda fonica ou procurar um distribuidor com sensor hall!
Boa sorte, amigo!
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