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Convex Datacenter
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  • #1

    Tabela de adaptações em CJ`s




    Colegas,
    eu não encontrei em nosso fórum sobre CJ's algo parecido com o que o pessoal do fórum de Rural e F-75 está tentando fazer. E como achei a idéia deles muito boa, estou sugerindo que colaboremos todos na montagem de uma tabela de adaptações para CJ's também. Visitem o link abaixo:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=40330

    e me digam se não concordam comigo.

    Abraços a todos...

  • #2
    acho que vai faltar espaço, pois os cj´s são todos adaptados, pelo menos quando a finalidade é trilha (nem que seja o pneu).
    mas vou começar pelo motor:
    Motor
    14b – 3,7 – band 94/01
    Om364 - band 91/93
    OM314 fase 2 – band 86/90
    XUD
    Maxion HS 2.5 turbo (veio na S10)
    Maxion HS 2.5 Tcc
    Maxion HS 2.5 eletronic
    S4 4.0
    S4t 4.0 gm 91>
    S4t plus 4.0
    Q20b, 3,8 litros – GM até 1991
    HS 2.8 L (wastegate) EURO II
    HS 2.8 L (TGV) EURO II
    NGD 3.0E – EURO III
    NGD 3.0E – EURO 4
    Power Stroke 3.0– EURO III
    SPRINT 4.07 TCE – 2.8L – EURO III
    Série Sprint 4.08 > Euro IV – 3.0
    Série Sprint 4.08 > Euro III – 3.0
    AP diesel 1.9

    AP1.9 Diesel= 65cv e 21Km/l
    AP1.9 Diesel Turbinado= 90cv e 19Km/l
    AP1.9 Diesel Turbo e intercooler= 110cv e 18Km/l

    2600
    BF 161
    GM 3.6 V6
    Gas. GM 4.1 silverado MPFI (mais força em baixa que o omega)
    Gas. AP
    Toyota Japa
    Ex-Troller - Ex-Jimny - Ex-CJ5

    O futuro do planeta é nossa responsabilidade.

  • #3
    Usuário
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    faltou os mwm turbo diesel e os motores do omega 4.1 e 3.0... enfim dá pra ter quase qualquer motor num cj ahuhuauha basta ter dinheiroe saco rpa adaptar
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #4
    Eu discordo que os motores OM da mercedez que equipam as Toys sirvam no CJ...

    Com o tempo, pouco tempo, o chassi vai trincar todinho, eles vibram muito...

    Abraços...

  • #5
    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    faltou os mwm turbo diesel e os motores do omega 4.1 e 3.0... enfim dá pra ter quase qualquer motor num cj ahuhuauha basta ter dinheiroe saco rpa adaptar
    tá na lista ruben, olhe de novo. exceto o 3.0.
    Toyota Japa
    Ex-Troller - Ex-Jimny - Ex-CJ5

    O futuro do planeta é nossa responsabilidade.

  • #6

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por Jack Jipeiro Ver Post
    Eu discordo que os motores OM da mercedez que equipam as Toys sirvam no CJ...

    Com o tempo, pouco tempo, o chassi vai trincar todinho, eles vibram muito...

    Abraços...
    ta aí a primeira deliberação?
    Toyota Japa
    Ex-Troller - Ex-Jimny - Ex-CJ5

    O futuro do planeta é nossa responsabilidade.

  • #7

    Proposta séria

    Prezados, a minha proposta é séria...
    Talvez seja uma boa idéia - se a comunidade achar que vale a pena mesmo fazer isto, identificar todos os itens relevantes, como motor, direção, ignição eletrônica, suspensão, etc... e elaborar então um formulário o qual poderia ser preenchido pelos colegas do fórum de CJ's que quiserem colaborar, com a "configuração" de seus CJ's, baseados no que existe, e não no que pode ser. Teríamos então uma base de dados muito interessante. Não ? Essa base poderia ficar disponível no fórum, e seria muito útil aos que precisam mexer em seus Cj's. Dessa forma, todos poderiam colaborar, independente de serem doutores em mecânica ou não, apenas relatando o que construiram.

    Abraços a todos...

  • #8
    Não desisti da idéia da tabela.
    Apenas não dá para fazer sozinho no presente momento.
    Mas assim que aliviar, faço sozinho mesmo.

    Abraços a todos...

  • #9
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
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    A ideia é boa mas temos de resolver os seguintes parâmetros:

    1- modificações de motor
    2- modificações de cambio
    3- modificações de cx transferencia
    4- modificações de eixo
    5- modificações de freio
    6- Diametro do pneu

    São tantas as informações e possibilidades que é impraticável listar tudo que é possível. Além de impraticável, é inócuo.

    Por exemplo: o motor V10 Viper cabe ? sim, mas o cambio vira pó.

    O certo seria uma tabela de configuração possível, talvez até graficamente:

    Por exemplo:

    COMEÇEMOS COM MOTORES:

    com cambio original do jeep 3 ou 4 marchas do 6 e 4 marchas do 4C, vc pode usar motor até ... 4100cc.
    já o 250S poderia ser cambio auto ou o 4 marchas do 4C.
    Já o V8 302 ou 318 ou com cambio auto ou o 3 ou 4 marchas original DO motor, pois o cambio original JEEP vira pó.

    e assim vai.

    Essa tabela necessita ser cruzada com resistênca dos eixos.

    Assim, por exemplo:

    Se vc usa o 4100, 250S, V8 302 ou 318, o eixo dianteiro vira pó, vc necessita modificar com homocineticas da toy, ou usar um DANA 60.

    e assim vai.

    Mas ao fazer isso, vem a questão dos freios,

    e assim vai.

    Mas ao fazer isso, vc tem que considerar qual o pneu que vai usar .... e voltar avaliando as cargas nos componentes.

    e assim vai

    Uma coisa puxa a outra num indescritivel assombramento.

    Vc pode determinar o motor e puxar o ajuste de todos os demais componentes .... ou .... verificar se aquele motor que vc vai por não quebra os componentes que ficam.

    Por exemplo: o 302 tem 200 cv e 32 kgf.m, o cambio C4/C5/E2 aguenta até 500 cv. A redução original do jeep aguenta até 300 cv (mas depende do torque do cambio), os eixos (coroa-pinhão) dizem que aguenta até 300 cv (mas depende do torque que vem do cambio), mas eu já sei que mesmo com o melhor aço, o semi-eixo não aguenta se estiver reduzido. Então se eu vou colocar um V10, tem que ser com o cambio auto ou mec dele e usar outra reduzida, outros cardans e outro eixo, senão eu sei que vai moer. Se eu usar pneu original até que vai mas se eu usar 36", vai retorcer muita coisa, começando pelo cardan se não estiver equilibrado o sistema.

    A ideia da tabela é boa mas se vc não em uma visão geral do sistema em funcionamento vai ficar louco tentando saber se dá ou não dá instalar isso ou aquilo.

    O problema maior é que os manuais não trazem os limites de projeto, ai fica muito difícil (para não dizer impossível) quem não tem noção de dimensionamento mecanico fazer uma estimativa.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #10
    Concordo com o Leopoldo, pois assim teremos informações confiáveis e cabíveis para aplicação.

  • #11
    muito boa a ideia!

    e é exatamente oq eu precisava...hehe

    tipo, eu tenho um CJ encostado, e quero por um XUD nele...

    mas ja precisava saber, tipo, que caixa por, como ficaria se deixasse a de C10 que ta nele...

    sem falar no resto...

    tipo, se os eixos originais e etc tal aguentam, e o que seria ideal...

    e também, em que veículos a gente encontra isso, ou, de que veículo ele é original...
    porque é mais fácil de achar aqui as peças dizendo: "ah eu quero o servo freio do opala ano tal" ou então, "o eixo do toyota bandeirante ano tal"

    o pessoal aí que é mais entendido, podia dar uma mãozinha né? hehe

    abraços

  • #12
    Leopoldo e demais...
    Eu pensei em algo mais simples para começar. Essa tal tabela seria em verdade um grande banco de dados com as mais diversas "configurações" existentes de Jeeps - um grande retrato de como os nossos Jeeps estão montados/equipedos. Em linguagem técnica mais refinada de informática - eu, que trabalho com desenvolvimento de sistemas de informação (e deve haver muitos mais nesse fórum), diria resumidamente -, um warehouse, ou data warehouse (DW), de Jeeps. Para tanto, precisaríamos, com forte participação dos mais experientes e tecnicamente gabaritados, eleger os "atributos" que devemos registrar. Nesse tópico já temos algumas sugestões, mas eu vou exemplificar, chutando uma estrutura de dados para esse nosso warehouse de Jeeps:

    Tabela Configuração_Jeep

    atributos (colunas/dimensões) de informação, e possíveis valores:

    modelo: CJ3, CJ5, CJ6, etc
    motor: BF-161, BF-184, etc
    fabricante do diferencial:
    relação do diferencial:
    reduzida: Willys, etc
    cx. marchas:
    número de marchas"
    diâmetro pneus:
    tala:
    amort. traseiro:
    amort. dianteiro:
    molas tras:
    molas diant:
    direção:
    ignição:
    etc:etc,etc, etc

    Apenas um chutaço, mas com o jeitão da coisa.

    A partir daí elaboraríamos um formulário (excel) para preenchimento pelos colegas do fórum proprietários de Jeeps. Alguém, que poderia ser eu (talvez com a ajuda de mais outra pessoa) se encarregaria de organizar os dados/respostas numa grande e única planilha Excel, e teríamos com um custo relativamente baixo a primeira versão do nosso banco de dados de Jeeps, com um retrato das configurações dos nossos Jeeps. Isto obviamente poderia servir bastante aos que desejarem promover alterações/melhorias em seus Jeeps. Obviamente estaríamso sempre fazendo a manutenção desse banco de dados e... quem sabe futuramente não conseguimos disponibilizar dentro do próprio fórum um aplicativo mais funcional ? Não sei se me fiz entender bem, mas o primeiro passo seria discutir a estrtura de dados, e para isso, vocês especialistas são fundamentais.

    Abraços a todos...

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