PDA

Ver Versão Completa : troca de rolamentos do eixo traseiro , ajuda

Santoro
15/07/2004, 14:58
Alguem por favor pode me ajudar ? andei pesquisandoa ki , mas n achei nada q me ajudasse , queria saber como trocar os rolamentos do eixo traseiro , pois os meus acabaram de estourar , estava andando e a roda traseira travou , n travou por completo ainda bem , o problema ja foi diagnosticado , e rolamento msm , queria saber o procedimento pra troca qual seria , ficaria muito ,mas muito agradecido msm se alguem puder ajudar .

leopoldo
15/07/2004, 16:32
qual o tipo de eixo traseiro.

O cubo é chavetado ou não?

elcio
15/07/2004, 16:34
Santoro:

logicamente vc primeiro vai ter que desmontar o eixo traseiro.
vc vai precisar de um sacador de rolamentos e uma prensa.
alias, eu fiz uma "vaquinha" com uns amigos e compramos um sacador para uso coletivo.ja a prensa tem que ser emprestada mesmo.
com o sacador vc vai retirar a capa que se encontra no eixo.
geralmente a outra parte do rolamento presa ao semi eixo tera que sair na prensa mesmo. tem uns mais radicais que mandam pancada pra cima da bicha e seja o que Deus quiser.
aconselho vc a trocar os dois rolamentos (esquerdo e direito)
qdo vc compra o rolamento este vem acompanhado de um anel que irá prender o rolamento ao semi eixo.
geralmente o pessoal novamente apela e esquenta esse anel :?
outros usam a prensa outros a marreta :shock: :(
mas nao se preocupe pois nao eh um trabalho dificil, mas eh chato pra kct alem de ser demorado.
desnecessario dizer que vc tera que comprar uma graxinha nova e empastar tudo DEPOIS DE LIMPAR.nao precisa ser aquela graxa branca alema que custa 500,00 o quilo mas capriche e coloque uma graxa decente.
ja que vc vai ter que abrir e desmontar quase tudo, paroveite pra verificar o estado dos rolamentos da planetaria, que ficam nas laterais internas da bola do diferencial, e retentores.
observe a procedencia dos rolamentos novos. de preferencia pra rolamento japones - timkem,koyo ou ina este ultimo mais comum nesta situaçao.
eu montei os meus eixos ha uns 3 anos e com manutençao periodica eles duram bem mais do se imagina.
talvez algum colega possa completar com mais alguma coisa, mas no momento eh o que posso te dizer baseado na minha experiencia.

[]´s
boa sorte

Santoro
15/07/2004, 16:34
n e chavetado n .agorainha msm estava pra te mandar uma pm ! obrigado ! :D

Thiago Serpa
15/07/2004, 17:01
Santoro, dependendo do numero de estrias do eixo o rolamento e os retentores são diferentes e alguns são até meio complicados de encontrar dependendo da sua localização.
Como já foi dito anteriormente, atente à graxa no rolamento!! Aliás, da uma olhada em todos rolamentos e retentores... muitas vezes a gente não atenta pra isso e eles estão estragados.. falo isso pq comprei um jeep pra reformar e morri em uma boa grana com rolamentos e retentores!!
[]´s
Thiago

Santoro
15/07/2004, 17:49
os rolamentos eu so uso de 1 , assim como usei quando troquei os da frente , eu pego eles e os retentores pela empresa , então eu n morro nesse custo ....
se vcs puderem me dar mais dicas ficaria grato , meu jeep e um cj ano 79 , acredito q ele n seja chavetado certo ?

monge
18/07/2004, 12:45
o seu eixo é sem chaveta pelo ano do jeep que vc disse.

e deve ser o canela grossa também. :D

Eu também estou com 1 rolamento do eixo traseiro quebrado. :shock: :(

Eu infelizmente perdi a roda quando o rolamento quebrou. :roll: :cry:

A medida interna do rolamento é 201047, a externa ainda nào sei pq não saquei a capa ainda.

[]'s

Eugênio

Thiago Pinto
03/01/2007, 08:45
Pessoal,

Estou trocando o rolamneto traseiro,...... desmontei todo o sistema de freio soltei o espelho e puxei o semi esquerdo e ele saiu.....o problema q fiz a mesma coisa no direito e o danado não sai.......nem com umas porradas.....O QUE FAZER????

Depois q eu consegui retirar os dois semi eixos.....QUAL O PROCEDIMENTO CORRETO OU O MENOS AGRESSIVO PARA RETIRAR O ANEL E O ROLAMANTO...E DEPOIS COLOCAR

Meu jeep é 80 com eixo original

Santoro
03/01/2007, 10:48
entao . sou suspeito pra falar hehehe , seu rolamento estourou ? o meu estourou a um tempo atras . ficou grudado no semi eixo , so consegui tiorar esquentando um pouco o rolamento e quebrando ele , uns vao falar pra n esquentar pq perde tempera o semi eixo , e claro , n esquentei o semi eixo , so o rolamento , e dei umas porradas pra sair . o ideal seria vcx ter uma prensa pra retirar isso , so q acho pouco provavel q vc tenha . Caso seu rolamento n esteja fundido ao eixo acho q eh mais facil . . Se n sai o semi eixo acho q tem algum problema , vc soltou os 6 parafuos ou 8 n sei ao certyo q prendem o semi eixo ? vc tira esses parafusos soltando uma plaquetinha no semi eixo , para dar acesso aos parafusos . n sei se fui muito claro , mas e mais ou menos isso ai hehehe , ah um conselho , troque as travas do semi eixo , procure as trvas da albarus sao as melhores .

leopoldo
03/01/2007, 11:48
A corrosão que às vêzes se forma entre a capa do rolamento e o seu alojamento no eixo costuma prender esta capa externa e dificultar sua remoção.

Vc pode fabricar um sacador de impacto .... mas tem umas maneiras mais tupiniquins e baratas:

1- Arrume um calço de madeira de uns 15 a 20 cm de diametro com 50 cm de comprimento. Vá por trás do jeep, atrás do feixe de mola, na posição do jumelo. Abaixe-se ou sente no chão. Apoie esse calço numa aresta na flange (onde estão os prisioneiros), afastando o espelho que está solto.
Golpeie com uma marreta a outra ponta do calço de madeira várias vêzes, que o semi-eixo vai saindo.

2- enrole uma corrente na flange da roda, de forma a ficar um espaço livre de corrente +/- 1 metro na lateral do jeep. Nessa folga, apoie o calço e bata na direção da remoção. Dependendo da intensidade da pancada, uma 3 resolve. Cuidado com o recuo na corrente.

Sobre a remoção do anel, bata um punção nele (por cima) fure ele sem furar o eixo junto. Alargue até 3/8. Bata com uma talhadeira que ele rompe.

O rolamento (inteiro) só sai e entra com prensa. Tem alguma coisa aqui:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915

ou aqui ...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654

NUNCA USE CALOR na montagem e

Nunca use outro anel trava que não o ALBARUS (Santoro OK)

Thiago Pinto
03/01/2007, 12:41
Vou colocar em pratica a dicas citadas no topico.......depois dou retorno....
Pretende usar a prensa de um amigo para montar o rolamento e o anel de fixação...

Posso esta enganado...mas freio a disco na traseira segura o semi eixo caso ele queira sair....agora se ele romper.....alguem q estiver passando na rua segura pra mim..

Thiago Rodeghel
03/01/2007, 23:20
Qdo vc estiver usando o sacador ( eu usei um saca polia) não fique de jeito nenhum a sua frente...

[s]

Thiago Pinto
08/01/2007, 08:02
A corrosão que às vêzes se forma entre a capa do rolamento e o seu alojamento no eixo costuma prender esta capa externa e dificultar sua remoção.

Vc pode fabricar um sacador de impacto .... mas tem umas maneiras mais tupiniquins e baratas:

1- Arrume um calço de madeira de uns 15 a 20 cm de diametro com 50 cm de comprimento. Vá por trás do jeep, atrás do feixe de mola, na posição do jumelo. Abaixe-se ou sente no chão. Apoie esse calço numa aresta na flange (onde estão os prisioneiros), afastando o espelho que está solto.
Golpeie com uma marreta a outra ponta do calço de madeira várias vêzes, que o semi-eixo vai saindo.

2- enrole uma corrente na flange da roda, de forma a ficar um espaço livre de corrente +/- 1 metro na lateral do jeep. Nessa folga, apoie o calço e bata na direção da remoção. Dependendo da intensidade da pancada, uma 3 resolve. Cuidado com o recuo na corrente.

Sobre a remoção do anel, bata um punção nele (por cima) fure ele sem furar o eixo junto. Alargue até 3/8. Bata com uma talhadeira que ele rompe.

O rolamento (inteiro) só sai e entra com prensa. Tem alguma coisa aqui:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915

ou aqui ...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654

NUNCA USE CALOR na montagem e

Nunca use outro anel trava que não o ALBARUS (Santoro OK)
Leopoldo

1- Seguindo sua sugestão - Tirei o bendito semi-eixo com uma barra de aço e uma boa corrente....
2- Coloquei os rolamento utilizando prensa.

leopoldo
08/01/2007, 18:15
se vc leu os tópicos relacionados, viu como é muito importante verificar embaixo do anel interno do rolamento se há ou não trincas (que aparecem no arredondamento - encosto do rolamento)

Estas são tão pequenas como se fosse um pedaço de fio de cabelo.

Santoro
08/01/2007, 23:33
leopoldo apenas complementando , eu tive q usar calor para retirar o rolamento antigo pois o msm quebrou e colou no semi , n saia por nada . dei uma esquentada e uma porrada pra quebrar . nada demais .

leopoldo
09/01/2007, 17:17
nada demais ?

pode ser, mas sempre ficarão as seguintes duvidas:

a quantidade de calor fornecida ao eixo foi de quanto?
por quanto tempo?
será que pode ter afetado o tratamento térmico?
avermelhou o anel?
azulou a base do sem-eixo?
depois do aquecimento, fez partículas magnéticas para ver se houve o surgimento de microfissuras?

não é possível o achismo e no final, vc está exposto ao que fez, em maior ou menor grau.

Jayme Lage Rocha
10/01/2007, 14:55
Estou tentatndo desmontar o cubo da roda traseira para trocar as lonas de freio. Alguem saberia me dizer como faço para retirar a chaveta que fica entre o eixo e o cubo? Pois para a remoção do cubo da roda preciso primeiro retirar esta chaveta, certo?

leopoldo
10/01/2007, 16:44
NÃO !

vc remove o cubo que desliza sobre a chaveta.

oque vc precisa é um respeitável sacador.

existe uma forma de afrouxar caso a tensão de "grude" esteja absurda:

coloque tudo de volta e rode umas curvas em volta do seu bairro com a porca no lugar mas sem apertar e com a coupilha como segurança... deixe uma folga de 0,5 mm.

Muraka
10/01/2007, 19:52
No meu CJ nada adiantou. Só saiu depois que confeccionei um sacador

Jayme Lage Rocha
11/01/2007, 19:51
Valeu Leopoldo, mas agora já é tarde, pois ao dar porrada para ver se o cubo saía, os parafusos prisioneiros caíram para dentro da panela de freio. Então eu acho que vou ter que arrumar um saca de responsa (hidraulico). O que eu tinha aqui(saca tipo mecanico), quebrou ao tentar sacar o cubo.

matrakaum
24/07/2008, 10:21
Pesquisei no Fórum e este me pareceu o tópico mais adequado às minhas necessidades. Por isso ressuscitei...
Primeiro como eu vou saber se o eixo do Caroço é chavetado, aliás, o que isto significa? Lembro que o Caroço é um Ford/Jeep 73 e, acho eu, canela grossa.
Qual o procedimento correto para se tirar os rolamentos? Não entendo nada mas tenho pavor de marreta e, por incrível que pareça, os mexas são apaixonados por elas.
Neste tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654&highlight=rolamento) o Mestre Leopoldo explica os procedimentos, mas acho que não servem para os rolamentos da Roda Traseira. Procede isto?
E agora a parte mais importante...Este rolamentos são caros mesmo ou estão querendo me roubar? Média de preço é R$ 59,00 cada ...um assalto eu acho.
Digo isto pois já passei um dia inteiro na fábrica da NGK perto da Dutra..não lembro o local. E, sinceramente, não vi nada ali, pelo tam. de produção, que justifique isto custar mais de 20 e poucos reais. Será que se comprarmos em qtdade. conseguimos um preço mais justo?
Fico no aguardo da ajuda dos amigos. Vou levar o Caroço no sábado para fazer este trampinho...
Um abraço à todos.

edgar
24/07/2008, 13:32
Teu jeep deve usar o rolamento 88128 na roda traseira...é o de esferas. Para preço aqui em Curitiba, 59 reais ta no preço, se for comprar sem impostos, etc, da para chorar mais um pouco e chegar a uns 50 pilas. Isto se for de marca boa logico (SKF, por exemplo).

Se for chines não pode passar de 20 reais de jeito nenhum !!!, mas ai a durabilidade é muuuito inferior e sempre tem uma boa chance de nascer ruim e piorar mais ainda.

O preço não se aplica só ao tamanha...."os pequenos são dificeis de fazer dai são caros e os grandes gastam muito aço ai são caros também" Mas olhando pelo lado serio da coisa este rolamento só serve para isto, a demanda não é la estas coisas....dai o preço sobre. Se todos os jipeiros deixassem de usar rolamento chines talvez a coisa melhorasse

Veja o caso do rolamento 608, usado em skate, aspirador de pó, furadeira, serra circular, etc...Se pegar o irmão menor dele...1mm menor ! o preço dobra...é uma questão de demanda !

matrakaum
24/07/2008, 16:17
Ina é bom? A maioria que achei foi desta marca. No Josewal tinha um tal de coil, não sei se é assim que se escreve.
Se vc. tiver aí em Curitiba de marca boa pra ótima por R$ 50,00, neste caso, peço para vc. me dar o contato para eu comprar.
Mas fala a verdade é caro pra caramba neh. Isto lá fora deve custar qto?
Digo pq. ando tão revoltado com as coisas aqui que tô importando um monte de coisas, mesmo que a diferença não seja tão grande (c/ imposto).

Um abraço,

edgar
25/07/2008, 09:26
INA é otimo. Deve ser brasileiro inclusive...caixinha verde e branca provavelmente. Atualmente INA e FAG são a mesma fabrica. Acho que não vale a pena mandar para ai. Normalmente São PAulo é bem mais barato que Curitiba.
Não esqueça de ver se vem junto o anel que prende o rolamento...não da para reutilizar o velho. Em algumas marcas de rolamento vem o anel junto, senão não perca a viagem e ja leve dois aneis
Marca coil ? Nunca vi, provavelmente é chines.

felipemendes
25/07/2008, 16:27
Qual o procedimento correto para se tirar os rolamentos? Não entendo nada mas tenho pavor de marreta e, por incrível que pareça, os mexas são apaixonados por elas.
Neste tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654&highlight=rolamento) o Mestre Leopoldo explica os procedimentos, mas acho que não servem para os rolamentos da Roda Traseira. Procede isto?

Pra tirar, eu uso um pedaço de madeira pesado. Claro que só se deve fazer isso com roalmentos detonados! Pra rolamentos novos, isto é o que EU faria:

1. Faria uma ferramenta (um tubo, por exemplo) que pegasse em volta do rolamento, cujo comprimento fosse da boca da tubeira até o pé da rosca do semi-eixo (supondo eixo chavetado e já sem o cubo).

2. Colocaria o jeep em cima de suportes.

3. Vestiria este tubo no semi-eixo, colocando um calço (uma arruela grade, por exemplo) e a porca do semi-eixo por cima. Não apertaria a porca ainda.

4. Chamaria alguém pra girar a roda do outro lado e seguraria a porca do semi-eixo que vc quer tirar. À medida que a porca vai apertando, o rolamento vai saindo.

Não sei se estou certo, nunca fiz esta operação. Caso alguém tenha outra idéia, fala aí.

leopoldo
25/07/2008, 22:41
O tópico correto para este fato é : http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915

Carlão Rover
26/07/2008, 16:40
Fique atento a causa do seu rolamento ir para o espaço.
1- potência do motor;
2-tipo de pilotagem(pé de chumbo);
3- e principalmente tamnho dos pneus.
Isso que aconteceu com você é o primeiro passo para o "seu eixo semi-flutuante pode te matar" tópico ilustre do nosso colega Leopoldo.
Eu instalei o kit traseiro da ensimec pois meu rolamento foi para o saco e meu suporte da pinça de freio me salvou na estrada a 100km/h.
Portanto cuidado...
Abraços

matrakaum
28/07/2008, 12:14
este nº 88128 é de qual fabricante?

edgar
28/07/2008, 13:46
Veja la de acordo com o ano do seu jeep ou mais provavel de acordo com o ano do eixo.

O rolamento de codigo 12G-88128 é o de esferas para os jeeps mais novos, vai instalado com um anel. Pode tirar o 12G da frente, 88128 é o codigo da SKF, dos chineses e provavelmente da INA.

No meu jeep ano 61 uso o 25877/821 que é um rolamento que vem em duas partes (o cone e a capa)

Em ambos os casos vai um rolamento por roda (eixo traseiro). De qualquer maneira é interessante verificar qual é o seu eixo para comprar o rolamento certo.

O proprio catalogo é um pouco confuso em questão de anos e quantidades por eixo...são itens que só constam do catalogo, duvido que algum fabricante se de ao trabalho de revisar informações sobre carros que não são mais fabricados

felipemendes
28/07/2008, 18:41
No meu jeep ano 61 uso o 25877/821 que é um rolamento que vem em duas partes (o cone e a capa)

Só pra informar, o meu é 1951 (semi-eixo de estria grossa) e também usa este rolamento. Lt$75,00 cada uma aqui no Rio :shock:.

matrakaum
29/07/2008, 09:13
O que acho legal nisto tudo é que uma pergunta seguida de uma respota, quase sempre, leva a outra pergunta, ou seja, vira um círculo vicioso. Aliás, vicioso é ter Jeep...
Vamos lá!
E como faço para saber qual é o eixo do Caroço?

Um abraço,

leopoldo
29/07/2008, 12:14
mede a bitola

edgar
29/07/2008, 16:50
Não sei se a maneira correta, mas, com o pneu montado no lugar

Os que usam o 25877/821 (rolamento conico) tem uma porca bem no meio da roda (normalmente encoberta por um copinho de ferro). Estes são os cubos chavetados.

Os que usam rolamento de esferas (88128) o miolo da roda é liso.

Não sei se existe mais alguma variação maléfica de montagem

leopoldo
29/07/2008, 20:44

Infelizmente tem sim .... uma serie de eixos que saiu sem a porca e com rolamentos conicos.

felipemendes
30/07/2008, 14:51

Outra: meu semi-eixo traseiro direito tem o comprimento do batente do rolamento até a ponta do eixo mais comprida que a original, cerca de 11 mm. Não sei de onde saiu, comprei num ferro-velho há algum tempo. O rolamento é o mesmo que o original, mas ainda assim é uma variação.

matrakaum
01/08/2008, 21:20
Amanhã vou levar o Caroço para fazer a inspeção e, se necessário for, a troca dos rolamentos.
Um dúvida sérissima: São dois rolamentos por roda?
Vou medir a bitola do eixo, vou aproveitar tb. para abrir o diferencial e contar as engrenagens.
Bom, como muito provavelmente, eu não encontrarei os rolamentos em Caracas City, vizinha de Osasco City, eu irei só me certificar de qual o estado de tudo lá dentro, do eixo e diferencial.
Resolvi abrir para ver, pois, fico completamente perdido nas explicações dos amigos.(em especial do Leopoldo).
Qdo. eu chegar do meca eu posto aqui os relatos da situação.
Ah sim...estou decidido que o melhor a fazer é colocar o Kit de Flutuante, mas consultei com a JipeBrás e o kit custa R$ 2.500,00...:shock::shock::shock::shock::shock::sho ck::shock:
Por enqto. vou ter de continuar com o semi-flutuante mesmo.
Voalá que nada aconteça e que Deus seja louvado para nos proteger.
Um abraço,

edgar
01/08/2008, 22:20
Matrakaum ! É um rolamento por roda traseira e dois por roda dianteira. A folha do catalogo é errada neste aspecto. Coisas da falta de revisão centenaria

matrakaum
08/08/2008, 21:59
Medi o eixo traseiro. Pequei um cardão e dei a volta nele, pegando a circunferência, depois estiquei o cordão sobre um régua e deu 24,5 aprox.
Fiz do jeito certo?
Se sim, qual é o meu eixo e qual os rolamentos?

Um abraço,

matrakaum
12/08/2008, 10:38
Esqueceram de mim???
Amigos, por favor, me ajudem. Quero trocar ou ao menos revisar estes rolamentos nesta sábado.
Mas, para todos os fins, já vou comprar os rolamentos. Aí preciso saber de qual se trata.

Um abraço,

leopoldo
12/08/2008, 12:08
Matrakaum, ou é rolete conico ou é de esferas.

Vamos descartar os modelos arquivos X.

Se o seu semi-eixo tem uma porca e o copinho que cobre a ponta de eixo, é conico.

Se não, é o de esfera.

Qaalquer loja de rolamento que se preze tem os dois a venda

vavarusso
21/02/2012, 19:28
Boa noite! Caros amigos li esse tópico e a dúvida que o criou nao foi respondida. Entao faço a mesmo pergunta. Como retirar os rolamentos do semi eixo traseiro? Nao tem chaveta.. Alguém se habilita a me ajudar? Anexo fotos.
Sempre agradecido,
Raimundo Borges.

chinelao4x4
21/02/2012, 20:52
só na prensa ! , se esta ponta sua não tem como desmontar vai ter q por na prensa mesmo

Casa da transmissão4x4
21/02/2012, 21:03
Boa noite! Caros amigos li esse tópico e a dúvida que o criou nao foi respondida. Entao faço a mesmo pergunta. Como retirar os rolamentos do semi eixo traseiro? Nao tem chaveta.. Alguém se habilita a me ajudar? Anexo fotos.
Sempre agradecido,
Raimundo Borges.

Como disse o amigo acima, e só na prensa mesmo, e ainda se tiver muito duro será necessario cortar a trava do eixo, e depois retirar o rolamento na prensa.

antonio umino
21/02/2012, 22:16
Mais uma quando for montar:::::::
De novo na prensa.
Tem uma arruela que trava o rolamento que é prensado junto com o rolamento..
Troque o anel (coloque um novo) não use o velho. se entrar folgado não use solda
Ok... até mais.

EduardoLang
21/02/2012, 23:31
Colega, pra tirar o rolamento, vc precisa antes tirar o anel que trava o mesmo. Este anel deverá ser inutilizado, compre um novo, é bem barato. Para retirar o anel, corte-o com uma talhadeira, ou retire-o com o auxílio de uma prensa. Após retirado o anel, retire o rolamento com o auxílio também de uma prensa. Coloque o novo no local. O anél deverá ser colocado a fogo, ou seja, vc avermelha ele com o maçarico e coloca ele no semi eixo. Para resfriar o anel, vc deverá colocar dentro do óleo, NÃO COLOQUE NA ÁGUA, pois irá destemperar o mesmo.

este processo é bastante rudimentar mesmo e é feito assim há muitos anos.

abs

vavarusso
22/02/2012, 01:30
Colega, pra tirar o rolamento, vc precisa antes tirar o anel que trava o mesmo. Este anel deverá ser inutilizado, compre um novo, é bem barato. Para retirar o anel, corte-o com uma talhadeira, ou retire-o com o auxílio de uma prensa. Após retirado o anel, retire o rolamento com o auxílio também de uma prensa. Coloque o novo no local. O anél deverá ser colocado a fogo, ou seja, vc avermelha ele com o maçarico e coloca ele no semi eixo. Para resfriar o anel, vc deverá colocar dentro do óleo, NÃO COLOQUE NA ÁGUA, pois irá destemperar o mesmo.

este processo é bastante rudimentar mesmo e é feito assim há muitos anos.

abs
Onde estar o anel? Veja fotos

Casa da transmissão4x4
22/02/2012, 07:32

O anel e essa peça na frente do rolamento, você pode prensar-lo para retirar.

chinelao4x4
22/02/2012, 11:45
corta td , com cuidado claro, lixadeira, esmeril, mais não deixe pegar no eixo , se não ...
depois deixe o eixo muito limpo, muito mesmo, ai monta na prensa, com graxa pra entrar com menos pressão possivel, este tipo de eixo é fodas mesmo.

Casa da transmissão4x4
22/02/2012, 12:50

Vava, só uma pergunta : você esta retirando o rolamento para troca ou para colocar algum suporte do freio a disco ?

EduardoLang
22/02/2012, 14:05
Vavarusso, O anel é este que está logo após o rolamento, no sentido do diferencial. Para retirá-lo precisa cortar, e para colocá-lo não adianta colocar na prensa, pois ele precisa dilatar para entrar e contrair para travar, daí a necessidade do fogo para dilatar e do óleo para que esfrie mais lentamente de forma que não perca a tempera e com o esfriamento ele irá contrair, travando no local novamente. Lembre-se PRECISA TROCAR O ANEL, COLOQUE UM NOVO ! ! !

abs

vavarusso
22/02/2012, 16:02
Valeu Eduardo. Vou reutilizá-lo pois aqui nao o encontrei para comprá-lo, vou aquecê-lo até ficar vermelho e colocá-lo de volta, resfriá-lo com oléo de motor. OBR.

vavarusso
22/02/2012, 16:20
Vava, só uma pergunta : você esta retirando o rolamento para troca ou para colocar algum suporte do freio a disco ?
Meu caro, eu retirando pq estou reformando e vou trocar todos os rolamentos, pois o carro é pra ser integrado à familia. Valeu!!!

Casa da transmissão4x4
22/02/2012, 16:23
Ok, e muito bom revisar o conjunto mesmo, um rolamento destes com problemas pode causar acidentes graves.

vavarusso
22/02/2012, 16:59
Meu caro, eu retirando pq estou reformando e vou trocar todos os rolamentos, pois o carro é pra ser integrado à familia. Valeu!!!

E quanto ao freio a disco, vou colocá-lo só na dianteira.

Casa da transmissão4x4
22/02/2012, 17:01
E quanto ao freio a disco, vou colocá-lo só na dianteira.

Vavarusso, e o seguinte, depedendo do freio a disco o supote vai atrás do rolamento, ou seja coloca o suporte na ponta de eixo e depois você coloca o rolamento.

Edvaldo silva
30/07/2019, 19:14
Boa noite , tenhonum willys e os rolamentos da ponta de eixo traseira estourou e a capa do rolamento fico no diferencial parece q fundiu com a carcaça... como faço para tirar ... obg desde ja..

antonio umino
03/08/2019, 10:01
Boa noite , tenhonum willys e os rolamentos da ponta de eixo traseira estourou e a capa do rolamento fico no diferencial parece q fundiu com a carcaça... como faço para tirar ... obg desde ja..
Se o seu jeep usa o rolamento de cone e capa deve ser canela fina, até 1966.veja este topico sobre o rolamento ....reveja o topico (leia)..Ok.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/4039-troca-de-rolamentos-do-eixo-traseiro-ajuda.html