Conectar

Ver Versão Completa : Levantar Ranger na Suspensão (trazer peças dos EUA)?

aoliveira
30/04/2008, 11:25
Pessoal,

Pelo que já li nos tópicos aqui no forum, levantar a ranger no bodylift já tem seus problemas, as outras formas então nem se fala. Pelo que entendi o ideal seria levantar na suspensão mesmo, mas sai muito mais caro.
Então estava pensando na possibilidade de trazer dos EUA, já que vou viajar para lá. Alguma alma caridosa poderia me dar umas dicas do que eu teria que trazer? se tiver dicas de sites onde posso comprar as peças melhor ainda.
Queria levantar tipo 3", mas sem perder mta estabilidade e segurança. Quais as dicas?
(sou um zero à esquerda em termos de conhecimentos de suspensão, e assuntos associados, mas sempre fui fã de caminhonetes altas)

Edintruder
30/04/2008, 12:45
Vai precisar das Notas Fiscais com os atestados de importação de acordo com a legislação para pedir a alteração de característica "suspensão" para passar no laudo do Inmetro e fazer a alteração nos docs, coisa que o BL dispensa...

fcapitanucci
30/04/2008, 12:46
1 deles é nos eua, ir na lona 4wheelparts, tem em varios estados e comprar o kit suspension lift ou SL na altura que procura ,que vai baixar o quadro da suspensao dela, e atras vai add calços.

amortecedores mais longos e de maior pressao vem no kit.

o problema sao 2: preço alto pela cota (cerca de 800-1500US) e o peso p/ trazer, alem do volume.

eu vou pra la em MAIO e vou trazer Body lift p/ minha ranger. nao há problema algum em usar body, tenho amigos q usam, e vou instalar em casa com um amigo q ja tem. ele tem 5 rangers na familia, nenhuma original

ou o jeito nacional, é puxar a barra de torçao, pelo parafuso, vai dar quase 2pol na frente. fiz isso numa XLS 07 e subiu 2-3pol facil. ela fica mais firme, dando mais estabilidade, porém um pouco mais dura no dia a dia.

atras é so adicionar calço p/ nao precisar arquear e nao deixar dura atras. se o calço de 65mm for insuficiente, tb tenho a solucao. grampo maior e calços maiores, sempre calços com um pino q firme no difernecial e um furo p/ prender e alinhar no feixe de mola.

body lift é mto bom, eu ja tenho na ranger stx 97 suspensao 2pol mais alta na frente, 3pol atras, e ta mais firme, mais estavel. agora vou add body lift de 3pol nela e colocar 33 tb na frente, pq atras ja tem

aoliveira
30/04/2008, 12:48
Edintruder, o BL não precisa fazer alteração no documento nem vistoria no Inmetro?

ROAD TECH
30/04/2008, 12:51
Pessoal,

Pelo que já li nos tópicos aqui no forum, levantar a ranger no bodylift já tem seus problemas, as outras formas então nem se fala. Pelo que entendi o ideal seria levantar na suspensão mesmo, mas sai muito mais caro.
Então estava pensando na possibilidade de trazer dos EUA, já que vou viajar para lá. Alguma alma caridosa poderia me dar umas dicas do que eu teria que trazer? se tiver dicas de sites onde posso comprar as peças melhor ainda.
Queria levantar tipo 3", mas sem perder mta estabilidade e segurança. Quais as dicas?
(sou um zero à esquerda em termos de conhecimentos de suspensão, e assuntos associados, mas sempre fui fã de caminhonetes altas)

Olá aoliveira,

Fazer um lift de suspensão de 3 polegadas em qualquer carro, especialmente em pickups, e ao mesmo tempo não querer prejudicar a estabilidade, é um compromisso muito difícil, para não dizer impossível.

Tenha em mente que se vc quiser fazer um lift para aumentar a altura livre, o melhor caminho colocar pneus de maior diâmetro. Essa é a única forma de ganhar altura livre num eixo rígido, que é o caso da suspensão traseira da sua Ranger.

Se o seu objetivo é só deixar o carro com a aparência mais "bonita", o bodylift é a solução mais barata e rápida de fazer.

Lifts de suspensão acima de 3 polegadas geralmente exigem troca das mangas e braços de suspensão dianteiros, bem como troca de grampos de dos feixes de mola traseiros. Por isso são caros e não vão proporcionar um milímetro sequer de altura livre na traseira. Vc só irá ganhar melhores ângulos de entrada e saída em alguns obstáculos.

Boa sorte. Avalie bem o que vc quer e não gaste dinheiro à toa.

Sds,

Octávio

aoliveira
30/04/2008, 12:56
eu vou pra la em MAIO e vou trazer Body lift p/ minha ranger. nao há problema algum em usar body, tenho amigos q usam, e vou instalar em casa com um amigo q ja tem. ele tem 5 rangers na familia, nenhuma original

body lift é mto bom, eu ja tenho na ranger stx 97 suspensao 2pol mais alta na frente, 3pol atras, e ta mais firme, mais estavel. agora vou add body lift de 3pol nela e colocar 33 tb na frente, pq atras ja tem

Nos EUA vende kit de body lift também? é mais barato que os nacionais? é muito mais barato que os kits de suspensão lá? e o peso e volume, muito menores que o kit de suspensão?
Você levantou 2pol na frente só mexendo na barra de torção?
Usar bodylift não gera maior desgaste na suspensão e outras partes? isso que eu tinha entendido nos tópicos que li :pensativo:

aoliveira
30/04/2008, 13:04
Fazer um lift de suspensão de 3 polegadas em qualquer carro, especialmente em pickups, e ao mesmo tempo não querer prejudicar a estabilidade, é um compromisso muito difícil, para não dizer impossível.

Lifts de suspensão acima de 3 polegadas geralmente exigem troca das mangas e braços de suspensão dianteiros, bem como troca de grampos de dos feixes de mola traseiros. Por isso são caros e não vão proporcionar um milímetro sequer de altura livre na traseira. Vc só irá ganhar melhores ângulos de entrada e saída em alguns obstáculos.

Otávio, obrigado pelas dicas. Meu objetivo é aumentar a altura pela estética mesmo. Eu colocaria apenas pneus maiores, mas como irá raspar maior que 31", a única solução é levantar.
Prejudicar a estabilidade acho que me expressei mal, pelo fato de estar mais alta claro que será menos estável. Apenas quero minimizar a perda. Queria mais estabilidade em relação a um bodylift ou barra de torção. Não quero correr riscos pegando estrada.
Alguém sabe me dizer se caberiam pneus 32" apenas mechendo na barra de torção e colocando calços na traseira?

ojaneri
30/04/2008, 14:05
Otávio, obrigado pelas dicas. Meu objetivo é aumentar a altura pela estética mesmo. Eu colocaria apenas pneus maiores, mas como irá raspar maior que 31", a única solução é levantar.
Prejudicar a estabilidade acho que me expressei mal, pelo fato de estar mais alta claro que será menos estável. Apenas quero minimizar a perda. Queria mais estabilidade em relação a um bodylift ou barra de torção. Não quero correr riscos pegando estrada.
Alguém sabe me dizer se caberiam pneus 32" apenas mechendo na barra de torção e colocando calços na traseira?

Se for para estética ou só para colocar pneus maiores, melhor solução é bodylift. Não sei onde você leu que isso causa problemas, pois não há alteração NENHUMA na suspensão.

Levantar na barra de torSão e colocando calços na traseira é GAMBIARRA. Você altera o projeto original da suspensão, perde conforto, força as homocinéticas no caso de 4x4 diminuindo sua vida útil. Mas sim, caberia 32" só fazendo isso...

Been there, done that...

aoliveira
30/04/2008, 14:20
Se for para estética ou só para colocar pneus maiores, melhor solução é bodylift. Não sei onde você leu que isso causa problemas, pois não há alteração NENHUMA na suspensão.

Levantar na barra de torSão e colocando calços na traseira é GAMBIARRA. Você altera o projeto original da suspensão, perde conforto, força as homocinéticas no caso de 4x4 diminuindo sua vida útil. Mas sim, caberia 32" só fazendo isso...

Been there, done that...

Ojaneri, imaginava que com o kit de suspensão haveria um tipo de compensação em relação ao ganho de altura, melhorando a estabilidade (em relação a um simples ganho de altura). Imaginei besteira? :pensativo:
Você instalou um bodylift na sua? quanto custou? é reversível? quais são os contras?
Brigadão pela ajuda

ojaneri
30/04/2008, 15:21
Ojaneri, imaginava que com o kit de suspensão haveria um tipo de compensação em relação ao ganho de altura, melhorando a estabilidade (em relação a um simples ganho de altura). Imaginei besteira? :pensativo:
Você instalou um bodylift na sua? quanto custou? é reversível? quais são os contras?
Brigadão pela ajuda

Barato, uns R$ 300,00 a R$ 500,00. Isso pq eu mandei colocar os calços, mas poderia sair mais barato se eu mesmo colocasse a mão na massa. Só seguir as dicas do Edi e do Walter aqui postadas no fórum.

Não tem almoço grátis, quanto mais alto o carro, maior o centro de gravidade e portanto menor estabilidade. Só haveria uma melhora se pudessemos botar uma carga de uns 500kg debaixo da Ranger, na altura dos eixos, pois abaixaria o CG :concordo:

O que da uma melhorada na estabilidade, é que geralmente ao levantarmos o carro, usamos pneus mais largos, que trazem uma parte dessa estabilidade de volta. Mas não tem jeito, você irá ter que se acostumar com a altura extra e manerar um pouco mais nas curvas. Mas depois que você pega o jeito, nem nota.

É reversivel sim, inclusive to pensando em tirar da minha para colocar na minha futura Ranger.

Contras? A esposa reclamando que o carro ficou alto d+ para ela subir, solução foi colocar estribos o que diminui a frequência das queixas. Mas a mulher parar de reclamar, é impossivel ! :dance:

Edintruder
30/04/2008, 15:36
Contras? A esposa reclamando que o carro ficou alto d+ para ela subir, solução foi colocar estribos o que diminui a frequência das queixas. Mas a mulher parar de reclamar, é impossivel ! :dance:

Foi um dos motivos que eu dei um Mille pra mulher!

fcapitanucci
30/04/2008, 15:49
da esposa reclamando, a minha ja reclama agora com 2pol de suspensao e 31 na frente

entao, por partes

o BL sai uns 200 U$ nos eua, + 35-40 de extensor de cambio. é totalmente reversivel e facil de colocar. porem existe o extensor da barra de direcao q ja vem com ele, no caso de 3pol, e o extensor de cambio seria da alavanca, p/ manter a altura original.

levantar pela barra de torçao e calços eu nao acho gambiarra. perde-se conforto, porem se ganha estabilidade, pq a suspensao trabalha mais dura. nos EUA eles tem costume de puxar a barra p/ ganhar altura.
calço atras tem um limite, mas é normal colocar.

se vc aumenta a altura por BL, o centre de gravidade sobe, dai vc endurece amortecedores, e aumenta a bitola, isso é facil

aumentar a bitola ou com pneus mais largos, ou colcando espaçador de roda.

o espaçador quando vc usa o de 30mm, nas acima de 98 nem precisa pq 31 nao raspa, mas p/ 33, vc usa o espaçador e para de raspar, e colocando atras de 30 ou 40mm, vc aumenta a bitola, melhorando a estabilidade.

BL nao precisa de vistoria, e é mto garantido

SL ou suspensio lift precisa, pois é modificacao. se vc torcer a barra e colocar calços, nao vai precisar pq a suspensao ta original, apenas mais esticada

as rangers tendem a baixar o lado do motorista por andar sempre com 1 pessoa. se vc levar na ford e reclamar,eles vao torcer mais a barra e nivelar....isso é um exemplo. nao é gambiarra, é um recurso q esse tipo de supensao oferece.

se força homocinética na frente, força pouco, e quem usa aqui 4x4 o dia inteiro? na minha 98 era erguida, tava com 100 mil km, usava 31 e ergui 4cm na frente, na trilha e tudo, e nunca deu nada....

ojaneri
30/04/2008, 15:59
Respostas em vermelho!!!

da esposa reclamando, a minha ja reclama agora com 2pol de suspensao e 31 na frente

entao, por partes

o BL sai uns 200 U$ nos eua, + 35-40 de extensor de cambio. é totalmente reversivel e facil de colocar. porem existe o extensor da barra de direcao q ja vem com ele, no caso de 3pol, e o extensor de cambio seria da alavanca, p/ manter a altura original.

levantar pela barra de torçao e calços eu nao acho gambiarra. perde-se conforto, porem se ganha estabilidade, pq a suspensao trabalha mais dura. nos EUA eles tem costume de puxar a barra p/ ganhar altura.
calço atras tem um limite, mas é normal colocar.

Nos EUA também é considerado gambiarra. Se a suspensão trabalha mais dura, é pq ela trabalha fora das especificações de fábrica. É só ler nos foruns americanos que tem gringo que teve que trocar 2x em um ano o jogo das barras de torsão.

se vc aumenta a altura por BL, o centre de gravidade sobe, dai vc endurece amortecedores, e aumenta a bitola, isso é facil

aumentar a bitola ou com pneus mais largos, ou colcando espaçador de roda.

o espaçador quando vc usa o de 30mm, nas acima de 98 nem precisa pq 31 nao raspa, mas p/ 33, vc usa o espaçador e para de raspar, e colocando atras de 30 ou 40mm, vc aumenta a bitola, melhorando a estabilidade.

Com bodylift de 3" não é necessário colocar espaçador para 33". E eu não gosto e nem aconselho espaçadores de roda, acabam forçando a ponta do eixo e os rolamentos, dependendo do projeto do eixo.

BL nao precisa de vistoria, e é mto garantido

É garantido se for feito com critério, por mecânicos com bom senso e critério, pq senão...

SL ou suspensio lift precisa, pois é modificacao. se vc torcer a barra e colocar calços, nao vai precisar pq a suspensao ta original, apenas mais esticada

as rangers tendem a baixar o lado do motorista por andar sempre com 1 pessoa. se vc levar na ford e reclamar,eles vao torcer mais a barra e nivelar....isso é um exemplo. nao é gambiarra, é um recurso q esse tipo de supensao oferece.

se força homocinética na frente, força pouco, e quem usa aqui 4x4 o dia inteiro? na minha 98 era erguida, tava com 100 mil km, usava 31 e ergui 4cm na frente, na trilha e tudo, e nunca deu nada....

Ninguém usa 4x4 direto (e até por isso não gostaria de um carro bem mais duro), mas a maioria gostaria de quando for usar a 4x4, as suas homocinéticas estarem lá e funcionarem. Eu não gostaria de pegar um carro usado com 100 mil kms e erguido na barra de torsão, a não ser que descontasse do valor do carro o valor das duas homocinéticas, pois é questão de tempo para quebrar. Você aumentou 4cm (1,5") o que já força, estamos falando de 3" para colocar 33". Lembre-se, não tem almoço grátis.

aoliveira
30/04/2008, 16:42
Barato, uns R$ 300,00 a R$ 500,00. Isso pq eu mandei colocar os calços, mas poderia sair mais barato se eu mesmo colocasse a mão na massa. Só seguir as dicas do Edi e do Walter aqui postadas no fórum.

Sai R$300 a R$500 já instalado? onde consigo? tem alguma marca mais recomendada?

Os kits de BL vendidos nos EUA tem qualidade melhor que os nacionais? pra saber se vale a pena trazer de lá ou se compro por aqui mesmo.

Outra dúvida, qual o mínimo de BL que tem que ser colocado para caber pneus 33"? não quero que raspe em nada, nem ficar exageradamente alta (senão não entra em mais estacionamento nenhum..hehehe)

ferramenteiro
30/04/2008, 16:48
Aqui em Curitiba me pediram 2800,00 para um body lift na frontier SEL....
Não pago nem a pau!!!

aoliveira
30/04/2008, 16:51
Pessoas, outra dúvida que lembrei agora (lembro que já li em algum tópico mas como não lembro em qual, e já tô abusando da sabedoria de vc's com tantas perguntas, num custa abusar mais :mrgreen:)
Colocando pneus 33" é necessário trocar a relação do diferencial, certo? pra compensar o aumento no pneu. Quanto custa isso?

ROAD TECH
30/04/2008, 18:26
Caro aoliveira,

Acho que vc teve muita sorte em contar com a qualidade das informações dos colegas de fórum. Porém gostaria de adicionar um detalhe que ninguém mencionou.

Toda vez que vc faz um BL, na verdade vc está levantando a carroceria em relação ao chassis.

Não se deve esquecer que todo o conjunto mecânico (motor, câmbio e seus agregados) vai ficar mais baixo em relação às suas respectivas conexões elétricas (fios), mecânica (coluna de direção, alavanca de câmbio, cabos acelerador) e hidráulica (freios, acionamento hidráulico embreagem, mangueiras do A/C e DH, e mangueiras do radiador).

Quanto mais alto for o BL, mais atenção vc deve ter e mais correções vc vai ter que fazer para manter tudo funcionando com uma certa folga de trabalho (não esquecer que o motor movimenta sob carga). Além disso, tem o ventilador viscoso, que vai ficar mais baixo também em relação ao radiador (normalmente fixo na carroceria). Isso vai exigir que vc providencie suportes abaixando o radiador do mesmo tanto que vc elevou a carroceria.

Se tem gente que está vendendo BL na faixa de R$ 500 reais, instalado, eu recomendo que vc fique atento a todos esses detalhes que enumerei. Como falou nosso colega do Ceará "Não existe almoço grátis".

Finalizando, vc ainda vai ter que prestar atenção na mangueira do bocal do tanque (lembre-se, o bocal é fixo na carroceria, mas tanque preso ao chassis) e nas fixações dos párachoques.

Bem, é isso ai. Espero de alguma forma ter ajudado.

Sds,

Octávio

fcapitanucci
30/04/2008, 18:57
entao, por exemplo na minha STX vinha com 3.08 e aros 14 q dava 26.4 polegadas.

usei 235 75 15 (29pol) e ja ficou longo

coloquei 31 e ficou pessimo, dai passei a usar o diferencial da 2.8 diesel, 4.09 com bloqueio de diff. ficou mais curto uns 15%, dai passei a usar 33 e ainda ta 7% mais curto q original, mas compensa o peso

ranger V6 98 3.73
2.5 4.56
2.8 4.09
3.0 3.56
4cil 4.56

ou seja, se a sua for 2.5 ou 2.8, vai tranquilo com 33

se for a 3.0, sugiro remapear p/ 200cv q fica boa, senao vai sentir os pneus.

Edintruder
30/04/2008, 20:33
A 3.0 sente os 33" menos que um 2.5 ou 2.8 pois o motor tem mais torque também.
Qual quer que seja o veículo a diferença na condução é bem acentuada.

MARKIN25
30/04/2008, 20:51
Onde Fica Essa Regulagem Da Barra De Torção???

geezer
30/04/2008, 20:57
Ao meu ver, e pela segurança dos ocupantes do veiculo (e os dos lado de fora hehe:mrgreen:), se quer levantar um pouco faz body-lift, se quer mais procura por um Kit. Não acho uma boa idéia ficar mexendo na barra de torção, o kits são projetados e testados por anos para suprir especificamente nossas necessidades com segurança:concordo:

abs e boa sorte na escolha

proelton
30/04/2008, 21:50
Não se deve esquecer que todo o conjunto mecânico (motor, câmbio e seus agregados) vai ficar mais baixo em relação às suas respectivas conexões elétricas (fios), mecânica (coluna de direção, alavanca de câmbio, cabos acelerador) e hidráulica (freios, acionamento hidráulico embreagem, mangueiras do A/C e DH, e mangueiras do radiador).
Quanto mais alto for o BL, mais atenção vc deve ter e mais correções vc vai ter que fazer para manter tudo funcionando com uma certa folga de trabalho (não esquecer que o motor movimenta sob carga). Além disso, tem o ventilador viscoso, que vai ficar mais baixo também em relação ao radiador (normalmente fixo na carroceria). Isso vai exigir que vc providencie suportes abaixando o radiador do mesmo tanto que vc elevou a carroceria.
Se tem gente que está vendendo BL na faixa de R$ 500 reais, instalado, eu recomendo que vc fique atento a todos esses detalhes que enumerei. Como falou nosso colega do Ceará "Não existe almoço grátis".
Finalizando, vc ainda vai ter que prestar atenção na mangueira do bocal do tanque (lembre-se, o bocal é fixo na carroceria, mas tanque preso ao chassis) e nas fixações dos párachoques.
Bem, é isso ai. Espero de alguma forma ter ajudado.
Sds,
Octávio

Ar condicionado, direção hidraulica e bocal do tanque... o manual da KEKO e os topicos dos nossos amigos não citam nada sobre isso. Tem que alterar alguma coisa nesses itens?

ojaneri
30/04/2008, 22:04
Ar condicionado, direção hidraulica e bocal do tanque... o manual da KEKO e os topicos dos nossos amigos não citam nada sobre isso. Tem que alterar alguma coisa nesses itens?

Sem querer ser chato, mas isso tudo de bodylift foi bem discutido em topicos passados. Resumindo, BL de até 3" não tem que mexer nesses itens.

Edintruder
30/04/2008, 22:39
Sem querer ser chato, mas isso tudo de bodylift foi bem discutido em topicos passados. Resumindo, BL de até 3" não tem que mexer nesses itens.

X2! Se o manual não fala é pq não precisa mexer nesses itens citados, e se nos tópicos ninguém falou é pq verdadeiramente não precisa se preocupar com isso!
É mais fácil do que tirar doce de criança.

ROAD TECH
01/05/2008, 02:15
Olá Colegas

Como minha última participação nesse tópico e "SEM QUERER SER MAIS CHATO", do que nosso colega OJANERI, recomendo àqueles que gostam de fazer as coisas de forma correta, que visitem os seguintes links abaixo e tirem suas próprias conclusões.

http://www.therangerstation.com/tech_library/1998_BodyLift.html

http://www.therangerstation.com/tech_library/bodymount_lift.htm

Lá os colegas que tenham um conhecimento mediano da língua inglesa poderão tirar todas as dúvidas sobre o tema desse tópico. Todos poderão constatar que "é mais fácil do que tirar doce de criança"

Cordiais saudações a todos,

Octávio

fcapitanucci
01/05/2008, 10:39
quando se instala BL, vem um adaptador p/ baixar o radiador e manter na mesma altura do motor. todos os cabos terra sao alongados, a alavanca do cambio tem um extensor p/ se manter na mesma altura, a barra de direcao recebe um alongador p/ poder funcionar.

os parachoques recebem um alongador e perdem a funcao , dita pelo manual, de se puxar reboque com ele ( o traseiro). o bocal da gasolina deve ser solto, e depois de erguida a caçamba, se parafusar de novo e ver se nao precisa de extensao.

a mangueira do radiador deve ser verificada para nao raspar da correia e polia.

os farois devem ser regulados e mtas outras coisas

os kits nacionais nao dizem nada disso. vc pega um da Performance Acessories, americano, e aquele sim o manual vem completo.

sei quem instalou daquela marca, e de todos os ajustes q foram feitos depois p; funcionar 100%. o da keko é mto bom, porem mta coisa nao é dita no manual e o instalador adapta varias coisas.

sobre andar com barra de torcao mais puxada, eu andei anos com ela assim, amigo meu na ranger 4x4 diesel usou anos, de modo severo, e nunca teve problema algum. mtos que falam q nao é bom tlvz nunca usaram ela puxada. um pouco nao gera problema.

ojaneri
01/05/2008, 11:01
Se eu pudesse comprava um kit gringo de suspensão ou de bodylift. Realmente lá esses são bem detalhistas e o kit é muito bem feito. Mas eu não po$$o. Se pude$$e, tambem compraria uns pneus 39" deles. E mais um monte de coisas. Então, a gente faz da melhor maneira, gastando menos $$ que puder, é claro. Se você pode, vá nessa, é garantido. Mas talvez seja mais divertido fazer você mesmo, aprendendo no caminho.

Procurando nesse fórum aqui mesmo, tem MUITA informação. Olha só:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=24478 - Meu topico de Janeiro de 2007 quando fiz bodylift, com comentários mais que necessários do Mestre dos Magos Walter Cassita e do Hiper Pop Sex Symbol do Fórum Edintruder.

Um outro tópico de 2003 (!!!) já falando sobre arqueamento e levantar na barra de torsão:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1106

Mais um de 2004 http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4544

Mais um bem extensooo: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4564

Outro de 2005, falando sobre levantar camioneta pela barra de torsão: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=13016

Se você só acreditar em gringo, olha aqui em http://en.wikipedia.org/wiki/Torsion_beam_suspension

Torsion Bar Suspensions are currently used on trucks and SUV's from Ford (http://en.wikipedia.org/wiki/Ford), GM (http://en.wikipedia.org/wiki/General_Motors_Corporation) and Dodge (http://en.wikipedia.org/wiki/Dodge). Manufacturers change the torsion bar or key to adjust the ride height, usually to compensate for heavier or lighter engine packages. While the ride height may be adjusted by turning the adjuster bolts on the stock torsion key, rotating the stock keys too far can bend the adjusting bolt and (more importantly) place the shock piston outside the standard travel. Over-rotating the torsion bars can also cause the suspension to hit the bump stop prematurely, causing a harsh ride. Aftermarket forged torsion key kits use re-clocked adjuster keys to prevent over-rotation, as well as shock brackets that keep the piston travel in the stock position.

Eu já andei com a barra de torsão esticada para caber pneus equivalentes a 31". Fica uma merda, o carro fica mais duro, fica dando final de curso, vira praticamente uma Toyota. A Ranger já é dura por natureza, com essa alteração então...Como falei, been there, done that!

[]s!

Walter L. L. Casitta
01/05/2008, 11:26
quando se instala BL, vem um adaptador p/ baixar o radiador e manter na mesma altura do motor. todos os cabos terra sao alongados, a alavanca do cambio tem um extensor p/ se manter na mesma altura, a barra de direcao recebe um alongador p/ poder funcionar.

os parachoques recebem um alongador e perdem a funcao , dita pelo manual, de se puxar reboque com ele ( o traseiro). o bocal da gasolina deve ser solto, e depois de erguida a caçamba, se parafusar de novo e ver se nao precisa de extensao.

a mangueira do radiador deve ser verificada para nao raspar da correia e polia.

os farois devem ser regulados e mtas outras coisas

os kits nacionais nao dizem nada disso. vc pega um da Performance Acessories, americano, e aquele sim o manual vem completo.

sei quem instalou daquela marca, e de todos os ajustes q foram feitos depois p; funcionar 100%. o da keko é mto bom, porem mta coisa nao é dita no manual e o instalador adapta varias coisas.

Isso não é verdade, basta você baixar o manual da Keko que postei aqui no fórum que você vai constatar o contrário que você escreveu.

Sobre andar com barra de torcao mais puxada, eu andei anos com ela assim, amigo meu na ranger 4x4 diesel usou anos, de modo severo, e nunca teve problema algum. mtos que falam q nao é bom tlvz nunca usaram ela puxada. um pouco nao gera problema.

Muita gente faz isso e acha que ficou bom mesmo, mas é péssimo, A geometria da suspensão vaí pro espaço além de ficar com uma aparência ridícula com o câmber muito negativo. Isso sim que é uma verdadeira gambiarra.

O fórum seria bem melhor se os novatos usarem a ferramenta de pesquisa antes de repetirem os assuntos e recriar polêmicas desnecessários.

aoliveira
01/05/2008, 17:45
Galera, muito obrigado mesmo a todos por todas as informações, vocês ajudam sempre.

osarmento e ojaneri, brigadão pelos links, tô lendo tudo já :concordo:

Mestre Walter (não estou sendo irônico nem nada), desculpe pelo tópico sobre um assunto bem discutido, eu dei uma pesquisada boa antes (claro que exaurir todo o conteúdo do forum ia levar mais que o tempo que eu tenho de vida heheh). Minha intenção não era discutir BL, apenas buscar informações sobre kits de suspensão ou BL trazendo dos EUA (o que comprar e onde especialmente), já que isso eu não havia encontrado.
Aproveitando, lembro que num tópico você estava trocando seus pneus/rodas de 33" 15 por 16, acabou colocando que medida? e já abusando da sua boa vontade, onde aqui em BH é bom pra levar pra fazer um BL na ranger? ou você instalou você mesmo?

Lembro que li em algum tópico alguém que colocou 32" na ranger só trocando os amortecedores dianteiros por rancho e apertando um pouco a torção. Já entendi que subir muito na barra de torção é péssimo, mas se for pouco, só para caber um 32" (ou tem que subir muito?:pensativo:) não haveria tanto problema, haveria ? trocar os amortecedores ajuda?

Edintruder
01/05/2008, 21:02
Vou tomar a liberdade e responder pelo Walter pois conhecendo virtualmente ele, não irá abrir esse tópico tão cedo...

Ele instalou o BL em casa, acredito que foi o pioneiro aqui no fórum em Ranger, depois eu babei e instalei em casa também.

Os pneus dele são 285/75 R16, que ficam um pouco maiores dque os 33" porém mais estreitos e ajustados aos aros, o que reflete em grande melhora da estabilidade.

pode-se apertar um pouco as barras sim, porém não se deve colocar no talo. O simples ajuste já deixa a frente muito dura e batendo seco nos amortecedores. Eu ajustei a minha só para corrigir o cáster que estava muito positivo e está batendo muito, embora tenha muita folga para apertar as barras ainda.

Para colocar os 32" basta dar umas 2 voltas nas barras que talvez fique bom de espaço.
Se não te importares com o pneu roçando no protetor interno pára-lamas dianteiro esquerdo no ressalto do cabo do freio de estacionamento, nem levantar precisa.

Em relação à troca dos amortecedores fica a cargo da preferência pessoal.

No caso de levantar as barras no talo, pra muita gente isso não iria alterar na durabilidade do conjunto da transmissão e suspensão dianteiras, mas para o meu uso com certeza iria reduzir drasticamente pois eu uso bastante o 4x4Low e eventualmente ajudo a desatolar caminhões e carros na beira da praia com a Ranger no verão e carros pelo Cassino no final do inverno.

aoliveira
02/05/2008, 14:56
1 deles é nos eua, ir na lona 4wheelparts, tem em varios estados e comprar o kit suspension lift ou SL na altura que procura ,que vai baixar o quadro da suspensao dela, e atras vai add calços.

Sem querer encher o saco mas já enchendo, tô fuçando nesse site (www.4wheelparts.com) vendo o q encontro de bom pra botar na ranger. Tava querendo subir 2" no máximo. Mas o problema é o seguinte, a ranger nos EUA não acompanha a geração da daqui, então não sei por qual ano de ranger procurar peças. A minha é 2002 diesel, qual modelo tenho q procurar pra comprar um kit compatível?

obrigado

Walter L. L. Casitta
02/05/2008, 15:04
Sem querer encher o saco mas já enchendo, tô fuçando nesse site (www.4wheelparts.com (http://www.4wheelparts.com)) vendo o q encontro de bom pra botar na ranger. Tava querendo subir 2" no máximo. Mas o problema é o seguinte, a ranger nos EUA não acompanha a geração da daqui, então não sei por qual ano de ranger procurar peças. A minha é 2002 diesel, qual modelo tenho q procurar pra comprar um kit compatível?

A Ranger de lá é igual a daqui, mas não tem meio termo não. Você só encontra la BL de 3" ou Lift de 4" ou 5".
Um BL com 2" é mais complicado que um de 3". O lift com menos de 3 ou 4" vira calço de mola igual ao que o Bruno Sander quer colocar na Nissan dele. É gambiarra...

aoliveira
02/05/2008, 15:25
A Ranger de lá é igual a daqui, mas não tem meio termo não. Você só encontra la BL de 3" ou Lift de 4" ou 5".
Um BL com 2" é mais complicado que um de 3". O lift com menos de 3 ou 4" vira calço de mola igual ao que o Bruno Sander quer colocar na Nissan dele. É gambiarra...

Walter, o mesmo BL serviria desde uma ranger 98 até 2008? Eu comprando um kit nos EUA, onde eu posso levar aqui em BH pra instalar? o Rogério faz isso?
É possível colocar apenas amortecedores mais longos para deixar ligeiramente mais alta a pickup ou tem que trocar mais coisas (se for mexer na suspensão ao invés do BL)

aoliveira
02/05/2008, 15:32

Walter, o mesmo BL serviria desde uma ranger 98 até 2008? Eu comprando um kit nos EUA, onde eu posso levar aqui em BH pra instalar? o Rogério faz isso?
É possível colocar apenas amortecedores mais longos para deixar ligeiramente mais alta a pickup ou tem que trocar mais coisas (se for mexer na suspensão ao invés do BL)

Walter L. L. Casitta
02/05/2008, 16:19

Não sei quem poderia instalar isso não. Tem que ver com o Rogério. O amortecedor não altera em nada a altura da suspensão.

De 98 a 08 são todas iguais sim...

aoliveira
02/05/2008, 17:10
Não sei quem poderia instalar isso não. Tem que ver com o Rogério. O amortecedor não altera em nada a altura da suspensão.

De 98 a 08 são todas iguais sim...

Última pergunta :-D...tem kits para Ranger 2.5 e V6 (ambas gas), qual é mais adequada pras nossas rangers 2.8 diesel? acho q pra V6 deve ser mais resistente, por ser para um motor mais pesado...tô pensando besteira? o kit é uns 20 dolares mais caro.

Edintruder
02/05/2008, 17:35
Com o mesmo BL dá para instalar desde as americanas 94 até as 2008!

Walter L. L. Casitta
02/05/2008, 18:01
Última pergunta :-D...tem kits para Ranger 2.5 e V6 (ambas gas), qual é mais adequada pras nossas rangers 2.8 diesel? acho q pra V6 deve ser mais resistente, por ser para um motor mais pesado...tô pensando besteira? o kit é uns 20 dolares mais caro.

Pega o V6 cabine estendida. você tem que comprar a parte o extensor para a alavanca do câmbio. Isso é vendido separado porque as Ranger AT não precisam dele.

aoliveira
03/05/2008, 13:20
Procurando nos sites americanos, encontrei uns suspension lifts por $750 doletas, links abaixo. Como não entendo bulhufas de suspensão, gostaria de saber a opinião dos entendidos:
- serve na ranger diesel 2002?
- vem com tudo necessário para erguer a viatura?
- e principalmente: vale a pena? o body lift tá saindo a $240 dolares, mas acho q meus amortecedores vou precisar trocar em breve, e com esses kits já vem os amortecedores (falando nisso, quanto tá saindo atualmente o par de amortecedores? pode ser paralelo, mas de qualidade)

http://www.4wheelonline.com/Products.aspx?CategoryId=25514&ProductId=28746
http://www.autoanything.com/suspension-systems/61A2805A0A0A2122714.aspx
http://www.4wheelonline.com/Products.aspx?CategoryId=25517&ProductId=28748
http://www.4wheelonline.com/Products.aspx?CategoryId=21855&ProductID=689
http://www.suspensionconnection.com/cgi-bin/suscon/248604.html

Luizinho
03/05/2008, 14:39
O primeiro e o terceiro links são para as até 1997 com suspenssão Twin Traction Beam, a sua é IFS.
O segundo é para 4x2.
O quarto aqui não abriu.
No quinto o Kit mostrado também é para as até 1997, porém logo abaixo tem uns suportes novos da barra de torção que permite erguer a Pick-up em até 3", mas tenho minhas duvidas sobre conforto. Acho melhor tentar informações no TRS ou Explorer Forum por exemplo.

cbridi
03/05/2008, 14:46
Os links que postaste são para a Ranger 2WD (4x2) Twin-Bean, ou seja, até 1997, exceto o segundo link. E o segundo link parece-me que é para a 2WD, ou seja, 4x2.

Acho melhor não complicar, procura um BL de 3" que para o que tu quer (colocar pneus maiores) tá bom demais.

[]'s

aoliveira
07/05/2008, 01:30
O segundo é para 4x2.
O quarto aqui não abriu.
No quinto o Kit mostrado também é para as até 1997, porém logo abaixo tem uns suportes novos da barra de torção que permite erguer a Pick-up em até 3", mas tenho minhas duvidas sobre conforto. Acho melhor tentar informações no TRS ou Explorer Forum por exemplo.

Luizinho e Cbridi, brigadao pela ajuda. So me expliquem um negocio (perdoem a ignorancia :concordo:), a suspensao da 4x2 eh diferente da 4x4? achei que na traseira bastariam calcos, e que na dianteira eram iguais :pensativo:

Os suportes para barra de torcao tambem achei interessantes, alguem sabe informar se afetariam o conforto como simplesmente apertando na barra de torcao? http://www.suspensionconnection.com/cgi-bin/suscon/22907R.html?id=4S5KKhQe

Vi tambem uns tipos de calcos, mas como eh para as ate 97, num devem servir tambem ne? http://www.suspensionconnection.com/cgi-bin/suscon/KF09108F6L.html

Brigadao mesmo pessoal, a ajuda de vc`s nao tem preco.

Luizinho
07/05/2008, 09:15
A suspenssão é diferente até 1997. Tanto a 4x2 quanto a 4x4 usam Twin-Beam. O negócio é que nos EUA eles tem uns kits para 4x2 de extremo curso para correr no deserto. As 4x4 também tem kits mas são limitados por conta do diferencial e cardã. Claro que existem kits de todos os preços e os legais de ter devem custar por volta de U$1.700,00.

Nas 1998 em diante usa-se IFS, igual a sua. A Fabtech faz kit de grande curso mas só para 4x2. Não tem problema de ter que abaixar a travessa do diferencial para as homocinéticas trabalharem em ângulo razoavel.

Já olhei sobre o tema para as 4x4 e o kit que achei legal foi o da RCD, que inclusive substitui as barras de torção por coilovers. Mas o preço, pelo menos para mim, é proibitivo.
A Camburg faz um kit de grande curso, mas aumenta a bitola dianteira.Você pode ver na Ranger da Fourwheeldrive Magazine.

A peça que altera a posição da barra de torção, eu tenho minhas dúvidas se não limita o curso de abertura da suspenssão.

Mais calços na traseira não acho legal pois a Ranger já os usa originalmente.

Na boa, escuta o que o Walter disse. Coloca o body lift de 3" de preferência com o conjunto de roda e pneu equivalente o que ele está usando e gasta um dinheiro em um bom jogo de amortecedores como os Rancho RS 9000 XL que eu uso e modificou por completo a estabilidade da Pick-up.

Pode tentar também os ProComp com regulagem, mais fáceis de comprar, mas eu não sei falar sobre o desempenho deles pois estou esperando chegar o jogo para Explorer.

Não esqueça dos batentes dianteiros da 2005. Você pode levantar um pouquinho (de 10 a 20mm) na regulagem da barra mas capriche no alinhamento colocando o cáster o mais adiantado possível dentro do limite máximo e a cambagem negativa em pelo menos 0,5 grau. Deixe convergente de 2 a 4 mm.

O desempenho deve diminuir um pouco graças aos 33", mas se você não se importar com um pouco de fumaça, os bicos fornecidos pelo Maurício da Rasch compensam a perda pelo alongamento da transmissão. Uso a 20.000KM e não trouxeram nenhuma consequência ao motor da Pick-up. Só alegria.

Não tente inventar, use o que já foi testado. É mais barato e eficiente.

cbridi
07/05/2008, 11:19
Assino embaixo de tudo que o Luizinho, Walter e outros escreveram.

Faça o mais simples, já que você vai aos EUA, traga na mala um BL de 3" e 4 amortecedores de boa qualidade (lá custam em torno de 70 dólares cada). Se fosse possível, deveria trazer tbem os pneus... Aqui vc compra os batentes da 2005 e os BFs AT 33".

Estamos insistindo para você não inventar, para colocar BL que é mais barato e eficiente para usar pneus maiores. Você deve partir para outras alternativas (kits de suspensão) somente se precisar de um curso de suspensão animal, acredito que não seja o caso...

[]'s

Luizinho
07/05/2008, 12:14
Amortecedores NÃO embarcam no avião.
Se tiver na bagagem vai perder.
Traga dos EUA o BL e as buchas de estabilizador tras. e diant. da Energy Suspension. (assim que eu achar ponho o código aqui).
Amortecedores tem de arranchar alguém que traga por navio. Demora e é caro. Hoje preferiria, assim como já o fiz, comprar os ProComp aqui no Brasil.
Pneus acho melhor usar os 16" iguais os do Walter para diminuir o perfil e não alterar demais a estabilidade.

cbridi
07/05/2008, 16:31
As vezes embarcam, mas realmente é melhor não arriscar.
Conheço um maluco que trouxe 4 rodas, em duas malas como se fossem bagagem.

[]'s

aoliveira
07/05/2008, 20:52
Amortecedores NÃO embarcam no avião.
Se tiver na bagagem vai perder.
Traga dos EUA o BL e as buchas de estabilizador tras. e diant. da Energy Suspension. (assim que eu achar ponho o código aqui).
Amortecedores tem de arranchar alguém que traga por navio. Demora e é caro. Hoje preferiria, assim como já o fiz, comprar os ProComp aqui no Brasil.

Acho que vou seguir o conselho de voces entao, levar o BL.
Luizinho, se puder me passar o codigo das buchas eu serei muito grato. :concordo:
porque que amortecedores nao embarcam no aviao? sera que depende da companhia aerea? mandei um e-mail pra eles e vamos ver o que respondem.
Em termos de amortecedor, o que me sugerem trazer? que especificacoes tenho que olhar pra saber que servirao na ranger?

fcapitanucci
08/05/2008, 08:28
tem a empresa 4wheelparts.com

la eles tem tudo, alias comprei com eles meu BF. p/ ranger americana até 97, paguei 200 U$ + 37 o extensor de cambio (PER3700) e taxa, saindo 256U$.

paguei com cartao pelo brasil, p/ retirar la, pq amigo meu foi na loja em miami, pagou pessoalmente mas nao chegou em 3-4 dias. la tb é q nem aqui, vc encomenda, eles prometem q chega num prazo e nao chega. por isso me garanti e ja paguei e encomendei essa semana, e vou p/ la dia 20 retirar.

BL da Performance acessories...no site do fabricante ou da loja tem os dados. a sua argentina seria ranger 98-2000 o modelo creio eu, pela referencia americana

amortecedores os Rancho eles falam aqui no Brasil q nao ta tao bom q nem antes, eu quero pegar Pro Comp ES9000, tem um kit p/ ranger q vem até com amort. de direcao junto por 150U$.

Agora, pq nao pode transportar amortecedor como carga ? amigo meu trouxe ja, e nunca me falaram isso...

existem os a Oleo e os pressurizados a nitrogenio...o segundo ate entendo, mas a oleo nao vejo problema.

Luizinho
08/05/2008, 08:48
Segue abaixo a resposta a MP do Fabrizio.

Fabrizio,

Eu comprei os amortecedores nos EUA e paralelamente um amigo comprou uns baratinhos para a Cherokee Sport dele.
Na hora do embarque os dele já estavam nas malas mas como o peso dava minha irmã tentou colocar os meus na bagagem. Apessoa do check-in disse que ela podia colocar mas lá dentro (não sei onde, acho que o sistema de segurança) iriam retirar da bagagem.
Sendo assim, minha irmã não embarcou os Rancho mas os baratinhos ficaram. Qual não foi a surpressa que quando abriu-se as malas no Brasil, os amortecedores não estavam lá e sim um biletinho. A pessoa do Check-in sequer sabia da existência desses dentro da mala.
Devido a este incidente, preferi comprar para a Explorer, os Pro Comp com O Murilo da Todo Terreno. Quanto aos que comprei, dei um jeito de chegarem aqui mas demorou 6 meses e foi bem caro.

Espero que tenha esclarecido, qualquer coisa estamos aí.

Atenciosamente,

Luiz.

Assim que achar coloco o código.

Será que alguém pode Editar minha mensagem, pois meu "arranchar" está doendo muito?

Grato.

offroad
08/05/2008, 10:00
Jah embarquei com amortecedor :)
Isso faz muito tempo.

Tenho amigos que perderam o voo. E outro que tomou 30 mil de multa.

Na teoria apenas o amortecedor a oleo pode.
O pressurizado nao.
Como o pessoal da seguranca/e compania aerea nao sabem direito, qq amortecedor eh nao. Se der merd@ a compania tambem responde por ter deixado entrar no aviao. Isso eh por em risco o aviao, da multa de ateh 250mil doletas e pode dar cana. Se vc embarcar e for pego em conexao... tah ferrado. Se vazar e verem que "contaminou" o resto das malas.
Xiiii........
Nao conte com experteza, alguns da seguranca sabem a diferenca de pressurizado ou nao.
Nitrogenio eh "hazard" , nao conte com a sorte.
Leve outra coisa que vale a pena, e nao vai te dar dor de cabeca.

abs

fcapitanucci
08/05/2008, 10:19
1º obrigado pelo esclarecimento

entao se por exemplo eu comprar 4 shocks pro comp ES 3000 a OLEO, escrever na embalagem OIL, OLEO, not Hazard e por ai vai, existe a probabilidade de chegar aqui

existe empresas no brasil tipo Tag e fenix q alongam amortecedores (p/ pickups erguidas) ?

o preço la sai 150U$ os pro comp, nao da 300 reais, aqui sai 800 na Garra 4x4.

os cofap custam 300 pra ranger stx, mas duram 50mil apenas.

agora estou num mato sem cachorro....to mto querendo trazer, mesmo q seja a oleo.

Luizinho
08/05/2008, 13:35
Os que foram retirados da mala na minha história, eram convencionais à óleo. Mas como custaram U$17,00 cada e a pessoa trouxe outras coisas em que a economia foi grande, ninguém ficou muito triste. Só um pouquinho.

Fenix eu já usei bastante, mas os Rancho são infinitamente melhores. Acredito que os Pro Comp também.

Eu não arriscaria, assim como não estou arriscando para a Explorer. Vou esperar os Pro Comp chegar, mas acho que o código é MX 6 pois tem regulagem.

dudas_308w
08/05/2008, 14:35
1º obrigado pelo esclarecimento

entao se por exemplo eu comprar 4 shocks pro comp ES 3000 a OLEO, escrever na embalagem OIL, OLEO, not Hazard e por ai vai, existe a probabilidade de chegar aqui

o preço la sai 150U$ os pro comp, nao da 300 reais, aqui sai 800 na Garra 4x4.

os cofap custam 300 pra ranger stx, mas duram 50mil apenas.

agora estou num mato sem cachorro....to mto querendo trazer, mesmo q seja a oleo.

Fabrizio, alfandega é terra de ninguem... eles ouvem o galo cantar e nao sabem onde... Poucos meses atras, eu cheguei em Chicago com um funcionario meu e 3 litros de pinga p/ presente. Era semana do 9/11 e o bicho tava pegando. A sacola estourou na fila da alfandega, tinha SWAT, Policia, Marines, DEA, "us-IBAMA" e tanto uniforme, cachorro e M16 que nem dava p/ contar. :eek: Meu funcionario quase desmaiou, uns 3 swats apontaram os canos e engatilharam... eu virei p/ um e disse, "vc, segura os passaportes, vc outro, pega akele lixo ali, e vc, me ajuda com a sacola" eles falaram "SR YES SR" e sairam correndo p/ obedecer a ordem.. parece maluquice, mas quem tem experiencia militar sabe o que significa "voz de comando" e vc entenderá. Dependendo do tamnho da sua bronca, ateh os pulicia baixam a guarda.:cool:
O que eu quero dizer, é que depende da "pegada" na hora. Compre os seus amortecedores, despache p/ nao ter problema colocando "oil" "not hazard", Etc., Etc.
Uma outra coisa é o seguinte, ao passar pela imigraçao de saida vc ainda estará com todas as malas. No balcao da companhia, antes de despachar, peça p/ falar com o despachante operacional, ou ground officer. Diga que vc tem amortecedores a oleo e nao encontrou nada no site da companhia, mas ouviu falar que era problema despachá-los. Mostre o impresso do site (todas as cias americanas tem o que pode e nao pode levar). Ele vai dizer que nao tem erro, vc poe na mala, fecha e despacha. Te garanto que chega aqui sem problemas... vc nao vai trazer amortecedor porque?
Produto controlado?:discordo:
Era só o que faltava.:grin:
abs

fcapitanucci
08/05/2008, 14:50
valeu, agora fiquei mais despreocupado

nunca trouxe amortecedores, mas ja cansei de trazer peças de fora, p/ uso proprio e tal. depois de 2001 apenas fui em 2004 mas meus pais foram antes e depois....

nao sao 17 U$ os que eu quero, quero os Pro comp ES 3000 a oleo por 35.99 cada, queria os ES9000 a nitro, mas blz, o preço era 2 doletas mais porém tem o risco de ficar

o BL ja comprei, ta na loja, busco na hora, mas acho q vou arriscar sim

essa dica do ground office foi bacana....pq vou estar eu e meu pai apenas, tranquilo e a gente sempre chega tempo antes no aeroporto...

vou deixar bem escrito NOT HAZARD, OIL, NOT PRESSURED e por ai vai....

boa, valeu

la sai menos de 300 reais o shocks

aqui sai 800 na garra...mta diferenca

dudas_308w
08/05/2008, 14:52
sem querer causar polemica, mas eu nao entendo p/ que serve o tal Body-Lift, se nao for p/ permitir que o pneu nao raspe no avental interno da caixa da roda e a roda nao "de batente" ao esterçar. E sinceramente imagino que existam outras soluçoes menos complicadas, e com menos a perder.

na minha concepçao, o pacote "veiculo" deveria ser o mais concentrado possivel, isto é, chassis mais embutido possivel dentro da corroceria p/ nao dar arrasto e nao bagunçar o baricentro. Somente as partes moveis seriam salientes, como eixos, rodas, bandejas, etc. etc. de forma a ter altura do solo e transpor obstaculos.

O projeto do Hummer mostra bem isso. Pneu 37" com bandejas enormes e tudo embutido dentro do chassis central. As homocineticas (4) trabalham em angulos de pelo menos 30 graus, enquanto os diferenciais estao dentro das seçao do chassis. E quem chega do lado ve bem como o pacote é estreito em altura. O assoalho esta a uns 60cm do chao, e o teto a 1,5m. O carro mesmo deve ter uns 90cm.

turma do BL me desculpe, eu acho que qualquer soluçao em molas, barras de torçao, etc etc é bem melhor que separar o chassis da lata.

sds a todos

fcapitanucci
08/05/2008, 16:46
se for analisar custo beneficio, vamos la:

ranger americana com twin-beam

eu calcei a mola com tarugo de 2pol, troquei o parafuso do i-beam x pitarm e mola, e troquei a bucha da cambagem. ta zero de cambagem, 5cm mais alta, e usa 31 sem problemas, e ela vem com 26pol de fabrica.
custo: uns 300 reais e fiz em casa

kit suspensao americana: drop i-beam e drop pitarm q baixa o quadro da suspensao, com molas mais longas, dando 4-5pol de altura, e calços atras, alem de 4 amortecedores especiais. custo la fora: 700-1000U$, imagina aqui.

BL p/ americana: 256 U$ dando espaço p/ pneus maiores

ranger argentina ou 98 em diante

ou vc puxa a barra de torçao, e aqui mtos falaram q força a estrutura, q compromete as homocineticas se for 4x4 e tal, mas o custo na frente é zero, faz em casa.

ou kits americanos de susp dianteira, idem, 700-1000 U$

atras é o basico, calço embaixo da mola, grampos maiores,...custo baixo

ou seja, mexer na suspensao se for pouco vale. na americana mexi 2pol dianteira, e uso pneu 31 na boa, coloquei espaçador de roda e nao pega dentro (o BL nao influi nisso). atras to usando 33 por enquanto pq nao cabe 33 na frente ainda.
nas depois de 98 se quiser subir 1-2pol (NA MINHA OPINIAO) nao compromete, principalmente se for 4x2.

o BL da trabalho instalar mas é bem mais barato.

um dia ainda penso em colocar kit de suspensao na frente de 5pol, trocar diferencial traseiro de novo e até colocar uns pneus 35, mas um dia

mas uso a ranger todo dia, faço trilha, viajo pelo mercosul e sul com ela, ta erguida e mto boa, estavel e firme...sem problemas. numa 4x4 98 q tive ergui na barra com 31, tava excelente, nunca tive problema.

mas vc tem um ponto de razao. o conjunto fica mais alto, diminuindo a estabilidade,mas p/ isso compra-se amortecedores melhores, pneus mais largos, espaçadores de roda p/ aumentar a bitola....e diminui a velocidade

aoliveira
10/05/2008, 19:40

Como chama buchas de estabilizador em ingles? pois na cidade onde estou tem uma loja da 4Wheelparts e vou aproveitar e comprar aqui tambem se o preco for bom (quanto esta custando no brasil?:pensativo:)

Liguei na companhia aerea e me falaram que amortecedor a gas nao pode mas a oleo pode levar, entao resolvi comprar um kit da ProComp ES3000. Sabem me falar se vale a pena ou se devo partir pra um mais caro com regulagem?

Outra coisa, parece vendem separado aquelas tipo sanfonas de borracha pra proteger a parte movel do amortecedor de poeira, devo comprar ou eh desnecessario?

fcapitanucci
12/05/2008, 07:41
o pro comp ES3000 é igual ao 9000 porem a oleo

pode trazer q vale a pena. mefalaram em 2 lugares q pro comp ta melhor q rancho..

acho regulagem desnecessaria, no final vc raramente vai usar

essa sanfona acho interessante

borracha da barra estabilizadora? stabilizer bar bushing? será?

Luizinho
13/05/2008, 09:40
Os códigos das buchas da Energy são:

Barra Estab. Diant. 45155
Barra Estab. Tras. 45117
Cobertura da Poonteira de Direção 913101

São somados no final: "R" para as vermelhas e "G" para as pretas.

Para o conjunto de buchas das balanças eles só recomendam para 4x2. Como na loja que comprei ninguem soube explicar o porque, achei melhor não comprar.

OBS: Esses numeros são para Ranger's 98 em diante.

aoliveira
19/05/2008, 22:27
Pessoal, a todos que contribuiram pra esse tópico agradeço, valeu muito a ajuda, sem vocês provavelmente teria feito merda...heheheh :palmas:
Trouxe dos EUA o bodylift da performance accessories e o shift extension, além do kit de amortecedores ES3000 da Procomp (veio com as sanfonas e o estabilizador de direção grátis, então claro q aceitei..hehehe).
Acabei comprando tudo na 4wheelparts pra não ter que preocupar com envio que poderia não chegar a tempo e também porque eles cobrem preços menores que encontrar, basta levar um impresso de cotação de site.

Trouxe os amortecedores na mala despachada sem problema (liguei na companhia aérea antes de comprar pra confirmar se podia, e falaram que o a gás não poderia mas o a óleo não teria problema). Fiz como vocês sugeriram e escrevi em letras garrafais e ainda passei marca-texto "Not Pressured, Oil based Shock, Not Hazard", e na hora de despachar as malas na companhia aérea falei com o atendente que na lista de ítens proibidos não tinha amortecedores a oleo (eu imprimi a lista também mas nem precisei) e que telefonei e confirmaram que não tinha problema, mas que ouvi que às vezes criavam problema com isso e se eu poderia falar com o ground officer. O cara falou que ia despachar as malas e falou pra eu esperar uns 10 min, que se tivesse algum problema iam entrar em contato com ele. Acabei esperando mais um pouco pra garantir e o cara confirmou que as malas tinham passado sem problema. (por incrível que pareça, a mala onde só tinha o bodylift que demoraram mais pra liberar..hehehe).

Em relação ao bodylift, lembro que em algum tópico li (acho que foi um post do Walter ou do Edin) que o bodylift da keko é mais reforçado o esquema do parachoque, que não passa a ser meramente estético e ainda dá pra usar pra carga. Pergunto, o que posso fazer para reforçar o meu? não queria perder a função do parachoque traseiro.

No mais é isso, queria deixar registrado no tópico pra futuras pesquisas que pode trazer os amortecedores sem problema, só é bom se garantir antes com as dicas que postaram.

fcapitanucci
20/05/2008, 09:17
to em miami e devo ir na 4wheelparts hoje ou amanha buscar o bl e encomendar os amortecedores

pelo jeito deu tudo certo

sobre o parachoque traseiro, sei de um amigo q colocou, e a fixacao dele ficou reforcada, ou seja, da pra puxar ainda pela traseira sem problemas

chegando no brasil eu vejo esse detalhe

aoliveira
21/05/2008, 08:59
to em miami e devo ir na 4wheelparts hoje ou amanha buscar o bl e encomendar os amortecedores

pelo jeito deu tudo certo

sobre o parachoque traseiro, sei de um amigo q colocou, e a fixacao dele ficou reforcada, ou seja, da pra puxar ainda pela traseira sem problemas

chegando no brasil eu vejo esse detalhe

Pode comprar sem medo que dá pra trazer os amortecedores a óleo. Só recomendo chegar com antecedência no aeroporto porque nunca se sabe se vão criar caso e é bom ter tempo pra resolver.
Se descobrir um jeito de reforçar o BL me avisa! :concordo:

fcapitanucci
21/05/2008, 21:41
comprei sim a oleo, es3000 e ainda ganhei o da direcao, o bl ja comprei

vou ainda embalar tudo por causa do peso, mas ja ta na mao

Guima-MS
23/03/2015, 18:55
Pessoal , alguem conseguiu trazer peças (de metal) na mala , vindo de miami , recentemente ? Sem pagar imposto ou qualquer aborrecimento , claro :evil: .