Ver Versão Completa : BF 161 queimando óleo
edu_cramos
28/04/2008, 23:30
Olá, venho aqui pedir uma ajuda ao pessoal mais experiente do 4x4Brasil.
Comprei um Willys 62 faz um mês, meu primeiro 4x4.
Fiz minha primeira trilha, leve, no ultimo final de semana e notei que ele está queimando um pouco de óleo, principalmente quando exigo mais do motor.
Antes de comprar, levei num mecânico e ele mediu a taxa de compressão do motor, que estava na ordem de 130lbs/pol2.
Ouvi dizer que pode pode ser uma folga no tucho da valvula de admissão. Será?
Alguém pode me dar uma dica do que pode ser e o que posso fazer?
Eduardo
edu_cramos
29/04/2008, 12:33
Vamo lá pessoal, me ajudem!! :dance:
Já li alguns tópicos e vi que o pessoal aqui tem experiência de sobra para me ajudar!
Obrigado, Eduardo
Edu,
infelizmente eu não sou dos que podem te ajudar com dicas técnicas, porque não sou nem entendo de mecânica a esse nível. O que posso te dizer é que você deve levar o Jeep ao mesmo mecânico que mediu a compressão para que ele verifique o problema. Fora essa fumacinha você está sentindo o motor mais fraco ?
edu_cramos
29/04/2008, 19:10
Julinot
Não senti nenhuma perda de potência não. Por sinal, na trilha que fizemos, tinha um pequeno lamaçal, e o meu Jeep não ficou nenhuma vez na lama, já os outros... subidas, tb não, se bem que notei que o BF 161 para subidas apanha um pouco.
Mas vou leva-lo na sexta no mecânico e trocar uma idéia com ele... mas se alguém puder ir postando alguma informação já me ajudaria a chegar lá mais entendido do assunto.
Obrigado Julinot
Opa... apanhou de quem na subida ?
Você usou a marcha adequada ?
rctorrezam
30/04/2008, 07:05
Olá, venho aqui pedir uma ajuda ao pessoal mais experiente do 4x4Brasil.
... notei que ele está queimando um pouco de óleo, principalmente quando exigo mais do motor....
Eduardo,
Como você notou a queima do óleo? Verificou na vareta? Sai fumaça na tampa de óleo? No escape?
edu_cramos
30/04/2008, 08:11
Olá Julinot: então, não que tenha apanhado tanto assim não, sobe na boa na segunda ou até na terceira marcha. O meu Jeep tem câmbio 4 marchas da Rural.
============
rctorrezam: não cheguei a olhar a tampa do óleo não, até vou dar uma olhada, mas pelo pouco que observei, dali não sai muita fumaça não. Pode até sair, mas acho que coisa pouca. Observei mesmo foi pelo escapamento, quando piso fundo, se não, não sai. Quanto a vareta, lá só observei que baixa óleo.
Se sair muita fumaça por ali, é um bom ou mau sinal?
Quanto ao nível do óleo, é normal baixar quanto? Ou aceitável...
Vou ver hoje a noite e depois posto aqui a resposta.
Obrigado!!
rctorrezam
30/04/2008, 09:58
É difícil de se ver um motor BF que não consome algum óleo, uma vez que estes motores são "velhos", portanto o nível de óleo baixa e não tem como dizer o quanto é normal, pois depende do uso, do óleo, do tempo parado e de diversos outros fatores. O próprio manual do jeep manda verificar constantemente o nível e completar, portanto uma pequena perda de óleo não é muito preocupante.
Fumaça pela tampa onde se coloca óleo no motor, significa que o motor está aquecendo muito. Tente instalar uma ventoinha (de preferência automática) pelo lado de fora do radiador (entre a grade e o radiador), isto eu vi e estou providenciando, pois a refrigeração melhora muito e lógico motor menos quente menor consumo de óleo.
Você está usando óleo adequado? 10 w40, 15 w40 mineral? não acho bom usar sintético, pois isto nem existia quando este motor foi feito e é melhor trocar com maior frequência devido à exigência que oferecemos ao motor.
Seu motor foi reformado? As peças trocadas são originais ou adaptaram peças de opala 6 cil? Não é bom fazer isto.
Verifica a fumaça do escape.
Se for fumaça branca isso Indica a passagem de óleo para as camaras de combustão/ taxa de compressão fora do especificado.. altura de pistão, cabeçote altura das valvulas, retentores danificados ou simplesmente alguma junta vazando. Neste caso poderá requerer uma reforma do motor (troca de peças) ou retífica.
Se for fumaça preta quer dizer que temos muito combustivel para a quantidade de ar, portanto o motor não esta queimando bem (a fumaça preta é excesso de combustível).Pode ser simplesmente falta de ar, por Filtro Sujo ou mal dimensionado (no caso de você ter substituído o original).
Quanto à taxa de compressão, o manual do mecânico Willys diz ser de 140 libras/ pol2 a 185 RPM. Confira com seu mecânico.
Elmer_Jeep
30/04/2008, 11:36
Vamo lá pessoal, me ajudem!! :dance:
Já li alguns tópicos e vi que o pessoal aqui tem experiência de sobra para me ajudar!
Obrigado, Eduardo
Acho q ninguem respondeu antes porque já temos vários tópicos com assunto semelhante, veja alguns:
Óleo nas velas (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31617)
Motor BF 161 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=38146)
Espirrando Óleo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=801)
BF-161 batendo valvulas (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=386)
Taxa de compressão do BF – 161 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=20042)
E para casos mais complexos:
fazer motor (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6828)
Pistões para o Bf-161 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18409)
PS: Usem a pesquisa ;)
[]'s
Elmer_Jeep
30/04/2008, 11:56
É difícil de se ver um motor BF que não consome algum óleo, uma vez que estes motores são "velhos", portanto o nível de óleo baixa e não tem como dizer o quanto é normal, pois depende do uso, do óleo, do tempo parado e de diversos outros fatores. O próprio manual do jeep manda verificar constantemente o nível e completar, portanto uma pequena perda de óleo não é muito preocupante.
Concordo :concordo:
Fumaça pela tampa onde se coloca óleo no motor, significa que o motor está aquecendo muito. Tente instalar uma ventoinha (de preferência automática) pelo lado de fora do radiador (entre a grade e o radiador), isto eu vi e estou providenciando, pois a refrigeração melhora muito e lógico motor menos quente menor consumo de óleo.
Se tiver fumaçando ali na tampa e no respiro(lateral inferior) é sinal de problema, é normal sair um pouco de vapor(alívio da pressão interna) mas se tiver soprando tem coisa errada, não tem nada haver com temperatura pois a temperatura ideal de trabalho da maioria dos motores é de 90°C. Pode aparecer alguma fumaça devido ao contato do vapor interno com a temperatura ambiente.
Seu motor foi reformado? As peças trocadas são originais ou adaptaram peças de opala 6 cil? Não é bom fazer isto.
Impossível pois não existe nenhum componente compatível entre GM250 e BF161.
Verifica a fumaça do escape.
Se for fumaça branca isso Indica a passagem de óleo para as camaras de combustão/ taxa de compressão fora do especificado.. altura de pistão, cabeçote altura das valvulas, retentores danificados ou simplesmente alguma junta vazando. Neste caso poderá requerer uma reforma do motor (troca de peças) ou retífica.
Se for fumaça preta quer dizer que temos muito combustivel para a quantidade de ar, portanto o motor não esta queimando bem (a fumaça preta é excesso de combustível).Pode ser simplesmente falta de ar, por Filtro Sujo ou mal dimensionado (no caso de você ter substituído o original).
Isso também pode ser observado com o motor desligado bastando passar o dedo no cano pra ver como estão os resíduos, se tiver queimando óleo o cano vai estar com uma leve camada de borra, se a queima estiver normal vai ter apenas fuligem.
[]'s
MCamargo
30/04/2008, 17:09
Gostaria de aproveitar o tópico e deixar também registrado o que acontece com o meu motor..
Ha um tempo atras, meu jeep soltava uma fumaça preta, bom como era preta, não esquentei muito e logo depois mandei no mec para regular o carbura...não sei que merda o cara fez que agora o bicho ta soltando fumaça branca quando piso forte nele.....tb achei que o motor esta um pouco fraco, sem muita potência...já troquei as velas, os cabos, tampa distribuidor e o rotor....mas nada mudou...
Passei em outro mec e o mesmo falou que ele estava fora de ponto, totalmente atrasado....ai achei até estranho o cara pegou uma chave soltou o parafuso do distribuidor e a olho nu mudou o ponto e disse que agora estava legal....bom realmente melhorou um pouco...mas não ficou uma brastemp....
Agora, meu jeep esta em outro mec que por sua vez falou que o motor esta totalmente desregulado, o carburador esta dando excesso de gasolina, na sua base esta melado de óleo, a faisca da bobina está bem fraquinha, tampa do oleo totalmente entupida.......
Agora, espero que de jeito nessa fumaça....pois parece carro velho casseta...hahahahh e o pior de tudo que o motor não bate nada, esta macio pra caramba......
Resumindo, espero que seja algum desses pontos que estejam causando a fumaça.....sei lá...
Abraços.
Marcio
rctorrezam
30/04/2008, 21:22
Se tiver fumaçando ali na tampa e no respiro(lateral inferior) é sinal de problema, é normal sair um pouco de vapor(alívio da pressão interna) mas se tiver soprando tem coisa errada, não tem nada haver com temperatura pois a temperatura ideal de trabalho da maioria dos motores é de 90°C. Pode aparecer alguma fumaça devido ao contato do vapor interno com a temperatura ambiente.
[]'s
:concordo: Concordo que seja normal sair algum vapor, tendo em vista o aquecimento do motor. Me expressei mal ao dizer fumaça.
:stop: Você não acha que a instalação de um "ventilador" pelo lado de fora, empurrando mais ar no radiador pode diminuir a temperatura do motor e que isto é positivo? Vi isto em um jeep de um companheiro e parece uma central de ventilação, é só ligar e ver o ponteiro da temperatura do motor baixando.
:idea: Aproveitando, você indicaria a troca da tampa original por alguma outra, uma vez que com uma travessia de rio, por exemplo, pode-se entrar água no motor, contaminando o óleo?
Impossível pois não existe nenhum componente compatível entre GM250 e BF161.
[]'s
:putz:Foi mal, li algo neste sentido, recentemente, em algum outro tópico. Vai ver que não era o do opala e talvez algum outro motor ou eu é que entendi mal.
:concordo: Valeu pela correção.
edu_cramos
01/05/2008, 17:47
Olá pessoal.
Obrigado pela ajuda!!
Seguinte, conforme li as dicas e os tópicos sugeridos, e também, no manual do CJ, posso dizer o senguinte:
- não sai fumaça pela tampa do óleo, só um vapor, e de leve.
- não sai fumaça pelo tubo da vareta (nivel óleo)
- não sai tb pelo respiro do carter
- sai fumaça pelo escapamento quando piso no acelerador
Vou verificar amanha a taxa de compressao do motor e trocar uma idéia mais aprofundada com o mecanico.
Ah, um breve histórico da minha viatura:
- conforme o dono anterior, o motor foi feito fazem uns 2 anos. Nao pesquisei a fundo o que foi feito no motor, até vou falar com ele novamente;
- o jeep estava parado uns 6-8 meses em uma garagem antes do ultimo dono compra-lo. O ultimo dono só passeou na cidade. Ficou pouco tempo com o Jeep. Tanto que fiz uma revisão completa nos freios e o mecanico me falou que algumas peças foram trocadas por estarem paradas a algum tempo;
Amanha quero ver se tem algum sinal de óleo nas velas, e acho mesmo que deve ser alguma regulagem (e torço que seja isso mesmo).
Ou como mencionaram, algum retentor ou junta a ser substituida.
Alguém tem mais alguma sugestão da causa ou caminho a ser percorrido?
Abços
Eduardo
Desenterrando o topico !
Desde o final da reforma andei 1000km em 5 semanas. Tudo novo no BF161, cabos, velas, carburador original e com gicles originais. Distribuidor com platinado, original.
Não faz fumaça branca a não ser que enfie a pata no acelerador até o fim
Baixa oleo que só ele, não pinga, só escorre no chão direto.....melhor, a garagem não vai ter mais um matinho sequer !
Mas, deixando ele esquentar, com uns 1000/1200 rpm (de ouvido) as vezes faz uma rodela preta no chão, uma fuligem fofa, leve...o escapamento esta assim, com fuligem preta, mas não oleosa !
Anda bem, esta fazendo 5km/l, as velas estão limpas, marrons.
Afoga um pouco nas descidas e tem mania de morrer se deixar na banguela...tentei diminuir um pouco a mistura, mas ai fica apagando que é um louco
Afoga se não pegar a 2º ou 3º vez, mas nada que esperar uns 2 ou 3 minutos e pronto.
O que pode ser ? a fuligem é mal sinal ? sinal de que ?
Obrigado
Rafaminc
08/04/2010, 08:05
Edgar, tentou baixar um pouco a bóia? Derrepente essa fuligem toda é gasolina mal queimada ou então combustível muito porcaria.
Tentou tirar uma vela e ver como anda a cor e a força do faíscamento?
Abçs
Bom, vou tirar as velas no sabado, dai posto o estado delas.
Baixar a boia é uma ideia boa, talvez seja por isso que da umas afogadas de vez em quando.
a bobina que eu estava usando "explodiu" semana passada....deu um barulho de curto circuito muito forte e o carro apagou ! fui olhar e o negativo da bobina não estava mais la !!!!
botei uma bobina bosch nova, o pré resistor sobreviveu, mas acho que vou troca-lo no sabado.
cabos de vela modelo original, beeem simples, olho o estado da faisca e te digo
Rafaminc
08/04/2010, 10:28
Báh, nunca consegui explodir uma bobina, hehe, no máximo fritei ela... Dá uma olhada neste pré resistor que deve estar em curto.
Quando comprei a minha KW vermelha, na carcaça pedia o resistor de 0,8 ohms, daí procurei o danado por tudo e como não achei, resolvi fazer um, comecei com 1 ohm / 25W e fritou o resistor, aumentei para 50W e fritou também, daí coloquei um 100W para resolver o problema. Hoje eu optaria pela bobina do Gol MI + ignição Bosch para não se incomodar mais.
Os cabos de vela, também troquei os originais Olympus que derretiam as chupetas nas velas por supressivos NGK do chevete (2 jogos), mas parece que os do gol BX são mais compridos e não ficam tão esticados. Tem que dar uma olhada...
O esquema da vela, coloca uma externa com o gap bem aberto e liga o motor para ver se a bobina está dando conta do recado. Claro que esse teste não é 100% pois vc não tem a pressão atuando contra o pulo dela, mas já dá para ter uma visão da coloração que deve estar meio azulada e com uma boa força.
:concordo:
Marcio Rossetto
08/04/2010, 20:56
O meu BF quando comprei o jipe estava queimando óleo , limapava as velas o motor ficava bom, em menos de um dia começa a falhar alguns cilindros, então é batata , basta tirar as velas e examinar, se tiver uma fuligem preta que sai quando passa um pano, e a vela fica limpa é excesso.
Quando tem uma borra preta que so sai lixando é óleo queimado .:putz:
Se esta saindo fumaça muito branca, pode ser muito alcool na gasolina ou até mesmo a junta do cabeçote queimada , pode ser que esteja passando um pouco de água no cilindro e o vapor é bastante branco . As vezes é cabeçote solto.