Conectar

Ver Versão Completa : esquema da chave de seta do caminhão 608

Santoro
13/07/2004, 13:19
Alguem teria esse esquema ai ? estou pra colcoar uma nomeu jipe , mas estou meio q querbando a cabeça aki pra fazer tudo funcionar , seta , farol alto , buzina etc , se alguem tiver eu agradeceria .

Santoro
13/07/2004, 13:30
deixa pra la , lembrei onde tinha visto , no trilha4x4 . qubrei a cabeça o fds todo nisso . ahh q raiva !

Flavio Miranda
13/07/2004, 14:56
Ô Cabra,

Me fala aonde tá !??!? Me interessa este esquema....

[]´s

Santoro
13/07/2004, 15:32
www.trilha4x4.com.br na seção de dicas

Luciano R. Oliveira
18/08/2004, 12:48
Santoro, entrei lá no site e não encontrei, caso tenha ai com vc passe pra mim que o cara do auto-eletrico tambem não consegui ligar as minhas, tem jeito ai ?

andretomasi
18/08/2004, 13:00
Fala gente,

No trilha4x4, seção "soluções 4x4" tem o esquema da chave do MB.. não é na seção dicas, é no soluções4x4 , no item "Lampejo de farol alto para jeep" :wink:

[ ]´s

Luciano R. Oliveira
20/08/2004, 10:49
:D Keko valeu o toque, encontrei, porém o camarda do auto-eletrico não está conseguindo ligar a luz de freio, pois antigamente tinha a cebolinha diretamente no cilindro mestre, hoje coloquei pedaleiras do opala e o cara fala que não dá para ligar as luzes de freio, ou seja ou fico com lanterna ou luz de freio, alega que é particularidade da chave de seta do 608, como não conheço nada de elétrica :oops: , não estou conseguindo contradizer. Alguém tem alguma dica ? Realmente é isso que acontece ? Vi que tinha um tópico que falava do assunto, com sugestões inclusive de instalação de mais uma lanterna na parte superior, será que tem como usar só a lanterna original com seta, luz de freio e lanterna como tem que ser ? ou terei mesmo de colocar outras. :oops:

Obrigado

Alessandro Henrique
20/08/2004, 10:57
Como assim luz de lanterna ou de freio?
Você não tem lâmpada de duplo filamento instalada?
O eletricista não consegue remover os fios do interruptor do cilindro mestre e instalar no interruptor do pedal?
Analisando o comportamento da chave do 608 citado no link acima, imagino que haja problemas com a indicação de direção e acionamento da lâmpada de freio, mas não dificuldades entre lanterna e freio.

Santoro
20/08/2004, 11:44
olha , e meio complicado . quando eu instalei a chave eu manti a outra chave so pra seta , e a outra pra farol buzina etc , pois a chave de seta normal tem um sistema dentro dela q permite q as lampadas de duplo filamento funcionem direito , eu resolvi esse problema agora mudando a parte eletrica toda do meu jeep , instalei uma caixa de fusivel do palio , e fiz o msm esquema da chave de seta usando reles e diodos ,

o q acontece na chave original e o seguinte , ela tem 6 filamentos dentro dela , quando vc pisa no freio , ela aciona um filamento la dentro , quando vc liga seta outro filamento , so q quando vc da seta e pisa no freio , ele para de piscar o outro lado e aciona o freio . assim um lado continua piscando e o outro e acionado pelo freio , o q o seu mecanico esta falando e o segguinte , pra vc instaklar somente essa chave , ou vc faz o eskema q eu fiz , ou senaum tem q por outra lanterna , pois assim vc n consegue isso , ou vc tem seta ou tem freio , pq quando vc estiver com a seta armada e pisar no freio , as duas lanternas vão acender .

deu pra intender mais ou menos ? sei q ta meio confuso , pq escrevi rapido

Luciano R. Oliveira
20/08/2004, 12:20
:shock: Meninos a chave de seta que estou usando tem seta, buzina, lampejador , luz alta e luz baixa, não entendi quando o santoro diz que deixou a outra chave para buzina e etc, na minha tá tudo embutido.

Mas o que ele explicou quanto as luzes é isso mesmo que acontece.

Mas vou imprimir essas informações e passo para o cara do auto eletrico.
Na segunda dou retorno. :wink:

Alessandro Henrique
20/08/2004, 13:16
Bem pessoal, a coisa não é bem assim!
Existem dois modelos de chave comutadora de direção para serem utilizados. Tudo depende de como está a instalação elétrica e de quantas são as lâmpadas (filamentos) para estas funções.
Desta forma, podemos ter:
1-Uma lâmpada de filamento duplo instalada na traseira ;
2-Uma lâmpada de filamento duplo e uma de filamento simples;

No primeiro caso, o filamento de baixa potência é utilizado como luz de posição (lanterna) e o filamento de alta potência para a indicação direção e indicação de acionamento do freio. Se o indicador de direção estiver acionado para a esquerda (por exemplo) e acionarmos o freio, a lâmpada do lado esquerdo permanece com acionamento intermitente (piscando) e a do lado direito permanece acionada. Idem para o lado direito.
Para efetuarmos a correta ligação da chave comutadora de direção para este arranjo, necessitaremos de uma chave com 6 terminais elétricos de conexão(função de seta). Os terminais são distribuidos da seguinte forma:
2 terminais para as lâmpadas dianteiras (um para cada lado)
2 terminais para as lâmpadas traseiras (um para cada lado)
1 terminal para a ligação com o relê oscilador (pisca)
1 termnal para a ligação com o interruptor de pedal do freio

No segundo caso, o filamento de baixa potência é utilizada como luz de posição e o filamento de alta potência para o freio. A segunda lâmpada (filamento simples) fica exclusivamente dedicada a indicação de direção.
Neste caso, para efetuarmos a correta ligação da chave comutadora de direção , necessitamos de uma chave com 3 terminais elétricos de conexão.(função de seta).
Analisando o funcionamento da chave do MB 608, está possui três terminais elétricos de conexão (para a função de seta), sendo recomendada a ligação como citado acima no segundo caso.
1 terminal para o lado direito (frente e traseira)
1 terminal para o lado esquerdo (frente e traseira)
1 terminal para ligação com o relê oscilador (pisca)

Concordo que também é possível utilizar um arranjo de diodos para resolver o problema. Saliento que diodos queimam fácilmente e rápidamente quando sua corrente máxima admissível for excedida. Ou seja, não são tolerantes a curto-circuito, e não adianta que o fusível não possui condições de proteger o diodo. Também saliento que se o jeep for puxar um reboque e que se o mesmo possuir lâmpadas, você pode fácilmente exceder este limite de corrente.

Santoro
20/08/2004, 13:59
o q eu quiz dizer sobre as duas chaves e o sequinte , como eu precisava arrumar o relampejo pra poder viajar , eu coloquei as duas chaves , manti a de setas originais , e coloquei a da marilia pra farol , isso foi provisorio ,ate eu bolar o esquema eletrico todo .....

o meu esquema da seta usa 2 reles e um diodo por lado .

depois posto o eskema aki , ainda estou apanhando pra ligar a ignição .... :x

Alessandro Henrique
23/08/2004, 08:26
É possível utilizar dois relês e um diodo por lado para resolver o problema de ligação da chave do MB608 com a lanterna original do cj.
Chamo a atenção para que um relê seja do tipo contato normalmente fechado e o outro relê do tipo contato normalmente aberto, e que o contato possua alimentação independente em relação a sua bobina de acionamento.

Santoro
23/08/2004, 11:22
esta exatamente assim , com 2 reles NANF vou ver se arrumo um scaner pra postar o esquema

tuna
26/10/2006, 11:52
Santoro,
tem como disponibilizar esse esquema de relê?
É o seguinte, pesquisei bastante, antes de postar, mas todos os esquemas são pra chave de seta original do jeep, e como estou usando a chave de seta do passat e queria ligar as lanternas, seta e freio da maneira correta (com uma lâmpada só)...
grato
abraços.

Santoro
26/10/2006, 13:19
xii , entao , vou ver , n sei onde esta o esquema , vou da uma procurada qlq coisa te aviso vlw ?

tuna
26/10/2006, 15:18
Ô se valeu qq ajuda será muito bem vinda!!!!:-D

abração.

leopoldo
26/10/2006, 18:38
Pelo que eu me lembre, a chave de seta do 608D não comporta a lanterna traseira do jeep que é do tipo comutada freio/pisca.

esse negócio de usar válvulas de 2 vias com elétrons .... sei não ..... não deve ser muito fácil para quem nunca fez algo assim.

wcas
24/06/2008, 09:02
Alguem pode me passar este esquema, a minha lanterna trazeira tem 2 lampadas, uma só para seta e outra lanterna/freio.

Valeu !!!

wcas
24/06/2008, 11:57
Se possivel algum esquema com o rele de seta.

abraços !!!

wcas
25/06/2008, 08:08
Alguem sabe onde posso achar este esquema ??

wcas
25/06/2008, 16:52
Alguma luz para este esquema ??? Tem como idendificar pela cor qual é o positivo que vem da bateria ???

wcas
27/06/2008, 08:10
Ainda continuo precisando, se alguem tiver ai...:cry:

wcas
30/06/2008, 20:17
Ninguém.....

Santoro
30/06/2008, 23:03
cara , foi mal , eu n tenho esse esquema, qnd eu fiz fiz num papel e perdi ele, tenho q da uma olhada na minha chave de seta, assim q puder eu vejo.

wcas
01/07/2008, 08:19
valeu, fico no aguardo.

wcas
04/07/2008, 08:54
valeu, fico no aguardo.

Ainda não encontrei, se alguem tiver...

Pagani
04/07/2008, 09:39
Opa !!!

Acho que é esse aki....

[]'s

wcas
04/07/2008, 13:44
Opa, valeu ai.!!!!
Quando acabar a reforma eu posto umas fotos.

salvatore
20/04/2009, 18:41
Em Resumo, quem tem lanternas traseiras originais CJ-3 onde há comutação da seta e luz do freio não dá pra instalar a chave de seta do Mercedes 608D sem faser modificações, estou certo?

Pagani
21/04/2009, 13:31
Opa...

ai vc tem que usar uns diodos, segue o esquema original do CJ, so complementa com o esquema da chave do 608.

[]'s

luiz cebola
01/05/2009, 20:50
sobre chave 608 fio anarel farol alto fio brac ferol baix fio bra/pret entrada/ven chav luz fio pret/verd pisc/dir verd/brac/pisc/esq fio pret/verd/bran vai rele pisca fio marr/terra fio marr/pret buzi fio vermel entra/posit a respeito luz freio levi 1 fio interupfreio p/ lanternas traz adapt soquet 1polo con lanpada1141 cabe lanterna original so quererque da espero q/ ajude assim soquet de lata

Raonieng
17/05/2009, 22:37
Acabei de instalar um chave de seta do 608 e tive o mesmo problema e optei por instalar lâmpadas extras dentro da sinaleira original do cj com uns suportes de lata que vou ter que adaptar para caber dentro da sinaleira, acredito que as lampadas de 21w não irão esquentar a ponto de derreter a sinaleira pois serão acionadas pelo freio que diferente da sinaleira fica ligada "todo tempo".
:concordo:

luiz cebola
18/05/2009, 10:04
sim pode colocar lamp 21w pois ad de 2 polos e 21/5w espero q/ ajude

Raonieng
18/05/2009, 11:18
É mas como a lâmpada "extra" não ficará no centro e sim mais próxima da parede de plástico da sinaleira vou ver no que vai dar.

;-)

Raonieng
18/05/2009, 16:38
Esta aí a foto da chave de seta instalada.

:wink:

dgalatto
09/11/2009, 10:00
rapaziada, sei q o topico eh meio antigo mas vamos lah..
alguém jah conseguiu instalar essa chave de seta e que ficasse certinho? quais detalhes tem q falar pro cara da elétrica não fazer bobagem? comprei uma chave de seta da marilia se n me engano a marca...
valeu!